PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO DE SOUZA FERREIRA

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 12-janeiro-2017)

 

SL. 6, 401, 6-5 Anna de Jesus Nogueira, f.ªdo capitão-mor Thomé Rodrigues, casou com Antonio de Sousa Ferreira e teve q. d. (por informações):

7-1 José Ferreira de Sousa que casou com Anna Theresa de Assumpção

7-2 Maria Luiza Nogueira, foi casada com o capitão Francisco Paes Rebello, e faleceu com testamento em 1826 em Baependi. Sem geração.

7-3 José Bento Nogueira, mencionado no testamento de 7-2 precedente, tinha f.ª Bernardina.

7-4 Escholastica Maria Nogueira que casou em 1765 em Baependi com Ignacio Rodrigues de Gouvêa, natural do Facão, f.º de João Rodrigues Villa Verde e de Josepha de Gouvêa.

7-5 Brigida Nogueira casada em 1777 em Baependi com Matheus Rodrigues de Gouvêa, irmão de Ignacio Rodrigues do n.º 7-4 precedente.

7-6  Clara Nogueira de Sousa casada em 1777 em Baependy com Antonio Gonçalves Villela, natural de Portugal, f.º de João Gonçalves e de Maria Martins.

7-7  Maria de Sousa Nogueira casada em 1760 em Baependy com Pedro Vaz de Sousa, natural da Conceição dos Prados, f.º do capitão João de Brito e de Luiza de Sousa.

7-8 Joanna Theodora Nogueira casada em 1783 em Baependi com Francisca Martins da Luz f.ª de Manoel Martins C. e de Maria da Silva Luz.

 

 

 

Bartyra Sette

 

 

Antonio de Souza Ferreira nasceu na freguesia de Santa Marinha de Lodares(*) do Bispado do Porto, filho de Manoel Antonio natural da dita freguesia e de Maria de Souza natural da freguesia de Beira, comarca de Penafiel ambas do Bispado do Porto, segundo está no processo “de genere” de seu filho Manoel Joaquim e também no de seu sobrinho Bernardo Ribeiro de Souza, filho de Gaspar de Souza.

(*) no de genere do neto João Batista Simões(1807) Antonio consta como natural  da freguesia de Arrifana de Souza

 

De Genere do filho Manoel - 1791, neste site.

[fl.] 02 Diz Manoel Joaquim Nogueira natural e baptizado na fre/guesia de Baependi deste Bispado filho legitimo de Antonio / de Souza Ferreira natural da freguezia de Santa Marinha de Ludares [?] do Bispado do Porto, e de sua mulher Anna No/gueira de Jesus natural da dita freguezia de Baependi, Netto / paterno de Manoel Antonio natural da dita freguezia de S. Ma/rinho de Ludares [?] do dito Bispado do Porto e de Maria de Souza natural da freguezia de Beira, comarca de Penafiel do dito Bispado do Porto; e materno netto de Thomé Roiz natural do Bispado de An/grã, e de Maria Leme do Prado natural do Bispado / de São Paulo...

 

[fl.] 04 Diz Antonio de Souza Ferreira asistente nas Minas / que para se ordenar seo filho Manoel Joaquim Nogueira necesita se / lhe-passe por certidão em publica forma o instromento de genere de seo sobrinho Bernardo Ribeiro / de Souza tirado por requesitoria vinda da Bahia..

[fl.] 05 de Penafiel deste Bispado do Porto e compatriota no dito Arce/bispado da Bahia...

[fl.] 06 ... Bernardo Ribeiro de Souza... mo/rador na freguezia de Sam Pedro / da Moritiba deste Arcebispado da / Bahia e natural da freguezia de / Santa Marinha Ludares [?] co/marca de Penafiel... filho legitimo de Gás/par de Souza, e de sua mulher / Maria Ribeira, neto paterno de Manoel Antonio, e de sua um/lher Maria de Souza morado/res que forão no lugar de Bair/ros da Lem [?] da freguezia de Sam / Miguel de Beira donde elle he/ra natural e ella do lugar da Ju/lia freguezia de Santa Mari/nha de Lodares [?] da mesma comar/ca deste Bispado do Porto, e pela parte materna de João Francisco e de sua mulher Maria Ribei/ra moradores que forão no lugar / de Carvalhozes [?], e ella natural de Sam Miguel da Beira e elle natural da freguezia de Sam João de / Nespreira todos da mesma comar//[fl. 06v.]comarca deste Bispado do / Porto(...)

