PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Machado Neto, alferes

(atualizado em 16-abril-2019)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Alferes Antonio Machado Neto, filho de Bartolomeu Machado Neto e Maria Luiz, casou duas vezes na freguesia de Santo Antonio do Porto Judeu, Ilha Terceira Bispado de Angra. Primeira vez aos 09-11-1698 casou com Maria Borges Machado, filha dos falecidos Simão Vieira Machado e Barbara Toste.

Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Porto Judeu, cas. aos 09-novembro-1698 se receberam Antonio Machado Neto, filho de Bartholomeu Machado Neto e de sua mulher Maria Luiz = com Maria Borges Machado, filha de Simão V.ra Machado e de sua mulher Barbara Toste, ja defuntos fregueses desta Paroquial Igreja de Santo Antonio do lugar do Porto Judeu. Testemunhas o Cap. Alexandre de Tavora e Meneses e Joseph do Canto de Mello. (pesquisa José Aluísio Botelho).

 

Segunda vez aos 31-07-1707, Alferes Antonio casou com Maria Clara de São José, filha de Sebastião Rodrigues Pacheco e de Izabel Dias.

Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Porto Judeu, cas. aos 31-julho-1707 nesta Igreja de Santo Antonio do lugar do Porto Judeu, sem impedimento, se receberam Antonio Machado Neto, viúvo de Maria Borges, com Maria Clara de São Joseph, filha de Sebastião Roiz Pa.co (Pacheco)  e de Izabel Dias sua mulher, da parochial igreja de São Mateus lugar da Calheta, e o contraente fregues de Santo Antonio Lugar do Porto Judeu. (pesquisa José Aluísio Botelho).

 

Pelo menos três de seus filhos do Alferes Antonio Machado Neto já estavam no Brasil em 1786, com famílias aqui estabelecidas.

 

Encontramos em documentos na região de São José (Tiradentes-MG):

1- Antonio Machado Borges

2- Bartolomeu Machado Diniz.

3- José Machado Diniz

 

 

1- Antonio Machado Borges

 

Batizado em Porto Judeu aos 22-06-1702, filho do Alferes Antonio Machado Neto e sua primeira mulher Maria Borges Machado.

Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Porto Judeu, aos 22-junho-1702 bat a Antonio, filho de Antoio Machado Neto e sua mulher Maria Borges Machado, foram padrinhos Bartolomeu Machado Neto e sua filha Catarina Machado, todos naturais e fregueses desta paroquial de Santo Antonio do lugar do Porto Judeu. hoje 22-junho-1702. (pesquisa José Aluísio Botelho)

Em meados do seculo XVIII, Antonio veio para o Brasil onde casou com Teodora Antonia de Moraes Castro, natural da freguesia de N. Sra do Pilar do Ouro Preto-MG. Foram moradores em Oliveira, termo da Vila de São José del Rei, onde possuiam a Fazenda da Vargem.

 

Antonio faleceu em sua casa aos 03-03-1786 e foi inventariado pela viúva no mesmo ano. No inventário, neste site por colaboração de Alda Câmara Bueno, compareceram cinco filhos do casal, curatelados por Domingos de Souza.

 

Teodora vivia em 1796:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em o ano de 1771 capela da Oliveira, Manoel, f.l. Jose Gomes de Aguiar e Gertrudes de Santa Rosa, padr.: Antonio Machado Borges e s/m D. Teodora de Moraes Castro todos a dita aplicação.  (...) por depoimento de pessoas fidedignas e haver certeza fisica dos padrinhos e ainda estar a madrinha viva, Vila de S. Jose 14-06-1796

 

1-1 Antonio Machado de Moraes, com 24 anos em 1786. Aos 02-08-1791 casou com Maria Antonia de Castro, filha de André Ribeiro da Silva, natural da freguesia de São Pedro da Ilha da Madeira Bispado de Funchal e Arcângela Antonia de Moraes natural da freguesia de N. Sra. do Pilar do Ouro Preto-MG, neta materna de Antonio Gonçalves e Catarina de Sena de Moraes. Geração na família “André Ribeiro da Silva”.

 

1-2 Francisco Antonio de Moraes Castro, padre, com 22 anos em 1786.

