PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Rodrigues da Costa cc Apolônia Rodrigues

(atualizado em 25-abril-2019)

 

Moacyr Villela

 

 

Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues casaram na Freguesia e Vila de Santa Maria Madalena, Ilha do Pico, Açores. Cerimônia realizada na matriz, no dia 14 de Agosto de 1718, alguns meses após o grande terremoto e erupção vulcânica que em fevereiro daquele ano destruiu grande parte dos haveres dos moradores da Ilha.

Livro casamentos Madalena Ilha do Pico. Em 14-08-1718 Antonio Rodrigues filho de Fernando Rodrigues e Domingas Rodrigues já defuntos com Apolônia Rodrigues filha de Domingos Dutra Pais e Apolônia Rodrigues.

 

Ambos naturais da mesma localidade, Antonio batizado aos 15 de Outubro de 1694, filho de Fernando Rodrigues e Domingas Rodrigues. Apolônia, filha de Manoel Dutra Pais e outra Apolônia Rodrigues, foi batizada aos 10 de Fevereiro de 1703. Todos naturais e moradores na Vila da Madalena

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –Antonio filho de Fernando Rodrigues e Domingas Rodrigues batizado em 15 de Outubro de 1694 Padrinhos Carlos Vieira filho de Antonio de Andrade e Maria Rodrigues filha de Francisco Gaspar.

 

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –Apolônia filha de Manoel Dutra e sua mulher Apolônia Rodrigues ambos naturais e moradores nesta freguesia nasceu em 10 de fevereiro de 1703 e foi batizada em os 10 dias do mesmo mês. Padrinhos, Antonio Ferreira Garcia e Maria Garcia mulher de Manoel Dutra.

 

Ate 1731 o casal batizou filhos na Madalena. Nos anos que se seguiram emigraram com os filhos ainda pequenos para as Minas. Foram moradores no Sitio do Carandai, fregueses na paróquia de Prados aplicação da capela da Ressaca aonde batizaram mais filhos pelo menos ate 1746.

 

Encontramos registros de 10 filhos do casal:

 

1- Maria nasceu na Madalena aos 05-02-1722 e foi batizada aos 28 do mesmo mês.

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico– Maria filha de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues naturais desta freguesia nasceu aos cinco dias de fevereiro de 1722 e foi batizada a 28 do dito mês. Padrinhos Manoel Dutra Pais e madrinha Maria da Conceição filha de Carlos Vieira e de sua mulher Maria Rodrigues.

          Maria de Jesus casou, na Capela da Lagoa Dourada freguesia de Prados– MG aos 25-01-1740, com Miguel Pereira Luis, natural da Ilha do Faial, freguesia da matriz do Salvador da Vila da Horta, filho de Guilherme Pereira Luis e Mauricia (ou Maria) de São Pedro.

Livro de casamento Prados –Aos 25 de janeiro 1740 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, Miguel Pereira Luiz natural da freguesia de São Salvador da Ilha do Faial Bispado de Angra filho legitimo de Guilherme Pereira e de sua mulher Mauricia de São Pedro com Maria de Jesus natural da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico mesmo Bispado filha legitima de Antonio Rodrigues da Costa e de sua mulher Apolônia Rodrigues. Test.: o Revdo Padre Dom Bernardo Joachim de Santa Ana, e Francisco Jose Nunes.

Foram irmãos de Miguel Pereira Luis, q.d.:

I- Clara Rosa de S. Guilherme, em S. João del Rei em 1759, casou com João Gracia Duarte, n. freg. N. Sra. das Angustia Ilha do Faial Bispado de Angra, filho dos falecidos Francisco Rodrigues e Francisca Garcia e viúvo de Antonia Maria da Boa Nova - familia  Antonio Gracia e João Garcia Duarte.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas [1759] João Gracia Duarte, n. freg. N. Sra. das Angustia Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Francisco Rodrigues e Francisca Garcia, já falecidos, e viuvo de Antonia Maria da Boa Nova; = cc. Clara Rosa de S. Guilherme, n. da freg. de S. Salvador da vila da -- Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Guilherme Pereira Luiz e Maria de São Pedro, já falecidos

II- Antonio Pereira Luis, citado no inventário do irmão Libório.

III- Libório Pereira Luis falecido no distrito de Cajuru e inventariadoi em 1771, viúvo de Mariana Antonia do Carmo, sem geração.

Minas Gerais SJDR 1º Oficio Lv Inventarios nº 1 de 1769-1774 (Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional)

Imagens disponibilizadas por Rercords Preservation

Resumo por Projeto Compartilhar

Inv. Liborio Pereira Luis, abintestado,

Autos aos 13-agosto-1771 nesta vila SJDR. Faleceu na sua fazenda distrito de Cajuru termo desta vila e comarca e era oficial de ferreiro e se diz natural da vila da Horta Ilha do Faial batizado na freguesia de S. Salvador, f.l. de Guilherme Pereira Luiz e de s/m Maria de S. Pedro, ja defuntos. E o dito abintestado foi casado nesta terra com Mariana Antonia do Carmo, ja falecida, de cujo matrimonio não lhe ficaram filhos e tem nesta comarca dois irmãos a saber: Miguel Pereira Luiz e Antonio Pereira Luiz

 

Miguel faleceu com testamento aos 18-02-1797. Declarou cinco filhos de seu casal.

