PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Os BARBOSA LIMA de Aiuruoca, MG

(atualizado em 13-junho-2014)

 

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

Descendentes dos antigos povoadores da Capitania de São Vicente, os Barbosa Lima radicados em Aiuruoca-MG têm por tronco o casal Francisco Barbosa de Lima e sua primeira mulher Maria de Andrade Sampaio, natural de Jacareí.

 

O Sargento Mor Francisco Barbosa de Lima era natural de São Paulo onde foi batizao na Sé aos 01-01-1692, filho de Gaspar João Barreto e Maria Barbosa de Lima, família “Gaspar João Barreto, o filho”, neste site. (SL. 6º, 224, 4-1 e 7º, 150, 3-2).

São Paulo, SP Igreja N Sra da Assunção. Aos prº de Janeiro de 1692 batizei e pus os santos oleos a Francisco, filho de Gaspar João Barreto e de M(dobra) de Lima. Foram padrinhos Salvador Jorge e Mar-- Ana Buena. An.to Barreto de Lima.

Maria de Andrade Sampaio faleceu em Aiuruoca aos 30-11-1745 com 45 anos, “não recebeo sacram.to algum por morrer apressadam.te” conforme seu termo de óbito, transcrito no processo de habilitação das segundas nupcias do sargento mor.

 

O Sargento Mor em 1746 casou em segundas com Francisca Leite de Moraes (ou de Moraes Leite), viuva de Manoel Velho Rangel e filha de Vasco de Moraes (ou da Motta) Cavalcante, já falecido em 1746, e Ana de Oliveira, neta paterna de Antonio da Motta Cavalcanti e Maria Fragoso de Mattos, família “José Correa de Lemos”. Em novembro do mesmo ano o casal compareceu em batizado na Matriz de Aiuruoca:

(B7) aos 06 nov 1746 matriz Aiuruoca, Joachim, f. de Ignacio Barboza Lima e s/m Antonia Leme, padr.: Francisco Barboza de Lima e Francisca de Moraes Leite sua mulher.

 

ACMSP – Processo Matrimonial 4-31-188

1746 Sargento-mor Francisco Barbosa de Lima = Francisca Leite de Moraes

Transcrito por Fabricio Gerin

Fl. 1

Anno do nacimento de N. Snr. Jesus Christo de mil e setecentos e coarenta e seis annos nesta cidade de Sam Paulo em casas de morada de mim escrivão aos sete dias do mês de junho do dito anno por parte dos contraentes me foi apresentada huma petisam ...

Fl. 2 Petição

Diz o Sarg.to mor Fran.co Barboza de Lima viúvo q ficou de Maria de Andr.e filho legitimo de Gaspar João Barreto e de sua molher Maria de Lima naturais desta cid.e q elle supp.te se acha contratado p.a se cazar com Francisca Leite de Morais viuva q ficou de Manoel Velho Rangel filha legitima de Vasco de Moraes Cavalcante e de sua molher Anna de Olivr.a ...te e por q se acha sem comp...mentos e tem a contraente justificado o óbito do defunto seu marido pello que ...

Fl. 3 Denunciações em São Paulo

Com o favor de Deos quer cazar o Sarg.to mor Fran.co Barbosa de Lima viúvo q ficou de Maria de Andrade morador na freguezia de Nossa Sr.a da Conceiçam de Ajuruoca filho legitimo de Gaspar João Barreto e de sua molher Maria de Lima naturais desta cidade já defuntos com Fran.ca Leite de Morais viuva q ficou de Manoel Velho Rangel filha legitima de Vasco de Moraes já defunto e de sua molher Anna de Olivr.a ...turais e freguezes desta cidade.

(...)

Fl. 5 Denunciações em Aiuruoca

Com o favor de Deos quer se aubzentar desta freguesia o Sargento mor Francisco Barboza de Lima viúvo que ficou por fallecimento de Maria de Andrade que Deos haja filho legitimo de Gaspar João Barreto e de sua mulher Maria de Lima já defuntos natural e bautizado na cidade de São Paulo e se quer mostrar dezempedido p.a em qualquer parte tomar o estado que lhe parecer.

Faustino X.er do Prado parocho da freg.a da Ayuruoca certifico q em três dias s.tos contínuos a estação da missa denunciei na forma do Sag.o Conc. Trid. e Constit. O Sarg.to mor Fran.co Barboza de Lima e ninguém té o prezente me sahio com impedim.to algum, nem eu o sey: e revendo o L.o dos assentos dos óbitos achey o do teor seg.te Aos trinta dias do mez de novembro de mil setecentos e quarenta e sinco annos faleceo da vida pres.te M.a de Andr.e n.al da V.a de Jacarey de id.e de quarenta e sinco an.s, m.er do Sarg.to mor Fr.co Barboza de Lima: não recebeo sacram.to algum por morrer apressadam.te; nem fez testam.to; tinha f.os e foi sepultada nesta Igr.a Matriz de Nossa Snr.a da Conc.ção da Ayuruoca donde era fregueza, e do rol da desobriga consta ter o Sarg.to mor Fr.co Barboza dado satisfação aos preceytos ...

Fl. 6 Despacho de 07/06/1746

(...)

