PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Gracia e João Garcia Duarte

(atualizado em 04-junho-2013)

 

 

Regina M. Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Em meados do século XVII, Antonio Gracia e Maria Correa moravam na Freguesia de Nossa Senhora das Angustias na Vila de Horta da Ilha do Fayal.

Aí encontramos alguns filhos do casal:

- Catarina Duarte, casou em 24-05-1671 com Sebastião Silveira, filho do falecido Sebastião André e Brites Gularte.

Casamentos na Parochial Igreja de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta, Ilha do Fayal - Em os vinte e coatro dias do mes de Maio (rasgado) seiscentos setenta e hú, recebi em face da igreja por mandado do Rv.do Ouvidor a Sebastião Sylveira, filho de Sebastião André defunto, e de sua mulher Britis Gularte, com Caterina Correa filha de An.to Gracia e de sua molher maria Correa defunta todos freguezes desta parochia forão prezentes An.to Roz. Flores e An.to Dias, e outras muitas pessoas fiz e assinei dia, mes e era ut supra. Amaro da Sylva.

 

- Domingas Correa, casou em 1673 com José Duarte, filho de Francisco Duarte e Bárbara George.

Casamentos na Parochial Igreja de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta, Ilha do Fayal - Aos 30-11-1673 - Jozeph Duarte, f. de Francisco Duarte e Bárbara George, da Freguesia de N Sra da Luz dos Flamengos com: Domingas Correa, f. de Antonio Gracia e Maria Correa, defunta, desta. Presentes: Manoel Godinho Ribeiro e Domingos Fialho

 

- Bárbara Gracia, em 1678 casou com Antonio Pimentel de Mendonça, filho de Pedro de Mendonça e Maria Pimentel

Casamentos na Parochial Igreja de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta, Ilha do Fayal -10-01-1678; Bárbara Gracia, filha de Antonio Gracia e Maria Correa com: Antonio Pimentel de Mendonça, f. de Pedro de Mendonça e Maria Pimentel

 

- Bárbara Correa, casou na mesma freguesia aos 17-02-1689 com Pascoal Rodrigues, natural de Feiteira. No termo de casamento não consta ser ela viúva, de forma que pode ser outra “Bárbara” filha dos mesmos pais.

 

- Francisca Gracia casou aos 20-02-1689 com Francisco Rodrigues, filho de Diogo Rodrigues e Bárbara Duarte. Francisco teve ao menos um irmão inteiro, Manoel Rodrigues, que se casou na mesma igreja aos 17-02-1689.

Casamentos na Parochial Igreja de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta, Ilha do Fayal - Aos vinte dias do mês de fevereiro recebi Francisca Gracia filha de Antonio Gracia e sua molher Maria Correa defunta com Francisco Rodrigues filho de Diogo Rodrigues e de sua molher Bárbara Duarte defunta todos freguezes desta freguezia de Nossa Senhora das .Angustias foram prezentes João Gracia e Manoel de Souza e outras pessoas... fiz

Amaro da Sylva - (à margem) Era de seissentos e oitenta e nove

 

 

Ao menos dois filhos do casal Francisca Garcia e Francisco Rodrigues vieram para o Brasil, onde deixaram grande descendencia:

I - Antonio Gracia que segue

II - João Garcia Duarte

 

 

I - Antonio Gracia

(atualizado em 04-junho-2013)

 

Antonio Gracia herdou o nome de seu avô materno, que usou com mesma grafia até morrer e assim o legou a seus filhos.

 

Em sua terra natal Antonio casou aos 06-02-1719 com sua conterrânea Maria Josefa de Santo Antonio.

Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Angustias da Vila de Horta-casamentos

Em os seis dias do mês de Fevro de mil settecentos e dezenove sendo --- parochial Fregª de N Sra das Angustias desta Villa de Horta ----- sem impedimentos algum – sendo prezentes Manoel Correa, Matias Correa nesta freguesia moradores e outros mais --- celebraram --- matrimonio Antonio Garcia mareante filho de Francisco Rodrigues já defunto e sua molher Francisca Garcia Rodrigues com Maria Josefa de Stº Antonio filha de Pascoal Rodrigues defunto e sua mer Maria da Paixam todos naturais e mres desta fregª..

 

Ainda na primeira metade do século XVIII, Antonio Gracia transferiu-se para o Brasil com os filhos. Casou em segundas em Prados aos 12-05-1744 com Clara Maria de Jesus, filha de Antonio de Candeias Moreira e Teodosia Gonçalves.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 12-05-1744 nesta matriz e test.: Antonio Gracia, casado da freg. de S. Jose e Lourenço Pereira, casado morador neste arraial. Antonio Gracia n. da freg. de N Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Francisco Rodrigues e Francisca Gracia, ja defuntos, viuvo de Maria Josefa = cc Clara Maria, nat/bat nesta freguesia, f.l. Antonio da Candeia Moreira e Teodosia Gonçalves.

