PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO JOÃO BELLAS, capitão

(atualizado em 08-abril-2017)

 

Bartyra Sette

 

 

Cap. Antonio João Bellas, filho de Manoel João e Eulalia João, nasceu na freguesia de Belas, cujo orago é Nossa Senhora da Misericórdia. Na época de seu nascimento (primeiro quartel do século XVIII) a freguesia era a sede de conselho e mais tarde foi anexada ao concelho de Sintra. Atualmente é uma das freguesias a serem anexadas a Lisboa.

 

Antonio João casou, em Carijós aos 01-07-1743 com Antonia Marcilina do Espirito Santo (ou do Amaral), natural de Cachoeira do Campo-MG, filha de Antonio Ferreira de Franca natural da freguesia de S. Estevão de Alfama da cidade de Lisboa e Maria do Amaral natural da freguesia de N Sra da Candelaria do Rio de Janeiro.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 01-07-1743 se receberam Antonio João Belas, natural da freguesia de N. Sra da Misericordia da vila de Belas do Arc. Lisboa, f. de Manoel João e de s/m Eulalia João, ja defuntos = com Antonia Marcelina do Espirito Santo, n/b na freguesia de N. Sra de Nazare da Cachoeira destas Minas, f.l. do Ten. Antonio Ferreira e de s/m Maria do Amaral. Ambos os contraentes moradores nesta freguesia. Test.: o Lic. Antonio Pereira e o Padre Antonio Correa

 

Foram moradores nas freguesias de Carijós, Ouro Branco e São José del Rei nas Minas Gerais onde deixaram geração.

 

Cap. Antonio João e Antonia Marcelina faleceram com testamento e foram sepultados em Ouro Branco, ele em 27-11-1782 e Antonia em 1791.

Ouro Branco, Igreja Sto Antonio aos 27-11-1782 nesta matriz de SantoAntonio do Ouro branco se deu sepultura ao Cap. Antonio João Bellas.

Testamento com que faleceu o Cap. Antonio João Bellas: (...)

 (...) aos 20-11-1782 nesta freguesia de Ouro Branco em minha residencia,eu o Cap. Antonio João Bellas (...) aço este meu solene testamento: encomenda a alma.

Declaro que sou natural da freguesia de Bellas Arc. de Lisboa, f.l. de Manoel João e Eulalia Joana, já defuntos. Sou casado com Antonia Marcelina do Espirito Santo do qual matrimônio tive p meus legitimos filhos Eulalia que se acha cc Cap. Manoel Gonçalves Gomes = Joana q se acha casada com o Alf. Jose Glz Luiz = Izabel q se acha cc Cap. João Teixeira Alves = Antonio q se acha cc D. Violante Eufrasia Maria da Rocha = Jose, solteiro = Francisca q se acha cc Cap. Manoel Jose Veloso = Ana, solteira = Clara, solteira = Casimiro, solteiro, Manoel, solteiro, Ignacia, solteira = João, solteiro.

Testamenteiros: em 1º lugar a minha mulher Antonia Marcelina do Espirito Santo, em 2º o Cap. Manoel Gonçalves Gomes, em 3º ao Cap. João Teixeira Alves.

Declaro, nomeio e intituo em primeiro lugar a minha mulher Antonia Marcelina do Espirito Santo para tutora de meus filhos menores e administradora de seus bens; em 2º lugar aprovo para o mesmo feito o Cap. Manoel Glz Gomes e em 3º ao Cap. João Teixeira Alz meus genros.

Roguei ao Padre Antonio Francisco das Chagas este por mim fizesse e comigo como testemunha se assinasse = Antonio João Bellas

Condecilio:

Aos 24-11-1782 eu Antonio João Bellas determino acrescentar as verbas do meu testamento já feito. Declaro serão cumpridas todas as verbas do meu testamento q a dias tenho feito como em uma delas declarei estava tratando uma venda da meação de nossos bens segundo inventario e partilhas aqui amigavelmente com minha mulher Antonia Marcelina do Esp. Santo fiz, veio a importar  a dita minha meação dos bens onze contos, oitocentos e um mil setecentos e cincoenta RS, cujos ditos bens pela razão de eu há muitos anos me achar cheio de moléstias e cada vez mais me oprimirem estando com todo o meu juízo e entendimento perfeito convoquei a meus herdeiros para querer livremente dispor da dita minha meação, os quais todos aprovarão por boa esta minha determinação, e prometerão se necessário me fosse aprovariam em Juizo competente pela qual razão me tratei e ajustei com minha mulher e com efeito justos estamos e vendido tenho para todo o sempre todos os bens que na dita partilha me foram pelos partidores por mim aprovados e dados e o produto da sobredita quantia acima declarada (onze contos oitocentos e um mil setecentos e cincoenta rs) me passou o dito comprador credito q em meu poder se acha, cuja dita venda por este meu codecilio aprovo e retifico e lhe dou toda a força e vigor como minha ultima vontade e mando aos meus testamenteiros passem escritura publica a dita minha compradora se eu antes lhe não passar q para tudo lhes dou os meus poderes a qualquer deles sem que seja preciso passar a minha testamentaria sem que seja preciso aquela minha testamentaria do primeiro ao segundo e do segundo ao terceiro, porque a todos hei por habilitados cada um de per si para o efeito da sobredita escritura. Declaro que novamente nomeio e instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Antonia Marcelina do Espirito Santo, em segundo lugar ao Capitão Manoel Glz. Gomes, e em terceiro lugar ao Capitão Manoel Teixeira Alz. meus genros.

Tenho desta forma concluido este acrescentam.to e retificaçãoque faço aquele testamento como ultima vontade minha (...) Antonio João Bellas. Tudo aprovado pelo Escrivão desta freguesia do Ouro Branco (pesq. Silvia Buttros).

 

Ouro Branco, Igreja Sto Antonio aos 07-10-1791 nesta paroquial igreja de Santo Antonio do Ouro Branco sepultou-se D. Antonia Marcelina do Espirito Santo, viuva do Cap. Antonio João Bellas. O seu solene testamento é abaixo trasladado.

