PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO GONÇALVES VILLELA

(atualizado em 05-outubro-2010)

 

 

Colaboração de Moacyr Urbano Villela

 

 

Antonio Gonçalves Villela, morador nos arredores de São João del Rei onde já estava antes de 1765,  quando requereu sesmaria de meia légua em quadra, alegando que não possuía outras terras. Nesse ano Antonio já tinha culturas e engenho de cana, o que leva a crer que já assistia nessas terras ha alguns anos. Foi-lhe concedida a sesmaria aos 29-07-1765, em documento redigido em Ouro Preto pelo futuro inconfidente Cláudio Manoel da Costa, então Secretário de Governo, a mando de Luiz Diogo Lobo da Silva (neste site).

 

Antonio casou com Clara Mariana de Souza Nogueira (SL 6º, 432, 7-6 onde não consta a geração), filha de Antonio de Souza Ferreira e Ana de Jesus Nogueira, família “Antonio de Souza Ferreira”.

 

Em fins do século XVIII Antonio, morador na Aplicação da Capela de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno na sua fazenda Rio da Prata, requereu nova sesmaria de meia légua em quadra na paragem chamada Cuiabá da Freguesia de São João del Rei, que lhe foi concedida aos 22-01-1800 pelo Governador Bernardo José de Lorena (neste site). Essas terras eram vizinhas às de Antonio da Silva, Luiz Gonçalves da Trindade e Jerônimo José Martins.

Jerônimo José e sua mulher Caetana Maria Duarte foram proprietários da Fazenda Pega Bem, às margens do Rio das Mortes Pequeno, Freguesia de São Miguel do Cajurú, Termo da Vila de São João del Rei (família “Carvalho Duarte” capitulo 12º, neste site).

 

Antonio Gonçalves Villela teve seu inventário aberto na Fazenda Rio da Prata em 1806, de João Martins Saldanha e de Antonio Lobo da Silva Rios, por requerimento da viúva

Em seu inventário (neste site), foram arrolados seis filhos:

 

1- Ana Joaquina Nogueira, solteira com 27 anos de idade em 1806. Aos 25-02-1816 casou com o viúvo Alf. Custódio José Ferreira e tiveram, pelo menos:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 25-02-1816 matriz, Alferes Custodio Jose Ferreira, viúvo; = cc. D. Ana Maria Villela.

1-1 Maria, batizada em 31-10-1816. Legatária do tio Francisco de Paula -4 abaixo: “a minha sobrinha Maria, filha legitima de Custódio Jose Ferreira e Dona Ana Joaquina Nogueira”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 31-10-1816 Maria, f.l. Alf. Custoio Jose Ferreira e D. Joaquina Villela, padr.: Guarda Mor Manoel Soares Lopes e D. Francisca Vitória, solteiros.

1-2 Clara, batizada em 19-10-1817

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 19-10-1817 Clara, f.l. Alf. Custodio Jose Ferreira e D. Ana Joaquina Nogueira, de S. Gonçalo do Brumado, padr.: Padre Isidoro Correa de Carvalho e D. Clara Mariana Nogueira,

 

2- Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Nogueira, ou Villela, com 26 anos. Casou com Ana Silvéria de Andrade. O casal residiu na Fazenda Ribeirão da Prata onde Joaquim Antonio teve seu inventário aberto aos 10-05-1853 por notificação notarial pedida por seu genro Francisco Alves França. Havia falecido aos 25-07-1850. Alem de terras arruinadas, deixou uma pequena venda na beira da estrada com seu quintal, mais tarde vendida a Dona Francisca de Paula Rodrigues Neves.

Ana Silvéria faleceu aos 09-05-1870, filha de José Lemes de Andrade e Isabel Rodrigues da Silva. Em 1853 já os filhos do casal viviam dispersos (família “Isabel Pedrosa” 5-3).

” (...) que sendo os herdeiros todos de maior e estando alguns residindo em Termos diversos e desvairados, pois que um é morador em Pinhany, outro na Franca, e outro na Sapocaia (...).

 

Segundo os inventários do casal (neste site), tiveram:

2-1 Dona Constancia Maria de Jesus, com 44 anos em 1853; Constança Flausina de Jesus faleceu aos 27-09-1855.

