PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Antonio de Oliveira Gago e Ana da Cunha

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 25-abril-2019)

 

SL. 5, 325, 7-2 Maria da Assumpção, casada em 1762 na mesma vila (Mogi das Cruzes) com Manoel de Oliveira Collaço, f.º de Antonio de Oliveira Setubal, natural de Setubal, e de Izabel de Oliveira, de S Paulo, esta f.ª de Antonio de Oliveira Gago, de Santos, e de Anna da Cunha, de S. Paulo.

 

 

Bartyra Sette

Sílvia R. Buttros

 

Antonio Oliveira Gago, natural de Santos, filho de Martinho de Oliveira e de Catarina Pereira, também naturais de Santos, casou com Ana da Cunha, natural de S. Paulo, filha de Antonio da Cunha e de Paula Gonçalves, naturais e moradores em S. Paulo.

 

Segundo o de genere de Antonio de Oliveira Gago, Antonio e Ana tiveram onze filhos:

1- Isabel de Oliveira Collaço, casada.

2 e 3 duas filhas casadas e dotadas.

4- Antonio de Oliveira Gago, padre

5- João Gago de Oliveira

6- Tristão de Oliveira Gago

7- Manoel de Oliveira Gago

8- Martinho de Oliveira Gago

9- Ana da Cunha de Oliveira, solteira em 1711.

10- Josefa de Oliveira, também solteira em 1711.

11- Maria de Oliveira, idem.

 

 

1- Izabel de Oliveira (Collaça) em 1711 estava casada com Antonio de Oliveira Setubal falecido em S. Paulo em 10-09-1722 e inventariado em Mogi das Cruzes em 14-04-1734.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes-SP

Antonio de Oliveira Setubal

Viuva Izabel de Oliveira

Autos 14-04-1734

Faleceu abintestado aos 10-09-1722 no distrito da cidade de S. Paulo. Fora casado somente com ela inventariante e tiveram oito(sic) filhos sendo quatro machos e cinco femeas.

 

Titulo dos Filhos: Antonio, 25 -= Francisco 20 = Jose 17 = Manoel 16 = Angela, 22 = Rosa cc Manoel Pereira de 23 anos = Bernarda, 18 cc Sebastião dos Santos = Joana de 15 = Maria de Oliveira, defunta, cc Domingos Xavier do qual lhe ficaram 4 filhos os quais estão nas minas.

 

15-04-1734: Carta precatoria citatoria para a vila de S. Jose do Rio das Mortes, tres herdeiros a saber: Domingos Xavier como cabeça de Maria de Oliveira, Manoel Pereira como cabeça de Rosa de Oliveira e Sebastião dos Santos como cabeça de Bernarda de Oliveira.

 

Tiveram nove filhos:

1-1 Maria de Oliveira (Collaça), falecida, foi casada com Domingos Xavier (Fernandes). Com 4 filhos nas minas, família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier”

 

1-2 Antonio com 25 anos em 1734. Antonio de Oliveira Collaço faleceu na cadeia de São João del Rei e foi inventariado em 1769.

Minas Gerais SJDR 1º Oficio Lv Inventarios nº 1 de 1769-1774 (Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional)

Imagens disponibilizadas por Rercords Preservation

Resumo por Projeto Compartilhar

Inventariado Antonio de Oliveira Collasso -

Autos aos 18-dezembro-1769 na vila S. João del Rei.

Antonio de Oliveira Collasso faleceu abintestado na freguesia e vila de S. João del Rei em a cadeia dela ha de haver dois anos ou mais e era natural da vila de São Jose desta mesma comarca do Rio das Mortes, filho de Antonio de Oliveira Setubal e Izabel de Oliveira, ja defuntos, não deixou filhos mas dizem ter mais irmãos para as partes de São Paulo e que um deles se chama Jose de Oliveira.

Avaliação de bens.

 

1-3 Rosa de Oliveira, de 23 anos, casada com Cap. Manoel Pereira de Magalhães, portugues (SL. 5º, 326, 7-2).

          Pais de, q.d.:

1-3-1 Rita Pereira de Oliveira aos 25-08-1751 casou com Francisco de Figueiredo Henriques, filho de Antonio de Figueiredo Henriques e Maria Francisca

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-08-1751 Francisco de Figueiredo Henriques, f.l. Antonio de Figueiredo Henriques e Maria Francisca = cc Rita Pereira de Oliveira, f. Manoel Pereira de Magalhães e Rosa de Oliveira, n/moradora desta freguesia.

         Francisco teve a filha natural:

- Ana Rodrigues, filha natural de Pascoa Rodrigues, aos 23-05-1770 casou com Caetano do Prado, viúvo de Rita de Oliveira e filho de Tomás Gago de Siqueira e Adriana, neto paterno de Tomas Gago, neto materno de Mateus de Siqueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-05-1770 Caetano do Prado, n. da Conceição dos Guarulhos, viuvo de Rita de Oliveira, f.l. Tomas Gago de Siqueira e Adriana, np Tomas Gago e não soube da mulher deste, nm Mateus de Siqueira e não soube dizer mais nada= cc Ana Rodrigues, n. da freg. de Aiuruoca e moradora nesta, f. de Francisco de Figueiredo Henrique e Pascoa Rodrigues, e não se pode averiguar os avos. A contraente é filha natural

 

1-3-2 José Pereira de Magalhães, natural de Aiuruoca, casou duas vezes. Primeira vez com Maria Antonia, falecida no Rio das Velhas Bispado do Rio de Janeiro.

         Segunda vez aos 24-04-1778 em Cabo Verde casou com Leonor de Siqueira Gaia, natural da Vila do Principe, filha de João Gonçalves de Almeida natural da cidade de S. Paulo e Maria de Almeida, natural da freguesia do Juqueri-SP, neta paterna de João Gonçalves Figueira, natural de Santos-SP e Maria de Lara de Araújo natural de São Paulo, neta materna de José Pires de Almeida e Maria de Arruda, naturais de S. Paulo (SL. 8, 412, 2-1 e SL. 2, 176, 2-5 onde não consta no rol a filha Maria de Almeida)

(pesq. Silvia Buttros) - Livro de Casamentos de Cabo Verde-MG. Aos 24/04/1778 - José Pereira de Magalhães, nat. de Aiuruoca, viúvo que ficou de Maria Antônia, falecida no Rio das Velhas, Bispado do Rio de Janeiro, morador nesta freguesia, f.l. de Manoel Pereira de Magalhães, natural de Portugal, e de Rosa de Oliveira, neto por parte paterna, não soube dizer, e pela materna, de Isabel de Oliveira natural da Cidade de São Paulo, e do avô não disse;  com Leonor de Siqueira Gaia, nat. do Arraial da Gouveia, filial da Vila do Príncipe, Bispado de Minas, f.l. de João Gonçalves de Almeida, nat. da Cidade de São Paulo, e de Maria de Almeida, natural da freguesia de Juqueri do Bispado de São Paulo, neta paterna de João Gonçalves Figueira, natural da Vila de Santos, do Bispado de São Paulo, e de Maria de Lara de Araújo natural desta dita Cidade, neta materna de José Pires de Almeida, e de Maria de Arruda, naturais da dita Cidade de São Paulo. Testemunhas: Luís Pedrozo de Barros e Antônio José de Carvalho.

 

José e Maria Antonia tiveram, q.d.:

1-3-2-1 Maria Joaquina Pereira aos 24-02-1789 casou com Felisberto Joaquim de Oliveira, filho do Cap. Manoel de Oliveira Garcia e Bernarda Manoela de Arruda. Com geração em SL. 4º, 322, 5-2

Campanha-MG - casamentos - matriz aos 24-02-1789 Felisberto Joaquim de Oliveira, f.l. do Cap. Manoel de Oliveira Garcia e D. Bernarda Manuela de Arruda, n/b na vila de Parnaiba da Seriguama(sic) do Bispado de S. Paulo; = Maria Joaquina Pereira, f.l. do Ten. Joze Pereira de Magalhaens e D. Maria Antonia, já falecida, n/b na freguesia N. Sra. do Desterro do Rio das Velhas, de Guaiazes, Bispado do Rio de Janeiro.

 

José e Leonor tiveram, q.d.:

1-3-2-2 Alf. Antonio Joaquim Pereira de Magalhães batizado aos 03-04-1784 em Caete-MG. Aos 22-02-1808 casou com Maria Joaquina Feliciana da Silva, filha do Alf. Brás da Silva Lopes e Ana Vitória do Bom Sucesso

Livro de Batismos de Cabo Verde-MG "Aos tres dias do mes de Abril de mil e setecentos e oitenta e quatro annos nesta Igreja do Cabo Verde, por impedimento do Reverendo Vigr.o baptizei e pus os Santos Oleos ao Ignocente Antonio filho legitimo de Jose Pereira de Magalhaens, e de sua molher Dona Leonor de Siqueira Gaya, forão Padrinhos o Reverendo Antonio João de Carvalho, e Dona Maria de Araújo viuva que foy de Antonio Gonsalves, todos moradores desta Freguezia, que para constar fis este asento, era ut supra. O P.e João Bueno de Azevedo".(pesq. Silvia Buttros)

 

Livro de Matrimônios N.S. do Bonsucesso de Caeté-MG. Aos vinte e dous dias do mes de Fevereiro de mil oito centos e oito annos de licença minha nesta Parochial da Senhora do BomSucesso da Villa nova da Rainha do Caethe em prezença do Reverendo José Joaquim de Azevedo Coimbra receberão em Matrimonio o Alferes Antonio Joaquim Pereira de Magalhaens legitimo filho do Tenente Jose Pereira de Magalhaens natural da freguezia da Senhora da Conceição de Cabo Verde Bispado de São Paulo, e de Dona Leonor de Serqueira Gaia, e Dona Maria Joaquina Feliciana da Silva legitima filha do Alferes Braz da Silva Lopes e Dona Anna Vitoria do Bom Sucesso, natural desta mesma freguezia da Senhora do Bom Sucesso sendo primeiro proclamados em tres dias festivos  a Estação da Missa Conventual de que não resultou impedimento algum (?) depoimentos que prestarão e por isso habillitados por sentença do Reverendo Vigario da Vara desta Comarca de Sabará e logo lhe forão dadas as bençaons nuptiais, tudo na forma do Concilio Tridentino, e Ritual Romano, sendo testemunhas o reverendo Vigario Manuel Carvalho de Morais, e o Capitão José Alves da Cunha Porto. ".(pesq. Silvia Buttros)

