PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO DE SEIXAS RIBEIRO

(atualizado em 25-novembro-2015)

 

Bartyra Sette

 

 

Antonio de Seixas Ribeiro nasceu em São Miguel das Caldas, termo de Guimarães, do Arcebispado de Braga. Era filho de Manoel de Seixas Ribeiro e Ana Mendes de Azevedo.

 

Vindo para o Brasil, casou com Rosa Maria Pires, nascida em Prados-MG por 1737, filha de José Pires de Siqueira, natural de São Paulo e Izabel de Pontes (família “Nunes de Pontes”), estes pais também de Maria de Pontes, casada com Antonio Martins.

 

Antonio já era falecido em 1799, ano em que Rosa Maria era viúva e contava 61 anos, conforme declaração no processo matrimonial de seu filho Manoel.

 

Rosa faleceu aos 10-06-1821, com testamento (neste site) escrito a rogo por João Martins de Carvalho na Vila de São João del Rei aos 09-02-1816. Nele declarou sua naturalidade e filiação Não citou o filho Francisco, cujo termo de batizado transcrevemos acima, talvez falecido na infância, mas sim os oito filhos abaixo. Citou tambem, a neta Maria Micias Pereira, para a qual deixou “uma crioula de nome Vitória”. Em 1816 Maria Micias era viúva.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - óbitos - Turvo - 10 junho 1821 - Dona Rosa Maria Pires, viúva de Antonio de Seixas Ribeiro, c/test.

Eu, Rosa Maria Pires, viúva de Antonio de Seixas Ribeiro, n. e b. na freg. de Prados, f. leg. de Jose Pires de Siqueira e s/m Isabel de Pontes, falecidos.

Fui cc. Antonio de Seixas Ribeiro, filhos: Antonio, falecido; Ignacio de Seixas, Carlos de Seixas, Jose de Seixas, Manoel de Seixas, Anna de Seixas, Leon--- Maria; Rosa Maria de Seixas;

Testamenteiros: 1- Jose Beserra; 2- m/filho Manoel de Seixas Ribeiro; 3- Man-- Beserra. Registrado a 20 junho 1821.

 

1- Ana Ribeiro de Seixas batizada em Prados aos 20-08-1753.

Prados, MG aos 20-08-1753 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro, n. de S. João de Caldas Arc. Braga e de Rosa Maria desta freguesia, npaterna de Manoel de Seixas Ribeiro natural de S. João da Ribeira e de Ana Mendes de Azevedo da dita freguesia de S. João de Caldas ambas do mesmo arcebispado, nmaterna de Jose Pires e Izabel de Pontes naturais de S. Paulo. Foram padrinhos João de Meireles Coelho, solteiro e a dita Izabel de Pontes desta freguesia.

          Casou com Manoel Pereira da Silva, segundo registros paroquiais que encontramos, referentes a dois filhos do casal:

1-1 Antonio Pereira da Silva, natural de Aiuruoca, casou aos 19-06-1809 com Maria Teodora de Santana (ou de Jesus), filha de João Francisco de Bem e Ana Maria de Santo Inácio - família “Manoel José do Bem”.

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 19 junho 1809 - Bom Jardim - Alf. Antonio Pereira da Silva, f.l. de Manoel Pereira da Silva e Anna Ribeira de Seixas, n. e b. nesta freguesia;c/ D. Maria Theodora de Sancta Anna, f.l. de João Francisco de Bem e D. Anna Maria de Sancto Ignacio, n. e b. vila de Barbacena.

          Pais de, q.d.:

1-1-1 Maria Joaquina casou aos 28-05-1832, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto com 2º, com Joaquim Antonio do Bem, batizado aos 14-06-1812, filho de Antonio José de Bem e Francisca Rodrigues. Família “Manoel Jose do Bem”.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 10 Aos vinte oito de Maio de mil oito centos e trinta e dois nesta Capella do Turvo da Aiuruoca em virtude da competente licença pelas onze horas a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Joaquim Antonio de Bem, filho legitimo de Antonio Jose de Bem, e Francisca Rodrigues, e Marianna Joaquina, filha legitima do Alf.s Antonio Pereira da Silva, e Maria Theodora, depois de dispensados do impedimento de consanguinidade em terceiro grao, mixto com segundo, com que se achavão ligados, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento que assignei.

P.e Arantes

Domingos Per.a da S.a

Antonio Joze de Carvalho

 

1-1-2 Felisbina Teodora de Jesus, aos 06-09-1830, casou com Joaquim José Ferreira, viúvo de Mariana Paes de Oliveira.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 3 A seis de Setembro de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo, filial da Aiuruoca pelo meio dia em virtude da licença do R.do Parocho a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio de Joaquim Jose Ferreira, Viuvo de Marianna Paes de Oliveira, e Felisbina Theodora de Jezus, filha do Alf.s Antonio Pereira da Silva, e D. Maria Theodora de Jesus, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento, que assignei.

P.e Arantes

An.to Joze de Carvalho

Lourenço Joze Leal

 

1-2 Ana Silvéria da Silva, nascida e batizada em Aiuruoca, casou na Ermida do Livramento com Manoel Martins Pacheco, natural de Prados, filho de Pedro Martins Pacheco e Ana Felícia Joaquina..

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos --- (borrado: vinte? ) e seis de fevereiro 18-- (1810?) (entre os assentos de junho 1809 e julho 1810 na Ermida do Senhor Bom Jesus do Livramento. Manoel Martins Pacheco, f.l. de Pedro Martins Pacheco e Anna Felicia Joaquina, n. e b. freg. dos Prados;c/ Anna Silveria da Silva, f.l. de Manoel Pereira da Silva e Anna de Seixas Ribeira (sic), n. e b. nesta freguesia.

