PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO FERNANDES LIMA

(atualizado em 19-março-2016)

 

Bartyra Sette

 

 

Antonio Fernandes Lima, natural de Barcelos-PT, era filho de Francisco da Puga e Andreza Fernandes. Em Barbacena em 1748 casou com Rita Maria de São José, natural da freguesia de Madalena da Ilha do Pico, filha de Manoel Rodrigues Pires e Maria Jacinta, neta paterna de outro Manoel Rodrigues Pires e Barbara Pereira, neta materna de João Furtado Alvernaz e Luzia da Rosa

Casamentos/batismos  Barbacena-MG– Antonio Fernandes Lima e Rita Maria - [texto apagado no inicio do assento] ano de 1748.... filho legitimo de Francisco da Puga e de sua mulher Andresa Fernandes naturais de Bitorino (Vitorino) de Piães (ou Vitorino das Donas ?)termo de Ponte de Lima com Rita Maria filha legitima de Manoel Rodrigues Pires ja defunto e de sua mulher Maria Jacinta naturais da freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico.

 

Antonio e Rita Maria foram os proprietários da Fazenda Água Limpa na Aplicação de São Francisco do Onça Termo da Vila de São João del Rei, vizinha às terras do Capitão Domingos dos Reis, de Antonio de Carvalho Duarte e João Gomes do Nascimento.

 

Antonio faleceu aos 08-05-1795 e teve seu inventário aberto no mês seguinte por sua viúva deixando nove filhos (inventário neste site).

 

Rita Maria faleceu aos 11-03-1829 com testamento feito em 05-03-1820 na Fazenda Santa Cruz do Piau, termo de Barbacena, em casas de morada do filho Antonio Fernandes. Nomeou como seu terceiro testamenteiro o neto Alf. Custódio Fernandes Lima. Foi inventariada no mesmo ano - testamento e inventário neste site, colaboração de Adonias R. Franco Jr .

 

Não comparecem nem são representadas nos inventários as filhas:

- Rita, batizada em 30-06-1750

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 30-06-1750 Rita, f.l. Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São Jose, padr.: Manoel Carneiro e Rita Maria da Conceição

- Teresa (citada no testamento materno) solteira e falecida, já não é citada no inventário paterno

 

1- Rita Maria de São José, batizada em 21-06-1751. Casou com Antonio Pacheco de Medeiros.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 21-06-1751 Rita, f.l. Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São Jose, padr.: Manoel Carneiro e Rita Maria da Conceição.

 

          Rita Maria, falecida antes da mãe, foi representada pelos filhos de seu casal com Francisco de Mello da Fonseca, tambem falecido:

- José, batizado em 22-06-1777. Não é citado, nem representado, no inventário da avó materna.

Barbacena, MG. Joze / Faria. Aos vinte e dois dias do mes de Junho de mil sete centos e setenta e sete annos na Capela de Nossa Senhora da Ajuda do Faria filial desta Matris de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, o Padre Antonio de Faria Moreira, de licença minha batizou solemnemente, e pos os Santos oleos, a Jozé filho legitimo de Francisco de Mello, natural da Ilha do Fayal, e de Ritta Maria natural da Freguezia de S. João de El Rey, neto pella parte Paterna de João de Mello natural da Ilha do Fayal, e de Jozefa Maria natural da Freguezia de Nossa Senhora das Angustias ambos do Bispado de Angra, e de Antonio Fernandes Lima natural da Freguezia das Donas, Arcebispado de Braga, e de Ritta Maria natural da Ilha do Fayal, Freguezia de S. Mateus: Forão padrinhos Jozé Ayres Gomes e Maria Ignacia mulher de que mandei fazer este acento que asignei. O Vigario Feliciano Pitta de Castro (Joaquim dos Santos Neto)

1-1 Ana Francisca de São José, viúva de João Martins Coelho. João testou na paragem Olhos d’Agua aos 15-07-1819 e foi sepultado na capela da Sra da Piedade da Borda do Campo aos 05-08-1819.

Aiuruoca-MG obitos - aos 05-08-1819 na capela da Sra da Piedade da Borda do Campo em sepultura do SS foi enterrado João Miz Coelho, casado.

Testamento de João Miz Coelho: (...) eu João Martins Coelho morador na vila de Barbacena e no presente em casas de morada e fazenda de Manoel Glz Miz meu sobrinho, no lugar chamado Olhos de Agoa do mesmo termo de Barbacena, aonde estando doente, porem no meu perfeito juizo e entendimento (...) faço o meu testamento na forma seguinte:  (...) sou natural do mesmo termo da vila de Barbacena e sou casado com Ana Francisca de S. J.e, filha legitima de Francisco de Mello da Fonseca e de s/m Rita Maria de Jesus, natural da mesma vila, a qual será minha herdeira do restante de minhas disposições.