 

          O casal comparece em 1831 no censo de Machado, ele com 46 anos declarados, ela com 40 e vários filhos:

censo de Machado-1831- fogo 94

Antonio Joaquim Pereira de Magalhãe, Branco, 46, Casado, Lavoura

Maria Joaquina Felicianna, Branca, 40, Casada, Costureira

José Jacinto Pereira, Branco, 21, Negociante

Antonio Caetano Pereira, Branco, 19, Negociante

Joaquim Pereira Caicheta, Branco, 15

João Pereira, Branco, 13

Francisco, Branco, 11

Luiz,  Branco, 7

Marianna Felicianna, Branca, 18, Costureira

Leonor Joaquina Branca, 16, Costureira

Maria, Branca, 9,

Rita, Branca, 3,

 

1-3-3 Manoel Pereira de Magalhães aos 16-05-1763 casou com Helena Teresa da Encarnação, natural de Mogi das Cruzes, filha do falecido João Marcelino Correa de Mattos e Maria Rodrigues Fróes, neta paterna de Marcelino Correa de Mattos e Maria Pedrosa da Cunha, neta materna de Pedro Rodrigues Froes natural de Alcobaça e Izabel Barbosa de Moraes, natural de S. Paulo, família “Manoel da Cunha”. Geração em SL. 5º, 326, 7-2.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-05-1763 Manoel Pereira de Magalhães, f.l. Cap. Manoel Pereira de Magalhães n. das partes de Portugal e Rosa de Oliveira n. da cidade de S. Paulo, np não da noticias, nm Antonio de Oliveira Setubal n. Setubal e Izabel de Oliveira n. da cidade de S. Paulo = cc Helena Teresa da Encarnação, n. desta vila, f.l. João Marcelino Correa de Mattos, falecido e Maria Rodrigues Froes, ambos nts desta vila, np Marcelino Correa de Mattos e Maria Pedrosa da Cunha nts desta vila, nm Pedro Rodrigues Froes n. de Alcobaça e Izabel Barbosa de Moraes n. da cidade de S. Paulo.

1-3-4 Francisco, batizado em Aiuruoca-MG em 25-11-1736.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 25 nov 1736 matriz, Francisco, f. de Manoel Pereira de Magalhães e s/m --- de Oliveira, padr.: Carlos Borges de Belem, solteiro e, Bernarda de Oliveira mulher de Sebastião dos Santos.

1-3-5 Bernardo em 25-01-1739.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 25 jan 1739 matriz, Bernardo, f. de Manoel Pereira de Magalhaes e Rosa de Oliveira, padr.: Antonio Gonçalves da Costa, solteiro e, Bernarda de Oliveira mulher de Sebastiam dos Santos.

1-3-6 Joaquim, em 21-01-1745.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 21 jan 1745 Serranos, Joaquim, f. de Manoel Pereira Magalhães e s/m Rosa de Oliveira, padr.: Francisco Soares Coelho e Theodora Maria de Jesus mulher de Francisco Moreira de Carvalho, todos desta freguesia.

1-3-7 Ana, também em 21-01-1745.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 21 janeiro 1745 Serranos, Anna, f. de Manoel Pereira Magalhães e s/m Rosa de Oliveira, padr.: Antonio Ferreyra de Faria e Francisca de Mendonça mulher de Bernardo Gonçalves Chaves.

1-4 Angela com 22 anos em 1734.

1-5 Francisco, com 20. Francisco Xavier de Oliveira, em Mogi das Cruzes aos 08-10-1737, casou com Teresa da Cunha Pontes, filha de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, família “Nunes de Pontes”. (SL. 5, 125, 4-4)

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-10-1737 Francisco Xavier de Oliveira, f.l. Antonio de Oliveira Setuval  Izabel de O----------- = cc Teresa da Cunha Pontes, f.l. Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes Todos nts e freg. desta.

 

1-6 Bernarda de Oliveira, 18 anos, casada com Sebastião dos Santos (Couceiro).Pais de, pelo menos:

1-6-1 Ana da Cunha, batizada em Aiuruoca aos 16-04-1741. Casou com Inacio Carlos Barbosa, batizado em Baependi aos 07-06-1724, filho de Gaspar Guterres da Silveira e de Feliciana dos Santos Barbosa Lima. Geração em aportes à GP: José Carlos Barbosa, SL Vº, 508, 3-1 = Inácio Carlos Barbosa, neste site.

Aiuruoca, MG aos 16-04-1741 nesta matriz bat Ana, f. de Sebastião dos Santos Couceiro e de s/m Bernarda de Oliveira, foram padrinhos Antonio de Oliveira da Mota, e Rita de Oliveira, solteira, todos moradores nesta freguesia,

1-7 José, 17 anos. José de Oliveira, citado no inventário do irmão Antonio.

1-8 Manoel, 16 anos. Manoel de Oliveira Collaço aos 06-01-1763 casou com Maria da Assunção, filha de Gaspar de Oliveira e Margarida Correa, família “Manoel da Cunha”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-01-1763 Manoel de Oliveira Collasso, = cc Maria da Assunção, f.l. Gaspar de Oliveira e Margarida Corrrea esta natural desta freguesia, neta paterna de Jose Tavares de Oliveira e Agueda de Benevides, todos naturais da Ilha de São Miguel, da mesma forma o dito Gaspar de Oliveira do lugar de Calhetas Rabo de Peixe. E aquele filho legitimo de Antonio de Oliveira Setubal natural de Setubal e Izabel de Oliveira Colassa filha e natural da cidade de S. Paulo deste bispado, dos avos paternos não dá noticia, avós maternos Antonio de Oliveira Gago natural da vila de Santos deste bispado e Ana da Cunha natural da cidade de S. Paulo. E o contraente Manoel de Oliveira natural da freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose bispado de Mariana fregues desta vila e a contraente e as testemunhas tambem.

1-9Joana, 15 anos em 1734.

 

4- Antonio de Oliveira Gago, batizado na capela de Itaquaquecetuba em 23-09-1686. Habilitou-se às ordens sacras:

ACMSP - Aplicação Sacerdotal (Genere et Moribus) ano 1709

Habilitando Antonio de Oliveira Gago 1709

Data da Sentença: 16 de junho de 1711

Aos 16-08-1710 nesta cidade do Rio de Janeiro me foram apresentadas duas inquirições de genere a saber por parte paterna e materna de Antonio de Oliveira Gago. Por parte dos RR Vigarios da Vara da vila de Santos e de S. Paulo.

 

Antonio de Oliveira Gago, natural e morador na vila de S. Paulo, f.l. de Antonio de Oliveira Gago, n. da vila de Santos e de s/m Ana da Cunha, n. e moradora na vila de S. Paulo, neto paterno de Martinho de Oliveira e de Catarina Pereira, naturais e moradores na dita vila de Santos, e neto materno de Antonio da Cunha e de Paula Gonçalves, naturais e moradores da vila de S. Paulo.

 

Certifico que em um dos livros dos batismos na capela de N. Sra da Ajuda de Tacoaquicetuba achei o assento do teor seguinte: aos 23-09-1686 bat a Antonio, f. de Antonio de Oliveira e de s/m Ana da Cunha. PP Baltazar da Costa da Veiga e Izabel de Siqueira. o Padre Domingos da Cunha. Hoje 24-04-1711.

 

Termo (...) ao R.do P.e (...), Capitão Pedro Alvres (...), Francisco Lopes de Siqueira, para avaliar [o que] acharem bem e ..................fielmente todos os bens que acharem do Capitão Antonio de Oliveira Gago, e de sua mulher Anna da Cunha, para segurança do patrimonio de seu filho Antonio de Oliveira Gago.

 

Aos vinte dias do mes de Abril de 1711, nesta vila de São Paulo, nas moradas do R.do Sr. Vigario da Vara Andre Baruel e perante ele apareceu o Capitão Pedro Alvres Fagundes, e Francisco Lopes de Siqueira, aos quais deu o juramento dos Santos Evangelhos, e sobre um livro dele dissessem a verdade sobre os bens que possue o Capitão Antonio de Oliveira Gago, e sua mulher Anna da Cunha, os quais avaliadores debaixo do juramento que lhes (...) prometeram dizer verdade do que soubessem (...) 

 

Relação de bens e respectivos valores (...)

Certifico eu o Pe. João Gonçalves, escrivão do Juizo Eclesiastico em como os doadores Cap. Antonio de Oliveira Gago e sua mulher Ana da Cunha tem onze herdeiros [danificado]  [danificado] o habilitando [danificado] João Gago de Oliveira, Tristão de [------------]. Manoel de Oliveira e Martinho de Oliveira.

Filhas: Ana da Cunha, Josefa de Oliveira e Maria de Oliveira, e tem tres filhas casadas e dotadas com 7.000 cruzados cada. De que fiz esta clareza. Eu padre João Gonçalves, escrivão do Juizo Eclesiastico

 

Aos 16-04-1711 nesta vila de S. Paulo em casas de morada do Cap. Antonio de Oliveira Gago onde eu tabelião fui chamado e sendo ali C. Antonio de Oliveira Gago e sua mulher Ana da Cunha e por ambos juntos, marido e mulher, me foi dito perante as testemunhas que eles tinham e possuiam nesta vila uma morada de casas de dois lanços (...) as quais davam a seu filho Antonio de Oliveira Gago para seu patrimonio (...) e o faziam de suas terças.

 

5- João Gago de Oliveira, padre. Teve, com Florentina Nunes, a filha natural:

5-1n Teresa de Jesus, natural da cidade de S. Paulo, citada no testamento da tia Ana abaixo. Em Prados aos 09-10-1730, casou com João da Silva Branco, natural da freguesia da Santíssima Trindade da ilha da Madeira, filho de Antonio Fernandes e Maria da Silva

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição [João da Silva e Teresa de Jesus] aos 09-10-1730 nesta matriz dos Prados João da Silva Branco, f.l. Antonio Fernandes e Maria da Silva da freguesia da Santissima Trindade da Ilha da Madeira = cc Teresa de Jesus, filha natural do Padre João Gago de Oliveira, irmão ainda secular e de Florentina Nunes da cidade de S. Paulo Bispado  do Rio de Janeiro e moradores o contraente nesta freguesia dos Prados. Testemunhas Manoel Moreira e Luiz Marques da Foncequa

          João faleceu no mato e foi sepultado na matriz de Prados em 12-10-1732.