 

De genere do neto João Batista Simões - 1807, neste site.

João Baptista Simões, filho de Bento Francisco Simões, nat. freg. de S. Salvador do Arcebispado de Braga e de Ana Custódia de Jesus, nat. da freguesia de Baependi, bispado de Mariana. Neto paterno de Custódio Francisco e de Maria Francisca naturais da freguesia de S. Salvador e neto materno de de Antonio de Souza Ferreira natural da freguesia de Arrifana de Souza, Bispado do Porto e de Anna de Jesus Nogueira, da freguesia de Baependi.

 

Casou com Ana de Jesus Nogueira, filha de Tomé Rodrigues Nogueira do Ó e Maria Leme do Prado. Antonio faleceu, decrepto e abintestado, aos 30-08-1791 em Baependi e foi sepultado na Capela Mor da freguesia. Ana já era falecida em 1813 (testamento do filho Manoel).

B7: Baependi-MG - Óbitos aos 30-08-1791 fal. abintestado Antonio de Souza Ferreira, natural do concelho de Lozada Bispado do Porto, cc. Anna de Jesus Nogueira, já decreptio, sep. Capela Mor desta matriz.

 

Entre os filhos do casal, citados em SL, 6º, 4-1, 6-5, encontramos documentos no sul de Minas, de:

 

2- Maria Luiza Nogueira e Souza casou com Cap. Francisco Paes Rabelo, filho do Cap. Antonio Rabelo e Maria Ribeira da Maia naturais da cidade de Viseu-PT, família “Antonio Rabelo” Cap. 4º.

          Maria Luiza faleceu em 04-09-1826 com testamento ditado aos 08-02-1819 no Sítio Bom Retiro em Pouso Alto Termo de Baependi. Sem geração, deixou legados as afilhadas e instituiu como sua herdeira “a afilhada Delfina exposta em sua casa”.

CEMEC - Campanha – Livro de Testamentos de Baependi CPA 020

Testadora: Maria Luiza Nogueira e Souza

Testamenteiro – Capitão Francisco Paes Rabelo - viúvo

Data – 04/09/1826 - data do falecimento

Local – Freguesia de Pouso Alto, Vila de Baependi.

Anotado por: Moacyr Villela.

Data da Transcrição: 2007

Registro do Testamento com que faleceu Dona Maria Luiza Nogueira e Souza

TESTAMENTO – trechos

...Filha legitima de Antonio de Souza Ferreira e sua mulher Ana de Jesus Nogueira já falecidos, sou casada com o Capitão Francisco Paes Rabelo de cujo matrimonio não temos filhos. Nomeio testamenteiros:

Em primeiro lugar – meu marido;

Segundo – O Padre Jose Inácio Nogueira de Gouveia;

Terceiro – O Padre Manoel Pereira de Souza

Legados:

- A Afilhada Bernarda filha de meu irmão Jose Bento Nogueira – 50.000;

- A afilhada Maria filha do capitão Jose Henrique de Carvalho – 50.000;

- A afilhada Francisca filha de meu cunhado Manoel Antonio Paes Rabelo – 50.000;

- A afilhada Mariana filha de Vicente Jose Ferreira – 50.000

- A afilhada Dina filha de Jose de Sena – 50.000

Liberta três escravos os outros escravos de sua meação quartados.

Institui como sua herdeira a afilhada Delfina exposta em sua casa 

Escreveu a rogo Domiciano Jose Monteiro de Noronha no sitio do Bom Retiro a 8 de fevereiro de 1819 sendo testemunhas Manoel Antonio Paes Rabelo, Custodio Jose Cardoso, Manoel Carlos de Almeida e Joaquim Carlos Nogueira o primeiro morador em Baependi  e os demais em Pouso Alto

 

3- José Bento Nogueira teve pelo menos a filha:

3-1 Bernardina, afilhada e legatária da tia Maria Luiza supra.

