PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Barbosa Villar

(atualizado em 30-dezembro-2013)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Agostinho Barbosa Villar casou na primeira metade do século XVIII com Catarina do Valle.

 

Catarina era filha de Manoel do Valle, neta paterna de Marcos de Oliveira, este irmão de Joana Antunes (casada com Luiz Gomes de Andrade) naturais do RJ.

 

O casal se fixou em Minas Gerais, onde tiveram filhos batizados em Sabará e descendentes moradores em Bom Jesus dos Perdões.

 

Agostinho, já falecido em 1780, e Catarina falecida em 13-01-1793 tiveram:

Lavras, MG aos 13-01-1793 faleceu Catarina do Valle, viuva, sepultada dentro da ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta matriz.

 

1- Maria de Deos, natural de Congonhas do Sabara, solteira com 40 anos em 1775 (habilitação da irmã Domingas).

 

2- Joaquim Barbosa Villar, com 42 anos em 1780, casou duas vezes. Primeira vez com Antonia Maria da Encarnação, e aos 06-06-1778 com Josefa Pimenta de Godoy, filha de Tomé Pimenta Pinto e Domingas de Godoy Rodrigues, família “Pimenta de Godoy”. Joaquim teve seu inventário iniciado em 1804. O documento está arquivado no Museu de São João Del Rei, indisponível à consulta. (Inv SJDR: Joaquim Barbosa Vilar, 1804, Josefa Pimenta de Godois, B C-33)

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-06-1778 Joaquim Barbosa Villar, viuvo de Antonia Maria da Encarnação, f.l. Agostinho Barbosa Villar e Catarina do Valle, n/b na freg. N. Sra do Pilar das Congonhas do Campo; = cc. Josefa Pimenta de Godoy, f.l. Tome Pimenta Pinto e Domingas de Goes(sic) Rodrigues, n/b na freg. de Santa Ana da vila de Mogi das Cruzes bispado de S. Paulo.

          Joaquim e Antonia tiveram q.d.:

2-1 Marianna Barbosa, natural de Congonhas de Sabará, na Ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões em 07-11-1792 casou com João Rodrigues de Souza, natural de Mogi das Cruzes-SP, filho de Salvador Rodrigues de Souza e Thereza Pedrosa de Jesus

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 07-11-1792 Ermida Sr. Bom Jesus dos Perdões, João Rodrigues de Souza, f.l. Salvador Rodrigues de Souza e Thereza Pedrosa de Jesus, n/b freg. Santa Anna de Mogi das Cruzes; = cc. Marianna Barbosa, f.l. Ten. Joaquim Barbosa Villar e Antonia Maria da Incarnação, n/b freg. Congonhas de Sabara.

 

          Josefa e Joaquim tiveram, q.d.:

2-2 Joaquim Barbosa Villar, aos 22-08-1809 na Capela do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial de Santa Ana das Lavras do Funil-MG, casou com Ana Esméria de Jesus, filha de Miguel Rodrigues da Cunha e Caetana Maria de Jesus. Família “Carneiro Bastos”.

B7 Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 22-08-1809 Cap. Sr. Bom Jesus dos Perdões, Joaquim Barbosa Villar, f.l. do ten. Joaquim Barbosa Villar e Josefa Pimenta de Godoes; = cc. Anna Esmeria de Jesus, f.l. de Miguel Rodrigues da Cunha e Caetana Maria de Jesus. Nts/bts nesta.

 

          Um de mesmo nome morava em Bom Jesus dos Perdões em 1831. A ser o mesmo, estava casado em segundas e provavelmente com idade anotada ou transcrita erroneamente. De qualquer forma os filhos que com ele viviam não podem ser da então cônjuge:

Censo 1831 Bom Jesus dos Perdões-MG, 5ºquarteirão, fogo 3:

JOAQUIM BARBOZA VILLAR, chefe do fogo, masculino, branca, 33(?), casado, carpinteiro

LUCINDRA, cônjuge, feminino, branca, 23, casado, costureira

BERNARDINHO, filho, masculino, branca, 20, solteiro, lavrador

FERMIANNO, filho, masculino, branca, 18, solteiro,

SILVERIA, filho, feminino, branca, 14, solteiro,

CALUSTA, dependente, feminino, branca, 10, solteiro

3 escravos

 

3- Mariana Barbosa da Conceição, com 36 anos em 1775, casada com Lauriano Ferreira da Luz (dispensa da irmã Domingas). Mariana faleceu em 22-12-1785.

Lavras, MG aos 22-12-1785 faleceu Mariana Barbosa da Conceição mulher de Lauriano Ferreira da Luz, foi sepultada dentro da ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões.

