PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Soares Louzada

(atualizado em 22-outubro-2015)

 

 

Nota: neste estudo, para evitar repetições desnecessárias, não colocamos em cada termo encontrado no acervo do Dr. Itamar Bopp a citação completa da fonte.  Apenas no fim e entre parênteses () o número da ficha. A fonte completa, nestes casos, é:

BOPP, Itamar- Acervo Pessoal, digitalização Bartyra Sette e Regina Junqueira, cedente José Eduardo de Oliveira Bruno.

 

 

Antonio Soares Louzada, natural de Guaratinguetá-SP, casou com Maria Bicudo Leme, natural de Jacarei-SP. Na primeira metade do século XVIII o casal se estabeleceu em Aiuruoca-MG e já eram falecidos em 1780 (casamento do filho Januário).

 

Seus filhos foram povoadores de Campo Alegre da Paraiba Nova (Resende-RJ). Dentre eles:

1 - Antonio Soares Louzada          § 1º

2- Rosa, batizada em Aiuruoca em 09-03-1738.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 aos 09 março 1738 Rosario, Rosa, f. Antonio Soares Lousada e Maria Bicuda Leme, padr.: cap. Jeronimo de Oliveira Azeredo e s/m d. Jeronima Pereira.

3- Rosa Soares                              § 3º

4- Januário Soares Louzada         § 4º

5- Janusoz, batizado aos 10-02-1747

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 10 fev 1747 Lagoa, Janusoz (sic) f. de Antonio Soares Louzada e s/m Maria Bicuda Leme, padr.: Jeronimo de Oliveira e Lourenço de Freitas.

6- Nicolau Soares Louzada            § 6º

7- Maria Soares Louzada               § 7º

 

 

 

§ 1º - Antonio Soares Louzada

(atualizado em 26-novembro-2012)

 

1- Antonio Soares Louzada nasceu em Jacarei-SP e foi com os pais para Aiuruoca, onde nasceram irmãos seus. Mudou-se depois para Campo Alegre onde faleceu e deixou geração.

Casou duas vezes. Primeira vez com Margarida Antonia de Freitas, natural de Taubaté-SP. Aos 25-05-1777, viúvo, casou segunda vez com Maria da Trindade de Jesus, natural de Pindamonhangaba, filha de José Garcia da Rosa e Maria Rosa de Jesus.

25-05-1777 na matriz de Campo Alegre pelo Padre Coadjutor José Lopes de Oliveira.  Antonio Soares Louzada, viúvo que ficou de Margarida de Freitas, falecida nesta freguesia; = cc. Maria da Trindade, n/b na vila de B. Sucesso de Pindamonhangaba, f.l. de José Garcia da Rosa e Maria Rosa de Jesus (0185)

Antonio faleceu aos 28-02-1803, com geração dos dois matrimônios. Maria da Trindade convolou segundas nupcias aos 13-10-1810 com Agostinho Alves Marinho, viúvo de Quitéria Pedrosa de Moraes falecida em Resende em 06-05-1809 com geração.

13-10-1810 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Agostinho Alves Marinho, viuvo que ficou por falecimento de Quiteria Pedrosa de Moraes; = casou em 2as. nupcias com Maria da Trindade, viuva que ficou por falecimento de Antonio Soares Louzada no dia 28-02-1803, enterrado na Capela de Santa Ana, envolto com o hábito de S. Francisco, encomendado conforme o ritual, com todos os sacramentos, pelo Padre Agostinho Luiz Pereira de Andrade. (1180)

 

06-05-1809 Quitéria Pedroza, cc. Agostinho Alves Marinho, morreu de caimbras e com todos os sacramentos da penitência, de idade ?1 anos, sep. dentro da matriz de Resende (1235)

 

Antonio e Margarida tiveram, q.d.:

1-1 Agostinha Soares Louzada, nascida em Piraí-RJ. Aos 10-05-1791 casou com Francisco Xavier Barbosa, com 28 anos e viúvo de Izabel de Amorim falecida em Lorena-SP.

10-05-1791 na Igreja Matriz de N.S. da Conceição do Campo Alegre, perante o Vigario da Vara o Reverendo João Antunes Cordeiro, com o Padre Antonio de Campos Maciel, escrivão no impedimento do atual. Francisco Xavier Barbosa, viúvo que ficou por falecimento de Izabel de Amorim, sepultada na freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Vila de Lorena, Bispado de S. Paulo, de onde veio, logo que enviuvou, para esta freguesia e que tem a idade de 28 anos; = cc. Agostinha Soares Louzada, n/b na Capela de Sant'Anna do Pirai, filial desta freguesia e f.l. de Antonio Soares Louzada e Dona Margarida de Freitas, e que tem a idade de 23 anos. Perante as testemunhas: Januário Soares Louzada, casado, natural da freguesia de N.S. da Conceição de Aiuruoca, Bispado de Mariana, morador nesta freguesia e que vive de sua lavoura, e de 45 anos de idade; Diogo Barbosa Lima, homem casado, natural da vila de Guaratinguetá, Bispado de S. Paulo, morador desta freguesia, de idade de 72 anos e que vive de sua lavoura. (0028)

 

          Francisco, natural de Guaratinguetá-SP, era filho de Diogo Barbosa Lima e Maria da Silva Fonseca Osoria.

          Agostinha, já falecida em 1814, e Francisco tiveram, q.d.:

1-1-1 Maria Soares Louzada, natural de Resende onde aos 12-01-1811 casou com João Alves Ferreira, viúvo de Maria da Silva Soares 1-6-2 abaixo.

12-01-1811 em Resende pelo Vigario José Antonio Martins de Sá. João Alves Ferreira, viuvo por falecimento de Maria da Silva Soares; = cc. Maria Soares Louzada, n. desta freguesia, f.l. de Francisco Xavier Barbosa e Agostinha Soares; test.: Diogo Barbosa Lima e Manoel da Silva Soares (0829)

1-1-2 Bento, batizado em 10-06-1802

10-06-1802 Bento, f.l. de Francisco Xavier Barbosa, n. Guaratingueta e Agostinha Soares Louzada, n/b nesta freguesia; np Diogo Barbosa Lima e Maria da .... Afonseca, n/b na vila de Guaratingueta; nm Antonio Soares Louzada, n/b Bisp. de S. Paulo e Margarida Antonia n/b na vila de Taubaté. Bat. em Resende pelo Padre Manoel Gonçalves Fialho (0642)

1-1-3 Antonio Xavier Barbosa aos 03-02-1814 casou com Luzia Ferreira Villas Boas, batizada aos 11-12-1798 e filha do Capitão Manoel Ferreira Leme, natural de Lorena-SP e Rosa Villas Boas da Silva, neta paterna de Bartolomeu de Amorim Ferreira, natural da cidade do Porto-PT e Rosa Leme de Camargo, natural de Guaratinguetá, neta materna de João de Villas Boas Pereira, natural de Lisboa-PT e Maria da Silva de Jesus.

03-02-1814 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Antonio Xavier Barbosa, f.l. de Francisco Xavier Barbosa e Agustinha Soares Louzada, já defunta; = cc. Luzia Ferreira Villas Boas, bat. 11-12-1798 na matriz de Resende, f.l. do Capitão Manoel Ferreira Leme, n. Lorena e Rosa Villas Boas da Silva, ambos já defuntos; np de Bartholomeu de Amorim Ferreira, n. da cidade do Porto e Rosa Leme de Camargo, n. da vila de Guaratinguela; nm de João de Villas Boas Pereira, n. da cidade de Lisboa e Maria da Silva de Jesus; batizada pelo Padre Antonio de Mattos Nobrega de Andrade e foram padrinhos o Reverendo Joaquim Jose da Silva e Protetora N.S. (1209)

 

11-12-1798 Luzia, n. 01-12, f.l. do Tenente Manoel Ferreira Leme e Da. Rosa Villas Boas e Silva, n. de Lorena Bispado de S. Paulo, np de Bartolomeo de Amorim Ferreira, n. da cidade do Porto, Portugal. e Rosa Lemes de Camargo, n. de Guaratinguetá, nm de Joam de Villas Boas Pereira, n. da cidade de Lisboa e Clara da Silva de Jesus, n. de Lorena. Padr.: Reverendo Joaquim Jose da Silva e Protetora N.S. Bat. em Resende, pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada.. (0192)

1-2 Tenente José Soares Louzada casou com Izabel Fernandes, natural de S. João Marcos-RJ, filha de Mathias Fernandes, natural de  Santiago de Cordaly Bispado do Porto e Ana Correa, natural de Inhauma-RJ. Tiveram, q.d.:

1-2-1 Manoel, batizado aos 01-11-1795 em Pirai-RJ.

No primeiro de Novembro de mil e sette centos e noventa e sinco na Capella de Santa Anna no Pirahy, filial da freguesia de Sam Joam Marcos, batisou solenemente e pos os Santos Oleos, de licença minha, o Reverendo Padre Agostinho Luiz Pacheco de Andrade, a Manoel que nasceo aos dez de oitubro do dito anno, filho legitimo do tenente Jose Soares Louzada, natural desta freguesia e de Izabel Fernandes, natural de Sam Joam Marcos, nepto paterno de Antonio Soares Louzada, natural de Jacarehi Bispado de Sam Paulo e de Margarida Antonia, natural de Tabuaté do mesmo Bispado; e materno de Mathias Fernandes natural de Santiago de Cordaly Bispado do Porto e de Anna Correa natural de Inhauma, foram Padrinhos Antonio Jose de Soiza por procuração que fes o Capitam Jose Gonçalves de Moraes e Anna Clara de Soiza, do que, digo todos fregueses desta freguezia, do que para constar fis este acento em que me asiney, an.to de Matos Nobrega de Andr.e. (0608v)

1-2-2 Maria Soares Louzada aos 07-09-1809 casou com Salvador Vieira dos Santos, natural de Guaratinguetá com 25 anos, filho de Bento Vieira Machado, já falecido e Francisca Maria de Jesus. (SL. 3º, 74, 5-2)

07-09-1809 em Resende pelo Padre Adjunto João Antonio Viveiros Nogueira. Salvador Vieira dos Santos, n. Guaratingueta, f.l. de Bento Vieira Maxado, já defunto e Francisca Maria de Jesus; = cc. Maria Soares Louzada, n. desta freguesia, f.l. do Tenente Jose Soares Louzada e Izabel Fernandes; test.: Diogo Barbosa Lima e Alexandre Alves de Oliveira (0818 d.c/1142) 1142: pelo Padre Antonio Martins de Sá. Salvador, com 25 anos de idade. Test.: João Fernandes da Silva, casado, com 74 anos, vive de s/lavoura; Alexandre Alvares da Silveira, casado, morador nesta vila, v/de suas lavouras, com 50 anos; Antonio Ramos de Oliveira, casado, que v/lavouras, de 27 anos.

 

1-3 Maria Faustina Soares aos 20-04-1777 casou com Claudio Ferreira dos Santos, natural de Aiuruoca-MG e filho de Fernando Ferreira da Costa, natural de Lisboa-PT e Rita Maria de Siqueira natural de Aiuruoca e aí casados em 14-07-1749, neto paterno de José Ferreira e Maria da Conceição, neto materno de Nicolau Rodrigues Moreira e Izabel Nunes de Siqueira

20-04-1777 na matriz de Campo Alegre pelo Vig. Coadj. Jose Lopes de Oliveira. Claudio Ferreira dos Santos, n/b na freg. da Capela de N.S. Rosario de Aiuruoca, f.l. de Fernando Ferreira da Costa e Ritta Maria de Siqueira; = cc. Maria Faustina Soares, n/b nesta freguesia, f.l. de Antonio Soares Louzada e Da. Margarida Maria, já defunta (0346)

 

B7: Igreja N. Sra. da Conceião de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes,  aos 14 jul 1749 - Alagoa - Fernando Ferreira da Costa, n. e b. freg. Santo Estevam de Al---ana da cidade de Lisboa, f.l. de Jose Ferreira e s/m Maria da Conceição;

c/ Rita de Sequeira, n. e b. freg. Sra. da Conceição de Aiuruoca, f.l. de Niculao Rodrigues Moreira e s/m Izabel Nunes de Sequeira.

1-4 Manoel Soares Louzada, natural de Resende onde aos 07-05-1792 casou com Ana Vaz (ou Fernandes), viúva de Manoel das Neves e filha de Matheus Fernandes de Mendonça, natural de Santiago de Cordielas Arc. de Braga e Rosa Maria, natural de S. José do Rio de Janeiro.

07-05-1792 na Matriz de Campo Alegre pelo Padre João Antunes Cordeiro. Manoel Soares Louzada, n/b nesta freguesia de Campo Alegre, f.l. de Antonio Soares Louzada e Margarida Antonia Soares; = cc. Anna Vaz (Fernandes), viuva que ficou por falecimento de seu marido Manoel das Neves, sep. na freg. de Santa Ana do Pirai (0539)

Pais de, q.d.:

1-4-1 Alexandre Soares Louzada, batizado aos 13-11-1793. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 1815, casou com Ana Soares do Prado 3-3-2 abaixo.

1815 - O Dr. Antonio Rodrigues de Miranda, Cavalleiro da Ordem de Cristo, Conego da Real Capela da Corte do Rio de Janeiro, Juiz de Casamentos e residiuos, etc..etc... diz: - nos autos de justificação de casamento em 22-7-1815 a petição seguinte:

Dizem os oradores Alexandre Soares Louzada e Anna Soares do Prado que para se casarem se tem contratado e o não podem fazer, sem que primeiro sejam por V.Exma Reverendissima dispensados dos terceiro grao de consanguinidade em linha transversal, porquanto:

- Que Antonio Soares Louzada era legitimo irmão de Rosa Soares mãe de Manoel Soares Godinho, pai da oradora.

- Que daquele Antonio Soares Louzada procedeu Manoel Soares, pai do orador.

Que os oradores são das principais familias deste pais, o qual pela sua esteiteza é falto de homens suficientes em tres wualidades:-

- Que a oradora é orfã de pai e mãe aleijada no fundo de um leito, que não se casando com o orador ficara exposta as ultimas miserias pela sua pobreza e becessidade.

- que o orador nada tem em si, porem pode herdar de seus pais até duzentos mil réis e que pela sua industria é capaz de a ter e manter.

- a oradora não foi raptada, antes honesta vive em casa de sua mãe pelo que: Pedem a V. Rema., ex-vi das faculdades quem tem admita a eles Oradores a justificar o deduzido para alcançarem a Graça da Despença que tanto necessitam, Et orabuunt ad Dominum, segundo assim se continha e declarava em a dita petição etc..etc... Sá (Vig. de Resende) e a sentença do teor seguinte: - Vistos estes Autos e requerimentos dos Oradores Alexandre Soares Louzada e Anna Soares do Prado, moradores no distrito da vila de Resende deste Bispados, testemunhas por eles produzidas: Mostra-se requerem os Oradores a sua Exxcia, Reverendissima dispensa no impedimento canônico do terceiro grao de consanguinidade na linha transversal pelas causas que deduzem no seu requerimento atendendo as mesmas causas lhe imponho as penitencias setuintes:

- Assistam os Oradores a tres missas conventuaes com velas acezas, que deixaram na Fabrica de sua Matriz: - ouçam mais vinte missas -- rezem cincoenta coroas de Nossa Senhora - façam cinco jejuns ordinários, confessessem uma vez;  fassam dez estações fazendo no fim de cada uma delas um ato de contrição com verdadeira dor de suas culpas e sincero protesto de emenda deles; e mais, contribuam com quarenta mil reis para obras pias, que serão aplicadas e distribuidas a arbitriu de Sua Excia, Reverendissima.

E tendo cumprido as referidas obras, que os oradores aplicarão pela exaltação da Santa Madare Igreja, pela prosperidade de nosso Estado, pela Comissão que Sua Excia, Revma. me conmcede, os dispenso e hei por dispensados no sobredito impedimento para que livre e licitamente sejam admitidos a contrair o seu matrimonio na forma da Igreja e lhes legitimo a prole que deles nascer. Rio vinte e hum de Julho de mil oitocentos e quinze. Antonio Rodrigues de Miranda. Não se continha mais couza alguma na dita minha sentença que sendo assim por mim dada a houve por publicada, e mandei se cumprisse e guardasse, como nela se contem e declara de que se fes termos nos Autos e hjora parate dos Oradoares me foi pedido e requerido que do processo dos meus Autos, lhes mandasse dar, e passar sua carta de sentença civil para com ela tratarem de seu direito, e por ser justo o seu requerimento lha mandei passar, e é a presente, peça qual o seu teor mando a todas as justiças de minha Jurisdição, que sendo-lhes esta apresentada, indo por mim assinada e com o Selo da Chancelaria de Sua Excia, o Reverendissima a cumpram, e guardem, e fassam bem inteiramente cumprir, e guardar como nela se contem, e se declara. Dada nesta cidade do Rio de Janeiro, aos vinte e seis dias do mes de Julho de mil oitocentos e quinze anos. Ao Selo sessenta reis. Registro oitenta reis, Desta setecentos e cincoenta reis, E eu o Padre Francisco dos Santos Pibto, o Escrivão da Camara a subscrevi. aa Antonio Rodrigues de Miranda. aa Revdo. Serafim, aa ilegivel; aa ilegivel.

Ao lado do selo da chancelaria: Reg. no Livro 14 a fls. 2a. em 26 de Julho de 1815, aa Jose Martins de Sá, vig. da Vara de Resende.

Batismo de Alexandre Soares Louzada: Aos 13 de Fevereiro de mil setecentos e noventa e tres baptisei e puz os santos oleos ao inocente Alexandre, f. de Ana Fernandes e de Manoel Soares, padrinhos Antonio Jose da Silva e Ricta Moreira, do que para constar fiz este assento pela verdade e assinei. Padre Agostinho Luiz Pacheco de Andrade.

Batismo de Anna Soares do Prado, que foi batizada nesta vila, que é filha legitima de pais catolicos, e sendo seus padrinhos Manoel Soares Louzada e Anna (ilegivel), foi dispensada a certidão de batismo. aa. Sá. (0929v)

 

Pais de, q.d.:

1-4-1-1 Antonio Soares Louzada, falecido aos 10-06-1844 com 17 anos.

Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1,10.06.1844 - Antonio Soares Louzada - 17 anos de idade - fl. Alexandre Soares Louzada e D. Anna Soares do Prado (pesquisa Plinio Usulino Marcondes de Carvalho)

1-4-1-2 Ana Soares Louzada, no Amparo da Barra Mansa aos 08-09-1849 casou com João Teixeira de Souza, natural da Ilha de S. Miguel e filho de Antonio Teixeira e Ana Mariana.

B7: Igreja Nossa Senhora do Amparo,  cas.  de 1844-1880, lv. 1; fls. 36; aos 8-9-1849  João Teixeira de Souza e Anna Soares Louzada.

Ele f.l. de Antonio Teixeira e Anna Mariana, natural da freguesia de S;Sebastião da Ilha de S. Miguel

Ela f.l. de Alexandre Soares Lousada e de Anna Soares do Prado, batizada no Pirai e moradora nesta freguesia do Amparo.

Test.: O padre Joaquim Thimotheo da Silva e Luis Antonio da Costa e Souza.

1-4-2 Manoel, batizado aos 03-02-1796.

03-02-1796 Manoel, n. 24-01, f.l. de Manoel Soares Louzada, n. desta freguesia e Anna Fernandes, n. de S. João Marcos; np Antonio Soares Louzada, n. de Jacarei e Margarida Antonia, n. de Taubaté; nm de Matheus Fernandes de Mendonça, n. de Santiago de Cordielas, Arc. de Braga e Rosa Maria, n. de S. Jose do Rio de Janeiro. Padr.: Tenente Jose Soares Louzada e Anna Clara de Soiza. Bat. em Resende pelo Vig. Joaquim Jose Gonçalves (0441)

1-5 Maria Salomé Soares em 1786 casou com Felipe Pacheco Leal, viúvo de Ana Maria.

17-05-1786 na Matriz de Campo Alegre pelo Padre Henrique Jose de Carvalho. F ? te (Felipe?) Paxeco Leal, viuvo que ficou por falecimento de s/mulher Anna Maria, sepultada na freg. de Santa Ana do Pirai; = cc. Maria Salome Soares, n/b na freg. de Santa Ana do Pirai, moradora nesta freguesia, f.l. de Antonio Soares Louzada e Margarida Antonia, já defunta (0558)

 

07-11-1786 na matriz de Campo Alegre pelo Vig. da Vara Henrique Jose de Carvalho. Felippe Pacheco Leal, viúvo que ficou por falecimento de Anna Maria, sepultada em Pirai; = cc. Maria Salomé Soares, n/b na Capela do Pirai, f.l. de Antonio Soares Louzada e Margarida Antonia (Louzada), já defunta (0198)

1-6 Ana Soares Louzada casou com Pascoal José da Silva nascido em S. João Marcos e filho de José Paes da Silva, natural da  Ilha das Flores e Maria da Assunção, natural da Ilha Terceira ambos Bispado de Angra

Pais de, q.d.:

1-6-1 Joaquina, batizada aos 27-12-1795.

27-12-1795 Joaquina, n. aos 17 do corrente, f.l. de Pascoal José da Silva, n. de São João Marcos e Anna Soares, n. desta freguesia; np de José Paes da Silva, n. da Ilha das Flores Bispado de Angra e Maria da Assumpção, n. da Ilha Terceira Bispado de Angra; nm de Antonio Soares Louzada, n. de Jacarei e Margarida Antonia, n. de Taubaté ambos do Bispado de S. Paulo. Padr.: Anna de Soiza que batizou em perigo de vida, freguesa desta freguesia. Em Resende pelo Vig. Coadj. Joaquim José Gonçalves (0172 e v).

1-6-2 Maria (Rosa da Silva) Soares, aos 16-06-1798 casou com João José da Silva (tambem João Alves Ferreira), filho de Antonio Alves Barbosa e Margarida da Silva. Viúvo, João aos 12-01-1811 casou com Maria Soaes Louzada 1-1-1 supra.

16-06-1798 na matriz de Resende pelo Vig. Antonio Matos Nobrega de Andrada.  João Jose da Silva, n/b na vila de Guaratingueta, f.l. de Antonio Alves Barbosa e Margarida da Silva; = cc Maria Soares, n. nesta freguesia, f.l. de Pascoal Jose da Silva e Anna Soares. Test.: Antonio Pinto Franco e Manoel Pinto da Silva Guimarães (0340)

Pais de, q.d.:

1-6-2-1 João, batizado aos 21-10-1802.

21-10-1802 João, f.l. de João Alves Pereira, n/b na vila de Guaratingueta e Maria Rosa Soares, n/b nesta freguesia; np Antonio Alves Barbosa, n/b na freg. de Guaratingueta e Margarida da Silva, n/b na freg. de Cunha; nm Pascoal (Jose) da Silva, n/b na freg. de S. Joam Marcos e Anna Soares, n/b nesta freguesia. Padr.: Custodio Rodrigues e s/m Ignacia Soares. Bat. em Resende pelo Padre Manoel Gonçalves Fialho (0642)

1-6-2-2 Maria, aos 15-08-1804.

15-08-1804 Maria, f.l. de Joam Alves Ferreira, n. de Guaratingueta e Maria Rosa, n. desta vila; np de Antonio Alves Barbosa, n. Guaratingueta e Margarida da Silva, n. vila de Cunha; nm de Pascoal Jose da Silva, n. S. J.Marcos e Anna Soares, n. desta vila. padr.: Antonio Rodrigues e Izabel Soares. Bat. em Resende pelo Vig. Joase Gonçalves de Moraes (0734)

1-6-3 Margarida da Silva Soares, aos 29-09-1799 casou Francisco Xavier Barbosa, com 23 anos natural de Guaratinguetá e filho de Antonio Rodrigues Barbosa e de Maria de Lima, já falecidos em 1799 e casados que foram em 02-01-1775, neto paterno de José da Silva Barbosa e Izabel Rorigues (SL. 3º, 44, 3-6), neto materno de Diogo Barbosa Lima e Maria Francisca Osoria.

(0039A) Justificação para se casar: Petição dirigida ao Padre Ant.º de Matos Nobrega de Andrada.

Diz Francisco Xavier Barbosa, morador nesta freguesia de Campo Alegre da Paraiba Nova, fiho legítimo de Antonio Rodrigues Barbosa e de Maria de Lima, já falecidos, natural e batizado na Freguesia da Vila de Guaratinguetá do Bispado de S. Paulo, que para efeito de se casar com Margarida da Silva Soares, lhe he preciso justificar em como viera da sobredita sua Patria em menor idade, em direitura para esta freguesia, de onde não sahira para outra parte alguma, e que terá de idade 23 anos pouco mais ou menos, portanto pede a Vossa Merce haja servido admitir-lhe suas testemunhas e aprovar o deduzido e aprovado que basta se lhe sentença em forma. - Authuada pelo escrivão eclesiastico Miguel Pedroso Barretto. === Aos 24 de Setembro de 1799 o Reverendo Antonio de Mattos Nobrega de Andrade lavrou sentença e para maior validade nela interponho minha authoridade ordinaria e Decreto Judicial .... etc. etc..

 

29-09-1799 na Matriz de Resende, pelo Vig. da Vara Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. Francisco Xavier Barbosa, n. da Vila de S. Antonio de Guaratinguetá, f.l. de Antonio Rodrigues Barboza e Maria de Lima, já defunta; = c.c Margarida da Silva Soares, n/b nesta Matriz, f.l. de Paschoal José da Silva e Anna Soares. Test.: João Leite da Silva e Antonio Ribeiro Leite. (0039)

 

02-01-1775 na Matriz de Campo Alegre, pelo Vig. Henrique Jose de Carvalho. Antonio Rodrigues Barbosa, n/b na freg. de S. Ant. de Guaratinguetá, f.l. de José da Silva Barbosa e Izabel Rorigues; = Maria da Silva Lima, n/b freg. de S. ant. do Guaratinguetá, f.l. de Diogo Barbosa Lima e Maria Francisca Osoria (Maria Francisca Silva Lima). Test.: Roque Bicudo Leme e Pedro de Souza Magalhães (0042)

Pais de, q.d.:

1-6-3-1 Maria, batizada aos 13-10-1804.

13-10-1804 Maria, n. 03-10, f.l. de Francisco Rodrigues Barbosa e Margarida Soares, naturais de Resende; np ignoram, nm Pascoal Jose Silva, n. S.J.Marcos e Ana Soares, n. desta matriz. Bat. em Resende pelo Vig. Joaquim Jose Gonçalves de Moraes (0742) ver ficha 3975

1-6-4 Izabel da Silva Soares aos 29-07-1797 casou com Antonio Rodrigues Barbosa, irmão inteiro de Francisco Xavier Barbosa supra citado.

29-07-1797 na Matriz de Reende, pelo Vig. Antonio de Matos Nob. de Andrada. Antonio Rodrigues Barboza, n. da vila de Guaratinguetá, f.l. de Antonio Rodrigues Barboza e Maria da Silva Lima; = cc. Izabel da Silva Suares, n/b na Capela de N.S. Pirai, f.l. de Pascoal José da Silva e Anna Suares Louzada. Test.: Bento Pinto de Magalhães e Francisco Leme. (0041)

Entre seus filhos:

1-6-4-1 Maria da Silva Soares casou com José Manoel Freire, batizado em 14-07-1799, filho de Manoel Freire de Campos, natural de Itu-SP e Ana Izabel de Jesus, natural de Guaratinguetá, neto paterno de Bento Gonçalves de Campos e Luzia Freire, neto materno de Antonio Rodrigues Barbosa e Maria (Silva) de Lima, já citados.

14-07-1799 José, n. 01-07-1799, f.l. de Manoel Freire de Campos, n. da vila de Itu, São Paulo e Anna Izabel de Jesus, n. vila de Guaratinguetá, np Bento Gonçalves de Campos e de Luzia Freire, n. Itu, nm, Antonio Rodrigues Barbosa, já defunto e Maria (Silva) de Lima, n. de Guaratinguetá. Padr.: Francisco Xavier Barbosa e Maria da Silva sua irmã. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio Mattos da Nobrega de Andrada (0234)

         José registrou terras em 1856:

Resende/RJ- Sr Bom Jesus do Ribeirão de Sant'Ana  fls. 60 Jose Manoel Freire no lugar S. Jose do Pão de Assucar, por herança de meus pais e por compra a Jose Ignacio de Seixas.

No lugar Rio Acima por herança de meus pais.

No lugar Passavinte por compra aos herdeiros de Joaquim João.

Outra junto a freguesia e houve em praça e por execução a João Luis Cardoso.

22 fev 1856

 

Maria e José Manoel tiveram, q.d.:

1-6-4-1-1 Maria Crispiniana Barbosa da Silva Freire, batizada aos 04-11-1826, casou com o Tenente Antonio Diogo Barbosa Lima.

04-11-1826 Maria, f. Alferes Jose Manoel Freire e Da. Maria Soares; np Sargento Mor Manoel Freire de Campos e Ana Izabel de Jesus; nm Antonio Rodrigues e Izabel Soares (1099v)

          Tenente Antonio permutou terras com o sogro:

Resende/RJ- Sr Bom Jesus do Ribeirão de Sant'Ana  fls. 68 Jose Manoel Freire, por troca que fiz com meu genro Antonio Diogo Barbosa Lima, nas cabeceiras do Corrego das Palmeiras, e confrontam com: os herdeiros da finada D. Francisca Alves Marinho, Manoel Jose Vieira, comendador Antonio de Campos Freire. 01 agosto 1857.

Pais de, q.d.:

1-6-4-1-1-1 Jacundino, batizado aos 10-09-1848.

10-09-1848 p. Padre Encomendado Jose Ferreira de Andrade Castro, vigario da matriz de S. Ana, Jacundino, f.l. Tenente Antonio Diogo Barbosa Lima e Maria Crispiniana Barbosa da Silva Freire, padr.: Comendador Jose Manoel Freire e Dona Maria da Silva Soares (2620)

1-6-4-1-2 João, batizado aos 27-11-1831.

27-11-1831 na Paroquia de S. Bom Jesus do Ribeirão de Sant'Ana, João, f.l. do Alferes Jose Manoel Freire e Maria Soares Rodrigues. Pelo Cura Manoel Felix de Oliveira. (1189v)

1-6-4-1-3 Isabel Celestina Barbosa da Silva Freire aos 13-06-1846 casou com Antonio de Campos Barbosa Freire, batizado em 30-05-1830 e filho do Major Antonio de Campos Freire e Ana Rodrigues Barbosa. Com geração.

13-06-1846 em Santa Ana, Antonio de Campos Barbosa Freire, n. Santa Ana, f.l. Major Antonio de Campos Freire e Ana Rodrigues Barbosa; = cc. Isabel Celestina Barbosa da Silva Freire, n. Santa Ana, f.l. Tte. Cel. Jose Manoel Freire e Maria da Silva Soares, test.: Luiz Rodrigues Soares e Zeferino Pereira da Silva (2347)

30-05-1830 na matriz de S. Ana, Antonio, f.l. Alferes Antonio Jose de Campos Freire e Ana Rodrigues Barbosa. Padr.: Manoel Freire de Campos e Ana Izabel de Jesus (2600)

1-6-4-1-4 Francisco Hilario Barbosa Freire, batizado aos 12-03-1833. Padrinho do irmão José Manoel abaixo.

12-03-1833 na paroquia de S. Bom Jesus do Ribeirão de S. Ana, Cura Joaquim Coração de Jesus, Francisco, f.l. Jose Manoel Freire e Maria Soares (2602).

1-6-4-1-5 José, aos 20-08-1834

20-08-1834 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Jose, f.l. Jose Manoel Freire de Campos e Maria Silva Soares, padr.: João Lourenço Dias e Manoel Marins Leme (2604)

1-6-4-1-6 Joaquim, aos 30-12-1841.

30-12-1841 na Capela de S. João do Bom Jesus, Joaquim, f.l. Jose Manoel Freire e Maria da Silva Soares, padr.: Antonio, filho do Alferes Jose Manoel Freire de Campos e Izabel, filha de Jose Manoel Freire (2606)

1-6-4-1-7 José Manoel Freire Filho, batizado aos 10-09-1843.

10-09-1843 na Capela de S. João do Bom Jesus da Cana Verde de Santa Ana pelo Padre Francisco Lopes Guimarães, Jose Manoel Freire Filho, de 28 dias, f.l. Alferes Jose Manoel Freire, sub delegado de Policia e Maria da Silva Soares, nat. da freg. da Vila do Pirai, batizado no oratorio do salto, np do Sargento Mor Manoel Freire de Campos, nat. Freg. da cidade de Itu e s/m Ana Izabel de Jesus, n. da vila de Guaratingueta, nmaterno de Antonio Rodrigues Barbosa, n. Guaratingueta e s/m Izabel Soares da Silva de S. Ana do Pirai. Padr.: seus irmãos Francisco Hilario Barbosa da Silva e Izabel Celestina Barbosa da Silva Freire (2609)

 

Antonio Soares Louzada e sua segunda mulher Maria da Trindade tiveram, q.d.:

1-7 Ana Maria, batizada aos 30-09-1783.

30-10-1783 Anna Maria, n. a 22-10-1783, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria da Trindade. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Henrique Jose de Carvalho (0416)

1-8 Ana Soares Louzada casou com João Peres, natural de Guaratinguetá e filho de Antonio Peres de Gusmão (ou da Silva), de Guaratingueta e Felisberta Maria de Jesus, de Taubaté; família “Lucrecia Leme Barbosa”.

          Pais de, q.d.:

1-8-1 José, batizado aos 29-09-1805.

29-09-1805 José, n. 20-09-1805, f.l. de João Peres e Anna Soares, ambos n. desta vila, np Antonio Peres, n. Guaratingueta e Felisberta Maria, n. Taubaté, nm Antonio Soares Louzada, n. Jacarei e Maria da Trindade, n. Taubaté. Padr.: Tenente Jose Soares Louzada e Felisberta Maria. Bat. na Matriz de Resende pelo Reverendo Joaquim João Gonçalves (0226)

1-9 João, batizado aos 25-12-1789.

25-12-1789 João, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria da Trindade. Padr.: Reverendo João Antunes Cordeiro e Anna Soares Louzada. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0393)

1-10 Joaquim, aos 13-09-1791.

13-09-1791 Joaquim, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria da Trindade. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0417)

1-11 Antonio Soares Louzada aos 26-12-1809 casou com Maria Antonia de Jesus, filha de João José Moreira, já falecido e Francisca Nunes de Moraes.