 

Pais de, q.d.:

1-2-1 Floriana Maria das Neves, aos 04-10-1829, casou com João Carlos de Seixas, filho de Carlos de Seixas e Rita de Almeida, 3-3 supra.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 74  A 4 de 8br.o de 1829 nesta Matriz do Turvo, então Capella de licença o Padre João d'Almd.a Ramos assistio ao Matrimonio, q' contrahio João Carlos de Seixas, branco, idade de dezoito a.s, filho leg.o de Carlos de Seixas, e Rita M.a d'Almd.a; e Floriana Maria das Neves, f.a leg.a de M.el Ms~ Pacheco, e Anna Silveria da S.a; sendo tt.as An.to Carlos, e Cornelio Per.a d'Olivr.a: p.r não ter sido feito em tempo este assento, aqui o lancei, informado de pessoas fidedignas,  p.a a todo tempo constar.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

1-2-2 Flausina Cândida da Silva, com 15 anos em 04-07-1837, casou com Joaquim Cândido de Aquino, filho de Manoel Alves Garcia e Constancia dos Reis.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 75  A 4 de Julho 1837 na Capella do B. Jardim, de m.a licença o P.e M.el Fran.co Campos assistio ao Matr.o q' contrahio Joaq.m Cand.o d'Aq.no, f.o leg.o de M.el Alves Garcia, e Constancia dos R.s, branco, de id.e de vinte annos, e Flauzina Cand.a da S.a, br.a, de idade de 15 annos, f.a leg.a de M.el Miz~ Pacheco, e Anna Silveria; sendo tt.as M.el Fran.co d'Andr.e, e Bernardino Mendes de Seixas; de que fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

 

1-2-3 Carlota Porfíria da Silva, aos 11-11-1839, casou com Vicente da Silva Landim, filho de Manoel da Silva Landim e Ignacia Maria de Almeida.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 45  A onze de Novembro de mil oito centos e trinta e nove nesta Matris do Turvo, as honze horas e meia do dia, e em prezença das Testemunhas Joze da S.a Landim e Jacinto Carlos de Seichas recebi em Matrimonio os Contrahentes Vicente da Silva Landim, filho legitimo de Manoel da Silva Landim, e Ignacia M.a d'Almeida, ja falescida: e Carlota Porfiria da S.a, filha legitima de Manoel Miz~ Pacheco, e Silveria da S.a ja falescida, e lhes dei as bençãos nupciais de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

1-3 Maria Alves Pereira em 1805 requereu dispensa de 3º grau de consanguinidade em linha transversal para se casar com José Manso de Oliveira, filho de Domingos Manso de Oliveira e Ana Francisca da Silva, família “Nunes de Pontes”.

 

2- Antonio de Seixas Ribeiro casou primeira vez aos 23-11-1791 com Tereza Maria de Jesus, filha de José Rabelo de Macedo e Maria de Carvalho Duarte, com geração de apenas quatro filhos, descrita na família “Os Carvalho Duarte”, Cap 9º, § 11º, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 23-11-1791 Antonio Seixas Ribeiro, n. Aiuruoca, f.l. Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires = cc Teresa Maria de Jesus, desta, f.l. Jose Rabelo de Macedo e Maria Carvalho Duarte. Test.: Padre Francisco Monteiro Pereira e Francisco Carvalho Duarte.

 

Tereza Maria faleceu em 1799 e em 12-09-1800 Antonio casou em segundas com Joaquina Cândida de Jesus, filha de João Gonçalves Gomes e Francisca Escolástica de Santa Tereza. (família “Francisco Xavier de Souza”)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 12-09-1800 matriz, Capitão Antonio de Seixas Ribeiro, viúvo de [espaço]; = cc. D. Joaquina Candida de Jesus, f.l. João Gonçalves Gomes e D. Francisca Escolastica de Santa Teresa, n/b nesta.

Antonio se estabeleceu no Arraial do Turvo onde tinha casa, a Fazenda da Serra do Turvo e também terras na fazenda conhecida como “do Francês”. Faleceu aos 13-03-1809 com inventário aberto por sua segunda mulher na Ponta da Serra do Turvo, Freguesia de Aiuruoca. Em testamento declarou sua naturalidade e filiação e nomeou por testamenteiro o irmão Alferes Jose Manoel de Seixas. Declarou e nomeou os quatro filhos que tivera, todos das primeiras núpcias, e uma filha natural, descritos na família “Os Carvalho Duarte”, Cap 9º, § 11º, neste site.

 

3- Inácio de Seixas Ribeiro, natural de Aiuruoca. Aos 26-11-1787 casou com Luciana Maria (da Luz ou de Jesus), também de  Aiuruoca, filha de Manoel Francisco da Silva, natural do Arcebispado de Braga-PT e Izabel de Santo Antonio, natural da Ilha Grande. Família “Manoel Francisco da Silva”.

Aiuruoca, MG aos 26-11-1787 na Capela do Turvo se receberam Inacio de Seixas Ribeiro, filho de Antonio de Seixas Ribeiro = E Luciana Maria da Luz filha de Manoel Francisco da Silva. Testemunhas Francisco Joaquim da Encarnação e Jose de Barros.

          Em 1823, Capitão Inácio era Juiz de Órfãos da vila de Resende-RJ.

Na sessão da CM. de 21 de Junho de 1823, tomou posse de Juiz de Órfãos o Capitão Ignacio de Seixas Ribeiro. (Acervo Itamar Bopp, ficha 0002v)

Tiveram ao menos, q.d.:

3-1 Amaro José de Seixas casou com Ana Maria da Conceição, batizada em Resende aos 02-02-1800, filha de Manoel Antunes de Siqueira, natural de Taubaté-SP e Francisca Ribeira, natural de Resende, neta paterna de Antonio Cubas de Siqueira e Ana Maria da Conceição, neta materna de Francisco Lemes, natural de Baependi e Francisca Ribeira, de Lorena.