Copia do testamento com que faleceu D. Antonia Marcelina do Espirito Santo: (...) aos 02-07-1791 eu D. Antonia Marcelina do Espirito Santo, natural da Cachoeira do Campo deste bispado, viuva do falecido Cap. Antonio João Bellas, na nossa casa do Ribeirão da Varginha do Ouro Branco (...). Fui casada a face da igreja com o Cap. Antonio João Bellas de cujo matrimonio tivemos treze filhos, atualmente vivos a saber: D. Eulalia = D. Izabel = D. Joana = D. Francisca = D. Clara = Antonio = João todos casados nesta comarca do Rio das Mortes e na minha companhia existem solteiros o Cap. Jose Ferreira Bellas = Casemiro = Manoel = D. Ana e D. Ignacia e não tenho outros herdeiros que deva instituir.

Dote de nossas filhas: D. Izabel com 3:688$000 = D. Eulalia e D. Francisca, cada uma, com 2:590$000 = D. Joana com 1:930$000 = D. Maria com 2:400$000 alem de 3 escravos = D. Clara em escravos 600$000 e nosso filho João 220$000 e Antonio mais de 3:199$000

Legados: a minha neta Margarida, filha de D. Clara Bellas do Amaral e de seu marido Alf. Feliz Frz da Costa (...) = a m/afilhada Marcelina, filha do falecido Paiva, meus vizinhos (...)

Testamenteiros em 1º ao Revdo Manoel Garcia da Costa, em 2º a meu genro Alf. Jose Glz Luiz, em 3º a m/genro Alf. Felis Frz da Costa e em 4º a m/filho Cap. Jose Ferreira Bellas.

Dia era ut supra signal de D. Antonia Marcelina do Espirito Santo.

Foram filhos do casal:

1- Eulalia João do Amaral (tambem Eulalia Maria de Jesus), solteira em 1762. Casou aos 25-04-1765 com Cap. Manoel Gonçalves Gomes, natural de Santa Maria de Viatodos, concelho de Barcelos Arc. Braga, filho do falecido Manoel Gonçalves Pinheiro e Catarina Dias.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 26-09-1762 na capela da Passage bat a Antonio, f.l. Antonio de Carva(?) Ferreira e Vitoria da Rocha. Foram padrinhos o Furriel ---- Lopes Fernandes, casado e Eulalia João do Amaral, solteira filha do Cap. Antonio João Bellas.

 

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 25-04-1765 na ermida do Cap. Antonio João Bellas filial desta igreja matriz e testemunhas o Padre Inacio Jose Correa e o Cap. Silvestre da Silva Araujo se casaram Manoel Gonçalves Gomes, f.l. Manoel Gonçalves Pinheiro, já defunto e de Catherina Dias, nat/bat na freguesia de Santa Maria de Viatodos do Arc. Braga = cc Eulalia Maria de Jesus, f.l. do Cap. Antonio João Bellas e de Antonia Marcelina do Espirito Santo, nat/bat na freguesia dos Carijos.

 

            Eulalia faleceu em Congonhas e foi sepultada dentro da capela de Sant Quitéria aos 08-08-1807:

Congonhas, MG Igreja N Sra da Conceição aos 08-08-1807 falecendo Dona Olaia mulher do Capitão Manoel Gonçalves foi sepultada dentro da capela de Santa Quiteria, filial desta matrtiz.

2- Joana, Solteira em 1766. Casou com o Alf. José Gonçalves Luiz.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 05-07-1745 bat a Joana, f. de Antonio João Belas e de s/m Antonia Marcelina do Espirito Santo, meus fregueses, npaterna de Manoel João e de s/m Eulalia João naturais da freguesia de N. Sra da Misericordia de vila de Belas Arcebispado de Lisboa, nmaterna de Antonio Ferreira de Franca e de s/m Maria do Amaral. Nasceu aos 24 de junho proximo passado e foram padrinhos Antonio Luiz Costa e s/m Teresa Maria do Espirito SAnto, moradores na freguesia das Congonhas do Campo.

 

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 30-06-1766 na capela da Passagem bat a Vicente, f.l. Gonçalo Jacinto Dias Braga e Josefa Maria da Silva, npaterno de Pedro Gomes e s/m Clara Soares nts e moradores na freg. de S. Pedro do Junqueiros comarca de Guimarães Arc. Braga, e pela materna de Manoel dos Santos e s/m Luiza Antunes nts e moradores na freguesia de Lessa de Matosinhos comarca e Bispado do Porto. Padr.: Simão Francisco da Rocha, e Joana solteira, filha do Cap. Antonio João Bellas.

 

3- Izabel Maria da Conceição, batizada em Ouro Branco em 22-08-1746. Casou com Cap. João Teixeira Alves, já falecido em 26-06-1811(testamento do genro Antonio Machado).

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 22-08-1746 na capela de N Sra da Conceição de Passage desta freguesia bat a Izabel, f.l. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo desta freguesia, npaterna de Manoel João Bellas e s/m Eulalia João da freguesia de Bellas termo de Lisboa, e pela materna de Antonio Ferreira de Franca natural da freguesia de S. Estevão de Alfama da dita cidade de Lisboa e s/m Maria do Amaral natural da freg. de N Sra da Candelaria do Rio de Janeiro. Padr.: Cap. Bartolomeu Gomes por pp do Dr. Ouvidor do ?Sabarã João Alves Simões, e Lomeu(?) Gomes da freguesia do Carijos.