26-12-1809 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá. Antonio Soares Louzada, n/b na Capela de Santa Ana do Pirai no ano de 1792, f.l. de Antonio Soares Louzada, já falecido e Maria Trindade de Jesus; = cc. Maria Antonia de Jesus, n/b nesta freguesia de Resende, f.l. de João Jose Moreira, já falecido e Da. Francisca Nunes de Morais (1103)

Pais de, q.d.:

1-11-1 Gertrudes Maria de Jesus, batizada aos 04-04-1813. Aos 12-02-1829 casou com Henrique Alves de Oliveira, filho de Joaquim Homem de Mendonça e Mariana Alves de Oliveira, neto paterno de Manoel Homem de Mendonça e Margarida Rosaura de Carvalho, neto materno de José Rodrigues dos Santos e Ana Leme da Silva (SL. 7º, 468, 7-2)

04-04-1813 Gertrudes, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria Antonia de Jesus, naturais de Resende; np de Antonio Soares Louzada e Maria da Trindade, naturais de S. Paulo; nm de João Jose e Francisca Nunes, naturais de S. Paulo; padr.: Aantonio Jose Dias Coelho e Maria da Trindade. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0856)

 

12-02-1829 na Matriz de Resende pelo Vig. Encomendado Domiciano Pereira Leite, Henrique Alvares de Oliveira, n/b nesta matriz, f.l. de Joaquim Homem de Mendonça e Marianna Alvares de Oliveira; = cc. Gertrudes Maria de Jesus, n/b nesta matriz, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria Antonia de Jesus. (1276)

 

05-11-1815 Rafael, f.l. de Joaquim Homem de Mendonça e Mariana Alvares, np Manuel Homem de Mendonça e Margarida Rosaura de Carvalho; nm Jose Rodrigues dos Santos e Ana Leme da Silva; padr.: Manoel Moreira Monteiro e Gertrudes Maria dos Santos. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0935)

Gertrudes e Henrique tiveram, e.o.:

1-11-1-1 Antonio Rodrigues dos Santos, batizado aos 03-03-1832. Aos 11-02-1852 casou com Maria Francisca da Conceição, natural do Capivari-MG e filha de José Vaz Pinto e Maria Josefa de Carvalho.

03-03-1832 pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Antonio, f.l. Henrique Alves de Oliveira e Gertrudes Maria de Jesus; padr.: Antonio Soares Louzada e Maria Alves de Oliveira (1435)

 

11-02-1852 em Resende, Antonio Rorigues Santos, n. Resende, f.l. Henrique Alves de Oliveira; = cc. Maria Francisca da Conceição, n. de Capivari Bispado de Mariana, f.l. Jose Vaz Pinto e Maria Josefa de Carvalho. Test.: Francisco Rodrigues dos Santos e Sabino Antonio Jose de Andrade (2685)

1-11-1-2 José, batizado aos 30-03-1833.

30-03-1833 (1835 p/1833) Jose, f.l. Henrique Alves de Oliveira e Gertrudes Maria de Jesus; np Joaquim Homem Mendonça e Mariana Alves de Oliveira; nm Antonio Soares Louzada e Margarida Antonia de Jesus; padr.: avós maternos (1627)

1-11-2 Catarina, aos 28-11-1815.

22-11-1815 Catharina, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria Antonia, naturais desta vila; np Antonio Soares Louzada, n. Jacarei e Maria da Trindade, n. de Taubaté; nm Juam Jose e Francisca Nunes, nada disseram. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0932)

1-11-3 Antonio, batizado aos 29-09-1817

29-09-1827 em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá, Antonio, f.l. Antonio Soares Louzada e Maria Antonia de Jesus; np Antonio Soares Louzada e Maria da Trindade; nm João Jose Moreira e Francisca Nunes de Moraes; padr.: João Baptista Guimarães e N. Senhora (1050)

1-11-4 João Soares Louzada aos 16-10-1851 casou com Ana Maria dos Santos, batizada aos 30-11-1833 e filha de Inácio Antonio de Aguiar e Maria Francisca dos Anjos, neta paterna de João da Silva de Aguiar e Maria de Godoy, neta materna de Joaquim Homem de Mendonça e Mariana Alves, já citados.

16-10-1851 em Resende, João Soares Louzada, n. Resende, f.l. Antonio Soares Louzada e Maria Antonia de Jesus; = cc. Ana Maria dos Santos, n. Resende, f.l. Ignacio Antonio de Aguiar e Maria dos Anjos. Test.: Francisco Rodrigues dos Santos e Francisco da Costa Collaso (2570)

 

30-11-1833 Ana, f.l. Ignacio Antonio de Aguiar, n. S. Jose-SP e Maria Francisca dos Anjos, n. Resende; np João da Silva Aguiar e Maria de Godois; nm Joaquim Homem de Mendonça e Mariana Alves; padr.: Bento Jose Moreira e Mariana Alves (1499)

1-11-5 Josefa, batizada aos 09-01-1831.

09-01-1831 Josefa, f. Antonio Soares Louzada e Maria Antonia de Jesus (1376)

1-12 Antonia Soares Louzada casou com Joaquim Alves, filho de José Alvares e Felicia dos Reis, neta paterna de José Alvares e Catarina Rodrigues, neta materna de Antonio Vieira da Maia e Antonia do Prado, família “Vieira da Maia”, neste site.

Pais de, q.d.:

1-12-1 José, batizado aos 10-04-1803.

10-04-1803 Joze, n. 02-04, f.l. de Joaquim Alves, n. N.S. das Lavras e Antonia Soares Louzada, n. desta vila; np de Jose Alves da Silva, n. da Praia e Felicia Antonia dos Reys, n. da vila de S. João-MG; nm Antonio Soares Louzada, n. Jacarei e Maria da Trindade. Bat. em Resende pelo Vig. João Nepomuceno Albuquerque (0666)

1-13 Mariana Soares casou com Antonio Alves, filho de José Alvares e Felicia dos Reis, família supra citada.

1-13-1 Ana, batizada aos 01-05-1805.

01-05-1805 Ana, f.l. de Antonio Alves e Mariana Soares, n. desta freguesia; np Jose Alves da Silva, n. da Europa e Felicia Reys, n. Minas; nm Antonio Louzada, n. Jacarei e Maria da Trindade, n. Taubaté; padr.:Manoel da Silva Leme e Anna Martins de Abreo. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0759)

1-14 Gertrudes Maria da Trindade casou com Manoel de Oliveira Santos, filho de Francisco Xavier dos Santos e Ana Joaquina de Oliveira. Pais de, q.d.:

1-14-1 Antonio dos Santos de Oliveira, batizado aos 17-12-1826. Aos 03-09-1846 casou com Joaquina Maria da Conceição, natural de Areias-SP e filha de Antonio Machado da Silva e Margarida Antunes de Lima, já falecidos.

17-12-1826 Antonio, f.l. de Manoel de Oliveira Santos e Gertrudes Maria da Trindade; padr.: Manoel da Silva Lemes e Clara Felizarda (1025)

 

03-09-1846 em S. Ana, Antonio dos Santos de Oliveira, n. Resende, f.l. Manoel de Oliveira Santos e Gertrudes Maria da Trindade; = cc. Joaquina Maria da Conceição, n. Areias-SP, f.l. Antonio Machado da Silva e Margarida Antunes de Lima, falecidos; test.: Dr. Joaquim Francisco de Toledo e Sebastião Marques Fernandes (2248)

1-15 Henrique, batizado aos 28-01-1798.

28-01-1798 Henrique, f.l. de Antonio (Soares) Louzada, n. Jacarei e Maria da Trindade, n. Pindamonhangaba; np de Antonio Soares Louzada, n. Guaratingueta e Maria Bicuda, n. Jacarei; nm Joze Garcia da Roza, n. Ilha do Prio Bispado de Angra e Maria Roza, n. Pindamonhangaba. Padr.: Manoel Antunes o Prado e Margarida, mulher de Antonio Correa. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0481)

1-16 Francisca Soares Louzada casou com Manoel da Silva Leme, filho de Manoel da Silva Leme e Ana Martins de Abreu, naturais de Guaratingueta. (SL. 3º, 50, 5-1 e 7º, 468, 7-1)

1-16-1 Ana, batizada aos 02-01-1813.

02-01-1813 Anna, n. 28-12-1812, f. de Manoel da Silva Leme, n. de S. Paulo e Francisca Soares Louzada, n. desta vila; np Manoel da Silva Leme e Ana Martins de Abreu, naturais de Guaratingueta; nm Antonio Soares Louzada, natural de Minas  e Maria da Trindade, n. de São Paulo; padr.: Luiz Marques Ferreira e Joana Maria. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0851 e 0965v)

1-16-2 Joaquim, aos 19-01-1816

19-01-1816 Joaquim, f.l. de Manoel da Silva Leme, n. de Guaratingueta e Francisca Soares, n. desta vila; np de Manoel da Silva Leme, n. de Guaratinguetá, não mencionaram o nome da avó; nm Antonio Soares Louzada e Maria da Trindade. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0965)

1-17 Luzia, batizada aos 30-06-1799

30-06-1799 Luzia, n. 20-06-1799, f.l. de Antonio Soares Louzada, n. da vila de Jacarei e Maria da Trindade, n. da vila de Pindamonhangaba; np de Antonio Soares Louzada, n. de Guaratingueta e Maria Bicuda, n. de Jacarei; nm de José Pereira da Rosa, n. da Ilha Terceira B. de Angra e Maria Rosa, n. de Pindamonhangaba. Padr.: Manoel Antonio da Roxa e Ignes Antonia. Bat. em Resende, pelo revº Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. (0068)

1-18 Maria, batizada aos 06-01-1800

06-01-1800 Maria, f.l. de Antonio Soares Louzada, n. de Baependi e Maria da Trindade, n. de Pindamonhangaba, np de Antonio Soares Louzada e Maria Bicuda, ambos naturais de Jacarei, nm de José Garcia, n. da Ilha Fer[danificado] e Maria Rosa, n. de Pindamonhangaba. Padr.: Joaquim de Seixas Ribeiro e Anna Martins. Bat. em Resende, pelo Vig. Luiz Manoel Martins de Sá (0181)

 

 

§ 3º - Rosa Soares Louzada

(atualizado em 24-fevereiro-2013)

 

 

3- Rosa Soares Louzada foi batizada em 10-02-1744 em Aiuruoca-MG. Casou com André Ferreira Godinho. Foram moradores no Vale do Paraíba paulista onde batizaram filhos em Guaratinguetá e Lorena, que depois se estabeleceram em Resende-RJ.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 10-02-1744, Roza, f. de Antonio Soares Lousada e s/m Maria Bicudo Leme, padr.: Domingos Carvalho Ferreira, solteiro e em cujo nome afilio com procuração Miguel Caetano Chaves e Eleonora Pereyra, solteira, filha de Hyeronymo de Oliveira, todos desta freguesia.

 

Justificação do parentesco. 1) que Januario Soares era irmão de Rosa Soares. 2) que desta Rosa nasceu Antonio Soares Ferreira e deste procedeu Antonio Soares da Silva pai do orador. 3) que daquele Januario Soares procedeu Ana Maria e desta procedeu a oradora (2242)

Entre seus filhos:

3-1 Antonio (Louzada) Soares Ferreira, natural de Guaratinguetá-SP, casou duas vezes. Aos 23-11-1799 na matriz de Resende, com Maria Buena de Jesus, filha de Antonio Correa da Silva e Margarida Buena de Jesus.

23-11-1799 na matriz de Resende pelo Vig. da Vara Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. Antonio Soares Louzada (Ferreira), n/b na vila de Santo Antonio de Guaratinguetá, f.l. de André Ferreira Godinho e de Rosa Soares Louzada; = cc. Maria Buena de Jesus, n. desta freguesia, f.l. de Antonio Correa da Silva e Margarida Buena de Jesus. Test.: Tenente Manoel Antonio Guimarães e Antonio Pinto Franco (0190)

          Maria Buena faleceu aos 14-09-1819.

14-09-1819 faleceu em Resende Maria Buena de Jesus, sepultada dentro da Matriz e encomendada aos Santos pelo Vig. Domiciano Pereira Leite (cc. Antonio Soares Ferreira) (0828)

          Antonio casou segunda vez com Francisca da Silva Miranda, filha do Alferes Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva de Miranda, neta paterna de Francisco Soares de Brito e Ana Fernandes, ambos de Campo Grande-RJ, neta materna de Manoel da Silva Carvalho e Maria Ferreira de Miranda, casados em Guaratinguetá-SP em 1751 (SL. 3º, 235, 6-2)

30-11-1796 Jose, n. 21-11, f.l. do Alferes Antonio Fernandes, n. Rio de Janeiro e Helena da Silva Miranda, n. Guaratingueta; np Francisco Soares de Brito e Anna Fernandes, ambos n. Campo Grande; nm Manoel da Silva Carvalho e Maria Ferreira de Miranda, ambos n. Guaratinguetá. Padr.: Jose da Silva Villas Boas e Maria da Silva Jesus. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0453)

 

Casamentos de Guaratingueta - 1751; Copia de Gastao de Meireles França; RGB nº 7: N.º 170 - Manoel da Silva de Carvalho, viuvo de Ana de Macedo, com Maria Ferreira de Miranda, filha de Francisco Ferreira de Miranda e Helena da Silva Barbosa.

          Antonio e Maria Bueno tiveram os filhos, q.d.:

3-1-1 Margarida Buena da Silva, batizada aos 26-01-1805. Casou com José Fernandes da Silva, batizado em Resende aos 30-11-1796, filho do Alferes Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva de Miranda, neto paterno de Francisco Soares de Brito e Ana Fernandes, neto materno de Manoel da Silva Carvalho e Maria Ferreira de Miranda, todos supra citados.

26-01-1805 Margarida, n. 06-01, f.l. de Antonio Soares Louzada, n. Guaratinguetá e Maria Buena de Jesus, n. desta vila; np de Andre Ferreira Godinho, n. das Ilhas e Rosa Soares Louzada n. Aiuruoca; nm Antonio Correa da Silva e Margarida Buena de Jesus, n. Pindamonhangaba. Padr.: Antonio Correa da Silva pp que apresentou Joam Soares Ramos e Anna Maria da Conceição. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0680)

 

30-11-1796 Jose, n. 21-11, f.l. do Alferes Antonio Fernandes, n. Rio de Janeiro e Helena da Silva Miranda, n. Guaratingueta; np Francisco Soares de Brito e Anna Fernandes, ambos n. Campo Grande; nm Manoel da Silva Carvalho e Maria Ferreira de Miranda, ambos n. Guaratinguetá. Padr.: Jose da Silva Villas Boas e Maria da Silva Jesus. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0453)

Pais de, q.d.:

3-1-1-1 Maria, batizado aos 26-10-1828

26-10-1828 Maria, f. Jose Fernandes da Silva e Margarida Buena da Silva; np Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva de Miranda; nm Antonio Soares Ferreira e Maria Buena da Silva; padr.: Justino Jose de Paiva. (1189)

3-1-1-2 Francisco, aos 19-12-1830

19-12-1830 Francisco, f. Jose Fernandes da Silva e Margarida Buena da Silva (1322)

3-1-1-3 Helena, aos 30-09-1832

30-09-1832 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Helena, f.l. Jose Fernandes da Silva e Margarida Buena; padr.: Antonio Moreira de Castilho e Isabel Antunes de Siqueira (1444)

3-1-2 Fortunata da Conceição aos 03-12-1837 casou com Luiz Correa da Silva, filho de Francisco Correa da Silva e Joaquina Soares

03-12-1837 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Marques da Motta, Luiz Correa da Silva, f.l. Francisco Correa da Silva e Joaquina Soares; = cc. Fortunata da Conceição, f.l. Jose Fernandes da Silva e Margarida Buena (1707)

3-1-3 Antonio Soares da Silva casou com Madalena Maria da Conceição, batizada aos 09-04-1804 e filha de Manoel Antunes de Siqueira e Francisca Ribeira, neta paterna de Antonio Cubas de Siqueira e Ana Maria da Conceição, naturais de Taubaté, neta materna de Francisco Lemes, natural de Baependi-MG e Francisca Ribeira, natural de Lorena-SP

09-04-1804 Magdalena, f.l. de Manoel Antunes de Siqueira e Francisca Ribeira, naturais desta vila; np Antonio Cubas de Siqueira e Ana Maria da Conceição, naturais de Taubaté; nm Francisco Lemes, n. Baependi e Francisca Ribeira, n. Lorena; padr.: Antonio Cubas de Siqueira e Francisca Ribeira. Bat. em Resende pelo Padre José Antonio Martins de Sá (0752)

Pais de, q.d.:

3-1-3-1 João Rodrigues Nobre, batizado aos 07-12-1828. Aos 09-10-1844 “dispensados do impedimento de consanguinidade“ casou com Maria Buena da Conceição, 4-4-2 abaixo

07-12-1828 João, f. de Antonio Soares da Silva e Madalena Maria da Conceição; padr.: Antonio Soares Lirio e Ana Maria da Conceição. (1162)

09-10-1844 em Resende, João Rodrigues Nobre, f.l. Antonio Soares da Silva; = cc. Maria Buena da Conceição, f. de Ana Maria. Justificação do parentesco. 1) que Januario Soares era irmão de Rosa Soares. 2) que desta Rosa nasceu Antonio Soares Ferreira e deste procedeu Antonio Soares da Silva pai do orador. 3) que daquele Januario Soares procedeu Ana Maria e desta procedeu a oradora (2242)

         João faleceu em 1857.

Atestado de Óbito. Em 1857 João Rodrigues Nobre casado com Maria Bueno da Conceição. Resende, 21 de Julho de 1864 Aa) Manoel da Fonseca Mello. Cópia-Resende 21 de Julho de 1864 Aa) Antonio Joaquim Pinto de Aguiar, escrivão do Juizo Eclesiastico. O Vigario Felipe Jose Correa de Mello (2898)

Pais de, q.d.:

3-1-3-1-1 Amélia, batizada aos 14-08-1854.

14-08-1854 na matriz de Resende, Amelia, f.l. João Rodrigues Nobre e Maria Bueno da Conceição, padr.: Ayres Botelho de Castro e Ana Silveria da Conceição (2983)

3-1-3-2 Teresa, aos 28-10-1826.

28-10-1826 Thereza, f. Antonio Soares da Silva e Maria da Conceição; np Antonio Soares Ferreira e Maria de Jesus; nm Manoel Antunes de Siqueira e Francisca Ribeira. (1039)

3-1-3-3 Francisca, aos 27-06-1830

27-06-1830 Francisca, f. Antonio Soares da Silva e Magdalena Maria da Conceição (1319v)

3-1-3-4 Custódia, aos 09-09-1832.

09-09-1832 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Custodia, f.l. Antonio Soares da Silva e Madalena Ribeira; padr.: Jose Vaz Pinto (1445)

3-1-4 Ana, batizada aos 08-11-1814.

08-11-1814 Ana, n. 30-10, f.l. de Antonio Soares Ferreira, n. Guaratingueta e Maria Buena de Jesus, n. desta vila; np de Andre Ferreira Godinho, n. da Ilha de S. Miguel e Rosa Soares Louzada, n. Aiuruoca; nm Antonio Correia da Silva e Margarida Buena, n. Pindamonhangaba; padr.: João Ferreira de Souza e Maria, solteira, filha de . Bat. na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá (0828)

3-1-5 Maria, Batizada aos 12-05-1816

12-05-1816 na Matriz de Resende pelo Coadj. Domiciano Pereira Leite, Maria, f.l. de Antonio Soares Ferreira, n. Guaratingueta e Maria Buena de Jesus; np Andre Ferreira Godinho, n. Ilha de S. Miguel e Rosa Soares Louzada, n. Aiuruoca; nm Antonio Correia da Silva e Margarida Buena; padr.: Capitão Manoel Freire de Campos e Ana Izabel de Jesus. (0972)

 

Antonio e Francisca tiveram os filhos, q.d.:

3-1-6  Custódio, batizado aos 18-03-1823

18-03-1823 em Resende pelo Coadjutor Domiciano Pereira Leite, Custodio, f.l. Antonio Soares Ferreira e Francisca da Silva Miranda; np Andre Ferreira Godinho e Rosa Soares Louzada; nm Alferes Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva de Miranda; padr.: Manoel Fernandes da Silva e Ana da Silva. (1022)

3-1-7 Maria, aos 02-08-1824.

02-08-1824 em Resende pelo Vigario Coadj. Domiciano Pereira Leite, Maria, f.l. Antonio Soares Ferreira e Francisca da Silva de Miranda, np Andre Ferreira Godinho e Rosa Soares Louzada, nm Alferes Antonio Fernandes Brito e Helena da Silva Miranda, padr.: Francisco Fernandes da Silva e P.N. Senhora (1803)

3-1-8 Ana, aos 20-06-1827

20-06-1827 em Resende pelo Coadjutor Domiciano Pereira Leite, Anna, f.l. de Antonio Soares Ferreira e Francisca Silva de Miranda; np Andre Ferreira Godinho e Ana Soares Louzada; nm Alferes Antonio Fernandes de Brito e Helena da Silva de Miranda; padr.: Jose Ferreira Godinho e N.S. Protetora (1022)

3-1-9 Josefa, aos 16-01-1831.

16-01-1831 Josefa, f. Antonio Soares Ferreira e Francisca da Silva de Miranda (1376)

 

3-2 Domingos Soares Godinho, natural de Guaratinguetá, casou duas vezes. Com Rosa Maria das Neves, sepultada na Capela de Santa Ana dos Tocos aos 28-02-1805

          Segundo vez aos 23-05-1806 casou com Ana Maria de Jesus, filha do Tenente Manoel Antunes do Prado e Ana Fragosa de Jesus (também nomeada como Ana Bicudo Leme e Ana Maria de Jesus), neta paterna de Braz Esteves Barbosa e Izabel Antunes de Miranda, neta materna de Roque Bicudo Leme e Quiteria Fragoza da Conceição (SL. 6º, 329, 6-3 e SL. 3º, 44, 3-4 e 201, 5-3)

23-05-1806 na matriz de Campo Alegre pelo Padre José Antonio Martins de Sá.  Domingos Soares Godinho, viuvo que ficou por falecimento de sua mulher Da. Rosa Maria das Neves, sepultada no dia 28-02-1805 na Capela de Santa Ana; = cc. Anna Maria de Jesus, n/b na freguesia de Campo Alegre, com 24 anos de idade, f.l. do Tenente Manuel Antunes do Prado e Anna Fragosa de Jesus.

Certidão de Óbito; Certifico que Rosa Maria das Neves se enterrou nesta Capella de Santa Ana aos 28 de Fevereiro de mil oitocentos e cinco e era casada com Domingos Soares Godinho, envolta em habitos de São Francisco, dentro da mesma Capela, etc..etc.. (0516)

          Domingos faleceu aos 19-03-1868 e Ana Maria aos 26-04-1871, os dois no Amparo da Barra Mansa-RJ e ambos  com 107 !! anos declarados.

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 2, Fl 34, 19/03/1868, Domingos Soares Godinho, natural desta Provincia, 107 anos cc Anna Soares. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 5,  Fl 7v, 26/04/1871, Anna Maria da Conceição, 107 anos, viúva de Domingos Soares Godinho, natural da Provincia de São Paulo. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

Domingos e Ana Maria tiveram os filhos, q.d.:

3-2-1 Manoel Soares Godinho, nascido aos 12-07 e batizado em 12-08-1810

12-08-1810 Manoel Soares Godinho, nasceu aos 12 de Julho e foi batizado nesta freguesia aos 12-08-1810 pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá e foram seus padrinhos Bento de Azevedo Maia e Izabel Antunes; filho leg. de Domingos Soares Godinho, n. de Guaratinguetá e Ana Maria da Conceição, n. desta vila; np de Andre Ferreira Godinho, n. das Ilhas e Rosa Soares Louzada, n. da Lagoa de Aiuruoca; nm de Manuel Antunes do Prado, n. Pindamonhangaba e Ana Fragoza, n. de Curitiba. (1172)

3-2-2 Angélica, batizada aos 18-08-1814.

18-08-1814 Angelica, n. 07-08, f.l. de Domingos Soares Godinho, n. Guaratingueta e Ana Fragosa, n. desta; np Andre Ferreira Godinho, n. das Ilhas e Rosa Soares Louzada, n. Aiuruoca; nm Manoel Antunes do Prado, n. Pindamonhangaba e Ana Fragoza; padr.: Francisco Soares Godinho e Maria Magdalena. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0883)

3-2-3 Joaquim Soares Godinho, batizado aos 21-07-1816. Casou com Ana Maria da Conceição, filha de Antonio José Alves e Maria Tomasia de São José.

21-07-1816 Joaquim, f.l. de Domingos Soares Godinho, n. Guaratingueta e Ana Maria, n. desta vila; np Andre Ferreira Godinho, n. Ilha de S. Miguel e Rosa Soares Louzada, n. Aiuruoca Bisp. de Minas; nm Manoel Antunes do Prado, n. Pindamonhangaba e Ana Fragosa, n. S.P.; padr.: Antonio Fernandes de Brito e Elena da Silva. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0956)

Pais de, q.d.:

3-2-3-1 José, batizado aos 12-09-1854.

Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1848 a 1855. Fl 93, 12/09/1854, Joze, fl Joaquim Soares Godinho e Anna Maria da Conceicao. NP Domingos Soares Godinho e Anna Maria da Conceicao NM Antonio Jose Alves e Maria Thomazia de Sao Jose. Padr: Jose Soares Correia e Francisca Maria Victoria. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

3-2-4 Margarida Soares da Conceição, em S. Vicente Ferrer-RJ aos 19-02-1849, casou com João Soares Louzada, filho de José Soares Louzada e Mariana Maria de Freitas

19-02-1849 na igreja de S:V. Ferrer do Rio Preto da Comarca de Resende, pelo Padre Joaquim Manoel de Toledo, João Soares Louzada, f.l. Jose Soares e Mariana Maria de Freitas;= cc. Margarida Soares da Conceição, f.l. Domingos Soares Godinho e Ana Maria da Conceição, todos moradores desta freguesia (2900)

          Margarida, viúva, faleceu no Amparo aos 21-02-1898 com 70 anos declarados.

B7-Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. C-3, Fls. 130 nº 31 aos 22 fevereiro 1898 declarante Jose Rodrigues Pereira. Faleceu ontem na fazenda Sant'Anna, Margarida Soares Louzada, branca, 70 anos, viuva de João Soares Louzada, natural deste estado e residente neste distrito. Cemtierio publico deste distrito.

Pais de, q.d.:

3-2-4-1 Manoel Soares Lousada aos 16-08-1875 no Amparo casou com Rita Lemes de Jesus, filha de Desiderio Ribeiro de Mattos e Policena Lemos de Jesus, neta paterna de Antonio Ribeiro de Mattos e Joaquina Maria, neta materna de Alexandre Jose do Nascimento e Beatriz Lemos de Jesus. Com geração.

lv. cas. 1861-84 Igreja N. Sra. do Amparo, Fl 58, 16/08/1875, Test. Manoel Lopes Pereira e Belisario Soares da Silva. Manoel Soares Lousada fl de João Soares Lousada e Margarida Soares da Conceição , n e b na Freg de S Vicente Ferrer com Rita Lemes de Jesus fl de Desiderio Ribeiro de Mattos e Policena Lemos de Jesus, n b e m nesta Freguesia. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

Igreja Nossa Senhora do Amparo,  cas.  de 1844-1880, lv. 1; Fl 41v, 01/07/1854, Desiderio Ribeiro de Mattos fl de Antonio Ribeiro de Mattos e sua mulher Joaquina Maria, nat e bat na Freg do Passatres com Polucena Lemos de Jesus fl Alexandro Jose do Nascimento e sua mulher Beatriz Lemos de Jesus nat e bat nesta Freg. Test: Sabino Vaz de Souza a rogo de Antonio Correia Barbosa e Manoel Marcelino do Valle. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

3-2-4-2 Victoria Soares Louzada casou com Manoel de Souza Junior, natural de Portugal e filho de Manoel de Souza Vieira e Joaquina Anna Lopes. Pais de, q.d.:

3-2-4-2-1 Sebastiana Vitória, nascida aos 25-08-1890.

B7-Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-1, Fls. 162v. nº 188 aos 28 agosto 1890 declarante Manoel de Souza Junior natural de Portugal. Nasceu aos 25 do corrente, feminino, Sebastiana Victoria filha do declarante e Victoria Soares de Louzada, natural desta freguesia. Avos paternos Manoel de Souza Vieira e Joaquina Anna Lopes já falecida; maternos João Soares Louzada já falecido e Margarida Soares Louzada.

3-3 Manoel Soares Godinho, natural de Lorena-SP casou com Izabel Antunes do Prado, filha de Manoel Antunes do Prado, natural de Pindamonhangaba e Ana Fragoza, desta.

Pais de, q.d.:

3-3-1 José, batizado em Resende aos 25-12-1797.

25-12-1797 José, n. 01-12, f.l. de Manoel Soares Godinho, n. Lorena e Izabel Antunes (do Prado), n. desta freguesia; np Andre Ferreira Godinho, n. Ilha de S. Miguel, Bispado de Angra e Rosa Suares, n. Aiuruoca; nm Manoel Antunes do Prado, n. Pindamonhangaba e Anna Fragoza, n. desta freguesia. Padr.: Manoel Antunes do Prado e Rosa Suares. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0470)

3-3-2 Ana Soares do Prado aos 30-09-1815, dispensados dos impedimentos de consaguinidade, casou com Alexandre Soares Louzada, filho de Manoel Soares Louzada e Ana de Souza. Geração em 1-4-1

30-09-1815 em Resende, Alexandre Soares Louzada, n. S. Ana do Pirai, f.l. de Manoel Soares Louyzada e Ana de Souza; = cc Ana Soares do Prado, n. em Resende, f.l. de Manoel Soares Gudinho, já falecido e Da. Izabel Antunes do Prado. (0929)

3-3-3 Braz Soares Ferreira, batizado aos 20-02-1803. Casou com Maria Joaquina do Espirito Santo, filha de Lucio José Leite e Francisca de Paula.

20-02-1803 Braz, f.l. de Manoel Ferreira (Soares) Godinho, n. de Lorena e Izabel Antunes de Miranda, n. desta freguesia; np de Andre Ferreira Godinho, n. da Ilha de S. Miguel e Rosa Soares Louzada, n. da Aiuruoca; nm do Tenente Manoel Antunes (riscou o de Miranda) (do Prado), n. Pindamonhangaba e Anna Fragoza Leme, n, de Curitiba. Padr.: Antonio Soares Louzada e Anna Antunes. Bat. em Resende pelo Vig. João Nepomuceno Albuquerque (0665)

Pais de, q.d.:

3-3-3-1 Izabel, batizada aos 04-03-1829.

04-03-1829 bat. Izabel, f. Braz Soares Ferreira e Maria Joaquina do Espirito Santo; np Manoel Soares Godinho e Izabel Antunes do Prado; nm Lucio Jose Leite e Francisca de Paula; padr.: Francisco da Silva Barbosa e s/m Margarida Buena da Conceição (1258)

3-3-3-2 Manoel Braz Soares Ferreira, batizado aos 24-07-1831. Aos 21-06-1879 casou com Amelia Olinda de Barros, com 20 anos e filha de Paulino Ribeiro de Barros e Ana Silveria de Siqueira (ou da Conceição), família “Os Barbosa Lima de Aiuruoca” I- Cap. 1º, § 3º)

24-07-1831 em Resende, pelo Vig. Colado Tito Pereira de Carvalho, Manoel, f.l. Braz Soares Ferreira e Maria Joaquina de Jesus; padr.: Manoel Soares Godinho e s/m Victoria Maria de Jesus (1373)

 

21-06-1879 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarle, Manoel Braz Soares Ferreira, com 34 anos n/b S. Jose do Campo Belo, f.l. Braz Soares Ferreira e Maria Joaquina do Espirito Santo, falecida; = cc. Amelia Olinda de Barros, com 20 anos n/b nesta freguesia, f.l. Paulino Ribeiro de Barros e Ana Silveria de Siqueira Barros. Test.: Jose Paulino de Barros e Joaquim Jose de Alvarenga (3356)

3-3-4 Manoel, aos 22-11-1804

22-11-1804 Manoel, f.l. de Manoel Soares Godinho, n. Guaratinguetá e Izabel Antunes, n. Resende; np de Andre Ferreira Godinho, n. das Ilhas e Rosa Soares Louzada, n. Lorena; nm de Manoel Antunes do Prado e Isabel Antunes do Prado. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0673) B7: engano na avó materna.

3-4 Francisco Soares Godinho, casou com Angélica Rodrigues Fernandes, viúva de João Batista.

          Angélica, viúva novamente, faleceu no Amparo da Barra Mansa em Setembro de 1858, com 70 anos declarados:

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 1, Fl 71v, 20/09/1858, Angelica Rodrigues Fernandes, 70 anos, viúva de Francisco Soares Godinho, natural desta Provincia do Rio de Janeiro. (pesq. TErezinha de Jesus Nunes Souza)

Angélica teve do primeiro matrimonio, segundo seu inventário, o filho único: Manoel Rodrigues da Fonseca.

 

          Francisco e Angélica tiveram nove filhos, um já falecido, segundo o testamento e inventário de Angélica (situação em 3-10-1859):

Forum de Barra Mansa - RJ

Transcrito e resumido por Plinio U. M. de Carvalho

Inventário - de 26.09.1859

Inventariada : D. Angélica ou Angelina Rodrigues Fernandes

Inventariante : José Soares Ferreira

3.10.1859 - José Soares Ferreira  - f° da Inventariada, declarou que: s/ mãe falleceu em 18.09.1858 - c/ test°.

Filhos :

1 - Manoel Rodrigues da Fonseca

2 - Gabriel Rodrigues Barboza - casado

3 - Anna Soares Louzada - viúva de Ignácio de Britto Lemos

4 - José Soares Ferreira - casado

5 - Joaquim  Soares Godinho - casado

6 - Francisco Soares Godinho - casado

7 - Alexandre Soares Ferreira - casado

8 - Roza Soares Louzada - viúva de João Baptista de Araujo

9 - Victória Soares Ferreira - cc/ José Nicolau Viçoso

10 - Francisca Ignácia de Menezes - cc/ José Antonio  Fernandes

 

Gabriel  Soares Ferreira, fal antes da morte da Inventariada, deixou 3 filhos que são netos da Inventariada :

a) Zeferino Soares Ferreira- solteiro - 21 anos de idade

b) Alexandrina - solteira - 12 anos de idade

c) Joaquim  - 9 anos de idade

 

Testamento :

Declarou que: é natural e batizada em Villa de São João Marcos - Província do Rio de Janeiro / RJ - viúva, p/morte de seo marido Francisco Soares Godinho - que teve 9 filhos - tem mais 1 filho do 1°. Matrimonio, c/ João Baptista e que se chama, Manoel Barboza - quer ser sepultada no Cemitério Municipal da Freguezia de Nossa Senhora do Amparo

Fazenda das Três Barras do Amparo - 22.06.1858

A rogo da snra. D. Angelina Rodrigues Fernandes

Pe. Francisco de Mattos Rocha

 

3-4-1 Gabriel Rodrigues Barbosa (ou Soares Ferreira) já falecido em 1859 foi representado no inventário materno pelos filhos:

3-4-1-1 Zeferino Soares Ferreira, solteiro com 21 anos.

3-4-1-2 Alexandrina, com 12 anos.

3-4-1-3 Joaquim, com 9 anos.

3-4-2 Ana Soares Louzada, batizada aos 25-05-1803. Casou com Ignácio de Brito Lemos, já falecido em 1859

25-05-1803 Anna, f.l. de Francisco Soares Godinho, n. vila Lorena e Angelica Rodrigues, n. S. João Marcos; np não. Padr.: Jose Nunes e Rosa Soares. Bat. em Resende pelo Vig. Agostinho Luiz Pacheco de Andrade (0667)

Pais de, q.d.:

3-4-2-1 Vitória Soares de Brito aos 10-08-1845 casou com Antonio Muniz de Oliveira, filho de João Muniz dfe Oliveira e Januária de Jesus. Com geração.