02-02-1800 Anna, n. 23-01-1800, f.l. de Manoel Antunes de Siqueira, n. Taubaté e Francisca Ribeira, n. Campo Alegre, np Antonio Cubas de Serqueira e Anna Maria da Conceição, n. Taubaté, nm de Francisco Lemes (Silva), n. Baependi e Francisca Ribeira, n. Lorena. Padr.: Francisco Lemes e sua mulher Francisca Ribeira. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (Acervo Itamar Bopp, ficha 0400)

 

08-09-1872 em Resende fal. Amaro Jose de Seixas, n. de Minas, com 88 anos, viuvo (Acervo Itamar Bopp, ficha 3528)

08-09-1872 fal. Amaro Jose de Seixas, com 88 anos n. de Minas, viuvo. (Acervo Itamar Bopp, ficha 3989)

Amaro Jose de Seixas, n. de Minas, faleceu com 88 anos de idade, viuvo, dia 01-09-1872. Pai de Ignacio de Seixas Ribeiro, Manoel Antunes de Seixas, Ponciano Jose de Seixas, Antonio de Seixas Ribeiro, Luciano Jose de Seixas, Francisco Ignacio de Seixas, Bernardino Jose de Seixas. (Acervo Itamar Bopp, ficha 4056)

          Amaro, viúvo e com 88 anos declarados, faleceu em Setembro de 1872. Tiveram, entre outros:

3-1-1 Luciana, batizada aos 20-03-1818.

20-03-1818 Luciana, f.l. de Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição; np de Ignacio de Seixas Ribeiro e Luciana Maria da Luz; nm Manoel Antunes de Siqueira, e Francisca Ribeira, todos naturais desta freguesia. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp, ficha 0945v)

3-1-2 Maria Francisca da Conceição, batizada aos 15-08-1819. Aos 03-02-1845 casou com Antonio da Fonseca Meirelles, natural de Aiuruoca e filho de Manoel Francisco Meirelles e Brigida Gervásia.

15-08-1819 Maria, f.l. de Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição; np Ignacio de Seixas Ribeiro e Luciana Maria; padr.: Antonio de Seixas Ribeiro e Maria Francisca. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp, ficha 0990)

 

03-02-1845 em S. Ana, Antonio da Fonseca Meirelles, n. Aiuruoca-MG, f.l. Manoel Francisco Meirelles e Brigida Gervasia; = cc. Maria Francisca da Conceição, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Jose de Seixas da Conceição (Acervo Itamar Bopp, ficha 2240)

3-1-3 Manoel Antunes de Seixas, batizado aos 26-10-1828. Aos 27-02-1855 casou com Maria Pereira da Conceição, filha de Antonio de Seixas Ribeiro e Ana Maria do Carmo.

26-10-1828 Manoel, f. de Amaro Jose de Seixas Ribeiro e Ana Maria da Conceição; np Ignacio de Seixas Ribeiro e Luciana Maria da Luz; nm Manoel Antunes de Siqueira e Francisca Ribeira; padr.: Antonio de Seixas Ribeiro e Manuela(?) Lemos da Silva. (Acervo Itamar Bopp, ficha 1189)

 

27-02-1855 em Santa Ana, Manoel Antunes de Seixas, n. S. Ana, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição; = cc. Maria Pereira da Conceição, n. Santa Ana, f.l. Antonio de Seixas Ribeiro e Ana Maria do Carmo. Test.: Jose Ferreira de Sousa Jr e Jose Teixeira (Acervo Itamar Bopp, ficha 2816)

3-1-4 Francisco Inácio de Seixas, batizado aos 29-01-1832. Aos 04-06-1859 casou com Rita Maria de Jesus, irmã inteira de Maria supra citada.

29-01-1832 no oratorio de S. Sebastião pelo Cura Joaquim Coração de Jesus, Francisco, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição (Acervo Itamar Bopp, ficha 2601)

 

04-06-1859 em S. Ana, Francisco Ignacio de Seixas, n. em S. Ana, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição; = cc. Rita Maria (Ephifania) de Jesus, n. S. Ana, f.l. Antonio de Seixas Ribeiro e Ana Maria do Carmo. Test.: Jose Manoel Freire e Antonio da Silva Chaves (Acervo Itamar Bopp, ficha 2920).

3-1-5 Antonio, batizado aos 15-07-1833.

15-07-1833 na paroquia de S. Bom Jesus do Ribeirão de S. Ana, Cura Joaquim Coração de Jesus, Antonio, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição; padr.: Manoel Jose Vieira e s/m Ignez Leocadia (Acervo Itamar Bopp, ficha 2602)

3-1-6 Ana Rosa da Conceição aos 09-11-1853 casou com Manoel Francisco Gomes, filho de Felipe Antonio Gomes, já falecido e Ana Maria da Conceição.

09-11-1853 em S. Ana (casa de Amaro Jose de Seixas) Manoel Francisco Gomes, n. Resende, f.l. Felipe Antonio Gomes, falecido e Ana Maria da Conceição; = cc. Ana Rosa da Conceição, n. Santa Ana, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição, Test.: Antonio Diogo Barbosa Lima e Jose Martins Carneiro Guimarães (Acervo Itamar Bopp, ficha 2768)

3-1-7 Ponciano, batizado aos 31-08-1840.

31-08-1840 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Ponciano, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana da Conceição (Acervo Itamar Bopp, ficha 2605)

3-1-8 Bonifácio, aos 17-05-1841.

17-05-1841 na Capela de S. João do Bom Jesus, Bonifacio, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição (Acervo Itamar Bopp, ficha 2606)

3-1-9 Luciano José de Seixas, com 18 anos em 10-11-1864 casou com Francisca Antunes de Siqueira, filha natural de Gertrudes Maria da Conceição.

19-11-1864 em S. Ana, Luciano Jose de Seixas, com 18 anos, f.l. Amaro Jose de Seixas e Ana Maria da Conceição; = cc. Francisca Antunes de Siqueira, n. Resende, com 16 anos, f. natural de Gertrudes Maria da Conceição. Test. : Domiciano Francisco de Oliveira e Ignacio de Seixas Ribeiro (Acervo Itamar Bopp, ficha 2997)

3-2 Izabel, batizada em Porto do Turvo aos 14-08-1788

B7: N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 agosto 1788 Porto do Turvo, Izabel, f.l. de Ignacio de Seixas Ribeiro e Lucianna Maria; padr.: Antonio Ribeiro de Seixas e Anna Maria de Almeida.

