PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO CORREA AFONSO

(atualizado em 04-junho-2011)

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Antonio Correa Afonso, também referido como Antonio Afonso Correa, nasceu na Freguesia de Nossa Senhora da Assunção da Vila de Rebordões do Arcebispado de Braga, filho de Lourenço Afonso e Joana Correa.

 

Como muitos de seus conterrâneos, Antonio veio para o Brasil dirigindo-se para o sul de Minas. Aos 16-06-1777 na Matriz de São João del Rei casou com Francisca Maria de Jesus ou da Encarnação,

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 16-06-1777 matriz, Antonio Affonso Correa cc. Francisca Maria da Encarnação. Testemunhas: Capitão Joseph Vieyra de Almeida, Alferes Joaquim Pereira do Amaral, Manoel de Sousa Dinis e Antonio Gonçalves Serqueira, estes desta vila (nota: sem filiação dos nubentes)

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 16-06-1777 nesta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil as três canônicas admoestações (...) o Revdo Jose Rodrigues da Cruz, coadjutor da paroquial igreja de São João del Rei, de licença minha, assistio na mesma matriz o santo sacramento do marimônio (...). Antônio Afonso Correa, f.l. Lourenço Afonso e Joana Correa, n/b na freg. de N. Sra da Assunção da vila Rebordões Bispado de Bragança; = cc. Francisca Maria da Encarnação, f.l. Bento Rabello de Carvalho e Maria Teresa de Jesus, n/b nesta freguesia. Test.:  Joaquim Pereira do Amaral, Manoel de Souza Diniz e o Padre Sacristão Antonio Gonçalves de Cerqueira.

 

Francisca Maria foi filha de Maria Tereza de Jesus e seu segundo marido Bento Rebello de Carvalho, neta materna de Manoel Gonçalves da Fonseca e Antonia da Graça, a mais velha das chamadas.”3 Ilhoas”.

 

 Encontramos documentos sobre vários irmãos de Francisca:

- Luzia Maria de Jesus casada com Manoel de Souza Diniz, com descendência na família Souza Diniz

- Catarina de Sena, casada com Pedro Alves

B7: casamentos Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 02-09-1765 Cap. S. Miguel de Cajuru, Pedro Alves, n/b freg. S. Julião de Moreyra de Lima, termo da vila de Ponte de Lima Arc. Braga, f.l. Antonio Gomes e Maria Rodrigues, já falecidos; = cc. Catherina de Sena, n/b nesta freguesia, f.l. Bento Rebello de Carvalho e Maria Theresa.

- Antonio Rabelo de Carvalho casado com Mariana Antonia de Jesus, com descendência na família Antonio Gracia e João Garcia Duarte II-3

- Maria da  Assunção Franca, casada com Manoel Alves Pedrosa, tronco da Família Alves Pedrosa.

- Teresa Maria de Jesus casada com Manoel José de Bem, com descendência na família Manoel José de Bem.

- Helena Maria do Espírito Santo casada com João Francisco Junqueira, inventários neste site.

- Manoel Inacio Franco casado com Maria Rosa de Souza

B7: casamentos Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas.Aos  07-11-1764 Capela Sto. Antonio do Rio das Mortes, Manoel Ignacio Franco, n/b nesta freguesia, f.l. Ignacio ---- já falecido e Maria Thereza; = cc. Maria Rosa de Souza, n/b nesta, f.l. Domingos de Souza e Joana Ayres.

 

 

Antonio Correa Afonso e Francisca Maria foram moradores em Santa Ana das Lavras do Funil onde possuíam casa no arraial e a fazenda Cachoeirinha, com terras a ela agregadas que antes pertenceram às fazendas Bocaina, Paiva, Água Limpa, Queixada e Água Branca. Na Fazenda do Pinto também possuíam casas.

 

Antonio faleceu em sua fazenda aos 10-03-1823, com inventário aberto pela viúva em 19 de abril do mesmo ano.