 

4- Ursula Barbosa Villar com 37 anos em 1780 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade para se casar, como casou aos 30-10-1780 com João Antunes da Costa, viúvo de D. Maria e filho de Ambrosio da Costa do Amaral e Joana Antunes, neto materno de Luiz Gomes de Andrade e outra Joana Antunes, esta irmã de Marcos de Oliveira supra citado ambos naturais do Rio de Janeiro.

B7: Igreja Sant'Ana (Lavras, Minas Gerais) Casamentos 1763-1804. 1780 - João Antunes da Costa e Ursulla Barbosa Villar

Testemunhas

1ª -  Manoel Barbosa do Valle, 35 anos mais ou menos, vive de seu negocio, solteiro, disse que era irmão da oradora:

- Joana Antunes era irmã de Marcos de Oliveira, naturais do Bispado do Rio de Janeiro; da dita Joana nasceu outra assim chamada, cc. q. foi com Ambrozio da Costa do Amaral e desta segunda Joana Antunes nasceu o orador João Antunes da Costa.

- do dito Marcos, irmão da 1ª Joana Antunes nasceu Manoel do Vale e deste nasceu Catherina do Valle e desta a oradora Ursula Barbosa - 4° grau misto ao 3º de parentesco, a oradora é orfã de pai. Sabe que a oradora  se acha com 37 anos pouco mais ou menos.

2º- Clara Maria de Aram, mulher casada, de idade que disse ser de 60 anos, disse ser irmã do orador,

- que Joanna Antunes cc que foi com Luiz Gomes de Andrade era irmã legitima de Marcos de Oliveira, naturais do Bispado do Rio de Janeiro;e que da dita Joanna Antunes nasceu outra assim chamada casada que foi com Ambrozio da Costa do Amaral e desta segunda Joanna Antunes nasceo o orador João Antunes da Costa, que tudo sabia por razão do parentesco que tem com os ditos.

- que do dito Marcos de Oliveira, irmão da primeira Joanna Antunes nasceu Manoel do Valle e deste nasceu Catherina do Valle e desta a oradora Ursulla Barboza, por onde estão os oradores em quarto grau de consanguinidade misto com terceiro, e disse mais a oradora é órfã de pai.

3º Capitão Romão Fagundes do Amaral, de idade 39 anos, sobrinho do orador e parente da oradora

4ª Antonio da Silva Pereira, homem casado, vive de sua roça, 40 anos, disse que ouvira do falecido Capitão Mor Jose Gomes de Oliveira, parente chegado dos avós da oradora, que Joanna Antunes casada que foi com Luiz Gomes era irmã legitima de Marcos de Oliveira, naturais do Bispado do Rio de Janeiro

5º Alferes Joaquim Barbosa Vilar, homem casado, vive de roça, idade 42 anos.

 

Lavras, MG aos 30/Out/1780, Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões, João Antunes da Costa, f. de Ambrósio da Costa e de Joana Antunes, nat. da freg. de N. S. da .........., Bisp. do Rio de Janeiro, e viúvo que ficou de D. Maria; c.c. Úrsula Barbosa, f. de Agostinho Barbosa e de Catarina do Vale, nat. e bat. na freg. de N. S. do Pilar das Congonhas do Sabará. TT: o Capitão Romão Fagundes do Amaral e o Alferes Joaquim Barbosa (pesq. Silvia Buttros)

 

5- Manoel Barbosa do Valle, com 35 anos em 1780, declarou ser irmão de Ursula acima. Manoel Barbosa do Valle aos 04-08-1773 casou com Maria Joaquina, filha de Antonio de Sá Barros e Clara Maria de Arão.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-08-1773 Manoel Barbosa do Valle, n. freg. Congonhas do Sabara, f.l. Agostinho Barbosa Villar e Catarina do Valle; = cc.  Maria Joaquina, f.l. Antonio de Sá Barros e Clara Maria de Arão, n/b na freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei.

 

6- Agostinho Barbosa Villar, com 26 anos em 1775 (dispensa da irmã Domingas).. Aos 21-02-1773 casou com Mariana Angelica de Jesus, irmão inteira de Maria Joaquina, supra citada.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-02-1773 Agostinho Barbosa Villar, f.l. Agostinho Barbosa Villar e Catarina do Valle, n/b na freg. N. Sra. Pilar das Congonhas; = cc. Mariana Angelica, f.l. Antonio de Sá Barros e Clara Maria de Arão, n/b na freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei.

Pais de, q.d.:

6-1 Clara, batizada em 02-01-1774.