 

2-2 Severino Villela Nogueira, 42 anos em 1853, ainda era solteiro em 1870 quando morava em São José de Além Paraíba.

 

2-3 José Villela Nogueira, batizado em 17-01-1814. Casou com Luzia Rosa da Silveira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 17-01-1814 Jose, f.l. Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e D. Ana Silveria de Andrade, da freg. de Santo Antonio do Rio das Mortes,  padr.: Alf. Pedro Antonio Lemes de Andrade, casado e s/irmã D. Maria da Conceição Porfiria, solteira.

          Era falecido em 1870 deixando a filha:

2-3-1 Maria Villela de Andrade, com mais de 20 anos,casada com Flavio Gonçalves de Souza, em 1870 morador no Cajuru da França da Província de São Paulo.

 

2-4 Maria Umbelina de Andrade, batizada em 12-03-1815. Aos 20-11-1839 casou com Francisco Alves França (ou Pedroso), filho do Capitão João Luiz França e Ana Moreira de Carvalho, neto paterno de João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São José, neto materno de João Moreira da Costa e Maria Tereza de Jesus, família “Os Alves Pedrosa” Cap 6º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 12-03-1815 Maria, f.l. Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e D. Ana Silveria de Andrade, padr.: Cap. Jose Moreira Rocha, solteiro e D. Ana Joaquina dos Santos, casada.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sato Antonio aos 20-11-1839 Francisco Alves Pedroso, f.l. do falecido Cap. João Luiz Franca e Ana Moreira e Carvalho = cc Maria Umbelina de Andrade, f.l. Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e D. Ana Silveria de Andrade, test.: Jose Justino da Silva e Antonio Gonçalves Villela, casados.

 

          Em 1853, Ana Silvéria declarou que Francisco já não vivia há muitos anos com sua mulher:

 “...Francisco Alves França tendo se casado há doze anos mais ou menos com a filha da Embargante Dona Ana Silvéria de Andrade (viúva) de nome Maria Felisbina de Andrade, tendo vivido com esta apenas dois anos e poucos meses, em cujo tempo teve dois filhos de nomes: Ana, que terá de idade onze anos; e João, com dez anos pouco mais ou menos, sem motivo e causa justificada mais do que uma vida licenciosa, libertina e desregrada, abandonou e deixou ao desamparo bem como a seus filhos, sem lhe prestar alimentos, vestuários e educação (...) no pouco tempo que viveu com sua mulher, vendeu todos os bens da mesma para gastar ilicitamente em jogos, pucias e outros vícios com mulheres prostitutas e de má vida (...) depois que desamparou sua filha esta tem encontrado abrigo em companhia de seu pai o falecido Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e de sua mãe Dona Ana Silvéria de Andrade com quem sempre tem vivido na maior honestidade e bons costumes.”

 

          Em 1870 Francisco Alves França morava no Termo de Lavras. Foi inventariado em 1883 por Maria Umbelina, deixando dois filhos (inventário neste site):

 

2-4-1 João Luís Nogueira, a princípio morador no Rio das Mortes pequeno, em 1883 havia se mudado para mar de Espanha.

2-4-2 Ana Silvéria Nogueira

 

 

2-5 Antonio Villela Nogueira, batizado em 24-11-1816. Faleceu de pneumonia aos 17-06-1855

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 24-11-1816 Antonio, f.l. Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e D. Ana Silveria de Andrade, padr.: Cap. Jose Gonçalves de Aguiar e D. Izabel Simpliciana de Andrade, viuva.

 

2-6 Pedro Villela Nogueira, inventariante do pai, 28 anos em 1853. Em 1870 estava casado. Em 1875 morava no Termo de Lage.

 

2-7 Francisco Villela Nogueira, solteiro com 24 anos em 1853. Em 1859 estava casado com Eulália Malvina Nogueira. Em 1870 morava na cidade de Mar de Espanha

 

2-8 Mécia Flausina de Andrade, batizada em 17-02-1829. Casada com José Ribeiro da Silva, falecido aos 09-04-1875, não deixando geração. (Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado” Cap. 9º, § 2º  e inventário neste site)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 17-02-1829 Messias, f.l. Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Villela e D. Ana Silveria de Andrade, padr.: Ten. Luiz Joaquim Nogueira, casado e D. Luiza Angelica de Andrade por pp a D. Teresa de Jesus, solteira.