 

Foram moradores em S. José onde encontramos os filhos:

3-1 Luiza, batizada em 12-02-1767. Luiza Teixeira do Amaral casou com o Tenente Antonio Machado Rodrigues, batizado na capela da Lage em 19-06-1757, filho do falecido Antonio Machado Rodrigues e Ignez Francisca de Jesus, neto paterno de Bartolomeu Machado Rodrigues e Maria da Conceição, naturais da Ilha Terceira do Bispado de Angra, neto materno de Caetano da Costa de Miranda, natural de Santa Luzia da ilha Terceira e de Maria de Santo Inacio, natural de S. João da Casa Ribeira da vila da Praia, ambos Bispado de Angra - família “Ignez Francisca de Jesus” e seus maridos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-02-1767 o Vigario do Tamandua bat. Luiza, parvula, f.l. Ten. João Teixeira Alvares e Izabel Maria da Conceição, sendo feito o dito batismo em casa do dito tenente aplicados da capela do Passatempo, padr.: Furriel Antonio Luiz Teixeira Alvares e Antonia Marcelina mulher do Capitão Antonio João Bellas; do que fiz este assento pelo que veio do Capelão João Dias Aguiar Rebelo.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 19-06-1757 Lage. Antonio, f.l. Antonio Machado Rodrigues, já defunto e Ignez Francisca de Jesus, np Bartolomeu Machado Rodrigues e Maria da Conceição, naturais da Ilha Terceira do Bispado de Angra, nm Caetano da Costa e Maria de Santo Inacio do mesmo Bispado, padr.: João Machado Rodrigues e Maria Roza do Nascimento, filha de Manoel Pires Pancas.

          Tenente Antonio testou na Fazenda da Vera Cruz em 26 de Junho de 1811. Declarou naturalidade, filiação, o matrimonio. Instituiu testamenteiros a mulher, o Alferes Antonio Teixeira Alves e em terceiro lugar ao Capitão João Teixeira Alves. Seu sogro o Capitão João Teixeira Alves já era falecido. Sem geração e sem herdeiros forçados, por ser sua mãe tambem falecida, instituiu sua mulher como sua universal herdeira. Seu testamento foi aberto aos 06-08-1811 (testamento, neste site).

3-2 Francisca, batizada em 27-04-1769, teve por padrinhos o avô materno e sua filha Francisca.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-04-1769 em virtude de um despacho do Ilmo. Cabido e de licença do Revdo. Vig. da freguesia desta vila, na Capela do Passatempo bat. Francisca, parvula, f.l. do Ten. João Teixeira Alvares e Izabel Maria da Conceição, sendo feito o dito batismo em casa do dito tenente; padr.: o Cap. Antonio João Bellas e s/filha Francisca, solteira tia da dita parvula

3-3 Maria Bellas do Amaral, batizada em 05-11-1770. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau e de afinidade ilícita duplicada de 2º grau e mista de 2º ao 1º aos 24-11-1813 se casou com o Alf. Francisco Fernandes da Silva, filho de José Fernandes da Silva e Francisca Clara do Amaral, 7-5 abaixo.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-11-1770 Passatempo de licença do Revdo Pedro Jose de Alvarenga da capela de N. Sra das Necessidades do Rio do Peixe filial das Conginhas do Campo, a Maria, f.l. do Cap. João Alves Teixeira e D. Izabel Maria da Conceição, padr.: Cap. Manoel Jose Vellozo e D. Maria, solteira filha do Cap. Antonio João Bellas.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas,aos 24-11-1813; Japão; Alferes Francisco Fernandes Silva ; f José Fernandes da Silva e Francisca Clara do Amaral; Japão; cc Maria Bellas do Amaral; f Cap.João Teixeira Alves e Isabel Maria da Conceição; Japão; Imped. Consanguinidade 2º grau; afinidade ilícita duplic. 2º grau e afin.ilíc. Duplicada de 2º misto ao 1º.

3-4 Joana Bellas, batizada em 22-12-1771. Foi madrinha em 1819.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-12-1771 na capela de N. Sra. das Necessidades do Rio do Peixe com licença, Joana, f.l. Cap. João Teixeira Alves e D. Izabel Maria da Conceição, padr.: Ten. Alexandre Pereira Brandão e Ana Joaquina do Amaral.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro  suplementos, anos 1791 cap. Japão, Bernardino, f.l. Alf. Anastacio Teixeira de Carvalho e Maria Antonia de Siqueira, padr.: Revdo Antonio Caetano de Souza, e Joana Bellas filha do Cap. João Teixeira Alvares, Vila de São Jose 11-07-1819

3-5 Ana, em 20-01-1776.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-01-1776 Passatempo, Ana, f.l. Cap. João Teixeira Alz e D. Izabel Maria desta freguesia, padr.: Antonio Jose Ferreira da freguesia das Congonhas do Campo 1-6

3-6 Antonio em 19-04-1778. Alferes Antonio Teixeira Alves, 2º testamenteiro do cunhado Antonio Machado Rodrigues em 1811.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-04-1778 Japão, Antonio, f.l. Cap. João Teixeira Alvares e Izabel Maria, padr.: Manoel Ferreira Vicente e Maria Bellas mulher do Cap. Manoel Jose Velozo todos desta freguesia.

3-7 João Teixeira Alves, batizado em 06-10-1779. Padrinho em 1798 juntamente com sua irmã Maria Bellas. Capitão João Teixeira Alves, 3º testamenteiro do cunhado Antonio Machado

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-10-1779 Japão, João, f.l. Cap. João Teixeira Alvares e D. Izabel Maria, padr.: Padre Antonio Francisco das Chagas e Genoveva da Conceição mulher de Manoel da Costa Pereira desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-04-1798 Japão, Fabiana, f.l. Ludovico(?) Jose das Chagas e Francisca Maria Cleofa, padr.: João Teixeira Alvares e Maria Bellas do Amaral, filhos do Capitão João Teixeira Alvares.

3-8 José, batizado em 18-11-1788.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos aos 18-11-1788 Japão, Jose, f.l. Cap. João Teixeira Alves e D. Izabel Maria da Conceição, padr.: Antonio Machado Rodrigues e s/m D. Luiza Teixeira. Vila de S. José 30-03-1808

3-9 Alf. Miguel Teixeira Alves, aos 14-11-1821, casou com Rita Custódia de Jesus, natural de Sto Antonio do Rio das Velhas, filha do Cap. Custódio José da Silva e Teresa de Jesus Henriques.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 14-11-1821; Claudio; Alferes Miguel Teixeira Alves; f. Cap. João Teixeira Alves e Isabel Maria da Conceição; São José; Rita Custódia de Jesus; f. Cap. Custodio José da Silva e Theresa de Jesus Henriques; Stº Antº Rio das Velhas.

