PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

ANTONIO BORGES

(atualizado em 23-outubro-2016)

 

aportes a GP

SL. 7, 339, 3-3 Guilherme de Arzam, já falecido em 1741, casou em 1726 em Parnaíba com Escholastica Borges f.ª de Antonio Borges e de Paschoa Martins, e teve 2 f-os

4-1 Cornélio

4-2 Estevão

 

 

Bartyra Sette

 

Antonio Borges, filho de outro e Maria Cide, em 1693 na Parnaiba casou com Pascoa Martins, filha de Paulo Martins e Maria de Ramos.

ASBRAP 2, 102, Resumo do 1º lv. casamentos de Santana de Parnaiba por SLeme, anos 1662-1721: fls. 102, ano 1693: . Antonio Borges (de Santos), f. de Antonio Borges e de Maria Cide; com Pascoa Martins, f. de Paulo Martins, falecido, e de Maria de Ramos.

 

Paulo Martins foi inventariado em seu sitio e fazenda “defronte de Itaim Meri termo da vila de Santana da Parnaiba” em outubro de 1663. Compareceram sete filhos de seu casal, entre eles:

- Cristóvão Martins, provavelmente o primogenito. Casou na Parnaiba em 1700 com Luzia da Silva, filha de Domingos da Silva e Maria Gomes. Foram pais de, pelo menos:

ASBRAP 2 - fls. 101 a 121 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz.

- Paulo Martins Borges casou com Anna Maria Moreira, filha de Jorge Moreira de Saavedra e Mariana Garcia. Geração em SL. 8, 391, 3-4.

- Pascoa Martins casou com Antonio Borges

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Inventariado Paulo Martins

Autos aos - outubro de 1663 no sitio e fazenda que foi do defunto Paulo Martins defronte de Itaim Meri termo da vila de Santana da Parnaiba.

Declarante a viuva --------------- Ramos, assinou a rogo ---- Leite.

Herdeiros nesta fazenda:

- a viuva Maria de Ramos

- Cristovão

- Vicente

- Sebastião

- João

- ----------------

- Mariana

- Pascoa

 

Antonio Borges e Pascoa Ramos Martins tiveram os filhos, q.d.:

 

1- Escolastica Borges de Aguiar, casou duas vezes. Segundo a Genealogia Paulista, em 1726 na Parnaiba com Guilherme Correa de Arzam, filho de Manoel Correa de Arzão e Maria de Lima.

          Em Carrancas aos 15-11-1742 casou com Francisco Xavier da Silveira, natural da freguesia de Santa Bárbara da Ilha do Faial, filho de Manoel Furtado de Mendonça e Maria Garcia, já falecidos. Francisco era viúvo duas vezes, primeira vez de Josefa Maria Teresa e segunda vez de Ana de São José.

B7casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-11-1742 Francisco Xavier da Silveira, viúvo de duas mulheres; = cc. Escolástica Borges, viuva de Guilherme [----], natural da vila de Parnaiba deste bispado do Rio de Janeiro, f.l. Antonio Borges, já falecido e Pascoa Ramos Martins. O contraente n. da freg. de Santa Barbara da Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Manoel Furtado de Mendonça e Maria Garcia, já falecidos; viuvo de duas primeiras mulheres Josefa Maria Teresa e Ana de São Jose.

 

          Escolástica, já falecida em 1769, e Guilherme tiveram:

1-1 Cornélio, citado na GP (SL. 7, 339, 4-1). Cornélio Correa de Arzão, natural da Parnaiba. Em Carrancas aos 23-07-1756, dispensados no impedimento de consanguinidade em segundo grau de consanguinidade, casou com Francisca de Souza, natural da Parnaiba, filha de Carlos Martins de Souza e Tomasia Borges de Aguiar, 2-6 abaixo.

B7: casamentos -Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-07-1756 dispensados no impedimento de consanguinidade em segundo grau de consanguinidade, Cornélio Correa de Arzam, n/b na freg. de Santa Ana da vila de Parnaiba, f.l. Guilherme Correa de Arzão e Escolastica Borges de Aguiar; = cc. Francisca de Souza, n. na dita freg. da vila de Parnaiba bispado de S. Paulo, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia Borges de Aguiar.

 

          Cornélio, após o casamento, muito provavelmente mudou o nome para José Correa de Arzão. Francisca e Cornelio/José tiveram os filhos batizados em Carrancas, q.d.:

1-1-1 Joaquim José Correa, nasceu aos 27-04-1754 e foi batizado aos 13 do mês seguinte. Aos 22-10-1775 casou com Maria Gomes da Rocha, filha de Luiz Gomes e Ignez Clara de Jesus, família Artur da Rocha”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-05-1754 cap. Sta Ana das Lavras, Joaquim n. aos 27-04 do mesmo ano, f.l. Cornelio Correa de Arzão n. da vila de Parnaiba e Francisca de Souza n. da dita vila Bispado de S. Paulo, np Guilherme Correa de Arzão e Escolastica Borges de Aguiar, nm Carlos Martins de Souza e Tomasia Borges de Aguiar, todos nts da dita vila de Parnaiba, padr.: Francisco Pereira Souto e s/m Escolastica Martins

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-10-1775 Joaquim José Correa, f.l. Jose Correa de Arzão e Francisca de Souza; = cc  Maria Gomes da Rocha, f.l. Luiz Gomes e Clara Ignez de Jesus digo, e Ignez Clara de Jesus. Ambos nts/bts nesta freguesia de Carrancas. Test.: Cap. Fancisco Alves Landim, Alf. Jose Francisco da Cunha.

 

1-1-1-1 Joaquim Francisco de Souza em 13-12-1799 requereu dispensa de consanguinidade em 4º grau da linha transversal igual para se casar com Ana Zeferina de Lima, filha de João de Lima Fagundes e Ana Rosa Felicia.

