PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ASCENDÊNCIA DE

Bento Pinto de Magalhães

(atualizado em 15-janeiro-2016)

 

Regina Moraes Junqueira

 

OS PAIS

BENTO PINTO - SENHORINHA RIBEIRO

 

Bento Pinto nasceu no lugar de Outeiro, Freguesia de São Salvador do Moure, Concelho de Felgueiras, filho legitimo de Antonio Pinto de Magalhães e de Margarida Francisca da Fonseca.

Nessa época o Senhor da Quinta de Simães em Moure era o Fidalgo da Casa Real Antonio Luiz Pinto Coelho Pereira da Silva, conforme se vê nos livros paroquiais.

Senhorinha nasceu no lugar de Argonda, freguesia do Moure, Concelho de Felgueiras, filha legítima de Manoel Afonseca e Ângela Ribeira. Foi batizada em 4 de maio de 1698.

Batizado de Senhorinha Ribeira

Aos coatro dias do mês de maio do ano de mil seissentos e noventa e oito batizou com minha licença o padre João Ribeiro – Senhorinha – fª legítima de Manoel de Fonseca e Ângela Ribeira moradores em Argonda PP João Ribeiro e Senhorinha, solteira fª de Francisco morador em Argonda.

 

Bento e Senhorinha casaram na Matriz de sua freguesia aos 18-10-1715.

Casamento de Bento Pinto e Senhorinha Ribeiro -  Lv C, nº 1, fls 22 e 22v

Aos dezoito dias do mês de outubro do anno de mil setesentos e quinze, feitas as denunciações conforme o Sagrado Concilio Tridentino e constituições deste Bispado de São Salvador do Moure se receberam, em minha prezensa e das testemunhas abaixo nomeadas e assignadas, Bento Pinto de Magalhães, filho legítimo de Antonio Pinto de Magalhães já defunto e de sua molher Margarida Francisca moradores no lugar do Outeiro com Senhorinha da Fonseca Ribeira filha de Manoel Afonseca já defunto e sua molher Angela Ribeira moradores no logar de Argonda todos desta freguesia de Salvador do Moure foram testemunhas Domingos Fernandes morador em Vinha Morta e Pedro Fernandes morador no lugar do Souto e Francisco Ribeiro morador no lugar do Oiteiro todos desta freguesia e outras muitas pessoas que comigo estavam de que fiz este assento em dia e mês e anno era ut supra.

O Vigrº Manoel Dias de S Paio

+ de Francisco Ribeiro  + de Pedro Fernandes   Domingos Fernandes

 

Em seu casamento Senhorinha é referida pelo nome completo. Nos batismos dos primeiros filhos aparece como Senhorinha da Fonseca ou Afonseca e nos dos últimos como Senhorinha Ribeira. (Livros Paroquiais de São Salvador do Moure)

Bento e Senhorinha se assentaram no lugar de Argonda, onde nasceram os muitos filhos que tiveram.

Aí faleceu Bento Pinto em 19 de outubro de 1735. Teve tempo para receber os sacramentos e foi sepultado na mesma Igreja de São Salvador do Moure, na sétima fiada, sepultura nº 4.

Óbito de Bento Pinto - Lv 0, nº 1

Bento Pinto – do logar de Argonda desta Freguesia faleceo da vida presente com os solenes sacramentos aos dezenove dias do mês de outubro de mil e setesentos e trinta e cinco esta sepultado dentro da Igreja na sétima fiada na sepultura de numero coatro por verdade fiz este asento era ut supra.

 

Senhorinha tinha então 37 anos.Viveu mais da metade de sua vida no estado de viúva vindo a falecer aos 80 anos em 12 de janeiro de 1778, sobrevivendo a quase todos os seus filhos. Não deixou testamento porque tinha passado seus bens por escritura ao filho Manoel Pinto, que por sua vez ficara encarregado dos ofícios fúnebres e encomendações pias.

Recebeu os sacramentos “que podia receber”, o que parece indicativo de alguma incapacidade física ou mental, provavelmente simples complicações decorrentes da idade avançada. Foi sepultada na Matriz de São Salvador do Moure no dia 14 de janeiro.