          Izabel Maria de Seixas casou com José Ferreira de Souza, filho do Alferes João Ferreira Guimarães, natural de Guimarães-PT e Izabel Maria de Souza, nascida em Prados-MG. Tiveram, entre outros, os filhos segundo Acervo de Itamar Bopp:

3-2-1 Maria, nascida em Resende-RJ aos 15-02-1815.

29-03-1815 no Oratorio de João Ferreira de Souza pelo Revdo. Antonio Francisco Pereira, Maria, n. 15-02, f.l. de Jose Ferreira de Souza e Izabel Maria de Seixas, n. Aiuruoca; np Alferes João Ferreira Guimarães, n. Guimarães e Izabel Maria de Souza, n. Prados Bisp. de Mariana; nm Ignacio de Seixas Ribeiro e Luciana Maria da Luz, n. Aiuruoca; padr.: Francisco Correa da Costa e Ignes de Santa Leocadia, mulher de Manoel Jose Vieira. (Acervo Itamar Bopp, ficha 0947)

3-2-2 Francisco, batizado aos 11-11-1816.

11-11-1816 na Matriz de Resende pelo Padre Joaquim Ramos, Francisco, f.l. de Jose Pereira de Souza e Izabel (Maria) de Seixas;np Alferes João Ferreira Guimarães e Izabel Maria de Souza; nm Ignacio Seixas Ribeiro e Luciana Maria da Luz, ambos de Aiuroca; padr.: Coronel Jose Pedro de Magalhães Louzada e Da. Luiza Maria de Jesus (Acervo Itamar Bopp, ficha 0947);

3-2-3 Margarida Ferreira de Souza aos 22-03-1840 casou com Joaquim de Oliveira Porto, portugues, filho de Jeronimo de Oliveira e Margarida Angelica

22-03-1840 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta, Joaquim de Oliveira Porto, n. Portugal, f.l. Jeronimo de Oliveira e Margarida Angelica; = cc. Margarida Ferreira de Souza, n. desta freguesia, f.l. Jose Ferreira de Souza e Izabel Maria de Seixas (Acervo Itamar Bopp, ficha 2070)

3-2-4 Felisbina Maria de Souza aos 26-10-1843 casou com Manoel Francisco de Souza, natural de S. Gonçalo-RJ e filho de Manoel de Souza Santos e Ana Francisca.

26-10-1843 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Manoel Francisco de Souza Guimarães, n/b na freg. de S. Gonçalo do Reconcavo, f.l. Manoel de Souza Sanctos e Ana Francisca; = cc. Felisbina Maria de Souza, n/b nesta freg., f.l. Alf. Jose Ferreira de Souza e Isabel de Seixas. Test,> Cap. Joaquim de Oliveira Porto e Guilherme Gomes de Azevedo (Acervo Itamar Bopp, ficha 2205)

3-3 Inácia, batizada aos 21-09-1799 em Resende-RJ.

21-09-1799 Ignacia, n. 08-09, f.l. de Ignacio de Seixas Ribeiro e Lucianna Maria da Luz, ambos n. de Aiuruoca; np de Antonio de Seixas Ribeiro, n. Ponte de Lima, Braga e Rosa Maria Pires, n. dos Prados Bispado de Mariana; nm Manoel Fancisco da Silva, freg. Brito Arc. Braga e Izabel de Santo Antonio, n. das Ilhas Grande. Padr: Joam Ferreira de Guimaráes e Rosa Maria da Piedade, dona viúva. Bat. em Resende pelo Vig. Luiz Manoel Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp, ficha 0496)

3-4 José Inácio Ribeiro, batizado aos 11-03-1804 em Resende. Casou com Maria do Espirito Santo, filha de Domingos Martins da Silva e Francisca Maria de Macedo.

11-03-1804 Jose, f.l. de Ignacio de Seixas Ribeiro e Luciana Maria; np de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria (?); nm de Manoel Francisco da Silva e ??? de Santo Antonio. Padr.: João Ferreira de Souza e Ana Maria da Silva, todos de Campo Alegre. Bat. pelo Padre José Antonio Martins de Sá (Acervo Itamar Bopp, ficha 0808)

3-4-1 Maria, batizada aos 01-11-1826.

01-11-1826 Maria, f. Jose Ignacio Ribeiro e Rita Maria do Espirito Santo; np Ignacio de Seixas Ribeiro e Luciana Maria de Jesus; nm Domingos Martins da Silva e Francisca Maria de Macedo (Acervo Itamar Bopp, ficha 1037).

 

4- Leonor Maria de Seixas, casou com o faialense Francisco Pereira, natural da Freguesia do Espírito Santo, filho de Francisco Pereira e Catarina Inácia, neto paterno de Silvestre Pereira e Catarina Duarte, neto materno de Mateus da Silveira e Catarina Dutra. FranciscoPereira faleceu com testamento aberto em 05-01-1777 e o de Catarina aberto em 01-06-1793 (testamentos neste site) e família “Manoel Luiz da Silva”.

          Tiveram ao menos q.d:

4-1 Manoel, nascido aos 01 e batizado aos 10-10-1779.

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 10 out 1779 Porto do Turvo - Manoel, nascido aos 01 do dito mes, f.l. de Francisco Pereira n. freg. Espirito Sto. da ilha do Faial, bisp. de Angra e s/m Leonor de Seixas n. da freg. de Aiuruoca; np de Francisco Pereira e s/m Catharina Ignacia da mesma freg. do Espirito Santo; nm Antonio de Seixas Ribeiro n. da freg. de S. João da Ribeira, termo da Barca, arc. Braga e s/m Roza Maria Pires n. da freg. de N. Sra. da Conceição dos Prados. Padrinhos: Jose da Silveira, solteiro e Catarina Ignacia. Todos desta freguesia.

 

5- Carlos de Seixas Ribeiro, batizado em 22-12-1762.

Aiuruoca, MG aos 22-12-1762 na Capela de N. Sra do Porto bat a Carlos, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria, foram padrinhos o Pe. Carlos Ribeiro da Fonseca e Leonor da Assunção v.ª.