Igreja Sant'Ana (Lavras, Minas Gerais) dispensa - 13-12-1799 Joaquim Francisco de Souza e Anna Zefirina de Lima. Ele, f.l. de Joaquim Joze Correa e Maria Gomes da Rocha, n. da freguesia de Lavras do Funil de Carrancas. Ela f.l. de João de Lima Fagundes e D. Anna Roza Felicia, n. da freg. do Sumidouro. Ambos moradores na dita freguesia das Lavras do Funil. 4º grao de consanguinidade da linha transversal igual.

- que Maria das Neves era irmã legitima de Izabel Fragosa.

- que de Maria das Neves nasceu Ignes Clara, que de Ignes Clara nasceu Maria Gomes, que de Maria Gomes nasceu o orador Joaquim Francisco de Souza.

- que de Izabel Fragoza, irmã de Maria das Neves, nasceu Maria Alvares; que de Maria Alvares nasceu João de Lima Fagundes; que de João de Lima Fagundes nasceu a oradora Anna Zefirina de Lima.

E por isso são os oradores consanguineos em quarto da linha transversal igual.

Que o orador teve por fragilidade acesso a oradora em cuja casa vive , e de seus pais que o orador é feitor.

 

1-1-2 Manoel Correa de Souza, batizado em 20-12-1758. Aos 07-04-1780 casou com Maria Andreza de Jesus, filha de Francisco Gomes da Cunha e Ana Gomes da Rocha; família Artur da Rocha”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-12-1758 Manoel n. aos 01, f.l. Jose Correa Arzão e Francisca de Souza nts da vila de Parnaiba-SP, padr.: Sarg. Mor Francisco Moreira de Carvalho e Tomasia Maria, solteira filha de D. Francisca de Moraes, viuva.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 07-04-1780 matriz, Manoel Correa de Souza, f.l. Joze Correa Arzão e Francisca de Souza; = cc. Maria Andreza de Jesus, f.l. Francisco Gomes da Cunha e Anna Go[cortado] da Rocha. Nts/bts nesta.

1-1-3 Ana Francisca de Souza, batizada em 04-08-1760. Aos 28-10-1777 casou com Manoel da Silva Chaves, filho de João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, neto paterno de Domingos Gonçalves da Estrada e Maria Pires da freguesia de Santa Eulalia Conselho de Bastos do Arcebispado de Braga, neto materno de Manoel da Silva Chaves e Bernarda Rodrigues, da freguesia de São João del Rei. Geração de Ana e Manoel na família “João Pires da Costa”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-08-1760 Ana, f.l. Jose Correa Arzam e Francisca de Souza, padr.: Diogo da Fonseca Bueno , solteiro e Izabel, solteira filha do Guarda Mor Diogo Bueno da Fonseca.

 

Casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-10-1777 Manoel da Silva Chaves, f.l. João Pires da Costa e Francisca da Silva Chaves, n/b na cap. de Nazare filial da vila de S. João del Rei; = cc.  Ana Francisca de Souza, f.l. Jose Correa Arzão e Francisca de Souza, n/b nesta freguesia.

 

         Ana Francisca casou segunda vez com Manoel José de Carvalho e tiveram os filhos, q.d.:

1-1-3-1 Ana Esméria de Souza, batizada aos 15-05-1793 em Lavras do Funil, casou com José Batista Pereira. Ana Esméria, viúva, redigiu seu testamento na Fazenda Nova em 13-02-1873 aberto aos 17-04-1874

Lavras, MG Igreja Santana aos 15-05-1793 nesta matriz bat a Ana, f.l. Manoel Jose de Carvalho e Ana Francisca de Souza, padrinhos José Correa Arzão e Francisca de Souza avós do batizado.

 

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu D. Anna Esmeria de Souza, testamenteiro Messias Baptista Pereira.

Eu, Anna Esmeria de Souza, n. da vila de Lavras do Funil, f.l. Manoel Jose de Carvalho e Anna Francisca de Souza, já falecidos. Fui cc. Jose Baptista Pereira, já falecido, de cujo matrimonio tivemos quatro filhos que são: Messias Baptista Pereira = Josias Baptista Pereira = Baptistina, cc. Manoel Isidoro de Carvalho; = e Isaias, já falecido, por quem representam seus filhos legitimos Jose - Maria - e Ritta.

Deixo a minha terça, depois de cumpridas todas as minhas disposições, a meu filho Messias Baptista Pereira para desfruta-la durante a sua vida sem dela poder dispor, e depois de sua morte ficará para todos os seus filhos legitimos e a terça será tirada em terras desta fazenda.

Deixo a meu filho Josias a quantia de 200$000 que será tirada de minha terça e dado na escrava Januaria (...).

Instituo herdeiros universais das duas partes de meus bens a meus filhos e netos acima mencionados.

Testamenteiros: 1º meu filho Messias Baptista Pereira, 2º meu neto Jose Baptista Pereira, 3º meu neto Carlos Baptista Pereira

Fazenda Nova, 13-02-1873

Aprovação 14-02-1873

Abertura 17-04-1874

Aceitação 30-04-1874 Messias Baptista Pereira

Foram quatro os filhos do casal, e dois netos testamenteiros de Ana Esméria de Souza: “2º meu neto Jose Baptista Pereira, 3º meu neto Carlos Baptista Pereira”.

1-1-3-1-1 Messias Batista Pereira casado com Ana Esméria de Carvalho, filha de Bento Antonio dos Santos e Maria Antonia Florentina de Oliveira, 1-1-3-3-4.

1-1-3-1-2 Josias Batista Pereira

1-1-3-1-3 Batistina Cândida do Nascimento casada com Manoel Isidoro de Carvalho. Geração em 1-1-3-1-3.