Prados, MG obitos. aos 18-02-1797 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada desta matriz de Prados faleceu Miguel Pereira Luiz, sepultado dentro da dita capela, e fez seu solene testamento. (...) eu Miguel Pereira Luiz morador nesta aplicação de Sto Antonio da Lagoa Dourada freguesia de N. Sra da Conceição dos Prados comarca do Rio das Mortes bispado de Mariana, f.l. Guilherme Pereira Luiz e Maria de S. Pedro, falecidos, n/b na freg. de S. Salvador da Ilha do Faial Bispado de Angra.

Fui casado com Maria de Jesus, natural de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico, f.l. Antonio Roiz da Costa e s/m Apolonia Roiz, de cujo matrimonio tivemos cinco filhos: Maria de Jesus cc Antonio Glz Montijo = Ana de Jesus cc Antonio Affonso Lamonier = Clara Rosa do Nascimento cc Francisco Alz Gandra = Antonia Maria de Jesus cc Ten. João Garcia Duarte, cujas todas foram dotadas = e o Alf. Miguel Luiz Pereira que se acha em minha companhia.

Testamenteiros em 1º meu filho Alf. Miguel Luiz Pereira, em 2º meu genro Ten. João Garcia Duarte.

Lagoa Dourada 12-02-1797 Miguel Pereira Luiz

 

1-1 Maria de Jesus batizada em 24-10-1740. Casou em 04-06-1757 com Antonio Gonçalves Montijo natural da freguesia de Santa Maria do Vale, termo de Cabeções, comarca de Esqueira, Bispado do Porto filho de Manoel Gonçalves e Isabel Fernandes.

Livro de batismos de Prados – 1740-1759 image11 – Aos 24 de outubro na matriz. Maria filha de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus. Padrinhos Francisco Rodrigues Goulart e Elena Maria mulher de João de Resende

 

Livro de casamentos de Prados– Aos quatro de junho de 1757 na capela da Lagoa Dourada,  Antonio Gonçalves Montijo natural da freguesia de Santa Maria do Valle, termo de Cabeções, comarca de Esgueira, Bispado do Porto filho de Manoel Gonçalves e Isabel Fernandes com Maria de Jesus natural de Prados filha de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus

Tiveram os filhos

1-1-1 Gabriel Gonçalves Montijo em S. José del Rei aos 01-05-1787 casou com Maria Joaquina da Silveira, filha de Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belem. Geração na familia José de Andrade Braga.

1-1-2 Maria, batizada em Prados aos 15-07-1759.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 15-07-1759 nesta matriz bat a Maria, f.l. Antonio Gonçalves Montijo e Maria de Jesus, padr.: Antonio Afonso [----] e Maria de Jesus mulher de Miguel Pereira.

1-2 Ana Luiza de Jesus batizada em 13-08-1742. Casou em 04-06-1757 com Antonio Afonso Lamonier, natural de Lisboa, freguesia de São Nicolau, filho dos falecidos Manoel Afonso e Micaela de Andrade

Livro de batismos de Prados– Aos 13 de agosto de 1742 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada. Ana filha de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus. Padrinhos Antonio da Luz... solteiro e Maria de Resende solteira filha de João de Resende.

 

Livro de casamentos de Prados– Aos quatro de junho de 1757 na capela da Lagoa Dourada, Antonio Afonso Lamuniel(sic) natural da freguesia de São Nicolau patriarcado de Lisboa filho de Manoel Afonso e Micaela de Andrade já defuntos com Ana Luiza de Jesus  natural de Prados filha de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus

1-3 Antonia Maria de Jesus batizada em 13-02-1747.

Livro de batismos de Prados– Aos 13 de fevereiro de 1747 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada. Ana filha de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus. Padrinhos Antonio de Araujo Braga solteiro e Leonor da Conceição casada 

          Casou em 18-10-1762 na Lagoa Dourada com João Garcia Duarte natural de Prados filho de outro e de Antonia Maria da Boa Nova, neto paterno de Francisco Rodrigues e Francisca Gracia, neto materno de Antonio da Costa da Fonseca e Maria da Boa Nova. Geração na família Antonio Gracia e João Garcia Duarte.