Lavras, MG Igreja Santana bat aos 02-01-1774 nesta paroquial igreja bat a Clara, f.l. Agostinho Barbosa Villar e Maria Angelica, padr.: Cap. Tomas Fagundes do Amaral por pp q apres. Lauriano Ferreira, e Clara Maria de Arão todos aplicados do Sr Bom Jesus dos Perdoens filial desta matriz.,

6-2 Pedro em 24-01-1776.

Lavras, MG Igreja S. Ana bat aos 24-01-1776 bat a Pedro, f.l. Agostinho Barbosa Villar e Mariana Angelica de Jesus, padr.: Manoel Barbosa do Valle e Catarina do Valle, avó paterna do batizado.

6-3 Romana em 1780.

Lavras, MG Igreja Santana bat aos 07-06-1780 na ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões bat a Romana, f.l. Augustinho Barbosa Villar e Mariana Angelica, padr.: Cap. Romão Fagundes do Amaral e s/m D. Maria Jose.

 

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 27-03-1780 na ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta matriz bat a Romana, f.l. do Alf. Aug[dobra] Barbosa Vilar e Mariana Angelica de Jesus, padr.: Sargento mor Rumão Fagundes do Amaral e D. Maria Jose da Encarnação.

6-4 Maria, em 29-06-1784.

Lavras, MG Igreja Santana bat aos 29-06-1784 na ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões bat a Maria, f.l. Augustinho Barbosa Villar e Mariana Angelica, padr.: Lauriano Ferreira da Luz e s/m Mariana Barbosa.

6-5 Capitão José Anastácio Barbosa, aos 08-02-1809 casou com Escolástica Pimenta das Neves, filha de Ângelo Pimenta de Godoes e Ignacia Antonia de Jesus. Geração na família “Pimenta de Godoy” Cap. 2º.

          Em 1831 José Anástacio comparece no censo de Bom Jesus dos Perdões, com dois filhos de Escolástica, já casado em segundas com Maria do Rozario de 24 anos e com duas crianças, prováveis filhos das segundas núpcias do Capitão.

censo 1831 Bom Jesus dos Perdões-MG, quarteirão 5, fogo 1,

JOZE ANASTACIO BARBOZA, chefe do fogo, masculino, branca, 47, casado, lavrador

MARIA DO ROZARIO, cônjuge, feminino, branca, 24, casado, costureira

MARIA ANASTACIA, dependente, feminino, branca, 20, solteiro

ANTONIA, dependente, feminino, branca, 12, solteiro

MARIA, dependente, feminino, branca, 3

ANTONIO, dependente, masculino, branca, 2

CAETANO JOZE PURCARIO, dependente, masculino, branca, 80, solteiro

23 escravos

 

7- Domingas Barbosa Villar, natural de Congonhas do Sabará-MG onde foi batizada aos 15-08-1752, casou duas vezes. Em 1775 requereu dispensa para se casar, como casou aos 25-01-1776, com Francisco Fagundes de Sá, batizado aos 19-03-1737 na capela de N. Sra da Conceição das Pedras freguesia de N. Sra da Piedade de Inhomirim Bispado do Rio de Janeiro, filho de Antonio de Sá Barros e Clara Maria de Arão, neto materno de Ambrosio da Costa do Amaral e Joana Antunes. Joana Antunes era filha de Luiz Gomes de Andrade e outra Joana Antunes, esta irmã de Marcos de Oliveira bisavô de Domingas Barbosa Villar.

www.familysearch.org - Campanha-MG Livro misto 1763-1777

Francisco Fagundes de Sá e Domingas Barbosa

23-02-1775 Oradores Francisco Fagundes de Sá, n. da freg. de N. Sra da Piedade de Inhomirim Bispado do Rio de Janeiro e Domingas Barbosa n. freg. N. Sra do Pilar das Congonhas de Sabara deste Bispado de Mariana e de presente assistentes na freg. das Carrancas e Sta. Ana das Lavras do Funil Comarca do Rio das Mortes deste bispado- 4º grau de consanguinidade:

-Que Joana Antunes foi irmã de Marcos de Oliveira, da qual nasceu Joana Antunes e desta Clara Maria de Aram e desta Francisco Fagundes de Sá, orador.

-Que Marcos de Oliveira era irmão da dita Joana Antunes, daquele nasceu Manoel do Valle, deste Catarina do Valle; e desta Domingas Barbosa oradora. 4º grau de consanguinidade.

A oradora é pobre e ófã de pai.