Prados, MG aos 12-10-1732 nesta matriz de Prados se deu sepultura a João da Silva Branco, natural da ilha da Madeira, casado nesta com Teresa de Jesus. Falceu sem sacramentos por se achar morto no mato. Nã apareceu testamento nem consta o tivesse feito.

          Segunda vez aos 17-02-1735, Teresa casou com Antonio Correa (Massarelos), natural da freguesia de N. Sra da Boa Viagem da freguesia de Massarellos Bispado do Porto, filho de Manoel Correa e de s/m Antonia Correa.

Prados, MG aos 17-02-1735 nesta matriz se receberam Antonio Correa, natural da freguesia de N. Sra da Boa Viagem da freguesia de Massarellos Bispado do Porto, f.l. de Manoel Correa e de s/m Antonia Correa = com Teresa de Jesus, natural da cidade de S. Paulo, filha legitima(sic) de João Gago e de s/m Florencia Nunes, viúva que ficou de João da Silva Branco. Ambos moradores nesta freguesia dos Prados. Testemunhas Gonçalo Pereira, o Lic. Francisco Jose Freire e o Lic. Francisco Jose Nunes.

          Teresa faleceu em Prados aos 30-04-1792, com geração de ambos os matrimônios:

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 30-04-1792 faleceu Teresa de Jesus mulher de Antonio Correa Massarelos. Sepultada dentro da matriz de Prados.

Com João da Silva Branco, q.d.:

5-1n-1 Manoel, batizado em 17-01-1731.

Prados, MG aos 17-01-1731 nesta matriz dos Prados pus os santos a Manoel, batizado em casa por necessidade, f. de João da Silva Branco e de s/m Teresa de Jesus; foram padrinho s o Padre João da Costa da vila de S. Jose e Maria Pereira de Melo mulher de Manoel Francisco de Barros.

Com Antonio Correa Massarelos, q.d.:

5-1n-2 Maria em 22-05-1736.

Prados, MG aos 22-05-1736 nesta matriz bat a Maria, f. de Antonio Correa e de s/m Teresa de Jesus, foram padrinhos Lourenço Ferreira e Francisca da Fonseca, filha do Cap. Luiz Marques da Fonseca.

5-1n-3 Rita Maria de Jesus aos 07-10-1754 casou com Salvador Coelho, filho de Manoel Martins e Joana da Conceição, viúvo de Ursula da Trindade.

Prados, MG aos 07-10-1754 nesta freguesia e testemunhas Revdo Antonio Nuynes e Manoel Ferreira, se casaram Salvador Coelho, natural da freguesia de São Pedro, f.l. de Manoel Martins e Joana da Conceição, e viuvo de sua primeira mulher Ursula da Trindade = com Rita Maria de Jesus, natural desta freguesia, f.l. de Antonio Correa de Maçarelos e de s/m Teresa de Jesus.

Tiveram os filhos, q.d.:

5-1n-3-1 Ana, batizada em 15-03-1759.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 15-03-1759 nesta matriz bat a Ana f.l. Salvador Coelho e Rita Maria, padr.: Jose Lopes de Oliveira, solteiro e Maria de Souza mulher do Tenente Poça todos desta freguesia.

5-1n-3-2 Maria Rosa de São Boaventura aos 04-07-1781 casou com Miguel da Fonseca Cabral, natural da freguesia de Santo Antonio da Vila de S. José, filho de Manoel da Fonceca Cabral e Izabel da Cruz. Geração na família Gonçalo de Almeida Collaço.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos -matriz aos 04-07-1781 Miguel da Fonceca Cabral, f.l. de Manoel da Fonceca Cabral e Izabel da Cruz, n/b na freguesia de Sto. Antonio da Vila de S. José = Maria Rosa de São Boaventura, f.l. de Salvador Coelho e Ritta Maria, n/b nesta freguesia.

5-1n-4 João Correa Massarellos, batizado em 11-07-1741. Casou com Mariana Rosa (Vitória).

Prados, MG aos 11-07-1741 nesta matriz bat a João, f. de Antonio Correa e de s/m Teresa de Jesus, foram padrinhos Cap. Luiz Marques da Fonseca e Barbara Ferreira Brandoa mulher de Manoel Carvalho Duarte, todos desta freguesia.

         Mariana faleceu em 02-04-1791 e Furriel João em 05-01-1806:

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 02-04-1791 faleceu Mariana Rosa, mulher de João Correa Massarellos. Sepultada dentro desta matriz.

 

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 05-01-1806 nesta matriz de Prados faleceu o Furriel João Correa Maçarelos, abintestado. Sepultado dentro desta dita matriz

Tiveram os filhos, q.d.:

5-1n-4-1 Hipolita Jacinta, em S. João del Rei aos 08-02-1804, casou com João Batista das Neves, natural de S. João del Rei, filho de Amaro Coelho Pereira e Juliana das Neves - familia Amaro Coelho Pereira.

Casamentos - SJDRei, aos 08-02-1804 matriz, João Baptista das Neves, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, n/b nesta freguesia; = cc. Hypolita Jacintha, f.l. Furriel João Correa Mazarellos e Mariana Rosa, n/b na freg. Prados.

5-1n-4-2 Albina Maria Rosa em 1805 habilitou-se para casar com com João Pedro de Mello, filho do Cap. José Joaquim de Mello e Antonia Joaquina de Mello - família Gomes Sandim.

Processo Matrimonial - Aiuruoca-MG -

Data: 1805 (13 setembro)

Oradores: João Pedro de Mello e Albina Maria Rosa

Orador, f.l. Cap. Jose Joaquim de Mello e Antonia Joaquina de Mello

Oradora: f.l. João Correa Maçarelos e Maria(sic) Rosa Vitoria.

Ambos nts e bts na freg. dos Prados onde são moradores.

Impedimento: Afinididade em 2º grau por linha transversal. (segundo a 3º grau)

Alferes Luiz Gonzaga primo legitimo do orador, tivera copula ilicita com a oradora.

O dito Luiz Gonzaga é f.l. Cap. Antonio Glz de Moura e de Maria Roza de Mello esta irmã leg. do Cap. Jose Joaquim de Mello pai do orador.

Que a oradora se acha pejada do orador.

          Aparentemente o casamento não se realizou. João faleceu em Prados aos 20-12-1812, solteiro. Não foi representado no inventário dos pais.

Prados, MG obitos aos 20-12-1812 nesta matriz de Prados faleceu o Alf. João Pedro de Mello, solteiro, sepultado dentro desta matriz.

6- Tristão de Oliveira Gago, batizado em Guarulhos aos 25-11-1693.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 25-11-1693 bat Tristão f.l. Antonio de Oliveira Gago e Ana da Cunha, padr.: Hieronimo Bueno da Veiga e Margarida ----.

 

9- Ana da Cunha de Oliveira, natural da cidade de S. Paulo, casou com Luiz Gonçalves Gaya, natural de Vila Nova da Gaya Bispado do Porto.

          Ana, viúva, testou em 15-05-1747 e faleceu aos 21 do mesmo mês. Declarou as duas filhas de seu casal:

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição obitos - aos 21-05-1747 faleceu Ana da Cunha de Oliveira viuva de Luiz Gonçalves Gaya, moradora nesta freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados. Natural da cidade de S. Paulo sepultada dentro da matriz desta freguesia conforme ordenou em seu testamento cujo teor vai adiante copiado.

(...) aos 15-05-1747 eu Ana da Cunha de Oliveira, viuva (...). Test.: 1º Ten. João Gonçalves de Moura, meu genro e em 2º Lourenço Ferreira, meu genro e em 3º o Cap. Bernardo Rodrigues Dantas.

Sou n. da cidade de S. Paulo, f.l.. Antonio de Oliveira Gago e Ana da Cunha de Oliveira, moradores na dita cidade.

Fui casada com Luiz Gonçalves Gaya, ja defunto, de quem fiquei viuva e nunca fui mais casada e do dito marido tenho duas filhas: Ursula Maria casada com Lourenço Ferreira = e Maria Genebra casada com Ten. João Gonçalves de Moura e ambas são minhas herdeiras forçadas.

Declara dividas.

No texto: a minha sobrinha Teresa de Jesus mulher de Antonio Correa.

Arraial de Nossa Senhora da Conceição dos Prados aos 15-05-1747

Aprovação 15-05-1747

E não se continha mais no dito testamento (...) 21-05-1747

 

9-1 Ursula Maria de Oliveira casou aos 15-01-1732 com Lourenço Ferreira, natural da freguesia de N. Sra das Neves Bispado de Coimbra, filho de Domingos Ferreira e Domingas Dias.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 15-01-1732 nesta matriz Lourenço Ferreira, f.l. Domingos Ferreira e Domingas Dias, da freguesia de N Sra das Neves da Engeja Bispado de Colimbra = cc Ursula Maria de Oliveira, f.l. Luiz Gonçalves Gaya e Ana da Cunha, desta freguersia dos Prados Bispado do Rio de Janeiro., Test.: Manoel Dias Ladeira, Mnaoel de Pinho, o Cap. Manoel Dias de Araujo.

          Ursula Maria faleceu em 01-10-1761:

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição aos 01-10-1761 faleceu Ursula Maria, casada que foi com Lourenço Ferreira. Sepultada na matriz desta freguesia donde era natural e moradora. Não fez testamento

 

Foram filhos do casal, q.d.:

9-1-1 Dorotea Maria batizada em Prados aos 15-02-1733.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. aos 15-02-1733 nesta matriz bat a Dorotea, f.l. Lourenço e Ursula Maria de Oliveira. Foram padrinhos João Ferreira dos Santos, da vila de S. Jose, e Ana da Cunha mulher de Luiz Gonçalves Gaya.

         Aos 30-06-1750 casou com Simão Ferreira, natural da freguesia de N. Sra das Neves da Vila de Angeja Bispado de Coimbra, filho de Custódio Fernandes e Maria Dias.

Prados, MG aos 30-06-1750 nesta matriz se receberam Simão Ferreira, n/b na freguesia de N. Sra das Neves da Vila de Anjeja Bispado de Coimbra, f.l. de Custodio Fernandes e Maria Fernandes = Com Dorotea Maria, n/b nesta freguesia, f.l. de Lourenço Ferreira e Ursula Maria. Foram testemunhas o Revdo Antonio Nunes e o Coadjutor desta matriz Frutuoso Gonçalves.