 

1-4 Clara Rosa do Nascimento natural de Prados. Casou na Lagoa Dourada em 04-06-1757, mesmo dia do casamento de sua irmã Ana, com Francisco Alves Gandra, natural de São Martinho de Gandra Termo de Esposende Arcebispado de Braga filho de Manoel Alves e da falecida Ana Alves

Livro de casamentos de Prados– Aos quatro de junho de 1757, na capela da Lagoa Dourada, Francisco Alves Gandra natural da freguesia de São Martinho de Gandra do termo da Vila de Esposende Arcebispado de Braga filho de Manoel Alves e Ana Alves já defunta com Clara Rosa do Nascimento natural de Prados filha de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus.

1-5 Miguel em 13-05-1758. Alferes Miguel Luiz Pereira em 1797 vivia em companhia do pai de quem foi o testamenteiro.

Livro de batismos de Prados –Aos 13 de maio de 1758 na capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada. Miguel filho de Miguel Pereira Luis e Maria de Jesus.neto paterno de Guilherme Pereira Luis e sua mulher Maria de São Pedro naturais da freguesia de São Salvador da Ilha do Faial e pela parte materna neto de Antonio Rodrigues da Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues naturais da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico.  Padrinhos Libório Pereira Luis e Clara Rosa,  solteiros.

 

2- Domingas nasceu na Madalena aos 23 e foi batizada aos 26 de setembro de 1726.

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –Domingas filha de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues naturais desta freguesia nasceu aos 23 de setembro de 1726 foi batizada a 26 do dito mês. Padrinhos Caetano de Almeida filho de Manoel Dutra Pais e sua mulher Apolônia Rodrigues e madrinha Teresa Rodrigues filha de Pedro João Rodrigues e sua mulher Ana Rodrigues

          Domingas do Espírito Santo (também de São Jose) casou com José Gonçalves Viana filho do Capitão Mor Manoel Gonçalves Viana, natural da freguesia de Arcoselo “junto a Viana de Caminha” e Branca Gonçalves (ou Micaela Franca natural de Angola), solteiros moradores na freguesia de Carijós.

          O casal morou no Sitio do Carandai e batizou filhos na freguesia de Carijós q/d:

2-1 Josefa nasceu aos 23 e foi batizada aos 30 de agosto de 1744

Livro de batismos Conselheiro Lafaiete –Aos 30 de agosto 1744 na matriz Josefa filha de Jose Gonçalves Viana e sua mulher Domingas do Espírito Santo neta paterna do Capitão Mor Manoel Gonçalves Viana e de Branca Gonçalves solteiros e materna de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues, naturais da Ilha do Pico. Nasceu aos 23 do sobredito mês. Padrinhos capitão Bartolomeu Gomes e sua mulher Eugenia Rosa de Sousa moradores desta freguesia

2-2 Manoel nasceu aos 29 de setembro foi batizado em 11 de outubro de 1746

Livro de batismos Conselheiro Lafaiete –Aos 11 de outubro de 1746 na capela de São Brás da Ressaca filial de Prados Manoel filho de Jose Gonçalves Viana e sua mulher Domingas de São Jose meus fregueses moradores no Carandai neta paterna do Capitão Mor Manoel Gonçalves Viana e de Micaela Franca ela natural de Angola e o dito da freguesia de Arcoselo junto a Viana de Caminha e materna de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues, naturais da Ilha do Pico. Nasceu aos 29 de setembro. Padrinhos Mateus Gonçalves Viana e Apolônia Rodrigues

2-3 Ana Maria solteira em 1760, madrinha do irmão Miguel abaixo citado.

2-4 Miguel nasceu aos 27 de agosto e foi batizado aos 15 de setembro de 1760

Livro de batismos Conselheiro Lafaiete –Aos 15 de setembro de 1760 na capela de São Caetano da Paraopeba filial da matriz de Carijós,  Miguel nascido aos 27 de agosto filho de Jose Gonçalves Viana e sua mulher Domingas de São Jose. Padrinhos Francisco de Vira (?) solteiro e Ana Maria solteira irmã do batizado

2-5 Estevão batizado aos 20-01-1765

Livro de batismos Conselheiro Lafaiete –Aos 20 de janeiro de 1765 na capela de São Caetano da Paraopeba, filial da matriz de Carijós, Estevão  filho de Jose Gonçalves Viana e sua mulher Domingas de São Jose. Padrinhos Salvador Barbosa Leal com procuração de Francisco Rodrigues Ribeiro homem do caminho

2-6 Lourenço nasceu aos 11 e foi batizado aos 16 de agosto de 1767

Livro de batismos Conselheiro Lafaiete –Aos 16 de agosto de 1767 na capela da Senhora da Gloria filial da matriz de Carijós, Lourenço nascido aos 11 do dito mês filho de Jose Gonçalves Viana e sua mulher Domingas de São Jose. Padrinhos Melchior Manoel Machado e sua mulher Teresa Rosa todos desta.

