PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Antonio Rodrigues, do Faial

 

 

Bartyra Sette

Colaborador: Geraldo Dutra de Andrade Neto

 

Antonio Rodrigues e Maria Rosa, ambos naturais da freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial, emigraram para o Rio Grande do Sul onde deixaram descendência. São ascendentes do Presidente Getúlio Vargas.

            Entre seus filhos:

- Manoel Antonio Rodrigues, que segue.

- Ana Maria, batizada aos 11-08-1755 em Rio Pardo onde, aos 12-10-1767 casou com José Francisco da Silveira, natural da freguesia de S. Mateus da ilha de S. Jorge Bispado de Angra, filho de José Homem da Silveira e Maria do Rosario

Rio Pardo, RS - aos 11-08-1755 bat a Ana, f.l. de Antonio Rodrigues e Maria Rosa, naturais da Ilha do Faial; foram padrinhos Manoel da Silveira e Maria da Silveira.

 

Rio Pardo, RS matr - aos 12-10-1767 nesta matriz de Santo Angelo do Rio Pardo e testemunhas Caetano Dias Vacellar e Lic. Manoel Francisco se receberam Jose Francisco da Silveira, n/b na freguesia de S. Mateus da Ilha de S. Jorge Bispado de Angra, f.l. de Jose Homem da Silveira e de Maria do Rosario = E Ana Maria, n/b nesta mesma freguesia do Rio Pardo, f.l. Antonio Rodrigues e Maria Rosa.

José Francisco era irmão de

- Antonio Francisco da Silveira casado com Ana Maria, natural do Rio Pardo, filha de Manoel Vicente Rodrigues, da Ilha do Faial e Vitoria Maria, da Ilha do Pico.

Pais de, pelo menos:

- Vitória Joaquina da Silveira, batizada em 09-07-1790, primeira mulher de José Antonio Rodrigues 1-4 abaixo citado.

 

1- Manoel Antonio Rodrigues, natural da freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial. Em Rio Pardo aos 16-05-1772 casou com Ana Maria da Trindade, aí batizada em 25-05-1758, filha de Antonio de Avila e Rita Maria

Rio Pardo-RS matr - aos 16-05-1772 nesta matriz Manoel Antonio, f.l. de Antonio Rodrigues e Maria da Rosa, n/b na freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial Bispado de Angra = Com Ana Maria da Trindade, n/b neste Rio Pardo e f.l. de Antonio de Avila e Rita Maria. Test.: Manoel de Macedo e Manoel Alves Coelho.

 

Rio Pardo, RS bat - e no mesmo dia mes (25-05-1758) e ano de 1758 bat a Ana, f.l. de Antonio de Avila e Rita Maria naturais da Ilha do Pico; foram padrinhos Antonio Vieira Borba e Maria das Candeias .

 

Antonio de Avila e Rita Maria, da ilha do Pico, foram pais de, q.d.:

I- Maria Teresa, batizada em 17-08-1755. Aos 25-07-1768 casou com Antonio Gonçalves da Trindade, natural da freguesia de N. Sra da Pena da Ilha Terceira, filho de João Gonçalves da Cunha e de Maria dos Anjos.

Rio Pardo, RS aos 17-08-1755 bat a Maria, f.l. de Antonio de Avila e Rita Maria naturais da Ilha do Pico; foram padrinhos Antonio Vieira e Maria das Candeias.

 

Rio Pardo, RS matr - aos 25-07-1768 nesta freguesia de Santo Angelo do Rio Pardo Bispado do Rio de Janeiro se receberam Antonio Gonçalves da Trindade, f.l. de João Gonçalves da Cunha e de s/m Maria dos Anjos, n/b na freguesia de N. Sra da Pena da Ilha Terceira = E Maria Teresa de Jesus, f.l. de Antonio de Avila e de Rita Maria, n/b na capela de Jesus Maria Jose do Rio Pardo.

II- Teresa batizada em 25-05-1758.

Rio Pardo, RS bat 1755-1761 im 33 aos 25-05-1758 bat a Teresa, f.l. de Antonio de Avila e Rita Maria naturais da Ilha do Pico; foram padrinhos Jose Duarte e Rosa de Souza.