 

4- Escolástica Maria Nogueira, aos 23-05-1765 em Baependi-MG, casou com Guarda Mor Inácio Rodrigues de Gouvea, natural do Facão (Cunha-SP), filho de João Rodrigues Villa Verde natural da freguesia de S. Simão do Bispado de Leiria e Josefa de Gouvea de Oliveira, nascida na cidade do Rio de Janeiro.

          Geração na Familia “João Rodrigues Villa Verde”

 

6- Clara Mariana de Souza Nogueira casou com Antonio Gonçalves Villela, tronco da familia “Antonio Gonçalves Villela”, neste site.

 

7- Maria de Souza Nogueira casou aos 09-01-1760 com Pedro Vaz de Souza., batizado em Prados aos 20-08-1727, filho do Cap. João Vaz de Brito e de Luiza de Souza Cordeira.

Baependi, MG aos 09-01-1760 nesta matriz se receberam Pedro Vaz de Souza, n. da freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados, f.l. do Cap. João de Brito e de Luiza de Souza = e D. Maria de Souza Nogueira, n. desta freguesia, f.l. de Antonio de Souza Ferreira e D. Maria Nogueira de Jesus, moradores nesta dita freguesia e da comarca da vila de S. João del Rei do Rio das Mortes Bispado de Mariana.

 

Prados, MG aos 20-08-1727 nesta matriz bat a Pedro, f.l. de João Vaz de Brito e de Luiza de Souza Cordeira. Foram padrinhos Antonio da Silva Deserto e Francisca Gomes, mulher de Gonçalo Mendes.

          Pais de, q.d.:

7-1 Barbara Clara Nogueira casou com Cap. João Ribeiro da Silva, filho de João Ribeiro da Silva e Maria Branca Leme da Silva, família “João Ribeiro da Silva”.

7-2 Francisca Teresa Nogueira, batizada em 17-08-1761, casou duas vezes. Com José Ribeiro da Silva, irmão inteiro do Cap. João Ribeiro da Silva. Geração do filho único na família supra citada.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 17 ago 1761 Rosario, Francisca, f.l. de Pedro Vas de Sousa e s/m Maria de Sousa, padr.: Joze Pinto de Miranda e Antonia de Souza ......

          Segunda vez aos 07-11-1797, Francisca casou com Joaquim do Rego Barros, filho de José do Rego Barros e Ana Maria do Nascimento. Geração na família “Os Barbosa Lima” I-Cap. 1º, § 2º

 

8- Joana Izidora Nogueira, citado como Joana Theodora Nogueira na GP. Aos 24-02-1783 em Baependi casou com Francisco Martins da Luz, filho de Manoel Martins Covas e Maria da Silva da Luz. Francisco era viuvo de Tereza Maria de Oliveira. Geração na família “Martins Covas” Cap. 1º.

 

9- Ana Custódia de Jesus, natural de Baependi, não é citada no rol de seus irmãos na GP. Foi a segunda mulher de Bento Francisco Simões, natural da freguesia de S. Salvador Arc. Braga, filho de Custódio Francisco e Maria Francisca.

          Bento era víuvo de Maria Rodrigues de Jesus, filha de Francisco Rodrigues Neves e Joana Rodrigues de Oliveira. Geração deste matrimônio na família "Francisco Rodrigues Neves".

 

          Ana e Bento tiveram filhos q.d:

9-1 Francisco, batizado na ermida do Curralinho em 28-11-1764.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-11-1764 ermida do Curralinho de licença, Francisco, f.l. Bento Francisco Simões n/b freg. S. Salvador de Tagilde Arc. Braga e Ana Custodia de Jesus Nogueira n/b na freg. de N. Sra do Monte Serrate de Baependi, padr.: Manoel Carneiro e Maria de Souza Nogueira.