Óbito de Senhorinha Ribeira

Aos doze dias do mês de Janeiro deste ano de mil setesentos e setenta e oito anos faleceo da vida presente Senhorinha Ribeira veuva que ficou de Bento Pinto do logar de Argonda desta freguesia de Salvador do Moure. Recebeu todos os sacramentos que podia receber e foi sepultada nesta Igreja onde era freguesa em coatorze do sobredito mês. Não fez testamento por ter feito escritura dos seus bens ao seo filho Manoel Pinto ...

 

Bento e Senhorinha tiveram, q.d. (Livros da Matriz de Salvador do Moure) 

1- Bento Pinto de Magalhães, em 06-09-1716

2- Maria, em 02-08-1718

3- Antonia, em novembro de 1719

4- Antonio, em 1720 (faleceu em 1753 no Brasil)

5- Jacinta, em 12-11-1723 (faleceu solteira)

6- Maria (outra), em 1726

7- Serafina, em outubro de 1728 (faleceu solteira)

8- Manoel Pinto, em 19-12-1731

9- Antonia (outra), em 25-10-1734 (faleceu solteira e “demente”)

 

 

AVÓS PATERNOS

ANTONIO PINTO DE MAGALHÃES - MARGARIDA FRANCISCA DA FONSECA

 

Antonio nasceu por 1650 e Margarida por 1660 (estimativa).

Foram moradores do lugar de Outeiro, freguesia de São Salvador do Moure, em cuja Matriz se casaram no dia doze de setembro de 1669. As testemunhas de seu casamento, todos homens, eram alfabetizados e assinaram por si com boa letra, ao contrário do que viria a acontecer nos casamentos de seus filhos. Isso parece indicar que pertenciam a uma classe mais privilegiada ou estavam próximos dela, já que além dos sacerdotes e dos senhores da Quinta e seus muito próximos, ninguém na freguesia sabia escrever. Outras evidências levam à mesma conclusão, como a presença do futuro Senhor de Simães, o duplo prenome de Margarida Francisca, o fato dela ter feito testamento, compadrios, etc.

Seu assento de casamento não traz a filiação dos nubentes e ocioso é procurar o batismo de “Antonio” filho de fulano (ou fulana?) Pinto de/ou Magalhães. Muitos se inserem nestas premissas.

Casamento de Antonio Pinto de Magalhães e Margarida Francisca da Fonseca

Aos doze dias do mes de setembro da era de mil seis centos e sesenta e nove anos se receberam nesta Igja de  Salvador de Moure Antº Pinto e Margarida FrcaFonsequa? (.....) isso corridos os proclames e na forma do Sagrado Consilio tridentino e em minha presensa foram t Antº Bras e Antº da Fonsequa e Ant Luiz todos desta freguesia e seus moradores e por verdade fiz este  asento era ut supra    Alexandre ..   Antonio Brás   Antonio da Fonsequa .....

 

Antonio faleceu em 09-05-1692, sem testamento. Margarida sobreviveu ao marido, vindo a falecer em 23-05-1736. Fez testamento..

Óbito de Antonio Pinto- Lv Misto nº 3, 1664-1707, fl 87

Aos nove dias do mes de maio do anno de mil e seis sentos e noventa e dous annos faleseo Antonio Pinto do oiteiro. Foi confessado e ungido e não pode comungar por não estar capas para isso. Não fez testamento. Ficou sua mulher para lhe mandar fazer o bem d’alma. E por verdade fiz este assento era ut supra. Alexandre Rangel (pesq. Guilherme Serra Alves Pereira)

 

Óbito de Margarida Francisca

Margarida Francisca veuva do lugar de Outeiro faleceo da vida presente com todos os sacramentos aos vinte e tres dias do mês de Mayo do ano de mil setesentos e trinta e seis fez testamento está sepultada dentro da Igreja na sesta fieira na sepultura de numero nono e por verdade fiz este assento era ut supra

 

Antonio e Margarida tiveram, q.d:

