PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

ANTONIO FURTADO, da ilha do Pico

 

 

Moacyr Villela

 

 

Antonio Furtado, ou Furtado de Mendonça como mais tarde se chamou, nasceu aos 19-11-1711 na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico. Foi filho de Domingos Furtado, nascido aos 08-05-1686, e Helena do Rosário (também Maria do Rosário e Helena Maria), nascida aos 12-10-1691, casados aos 15-02-1711. Neto paterno de outro Domingos Furtado e Maria Nunes, neto materno de Francisco George Tomas e Agueda Gonçalves, todos da mesma freguesia de Madalena

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –– Antonio filho de Domingos Furtado e de Maria do Rosário naturais e moradores nesta freguesia de Santa Maria Madalena do Pico. Nasceu aos 19 de novembro de 1711 foi batizado em 22 do mesmo mês padrinho Manoel de Oliveira.

 

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico – Aos oito de maio de 1686, batismo de Domingos filho de Domingos Furtado e sua mulher Maria Nunes. Foram padrinhos, Bartolomeu da Rosa do Porto e Maria Gracia mulher de Francisco da Rosa todos desta.

 

Livro de casamentos da Madalena – Ilha do Pico– Aos quinze de fevereiro de 1711 Domingos Furtado filho de Domingos Furtado e Maria Nunes já defuntos com Ilena do Rosário filha de Francisco George Thomas e de Agueda Gonçalves todos desta.

 

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico– Aos doze de outubro de 1691, Ilena filha de Francisco George Thomas e de sua mulher Agueda Gonçalves. Foram padrinhos, Pedro Vieira e Maria Gonçalves mulher de Manoel George todos desta.

 

 

Antonio casou primeiro em 20-09-1733 com Luzia do Nascimento, nascida aos 22-02-1715, filha de Antonio Luis e Maria Gomes, todos naturais da Madalena da Ilha do Pico.

Livro de casamentos da Madalena – Ilha do Pico - Antonio Furtado e Luzia do Nascimento – Aos vinte de setembro de 1733 casaram Antonio Furtado e de sua mulher Ilena Maria com Luzia do Nascimento filha de Antonio Luis e de sua mulher Maria Gomes todos naturais e fregueses desta dita matriz

Obs.: não consta, no termo, o nome do pai do contraente.

 

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico– Luzia filha de Antonio Luis e Maria Gomes naturais de moradores nesta freguesia nasceu aos 22 de fevereiro de 1715 e foi batizada aos 24 do mesmo mês. Foram padrinhos, Antonio Duarte e Antonia de São Mateus filha de Francisco Gomes e Barbara Rodrigues

 

Luzia do Nascimento faleceu em Prados-MG aos 06-08-1751.

Prados, MG - Aos 06-08-1751 faleceu com todos os sacramentos Luzia do Nascimento mulher de Antonio Furtado mulher pobre, pois nada tem de seu, somente filhos que é necessário tirar esmolas para os sustentar e foi encomendada e sepultada na capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca (pesq. Moacyr Villela).

 

Segunda vez em Prados-MG aos 19-06-1752, Antonio Furtado casou com Luzia Leme, filha de Miguel Bicudo de Siqueira e Ana Correa da Costa.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 19-06-1752 na capela da Ressaca e testemunhas Manoel de Albuquerque e Tomas da Costa. Antonio Furtado, viuvo de Luzia do Nascimento desta freguesia = cc Luzia Leme, f.l. Miguel Bicudo de Siqueira e Ana Correa da Costa moradores nesta mesma freguesia.

 

Antonio teve filhos dos dois leitos. Com Luzia do Nascimento, a primeira filha nascida ainda nos Açores.

 

Filhos de Antonio Furtado e Luzia do Nascimento:

1- Agueda

2- Manoel Furtado de Mendonça

3- Isabel Garcia

4- Teresa Maria de Jesus

5- Antonio

 

Com Luzia Leme:

6- Ana

7- Josefa

8- Antonia

9- Maria Antonia de Jesus (ou de Mendonça).

