PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Madeira Salvadores

 

 

Bartyra Sette

 

Antonio Madeira Salvadores e Antonia de Medeiros foram moradores em S. Vicente-SP em meados do século XVII.

 

Antonio testou em 05 de outubro de 1689 e declarou os filhos vivos a época. Instituiu testamenteira a mulher e herdeiras do remanescente da terça as netas Madalena, Felipa e Maria. Seu testamento recebeu ocumpra-se em agosto de 1695.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Antonio Madeira Salvadores

Testamento 05-10-1689 S. Vicente

Conta de testamento q se toma a seus testamenteiros: Antonio de Medeiros e Manoel Madeira e Joseph Madeira e Antonio Madeira Martins. 23-julho-1701 S. Vicente

 

(...) sou cc Antonia de Medeiros temos os filhos e filhas seguintes. São vivos: Maria Madeira de Js. Cc Manoel Rodrigues de Azevedo que Santa Gloria Haja = Manoel Madeira = Felipa Madeira de S.[----] cc Martinho de Arriolla = Ana de Siqueira Salvadore cc Pedro Gonçalves Lapa que santa gloria haja; depois casou minha filha Ana de Siqueira Salvadore com João Rodrigues de Espindola que Deus tenha; = Jose Madeira = Antonio Madeira Martins, ambos casados.

Deixo as minhas netas Madalena, Felipa e Maria o remanescente da minha terça.

Testamenteiros: minha mulher e filhos Manoel Madeira, Jose Madeira, Antonio Madeira Martins.

(....) 05 de outubro de 1689.

 

1- Maria Madeira de Jesus viúva de Manoel Rodrigues de Azevedo.

2- Manoel Madeira.

3- Felipa Madeira casada com Martinho de Arriolla.

4- Ana de Siqueira Salvadore casou primeira vez com Pedro Gonçalves Lapa. Em 1689 Ana era viúva de João Rodrigues de Espindola.

          Segundo SL. 1, 8, 5-1, em S. Vicente em 1694 Ana casou com Domingos Gonçalves Murzillo, viúvo de Bárbara de Jesus.

SL. 1, 8, 5-1 Domingos Gonçalves Murzillo casou 2.a vez em 1694 em S. Vicente com Anna Madeira de Siqueira f.a de Antonio Madeira de Salvadôres e de Antonia de Medeiros.

 

5- José Madeira estava casado em 1689.

6- Antonio Madeira Martins, natural de S. Vicente, casou em Santos com Catarina da Silva. Antonio faleceu com testamento de 29-11-1696 que recebeu o cumpra-se em 25 de dezembro do mesmo ano. Declarou dois filhos de seu caal:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Antonio Madeira Martins 1696

Testamento: aos 29-11-1696 eu Antonio Madeira Martins (...) testamenteiros meu compadre Jose Pereira e João Francisco Coelho.

Fui testamenteiro do defunto meu pai.

Sou n. da vila de S. Vicente, f de Antonio Madeira Salvadores e Antonia de Medeiros. Sou cc nesta vila de Santos com Catarina da Silva da qual tenho dois filhos, Francisco e Jose.

Bens de Rais: casas de pedra e cal nesta vila de Santos. Sitio na praia de S. Lourenço com 150 braças. Na praia de Guaratuba 400 braças as quais começam do Rio de Itaguare partindo com meu compadre Jose Pereira para diante. Um quinhão de terras que o defunto meu sogro comprou junto do sitio de Manoel Vaz, no rio da Bertioga defronte de S. Pedro.

Cumpra-se 25-12-1696

Recibo do Cap. Jose Pereira de Avelar, testamenteiro do defunto Antonio Madeira (...)

6-1 Francisco

6-2 José.