PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

ANTONIO DO AMARAL DA FONSECA, alferes

(atualizado em 08-janeiro-2017)

 

Moacyr Villela

 

 

Antonio do Amaral da Fonseca ja estava instalado nas Minas antes de 1715 quando é recenseado na “finta” feita para pagar o quinto do ouro daquele ano: “Tem 18 escravos e uma fazenda desempenhada com engenho de melados e fábrica de aguas ardentes”.(Coleção Casa de Contos PP 1012).

 

Seria então um dos maiores fazendeiros instalado no príncipio das minas nas proximidades do Rio das Mortes Pequeno por onde passava o “Caminho Velho” vindo de São Paulo.

 

Em 1717 o Conde de Assumar anota em seu diario a passagem pela sua casa, na viagem que fez de São Paulo ate Ouro Preto onde iria assumir o Govêrno da Capitania. (pg 10 “partiu o Conde acompanhado pelo Brigadeiro para uma roça cujo dono é um fulano Amaral, nas proximidades do Rio das Mortes Pequeno”).

 

Na documentação mais antiga seu nome aparece aqui e ali:

-“Alcaide” da Vila de São João em 06-06-1722 (Primeiro Livro da Provedoria da Real Fazenda)

- Confrontante da sesmaria doada no Caminho VelhoTijuco- a Sebastião Gil de Siqueira em 1723;

- Alem de sua fazenda e ”engenho de melados e aguardentes” ele não deixou de se dedicar a mineração como todos os que foram em busca do Ouro das Gerais - Em 1728 é um dos  signatários do pedido enviado ao Conselho Ultramarino defendendo o direito de todos poderem  minerar no Morro da Vila de São João da mesma forma como se tinha concedido aos moradores de Mariana. (AHU avulsos numero 13562)

 

Não sabemos se era paulista como a maioria dos que se fixaram no Caminho Velho, mas deve ter morado em Pindamonhangaba -São Paulo onde nasceu pelo menos uma de suas filhas.

 

Foi casado com Izabel Vieira de Oliveira, ambos já falecidos em 09-03-1781 (testamento da filha Joana).

 

Encontramos em documentos informações sobre alguns de seus filhos:

 

1- Manoel do Amaral da Fonseca casou em 08-02-1755 em Baependi com Maria Clara de Souza, daí natural, filha de Antonio de Souza Zacarias e Maria Nunes de Siqueira, esta falecida em 18-03-1753.

(pesq. Moacyr Villela) casamentos de Baependi-MG.“Aos 8 de Fevereiro de 1755  nesta Matriz de N Sra do Monteserrate de Baependi..sem impedimentos...casei Manoel do Amaral da Fonseca natural de batizado na Freguesia de N Sra do Pilar da Vila de São João Del Rei filho legítimo de Antonio do Amaral da Fonseca e de Izabel Vieira de Oliveira com Maria Clara de Souza natural e batizada nesta Freguesia de Baependi filha legitima de Antonio de Souza Zacarias e de Maria Nunes de Siqueira ... Foram testemunhas Francisco Xavier Graça solteiro e Antonio de Souza Portugal morador na Freguesia da Campanha do Rio Verde”.

 

Bapendi, MG aos 18-03-1753 faleceu Maria Nunes de Sequeira, casada com Antonio de Souza Zacarias

 

          Manoel foi inventariado por Maria Clara em 1776. 6 filhos se apresentaram como herdeiros em seu inventario feito no sitio do Capão do Gregorio, Distrito de São Miguel do Cajuru entre o Rio Grande e a Vila de São João onde fora vizinho de Pedro de Almeida, Custodio Ferreira Braga e Quiteria Correia de Almeida.

 

IPHAN – São João Del Rei

Tipo de documento: Inventario

Data de abertura 1776

Inventariado: Manoel do Amaral da Fonseca

Inventariante ; A viúva Maria Clara de Souza

Local; Sitio do Gregorio – São Miguel do Cajuru.

Faleceu sem testamento deixando de seu casamento com a inventariante 6 filhos que são seus herdeiros:

1- Manoel com 20 anos;

2- Antonio com 18 anos;

3- Maria com 16;

4- Jose com 14;

5- Isabel com 10;

6- Ana de 3 para 4 anos

Bens:

8 escravos;

1 cavalo e 11 cabeças de gado vacum

Um sitio com casas cobertas de capim , capoeiras e seus logradouros, que divide com Pedro de Almeida ,já  falecido, Quiteria Correa de Almeida, Custodio Ferreira Braga no valor de 110.000 reis

Monte Mor – 772.450 reis

Tutor do órfãos – O tio Manoel Nunes da Costa

Em 1787 o filho mais velho Manoel do Amaral, ainda solteiro e morando com a viúva assume a tutoria de seus irmãos mais novos.