 

 

1- Agueda nascida aos 15-06-1734 e batizada aos dezoito em Madalena da Ilha do Pico. Foram padrinhos os tios paternos Francisco Furtado e Josefa Nune.

Livro de batismos da Madalena – Ilha do Pico –– Agueda filha de Antonio Furtado e Luiza do Nascimento nasceu aos 15 de junho de 1734 batizada aos dezoito dias do dito mes e ano .Forram padrinhos Francico Furtado e Josefa Nunes, filhos de Domingos Furtado e sua mulher Ilena do Rosário, todos desta vila.

 

2- Manoel Furtado de Mendonça casou com Rosa Maria da Conceição, filha de Antonio Machado e Ana Maria da Conceição. Tiveram filhos batizados em S. José del Rei (Tiradentes), q.d.:

2-1 Joana em 11-09-1774.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 11-09-1774 Oliveira, Joana, f.l. Manoel Furtado de Mendonça e Rosa Maria da Conceição, padr.: Jose Alves Cardoso e Ana Joaquina mulher de Salvador da Silva desta freguesia.

2-2 João em 09-06-1777.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-06-1777 Oliveira, João, f.l. Manoel Furtado de Mendonça e Rosa Maria da Conceição, npaterno Antonio Furtado de Mendonça e Luzia do Nascimento, nmaterno de Antonio Machado e Ana Maria da Conceição. Padr.: Manoel da Costa Pereira e Maria Madalena filha de Ana Maria da Encarnação.

2-3 Francisco em 23-08-1779.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-08-1779 Oliveira, Francisco, f.l. Manoel Furtado de Mendonça e Rosa Maria, padr.: Francisco de Souza Coelho e s/m Josepha Moreira de Mendonça todos desta freguesia.

 

3- Isabel Garcia batizada em 02-09-1747 na Ressaca MG. Com treze anos incompletos, casou aos 26-06-1760 na matriz da Borda do Campo com Miguel Antonio natural de Santa Barbara MG filho de Miguel Bicudo (de Siqueira), de Pindamonhangaba e Ana Correa (da Costa), de Jacareí.

Batismos Prados – Isabel aos dois de setembro de 1747 na capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca filial de Prados filha legitima de Antonio Furtado e Luiza do Nascimento, fregueses desta matriz. Padrinhos Antonio Manoel solteiro e Teresa de Jesus mulher de Antonio Martins de Moura todos desta dita freguesia.

 

Casamentos Barbacena– Aos 26 de junho de 1760, na matriz da Borda do Campo Miguel Antonio natural da freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara Bispado de Mariana filho legitimo de Miguel Bicudo já falecido e sua mulher Ana Correa com Isabel Garcia batizada em Prados filha de Antonio Furtado de Mendonça e sua mulher Luzia do Nascimento já defunta. Testemunhas Domingos Gomes de Meneses e Jose FErreira da Silva, moradores nesta freguesia.

 

Encontramos um filho batizado na capela do Barroso:

3-1 Manoel nasceu aos 10-11-1765 e foi batizado aos 20 do mesmo mês,

Barbacena, MG - Manoel batizado aos 20-11-1765 na capela de Santana do Barroso, filho legítimo de Miguel Antonio natural de Santa Barbara e Isabel Garcia da freguesia de Prados npaterno de Miguel Bicudo natural de Pindamonhangaba e sua mulher Ana Correa natural da freguesia de Jacareí ambos do Bispado de São Paulo. nmaterno de Antonio Furtado e Luzia do Nascimento naturais da Ilha do Pico . Padrinhos Manoel Dias Furtado e Luzia Correa. Nasceu no dia dez.

 

4- Teresa Maria de Jesus batizada aos 29-09-1748. Casou com Antonio Rodrigues Pires.