 

Segundo seu inventário, neste site, Antonio e Francisca tiveram treze filhos arrolados em 19-04-1823:

1- Ana Antonia de Jesus

2- Maria Francisca de Jesus

3- Antonio Correa Afonso

4- Francisco Correa Afonso

5- Helena Maria de Jesus

6- Esméria Maria de Jesus

7- Mariana Beralda de Santa Ana

8- Francisca Maria de Jesus

9- Genoveva Maria de Jesus

10- José Antonio Correa Afonso

11- João Antonio Correa Afonso

12- Manoel Correa Afonso

13- Joaquim Correa Afonso

 

 

1- Ana Antonia de Jesus casou com Lourenço Antonio Pereira, filho de Antonio da Costa Lima e Gertrudes Maria de Jesus, neto materno de Domingos Antonio Pereira e Maria Gertrudes. Família “Domingos Antonio Pereira” 10-1. Lourenço já era falecido em 1823.

 

2- Maria Francisca de Jesus casada com Diogo Antonio Pereira, ambos já falecidos em 1823. Aparentemente Diogo casou mais duas vezes, com duas irmãs de seu genro Manoel Francisco Morato descritas na família “Pimenta de Godoy” Cap 1º, 4 e 6.

Maria foi representada no inventário paterno pelos filhos:

2-1 Maria Joaquina casada com Manoel Francisco Morato, filho de José Francisco Morato e Ana Maria de Godoy “Família Pimenta de Godoy” Cap 1º.

2-2 Joaquina Maria de Jesus casada com João da Costa Lima

2-3 Francisco Antonio Pereira com 18 anos em 1823. Aos 24-02-1824 casou com Venância Maria do Nascimento, filha de Antonio da Cunha e Oliveira e Maria do Nascimento.

inserida no inventário do avô materno:

Aos vinte e quatro dias do mês de Fevereiro do ano de mil oitocentos e vinte e quatro, nesta Matriz, feitas as admoestações sem impedimento, por Provisão do Reverendo Vigário da Vara, com minha presença e das testemunhas Tenente José Joaquim Machado e Francisco Bueno de Azevedo, pelas quatro horas da tarde receberam-se em matrimônio por palavras de presente por marido e mulher Francisco Antonio Pereira, filho legítimo de Diogo Antonio Pereira e Maria Francisca de Jesus, natural e batizado nas Lavras do Funil; = e Venância Maria do Nascimento, filha legítima de Antonio da Cunha e Oliveira e Maria do Nascimento, nascida e batizada nesta Freguesia e logo receberão as bênçãos nupciais (...).

Cabo Verde, 4 de Junho de 1824

 

3- Antonio Correa Afonso, casado em 1823. Provavelmente o casado com Feliciana Maria, morador em Bom Jesus dos Perdões em 1831 com vários filhos, vizinho da irmã Francisca Maria:

censo 1831 Bom Jesus dos Perdões-MG, quarteirão 11, fogo 2

ANTONIO CORREA AFONCO, chefe do fogo, masculino, branca, 51, casado, lavrador

FELICIANNO MARIA, cônjuge, feminino, branca, 35, casado

ANTONIO, filho, masculino, branca, 15

JOAQUIM, filho, masculino, branca, 13

MANOEL, filho, masculino, branca, 11

JOZE, filho, masculino, branca, 9

JOAO, filho, masculino, branca, 4

LOURENCO, filho, masculino, branca, 3

MARIA, filho, feminino, branca, 8

SILVERIA, filho, feminino, branca, 7

22 escravos

 

4- Francisco Correa Afonso casado com Ana Joaquina, ambos já falecidos em 1823. Francisco foi representado no inventário paterno pelos filhos:

4-1 Maria Joaquina de Jesus, com 15 anos em 1823. Aos 20-08-1825 casou com José Alves Pereira. Família Manoel da Silva Pacheco 4-?-1.

inserida no inventário do avô paterno fls. 44

Aos vinte de Agosto de mil oitocentos e vinte e cinco na Capela dos Perdões em presença do Padre José Machado de Faria e das Testemunhas Custódio José Pereira e Dona Ana Maria de Jesus, ao meio dia, depois de feitas as diligências, havendo Provisão, se receberam em matrimônio por palavras de presente e mútuo consenso = José Alves Pereira e Maria Joaquina de Jesus, e receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano de que fiz este assento (...).

