PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

BERNARDA DUTRA DA SILVEIRA

(atualizado em 15-março-2019)

 

 

Bartyra Sette

 

Natural de Barbacena, Bernarda foi moradora em Serranos, Freguesia de Aiuruoca, onde batizou seus muitos filhos e deixou grande geração.

Foi filha de Francisco Furtado Dutra, natural da Ilha do Faial e Florência Francisca das Neves, natural de Jacarei ou da cidade de S. Paulo, moradores em Aiuruoca.

Florência Francisca das Neves era filha de Manoel de Moraes e Siqueira (SL. 7º, 56, 3-1), neta paterna de Izabel de Moraes de Antas, falecida em Itu em 02-05-1739 e seu primeiro marido Pedro de Fontes Garcia (SL. 7º, 56, 2-3). Por Izabel bisneta de Acenço de Moraes de Antas e Maria de Siqueira Baruel, neta materna de Paulo da Costa Agostim e de Cecilia da Costa

Autos de Dispensa de 3º grau de afinidade; Oradores João Duarte França e Ana Teresa de Moraes.

Manoel de Moraes e Siqueira e Maria de Moraes foram irmãos somente por parte materna. Q de Manoel de Moraes procedeu Florencia Francisca das Neves e desta Rita Maria da Conceição primeira mulher do orador. Q de Maria de Moraes nasceu Hermogenes de Moraes e deste procedeu a oradora Ana Theresa de Moraes

 

Itu-SP Igreja N Sra da Candelaria aos 02-05-1739 faleceu Izabel de Moraes, viuva que foi de Pedro da Fonte Garcia de cujo matrimonio deixou filho, e depois foi casada com Manoel Fernandes Preto e deixou filhos. Filha de Acenço de Moraes e de s/m Maria de Siqueira naturais da cidade de S. Paulo.

 

Manoel de Moraes e Siqueira e sua mulher Josefa da Costa foram pais tambem de:

I- Matildes de Siqueira, natural de Minas Gerais, casou com João Teixeira Cide, natural de Taubate, filho de Francisco Teixeira Cid e Catarina Rodrigues do Prado, naturais de Taubate.

SL. 7, 57, 4-1 Mathilde de Siqueira e Moraes, natural das Minas Gerais, casada 1.º com João Teixeira Cide e 2.ª vez em 1767 em Mogi-guaçu com Bento Cabral de Camargo f.º de Raymundo Cabral, de Atibaia, e de Anna da Cunha, de Guaratinguetá, n. p. de Estacio Gomes Ferreira, de Portugal, e de Luzia Cabral, de Atibaia, n. m. de Bernardo da Cunha Lobo e de Florencia de Miranda, de Itú.

 

             Foram filhos de Matildes e João, q.d.:

I-1 Catarina de Siqueira, natural de Ouro Fino. Em Jacui_MG aos 15-10-1766 casou com Inacio Francisco Xavier, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Carijos, filho de Manoel Lemes da Silva e Pascoa Antunes Barbosa.

Jacui, MG aos 15-10-1766 matriz Inacio Francisco Xavier, n/b na freg. N. Sra da Conceição dos Carijos bispado de Mariana f.l. Manoel Lemes da Silva e Pascoa Antunes Barbosa = cc Catarina de Siqueira, bat. no Ouro Fino deste bispado f.l. João Teixeira Cides e Matildes de Siqueira Cide, test.: Manoel Domingues Leitão e Manoel Antonio Soares Landim.

I-2 Lourenço Teixeira Cid natural de Ouro Fino. Em Jacui aos 07-12-1778 casou com Maria Angelica, natural de Oliveira-MG, irmã de Inacio Francisco Xavier supracitado, filhos de Manoel Leme da Silva natural de S. Paulo e s/m Pascoa Antunes Barbosa, natural de Carijós, netos materno de João Cubas

(pesq. Silvia Buttros) Jacui, MG Igreja S. Carlos Borromeu aos 07-12-1778 nesta matriz e test.: Antonio Ferreira Belas e Tomas Jose. Lourenço Teixeira Cid n. de Ouro Fino, f.l. João Teixeira Cid n. da vila de Taubate filho leg. de Francisco Teixeira Cid e Catarina Rodrigues do Prado naturais de Taubate e a mulher de João Teixeira se chama Matildes de Siqueira natural de Initipoca, neto materno de Manoel de Moraes de Siqueira n. da cidade de S. Paulo e s/m Josefa da Costa n. da vila de Jacarei = cc Maria Angelica n. de N. Sra da Oliveira do bispado de Mariana, f.l. Manoel Leme da Silva n. de S. Paulo e s/m Pascoa Antunes Barbosa n. do arraial dos Carijos do bispado de Mariana, neta materna de João Cubas os mais avos se ignoram.