Pais de, q.d.:

9-1-1-1 Antonio batizado em 01-07-1751.

Prados, MG aos 01-07-1751 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Simão Ferreira e Dorotea Maria. Foram padrinhos o Revdo Padre Jeronimo de Souza Barbosa e Maria Genebra mulher de João Gonçalves de Moura, todos desta freguesia.

9-1-1-2 José em 24-09-1753.

Prados, MG aos 24-09-1753 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Simão Ferreira n. da freg, de N. Sra das Neves da vila de Angenja Bispado de Coimbra e de Dorotea Maria, n. da freguesia dos Prados, neto paterno de Custodio Fernandes e Maria Dias, nts da mesma freguesia de N. Sra das Neves da vila de Angenja Bispado de Coimbra, neto materno de Lourenço Ferreira n. da mesma freguesia de N. Sra das Neves e de Ursula Maria n. desta freguesia dos Prados. Foi padrinho o Cap. Jose Viçoso desta mesma freguesia.

9-1-1-3 Simão em 10-09-1756.

Aiuruoca, MG aos 10-09-1756 na capela da Sra Santa Ana do Garambeo, filial da freguesia da Borda do Campo, bat a Simão, f.l. de Simão Ferreira e Doroteia Maria de Jesus, foram padrinhos Pedro Barbosa da Costa, e Leonarda da Assunção mulher do capitão João Ribeiro da Silva. E por não se fazer este assento em tempo, e para todo o tempo constar e me ter informado dos padrinhos fiz este assento.

9-1-2 Inácio em 02-04-1734.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 02-04-1734 nesta matriz bat a Ignacio, f.l. Lourenço Ferreira e Ursula Maria de Oliveira. padr.: o Padre Nicolao Tavares, vigario desta matriz, e Maria Genebra filha de Ana da Cunha.

9-1-3 Felix Ferreira de Oliveira, batizado em Prados aos 28-01-1736. Em Baependi aos 27-02-1770 casou com Maria Josefa da Conceição, filha de Manoel de Magalhães da Silva e Joana Nogueira de Jesus; família “Antonio Furquim da Luz”.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 28-01-1736 nesta matria bat a Felix, f.l. Lourenço Ferreira e Usula Maria. Padr.: Bernardo Rodrigues Dantas e Maria de Souza, mulher do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira.

 

Baependi, MG Igreja N. Sra Monserrate - Felles Ferreira de Oliveira e Maria Josefa da Conceição. Aos 27-02-1770 nesta matriz Felles Ferreira de Oliveira n/b na freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados, f.l. Lourenço Ferreira e Ursula Maria de Oliveira = cc Maria Josefa da Conceição, n/b na freg. N. Sra da Conceição da Aiuruoca, f.l. Manoel de Magalhães da Silva e Joana Nogueira de Jesus

 

Maria Josefa, viúva, aos 12-03-1794 casou com Antonio Luiz dos Santos. Geração deste matrimônio na família supracitada.

Felix e Maria tiveram, q.d.:

9-1-3-1 Ana Maria de Jesus aos 01-09-1792 casou com Luiz de Oliveira batizado em Prados em 18-02-1767, filho de outro Luiz de Oliveira natural da vila da Feira Bispado do Porto e Ana Maria de Jesus, natural de Mogi das Cruzes-SP, neto paterno de Manoel de Oliveira e Maria Fernandes, neto materno de Francisco Gomes Braga natural da cidade de Braga e Maria Francisca natural de Mogi das Cruzes.

Campanha, MG Igreja Santo Antonio. Aos 01-09-1792 na Ermida de S. Jose do Rio Verde. Luiz de Oliveira, f.l. de outro e Ana Maria de Jesus, n/b na freg. dos Prados = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Felix Ferreira de Oliveira e Maria Josefa da Conceição, n/b na freg. de Baependi. Test.: Antonio Luiz de Andrade e João Paes de Almeida.

 

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição bat.; 1743-1770 imagem 63 fls. 60v. Aos 18-02-1767 nesta matriz bat a Luiz n. aos 28-01, f.l. Luiz de Oliveira natural da vila da Feira da freg. N. Sra da Conceição Bispado do Porto e Ana Maria de Jesus n. da freg. da vila de Mogi das Cruzes bispado de S. Paulo, npaterno de Manoel de Oliveira e s/m Maria Fernandes da dita vila da Feira, neto materno de Francisco Gomes Braga n. da cidade de Braga e de s/m Maria Francisca da dita vila de Mogi das Cruzes. Assistiram as cerimonias Rita de O. de Souza e João de Mello.

 

9-1-3-2 Senhorinha Maria da Conceição aos 13-11-1799 casou com Inácio José Rodrigues, filho de Manoel Rodrigues Homem e Ana Maria de Jesus, família “Marcelo Rodrigues Tavora”.

Campanha, MG igreja Santo Antonio matr - aos 13-11-1799 na capela de S. Tome, sem impedimentos, Ignacio Jose Rodrigues, f. Manoel Rodrigues Homem e Ana Maria de Jesus, já defunta, n/b na freguesia da Aiuruoca deste bispado = cc Senhorinha Maria da Conceição, f. Felis Ferreira de Oliveira e Josefa Maria da Conceição, n/b na freg. de S. João Marques do bispado do Rio de Janeiro. Test.: Antonio Pinto da Silva e Joaquim Ferreira Gonçalves.

 

9-1-4 Manoel, batizado em 03-08-1737.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição bat. - aos 03-08-1737 nesta matriz bat a Manoel, f.l. Lourenço Ferreira e Ursula Maria, padr.: Antonio de Souza Portela, e Catarina da Assunção Xavier mulher de Bernardo Rodrigues Dantas.

9-1-5 Francisco, batizado em 18-08-1739

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição bat. Aos 18-08-1739 nesta matriz a Francisco, f.l. Lourenço Ferreira e Ursula Maria o qual tinha sido batizado em casa. Foram padrinhos João Gonçalves Chaves e Rosa Maria de Beça mulher de Luiz Marques da Fonseca, todos desta freguesia.

9-1-6 João batizado em 13-07-1741.

Prados, MG aos 13-07-1741 nesta matriz bat a João, f.l. de Lourenço Ferreira e de Ursula Maria, foram padrinhos o Revdo Dr. Pedro [-----------] da vila de São Jose e Ana de Jesus mulher do [----] Antonio Gonçalves Poça, todos desta freguesia.

9-1-7 Lourenço batizado em 24-03-1743. Faleceu aos 13-04-1750.

Prados, MG aos 24-03-1743 nesta matriz bat a Lourenço, f.l. de Lourenço Ferreira e de Ursula Maria, foi padrinho o Cap. Antonio da Silva Dias.

 

Prados, MG aos 13-04-1750 faleceu Lourenço, de idade de sete anos, f. de Lourenço Ferreira e foi sepultado dentro desta matriz.

9-1-8 Maria da Conceição Ferreira, batizada em 04-09-1745.

Prados, MG aos 04-09-1745 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Lourenço Ferreira e Ursula Maria, foram padrinhos Domingos Ferreira e Maria Genebra mulher de João Gonçalves, todos desta freguesia

         Em Aiuruoca aos 18-02-1760 casou com Francisco dos Reis Esgueira, natural da freguesia de S. Miguel de Fermelão Bispado de Coimbra, filho de Antonio Mateus Rainho e Maria Francisca.

Aiuruoca, MG aos 18-02-1760 na capela da Sra do Porto se receberam Francisco dos Reis Esgueira, f.l. de Antonio Matheus --ynho e Maria Francisca, batizado na freguesia de S. Miguel de Fermelão do Bispado de Coimbra = E Maria da Conceição, f.l. de Lourenço [dobra]ra e Ursula Maria, batizada na freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados. Test.: Antonio de Souza Ribeiro e Bento Ribeiro Salgado.

Tiveram os filhos batizados em Barbacena, q.d.:

9-1-8-1 Antonio dos Reis Ferreira em Aiuruoca aos aos 14-07-1783 casou com Maria Teresa de Jesus, filha de Manoel Francisco da Silva e Isabel Francisca do Espirito Santo. Geração na família Manoel Francisco da Silva Cap. 5º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - na Capela da Sra. do Porto do Turvo, filial desta matriz, aos 14-07-1783 se receberam Antonio dos Reys Ferreira, f.l. Francisco dos Reys Esgueira e Maria da Conceição Ferreira, n. da freguesia da Borda do Campo; = cc. Maria Theresa de Jesus, f.l. Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, n. desta freguesia.

9-1-8-2 Maria batizada em 25-08-1769.

Barbacena, MG aos 25-08-1769 na capela de Santa Ana do Garambeo bat a Maria, f.l. de Francisco dos Reis e Maria da Conceição; foram padrinhos Manoel Martins de Carvalho morador na Ibitipoca, soslteiro. Nasceu aos 25 de julho do dito ano.

9-1-8-3 José dos Reis Esgueira aos 08-06-1797 casou com Feliciana Maria de Jesus, filha de Henrique Ferreira Velho e Josefa Maria de Jesus. Geração na família Bento Faleiro.

Casamentos Barbacena, MG - Lavrinha ao 08-06-1797 José dos Reys Esgueira, f.l. de Francisco dos Reys Esgueira e Maria da Conceição Ferreira; = Feliciana Maria de Jesus, f.l. de Henrique Ferreira Velho e Josefa Maria de Jesus. Nts/bts nesta.

9-1-8-4 Francisco José dos Reis batizado em 28-07-1771. Aos 06-02-1803 casou com Genoveva Joaquina de Jesus, irmã inteira de Feliciana Maria de Jesus supra citada - família Bento Faleiro, neste site.

Barbacena, MG aos 28-07-1771 na capela de N. Sra da Conceição da Ibitipoca bat a Francisco, f.l. de Francisco dos Reis Esgueira, n/b na freguesia de S. Miguel de Fermelão Bispado de Coimbra e de Maria da Conceição, n/b na freg. de N. S. da Conceição dos Prados termo da vila de S. Jose deste bispado de Mariana, npaterno de Antonio Mateus Rainho e Maria Francisca, do mesmo termo e bispado; nmaterno de Lourenço Ferreira e Ursula Maria de Oliveira. Foram padrinhos João Pedro de Bustamante e Sá e Maria Josefa da Conceição, mulher de Felis Ferreira de Oliveira.