147388 provavel = 127800

Testamenteiros em 1º lugar meu sobrinho Antonio Jose de Castilhos e a meu sobrinho Bartolomeu de Oliveira Brito, ambos incorporados; em 2º lugar a meu sobrinho Jose Glz de Andrade, em 3º a meu sobrinho João Glz de Andrade.

Declara bens, devedores e dividas (...). Legados: a meu sobrinho e afilhado Manoel Glz Miz 100$000 rs, e a minha sobrinha Thomazia Antonia 20$000 rs, e a cada um de seus filhos quinze. Deixo a minha irmã Maria Miz 100$00 rs e sendo falecida ficara preferido nesta deixa a seu filho Joaquim. Assim tenho concluido este meu testamento nesta paragem chamada Olhos de Agoa aos 15-07-1819 João Miz Coelho. segue a aprovação

          Pais de, pelo menos:

1-1-1 Florinda batizada em 25-08-1789.

Barbacena, MG batizados – aos 25-08-1789 na matriz de N. S. da Piedade da Borda do Campo bat. a Florinda f.l João Miz Coelho e Ana Francisca de S. José. Padrinhos: Felix Glz da Costa casado e Rita M.a de S. José viúva avó da criança, todos desta freguesia (pesq. Adonias Ribeiro Franco)

1-2 Maria Rita de Mello casada aos 18-01-1813 com Bernardo Rodrigues do Espírito Santo, viúvo de Maria Alves.

Barbacena, MG matr. - aos 18-01-1813 nesta matriz Bernardo Roiz do Espirito Santo, viuvo de Maria Alves = cc Maria Rita de Mello, f. l. Francisco de Mello da Fonseca e Rita Maria, n/b nesta freguesia, test.: Manoel Roiz da Rocha e Felisberto de Araujo Lima.

1-3 Antonio de Mello, falecido, foi casado e deixou a filha:

1-3-1 Ana de Mello casada com Luiz Gomes.

1-4 Josefa Maria de São José, filha de Rita Maria de S. José e de Francisco de Mello Franco, não é citada no inventário da avó materna.

          Aos 30-11-1804 na matriz de S. João del Rei, com registro em Barbacena, casou com José Dias da Fonseca, filho de João Dias da Fonseca e Ana Maria de Magalhães.

Barbacena, MG matrimônios – aos 30-11-1804 na matriz de S. João del Rei se receberam José Dias da Fonc.a f.l. de João Dias da Fon.ca e de Ana Maria de Mag.es nat. da freg.a da Sr.a do Desterro da Com.ca de Goyazes do Bisp.do do Rio de Janr.o = e Josefa Maria de S. José f.l. de  Fr.co de Mello da Fon.ca e Rita Maria de S. José nat. desta freg.a; testemunhas: José Antonio da Fon.ca Castro  e Isidoro Antonio de Moura.

 

2- Antonio Fernandes de São José, batizado em 06-11-1752. Casado. Testamenteiro materno.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela da Ressaca da freguesia de Prados aos 06-11-1752 Antonio, f.l. Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São Jose, padr.: João de Moura, solteiro viandante e Francisca Maria, solteira tia do batizado.

 

3- Padre João Fernandes Lima. Fez seu testamento em S. João del Rei aos 20-09-1828 aberto no dia seguinte. Herdeira universal sua mãe e da terça Joaquina Rodrigues Ferreira, sua testamenteira e inventariante, e seus filhos (testamento e inventário neste site, colaboração de Adonias Ribeiro Franco Júnior)

Herdeiros da terça:

Joaquina Ferreira Rodrigues e seus filhos:

- Iria Esméria de Jesus, casada com Mariano de Oliveira Ramos, 2º testamenteiro nomeado.

- Emerenciana Rodrigues, casada com Manoel Joaquim Fernandes.

- João Fernandes Lima

- José Rodrigues Lima

- Flávio Antonio Rodrigues

- Luciano Rodrigues Lima, 3º testamenteiro nomeado.

 

4- Domingos Fernandes Lima, aos 17-09-1781 em Aiuruoca, casou com Ana Francisca de Jesus, filha do Ten. Manoel Francisco Guimarães e Vitória Maria de Jesus, família “Manoel Francisco Guimarães”, neste site.