1- Amador Pinto, casado em 17-02-1712 com Madanela Martins. Moraram em Moinhos, onde Amadeu faleceu em 28-10-1727. Tiveram, q.d.:

1-1 Antonio, em 12-8-1718

1-2 Maria Tereza, batizada em 07-04-1722, afilhada de Bento  Pinto

1-3 Joana, batizada em 29-03-1716, casou com João da Cunha

 

2- Manoel Pinto, nascido em 05-09-1681 e falecido em 1775, citado no testamento do sobrinho como pai de sete filhas. Casou com Catarina Pereira. Foram moradores do Outeiro. Tiveram, q.d.:

2-1 Luiza, batizada em 12-10-1719

2-2 Jacinta, batizada em 25-03-1720

2-3 Quitéria, batizada em 02-09-1722, teve por padrinhos João e Catarina, irmãos de seu pai. Faleceu solteira em 1777.

2-4 Manoel, batizado em 27-07-1725, teve por padrinhos o tio João Pinto e a avó Margarida Francisca.

2-5 Josefa, batizada em 1628, afilhada de Senhorinha Ribeiro

2-6 Marta, falecida em 01-12-1751

 

3- João Pinto, casou em 03-06-1715 com Margarida Pereira, filha de João da Fonseca e Maria Pereira. João estava cego em 1755. Teve q.d.:

3-1 Senhorinha, batizada em 12-10-1719

3-2 Domingos, batizado em 1722, afilhado de sua avó Margarida da Fonseca. Casou com Catarina Lopes e teve Jacinta em 1742.

 

4- Catarina da Fonseca

5- Marta, falecida solteira em setembro de 1733.

6- Bento Pinto de Magalhães, que casou com Senhorinha Ribeira

 

 

OS AVÓS MATERNOS

MANOEL AFONSECA - ANGELA RIBEIRA

 

Manoel nasceu por 1670 e Angela por 1680, estimando pela data de seu casamento. É referido também como Manoel da Fonseca.

Manoel e Angela casaram na Matriz de São Salvador do Moure em 20-03-1697. Tiveram por padrinhos Manoel morador em Argonda, Mateus da Fonseca morador na Costa e Francisco Ribeiro, morador no Porto “todos desta freguesia”.

Este termo é o último em que não consta a filiação dos nubentes. A seguir houve a auditoria que obrigou anotar o nome dos pais nos assentos.

Casamento de Manoel Afonseca e Ângela Ribeira – Lv C, nº 1 - Aos vinte dias do mês de março de mil seisentos e noventa e sete anos nesta Igreja em minha presensa corridos os banhos na forma do Sagrado Consilio – Manoel da Fonseca mor em Argonda com Ângela Ribª moradora na Costa, ambos desta freguesia foram tas Mel morador em Argonda e Mateus da Fonca mor na Costa e Franco Ribº mor no Porto todos desta freguesia e por verdade fiz este asento era ut supra. O Vº Gonçalo Teixeira

 

O casal foi morador de Argonda onde ambos faleceram. Manoel em 10-11-1699 e Ângela em 25-12-1739, ambos sem testamento.

Óbito de Manoel da Fonseca -  Lv Misto nº 3, 1664-1707, fl 94

Aos des dias do mes de novenbro do anno de mil e seis centos e noventa e nove faleseo M.el da Fonsequa d’argonda com todos os sacramentos. Não fez testamento. Ficou sua mulher Angella Ribeira para lhe fazer bem por sua alma. Esta sepultado dentro da Igreja e por verdade fiz este assento era ut supra. O Vigario Gonçalo Teixeira (pesq. Guilherme Serra Alves Pereira)

 

Óbito de Ângela Ribeira

Angela Ribeira veuva do logar de Argonda faleceo da vida presente com todos os sacramentos aos vinte e cinco de dezembro do ano de mil setesentos e trinta e nove nam fez testamento esta sepultada dentro da Igreja na coarta fiada na sepultura numero terseiro e por verdade fiz este asento que asigno hoje vinte e seis de dezembro. O Vigrº  Mel Dias de S Payo