PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO MARTINS TEIXEIRA

 

 

Bartyra Sette

 

 

Antonio Martins Teixeira nasceu na freguesia de S Pedro de Serva  de Cabeceiras de Basto,  Arcebispado de Braga, filho natural de Marcos Teixeira Mota e Catarina Martins.

 

No segundo quartel do século XVIII Antonio migrou para o Brasil e se casou na capela de S. Gonçalo filial da matriz de S. João del Rei-MG aos 05-09-1750 com Rita da Costa do Espírito Santo, natural da Candelária do Rio de Janeiro, filha natural de Domingos da Costa Manso e Teresa Maria de Santa Clara.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo aos 05-09-1750 Antonio Martins Teixeira, da freguesia de Serva, f. natural de Marcos Teixeira Mota e Catarina Martins = cc  Rita da Costa do Espirito Santo, da freg da Candelaria do Rio de Janeiro, f. natural de Domingos da Costa Manso e Teresa Maria de Santa Clara. Test.: Manoel Botelho e Simão da Cunha Guimarães, solteiros

 

Em Ibituruna, Perdões e São Tiago tiveram filhos q.d:

 

1- Rita Maria de Jesus, batizada aos 03-10-1762. Aos 09-08-1783 casou com José Machado de Andrade, filho de José Machado Neto e Rosa Margarida de São José. Geração na família “José de Andrade Braga”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-10-1763 Rita, f.l. Antonio Martins Teixeira e Rita da Costa, np Marcos Teixeira e Catarina Martins, de S. Pedro de Serva-Cabeceiras de Basto Arc. Braga, nm Domingos da Costa e Teresa Maria. Padr.: Bento Fernandes da Costa

 

2- Mariana Rosa de Jesus, batizada em 13-07-1766. Aos 22-10-1784 casou com José Gonçalves de Mello, filho de João Gonçalves de Mello e sua segunda mulher Ana Quitéria de Souza. Geração na família “João Gonçalves de Mello”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 13-07-1766 Mariana, f.l. Antonio Martins Teixeira de S, Pedro de Serva comarca de Guimarães Arc. Braga e Rita da Costa, do Rio de Janeiro, npaterna Marcos Teixeira da Mota e ----- Martins, da mesma freguesia de S. Pedro, neta materna de Domingos da Costa Manso e Teresa Maria de Santa Clara; padr.: Manoel Alves de Almeida.

 

3- Antonio Martins Teixeira aos 27-11-1790 casou com Joana Teresa de Jesus, da freguesia de Antonio Pereira, filha de Ventura Pereira e Izabel Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões da Mata aos 27-11-1790 Antonio Martins Teixeira, desta, f.l. Antonio Martins Teixeira e Rita da Costa = cc Joana Teresa de Jesus, da freg. Antonio Pereira, f.l. Ventura Pereira e Izabel Maria de Jesus. Test.: Manoel Antonio de Carvalho e Manoel Gonçalves da Costa.

 

4- Rosa, batizada em 25-06-1769.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 25-06-1769 Rosa, f.l. Antonio Martins Teixeira e Rita da Costa, padr.: Manoel da Costa Afonso

 

5- Manoel, em 30-03-1774.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 30-03-1774 Manoel, Antonio Martins Teixeira e Rita da Costa, padr.: Manoel Jose de Barros e Maria Josefa.