 

4- Tenente Antonio João Bellas, batizado em 03-03-1749 em Ouro Branco-MG. Casou com Violante Eufrasia Maria da Rocha

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 03-03-1749 na capela da Passagem bat a Antonio n. aos 24-02, f.l. do Cap. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo, npaterno de Manoel João Bellas e s/m Eulalia Franca n. da Bellas termo de Lisboa, e pela materna de Antonio Ferreira da Franca natural da freguesia de Santo Estevão de Alfama da mesma cidade de Lisboa, e s/m Maria do Amaral n. da freg. de N Sra da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro. Padr.: Dr. João Alves Simões e Eugenia Rosa de Souza, mulher do Cap. Bartolomeu Gomes fregueses de Carijos, e os pais da criança desta freguesia

4-1 Fulgencio, nascido por 1780. Faleceu solteiro, com 18 anos, e foi sepultado em Carijos aos 19-05-1797.

Conselheiro Lafaiete-MG aos 19-05-1797 dentro desta matriz foi sepultado Fulgencio, solteiro de idade 18 anos, f.l. Ten. Antonio João Belas e D. Violante Eufrazia Maria.

4-2 Carlos, batizado em S. José aos 25-04-1781.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-04-1781 matriz, Carlos, f.l. Alf. Antonio Joam Belas e D. Violante Eufrasia Maria, padr.: Revdo Carlos Correa de Toledo e D. Rita filha de D. Maria do Rosario da freg. de S. João

4-3 Eulina Francisca da Rocha Bellas aos 01-10-1803 casou com Joaquim Fernandes da Silva, filho do Cap. Joaquim Fernandes da Silva e Francisca Clara do Amaral. Geração em 7-2.

 

5- Escolastica Maria de Jesus, solteira em 1764. Não é citada nos testamentos dos pais.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 30-07-1764 na capela da Passagem bat a Joana f.l. Gonçalo Jacinto Dias Braga e Josefa Maria da Silva, padr.: Cap. Silvestre da Silva Araujo, casado e Escolastica Maria de Jesus, solteira filha do Cap. Antonio João Bellas.

 

6- José Ferreira Belas, capitão. Batizado em 22-12-1750, solteiro em 1791.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 22-12-1750 na capela da Pasagem, filial desta matriz de Sto. Antonio do Ouro Branco, bat a Jose, nascido aos 13 do dito mes, f.l. de Antonio João Bellas e de Antonia Marcelina do Espirito Santo, npaterno de Manoel João e e s/m Olaya João naturais de N. Sra da Misericordia da vila de Bellas, moradores que foram no lugar da Idanha da mesma freguesia e Arcebispado de Lisboa; nm Antonio Francisco de Franca e de s/m Maria do Amaral, moradores que foram na freguesia de N Sra de Nazareth da Cachoeira deste novo bispado das Minas. Foram padrinhos Domingos Moreira Granja, morador na freguesia das Congonhas do Campo, e Catherina Rodrigues de Abreu, moradora na propria casa do dito Antonio João Bellas que é morador e fregues nesta de Ouro Branco.

7- Francisca Clara do Amaral, batizada em 30-05-1752. Solteira em 1769 quando foi madrinha da sobrinha Francisca 3-2. Casou com Cap. José Fernandes da Silva, portugues.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 30-05-1752 na capela da Passagem bat a Francisca, f.l. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo, npaterna de Manoel João Bellas e s/m Eulalia João, nmaterna de Antonio Ferreira de Franca natural da freguesia de S. Estevão de Alfama da dita cidade de Lisboa e s/m Maria do Amaral natural da freg. de N Sra da Candelaria do Rio de Janeiro. Padr.:Francisco das (Chagas?) Costa e s/m Catarina do Amaral, assistentes do Suassuy(?), os mais nesta fregusia.

 

Foram proprietários da Fazenda Pará da Aplicação do Arraial de N. S. da Aparecida de Claudio da Freguesia e Termo da Vila de São José onde Francisca Clara abriu inventário do Capitão José em 20-07-1812. Ele falecera há mais de 20 anos e ela de livre e expontanea vontade em vida inventariou a sua própria meação, reservando para si somente a terça parte de seus bens.

 

Segundo o inventário, neste site, compareceram nove filhos do casal, arrolados em 1812:

7-1 Furriel José Fernandes da Silva, batizado em 05-08-1773. Aos 25-03-1805 casou com Maria Madalena de Castro, batizada em 24-09-1781. Moradores em Cláudio, termo de São José del Rei onde tinham fazenda e casas no arraial.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-08-1773 Claudio, Jose n. 05-07, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e Francisca Clara do Amaral, padr.: Cap. Antonio João Bellas por pp que apresentou o Cap. Mor João Teixeira Alz, e D. Antonia Marcelina do Amaral mulher do dito capitão

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 25-02-1805 Claudio, Furriel Jose Fernandes da Silva, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, n/b cap. Claudio; cc D. Maria Madalena de Castro, viúva do Cap. Francisco dos Santos Lisboa. Ambos os contraentes nts/bts na freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose; test.: Alf. João Batista Pereira e o Cap. Manoel Borges do Rego.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-09-1781 Claudio, Maria, f.l. Francisco Pires Campos e Ignez Clara de Castro, padr.: João Alvares da Costa, solteiro,

 

          Maria Madalena, filha do Tenente Francisco Pires de Campos e Ignez Clara de Castro, foi casada primeira vez aos 21-07-1794 com Alf. Francisco dos Santos Lisboa, natural de S. Sebastião Pedreira do Patriarcado de Lisboa, filho de Joaquim Lourenço e Antonia Maria.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 21-07-1794; Claudio; Alf. Francisco dos Santos Lisboa; f. Joaquim Lourenço e Antonia Maria; n. São Seb.Pedreira Patriarcado Lisboa; cc. Maria Magdalena de Castro; f. Tte. Francisco Pires Campos e Ignez Clara de Castro; n. São José del Rei

 

Ignez Clara de Castro, filha de Manoel Borges do Rego e Catarina Tomasia de Sene, casou duas vezes. Primeira vez com Alferes Francisco Pires de Campos, natural de de São Vicente de Campos, Conselho de Ruivães, Comarca de Guimarães Arc. de Braga, filho de João Batista Pires e Maria de Campos.