B7: matriz de N. Sra do Amparo-RJ, Livro de Casamentos nº 1, fls. 10, aos 10 de agosto de 1845  Antonio Munis de Oliveira e Victoria Soares de Brito.

Ele f.l. de João Munis de Oliveira e de Januaria de Jesus. Ela f.l. de Ignacio de Brito Lemos

3-4-2-2 Maria Soares de Brito aos 02-09-1846 casou com Antonio José da Silva, viúvo de Claudina Maria de Jesus.

B7-matriz de N. Sra do Amparo-RJ, Livro de Casamentos nº 1, fls. 11v., aos 02-09-1846 Antonio Jose da Silva com Maria Soares de Brito.

Ele viúvo de Claudina Maria de Jesus.

Ela f.l. de Ignacio de Brito Lemos e de Anna Soares Lousada.

Test.: Jose Soares Ferreira e Joaquim Soares Godinho.

3-4-2-3 Francisca Ignácia de Brito casou com Joaquim Ferreira de Oliveira, filho de Manuel Ferreira de Oliveira Machado e Albina Maria de Jesús

Pais de, q.d.:

3-4-2-3-1 Antonio, batizado aos 05-06-1860.

L.. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 185 v. - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ, 5.06.1860 - Antonio - n. 8.05.1860 - fl. de Joaquim Ferreira de Oliveira e Francisca Ignácia de Brito - np. de Manuel Ferreira de Oliveira Machado e Albina Maria de Jesús - nm. de Ignácio Brito de Lemos e Anna Soares  Louzada - fp. Joaquim José Viçoso e Anna Soares Louzada (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-2-4 Francisco Ignácio de Brito aos 20-11-1852 casou com Ana Maria Joaquina, filha de Joaquim Pinto Guedes  e de Maria Joaquina de Lima

B7: Matriz de N. Sra do Amparo-RJ, Livro de Casamentos nº 1, fls. 37v. aos 20-11-1852 Francisco Ignacio de Brito e Anna Maria Joaquina; ele f.l. de Ignacio de Brito Lemos e de Anna Soares Louzada, nascido e batizado em Pirahi; ela f.l. de Joaquim Pinto Guedes e de Maria Joaquina de Lima, batizada no Pirahy.

Test.: Joze Soares Ferreira e Antonio da Cruz Salvado.

3-4-3 José Soares Ferreira, inventariante materno. Foi casado com Gertrudes Maria da Conceição, natural de Pirai-RJ e falecida em Amparo da Barra Mansa-RJ aos 25-03-1839.

Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1,F3v - Gertrudes Maria da Conceição, 25/03/1839, mulher de Jose Soares Ferreira, natural de Pirahy. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

          Pais de, q.d.:

3-4-3-1 Ana Gertrudes da Conceição aos 23-01-1848 casou com José Carlos (Coelho) Ruivo, filho de Antonio Coelho Ruivo e Ana Pinto de Jesús. Com geração.

B7: matriz de N. Sra do Amparo-RJ, Livro de Casamentos nº 1, fls. 16v. e 17 aos 21-01-1848 Jose Coelho(?) Ruivo, f. de Antonio Coelho(?) Ruivo e de Anna Pinto de Jesus; com Anna Gertrudes da Conceição, f. de Jose Soares Ferreira e de Gertrudes Maria da Conceição.

Test.: Luis Pereira de Castro e Francisco Soares Godinho.

a margem: Jose Carlos Ruivo com Anna Gertrudes da Conceição.

3-4-3-2 Vitória Soares Ferreira aos 05-03-1859 casou com Manoel Joaquim Viçoso, filho de Pedro Antonio de Souza e Maria Teresa de Jesus.

B7: matriz de N. Sra do Amparo-RJ, Livro de Casamentos nº 1, fls. 61 aos 05-03-1859 na fazenda Três Barras pertencente aos herdeiros do falecido Francisco Soares Godinho, test.: Antonio Antello e Joze Nicolao Viçozo. Manoel Joaquim Viçozo, f.l. de Pedro Antonio de Sousa e Maria Theresa de Jesus, natural de batizado na freguesia de S. Joaquim; com Victoria Soares Ferreira, f.l. de Jose Soares Ferreira e Gertrudes Maria da Conceição, natural e batizada nesta freguesia de N. S. do Amparo.

(aa) Antonio Antello e Jose Nicolao Viçozo.

Entre os filhos do casal:

3-4-3-2-1 Maria Virginia Soares, batizada aos 28-11-1860. Aos 28-09-1878 casou com José Antonio do Nascimento, filho de José Francisco de Salles e Balbina Maria da Conceição. Com geração.

L. 1 - Batizados - fl. 189 v. - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ, 28.11.1860 - Maria - n. 13.11.1860 - fl. Manuel Joaquim Viçoso e Victória Ferreira Soares - np. Pedro Antonio de Souza e Maria Thereza da Conceição - nm. José Soares Ramos Godinho e Gertrudes Maria da Conceição - fp. Pedro Antonio de Souza e Maria Thereza de Jesús (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 2 - Casamentos - fl. 30 - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ, 28.09.1878 - 1 hora da tarde - nub. José Antonio do Nascimento - fl. de José Francisco de Salles e Balbina Maria da Conceição - c/ Maria Virginia Soares - fl. de Manuel Pedro Viçoso e Victória Soares Ferreira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-3-2-2 Antonia Soares Viçoso casou com José Pinto Guedes, filho de Joaquim Pinto Guedes e Ana Maria de Jesus. Entre seus filhos:

3-4-3-2-2-1 Edwirges Teodora Viçoso, nascida em 07-01-1895.

L. 2 - Nascimentos - fl. 157 - n. 5 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ, 10.01.1895 - neste districto de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - compareceu  José Pinto Guedes - c/ em São Joaquim da Barra Mansa / RJ  - com  Antonia Soares Viçoso - declarou que: no dia 7.01.1895 - ás 4 h. da tarde - nasceu de s/m.- fl. Edwirges Theodora Viçoso - np. de Joaquim Pinto Guedes e Anna Maria de Jesús - nm. de Manoel Joaquim Viçoso e Victória Soares Ferreira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-3-2-3 Francisca Maria Vitoria Soares, batizada aos 08-09-1865. Aos 15-05-1882 casou com  José Prudencio Furtado de Medeiros, filho de Prudenciano Furtado de Medeiros e Claudina Alves de Carvalho.

L. 2 - Batizados - fl. 16 - Ig. de S. Joaq. da Barra Mansa - São Joaquim da Barra Mansa / RJ, 8.09.1865 - Francisca - n. 8.08.1865 - fl. de Manuel Joaquim Viçoso e Victoria Soares Ferreira - np. de Pedro Marcellino de Souza e Maria Thereza - nm. de José Soares Godinho e Gertrudes Maria da Conceição - fp. José Nicolao Viçoso  Junior e Angélica Soares Viçoso (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 2 - Casamentos - fl. 37 v. - Igr. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ, 15.05.1882 - nub. José Prudêncio Furtado de Medeiros - fl. Prudencianno Furtado de Medeiros e Carolina(?) Alves - c/ Francisca Maria Soares - fl. Manoel Joaquim Viçoso e Victória Soares Viçosa - todos desta Freguezia. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

Pais de, q.d.:

3-4-3-2-3-1 José Antonio de Souza, batizado aos 25-12-1888. Aos 30-07-1910 casou com Francisca Maria Leite (ou Francisca Rufina Viçoso), batizada aos 23-12-1882, filha de Manoel Joaquim Viçoso e Vitoria Soares Ferreira. Família “Tomás José Viçoso” 3-4-6-1. Com geração.

L. 2 -  Batizados - fl. 135 v. - Ig. de São Joaq. da Barra Mansa - S. Joaq.  da Barra Mansa / RJ, 25.12.1888 - José  - fl. José  Prudêncio Furtado de Medeiros  e Francisca Maria Soares Ferreira - n. 13.08.1888 - fp. Jacintho e Marianna Esméria (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 2 - Casamentos - fl. 107 v. - n. 8 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ, 30.07.1910 - neste districto de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - 2 h. da tarde - nub. José Antonio de Sousa - fl. José Prudencio Furtado e Francisca Victória Sousa - 21 anos de idade - solteiro - c/ Francisca. Maria Leite - fl. de Francisco Rufino Viçoso e Anna Maria Leite - 26 anos de idade - solteira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-3-2-3-2 Ana Rita Soares, com 23 anos em 09-10-1915 quando se casou com Amandio Inacio de Souza, com 26 anos e viúvo, filho de Inácio José de Souza e Maria Soares.

L. 3 - Casamentos - fl. 74 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 9.10.1915 - Capella de São Sebastião do Falcão - nub. Amandio Ignácio de Sousa e Anna Rita Soares - ele, viuvo - 26 anos de idade - nascido e baptizado em São Joaquim da Barra Mansa / RJ  - fl. de Ignácio José de Sousa e Maria Soares - ela, solteira - 23 anos de idade - nascida e baptizada em São Joaquim da Barra Mansa / RJ - fl. José Medeiros e Francisca Victória Soares - s/ impedimentos - (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-3-2-3-3 Gabriela Soares, nascida em 20-03-1893. Aos 29-05-1909 casou com Conrado de Souza Gabriel, filho de Eduardo de Souza Cabral e Francisca Maria da Conceição, já falecida. Com geração.

L. 2 -  Nascimentos - fl. 56 v. - n. 46 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ 21.03.1893 - neste districto de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - compareceu, José Prudencio Furtado - c/ em São Joaquim da Barra Mansa / RJ - c/ Francisca Victória Soares - declarou que: no dia de hontem ás 12 h. da noite - s/ mulher deu á luz - fl. Gabriella Soares - np. de Prudencio e Claudina - nm. de Manoel Joaquim Viçoso e Victória Soares (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 2 - 1900 / 1919 - Casamentos - fl. 92 v. - n. 4 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ 29.05.1909 - neste districto de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - 2 h. da tarde - nub. Conrado de Sousa Cabral - fl. de Eduardo de Sousa Cabral e D. Francisca Maria da Conceição - já fallecida - solteiro - 19 anos de idade - c/ Gabriella Soares - fl. José Prudencio Furtado, já fallecido e Francisca Victória Soares - solteira - 18 anos de idade (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

Francisca Maria Vitoria Soares, viúva, teve os filhos naturais, provavelmente de Jacinto Inácio Ribeiro:

- Maria de Lourdes, nascida em 19-10-1898 e falecida em 24 do mesmo mês e ano.

L. 3 - Nascimentos - fl. 145 - n. 104 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ, 24.10.1898 - neste districto de São Joaquim  - compareceu Jacintho Ignácio Ribeiro  - c/ vizinho - declarou que : 19.10.1898 - 5 h. da tarde - nasceu de Francisca Victória Soares - f. ilegítimo - Maria de Lourdes - nm. de Manoel  Joaquim  Viçoso e Victória Soares

Av. Óbito - L. 2 - fl. 157 - n. 68 - C.R.C. de São Joaquim - em 10.09.1900

ÓBITO L. 2 - Óbitos - fl. 157 - n. 68 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ 24.10.1898 - neste districto de São Joaquim  - compareceu Jacintho Ignácio Ribeiro  - c/ vizinho - declarou que : 19.10.1898 - 5 h. da tarde - nasceu de Francisca Victória Soares - f. ilegítimo - Maria de Lourdes - nm. de Manoel  Joaquim  Viçoso e Victória Soares (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

- Antonio Inácio Ribeiro, nascido em 14-04-1901 e falecido em 01-02-1903.

L. 4 - Nascimentos - fl. 48 v. - n. 24 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ, 16.04.1901 - neste districto de São Joaquim  - compareceu Jacintho Ignácio Ribeiro - declarou que : 14.04.1901 - 9 h. do dia - nasceo de Francisca Victória Soares, viúva de José Prudêncio Furtado - que vive em s/companhia - f. ilegítimo Antonio  Ignácio Ribeiro  - nm.  Manoel  Joaquim  Viçoso e Victória Soares

Av. ÓBITO - L. 3 - fl. 23 - n. 12 - C.R.C. de São Joaquim - em 1.02.1903

L. 3 - Óbitos - fl. 23 - n. 12 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ

Falleceo em 1.02.1903 - em São Joaquim / RJ (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

- Rita Vitória, nascida em 11-12-1904.

L. 4 - Nascimentos - fl. 183 - n. 98 - C.R.C. de São Joaquim - São Joaquim / RJ, 12.12.1904 - neste districto de São Joaquim  - compareceu Jacintho Ignácio Ribeiro  - declarou que : 11.12.1904 - 8 h. da manhã - em s/ casa - neste districto - nasceo de Francisca Victória Soares, viúva de José Prudêncio Furtado - f. nat. Rita Victória - nm.  Manoel  Joaquim  Viçoso e Victória Soares (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

3-4-4 Joaquim Soares Godinho, casado em 1859.

3-4-5 Francisco Soares Godinho (Junior), casado. Foi casado com Maria (Teresa) Francisca Moreira, filha de Francisco Rodrigues de Faria e Mariana Moreira da Costa (ou Mattos).

Pais de, q.d.:

3-4-5-1 Mariana Moreira da Conceição, batizada em S. Joaquim aos 05-07-1848 onde aos 25-02-1865 casou com José Antonio Pereira Barbosa, natural de Portugal e filho de José Joaquim Pereira e Custódia Maria Barbosa

Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, Folha 84v -  05/07/1848 - Marianna, nascida em 16/06/1848, filha de Francisco Soares Godinho Junior e Maria Francisca Moreira. NP Francisco Soares Godinho Velho e Angelica Rodrigues Fernandes; NM Francisco Rodrigues de Faria e Marianna Moreira de Mattos. Padrinho: Alexandre Soares Ferreira, tio paterno e Francisca Ignacia de Menêzes, estes dois da freguesia de Amparo, os outros desse curato. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

L. 2 - 1864 - 1915 - Casamentos - fl. 3 - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ 25.02.1865 - nub. José Antonio Pereira Barbosa - fl. de José Joaquim Pereira e Custódia Maria Barbosa - nat. de Portugal - c/ Marianna Moreira da Conceição - fl. de Francisco Soares Godinho e Maria Francisca Moreira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-5-2 Maria, batizada aos 11-02-1851

L. 1 - Batizados - fl. 99 v. - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa, 11.02.1851 - Maria - fl. de Francisco Soares Godinho Junior e Maria Thereza Francisca (.....) - np. De Francisco Soares Godinho e Angélica Rodrigues - nm. De Francisco Rodrigues de Faria e Marianna Moreira da Costa - fp. Simão José Ferreira e Angela Moreira de Mattos. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-5-3 Francisca Alexandrina Moreira casou duas vezes. Primeira vez aos 21-08-1869 casou com José Ribeiro Leal, batizado em 17-02-1844, filho de Inácio Ribeiro Leal e Maria Claudina.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ Lv. 2 de cas. fls. 9v aos 21-08-1869 Jose Ribeiro Leal, f.l. Ignacio Ribeiro Leal e Maria Claudina =  cc Francisca Alexandrina Moreira Soares, f.l. Francisco Soares Godinho e D. Ana Moreira Soares, já falecida. Test.: Joaquim Jose Viçoso e Joaquim Thome de Moura.

 

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ aos 17.02.1844 - bat. José - fl. de Ignácio Ribeiro Leal e de Maria Claudina - fp. José Nicolao Viçoso e Florentina Theodora de Jesús

Segunda vez casou com seu cunhado Major José Antonio Pereira Barbosa, viúvo de Mariana Moreira da Conceição 3-4-5-1

L. 2 - 1864 / 1915 -  Casamentos - fl. 131 v. - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ 30.11.1901 - nub. Major José Antonio Pereira Barbosa - fl. de José Joaquim Pereira e  de Custódia Maria Gonçalves Barbosa - c/ D. Francisca Alexandrina Moreira - fl. de Francisco Soares Godinho e de Maria Francisca Moreira - ambos, viúvos - o 1o. De Marianna Moreira da Conceição Barbosa e a 2a. de José Ribeiro Leal (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. - 2 - Casamentos - fl. 33 v. - n. 2 - C.R.C. de São Joaquim da Barra Mansa - São Joaquim / RJ 23.01.1904 - neste districto de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - 11 h. do dia - nub. Major José Antonio Pereira Barbosa, viuvo de Marianna Moreira da Conceição Barbosa - fl. de José Joaquim Pereira e Custódia Maria Gonçalves Barbosa, já fallecidos - nat. de Portugal e brasileiro naturalizado - 63 anos de idade - c/ D. Francisca Alexandrina Moreira, viuva de José Ribeiro Leal - fl. de Francisco Soares Godinho e Maria Francisca Moreira, já fallecidos (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

         Francisca faleceu em S. Joaquim aos 04-04-1919, com 64 anos declarados, sem geração.

B7-Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-4, Fls. 155 nº 15 aos 05 abril 1919 declarante Cezarino de Castro Martins Barbosa.

Faleceu aos 04 do corrente em residencia neste distrito, Francisca Alexandrina Moreira Barbosa, branca, natural deste estado com 64 anos, filha de Francisco Soares Godinho e Maria Francisca Moreira falecidos.

Casada em segundas com o major Jose Antonio Vieira Barbosa não deixando filhos.

3-4-5-4 Clara Jesuina Moreira, batizada aos 25-04-1859. Aos 16-10-1875 casou com Pedro Ribeiro Leal, filho de Inácio Ribeiro Leal e Maria Claudina do Espirito Santo. Com geração.

L. 1 - Batizados - fl. 177 - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa / Barra Mansa / RJ, 25.04.1859 - Clara - fl. De Francisco Ignácio Godinho Junior e Maria Francisca Moreira  - np. de Francisco Soares Godinho Velho e Angélica Rodrigues Fernandes - nm. de Francisco Rodrigues de Faria e Marianna da Costa Moreira  - fp. Joaquim José Ribeiro (Gussom) e Marianna de Castro Moreira. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 23 v. - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. 16.10.1875 - 2 horas da tarde - nub. Pedro Ribeiro Leal - fl. Ignácio Ribeiro Leal e D. Maria Claudina do Espírito Santo - c/ D. Clara Jesuína Moreira Soares - fl. Francisco Soares Godinho e D. Maria Francisca Moreira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-5-5 Antonio Soares Ferreira, batizado aos 03-01-1864. Aos 27-08-1881 casou com Josefa Gertrudes da Conceição, filha de Antonio Manoel de Moraes e Ana Gertrudes da Conceição. Antonio faleceu aos 16-05-1900 com geração.

L. 2 - Batizados - fl. 7 - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa - São Joaquim da Barra Mansa / RJ, 3.01.1864 - Antonio - n. 20.12.1863 - fl. de Francisco Soares Godinho e D. Maria Francisca Moreira - np. de Francisco Soares Godinho e Angélica Roiz Fernandes - nm. de Francisco Roiz de Faria e D. Marianna Moreira da Costa - fp. Joaquim José Villela e D. Messias Cândida da Silva (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 36 - Igr. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. 27.08.1881 - 2 horas da tarde - nub. Antonio Soares Ferreira - fl. Francisco Soares Godinho e D. Maria Francisca Moreira - c/ Josepha Gertrudes da Conceição - fl. Antonio Manoel de Moraes e D. Anna Gertrudes da Conceição (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

B7-Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 139 nº 13 aos 17 maio 1900 declarante major Jose Antonio Pereira Barboza.

Faleceu ontem, de morphéa, Antonio Soares Ferreira, branco, 37 anos lavrador, natural e residente nesta freguesia. Filho de Francisco Soares Godinho e Francisca Moreira naturais deste estado e aqui falecidos.

Casado com Josepha Gertrudes da Conceição, deixando os filhos: Rachel 17 anos, Etelvina 12, Jose 8 e Maria 4 anos. Cemiterio público.

3-4-5-6  Inácia Moreira Soares aos 03-11-1877 casou com Jeremias Ribeiro Leal, filho de Inácio Ribeiro Leal e Maria Cândida do Espírito Santo. Com geração.

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 28 - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. 3.11.1877 - 1 hora da tarde - nub. Jeremias Ribeiro Leal - fl. Ignácio Ribeiro Leal e D. Maria Cândida do Espírito Santo - c/ Ignácia Moreira Soares - fl. de Francisco Soares Godinho e D. Maria Francisca Moreira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-5-7 Honória Moreira da Conceição, aos 09-01-1883 dispensados do impedimento de consanguinidde em 2º grau igual, casou com Demegildo Soares Fernandes, filho de José Antonio Fernandes Junior e Francisca Ignácia de Menezes. Abaixo em 3-4-9-2

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 39 - Igr. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. 9.01.1883 - 13 horas da tarde - nub. Demergidio Soares Fernandes - fl. de José Antonio Fernandes Junior e D. Francisca Ignácia de Menezes da Freg. de Santa Izabel do Rio Preto - c/ Honória Moreira da Conceição - fl. de Francisco Soares Godinho e D. Maria Francisca Moreira - n. e bap. n/ Freg.- forão dispensados dos impedimentos de consangüinidade em 2° grau igual (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-6 Alexandre Soares Ferreira, estava casado em 1859.

3-4-7 Rosa Soares Louzada, em 1859 era viúva de João Baptista de Araújo

3-4-8 Vitória Soares Ferreira casou com José Nicolau Viçoso, filho de Joaquim Jose Viçoso e Ana Maria Leite de Mendanha. Geração na família “Tomás José Viçoso” 3-4.

3-4-9 Francisca Inácia de Menezes aos 25-05-1852 casou com José Antonio Fernandes, filho de outro e Ana Teodora de Jesus.

B7: matriz de N. Sra do Amparo-RJ, Livro de Casamentos nº 1, fls. 36v, 25-05-1852, Jose Antonio Fernandes e Fancisca Ignacia de Menezes, ele f.l. de Jose Antonio Fernandes e Anna Theodora de Jesus, nascido e batizado na Freguesia de S Vicente Ferrer; e ela f.l. de Francisco Soares Godinho e Angelica Rodrigues Fernandes, nascida e batizada na Freguesia de Santa Anna do Pirahi e moradora na Freguesia do Amparo. Test: Padre Jose Agostinho de Oliveira Cansado e Luis Pereira de Castro. Declaro que o sobreito casamento foi celebrado em casa de Francisco Soares Godinho.

Entre seus filhos:

3-4-9-1 Ana Teodora de Jesus, batizada aos 02-08-1854, Aos 24-02-1879, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Vicente Ribeiro Leal, filho de Inácio Ribeiro Leal e Maria Cândida(ou Claudina) do Espirito Santo. Com geração

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 128 - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa 2.08.1854 - Anna - fl. José Antonio Fernandes Filho e D. Francisca Ignácia de Menezes - np. de José Antonio Fernandes e Anna Theodora - nm. de Francisco  Soares Godinho e Angélica Thomé Fernandes - fp. Francisco Soares Godinho e Victoria Soares Ferreira. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

L. 1 - 1852 / 1884 - Casamentos - fl. 81 v. - n. 9 - Ig. de S. Izabel do Rio Preto - S. Izabel R. Preto - Valença / RJ. 24.02.1879 - dispensados dos impedimentos de consangüinidade em 2ð. grau da linha transversal - nub. Vicente Ribeiro Leal - fl. de Ignácio Ribeiro Leal e Maria Cândida do Espírito Santo - n. e bap. em São Joaquim da Barra Mansa - c/ Anna Theodora de Jesús - fl. de José Antonio Fernandes Junior e Francisca de Menezes - n. n/ Freguezia e bap. em São Joaquim da Barra Mansa (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-9-2 Demegildo Soares Fernandes, dispensados dos impedimentos de consangüinidade em 2° grau igual, aos 09-01-1883 casou com Honoria Moreira da Conceição 3-4-5-7 supra. Com geração.

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 39 - Igr. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. 9.01.1883 - 13 horas da tarde - nub. Demergidio Soares Fernandes - fl. de José Antonio Fernandes Junior e D. Francisca Ignácia de Menezes da Freg. de Santa Izabel do Rio Preto - c/ Honória Moreira da Conceição - fl. de Francisco Soares Godinho e D. Maria Francisca Moreira - n. e bap. n/ Freg.- forão dispensados dos impedimentos de consangüinidade em 2° grau igual (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

3-4-9-3 Angélica Rodrigues Fernandes, batizada aos 24-04-1864. Em Santa Izabel do Rio Preto-RJ aos 24-02-1879, dispensados do impedimento em 2º grau igual da linha transversal, casou com Pedro José Viçoso, filho de Jose Pedro Viçoso e Florentina Teodora de Jesus. Família “Tomé José Viçoso” 7-4-2.

L. 2 - 1862 / 1892 - Batizados - fl. 8 - Ig. de S. Joaq. da Barra Mansa - São Joaquim da Barra Mansa / RJ 24.04.1864 - Angelica - n. 20.03.1864 - fl. de José Antonio Fernandes Junior e Francisca Ignácia - np. de José Antonio Fernandes e Anna Theodora - nm. de Francisco Soares Godinho e Angélica Rodrigues - fp. Francisco Soares Godinho e Maria Francisca Moreira (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

 

§ 4º - Januário Soares Louzada

(atualizado em 02-outubro-2015)

 

4- Januário Soares Louzada, batizado em Aiuruoca em 1744, foram seus padrinhos Francisco Gonçalves de Carvalho e Ana Pimenta de Vasconcelhos, mulher do sargento mor Simão da Cunha Gago

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- (desordenado) na era de 1744, cap. Rosario da Lagoa, Januario, f.l. de Antonio Soares Loisada e s/m Maria Bicuda, padr.: Francisco Gonçalves de Carvalho e Anna Pimenta de Vasconcelhos, mulher do sargento mor Simão da Cunha Gago.

Januário foi para Resende-RJ onde em maio de 1780 casou com Izabel Rodrigues Barbosa, natural de Guaratinguetá-SP com 23 anos e filha de Diogo Barbosa Lima e Maria da Fonseca Osoria.

22-05-1780 na matriz de N.S. da Conc. do Campo Alegre, Resende, perante o Padre José Henrique de Carvalho.  Januario Soares Louzada, n/b na freguesia de N.S. da Conceição de Aiuruoca Bispado de Mariana, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria Bicuda Leme, ambos já defuntos; = cc. Izabel Rodrigues Barbosa, n/b na freguesia de Guaratinguetá, com 23 anos, f.l. de Diogo Barbosa Lima e Maria da Fonseca Osoria, ambos moradores n/freguesia. Test.: Gabriel Fernandes Pinto, solteiro, natural de Aiuruoca, morador nesta fregusia, sabendo ler e escrever; Francisco Xavier Ferreira, solteiro; Antonio Rodrigues Barbosa, casado, natural de Guaratinguetá, morador nesta freguesia onde vive de sua lavoura, de 32 anos de idade, sabe ler e escrever; Salvador Barbosa Lima, solteiro, natural de Guaratinguetá, morador nesta freguesia, que vive de suas lavouras, com 27 anos de idade, sabe ler e escrever, irmão da contraente, que Izabel Rodrigues Barbosa chegou em Resende no ano de 1774 em companhia de seus pais. (0165) duplicata com 0522

(B7: na ficha 0522 a data do casamento é 17-05-1780)

 

Januário e Izabel tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Antonio Soares Louzada casou com Maria Lemes da Conceição, filha de Manoel da Silva Leme e Ana Martins de Abreu (SL. 3º, 50, 5-1 e 7º, 468, 7-1), neta paterna de Pedro da Costa Collaço e Maria Leme da Silva, neta materna de João Martins de Abreu, natural de S. Miguel das Marinhas Arc. de Braga e Domingas Barbosa de Lima, de Guaratinguetá aí casados em 1748.

Casamentos de Guaratingueta - 1748; Copia de Gastao de Meireles França; RGB nº 7: N.º 164 - João Martins de Abreu, da Freg. de S. Miguel das Marinhas, arceb. de Braga, com Domingas Barbosa Lima, desta, filha de João Machado Ludovico e Ana Maria da Cunha. (SL. 3º, 50, 4

          Maria faleceu em Resende aos 31-10-1869 com 83 anos declarados e Antonio logo depois, a 01-01-1870 também com 83 anos declarados.

31-10-1869 fal. Maria Lemes da Conceição, com 83 anos, esposa do Capitão Antonio Soares Louzada. (3988)

01-01-1870 Capitão Antonio Soares Louzada, fal. em Rezende, cc. Maria Lemes da Conceição, fa. em 30-10-1869, com 83 anos (0902)

Foram filhos do casal:

4-1-1 José, batizado aos 03-02-1813

03-02-1813 Jose, n. 20-01, d.l. de Antonio Soares Louzada, n. desta vila e Maria Leme, n. Guaratingueta; np de Januario Soares, n. Jacarei e Izabel Rodrigues Barbosa, n, Guaratinguetá; nm de Manoel da Silva Leme, n. Lorena e Ana Martins de Abreu, n. Guaratinguetá; padr.: Joaquim Brbosa e Maria da Conceição. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0855)

4-1-2 Maria, aos 30-07-1815

30-07-1815 na Matriz de Resende pelo Padre Mariano Jose da Rocha, Maria, f.l. Antonio Soares Louzada e Maria Leme, n. desta vila; np Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa, n. de S. Paulo; nm Manoel da Silva Leme e Ana Martins, n. Guaratingueta; padr.: Capitão Manoel Freire de Campos e s/m Da. Ana Izabel. (0926)

4-1-3 Francisca, aos 05-11-1826

05-11-1826 Francisca, f. Antonio Soares Louzada e Maria Lemes da Conceição; np Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa; nm Manoel da Silva Leme e Ana Martins, naturais de S. Paulo; padr.: Jose Antonio de Araujo Gomes Barbosa e s/m Da. Genoveva ... (1037)

4-1-4 Claudina, aos 26-12-1828

26-12-1828 Claudina, f.l. do Alferes Antonio Soares Louzada e Maria Lemes da Conceição; np Januario Soares Louzada e Izabel Rod. Barbosa; nm Manoel Lemes da Silva e Ana Martins de Abreo; padr.: Manoel Gonçaves e s/m Ana Tereza. (1003)

4-1-5 Francisco Soares de Louzada, batizado aos 22-01-1831. Casou com Fortunata Maria de Jesus, natural de Areas-SP e filha de José Antonio da Silveira e Francisca Maria da Conceição.

22-01-1831 Francisco, n. 24-11, f. Alferes Antonio Soares Louzada e Maria Lemes da Conceição, n. Guartingueta-SP (1377)

 

??-??-???? em Resende as duas horas da tarde (não consta o dia) Francisco Soares Louzada, f.l. Cap. Antonio Soares Louzada e Maria Lemes da Conceição; = cc. Fortunata Maria de Jesus, n. Areas-SP, f.l. Jose Antonio da Silveira e Francisca Maria da Conceição. Test.: Antonio Soares Louzada e Nicolau de Souza Soares Breves (2793)

Pais de, q.d.:

4-1-5-1 Joaquim Soares Louzada, batizado aos 23-05-1852. Aos 19-07-1875 em S. Joaquim-RJ casou com Ana Constança de Assunção filha de Estanislau Fernandes de Barcellos e Ana Constança de Assunção.

23-05-1852 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Joaquim, f.l. Francisco Soares Louzada e Fortunata Maria de Jesus, padr.: Antonio Soares Louzada e Claudina Soares Louzada (2604)

 

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 22 - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. 19.07.1875 - nub. Joaquim Soares de Souza Louzada - fl. de Francisco Soares Louzada e Fortunata Maria da Conceição - nat. de São Vicente Ferrer - c/Anna Constancia de Assumpção - fl. de Estanislao Fernandes Barcellos e Anna Constancia de Assumpção (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

4-1-5-2 Cândida, batizada aos 30-08-1854

30-08-1854 na matriz de Resende pelo Vig. Jose Julio de Araujo Vianna, Candida, f.l. Francisco Soares Louzada e Fortunata Maria de Jesus, padr.: Silverio Soares pp. de Nicolao da Silva Soares Breves e Maria Leme da Conceição (2836)

4-1-5-3 Lucas Soares Louzada casou com Maria Augusta de Faria, filha de João José de Faria e Izabel Cândida de Valença.

         Pais de, q.d.:

4-1-5-3-1 João, batizado em Vargem Grande-RJ aos 12-03-1889

L. 1 - Nascimentos - fl. 21 v. - n. 55 - C.R.C. de Vargem Grande / RJ 12.03.1889 - declarante Lucas Soares Louzada - c/c Maria Augusta de Faria - João - n. 14.09.1888 - às 2 horas da manhã - np. de Francisco Soares Louzada e Fortunata Maria da Conceição - nm. de João José de Faria e Izabel Cândida de Valença. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

4-1-5-3-2 Nestor, aos 12-06-1890.

L. 1 - Nascimentos - fl. 115 v. - n. 96 - C.R.C. de Vargem Grande - Resende / RJ 12.06.1890 - declarante Lucas Soares Louzada, casado com Maria Augusta de Faria - declarou que nasceu Nestor - 11.06.1890 ás 8 horas da manhã - np. de Francisco Soares Louzada e de Fortunata Maria da Conceição - nm. de João José de Abreu Faria e Izabel Candida de Valença (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

4-1-6 Silvério, batizado aos 15-07-1832.

15-07-1832 pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Silverio, f.l. Antonio Soares Louzada e Maria Lemes da Conceição; padr.: João Lourenço Dias Guimarães e Maria de Sousa Xavier (1436)

4-1-7 Carolina, aos 26-10-1834.

26-10-1834 em Resende pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Carolina, f.l. Antonio Soares Louzada, n. Resende e Maria Lemes da Conceição, n. Guaratingueta; np Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa; nm Manoel da Silva Lemes e Anna Martins de Abreu; padr.: Fernando Pereira Vianna e Martha Maria da Conceição (1633)

4-1-8 Manoel Soares Louzada aos 23-06-1857 casou com Maria Francisca da Conceição, natural de Resente e filha de Antonio Ferraz de Barros e Gertrudes Maria de Jesus

23-06-1857 Manoel Soares Louzada, n. Resende, f.l. Antonio Soares Louzada (fal. 01-01-1870 com 88 anos) e Maria Lemes da Conceição (fal. 30-10-1869 com 83 anos); = cc. Maria Francisca da Conceição, n. Resende, f.l. Antonio Ferraz de Barros e Gertrudes Maria de Jesus (2889)

4-2 Antonia, batizada aos 24-06-1785.