 

1-3 Maria Antonia de Moraes, batizada em 02-04-1771. Aos 14-09-1795 casou com Francisco de Paula Teixeira da Cunha, batizado em 24-04-1774, filho do Alferes Gonçalo Teixeira da Cunha natural do Bispado de Miranda do Douro e de Escolástica Maria do Espírito Santo natural de Tiradentes-MG.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos,  aos 02-04-1771 cap. Oliveira, Maria n. aos 04-02 do dito ano, f.l. Antonio Machado Borges e D. Teodora Antonia de Moraes moradores na dita aplicação, padr.: Jose de Moraes Castro, morador na mesma aplicação e p Dr. Manoel Jose Dias morador na vila de S. João del Rei. Vila de S. Jose 24-08-1795.

 

S. José del Rei-MG e capelas filiadas, cas. 14-09-1795; Oliveira; Fco. de Paula Teixeira da Cunha; f. Alf. Gonçalo Teixeira da Cunha e Escolastica Maria do Esp. Santo; n. São José del Rei; = cc Maria Antonia de Moraes; f.l. de Antonio Machado Borges; n. São José del Rei;

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-04-1774 Bichinho, Francisco, f.l. Gonçalo Teixeira da Cunha n. da freg. de Val de Telhas termo e bispado de Miranda do Douro e Escolastica Maria n. da freg. de Santo da vila de S. Jose Bispado de Mariana, Padr.: Dr. Francisco Vieira e Ana Maria mulher de João da Cunha.

 

1-4 Ana Jacinta de Moraes, batizada em Janeiro de 1772. Com 18 anos em 1786.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, em Janeiro de 1772 cap. Oliveira, Ana, f.l. Antonio Machado Borges e D. Teodora Antonia de Moraes, padr.: Bartolomeu Machado Diniz e D. Ana Joaquina de Moraes Sarmento, esta moradora no Brumado da freguesia das Congonhas, e os mais da aplicação da dita capela da Oliveira. Vila de S. Jose 24-10-1790.

 

1-5 José Machado de Moraes, batizado em 15-04-1774. Aos 31-08-1795 casou com Maria Josefa de Jesus, filha do Tenente Gregório José da Silva e Teresa Tomasia de Jesus; família “Gregório José da Silva”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 15-04-1774 cap. Oliveira, Jose n. aos 02 do dito mes, f.l. Antonio Machado Borges e D. Teodora Antonia de Moraes, madrinha Maria Josefa, solteira filha de Bento Gonçalves e todos moradores na aplicação da dita capela. E porque este assento se não fez em tempo conducente afora por depoimento das ditas madrinha e mãe do batizado corroborado com um assento que se achou particularmented feito pelo mencionado Antonio Machado Borges. Vila de S. Jose 15-08-1795.

 

S. José del Rei-MG e capelas filiadas, cas. 31-08-1795; Oliveira; Joseph Machado de Moraes; f. Antonio Machado Borges e Theodora Antonia de Moraes; n. São José del Rei; = cc. Maria Josefa de Jesus; f. Tte. Gregório Joseph da Silva e Teresa Thomazia de Jesus; Sn. ão José del Rei;

 

          Pais de, q.d.:

1-5-1 Francisco de Paula, batizado em Oliveira-MG aos 17-05-1796.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 17-05-1796 Oliveira, Francisco de Paula n. aos 06, f.l. Jose Machado de Moraes e Maria Josefa, np Antonio Machado Borges, n. da freg. de Sto Antonio do Porto Judeu bispado de Angra e D. Teodora Antonia de Moraes, n. da freg. de N. Sra do Pilar do Ouro Preto; nm do Ten. Gregorio Jose da Silva, n. da freg. N. Sra da Conceição dos Prados e D. Teresa Tomasia de Jesus, n. da Ilha Graciosa bispado de Angra; padr.: o dito Ten. Gregorio Jose e D. Teodora Antonia de Moraes.

1-5-2 Teresa, aos 12-11-1798.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-11-1798 Oliveira, Teresa, f.l. Jose Machado de Moraes e Maria Josefa, padr.: Padre Francisco Jose da Silva e Joaquina Candida Florinda do Sacramento mulher de Manoel Affonço de Almeida.