Pais de, pelo menos:

9-1-8-4-1 Aleixo Ferreira, com 32 anos em 02-07-1845 e dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual, casou com Maria Candida dos Reis, filha de Luiz Antonio dos Reis e Gertrudes Matildes de S. Francisco, 9-1-8-8-1 abaixo.

Andrelandia, MG matr - aos 02-07-1845 em casa de Luiz Antonio dos Reis. Aleixo Ferreira, branco de 32 anos, f.l. Francisco Jose dos Reis e Genoveva Joaquina, da freguesia de Campo Belo = cc Maria Candida dos Reis, branca 19 anos, f.l. Luiz Antonio dos Reis e Gertrudes Matildes de S. Francisco. Test.: Ildefonso Jose Pereira e João Alves Cursino. Dispensados do impedimento de consanguinidade no 2º grau igual.

9-1-8-5 Ana dos Reis foi madrinha em 1784.

Barbacena, MG - Garambeu ano de 1784 ANTONIO, f.l. de J.e Ribeiro de Carvalho e s/m Ritta Ferr.ª Padr.: Pe. Joam Teixeira Alvs e Anna dos Reis filha do Cap. Francisco dos Reys Esgueira.

9-1-8-6 Manoel dos Reis Esgueira aos 07-02-1803 casou com Maria Vicencia, filha de Henrique Ferreira Velho e Josefa Maria de Jesus, já citados. Geração na família “Bento Faleiro”.

9-1-8-7 Hipolita batizada em 1781.

Barbacena, MG no ano de 1781 na capela de Sta. Ana do Garambeo bat a Hipolita, f.l. de Francisco dos Reis Esgueira e de Maria da Conceição Ferreira da dita aplicação do GArambeo. Foram padrinhos o Revdo Jose Gonçalves de Moura e Jose Ribeiro de Carvalho. E por não aparecer este assento, me informei com pessoas veridicas e o lancei neste livro de Suplemento. Hoje 10 de junho de 1787.

9-1-8-8 Luiz batizado em 1783.

Barbacena, MG no ano de 1783 na capela de Sta. Ana do Garambeo bat a Luiz, f.l. de Francisco dos Reis Esgueira e de Maria da Conceição Ferreira, foram padrinhos João dos Reis e Maria Teresa, todos da aplicação do Garambeo. E por não aparecer este assento, me informei com pessoas veridicas e o lancei neste livro de Suplemento. Hoje 10 de junho de 1787.

9-1-8-8 Luiz batizado em 1786. Luiz Antonio dos Reis casou com Gertrudes Matildes de S. Francisco.

Barbacena, MG - Garambeu no mes de Dezembro de 1786 bat LUIZ, f.l. de Francisco dos Reys Esgr.ª e de Maria da Conceição. Padr.: João dos Reys Esgr.ª solteiro, e Maria Theresa mulher de Antonio dos Reys Ferreira.

Pais de, pelo menos:

9-1-8-8-1 Maria Candida dos Reis, com 19 anos em 02-07-1845 e dispensados do impedimento de consanguinidade no 2º grau igual, casou com Aleixo Ferreira, com 32 anos, filho de Francisco Jose dos Reis e Genoveva Joaquina 9-1-8-4-1 supra.

Andrelandia, MG matr - aos 02-07-1845 em casa de Luiz Antonio dos Reis. Aleixo Ferreira, branco de 32 anos, f.l. Francisco Jose dos Reis e Genoveva Joaquina, da freguesia de Campo Belo = cc Maria Candida dos Reis, branca 19 anos, f.l. Luiz Antonio dos Reis e Gertrudes Matildes de S. Francisco. Test.: Ildefonso Jose Pereira e João Alves Cursino. Dispensados do impedimento de consanguinidade no 2º grau igual.

 

9-1-9 Ana batizada em 03-10-1746

Prados, MG aos 03-10-1746 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Lourenço Ferreira e de Ursula Maria de Oliveira, moradores nesta dita freguesia e foram padrinhos o Revdo Dr. Amaro Gomes de Oliveira e Maria das Neves, filha do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira morador nesta dita freguesia.

9-1-10 Rita em 25-08-1748,

Prados, MG aos 25-08-1748 nesta matriz bat a Rita, f.l. de Lourenço Ferreira e de Ursula Maria de Oliveira, fregueses desta dita freguesia e foi padrinho Antonio de Araujo Braga, solteiro desta freguesia.

9-1-11 José, batizado em 18-10-1750. Padre José Ferreira da Cunha, já falecido em 10-08-1821(data do testamento do irmão Padre Narciso, seu testamenteiro).

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição bat. Aos 18-10-1750  bat Jose, f.l. Lourenço Ferreira e Ursula Maria, padr.: Cap. Jose Viçoso, todos desta freguesia.

9-1-12 Antonio em 13-06-1753.

Prados, MG aos 13-06-1753 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Lourenço Ferreira e de Ursula Maria de Oliveira, npaterno de Domingos Ferreira e s/m Domingas Dias nts e bts na freguesia de N. Sra das Neves da vila de Anjeja Bispado de Coimbra, nmaterno de Luiz Glz Gaya n/b na freguesia de Santa Marinha de Gaya Bispado do Porto e de s/m Ana da Cunha de Oliveira n/b na cidade de S. Paulo. Foram padrinhos o Revdo Vigario Manoel Martins de Carvalho e Teresa de Souza Caldas mulher do Cap. Jose Viçoso.

9-1-13 Narciso Ferreira da Cunha, batizado em 16-12-1755.

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição bat - aos 16-12-1755 bat. a Narciso, f.l. Lourenço Ferreira n. da freg. N. Sra das Neves da vila de Angeja Bispado de Coimbra e Ursula Maria de Oliveira natural desta freguesia dos Prados, np Domingos Ferreira e s/m Domingas Dias nts da dita vila de Angeja, nm Luiz Gonçalves Gaya n. da vila Nova de Gaya Bispado do Porto e s/m Ana da Cunha de Oliveira n. da cidade de S. Paulo., Padr.: o Licenciado Francisco Jose Freire, solteiro morador na vila de S. João del Rei, e Leonor da Assunçção mulher de Francisco Rodrigues Goulart moradores estes e os pais do batizado neste arraial dos Prados.

         Padre Narciso testou em 10-08-1821 e faleceu aos 13 do mesmo mês.

Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição obitos. Aos 13-08-1821 faleceu o Revdo Vigario desta freguesia de Prados, Narciso Ferreira da Cunha com todos os sacramentos. Sepultado dentro desta matriz.

Testamento: (...) Eu o Padre Narciso Ferreira da Cunha abaixo assinado, f.l. Lourenço Ferreira da Cunha e D. Ursula Maria, já falecidos, natural e matizado nesta freguesia de Prados Bispado de Mariana (...) faço meu testamento:

Declaro que sou Presbitero secular ordenado canonicamente e habilitado neste bispádo de Mariana = e antes me tinha conservado sempre solteiro.

Testamenteiros: em 1’º meu primo Cap. Manoel Glz de Moura, em 2º o Alf. Francisco de Paula Meireles e em 3º o Guarda Mor João Roiz Dantas.

Como fui testamenteiro e sou do falecido meu irmão o Padre Jose Ferreira da Cunha Vigario que foi da Igreja de ???? e como me faltou algumas couzas para cumpror no mesmo testameto eu me reporto ao mesmo testamento e meus testamenteiros cumprirão tudo o que faltar no dito testamento = ou aquilo que se achar em assento meu em uma carta particular (...).

Declaro que não tenho herdeiros necessários e por isso, cumpridas todas as minhas determinações. instituo a Francisco de Paula e Jose Maria, meus caseiros, por meus herdeiros universais.

Prados 10-08-1821 Narciso Ferreira da Silva

9-1-14 Joaquim em 14-05-1758.

Prados, MG aos 14-05-1758 nesta matriz bat a Joaquim, f.l. de Lourenço Ferreira n. da freguesia de N. Sra das Neves da vila de Angeja Bispado de Coimbra e de Ursula Maria de Oliveira n. desta freguesia dos Prados, neto paterno de Domingos Ferreira e s/m Domingas Dias nts da dita vila de Angeja, e neto materno de Luiz Gonçalves Gaya n. da vila Nova de Gaya Bispado do Porto e de s/m Ana da Cunha de Oliveira n. da cidade de S. Paulo. Foram padrinhos o Alf. Domingos Rodrigues Dantas e Maria do Sacramento Dantas, solkteira filha do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas moradores nesta dita freguesia dos Prados.

 

9-2 Maria Genebra aos 24-11-1735 casou com Ten. João Gonçalves de Moura, natural de Santo Antonio de Soutolinho Arc. de Braga, filho de Miguel Gonçalves e Maria Pam.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 24-11-1735 nesta matriz João Gonçalves de Moura, natural da freg. de Santo Antonio termo da vila de Chaves Arc. Braga, f.l. Miguel Gonçalves e Maria Pam = cc Maria Genebra, n. da freg. de N. Sra da Conceição dos Prados, f.l. Luiz Gonçalves Gaya e Ana da Cunha. Test.: o Padre Luiz Correa e o Lic. Francisco Jose Nunes.

          Faleceram ambos em Prados e foram sepultados dentro da matriz, Maria Genebra em 26-02-1776 e Cap. João em 23-08-1777.

Prados, MG obitos - Aos 26-02-1776 faleceu Maria Genebra, casada com João Gonçalves de Moura. Sepultada dentro da matriz. Faleceu sem testamento.

 

Prados, MG obitos - Aos 23 de agosto de 1777 faleceu Cap. João Gonçalves de Moira, viuvo, foi acompanhado. Sepultado dentro desta matriz dos Prados, fez seu solene testamento cujo teor é o seguinte:- (...) Eu Cap. João Glz de Moura (...) testamenteiros em 1º lugar a m/filho Joachim Gonçalves de Moura, em 2º a m/filho o Rdo. João Glz de Moura e em 3º ao Ten. João de Meirelles Coelho.

Fui casado com Maria Genebra de q tive filhos e filhas que se acham nomeados no inventario que se fez por falecimento da dita minha mulher.

(...) roguei ao Alf. Luiz Alz da Silva que este por mim fizesse e como testemunha o assinasse e eu me assino depois de me ser lido. Prados 27 de Julho de 1777 = João Glz Moira.

 

          Capitão João Gonçalves de Moura e Maria Genebra tiveram doze filhos, segundo inventário do capitão aberto aos 18-04-1778, neste site colaboração de Moacyr Villela. Luiz abaixo, já falecido:

- Luiz batizado em 23-11-1740. Faleceu solteiro em 26-03-1753.