          Casou aos 31-07-1792 com Rita Maria de Almeida, filha de Tomé Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos (família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º, § 1º).

Aiuruoca, MG aos 31-07-1792 na Capela de N. Sra. do Porto do Turvo e testemunhas Jose Antonio de Mattos e Jose Pinto de Almeida se receberam Carlos de Seixas Ribeiro, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires = E Rita Maria de Almeida, f.l. de Tome Bezerra de Sá e de Maria de Almeida. Naturais e batizados nesta freguesia da Aiuruoca.

Carlos e Rita foram pais de, q.d.:

5-1 Jacinto Carlos de Seixas, batizado em 1797. Em 1823 requereu dispensa de impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Maria Venancio Ribeiro, filha de Venancio Ribeiro de Barros e Maria Joaquina as Neves, família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1, § 1º.

Aiuruoca, MG livro misto 1823 - Jacinto Carlos de Seixas e Maria Venancia Ribeiro -

Q Maria e Ana de Almeida são irmãs, e daquela Maria proveio Rita e desta o orador; e de Ana proveio Maria Joaquina e desta a oradora - consanguineos em 3º grau de linha transversal igual.

Q a oradora é órfã de pai

 

237: Testemunhas:

Francisco Jose de Barros, nat desta freguesia e morador nesta aplivcação onde vive de plantar, homem branco, casado, de idade 46 anos

2ª João Pereira de Mello, natural deste bispado e morador nesta aplicação donde vive de roça, homem branco, casado, de idade 25 anos. Disse que Maria de Almeida Ramos é irmã de Ana de Almeida Ramos, e que daquela provem Rita Maria de Almeida e que desta provem o orador Jacinto Carlos de Seixas. e que daquela Ana de Almeida provem Maria Joaquina e esta é mãe da oradora Maria Venancia.

 

Depoimento da Contraente: Maria Venancia, f.l. de Venancio Ribeiro e Maria Joaquina, residente mesta freguesia. 03-06-1823

 

Juramento do orador Jacinto Carlos de Seixas, nat. desta freguesia e nela morador onde vive de roça, homem branco, solteiro de idade de 26 anos.

(...) centos e noventa e sete na Capela do Turvo bat. a Jacinto, f.l. Cap. Carlos de Seixas Ribeiro e Rita Maria de Almeida, padr.: Cap. Antonio de Seixas Ribeiro e Inacia Maria casada com Manoel da Silva Landim, e por não lançar assento em tempo faço este que assino. O Vig. Jose de Abreu e Silva.

5-2 Ana Teodora de Almeida casou com José Luis da Silva, pais de, q.d.

5-2-1 Rita Maria de Almeida, batizada em Julho 1816, padrinhos os avós materno. Aos 05-02-1838 casou com Francisco Inácio de Souza, filho de Pedro de Souza Leme e Mariana Garcia d'Almeida

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  --- aos -- julho 1816 Livramento, RITA, f.l. de Joze Luiz da Silva e Anna Theodora de Almeida; padr.: Carlos de Seixas Ribeiro e Rita Maria de Almeida avós maternos.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 36 A sinco de Fevereiro de 1838 nesta Matris do Turvo as nove horas da manhã, feitas as deligencias costumadas, e em presença das Testemunhas Fran.co Carlos de Seichas, e Custodio Joze Ferreira recebi em Matrimonio os Contrahentes Fran.co Ignacio de Souza, filho legitimo de Pedro de Souza Leme, e Mariana Garcia d'Almeida: com Rita Maria d'Almeida filha legitima de Joze Luis da Silva, e Anna Theodora d'Almeida ja falescida, e lhes dei as bençãos de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

5-2-2 Carlota, batizada aos 01-12-1822. Carlota Umbelina aos 07-07-1845 casou com Cirino José de Souza, com 22 anos, filho de Pedro de Souza Lemos e Mariana Garcia

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 01 dez 1822 Livramento, CARLOTA, f.l. de Joze Luiz da Silva e Anna Theodora de Almeida; padr.: Joze, solteiro filho de Manoel da Silva Landim e, Francisca Joaquina -------- cc Mariano Bezerra d'Almeida. Todos desta freguesia

 

Andrelandia, MG aos 07-07-1845 nesta igreja de N. Sra do Porto do Turvo, Cirino Jose de Souza e Carlota Umbelina, ambos desta freguesia. Ele branco de 22 anos, f.l. Pedro de Souza Lemos e Mariana Garcia. Ela branca de 20 anos, f.l. Jose Luiz da Silva e Ana Teodora. Test.: João Carlos de Seixas e Jose Antonio de Azevedo.

5-2-3 Maria Silvéria, aos 30-09-1849, casou com Manoel Pires de Andrade, viúvo de Ana Joaquina.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 53 A trinta de Setembro de mil oito centos e quarenta nesta Matris do Turvo, as honze horas do dia, feitas as deligencias do estilo, em prezença das Testemunhas Jacintho Carlos de Seichas, e Joze Pedro d'Almeida, e depois de dispençados do impedimento de Consanguinidade recebi em Matrimonio os Contrahentes Manoel Pires d'Andrade, Viuvo de Anna Joaquina, com Maria Silveria, filha legitima de Joze Luis da Silva, e Anna Theodora, ja falescida, de que fis este assento para constar.

Joze Pedro de Almd.a

Jacinto Carlos de Seixas

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

Pais de, q.d.:

5-2-3-1 Joaquim, batizado em 08-02-1846.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 8.02.1846, nesta Matriz do Turvo baptizei solenemente a Joaquim, fl. de Manoel Pires de Andrade e Maria Silvéria da Silva, fp. José Manoel de Andrade e Anna Theodora e nascido de 8 dias. Do que para constar.......

5-2-3-2 Francisco em 28-01-1849.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 28.01.1849, nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Francisco, fl. de Manoel Pires de Andrade e Maria Silvéria da Silva, fp. José de Almeida Ramos e Maria Victória, mulher de José Manoel da Silveira e nascido de 12 dias. Do que para constar.......