 

3- Manoel nasceu na Ilha do Pico a 18 e foi batizado a 23 de janeiro de 1729

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico– Manoel filho de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues naturais desta freguesia nasceu aos 18 de janeiro de 1729 foi batizado a 23 do dito mês. Padrinhos Antonio de Andrade e Maria Jacinta de São João filha de Carlos Vieira

          Manoel Rodrigues Dutra faleceu com testamento e foi sepultado aos 10-05-1800 na Campanha. Declarou naturalidade, filiação, seu casamento com Maria Antonia de Jesus e a geração de seu casal:

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 10-05-1800 foi sepultado dentro da capela mor de N Sra do Rosario dos Pretos desta freguesia Manoel Rodrigues Dutra, homem branco, casado, de idade maior de sessenta anos.

Copia do Testamento: (...) eu Manoel Rodrigues Dutra, f.l. de Antonio Rodrigues da Costa e Apolonia Rodrigues, ja falecidos, nt/bat na freguesia da Ilha do Pico, morador no presente ao pé do Sapucai desta freguesia da Campanha da comarca do Rio a Morte Bispado de Mariana.

Testamenteiros em 1º a m/mulher Maria Antonia de Jesus, em 2º a meu irmão Gregorio Rodrigues Dutra, em 3º a meu filho Luiz da Costa Rodrigues

Sou casado com Maria Antonia de Jesus de cujo matrimonio temos os filhos seguintes: Jose, Joana, Luiz, Francisca, Ana, Maria, e Teodora todos de maior aos quais instituo por meus univerais herdeiros dos bens que ficarem tirada a minha terça.

Encomenda missas. Legados: a uma minha afilhada chamada Maria, enjeitada em casa de Jose Domingues de Araujo, vinte oitavas.

Arraial da Campanha aos 26-03-1798 Manoel Rodrigue Dutra. Segue-se a aprovação feita pelo Tabelião

Vila da Campanha da Princesa 12-05-1800.

3-1 José Rodrigues Vianna, batizado na na capela de Catas Altas de Noruega, casou duas vezes.

          Primeira vez aos 26-07-1780 com Ana (Teresa) Ferreira, filha natural de Francisca, parda e de Manoel Ferreira Guimarães - família “João Pereira Caixeta” neste site.

Lavras, MG Igreja Santa Ana matr. - aos 26/Jul/1780, Ermida do Padre Bento Ferreira em Campo Belo, José Rodrigues Viana, f. de Manoel Rodrigues D...... e de Maria Antônia de Jesus, nat. e bat. na freg. de S. João Batista do Morro Grande; c.c. Ana Ferreira, f. natural de Manoel Ferreira Guimarães e de Francisca parda, nat. e bat. na freg. de Carrancas. TT: Francisco Martins da Luz e Bernardo da Silva Costa (pesq. Silvia Buttros)

          Ana, já falecida em 1803, foi representada no inventário paterno pelos sete filhos de seu casal.

          José faleceu com testamento em 25-09-1837, casado segunda vez com Teresa Maria de Oliveira. Declarou os sete filhos do primeiro matrimônio e instituiu herdeiro do remanescente da terça ao enteado João Gonçalves de Souza:

Testamentos - Campanha da Princesa 1838-1841;

Lv. 15º de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838

Registro do testamento de J.e Roiz Viana de quem é testamenteiro João Glz de Sza. = falecido aos 25-7bro-1837

Eu, Jose Rodrigues Vianna, f.l. Manoel Rodrigues Ductra e Maria Antonia de Jesus, já falecidos, n/b na capela de Catas Altas de Noruega.

Fui cc. duas vezes; do primeiro consorcio com Anna Ferreira tivemos os filhos seguintes: Jose = Manoel = Francisca = Joaquina = Maria = Ana = e Felizarda e todos estes filhos se acham apreenchidos das duas legitimas materna e paterna por sessão de bens que fiz a eles meus filhos e genros, muito de minha livre vontade e satisfação de todos estes meus herdeiros, reservando-me somente a minha terça para minha subsistencia o retante da minha vida.

Declaro que do segundo consorcio com Theresa Maria de Oliveira, e esta ainda vive comigo, não temos filhos alguns.

Testamenteiros: 1º meu enteado João Gonçalves de Souza, 2º a minha mulher, 3º meu sobrinho Jose Ferreira de Brito.

Herdeiro do remanescente da terça a meu enteado João Gonçalves de Souza.

27-11-1833 Jose Rodrigues Vianna

Aprovação 29-11-1833

Abertura 25-09-1837

Aceitação 02-11-1837 Joam Gonçalves de Souza.

 

          José e Ana tiveram sete filhos, idades em 26 de Março de 1803 (inventário do avô materno):

3-1-1 José de idade 21 anos

3-1-2 Manoel , 18 anos

3-1-3 Francisca Ferreira, já casada em 1803.

3-1-4 Joaquina, 14 anos

3-1-5 Ana, 12 anos. Ana Maria dos Anjos em 15-01-1806 casou com José Vicente Ferreira filho de Simão Alves de Sampaio e Custódia Francisca dos Reis.