 

 

Francisco e Florência Francisca tiveram, entre outros, os filhos:

 

1- Bernarda Dutra da Silveira, objeto deste estudo.

 

2- Rita, batizada em Aiuruoca aos 09-09-1736. Rita Maria da Conceição foi a primeira mulher de João Duarte França, natural da Ilha de S. Jorge Bispado de Angra, filho de Antonio Teixeira Barros e Maria da Cunha (ou da Silveira).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 09 set 1736 matriz, Rita, f. de Francisco Furtado Dutra e s/m Florencia Francisca, padr.: Salvador Pires Monteiro e Sebastiana de Moraes, solteira, filha de Manoel de Moraes.

 

Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes [a margem: João Duarte com Rita Maria] Aos 28 janeiro 1751 Serranos - João Duarte [dobra]nça,, n. freg. vila de S. Jorge, bispado de Angra, f.l. de Antonio Teixeira Barros e Maria da Cunha = cc Ri--[dobra]ta Maria da Conceição, n. desta freg. Aiuruoca, f.l. de Francisco Furta. Dutra e Florencia Francisca das Neves. Test.: Antonio Jose, solteiro e Francisco da Costa, casado e ambos desta freguesia.

 

          João Duarte França, viúvo, em Itu-SP aos 16-08-1774 com dispensa do impedimento de afinidade no 3º grau, casou com Ana Teresa de Moraes, natural de Itu, filha de Hermogenes de Moraes Baruel, natural de S. José del Rei e Marta de Arruda casados em Sorocaba em 04-05-1736, neta paterna de Paulo de Lara Agostim, natural de S. Vicente e de s/m Maria de Moraes, natural de S. Paulo (SL. 7º, 243, 4-7), neta materna de Antonio Fernandes de Abreu e Maria de Arruda, naturais de Itu (SL. 7º, 243, 3-4). João e Ana Teresa batizaram vários filhos em Cabo Verde-MG.

Arquidiocese de S. Paulo - Dispensas Matrimoniais ano 1774

30-06-1774 nesta cidade de S. Paulo Autos de Dispensa de 3º grau de afinidade

Oradores João Duarte França e Ana Teresa de Moraes

João Duarte França e Ana Theresa de Moraes - 30-06-1774 nesta cidade de S. Paulo

João Duarte França e Ana Theresa de Moraes [danificado] na freguesia de Cabo Verde do Bispado de [danificado] estante na freguesia de Itapetininga deste bispado, n.al e moradora da vila de Itu.

Manoel de Moraes e Siqueira e Maria de Moraes foram irmãos somente por parte materna. Q de Manoel de Moraes procedeu Florencia Francisca das Neves e desta Rita Maria da Conceição primeira mulher do orador.

Q de Maria de Moraes nasceu Hermogenes de Moraes e deste procedeu a oradora Ana Theresa de Moraes.

aos 18-07-1774 nesta vila de N Sra da Candelaria de Itu: Depoimento do orador João Duarte França, natural e batizado na vila do Topo Bispado de Angra, morador na freguesia do Cabo Verde da Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana e por ora estante na freguesia de Itapetininga, viuvo, que vive de seu negocio de cavalos, de idade de 42 anos pouco mais ou menos.

Depoimento da oradora Anna Thereza de Moraes, natural e moradora desta vila, solteira, que vive na companhia de seus pais, de idade de 22 anos.

Testemunhas:

Domingos da Silva Meirelles, natural da freguesia de Baependi Bispado de Mariana, morador na vila de Sorocaba, casado, que vive de seu negocio para as minas, de idade de 40 anos

Hermogenes de Moraes Baruel natural da vila de S. Jose do Rio das Mortes do Bispado de Mariana e morador nesta vila, casado, que vive de suas lavouras, de idade de 56 anos pouco mais ou menos. Aos costumes disse ser pai da oradora. Disse que Manoel de Moraes e Siqueira e Maria de Moraes que foram moradores da freguesia de Juruoca Bispado de Mariana foram irmãos somente por parte materna.