5-2-4 Luiza Lorinda da Silva, aos 21-10-1838, casou com Carlos Francisco da Silva, filho de Pedro Francisco da Silva e Isméria Maria.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 40  A vinte hum de oitubro de 1838 nesta Matris do Turvo digo a doze novembro as honze horas da manhã, e em prez.ca das Test.as An.to Carlosm e João Carlos recebi em Matr.o os Contrahentes Carlos Fran.co de Seichas, f.o leg.o digo da Silva filho leg.o de Pedro Fran.co da S.a, e Ismeria M.a: com Luiza Lorinda (*) f.a leg.a de Joze Luis da S.a, e Anna Theodora d'Almd.a, e lhes dei as bençãos de que p.a constar fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a Mtr.o

(*) À margem: Luiza Lorinda da S.a.

5-2-5 Maria Vitória Leopoldina, com 22 anos em 04-09-1848, casou com José Manoel da Silveira, com 40 anos, viúvo de Inácia Maria de Almeida.

Andrelandia, MG aos 04-09-1848 em casa de Jose Luiz da Silva, Jose Manoel da Silveira e Maria Vitoria Leopoldina. Ele, branco de 40 anos, viuvo de Inacia Maria de Almeida. Ela, branca de 22 anos, f.l. Jose Luiz da Silva e Ana Teodora, já falecida. Test.: Antonio de Araujo Lobato e David ----

5-3 João Carlos de Seixas, batizado aos 12-01-1812. Aos 04-10-1829, casou com Floriana Maria das Neves, 6-2-1 neste.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 jan 1812 Porto do Turvo, João, f.l. do cap. Carlos de Seixas Ribeiro e Rita Maria de Almeida, padr.: alf. Antonio Pereira da Silva e d. Joaquina Candida de Jesus.

 

          Pais de, q.d.:

5-3-1 Sebastiana Ludovina de Almeida casou com Joaquim Pedro de Mattos, filho de Joaquim Antonio de Mattos e sua primeira mulher Maria Madalena Nogueira  (família Manoel Francisco Braga)

(pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza): Igreja Nossa Senhora do Amparo,  cas. de 1844-1880, lv. 1; Fl 57v, 17/07/1858, no Oratório preparado na Fazenda Boa Vista, pertencente a Jose Carlos de Almeida, Joaquim Pedro de Mattos fl Joaquim Antonio de Mattos  e Maria Magdalena de Jezus já falecida com Sebastiana Ludovina d`Almeida fl João Carlos de Seixas e Florianna Maria de Jesus. Ele nasc e bat na Freg do Livramento Prov de Minas e ela nesta Freg. Test: Ignácio Caetano de Carvalho e Carlos Evangelista de Moreira.

 

5-4 Bernardina, batizada em junho de 1815

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) LDS Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - Em Junho de mil oitocentos e quinze na Capella do Livramento o Pe. José Pires, baptizou solenemente a Bernardina, fl. de Carlos de Seixas Ribeiro e de Rita Maria de Almeida, fp. Bernardino Mendes de Seixas e Luzia Maria de Jesús e por não ter sido feito em tempo, aqui o lancei agora para em todo tempo constar, informado por pessoas fidedignas. Do que para constar.......

5-5 Rosa, batizada aos 08-12-1816.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 08 dez 1816 Livramento, ROZA, f.l. do cap. Carlos de Seixas Ribeiro e d. Rita Maria de Almeida; padr.: dr. Jose Gonçalves Gomes morador na vila de S. João com pp. apresentada pelo cap. João Rodrigues d'Oliveira, e Francisca Esmeria da Encarnação.

5-6 Constantina Maria de Almeida, batizada aos 06-12-1818. Aos 03-02-1836, casou com Tomé Bezerra de Sá, filho de Joaquim Bezerra de Almeida e Francisca Esmeria da Encarnação, neto paterno Tomé Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos, neto materno Aleixo Ribeiro do Valle e Angela Joaquina de Assunção, por Ângela bisneto de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira Soares. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 36, aos 06 dez 1818 capela Turvo, CONSTANTINA, f.l. do cap. Carlos de Seixas Ribeiro e --- Maria de Almeida; padr.: alf. Joaquim de Siqueira (?) de Sá da freguesia de Baependi e Maria de Almeida mulher de Justino Francisco Braga.

 

5-7 Francisco Carlos de Seixas, aos 23-02-1843, casou com Mariana Virginia da Silva, filha de Cornelio Pereira de Oliveira e Brizida Ponciana da Silva.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 78  A vinte tres de Fevereiro de mil oito centos e quarenta e tres, nesta Matris do Turvo as honze horas e meia do dia, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das testemunhas o Capitão Antonio Pereira da Silva, e Antonio Carlos de Seichas, tendo sido dispençados do impedimento de consanguinidade em terceiro grao, mixto de segundo, recebi em Matrimonio os Contrahentes Francisco Carlos de Seichas, filho legitimo de Carlos de Seichas Ribeiro, e Rita Maria d'Almeida, com Mariana Virginia da Silva, filha legitima de Cornelio Pereira d'Oliveira, e Brizida Ponciana da Silva; e lhes dei as bençãos nupciais; de que para constar fis este assento.

An.to Pr.a da S.a

Ant.o Carllos de Sixas

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

 

Mariana Virginia casou segunda vez aos 10-11-1845 com Manoel Francisco de Andrade, viúvo de Maria Generosa, família “Manoel José do Bem”.

Andrelandia, MG aos 10-11-1845 em casa de Cornelio Pereira de Oliveira. Manoel Francisco de Andrade, viuvo de Maria Generosa e Mariana Virginia, ambos desta freguesia. Aquele branco de idade 50 anos viuvo de Maria Generosa. Esta branca 24 anos, viuva de Francisco Carlos de Seixas. Test.: Antonio Jose de Carvalho e Antonio Pereira da Silva.

 

6- José Manoel de Seixas, natural de Aiuruoca onde foi batizado aos 17-09-1765.

Aiuruoca, MG aos 17-09-1765 na Capela de N. Sra do Porto bat a Jose, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria, que nasceu em tres do dito mes,foram padrinhos -- ------------- de Sá.