1-5-3 Antonio, em 01-11-1808.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-11-1808 Oliveira, Antonio, f.l. Jose Machado de Moraes e Maria Josefa de Jesus, padr.: Revdo Francisco Antonio de Moraes Castro e Manoel Pacheco de Carvalho p pp de Jeronimo Jose da Silva.

 

 

2- Bartolomeu Machado Diniz

 

Bartolomeu, batizado em 26-05-1720, filho do Alfers Antonio e sua segunda mulher Maria Clara de São José.

Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Porto Judeu, = Bartolomeu, filho do Alferes Antonio Machado Neto e de sua mulher Maria Clara fregueses desta freguesia de Sto. Antonio do Porto Judeu, nasceu em os dezoito dias do mes de maio do presente ano de 1720 e foi batizado nesta mesma igreja em os 26 do mesmo mes. Padrinho Pedro M.do da Rib.ra e Ignez Cardoso. (pesquisa José Aluísio Botelho).

 

Casado com Antonia Maria do Sacramento foi morador na Fazenda da Lage, aplicação de Nossa Senhora da Oliveira da Picada de Goias, termo da Vila de São José, (Tirandentes), comarca do Rio das Mortes, da qual era sócio em conjunto com a viuva e mais herdeiros de seu irmão José Machado Diniz supra citado.

 

Faleceu com testamento escrito em 10 de Maio de 1799 e aberto aos 27 do mesmo mês e ano. O inventario de seus bens foi aberto em 13 de Março de 1805 pela viúva inventariante e nele foi transcrito seu testamento, neste site, colaboração de Moacyr Villela.

 

Deixou vários legados, entre eles as sobrinhas filhas de Bernardo Vieira que se chamam Rosa, Felicia e Ana. Alem da fazenda da Lage, da qual possuía a metade, Bartolomeu deixou ainda as fazendas Retiro do Lambari e Catinga, todas em Oliveira.

 

Bartolomeu e Antonia tiveram a filha única:

 

2-1 Felicia Rosa de Jesus, solteira em 30-12-1778 quando foi madrinha de Ana (3-7). Antes de 25-10-1778, quando foram padrinhos de Jerônima 3-8, casou com José Ribeiro de Oliveira e Silva, de quem foi a primeira mulher.

          José era filho de Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Maria de Almeida, família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado Cap. 6º onde consta a geração de José.

          Felícia já falecida em 1799 (testamento paterno), foi representada no inventário paterno pela filha única:

2-1-1 Felizarda Rosa da Silva, batizada em Tiradentes-MG aos 02-01-1779, afilhada dos avós maternos que a criaram.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-01-1779 Oliveira, Felizarda, f.l. Jose Ribeiro de Oliveira e Silva e Felicia Rosa de Jesus, padr.: Bartolomeu Machado Diniz e s/m Maria Antonia do Sacramento, todos desta freguesia.

 

          Ainda em vida dos avós, Felizarda casou com Pedro Luiz Ferreira, natural da freguesia de Santo Antonio da Ilha Terceira Bispado de Angra, filho de Francisco Machado Luiz e Antonia Maria. Geração na família “Os Ribeiro da Silva” supra citada.

 

 

3- José Machado Diniz

 

Batizado em 16-04-1730. Casou com Mariana (ou Maria) Vitorina (ou Vitória) da Silva.

Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Porto Judeu, Joseph, filho de Antonio Machado Neto, natural desta paroquial de Sto Antonio e de sua mulher Maria Clara, natural da paroquial de Sta. Catarina do lugar do Cabo da Praia desta ilha 3ª, nasceu aos dez dias do mes de abril do ano de 1730 e foi batizado nesta paroquial de Santo Antonio donde são fregueses aos 16 do dito mes e ano. Foram padrinhos Manoel Vaz Borges e sua mulher Antonia do Sacramento. (pesquisa José Aluísio Botelho)

José foi morador em Oliveira onde encontramos os filhos:

 

3-1 Manoel Machado Diniz aos 16-06-1793 casou com Teresa Maria da Fonseca, filha de Alexandre da Fonseca Cardoso e Maria do Nascimento. Geração na família “Alexandre Dias de Souza”

3-2 Teodora Maria de Jesus casou com João Dias de Souza, filho de Alexandre Dias de Souza e Maria Madalena de Jesus. Geração na família supra citada.