III- Ana Maria da Trindade batizada em 25-05-1758. Casou com Manoel Antonio Rodrigues.

 

 

Manoel Antonio Rodrigues e Ana Maria da Trindade tiveram os filhos batizados em Rio Pardo-RS, q.d.:

1-1 Luiz José Rodrigues que segue.

1-2 Maria em 30-11-1780.

Rio Pardo-RS aos 30-11-1780 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues, n/b na freguesia de Santa Barbara Bispado de Angra e de Ana Maria da Trinade, n/b nesta freguesia, npaterna de Antonio Rodrigues e Maria da Rosa, nmaterna de Antonio de Avila e de Rita Maria; foram padrinhos Jose Antonio de Avilla e sua mulher Maria de São Jose.

1-3 Joaquina Maria da Trindade que segue.

1-4 José Antonio Rodrigues, que segue

1-5 Manoel Antonio Rodrigues, que segue

1-6 Bernardino batizado em 09-09-1800.

Rio Pardo, RS BERNARDINO - aos 09-09-1800 nesta matriz do Rio Pardo bat a Bernardino nascido a vinte do mes passado, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues, natural da Ilha do Faial e de Ana Maria da Trindade natural desta freguesia; neto paterno de Antonio Rodrigues e de Maria da Rosa naturais da Ilha do Faial, neto materno de Antonio Davilla e de Rita Maria naturais da Ilha do Pico. Foram padrinhos Jose da Silva Cidade e sua filha Luduvina Clara de Jesus.

 

1-1 Luiz José Rodrigues batizado em 03-03-1779. Casou com Maria Joaquina da Silveira, filha de Antonio Francisco da Silveira e Maria Joaquina.

Rio Pardo-RS aos 03-03-1779 nesta matriz bat a Luiz, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues, n/b na freguesia de Santa Barbara Bispado de Angra e de Ana Maria da Trindade, n/b nesta freguesia, npaterna de Antonio Rodrigues e Maria Rosa, nmaterna de Antonio de Avila e de Rita Maria; foram padrinhos Luiz Jose Leão e s/m Jacinta Teresa de Jesus moradores nesta freguesia.

Tiveram, q.d.:

1-1-1 Perpétua, batizada em 02-09-1811.

Rio Pardo, RS aos 02-09-1811 nesta matriz bat a Perpetua, f. de Luiz Jose Rodrigues e Maria Joaquina da Silveira nts desta vila, npaterna de Manoel Antonio Rodrigues, n. da freg. de Santa Barbara da Ilha do Faial e de Ana Maria da Trindade n. desta vila, nmaterna de Antonio Francisco da Silveira e Maria Joaquina, tambem naturais desta vila. Padrinhos os avos paternos.

1-3 Joaquina Maria da Trindade batizada em 29-08-1784. Casou com José Antonio da Silveira, natural de Rio Pardo, filho de Antonio Francisco da Silveira e Ana Maria.

Rio Pardo-RS aos 29-08-1784 bat a Joaquina, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues, n/b na freguesia de Santa Barbara Bispado de Angra e de Ana Maria da Trindade, n/b nesta freguesia; foram padrinhos Manoel Alves Coelho e s/m Joana do Sacramento

Pais de, q.d.:

1-3-1 Firmino batizado em 11-10-1810.

Rio Pardo, RS aos 11-10-1810 nesta matriz bat a Firmino, f.l. de Jose Antonio da Silveira e Joaquina Maria da Trindade, ambos nts desta freguesia, npaterno de Antonio Francisco da Silveira e s/m Ana Maria, tambem nts desta freguesia, nmaterno de Manoel Antonio Rodrigues, n. da freg. de Santa Barbara dos Cedros da ilha do Faial do Bispado de Angra e de Ana Maria da Trindade, n. desta freguesia. Foram padrinhos Wenceslau Antonio Rodrigues e Cosntancia Joaquina da Trindade, ambos solteiros

 

1-4 José Antonio Rodrigues casou primeira vez aos 01-02-1810 com Vitória Joaquina da Silveira, batizada em Rio Pardo em 09-07-1790 e aí falecida de sobre parto em 01-11-1814.