Aiuruoca, MG. Aos 17/09/1781, na Capela de Serranos, o Alferes Domingos Fernandes Lima, f.l. de Antônio Fernandes Lima e Rita Maria de São José, natural e batizado na freguesia da Borda do Campo, e Ana Francisca de Jesus, f.l. do Tenente Manoel Francisco Guimarães, e D. Vitória Maria de Jesus, natural e batizada nesta freguesia da Aiuruoca. Testemunhas: o Padre Francisco Monteiro Pereira, e o Juiz Ordinário João Ribeiro da Silva (pesq. Silvia Buttros).

          Domingos vivia em 1829.

5- Maria Fernandes de São José, aos 26-11-1826 com o Alferes João Alves Pedrosa, filho de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca, np de Pedro Vaz e Maria Alves Pedrosa, nm de Inácio Franco e Maria Tereza de Jesus. João faleceu aos 7-7-1805, com inventário aberto em Piedade do Rio Grande. Maria Fernandes faleceu aos 26-06-1830 (inventários de ambos neste site).

          Deixaram geração descrita em “Alves Pedrosas”, neste site.

 

6- Francisco Fernandes Lima, casado com Joaquina Antonia Pereira, filha de Tomás Pereira da Silva e de Antonia Martins Bahia.

          Francisco faleceu aos 13-02-1819. (inventário disponibilizado no site de Luís Antonio Villas Boas). Francisco e Joaquina Antonia tiveram seus filhos descritos na família “Manoel Martins Bahia”.

          Sua descendência, por casamentos, se mesclou com os Alves Pedrosa, Carvalho Duarte, Jesus Pereira. (famílias, neste site)

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 19-01-1764 Francisco, f.l. Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São Jose, padr.: Francisco Ferreira de Souza.

 

7- Leonor Maria da Assunção, batizada em 18-06-1767. Casou com José Alves Pedrosa, irmão inteiro de João Alves Pedrosa supra. Leonor faleceu 26-11-1826 e teve seu inventário aberto na Fazenda Água Limpa (neste site). Deixou dez filhos descritos na família “Alves Pedrosas” neste site.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 18-06-1767 Leonor, f.l. Antonio Fernandes Lima, da freg. de Vitorino-Barcelos Arc. Braga e Rita Maria de São Jose, da freg. de Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra, np Francisco Puga e Andreza Fernandes, da freg. Vitorino, nm Manoel Rodrigues, da freg. Madalena da Ilha do Pico e Maria Jacinta da Ilha do Faial ambos Bispado de Angra; padr.: Domingos Pereira Barros por pp a Antonio Moreira, e Maria de Carvalho cc Jose Rabelo.

 

8- Manoel Fernandes Lima, Batizado aos 22-7-1770 na Capela de Santo Antonio da Bertioga, filial da Matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo. Em 1795 era solteiro.

          Manoel, falecido antes da mãe, foi casado com Matildes de tal e deixou os filhos:

8-1 Manoel Fernandes Lima, batizado em 13-07-1800.

B7: Barbacena-MG, Bertioga bat. aos 13-07-1800 Manoel, f.l. de Manoel Fernandes Lima e s/m Matildes. Padr.: Manoel Jose Pereira, solteiro e Maria Fernandes Lima

8-2 Floriana, 28 anos, legataria da avó. Faleceu e deixou um filho:

8-2-1 Francisco, 7 anos

8-3 José Fernandes Lima, 26 anos, legatário da avó paterna.

8-4 Francisca Fernandes, 25 anos, faleceu e deixou uma filha de 5 anos

 

9- José Fernandes Lima, batizado em 13-12-1772. Casou aos 30-6-1795 na Capela de Santo Antonio da Bertioga com Maria Umbelina da Silva, tendo por testemunhas Domingos Fernandes Lima e Maria Emerenciana.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, capela de Santo Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 14-12-1772 Jose, f.l. Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São Jose, np Francisco --- e ------ Fernandes, da freg. de S. Vitorino Arc. Braga, nm Manoel Rodrigues Pires, da freg. de Santa Maria Madalena e Maria Jacinta, da freg. de Santa Maria Madalena, padr.: Domingos Fagundes e Francisca Romeira Vale, casada.

 

          Maria Umbelina fez seu testamento em Barbacena aos 16-10-1835 aberto em 21 do mesmo mês. Sem geração, instituiu herdeira a viúva sua mãe Ignez Francisca de Lima. Foi inventariada em 02-11-1836.