1-1-3-1-4 Isaias, já falecido em 1873, “por quem representam seus filhos legitimos Jose - Maria - e Ritta”.

 

1-1-3-2 Luciana, nascia em 1795.

Lavras, MG Igreja Santana - No anno de mil sette centos e noventa e cinco - com pouca differença - nesta Matriz o Reverendo José da Costa Oliveira - baptizou e poz os Santos Óleos Lucianna - fl. do Capitão Manoel José de Carvalho e de D. Anna Francisca de Sousa - fp. João Chrisóstomo da Silva Bueno - Do que fiz este assento, por informação de pessoas fidedignas e por não ter sido feito em tempo competente.

1-1-3-3 Maria Antonia Florentina de Oliveira casou com Bento Antonio dos Santos, filho de Francisco Antonio dos Santos e Luzia Moreira de Aguiar, família “Lamim” 2d2.

Viúva, Maria Antonia testou na Fazenda do Matto Dentro da Freguesia de Lambary em 25-02-1859. Faleceu em 30-11-1860

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Registro do testamento com que faleceu D. Maria Antonia Florentina de Olivr.ª aos 30-11-1860 de quem é testamenteiro Manoel Izidoro de Carv.º.

Eu, D. Maria Antonia Florentina de Oliveira, n/b na freguesia de Lavras do Funil, f.l. Manoel Jose de Carvalho e D. Anna Francisca de Souza, já falecidos, moradora na freguesia do Senhor Bom Jesus do Lambary Termo da cidade da Campanha Comarca do Rio Verde. Fui cc. Bento Antonio dos Santos, já falecido, de cujo matrimonio tive seis filhos que são: = Thomaz = Mafalda, já falecida, que foi c1c Bernardo Luiz(sic) e c2c Honorio Joze de Carvalho deixando dois filhos; Manoel Izidoro = Anna Esmeria cc Messias Baptista Pereira; = Joze Umbelino de Carvalho = Miguel Joze de Carvalho =

(...) deixo a meu neto Gracianno Baptista Pereira o crioulo Adão; perdoo a meu filho Thomaz Joaquim da Cantuaria, Manoel Izidoro de Carvalho as quantias que estão devendo por reposição a minha meação constante da partilha feita de meu finado marido para que não lhes sejam exigido em tempo algum.

Testamenteiros: 1º meu filho Manoel Izidoro de Carvalho, 2º meu filho Thomaz Joaquim de Cantuaria, 3º meu genro Messias Baptista Pereira.

O restante da minha terça deixo a meus filhos: Thomaz = Manoel = Joze = Miguel = e Anna.

Fazenda do Matto Dentro da Freguesia de Lambary, 25-02-1859 D. Maria Antonia Florentina de Oliveira

Aprovação 25-02-1859

Abertura 30-11-1860

Aceitação 30-11-1860 Manoel Izidoro de Carvalho.

Foram seis os filhos do casal. Maria Antonia teve mais o neto: “deixo a meu neto Gracianno Baptista Pereira o crioulo Adão:

1-1-3-3-1 Tomás Joaquim de Cantuaria casou com Placidonia Maria dos Anjos. Pais de, q.d.:

1-1-3-3-1-1 Maria do Carmo Cantuaria casou com José Batista de Carvalho. Geração em 1-1-3-3-3-9.

 

1-1-3-3-2 Mafalda Ananias de Jesus, já falecida em 1859, foi casada duas vezes. Com Bernardo Rodrigues da Costa, filho de Manoel Rodrigues da Costa e Maria Escolástica de Araújo. Familia “Marcelo Rodrigues Távora”, aí a geração da única filha do casal, Batistina tutelada pelo avô materno.

Segunda vez casou com seu tio Honório José de Carvalho 1-1-3-4 abaixo.

Bernardo e Mafalda tiveram a filha única:

1-1-3-3-2-1 Batistina Bernardina do Nascimento com 14 anos em 1844, tutelada do avô materno Sargento Bento Antonio dos Santos. Em 1852 estava casada com José Umbelino de Carvalho 1-1-3-3-5.

 

1-1-3-3-3 Manoel Izidoro de Carvalho casou com Batistina Cândida do Nascimento, filha de José Batista Pereira e Ana Esméria de Souza, 1-1-3-1-3 supra

         Ambos testaram nas Aguas Virtuosas em 02-05-1879. Manoel faleceu em 12-05-1881 e o testamento de Batistina foi aberto em 06-06-1882

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897

Registro do testamento com que faleceu Manoel Isidoro de Carvalho, em 12-05-1881, testamenteiro Alcebiades Antonio de Carvalho.

Eu, Manoel Isidoro de Carvalho, f.l. de Bento Antonio dos Santos e D. Maria Antonia Florentina, já falecidos. Sou cc. D. Baptistina Candida do Nascimento de cujo consorcio tenho os filhos seguintes: = Alcebiades = Raquel = Carolina = Anna = Ritta = Perciliana = Izabel = Francisco = e Jose que são legitimos herdeiros dos dois terços dos meus bens.

Instituo herdeiros usufrutuários da terça parte de meus bens a meus filhos: Alcebiades = Jose = Izabel = e Anna que gozarão dos mesmos bens em suas vidas e os passarão por suas mortes a seus filhos a quem transmito a propriedade deles, e os ditos usufrutuarios não poderão alienar nem mesmo o usofruto e nem estes lhes podem ser tirado por divida alguma (...)

Testamenteiros: 1º a meu filho Alcebiades, 2º meu filho Jose, 3º a meu compadre Joaquim Albino de Almeida.