Prados, MG aos 23-11-1740 nesta matriz bat a Luiz, f.l. de João Gonçalves de Moura e Maria Genebra, desta freguesia; foram padrinhos Antonio Gonçalves Poça e Ana de Jesus mulher do dito, todos desta freguesia.

 

Prados, MG aos 26-03-1753 faleceu Luiz, solteiro, f.l. do Ten. João Gonçalves de Moura e Maria Gertrudes, desta freguesia. Morreu de um tiro de espingarda, sepultado dentro desta igreja matriz.

9-2-1 Padre João Gonçalves de Moura, batizado em 02-07-1738. Faleceu em 21-09-1816 com testamento.

Prados, MG. Aos 02-07-1738 nesta matriz bat João, f.l. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra. Padrinhos João Gonçalves Chaves e Ursula Maria mulher de Lourenço Ferreira, todos desta freguesia.

 

Prados, MG obitos -. Aos 21-09-1816 faleceu de febre natural o Padre João Gonçalves de Moura, de idade 81 anos. Foi sepultado dentro da matriz de Prados. Fez seu testamento. (...) Eu João Gonçalves de Moura, presbitero secular do hábito de S. Pedro (...), sou f.l. Cap. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra, já falecidos, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados desta comarca das Mortes bispado de Mariana.

Testamenteiros: 1º meu irmão Cap. Manoel Gonçalves do Nascimento, morador na Lagoa Dourada; em 2º m/irmão Antonio Gonçalves de Moura, em 3º meu sobrinho Francisco de Paula Meireles.

Deixo por legado a meu irmão José Gonçalves de Moura 100$000 rs.

Instituo por meu universal herdeiro o dito meu irmão primeiro testamenteiro Cap. Manoel Gonçalves do Nascimento, e na sua falta o segundo testamenteiro e irmão já nomeado e por esta ordem o terceiro e ultimo nomeado que é meu sobrinho.

Vila de S. João del Rei 18-09-1813 Padre João Gonçalves de Moura.

9-2-2 Antonio Gonçalves de Moura, batizado em 04-09-1742. 2º testamenteiro do irmão Padre João.

Prados, MG aos 04-09-1742 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de João Gonçalves de Moura e Maria Genebra; foram padrinhos Antonio Marques, morador na freguesia de São Jose, e Izabel de Oliveira, viuva, moradora nesta dita freguesia.

         Casou em Prados aos 13-09-1770 com Maria Rosa de Santa Clara (ou Maria Rosa de Mello), ai batizada em 27-12-1752, filha de Manoel de Mello Pereira, natural da freguesia de S. Miguel da Palmeira Bispado do Porto e Clara Maria de Jesus, natural da Campanha e aí casados em 21-05-1738, neta paterna de Paulo de Mello Pereira natural de Pombeiro Arc. Braga e de Mariana da Costa natural da dita freguesia de S. Miguel da Palmeira, neta materna de Manoel Mendes do Prado e Teresa Pires de Siqueira, naturais da cidade de S. Paulo.

Prados, Matrimônios (1770, Jun-1775, Fev 113/141): Aos 13/09/1770 nessa Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados em cuja freguesia os contraentes infra são moradores feitas as denunciaçoes na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituição, sem se descobrir impedimento, como consta de sua provisão do muito Reverendo Doutor Joseph Sobral e Santo Vigário da vila desta Comarca, que fica em meu poder, na presença do Reverendo João Gonçalves de Moura, minha, e das testemunhas o Reverendo Frei Manoel da Conceição, João de Mello e outros muitos, se casarão por palavras do presente ... o Alferes Antonio Gonçalves de Moura natural desta mesma freguesia e filho legítimo do Capitão João Gonçalves e de Maria Genebra, com Maria Rosa de Santa Clara também natural desta freguesia e filha legítima de Manoel de Mello Pereira e de Clara Maria, e logo lhes dei as bençõas nupciais na forma do ritual Romano, e para constar fis este assento dia, mes e cera na supra. (pesq. Carlos J.M. Oliveira, Barbacena MG).

 

Prados, MG aos 27-12-1752 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Manoel de Mello Pereira, n. da freguesia de S. Miguel da Palmeira Bispado do Porto e Clara Maria de Jesus, n. desta freguesia, npaterno de Paulo de Mello Pereira, n. de Pombeiro Arc. Braga e Mariana da Costa, n. da mesma freguesia de S. Miguel das Palmeiras; nmaterno de Manoel Mendes do Prado e D. Teresa Pires de Siqueira, naturais da cidade de S. Paulo; foram padrinhos o Revdo. Padre João Carneiro de Barros.

 

Prados, MG matr - aos 21-05-1738 nesta matriz Manoel de Mello Pereira, f.l. Paulo de Mello Pereira e Mariana da Costa, natural da freg. de S. Miguel de Palmeira de Leça e Matosinhos Bispado do Porto = cc Clara Maria de Jesus, f.l. Manoel Mendes do Prado e Teresa Pires de Siqueira, n/b na freg. N. Sra da Conceição dos Prados deste bispado. Test.: Revdo Padre João da Costa Azevedo e Bento da Costa Silva e o Licenciado Francisco

Capitão Antonio Gonçalves de Moura faleceu em 09-07-1821; 

Prados,MG. Aos 09/07/1821 sepultou-se, por mim encomendado, dentro grades acima desta Matriz de Prados o Capitão Antonio Gonçalves de Moura, marido de D. Maria Rosa que morreu de febre na idade de setenta e nove anos com todos os sacramentos, homem branco. Vig. Antonio Rodrigues Chaves digo Felisberto Roiz Milagres (pesq. Carlos J.M. Oliveira, Barbacena MG).

Entre os filhos do casal:

9-2-2-1 Luiz batizado em 21-09-1772 em Prados. Alferes Luiz Gonzaga de Moura aos 25-09-1815 casou com Joaquina Cândida, filha do Cap. Joaquim Rodrigues Valle e Ana Luiza Monte - família Rodrigues Dantas e Silva Xavier Cap. 1º, neste site.

Prados, MG - No dia de Domingo que se contavam 21 de junho de 1772 nasceu e aos 29 do dito mes pos os santos oleos e feitos as mais cerimônias nessa Matriz de N. Senhora da Conceição dos Prados, foi batisado pelo Reverendo Coadj. João Gonçalves de Moura debaixo de condição, por ser sido batisado pelo avô paterno em necessidade. Filho legítimo do Alferes Antonio Gonçalves de Moura e de Maria Rosa de Santa Clara ambos naturais dessa mesma freguesia neto pela parte paterna do Capitão João Gonçalves de Moura natural da freguesia de Santo Antonio do Soutolinho, Termo de Chaves, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Maria Genebra natural desta dita freguesia dos Prados, pela materna neto de Manoel de Mello Pereira natural da freguesia de São Miguel de Palmeira, Bispado do Porto e sua mulher Clara Maria natural também dessa mesma freguesia dos Prados; assisti eu como padrinho e como madrinha Maria Gonçalves filha do dito Capitão Moura, todos moradores nesta freguesia dos Prados. Mes, dia e era ut supra, se acrescentou o nome ao baptisado de Luiz Gonzaga, por nascer no dia do santo desse nome, assinei o Vig. Manoel Roiz de Carvalho (pesq. Carlos J.M. Oliveira, Barbacena MG).

9-2-2-2 Pedro Gonçalves de Moura batizado aos 13-07-1773 em Prados onde aos 08-08-1814 casou com Maria de Nazaré Francisca de Paula, filha do Ten. Martinho de Faria Moreira e Maria Emerenciana de Santa Ana. Geração na família Rodrigues Dantas e Silva Xavier Cap. 1º, neste site.

Prados, MG - Nossa Senhora da Conceição. Aos 29 de junho de 1773 nasceu e aos 13 de julho do dito ano, baptizei e puz os santos oleos nesta freguezia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados a Pedro filho legítimo do Alferes Antonio Gonçalves de Moura e de Maria Roza de Santa Clara naturais e baptizados nesta frequezia, neto pela parte paterna do Capitam João Gonçalves de Moura natural e baptizado na freguezia de Santo Antonio do Soutolinho da Villa de Chaves, Arcebispado de Braga, e Maria Genebra natural e baptizada nesta freguezia dos Prados e pela materna de Manoel de Mello Pereira natural e baptizado na freguezia de Sam Miguel da Palmeira, Bispado do Porto e de Clara Maria natural e baptizada nesta freguezia dos Prados: foram padrinhos o Capitão João Gonçalves de Moura e Joanna Bernardina, solteira, filha de Manoel de Mello Pereira e para constar fiz este assento. O Coad. Luiz Roque (pesq. Carlos J. Maia de Oliveira)

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Paciencia aos 08-08-1814 Alf. Pedro Gonsalves de Moura, f.l. do Cap. Antonio Gonsalves de Moura e D. Maria Roza de Mello, n/b nesta freguesia de Prados = D. Maria de Nazare Francisca de Paula, f.l. do Ten. Martinho de Faria Moreira e D. Maria Emerenciana de Santa Anna, n/b freguesia da vila de Barbacena.

9-2-2-3 Josefa, batizada em 06-04-1775.

Prados, MG - Nossa Senhora da Conceição. Aos 21 dias do mes de Março de 1775 nasceu e aos 6 dias do mes de Abril do dito ano nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados postos os santos oleos o Reverendo Luiz Martins Roque baptizou a Josepha filha legítima do Alferes Antonio Gonçalves de Moura e de Maria Roza de Santa Clara naturais desta dita freguezia dos Prados, netta pela parte paterna do Capitam João Gonçalves de Moura natural da freguezia de Santo Antonio do Soutolinho, Termo da Villa de Chaves, Arcebispado de Braga, e de Maria Genebra natural desta mesma freguezia dos Prados, e pela materna de Manoel de Mello Pereira natural da freguezia de Sam Miguel da Palmeira, Bispado do Porto e de Clara Maria natural da sobredita freguezia dos Prados; foram padrinhos o Cap.-mór Pedro Teixeira de Carvalho e Josepha de Jesus do monte mulher do Alferes Antonio Teixeira de Carvalho, todos desta mesma freguezia. E para constar mandei fazer este adento que assignei dia, mes, em a supra. O Coad. Manoel de Almeida (pesq. Carlos J. Maia de Oliveira)

9-2-3 Joaquim Gonçalves de Moura, batizado em 20-04-1774. Inventariante paterno, com 30 anos em 1778.