          Alferes José Fernandes fez seu testamento em 21-03-1837 aberto em 31 do mesmo. Sem herdeiros forçados, instituiu herdeiros universais seus cunhados (irmãos de Maria Umbelina), família “Amaro da Silva Xavier” (testamentos e inventário neste site, colaboração de Adonias Ribeiro Franco Júnior)

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Manoel Rodrigues Pires e Maria Jacinta

(atualizado em 12-março-2017)

 

Moacyr Villela

 

 

Manoel Rodrigues Pires filho de outro Manoel Rodrigues Pires e sua mulher Barbara Pereira, nasceu aos 07-09-1710 na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico onde foi batizado aos 11 do mesmo mês.

Batizados Freguesia da Madalena Ilha do Pico, Açores - Manoel. filho de Manoel Rodrigues Pires e sua mulher Barbara Pereira naturais  e moradores na Madalena do Pico nasceu aos 07-09-1710 e foi batizado aos 11 do mesmo mes pelo vigario João Pereira Cardoso. Padrinhos Francisco George e Maria Rodrigues mulher de Francisco Rodrigues Pires.

Casou aos 29-09-1733 com Maria Jacinta nascida aos 20-03-1710 na freguesia de São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial, filha de João Furtado (Albernas - como consta nos assentos dos filhos) natural da Ribeirinha e Luzia da Rosa natural de Santa Barbara do lugar dos Cedros da mesma Ilha do Faial casados na Ribeirinha aos 17-07-1705.

Casamentos Freguesia da Madalena Ilha do Pico Açores Manoel Rodrigues e Maria Jacinta. Aos 29-09-1733 na matriz da Madalena se casaram Manoel Rodrigues Pires filho de Manoel Rodrigues Pires e sua mulher Barbara Pereira naturais desta com Maria Jacinta filha de João Furtado e sua mulher Luzia da Rosa fregueses e naturais de São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial

 

Batizados Freguesia de São Mateus da Ribeirinha Ilha do Faial - Maria. filha de João Furtado desta freguesia e de sua mulher Luzia da Rosa natural de Santa Barbara do Cedro, Ilha do Faial. Nasceu aos 20-03-1710 e foi batizada aos 04 – 04 .padrinhos Manoel Rodrigues Francisco e Maria de Medeiros filha de Manoel Rodrigues Serpa e Catarina de Almança todos da Ribeirinha.

 

Casamentos Freguesia de São Mateus da Ribeirinha Ilha do Faial - João Furtado e Luzia da Rosa. Aos 17-07-1705 nesta igreja de São Mateus sem se descobrir impedimentos em minha presença e do capitão João Furtado e Gaspar Silveira ( assento interrompido sem mais informações)

 

Foram irmãos inteiros de Maria Jacinta todos batizados na Ribeirinha:

Antonio aos 13-04-1706 – padrinhos o cirurgião Antonio Martins e Teresa Silveira mulher de Manoel Rodrigues.

Isabel aos 18-03-1708 – padrinhos Jose Gonçalves filho de Manoel Gonçalves e sua mulher Francisca da Rosa e Barbara da Rosa filha de Andre Gonçalves e sua mulher Paula da Rosa todas do Cedro.

João aos 25-05-1711 – padrinhos João Martins filho de Manoel Rodrigues Serpa e sua mulher Catarina de Almança e Isabel de Faria mulher de Simão Rodrigues.

Teresa aos 16-02-1713 tinha sido batizada em casa por nascer muito fraquinha. Padrinhos reverendo padre Francisco Furtado de Mendonça e Maria Albernas filha de Manoel Rodrigues Francisco e Luiza de Albernas.

 

Manoel Rodrigues e Maria Jacinta vieram para as Minas Gerais com pelo menos duas filhas e batizaram outros filhos na capela de Nossa Senhora da Gloria da Ressaca filial da Matriz de Prados. Manoel faleceu em Barbacena aos 24-02-1747.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 24-02-1747 faleceu Manoel Roiz Pires, casado com Maria Jacinta, morador nesta freguesia da Borda do Campo, não fez testamento.

Maria Jacinta casou segunda vez com Francisco Rodrigues Coucelos, natural da Ilha do Pico, filho de Manoel Rodrigues Coucelos e Agueda Rodrigues. Francisco faleceu em 25-10-1787, com testamento e sem geração:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) matriz aos 25-10-1787 fal. Francisco Rodrigues Coucelos, viuvo. Foi sep. na matriz. Fez seu testamento 

Test.: (...) digo eu Francisco Rodrigues Coucelos (...) faço este meu testamento:

Sou natural da freguesia de Sta. Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra, f.l. de Manoel Rodrigues Coucelos e de s;/m Agueda Rodrigues, já falecidos. Sou cc. nestas minas com Maria Jacinta, viuva que ficou de Manoel Rodrigues Pires, da qual não tenho filhos nem outros alguns herdeiros descendentes ou ascendentes.