Aguas Virtuosas 02-05-1879 Manoel Isidoro de Carvalho

Aprovação 03-05-1879

Abertura 12-05-1881

Aceitação 21-05-1881 Alcebiades Antonio de Carvalho, 1º testamenteiro nomeado, morador na freguesia das Aguas Virtuosas deste termo.

 

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897

Registro do testamento com que faleceu D. Batistina Candida do Nascimento, testamenteiro Alcebiades Antonio de Carvalho.

Eu, Batistina Candida do Nascimento, f.l. de Jose Baptista Pereira e D. Ana Esmeria de Souza, já falecidos, sou cc. Manoel Isidoro de Carvalho de cujo consorcio temos os filhos seguintes: Alcebiades = Raquel = Carolina = Anna = Perciliana = Ritta = Izabel = Francisca = e Jose, que são os legitimos herdeiros das duas terças partes dos meus bens.

Instituo herdeiro e usufrutuario da terça parte de meus bens a meus filhos Alcebiades, Jose, Izabel e Anna que gozarão dos mesmos bens durante suas vidas e as passarão por suas mortes a seus filhos a quem transmito a propriedade deles e os ditos usufrutuarios não poderão alienar nem mesmo o usofruto e nem este lhes poderá ser tirado por divida alguma pois que será considerado como alimento dos usufrutuarios e seus filhos (...).

Deixo a meus netos João e Jose, filhos de Francisco de Assis Pereira a quantia de 150$000 réis a cada um; igual quantia a meu neto João, filho de Joaquim Urbano Pereira Barbe-o.

Testamenteiros: 1º meu filho Alcebiades, 2º meu filho Jose, 3º a meu compadre Joaquim Albino de Almeida,

Aguas Virtuosas 02-05-1879 Baptistina Candida do Nascimento

Aprovação 03-05-1879

Abertura 06-06-1882

Aceitação 09-06-1882 Alcebiades Antonio de Carvalho.

 

Manoel e Batistina tiveram nove filhos declarados nos testamentos. Batistina deixou legados aos netos: “João e Jose, filhos de Francisco de Assis Pereira a quantia de 150$000 réis a cada um; igual quantia a meu neto João, filho de Joaquim Urbano Pereira Barbe-o”

1-1-3-3-3-1 Alcebiades Antonio de Carvalho, 1º testamenteiro nomeado pelos pais, morador na freguesia das Aguas Virtuosas

1-1-3-3-3-2 Raquel Candida do Nascimento casou com Francisco de Assis Pereira, filho de Beraldo José Pereira e Francelina Candida de Jesus inventariada em 1851 (inventário neste site disponibilizado por Moacyr Villela).

Pais de, q.d.:

1-1-3-3-3-2-1 José Serapião de Assis, aos 09-10-1886 dispensados dos impedimentos de consanguinidade em 3º grau igual, 4º atingente ao 3º e 4º lateral igual, casou com Ana Vitória de Oliveira, filha de José Amaro de Oliveira e Maria Umbelina do Carmo, neta paterna de Manoel Antonio de Oliveira e Maria Vitória Rodrigues, neta materna de José Umbelino de Carvalho e Batistina Bernardna do Nascimento - 1-3-3-5-1-1 abaixo.

1-1-3-3-3-3 Carolina Ricardina de Carvalho casou com José Alves de Mello, filho de Tomás Alves de Mello e Maria do Carmo - família João Pereira Themudo, neste site.

          Pais de, q.d.:

1-1-3-3-3-3-1 Alberto, afilhado e legatário da avó paterna.

1-1-3-3-3-3-2 Alfredo Alves de Mello, em 19-01-1887 requereu dispensa dos impedimentos de consanguinidade em 2º grau lateral igual, 3º lateral igual, e 4º lateral igual triplicado para se casar com Placidonia Maria dos Anjos (1-1-3-3-3-9-1), filha de José Batista de Carvalho e Maria do Carmo Cantuaria, neta paterna de de Manoel Izidoro de Carvalho e Batistina Candida do Nascimento, neta materna de Tomas Joaquim Cantuario e Placidonia Maria dos Anjos

Lambari, MG - Lambari Livros mistos 1853-1890 aos 19-01-1887 Alfredo Alves de Mello e Placidonia Maria dos Anjos, desta freguesia as Aguas Virtuosas. Ele f.l. de Jose Alves de Mello e Carolina Ricardina de Carvalho, np de Tomas Alves de Mello e Maria do Carmo, nm de Manoel Izidoro de Carvalho e Baptistina Candida do Nascimento.

Ela f.l. de Jose Batista de Carvalho e Maria do Carmo Cantuaria, np de Manoel Izidoro de Carvalho e Batistina Candida do Nascimento, nm Tomas Joaquim Cantuario e Placidonia Maria dos Anjos - consanguinidade em 2º grau por ser a mãe do orador Carolina Ricardina de Carvalho [rasgado] ptista de Carvalho, em 3º grau por ser [rasgado] el Izidoro de Carvalho irmão do avo [rasgado] quim Cantuario, havendo por isso impedimento de consanguinidade em 2º grau do qual [rasgado] e em 3º por ser a avo materna do orador [-]tina Candida do Nascimento prima irmã do avo materno da oradora Tomas Joaquim Cantuaria por serem suas mães irmãs.

 Impedimento de consanguinidade em 2º grau lateral igual, 3º lateral igual, e 4º lateral igual triplicado.

1-1-3-3-3-4 Ana

1-1-3-3-3-5 Rita do Nascimento casou com Joaquim Urbano Pereira Barbado, filho de João Pereira Barbado e Maria Rita ambos falecidos na cidade do Porto-PT. Pais de: Maria batizada em 28-06-1875.