          Casou aos 22-07-1793, na Capela do Livramento, com Genoveva Ponciana de Brito, filha de Manoel Mendes de Abreu e Dorothea Maria, esta filha de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes Ribeiro, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 22 jul 1793 Livramento - Joseph Manoel de Chexas, f.l. de Antonio de Chexas Ribeiro e Rosa Maria Pires; c/ Genovefa Ponciana de Brito, f.l. de Manuel Mendes de Abreu e Dorothea Maria. Ns. e bats. na freg. de Aiuruoca.

 

          Em 1831 José e Genoveva comparecem no censo do Turvo, ele com 67 anos declarados e ela com 58:

Censo do Turvo 05-12-1831, 14º quarteirão, fogo 1

Jose de Seixas Ribeiro (Jose Manoel de Seixas ?), branco, 67, casado

Genoveva Mendes, branco, 58, casado

Gabriel Antonio, branco, 25, solteiro

F. Ribeiro, branco, 18, solteiro

 

Entre os filhos de José Manoel e Genoveva:

6-1 Bernardino Mendes de Seixas casou com Generosa Cândida de Oliveira, filha de João Rodrigues de Oliveira e Teodosia Alves da Cunha, família “Bernardina Caetana do Sacramento. Tiveram numerosa geração, entre eles:

6-1-1 José, batizado em 12-09-1817.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 12.09.1817, na Capella do Livramento, o Pe. José Pires de licença baptizou solenemente a José, fl. de Bernardino Mendes de Seixas e Generosa Candida de Oliveira, todos desta freguezia do Turvo, fp. João Rodrigues Oliveira e Theodozia Alves da Cunha, avós do innocente e por não ter sido feito este assento em tempo o lancei aqui agora e nascido de 13 dias.  Do que para constar.......

6-1-2 João em 07-03-1819.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 7.03.1819, na Capella do Livramento, o Pe. José Pires de licença baptizou solenemente a João, fl. de Bernardino Mendes de Seixas e Generosa Candida de Oliveira, todos desta freguezia do Turvo, fp. José Manoel de Seixas e Genovefa Ponciana de Mendes, avós do innocente, todos desta freguezia do Turvo e por não ter sido feito este assento em tempo o lancei aqui agora informado por pessoas fidedignas e nascido de 11 dias.  Do que para constar.......

 

7- Rosa Maria de Seixas batizada em 25-01-1769.

Aiuruoca, MG aos 25-01-1769 na Capela de N. Sra do Porto bat a Rosa, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria, que nasceu em 2 do dito mes, foram padrinhos Manoel Jose de -------- e Dorotea Maria de Jesus.

          Casou com Simeão Moreira dos Santos, falecido em Fevereiro de 1807 na Fazenda da Serra do Turvo, Freguesia de Aiuruoca, Vila de Campanha e foi inventariado pela viúva em 26 de Setembro do mesmo ano.

Museu Regional de São João Del Rei – Inventários de Baependi   cx.1

Tipo de Documento – Inventário

Inventariado: Simeão Moreira dos Santos

Inventariante – Rosa de Seixas Ribeiro - viúva

Data – 26/09/1807 inicio

Local – Fazenda da Serra do Turvo, Freguesia de Aiuruoca, Vila de Campanha.

Transcrição – Moacyr Villela

Declarou que seu marido tinha falecido em dias de Fevereiro de 1807, sem testamento, deixando os filhos herdeiros:

1- Gabriel, 19 anos;

2- Antonio, 18 anos;

3- Francisco, 16 anos;

4- Doroteia, 15 anos;

5- Tomazia, 12 anos;

6- Ana, 9 anos;

7- Maria, 7 anos;

8- Jacinta, 6 anos

 

BENS-

-3 escravos;

-Partes na Fazenda da Serra do Turvo recebida em herança pelo falecimento de seu pai o Capitão Antonio de Seixas Ribeiro – 231.000

- Benfeitorias na Fazenda – 50.000

-Casas cobertas de telhas na Capela do Turvo – 20.000

MONTE MOR – 775.700

 

Tutor dos órfãos – Jose Manoel de Seixas

A viúva solicita e recebi autorização judicial do Desembargo do paço para assumir a tutela de seus filhos em 1817.

 

          Em 1831 Rosa comparece no censo do Turvo com 60 anos declarados, a filha Jacinta ainda solteira.

Censo do Turvo 5-12-1831, 14º quarteirão,  7

Roza de Seixas, branco, 60, viuva, fiadeira

Jacinta, branco, 26, solteiro, costureira

Raimunda, branco, 2

 

          Foram oito os filhos do casal:

7-1 Gabriel, batizado aos 24-07-1790.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 24 julho 1790 Porto do Turvo, Gabriel, f.l. de Semião ---eira(?) e de Roza de Cheixas, padr.: Francisco de Souza Barbosa e Marianna Theresa mulher de Vitorianno Moreira. Todos desta freguesia.

 

7-2- Antonio, 18 anos em 1807.

7-3- Francisco, 16 anos;

7-4- Doroteia, 15 anos;

7-5- Tomazia, 12 anos. Damasia Felisbina (Maria) de Castilho, batizada em 18-09-1796. Em 1824 requereu dispensa dos impedimentos de afinidade lícita e ilicita para se casar com Cap. Lourenço Martins Coelho, viúvo de Maria Teresa de Jesus e filho de Lourenço Martins Coelho e Felicia Francisca de Jesus, família “Manoel Francisco Guimarães”, neste site.

Aiuruoca, MG livro misto 1823 e 1821-1827.

08-06-1824 Cap. Lourenço Miz Coelho e D. Thomasia Felisbina

Querem se casar o Cap. Lourenço Miz Coelho, viuvo de D. Maria Teresa de Jesus, com Damasia Maria, f.l. de Simão Moreira e Rosa de Seixas, batizada e moradores nesta freguesia.