 

Foram seis os filhos do casal:

1-1 Manoel, com 20 anos em 1776. Manoel do Amaral da Fonseca, solteiro em 1780, padrinho da sobrinha Ana abaixo citada. Em 1787, ainda solteiro, assume a tutoria de seus irmãos, tutelados que foram do tio Manoel Nunes da Costa.

1-2 Antonio com 18 anos em 1776.

1-3 Maria, com 16 anos em 1776. Maria Joaquina da Conceição aos 27-11-1779 casou com José Francisco Ribeiro, natural das Congonhas do Campo, filho de Manoel Francisco Ribeiro e Margarida Antonia de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 27-11-1779 nesta matriz Jose Francisco Ribeiro, natural e bat na freg. de N. Sra do Pilar das de Congonhas do Sabará, f.l. Manoel Francisco Ribeiro e Margarida Antonia de Jesus = cc Maria Joaquina da Conceição, da freg. N.. Sra do Pilar, f.l. Manoel do Amaral da Fonseca e Maria Clara de Souza. Test.: Antonio Gonçalves de Siqueira e Manoel Coelho de Mello.

Pais de, pelo menos:

1-3-1 Ana, batizada em 01-11-1780.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 01-11-1780 Ana, f.l. Jose Francisco Ribeiro e Maria Joaquina da Conceição, padr.: Manoel do Amaral da Fonseca, solteiro e Maria Clara de Souza, viuva, todos desta freguesia.

1-4 José, batizado em 29-09-1763. Com 14 anos em 1776.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Miguel do Cajuru aos 29-09-1763 Jose, f.l. Manoel Amaral da Fonseca e Maria Clara de Souza, esta batizada em Baependi, padr.: João Garcia Duarte e Justa Maria do Amaral, todos desta freguesia.

1-5 Izabel, com 10 anos em 1776. Izabel Vieira da Maia aos 05-07-1782 casou com Antonio Alves Valle, filho de Inácio Alves Valle e Ana Maria do Espirito Santo, família “Manoel Alves Vale”, neste site.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-07-1782 matriz, Antonio Alves Valle, f.l. Ignacio Alves do Valle e Ana Maria do Espirito Santo; = cc. Izabel Vieira da Maya, f.l. de Manoel do Amaral da Fonseca e Maria Clara de Soiza. Ambos nts/bts nesta

Antonio e Izabel tiveram, pelo menos:

1-5-1 Escolástica batizada em 11-07-1787.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 11-07-1787 Escolastica, f.l. Antonio Alves do Vale e Izabel Vieira da Maia, padr.: Antonio Amaral da Fonseca e Ana Maria do Espirito Santo, casada, todos desta freguesia.

1-6 Ana com 3 para 4 anos em 1776.

 

2- Joana Maria da Fonseca, natural de Pindamonhangaba-SP. Casou com o Minhoto José de Araújo Martins, filho de Domingos Velloso e Maria de Araujo. Geração na família Araújo Martins e Araújo Sampaio Cap 1.

Joana testou no Sitio do Ribeirão aos 9 de março de 1781. Deixou legados as sobrinhas “Isabel, Ana e Maria, todas filhas do meu irmão Manoel do Amaral e de Maria Clara” e o restante da terça as “minhas sobrinhas, filhas de minha irmã Justa e de seu marido Manoel da Costa moradores na Freguesia da Aiuruoca, chamadas Antonia e a outra Isabel” (testamento neste site)

 

3- Justa do Amaral casou com Manoel da Costa de Abreu. Duas de suas filhas foram legatárias da tia Joana supra.

          Manoel, natural de Nossa Senhora da Aparecida, faleceu em 25-06-1746 e foi sepultado na matriz de Carrancas:

(pesq. Moacyr Villela) Carrancas-MG. “Aos 25 de Junho de 1746 faleceu da vida presente Manoel da Costa de Abreu natural de Nossa Senhora da Aparecida casado que era com Justa do Amaral moradora nesta Freguesia teria de idade pouco mais ou menos secenta anos. Não fez testamento. Por sua alma fiz os sufragios costumados e administrei lhe todos os sacramentos . Foi sepultado nesta Matriz ..” o Vigario Antonio Ferreira”.

 

3-1 Inácio batizado em 21-05-1736.

Aiuruoca, MG 9 aos 21-05-1736, de minha licença, na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno bat a Ignacio, filho de Manoel da Costa de Abreu e de s/m Justa do Amaral Rebello; foi padrinho Manoel do Amaral, solteiro e lhe pos os santos oleos; concedi a dita licença por causa de nascer a dita criança no distrito da dita capela, e os pais serem desta freguesia de N. Sra da Conceição da Aiuruoca.