Testamenteiros: 1º a minha mulher Maria Jacinta, em 2º Jose Antonio de Barros morador no sitio chamado a Caxoeira da Ressaca, 3º Furriel Thomaz Luiz morador no sitio chamado o Borges, 4º Antonio Lourenço Pereira, morador no mesmo sitio do Borges.

(...) instituo a dita minha mulher Maria Jacinta como minha herdeira e caso ela seja falecida instituo por herdeira a minha alma.

(...) Hoje, Ressaca 27-08-1786.

 

Foram filhos de Manoel Rodrigues Pires e Maria Jacinta, q.d:

 

1- Rita Maria de São José natural da freguesia de Madalena da Ilha do Pico, nasceu aos 13-03-1735 e foi batizada aos 22 do mesmo mês. Casou com Antonio Fernandes Lima - tronco da familia que leva seu nome.

batismos freguesia da Madalena Ilha do Pico - Rita – Filha de Manoel Roiz Pires natural desta matriz e de sua mulhar Maria Jacinta natural do Apostolo São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial, fregueses desta matriz nasceu aos 13-03-1735 batizada pelo cura Inacio Furtado de Mendonça aos 22 do dito mes padrinhos por procuração o Capitão Domingos Roiz Terra por Jose Roiz Goularte e sua mulher Teresa de Jesus por Dona Ana Catarina de Sene filhos de Francisco Roiz Goularte  e Dona Ana Josefa  fregueses da matriz do Salvador da Ilha do Faial

2- Francisca Jacinta (de Oliveira – como esta no assento de batismo do filho Francisco) nasceu aos 29-11-1736 e foi batizada aos 4 do mês seguinte na freguesia da Madalena da Ilha do Pico.

Batismos freguesia da Madalena Ilha do Pico–Francisca –Filha de Manoel Roiz Pires natural desta matriz e de sua mulhar Maria Jacinta natural de São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial, fregueses desta  nasceu aos 29-11-1736 batizada pelo vigario Inacio Furtado de Mendonça aos 04-12-1736- padrinhos Luis Cuadrado Pereira e sua mulher Violante Maria por procuração de Francisco Rodrigues Goularte da Vila do Faial.

          Em Barbacena, MG aos 07-06-1759 com Andre Gonçalves Lourinho, natural da freguesia de Prados, filho dos falecidos Bento Gonçalves Lourinho e Mariana de Mello, natural da freguesia de Iraja-RJ.

Barbacena, MG livro casamentos– Aos 7 de Junho ano 1759 na capela de São Jose do Ribeirão filial desta matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo o padre Manoel Ferreira Coelho...sem se descobrir impedimento algum recebeu a Andre Gonçalves Lourinho natural de batizado na freguesia de Prados destacomarca do Rio das Mortes filho legitimo de Bento Gonçalves Lourinho e de Mariana de Melo ja defuntos com Francisca Jacinta natural de batizada na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra filha legitima de Manoel Rodrigues Pires ja defunto e sua mulher Maria Jacinta.Test.: Antonio Pinto da Silva e Lourenço Dias.

 

Bento Gonçalves batizado aos 18-07-1682 na freguesia de São Salvador de Ginzo, uma pequena freguesia atualmente anexada a São Pedro de Alvito no concelho de Barcelos, Arcebispado de Braga, era filho de Domingos Gonçalves e sua mulher Isabel Rodrigues, casados aos 31-07-1678. Domingos faleceu em 1717, filho de João Gonçalves e Ana Gonçalves e Isabel faleceu em 1704, filha de Domingos Rodrigues e Maria Gonçalves todos da freguesia de Ginzo.

Em 1715 Bento morava na Comarca do Rio das Mortes em Minas . Distrito do Corrego, Arraial Velho (em 1818 elevado a Vila de São Jose do Rio das Mortes) e pagou na capitação, “por tres escravos seus, mais um pelo maneio de seu negocio”. Em 1722/23 ja estava morando em Prados onde pagou na capitação por 10 escravos e ali batizou pelo menos o filho Andre.

Freguesia de São Salvador de Ginzo termo de Barcelos – Bento – Aos 18 dias do mes de Julho ano 1682 batizei a Bento filho de Domingos Gonçalves e sua mulher Isabel Rodrigues da Corregosa. Padrinhos Manoel Gonçalves solteiro tio do batizado e Margarida Gonçalves mulher de Francisco Vieira . Todos desta..