 

João Ferreira da Silva n. da freguesia de Santa Maria de Aguas Santas do Concelho da Maya Bispado do Porto e morador desta vila, casado, de idade de 73 anos.

Conclusão aos 20-07-1774

 

Sorocaba,SP Igreja N Sra da Ponte aos 04-05-1736 Hermogenes de Moraes Baruel, f.l. Paulo de Lara Agostim e de s/m Maria de Morais, natural da vila de S. Jose do Rio das Mortes = cc Martha de Arruda, f.l. Antonio Fernandes de Abreu e de s/m Maria de Arruda, naturais e moradores que foram da vila de Itu e fregueses e moradores da vila de Sorocaba. Test.: Juam ---- da Silva, Manoel de Miranda Rangel, Maria Pais de Jesus, viuva e Izabel --- mulher de Joseph Alves Gomes.

 

Rita e João Duarte tiveram, pelo menos, a filha:

2-1 Margarida, batizada em 07-08-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 07-08-1756 matriz, Margarida, f.l. João Duarte França n. da Vila Nova do Topo Ilha de S. Jorge Bispado de Angra e Rita Maria da Conceição n. da freg. da Aiuruoca deste bispado, np Antonio Teixeira Barros e s/m Maria da Silveira nts da dita freguesia do Topo, nm Francisco Furtado Dutra n. Ilha do Faial Bispado de Angra e s/m Florencia Francisca das Neves n. da cidade de S. Paulo, padr.: P.e João de Mattos da Silveira, e Inacia Antonia solteira filha de Esperança Josefa da Silveira viuva de Cristovão de Faria, todos moradores nesta freguesia.

 

3- Isabel, batizada aos 03-08-1738

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 03 nov. 1738 matriz, Isabel, f. Francisco Furtado Dutra e Florencia Francisca, padr.: Manoel Alvares do Valle, homem casado e morador na freg. de S. João del Rei e Sebastiana Francisca Maciel, mulher de Francisco Martins Borralho.

          Isabel de Moraes casou duas vezes. Primeira vez casou com Salvador Pires Monteiro, natural da cidade de São Paulo e assassinado com dois tiros na Campanha em 28-02-1756. Sepultado na capela de S. Gonçalo, com 60 anos declarados.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio aos 28-02-1756 faleceu de dois tiros Salvador Pires Monteiro de idade 60 anos pouco mais ou menos casado com Izabel de Moraes, filha de Francisco Furtado Dutra, e natural da cidade de S. Paulo. Sepultado na capela de S. Gonçalo era fregues da freg. de Santa Ana de Sapucai e ia de viagem para fora.

          Segunda vez Isabel casou com Cristovão Pereira de Araújo, natural da Parnaiba, filho de João de Araujo Pereira natural de Santa Maria de Lamaçães Bispado de Braga e de Maria Peregrina do Prado batizada em São Paulo em 09-12-1710, neto paterno de Manoel Francisco Pereira e de s/m Maria Luiz de Araujo, naturais e moradores na freguesia de Santa Maria de Lamaçães termo da cidade de Braga. neto materno de Cristovão Peregrino Pinto e Ana de Lima do Prado casados na Parnaiba em 1708 - família “Rocha do Canto” e SL. 3º, 192, 6-2 onde não consta a ascendência de Isabel.

Cristovão e Isabel tiveram, pelo menos, a filha:

3-1 Maria Antonia de Araujo, batizada na Parnaiba em 12-05-1768. Aos 10-01-1789, com provisão, casou com Inacio Fernandes de Sampaio, batizado aos 04-04-1764, filho de Pascoal Fernandes de Sampaio e Maria Pedroso - família Bento de Oliveira Pires.