Prados, MG aos 20-04-1744 nesta matriz bat a Joaquim, f.l de João Gonçalves de Moura e Maria Genebra; foram padrinhos Revdo Padre Manoel da Incarnação --tiniano e Francisca de Afonseca Marques, ssolteira, filha de Luiz Marques da Afonseca, todos desta freguesia.

9-2-4 José Gonçalves de Moura, nasceu aos 27-03-1746 e foi batizado aos 4 do mês seguinte. Legatário do irmão Padre João.

Prados, MG aos 27-03-1746 nasceu Jose, f.l. do Ten. João Gonçalves de Moura, n. da freguesia de Santo Antonio de Soutelinho Arc. de Braga e de Maria Genebra, n. desta freguesia dos Prados, npaternno de Miguel Gonçalves e s/m Maria Pão da dita freguesia de Santo Antonio de Soutelinho, neto materno de Luiz Gonçalves Gaya, n. da freguesia do Senhor da Cruz de Gaya do Bispado do Porto e de s/m Ana da Cunha de Oliveira, natural da cidade de S. Paulo. Foi batizado aos 04-04 do dito ano e foram padrinhos Jose Viçoso, homem casado, e Leonor da Assunção, solteira desta freguesia.

 

         Casou aos 22-09-1773 com Ana Paula da Assunção, natural de Baependi, filha de Paulo de Souza e de Eufrosina, que mudou na crisma para Maria do Prado.

Prados, MG aos 22-09-1773 nesta matriz e testemunhas Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho e o Cap. Antonio Gonçalves Poças, se receberam Jose Gonçalves de Moura, natural desta freguesia, f.l. do Cap. João Gonçalves de Moura e de Maria Genebra = com Ana Paula da Assunção, n/b na freguesia de Baependi, f.l. de Paulo de Souza e de Eufrosina, que mudou na crisma para Maria do Prado.

Pais de, q.d.:

9-2-4-1 Josefa Luciana Gonçalves de Santana, natural de Prados onde aos 01-06-1795, casou com Bernardo Homem da Costa, natural de Queluz, filho de Bernardo Homem da Costa e Maria Luisa - família “Henrique Cardoso Leal”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Cel. Severino Ribeiro aos 01-06-1795 Bernardo Homem da Costa, f.l. de Bernardo Homem da Costa e Maria Luisa, n/b freg. da Real Vila de Queluz = Josepha Luciana Gonçalves de Santa Anna, f.l. de Jose Gonçalves de Moira e de Anna Paula da Assumpção, n/b freg. Prados.

9-2-5 Ana Gonçalves de Moura, batizada em 23-10-1748.

Prados, MG aos 19-02-1748 nesta matriz bat a Ana, f.;l. do Ten. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra; foi padrinho Antonio de Araujo Braga, solteiro, todos desta freguesia.

         Em Prados aos 23-10-1769, casou com Julião da Costa Rezende, filho de João de Rezende Costa e Helena Maria. Geração na família “João de Rezende Costa”.

Prados,MG. Aos 23-10-1769 nesta matriz Julião da Costa Rezende, f.l. João de Rezende Costa e Helena Maria = cc Ana Gonçalves de Moura, f.l. Cap. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra. Ambos os contraentes nts e bts nesta freguesia dos Prados. Test.: Revdo João Gonçalves de Moura e João de Mello Costa.

9-2-6 Maria Gonçalves de Moura, batizada em 30-04-1750. Solteira com 26 anos em 1778.

Prados, MG aos 30-04-1750 nesta matriz bat a Maria, f.l. do Ten. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra; foi padrinho João ---------- dos Santos, solteiro da vila de São Jose.

         Aos 22-01-1783 casou com João de Meirelles Coelho, natural de S. João de Covas Arc. Braga, filho de Manoel de Meirelles e Maria Coelha.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 22-01-1783 João de Meirelles Coelho, f.l. de Manoel de Meirelles e de Maria Coelha, n. freguesia de S. João de Covas Arcebispado de Braga = D. Maria Gonsalves de Moura, f.l. do Cap. João Gonsalves de Moura e D. Maria Genebra, n/b nesta.

Entre os filhos do casal:

9-2-6-1 João, nasceu aos 15-02-1783.

Prados, MG bat. - aos 15-02-1783 nasceu e aos 24 do mesmo mes nesta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados me foi apresentado para se fazer os exorcismos e por como com efeito puz os santos oleos somente, por vir batizado por Teresa Gonçalves de Moura em necessidade, João, f.l. Cap. João de Meireles Coelho natural e bat. na freg. de S. João de Covas Arc Braga e D. Maria Gonçalves de Moura n/b nesta mesma freguesia; npaterno Manoel de Meireles e s/m Marias Coelha nts/bts na supra dita freguesia de Covas; neto materno do Cap. João Gonçalves de Moura n/b na freg. Sto Antonio de Soutelinho do Arc. de Braga e s/m Maria Genebra n. desta dita freguesia de Prados. Serviram de testemunhas o Alf. Mnaoel Lobo de Castro da freguesia de Santo Antonio da Vila de S. Jose e Ana Gonçalves mulher do Tenente Julião da Costa Rezende, moradores estes e os pais nesta já referida freguesia dos Prados.

9-2-6-2 Joaquina Gonçalves de Meirelles aos 28-08-1799 casou com Antonio José Moreira, natural de S. Pedro Bispado do Porto, filho de José Moreira e Perpétua Moreira Barbosa. Capitão Antonio José casou segunda vez com sua cunhada Ana Izabel de Meirelles 9-2-6-5 abaixo.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 28-08-1799 Antonio Joze Moreira, f.l. de Joze Moreira e Perpetua Moreira Barbosa, n/b freguesia S. Pedro de Cette Bispado do Porto = D. Joaquina Gonsalves de Meireles, f.l. do Cap. João de Meireles Coelho e D. Maria Gonsalves de Moura, n/b nesta.

9-2-6-3 Joana Gonçalves de Meirelles casou duas vezes. Aos 24-11-1802 com Alf. João Gonçalves Monte, filho do Ten. Antonio Gonçalves Monte e Joana de Souza Caldas. Geração na família “Souza Caldas”.

          Segunda vez aos 14-06-1813 casou com Severino José Monte:

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 14-06-1813 Severino Jose Monte e D. Joaquina Monte, viuva que ficou do Alf. João Gonçalves Monte. Nts/bts freguesia de Prados. Testemunhas: Cap. Antonio Jose Moreira e Cap. Antonio Gonçalves de Moura.

Em 1831 Severino estava viúvo aos 46 anos.

Censo Prados, MG 1831 transcrito por Rubens Camara.

36-  SEVERINO JOSÉ MONTES, branco, 46 anos, viuvo, lavrador;  Severino da Cruz, branco, 16 anos, solteiro, lavrador.

9-2-6-4 Maria Rosa de Meirelles aos 04-02-1807 casou com Francisco Gonçalves Poça, filho de Antonio Gonçalves Poça e Maria de Souza do Espirito Santo; família “Souza Caldas”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 04-02-1807 Cap. Francisco Gonçalves Poça, f.l. do Cap. Antonio Gonçalves Poça e D. Maria de Souza do Espirito Santo = D. Maria Rosa de Meireles, f.l. do Cap. João de Meireles Coelho e D. Maria Gonçalves de Moura. Nts/bts nesta matriz.

9-2-6-5 Ana Izabel de Meirelles aos 01-06-1813 casou com Cap. Antonio José Moreira, viúvo de Joaquina de Meirelles 9-2-6-2 supra.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 01-06-1813 Cap. Antonio Jose Moreira, morador na vila de S. Jose, viuvo que ficou de D. Joaquina de Meireles = D. Anna Izabel de Meireles, n/b nesta matriz de Prados, f.l. do Cap. João de Meireles e D. Maria Gonçalves de Moura.

9-2-6-6 Francisco de Paula Meirelles, 3º testamenteiro do tio Padre João Gonçalves de Moura. Aos 25-01-1822 casou com Prudenciana Joaquina do Espirito Santo, filha de Joaquim José Malta e Teresa de Souza Caldas, família “Souza Caldas”

9-2-7 Teresa Joaquina batizada em 11-05-1752.

Prados, MG aos 11-05-1752 nesta matriz bat a Teresa, f.l. de João Gonçalves de Moura e Maria Genebra; foi padrinho Ignacio Rodrigues ----, desta freguesia.

         Aos 02-03-1772 casou com Manoel Teixeira de Carvalho, natural de Santo Andre de Molares Arc. Braga, filho de outro e Maria de Souza.

Prados,MG matr. Aos 02-03-1772 nesta matriz, Furriel Manoel Teixeira de Carvalho, n/b na freg. de Santo Andre de Molares Conselho de Basto Arc. de Braga, f.l. Manoel Teixeira de Carvalho e Maria de Souza = cc Teresa Joaquina, n/b nesta freguesia, f.l. Cap. João Gonçalves de Moura e Maria Genebra. Test.: Revdo Manoel Rodrigues Dantas e João de Mello Costa.

Pais de,q.d.:

9-2-7-1 Francisco, batizado em 03-01-1787.

Prados, MG Igreja N Sra da Piedade aos 03-01-1787 nesta matriz bat a Francisco que nasceu aos 25 de dezembro de 1786, f.l. do Alf. Manoel Teixeira de Carvalho e Teresa Gonçalves de Moira, esta natural desta dita freguesia dos Prados e aquele de Santo Andre de Molares Concelho de Basto Arc. Braga, npaterno de outro Manoel Teixeira de Carvalho e s/m Maria de Souza, esta da freguesia de Orilli e aquele da dita freguesia de Santo Andre. E pela materna neto do Cap. João Gonçalves de Moura da freguesia de Santo Antonio de Soutelinho Comarca de Chaves e de s/m Maria Genebra desta freguesia dos Prados. Foram padrinhos o Cel. Francisco Antonio de Oliveira Lopes e s/m D. Hypolita Jacinta Teixeira.

9-2-8 Josefa Gonçalves de Moura, batizada em 07-10-1754. Com 20 anos em 1778.