LDS Lambari, MG - Igreja N Sra da Saude aos 28-06-1875 bat a Maria nascida aos 10-07-1874, f.l. de Joaquim Urbano Pereira Barbado e Rita do Nascimento Barbado, np João Pereira Barbado e s/m Maria Rita Barbado ambos falecidos na cidade do Porto reino de Portugal, nmaterna de Manoel Isidoro de Carvalho e Batistina Candida do Nascimento residentes nesta freguesia. Padr.: Luiz Albano Pereira Barbado, residente no Porto por seu pp Manoel Isidoro de Carvalho, e Canuta Guilhermina do Nascimento.

1-1-3-3-3-6 Perciliana

1-1-3-3-3-7 Izabel

1-1-3-3-3-8 Francisco

1-1-3-3-3-9 José Batista de Carvalho casou com Maria do Carmo Cantuaria, filha de Tomás Joaquim Cantuario e Placidonia Maria dos Anjos. Pais de, q.d.:

1-1-3-3-3-9-1 Placidonia Maria dos Anjos em 19-01-1887 requereu dispensa dos impedimentos de consanguinidade em 2º grau lateral igual, 3º lateral igual, e 4º lateral igual triplicado para se casar com Alfredo Alves de Mello 1-1-3-3-3-3-2 supra.

1-1-3-3-4 Ana Esméria de Carvalho casada com Messias Batista Pereira, filho de José Batista Pereira e Ana Esmeria de Souza, neto materno de Manoel José de Carvalho e Ana Francisca de Souza, 1-1-3-1-1.

1-1-3-3-5 José Umbelino de Carvalho casou com Batistina Bernardina do Nascimento, filha da supra 1-1-3-3-2 Mafalda Ananias de Jesus e seu primeiro marido Bernardo Rodrigues da Costa. Pais de, q.d.:

1-1-3-3-5-1 Maria Umbelina do Carmo casou com José Amaro de Oliveira, filho de Manoel Antonio de Oliveira e Maria Vitória Rodrigues, família “Antonio Luiz de Medeiros”. Pais de, q.d.:

1-1-3-3-5-1-1 Ana Vitoria de Oliveira, aos 09-10-1886 dispensados dos impedimentos de consanguinidade em 3º grau igual, 4º atingente ao 3º e 4º lateral igual, casou com José Serapião de Assis (1-1-3-3-3-2-1), filho de Francisco de Assis Pereira e Raquel Candida do Nascimento, neto paterno de Beraldo Jose Pereira e Francelina Candida de Jesus, neto materno de Manoel Izidoro de Carvalho e Baptistina Cândida do Nascimento.

Lambari, MG - Lambari Livros mistos 1853-1890 aos 4 de agosto de 1886 Jose Serapião de Assis e Ana Vitoria de Oliveira, desta freguesia das Aguas Virtuosas.

Ele f.l. Francisco de Assis Pereira e Raquel Candida do Nascimento, np de Beraldo Jose Pereira e Francelina Candida de Jesus, nm Manoel Izidoro de Carvalho e Baptisna(sic) Candida do Nascimento.

Ela f.l. Jose Amaro de Oliveira e Maria Umbelina do Carmo, np de Manoel Antonio de Oliveira e Maria Vitoria Rodrigues, nm Jose Umbelino de Carvalho e Batistina Bernardina do Nascimento - consanguinidade em 3º grau igual por ser o avo materno do orador Manoel Izidoro, irmão de pai e mãe do avo materno da oradora Jose Umbelino, em 4º atingente a 3º por ser Manoel Izidoro irmão de Mafalda, bisavo materna da orador, em 4º igual por ser a bisavo materna do orador Ana Emerenciana irmã da bisavo materna da oradora Maria Antonia, e em 5º atingente ao 4 por ser a tataravo da oradora Maria Antonia irmã da bisavo materna do orador Ana Esmeria.

 

Lambari, MG Igreja N Sra da Saude matr - aos 09-10-1886 nesta matriz dispemsados do imp de cons. em 3º grau lateral igual, 4º lateral atingente ao 3º e 4º lateral igual e testemunhas Jose Batista de Carvalho e Horacio Jose do Espirito Santo. Jose Serapião de Assos cc Ana Vitoria de Oliveira.

 

 

1-1-3-3-5-2 Maria Rita de Jesus (oui de Carvalho) aos 02-07-1887 casou com seu primo Teofilo José de Carvalho 1-1-3-3-6-1 abaixo.

 

1-1-3-3-6 Miguel José de Carvalho casou com Francisca de Paula e Souza. Pais de, q.d.:

1-1-3-3-6-1 Teofilo José de Carvalho aos 02-07-1887, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com sua prima Maria Rita de Jesus (ou de Carvalho) 1-1-3-3-5-2 supra.

LDS Lambari, MG - Lambari Livros mistos 1853-1890 - aos 27-08-1886 Teofilo Miguel Jose de Carvalho e Maria Rita de Jesus. Ele, da freguesia da Campanha, f.l. de Miguel Jose de Carvalho e Francisca de Paula e Souza. Ela, desta freguesia, f.l. Jose Umbelino de Carvalho e Batistina Bernardina do Nascimento. Consanguinidade em 2º grau da linha lateral igual pq os pais dos oradores são irmãos legitimos.

A oradora é orfã de mãe

 

LDS Lambari, MG Igreja N Sra da Saude matr - aos 02-07-1887 nesta matriz na presença das testemunhas Francisco de Assis Pereira e Antonio Batista Pereira, dispensados do imp. cons. em 2º grau lateral igual. Teofilo Jose de Carvalho cc Maria Rita de Carvalho.

 

1-1-3-4 Honório José de Carvalho, casou três vezes. Primeira vez com Rita da Fonseca. Segunda vez com sua sobrinha Mafalda Ananias de Jesus 1-1-3-3-2 supra, viúva de Bernardo Rodrigues da Costa. Viúvo de Mafalda casou com Ana Vitória dos Inocentes. Honório testou na Campanha em 13-07-1868 e faleceu aos 18-02-1870 com geração dos três matrimônios.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871

Registro do testamento com que faleceu Honorio Jose de Carvalho, 18-02-1870, de quem é testamenteiro João Luiz de Carvalho.