Lavras, 4 de Junho de 1830

 

          Em 1832 eram moradores  no Curato de Bom Jesus do Campo Belo, termo da vila de São Bento do Tamanduá (inventário do Padre José da Silva Pacheco - 1728 neste site)

4-2 Maria Francisca do Carmo com 14 anos. Aos 14-02-1825 casou com Francisco Moreira de Andrade, filho de João Moreira de Andrade e Isabel Alves de Jesus. Família “Os Alves Pedrosa” Cap. 3º, 3-1.

inserida no inventário do avô paterno fls. fls. 45

aos quatorze de Fevereiro de mil oitocentos e vinte e cinco na Capela dos Perdões, ao meio dia na presença do Padre José Machado de Faria e das testemunhas Manoel Fernandes Airão e Joaquim Antonio Pereira, depois de feitas as diligências do Estilo, havendo Provisão, se receberam em matrimônio por palavras de presente e mútuo consenço: Francisco Moreira de Andrade e Maria Francisca do Carmo, ele filho legítimo de João Moreira de Andrade e de Dona Isabel Alves de Jesus; ela filha legítima de Francisco Correia Afonso e Ana Joaquina e receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

Lavras, 4 de Julho de 1830

 

4-3 Mariana Augusta de Santa Rita com 12 anos.Aos 03-08-1826 casou com Angelino Alves Pereira. Família Manoel da Silva Pacheco 4-?-2

inserida no inventário do avô paterno fls. fls. 46

Matriz de Nossa Senhora do Monteserrate.

Aos três de Agosto de mil oitocentos e vinte e seis anos na Capela de São José do Favacho, feitas as diligências na forma do Concilio Tridentino e Constituição do Bispado, o Reverendo Francisco Antonio Junqueira com licença paroquial recebeu em matrimônio por Provisão aos contraentes: Angelino Alves Pereira e Mariana Augusta de Santa Rita e lhes conferiu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunhas Manoel Alves Madeira (...).

Vila de Santa Maria fr Baependi, 12 de Junho de 1830

 

5- Helena Maria de Jesus casada com João Ferreira da Costa.

 

6- Esméria Maria de Jesus casada com Domingos Antonio Pereira

 

7- Mariana Beralda de Santa Ana, solteira, com 28 anos em 1823.

 

8- Francisca Maria de Jesus casou aos 13-11-1809 com Joaquim Antonio Pereira, filho de Jose Pereira e Quiteria Pereira. Família “Domingos Antonio Pereira” 5-4

 

9- Genoveva Maria de Jesus casada com José Antonio Pereira, filho de José Antonio Pereira e Genoveva Rosa de Jesus. Geração na família supra citada 7-1.

 

10- José Antonio Correa Afonso aos 05-09-1820 casou com Mariana de Souza Monteiro, filha do Alf. Manoel Joaquim Costa e Mariana de Souza Monteira. Geração na família “Souza Monteiro” Cap. 1º, § 9º.

 

11- João Antonio Correa Afonso casado

 

12- Manoel Correa Afonso, solteiro, com 25 anos em 1823.

 

13- Joaquim Correa Afonso, casado. Provavelmente o casado com Antonia da Conceição e moradores em São João Nepomuceno em1831.

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 25

JOAQUIM CORREA AFONCO, chefe do fogo, branco, 32, casado

ANTONIA DA CONCEICAO, cônjuge, branco, 20, casado

17 escravos,