Parnaiba, SP aos 10-janeiro-1789 nesta matriz e testemunhas o Reverendissimo Frei Fernando da Madre de Deus, Presidente do Mosteiro de São Bento nesta vila, e o Tenente Antonio Manoel da Roxa, se receberam Inacio Fernandes de S. Payo, natural desta vila, f.l. de Paschoal Fernandes de São Paio natural do Arc. de Braga freguesia de Segude, e Maria Pedrosa n. da freguesia da Cotia, neto paterno de Antonio Fernandes e Eugenia Fernandes, nts de Braga, nmaterno de Manoel Pedroso Pires, n. da freguesia da Cotia e de Ana da Costa natural da mesma freguesia  = e Maria Antonia de Araujo, n. desta vila, f.l. de Cristovão Pereira de Araujo, n. desta mesma vila e de Izabel de Moraes Dantes(sic), n. da freguesia de Serranos Bispado de Mariana, neta paterna de João de Araujo Pereira n. de Santa Maria de Lamaçães Bispado de Braga e de Maria Peregrina do Prado n. desta vila da Parnaiba, neta materna de Francisco da Silveira Dultra n. da ilha do Faial e de Florencia Francisca das Neves, n. da cidade de S. Paulo. Sendo ambos os contraentes fregueses desta igreja

 

4- Antonio, aos 15-12-1740

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 15 dez 1740 matriz, Antonio, f. Francisco Furtado Dutra e Florencia Francisca das Neves, padr.: Manoel Rodrigues Guimarães, solteiro e -----Moraes mulher de Pedro Antonio de ------.

 

5- Iria, aos 14-11-1742

Igreja N. Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 nov 1742 matriz, Iria, f. de Francisco Furtado Dutra e s/m Florencia Francisca das Neves, padr.: Leandro de Castro, solteiro e Maria Soares mulher de Domingos Teixeira, todos desta freguesia.

 

6- Teresa Maria Dutra, solteira em 1756, madrinha da sobrinha Tomasia 7-2. Em 1759 foi madrinha do sobrinho Jeronimo 8-3.

 

7- Francisco da Silveira Dutra, natural de Aiuruoca, aos 25-10-1753 casou com Maria do Espírito Santo, natural de Guaratinguetá ou Pindamonhangaba-SP, filha de José Correa de Aguiar, natural de Pindamonhangaba-SP e Mariana de Freitas, natural de Taubaté-SP.

Aiuruoca, MG - Casamentos - Aos 25/10/1753, Matriz, Francisco da Silveira, filho de Francisco Furtado Dutra, e de sua mulher Florência Francisca das Neves, natural desta freguesia, com Maria do Espírito Santo, f.l. de José Correia de Aguiar, e de sua mulher Mariana de Freitas, batizada na freguesia da Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba. Testemunhas: José Mendes, solteiro, e Bernardo Mendes da Silva, também solteiro (pesq. Silvia Buttros).

          Pais de, q.d., batizadas em Campanha-MG:

7-1 Teodosia, em 13-05-1755

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 13-05-1755 Teodosia n. em 21-12 do dito ano(sic), f.l. Francisco da Silveira Dutra n. da freg. de Aiuruoca-MG e Maria do Espirito Santo n. Guratingueta-SP, padr.: Manoel Vaz Guimarães cc Antonia Cardoso, e Florencia Francisca avó da batizada, todos desta freguesia

7-2 Tomasia, em 29-11-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 29-11-1756 S. Gonçalo, Tomasia, f.l. Francisco da Silveira Dutra n. da freg. da Aiuruoca deste bispado e Maria do Espirito Santo n. de Pindamonhangaba-SP, avos paternos Francisco Furtado Dutra n. da Ilha do Faial e s/m Florencia Francisca das Neves n. da vila de Jacarei-SP, maternos Jose Correa de Aguiar n. Pindamonhangaba-SP e s/m Mariana de Freitas n. Taubate; padr.: Jose Correa de Aguiar, avo do batizado e Teresa Dutra, solteira filha de Francisco Furtado moradores nesta freguesia.

7-3 Rita Maria da Silveira, natural de Ouro Fino-MG. Casou com Manoel Alves Taveira, naturala Campanha, filho de João Alves Taveira natural da freguesia de S. Romão de Nogueira da vila da Barca e de Catarina Pedrosa, natural de Guaratingueta-SP, neto paterno de Matias Francisco Alves e s/m Maria Taveira da mesma freguesia de S. Romão da Barca, neto materno de Manoel Pedroso de Brito natural de Guaratingueta e s/m Antonia da Silva (tambem Antonia do Prado Leme) natural de Pindamonhangaba. Geração na família “Manoel Alves Taveira” Cap. 2º.

 

8 Josefa Francisca das Neves casou com Antonio Pereira da Costa, natural da freguesia S. Nicolau da cidade de Lisboa, filho de João Pereira da Costa, natural da cidade de Faro do Algarve e Teresa Josefa, natural da freguesia de N. Sra do Loreto da cidade de Lisboa.