Casamentos Barbacena-MG - matriz de S. João del Rei aos 15-01-1806 Jose Vicente Ferr.ª, f.l. de Simão Alz de S. Payo e Custodia Francisca dos Reis, natural desta freguesia; = Anna Maria dos Anjos, f.l. de Joze Roiz Vianna e Anna Thereza, natural da freguesia de S. João del Rei. Test.: João da Cunha Vianna e Manel Jose Vr.ª.

         José Vicente Ferreira era irmão inteiro de João Alves dos Reis casado aos 11-05-1800 em Barbacena-MG com Ana Francisca, filha de José Garcia da Silveira e Rozalia Maria, família “Diogo Pereira”, neste site.

Barbacena, MG aos 11-05-1800 na capela da Sra dos Remedios filial desta matriz de Barbacena, João Alz dos Reis, f.l. Simão Alz de S. Payo e Custodia Francisca dos Reis, natural do Bispado do Rio de Janeiro = cc Ana Francisca, f.l. Jose Garcia da Silveira e Rozalia Maria, n. desta freguesia de Barbacena. Test.: Serafim João do Rosario e Damaso Jose de Castro.

 

3-1-6 Maria, 10 anos

3-1-7 Felizardo/a, 9 anos.

 

3-2 Luiz da Costa Rodrigues batizado em 09-06-1765. 3º testamenteiro paterno. Aos 22-09-1792 casou com Luciana Maria de Oliveira, natural das Lavras do Funil, filha de Pedro Affonso de Oliveira e de Joana Maria de Oliveira.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 09-06-1765 cap. Sra da Conceição do Rio Verde filial de Baependi de licença, Luiz, f.l. Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia de Jesus, desta freguesia, padr.: Alexandre Pinto e Ana Maria Botelha.

 

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 22-09-1792 nesta matriz Luiz Rodrigues da Costa, f.l. de Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia de Jeus bat nesta freguesia = cc Luciana Maria de Oliveira, f.l. de Pedro Affonso de Oliveira e de Joana Maria de Oliveira, n/b na freg. das Lavras do Funil.

3-3 Ana Rodrigues de Jesus batizada em 30-05-1767. Aos 19-10-1791 casou com José Domingues de Araujo,, natural de Pitangui, filho de Domingos Domingues de Araujo e Maria do Rosario.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 30-05-1767 Ana, f.l. Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia, padr.: Jose Pereira de Macedo e Maria Francisca de Jesus mulher de Antonio de Oliveira.

 

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 19-10-1791 nesta matriz Jose Domingues de Araujo, f.l. de Domingos Domingues de Araujo e Maria do Rosario natural e bat. na freg. da vila de Pitangui deste bispado = cc Ana Rodrigues de Jesus, f.l. de Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia de Jeus bat nesta freguesia.

          Tiveram os filhos, q.d.:

3-3-1 José Domingues de Araujo aos 27-11-1822 em Alfenas-MG casou com Ana Teresa, filha de José Francisco Unhão e Ana Vicencia.

Igreja São José e Nossa Senhora das Dores (Alfenas, Minas Gerais) aos 27-11-1822 Jose Domingues de Araujo n/b na freg. das Dores, f.l. Jose Domingues de Araujo e Ana Rodrigues = cc Ana Teresa, f.l. Jose Francisco Unham e Ana Vicencia, n/b em S. Gonçalo da Ibituruna freg. de S. João del Rei, moradores na aplicação de S. Jose e Dores.Test.: Cap. Jose Antonio Ferreira e Antonio Lopes.

3-3-2 Mariana Aleixa de Jesus em 13-01-1823 em Boa ESperança casou com Flávio José FErnandes, natural de S. João del Rei, filho de Custódio José Fernandes e de Ana Joaquina de Jesus.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 13-1-1823 Flávio José Fernandes, nat. de S. João del Rei e f. de Custódio José Fernandes e de Ana Joaquina de Jesus = cc Mariana Aleixa de Jesus, nat. de Dores e f. de José Domingues de Araújo e de Ana Rodrigues.

3-3-3 Ana Simplícia de Nazaré aos 14-06-1826 casou com João da Silva Fialho, batizado aos 29-08-1790 em S. José del Rei, filho de Francisco da Silva Fialho e de Francisca Xavier Correa

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 14-6-1826 João da Silva Fialho, nat. da Vila de S. José e f. de Francisco da Silva Fialho e de Francisca Xavier Correa = cc Ana Simplícia de Nazaré, nat. Dores e f. de José Domingues de Araújo e de Ana Rodrigues de Jesus (pesq. Silvia Buttros)

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-08-1790 matriz, João n. aos 20, f.l. Francisco da Silva Fialho e Francisca Xavier Correa., padr.: Cap. Agostinho Correa Paes e s/m Antonia Maria de Souza.