Batismos Prados– Teresa aos vinte de nove de setembro de 1748 na capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca filha de Antonio Furtado e Luzia do Nascimento. Padrinhos Antonio Manoel solteiro e Teresa de Jesus mulher de Antonio Martins de Moura.

          Segundo o termo de batismo do filho Francisco, Antonio Rodrigues Pires era filho de Antonio Furtado e Francisca Jacinta, ambos da ilha do Pico. Segundo o termo do filho José, seria filho de Manoel Rodrigues, natural da Ilha do Faial e Maria Jacinta natural da Ilha do Pico.

          Antonio Rodrigues Pires, muito provavelmente o Antonio, batizado em Barbacena aos 22-06-1745, filho de Manoel Rodrigues Pires, natural da ilha do Pico e Maria Jacinta, natural da Ilha do Faial, neto paterno de Manoel Rodrigues Pires e Barbara Pereira, neto materno de João Furtado Alvernaz e Luzia da Rosa.

          Antonio era irmão inteiro de Rita Maria de São José casada com Antonio Fernandes Lima - tronco da família “Antonio Fernandes Lima”, neste site, onde se encontram outras irformações sobre a família de Manoel Rodrigues Pires e Maria Jacinta.

Teresa Maria e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

4-1 Manoel Rodrigues Barreiros, natural da Borda do Campo. Aos 02-03-1791 casou com Rita Custodia da Silva, filha de José Jorge da Silva e Mariana Pascoa da Fonseca. Geração na família “José Jorge da Silva”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas aos 02-03-1791 Manoel Rodrigues Barreiros, da freg.. da Borda do Campo, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus = cc Rita Custodia da Silva, dest, f.l. Jose Jorge da Silva e Mariana Pascoa da Fonseca, test.: Antonio Jorge da Silva e Gonçalo da Costa Afonso.

4-2 Francisco, batizado em Barbacena aos 22-04-1770.

Barbacena-MG, Ribeirão aos 22-04-1770 FRANCISCO nascido aos 14, f.l. de Antonio Roiz Peres e Theresa Maria de Jesus; np de Antonio Furtado, da ilha do Pico e Francisca Jacinta sua mulher, da mesma ilha; nm Antonio Furtado e Luzia do Nascimento. Todos da mesma ilha e bispado. Padr.: Francisco Manoel Fiusa (?) e Anna, filha do Ten. Cel. Joze Lopes de Oliveira.

4-3 José batizado em 04-10-1772.

Jose – Matriz – Aos 04-10-1772 batismo de Jose filho de Antonio Rodrigues Pires e sua mulher Teresa Maria de Jesus naturais da freguesia de Prados. Neto por parte paterna de Manoel Rodrigues natural da Ilha do Faial e sua mulher Maria Jacinta natural da Ilha do Pico e pela materna de Antonio Furtado e sua mulher Teresa Maria de Jesus naturais da dita Ilha do Pico Bispado de Angra. Padrinhos, Vital Ferreira e sua mulher Marta de Miranda com procuração que apresentou de Elena Maria de Resende mulher de Miguel de Sousa todos desta. Nasceu no dia 26 de setembro.

          Jose Rodrigues Pires na Capela do Bom Sucesso aos 21-11-1792 casou com Joana Batista de Siqueira, batizada na Capela de S. Tiago aos 27-07-1767, filha de Marcelo Rodrigues de Siqueira e Maria Josefa.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 21-11-1792 Jose Rodrigues Pires, da vila de Barbacena, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus = cc Joana Batista de Siqueira, desta, f.l. Marcelo Rodrigues de Siqueira e Maria Josefa, test.: Manoel Rodrigues de Siqueira e Manoel Antonio da Silva.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 27-07-1767, Joana, f.l. Marcelo Rodrigues de Siqueira e Maria Josefa, padr.: Francisco Xavier do Prado e Francisca da Fonseca.

Pais de, q.d.:

4-3-1 José batizad9o em 08-11-1795.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 08-11-1795 Jose, f.l. Jose Rodrigues Pires e Joana Batista de Siqueira, padr.: Manoel Rodrigues e Joana Rodrigues de Siqueira.