          Antonio Pereira da Costa faleceu em Ouro Fino-MG aos 15-11-1781.

Ouro Fino-MG Igreja S. Francisco de Paula - aos 15-11-1781 nesta matriz faleceu Antonio Pereira da Costa, casado com Josepha Francisca das Neves, natural de Lisboa de idade de oitenta anos, com pouca diferença, sem fazer testamento por ser muito pobre., Foi sepultado dentro da igreja.

Pais de, q.d., batizados em Campanha-MG:

8-1 Manoel em 03-02-1756.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 03-02-1756 S. Gonçalo, Manoel, f.l. Antonio Pereira n. freg. S. Nicolau da cidade de Lisboa e Josefa Francisca das Neves n. da vila de S. João del Rei deste bispado, np João Pereira da Costa n. da cidade de Faro do Algarve e s/m Teresa Josefa n. da freg. de N. Sra do Loreto da cidade de Lisboa, nm Francisco Furtado Dutra n. da Ilha do Faial Bispado de Angra e s/m Florencia Francisca das Neves, n. da vila de S. Jose do Rio das Mortes deste bispado. Padr.: Antonio Francisco Grillo, solteiro e Rita das Neves mulher de João Duarte Franco tia do batizado, todos moradores nesta freguesia.

8-2 Gabriel, em 26-09-1757

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 26-09-1757 S. Gonçalo, Gabriel, f.l. Antonio Pereira da Costa n. da cidade de Lisboa freguesia de S. Nicolau e Josefa Francisca das Neves n. vila S. João del Rei deste bispado, np João Pereira da Costa n. da cidade de Faro Reino do Algarve e s/m Teresa Josefa n. cidade de Lisboa freguesia do Alecrim, nm Francisco Furtado Dutra n. Ilha do Faial Bispado de Angra e s/m Florencia Francisca das Neves n. vila de S. Jose do Rio das Mortes deste bispado de Mariana, padr.: Manoel Vieira Ambre, solteiro e Izabel Francisca das Neves viuva de Salvador Pires Monteiro, moradores nesta freguesia.

8-3 Jerônimo, em 02-02-1759.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-02-1759 cap. S. Gonçalo, Jeronimo, f.l. Antonio Pereira da Costa n. da freg. de S. Nicolau da cidade de Lisboa e Josefa Francisca n. freg. S. João del Rei deste bispado, padr.: Manoel da Cunha de Vasconcellos e Teresa Maria filha de Francisco Dutra, solteiros.

8-4 João Antonio de Moraes, natural de Santana do Sapucai-MG. Em Ouro Fino aos 10-05-1779 casou com Maria do Rosário, daí natural, filha do Cap. Luiz de Freitas Vilhalva e Maria do Rosario de Jesus, neta paterna de Francisco Lopes Gamarra e Teresa Moniz, naturais de S. Vicente-SP, neta materna de Thomé de Goes da Silva e de Maria da Apresentação de Abreu, naturais de Mogi das Cruzes-SP -  família “Antonio Álvares Couceiro”, neste site.

Ouro Fino, MG Ireja São Francisco de Paula matr. Joam Antonio de Morais com Maria do Rozario. Aos 10-05-1779 Joam Antonio de Morais, natural de Santa Ana do Sapucai, filho de Antonio Pereira da Costa e s/m Josepha Francisca das Neves = cc Maria do Rozario, natural desta freguesia de S. Francisco de Paula de Oiro Fino, filha do Cap. Luiz de Freitas e Vilhalva e s/m Maria do Rozario naturais de Santa Ana do Sapucai. Testemunhas Joam de Almeida da Fonseca, casado e Francisco da Silveira, solteiro. O contraente é neto materno de Francisco Furtado natural da ilha de S. Miguel e de s/m Florencia Maria natural de Aiuruoca e por parte paterna não souberam dizer. A contraente é neta paterna de Francisco Lopes Gamarra e de s/m Thereza Muniz das Neves naturais de Mog alias de Sam Vicente, neta materna de Thome de Gois da Sylva e de s/m Maria da Apresentação de Jesus naturais de Mogy das Cruzes. Todos moradores nesta freguesia de S. Francisco de Paula do Oiro Fino.