3-3-4 Antonio Domingues de Araújo aos 26-02-1829 casou com Francisca Maria da Conceição, nat. de S. José del Rei, filha de Antonia Maria da Conceição.

Boa Esperança, MG Igreja N Sra das Dores aos 26-2-1829 - Antônio Domingues de Araújo, nat. Dores f. de José Domingues de Araújo e de Ana Rodrigues = cc Francisca Maria da Conceição, nat. de S. José del Rei e f. de Antônia Maria da Conceição.

3-4 Antonio batizado em 18-02-1770. Não é citado no testamento paterno.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 18-02-1770 cap. Conceição do Rio Verde, Antonio, f.l. Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia, padr.: Antonio de Oliveira Mattos e Inacia Maria de Oliveira.

3-5 Francisca batizada em 25-07-1773.

Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 25-07-1773 cap. Conceição do Rio Grande filial de Bependi, Francisca, f.l. Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia, padr.: Cap. Manoel Jacinto Torres e s/m D. Maria Joaquina todos desta freguesia.

3-6 Joana Rosa do Sacramento, em Campanha aos 03-02-1788, casou com João Crisostomo Bernardes, filho natural de Andre Bernardes e Ana Maria da Conceição.

Campanha, MG aos 03-02-1788 nesta matriz se receberam Joam Crisostomo Bernardes, filho natural de Andre Bernardes e Ana Maria da Conceição, nat/bat nesta freguesia = cc Joana Rosa do Sacramento, f.l. de Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia, n/b em Baependi.

          Joana fez seu testamento no Arraial de Caldas em 26-02-1822, aberto aos 25-04 do mesmo ano. Sem geração, instituiu herdeiro o marido.

Testamentos - Campanha da Princesa 1822-1823;

Registro do testamento com que faleceu do Sacramento, testamenteiro João Bernardes Chrisostomo

Eu, Joana Rosa do Sacramento, n. da vila de Baependi Bispado de Mariana, f.l. de Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia de Jesus, ambos falecidos. Sou cc. Joam Bernardes Chrisostomo de cujo matrimonio não tivemos filhos e por isso não tenho herdeiros forçados.

Testamenteiros: 1º meu marido Joam Bernardes Chrisostomo, 2º Manoel Pires de Avila, 3º Manoel Nunes Carvalhais.

Do restante dos meus bens instituo universal herdeiro Joam Bernardes Chrisostomo e ficando este já falecido instituo a Manoel Pires de Avila.

Minha terça deixo para se repartir com os pobres.

Arraial de Caldas 26-02-1822 Joana Rosa do Sacramento

Aprovação 26-02-1822

Abertura aos 25-04-1822

Aceitação aos 09-05-1822 Joam Bernardes Chrisostomo.

 

3-7 Maria Rodrigues batizada em 17-12-1775. Aos 24-02-1800 casou com Alexandre de Souza Monteiro, exposto em casa de Francisco Alexandre da Cunha Noronha. Com geração na Campanha.

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 17-12-1775 na capela N. Sra da Conceição doRio Verde, filial a matriz de Baependi bat a Maria, nascida a tres semanas, f.l. de Manoel Rodrigues Dutra, natural da Ilha do Pico freg. de Madalena Bispado de Angra e de s/m Maria Antonia de Jesus, n. da freg. das Lavras deste bispado. Foram padrinhos o Cap. Manoel Jacnto Tores e s/m D. Maria Joachina de Jesus.

 

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 24-02-1800 nesta matriz Alexandre de Souza Monteiro, exposto em casa de Francisco Alexandre da Cunha Noronha = cc Maria Rodrigues, f.l. Manoel Rodrigues Dutra e Maria Antonia de Jesus, n/b nesta freguesia.

Tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

3-7-1 Felisberto em 09-06-1802.

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 09-06-1802 nesta bat a Felisberto, f.l. de Alexandre de Souza Monteiro e Maria Rodrigues; foram padrinhos Vicente F. de Carvalho morador no Serro Frio e Maria Antonia, viuva.

3-7-2 Ana em 01-06-1804.

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 01-06-1804 nesta matriz bat a Ana, filha de Alexandre de Souza Monteiro e Maria Rodrigues de Jesus; foram padrinhos Gabriel Teixeira e D. Gertrudes filha do Alf. Gabriel Teixeira.

3-7-3 Generoso em 05-06-1806.

Campanha, MG Igreja de Sto Antonio aos 05-06-1806 bat a Generoso, f.l. de Alexandre de Souza Monteiro e Maria Rodrigues de Jesus; foram padrinhos Manoel Gonçalves de Souza e Joana Rosa do Sacramento.

3-8 Teodora, citada no testamento paterno.

 

4- Antonio Rodrigues da Costa nasceu na Ilha do Pico em 20-09-1731.