Tenente Francisco faleceu com testamento em 08-11-1796 e foi inventáriado por Ignez no ano seguinte. Declarou cinco filhos de seu casal e nomeou segundo testamenteiro seu irmão João Batista Pires (inventário neste site, colaboração de Moacyr Villela)

Segunda vez em 02-08-1800, Ignez casou com Cap. Joaquim José dos Passos, filho de Maria Rita da Conceição:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 02-08-1800; Claudio; Cap. Joaquim José dos Passos; f. Maria Rita da Conceição; n. São José; cc. Ignez Clara de Castro; viúva do Tte. Francisco Pires Campos

Ignez e Cap. Francisco tiveram:

- Maria Madalena de Castro

- Francisco, batizado em 20-04-1784. Francisco Pires de Campos pediu emancipação com 20 anos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-04-1784 Claudio, Francisco, f.l. Francisco Pires Campos e Ignez Clara de Crasto, padr.: Manoel Borges do Rego e s/m Catarina Tomasia de Senne, avós maternos do batizado.

- Rosa Perpétua Cândida, batizada em 24-08-1786. Aos 14-02-1808 casou com Manoel Martins de Amorim, natural de S. Tiago de Amorim Arc. de Braga, filho de Domingos Martins de Amorim e Maria Andre.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-08-1786 Claudio, Roza, f.l. Ten. Francisco Pires Campos e D. Ignez Clara de Castro, padr.: Cap. Manoel da Costa Pereira.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 14-02-1804 matriz; Manoel Martins de Amorim, f.l. Domingos Martins de Amorim e Maria Andre, n/b na freg. de S. Tiago de Amorim Arc. de Braga; cc Rosa Perpetua Candida, f.l. Ten. Francisco Pires Campos e D. Ignez Clara de Castro, n/b nesta freg.; test.: Cap. Manoel Borges do Rego, Ten. Antonio Machado Rorigues, casados.

- Manoel, em 02-02-1789.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-02-1789 Claudio, Manoel, f.l. Ten. Francisco Pires Campos e D. Ignez Clara de Castro, padr.: Cap. Matheus Homem Borges e o Revdo Luiz Antonio Xavier.

- João, em 28-03-1791

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 28-03-1791 Claudio, João, f.l. Ten. Francisco Pires Campos e D. Ignez Clara de Castro, padr.: Alf. Antonio Borges do Rego e D. Rita Angelica de Jesus. Vila de S. José 12-08-1811

 

Ignez e Joaquim José tiveram, q.d.:

- Ana, nascida aos 15 e batizada em 30-01-1802.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-01-1802 Claudio, Ana n. aos 15, f.l. Cap. Joaquim Jose dos Passos e D. Ignez Clara de Castro, padr.: Cap. Manoel Borges do Rego e D. Luiza Teixeira mulher de Antonio Machado, estes da aplicação do Japão desta freguesia, e os mais da aplicação do Claudio.

 

José Fernandes da Silva faleceu em 19-08-1830. Maria Madalena comparece no censo de 1831, com 50 anos declarados e vários filhos:

S. Jose del Rei e capelas filiadas, óbitos, Claudio aos 19-08-1830 fal. o Furriel Jose Fernandes da Silva, 60 anos, cc. D. Maria Madalena de Castro.

 

censo 1831 Claudio-MG, fogo 108

Dona Maria Madalena, 50 viuvo, agricultor.

Filhos, todos brancos e solteiros

João. 31

Antonio, 26

Francisco, 19

José, 08

Ana, 22

Maria, 20

Francisca, 17

Joana, 15

Rita, 11

19 escravos

          Maria Madalena em 03-12-1853 faz inventário de seus bens, reservando-se a terça, inventário neste site. Assinaram dez interessados:

Francisco de Paula e Silva

João Fernandes Teixeira

João Batista Pires Campos: com 31 anos em 1831, provavelmente filho do primeiro casamento de Maria.

Jose do Egito e Silva

a rogo de Rita Mariana de Castro = Joaquim Justino de Ar.º Massarico.

Maria Salome de Castro

a rogo de Felizarda Justina de Jesus = Joaquim Justino de Ar.º Massarico.

a rogo de Francisca Romualda da Conceição = Francisco de Paula e Silva

Ana Clara de Castro

a rogo de Francisca Clara do Amaral = João Batista Pires Campos

 

          Entre os filhos do Furriel José e Maria Madalena:

7-1-1 Antonio, batizado em 02-11-1805. Com 26 anos em 1831, não comparece no inventário materno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-11-1805 Claudio, Antonio, f.l. do Furriel Jose Fernandes da Silva e D. Maria Madalena de Castro, padr.: Cap. Manoel Borges do Rego com pp do Revdo. Pe. Antonio Caetano de Souza, e D. Ignes Clara de Castro.

7-1-2 José, batizado em 21-12-1806. Em 1831 comparece seu irmão mais novo.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-12-1806 Claudio, Jose, f.l. Furriel Jose Fernandes da Silva e D. Maria Madalena de Crasto, padr.: Luiz Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral.

7-1-3 Ana, em 12-04-1808. Com 22 anos em 1831. Ana Clara de Castro.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-04-1808 Claudio. Ana, f.l. Furriel Jose Ferreira(sic) da Silva e D. Maria Madalena de Castro, padr.: Manoel Martins de Amorim e D. Rosa Perpetua.

7-1-4 Francisco, em 29-10-1809. Com 19 anos em 1831. Provavelmente o Francisco de Paula Silva.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-10-1809 Claudio, Francisco, f.l. Furriel Jose Fernandes da Silva e D. Maria Madalena de Castro, padr.: Alf. Antonio Teixeira Alves e D. Maria Bellas.

7-1-5 Maria com 20 anos em 1831. Maria Salomé de Castro.

7-1-6 Francisca, com 17 anos em 1831. Casou com João Fernandes Teixeira.

7-1-7 Rita, com 11 anos em 1831. Rita Mariana de Castro.

7-1-8 José, com 8 anos em 1831. José do Egito Silva com 8 anos em 1831.