No L.º 8 de obitos a f. 261 se acha o seguinte: aos 27-03-1824 fal. Maria Teresa de Jesus cc Cap. Lourenço Martins Coelho. Jaz seu cadaver dentro da Capela do Turvo filial desta matriz.

 

No Lº 6 de batizados a f 88: aos 18-09-1796 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz de N. Sra da Conceição da Aiuruoca bat a Damasia, f.l. Simão Monteiro e Rosa de Seixas, padr.: Jose de Souza Barbosa e Ana Pereira, todos desta freguesia.

Aiuruoca 19 M.º de 1824

 

Apresentação e Juramento dos contraentes Cap. Lourenço Miz Coelho e D. Damasia Felisbina de Castilho

Cap. Lourenço Miz Coelho, homem branco, viuvo de D. Teresa Maria de Jesus, natural deste bispado de Mariana e morador nesta freguesia da Aiuruoca onde vive de lavoura, de idade 38 anos. Sua falecida mulher Maria Teresa de Jesus é consanguinea em 2º grau

D. Damasia Felisbina de Castilho, f.l. Simeão Moreira de Castilho e Rosa de Seixas, residente nesta freguesia. (...) Disse que o orador conhecera a Ana, irmã dela oradora, e por isso lhes obsta mais essa afinidade ilicita em 1º grau de linha transversa igual

 

Testemunhas:

Ildefonso Jose Pereira  (...) que o orador Cap. Lourenço Martins Coelho, em vida de sua falecida mulher Maria Teresa, tratou esponsais com a oradora Damasia Felisbina e que por falecimento daquele conheceu carnalmente a oradora ratificando a promessa de futuro matrimonio. (...) tem seis filhos do matrimonio.

Serafim de Medeiros, homem pardo, casado, natural deste bispado de mariana e morador na freg. de Santa Maria de Baependi, e cobrador de direitos desta freguesia da Aiuruoca, de idade de 40 anos.

Jose de Faria de Andrade.

7-6- Ana, 9 anos;

7-7- Maria, 7 anos;

7-8- Jacinta, 6 anos em 1807. Jacinta Leopoldina, em Andrelândia-MG aos 10-10-1842, casou com Francisco Fernandes da Silva, natural de Aiuruoca, filho de Tomé Pereira da Silva e Eufrasia Maria do Espírito Santo, neto paterno de Manoel da Silva Pereira e Inácia Francisca Xavier, neto materno de Manoel da Rocha Porto e Rita Maria da Cunha. Família “Os irmãos Cunha de Carvalho - Carvalho Cunha” § 2º.

 

8- Manoel de Seixas Ribeiro, batizado em 08-12-1771.

Aiuruoca, MG aos 08-12-1771 na Capela de N. Sra do Porto do Turvo bat a Manoel, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria, que nasceu aos trinta dias do mes de novembro do dito ano, foram padrinhos Manoel Ferreira de Brito e Maria Teresa de Jesus, mulher do dito Manoel Ferreira, todos desta freguesia.

          Em 1799 pediu a abertura de processo de dispensa para que pudesse se casar com Leonarda Rosa, com quem já vivia ha dois anos (neste site). Nessa época era tropeiro, na rota MG/RJ.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 27 julho 1799 cap. do hospital da vila de S. João del Rei - Alf. Manoel de Chexas Ribeiro, f.l. de Antonio de Chexas Ribeiro e Roza Maria Pires, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca; c/ Leonarda Rosa, f.l. de Antonio Lopes Chaves e Maria Rita, n. e b. freg. Prados.

 

          Dispensados nos impedimentos de consanguinidade em 4º grau e de afinidade como consta da sentença.

Eram parentes em 4ºgrau misto de segundo porque Leonarda era filha de Antonio Lopes e Maria Coelho, neta materna de Manoel Coelho e Maria Rita, por esta bisneta de Antonio Martins e Maria de Pontes. Maria era irmã inteira de Rosa Maria, mãe de Manoel, ambas filha de José Pires de Siqueira e Izabel de Pontes.

 

Leonarda Rosa era filha de Antonio Lopes Chaves e Maria Rita, neta paterna de Manoel João de Oliveira e de Ana Lopes Chaves, neta materna de Manoel Coelho de Oliveira, natural de Santa Maria de Lodares, Bispado do Porto e Rita Maria Nogueira, batizada em Prados-MG em 01-05-1731, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

 

  Após a morte do pai, Leonarda morou em casa do irmão Antonio Lopes antes de ir viver com Manoel. Com uma de suas irmãs Manoel teve também “relações ilícitas” o que resultou em um segundo impedimento, desta vez por afinidade em primeiro grau.

 

Ao longo do processo apareceu ainda um terceiro impedimento, porque Leonarda Rosa teria tido um relacionamento anterior com Joaquim Jose de Santa Anna, primo irmão de Manoel.

 

Manoel de Seixas Ribeiro casou em segundas aos 17-08-1820 com sua sobrinha Ana Teresa Emerenciana, filha de Antonio de Seixas Ribeiro e Maria Tereza de Jesus, nº 1 supra. Manoel e Ana comparecem no Censo do Turvo de 1831, ele com 58 anos declarados e Ana com 36.

censo do Turvo 5-12-1831, 13º Quarteirão, 9

Manoel de Seixas Ribeiro (S. mor?)*, branco, 58, casado

* assembleia Espraiado 1834- 12 votos

Anna Thereza, branco, 36, casado

Vittoria Thereza, branco, 12, solteiro

 

9- Francisco, batizado aos 16-10-1774. Não é citado no testamento materno.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos-  aos 16 out 1774 Porto do Turvo, FRANCISCO, f.l. de Antonio de Seixas Ribeiro n. de S. Miguel das Caldas termo de Guimarães arc. Braga e Rosa Maria n. da freg. de Prados deste bispado; np de Manoel de Seixas Ribeiro n. de S. João da Ribeira termo de Ponte de Lima e Anna Mendes de Azevedo da dita freg. de S. Miguel; nm de Jose Pires de Sequeira n. de S. Paulo. Padr.: alf. Jose de Barros Monteiro e Angela Pires de Moraes mulher de Mathias da Sylveira.