24-06-1785 Antonia, n. 14-06, f.l. de Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo (0409)

4-3 Maria Soares Louzada, batizada aos 12-11-1786. Aos 07-04-1811 casou com Francisco Alves, batizado em Lorena-SP aos 30-05-1788, filho de Antonio José Alves e Maria Juliana de Siqueira; neto paterno de João José Alves e Joana Paes de Siqueira; neto materno de Manoel Fernandes de Siqueira e Izabel Rodrigues Diniz

12-11-1786 Maria, n. 04-11, f.l. de Januario Soares Louzada e Izabel da Silva. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo (0404)

 

07-04-1811 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá. Francisco Alves, n. e bat. no dia 30-05-1788 na freg. de N.S. da Lorena Bispado de S.Paulo, f.l. de Antonio Jose Alves e Maria Juliana de Siqueira; np João Jose Alves e Joana Paes de Siqueira; nm Manoel Fernandes de Siqueira e Izabel Rodrigues Diniz. = Cc. Maria Soares Louzada, n. e bat. aos 12-11-1776 pelo Padre Francisco Xavier de Tolledo e foram seus padr.: Nicolau Soares Louzada e filha Maria, f.l. de Januario Soares Louzada, já defunto e Izabel Rodrigues Barbosa. (1111)

4-4 Ana Maria Barbosa do Carmo, batizada aos 26-07-1789. Casou com Henrique José de Carvalho, filho de João de Deus de Carvalho e Maria Angelica Monteiro

26-07-1789 Anna, f.l. de Januario Soares Louzada e Izabel Barbosa. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0391)

Pais de, q.d.:

4-4-1 Izabel, batizada aos 11-10-1812.

11-10-1812 Isabel, n. 28-09, f.l. de Henrique Jose de Carvalho e Ana Maria do Carmo, naturais de Resende; np de João de Deus de Carvalho, n. da Ilha Grande e Maria Angelica Monteira, n. Pouso Alto; nm de Januario Soares Louzada e Isabel Rodrigues Barbosa, naturais de Guaratinguetá; padr.: Antonio Soares Barbosa e Maria Soares. Bat. pelo Rev. Antonio de Padua. Bat. em Resende pelo Padre José Antonio Martins de Sá (0839)

4-4-2 Maria Buena da Conceição, batizada aos 12-12-1814. Aos 09-10-1844 casou com João Rodrigues Nobre, filho de Antonio Soares da Silva. Geração em 3-1-3-1 supra

12-12-1814 Maria, n. 27-11, f.l. de Henrique Jose de Carvalho e Ana Maria do Espirito Santo, desta vila; np João de Deos Carvalho, n. Ilha Grande e Maria Angelica, n. Pouso Alto; nm Januario Soares Louzada, n. Jacarei e Izabel Rodrigues Barbosa, n. Guaratingueta; padr.: Antonio Joaquim Rodrigues e Antonia Maria do Espirito Santo. Bat. na Matriz de Resende pelo Padre Manuel Serafim dos Anjos  (0888)

 

09-10-1844 em Resende, João Rodrigues Nobre, f.l. Antonio Soares da Silva; = cc. Maria Buena da Conceição, f. de Ana Maria. Justificação do parentesco. 1) que Januario Soares era irmão de Rosa Soares. 2) que desta Rosa nasceu Antonio Soares Ferreira e deste procedeu Antonio Soares da Silva pai do orador. 3) que daquele Januario Soares procedeu Ana Maria e desta procedeu a oradora (2242)

4-4-3 Manoel, batizado aos 13-09-1816

13-09-1816 Manoel, f.l. de Henrique Jose de Carvalho e Ana Maria Barbosa, ambos desta vila; np Joam de Deus Carvalho, n. Ilha Grande deste Bispado e Maria Angelica, n. Pouso Alto; nm Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa, n. Taubaté; padr.: Pedro Antonio de Almeida e Protetora. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0960)

4-4-4 José Jeronimo de Carvalho casou com Francisca Maria de Oliveira, filha de João dos Santos de Oliveira e Maria de Jesus

Pais de, q.d.:

4-4-4-1 João, batizado aos 16-06-1828

16-06-1828 João, f. Jose Jeronymo de Carvalho e Francisca Maria de Oliveira; np Henrique Jose de Carvalho e Ana Maria do Carmo; nm João dos Santos de Oliveira e Maria de Jesus (1099)

4-4-5 Antonio, batizado aos 28-02-1819

28-02-1819 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Antonio, f.l. de Henriques Jose de Carvalho e Ana Maria da Conceição; np João de Deos (Carvalho) e Ana Maria; padr.: Manoel da Silva Lemes e Ana Maria (1015)

4-4-6 Antonia Maria da Conceição, casou duas vezes. Aos 22-06-1833 com o viúvo Pedro Smith. Segunda vez aos 02-03-1843 com Luiz Henriques Constante de Betaes, natural da Suissa, filho de João José de Betaes e Rita Buraquini

22-06-1833 em Resende pelo Vigario Mariano Joaquim de Ameida Luz, Pedro Smitt, viúvo; = cc. Antonia Maria da Conceição, n/b nesta matriz, f.l. Henrique Jose de Carvalho. Test.: Major antonio Cordeiro Ramos e Henrique Pailler Francis (1541)

 

08-02-1843 Luiz Henriques Constante de Betaes, n. Cantão de Vaud, Suiça, f.l. João Jose de Betaes e Ricta Buraquini; = cc. Antonia Maria da Conceição, viuva de Pedro Schimitt. Test.: Antonio Pinto Coelho de Barros e Major Izidoro de Queiroz Barreto (2146)

4-4-7 Belarmino, batizado aos 24-02-1835.

24-02-1835 Belarmino, f.l. de Henrique Jose de Carvalho e Ana Maria do Carmo, ambos de Resende; np João de Deus de Carvalho e Maria Angelica Monteira; nm Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa; padr.: Belizario Rodrigues de Vasconcelos e N.S. Conceição (1649)

4-5 Antonia Maria do Espirito Santo, batizada aos 30-05-1793. Casou com Pedro Antonio de Almeida, natural de Pindamonhangaba-SP e filho de José de Almeida Moreira, natural do Rio de Janeiro-RJ e Joana Maria de Macedo, natural Pindamonhangaba

30-05-1793 Antonia, f.l. de Januario Soares Louzada e Izabel Barbosa. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0577)

4-5-1 Joana, batizada aos 04-08-1814.

04-08-1814 Joana, n. 23-07, f.l. de Pedro Antonio de Almeida, n. Pindamonhangaba e Antonia Maria do Espirito Santo, n. desta; np Jose de Almeida, n. do Rio de Janeiro e Joana Maria, n. Pindamonhangaba; nm Januario Soares Louzada, n. Minas e Izabel Rodrigues Barbosa, n. Taubaté; padr.: Antonio Pinto Franco e s/filha MariaBarbara Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0883v)

4-5-2 Sabino José de Andrade, batizado aos 17-08-1817.Aos 03-12-1833 casou com Delfina Florentina Rodrigues, natural de Baependi-MG, filha do Capitão João Rodrigues Correia de Barros e sua segunda mulher Francisca Teodora de Barros, neta paterna de João Rodrigues Gomes e Maria Damiana Vellosa, neta materna de Henrique Dias de Vasconcellos, natural de Portugal e Maria de Almeida. Família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 4º. Com geração.

17-08-1817 Sabino, f.l. de Pedro Antonio de Almeida, n. Pindamonhangaba e Antonia Maria do Espirito Santo, n. desta vila; np Jose de Almeida e Joana de Macedo, n. Pindamonhangaba; nm Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa, naturais de Guaratinguetá; padr.: Bento de Azevedo Maia e Escolastica Carneira de Sá. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0967)

 

03-12-1833 na Matriz de Resende pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Sabino Jose de Andrade, n/b Resende, f.l. Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo; = cc. Delfina Florentina Rodrigues, n/b na vila de Baependi, f.l. do Capitão João Rodrigues Correia de Barros e Francisca Theodora de Barros. Test.: Jose da Silva Salgado e Manoel Antonio de Souza (1562)

4-5-3 Felizarda Maria de Jesus casou com Francisco de Paula Ferreira, filho de Miguel Joaquim de Farias e Leonor Maria de São José. Pais de, q.d.:

4-5-3-1 João Francisco de Paula, batizado aos 11-05-1834. Aos 22-09-1853 casou com Luciana Maria de Jesus, filho de Belarmino José Antonio e Maria Marcolina, Com geração.

11-05-1834 João, f.l. de Francisco de Paula Fereira, n. de São Paulo e Felizarda Antonia de Jesus; np Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria de Jesus; nm Leonor Maria de São Jose (?); padr.: avós maternos (1603)

 

22-09-1853 em Resende pelo Vig. Ignacio Ferreira Franco, João Francisco de Paula, f.l. Francisco de Paula Fereira e Felizarda Maria de Jesus; = Luciana Maria de Jesus, f.l. Belarmino Jose Antonio e Maria Marcolina. Test.: Domingos Antonio Lourenço e Antonio Jose de Alvarenga (2783)

4-5-3-2 José, batizado aos 21-06-1835.

21-06-1835 pelo Padre Antonio Maria Ribas Sandim, Joze, f.l. Francisco de Paula Ferreira, n. S. Paulo e Felizarda Maria de Jesus, n. Resende, np Miguel Joaquim de Farias e Leonor Maria de São Jose, nm Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria de Jesus, padr.: João Monteiro de Brito e Leonor Maria de S. Jose (2181v)

4-5-3-3 Delinda, batizada aos 28-01-1838

28-01-1838 pelo Padre José Marques da Motta, Delinda, f.l. Francisco de Paula Pereira e Felizarda Antonia de Jesus, padr.: Sabino Jose de Andrade e Delfina Florentina  Rodrigues de Almeida,  (1765)

4-5-3-4 Antonio, aos 24-10-1839

24-10-1839 pelo Padre José Marques da Motta, Antonio, f.l. Francisco de Paula Pereira e Felisarda Antonia de Jesus, padr.: David Gomes Jardim e Ignacia Antonia de Escobar Jardim (1999)

4-5-3-5 Paulino aos 31-05-1841

31-05-1841 pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Paulino, f.l. de Francisco de Paula Fereira e Felizarda Maria de Jesus, padr.: Fhilipe Antonio Gomes e Ana Maria da Conceição (1876)

4-5-3-6 Francisca, aos 23-07-1843

23-07-1843 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Francisca, f.l. Francisco de Paula Pereira e Felisarda Antonia de Jesus, padr.: Joaquim Gomes Jardim e s/m Antonia Leite Ferraz (2168)

4-5-3-7 Maria Felizarda, com 30 anos em 25-08-1877, casou com Joaquim Manoel de Souza, com 19 anos e filho de Manoel Feliciano do Prado, falecido e Leonor Maria de Jesus.

25-08-1877 na matriz de S. Jose do Campo Belo desta comarca p. Revdo. Vigario Joaquim Thomaz de Aquino, Joaquim Manoel de Souza, com 19 anos n/b nesta freguesia, f.l. Manoel Feliciano do Prado, falecido e Da. Leonor Maria de Jesus; = cc. Maria Felizarda Pereira, com 30 anos, f.l. de Francisco de Paula Pereira e Felizarda Maria de Almeida, falecida. Test.: Jose Nogueira Lemes e Marcolino Jose de Oliveira. (3595)

4-5-3-8 Ana, batizada aos 08-12-1848.

08-12-1848 Ana, f. Francisco de Paula Pereira e Felizarda Maria de Jesus, padr.: Francisco Pereira da Silva e Eleodora Maria Rosaria (2320)

4-5-3-9 Francisca, aos 07-09-1851

07-09-1851 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Francisca, f.l. Francisco de Paula Ferreira e Felizarda Maria de Jesus, padr.: Dr. Gustavo Gomes Jardim e Francisca Rosa Jardim (2519)

4-5-4 Maria Antonia Soares de Jesus aos 20-04-1827 casou com João José de Oliveira, natural de S. Gonçalo do Ibituruna-MG e filho de Custódio José de Oliveira, já falecido e Narcisa Maria de Jesus.

20-04-1827 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, João Jose de Oliveira, n/b em S. Gonçalo do Ibituruna, filial da matriz de S. João del Rei, f.l. Custodio Jose de Oliveira, já falecido e Narcisa Maria de Jesus; = cc. Maria Antonia Soares, n/b nesta freguesia de Resende, f.l. Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo (1471 e v.)

Entre sua grande prole:

4-5-4-1 Antonia Maria de Jesus aos 05-09-1849 casou com José Joaquim Rodrigues, filho de Antonio Joaquim Soares e Margarida Antonia de Jesus. A partir de 27-09-1868 José Joaquim passou a chamar-se Jose Joaquim Rodrigues Soares. Com grande geração.

05-09-1849 em Resende, Vig. Ignacio Ferreira Franco, Jose Joaquim Rodrigues, n/b em S. Bom Jesus de Santa Ana, f.l. Antonio Joaquim Soares e Margarida Antonia de Jesus; = cc. Antonia Maria de Jesus, n/b nesta matriz, f.l. João Jose de Oliveira e Maria Antonia de Jesus (2556)

 

Jose Joaquim Rodrigues passa a chamar-se de hoje em diante, 27-09-1868, Jose Joaquim Rodrigues Soares. (3972)

4-5-4-2 Joaquim, batizado aos 3-11-1834.

30-11-1834 Joaquim, f.l. João Jose de Oliveira, n. São Gonçalo-RJ e Maria Antonia de Jesus, n. Resende; np Custodio Jose de Oliveira e Narciza Maria de Jesus; nm Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo; padr.: Belizario Rodrigues de Vasconcellos e Delfina Clementina de Almeida (1586)

4-5-5 Ten. Cel. Albino Antonio de Almeida, irmão de Hermenegildo Antonio de Almeida e de Antonio José da Cunha Almeida, faleceu em 06-09-1884 com 60 anos declarados. Foi casado com Francisca de Paula Nogueira, falecida em 20-06-1889, filha de Francisco de Paula Coutinho e Escolastica de Godoy Ferraz. Eram proprietarios da fazenda denominada Retiro, e do Corrego Fundo. Com geração.

Ten. Cel. Albino Antonio de Almeida (fal. 04-IX-1884) n. desta freguesia cc Francisca de Paula Nogueira, n. desta feg. (fal. 20-VI-1889) na Faz. Pitangueira, f.l. de Francisco de Paula Coutinho e s/m Escolastica de Godoi Ferraz (1602).

 

Tenente Coronel Albino Antonio de Almeida faleceu em Resende aos 06-09-1884, com 60 anos de idade, biografia no Itatiaia ano VIII nº 45, um dos mais abastados fazendeiros do municipio, esposo de D. Francisca de Paula Nogueira, sogro do Tenente João Baptista Lobo e de Joaquim de Oliveira Porto. Era irmão de Hermenegildo Antonio de Almeida, Antonio Jose da Cunha Almeida (4084)

4-5-6 Hermenegildo, batizado aos 26-03-1827. Hermenegildo Antonio de Almeida, citado como irmão do Ten. Cel. Albino Antonio de Almeida e de Antonio José da Cunha Almeida (4084).

26-03-1827 em Resende pelo Padre Franisco do Carmo Frois, Ermenegildo, f.l. Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo; np Jose de Almeida e Joana Maria; nm Januario Soares Louzada e Isabel Rodrigues Barbosa; padr.: Padre Francisco do Carmo Froes e Clara Felisbina Justiniana (1089)

4-5-7 Cândida Maria Alves Almeida de Jesus, aos 15-05-1852 casou com Domingos Antonio Alves da Silva, natural do Porto-PT e filho de Antonio Alves da Silva e Ana Maria da Silva.

15-05-1852 em Resende, Domingos Antonio Alves da Silva, n. do Porto, f.l. Antonio Alves da Silva e Ana Maria da Silva; = cc. Candida Maria de Jesus (fal. 04-10-1878 com 48 anos), f.l. Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo. Test.: Francisco Antonio Barata e Manoel Martins (2660)

Entre seus filhos:

4-5-7-1 José Alves de Almeida e Silva, batizado aos 24-06-1853. Aos 23-09-1876 casou com Julia Herminia dos Santos Pontes, com 19 anos e filha de Joaquim dos Santos Pontes e Felicidade Umbelina Vieira

24-06-1853 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Jose, f.l. Domingos Antonio Alves da Silva e Candida Maria Alves de Almeida, padr.: Pedro Antonio de Almeida e Claudina Maria do Espirito Santo (2731)

 

23-09-1876 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Jose Alves de Almeida e Silva, com 23 anos, n/b nesta matriz, f.l. Domingos Antonio Alves da Silva e Da. Candida Maria Alves de Almeida; = cc. Da. Julia Herminia dos Santos Pontes, com 19 anos n/b nesta matriz, f.l. Joaquim dos Santos Pontes e Felicidade Umbelina Vieira. Test.: Manoel Conrado Teixeira e Ten. Jose Alves de Abreu Picaluga (3666)

4-5-7-2 Januária Alves de Almeida, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2° grau igual da linha transversal, em novembro de 1881 casou com Augusto de Souza Almeida, filho Antonio José da Cunha Almeida e de Ana Candida de Souza - 4-5-9-2 abaixo.

4-5-8 Ludovina Maria (ou Antonia) de Jesus, batizada aos 21-04-1829. Aos 15-05-1844 casou co Belisario Rodrigues de Vasconcelos, natural de Baependi, viúvo de Joana Maria de Jesus e filho de João Rodrigues Correa de Barros e Francisca de Vasconcellos já citados.

21-04-1829 Ludovina, f. Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo; np Jose de Almeida e Joana Maria; nm Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa; padr.: Jose da Silva Salgado e Margarida Ribeira (1257)

 

15-05-1844 em Resende, Belisario Rodrigues de Vasconcelos, n. Resende, viuvo de Joana Maria; = cc. Lodovina Maria de Jesus, n. Resende, f.l. Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo, test.: Manoel Antonio de Sousa e Castro e Angelica Candida Rodrigues (2230)

Entre seus filhos:

4-5-8-1 Antonio Alves da Cunha (Vasconcellos), natural de Resende onde aos 05-09-1867 casou com Ana Custódia de Souza, filha de Antonio Custodio de Souza e Mariana Alves de Oliveira

23-02-1834 pelo Vig. Antonio Maria Ribas Sandim, Antonio, f.l. Belizario Rodrigues de Vasconcellos, n. de Baependi-MG e Ludovina Antonia de Jesus, n. de Resende; np João Rodrigues Correia de Barros e Francisca (Theodora) Vasconcelos; nm Pedro Antonio de Almeida e Antonia Maria do Spirito Santo; padr.: Francisco de Paula e Delfina Maria (1598)

 

05-09-1867 em S. Ana, Antonio Alves da Cunha (Vasconcellos), n. Resende, morador em Campo Belo, f.l. Belizario Rodrigues de Vasconcellos e Ludovina Maria da Conceição; = cc. Ana Custodia de Souza, n. Santa Ana, f.l. Antonio Custodio de Souza e Mariana Alves de Oliveira. Test.: Jose Dias de Almeida e Antonio Jose Dias de Almeida (2986)

4-5-8-2 Justinha da Cunha Vasconcellos aos 28-10-1855 casou com Antonio Alves da Cunha, filho de Antonio Custodio de Souza e Mariana Alves de Oliveira supra citados. Com geração

28-10-1865 em S. Ana, Antonio Alves da Cunha, n. S. Ana, f.l. Antonio Custodio de Souza e Mariana Alves de Oliveira; = cc. Justinha da Cunha Vasconcellos, n. Resende, f.l. Belisario Rodrigues de Vasconcellos e Lodovina Maria da Conceição, Test.: Joaquim Jose Dias de Almeida e Antonio Rodrigues da Cunha Vasconcellos (2959).

4-5-9 Antonio José da Cunha Almeida, batizado em 06-03-1831. Aos 15-05-1855 casou com Ana Candida de Souza.

06-03-1831 nesta matriz de Resende pelo Vig. Colado Tito Pereira de Carvalho, Antonio, n. a 16-02, f.l. de Pedro Antonio d'Almeida e Antonia Maria do Espirito Santo; padr.: o Rev. Mariano Jose da Rocha e protetora N.Senhora (1420v)

 

15-05-1855 em Resende, na casa de morada do Dr. Antonio de Paula Ramos, Antonio Jose da Cunha Almeida, n. em Resende em 06-03-1831; = cc. Ana Candida de Souza, n/b em Resende em 18-03-1837; test.: Pedro Ramos da Silva e Cel. Albino Jose de Almeida (1420)

          Ana Candida (Ramos de Almeida), viúva, faleceu na cidade de São Paulo em 12-11-1897. Deixou seis filhos, Augusto e Januária não foram citados:

(pesquisa: Silvio de Almeida Toledo Neto) CRC 5º Subdistrito Santa Efigenia - Livro C-010, fls. 074, nº 883 de Registro de óbitos, lavrado no dia 12-11-1897.

Declarante João Antunes Maciel, no dia 12-11-1897 à uma hora, à rua do Lazaro nº 02, faleceu  Anna Candida Ramos de Almeida, natural do estado do Rio de Janeiro, residente e domiciliada à Rua do Lázaro nº 2, com 58 anos, viúva.

Óbito atestado pelo Dr. Mauro de Azevedo; causa da morte: Gastro interite. Sepultamento foi feito no Cemiterio Municipal.

Observações: a falecida era viúva de Antonio José da Cunha Almeida e deixou os seguintes filhos: Silvino, Maria, Julia, Henriqueta, Adelaide, Mario.

Entre os filhos do casal:

4-5-9-1 Silvino de Souza Almeida, com 36 anos em 16-07-1888, casou com Brazilia Maria Constancia Lecklec, de 19 anos, filha de Constantino Ferreira e Maria Rita da Conceição.

16-07-1888 na matriz de Resende p. Vig da Vara João da Matta Tarlé, Silvino de Souza Almeida, de 36 anos n/b nesta freg., f.l. Antonio Jose da Cunha Almeida e Da. Ana Candida de Souza Almeida; = cc. Da. Brazilia Maria Constancia Lecklec, de 19 anos n/b nesta freg., f.l. Constantino Ferreira e Da. Maria Rita da Conceição. Test.: Antonio Jose de Oliveira Guimarães e Delphim Barbosa de Almeida (3860)

4-5-9-2 Augusto de Souza Almeida com 25 anos em novembro de 1881, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Januária Alves de Almeida, com 16 anos, filha dos falecidos Domingos Antonio Alves da Silva e Candida Maria Alves de Almeida - 4-5-7-2 supra.

23-11-1881 na matriz de Resende p. Vig. João da Matta Tarlé, Augusto de Souza Almeida, 25 anos n/b nesta freg., f.l. Antonio Jose da Cunha Almeida e Ana Candida de Souza Almeida; = cc. Da. Januaria Alves de Almeida, 16 anos n/b nesta freg., f.l. Domingos Antonio Alves da Silva e Da. Candida Maria Alves de Almeida, falecidos. Test.: João Baptista Lobo e Joaquim Fernandes de Gouvea (3552)

 

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) Resende-RJ, Lv. 1881-1888, Fl. 2 - 22.11.1881 - Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Resende / RJ - Com Provisão de dispensa de impedimento de consangüinidade em 2° grau igual da linha transversal - nub. Augusto de Sousa Almeida e D. Januária Alves de Almeida - nb. Resende / RJ - elle, 25 anos de idade - fl. Antonio  José da Cunha Almeida e de D. Anna Candida de Sousa Almeida - ella, 16 anos de idade - fl. Domingos Antonio Alves da Silva e de D. Candida Maria Alves de Almeida, já fallecidos

4-5-9-3 Januaria Amelia de Souza Almeida, com 21 anos em 11-10-1881, casou com Henrique Benedito Coutinho, natural da Ilha Grande-RJ com 21 anos, filho do falecido Manoel Joaquim de Araujo Coutinho e Antonia Martins Gomes.

11-10-1881 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Henrique Benedito Coutinho, 21 anos n/b na freg. da Ilha Grande deste bispado, f.l. Manoel Joaquim de Araujo Coutinho, falecido e Antonia Martins Gomes Coutinho; = cc. Januaria Amelia de Souza Almeida, 21 anos n/b nesta freg., f.l. Antonio Jose da Cunha Almeida e Da. Ana Candida de Souza Almeida. Test.: Dr. Joaquim de Azevedo Carneiro Maia e Domingos Gomes de Carvalho (3653).

4-5-9-4 Júlia Ramos de Almeida, natural de Resende. Com 15 anos em 23-06-1889, na cidade de S. Paulo, casou-se com Emílio de Toledo, natural da mesma cidade e com 19 anos, filho de Romano Toledo e de Raquel de Toledo.

(pesquisa: Silvio de Almeida Toledo Neto) Paróquia da Consolação - São Paulo - Brasil. Certidão de casamento.

Certifico que, revendo o Livro 3.º de Assentos de Casamentos, encontrei, à página 36v. um assento do teor seguinte: Emílio de Toledo e Júlia Ramos de Almeida. Aos vinte e três de junho de mil oitocentos e oitenta e nove, nesta Matriz, pelas seis horas da tarde, por provisão do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Vigário Geral, depois de feita a justificação do estado livre e desimpedido dos contraentes, em minha presença e das testemunhas José Egídio Abreu Vasconcelos e José Nicolino Marques, receberam-se em matrimônio Emílio de Toledo e Júlia Ramos de Almeida. Ele, natural desta capital, com 19 anos de idade, filho legítimo de Romano Toledo e de Raquel de Toledo. Ela, natural de Resende, com quinze anos de idade, filha legítima de Antônio José da Cunha e Almeida e Dona Ana Cândida de Souza Almeida, ambos fregueses da Consolação. O Vigário Eugênio Dias Leite. Nada mais continha o referido assento. Ita in fide Parochi. Matriz da Consolação, 15 de novembro de 1919. Pelo Vigário, o Coadjutor José M. Monteiro.

4-6 Joana Maria da Conceição, batizada aos 26-11-1796. Casou com Francisco Soares dos Santos, natural de Guaratinguetá-SP e filho de Antonio Soares dos Santos e Francisca Maria de Jesus.

26-11-1796 Joanna, n. 17-11, f.l. de Januario Soares Louzada, n. da Lagoa de Aiuruoca e Izabel Rodrigues Barbosa, n. da vila de Guaratingueta; np de Antonio Soares Louzada, n. Guaratingueta e Maria Bicuda Leme, n. de Jacarei; nm de Diogo Barbosa Lima, n. Guaratingueta e Maria da Silva da Fonseca, n. da vila de Santos, SP. Padr.: Tenente Jose Soares Louzada e s/m Dona Izabel Fernandes pp que apresentaram Antonio Soares Louzada e Antonia Soares Louzada. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0442)

Entre seus filhos:

4-6-1 Manoel, batizado aos 19-11-1827.

19-11-1827 Manoel, f.l. de Francisco Soares dos Santos e Joanna Maria da Conceição; np ignorados. Padr.: Henrique Jose de Carvalho e Anna Maria. Bat. em Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0571)

4-6-2 Maria, batizada aos 12-11-1833.

12-11-1833 Maria, f.l. Francisco Soares dos Santos, n. Guaratingueta e Joana Maria da Conceição, n. Resende; np Antonio Soares dos Santos e Francisca Maria de Jesus; nm Januario Soares Louzada e Izabel Rodrigues Barbosa (1500)

 

 

 

§ 6º - Nicolau Soares Louzada

 

 

6- Nicolau Soares Louzada, batizado em Lorena-SP. Como seus irmãos, Nicolau também foi para Resende-RJ onde casou com Maria Fragosa da Conceição, natural de Taubaté-SP e filha de Roque Bicudo Leme e sua primeira mulher Quitéria Fragosa. (SL. 6º, 329, 6-3)

27-11-1777(1767?) na matriz de Campo Alegre pelo Vig. Henrique José de Carvalho. Nicolao Soares Louzada, n/b na freguesia de N.S. da Piedade, S. Paulo, f.l. de Antonio Soares Louzada e Maria Bicudo Leme; = cc. Maria Fragosa da Conceição, n/b na freguesia de S. Francisco das Chagas da vila de Taubaté, f.l. de Roque Bicudo Leme e Quiteria Fragoza. Test.: Capitão Antonio de Queiroz Mascarenhas, Francisco Gonçalves de Carvalho e Braz Esteves Barbosa (0186)

Pais de, q.d.:

6-1 Maria Soares Louzada, casou com João José Carneiro, de grau Magriço, natural do Porto-PT, filho de Antonio José Carneiro e Margarida Correia Carneiro de Sá.

13-07-1786(corrigido para 96) na Matriz do Campo Alegre, pelo Padre Coadj. Francisco Xavier de Toledo. João José Carneiro Magriço, n/b na freguesia de Guidoens, Bispado do Porto, f.l. de Antonio Jose Carneiro e Margarida Correia Carneiro de Sá; = cc. Maria Soares Louzada, n/b nesta freguesia, f.l. de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza de Jesus. (0233)

Pais, de:

6-1-1 Maria Soares Carneira (ou Carneira de Sá), batizada aos 09-08-1788. Casou com Manoel Ferreira Carneiro de Meirelles, natural do Porto-PT e filho de Domingos Ferreira Carneiro e Custodia de Meirelles

18-08-1788 Maria, n. 09-08-1788, f.l. de João Jose Carneiro e Maria Soares. Padr.: Nicolao Soares Louzada e Anna Bicuda, mulher de Manoel Antunes do Prado. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo (0403)

Pais de, q.d.:

6-1-1-1 Antonio Ferreira Carneiro, batizado aos 07-11-1802. Casou com Antonia Lucia (ou Sabina) da Encarnação, batizada aos 16-01-1816, filha de Sabino Antonio Delgado, natural de Lisboa-PT e Ana Joaquina Carneira, neta paterna de Antonio Ferreira Delgado e Maria Barbara de Mendonça, neta materna de João José Carneiro e Maria Soares. Em -6-1-4-4 neste

07-11-1802 em Resende pelo Padre Manuel Serafim dos Anjos, Antonio, n. 26-10, f.l. de Manoel Ferreira Carneiro de Meirelles, n. da freg, de S. Cristovão do Refugio Bisp. do Porto e Maria Soares Carneira,n. desta vila; np ignora-se; nm Alferes João Jose Carneiro, n. S. João de Guisdoim Bisp. do Porto e Maria Soares Louzada, n. desta vila; padr.: Antonio Pimpa Carneiro e Antonia Soares Louzada. (0901)

 

16-01-1816 Antonia, n. 19-12-1815, f.l. de Sabino Antonio Delgado, n. do Patriarcado de Lisboa e Ana Joaquina Carneira, n. desta vila; np Antonio Ferreira Delgado e Maria Barbara de Mendonça; nm João Jose Carneiro, n. do Bispado do Porto e Maria Soares, n. desta vila. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0965)

Pais de, q.d.:

6-1-1-1-1 Francisco, batizado aos 1-08-1827

12-08-1827 em Resende pelo Padre José Antonio Martins de Sá, Francisco, f.l. Antonio Ferreira Carneiro e Antonia Lucia da Encarnação; np Manoel Ferreira Carneiro e Maria Soares Carneira; nm Antonio Sabino Delgado e Ana Joaquina Carneira; padr.: os avós maternos (1086)

6-1-1-1-2 Claudio, aos 10-08-1832.

10-08-1832 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Claudio, f.l. Antonio Ferreira Carneiro e Antonia Lucia da Encarnação; padr.: Jose Joaquim Alves e s/m Antonia Ferreira Carneira (1432)

6-1-1-1-3 José, aos 31-05-1835

31-05-1835 pelo Padre Antonio Maria Ribas Sandim, Joze, f.l. Antonio Ferreira Carneiro e Antonia Sabina, nts Resende, np Manoel Ferreira Carneiro e Maria Carneira, nm Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina Carneira (1688)

6-1-1-2 Antonia Francisca Carneiro, batizada aos 16-01-1804. Casou com José Joaquim Alves, filho de Francisco Alves e Teresa Alves.

12-12-1804 Antonia, n. 06-11, f.l. de Manoel Ferreira Correa de Meirelles, n. Porto e Maria Soares Carneira, n. desta freguesia de Resende; np de Domingos Ferreira Carneiro e Custodia de Meirelles, n. do Bispado do Porto; nm  do Alferes João Jose Carneiro, n. do Bispado do Porto e Maria Soares Louzada. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0678)

Pais de, q.d.

6-1-1-2-1 Antonia, aos 17-02-1827

17-02-1827 Antonia, f. Jose Joaquim Alvares e Antonia Francisca Carneiro; np Francisco Alvares e Theresa Alvares; nm Manoel Ferreira e Da. Maria Carneira de Sá (1091)

6-1-1-2-2 Antonio, aos 07-11-1829

07-11-1829 Antonio, f. de Jose Joaquim Alveres e Antonia Ferreira Carneira (0310)

6-1-1-2-3 Antonia, aos 22-02-1830

22-02-1830 Antonia, f. Jose Joaquim Alves e Antonia Ferreira Carneira (1377v)

6-1-1-2-4 Alexandre, aos 21-09-1834

21-09-1834 pelo Padre Antonio Maria Ribas Sandim, Alexandre, f.l. de Jose Joaquim Alvares e Antonia Ferreira Ca...?; padr.: Comendador Jose Antonio Pinheiro e s/m D. Alexandrinha, Assento 20-03-1854 Vigario Pe. Jose Julio de Araujo Viana. (1590)

6-1-2 Maria Carneiro de Sá casou com o Alferes Francisco Antonio Barata. Pais de:

6-1-2-1 Luiz, batizado aos 02-02-1829

02-02-1829 Luis, f. Alferes Francisco Antonio Barata e Maria Carneiro de Sá; nm Cap. Mor João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada; padr.: os avós maternos, por pp de Luis Botelho Sampaio e s/m Clara Maria de Jesus. (1272)

6-1-3 Antonia Soares Carneiro, batizada aos 06-01-1791. Aos 11-06-1808 casou com Bento de Azevedo Maia, batizado aos 19-10-1784 na Igreja de Santo Ildefonso Porto-PT, filho de Manoel de Azevedo Maia e Mariana Josefa, neto paterno de Hilario de Azevedo Maia e Rosa Maria, neto materno de Maria Teesa, natural de Braga-PT.

06-01-1791 Antonia, n, 23-12-1790, f.l. de João Jose Carneiro (????) e Maria Soares. Padr.: Nicolao Soares e Anna Esmeria. Bat. em Resende pelo Padre Coadj. J. Antonio de Campos Maciel (0230)

 

11-06-1808 - Bento de Azevedo Maia, n. aos 19-10-1784 e batizou-se aos 24 do dito mes na Igreja de Santo Ildefonso, freguesia da cidade do Porto, f.l. de Manoel de Azevedo Maya e Da. Marianna Josefa, naturais de Santo Ildefonso; np de Hilario de Azevedo Maya, n. da freguesia de Victoria dessa cidade e de Rosa Maria n. da freguesia de Espandanedo do Bispado de Lamego, neto materno de avô incognito e Maria Teresa, solteira, natural da cidade de Braga (1172a)

 

Com 23 anos, na na Matriz de Resende pelo Padre Manoel Serafim dos Anjos, aos 11-06-1808 cc. Antonia Soares Carneiro, bat. na Matriz de N.S. do Campo Alegre de Rezende em 06-01-1791 pelo Padre Coadjutor Antonio de Campos Maciel sendo padrinhos Nicolao Soares Louzada e Da. Anna Esmeria. Filha leg. do Alferes João Jose Carneiro e Da. Maria Soares Louzada. Testemunhas de Bento Maia: Lucas Leal Ferreira, cc., n. de Lisboa, morador nesta vila de Resende, 28 anos e vive de suas lavouras, sabe ler e escrever; João Luiz Pinto, cc., morador nesta vila onde vive de suas lavouras, n. de S. João Batista do Arc. Braga, 27 anos, conheceu Bento como entalhador; Manoel Jose da Silva, solteiro, n. da freguesia de Santa Maria da Chorencia Arc. de Braga, morador nesta vila onde vive de suas lavouras, que conheceu Bento na cidade do Porto onde havia trabalhado pelo oficio de carpinteiro (1172a)

 

07-05-1808 - Juramento de Bento de Azevedo Maya. - Aos 07-05-1808 nesta vila de Resende em casas de morada do Muito Reverendo Ministro Manoel Serafim dos Anjos, onde eu escrivão adiante nomeado me achava e sendo ai apareceu presente Bento de Azevedo Maia a quem o Muito Reverendo Ministro deferiu o juramento na forma devida e o encarregou de dizer a verdade e perguntado disse: que era o proprio filho legitimo de Manoel de Azevedo Maia e de sua mulher Marianna Josefa, natural e batizado na freguesia de Santo Ildefonso, que é solteiro, livre e desempedido para se casar e que tinha a idade de vinte e três anos. E nada mais disse e lido o seu juramento o assinou com o Muito Reverendo Ministro, e eu Padre Antonio de Padua Vasconcellos o escrevi. (aa) Serafim  e Bento Azevedo Maia.