 

Freguesia de São Salvador de Ginzo termo de Barcelos– Aos 31 dias do mes de Julho ano 1678 na forma do sagrado concilio ...Domingos Gonçalves filho de João Gonçalves e sua mulher Ana Gonçalves da aldeia de Poupeiro com Isabel Rodrigues filha de Domingos Rodrigues e sua mulher Maria Gonçalves da aldeia de Carregosa. Testemunhas Francisco Pires, Afonso Crus. Vigario Antonio de Benavides Mendanha

 

Freguesia de São Salvador de Ginzo termo de Barcelos– Aos 25 do mes de Março ano 1704 faleceu Isabel Rodrigues mulher de Domingos Gonçalves da aldeia da Carregosa. Fez testamento verbal e deixou 20 missas e 3 oficios . Esta sepultada na adro desta igreja

 

Freguesia de São Salvador de Ginzo termo de Barcelos– Aos 12 do mes de Janeiro ano 1717 faleceu Domingos Gonçalves viuvo casado que foi com Isabel Rodrigues da aldeia da Carregosa. Não fez testamento e esta sepultado dentro da igreja junto do altar de Nossa Senhora. Ficaram  como herdeiros seus filhos e logo lhe mandaram fazer um oficio de 7 padres como é costume. Vigario João de Faria Rego

 

Andre Gonçalves Lourinho e Francisca Jacinta foram pais de, q.d., batizados em Barbacena:

2-1 Feliciano batizado aos 11-10-1761.

Barbacena, MG– Aos 11 de Outubro de 1761 nesta matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo o padre João Coelho da Rocha batizou ... Feliciano filho legitimo de Andre Gonçalves Lourinho natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados e sua mulher Francisca Jacinta natural da freguesia de Santa Maria Madalena  da Ilha do Pico Bispado de Angra neto paterno de Bento Gonçalves Lourinho natural de São Salvador de Ginzo termo de Barcelos Arcebispado de Braga e sua mulher Mariana de Melo natural da freguesia de Santo Antonio de Irajá bispado do Rio de Janeiro e pela materna neto de Manoel Rodrigues Pires natural da freguesia da Madalena e sua mulher Maria Jacinta natural da freguesia de São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial. Fui eu padrinho vigario Feliciano Pita de Castro nasceu no dia 2 do dito mes.

          Comparar com Feliciano Gonçalves de Oliveira natural da Borda do Campo filho de Andre Gonçalves e Francisca de Oliveira casado aos 22-07-1789 na capela da Piedade do Rio Grande com Luiza Rita de Jesus filha de Manoel Fernandes dos Reis e Rita Maria de Jesus - familia Lemos de Oliveira Godoi Cap 2º.

 

2-2 Mariana batizada aos 13-04-1765

Barbacena, MG – Aos 13 de Abril de 1765 na capela de São Jose do Ribeirão filial desta matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo o padre Jose Lopes de Oliveira batizou ... Mariana filha legitima de Andre Gonçalves Lourinho natural da freguesia de Prados e sua mulher Francisca Jacinta natural da freguesia da Madalena  da Ilha do Pico Bispado de Angra neto paterno de Bento Gonçalves Lourinho natural de São Salvador de Ginzo Arcebispado de Braga e sua mulher Mariana de Melo natural da freguesia de Irajá da Ilha Grande bispado do Rio de Janeiro e pela materna neto de Manoel Rodrigues Pires natural da Madalena Ilha do Pico e sua mulher Maria Jacinta natural da freguesia de São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial. Padrinhos Antonio da Costa Ferreira morador na Vila de São Jose homem solteiro por procuração que dele apresentou Francisco Rodrigues Coucelos e Helena da Crus mulher de Antonio da Mota moradora na dita Vila por procuração que apresentou Estevão dos Reis Mota. Nasceu no dia 17 de Março do dito ano

2-3 José, batizado em 30-11-1766

B7: batismos  Barbacena-MG - Ribeirão aos 30-11-1766 JOSE nascido aos 16, f.l. de Andre Gls Lourinho natural da freguesia de Prados e s/m Francisca Jacintha natural da freguesia de Madalena Ilha do Pico Bispado de Angra; np de Bento Gls. Lourinho natural da freguesia de S. Salvador de Ginzo Termo de Barcelos Arc. de Braga e s/m Mariana de Mello natural da freguesia de Iraja Bispado do Rio de Janeiro; nm de Manoel Roiz Pires natural da dita freguesia de Madalena e s/m Maria Jacinta natural da freguesia de S. Mateus Ilha do Faial do dito Bispado de Angra. Padr.: Jose Rois, solteiro e Francisca Pereira mulher de Manoel Rois Pires.