3-3 Antonia, batizada em 08-07-1770 em Oliveira-MG.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-07-1770 Oliveira, Antonia, f. Jose Machado Diniz e Mariana Vitoria, padr.: Bartolomeu Machado e Antonia Maria do Sacramento.

3-4 Clemencia, em 12-12-1772.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-12-1772 Oliveira, Clemencia n. aos 27-11 do dito ano, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitorina da Silva, padr.: Cap. Jose Fernandes Martins e Felicia Rosa de Jesus.

3-5 José Machado Diniz, batizado em 20-04-1775. Casou com Maria Ferreira de Menezes, filha do Alferes José Ferreira de Menezes e Luciana Ferreira de Barcelos. Geração na família “Alferes “José Telles de Menezes”.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-04-1775 Oliveira, Jose, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitorina, padr.: Manoel Jose Vellozo e s/m D. Maria Eugenia do Amaral todos desta freguesia.

3-6 Maria Clara do Nascimento, batizada aos 15-10-1775 em Oliveira onde aos 11-04-1799 casou com Manoel da Fonseca Cardoso, filho de Alexandre da Fonseca Cardoso e Maria do Nascimento; família “Alexandre Dias de Souza”, já citada.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-10-1775 Oliveira, Maria, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitoria da Silva, padr.: João Ferreira Diniz e s/m Pulqueria Caetana de São Jose.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. - aos 11-04-1799; Oliveira; Manoel da Fonseca Cardoso; f. Alexandre da Fonseca Cardoso e Maria do Nascimento; n. São José; Maria Clara do Nascimento; f. José Machado Diniz e Mariana Victorina da Silva; n. São José;

3-7 Ana, batizada em 30-12-1776.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-12-1776 Oliveira, Ana, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitoria da Silva, padr.: Manoel da Costa, solteiro e Felicia Rosa de Jesus filha de Bartolomeu Machado Diniz, todos desta freguesia

3-8 Jerônima, em 25-10-1778.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-10-1778 Oliveira, Jeronima, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitoria da Silva, padr.: Jose Ribeiro de Oliveira e s/m Felicia Rosa de Jesus.

3-9 João Machado Diniz, batizado em 09-07-1780. Aos 20-05-1809 casou com Maria Rosa do Sacramento, filha de José Faleiros de Aguiar e Ana Joaquina do Sacramento, família “Antonio Vieira Velho”

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-07-1780 Oliveira, João, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitoria da Silva, padr.: Cap. Jose Fernandes Martins e s/m Maria Josefa.

3-10 Vicente José dos Santos, batizado em 24-11-1782. Aos 25-05-1807 casou com Ana Rosa do Sacramento.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-11-1782 Oliveira, Vicente, f.l. Jose Machado Diniz e Maria ou Mariana(sic) Vitoriana da Silva, padr.: Luiz Antonio da Silva e Teodora Maria.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 25-05-1807 Oliveira; Vicente Jose dos Santos, f.l. Jose Machado Dinis e Mariana Vitorina da Silva; cc Ana Rosa do Sacramento. Ambos nts/bts nesta freguesia; test.: Manoel Machado Dinis e Pedro Luiz Ferreira.

Pais de, pelo menos:

3-10-1 Maria Vitória, batizada em 15-07-1808.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-07-1808 Oliveira, Maria, f.l. Vicente Jose dos Santos e Ana Rosa do Sacramento, padr.: Alf. Jose Falleiros e Ana Joaquina do Sacramento.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro  suplementos, em o ano de 1807 Oliveira, Maria Vitoria, f.l. Vicente Jose dos Santos e Ana Rosa do Sacramento, padr.: Alf. Jose Falleiros de Aguiar e Ana Joaquina do Sacramento, Vila de S. Jose 15-01-1826

3-11 Antonio, em 08-10-1786.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-10-1786 Oliveira, Antonio, f.l. Jose Machado Diniz e Mariana Vitoria da Silva, padr.: João Dias de Souza, solteiro e Antonia, filha do dito Diniz.