E foram apresentados os nomes e cognomes, idade e naturalidades e oficios das testemunhas por parte de Bento de Azevedo Maia para serem inquiridas:

1) Lucas Leal Ferreira, homem casado, natural de Lisboa, morador nesta vila onde vive de sua lavoura, de idade de vinte e oito anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em um livro deles em que pos a mão direita e prometeu dizer a verdade do que soubesse e lhe fosse perguntado. Do costume disse nada. E sendo perguntado pelo conteudo no requerimento do justificante Bento de Azevedo Maia que tudo lhe foi lido e declarado pelo Muito Reverendo Ministro disse: - Que conhece o justificante por solteiro, livre e desempedido pelo ver ha dez anos trabalhando na cidade do Porto pelo seu oficio de carpinteiro e alem disso perguntando a outros patricios seus, lhe asseveraram o mesmo conhecimento que ele tinha, e depois embarcando para esta terra sempre o conheceu na mesma forma, solteiro livre e desempedido; sabia mais que foi batizado em Santo Ildefonso porem não conhecia seus pais, e que terá a idade agora de vinte e quatro anos e que tudo sabe de ciencia certa, e nada mais disse, E sendo lido o seu juramento o assinou com o Muito Reverendo Ministro e eu Padre Antonio de Padua Vasconcellos, escrivão juramentado o escrevi. (aa) Lucas Leal Ferreira e Serafim.

2) João Luiz Pinto, casado, morador nesta vila onde vive de sua lavouras, natural da freguesia de S. João Baptista Arcebispado de Braga, de idade de vinte e seis anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em um livro deles em que pos a mão direita e prometeu dizer a verdade do que soubesse e lhe fosse perguntado. Do costume disse nada. E sendo perguntado pelo conteudo no requerimento do justificante Bento de Azevedo Maia que tudo lhe foi lido e declarado pelo Muito Reverendo Ministro Manoel Serafim dos Anjos disse: - Que conheceu ha dois anos o justificante na cidade do Porto trabalhando no oficio de entalhador, sempre solteiro, livre e desempedido, tambem conheceu na mesma cidade na freguesia de Santo Ildefonso a Manoel de Azevedo Maia que este era pai do justificante e que devera ter a idade de vinte e três anos e pouco mais ou menos. E sendo lhe lido etc. etc.. (igual ao 1º juramento) assinou claramente, João Luiz Pinto - Serafim.

3) Manoel Jose da Silva, solteiro, natural de Santa Maria de Chorencia do Arcebispado de Braga, morador nesta vila onde vive de suas lavouras, de idade de 25 anos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos, etc..etc... : - Que conhecia o justificante filho de Manoel de Azevedo Maia na cidade de Porto onde o viu trabalhando pelo oficio de carpinteiro e com ele se deu na terra a quatro anos e que pouco depois viera para a America e sempre o conheceu lá, e lá era solteiro livre e desimpedido para casar e que terá a idade de vinte e três ou  vinte e quatro anos e sendo lhe lido o seu juramento o assinou com o Muito Reverendo Ministro e eu Padre Antonio de Padua Vasconcellos, escrivão juramentado o escrevi. (aa) Manoel Jose da Silva - Serafim

         Visto estes Autos, produção das testemunhas juramentadas do Justificante e contestação deles hei por justificado ser o Justificante legitimo filho dos pais e pátria que declara em seu requerimento, ser solteiro, livre e desempedido e ter a idade competente para casar. Assim julgo, e mando selado, e pagos os Autos, e para casar cauciona na sua petição de Banhos de sua naturalidade. Resende, 7 de Mayo de 1808 Manoel Serafim dos Anjos.

         O Dr. Joaquim Jose Pereira Godinho Freire de Andrade, Abbe Reservatorio da Igreja de S. Pedro de Miragaia desta Cidade, Conego Capar na Santa Sé Catedral da mesma, e nela e em todo o seu Bispado do Porto Dizor Juiz dos Casamentos pelo Eminentissimo e Reverendissimo Senhor Dr. Antonio de S. Jose de Castro por mercê de Deus e da Santa Sé, Ap.ca Bispo desta Cidade e Bispado do Porto, Patriarca Eleito de Lisboa, e um dos Governadores do Reino etc... Aos Senhores que a presente Certidão de Banhos e desempedimento e Batismo virem saúde e paz para sempre em Jesus Cristo.  Faço saber mesmo por Certidão jurada ante mim reconhecidas dos Reverendos Parocos da Freguesia de Santo Ildefonso e das quatro mais do costume desta cidade, me constou que eles na freguesia do Sagrado Concilio Tridentino do Bispado tenham denunciado a seus fregueses em tres dias festivos a cerdidão da mesma conventual em como se achava casado com fiança a Banhos no Bispado do Rio de Janeiro, Bento de Azevedo Maya, natural desta freguesia de Santo Ildefonso, filho legitimo de Manoel de Azevedo Maya e mulher Marianna Josefa, da dita de Santo Ildefonso, neto paterno de Hilario de Azevedo Maya, da freguesia de Victoria desta cidade e mulher Roza Maria, da freguesia de Espardanedo Bispado do Lamego e materno de avô incognito e de Maria Thereza, solteira, da cidade de Braga = com Antonia Soares Louzada, filha legitima do Alferes João Jose Carneiro e mulher Maria Soares, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Vila de Resende Bispado do Rio de Janeiro aonde todos são moradores.  De missas Denunciações lhes não resultaram impedimento algum canônico, nem eles Reverendos Parocos o sabiam.  E da Certidão de Batismo do contraente consta ser filho dos pais que declara, nasceu aos dezanove de Outubro do ano de mil setecentos oitenta e quatro, batizou-se na dita Igreja de Santo Ildefonso aos vinte e quatro do dito mes e ano. O que assim Certifico aos Senhores a quem conhecimento desta pertencer e na qual lhe interponho minha Autoridade Ordinaria e Decreto Judicial. Dada no Porto sob S. de S. Eminencia e meu sinal aos 22 de 7bro de 1809, e eu Caetano Jose de Souza Lacerda a sobrescrevi, (aa) Joaquim Jose Pereira Godinho Freitas de Andrade - e ao lado o selo da Camara Eclesiastica do Porto e as respectivas contas a pagar. (1172a).

 

Antonia Soares Carneiro (ou Carneiro de Sá) e o Tenente Bento de Azevedo Maia tiveram 16 filhos e inúmeros netos. Trabalho desenvolvido por Dr. Itamar Bopp e publicado na Biblioteca Genealógica Latina nº 6 casamento 345, RGL (Revista Genealócicda Latina) 8 e 12. Aqui citamos seus filhos e alguns dos netos:

6-1-3-1 Maria Joaquina da Conceição (ou Carneira) casou com José da Rocha Pariz, portugues, filho de José da Rocha Pariz e Josefa Tomazia de Araujo.

1ª. Filha: Maria Joaquina da Conceição, nasceu em Resende a 27-03-1809 e batizada a 09-04-1809. Casou-se em Resende com Capitão mor José da Rocha Pariz, nascido em Portugal, f.l. de Jose da Rocha Pariz e Josepha Thomazia de Araujo (0805)

Foram pais de 10 filhos, entre eles:

6-1-3-1-1 Antonio, batizado aos 16-01-1829.

16-01-1829 Antonio, f. Jose da Rocha Paris e Maria Joaquina Carneira; np Jose da Rocha Paris e Josefa Thomazia de Araujo; nm Tenente Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneira de Sá; padr.: Tenente Bento de Azevedo Maia e s/m Antonia Maria Carneira de Sá (1260)

6-1-3-1-2 João, batizado aos 13-10-1834.

13-10-1834 pelo Vig. Antonio Maria Ribas Sandim, João, f.l. Jose da Rocha Pariz, n. Portugal e Maria Joaquina da Conceição, de Resende; np Jose da Rocha Paris e Da. Josefa Thomazia de Araujo; nm Tenente Bento de Azevedo Maia e Da. Antonia Carneiro de Sá; padr.: Manoel da Silva Guimarães e Anna Claudina de Azevedo (1609)

6-1-3-1-3 Manoel da Rocha Pariz, com 25 anos em 27-03-1869 quando casou com sua prima (6-1-3-3-5) Carolina Amelia de Oliveira, batizada aos 31-03-1850 e filha de Torquato José de Oliveira Guimarães, falecido e Escolástica Maria dos Prazeres. Com geração.

27-03-1869 na matriz de Resende p. Vig. Felippe Jose Correa de Mello, Manoel da Rocha Paris, n. desta provincia, com 25 anos, f.l. Jose da Rocha Paris e Maria Joaquina da Conceição, falecida; = cc. Carolina Amelia de Oliveira, n. desta provincia, 18 anos, f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães, falecido e Escolastica Maria de Oliveira (3001)

 

31-03-1850 Carolina, f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães e Escolastica Maria dos Prazeres, padr.: João Lourenço Dias Guimarães e Escolastica Carneira de Sá França (2477)

6-1-3-2 Francisco de Azevedo Maia, aos 19-10-1839 casou com Francisca dos Anjos Torquato, natural da vila de Sabará-MG e filha de José Antonio Duarte e Ludovina Rosa Torquato.

2º filho: Francisco D’Azevedo Maia, nasceu em Resende a 06-08-1811, casou-se em Resende com Francisca dos Anjos Torquato Maia, nascida em Minas Gerais, falecida a 21-01-1875, filha de José Antonio Duarte e Ludovina Rosa Torquata. (805)

 

19-10-1839 nesta Matriz de Resende, pelas onse horas do dia, em minha presença e das testemunhas José da Rocha Paris e Bento de Azevedo Maia, depois de confessados e apregoados e sem impedimento algum, se receberão em matrimonio Francisco de Azevedo Maia e Francisca dos Anjos Torquato, aquele filho legitimo de Bento de Azevedo Maia e de sua mulher Antonia Carneira de Sá, natural e batizado nesta freguesia, e esta filha legitima de José Antonio Duarte e de sua mulher Ludovina Rosa Torquata, natural da Vila de Sabará de Minas, e receberão as bençãos nupciais do que para constar faço este assento. O Vigario Jose Marques da Motta. (1652)

Tiveram seis filhos, entre eles:

6-1-3-2-1 Carlos, batizado aos 14-06-1849.

14-06-1849 Carlos, f. Francisco de Azevedo Maia e Francisca dos Anjos Maia, np Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro Maia, nm Jose Antonio Duarte e Ludovina Rosa Torquato, padr.: Dr. João Carneiro de Azevedo Maia pp de Antonio da Rocha Paris e D. Emilia da Rocha Paris (2420). 24-11-1871 fal. Carlos de Azevedo Maia, com 25 anos solteiro, f. de Francisco de Azevedo Maia (3147)

6-1-3-2-2 Leopoldina de Azevedo Maia, batizada aos 22-01-1854. Aos 05-03-1878 casou com Antonio Augusto Machado, com 24 anos natural da freguesia de N.S. da Conceição do Bispado do Maranhão, filho de Bento Gonçalves Machado, falecido e Maria José Gonçalves Machado

22-01-1854 na matriz de Resende, Leopoldina n. 06-01-1854, f.l. Francisco Azevedo Maia e Maria dos Anjos Maia, padr. : Joaquim de Azevedo Carneiro Maia e Senhorinha Augusta Maia (2834)

 

05-03-1878 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarle, Antonio Augusto Machado, com 24 anos n/b na freg. N.S. da Conceição do Bispado do Maranhão, f.l. Bento Gonçalves Machado, falecido e Maria Jose Gonçalves Machado; = cc. Leopoldina de Azevedo Maia, com 24 anos n/b nesta freguesia, f.l. Francisco de Azevedo Maia e Da. Francisca dos Anjos Maia, falecida. Test.: Dr. Joaquim de Azevedo Carneiro Maia e Francisca de Assis Ferraz (3345)

6-1-3-3 Escolastica Maria dos Prazeres, batizada aos 04-05-1813. Casou com Torquato José de Oliveira Guimarães, filho de Manoel de Oliveira e Tereza Maria de Oliveira

04-05-1813 em Resende pelo Vig. Manuel Serafim dos Anjos, Escolastica, n. 25-04, f.l. de Bento de Azevedo Maya, n. da cidade do Porto e Antonia Carneira de Sá, n. desta vila; np Manoel de Azevedo Maya, n. da cidade do Porto e Mariana Josefa, n. de Braga; nm Alferes João Jose Carneiro, n. da freg. de S. João de Guidões Bispado do Porto e Maria Soares Louzada, n. desta vila; padr.: Vicente Rodrigues Barreiros por pp que aprsentou o Vigario Jose Antonio Martins de Spa, e Protetora N. Senhora da Conceição. (0905)

 

3ª. Filha: Escolástica D’Azevedo Maia, nasceu em Resende a 26-04-1813, foi batizada no dia 04-05-1813 pelo Padre Manoel Serafim dos Anjos. Casou-se em Resende com Torquato José de Oliveira Guimarães, n. Guimar4ães-PT, filho de Manoel de Oliveira e Thereza Maria de Oliveira. (0805)

Entre os vários filhos do casal:

6-1-3-3-1 Antonio, batizado aos 28-08-1836.

28-08-1836 pelo Vigario José Marques da Motta, Antonio, f.l. Torquato Joze de Oliveira Guimarães e Escolastica Maria dos Prazeres, np Manoel de Oliveira e Tereza Maria, nm Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro de Sá; padr.: avós maternos do mesmo (1657)

6-1-3-3-2 Leopoldo de Oliveira Guimarães, com 23 anos em 14-07-1877 quando se casou com Albertina Leopoldina Gomes, batizada aos 14-05-1859 no Amparo de Barra Mansa, filha de Manoel Gomes de Souza e Ana Olimpia Gomes

14-07-1877 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Leopoldo de Oliveira Guimarães, com 23 anos n/b nesta paroquia, f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães, falecido e Escolastica Maria de Oliveira ; = cc. Albertina Leopoldina Gomes, com 18 anos n/b na freg. de N.S. do Amparo de Barra Mansa, f.l. Manoel Gomes de Souza e Da. Ana Olimpia Gomes. Test.: Augusto Cristiano Gomes e Ant.° Barbosa Leite (3732)

 

Igreja N. Sra. Amparo, Barra Mansa-RJ, lv. 4, Fl. 23 - 14.05.1859 - Albertina - n. 11.02.1859 - fl. de Manoel Gomes de Souza e Anna Olimpio Gomes - fp. João Gomes de Souza e Maria Clara de Souza Bernardina. (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

          Leopoldo, viúvo, aos 05-08-1882 casou com Francisca da Fonseca Rabello, viúva de Henrique Pereira Rabello.

05-08-1882 na matriz de Resende p. Vig. João da Matta Tarlé, Leopoldo de Oliveira Guimarães, de 28 anos n/b nesta freguesia e viuvo de Da. Albertina de Souza Guimarães; = cc. Francisca da Fonseca Rebello, n/b na freguesia de S. Pedro e S. Paulo da Paraiba do Sul deste bispado, e viuva de Henrique Pereira Rebello, falecido e sepultado na dita freguesia de Paraiba do Sul. Test.: Dr. Jose da Cunha Ferreira e Henrique Gomes Fonseca (3774)

6-1-3-3-3 João de Oliveira Guimarães Sobrinho, batizado aos 24-05-1845. Aos 12-06-1877 casou com Maria Augusta Gomes, com 24 anos nascida no Amparo da Barra Mansa e filha de Manoel Gomes de Souza e Ana Olimpia Gomes, já citados. Com geração

24-05-1845 na Matriz de Resende pelo Vigario Encomendado Manoel da Fonseca Mello, João, n. 16-10- do ano proximo passado, f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães e Dona Escolastica Maia dos Prazeres, padr.: Jose Antonio de Oliveira Guimarães e Da. Augusta Maria Nogueira, por pp que apres. João Oliveira Guimarães e s/m Dona Francisca Bernardina de Carvalho (1937)

 

12-06-1877 na matriz de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, João de Oliveira Guimarães Sobrinho, com 33 anos n/b nesta freg., f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães, falecido e Escolastica Maria de Oliveira; = cc. Maria Augusta Gomes, com 24 anos n. de N.S. do Amparo da Barra Mansa, f.l. Manoel Gomes de Souza e Ana Olimpia Gomes. Test.: Jose de Oliveira Guimarães e Antonio Jose de Oliveira Guimarães (3732)

6-1-3-3-4 Francisca Amalia de Oliveira, batizada aos 29-06-1849. Aos 13-07-1788 casou com José de Souza Louzada, com 28 anos e viúvo de Francisca Ribeiro Leite.

29-06-1849 Francisca, f. Torquato Jose de Oliveira Guimarães e Escolastica Maria dos Prazeres, padr.: Jose Antonio Moreira Guimarães e Izabel Delfina Buena (2419)

 

13-07-1878 na matriz de Resende p. Vig. João da Matta Tarlé, Jose de Souza Louzada, com 28 anos n/b nesta freg. e viuvo de 1as. nupcias de Francisca Ribeiro Leite; = cc. Francisca Amalia de Oliveira, 29 anos n/b nesta freg., f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães, falecido e Escolastica Maria de Oliveira. Test.: Bernardo Jose Ferreira e Antonio Jose de Oliveira Guimarães (3699)

6-1-3-3-5 Carolina Amelia de Oliveira, batizada aos 31-03-1850. Aos 27-03-1869 casou com seu primo Manoel da Rocha Pariz 6-1-3-1-3.

31-03-1850 Carolina, f.l. Torquato Jose de Oliveira Guimarães e Escolastica Maria dos Prazeres, padr.: João Lourenço Dias Guimarães e Escolastica Carneira de Sá França (2477)

6-1-3-4 Antonio, batizado aos 16-03-1815.

16-03-1815 na Matriz de Resende pelo Vig. Serafim Manuel dos Anjos, Antonio, n. 10-02, f.l. de Bento de Azevedo Maia, n. da cidade do Porto e Antonia Carneira de Sá, n. desta vila, np de Manoel de Azevedo Maia, n. da cidade do Porto e Mariana Josefa, n. da cidade de Braga; nm do Alferes João Jose Carneiro, n. freguesia de S. Juam de Guidoyz Bispado do Porto e Maria Soares Louzada, natural desta vila; padr.: Antonio Jose Moreira Guimarães e Protetora N.S. da Conceição. (0940)

 

4º filho: Antonio, nasceu a 16-02-1815 e faleceu a 28-05-1816 (0805)

 

6-1-3-5 Ana Claudina de Azevedo, batizada aos 05-01-1817. Aos 03-09-1834 casou com Manoel da Silva Pinheiro Guimarães, natural da freguesia do Couto Bispado do Lamego-PT e filho de Antonio Pinheiro e Maria da Silva.

28-12-1816 nasceu em Resende no Largo da Costituição Ana Claudina d'Azevedo Maia, f.l. de Antonia Carneiro Maia e do Tenente Bento d'Azevedo Maia. Batizou-se a 05-01-1817, padr.: Antonio Jose Moreira Guimarães por pp de Antonio Bueno Freire. Faleceu a 27-05-1884, as 4 ½ da tarde e foi sepultada com seu marido Manoel da Silva Pinheiro Guimarães, no Cemitério de Resende (0803-2)

 

5ª. Filha: Ana Claudina D’Azevedo Maia, nasceu em Resende no Largo da Costituição, no dia 28-12-1816, batizou-se a 05-01-1817. Faleceu em Resende a 27-05-1884. Casou-se no dia 03-09-1834, celebrado pelo paroco José Marques da Motta, sendo testemunhas Joaqum José Martins e Francisco de Azevedo Maia, com o sr. Manoel da Silva Pinheiro Guimarães, nascido a 11-06-1805 na freguesia do Couto Bispado do Lamego, faleceu em Resende a 12-12-1869, f.l. de Antonio Pinheiro Guimarães e Maria da Silva.

 

03-09-1834 na Matriz de Resende pelo parocho Jose Marque da Motta. Manoel da Silva Pinheiro Guimarães, n. freg. do Couto Bispado Lamego, f.l. Antonio Pinheiro e s/m Maria da Silva; = cc. Ana Claudina de Azevedo, n. desta freg., f.l. Ten. Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro de Sá. Test.: Joaquim Jose Martins e Francisco de Azevedo Maia (1659)

Tiveram 13 filhos, entre eles:

6-1-3-5-1 Antonio, batizado aos 20-08-1836.

20-08-1836 pelo Vigario Jose Marques da Motta, Antonio, f.l.  Manoel da Silva Pinheiro Guimarães e Ana Claudina de Azevedo, np Antonio Pinheiro e Maria da Silva, nm Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro de Sá; padr.: os mesmos avós maternos.

6-1-3-5-2 João da Silva Pinheiro Guimarães, batizado aos 08-04-1843, casou três vezes. Primeira vez com Honória Soares da Rocha, falecida com 26 anos aos 07-01-1871. Em 7-3-1-2-3, neste.

08-06-1843 na Matriz de Resende pelo Vigario Manoel da Fonseca Mello, João, f.l. Manoel da Silva Pinheiro Guimarães e Ana Claudina d’Azevedo e Silva, padr.: Jose da Rocha Paris e Maria Joaquina da Rocha (2179)

 

9 filho: João da Silva Pinheiro Guimarães, n. em Resende a 16-05-1843 e batizado a 08-06-1843, fal. em Resende a 30-08-1907. Caso0u-se em 1as nupcias com Honória Soares da Rocha, n. Resende, filha do Cap. João Soares da Rocha e Amelia Hneriqueta Soares da Rocha, Sem descendência (0805)

 

07-01-1871 fal. Honoria Soares da Rocha, com 26 anos, cc. João da Silva Pinheiro Guimarães, enterrada no cemiterio publico de Resende (3987)

          Segunda vez aos 23-12-1876 casou com Leonor Amelia de Souza Barros, com 29 anos, filha de Antonio Pinto Coelho de Barros, falecido e Leonor de Souza Barros. Família “Os Barbosa Lima” II-Cap. 5º, 3-1-2.

23-12-1876 nas casas de residencia de Da. Leonor de Souza Barros pelas oito e meia da noite nesta cidade, p. Vigario João da Matta Tarlé, João da Silva Pinheiro Guimarães, com 39 anos, n. desta freguesia, viuvo em primeiras nupcias de Da. Honoria Soares da Rocha; =  Leonor de Souza Barros, 29 anos n/b nesta matriz, f.l. Antonio Pinto Coelho de Barros, falecido e Da. Leonor de Souza Barros. Test. : Dr. Joaquim Augusto Ribeiro da Luz e Jose Antonio da Silva e Jose Pedro Ribeiro (3666)

João, viúvo pela segunda vez, aos 16-05-1881 casou com Aurora Pereira Vianna, com 18 anos e filha do Alferes Francisco Pereira Vianna e Da. Maria Carolina dos Santos, 6-1-5-6-1 nesta família.

16-05-1881 na Igreja de N.S. do Rosario p.Padre João da Matta Tarlé, João da Silva Pinheiro Guimarães, 44 anos n/b nesta freg., e viuvo em segundas nupcias de Da. Leonor Amelia de Barros sepultada nesta paroquia ; = cc. Aurora Pereira Vianna, de 18 anos n/b nesta freguesia, f.l. do Alferes Francisco Pereira Vianna e Da. Maria Carolina dos Santos Vianna. Test.: Dr. Stavo Gomes Jardim e João de Oliveira Guimarães (3702)

6-1-3-6 Constancia Amalia de Azevedo, aos 23-07-1838 casou com Braz Nogueira Fragozo, natural de Bananal-SP e filho de Jose Ramos Nogueira e Domiciana de Almeida. Com geração

8ª. filha: Constança Amalia D’Azevedo Maia, nasceu em Resende a 15-01-1822 e faleceu a 20-06-1891. Casou-se em Resende com Capitão Mor Braz Nogueira de Almeida Fragozo, n. em Guaratingueta(?:) em 1814, filho do Major José Ramos Nogueira e Domiciana D’Almeida Nogueira.(0805)

 

23-07-1838 na matriz de Resende perante o padre Jose Marques da Motta, depois de apregoados, confessados e sem impedimento algum, Braz Nogueira Fragoso, f.l. Jose Ramos Nogueira e Domiciana de Almeida, n/b na vila de Bananal-SP; = cc. Constancia Amalia de Azevedo, f.l. Bento de Azevedo Maia e Da, Antonia Carneiro de Sá, n. desta freguesia. Test.: Vicente Francisco de Arauno e Luiz Jose da Rocha (1730)

         Bráz, a partir de 24-09-1868, passou a assinar-se Braz Nogueira de Almeida.

(3972) Braz Nogueira Fragozo participa ao respeitavel publico que de hora em diante fica assinando-se Braz Nogueira de Almeida. Resende 24-09-1868, assinado Braz Nogueira de Almeida. Astro Resendense n°4 de 27-09-1868

6-1-3-7 Izabel, falecida na infância.

6-1-3-8 João de Azevedo Carneiro Maia casou com Antonia Candida de Almeida, filha do Comendador Luciano José de Almeida e Maria Joaquina de Almeida. Com geração.

7º filho: João de Azevedo Carneiro Maia, nasceu em Resende a 21-05-1820, faleceu em Resende a 22-12-1902. Casou-se na cidade do HBananal no dia 17-02-1853 com Antonia Candida de Almeida, n. no Bananal a 13-06-1837 e faleceu a 27-03-1873 (Resende), filha do Comendador Luciano Jose D’Almeida e Maria Joaquina D’Almeida (0805)

 

NOGUEIRA, José Luiz de Almeida “Tadições e Reminicências” SP, 1907, Série II, fls 55 e segs (Turma de 1843)

João de Azevedo Carneiro Maia – Fluminense de Rezende; filho de Bento Carneiro Maia. Altura pouco superior à mediana, compleição regular, claro, louro, feições delicadas e physionomia intelligente. Advogado em Rezende e por algum tempo fazendeiro em Bananal onde se casára com uma filha do commendador Luciano de Almeida, o dr, João Maia foi eleito, em 1858, deputado à Assemblea Provincial de S. Paulo. (...) Faleceu há quatro anos na cidade de Rezende. Era pai dos drs Adolpho Maia e João Maia e sogro dos srs. Gustavo Pacca, Virgilio Barbosa, César Torres, Augusto Leite e Luiz Pereira Leite.

 

         Antonia faleceu aos 18-03-1873, com 36 anos declarados.

18-03-1873 fal. Antonia Candida de Almeida Maia, com 36 anos n. Bananal. Cc-Dr. João de Azevedo Maia (3990)

6-1-3-9 Bento de Azevedo Maia casou com Joaquina Amelia Gomes, filha do Comendadodr Manoel Gomes. Com geração.

10º filho: Dr. Bento D’Azevedo Maia Rubião, n. em Resende a 21-08-1824, faleceu em Conservatória. Casado em Conservatória (m. Valença) com Joaquina Gomes, f. do Comendador Manoel Gomes (0805)

6-1-3-10 Manoel de Azevedo Carneiro Maia casou com Maria Tereza de Campos. Com geração

11º filho: Manoel D’Azevedo Maia, n. 14-05-1826, casou-se em Resende no dia 28-02-1863 com Maria Thereza de Campos, n. Atibaia-SP no ano de 1837. Testemunhas do casamento: Antonio José Dias Carneiro, João de Azevedo Carneiro Maia e D. Maria Joaquina de Almeida, esta do Bananal.

6-1-3-11 Luiza Carneiro de Azevedo Maia casou-se com o Capitão Mor João Soares da Rocha, de quem foi a terceira mulher. 6-2-3 nesta família.

12ª. filha: Luiza Candida de Azevedo Maia, n. em Resende a 20-05-1827, casou-se com Capitão Mor João Soares da Rocha. (0805)

6-1-3-12 Joaquim de Azevedo Carneiro Maia, batizado aos 06-07-1829, casou duas vezes. Aos 23-06-1855 em São Paulo com Tereza Guerreiro, nascida em S. Paulo aos 24-01-1835, filha de Manoel da Costa Guerreiro e Blandina Miquelina. Aos 23-06-1860 casou segunda vez com Ana Rita Guerreiro, irmã gemea de Teresa. Com geração de ambos os matrimônios.

06-07-1829 Joaquim, f. Tet. Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro de Sá (1261)

 

13º filho: Joaquim D’Azevedo Carneiro Maia, n. em Resende a 20-05-1829. Casou-se em S. Paulo9, em 1as nupcias no dia 23-06-1855 com Thereza Guerreiro, n. em S. Paulo a 24-01-1835 e fal. em S. Paulo a 26-04-1859, filha de Manoel dea Costa Guerreiro e Blandina Miguelina Guerreiro.(0805)

 

13º filho: Joaquim D’Azevedo Carneiro Maia, casou-se em 12as. nupcias, com a irmã gemea de sua 1ª. esposa, no dia 23-06-1860, Ana Rita Guerreiro, n. em SP a 24-01-185 e fal. em SP a 19-07-1917. (0805)

6-1-3-13 Senhorinha Augusta de Azevedo Maia, batizada aos 12-02-1833. Aos 12-09-1857 casou com Gustavo Julio Pinto Pacca, nascido aos 02-07-1832 na cidade da Bahia, filho do Brigadeiro Manoel Tomás Pinto Pacca e Romana Joaquina de Freitas. Com geração.

12-02-1833 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Senhorinha, f.l. Tenente Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneira de Sá; padr.: Francisco de Azevedo Maia e Escolastica Maia dos Prazeres (1508)

 

12-09-1857 Dr. Gustavo Julio Pinto Pacca, n. 02-07-1832 na cidade da Bahia, f.l. do Brigadeiro Manoel Thomaz Pinto Pacca e Romana Joaquina de Freitas Pacca; = cc. Senhorinha Augusta de Azevedo Maia, n. 28-08-1832 em Resende, f.l. Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro Maia. Test.: Dr. João de Azevedo CArneiro Maia e Da. Antonia Candida de Almeida Maia (1477)

 

14ª. filha: Senhorinha Augusta D’Azevedo Maia, n. em Resende aos 28-08-1832, casou-se na matriz de Resende no dia 12-09-1857 com Dr. Gustavo Julio Pinto Pacca, n. na cidade da Bahia no dia 02-07-1832, f.l. do Brigadeiro Manoel Thomaz Pinto Pacca e Romana Joaquina de Freitas P. Pacca. (0805)

6-1-3-14 Claudina de Azevedo Maia casou com João Antonio de Amorim, portugues, filho de Antonio José de Amorim e Maria da Rocha. Com geração.

9ª. filha: Claudina D’Azevedo Maia Amorim, nasceu em Resende a 03-02-1823 e faleceu em Resende a 23-08-1879. Casou-se em Resende com João Antonio D’Amorim, n. Portugal, f. de Antonio Jose de Amorim e Maria da Rocha Amorim (0805)

6-1-3-15 Antonio de Azevedo Carneiro Maia, batizado aos 13-10-1834. Aos 24-06-1868 casou com Maria Francisca de Seixas, com 20 anos e filha de Antonio Ribeiro de Seixas e Ana Maria de Seixas. Com geração.

13-10-1834 pelo Vig. Antonio Maria Ribas Sandim, Antonio, f.l. do Tenente Bento de Azevedo Maia, n. da freguesia de São Ildefonso e Antonia Carneiro de Sá, n. Resende; np Manoel de Azevedo Maia e Da. Marianna Josefa; nm Capitão Mor João Jose Carneiro e Da. Maria Soares Louzada; padr.: Silverio Soares Lucindo e Maria Magdalena da Rocha (1610)

 

24-06-1868 em Santa Ana p. Vig. Antonio Jose de Sá Charem, Antonio de Azevedo Carneiro Maia, com 30 anos, n. Resende onde mora, f.l. Bento de Azevedo Maia e Antonia Carneiro de Sá Maia; = cc. Da. Maria Francisca de Seixas, com 20 anos, n. em Santa Ana, f.l. Antonio Ribeiro de Seixas e Ana Maria de Seixas. Test.: Major Antonio Alves de Carvalho e Francisco Pereira da Silva (2972)

 

15º filho: Antonio D’Azevedo Maia, n. em Resende no dia 11-09-1834, batizado a 13-10-1834 pelo Viogario Antonio Maria Ribas Sandim, sendo padrinhos Silvério Soares Louzada e Da. Maria Magdalena da Rocha. Casou-se em S. Ana dos Tocos no dia 24-06-1868 com Maria Francisca de Seias, n. em Santa Ana no ano de 1848, f.l. de Antonio Ribeiro de Seixas e Ana Maria de Seixas. Foi celebrante o Vigario Antonio Joséde Sá Charem e testemunhas o Major Antonio Alves de Carvalho e Francisco Pereira eda Silva (0805)

6-1-3-16 Virginia Ernestina de Azevedo Maia, batizada aos 18-04-1836. Manoel Thomaz Pinto Pacca, filho do Brigadeiro Manoel Thomaz Pinto Pacca e Romana Joaquina de Freitas, já citados. Com geração.

18-04-1836 nesta Matriz de Resende batizei e puz os santos oleos em a inocente Virginia, filha legitima de Bento de Azevedo Maia e D. Antonia Carnª de Sá; avós paternos Manoel de Azevedo Maia e Mariana Josefa, e maternos Capitão Mor João Joze Carneiro e Dona Maria Soares Lousada e forão padrinhos Silverio Soares Lucindo e Dona Maria Magdalena de que faço este assento. O Vigr.º Joze Marques da Motta (1654)

 

16ª. filha: Virginia Ernestina de Azevedo Maia, n. aos 11-02-1836 e batizada aos 18-04-1836 na matriz de Resende pelo Vigário José Marques da Motta, foram padrinhos Silverio Soares Lucindo e Da. Maria Magdalena. Casou-se em Resende no dia 30-10-1854 com Dr. Manoel Thomaz Pinto Pacca, nascido na Bahia e falecido no Rio de Janeiro a 20-11-1876, f.l. do Brigadeiro Manoel Thomaz Pinto Pacca e Da. Romana Joaquina de Freitas P. Pacca. (0805)

6-1-4 Ana Joaquina Carneira casou com Sabino Antonio Delgado, natural de Lisboa-PT e filho de Antonio Ferreira Delgado e Maria Barboza de Mendonça. Pais de, q.d.:

6-1-4-1 Antonia, nascida aos 24-06-1804.