          José Gonçalves de Oliveira aos 21-09-1804 em S. João del Rei, com registro em Barbacena, casou com Ana Antonia do Sacramento, filha de Manoel Antonio da Silveira e Luiza Maria - família “Miguel Gil do Prado”, neste site.

Barbacena, MG matrimônios – aos 21-09-1804 na matriz de S. João del Rei José Glz de Olivr.a f.l. de André Glz Lourinho e Fran.ca Jac.ta nat. desta freg.a = e Ana Antonia do Sacram.to fl. de Manoel Ant.o da Silvr.a e Luiza Maria também nat. desta freg.a; testemunhas: o P.e Carlos Fran.co Ribr.o  e Antonio José da Silvr.a

2-4 Joaquim, em 26-08-1768.

B7: batismos  Barbacena-MG - Ribeirão aos 26-08-1768 JOAQUIM nascido aos 08, f. de Andre Gls Lourinho e s/m Francisca Jacinta. np de Bento Gls Lourinho natural da freguesia de S. Salvador de Ginzo Termo de Barcelos Arc. de Braga e s/m Maria de Mello natural da freguesia de Sto Antonio de Iraja Bispado do R. de Janeiro; nm de Manoel Rois Pires natural da freguesia da Madalena ilha do Pico e s/m Maria Jacintha natural da freguesia de S. Matheus ilha Faial Bispado de Angra. Padr.: Francisco Rois Coucellos e Francisca Pereira mulher de Manoel Rois Pires.

          Joaquim Gonçalves de Mello aos 16-11-1796 casou com Maria de Jesus de Andrade, natural de Barbacena, filha de Antonio José e Ana Maria de Andrade

 (Matrimonios Barbacena 1795 - 1812), São João del Rei, aos 16-11-1796, Joaquim Glz. de Mello, fl de André Glz Lourinho e Francisca Jacinta de Oliveira === e Maria Jesus de Andrade, fl de Antonio Jose e Anna Maria de Andrade, naturaes e batizados nesta freg.a; testemunhas: o P.e Francisco da Costa Dias e Veríssimo Antunes do Couto (pesq. Adonias Ribeiro Franco).

2-5 Francisco batizado no ano de 1769.

Barbacena, MG – No ano de 1769 na capela da Ressaca filal da matriz\dos Prados o padre Antonio da Silva Santos de licença batizou ... Francisco parvulo filho legitimo de Andre Gonçalves Lourinho e de sua mulher Francisca Jacinta de Oliveira. Padrinhos Francisco Rodrigues Coucelos e Francisca Pereira mulher de Manoel Rodrigues Pires. E por não aparecer esse assento nos livros dos batizados desta freguesia me informei de pessoas fidedignas e que razão tinham de saber e o lancei neste suplemento aos 18-08-1794. O cadjutor Francisco de Sales Alves de Azevedo.

2-6 Rosa batizada em 12-09-1771.

Barbacena, MG aos 12-09-1771 na Capela da Ressaca bat a Rosa, f.l. de Andre Glz Lourinho, n/b na freguesia da Conceição dos Prados deste bispado e de Francisca Jacinta n/b na freguesia de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra, assistentes nesta freguesia. Foram padrinhos Manoel Dias Furtado e Teresa Maria de Jesus mulher do Cap. Jose Roiz Fontes da freguesia de Sto. Antonio da vila de S. Jose por pp que apresentou Maria do Rosario mulher de Tomas Luiz.

2-7 Maria Felizarda do Sacramento aos 02-05-1804 casou com Manoel Luiz de Lima, natural de Aiuruoca, filho de Luiz Antonio de Lima e Leonor Dias da Rosa.

Barbacena, MG matrimônios – aos 02-05-1804 nesta matriz Manoel Luis de Lima f.l. Luis Ant.o de Lima e Leonor Dias da Rosa nat. da freg.a da Aiuruoca = e Maria Felizarda do Sacram.to f.l. de André Glz. Lourinho e Fran.ca Jact.a de Olivr.a nat. desta freg.a; testemunhas: Jacinto José Roiz e Dom.os José de Castro.

 

3- Inacio batizado em 31-03-1740 na Ilha do Pico, freguesia da Madalena.

batismos freguesia da Madalena Ilha do Pico–Inacio –Filho de Manoel Roiz Pires natural desta matriz e de sua mulhar Maria Jacinta natural de São Mateus da Ribeirinha da Ilha do Faial, fregueses desta  nasceu aos 26-03-1740 batizado aos 31-03-1740- padrinhos reverendo padre Antonio Gonçalves por procuração que apresentou de João Wiltom e Dona Maria Inacia filhos de Francisco Rodrigues Goularte ja defunto e sua mulher Dona Ana Josefa Wiltom da Ilha do Faial.