9-2 José Custódio Simões, natural de N Sra da Piedade de Lorena. Casou com Genoveva Maria dos Santos. Era viúvo quando redigiu seu testamento em Itajubá aos 22-12-1838. Nele nomeou os filhos Nicolau, Francisco, Manoel e Custódio. Seu genro, Inácio Pinto Barbosa, morador no Embau em Lorena, foi seu testamenteiro.

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838;

Copia do testamento com que faleceu Jose Custodio Simoens aos 15-06-1840 de quem é testamenteiro dativo Ignacio Pto. Barbosa morador em Embau da vila de Lourena.

Eu, Jose Custodio Simoens, n. da vila de N. Sra. da Piedade de Lourena, f.l. de Bento Francisco Simoens e Ana Custodia Nogueira, falecidos.

Fui cc. Genoveva Maria dos Santos, já falecida, de cujo matrimonio tivemos varios filhos.

meu filho Francisco alem de sua legitima materna levou ...; idem meu filho Manoel; meu filho Custodio.

Testamenteiros 1º meu filho Nicolau Antonio dos Santos, 2º a Antonio Gonçalves Montes, 3º Antonio Alves Pereira Mello.

Freguesia de Itajuba 22-12-1838 Jose Custodio Simoens

Aprovação 22-12-1838 Arraial da Freguesia de Nossa Senhora da Soledade da Boa Vista de Itajuba

Abertura 15-06-1840

Desistencia 30-06-1840 Nicolao Antonio dos Santos

Desistencia 30-06-1840 Antonio Gonçalves Mendes

Desistencia 05-02-1841Tenente Antonio Pereira Mello, tenente da Guarda Nacional

Aceitação 15-02-1841 Ignacio Pinto Barbosa aceitou a testamentaria dativa de seu sogro Jose Custodio Simões

 

9-3 João Batista Simões, batizado em Baependi aos 19-07-1785. Habilitou-se ao sacerdócio em 1807 (de genere neste site).

 

10 Padre Manoel Joaquim Nogueira, natural de Baependi, tambem não consta no rol de seus irmãos. Habilitou-se as ordens sacras em 1791. Ditou seu testamento em S. João del Rei em 29-03-1813 e foi inventariado em 24-02-1815 (de genere e testamento neste site, colaboração de Paola Dias).

 

11- Alferes João de Souza Nogueira, natural de Baependi. Em Aiuruoca aos 20-06-1791 casou com Maria Teodora de Barros, aí batizada em 19-03-1775, filha do Cap. José de Barros Monteiro e Teresa de Assunção.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 20 junho 1791 - alferes João de Souza Nogueira e d. Maria Theodora de Barros.

Ele f.l. de Antonio de Souza Ferreira e d. Ana de Jesus Nogueira, n. e b. freg. de Baependi.

Ela f.l. do cap. Jose de Barros Monteiro e d. Thereza de Assumpção, n. e b. nesta de Aiuruoca.

 

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 março 1775 Porto do Turvo, MARIA, f.l. do alf. Jose de Barros Monteiro e Anna Thereza da Assumpsam, padr.: Jose Leite Ribeiro da freg. de S. João e Maria Angelica Nogueira mulher de Manoel Rabello desta freguesia.

Geração em SL. 6, 401, 8-1 onde João de Souza Nogueira é citado como neto do tronco. Entre seus filhos:

11-6 Zeferino, batizado em Aiuruoca em 07-11-1813.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 07 nov 1813 cap. Turvo, Zepherino, f.l. de Joam de Souza Nogueira e Maria Theodora de Barros, padr.: o revdo. Thome Pinto Moreira.

11-9 Ana Zeferina Nogueira, em S. João del Rei aos 20-08-1816, casou com Manoel Joaquim do Nascimento, filho de Antonio Joaquim da Silva e Gertrudes Felizarda, família “Domingos Borges da Silva”

B7: Casamentos - SJDRei, aos 20-08-1816 Capela Madre de Deus, Manoel Joaquim do Nascimento, f.l. Antonio Joaquim da Silva e Gertrudes Felizarda, fregueses de SJDR; = cc. D. Ana Zeferina Nogueira, f.l. Alf. João de Souza Nogueira e D. Maria Theodora, fregueses de Aiuruoca.