Rio Pardo, RS matr - Jose An.to Rodrigues com Vitoria Joaq.na Silvana(sic) - aos 01-02-1810 nesta matriz do Rio Pardo se receberam Jose Antonio Rodrigues, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues e Ana Maria da Trindade = Com Vitoria Joaquina Silvana, f.l. de Antonio Francisco da Silveira e de Ana Maria, nat/bat na fregesia de Santo Amaro desta capitania; ele contraente natural desta freguesia de onde são fregueses.

          Vitória era filha de Antonio Francisco da Silveira e Ana Maria, naturais do Rio Pardo, neta paterna de Jose Homem da Silveira e de Maria do Rosario naturais da Ilha de S. Jorge, neta materna de Manoel Vicente Rodrigues, da ilha do Faial e Vitoria Maria, da ilha do Pico

Santo Amaro do Sul, RS aos 09-07-1790 nesta matriz bat a Vitoria q nasceu a 28 de junho do mesmo ano, f.l. de Antonio Francisco da Silveira e Ana Maria, naturais do Rio Pardo, neta paterna de Jose Homem da Silveira e de Maria do Rosario naturais da Ilha de S. Jorge, e neta materna de Manoel Vicente Rodrigues, do Faial e Vitoria Maria, do Pico. Foram padrinhos Manoel Francisco de Azambuja e D. Francisca Angelica sua mulher, moradores nesta freguesia.

 

Rio Pardo, RS obitos - Vitoria Joaquina da Silvr.ª cas. id 26 an. de parto - aos 01-11-1814 nesta vila faleceu de parto Vitoria Joaquina da Silveira, de idade 26 anos, casada com Jose Antonio Rodrigues de quem deixou dois filhos de menor idade; não fez testamento, nem deixou bens. Jaz no adro desta matriz.

 

          Segunda vez aos 29-04-1815, José Antonio se casou com Joaquina Maria de Santa Ana, natural de Rio Pardo, filha de Joaquim Severo e sua primeira mulher Maria de Santa Ana.

Rio Pardo, RS matr -Jose Ant. Rodrigues com Joaquina Maria de Sta. Ana - aos 29-04-1815 nesta matriz se receberam em matrimônio Jose Antonio Rodrigues, viuvo de Vitoria Joaquina da Silveira = Com Joaquina Maria de Santa Ana, filha de Joaquim Jose Severo e s/mulher Maria de Santa Ana, natural desta vila.

Joaquim Severo, natural de Rio Pardo, filho de Antonio Severo e Rosa Maria naturais da ilha do Faial, foi primeira vez casado com Maria de Santa Ana, natural de Rio Pardo e aí falecida com 25 anos em 08-05-1795, filha de Antonio Rodrigues Chaves, natural de Chaves-PT e de Marcelina de Santa Ana, natural de Santa Catarina.

Rio Pardo, RS obitos - aos 08-05-1795 nesta freguesia faleceu Maria de Santa Ana, natural desta freguesia de idade de 25 anos, casada com Joaquim Severo. Sepultada nesta matriz.

Pais de, pelo menos

- Joaquina Maria de Santa Ana citada.

- Luiz Antonio Severo casou com Bernardina Maria de Jesus, natural de Rio Pardo, filha de Felisberto Pinto e Ana Esmeria naturais da vila de Porto Alegre. Pais de, pelo menos:

- Rafaela batizada em 27-10-1811.

Rio Pardo, RS aos 27-10-1811 nesta matriz bat a Raphaela, f. de Luiz Antonio Severo e Bernardina Maria de Jesus, naturais desta vila, npaterna de Joaquim Severo e Maria de Jesus, tambem naturais desta vila, nmaterna de Felisberto Pinto e Ana Esmeria nts da vila de Porto Alegre, desta capitania. Padrinhos os avos maternos acima declarados.

- Mauricio batizado em 29-09-1794.

Rio Pardo, RS aos 29-09-1794 nesta matriz bat a Mauricio q nasceu em 20 do corrente, f.l. de Joaquim Severo e Maria de Santa Ana naturais desta freguesia, avós paternos Antonio Severo e Rosa Maria naturais da ilha do Faial, avós maternos Antonio Rodrigues Chaves, natural de Chaves e Marcelinha de Santa Ana(?), natural de Santa Catarina; foram padrinhos Joaquim Mendes Ourique e sua mulher Josefa Maria do Nascimento.