4-3-2 Maria em 22-07-1798.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 22-07-1798 Maria, f.l. Jose Rodrigues Pires e Joana Batista de Siqueira, padr.: Custodio Jose de Azevedo e s/m Joaquina Josefa de Siqueira.

4-4 Antonio Rodrigues Pires em S. João del Rei aos 31-10-1795 casou com Ana Francisca do Sacramento, filha de Maria Teresa de Jesus e Manoel Rodrigues do Prado, este inventariado em S. João del Rei em 24-11-1795 (inventário neste site, colaboração de Alda Câmara Bueno de Moraes)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 31-10-1795 nesta matriz e testemunhas Joaquim Jose Rois e Joaquim Antonio Furtado se receberam Antonio Rodrigues Pires, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus = Com Ana Francisca do Sacramento, f.l. de Manoel Rodrigues do Prado e Maria Teresa de Jesus. Ambos naturais desta freguesia.

Antonio e Ana tiveram os filhos, batizados em S. João del Rei, q.d.:

4-4-1 Maria em 06-11-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 06-11-1796 na Ermida de Sto Antonio do Amparo bat a Maria, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Ana Francisca; foram padrinhos Antonio Rodrigues da Costa e Maria Teresa de Jesus, todos desta freguesia.

4-4-2 João em 04-09-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 04-09-1798 nesta matriz bat a João, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Ana Francisca; foram padrinhos Joaquim Jose Rodrigues e s/m Maria Jose do Nascimento, todos desta freguesia.

4-4-3 Lucinda em 20-01-180.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 20-01-1800 na Capela de S. Gonçalo da Ibituruna bat a Lucinda, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Ana Francisca do Sacramento, foram padrinhos Jeronimo Antonio de S. Jose, solteiro e Maria Antonia de Jesus, solteira filha de D. Maria Teresa, todos desta freguesia.

4-5 João Rodrigues Pires aos 10-06-1807 casou com Ana Vieira de Faria, f.l. Antonio Vieira Lima e Severina Ignacia do Nascimento. Geração na familia Manoel Inácio de Faria, neste site.

Casamentos - SJDRei, aos 10-06-1807 Capela Bom Sucesso, João Rodrigues Pires, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Thereza Maria de Jesus; = cc. Ana Vieira de Faria, f.l. Antonio Vieira Lima e Severina Ignacia do Nascimento. Nts/bts nesta.

4-6 Maria Antonia do Nascimento, natural da Oliveira. Em S. José del Rei aos 01-11-1808 casou com Francisco José Brandão, natural de Prados, filho de Francisco Borges da C. e Rosa Maria do Rosario.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 01-11-1808 matriz; Francisco Jose Brandão, f.l. Francisco Borges da C.ª e Rosa Maria do Rosario, n/b Prados; cc Maria Antonia do Nascimento, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus, n/b Oliveira; test.: Sacristão Luiz Julio da Fonseca e Francisco Rodrigues Pires.

          Em 1831 o casal comparece no censo de N. Sra da Oliveira, Francisco com 64 anos e Maria Antonia com 54, com dois dependentes:

Mapa de População de Nossa Senhora da Oliveira do Termo de São Jose Del Rei - 1831, Quarteirão 5, fogo 5

FRANCISCO JOZE BRANDAO; chefe do fogo; masculino; 64; casado; pedreiro

MARIA ANTONIA; cônjuge; feminino; 54; casado;

SERAFIM; dependente; masculino; 18; solteiro; pedreiro

RITTA; dependente; feminino; 16; solteiro;

1 escravo

4-7 Barbara, batizada em 19-09-1779.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 19-09-1779 na Capela da Bertioga, filial da matriz da Borda do Campo bat a Barbara, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus; foram padrinhos João Alves Pedro e s/m Maria Fernandes.