4- Manoel Rodrigues Pires batizado aos 20-04-1742 Capela da Ressaca com registro em Prados. Em Barbacena aos 26-07-1764 casou com Francisca Pereira, natural da Ilha do Pico, filha de Caetano Pereira Quadrado e Margarida Vieira Antunes.

Prados, MG batismos– Aos 20 de Abril de 1741 na capela de Nossa Senhora da Gloria filial da matriz, Manoel infante filho legitimo de Manoel Rodrigues Pires e de sua mulher Maria Jacinta foram padrinhos João Homem do Amaral e Luiza Maria da Conceição- vigario Marcos Freire de Carvalho.

 

B7: casamentos Barbacena-MG, matriz, aos 26-07-1764, Manoel Roiz Pires, natural de N. Sra. da Conceição de Prados, f. de Manoel Roiz, já falecido, e de Maria Jacinta; = com Francisca Pereira, natural de São Roque da Ilha do Pico, f. de Caetano Quadrado Pereira e de Margarida Vieira. Test.: João de Avilla, o moço, e Francisco Roiz Coucellos, moradores nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

4-1 Francisca, batizada aos 29-12-1765 em Barbacena.

B7: batismos  Barbacena-MG - Ribeirão aos 29-12-1765 FRANCISCA nascida aos 20, f. de Manoel Rois Pires e s/m Francisca Pereira, np de Manoel Rois Pires e s/m Maria Jacintha naturais da freguesia de Magdalena Ilha do Pico Bispado de Angra; nm de Caetano Pereira Quadrado e s/m Margarida Vieira Antunes da freguesia de S. Roque Ilha do Pico. Padr.: Antonio da Silva Freire, solteiro e Francisca Jacintha mulher de Andre Gls Lourinho.

 

5- Antonio batizado na capela da Ressaca com registro em Barbacena aos  22-06-1745.

Barbacena-MG aos 22-06-1745 bat ANTONIO, nasceu aos 08 do dito, f.l. de Manoel Rodrigues Pires e s/m Maria Jacinta; np de Manoel Rodrigues Pires e Barbara Pereira; nm de Joam Furtado Alvernas e de Izabel(sic) da Roza. Padr.: Manoel de Araujo, viandante e Anna Felicia mulher de Joam Gonçalves Ramos.

 

          Muito provavelmente, Antonio Rodrigues Pires casou com Teresa Maria de Jesus, filha de Antonio Furtado de Mendonça e sua primeira mulher Luzia do Nascimento. Geração na família Antonio Furtado.

 

6- Matias Rodrigues Pires, batizado aos 29-07-1746. Legatário da irmã Rita Maria. Faleceu solteiro em Barbacena no ano de 1822, conforme inventário da referida Rita Maria

Barbacena-MG aos 29-07-1746 MATHIAS, f.l. de Manoel Rodrigues Pires, natural da freguesia da Magdalena da Ilha do Pico e s/m Maria Jacinta, natural da Ilha do Fayal, freguesia de S. Matheus; np de Manoel Rodrigues Pires e de Barbara Pereira; nm de de Joam Furtado Albernas e Luzia(sic) da Roza. Padr.: Mathias da Costa, viandante, solteiro e Francisca Maria do Sacramento, mulher de Joze Dutra.

 

7- José Rodrigues aos 02-06-1770 casou com Joaquina Maria Rosa, filha de Antonio Teixeira Mendes, natural de S. Tiago de Figueiro termo de Guimarães Arc. Braga e de Joana Maria da Encarnação ou da Assunção casados em 16-10-1754, neta paterna de Frutuoso Ribeiro e de Jeronima Teixeira, neta materna de Francisco da Fraga Rodrigues e de s/m Angela Maria de Jesus.

Barbacena, MG aos 02-06-1770 nesta matriz se receberam Jose Rodrigues, f.l. de Manoel Roiz Pires e de Maria Jacinta = com Joaquina Maria Rosa, f.l. de Antonio Teixeira Mendes e de Joana Maria da Encarnação. Ambos os contraentes naturais desta freguesia.

 

Barbacena, MG aos 16-10-1754 nesta matriz se receberam Antonio Teixeira Mendes, n/b na freguesia de S. Tiago de Figueiro termo de Guimarães Arc. Braga, f. l. de Frutuoso Ribeiro e de Jeronima Teixeira = com Joana Maria da Assunção, n/b nesta freguesia, f.l. de Francisco da Fraga Roiz e de s/m Angela Maria de Jesus