 

Casamentos na Matriz do Pilar e Capelas, a 1830 em diante

1-3-1851 -José Ribeiro da Silva filho de Joaquim Rib. da Silva e Felicidade Perpétua da Conceição, com Maria Flausina de Andrade, filha de G.Mor Joaquim ? Vilella e An.ª Silvéria de Andrade.

 

3- Antonio Gonçalves Villela Nogueira, batizado em 25-12-1781. Casou, aos 16-06-1817, com Florisbela Amada de Jesus, batizada em 28-06-1799, filha de Bartolomeu de Souza Soares e Bernarda de Proença Góes e Lara; família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, Cap. 2º. O casal comparece no inventário de Bartolomeu. No testamento e inventário de Bernarda, Florisbela não é citada nem representada.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 25-12-1781, Antonio, f.l. Antonio Gonçalves Villela e Ana Clara Mariana Nogueira e Souza, padr.: Dr. Bernardo Ferrão, solteiro

 

(pesq. Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira) Arquivo Eclesiastico de S. João del Rei-MG; São José, Casamentos Livro 26 - 1813/1825 fls 34v e 35

Aos dezesseis de Junho de mil oitocentos e dezessete na Ermida de Nossa Senhora da Conceição do Ribeirão da Fazenda do  Capitão Joaquim Pinto de Gois e Lara   feitas as denunciações na forma do sagrado concilio, e sem haver impedimento algum  como consta da provisão do reverendíssimo Antonio Ribeiro de Resende Vigário da Vara desta Comarcae de licença do Reverendíssimo Vigário desta Freguesia da Vila de São Joséadministrei o Sacramento do Matrimônio aos contraentes que se receberam in face da Igreja solenemente por palavras de presente  = Antonio Gonçalves Villela  filho legítimo de Antonio Gonçalves Villela e de Dona Clara Mariana Nogueira natural e batizado na Freguesia da Vila de São João del Rei onde é morador = com Dona Florisbella Amada de Jesus filha legítima do Guarda Mor  Bartholomeu de Souza Soares e de Dona Bernarda da Proença e Laranatural e batizada nesta Freguesia onde ambos são moradores e logo lhes dei as bênçãos nupciais em presença das testemunhas o Capitão Joaquim Pinto de Gois e Lara o Padre Francisco Pinto de Gois e Lara de que faço este assento que assinei  o Padre Manoel Coelho dos Santos. Mandei   lançar aqui este assento e para constar assinei.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-06-1799 Lage, Florisbela, f.l. Bartolomeu de Souza Soares e D. Bernarda de Proença e Lara, padr.: Luiz Moreira, solteiro e o Alf. João Pinto de Goes apresentou pp da madrinha Ana Josefa da Silva.

 

Antonio aos 26-11-1837 casou em segundas com Maria Felisbina de Cassia, filha de Januário Ferreira da Costa e Rita Felisbina de Cassia. Em 1839 eram moradores no Rio das Mortes Pequeno.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-11-1827 cap. S. Tiago, Antonio Gonçalves Villela Nogueira, viuvo de Florisbela Amada de Jesus = cc Maria Felisbina de Cassia, f.l. Januario Ferreira da Costa e Rita Felisbina de Cassia, n/b nesta freguesia.

 

censo 1839 Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno-MG, fogo 9

Antonio Gonçalves Vilela, branco, 59, casado

Maria Felisbina, branco, 30, casado

16 escravos

          Antonio faleceu em Setembro de 1869 e teve seu inventário aberto pela viúva aos 26-01-1870. Deixou dois filhos de seu casal com Maria Felisbina:

3-1 João Paulo Ferreira, batizado em 24-07-1846. Aos 27-12-1865 casou com Maria Custódia de Jesus, filha de José Cândido Alves e Maria Joaquina de Jesus, neta paterna de João Damasceno Alves e Teresa Maria de Jesus, neta materna de José Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus; famílias “Carvalho Duarte” cap. 12, § 2º e “Amaro da Silveira”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 24-07-1846 João n. 26-06-1846, f.l. Cap. Antonio Gonçalves Villela e D. Maria Felisbina de Cassia, padr.: Januario Ferreira da Costa e D. Ana Silveria de Andrade.