 

Fixaram moradia “ao pé da Capela de Garimbéu”, às margens do Rio Grande, onde redigiu seu testamento aberto aos 07-06-1768, tendo falecido em um de maio do mesmo ano. Sua segunda mulher já era falecida.

Segundo seu inventário e testamento (neste site), deixou dois filhos do primeiro leito e cinco do segundo:

 

Antonio Gracia teve de Maria Josefa de Santo Antonio

 

1- José Gracia Duarte               Cap 1º

 

2- Antonio da Silva Duarte, com 38 anos. Aos 23-08-1770 casou-se com Inacia Maria de Jesus, natural da Ilha das Flores, filha de Antonio Furtado Raposo e de Isabel Pimentel de Sá.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 23-08- 1770; test Manoel Garcia Duarte. Antonio da Silva Duarte, nat da Freg de N Sra das Angustias da Ilha do Fayal, filho de Antonio Gracia e Maria Josepha já def. c.c. Inácia Maria de Jesus, nat da freg de N. Sra da Conceição da Vila de ---, fl de Antonio Furtado Rapozo, já defunto e Izabel Pimentel de Sa.

 

Foram moradores no Ribeirão da Cachoeira do Cajuru onde Antonio faleceu com testamento aberto aos 05-12-1791, sem geração. Inacia faleceu aos 20-07-1809 casada em segundas núpcias com Thomás Francisco Villa Nova, também sem geração (testamentos e inventários neste site). Thomás era filho de João Francisco da Silva e Quitéria da Assunção - família “João Francisco da Silva” 3.

 

Antonio Gracia teve com Clara Maria de Jesus

 

3- Manoel Gracia Duarte, nascido por 1749, faleceu solteiro aos 16-04-1768

 

4- Francisco, com 15 anos em 1768

 

5- João Gracia Duarte               Cap 5º

 

6- Helena Maria de Jesus          Cap 6º

 

7- Maria Antonia de Jesus, com dois e meio anos. Conforme certidão anexada no inventário de seu pai, Maria Antonia casou na Ermida de Nossa Senhora do Carmo do Rio Grande aos 17-08-1785 com Marçal de Silva Ferreira, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Itajubá, filho de Manoel da Silva Nespereira e Ignes Marques Ferreira - família “Maria Ferreira”, neste site.

          No termo de seu casamento transcrito no livro da Matriz de São João Del Rei Marçal foi referido como Manoel, talvez por engano do copista da época:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 17-08-1785 na Ermida de N. Sra do Rio Grande desta freguesia, Manoel(sic) da Silva Ferreira, f.l. de Manoel da Silva Nespereira e Ignez Marques Ferreira, n/b na freg. de N. Sra. de Itajuba Bispado de S. Paulo; = cc Maria Antonia de Jesus, f.l. Antonio Garcia e Clara Maria de Jesus, n/b nesta freguesia. 

 

7-1 Ana Custódia de Jesus, legatária do tio materno Antonio da Silva Duarte, natural da Ilha do Faial (meio irmão por pai de Maria Antonia, filho de Antonio Gracia e de Maria Josefa), falecido aos 05-12-1791 (testamento e inventário neste site). Ana já era falecida em 1830, testamento do irmão Antonio: “-pela alma de m/irmã Anna Custodia de Jesus;

 

7-2 João, tambem legatário do tio materno.

 

7-3 Antonio Marçal da Silva, batizado na capela da Madre de Deus, faleceu em Aiuruoca aos 19-09-1830, com testamento, solteiro, herdaram os irmãos. Segundo o processo de dispensa matrimonial de seu primo Francisco 5-3 supra, teve relações com Francisca de Paula antes do casamento desta.

Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: obitos matriz aos 19 setembro 1830, quadragenario, c/test. Antonio Marçal da Silva.

F. l. de Marçal da Silva Ferreira e Maria Antonia de Jesus, falecidos, bat. na capela Madre de Deus, filial da matriz de S. João del Rei.

Testamenteiros: 1- m/irmão João Pedro de Lima; 2- m/irmão Manoel Marçal da Silva; 3- m/cunhado João Theodoro Correia.

no texto:

-pela alma de m/irmã Anna Custodia de Jesus;

- pela alma de m/irmã Helena Constancia de Jesus.

legados:

-m/irmã Candida.

Sou solteiro, herdeiros meus irmãos: João Pedro de Lima, Manoel testamenteiro. Fazenda Boa Vista, 06 março 1830. Registrado aos 26 set 1830.

 

7-4 Manoel Marçal da Silva, 2º testamenteiro do irmão supra.

 

Maria Antonia, viúva, aos 15-05-1797 convolou segundas núpcias com Domingos Martins Borralho, filho de José Martins Borralho e Teodora Barbosa Lima. Geração na família “Os Barbosa Lima” I - Cap. 6º

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 15 maio 1797 matriz - Domingos Martins Burralho, f.l. de Joseph Martins Burralho e d. Theodora Barbosa Lima, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca; c/ D. Maria Antonia de Jesus, f.l. de Antonio Garcia e Clara Maria, n. e b. na vila de S. João del Rei e viuva do Furriel Marçal da Silva Ferreira.