 

7-2 Joaquim Fernandes da Silva, batizado em 09-12-1775. Aos 01-10-1803 casou com Eulina Francisca da Rocha Bellas, filha do Ten. Antonio João Bellas e Violante Eufrasia da Rocha, 4-3 supra

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-12-1775 cap. Claudio, Joaquim, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: Ten. Cel. Boaventura Frz de Oliveira morador em Vila Rica com pp ao Cap. João Teixeira Alz e D. Izabel Maria desta freguesia.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 01-10-1803 Claudio; Joaquim Ferreira(sic) da Silva, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, n/b cap. Sra Aparecida da dita aplicação; cc D. Eulina Francisca da Rocha Bellas, f.l. Ten. Antonio João Bellas e D. Violante Eufrazia Maria da Rocha, n/b cap. de Santa Cruz do Salto filial da freg. da Sra da Congonhas do Campo; test.: Padre Simão ---es de Menezes, Padre Francisco Antonio de Morais Castro.

          O casal comparece no censo de 1831 com vários filhos, ele com 58 anos declarados e Eulina com 49, dependentes do irmão Quintiliano abaixo.

Entre os filhos do casal:

7-2-1 Ana, batizada em 26-06-1806.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-06-1806 Claudio, Ana, f.l. Joaquim Fernandes da Silva e Eulina Ernestina Belas do Amaral, padr.: Francisco Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, com pp do Tenente Antonio João Bellas e s/m D. Violante Eufrazia.

7-3 Casemiro Fernandes da Silva, batizado em 30-06-1777. Casou com Ana Rita. Comparecem no censo de 1831, ele com 52 anos e Ana com 44, com vários dependentes, morando com seu irmão abaixo

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-06-1777 cap. N. Sra Aparecida, Casemiro, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: Antonio João Bellas e s/m D. Violante Maria Eufrasia da Rocha da freg. das Congonhas do Campo, os mais desta freguesia.

          Ana Rita foi inventariada pelo viúvo em 05-10-1847. Compareceram nove filhos:

Forum de Oliveira-MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1847 - Caixa: 15

Inventariada: Ana Rita

Inventariante: Casimiro Fernandes da Silva

Local: Vila da Oliveira

Transcrito por Projeto Compartilhar

Obs: danificado pela água

Autos: 09 de outubro de 1847

Cabeça do Casal: Casimiro Fernandes da Silva

Herdeiros, idades pouco mais ou menos:

1- D. -------, solteira de idade 30 anos.

2- João, casado

3- Jose, casado

4- D. Maria solteira, de idade 28 anos

5- Pedro, de idade de 19

6- D. Ant.ª(?), solteira de idade de 16 anos

7- Mel, solteiro de idade de 15 anos.

8- Jeronimo(?), solteiro de idade de 14 anos

9- Honorio, solteiro de idade de 12 anos

 

7-3-2 João, batizado em 20-05-1811. Em 1847 estava casado.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-05-1811 Claudio, João, f.l. Casemiro Fernandes da Silva e Ana Rita do Nascimento, padr.: João Teixeira Alves e Maria Bellas.

 

7-4 Quintiliano Fernandes da Silva, batizado em 13-05-1779. Com 34 anos em 1812.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-05-1779 Claudio, Quintiliano, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral padr.: Licenciado Jose Ferreira Bellas, solteiro e D. Flora(?) Bellas do Amaral estes da freg. de Congonhas e os mais desta.

          Cirurgião Qintiliano comparece no censo de 1831 solteiro, com 57 anos declarados e inúmeros dependentes:

censo 1831 Claudio-MG, fogo 107

QUINTILIANNO FERNANDES DA SILVA; chefe do fogo; 57; solteiro; cirurgião

LUIS FERNANDES DA SILVA; dependente; 46; solteiro; agricultor

ANNA FERNANDES; dependente; 42

FRANCISCA; dependente; 21; solteiro

ANTONIA; dependente; 18; solteiro;

FRANCISCA; dependente; 18; solteiro;

JOZE; dependente; 8

ANTONIO; dependente; 7

8 escravos

LUIS JOZE DOS SANTOS; 21; casado;

LUIZA FERNANDES; 20; casado;

JOAQUIM FERNANDES; dependente; 58; casado;

EULINA BELLA; dependente; 49; casado;

MARIA; dependente; 26; solteiro;

ANTONIA; dependente; 18; solteiro;

FRANCISCA; dependente; 17; solteiro;

ANTONIO; dependente; 11

MARIA; dependente; 10

RITTA; dependente; 6

ANNA; dependente; 23

VIOLANTE; dependente; 3

CAZIMIRO FERNANDES DA SILVA; dependente; 52; casado; agricultor

ANNA RITTA; dependente; 44; casado

JOAM; dependente; 20; solteiro

JOZE; dependente; 18; solteiro;

FRANCISCA; dependente; 30; solteiro;

MARIA; dependente; 13; solteiro;

ANTONIA; dependente; 11

PEDRO; dependente; 7

MANOEL; dependente; 6

JERONIMO; dependente; 3

7 escravos

VICENTE FERNANDES; liberto; 26

 

          Quintiliano faleceu com testamento redigido em 24-04-1849 e aberto em 09-02-1850, foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site). Instituiu testamenteiros: “em 1º lugar a meu filho a meu afilhado Antonio Fernandes da Silva em segundo ao Padre João Teixeira Pinto e em terceiro a Francisco de Paula Silva”. Solteiro, sem filhos naturais declarados, instituiu herdeiros: “Antonio Fernandes da Silva nomeado meu primeiro testamenteiro e a Francisca Clara de Jesus, minha afilhada”.

7-4d-1 Antonio Fernandes da Silva, herdeiro de Quintiliano e de Ana Bela do Amaral, 6-9 abaixo. Foi casado e teve, pelo menos, os filhos herdeiros de Ana Bela:

7-4d-1-1 José Fernandes da Silva

7-4d-1-2 Ana

7-4d-1-3 Joaquina

7-4d-1-4 Violanta

7-4d-2 Francisca Clara de Jesus, com 34 anos em 1850.

 

7-5 Francisco Fernandes da Silva, batizado em 02-05-1781. Com 32 anos em 1812.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-05-1781 Claudio, Francisco, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: Casemiro dos Santos Bellas, solteiro e Clara Rosa da freguesia do Ouro Branco cuja pp apresentou o Padre Antonio Francisco das Chagas.