Depoimento do orador Francisco Fagundes de Sá, solteiro, vive de minerar, natural da freguesia de N. Sra da Piedade de Inhomirim Bispado do Rio de Janeiro e de presente assistente e morador (183) que é o proprio que nele se nomeia Francisco Fagundes de Sá, que é f.l. Antonio de Sá Barros e de Clara Maria de Arão, que é natural e batizado na freg. de N. Sra da Piedade de Inhomirim bispado do Rio de Janeiro

Depoimento da oradora Domingas Barbosa, solteira, que vive com sua mãe Catarina do Valle, natural da freg. de N. Sra do Pilar das Congonhas de Sabara de presente asistente e morador nestas freguesia de N. Sra da Conceição das Carrancas, de idade de 22 anos

(...) as fls 62 esta o assento de teor seguinte: aos 15-08-1752 bat Domingas, f.l. Agostinho Barbosa e Catarina do Vale, foram padrinhos Manoel Barbosa e Maria Villar Barbosa. Congonhas 16-10-1774

(...) revendo os livros dos assentos dos batizados da freg. de N. Sra da Piedade de Inhomirim a fls 23 se acha um assento do teor seguinte: aos 19-03-1737 na capela de N. Sra da Conceição das Pedras filial desta matriz bat. a Francisco, f.l. Antonio de Sa e Clara Maria, padr.: João Rodrigues de Figueiredo, solteiro filho de Pedro Moreira, e Ana Maria da Assunção, solteira filha de Agueda Gomes viuva, todos moradores nesta fregesia. (...) 23-12-1775

 

Testemunhas:

1º testemunha aos costumes disse ser tio materno do orador (aa) João Antunes da Costa

2ª testemunha Maria de ----, mulher solteira que vive em companhia de sua mãe Catarina do Vale, natural da freg. de N. Sra do Pilar das Congonhas do Sabara, de presente moradora nesta freg. de N. Sra da Conceição das Carrancas de idade de 40 anos, (132) disse ser irmã da oradora.

O orador é f.l. de Antonio de Sa Barros e Clara Maria de Aram, que é n/b na freg. de N. Sra da Piedade de Inhomirim do Bispado do Rio de Janeiro; e que a oradora é f.l. de Agostinho Barbosa Villar e Catarina do Valle, que é n/b na freg. de N. Sra do Pilar das Congonhas de Sabara deste bispado de Mariana.

Que Joana Antunes foi irmã de Marcos de Oliveira, da qual Joana nasceu outra Joana Antunes e desta Clara Maria de Aram e desta nasceu o orador Francisco Fagundes de Sá.

Que Marcos de Oliveira era irmão da dita Joana Antunes, que daquele nasceu Manoel do Valle deste nasceu Catarina do Valle e desta Domingas Barbosa oradora.

3ª testemunha Antonio da Silva Pereira, homem casado que vive de minerar, natural da cidade de Lisboa e de presente morador nesta freguesia de N. Sra da Conceição das Carrancas de idade de 34 anos

4ª testemunha Agostinho Barbosa Villar homem casado que vive de minerar, natural da freg. N. Sra do Pillar das Congonhas do Sabara e de presente morador nesta freguesia de N. Sra da Conceição das Carrancas, de idade de 26 anos, disse ser irmão da oradora

5ª testemunha, Manoel Barbosa do Valle, homem casado, que vive de roça, natural da freg. N. Sra do Pilar das Congonhas de Sabara deste bispado, de presente morador nesta freguesia, de idade 28 anos (142) e tudo sabe por ser irmão da oradora (aa Manoel Barbosa do Valle)

6º testemunha Alf. Joaquim Barbosa Villar, homem casado que vive de mineral, natural da freg. N. Sra do Pilar das Congonhas de Sabara e agora morador na freg. N. Sra. da Conceição das Carrancas, de idade de 38 anos, irmão da oradora.

7ª testemunha Mariana Barbosa da Conceição casada com Lauriano Ferreira, n. da freg. de N. Sra do Pilar das Congonhas de Sabara deste bispado, moradora nesta freg. de N. Sra das Carrancas, de idade 36 anos, irmã da oradora.

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-01-1776 na ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta freguesia das Carrancas, Francisco Fagundes de Sá, f.l. Antonio de Sá Barros e Clara Maria de Arão, n/b na freg. de N. Sra da Piedade de Inhomerim bispado do Rio de Janeiro; = cc.  Domingas Barbosa, f.l. Agostinho Barbosa Villar e Catarina do Valle, n/b na freg. de N. Sra do Pilar  das Congonhas do Campo bispado de Mariana e de presente fregueses desta.