4-8 Jeronimo Antonio de São Jose, batizado na CApela da Bertioga em 12-06-1782. Em S. José del Rei aos 08-12-1807 casou com Claudiana Luiza de São Jose, natural de Campo Belo, filha de Antonio de Souza Ribeiro e Mariana Luiza do Sacramento.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 12-06-1782 na Capela da Bertioga, filial da Borda do Campo, bat a Jeronimo, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus, fregueses desta freguesia; foram padrinhos João de Souza Neves e Isabel Maria, casados.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 08-12-1807 Oliveira; Jeronimo Antonio de São Jose, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus, n/b Bertioga da freg. Barbacena; cc Claudiana Luiza de São Jose, f.l. Antonio de Souza Ribeiro e Mariana Luiza do Sacramento, n/b Campo Belo da freg. da matriz da vila de S. Bento do Tamanduá; test.: Cap. Serafim Ribeiro da Costa e Antonio Ribeiro de Moraes.

4-9 Bento, batizado em 10-08-1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 10-08-1789 na Capela do Bom Sucesso, filial desta matriz de S. João del Rei bat a Bento, f.l. de Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus, foram padrinhos João Martins Borges e Mariana Rosa de Borba, casada, todos desta freguesia.

5- Antonio batizado em Prados em 13-09-1750, filho de Antonio Furtado de Mendonça e Luzia do Nascimento.

Batismos Prados  – Antonio aos treze de setembro 1750 na capela de Nossa de Gloria da Ressaca filho de Antonio Furtado e sua mulher Luzia de tal. Padrinhos, Antonio de Medeiros solteiro e Rosa Maria mulher de Simão Rodrigues da freguesia de Carijós (pesq. Moacyr Villela).

 

6- Ana batizada aos 26-10-1753 na capela da Ressaca, filha de Antonio Furtado de Mendonça e sua segunda mulher Luzia Leme.

Prados, MG - Ana batizada aos 26-10-1753 na capela da Ressaca filha de Antonio Furtado e Luzia Lemes neta paterna de Domingos Furtado e Ilena Maria da freguesia da Madalena Ilha do Pico Bispado de Angra e da parte materna neta de Miguel Bicudo e Ana Correa naturais da freguesia de Santa Barbara do Mato Dentro deste Bispado de Mariana. Padrinhos Francisco Ferreira da Silva solteiro e Josefa Maria mulher de Manoel Bernardes da freguesia de Carijós (pesq. Moacyr Villela).

7- Josefa, batizada em 06-01-1756.

Prados, MG bat. aos 06-01-1756 bat a Josepha, f.l. Antonio Furtado n. da freg. da Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e Luzia Leme da freg. de Santa Barbara do Mato dentro deste bispado, npaterna Domingos Furtado e de s/m Elena Maria da dita freguesia da Madalena, nmaterna de Miguel Bicudo e s/m Ana Correa, carijós naturais da dita freguesia de Santa Barbara. Foram padrinhos Tomé Lopes, solteiro e Josepha Maria de Souza mulher de Manoel Bernardes assistentes esta na freguesia dos Carijos, e os mais nesta dos Prados.

8- Antonia batizada em 20-09-1757 e falecida em 05-06-1759 em Prados.

Prados, MG - Antonia batizada aos 20-09-1757 na capela da Ressaca filha de Antonio Furtado natural da freguesia da Madalena Ilha do Pico Bispado de Angra e Luzia Lemes de Siqueira natural de Santo Antonio do mato dentro deste Bispado de Mariana neta paterna de Domingos Furtado e Elena Maria da freguesia da Madalena e da parte materna neta de Miguel Bicudo e Ana Correa da Costa naturais esta da freguesia de Santo Antonio e aquele de Guaratinguetá. Padrinhos o licenciado Francisco da Costa e Ana Maria do Pilar mulher de Jose Rodrigues de Sousa todos moradores nest (pesq. Moacyr Villela).