        Alferes Francisco em 24-11-1813, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Maria Bellas do Amaral, batizada em 05-11-1770, filha do Cap. João Teixeira Alves (ou Alves Teixeira) e Izabel Maria da Conceição, 3-3 supra

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 24-11-1813; Japão; Alferes Francisco Fernandes Silva ; f José Fernandes da Silva e Francisca Clara do Amaral; Japão; cc Maria Bellas do Amaral; f Cap.João Teixeira Alves e Isabel Maria da Conceição; Japão; Imped. Consanguinidade 2º grau; afinidade ilícita duplic. 2º grau e afin.ilíc. Duplicada de 2º misto ao 1º.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-11-1770 Passatempo de licença do Revdo Pedro Jose de Alvarenga da capela de N. Sra das Necessidades do Rio do Peixe filial das Conginhas do Campo, a Maria, f.l. do Cap. João Alves Teixeira e D. Izabel Maria da Conceição, padr.: Cap. Manoel Jose Vellozo e D. Maria, solteira filha do Cap. Antonio João Bellas.

          Provavelmente Francisco Fernandes da Silva casou segunda vez com Joana Rosa de Toledo falecida em 20-07-1847 e inventariada no mesmo ano. Francisco faleceu em agosto de 1862 e foi inventariado em 09-05-1863. Tiveram, segundo seus inventários neste site, dois filhos:

7-5-1 Maria, em 1863 estava casada com José Egito. Comparar com 7-1-8 supra.

7-5-2 Teofilo, solteiro com 18 anos em 1863.

7-6 Alexandrino Fernandes da Silva, batizado em 27-04-1783. Com 30 anos em 1812.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 27-04-1783 Claudio, Alexandrino, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: Capelão Luiz Antonio Xavier e Francisca Inacia da Conceição.

7-7 Luiz Fernandes da Silva, batizado em 23-12-1784. Com 29 anos em 1812. Solteiro em 1831 morava com o irmão Quintiliano.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-12-1784 Claudio, Luiz, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: o dito capelão e Francisca Inacia da Conceição.

7-8 Antonio, batizado em 05-02-1787. Não comparece, nem é representado no inventário em 1812.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 5-02-1787 Claudio, Antonio, f.l. Cap. Jose Fernandes Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: Cap. João Teixeira Alvares e s/m D. Izabel Maria da Conceição.

7-9 Ana Bela do Amaral, com 25 anos em 1812. Em 1831 também morava com o irmão Quintiliano. Ditou seu testamento na Fazenda do Para em 22-03-1868 e foi inventariada no mesmo ano, inventário neste site. Solteira, sem herdeiros forçados por ter falecido a filha natural sem descendentes, instituiu herdeiros a: “Antonio Fernandes da Silva = Jose Fernandes da Silva = Maria Bella de Jesus, mulher de Jose Ferreira da Rocha = Ana, Joaquina e Violanta, filhas de Antonio Fernandes da Silva e Jose Fernandes da Silva filho de Antonio Fernandes da Silva”.

7-10 Maria Bella do Amaral, batizada em 02-06-1790. Com 24 anos em 1812.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-06-1790 Claudio, Maria, f.l. Cap. Jose Fernandes da Silva e D. Francisca Clara do Amaral, padr.: Manoel Borges do Rego e s/m D. Catarina Tomasia de Sene.

8- Maria Bellas do Amaral, batizada em 06-02-1754, solteira em 1770. Casou com Cap. Manoel José Veloso, filho de Antonio Francisco Senra, natural de S. Romão de Milhazes e Maria Gomes, de Santo Andre de Barcelinhos termos de Barcelos Arc. Braga.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 06-02-1754 bat a Maria nascida no fim de janeiro, f.l. Cap. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo, npaterna de Manoel João e Eulalia João nts do lugar da Idanha freguesia de Bellas do Patriarcado de Lisboa, nmaterno de Antonio Ferreira da Franca n. da cidade de Lisboa da freguesia de Sto Estevão de Alf---- do Patriarcado de Lisboae Maria do Amaral natural da ciade do Rio de Janeiro. Padr.: Guarda Mor Manoel Luiz do Nascimentocom pp que apresentou de Ventura Fernandes de Oliveira morador em Vila Rica, e Catarina do Amaral Grugel cc Francisco das Chagass, moradores no Sasuhi.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-11-1770 Passatempo de licença do Revdo Pedro Jose de Alvarenga da capela de N. Sra das Necessidades do Rio do Peixe filial das Conginhas do Campo, a Maria, f.l. do Cap. João Alves Teixeira e D. Izabel Maria da Conceição, padr.: Cap. Manoel Jose Vellozo e D. Maria, solteira filha do Cap. Antonio João Bellas.

 

          Cap. Manoel, já falecido em novembro de 1797, foi primeira vez casado, aos 22-06-1760 em Ouro Preto-MG, com Maria Joana Soares, daí natural, filha de Antonio Luiz de Carvalho e de Joana Soares de Souza.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-11-1797 Japão, Antonio, f.l. Alf. Manoel Rodrigues -ranco e Maria Vellosa do Amaral, padr.: Manoel Rodrigues Lima com pp de Joaquim Rodrigues Franco morador no Turvo do Mato Dentro, e D. Maria Bellas do Amaral viuva que ficou do Capitão Manoel Jose Velloso.

 

Ouro Preto, MG Igreja N Sra da Conceição aos 22-06-1760 neta capela de N Sra da Piedade filial desta matriz se casaram Manoel Jose Veloso, f.l. de Antonio Francisco Senra e de Maria Gomes, natural e bat. na freguesia de S. Romão de Milhazes termo da vila de Barcelos Arc. de Braga = cc Maria Joana Soares, f.l. de Antonio Luiz de Carvalho e de Joana Soares de Souza, n/b nesta freguesia de N Sra da Conceição de Vila Rica. Test.: Francisco Affonço Vianna e Manoel Fernandes de Carvalho da freguesia de N sra do Pilar do Ouro Preto.