 

3-2 Manoel da Costa de Abreu, batizado em 19-12-1737.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 19-12-1737 na capela de Santo Antonio desta freguesia bat a Manoe, f.l. Manoel da Costa de Abreu e Justa do Amaral, padrinhos Jose do Amaral da Fonseca, solteiro e Maria Rodrigues, casada e todos desta freguesia.

          Em Aiuruoca aos 01-02-1766 casou com Francisca Maria, batizada em Barbacena aos 31-12-1744, filha de Tomé da Costa e Rosa Maria, neta paterna de Sebastião da Costa e de Maria Velho, neta materna de Agostinho de Freitas e Joana de Castilho (ou Fernandes). Outras informações sobre a família de Francisca Maria na família “Joana Vieira Pedrosa”, neste site.

Aiuruoca, MG aos 01-02-1766 nesta paroquial se receberam Manoel da Costa de Abreu, f.l. de outro e de Justa do Amaral, batizado na freguesia da Sra do Pilar da Vila de S. João del Rei = Com Francisca Maria, f. de Tomas da Costa e Rosa Maria, batizada na freguesia da Borda do Campo e residente nesta freguesia.

 

Barbacema, MG aos 31-12-1744 na capela de Santa Ana do Barroso bat a Francisca, f.l. Tome da Costa n. da ilha de Santa Maria Bispado de Angra e de Rosa Maria n. da freguesia dos Prados destas minas, npaterno de Sebastião da Costa e de Maria Velho, e neta materna de Agostinho de Freitas e Joana Fernandes. Foram padrinhos João Gonçalves Guimarães, e Theodosia, solteira, filha de Eusebia Pereira, todos desta dita freguesia da Borda do Campo. Nasceu a dita Francisca aos dez dias do dito mes de dezembro do dito ano.

Manoel e Francisca Maria tiveram os filhos, q.d.:

3-2-1 Manoel batizado em Aiuruoca em 25-02-1767.

Aiuruoca, MG aos 25-02-1767 capela dos Serranos bat Manoel, f.l. de Manoel da Costa de Abreu e Francisca Maria, nasceu aos 4 de fevereiro do dito ano; padr.: Tome da Costa Neves e Rosa Maria, todos desta freguesia.

3-2-2 Justa em 05-02-1772.

Aiuruoca, MG aos 05-02-1772 capela dos Serranos bat a Justa, f.l. de Manoel da Costa de Abreu e Francisca Maria, q nasceu aos 15 janeiro do dito ano, foram padrinhos Jose da Costa, solteiro e Rosa Maria, casada.

3-2-3 José em 28-11-1773.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 28 nov 1773 P. Turvo, JOSE n. 20 out ultimo, f.l. de Manoel da Costa n. freg. Borda do Campo, np de Manoel da Costa e s/m Justa Maria naturais da freg. de S. João; nm de Thome da Costa natural da Ilha Terceira e Rosa Maria n;. da freg. da Sra. Conceição dos Prados; padr.: João Vieira da Sylva solteiro, e Rosa Brittes mulher de Salvador da Costa, desta freguesia

3-2-4 Rosa em 28-05-1776.

Aiuruoca, MG aos 28-05-1776 na capela do Espirito Santo das Carrancas bat a Rosa, filha de Manoel da Costa e Francisca da Costa, foram padrinhos Francisco de Araujo Martins e Luzia da Conceição mulher do dito Araujo.

3-2-5 Maria em 14-06-179.

Aiuruoca, MG aos 14-06-1779 na capela do Espirito Santo das Carrancas bat a Maria, filha de Manoel da Costa e Francisca Maria, foram padrinhos Joaquim da Costa Freitas e Rosa Brites mulher de Salvador da Costa.

3-2-6 Luiza em 29-06-1780.

Aiuruoca, MG aos 29-06-1780 na capela do Espirito Santo das Carrancas bat a Luiza, filha de Manoel da Costa e Francisca Maria, foram padrinhos Miguel Jose de Araujo filho de Francisco de Araujo e Joana Maria da Fonseca mulher de Jose de Araujo, este morador na freguesia de S. João.

3-2-7 Ana em 04-08-1782.

Aiuruoca, MG aos 04-08-1782 na capela dos Serranos bat a Ana, f.l. de Manoel da Costa de Abreu e Francisca Maria, foram padrinhos Manoel da Costa Freitas e Antonia da Costa.

3-2-8 Antonio em 13-01-1785.

Aiuruoca, MG aos 13-01-1785 na capela dos Serranos bat a Antonio, f.l. de Manoel da Costa de Abreu e Francisca da Costa, foram padrinhos Joaquim Jose da Silva e Maria Rosa mulher de Antonio Francisco de Andrade.

3-2-9 João em 06-02-1786.