15-07-1804 Antonia, n. 24-06, f.l. de Sabino Antonio Delgado, n. da cidade de Lisboa e Anna Joaquina Cerqueira, n. de Resende; np Antonio (Ferreira Delgado) e Maria Barboza de Mendonça, ambos n. da cidade de Lisboa; nm Juam Jose Carneiro e Da. Maria Soares Louzada. Padr.: Juam Jose Carneiro e Maria Soares Louzada. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (0677) mais abaixo transcreve novamente com a data 13-07-1804 e a mãe Anna Joaquina de Siqueira.

6-1-4-2 Maria da Assunção, batizada aos 16-03-1806. Casou com Joaquim Antonio Gil, filho de Antonio Gil e Maria.

16-03-1806 Maria, n. 04-03, f.l. de Sabino Antonio Delgado, n. da cidade de Lisboa e Ana Joaquina Carneira, n. desta vila; np do Capitão Antonio Ferreira Delgado e Maria Buena de Mendonça, naturais do Patriarcado de Lisboa; nm do Alferes Joam Jose Carneiro, n. Bispado do Porto e Maria Soares Carneiro, n. desta vila; padr.: os avos maternos. Bat. na Matriz do Campo Alegre da vila de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0765)

Pais de, q.d.:

6-1-4-2-1 Peregrino, batizado aos 30-05-1824.

30-05-1824 Peregrino, f. Alf. Joaquim Antonio Gil e Maria Angelica Assumpção; np Antonio Gil e Maria de Assumpção; nm Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina Carneira; padr.: Cap. Mor João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada (1098)

6-1-4-2-2 Eulália, aos 26-10-1827

26-10-1827 em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá, Eulalia, f.l. de Joaquim Antonio Gil e Maria Felis de Assumpção; np Antonio Gil e Maria Angelica; nm Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina; padr.: João Joaquim, Alvares e s/m Maria Antonia Ferreira (1045)

6-1-4-2-3 Umbelina, aos 14-09-1828

14-09-1828 Umbelina, f. Joaquim Antonio Gil (?) e Maria Ferras da Conceição; padr.: Sabino Antonio Delgado e Anna Joaquina Carneira (1246)

6-1-4-2-4 Hermenegildo, aos 24-01-1830

24-01-1830 Hermenegildo, f. Joaquim Antonio Gil e Maria Ferraz da Ascenção (1325)

6-1-4-2-5 Laurentino, aos 04-01-1833

04-01-1833 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Laurentino, f.l. Joaquim Antonio Gil e Maria Fenis(?) da Ascenção; padr.: Jose Antonio Delgado (1524)

6-1-4-3 José, batizado aos 03-03-1813.

03-03-1813 Jose, n. 23-02, f.l. de Sabino Antonio Delgado, n. Portugal e Ana Joaquina Carneira, n. Resende; np Antonio Ferreira Delgado e Maria Barbosa de Mendonça, naturais de Portugal; nm Alferes João Jose Carneiro, n. Bispado do Porto e Maria Soares Louzada, n. Resende; padr.: Padre Jose Antonio Martins de Sá e Maria Madalena, mulher de Simão da Rocha Correia. Bat. em Resende pelo Padre José Antonio Martins de Sá (1008)

6-1-4-4 Antonia Lucia (ou Sabina) da Encarnação, batizada aos 16-01-1816, casou com Antonio Ferreira Carneiro, filho de Manoel Ferreira Carneiro de Meirelles e Maria Soares Carneira. Geração em 6-1-1-1 supra.

16-01-1816 Antonia, n. 19-12-1815, f.l. de Sabino Antonio Delgado, n. do Patriarcado de Lisboa e Ana Joaquina Carneira, n. desta vila; np Antonio Ferreira Delgado e Maria Barbara de Mendonça; nm João Jose Carneiro, n. do Bispado do Porto e Maria Soares, n. desta vila. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0965)

6-1-4-5 Silvério, batizado aos 11-07-1819.

11-07-1819  Silverio, f.l. Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina Carneira; np Antonio Ferreira Delgado e Maria Barbosa de Mendonça; nm Sargento João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada;  (0995)

6-1-4-6 Francisco, aos 10-12-1826

10-12-1826 Francisco, f.l. Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina Carneiro; np Antonio Ferreira Delgado e Dona Maria Barbosa Mendonça; nm Capitão João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada; padr.: Tenente Francisco de Paula Queiroz e Antonia Ferreira Carneiro (1043)

6-1-4-7 Francelina, aos 14-12-1829

14-12-1829 Francelina, n. 07, f. Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina Carneira; np ---- ------ ----- (Antonio Ferreira Carneiro e Maria Barbosa de Mendonça); nm Cap. Mor João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada (1274)

6-1-4-8 Vicente, aos 14-11-1832

14-11-1832 pelo Padre Marciano Joaquim de Almeida Luz, Vicente, f.l. Sabino Antonio Delgado e Ana Joaquina Carneira; padr.: Sabino Antonio Delgado Filho e Antonia Joaquina Carneira (1437)

6-1-5 Escolastica Carneira de Sá, batizada aos 006-07-1793 em Resende-RJ onde casou duas vezes. Aos 26-02-1810 com Antonio José Dias Coelho, natural de Lamego-PT, filho de Luiz Dias Coelho e Angelica Maria do Sacramento

06-07-1793 Escolastica, f.l. do Alferes João José Carneiro, de gráo Magrisso e de Maria Soares Louzada. Padr.: Manoel Soares Louzada e Izabel Antunes, solteir--. Bat. na Matriz do Campo Alegre da Paraiba, pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0114 e 4051)

 

26-02-1810 em Resende. Antonio Jose Dias Coelho, n. da freg. de N.S. das Neves do Garajal Termo da Vila de Sarnacelhe do Bispado de Lamego-Portugal, fal. em Resende dia 11-11-1820, f.l. de Luiz Dias Coelho e Angelica Maria do Sacramento = cc. Escolastica Carneiro de Sá, n. Resende, f.l. do Capitão Mor João Jose Carneiro e Da. Maria Soares Louzada. (Tiveram sete filhos) Nota: Escolastica c2c com Fernando Pereira Vianna (0816)

          Antonio faleceu aos 11-11-1820 e foi sepultado dentro da matriz.

11-11-1820  faleceu, na Matriz de Rezende, o Alferes Antonio Jose Dias Coelho, de idade de 44 anos, pouco mais ou menos, morreu de "Tuberco", com todos os Sacramentos, e casado com Dona Escolástica Carneira de Sá, amortalhado em habitos de São Francisco, Sepultado em Caixão dentro desta Matriz,e encomendado pelo Reverendo Parocho, do que para constar fiz este assento. (a) Domiciano Pereira Leite, Coadjutor. (1036v)

Escolástica casou segunda vez com Fernando Pereira Vianna.

 

Escolástica e Antonio tiveram, entre outros:

6-1-5-1 José Dias Carneiro, nasceu em Resende aos 26-06-1812. Aos 26-12-1835 casou com Maria José da Luz, filha de Cândido Jose Correa e Maria Jose da Silva. Família “José Correa da Costa” 5-5-1

26-06-1812 nasceu em Resende, Capitão Jose Dias Carneiro, faleceu dia 05-06-1875; 2º filho do Tenente Antonio Jose Dias Coelho e Da. Escolastica Carneiro de Sá; np Luiz Dias Coelho e Angelica Maria do Sacramento; nm Capitão Mor João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada. Casado com Maria Jose Dias Carneiro. (1007)

 

26-12-1835 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Marques da Motta, Jose Dias Carneiro, n/b nesta matriz de Resende, f.l. de Antonio Jose Dias Coelho e D. Escolastica Carneiro de Sá; = cc. Maria Jose da Luz, n. desta matriz, f.l. de Candido Jose Correa e Maria Jose da Silva (1646)

6-1-5-2 Antonio José Dias Carneiro, batizado aos 09-04-1814. Registrou terras em 1856.

09-04-1814 na Matriz de N. Sra. da Conceição do Campo Alegre de Resende, com licença o Revdo. Marciano Correa da Rocha, Antonio, n. 01-04, f.l. do Sargento Antonio Jose Dias Coelho, n. do Grajal, Bispado do Lamego e Escolastica Carneira de Sá, n. desta vila; np de Luiz Dias Coelho, n. do Grajal e Angelica Maria da Conceição, n. da vila do Grajal Bispado do Lamego; nm do Alferes João Jose Carneiro, n. da freguesia de Guindais do Bispado do Porto e Maria Soares Louzada, n. desta vila; padr.: o Revdo. Padre Marciano Correa da Rocha e Maria Soares Louzada. (0970)

 

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 66, 97- Antonio Jose Dias Carneiro. Os abaixo assinados, na fazenda do Lambary, por compra a Bento Jose da Costa e s/m. Mais uma chacara no lugar Sesmaria, por adjudicação da viuva de Jose Ignacio da Silva. 18 jan 1856. Antonio Jose Dias Carneiro.

6-1-5-3 Manoel Dias Carneiro, batizado aos 09-03-1817 e sdepultado aos 04-09-1875, com 58 anos declardos. Era casado com Targina Amelia Dias.

09-03-1817 Manoel, f.l. de Antonio Jose Dias Coelho, n. de Grajaral Bispado de Lamego e Escolastica Carneira de Sá, n. desta vila; np de Luiz Dias Coelho e Angelica Maria da Conceição, naturais de Grajul do Bispado de Lamengo; nm Major Juam Jose Carneiro, n. de Guidanis Bispado do Porto e Maria Soares Louzada, n. desta vila de Resende; padr.: por procuração o Major Juam Jose Carneiro por Manoel Gonçalves da Silva e Dona Maria Soares Louzada. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0970)

 

(4074) óbitos de Resende, enterrados no cemiterio publico no dia 04-09-1875 sep. no cemiterio publico em Resende Cap. Manoel Dias Carneiro, branco com 58 anos, cc. Da. Targina (Amelia) Dias Carneiro. Tabelião Publico (4074)

6-1-5-4 Antonia Dias Carneira, aos 08-10-1838 casou com José Antonio de Ávila, viúvo de Theodora Filisbina de Braga e filho de Manoel de Avila e Rosa Maria. Com geração.

08-10-1838 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta, Jose Antonio de Avila, viúvo; = cc. Antonia Dias Carneira, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Jose Dias Coelho e Escolastica Carneira de Sá. Test.: Francisco Antonio Barata e Antonio Soares Santos (1788)

 

14-01-1837 Jose Antonio de Avila, f.l. de Manoel de Avila e Rosa Maria; = cc. Theodora Filisbina de Braga, f.l. Antonio Jose da Cunha Braga e Clara Umbelina de Aguiar. Test.: João Lourenço Dias Guimarães e Fernando Pereira Vianna. (1721)

6-1-5-5 Joaquim Dias Carneiro aos 26-02-1840 casou com Ana Rosa do Sacramento, filha de Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento. Geração na família “Os Barbosa Lima” II Cap.5º, 4-6.

26-02-1840 na Matriz de Resende pelo Vigario Jose Marques da Motta. Joaquim Dias Carneiro, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Jose Dias Coelho e Escolastica Carneiro de Sá; = cc. Ana Rosa do Sacramento, n/b nesta freguesia, f.l. Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento. Test.: Antonio Bueno Rangel e Joaquim da Luz Barros (1931)

 

Escolástica e Fernando tiveram, q.d.:

6-1-5-6 Francisco Pereira Vianna aos 31-04-1849 casou com Maria Carolina dos Santos, filha de José Domingues dos Santos, natural de S. Salvador de Valadares Bispado do Porto-PT e Manoela Silveria de Oliveira, natural de Taubaté-SP, casados em Resende aos 24-01-1831, neta paterna de Manoel Domingues dos Santos e Josefa Domingues Marques, neta materna de Joaquim Silvério Barbosa e Maria Jacinta de Oliveira.

31-04-1849 em Resende pelo Vig. Ignacio Ferreira Franco, Francisco Pereira Vianna, n/b nesta matriz, f.l. Fernando Pereira Vianna e D. Escolastica Carneiro de Sá; = cc. D. Maria Carolina dos Santos, n/b nesta matriz, f.l. Jose Domingos dos Santos e D. Manoela Silveira de Oliveira Santos, test.; Dr. Joaquim Augusto Ribeiro da Luz e Joaquim Gomes Jardim (2414)

 

31-04-1849 na matriz de Resende, Francisco Pereira Vianna, n. Resende, f.l. Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneiro de Sá; = cc. Maria Carolina dos Santos Vianna, n. Resende, f.l. Jose Domingues dos Santos e Manuela Silveira de Oliveira Santos. Test.: Dr. Joaquim Antonio Ribeiro da Luz e Joaquim Gomes Jardim (3964)

 

24-01-1831 na Matriz de Resende pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Jose Domingues dos Santos, n/b na freg. de S. Salvador de Valadares Bispado do Porto, f.l. Manoel Domingues dos Santos e Josefa Domingues Marques; = cc. Dona Manuela Silveria de Oliveira, n/b na matriz de Taubaté, Bispado de S. Paulo, f.l. Joaquim Silverio Barbosa e Maria Jacintha de Oliveira. Ambos moradores nesta vila (1573v)

 

Entre seus filhos:

6-1-5-6-1 Aurora Pereira Vianna, com 18 anos em 16-05-1881, casou com João da Silva Pinheiro Guimarães, de quem foi a terceira mulher. 6-1-3-5-2 neste.

6-1-5-7 Ana Carneira de Sá, nascida em Resende onde aos 18-07-1841 casou com José Martins Carneiro Guimarães, natural da freguesia do Monte Cardoso-PT, filho de Luiz Antonio Martins e Maria Josefa Carneira. Com geração.

18265 em Resende pelo Padre José Antonio Martins de Sá, Anna, f.l. de Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneira de Sá; np Domingos Pereira, n. Arioza Arc. Braga e Josefa Fernandes dos Reis, n. Arc. Braga; nm João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada; pdar.: Vicente Francisco de Araujo e s/m Maria Nogueira. Nota: outros dados a pagina 26, final (1036)

 

18-07-1841 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello. Jose Martins Carneiro Guimarães, n/b na freg. do Monte Cardoso em Portugal, f.l. Luiz Antonio Martins e Maria Josepha Carneira; = cc. Ana Carneira de Sá, n/b na matriz desta vila de Resende, f.l. Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneira de Sá, já falecida, Test.: Marcos Jose de Almeida e Francisco Pedrozo de Moraes. (1935)

6-1-5-8 Fernando, batizado aos 28-12-1826.

28-12-1826 Fernando, f.l. de Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneiro de Sá (1043)

6-1-5-9 Escolástica Carneiro de Sá, batizada aos 11-05-1828. Aos 07-07-1843 casou com Antonio Moutinho França, nascido aos 09-07-1823 na freguesia de Campanhã Bispado do Porto-PT, filho de José de França Moutinho e Rosa Angelica Lourença, neto paterno de José de França Moutinho e de Maria Martins, neto materno de Manoel Lourenço Dias e Gertrudes Angelica Ribeira. Com geração.

11-05-1828 Escolastica, f. Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneira de Sá; np Domingos Pereira de Sam Mamede e Josefa Fernandes dos Reis; nm Capitão Mor João Jose Carneiro e Maria Soares Louzada; padr.: Vicente Francisco de Araujo e s/m Da. Maria Nogueira (1100)

 

07-07-1843 em Resende pelo Vig. Manoel F. de Mello, Antonio Moutinho França, n/b na freg, de Campanha Bispado do Porto-PT, f.l. Jose de França Moutinho e Da. Rosa Angelica Lourença; = cc. Escolástica Carneiro de Sá, n. Resende, f.l. Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneiro de Sá, já fal.; test.: Jose Moutinho de França e Francisco de Paula Ferreira Franco (1215)

 

Certidão de Batismo:  Manoel Joaquim Correa da Silva, reitor encomendado da Paroquial Igreja de Santa Maria da Campanha do Bispado do Porto. - Certifico, que a folhas 84 do respectivo Livro de Assentos dos Baptismos desta freguesia se acha o do teor seguinte: - Antonio, filho legitimo de Jose de França Moutinho e de Rosa Angelica Lourença, do lugar de Noeda desta freguesia; neto paterno de Jose de França Moutinho e de Maria Martins, do mesmo lugar, e materno de Manoel Lourenço Dias e Gertrudes Angelica Ribeira, todos do dito lugar de Noeda. Nasceu aos 9 de Julho de 1823, e foi batizado aos 14 do dito mes e ano, foram padrinhos Manoel Jeronimo Martins e Maria Moutinho, solteira, ambos do lugar de Noeda: Testemunhas o Reverendo João Vieira Moutinho e Manoel Martines, todos desta freguesia, de que fiz este assento, qu assinei era supra. Aa.: O coadj. João Marquesa; João Vieira Moutinho e Manoel + Martins (2602)

 

Manoel Joaquim Correa da Silva, reitor encomendado da Parochial Igreja de Santa Maria da Campanha, do Bispado do Porto. Certifico que, a folhas 284 do respectivo Livro de Assentos de Batismos desta Freguesia se acha o do teor seguinte: Antonio, f.l. de José de França Moutinho e de Roza Angeliza Lourenço Dias Moutinho, do lugar Noeda, desta freguesia; np de Jose de França Moutinho e Maria Martins, do mesmo lugar; nm de Manoel Lourenço Dias e Gertrudes Angelica Ribeiro, todos do dito lugar de Noeda. Nasceu aos 09 de Junho de 1814,foi batizado aos 14 do mesmo mês e ano, foram padrinhos Manoel Jeronymo Martins e Maria Moutinho, solteira, ambos do lugar de Noeada.  Testemunhas: o Reverendo João Vieira Martins e Manoel Martines, todos desta freguesia, de que fiz este assento que assinei, era ut supra. O Coadj. João Marques; João Vieira Moutinho e Manoel Martins.

e não se continha mais em o dito assento ao qual me reporto. Rezidencia de Campanha 30 de Setembro de 1832. (aa) O Parocho Manoel Joaquim Correa da Silva.

Reconheço a assinatura supra. Porto 1-10-1839 O signal do escrivão: - De Nero; aa. do Tabelião: João de Souza Mello Torres. (1023)

6-1-5-10 Leopoldina, batizada aos 12-10-1829.

12-10-1829 Leopoldina, f. Fernando Pereira Vianna e Escolastica Carneira; np Domingos Pereira e Josefa Fernandes dos Reis; nm João Jose Carneiro e Maria Soares Lousada (1262v)

6-2 Manoel Soares Louzada casou com Gertrudes Maria da Conceição, filha de Simão da Rocha Correa, natural da Campanha-MG e Izabel da Silva Prado, natural de Jacarei (comparar com SL. 6º, 92, 4-3)

          Entre os filhos do casal:

6-2-1 Gaspar da Rocha, natural de Jacarei, casou com Maria Teresa de Sampaio, natural de Resende e filha de Antonio Rodrigues Pinto e Ana Fausta de Sampaio. Família “Os Araújo Martins-Araújo Sampaio” Cap. 2º, 1-3-10-1

Pais de, q.d.:

6-2-1-1 Manoel, batizado aos 10-11-1833.

10-11-1833  Manoel, f.l. de Gaspar da Rocha, n. de Jacarei-SP e Maria Theresa de Sampaio, n. Resende, np de Manoel Soares Louzada e Maria da Conceição, nm de Antonio Rodrigues Pinto e Anna Fausta de Sampaio. Padr.: Antonio Rodrigues Pinto e D. Maria Cleopatra da Silva (0315)

6-2-2 Mariano Soares da Rocha, batizado aos 14-09-1814, casou duas vezes. Aos 14-01-1844 com Mariana Luiza Correa, filha de Simão da Rocha Correa e Maria Madalena da Conceição, em 6-5-8 abaixo

14-09-1814 Mariano, n. 25-07-1811?, f.l. de Manoel Soares Louzada, n. desta vila e Gertrudes Maria da Conceição, n, da vila de Jacarei, np de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza, nm de Simão da Rocha Correia e Izabel da Silva Prado, aqueles naturais desta freguesia e estes naturais de Jacarei. Padr.: o Padre Mariano Jose da Rocha e Simão da Rocha Correia. O Vigario Coadjutor Mariano Jose da Rocha que batizou no Oratório do Porto Real, filial da matriz de Resende. Bat. na matriz de Resende (0313)

 

14-01-1840 na matriz de Resende pelo Vig. José Marques da Motta. Marianno Soares da Rocha, n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel Soares da Rocha e de Gertrudes Maria da Conceição; = cc. Marianna Luiza Correa, n/b nesta freguesia, f.l. de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição (0307)

          Segunda vez casou com Amélia Augusta  da Rocha, filha de Silvério Soares Lucindo e Maria Madalena da Conceição. 6-8-7.

Mariano e Amélia foram pais de, q.d.:

6-2-2-1 Gertrudes, nascida aos 04-05-1856 e batizada aos 25 de Dezembro do mesmo ano. Casou com Jeremias Teixeira de Mendonça, filho de Miguel Teixeira de Mendonça e Ana Esmeria de Jesus. Geração na família “ Os Barbosa Lima” II- Cap. 10, § 2º, 1-2

Quatis-RJ, Lv. 1º Batizados Fl. 72 - 25.12.1856 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ - Gertrudes - n. 4.05.1856 - fl. Marianno Soares da Rocha e D. Amélia Augusta  da Rocha - np. Manoel Soares Louzada e de Gertrudes Maria da Conceição - nm. Silvério Soares Locindo e Maria Magdalena da Conceição - moradores no Porto Simão - fp. o avô materno e Isabel Augusta  da Rocha pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

6-2-3 João Soares da Rocha, batizado aos 25-02-1816, casou três vezes. Aos 14-01-1840 com Izabel Amália Correa, filha de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição em em 6-5-9 abaixo.

25-02-1816 Joam, f.l. de Manoel Soares Louzada, n. desta e Gertrudes Maria da Conceição, n. de São José, np Nicolao Soares Louza, n. Aiuruoca e Maria Fragosa, n. Taubaté, nm Simão da Rocha Correia, n. Campanha e Izabel da Silva Prado, n. Jacarei. Padr.: Major João Jose Carneiro e Maria Soares da Conceição. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0222)

 

14-01-1840 na matriz de Resende pelo Vig. José Marques da Motta. João Soares da Rocha, f.l. de Manoel Soares Louzada e Gertudes Maria da Conceição; = cc. Izabel Amalia Correa, n/b nesta freguesia, f.l. de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição. Test.: Manoel Soares da Rocha e Francisco do Carmo Froes (0306)

          Segunda vez aos 20-07-1859 com Iria Carolina da Rocha, irmã de Izabel Amalia, em 6-5-12 abaixo.

20-07-1859 na casa de sua residencia perante o Rev. Francisco Fernandes de Oliveira e na presença do Vigario Francisco de Souza Maia, João Soares da Rocha cc. Da. Iria Carolina da Rocha. Parentes em primeiro grao da linha transversal e de consanguinidade duplicada em segundo grao (2917)

          Major João faleceu aos 05-06-1896, com 70 anos declarados e viúvo de Luiza Carneiro de Azevedo Maia, filha de Bento de Azevedo Maia e Antonia Soares Carneiro, em 6-1-3-11.

Major João Soares da Rocha, 70 anos, fal. 05-06-1896 (viuvo de Luisa de Azevedo Carneiro Maia) (4088)

 

João e Izabel Amália tiveram, q.d.:

6-2-3-1 Gertrudes, batizada aos 18-03-1843.

18-04-1843 na Matriz de Resende pelo Vigario Manoel da Fonseca Mello, Gertrudes, f.l. João Soares da Rocha e Izabel Amalia da Rocha (2035)

6-2-3-2 Eliza Améia da Rocha, com vinte aons em 07-08-1869 quando se casou com Antonio Domiciano Pereira, 25 anos e filho de Vicente Inácio Pereira e Sabina Emerenciana de Jesus

07-08-1869 na matriz de S. V. Ferrer p. Pe. Joaquim de Jesus Lima, Antonio Domiciano Pereira, 25 anos, n/b na cidade de Bello do Porvo ( ?), f.l. Vicente Ignacio Pereira e Da. Sabina Emerenciana de Jesus, ambos falecidos: = cc. Da. Elizia Amelia da Rocha, n/b nesta freg. de S.V.Ferrer, com 20 anos, f.l. Ten. João Soares da Rocha e Da. Izabel Amelia ou Aurelia da Rocha, e sem impedimento (2977)

 

João e Luiza Carneiro tiveram, q.d.:

6-2-3-3 Adelaide Soares da Rocha Sodré, com 17 anos aos 05-02-1889 em S. Vicente Ferrer-RJ, casou com Major Manoel Baltazar Sodre, com 20 anos e filho do Capitão Paulo Baltazar de Abreu Cardoso Sodré e Mafalda Benigna de Abreu Sodre. Com geração.

L. 1 - Casamentos - fl. 2 v. - n. 5 - C.R.C. de S. Vic. Ferrer - São Vicente Ferrer de Resende / RJ. 5.02.1889 - São Vicente Ferrer de Resende / RJ - na casa da Faz. São Pedro de prop. do Major João Soares da Rocha - nub. Manuel Balthazar Sodré e D. Adelaides Soares da Rocha Sodré - ele, solteiro - 20 anos de idade - nat. de São João de Itaborahy - fl. do Cap. Paulo Balthazer de Abreu Cardoso Sodré e D. Maphalda Benigna de Abreu Sodré - ella, 17 anos de idade - nat. de São Vicente Ferrer de Resende / RJ - fl. Major João Soares da Rocha e D. Luiza Cândida de Azevedo Rocha (Plinio)

6-3 Antonio, batizado aos 30-03-1784.

30-03-1784 Antonio, f.l. de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza. Padr.: Martinho Garrido Cabanelas e Izabel Rodrigues Barbosa, mulher de Januario Soares Louzada. Pelo Vigário Henrique Jose de Carvalho. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo (0415)

6-4 Nicolao Soares Louzada casou com Ana Antonia da Conceição, filha de Simão da Rocha Correa e Izabel da Silva Prado. (SL. 6º, 92, 4-3)

Pais de, q.d.:

6-4-1 Silvéria Soares da Conceição aos 26-11-1834 casou com Joaquim Barbosa Lima Filho, batizado aos 18-11-1813, filho de Joaquim Barbosa Lima, natural de Guaratinguetá-SP e Maria Soares de Jesus Siqueira, casados em Resende em 1788, neto paterno de Diogo Barbosa Lima e Maria da Fonseca Osório, neto materno de João Vieira de Siqueira e Antonia Soares de Jesus.

 

26-11-1834 em Resende, Joaquim Barbosa Lima F.º, n. Resende, f.l. Joaquim Barbosa Lima e Maria Soares de Siqueira, fal.; = cc. Silveria Soares da Conceição, n. Resende f.l. Nicolao Soares Louzada, já falecido e Ana Antonia da Conceição (1388)

 

18-11-1813 Joaquim, n. 10-11, f.l. de Joaquim Barbosa Lima, n. Guaratingueta e Maria Soares, n. desta vila; np de Diogo Barbosa Lima e Maria de Affonseca; nm de João Vieira de Siqueira e Antonia Soares de Jesus, n. Minas; padr.: Nicolao Soares Louzada e Ana Antonia da Conceição. No Oratorio de S. Simão do Porto Real, pelo Revdo. Mariano J. Rocha. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0851v)

 

19-0102-1788 na Matriz de Campo Alegre pelo Padre Francisco Xavier de Toledo. Joaquim Barbosa Lima, morador nesta freguesia, n/b na freguesia da vila de Guaratingueta, f.l. de Diogo Barbosa Lima e Maria da Fonseca Osoria; = cc. Maria Soares de Jesus, n/b nesta freguesia de Campo Alegre, f.l. de João Vieira de Siqueira e Antonia Soares de Jesus (0559)

             Joaquim Barbosa Lima (pai) casou segunda vez com Maria Silvéria da Conceição, filha de Luiz Antonio Machado e Rosa Maria da Conceição. Maria Silvéria, viúva, casou segunda vez aos 04-06-1840 com Jose Luiz Faria de Guimarães, portugues.

no oratorio particular de sua fazenda pelo Viga. da Vara Jose Marques da Motta, Joaquim Barbosa Lima, viuvo de Maria Soares de Jesus; = cc. Maria Silveria da Conceição, n/b nesta matriz, f.l. Luiz Antonio Machado e Rosa Maria da Conceição. Test.: Agostinho da Fonseca Fernandes e Antonio Domingos Ferreira (3422)

 

04-06-1840 na matriz de Resende perante o reverendo Marciano Joaquim de Almeida Luz, com licença do Vigario da Vara Jose Marques da Motta. Jose Luiz Faria de Guimarães, natural do Reino de Portugal casou-se com Maria Silvéria da Conceição, viúva por falecimento de seu marido Joaquim Barbosa Lima (1652).

 

Silvéria faleceu aos 31-04-1871 com 52 anos declarados e Joaquim aos 26-10-1876, com 65 anos.

31-04-1871 em Resende fal. Silveria Soares da Conceição, com 52 anos, cc. Joaquim Barbosa Lima (3986)

Assentos do Cemiterio de Resende. Joaquim Barbosa Lima faleceu com 65 anos, viuvo, lavrador, aos 26-10-1876 (4093)

Silvéria e Joaquim tiveram grande geração, entre eles:

6-4-1-1 Joaquina Tolentina Barbosa, com 23 anos em 12-06-1880 casou com Lucio Soares da Rocha, de 23 anos, filho do Capitão Manoel Soares da Rocha e Maria Teresa de Sampaio, falecidos.

12-06-1880 na matriz de Resende p. padre. João da Matta Tarlé, Lucio Soares da Rocha, de 23 anos n. desta freg., f.l. Cap. Manoel Soares da Rocha e Da. Maria Teresa de Sampaio, falecidos; = cc. Joaquina Tolentina Barbosa, de 23 anos n/b nesta matriz, f.l. Joaquim Barbosa Lima e Da. Silveria Soares da Conceição. Test.: João da Silva Pinheiro Guimarães e Joaquim soares da Rocha (3632)

6-4-2 Ana Silvéria da Conceição, casou duas vezes. Primeiro com José Barbosa Pereira Vianna. Segunda vez aos 28-11-1829 com Manoel da Cruz e Silva, natural de Taubaté-SP e filho de João da Cruz e Silva e Maria Barbara

28-11-1829 no Oratório da Conceição do Lambari, Manoel da Cruz e Silva, n. da vila de Taubaté-SP, f.l. de João da Cruz e Silva e Maria Barbara; = cc. Ana Silveria da Conceição, n. Resende, viúva de Jose Barbosa Pereira Vianna. (1288)

          Manoel registrou terras em 1856, havidas por herança do sogro:

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 256, 366 - Manuel da Cruz e Silva, um terreno no Morro Redondo por herança de seu finado sogro  Nicolau Soares Louzada; mais compradas a Antonio Soares da Rocha no mesmo Morro Redondo. Mais no lugar Paiol, por herança do finado seu sogro. Mais comprado a Francisco Boeno Freire. 15 fev 1856.

Ana e José Barbosa tiveram, q.d.:

6-4-2-1 Bento José Barbosa aos 13-01-1850 casou com Francisca Teodora da Conceição, filha de Francisco de Paula Queiroz, já falecido e Mariana Candida da Silva. Com geração.

13-01-1850 em Resende p. Vig. Mariano Joaquim de Almeida Luz, Bento Jose Barbosa, n/b nesta matriz, f.l. Jose Barbosa Pereira Vianna, já fal. e Ana Silveria da Conceição; = cc. Francisca Teodora da Conceição, n/b nesta matriz, f.l. Francisco de Paula Queiroz, já fal. e Mariana Candida da Silva, test.: Antonio Gomes de Queiroz Nogueira e Francisco Gomes Nogueira (2327)

Ana e Manoel tiveram, e.o.:

6-4-2-2 Luiza Maria da Conceição, nascida em Resende em 1851 onde aos 15-04-1865 casou com Antonio Pedro Carlos da Cunha, filho de Manoel Carlos da Cunha, falecido e Maria Angelica do Nascimento

15-04-1865 no oratorio particular de Ana Silveria da Conceição, Antonio Pedro Carlos da Cunha, n. na freg. do Esp. Santo de Barra Mansa no ano de 1846, f.l. Manoel Carlos da Cunha, falecido e Maria Angelica do Nascimento: = cc. Luiza Maria da Conceição, n. em Resende no ano de 1851, com 14 anos, f.l. Manoel da Cruz e Silva e Ana Silveria da Conceição. Test.: Silverio Carlos da Cunha e Camillo Carlos da Cunha (2978)

6-5 Maria Madalena da Conceição, batizada em 15-06-1786. Casou com Simão da Rocha Correa, natural de Jacarei-SP, filho de Simão da Rocha Correa e Izabel da Silva Prado.

15-06-1786 Maria, f.l. de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragosa. Padr.: Manuel Antunes do Prado e Florencia Nogueira Leme. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo (0408)

Pais de, q.d.:

6-5-1 José, batizado aos 23-02-1803.

23-02-1803 José, f.l. de Simão da Rocha Correa, n. Jacarei e Maria (Magdalena) Soares Louzada, n. desta freguesia, np Simão da Rocha Correa e Izabel da Silva Prado, n. de Jacarei, nm Nicolao Soares Louzada, n. de Aiuruoca e Maria Fragoza de Jesus, n. de Coritiba Bispado de S. Paulo. Padr.: Os avos maternos Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza de Jesus. Bat. em Resende pelo Vig. João Nepomuceno de Albuquerque (0299)

6-5-2 Simão, aos 23-06-1805.

23-06-1805 Simom, n. 23-05, f.l. de Simom da Rocha Correia, n. vila de Jacarei e Maria Magdalena (da Conceição), n. da vila de Resende, np Simom da Rocha Correia, n. de Minas e de Da. Izabel da Silva Prado, n. da vila Jacarei, nm Nicolao Soares Louzada, n. da Lagoa de Aiuruoca e Da. Maria Fragoza de Jesus, n. de S. Paulo. Padr.: Alferes João José Carneiro e sua mulher Da. Maria Soares Louzada. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0305)

6-5-3 Maria Madalena da Conceição, batizada em 23-12-1811, foi a segunda mulher de Silverio Soares Lucindo.Geração em 6-8 abaixo

23-12-1811 Maria (Magdalena), f. Simão da Rocha Correa e Da. Maria Magdalena da Conceição (0308)

6-5-4 Mariano, aos 14-09-1814.

14-09-1814 Mariano, n. 25-07-1811(B7?) , f.l. de Manoel Soares Louzada, n. desta vila e Gertrudes Maria da Conceição, n, da vila de Jacarei, np de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza, nm de Simão da Rocha Correia e Izabel da Silva Prado, aqueles naturais desta freguesia e estes naturais de Jacarei. Padr.: o Padre Mariano Jose da Rocha e Simão da Rocha Correia. O Vigario Coadjutor Mariano Jose da Rocha que batizou no Oratório do Porto Real, filial da matriz de Resende. Bat. na matriz de Resende (0313)

6-5-5 Gertrudes Laura da Rocha, batizada aos 26-03-1815. Casou com José Teodoro Bizio, filho de José Bizio e Rosa Maria da Conceição.