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –Antonio filho de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues naturais desta freguesia nasceu aos 20 de setembro de 1731 foi batizado a 25 do dito mês. Padrinhos capitão Francisco Rodrigues Pires madrinha Maria Teresa filha do alferes Marcos Rodrigues da Costa

          Casou na freguesia da Borda do Campo – MG em 16-06-1756 com Francisca Maria, natural da Borda do Campo, filha natural de Antonio Cardoso e Maria Josefa.

Livro de casamento Barbacena –Aos 16 de junho de 1756, na matriz Antonio Rodrigues da Costa natural de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico filho de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues e Francisca Maria batizada nesta freguesia filha natural de Antonio Cardoso e Maria Josefa

Batizaram filhos na freguesia de Aiuruoca, capelas do Turvo e Madre de Deus, q.d:

4-1 Maria em 26-12-1761 na capela do Porto do Turvo filial de Aiuruoca. Padrinhos Bento Ribeiro Salgado e Maria Rosa mulher de João da Silva de Oliveira.

4-2 Ana em 21-01-1765 na capela do Turvo. Foram padrinhos Manoel Ribeiro solteiro e Ana Teresa da Assunção.

4-3 e 4-4 João e Domingos gêmeos batizados aos 14-12-1766 na capela do Turvo. Foram padrinhos de João, João Ribeiro da Silva e Ângela Ferreira e de Domingos, Domingos Pires Estaca e Leonor da Assunção.

4-5 Rita nasceu em 20 de junho e foi batizada em primeiro de julho de 1770 na capela da Madre de Deus. Padrinhos José Ribeiro do Vale e Rosa Maria de Jesus.

4-6 Leonor em 13-11-1773 na capela da Madre de Deus. Padrinho, Jose Leite Ribeiro, casado e Maria Josefa de Jesus solteira.

 

5- GregórioRodrigues Dutra batizado na matriz de Prados em 09-04-1737. 2º testamenteiro do irmão Manoel.

Livro de batismos de Prados MG –Na matriz, Gregório filho de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues. Padrinhos Manoel da Gama Lobo e Antonia Moreira da Costa mulher de Brás da Rosa.

 

6- Miguel Rodrigues da Costa batizado na matriz de Prados em 26-10-1738.

Livro de batismos de Prados MG –Na matriz, Miguel. Aos 26 de outubro de 1738, filho de Antonio Rodrigues da Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues. Padrinhos Miguel Pereira Luis e Ana Maria mulher de João Garcia Sodré. Todos desta

          Casou com Francisca Inácia, natural da freguesia da Madalena da Ilha do Pico, filha de Maria da Silva, solteira da mesma freguesia. Batizaram filhos na freguesia de Aiuruoca, capela do Turvo q.d:

6-1 Maria batizada aos 13-06-1764 na capela do Turvo. Padrinhos Francisco Rodrigues Duarte e Francisca de Jesus.

6-2 Manoel batizado na capela do Turvo aos 28-10-1765. Padrinhos Bento Ribeiro Salgado e Ana Teresa da Assunção.

6-3 Jose nasceu aos 16 e foi batizado aos 25 dias de novembro de 1767 na capela do Turvo. Padrinho Francisco Rodrigues Dutra.

6-4 João nasceu no dia cinco e foi batizado aos 19 de fevereiro de 1774 na capela do Porto do Turvo filho legitimo de Miguel Rodrigues da Costa natural de Prados e Francisca Inácia natural da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico neto paterno de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues naturais da dita freguesia da Ilha do Pico. Padrinhos Manoel da Costa Borges solteiro e Joana Maria filha de Domingos Gonçalves da Borda do Campo.

6-5 Antonio Rodrigues da Costa nasceu a 29 de março e foi batizado nove de abril de 1776. No ano de 1796 na capela do Espírito Santo das Carrancas casou com Isabel Lourença natural de Aiuruoca filha de João Lourenço do Amaral e Leonarda Moreira - família  Isabel Rosa de Jesus, neste site.

Livro de batismos Aiuruoca –Aos nove de abril de 1776 na capela do Turvo Antonio nascido aos 29 de março filho de Miguel Rodrigues da Costa  natural da freguesia de Prados e Francisca Inácia natural da freguesia da Madalena da Ilha do Pico. Neto pela parte paterna de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues e pela materna de Maria da Silva solteira da mesma freguesia da Madalena. Padrinhos Jose Rodrigues da Costa solteiro e Maria Francisca mulher de Gregório Rodrigues da freguesia da Borda do Campo

 

7- Francisco batizado na matriz de Prados em 04-12-1740. Padrinhos Francisco Rodrigues Goulart da Vila de São Jose e Leonor de Oliveira Pires filha de Teresa Pires. Faleceu logo (Observação- A data do assento de óbito é anterior a do assento de batismo).

Livro de batismos de Prados MG –– Na matriz a quatro de dezembro, Francisco filho de Antonio Rodrigues da Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues. Padrinhos Francisco Rodrigues Goulart da Vila de São Jose e Leonor de Oliveira Pires filha de Teresa Pires desta freguesia.