 

Antonio de Sá Barros, já falecido em 1784 (testamento do filho Francisco) e Clara Maria de Arão (com 60 anos em 1780- dispensa do irmão João Antunes da Costa em 4 supra) tiveram os filhos que encontramos em documentos:

I- Francisco Fagundes de Sá.

II- Mariana Angélica de Jesus casada com Agostinho Barbosa Villar 6 supra.

III- Maria Joaquina casada com Manoel Barbosa do Valle 5 supra.

IV- Sargento Mor Romão Fagundes do Amaral, com 39 anos em 1780 (dispensa do tio João em 4 supra). Casou com Maria José da Encarnação. Sargento Mor Romão foi inventariado por seu sobrinho João Batista de Sá em 1825 por estar “demente” e faleceu em Junho do mesmo ano sendo inventariado pela viúva no ano seguinte de 1826 (inventarios neste site). No Inventario se apresentaram duas filhas, ambas viúvas

IV-1 Jacinta, batizada em 11-01-1772. Jacinta Teodora do Amaral, viúva em 1826, foi casada com o capitão Sebastião Martins Pereira

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-01-1772 ermida do Sr. Bom Jesus dos Cardosos, Jacinta, f.l. Romão Fagundes do Amaral e D. Maria Jose da Encarnação, padr.: o batizante Padre Joaquim Lopes de Oliveira Clara Maria de Aram.

IV -2 Angelica Rosaura do Amaral viúva em 1826. Casou em Campanha do Rio Verde em 24-09-1793 com Alexandre Vieira de Gusmão, natural da Campanha, filho dos falecidos Manoel Vieira e Ana Pires(*).

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG - Aos 24 de Setembro de 1793 na matriz casaram Alexandre Vieira de Gusmão filho legitimo de Manoel Vieira e Ana Pires ja defuntos natural da freguesia da Campanha e Dona Angelica Rosaura do Amaral filha legitima do sargento mor Romão Fagundes do Amaral e Dona Maria Jose natural da freguesia das Lavras..

Encontramos em Campanha o batismo de uma filha de Angelica e Alexandre:

IV-2-1 Inacia batizada em 08-07-1792 em Campanha,

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG - Aos 8 de Julho de 1792 batismo de Inacia filha de Alexandre Vieira e Dona Angelica Rosaura do Amaral .Foram padrinhos o reverendo coadjtor Luis Diogo da Silva Torres e Dona Maria Joaquina de Jesus

(*) Comparar com Manoel Vieira natural do Bispado de Lamego e Ana Pires de Oliveira natural da Ilha de S Sebastião Bispado do RJ filha de Bras Pires Dória e Agueda de Unhate ambos de S Sebastião. Manoel Vieira e Ana Pires batizaram 9 filhos entre 1748 e 1760 na Campanha

(pesq. Moacyr Villela) Campanha-MG - Aos 19 de Abril de 1750 batismo de Jose e Joaquim gemeos, Filhos legitimos de Manoel Vieira e sua mulher Ana Pires de Oliveira natural da Ilha de S Sebastião. Netos pela parte parte de Domingos Vieira e sua mulher Luiza Pires da Freguesia de Santo Andre de Sesedelo Bispado de Lamego e pela materna de Bras Pires Doria e de sua mulher Agueda de Unhate da mesma ilha de S Sebastião foram padrinhos o Licenciado Manoel de Sousa  Silveira solteiro e Agueda de Unhate e seu segundo marido Paulo Rodrigues ...

 

V- João Antunes, devedor ao irmão Francisco: "Meu irmão João Antunes me deve o que ele disser"

 

          Francisco Fagundes de Sá testou em 06-01-1784 no Arraial de Santa Rita. Seu testamento foi aberto em 13 do mesmo mês e foi inventariado em 24-11-1784. Sem geração legitima, instituiu por herdeira a filha natural (inventário neste site, colaboração de Moacyr Villela).

- Maria, filha de Ana Correa Leite, com 18 anos em 1784.

 

          Domingas, na Ermida do Sr. Bom Jesus de Perdões-MG aos 09-09-1785 casou com Narcizo Mendes Ribeiro, filho do Licenciado Antonio M. Ribeiro e Helena Ribeiro da Silva.

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 09-09-1785 Ermida Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta paroquial de S. Ana, Narcizo Mendes Ribeiro, f.l. do Licenciado Antonio M--[dobra lombada] Ribeiro e Ellena Ribeiro da Silva, n/b freg. N.S. Conceição das Congonhas do Campo; = cc. Domingas Barbosa Vilar, f.l. Augustinho Barbosa Vilar e de Catharina do Valle, n/b freg. de N.S. Pilar das Congonhas do Sabara e viuva de Francisco Fagundes(?) de Sa.