 

Segunda vez aos 25-02-1797, Joaquim casou com Izabel Maria de Jesus, filha de Francisco da Silveira e Ana Maria de Jesus.

Rio Pardo, RS matr - aos 25-02-1797 nesta matriz do Rio Pardo se receberam Joaquim Severo, viúvo de sua primeira mulher Maria de Santa Ana = E Izabel Maria de Jesus, natural desta freguesia, f.l. de Francisco da Silveira e de Ana Maria de Jesus. Test. q aa: Francisco de Paula e J.e Alex.e de Borba.

Izabel Maria faleceu de sobreparto aos 01-08-1800. Pais de, pelo menos, Maria batizada em 16-12-1798.

Rio Pardo, RS obitos - aos 01-08-1800 nesta freguesia do Rio Pardo faleceu de parto Izabel Maria, natural desta freguesia, casada com Joaquim Severo. Não fez testamento. Sepultada dentro da matriz.

 

Rio Pardo, RS aos 16-12-1798 coloquei os santos oleos a Maria batizada em casa e nascida a sete do corrente, f.l. de Joaquim Severo e Isabel Maria, nts desta freguesia, npaterna de Antonio Severo e Rosa Maria, nts das ilhas, nmaterno de Jose(sic) Francisco e de Ana Maria naturais das mesmas ilhas.

Viúvo novamente, Joaquim Severo aos 10-11-1806 casou com Francisca Maria de Jesus, natural de Rio Pardo, filha de Antonio Machado Soares, natural da freguesia de N. Sra das Neves da Ilha de S. Jorge e Maria de Jesus, nautral da freguesia do Cedro da Ilha do Faial.

Rio Pardo, RS matr 1793-1810 im 154 fls. 265 aos 10-11-1806 nesta matriz e as testemunhas José do Prado Lima e Antonio José da Silveira se receberam em matrimônio Joaquim Severo, n/b nesta matriz, viuvo de sua primeira(sic) mulher Izabel Maria de Jesus = Com Francisca Maria de Jesus, natural desta mesma freguesia, f.l. de Antonio Machado e de sua mulher Maria de Jesus.

Pais de, Pelo menos:

- Clara batizada em 09-09-1810.

Rio Pardo, RS aos 09-09-1810 nesta matriz bat a Clara nascida a 29 do mes passado, f.l. de Joaquim Severo e Francisca Maria de Jesus, ambos nts desta freguesia, npaterna de Antonio Severo, n. da freg. de N. Sra do Rosario da Ilha Terceira Bispado de Angra e de Rosa Maria de Jesus, n. da Vila do Cedro da Ilha do Faial, nmaterna de Antonio Machado Soares, n. da freg. de N. Sra das Neves da Ilha de S. Jorge e Maria de Jesus, n. da freg. do Cedro da Ilha do Faial ambos do dito bispado de Angra; foram padrinhos Manoel da Silva Cidade e Clara Maria de Jesus.

- Camila nasceu em 23-12-1814 e foi batizada em 01-01-1815.

Rio Pardo, RS aos 01-01-1815 nesta matriz bat a Camila nascida a 23 de dezembro do ano proximo passado, filha de Joaquim Severo e de s/m Francisca Maria, ambos nts desta vila, npaterna de Antonio Severo, n. da freg. de N. Sra do Rosario da Ilha Terceira Bispado de Angra e de Rosa Maria, n. da Vila do Cedro da Ilha do Faial, nmaterna de Antonio Machado e Maria de Jesus, ambos nts da dita vila do Cedro e do dito bispado; foram padrinhos João Moutinho e s/m Matildes Maria.

 

 

José Antonio Rodrigues e Vitória Joaquina tiveram dois filhos, batizados em Rio Pardo:

1-4-1 Ana em 28-02-1811.

Rio Pardo, RS aos 28-02-1811 nesta matriz bat a Ana, f. de jose Antonio Rodriguese e Vitoria Maria da Silveira, ambos naturais desta freguesia, neta paterna de manoel Antonio Rodrigues, natural da freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial do Bispado de Angra, e Ana Maria da Trindade natural desta freguesia, neta materna de Antonio Francisco da Silveira e Ana Maria de Jesus naturais desta freguesia; foram padrinhos Joaquim Antonio Rodrigues e Rita Maria da Trindade.