 

Prados, MG obitos 1755-1768 im 44 aos 05-06-1759 faleceu Antonia, inocente, f.l. de Antonio Furtado e Luzia Leme. Sepultada na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca (pesq. Moacyr Villela)..

9- Maria, nasceu em 29-09-1759 e foi batizada no mês seguinte.

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos -- dias do mes de Outubro de 1759 bat a Maria, f.l. Antonio Furtado e s/m Luzia do Nascimento, neta pela parte paterna de Domingos Furtado e s/m Helena Maria do Rosario nts da Ilha do Pico da freguesia de Santa Maria Madalena Bispado de Angra e pela materna neta de Miguel Bicudo e s/m Ana Correa da freguesia de Santa Barbara onde são naturais bispado de Mariana. Foram padrinhos Jose Rodrigues de Souza e s/m Maria do Pilar. Declaro que nasceu a 29 de setembro da era acima.

Obs.: engano no apelido da mãe da batizanda.

 

          Maria Antonia de Jesus (e tambem de Mendonça) casou com Teodoro Gomes de Oliveira, batizado em 21-12-1755, filho de João Lourenço “Braga” e Quiteria “Maria de” Jesus, neto paterno de Manoel Lourenço e Maria Rodrigues naturais da freguesia de Santa Maria Madalena, neto materno de Gonçalo Gomes de Araujo e de s/m Francisca de Oliveira - família Gonçalo Gomes de Araujo.

Prados, MG aos 21-12-1755 na capela de N. Sra da Gloria da Ressaca bat a Teodoro, f.l. de João Lourenço n. da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra e de s/m Quiteria de Jesus desta freguesia dos Prados, npaterno de Manoel Lourenço e s/m Maria Rodrigues naturais da dita freguesia de Santa Maria Madalena, e pela materna neto de Gonçalo Gomes e de s/m Francisca de Oliveira, naturais desta dita freguesia dos Prados; foram padrinhos o Revdo Pedro Vieira, e Ana Felicia mulher de João Gonçalves Ramos todos assistentes nesta freguesia.

          Tiveram filhos batizados na Capela da Oliveira, filial de S. José del Rei, q.d.:

9-1 Rita Maria de Jesus aos 13-11-1797 casou com Domingos Rodrigues Moreira, natural das Congonhas do Campo, filho de Domingos Rodrigues Moreira e Antonia Gonçalves de Jesus. Com geração em Oliveira.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cap. Oliveira aos 13-11-1797 Domingos Rodrigues Moreira, n. Congonhas do Campo, f.l. Domingos Rodrigues Moreira e Antonia Gonçalves de Jesus = cc Rita Maria de Jesus, da cap. Oliveira, f.l. Teodoro Gomes de Oliveira e Maria Antonia de Mendonça.

9-2 Genoveva batizada em 25-07-1788.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-07-1788 cap. Sto Antonio do Amparo da freg. de São João de licença, Genoveva, f.l. Teodoro Gomes de Oliveira e Maria Antonia de Mendonça, desta freguesia de S. Jose, padr.: Jose Gomes Pereira e Joana Francisca.

9-3 Ana em 18-12-1791.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-12-1791 Oliveira, Ana n. aos 08, f.l. Teodoro Gomes de Oliveira e Maria Antonia de Jesus, np João Lourenço Braga e Maria de Jesus, naturais da freg. de N. Sra da Conceição dos Prados, nmaterna de Antonio Furtado de Mendonça, n. da Ilha de S. Miguel e Luzia Lemes de Sirqueira natural da dita freg. dos Prados, padr.: Antonio Jose Alvares de Moura e s/m Antonia Mariana Marques da Silva, todos moradores na dita aplicação da capela da Oliveira.

9-4 José em 08-12-1793.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-12-1793 Oliveira, Jose, f.l. Teodoro Gomes de Oliveira e Maria Antonia, np João Lourenço e Quiteria de Jesus, nm Antonio Furtado de Mendonça e Luiza do Nascimento, padr.: Caetano da Cunha Ferreira e Felicia da Cunha Ferreira.