26-03-1815 Gertrudes, f.l. de Simão da Rocha Correia e Maria Magdalena, np Simão da Rocha Correia e Izabel da Silva Prado, nm Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza, aqueles naturais de São Paulo e estes naturais desta freguesia. Padr.: o Reverendo Vig. José Antonio Martins de Sá e Anna Antonia, mulher de Nicolao Soares. Bat. no Oratório de São Simão do Porto, filial da matriz de Resende, pelo Padre Mariano Jose da Rocha. (0304)

Entre seus filhos

6-5-5-1 Rosa Teodora Bizio, batizada aos 03-04-1837. Aos 20-06-1858 casou com Francisco Mello Franco, de 22 anos natural de Mogi Mirim-SP e filho de Antonio Franco de Mello e Ursula Maria Franco

03-04-1837 Rosa, f.l. de Jose Theodoro Bozio e Gertrudes Laura da Rocha, np Jose Bisio e Rosa Maria da Conceição, nm Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição. Padr.: os avós maternos. Bat. em Resende pelo Vig. José Marques da Motta (0300)

 

20-06-1858 no oratorio da fazenda do Tentente João Soares da Rocha, com provisão do Reverendo Vigario da Vara da Comarca de Resende, perante o Padre Francisco de Souza Maia. Francisco Mello Franco, branco, 22 anos n/b na freg. de Mogi Mirim, f.l. Antonio Franco de Mello e Ursula Maria Franco; = cc. Rosa Teodora Bizio, 20 anos, f.l. Jose Teodoro Bizio e Gertrudes Laura da Rocha, falecidos (2915)

6-5-6 Rufina Cândida da Rocha, casou duas vezes. Aos 12-11-1834 com Antonio Vicente Nogueira, filho de Vicente Francisco de Araujo e Mariana Nogueira Leme

12-11-1834 na casa de Simão da Rocha Correa, com provisão do Reverendo da Vara , pelo Reverendo Marianno Jose da Rocha. Antonio Vicente Nogueira, n/b nesta matriz, f.l. de Vicente Francisco de Araujo e Marianna Nogueira Leme; cc. Rofina Candida da Rocha, n/b nesta vila, f.l. de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição. Test.: Ten. Coronel Silva Lisboa e Jose Theodosio Bisio (0309)

          Rufina faleceu em S. Sebastião da Grama-SP aos 27-10-1911, com 95 anos declarados, viúva do Capitão Domingos Rodrigues Vianna.

Municipio de S. Sebastião da Grama, Distrito de S. Sebastião da Grama, Estado de S. Paulo, sob nº 110 as folhas 184 do Livro 4 de Registro de óbitos: Rufina Candida da Rocha, falecida aos 27-10-1911 as 16 horas, em domicilio da "Fazenda Santa Tereza" neste distrito, natural de Resende-RJ, com noventa e cinco anos, viúva do Capitão Domingos Rodrigues Vianna, filha l. do Coronel Simão Correa da Rocha e de Dona Maria Magdalena da Rocha, falecidos em Resende. Foi declarante Eulogio Martins, causa mortis "sincope cardiaca e o sepultamento foi realizado no cemitério local. Obs.: no termo deste assento não consta que a referida falecida tenha deixado filhos e bens a inventariar. S. Sebastião da Grama, 25 de Novembro 1956. (2004v)

6-5-7 Mariano José da Rocha, batizado aos 14-08-1818, casou duas vezes. Primeiro com Ana Delfina do Nascimento e, aos 14-08-1851 com Maria Martins de Macedo, filha de Manoel Martins da Silva e Claudina Maria do Espirito Santo, estes casados aos 30-11-1833, neta paterna de Domingos Martins da Silva e Francisca Maria de Macedo, neta materna de Ana Ferreira.

14-08-1818 no Oratorio do Porto Real pelo Padre Coadjutor Domiciano Pereira Leite, Mariano, f.l. de Simão da Rocha Correia e Maria Madalena da Conceição; padr.: Padre Mariano Jose da Rocha e Mariana Jacinta de Mendonça. (0979)

 

04-11-1851 em Resende, na casa de Manoel Martins da Silva. Mariano Jose da Rocha, n. Resende e viuvo de Ana Delfina do Nascimento; = cc. Maria Martins de Macedo, n. Resende, f.l. Manoel Martins da Silva e Claudina Maria do Espirito Santo. Test.: Miguel Jose da Rocha e João Baptista Ferreira (2576)

 

30-11-1833 na matriz de Resende, Manoel Martins da Silva, n/b Guaratinguetá, f.l. Domingos Martins da Silva e Francisca Maria de Macedo; = cc. Claudina Maria de Santana, f. natural de Ana Ferreira. Test.: Domingos Martins da Silva e Francisco e Paula Moreira (1509)

6-5-8 Mariana Luiza Correa aos 14-01-1840 casou com Mariano Soares da Rocha, filho de Manoel Soares da Rocha e de Gertrudes Maria da Conceição. Em 6-2-2

14-01-1840 na matriz de Resende pelo Vig. José Marques da Motta. Marianno Soares da Rocha, n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel Soares da Rocha e de Gertrudes Maria da Conceição; = cc. Marianna Luiza Correa, n/b nesta freguesia, f.l. de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição (0307)

6-5-9 Isabel Amalia Correa, no mesmo dia que sua irmã supra, casou com João Soares da Rocha, irmão de Mariano. Geração em 6-2-3

 

6-5-10 Antonio Cândido da Rocha.

Dr. Antonio Candido da Rocha, form. Direito em S. Paulo 1845, Juiz de Direito em Minas e Desembargador da Relação de S. Paulo e Presidente da Provincia de S. Paulo (2068 e v)

 

NOGUEIRA, José Luiz de Almeida “Tadições e Reminicências”, SP 1907,  Série II, fls 103 e segs (Turma de 1845)

Antonio Candido da Rocha – Fluminense de Rezende, filho do abastado commerciante Simão da Rocha Correa (....)Simão da Rocha era primo-irmão do sargento-mor José Ramos Nogueira fazendeiro no Bananal e nosso avô e de Bento Carneiro Maia, pai do Dr João Maia (...) O estudante Antonio Candido era de estatura regular, claro, corado, loiro, olhos azuis (...) Casou-se ainda quando estudante na antiga e distincta família paulistana Azevedo.(...) Grave moléstia que o acometeu obrigou-o em 1880 a deixar o exercício do cargo (à época desembargação da Relação de SP) indo procurar o restabelecimento de sua saúde no clima secco dos sertões do Ceará. Debalde! Lá mesmo a morte inclemente o foi ferir no ano de 1882. É pae dos drs. Alfredo Rocha, director da Imprensa Nacional, Antonio Rocha comerciante e Eugenio Rocha juiz de direito de Caçapava e sogro dos drs. José Batista Pereira e Portugal Freixo e do sr. Ferreira Sampaio, commerciante em Sorocaba.

6-5-11 Bento, batizado aos 27-12-1826

27-12-1826 Bento, f.l. de Simão da Rocha Correia e Maria Magdalena da Conceição, np de Simão da Rocha Correia e Isabel da Silva do Prado, nm de Nicoalu Soares Louzada e Maria Fragosa de Jesus, Padr.: Antonio Jose de Castro e s/m Maria Jacinta de Castro p/p do Pe. Mariano Jose da Rocha. Bat. em Resende pelo Rev. José Antonio Martins de Sá  (0312)

6-5-12 Iria Carolina da Rocha, batizada aos 08-12-1828. Foi a segunda mulher de seu cunhado João Soares da Rocha, viúvo de Izabel Amalia 6-5-9.

08-12-1828 Iria, f. de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição (0310)

6-6 Beatriz, batizada aos 28-12-1787

28-12-1787 Beatriz, n. 21-12-1787, f.l. de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragosa da Conceição. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Tolledo (0410)

6-7 Antonio Soares (dos Santos) Louzada, batizada aos 28-05-1788. Casou com Margarida Nunes Rangel, filha de Francisco José Pereira e Francisca Soares.

28-05-1788 Antonio, f.l. de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoza de Jesus. Padr.: Alferes João Jose Carneiro e s/m Maria Soares Louzada. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (407)

Antonio e Margarida tiveram, q.d.:

6-7-1 Antonio, batizado aos 24-11-1816.

24-11-1816 Antonio, f.l. de Antonio Soares dos Santos e Margarida Nunes Rangel; np: nada disseram; nm Francisco Jose Pereira e Francisca Lemes de Jesus; padr.: Simão da Rocha Correia e Maria Madalena. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0948)

6-7-2 Silvéria, aos 02-12-1827

02-12-1827 em Resende pelo Vig. Domiciano Pereira Leite, Silveria, f.l. de Antonio Soares dos Santos (Louzada) e Margarida Nunes Rangel; np Nicolao Soares Louzada e Maria Fragosa de Jesus; nm Francisco Jose Pereira e Francisca Soares; padr.: Silverio Soares Lucindo (1084)

6-7-3 Ana, aos 18-07-1830

18-07-1830 Ana, n. 10-07, f. Antonio Soares dos Santos e Margarida Nunes Rangel (1320v)

6-8 Silvério Soares Lucindo, batizado aos 09-07-1788, casou duas vezes. Com Maria Esméria do Nascimento (ou da Luz), filha de Joaquim do Rego Barros e Esméria Jacinta da Luz. Família “Os Barbosa Lima” II- Cap. 3º, 2.

09-07-1788 Silverio, f.l. de Nicolao Soares Louzada e Maria Fragosa. Testemunhas André Bernardes Rangel e Margarida Nunes Rangel. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Coadj. Francisco Xavier de Toledo (0204)

          Viúvo, aos 26-08-1830 casou segunda vez com Maria Madalena da Conceição, filha de Simão da Rocha Correa e Maria Magdalena da Conceição, 6-5-3 supra.

26-08-1830 Silverio Soares Lucindo, viuvo de Maria Esmeria do Nascimento sepultada em Resende; = cc. em 2as. nupcias com Maria Magdalena da Conceição, n. de Resende, f.l. de Simão da Rocha Correia e Maria Magdalena da Conceição. Test.: Fabiano Pereira Barreto (comendador) (0303)

          Silvério registrou terras em 1856:

Lv. Registro de Terras nº 69 (S. Vicente Ferrer 1854-1869)

fls. 80  Fazenda Rio Preto, por compra a João Affonso Chaves, Jeronimo Pereira de Castro Vianna, Antonio Soares dos Santos, Antonio Pinto de Andrade, Francisco Angelo, divide com: a fazenda do finado cap. João Jose Carneiro hoje pertence ao comendador Fabiano Pereira Barreto, Jose Breves, Antonio Moreira de Andrade, Antonio Pinto de Andrade, e mais herdeiros, e Thomas Fernandes, e fazenda do Titiaia pertencente ao abaixo assinado e seus herdeiros, dividindo com: Jose Vaz Pinto, Antonio da Silva Coelho Nicolau sitio dos Macacos, Francisco Antonio de Carvalho. E mais possuo metade da fazenda Titiaia, já foram inventariados 800 alqueires por compra feita a Luiz Antonio Barbosa, dividindo com: Antonio Pinto de Andrade, Francisco Luiz Ferreira Leal, Thomas Fernandes, com a fazenda da terra de Francisco de Paula Ramos. Mais 4 partes que possuo na fazenda do finado cap.  João Jose Carneiro, hoje pertencente ao comendador Fabiano Pereira Barreto, por compra feita a Antonio Jose Dias Carneiro, Sabino Antonio Delgado, Jose Dias Carneiro.

Possuo mais uma parte de terras na fazenda de João Ferreira Rocha e Cardoso, por compra feita a jose Luiz do Prado, cuja fazenda divide com Jose Antonio Moreira Guimarães, Jose da Silva Lima, Francisco Antonio de Carvalho, Theodoro Jose da Cruz e mais o abaixo assinado.

Possuo mais o sitio Brigada, por compra feita a Francisco de Oliveira Guimara~es e o comemdador Fabiano Pereira Barreto, dividindo com o mesmo Barreto.Maria Angelica, Miguel Joaquim da Silva, Manuel Cabral de Medeiros. Perpetinga 16 feve 1856 Silverio Soares Lucindo

 

N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 106, 164- Silverio Soares Lucindo, sitio Bom Fim, por compra ao finado Antonio Soares da Rocha e dos herdeiros do finado Thomas Antonio Ribeiro de Barros, João Alves Ferreira da S.ª, e Salvador Correa da Silva.  Assim mais na fazenda Pirapetinga que foi do finado Antonio Guilherme Vianna por compra que fiz a Roldão João de Araujo. 22 jan 1856.

Silvério e Maria Esméria tiveram, q.d.:

6-8-1 Maria, batizada aos 16-10-1825.

16-10-1825 Maria, f. Silverio Soares Lucindo e Maria Esmeria do Nascimento; np Nicolao Soares Louzada e Maria Fragozo; nm Joaquim do Rego Barros e Esmeria Jacinta da Luz; padr.: Fernando Pereira Vianna e s/m Escolastica Carneiro de Sá. (1099v)

6-8-2 Ana Silvéria Soares, batizada aos 14-12-1826. Aos 24-09-1845 casou com João Bueno Rangel, filho Antonio Bueno Freire e Delfina Rosa do Sacramento. Geração na família “Os Barbosa Lima” II Cap. 5º, 4-3 .

14-12-1826 Anna, f.l. de Silverio Soares Lucindo e Maria Esmeria do Nascimento; np Nicolao Soares Louzada e Maria Fragoso de Jesus; nm Joaquim do Rego Barros e Esmeria Jacinta da Luz; padr.: Antonio Jose Moreira Guimarães e s/m Ana Leocadia da Cunha Barbosa e Antonio Soares dos Santos e s/m Maria Clementina (1035)

 

24-09-1845 João Bueno Rangel; cc Ana Silveria Soares. Primos. Requerimento provando que duplicado parentesco de sanguinidade no terceiro grau lateral e no terceiro mixto ao quarto grau e justifica o seguinte: 1) que Maria do Rosario era irmã de Joaquim do Rego Barros, que daquela Maria nasceu Antonio e deste procedeu João, o orador; - que daquele Joaquim do Rego Barros procedeu Maria e desta nasceu Ana Silveria Soares, a oradora, que por este lado acham-se ligados no terceiro grau lateral. 2) que Nicolao Soares Louzada era irmão de Maria Soares, que daquele Nicolao procedeo Silveria Soares Lucinda e desta Ana Silveria, a oradora. Que daquela Maria Soares nasceu Pedro de Souza, deste procedeu Delfina e desta nasceu João, o orador, e por este lado se acham ligados no terceiro grau lateral mixto com o quarto. 3) que os oradores se amam mutuamente, e a oradora nãofoi raptada, antes se acha em casa de seu pai, etc..etc.... Sentença assinada peloComego João Rodrigues de Araujo, professor jubilado da cadeira de filosofia racional e moral do Curso Juridico da cidade de Olinda, por S. M. o Imperador ... (2194 e v)

 

6-8-3 Silvéria Soares Lucindo, casou duas vezes. Aos 25-02-1843 com Antonio Soares da Rocha, filho de Nicolao Soares da Rocha e Ana Antonia da Conceição. Antonio era viúvo de Flávia Generosa da Trindade, com geração deste primeiro matrimônio na família “Os Barbosa Lima” I- Cap. 1º, § 6, 7.

25-02-1843 Antonio Soares da Rocha, viuvo de Flavia Generosa da Trindade, falecida em Resende; = cc. Silveria Soares Lucinda, f.l. Silverio Soares Lucindo e Maria Esmeria do Nascimento, test.: Fabiano Pereira Barreto e Joaquim do Rego Barros (2063)

          Antonio faleceu aos 09-11-1851 e Silvéria aos 16-03-1857, com dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Cândido Pereira da Cunha.

16-03-1857 em Resende, Candido Pereira da Cunha casou-se com a viuva Silveria Soares Lucinda. Houve provisão de dispensa por serem parentes ao 3° grau de consanguinidade na linha transversal assinada no Rio pelo Juiz de casamentos o Conego João Rodrigues de Araujo (2861)

 

Atendendo ao que me representaram Candido Pereira da Cunha e Da. Silveria Soares Lucinda, moradores nesta freguesia, hei por bem autorizar seu Muito Revmo. Paroco a os receber em matrimonio no oaratório da fazenda de João Bueno Ragel, monstrando-se os mesmos previamente habilitados na forma das constituições e leis viceis. Esta só valera depois de pago o selo de dois mil reis, Resende 24 de Março de 1857. aa) Manoel da Fonseca Mello. Certidão de Óbito - Certifico que revendo um dos livros de assentos de óbitos a fls. 6 achei o do teor seguinte : - aos nove de Novembro de mil oitocentos e cincoenta e hum, nesta matriz de Resende, faleceu com os socorros da igreja, Antonio Soares da Rocha, branco, casado com Da. Silveria Soares Lucinda, idade quarenta anos mais ou menos, envolto em habito preto, e foi solenemente encomendado. Para constar fiz este assento. Aa) Ignacio Ferreira Franco, vigario encomendado. Nada mais se continha em o sobredito assento ao quel me reporto. Resende, 23 de Março de 1857. aa) Vigario Jose Julio de Araujo Vianna (2861)

          Silvéria faleceu aos 24-09-1885, com 60 anos declarados.

Assentos do Cemiterio de Resende. Silveria Soares Lucinda, 60 anos, cc. Candido Pereira da Cunha, fal. 24-09-1885 (4093)

          Antonio e Silvéria tiveram, q.d.:

6-8-3-1 Antonio, batizado aos 14-06-1844.

14-06-1844 na Matriz de Resende pelo Vigario Manoel da Fonseca Mello, Silverio, f.l. Antonio Soares da Rocha e Silveria Soares Lucindo, padr.: Silverio Soares Lucindo e Ana Antonia da Conceição (2191)

6-8-3-2 Pedro Soares da Rocha, batizado aos 30-08-1847. Aos 22-05-1875 casou com Ambrosina Ernestina Rangel, filha do Alferes João Bueno Rangel e Ana Silveria da Conceição. Família “Os Barbosa Lima” II-Cap. 5º, 4-3-1. Com geração.

30-08-1847 Pedro, n. 22-04-1847, f.l. Antonio Soares da Rocha e Silveria Soares Lucindo, padr.: Silverio Soares Lucindo e Ana Ant.º da Conceição (2257)

 

22-05-1875 em Vargem Grande, Pedro Soares da Rocha, com 26 anos, f.l. Antonio Soares da Rocha, falecido e Silveria Soares Lucinda; = cc. Ambrozina Ernestina Rangel, bat. Resende 20-05-1849, f.l. Alf. João Bueno Rangel e Ana Silveria da Conceição. Test.: Cap. Jose Antonio Moreira Guimarães e Fermino Joaquim Pereira da Veiga (3400)

6-8-3-3 Leocadia, batizada aos 26-05-1849.

26-05-1849 Leocadia, n. 09-12-1848, f. Antonio Soares da Rocha e Silveria Soares Lucinda, padr.: Antonio Jose Dias Carneiro e Jesuina Florentina de Barros (2436)

6-8-3-4 Perciliana, aos 29-09-1850.

29-09-1850 pelo Vigario Ignacio Ferreira Franco, Persiliana, f.l. Antonio Soares da Rocha e Silveria Soares da Conceição, np Nicolau Soares Louzada e Ana Rosa da Conceição, nm Silverio Soares Lucindo e Maria Esmeria da Luz, padr.: Joaquim Barbosa Lima e Silveria Soares Conceição (2491)

6-8-3-5 Antonia, aos 10-11-1851.

10-11-1851 pelo Rev. Manoel da Fonseca Mello, Antonia, f.l. Antonio Soares da Rocha, falecido e Silveria Soares Lucindo, padr.: Rev. Manoel da Fonseca Mello (2544)

 

Silvério e Maria Madalena tiveram, q.d.:

 

6-8-4 Simão, batizado aos 13-11-1831.

13-11-1831 Simão, n. 16-10, f.l. de Silverio Soares Lucindo e Maria Magdalena da Conceição. Padr.: Simão da Rocha Correia e s/m Maria Magdalena da Conceição. Bat. pelo Padre Tito Pereira de Carvalho (0302)

6-8-5 Maria, aos 27-11-1833

27-11-1833 Maria, f.l. de Silverio Soares Lucindo e Maria Magdalena da Rocha. Padr.: Reverendo Marianno Jose da Rocha e Dona Francisca de Salles Barreto (0311)

6-8-6 Silverio, aos 04-02-1838.

04-02-1838 pelo Padre José Marques da Motta, Silverio, f.l. Silverio Soares Lucindo e M.ª Madalena da Conceição, padr.: Ant.º Candido da Rocha pp de Mariano Jose da Rocha e Maria Madalena (1801)

6-8-7 Amelia Augusta da Rocha, foi a segunda mulher de Mariano Soares da Rocha, filho de Manoel Soares Louzada e Gertrudes Maria da Conceição. Geração em 6-2-2.

 

 

§ 7º Maria Soares Louzada

 

 

7- Maria Soares Louzada, natural de Lorena-SP (ou Aiuruoca-MG?), foi casada com Pedro de Souza Magalhães, natural da freguesia de Santa Maria de Gouvea Bispado do Porto, já era falecido em 1773. Maria por sua vez faleceu antes de 1782 (casamento da filha Ana).

 

Estabeleceram-se em Resende-RJ onde nasceram os filhos, q.d.:

 

7-1 Maria Soares Louzada casou com Manoel Rodrigues Nogueira, filho de Manoel Nogueira Antunes e Joana Rorigues Moreira. Geração na família “Manoel Nogueira Antunes” 7.

7-2 Ana Soares Louzada casou aos 25-06-1782 com Manoel Bicudo Leme, batizado em Minas do Tibagi-PR aos 10-10-1754, filho de Roque Bicudo Leme e Quitéria Fragoza de Jesus, sua primeira mulher.

19-06-1781 na freguesia de N.S. da Conc. do Campo Alegre, pelo Vig. da Vara Henrique José de Carvalho. Manoel Bicudo Leme, n/b na vila de Coritiba Bispado de São Paulo, f.l. de Roque Bicudo Leme e Quiteria Fragoza de Jesus; = cc. Anna Soares Louzada, n/b nesta freguesia, f.l. de Pedro de Souza de Magalhaens e Maria Soares Louzada. Test.: Antonio Salustiano Rebelo e Manoel Alvares Vidal (0157)

 

25-06-1782 na matriz de Campo Alegre pelo Padre Henrique Jose de Carvalho. Manoel Bicudo Leme, com 18 anos de idade, morador nesta freguesia de Campo Alegre desde o ano de 1762, foi batisado no dia 10-10-1754 na Capela de Minas Novas do Tabagy, freguesia de N.S. da Penha, Bispado de S. Paulo, pelo Vigario Bernardo de Godoys, sendo padrinhos Manoel Ferreira de Carvalho e Martinha Gonçalves, moradores das Minas Novas do Tabagy, assento este fornecido ao Paroco Colado da Matriz de Taubaté Reverendo Vigario Pedro da Fonseca de Carvalho. Filho leg. de Roque Bicudo Leme, n. de Guaratigueta e Quiteria Fragosa, n. de Taubaté. = Cc. Anna Soares Louzada, com 27 anos, n/b nesta freguesia de Campo Alegre da Paraiba Nova, f.l. de Pedro de Souza Magalhães e Maria Soares Louzada, ambos já defuntos. Test.: Alferes Gabriel Jose de Azevedo, casado, natural de S. Salvador do Bairam Bispado do Porto, morador nesta freguesia, com 75 anos de idade, que vive de suas lavouras, sabendo ler e escrever.  Manoel Ferreira de Abreo, viuvo, natural de Guaratinguetá, morador desta freguesia onde vive de sua lavoura, com 76 anos de idade, sabe ler e escrever.  Manoel Alves Vidal, homem casado, com 71 anos de idade, que vive de suas lavouras, sabendo ler e escrever. (0527). Certidam ao Reverendo Parocho Collado Pedro da Fonseca de Carvalho, da freguesia de São Francisco das Chagas de Taubathé que é do theor seguinte: Aos deis dias do mes de Outubro de mil setecentos e cincoenta e quatro por ordem do Reverendo Vigario da Vara lancey este Assento de como baptisou e pos os Sanctos Oleos o Vr. Bernardo de Godoys nas Minas Novas de Tabagy Freguesia de Nossa Senhora da Penha a MANUEL, filho de Roque Bicudo Leme e de sua mulher Quiteria Fragosa, o pai natural da Villa de Guaratinguetá e a may natural da Villa de Taubathé, foram padrinhos Manuel Ferreira de Carvalho e Martinha Gonçalves todos moradores da ditta Minas para constar fis eu este assento o licenciado João da Rosa Passos - e que não contendo mais o ditto assento a que se reportava Pedro da Fonseca de Carvalho cuja certidam declaro que o Reverendo Padre Pedro da Fonseca de Carvalho Parocho da Matriz de Taubathe as não ...rou e assim certifico a todos os Senhores a quem esta pertencer e for apresentada para que se lhe de Justiça fé e credito nella interpondo a minha Aucthoridade Ordinaria e Decreto Judicial. Dada e passada nesta Vila de Guaratinguetá sob meu signal e sello aos 22 de Fevereiro de 1782. O Escrivão Ecleseastico - assinatura ilegivel (0527v) - Aos que a presente minha Certidam de Banhos em publica forma virem Saude, e paz em, o Senhor Jesus Christo Nosso Senhor, que de todos he verdadeiro rem,edio e Salvação.  Faço saber, que tendo a mim me consultado por Certidam o Reverendo Padre Pedro da Fonseca de Carvalho, Parocho Collado de São Francisco das Chagas de Taubathé em como entre os efetivos Conventual que costuma dizer aos seus fregueses admoestada a que em como está casado com fiança a Banhos de Manuel Bicudo Leme, filho legitimo de Roque Bicudo Leme e de sua mulher Quiteria Fragosa na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre, natural e batisado nas Minas Novas de tabagy deste Bispado de S. Paulo com Anna Soares Louzada, filha legitima de Pedro de Souza Magalhães e de sua mulher Maria Soares Louzada, já defuntos, natural e batisada na dita freguesia de Campo Alegre da Paraiba Nova Bispado do Rio de Janeiro que dados outos canonicos de admoenstação lhe não resultara impedimento algum em que elle Reverendo Parocho Collado (0527v)

 

          Ana Soares Louzada casou segunda vez com Francisco Pinto da Silva, natural de Baependi-MG e filho de Antonio Pinto da Silva e Ana Jacinta de Jesus Nogueira (SL. 6º, 394, 7-3). Com geração.

 

          Ana e Manoel tiveram, pelo menos:

7-2-1 Antonia Luiza, batizada em 26-04-1783. Aos 20-01-1799 casou com José Nogueira Leme, natural de Baependi-MG e filho de Antonio Piinto da Silva e Ana Jacinta Nogueira de Jesus. (SL. 6º, 394, 7-3), neto paterno de Diogo Pinto Torres e de Rosa Maria, neto materno de Luiz Pereira Dias e Maria Nogueira do Prado (SL. 6º, 394, 6-3,)

26-04-1783 Antonia, f.l. de Manoel Bicudo (Leme) e Maria Soares Louzada. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Henrique Jose de Carvalho (0416)

20-01-1799 na matriz de Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrade. Jose Nogueira, n/n Baependi, f.l. de Antonio Pinto (da Silva) e Anna Jacinta (Nogueira de Jesus); = cc. Antonia Luiza, n. desta freguesia, f.l. de Manoel Bicudo (Leme) e Anna Soares Louzada. Test.: Bento Pinto de Magalhães e Joaquim Oedriza de Morais (0238)

 

         José casou segunda vez com Zeferina Nogueira, filha de Caetano Nunes do Prado e Rosa Delfina Nogueira. Tiveram, q.d.:

I- José, batizado aos 22-03-1827.

22-03-1827 em Resende pelo Padre José Antonio Martins de Sá, Jose, f.l. Jose Nogueira Lemes e Zeferina Lemes; np Antonio Pinto da Silva e Ana Jacinta Nogueira; nm Caetano Leme e Delfina Rosa; padr.: Nicolau Soares Louzada e s/m Maria da Conceição do Prado (1085)

II- Mariana Nogueira Leme aos 08-06-1850 casou com Lucas Nogueira Ramos, filho de Roque Bicudo Leme e Mariana Francisca Nogueira, 2-1-3-2 abaixo.

III- Fernando Nogueira Leme aos 09-01-1850 casou com Maria Custódia da Conceição, irmã inteira de Lucas Nogueira Ramos supra citado, 2-1-3-3 abaixo

IV- José, batizado em Barra Mansa-RJ aos 09-01-1842.

Igreja de S. Sebastião, lv. 1, F 137v, 09/01/1842, Jose FL Jose Nogueira Lemes e Zeferina Nogueira. NP Antonio Pinto da Silva e Anna Jacinta Nogueira, ja falecidos e NM Caetano Nunes do Prado, falecido e Rosa Delfina Nogueira. Padrinhos: João Soares de Moraes e D Margarida Prudenciana da Conceição.(pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

 

Antonia e José tiveram os filhos, q.d.:

7-2-1-1 José, batizado aos 16-03-1800

16-03-1800 José, n. 06-03-1800, f.l. de José Nogueira, n. Baependi e Antonia Luiza, desta freguesia; np de Antonio Pinto da Silva e Anna Jacinta Nugueira, n. Baependi; nm de Manoel Bicudo Leme e Anna Soares, n. desta freguesia. Padr.: Antonio Joaquim e Maria Magdalenea sua irmã. Bat. em Resende, pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. (0166)

7-2-1-2 José, aos 28-03-1802.

28-03-1802 Jose, f.l. de Jose Nogueira, n. Baependi e Antonia Luzia, n. desta vila; np de Antonio Pinto da Silva e Anna Jacintha; nm Manoel Bicudo Leme e Ana Soares Lousada. Padr.: Antonio, filho de Fancisco Correa e  Maria Soares. Bat. em Resende pelo Vig. Luiz Manoel Martins (0576)

7-2-1-3 Mariana Francisca Nogueira, batizada aos 25-02-1805. Casou com Roque Bicudo Leme Filho, filho de Roque Bicudo Leme e sua segunda mulher Florencia Nogueira Leme.

25-02-1805 Marianna, n. 12-02-1805, f.l. de José Nogueira, n. de Baependi e Antonia Luzia, n. desta vila de Resende; np de Antonio Pinto da Silva e Anna Jacintha Nogueira, ambos n. de Minas Bispado de Mariana; nm de Manoel Bicudo Leme, n. de Coritiba Bispado de S. Paulo e Anna Soares, n. desta vila de Resende. Padr.: Guarda Mor Simplicio Correa da Costa e Marianna Antonia Teixeira. Bat. em Resende pelo Vig. José Mart. de Sá (0167)

Entre seus filhos:

7-2-1-3-1 Mariano, batizado aos 11-06-1827

11-06-1827 pelo Pe. Domiciano Periera Leite, Mariano, f.l. de Roque Bicudo (Leme) e Mariana Nogueira (Leme), np de Roque Bicudo (Leme) e Florencia Nogueira, nm de José Nogueira Leme e Antonia Luzia. Padr.: Jose Nogueira e Maria da Conceição. Bat. em Resende pelo Padre José Antonio M. de Sá (0206)

7-2-1-3-2 Lucas Nogueira Ramos batizado aos 03-11-1828. Casou com Mariana Nogueira Leme, filha de Jose Nogueira Leme e Zeferina Nogueira, citada em II supra.

03-11-1828 Lucas, f. de Roque Bicudo Leme e Mariana Fr. do Espirito Santo; np Roque Bicudo Leme e Florencia Nogueira Leme; nm Jose Nogueira Leme e Antonia Fr. do Espirito Santo (1032)

 

08-06-1850 em Resende pelo Vig. Ignacio Ferreira Franco. Lucas Nogueira Ramos, n/b nesta matriz, f.l. de Roque Bicudo Lemes e Mariana Francisca Nogueira; = cc. Da. Marianna Nogueira Leme, n/b nesta matriz, f.l. de Jose Nogueira Lemes e Zeferina Nogueira Lemes. Test.: José Luiz Monteiro e José Joaquim de Araujo (0207) . Obs. Marianna faleceu em 27-10-1869 com 30 anos

7-2-1-3-3 Maria Custódia da Conceição, aos 09-01-1850 casou com Fernando Nogueira Leme, filho de José Nogueira OLeme e Zeferina Nogueira, citado em III supra.

09-01-1850 em Resende pelo Vig. Ignacio Ferreira Franco.  Fernando Nogueira Lemes, n/b na vila de Barra Mansa, f.l. de Jose Nogueira Leme e Zeferina Nogueira Leme; = cc; Maria Custodia da Conceição, n/b nesta matriz, f.l. de Roque Bicudo Leme e Marianna Francisca Nogueira. Test.: João José de Araújo e Izidoro Monteiro (0208) Obs. Fernando foi batizado dia 14-08-1829.

7-2-1-4 Maria, aos 12-09-1807

12-09-1807 Maria, n. 05-09-1807, f.l. de José Nogueira Leme, n. Baependi e Antonia Luzia (Leme), n. desta vila, np de Antonio Pinto da Silva e Anna Jacintha Nogueira, n. de Baependi, nm de Manoel Bicudo Leme, n. de Coritiba e Anna Soares Louzada, n. desta. Padr.: Antonio Correa e sua mulher Da. Marianna Teixeira. Bat. em Resende, pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. (0178)

7-2-2 Maria Nazária Leme, batizada aos 12-12-1789 em Resende onde aos 12-02-1811 casou com Antonio Barbosa da Paixão, filho de Manoel Barbosa da Paixão e Francisca Maria de Jesus (ou Siqueira da Conceição) casados em Resende aos 30-5-1780, nto paterno de Diogo Barbosa Lima e Maria da Fonseca Ozória (ou Soares da Silva), neto materno de Bernardo de Siqueira Gil e Maria Nunes do Prado, esta já falecida em 1780.

12-02-1811 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Antonio Barbosa Filho, n/b nesta matriz, f.l. de Manoel Barbosa da Paixão e Francisca Maria de Jesus; = cc. Maria Nazaria Leme, n/b. nesta matriz em 12-12-1789, estando hoje com 22 anos, f.l. de Manoel Bicudo Leme, já falecido e Ana Soares Louzada; e foram seus padrinhos Diogo Barbosa Lima e Maria da Fonseca Osoria e batizada pelo Vigário Interino da vila de Resende, Padre Manoel SErafim dos Anjos. (1226)

 

30-05-1780 na freg. de N.S. da Conc. do Campo Alegre, pelo paroco Henrique Jose de Carvalho. Manoel da Paixão Barbosa (ou Manoel Barbosa da Paixão), n/b Guaratingueta, f.l. de Diogo Barbosa Lima e Maria =da Fonseca Ozoria= (Soares da Silva); cc.= Francisca de Siqueira da Conceição, n/b desta freg., f.l. de Bernardo de Siqueira Gil e Maria Nunes do Prado, já defunta. (0045)

 

Pais de, q.d.:

7-2-2-1 José Barbosa da Paixão aos 03-05-1852 casou com Mariana Luiza da Conceição, filha de Malaquias Francisco da Costa e Manoela Antonia do Espirito Santo, neta paterna de Victoriano Correa da Costa e Mariana Antonia do Nascimento, neta materna de Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria Leme. Família “José Correa da Costa” 3-1-2-2

03-05-1852 em Resende, Jose Barbosa da Paixão, n. Resende, f.l. Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria; = cc. Mariana Luiza da Conceição, n. Resende, f.l. Malaquias Francisco da Costa e Manoela Antonia do Espirito Santo. Test.: Manoel Barbosa da Paixão e Israel Rodrigues da Rocha (2642)

7-2-2-2 Manoel Barbosa da Paixão, batizado aos 13-03-1814. Aos 03-11-1852 casou com Gertrudes Felisbina do Espirito Santo, irmã inteira de Mariana Luiza supra citada.