 

Maria Belas e Cap. Jose tiveram os filhos, q.d.:

8-1 Silvestre José Velloso, batizado em 15-01-1778. Em 19-04-1798 casou com Joana Silvéria de Jesus, filha de Mateus Vieira Machado e Ana Rosa de Jesus. Geração na família “José Vieira Machado”, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-01-1778 Japão, Silvestre, f.l. Cap. Manoel Jose Veloso e Maria Bellas, npaterno Antonio Francisco Senra e Maria Gomes, este de S. Romão de Millazes esta de Santo Andre de Barcelinhos termos de Barcelos Arc. Braga. pela materna de Antonio João Bellas e Antonia Marcelina n. da Sé do Rio de Janeiro. Padr.: Jose Ferreira Bellas e Antonia Marcelina mulher de Antonio João Bellas da freg. dos Campos Ouro Branco, e os mais fregueses desta matriz.

 

8-2 Ana Vellosa do Amaral, natureal de Sabará. Em S. José del Rei aos 06-02-1797 casou com Manoel Rodrigues Lima, natural de Sabará, filho de João Rodrigues Lima e Bárbara Gonçalves Coelho.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, capela do Japão aos 06-02-1797 Manoel Rodrigues Lima, natural de Sabará, f.l. João Rodrigues Lima e Barbara Gonçalves Coelho = cc Ana Vellosa do Amaral, natural de Sabará, f.l. Mnaoel Jose Velloso e Maria Bellas do Amaral.

8-3 Maria Velosa do Amaral natural de Antonio Dias. Em Santa Barbara aos 20-10-1794 casou com Alf. Manoel Rodrigues Franco, daí natural, filho do Cap. Manoel Rodrigues Rabello e d D. Ursula Anastacia Maria do Couto.

 

9- Ana, batizada em 05-10-1757.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 05-10-1757 bat a Ana, f.l. Cap. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo, np de Manoel João e Eulalia João naturais do lugar de --nha freguesia de Bellas do Patriarcado de Lisboa, nmaterna do Ten. Antonio Ferreira de Franca nat da cidade de Lisboa da freg. de Santo Estevão de Alfama Patriarcado de Lisboa e de Maria do Amaral natural da cidade do Rio de Janeiro e do mesmo bispado. Padr.: Revdo Gaspar de Fontes Couto e Antonia Lopes mulher de Manoel Pacheco Machado.

10- Clara, em 07-06-1759.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 07-06-1759 bat a Clara, f.l. Cap. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo, npaterma de Manoel João e Eulalia João moradores que foram do lugar de Idanha freguesia de N Sra da Misericordia da vila de Bellas do Patriarcado de Lisboa, nmaterno de Antonio Ferreira da Franca  nt da freg. de Santo Estevão de Alfama da cidade de Lisboa e Maria do Amaral natural da cidade do Rio de Janeiro. Padr.: Dr. Intendente Casemiro Teixeia Machado, solteiro morador em Vila Rica e Rita Grugel do Amaral mulher do Cap. Antonio Pinto de Souza, moradora na comarca do Rio das Mortes.

11- Casemiro Ferreira Bellas, solteiro em julho de 1791. Em São João del Rei aos 22-11-1791 casou com Catarina Maria do Espirito Santo, natural de Prados, filha de Manoel Machado Passos e Catarina Maria do Espirito Santo

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 22-11-1791 na capela de S. Tiago, filial desta matriz e testemunhas Joaquim Rodrigues Pacheco e Manoel Marques de Carvalho. Casemiro Ferreira Bellas, f.l. do Cap. Antonio João Bellas e D. Antonia Marcelina do Espirito Santo, n/b na freguesia de Santo Antonio do Ouro Branco = cc Catharina Maria do Espirito Santo, f.l. de Manoel Machado Passos e Catharina Maria do Espirito Santo, e batizada na freguesia dos Prados.

12- Manoel em 14-12-1762.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio bat 1728-1774 im 48 aos 14-12-1762 nesta freguesia no oratorio do Cap. Antonio João Bellas bat a Manoel, f.l. do dito Cap. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina doi Espirito Santo. Padr.: Antonio de Abreu Guimarães, solteiro e morador na cidade do Rio de Janeiro por pp ao Cap. Bartolomeu Gomes casado morador na freg. dos Carijos, e Cordova das Virgens, mulher de Miguel Gomes de Oliveira moradora na Lagoa Dourada freguesia dos Prados por pp a Josefa do Amaral Grugel, solteira moradora na mesma casa do Cap. Antonio João Bellas.

13- Inácia em 18-02-1765.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 18-02-1765 nesta matriz bat a Inacia n. aos 14, f.l. Cap. Antonio João Bellas e Antonia Marcelina do Espirito Santo. Npaterna de Manoel João nb. da freg. de S. João das Lampadas(sic)  termo de Sintra e s/m Olaya João n. da freg. de Benfica, e pela materna do Ten. antonio Fereira de Franca n. da freg. de Santo Estevão de Alfama cidade de Lisboa e s/m Maria do Amaral n. da freg. de N Sra da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro,. Padr. eu mesmo Mnaoel Afonso vigario desta freguesia, e Cordola das Virgens Ferreira mulher de Miguel Gomes de Oliveira da freguesia de Prados.

14- João, batizado em 28-04-1767, solteiro em 1782. Em 1791 estava casado e dotado.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 28-04-1767 neta igreja matriz de Santo Antonio do Ouro Branco bat a João, f.l. do Cap. antonio João Bellas e de D. Antonia Marcelina do Espirito Santo; np de Manol João n. da freguesia de Bemfica termo e Patriarcado de Lisboa e de s/m Eulalia João, natural da freguesia de S. João das Lampas termo de Sintra; e nm de Antonio Ferreira Franca, n. da freg. de Santo Estevão de Alfama da cidade de Lisboa e de s/m Maria do Amaral n. da freg. da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro;foram padrinhos o Cap. João Teixeira Alves, casado morador na freguesia de S. Jose do Rio das Mortes e Eulalia Maria mulher do Lic. Manoel Goçalves morador na Lagoa freguesia dos Prados, e os mais moradores nesta do Ouro Branco.