1-4-2 Antonio em 23-10-1812.

Rio Pardo, RS aos 23-10-1812 nesta matriz bat a Antonio nascido a treze deste mes, filho de Jose Antonio Rodrigues, natural desta vila, e de sua mulher Vitoria Joaquina da Silveira, natural de Santo Amaro do termo desta vila, neto paterno de Manoel Antonio Rodrigues natural da freguesia de Santa Barbara da Ilha do Faial do Bispado de Angra, e de sua mulher Ana da Trindade natural desta vila, e neto materno de Antonio Francisco da Silveira e Ana Maria naturais desta vila. Foram padrinhos Jose Antonio da Silveira e Joaquina da Trindade,

 

José Antonio Rodrigues e Joaquina Maria de Santa Ana tiveram os filhos, q.d.:

1-4-3 Manoel nasceu aos 13 e foi batizado aos 22-09-1816.

Rio Pardo, RS aos 22-09-1816 nesta matriz da vila de Rio Pardo bat a Manoel nascido a trese deste mes, filho de Jose Antonio Rodrigues e de Joaquina Maria de Santa Ana, naturais desta vila, avós paternos Manoel Antonio Rodrigues, natural da Ilha do Faial e Ana Maria da Trindade, naturais alias natural desta vila, maternos Joaquim Severo e Maria de Santa Ana naturais desta dita vila. Foram padrinhos os avós maternos.

 

1-5 Manoel Antonio Rodrigues casou aos 13-11-1815 com Maria Teresa de Jesus, natural do Rio Pardo, filha de Bernardino Munhoz de Camargo e de sua segunda mulher Ana Francisca, neta materna de Jorge de Souza Nunes e Francisca dos Anjos, neta paterna de Francisco Munhoz de Camargo e Maria de São Francisco. Por Francisco Munhoz, bisneta de Fernando Munhoz e Vitoria de Camargo - família Fernando Munhoz, neste site.

Rio Pardo, RS Manoel An.to Rodrigues com Maria Teresa de Jesus - aos 13-11-1815 nesta matriz da vila do Rio Pardo se receberam em matrimônio Manoel Antonio Rodrigues, viuvo de Vitória Joaquina da Silveira sepultada na matriz desta vila = Com Joaquina Maria de Santa Ana, ? filha de Joaquim Severo e de s/mulher Maria Joaquina de Santa Ana, natural desta vila.

Obs. enganos no texto do termo. Vitória Joaquina da Silveira e Joaquina Maria de Santa Ana, esta filha de Joaquim Severo e Maria Joaquina de Santa Ana, foram casadas com o irmão de Manoel Antonio, José Antonio Rodrigues em 1-4 supra.

 

Manoel Antonio e Maria Teresa tiveram os filhos, q.d.:

1-5-1 Luzia Teresa de Jesus nasceu em 22-12-1817 e foi batizada em 01-01-1818. Em 17-05-1832 casou com Evaristo Manoel de Vargas, filho de Francisco de Paula Bueno e de Ana Maria de Vargas. São os avós paternos do Presidente Getulio Vargas - família João Rodrigues de Aguiar, neste site.

Rio Pardo, RS aos 01-01-1818 nesta matriz bat a Luzia nascida a vinte e dois de dezembro, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues e de Maria Teresa de Jesus, ambos naturais desta freguesia; foram padrinhos Joaquim Antonio Rodrigues e Joaquina Antonia da Conceição.

1-5-2 Felicidade batizada em 30-01-1825.

Rio Pardo, RS e verso aos 30-01-1825 nesta matriz bat a Felicidade nascida a oito do mesmo, f.l. de Manoel Antonio Rodrigues e Ana Maria da Trindade, naturais desta, neta paterna de Manoel Antonio Rodrigues e Ana Maria da Trindade, naturais desta; neta paterna de Manoel Antonio Rodrigues e Ana Maria da Trindade, naturais da Ilha da Madeira, e materna de Bernardino Munhoz de Camargo e de Ana Francisca naturais desta. Declaro que o nome da mãe da inocente é Maria Teresa e não Ana Maria que se ve escrito por engano. Foram padrinhos Constancio Jose Luiz e Ana Maria da Silveira.