Aiuruoca, MG aos 06-02-1786 na capela dos Serranos bat a João, f.l. de Manoel da Costa de Abreu e Francisca Maria, foram padrinhos João Gonçalves Bahia e Francisca Maria de Jesus.

 

3-3 Salvador da Costa Abreu aos 01-12-1764 em S. João del Rei, com registro em Aiuruoca, casou com Rosa Brites, natural da Borda do Campo, filha de Tomé da Costa das Neves e Rosa Maria de Freitas. Rosa era irmã de Francisca Maria casada com Manoel da Costa de Abreu, e de Joaquim da Costa Freitas casado com Ana Maria de Carvalho, família “Joana Vieira Pedrosa”, onde encontramos outras informações sobre a família de Rosa Brites.

(pesq. Moacyr Villela) Aiuroca-MG - “A 1 de Dezembro de 1764 na paroquia de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João Del Rei Rei casamento de Salvador da Costa Abreu filho legitimo de Manoel da Costa Abreu e Justa do Amaral batizado na Freguesia do (Pilar?) com Rosa Brittes filha legitima de Tome.da Costa Neves e Rosa Maria de Freitas batizada na Freguesia da Borda do Campo.

Pais de, pelo menos:

3-3-1 Ana Maria de Jesus, batizada em 1770. Em 26-09-1784 casou com Francisco Ferreira da Costa, natural da freguesia da Piedade (Lorena) do Bispado de S. Paulo, filho de Francisco da Costa Ferreira e Ana Ferreira.

Aiuruoca, MG em a era de 1770 na capela do Espirito Santo bat a Ana, f.l. de Salvador da Costa de Abreu e Rosa Brittes, foram padrinhos Tome da Costa e Justa do Amaral, e por não se fazer o assento em tempo, e a todo constar, fiz este assento.

 

Aiuruoca, MG aos 26-09-1784 se receberam Francisco Ferrera da Costa, f.l. de Francisco da Costa Ferrera e Ana Ferrera, natural da freguesia da Piedade do Bispado de S. Paulo = E Ana Maria de Jesus, f.l. de Salvador da Costa de Abreu e Rosa Brittes, natural desta freguesia; testemunhas Miguel Jose de Araujo e Francisco de Araujo Martins

3-3-2 Manoel, batizado em 12-11-1774.

Aiuruoca, MG aos 12-11-1774 na capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos, filial desta matriz, bat a Manoel, f.l. de Salvador da Costa e Rosa Brites, foram padrinhos Manoel Machado da Silva, solteiro e Rosa Maria mulher de Tome da Costa, desta freguesia.

3-3-3 Maria Jacinta batizada em 25-01-1778.

Aiuruoca, MG aos 25-01-1778 na capela do Espirito Santo bat a Maria, f.l. de Salvador da Costa e Rosa Brites, foram padrinhos Francisco de Araujo Miz e Joana Maria.

         Foi mãe de, pelo menos:

3-3-3-1 Ana Luiza em 1819 requereu dispensa para se casar com Januario Pereira bisneto de Joana Maria da Fonseca 2 supra, família “Araújo Martins e Araújo Sampaio” Cap. 1º, neste site.

Arquivo da Cúria da Diocese de Campanha - MG - AIU - LPM 05

Processos de Dispensa de Impedimentos Matrimoniais

Aiuruoca - MG - 1815 a 1819

Oradores: Januário Pereira e Ana Luiza

Ano: 1819

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

Orador - 22 anos,

Oradora - 18 anos;

Julia Maria e Joana Maria eram irmãs. Desta proveio Francisco de Araújo Miz, Deste Ana Maria e desta o orador;

Daquela Julia, nasceu Salvador da Costa e deste Maria Jacinta e desta a oradora.

Testemunhas - Antonio Tavares da Silva e Antonio Joaquim de Araújo, ambos parentes dos oradores.

3-3-4 Manoel, batizado em 10-06-1780.

Aiuruoca, MG aos 10-06-1780 na capela do Espirito Santo filial da matriz das Lavras bat a Manoel, f.l. de Salvador da Costa e Rosa Brites, foram padrinhos Manoel Pires, morador no bispado do Rio de Janeiro e Micaela Rosa de Jesus, solteira filha de Francisco de ARaujo Martins, todos desta freguesia.

 

3-4 Antonia, batizada em 24-08-1745. Legatária da tia Joana.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 24-08-1745 na capela de S. Gonçalo do Ibituruna bat a Antonia, f.l. Manoel da Costa de Abreu e Justa do Amaral, padrinhos Matias Francisco [danificado] e Izabel Vieira de Oliveira mulher de Antonio do Amaral. todos desta freguesia.

3-5 Izabel, legatária da tia Joana.