Prados, MG aos 07-10-1754 nesta matriz bat a Josefa, f.l. de João Gonçalves de Moura, n. da freguesia de Santo Antonio de Soutelinho Arc. de Braga e de Maria Genebra, n. desta freguesia dos Prados, npaterna de Miguel Gonçalves e s/m Maria Pão da dita freguesia de Santo Antonio de Soutelinho, e pela materna neta de Luiz Gonçalves Gaya, n. da freguesia do Senhor da Cruz de Gaya do Bispado do Porto e de s/m Ana da Cunha de Oliveira, natural da cidade de S. Paulo. Foram padrinhos o Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho, e Catarina da Assunção de Oliveira mulher do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, todos moradores desta freguesia.

         Casou com o Alferes Pedro Gonçalves Poça, natural de Prados, filho do Cap. Antonio Gonçalves Poça, natural de Santa Marinha Arc. Braga e sua segunda mulher Maria de Souza do Espirito Santo, família “Souza Caldas”, neste site.

Tiveram os filhos, q.d.:

9-2-8-1 João batizado em 09-10-1782.

Prados-MG Igreja N Sra da Conceição bat aos 09-10-1782 nasceu e aos 27 do mesmo mês foi batizado nesta matriz de N Sra da Conceição dos Prados João, f.l. Alf. Pedro Gonçalves Poça e D. Josefa Gonçalves de Moura, ambos nts desta freguesia, npaterno do Cap. Antonio Gonçalves Poça n. da freg. de Santa Marinha da Alhera Arc. Braga e s/m D. Maria de Souza do Espirito Santo desta mesma freguesia dos Prados, e pela materna neto do Cap. João Gonçalves de Moura da freg. de Sto Antonio do Soutolinho termo de Chaves Arc. de Braga e de s/m D. Maria Genebra desta freguesia dos Prados. Foram padrinhos o Revdo Viagrio Manoel Martins de Carvalho e a supra dita avó materna do batizado.

9-2-8-2 Antonio Apolinario em julho de 1809 casou com Genoveva Luiza de Jesus, filha do Ten. Antonio Teixeira de Carvalho e Josefa de Jesus Monte, familia “Souza Caldas”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz [danificado] de Julho de 1809 Antonio Apolinario, f.l do Ten. Pedro Gonçalves Poça e D. Josefa Gonsalves de [danificado], n/b freguesia de Prados = Jenovefa Luisa de Jesus, f.l. do Ten. Antonio Teixeira de Carvalho e D. Josepha de Jesus Monte, n/b freguesia Prados.

9-2-8-3 Maria Josefa Gonçalves de Moura casou duas vezes. Em Prados aos 18-03-1804 casou com Alf. Barnabé Justiniano da Silva, exposto.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 18-04-1804 Alferes Bernabe Justiniano da Silva, exposto a D. Inacia Maria dos Reis, aplicada da Capela de Santa Ana, filial da freguesia das Congonhas donde foi batizado = D. Maria Josepha Gonçalves de Moura, f.l. do Ten. Pedro Gonçalves Poça e D. Josepha Gonçalves de Moura, n/b nesta.

          Segunda vez aos 18-01-1809 casou com Antonio Joaquim Bernardes, filho de João Bernardes Pacheco e Innocencia Maria de Jesus, família “Amaro de Freitas Almada”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 18-01-1809 Antonio Joaquim Bernardes, f.l. de João Bernardes Pacheco e Innocencia Maria de Jesus, n/b nesta = D. Maria Josepha Gonçalves de Moura, viuva do Alf. Bernabe Justiniano da Silva.

9-2-8-4 João, batizado em 31-12-1787.

Prados,MG bat. aos 31-12-1787 matriz, bat a João, f.l. Ten. Pedro Gonçalves Poça e D. Josefa Gonçalves de Moura, padr.: Cap. João Gonçalves Poça, solteiro e Ten. Julião da Costa Rezende, casado.

9-2-8-5 Ana Apolinaria aos 29-10-1806 casou com Manoel Esteves dos Santos, filho de André Esteves e Joaquina Tomasia da Silva, neto paterno de Antonio Esteves e Izabel Alves, neto materno de Manoel Coelho dos Santos e Genoveva de Almeida e Silva, família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado” Cap. 5º § 1º, neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 29-10-1806 Manoel Esteves, f.l. de Andre Esteves e Joaquina Thomazia da Silva = Ana Apolinaria, f.l. do Ten. Pedro Gonçalves Poça e Josepha Gonçalves de Moura. Nts/bts nesta.

9-2-8-6 Pedro Emigdio Poça em 05-10-1809 casou com Joaquina Maria do Nascimento, exposta.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 05-10-1809 Pedro Emigdio Poça, f.l. de Pedro Gonçalves Possa e D. Josepha [danificado], n/b freguesia de Prados = Joaquina Maria do Nascimento, exposta em casa de [danificado], batizada na freguesia de S. Jose.

9-2-8-7 Vicencia Gonçalves aos 18-10-1815 casou com João Silverio Ladeira, filho de João Dias Ladeira e Maria Josefa de Santa. Eufrasia, família “Manoel Dias Ladeira, sargento mor”.

9-2-8-8 Josefa Gonçalves Poça aos 19-11-1817 casou com José Gonçalves da Costa, filho de outro e Maximiana Francisca da Silva. Geração na família “Tomás da Costa Pamplona”.

9-2-8-9 Joaquina dos Santos Poça aos 27-11-1820 casou com Antonio Manoel Monte, filho do falecido Ajudante Manoel Gonçalves Monte e Rita Antonia de Nazaré, família “Souza Caldas”.

9-2-9 Catarina Gonçalves de Moura, batizada em 10-09-1759. Casada com José Dias de Castro Ladeira, filho do Sargento Mor Manoel Dias Ladeira e Maria Souza Caldas. Geração na família “Manoel Dias Ladeira”.

Prados,MG bat. Aos 10-09-1759 nesta matriz bat. Catarina, f.l. João Gonçalves de Moura n. de Santo Antonio de Soutolinho, Arc. Braga e Maria Genebra, n. desta freguesia; npaterna de [danificado] Gonçalves e s/m Maria Pam da freguesia de Santo Antonio; nmaterna de Luiz Gonçalves Gaya n. de Gaya Bispado do Porto e s/m Ana da Cunha n. da cidade de S. Paulo. Foram, padrinhos Jose Rodrigues Medina assistente da freguesia de Congonhas e Teresa de Souza Caldas, viuva do Cap. Jose Viçoso..

9-2-10 Vicência Gonçalves de Moura batizada em 17-10-1756.

Prados, MG aos 17-10-1756 nesta matriz bat a Vicencia, f.l. do Cap. João Gonçalves de Moura, n. da freguesia de Santo Antonio de Soutelinho Arc. de Braga e de Maria Genebra, n. desta freguesia dos Prados, npaterna de Miguel Gonçalves e s/m Maria Pão da dita freguesia de Santo Antonio de Soutelinho, e pela materna neta de Luiz Gonçalves Gaya, n. da freguesia do Senhor da Cruz de Gaya do Bispado do Porto e de s/m Ana da Cunha, natural da cidade de S. Paulo. Foram padrinhos o Lic. Francisco da Costa e Maria Rodrigues do Sacramento, filha do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, todos moradores nesta freugesia dos Prados.

         Aos 18-08-1773 casou com Alf. Antonio Alvares Correa, natural de S. José, filho de Domingos Alvares e Maria Correa de Alvarenga, neto materno de Antonio Correa de Alvarenga e sua segunda mulher Catarina Paes de Camargo - aportes à GP: Antonio Correa de Alvarenga- SL. V, 281, 3-1, neste site.

Prados, MG matr 1770-1775 im 127 aos 18-08-1773 nesta matriz se receberam Antonio Alves Correa, n/b na freguesia de Santo Antonio da vila de S. Jose, f.l. de Domingos Alvares e Maria Correa de Alvarenga = e Vincencia Joaquina de Moura, n/b nesta freguesia dos Prados, f.l. do Cap. João Gonçalves de Moura e de Maria Genebra. Testemunhas o Reverendo Antonio Correa de Azevedo e o Padre Manoel de Almeida (indicação de William Horst Richter).

         Alf. Antonio e Vicencia tiveram os filhos, q.d.:

9-2-10-1 Francisco de Paula Alvares de Moura, batizado aos 05-09-1774 em S. José. Em Santa Barbara-MG aos 09-05-1809 casou com Joana Rosa de Alvarenga, filha do Ten. Francisco da Costa Lage e Senhorinha Maria Clara de Andrade

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-09-1774 na capela da Lage, bat a Francisco, f.l. Alf. Antonio Alves Correa e D. Vicencia Glz de Moura, padr.: Antonio Marques Monteiro e s/m Catarina Alvares

 

Santa Barbara, MG matr - aos 09-05-1809 na capela de N Sra do Rosario da Itabira filial da matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara Alf. Francisco de Paula Alvares de Moura, f.l. Alf. Antonio Alvares Correa e D. Vicencia Alvares de M digo Gonçalves de Moura, natural e batizado na freguesia de S. Jose = cc D. Joana Rosa de Alvarenga,. f.l. Ten. Francisco da Costa Lage e D. Senhorinha Maria Clara de Andrade, nat. e batizada nesta sobredita freguesia. Test.: Revdo Silvestre a Silva Araujo e Cap. João Francisco de Andrade.

9-2-10-2 Maria batizada em 09-06-1789.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-06-1789 Lage, Maria, f.l. Alf. Antonio Alvares Correa e D. Vicencia Gonçalves de Moura, moradores na aplicação da capela da Lage, padr.: Jacinto Ferreira de Aquiar.

9-2-10-3 Ana em 27-07-1790.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-07-1790 Lage, Ana n. aos -- do dito mes e ano, f.l. Alf. Antonio Alvares Correa e D. Vicencia Gonçalves de Moura, padr.: João Alvares Correa e s/m Tomasia(?) Maria da Conceição moradores na aplicação da capela de S. Tiago da freguesia da vila de S. João del Rei.

9-2-11 Manoel com 16 anos em 1778. Capitão Manoel Gonçalves do Nascimento, testamenteiro e herdeiro do irmão Padre João Gonçalves de Moura. Aos 15-06-1808 na capela do Barroso filial de Barbacena, casou com Maria Teresa, filha de Lourenço Pinto Barbosa e Maria de Jesus Monte, família “Souza Caldas”.

9-2-12 Joaquina Gonçalves de Moura, com 15 anos em 1778. Aos 21-09-1779 casou com Vicente da Costa Silva, filho de Estacio da Costa e Feliciana Teresa. Geração na família “Valentina de Mattos”.