 

Livro de óbitos de Prados MG – Aos treze de Novembro de 1740 faleceu Francisco inocente filho de  Antonio Rodrigues da Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues. Foi sepultado na capela do Ribeirão de Alberto Dias da freguesia da Borda do Campo.

 

8- José batizado aos 02-02-1742 na capela da Ressaca com registro em Carijós. Padrinhos o Capitão Mor Manoel Nunes Viana e Teresa de Jesus mulher de Antonio Martins de Moura da freguesia de Prados

Livro de batismos de Conselheiro Lafaiete – Aos dois de dezembro de 1742, na capela da Ressaca, bat Jose filho de Antonio Rodrigues da Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues meus fregueses neto pela parte paterna de Fernando Rodrigues e sua mulher Domingas Rodrigues da Costa naturais da matriz de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e pela materna de Manoel Dutra Paes e sua mulher Apolônia Rodrigues natural da sobredita freguesia da Madalena. Padrinhos Capitão Mor Manoel Gonçalves Viana e Teresa de Jesus mulher de Antonio Martins de Moura da freguesia dos Prados

9- Francisca de Jesus nasceu a 21 de dezembro de 1744 e foi batizada em quatro de janeiro de 1745 na capela da Ressaca.

Livro de batismos de Conselheiro Lafaiete– Aos quatro de janeiro de 1745, na capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca, freguesia de Prados Francisca filha de Antonio Rodrigues da Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues meus fregueses neto pela parte paterna de Fernando Rodrigues e sua mulher Domingas Rodrigues da Costa naturais da matriz de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e pela materna de Manoel Dutra e sua mulher Apolônia Rodrigues da mesma Ilha. Padrinho Francisco Rodrigues Manco solteiro viandante nasceu aos 21 de dezembro próximo passado

          Casou na matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João Del Rei em 20-01-1768, com registro na Borda do Campo, com o viúvo Andre Vaz Guimarães natural da freguesia de São Cipriano de Tabuadelo termo de Guimarães Arc. de Braga, filho de Francisco Vaz e Ana de Araujo de Freitas.

Livro de casamento Barbacena –Aos 20 de janeiro de 1768 na igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João Del Rei Andre Vaz Guimarães natural da freguesia de São Cipriano Arcebispado de Braga filho de Francisco Vaz e Ana de Araujo de Freitas  viúvo que ficou de sua primeira mulher Maria da Assunção sepultada na capela do Barroso com Francisca de Jesus natural da freguesia dos Prados  filha de Antonio Rodrigues da Costa  e Apolônia Rodrigues

          André foi primeira vez casado, em Prados aos 04-02-1739, com Maria da Assunção, natural de Parnaiba-SP, filha natural de Antonio Soares do Canto e de Rufina Dias. Maria foi sepultada na Capela do Barroso.

Prados, MG aos 04-02-1739 nesta matriz se receberam Andre Vaz Guimarães, n. da freguesia de S. Cipriano de Taboa de Lo (Tabuadelo) termo de Guimarães Arc. de Braga, f.l. de Francisco Vaz e de Ana de Araujo = Com Maria da Assunção, n. da vila de Parnaiba, filha natural de Antonio Soares do Canto e de Rufina Dias. Foram testemunhas Bento da Costa Siilva e Frutuoso Gonçalves.

10- Genoveva de Jesus batizada aos 26-05-1746 na capela de São Brás da Ressaca.

Livro de batismos de Conselheiro Lafaiete –A 26 de maio de 1746, na capela de São Brás da Ressaca Genoveva filha de Antonio Rodrigues Costa e sua mulher Apolônia Rodrigues meus fregueses moradores no Carandaí nasceu aos 17 do mesmo mês. Avôs paternos Fernando Rodrigues e sua mulher Domingas Rodrigues da Costa da freguesia e Vila de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e pela materna de Manoel Dutra Paes e Apolônia Rodrigues da Ilha do Pico. Padrinho Frutuoso Lopes solteiro da freguesia dos Prados e Domingas de São Jose mulher de Jose Gonçalves Viana meus fregueses

          Casou em 04-06-1765 na capela do Barroso filial da Borda do Campo com Caetano José de Mattos natural da Ilha Terceira, freguesia de São Mateus, filho de Manoel de Mattos e Antonia da Vera Cruz viúvo de Rosa Mariana

Livro de casamento Barbacena –Aos quatro de junho 1765 na capela de Santana do Barroso. Caetano Jose de Mattos natural da freguesia de São Mateus da Ilha Terceira Bispado de Angra filho de Manoel de Mattos e Antonia da Vera Cruz viúvo de sua primeira mulher Rosa Mariana com Genoveva de Jesus natural da freguesia de Carijós filha de Antonio Rodrigues da Costa e Apolônia Rodrigues