 

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, João Paulo Ferreira, nat de S Antonio do Rio das Mortes, f de Antonio Gonçalves Villela Nogueira e Maria Felisbina de Castro(sic) = Maria Custódia de Jesus, nat de São Gonçalo do Brumado, f de José Candido Alves e Maria Joaquina de Jesus. Test: Antonio Gonçalves Villela e Manoel Francisco Lima. Oratório particular da Fazenda de José Candido Alves - 27-12-1865

3-2 Saturnino André de Aquino, 21 anos, casado.

 

4- Francisco de Paula solteiro, batizado em 12-04-1784. Francisco de Paula Gonçalves Nogueira faleceu com testamento, solteiro e sem geração, deixou legado a sobrinha Maria e instituíu herdeiro ao irmão Alferes Manoel seu inventariante (inventário neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 12-04-1784 Francisco, f.l. Antonio Gonçalves Villela e D. Ana Clara Mariana Nogueira e Souza, padr.: Cap. Jose Souza Gonçalves e D. Joana Vitoria Nogueira, casada da freg. de Baependi

 

5- Manoel Gonçalves, batizado em 02-07-1786. Solteiro em 1806. Manoel Gonçalves Nogueira Villela (ou Villela Nogueira) aos 12-01-1832 casou-se com Rosária Flausina de Andrade

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 02-07-1786 Manoel, f.l. Antonio Gonçalves Villela e D. Ana Clara Mariana Nogueira e Souza, padr.: Padre Mestre Marçal Cunha Mattos por pp ao Dr. Manoel Rodrigues Pacheco, e D. Maria Inacia Villas Boas da Gama, solteira

 

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-01-1832 Manoel Gonçalves Villela Nogueira e D. Rosaria Flausina de Andrade; test.:  Antonio Gonçalves Villela e Luiz Carlos Nogueira.

          Em 1839 eram moradores em Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno.

censo 1839 Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno-MG, fogo 4

Manoel Gonçalves Vilela, branco, 49, casado

Rosaria Floriana, branco, 38, casado

filho, 6

filho, 3

25 escravos

          Manoel faleceu aos 14-03-1863 e foi inventariado no ano seguinte por sua viúva. Deixou três filhos de seu casal:

5-1 Manoel Tomás Nogueira Villela casado com Francisca Cândida de Paula, filha de Domingos Jose Garcia e Francisca Venancia de Paula. Geração na família “Izabel Pedrosa”.

5-2 Eulália Malvina Vilela casada com Francisco Nogueira Vilela.

5-3 Bernarda Flausina Nogueira casou aos 30-07-1859 com Francisco José Garcia, filho de Domingos José Garcia e Francisca Venancia de Paula - família supra citada.

 

6- Maria Clara Gonçalves Nogueira, batizada en 31-01-1790. Aos 16-04-1815 casou com José Machado Batista, filho de José Machado da Silveira e Maria Joaquina da Conceição.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 31-01-1790 Maria, f.l. Antonio Gonçalves Villela e D. Ana Clara Mariana Nogueira e Souza, padr.: Cap. Domingos Rodrigues Barreiros, solteiro e D. Ana Joaquina de Almeida, casada.

 

B7: Casamentos SJDRei, aos 16-04-1815 matriz, Jose Machado Baptista, f.l. Jose Machado da Silveira e Maria Joaquina da Conceição, n/b na freg. de S. Sebastião da Ilha Terceira Bispado de Angra; = cc. D. Maria Gonçalves, digo Maria Clara Gonçalves Nogueira, f.l. Antonio Gonçalves Villela e D. Clara Mariana Nogueira, n/b nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

6-1 Gabriel, batizado em 02-06-1816.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 02-06-1816 Gabriel, f.l. Jose Machado Batista e Maria Clara, padr.: Alf. Manoel Gonçalves Villela e D. Clara Mariana Nogueira

6-2 Bernardino em 27-09-1818.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 27-09-1818 Bernardino, f.l. Jose Machado Batista e Maria Clara, padr.: Ten. Joaquim Anselmo Coelho e D. Ana Silveria de Andrade, casada.