Eu, Honorio Jose de Carvalho, f.l. de Manoel Jose de Carvalho e D. Anna Francisca de Souza, n. da vila de Lavras. Fui c1c nupcias com D. Rita da Fonseca, a qual na constancia de nosso matrimonio deu a luz os seguintes filhos que estão vivos: André Jose de Carvalho = Maria Rita, cc. Manoel Joaquim de Souza e Oliveira = e Francisca, cc. Lucio Antonio d'Oliveira.

Em segunda nupcias casei-me com D. Mafalda Ananias de Jesus, de cujo consorcio tivemos um filho de nome Aureliano Joze de Carvalho, que está vivo.

Estou casado em terceiras nupcias com D. Anna Victoria dos Innocentes, de cujo consorcio temos os seguintes filhos: = João Luiz de Carvalho = Honoria de Carvalho = Antonio Luiz de Carvalho.

Todos estes filhos são os legitimos herdeiros de duas terças partes de meus bens.

Instituo herdeiros de minha terça em iguais partes a meus filhos João Luiz de Carvalho, Honoria de Carvalho e Antonio Luiz de Carvalho.

Testamenteiros: 1º meu filho João Luiz de Carvalho, 2º meu filho Antonio Luiz de Carvalho, 3º minha filha Honoria de Carvalho.

Meus filhos do primeiro e segundo consorcios estão pagos de suas legitimas maternas.

Meu filho André deve-me 200$000 reis de jornais de escravos e carretos, isto alem do resto de um crédito que dele tenho em minha gaveta. Por minha morte descontar-se-a isto em sua legitima.

Cidade da Campanha 13-07-1868 Honorio Joze de Carvalho

Aprovação 13-07-1868

Abertura 18-02-1870

Aceitação 23-03-1870 João Luiz de Carvalho

 

Honório e Rita tiveram três filhos:

1-1-3-4-1 André José de Carvalho

1-1-3-4-2 Maria Rita casada com Manoel Joaquim de Souza e Oliveira

1-1-3-4-3 Francisca casada com Lucio Antonio de Oliveira

 

Honorio e Mafalda tiveram o filho único:

1-1-3-4-4 Aureliano José de Carvalho

 

Honorio e Ana Vitória tiveram três filhos:

1-1-3-4-5 João Luiz de Carvalho

1-1-3-4-6 Honória de Carvalho

1-1-3-4-7 Antonio Luiz de Carvalho

 

1-1-3-5 Justino José de Carvalho, batizado em 1800, Aos 20-06-1832 casou com Bárbara Marcelina de Paiva, filha de José da Costa Souza e Geralda Maria Joaquina de Paiva. Geração na família "Juliana de Oliveira Cunha”.

Lavras, MG Igreja Santana - No anno de mil oito centos - Na Capella de São Bernardo - c/ licença do Vigário de Lavras, o Reverendo Francisco Dias de Oliveira baptizou e poz os Santos Óleos a Justino - fl. do Capitão Manoel José de Carvalho e de D. Anna Francisca de Sousa - fp. Manoel Dias de Oliveira e D. Custódia, mulher de Ignácio de Sousa Lopes - e que por não ser lançado em tempo o faço agora, do que para constar

 

1-1-4 Luiz, em 10-07-1763.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-07-1763 Luiz, f.l. Jose Correa de Arzam e Francisca de Souza, padr.: Manoel da Fonseca Pinto, casado e Joana Batista, solteira filha do Guarda Mor Diogo Bueno.

1-1-5 Catarina de Sene de Jesus, batizada em maio de 1765. Em Campanha aos 29-04-1784 casou com José Marques Viana, natural de Barbacena, filho de João Marques Viana e Izabel Francisca de Jesus; família “João Pereira Temudo” Cap. 2º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos --- de Maio de 1765, Catarina, f.l. Jose Correa Arzão n/b na freg. de N. Sra da Conceição da Parnaiba Bispado de S. Pasulo e Francisca de Souza n/b freg. N. Sra a Conceição das Carrancas, padr.: João Marques Vianna e Helena ----.

 

Campanha-MG - casamentos - na ermida de S. Antonio e N. S. do Rosario do R. Verde filial da freguesia de Lavras, aos 29-04-1784 Joze Marques Viana, f.l. de João Marques Viana e Izabel Francisca de Jesus, n/b na freguesia da Borda do Campo; = Caterina de Senne de Jesus, f.l. de Jose Correa Arzão, n/b na freguesia das Lavras.

Obs.: não consta a mãe da oradora

1-1-6 Ricardo Correa de Arzão, batizado aos 17-11-1766. Aos 12-02-1789 casou com Teodora Angélica da Rosa, filha de Bartolomeu da Rosa e Teresa Maria de Jesus.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-11-1766 matriz, Ricardo, f.l. Jose Correa Arzão n. vila Parnaiba-SP e Francisca de Souza n. desta freguesia. Nasceu o dito Ricardo aos dezenove(sic) dias do mesmo mes, padr.: João Francisco do Valle e Margarida, solteira filha de Estevão Rodrigues Branco.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 12-02-1789 nesta paroquial, Ricardo Correa Arsam, f.l. Jose Correa de Arzam e Francisca de Souza; = cc. Theodora Angelica da Rosa, f.l. Bartholomeu da Rosa e Theresa Maria de Jesus. Nts/bts nesta freguesia

1-1-7 Jorge, batizado em 24-06-1769.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-06-1769 Jorge, f.l. Jose Correa de Arzão e Francisca de Souza, np Guilherme Correa de Arzão e Escolastica Borges de Aguiar, nm Carlos Martins de Souza e Tomasia Borges de Aguiar, padr.: João da Silva Ribeiro de Queiroz e Joana, filha de Estevão Rodrigues Branco.