11-10 Delminda, batizada em Aiuruoca em 24-06-1805.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 24 junho 1805 Porto do Turvo, Delminda, f.l. do alf. João de Soisa Nogueira e d. Maria Theodora de Barros, padr.: Anastacio Leite Ribeiro da freg. de S. João del Rei  e d. Hyppolitta Jacintha de Barros, mulher do af. Manoel Marinho desta freguesia.

11-11 Bernardina, em 30-07-1810.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 30 julho 1810 Livramento, Bernardina, f.l. do alf. João de Soisa Nogueira e d. Maria Theodora de Barros, padr.: Urias Emigdio Nogueira e d. Anna Theresa d'Assumpção.

 

12- Vitoriana Felizarda Nogueira, natural de Baependi. Em S. João del Rei aos 19-11-1801 casou com Domingos Martins de Oliveira, filho de Manoel Martins de Oliveira e Ana de Souza Lima.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 19-11-1801 matriz, Domingos Martins de Oliveira, f.l. Manoel Martins de Oliveira e Anna de Souza Lima, n. desta freguesia; = cc. Victorianna Felizarda Nogueira, f.l. Antonio de Souza Ferreira e Anna de Jesus Nogueira, n. freg. Baependi.

 

13- Feliciana Teresa Nogueira aos 14-05-1804 casou com Serafim Ribeiro da Silva, filho de Manoel Ribeiro da Silva e Maria Sabina de Torres, família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado”.II- Cap. 4º.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 14-05-1804 Capela de Santa Rita, Seraphim Ribeiro, f.l. Manoel Ribeiro da Silva e Maria Sabina Torres; = cc. D. Feliciana Ribeiro da Silva digo Feliciana Thereza Nogueira, f.l. Antonio de Souza Ferreira e Anna de Jesus Nogueira. Todos desta freguesia.

 

14- Mariana Vitória Nogueira de Souza, natural de Baependi. Aos 29-04-1793 em S. João del Rei, casou com Custódio José Ferreira, natural da freguesia de S. Vicente do Bispado do Porto, filho de Antonio Ferreira e Ana Maria de Souza.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 29-04-1793 Custodio Jose Ferreira, da freg. S. Vicente Bispado do Porto, f.l. Antonio Ferreira e Ana Maria de Souza = cc D. Mariana Vitoria Nogueira de Souza, da freg. Baependi, f.l. Antonio de Souza Ferreira e D. Ana Nogueira de Jesus. Test.: Sarg. Mor Gabriel Antonio de Mesquita e Cap. Joaquim Coelho de Souza.

Pais de, q.d.:

14-1 Ana Cândida de Jesus, natural de Baependi. Em S. João del Rei aos 06-02-1815 casou com Elias da Costa Souto, aí batizado em 30-07-1795, filho de Manoel da Costa Souto e Rita Inácia de Araújo. Geração na família “Manoel da Costa Couto”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 06-02-1815 Elias da Costa Souto, desta freguesia, f.l. Alf. Manoel da Costa Souto e D. Rita Inacia de Jesus = cc Ana Candida de Jesus, da freg. de Baependi, f.l. Alf. Custodio Jose Ferreira e D. Mariana Ferreira. Test.: Manoel da Costa Souto e Alf. Jose Ribeiro Magalhães.

 

14-2 Cândida Maria Nogueira aos 29-05-1844 casou com Joaquim Ferreira Barbosa, batizado em 03-08-1794, filho de Antonio Ferreira Barbosa e Ana Romeira do Sacramento.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 29-05-1844 Joaquim Ferreira Barbosa, f.l. Antonio Ferreira Barbosa e Ana Romeira do Sacramento = cc Candida Maria Nogueira, f.l. Custodio Jose Ferreira e Mariana Vitoria Nogueira. Test.: Ten. Cel Bernardo Jose Carneiro e Cap. João Batista Noronha Silva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 03-08-1794 Joaquim, f.l. Alf. Antonio Ferreira Barbosa e Ana Romeira do Sacramento, padr.: Cap. Domingos Pires da Costa e s/m D. Mariana Rosa de Viterbo.