13-03-1814 Manoel, n. 01-03, f.l. de Antonio Barbosa, n. desta vila e Maria Nazaria; np Manoel Barbosa da Paixam, n. Guaratingueta e Francisca Maria, n. desta vila; nm Manoel Bicudo Leme, n. Goritiva e Ana Soares de Souza, n. desta vila; padr.: Manoel Barbosa da Paixam e Maria Gertrudes Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0885v)

 

03-11-1852 em Resende, Manoel Barbosa, n. Resende, f.l. Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nasaria da Conceição; = cc. Gertrudes Filisbina do Espirito Santo, n. Bananal, f.l. Malaquias ?? da Costa e Manoela Antonia do Esp. Santo. Test.: Antonio Moreira de Andrade e Felipe Neri de Queiroz (2646)

7-2-2-3 Ana, batizada aos 31-03-1816.

31-03-1816 na Matriz de Resende pelo Coadjutor Mariano Jose da Rocha, Anna, f.l. de Antonio Barbosa Paixão e Maria Nazaria, n. desta vila; np Manoel Barbosa da Paixão, n. Guaratingueta e Francisca .... Maria, n. desta; nm Manoel Bicudo Leme, n. da cidade de S. Paulo e Ana Soares; padr.: Francisco Antonio de Godoys e Antonia Soares. (0958)

7-2-2-4 Manoela Antonia do Espirito Santo aos 18-11-1834 casou com Malaquias Francisco da Costa, filho de Victoriano Correia da Costa e Mariana Antonia do Nascimento. Geração na família “José Correa da Costa” 3-1-2

18-11-1834 na matriz de Resende pelo Vig. Antonio Maria Ribas Sandim. Malaquias Francisco da Costa, n.b. nesta matriz, f.l. Victoriano Correia da Costa e Mariana Antonia do Nascimento; = cc. Manoela Antonia do Espirito Santo, n.b. nesta vila de Resende, f.l. Antonio Barbosa da Paixão e Maria Nazaria. Test.: Manoel Pinto Cabral e Manoel PintoCabral Junior (1662)

 

24-08-1870 fal. Manoela Antonia do Espirito Santo cc, Malaquias Francisco da Costa (3093)

Ana e Francisco Pinto da Silva tiveram, pelo menos:

7-2-3 Francisca, batizada aos 26-06-1796.

26-06-1796 Francisca, n. 19-06, f.l. de Francisco Pinto da Silva, n. Baependi e Anna Soares Louzada, n. Resende, np Antonio Pinto da Silva e Anna Cardosa, n. Baependi, nm Pedro de Soiza Magalhaens, n. Sta M. de Gouvea, Porto e Maria Soares Louzada, n. Lorena,. Padr.: Alferes Pedro de Soiza e Anna Esmeria do Sacramento. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada. (0270)

7-2-4 Francisco Pinto Louzada, batizado aos 19-04-1798. Casou com Joana Nunes de Jesus, filha de Manoel Pinto de Souza e Francisca Nunes de Siqueira, naturais de Taubaté-SP.

19-04-1798 Francisco, n. 11-04, f.l. de Francisco Pinto (Silva), n. Baependi e Anna Soares, desta freguesia; np Antonio Pinto (Silva*) e Anna Jacinta (Nogueira), n. desta freguesia; nm Pedro de Soiza Magalhaens, n. cidade do Porto e Maria Soares Louzada, n. da vila de Guaratinguetá. Padr.: Joaquim Nogueira e Antonia Soares. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0484 * Furriel Antonio Pinto da Silva, o pae é o Licenciado Diogo Pinto da Silva, n. na vila de Campo Mayor do Bispado de Elvas, Portugal, + ou - no ano de 1689 e s/mulher Rosa Maria de Jesus

Pais de, q.d.:

7-2-4-1 Israel, batizado aos 20-09-1826

20-09-1826 Israel, f.l. Francisco Pinto Louzada e Joaquina Nunes de Jesus; np Francisco Pinto e Ana Soares (Louzada); nm Manoel Pinto de Souza e Francisca Nunes de Siqueira, naturais de Taubaté-SP (1030)

7-2-4-2 Crispim, aos 22-11-1829

22-11-1829 Crispim, f. Francisco Pinto e Joaquina Nunes (0215)

7-2-5 Domiciano, batizado aos 24-09-1803.

24-09-1803 Domiciano, f.l. de Francisco Pinto da Silva e Ana Soares Louzada, n. de Baependi; np de Antonio Pinto da Silva e Ana Jacinta (Gomes) Nogueira, nts. de Baependi; nm de Pedro de Sousa Magalhães e Maria Soares (Louzada). Padr.: Alferes Francisco Correia da Costa e Ana Jacinta Nogueira. Bat. em Resende pelo Pe. João Nepomuceno de Albuquerque (0116)

7-3 Alferes Pedro de Souza Magalhães casou três vezes. Primeira vez com Ana Maria de Jesus, natural de Aiuruoca-MG. Segunda vez com Ana Esméria do Sacramento (SL. 3º, 35, 5-3), filha de Miguel Nunes Bernardes e Catarina Nogueira de Aguiar. Terceira vez com Ana Rosa de Jesus, natural de Guaratinguetá-SP e filha de Mariano Correa. Com geração das três nupcias.

          Ana Esméria do Sacramento fez justificativa de estado por querer se casar. Faleceu aos 20-03-1799, com 45 anos declarados.

Ana Esmeria do Sacramento, n/b na Capela de Aiuruoca, f.l. de Miguel Nunes Bernardes e Catharina Maria de Aguiar, justificou a idade de menor, ser solteira, e desejar casar (0526)

 

20-03-1799 fal. Anna Esmeria do Sacramento, 45 anos, casada com o Alferes Pedro de Soiza Magalhães

          Pedro já era falecido em Julho de 1835 quando Ana Rosa é madrinha em batismo:

apadrinhamento: 19-07-1835 pelo Padre Jose Marques da Motta, Ana, f.l. Manoel do Rego Vital e Lourença Maria de Araujo; padr.: Antonio Bueno Rangel e Ana Rosa de Jesus, viúva de Pedro de Sousa Magalhães (1650)

Foram filhos de Pedro de Souza Magalhães, q.d.:

Com Ana Maria de Jesus:

- Pedro de Souza Magalhães

- Maria Angélica de Magalhães

- Rafael

 

Com Ana Esméria do Sacramento:

- Delfina Rosa do Sacramento

- Ana

- Maria Esméria do Sacramento

- Cândido

- Rafael Pinto de Souza

 

Com Ana Rosa de Jesus:

- Manoel

- Felicidade

- Ana

 

7-3-1 Pedro de Souza Magalhães, batizado aos 13-07-1783, foi o primeiro marido de Ana Delfina do Nascimento, batizada aos 31-12-1791 e filha do Capitão José Soares Louzada e Maria da Cunha, neta paterna de Nicolau Soares Louzada e Joanna Maria de Jesus (SL. 7º, 395, 2-1 e SL. 3º, 56, 4-1), neta materna de Manoel da Cunha Gago e Catarina Dias do Prado )

13-07-1783 Pedro, f.l. de Pedro de Souza Magalhães e Anna Maria de Jesus. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Henrique Jose de Carvalho (0416)

 

31-12-1791 Anna, f.l. do Capitão Jose Soares Louzada e Maria da Cunha. Padr.: o Ermita Manoel de Souza Dias e Anna Maria, filha de Braz Esteves. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0401)

Ana Delfina, viúva, aos 28-04-1829 casou com Romualdo Pires Machado, natural de Pindamonhangaba-SP, filho de Manoel Pires da Silva e Ana Maria do Espirito Santo

28-04-1829 em Resende, Romualdo Pires Machado, n. Pindamonhangaba-SP, f.l. Manoel Pires da Silva e Ana Maria do Espirito Santo; = cc Ana Delfina, viuva de Pedro de Souza Magalhães, fal. em Resende (1299)

Pedro e Ana tiveram, q.d.:

7-3-1-1 Emilia Benedita de Souza aos 02-05-1836 casou com Francisco de Paula Marques, filho de Inácio Policiano Marques e Maria José do Nascimento

02-05-1836 na Matriz de Barra Mansa, Francisco de Paula Marques, n. da freg. do Espirito Santo-Minas, f.l. de João Ignacio Policiano Marques e Maria Jose do Nascimento; = cc. Emilia Benedicta de Souza, n. em Resende, f.l. de Pedro de Souza Magalhães e Ana Delphina do Nascimento. (0933v)

7-3-1-2 Maria Cândida de Souza, batizada aos 07-10-1815. Casou com Bento Francisco Ramos, filho de Matias Francisco Ramos e Joanna Rosa

07-10-1815 Bat. no Oratorio da Posse pelo Padre Joaquim Pereira Escobar, Maria, f.l. de Pedro de Souza Magalhães e Ana Delphina do Nascimento; ambos desta vila, np Pedro de Souza Magalhães, desta vila e Ana Maria Magalhães, de Aiuruoca; nm Capitão Jose Soares Louzada, n. Aiuruoca e Maria Dias, desta vila; padr.: Capitão Jose Soares Louzada e Maria Dias da Cunha. (0933)

Entre seus filhos:

7-3-1-2-1 José Soares da Rocha, falecido aos 15-02-1880, foi casado com Amélia Henriqueta Soares

Jose Soares da Rocha faleceu a15-02-1880, era marido de Da. Amelia Henriqueta Soares. (3902)

 

Jose Soares da Rocha, negociante do municipio, faleceu dia 15-02-1880, cc. Da. Amelia Henriqueta Soares, e seus irmãos ausentes Candido de Souza Ramos e sua m., João da Silva Pinheiro Guimarães e Jose Antonio da Silva, cunhados.(4081)

 

          Amelia Henriqueta, com 23 anos em 29-04-1882, casou segunda vez com Delfim Barbosa de Almeida, com 26 anos e filho do Tenente Coronel Albino Antonio de Almeida e Francisca de Paula Nogueira.

29-04-1882 na Igreja do Rosario desta cidade de Resende p. Padre João da Matta Tarlé, Delphim Barbosa de Almeida, 26 anos n/b nesta freg., f.l. Ten. Cel. Albino Antonio de Almeida e Da. Francisca de Paula Nogueira; = cc. Da. Amelia Henriqueta Soares, de 23 anos, n/b na freg. de Queluz do bispado de S. Paulo e viuva de Jose Soares da Rocha falecido e sepultado mesta cidade. Test.: Jose Antonio da Silva e João da Silva Pinheiro Guimarães (3659)

7-3-1-2-2 Cândido de Souza Ramos, nascido aos 20-09-1841 e batizado aos 28-08-1848. Aos 24-06-1865 casou com Gertrudes Soares da Rocha, nascida em 1842 e filha de Manoel Soares da Rocha e Maria Teresa de Sampaio. Com geração

28-08-1848 Candido, n. 20-09-1841, f. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza, padr.: Joaquim Jose Pereira Jorge e Ana Delfina do Nascimento (2303)

 

24-06-1865 em Resende, Candido de Souza Ramos, n. em Resende (20-09-1841) f.l. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza, falecida; = cc. Gertrudes Soares da Rocha, n. em Resende no ano de 1842, f.l. Cap. Manoel Soares da Rocha e Maria Teresa de Sampaio. Test.: Miguel Jose da Rocha e Manoel Soares da Rocha (2954)

7-3-1-2-3  Honória Soares da Rocha, foi a primeira mulher de João da Silva Pinheiro Guimarães, filho de Manoel da Silva Pinheiro Guimarães e Ana Claudina de Azevedo, 6-1-3-5-2

7-3-1-2-4 Luiza, batizada aos 24-07-1848. Luiza Cândida de Souza Ramos faleceu aps 16-10-1881.

24-07-1848 Luiza n. 02-05-1848, f.l. Bento Francisco Ramos e Maria Candida da Silva, np Mathias Francisco Ramos e Joana Rosa, nm Pedro de Souza Magalhães e Ana Delfina do Nascimento. Padr.: Francisco de Paula Marques e Emilia Benedita de Souza (4049)

 

(3904) Luiza Candida de Souza Ramos faleceu dia 16-10-1881, irmã do Sr. Candido de Souza Ramos.

7-3-1-2-5 João de Souza Ramos aos 16-02-1858 casou com Teodora Galvão de França, filha de Jeremias Ferreira da Silva e Mariana Galvão de França. Com geração.

L. 1 - 1853- Casamentos - fl. 18 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 16.02.1858 - depois de corridos os banhos e não havendo impedimento canônico - test. Luis Mendes Brochado e Antonio Galvão de França - nub. João de Souza Ramos - fl. de Bento Francisco Ramos e Maria Cândida de Souza, naturaes de Resende - c/ D. Theodora Galvão de França - fl. de Geremias Ferreira da Silva e D. Marianna Galvão de França (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

7-3-1-2-6 Porfiria, batizada aos 07-04-1852

07-04-1852 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Porfiria, f.l. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Sousa, padr.: Dr. Virginio de Paula Queiroz e Mariana Candida da Silva (2693)

7-3-1-2-7 Benvinda de Souza Ramos aos 20-02-1849 casou com José Bernardino de Seixas Soares, filho de Inácio José Jerônimo do Rosário e Inácia de Seixas, neto paterno de Manoel Soares de Souza, 7-5-1-1 neste.

20-02-1849 em Resende, Jose Bernardino de Seixas Soares, f.l. Ignacio Jose Jeronimo do Rosario e Ignacia de Seixas; = cc. Benvinda de Souza Ramos, n. Barra Mansa, f.l. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza. Test.: Henrique Americo de Siqueira e Vigario Mariano Joaquim de Almeida Luz (3952 dupla)

 

20-02-1849 em Resende, Jose Bernardino de Seixas Soares, f. Ignacio (Jose) Jeronymo do Rosario e Ignacia de Seixas; = cc. sua prima em 4º e 3º grau Benvinda de Souza Ramos, f. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza. Justificação do parentesco: 1) que Manoel Soares de Souza era irmão de Pedro de Souza Magalhães, pai, 2.°) que daquele Manoel Soares de Souza procedeo Ignácio Jerônimo do Rosário e deste procedeo o Orador. 3.°) que Pedro de Souza Magalhães pai, procedeo Pedro de Souza Magalhães filho, e dêste procedeu Maria Cândida de Souza e desta nasceu a Oradora Benvinda de Souza Ramos.(2405)

7-3-2 Maria Angélica de Magalhães, aos 01-02-1797 casou com Luiz Ferreira Godinho, natural de Guarapiranga-MG, filho de Caetano Ferreira Godinho e Josefa Maria da Silva

01-02-1797 na matriz de Resende pelo Vig. Antonio Mattos Nobrega de Andrada.  Luiz Ferreira Godinho, n. na Capela de Oliveira de Igoarapiranga, f.l. de Caetano Ferreira Godinho e Josefa Maria da Silva; = cc. Maria Angelica de Magalhães, n. desta freguesia, f.l. do Alferes Pedro de Soiza Magalhães e Ana Maria de Jesus, já defunta. Test.: Andre Bernardes Rangel e Pedro de Soiza Magalhães (0151 d. c/636)

Pais de, q.d.:

7-3-2-1 Sebastiana, batizada aos 19-03-1798

19-03-1798 Sebastiana, n. 10-03, f.l. de Luiz Ferreira Godinho, n. freg. de Piranga Bispado de Mariana e Maria Angelica de Magalhães, n. desta freguesia; np Caetano Ferreira Godinho, n. S. Miguel Bisp. Teixeira e Josefa Maria da Silva, n. Piranga Bispado de Mariana; nm Alferes Pedro de Soiza Magalhães, n. desta freguesia e Anna Maria de Jesus, já defunta. Padr.: Alferes Pedro de Soiza Magalhaens e s/m Anna Esmeria do Sacramento. Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0483)

7-3-2-2 Elias Ferreira Godinho casou com Porphiria Generosa de Lima, filha de Manoel Barbosa Lima e Maria Clementina de Barros. Família “Os Barbosa Lima de Aiuruoca” II Cap. 3º, 1-1.

Entre seus filhos:

7-3-2-2-1 José, batizado aos 25-12-1850.

25-12-1850 pelo Padre Ignacio Ferreira Franco, Jose, f.l. Elias Ferreira Godinho e Porfiria Generosa de Lima, np Luiz Ferreira Godinho e Maria Angelica de Magalhães, nm Manoel Barbosa de Lima e Maria Clementina de Barros, padr.: Reverendo Manoel da Fonseca Mello e Ana Esmeria do Sacramento (2498)

7-3-2-2-2 Graciano, aos 03-09-1853

03-09-1853 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Graciano, f.l. Elias Ferreira Godinho e Porfiria Generosa de Lima, padr.: Joaquim Carvalho da Motta e s/m Jesuina Florentina de Carvalho (2747)

7-3-3 Rafael, batizado aos 11-11-1786.

11-11-1786 Rafael, n. 04-11, f.l. de Pedro de Soiza Magalhães e Ana Maria de Jesus. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (0202)

7-3-4 Delfina Rosa do Sacramento, batizada aos 25-07-1790. Casou com Antonio Bueno Freire, filho de Antonio Bueno Freire e Maria do Rosario Achioly e Albuquerque. Geração na família “Os Barbosa Lima” II Cap. 5º, 4.

25-07-1790 Delfina, f.l. de Pedro de Souza Magalhães e Anna Esmeria do Sacramento. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0394)

7-3-5 Ana, nascida em 01-11-1790 e batizada aos nove do mesmo mês.

09-11-1790 Anna, n. 01-11, f.l. de Pedro de Souza Magalhães e Anna Esmeria. Bat. na Matriz de Campo Alegre da Paraiba pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0406)

7-3-6 Maria Esméria do Sacramento, foi a primeira mulher de Anselmo Bueno Freire, filho de Antonio Bueno Freire e sua segunda mulher Maria do Rosario Achioly e Albuquerque. Geração na família “Os Barbosa Lima” II Cap. 5º, 5.

7-3-7 Cândido, nascido aos 17-02-1795 e batizado aos 08 de maio do mesmo ano.

08-05-1795 Candido, n. 17-02-1795, f.l. do Alferes .... (Pedro) de Soiza Magalhães, n. desta freguesia e (Ana) Esmeria do Sacramento, n. Aiuruoca, np de Pedro de Soiza Magalhães, n. S. Maria de Govea Bispado do Porto e Maria Soares Louzada, n. Lorena, nm do Guarda Mor Miguel Nunes Bernardes, n. Guaratingueta e Caterina .... (Nogueira) de Aguiar, n. Aiuruoca. Padr.: Andre Bernardes Rangel e Maria Soares Louzada. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0419)

7-3-8 Rafael Pinto de Souza aos 02-04-1813 casou com Bibiana Barbosa Lima, natural de Aiuruoca e filha do Guarda mor Antonio Bueno Freire, já falecido e sua segunda mulher Maria do Rosário Lima. Geração na família “Os Barbosa” II Cap. 5º, 3.

02-04-1813 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Rafael Pinto de Souza, n/b nesta vila de Resende, f.l. do Tenente Pedro de Souza Magalhães e Ana Esmeria do Sacramento; = cc. Bibiana Barbosa Lima, b. na Capela das Alagoas de Aiuruoca, f.l. do Guarda Mor Antonio Bueno Freire, já falecido e Maria do Rosario Lima. (1221)

7-3-9 Manoel, batizado aos 05-11-1818.

05-11-1818 Manoel, f.l. do Tenente Pedro de Souza (Magalhães), n. de Resende e Anna Rosa de Jesus, n. Guaratinguetá. Bat. em Resende, pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (0111v).

7-3-10 Felicidade Perpetua de Magalhães, batizada aos 13-11-1831 em Resende onde casou duas vezes. Aos 08-11-1851 com José Alves Marinho, natural de S. Luiz-SP e filho de Manoel Francisco de Souza e Ana Alves da Conceição.

13-11-1831 pelo Padre Tito Pereira de Carvalho, Felicidade, n. 25-10, f.l. Capitão Pedro de Sousa Magalhães e Ana Rosa de Jesus; padr.: Tenente Bento de Azevedo Maia e Candida Genoveva da Trindade (1393)

 

08-11-1851 em Resente, Jose Alves Marinho, n. S. Luiz Bispado de S. Paulo, f.l. Manoel Francisco de Souza e Ana Alves da Conceição; = cc. Felicidade Perpetua da Silva Magalhães, n. Resende, f.l. Cap. Pedro de Souza Magalhães e Ana Rosa de Jesus. Test.: Misael da Silva Torres e Pedro de Alcantara Cordeiro Valle (2571)

          Segunda vez aos 26-09-1885 com Gustavo da Silva Carvalho, de 56 anos nascido na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto-PT, filho de Joaquim Antonio de Carvalho e Margarida da Silva. Gustavo era viúvo de Maria José de Carvalho, casados aos 30-10-1851, e irmã de José Alves Marinho.

26-09-1885 na matriz de S. Joaquim da Barra Mansa p. Padre João Gomes Carneiro e das test. : João Salerno Alves Marinho e Theodolindo Marques Ribeiro. Gustavo da Silva Carvalho, de 56 anos n/b na freg. de Santo Ildefonso da cidade do Porto em Portugal, viuvo de Maria Jose de Carvalho: = cc. Felicidade Perpetua de Magalhães, de 48 anos n/b nesta freg., viuva de Jose Alves Marinho, falecido e sep. nesta freguesia (3620)

 

30-10-1851 em Resende, Gustavo da Silva Carvalho, n. do Porto, f.l. Joaquim Antonio de Carvalho e Margarida da Silva; = cc. Maria Jose, n. da vila de S. Luiz Prov. de S. Paulo, f.l. Manoel Francisco de Souza e Ana Alves da Conceição. Test.: Joaquim Rodrigues Antunes e Bernardo da Costa Rodrigues (2582)

Felicidade faleceu em S. Joaquim aos 21-03-1891, com 65 anos declarados. Deixou dois filhos do primeiro matrimônio:

B7-Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-1, Fls. 94v. nº 31 aos 21 março de 1891 declarante Victorino de Souza Breves.

Faleceu ontem no distrito Falcão, Felicidade Perpetua de Magalhães com 65 anos, natural de Rezende onde residia.Filha de Pedro de Souza Magalhães e Anna Rosa Magalhães já falecidos. Casada em 2as. com Gustavo da Silva Carvalho, deixa 2 filhos legitimos do 1º casamento João Salerno Alves Marinho e Geraldina Alves de Mattos.

7-3-10-1 Geraldina Alves de Magalhães, batizada aos 02-11-1852. em Amparo da Barra Mansa-RJ aos 04-05-1867 casou com Theodolino Marques Ribeiro de Mattos, filho de Joaquim Antonio de Mattos e sua primeira mulher Maria Magdalena Nogueira, neto paterno de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva, neto materno de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus. Família “Manoel Francisco Braga” 11-2-4. Com geração.

02-11-1852 pelo Pe. Ignacio Ferreira Franco, Geraldina, f.l. Jose Alves Marinho e Felicidade Perpetua de Sousa Magalhães, padr.: Manoel de Sousa Pinto Magalhães e Senhorinha Rosa da Conceição (2636)

 

lv. cas. 1861-84 Igreja N. Sra. do Amparo, F 30, 04/05/1867, em Oratório aprovado do Capitão Manoel Marques Ribeiro pelas 3 horas da tarde de licença minha à Reverendo Zacharias Marques Ribeiro. Perante as testemunhas: João Pedro de Carvalho e Gustavo da Silva Carvalho. Theodolino Marques Ribeiro de Mattos, filho legitimo de Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira, natural e batizado nesta Freguesia e morador em São Joaquim. Com Geraldina Alves Marinho, filha legitima de José Alves Marinho e Felicidade Perpetua de Magalhães, natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora  da Conceição de Resende e moradores nesta Freguesia. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

7-3-10-2 João Salerno Alves Marinho em São Joaquim, Barra Mansa-RJ aos 06-02-1883 casou com Cândida Rosa da Costa. Com geração.

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 39 v. - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ - 6.02.1883 - nub. João Salerno Alves Marinho - fl. João Alves Marinho e D. Felicidade Perpétua de Magalhães - n. e bap. em Resende - c/ D. Cândida Roza da Costa - n. e bap. em Santo Antonio do Passa Vinte (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

7-3-11 Ana, batizada aos 15-12-1833.

15-12-1833 Ana, f.l. Capitão Pedro de Souza Magalhães, n. Resende e Ana Rosa de Jesus, n. Guaratinguetá; np Pedro de Souza Magalhães e Maria Soares Louzada; nm Marianno Correia; padr.: João Lourenço Dias Guimarães e N.S. Conceição (1516)

7-4 Antonio Soares de Souza casou com Joana Maria, filha de José Coelho Ribeiro e Maria da Conceição

Pais de, q.d:

7-4-1 Antonia Soares, batizada aos 15-05-1796. Aos 13-07-1817 casou com Antonio Joaquim Rodrigues, filho de Antonio de Souza Santiago e Francisca Maria de Jesus

15-05-1796 Antonia, n. 05-05, f.l. de Antonio Soares e Joanna Maria, n. de Resende, np de Pedro de Soiza Magalhães, n. de S. Maria de Gove portugal e Maria Soares Louzada, n. da Piedade de S. Paulo, nm de José Coelho Ribeiro, n. de pouso Alto e Maria da Conceição, n. de Aiuruoca. Padr.: Alferes Pedro de Soiza Magalhães e Ana Esméria (de Magalhães). (0189 e v). Aos quinze de Mayo de mil sette centos e noventa e seis nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceiçam de Campo Alegre, batizey solenemente e pus os Santos Oleos a Antonia, que nasceo aos cinco do mesmo mes, filha legitima de Antonio Soares e Joanna Maria, naturaes desta freguesia, nepta paterna de Pedro de Soiza Magalhaens, natural de Santa Maria de Gove Bispado do Porto e de Maria Soares Louzada, natural da Piedade Bispado de Sam Paulo, materna de José Coeho Ribeiro natural de Pouso Alto Bispado de Mariana e de Maria da Conceiçam natural de Jeruoca Bispado de Mariana: foram padrinhos o Alferes Pedro de Soiza de Magalhaens e Donna Anna Esmeria do Sacramento, fregueses desta freguesia: do que para constar fis este acento em que me asiney. Antonio de Matos Nobrega de Andrada.

 

13-07-1817 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Antonio Joaquim Rodrigues, n/b na vila de São Luiz de S. Paulo, f.l. de Antonio de Souza Santiago e Francisca Maria de Jesus; = cc. Antonia Soares, n/b nesta vila de Resende em 15-05-1791, f.l. de Antonio Soares de Souza e Joana Maria. (1182)

Pais de, q.d.:

7-4-1-1 Mariana Rodrigues aos 22-09-1835 casou com João Ferreira Godinho, natural de Lavras do Funil-MG e filho de José Ferreira Godinho e Maria Maximina

22-09-1835 na Matriz de Resende pelo Padre Domiciano Pereira Leite, João Ferreira Godinho, n/b em Santa Ana das Lavras do Funil Prov. de Minas, f.l. Jose Ferreira Godinho e Maria Maximina; = cc. Mariana Rodrigues, n/b nesta vila de Resende, f.l. Antonio Joaquim Rodrigues e Antonia Soares (1576v)

7-4-1-2 João, batizado aos 02-11-1828.

02-11-1828 João, f. de Antonio Joaquim (Rodrigues) e Antonia Soares; np Antonio de Souza Santiago e Francisca Maria; nm Antonio Soares de Souza e Joana Maria; padr.: Antonio Soares de Souza e Francisca Maria (1189)

7-4-2 Maria Joaquina, batizada aos 29-05-1791. Casou com Bernardo Vieira, natural do Rio de Janeiro e filho de Manoel Vieira e Afonsa Soares, natural do Rio de Janeiro

29-05-1791 Maria, f.l. de Antonio Soares de Souza e Joanna Maria. Bat. na matriz de Resende pelo Vig. João Antunes Cordeiro (0417)

Pais de, q.d:

7-4-2-1 Manoel, batizado aos 10-05-1816.

10-05-1816 Manoel, f.l. de Bernardo Vieira, n. do Rio de Janeiro e Maria Joaquina, n. desta; np Manoel Vieira e Afonsa Soares, n. do Rio de Janeiro; nm Antonio Soares e Joaquina Maria, n. desta vila; padr.: Pedro de Souza Magalhães e Antonia Maria. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0950)

7-4-2-2 Bernarda, aos 02-05-1819

02-05-1819 Bernarda, f.l. de Bernardo Vieira e Maria Joaquina; padr.: Antonio Jose Vieira e Ana Maria de Lima. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0996)

7-4-2-3 Bibiama, aos 02-05-1824.

02-05-1824 Bibiana, f.l. de Bernardo Vieira e Maria Joaquina; np Manoel Vieira e Araenia Francisca; nm Antonio Soares de Souza e Joana Maria; padr.: Antonio Gomes de Oliveira e Maria Felisberta. (1005)

7-4-2-4 Florinda, aos 06-05-1827

06-05-1827 Florinda, f. Bernardo Vieira e Maria Joaquina; np Manoel Vieira e Vicencia Francisca; nm Antonio Soares de Souza e Joana Maria; padr.: João Gomes de Oliveira e Theodora Maria do Sacramento (1075)

7-4-3 Antonio, batizado aos 23-08-1800

23-08-1800 Antonio, f.l. de Antonio de Souza e Joanna Maria, n. desta, np de Pedro de Souza Magalhães, n. de Braga e Maria Soares (Lousada), n. de São Paulo, nm de Jose Coelho e Maria da Conceição, n. Pouso Alto. Padr.: Jose Marques Ferreira e Anna Joaquina Carvalho. Bat. em Resende pelo Vig. Luiz Manoel Martins de Sá (0384)

7-4-4 Silvestre, aos 09-01-1803

09-01-1803 Silvestre, n. 25-12-1802,f.l. de Antonio Soares de Souza e (riscou Josefa) de Faria, n. desta vila; np de Pedro de Souza Magalhaes, n. da Europa e Maria Soares Louzada, n. da Lagoa de Aiuruoca-MG; nm Jose ..... Ribeiro, n. Pouso Alto e Maria da Conceição, n. desta vila. Padr.: Daniel Joaquim de Oliveira e Maria Lourença. Bat. em Resende pelo Vig. Francisco Xavier de Toledo (0663)

7-4-5 Jacinto, aos 20-04-1813.

20-04-1813 Jacinto, f.l. de Antonio Soares de Sousa e Joana Maria, naturais de Resende; np de Pedro de Sousa Magalhães, n. da Europa e Maria Soares Louzada, n. Lagoa de Aiuruoca; nm de Jose Coelho Ribeiro, n. Baependi e Maria da Conceição, n. Resende; padr.: Luiz Ferreira Godinho e Maria Angelica. Bat. em Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0853)

7-4-6 Nicolau, aos 10-09-1815.

10-09-1815 Nicolao, f.l. de Antonio Soares de Souza e Ana Maria; np Pedro de Souza Magalhães e Maria Soares Louzada, desta vila; nm Jose Coelho Ribeiro e Maria da Conceição, desta vila; padr.: Antonio Jose Dias Coelho e Escolastica Carneira de Sá. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. José Antonio Martins de Sá (0928)

7-5 Manoel Soares de Souza

Justificação do parentesco (do neto 7-5-1-1) que Manoel Soares de Souza era irmão de Pedro de Souza Magalhães, pai, 2.°) que daquele Manoel Soares de Souza procedeo Ignácio Jerônimo do Rosário e deste procedeo o Orador. 3.°) que Pedro de Souza Magalhães pai, procedeo Pedro de Souza Magalhães filho, e dêste procedeu Maria Cândida de Souza e desta nasceu a Oradora Benvinda de Souza Ramos.(2405)

7-5-1 Alferes Inácio Jeronimo do Rosario casou com Inácia Maria de Jesus (ou de Seixas). Pais de:

7-5-1-1 José Bernardino de Seixas Soares aos 20-02-1849 casou com Benvinda de Souza Ramos, filha de Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza, 7-3-1-2-7 neste.

20-02-1849 em Resende, Jose Bernardino de Seixas Soares, f.l. Ignacio Jose Jeronimo do Rosario e Ignacia de Seixas; = cc. Benvinda de Souza Ramos, n. Barra Mansa, f.l. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza. Test.: Henrique Americo de Siqueira e Vigario Mariano Joaquim de Almeida Luz (3952 dupla)

 

20-02-1849 em Resende, Jose Bernardino de Seixas Soares, f. Ignacio (Jose) Jeronymo do Rosario e Ignacia de Seixas; = cc. sua prima em 4º e 3º grau Benvinda de Souza Ramos, f. Bento Francisco Ramos e Maria Candida de Souza. Justificação do parentesco: 1) que Manoel Soares de Souza era irmão de Pedro de Souza Magalhães, pai, 2.°) que daquele Manoel Soares de Souza procedeo Ignácio Jerônimo do Rosário e deste procedeo o Orador. 3.°) que Pedro de Souza Magalhães pai, procedeo Pedro de Souza Magalhães filho, e dêste procedeu Maria Cândida de Souza e desta nasceu a Oradora Benvinda de Souza Ramos.(2405)

7-5-1-2 João, batizado aos 20-12-1829. João Batista Xavier Soares aos 24-08-1854 casou com Claudina Rosa da Piedade, filha do Capitão Joaquim José de Sampaio e Claudina Rosa da Conceição. Família “Os Araújo Martins -Araújo Sampaio” Cap. 2º 1-3-2-4

20-12-1829 João, n. 20-11, f. Alferes Ignacio Jeronimo do Rosario e Ignacia Maria de Jesus (1274)

 

24-08-1854 na igreja de S. V. Ferrer perante o Vig. Francisco de Souza Maia, João Baptista Xavier Soares, 25 anos n. freg. S. Ana, f.l. Ten. Ignacio Jeronimo do Rosario e Maria Ignacia de Jesus; = cc. Claudina Rosa da Piedade, com 21 anos, f.l. Cap. Joaquim Jose de Sampaio e Claudina Rosa da Conceição (2912)

 

B7: Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 190v. nº 49 aos 02 de agosto de 1901 declarante Americo Gonzaga de Oliveira.

Faleceu hoje, sua tia a lavradora Claudina Rosa da Piedade, branca, natural de Minas Gerais com 78 anos, moradora neste distrito. Filha de Joaquim Jose de Sampaio e Claudina Rosa de Sampaio, falecidos.

Viúva do tenente João Ignacio de Seixas deixa os filhos: Joaquim, Jose, Amelia e Anna todos maiores. Cemiterio público.