Fl. 12 Justificação do óbito de Manoel Velho Rangel

Suplicante Fran.ca Leite de Moraes viuva

Fl. 13 Petição

Diz Francisca Leite de Morais viuva q ficou do defunto Manoel Velho Rangel, moradora no bairro de Cahaguaçu termo desta cid.e q p.a haver de poder tomar qualquer estado q lhe parecer lhe he necessário justificar em como o d.o defunto indo das minas dos Guayas p.a os currais da Bahia adonde morreo he vierão os beins a esta cid.e a fazer emvintario delles.

Fl. 14/14v/15/15v Depoimento das testemunhas

Fl. 17 Carta de João Martins Bonilha, datada de 13/04/1743.

Fl. 18 Carta do Coronel Pedro Roiz Ferraz datada de 07/11/1744.

Fl. 19 Despacho de 07/06/1746.

 

Francisco faleceu aos 04-09-1776, com testamento redigido em 1772 e inventário aberto em seu sitio, na Freguesia Velha de Aiuruoca, por sua segunda mulher de quem não teve geração.

 

Alem das terras na freguesia Velha de Aiuruoca, onde tinha por vizinhos José Francisco de Siqueira, Francisco da Cunha Gago e o Capitão Roque de Souza Magalhães, deixou um sitio na paragem chamada Alta Cavaru, Freguesia da Vila de Jacareí - SP, onde fora morador.

 

Francisco Barbosa Lima e Maria de Andrade Sampaio tiveram quatro filhos, segundo inventário e testamento de Francisco neste site, dos quais três deixaram geração em Aiuruoca:

 

I   - Teodora Barbosa de Lima

II  - Maria Barbosa de Lima

III - Luiz Barbosa de Lima

IV - Antonio Barbosa de Lima

 

 

 

III -  LUIZ BARBOSA DE LIMA

(atualizado em 11-março-2010)

 

Nomeado terceiro testamenteiro por seu pai, foi casado com Teresa Maria de Vasconcellos.

Por 1748 eram moradores na paragem de Alagoa onde batizaram ao menos dois filhos, cujos assentos encontramos nos livros paroquiais de Aiuruoca:

 

1 Francisco, batizado na Capela da Alagoa, Aiuruoca aos 06-01-1748. Foram seus padrinhos Luiz Pinto da Fonseca e Margarida de Vasconcellos.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 06 janeiro 1748 Alagoa, Francisco, f.l. Luiz Barbosa de Lima e s/m D. Theresa Maria de Vasconcellos, padr.: Luiz Pinto da Foncequa e D. Margarida de Vasconcellos, todos desta freguesia.

 

2 Rita, batizada aos 25-12-1748 na mesma capela, tendo por padrinhos Antonio da Silva Barbosa, solteiro, e Brizida Maria da Conceição mulher de Domingos de Oliveira Castello Branco.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 25 dez 1748 Alagoa, Rita, f.l. de Luiz Barbosa Lima e s/m --- ( Teresa?) de Vasconcellos, padr.: Antonio da Silva Barboza solteiro, e Brizida Maria da Conceição mulher de Domingos de Oliveira Castello Branco.

 

3- Maria Rosa de Vasconcellos casou com o Licenciado Antonio José Gomes, natural da freguesia de S. Martinho Bispado do Porto e filho de Manoel Gomes Ribeiro e Rosa Maria. Pais de, q.d.:

3-1 Brigida, batizada em Campanha-MG em 11-02-1770.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 11-02-1770 cap. S. Gonçalo, Brigida de quinze dias, f.l. Antonio Jose Gomes n. da freg. de S. Martinho Bispado do Porto e Maria Rosa n/b freg. Aiuruoca, np Manoel Gomes Ribeiro e Rosa Maria, maternos Luiz Barbosa Lima e Teresa de Vasconcellos; padr.: Gregorio Lopes dos Reis, e Ana Moreira mulher que foi de Antonio Barreto.

3-2 Jacinta, em 02-06-1771.

B7: Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 02-06-1771 cap. S. Gonçalo, Jacinta de dez dias, f.l. L.do Antonio Jose Gomes n. S. Martinho do Bispado do Porto e Maria Rita de Vasconcellos n. freg. Aiuruoca deste bispado, padr.: Ajudante Gregorio Lopes dos Reis e s/m D. Jacinta Maria,

 

 

IV ANTONIO BARBOSA DE LIMA

Único citado por Silva Leme (SL. 6º, 229, 6-1 e SL. 7º, 488, 5-1 com geração de 9 filhos).

 

Foi morador em Atibaia-SP e já era falecido em 1769.

Em 1776 os filhos, abaixo citados, assinam procuração no inventário do avô paterno, tendo a inventariante declarado que existiam alguns menores: “e que faleceu em São Paulo na Paragem chamada São João de Tibaia, Antonio Barbosa de Lima e lhe ficaram filhos, legítimos herdeiros pela pessoa de seu pai, porem que ela inventariante não sabe os nomes, sabe dizer que tem alguns menores”.

 

1 Manoel Barbosa de Lima

2 Francisco de Lima Vasconcellos

3 Ana M. Barbosa de Vasconcellos

4 Maria Esmeria Barbosa de Vasconcellos

5 Rosa Barbosa de Vasconcellos

6 Gertrudes Genoveva Machada