1-1-8 José, em 26-12-1770.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 26-12-1770 N. Sra a Conceição as Carrancas, Jose, f.l. Jose Correa de Arzão e Francisca de Souza, padr.: Jose Francisco a Cunha e D. Josefa Maria de Moraes.

1-1-9 Antonio Correa de Souza, aos 26-09-1804 casou com Teresa Maria de Jesus, filha de André Gonçalves da Fonseca e Ana Teresa de Jesus.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 26-09-1804 nesta matriz de S. Ana das Lavras do Funil Antonio Correa de Souza, f.l. de Jose Correa Arsão e Francisca de Sousa; = cc. Teresa Maria de Jesus, f.l. de Andre Gonsalves da Fonceca e Anna Teresa de Jesus. Nts/bts nesta.

1-2 Estevão, tambem citado na GP (SL. 7, 339, 4-2). Estevão Correa de Arzão, natural da Parnaiba. Em Carrancas aos 06-06-1769 casou com Maria Leme da Silva, filha do Alferes José da Silva Monteiro e Maria Leme de Siqueira, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-06-1769 Estevam Correa de Arzam, n/b na freg. de Santa Ana da vila de Parnaiba bispado de S. Paulo, f.l. Guilherme Correa de Arzão e Escolastica Borges de Aguiar, já defuntos; = cc. Maria Leme da Silva, f.l. Alf. Jose da Silva Monteiro e Maria Leme de Siqueira, n/b nesta freguesia. Test..: Alf. Francisco Alves Landim e Jose Francisco da Cunha.

 

Pais de, q.d.:

1-2-1 Ana Hipolita de Arzão (ou Leme), batizada em 21-12-1771. Aos 07-07-1786 casou com Manoel Alves Coutinho, filho de Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, família “André de Fontes”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-12-1771 Ana, f.l. Estevão Correa de Arzão e Maria Leme, padr.: Jose Correa de Arzão e s/m Francisca de Souza.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 07-07-1786 Ermida N.S. Rosario filial desta paroquial, Manoel Alves Coutinho, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, n/b freg. Aiuruoca; = cc. Anna Hipolita de Arsão, f.l. Estevão Correa de Arsão e Maria Lemes da Silva, n/b freg. Santa Ana Lavras do Funil

Pais de, q.d.:

1-2-1-1 Diogo, batizado por 1795.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1795 com pouca diferença na capela de N. Sra do Rosario filial desta matriz bat a Diogo, f.l. Manoel Alvs Coitinho e Ana Hipolita, foram padrinhos João de Siqueira e Izabel Maria.

1-2-1-2 Manoel Alves Coutinho, batizado por 1805. Aos 10-02-1830 casou com Prudenciana Maria de Jesus, filha de João Naves Damasceno e Ana Vitória de São Tomé, família “José Vieira da Cunha”.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos. no ano de 1805 pouco mais ou menos nesta matriz bat a Manoel, f.l. Manoel Alvares Coutinho e Ana Hipolita Lemes, madr.: Margarida Rodrigues Branca

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 10-02-1830 Manoel Alz Coutinho, filho de outro e Ana Hipolita Lemes = cc Prudenciana Maria de Jesus, f. de João Naves Damaceno e Ana Vitoria de S. Tome, desta freguesia, test.: Manoel Jose Naves e Francisco Dias Cravo

 

2- Tomasia Borges de Aguiar, natural da Parnaiba-SP, casou com Carlos Martins de Souza. Carlos faleceu em 17 de outubro de 1775 no "sitio denominado Palmital ao pé do Macaia, Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil". Não fez testamento. Seu inventário foi aberto aos 06-05-1776 por Tomasia.

          Tomasia faleceu  com testamento em 29-05-1785:

Lavras, MG aos 29-05-1785 faleceu Tomasia de Aguiar viuva de Carlos Martins de Souza. Sepultada dentro desta matriz, fez seu solene testamento:: (...) aos 23-05-1785 eu Thomasia de Aguiar (...) faço este meu testamento.

Testamenteiros: meus genros Estevão Rodrigues Branco e Jose Correa de Arzão. Sou natural da vila de Parnaiba da freguesia de Santa Ana termo e bispado da cidade de S. Paulo, f.l. de Antonio Borges de Aguiar e Pascoa Martins Ramos, ja defuntos. Fui casada com Carlos Martins de Souza e deste matrimonio tivemos um filho e nove filhas que são a saber: Quiteria = Ana - Maria = Izabel = Gertrudes = Joana = Francisca = Barbara = Catarina = e Manoel, dos quais são falecidos Quiteria, Ana e Izabel mas todas tres com filhos do matrimonio os quais, uns e outros são legitimos herdeiros dos meus bens.

Da terça: liberta escravos e o remanescente se repartira ao meio. Uma parte se entregara a minha filha Joana em remuneração de algum trabalho que tem tido comigo, e os mais que da dita terça restam mandem dizer em missas por minha alma como tambem pelo defunto meu marido. Palmital dia e era ut supra - Thomasia de Aguiar.

No inventário de Carlos Martins compareceram dez filhos, três já falecidas (inventário neste site disponibilizado por Moacyr Villela):

2-1 Ana de Souza, natural da Parnaiba-SP. Em Carrancas-MG aos 06-08-1742 casou com Estevão Rodrigues Branco, natural de S. Tiago de Avintes Arc. de Braga, filho de Francisco Rodrigues Branco e Maria Rodrigues, já falecidos.

Casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-08-1742 Estevam Rodrigues Branco, n/b na freg. de Santiago de Avintes Arc. Braga, f.l. Francisco Rodrigues Branco e Maria Rodrigues, já falecidos; = cc Ana de Souza, n/b freg. Parnaiba deste bispado, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar Borges, moradores na Vitoruna desta freguesia. Declaro que este Sacramento foi feito com procuração da parte do contraente, cujo procurador foi Luiz Colaço, casado, morador nesta mesma freguesia.

 

Ana, já falecida em 1776, foi representada no inventário paterno pelos nove filhos de seu casal:

2-1-1 Francisco Rodrigues Branco, batizado em 09-09-1743. Aos 12-10-1784 casou com Maria de Jesus, filha de Francisco de Faria Albernaz e Izabel da Silva Portes.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-09-1743 Francisco, filho l. Estevão Rodrigues Branco e Ana de Souza, padr.: Manoel Francisco Xavier e s/m Lucrecia Leme Serqueira.

 

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 12-10-1784 Ermida de S. Tome da Serra das Letras, filial matriz de S. Ana, Francisco Rodrigues Branco, f.l. Estevão Rodrigues Branco e Anna de Souza, n/b nesta freg. de Lavras; = cc. Maria de Jesus, f.l. Francisco de Faria Albernaz e Izabel da Silva Portes, n/b freg, N.S. Conceição Pouso Alto.

 

          Maria de Jesus foi irmã inteira de:

- Manoel José de Faria casado com Luiza Francisca Alves de Jesus (ou de Carvalho), filha de João Francisco de Carvalho e Teresa Alves da Assunção; família “Alves Pedrosa” cap. 3º.

- Francisco de Faria Albernaz casou com Ângela Francisca do Sacramento, filha de Joaquim José da Silva Velho e Maria Joaquina da Conceição. Pais de, q.d.:

- Miguel, batizado em 19-04-1795  em Resende-RJ.

05-05-1795 Miguel, n. em 19-04-1795, f.l. de Francisco de Faria Alvernaz, n. Pouso Alto e Angela Francisca do Sacramento, n. Cunha; np de Francisco de Faria Alvernaz e de Izabel Maria ambos de Pouso Alto; nm de Joaquim Jose da Silva Velho e Maria Joaquina, n. de Baependi. Padr.: Antonio Vicente Campos e sua mulher Maria Perpetua, moradores desta freg. Bat. no Oratório particular de Joaquim Jose Gonçalves, pai do padre Coadjutor desta Matriz de Resende, Joaquim Jose Gonçalves, que batizou com a licença que tinha do Reverendo Doutor Visitador Ordinário, para esse fim Jose Joaquim Pizarro e Araujo. (acervo Itamar Bopp - ficha 0034)

- Januária, em 20-08-1797.

20-08-1797 Januaria, n. 30-07, f.l. de Francisco Jose de Faria, n. Pouso Alto e Angelica Francisca do Sacramento, n. da vila de Cunha; np Francisco de Faria Alvernas, n. Pouso Alto e Izabel da Silva Cortez, n. Lorena; nm Joaquim Jose da Silva Velho, n. Baependi e Maria Joaquina da Conceição, n. Baependi. Foi batizada em casa, em perigo de vida, pelo estudante Joaquim Jose Bittencourt. . Bat. em Resende pelo Vig. Antonio de Mattos Nobrega de Andrada (acervo Itamar Bopp - ficha 0469)

 

 

Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus foram pais de, q.d.:

2-1-1-1 Tomé, batizado em 13-07-1785.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-07-1785 Tome, f.l. Francisco Rodrigues Branco e Maria de [danificado] padr.: Francisco Inacio Botelho e Izabel da Silva.

 

2-1-1-2 Antonio Rodrigues de Faria aos 01-08-1811 casou com Joaquina Florinda de Assis, filha de Pedro da Silva de Gouvea e Perpétua Maria de Oliveira; família “José de Gouvea”.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 01-08-1811 Ermida S. Bernardo filial da freguesia de S. João del Rei, Antonio Rodrigues de Faria, f.l. de Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus, n/b nesta freguesia; = cc. Joaquina Florinda de Assis, f.l. de Pedro da S.ª de Goveya e Perpetua Maria de Olivr.ª, n/b freguesia de Barbacena.

Pais de, q.d.:

2-1-1-2-1 Bernardina Branca de Albernaz, batizada aos 28-05-1820. Em 14-11-1837, casou com José Veloso da Silva, de 23 anos e filho do falecido João Veloso da Silva e Maria Joaquina do Nascimento.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 28-05-1820 cap. S. Bernardo do Macaia, Bernardina, f.l. Antonio Roiz de Faria e D. Joaquina Florinda de Assis, padr.: Joaquim Roiz de Faria e Gertrudes Maria de Jesus mulher de Antonio Teixeira da Silva.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 14-11-1837 na capela do Macaia, Jose Veloso da Silva, branco de 23 anos, f.l. de João Veloso da Silva, falecido e Maria Joaquina do Nascimento = cc Bernardina Branca de Albernaz, 17 anos,  f.l. Antonio Rodrigues de Faria e Joaquina Florinda da Assis, brancos. Ambos nts bts nesta freguesia onde são moradores, test.: Manoel Rodrigues de Faria e Manoel Teixeira.

2-1-1-2-2 Antonio Rodrigues de Faria, com 30 anos em 15-02-1855, casou com Baldoina Maria de Jesus, de 15 anos e filha de Antonio José Teixeira e de sua primeira mulher Maria Cândida de Jesus, família “Henrique Cardoso”.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 15-02-1855 Antonio Roiz de Faria, 30 anos, f.l. de outro e Joaquina Florinda de Assis = cc Baldoina Maria de Jesus, branca 15 anos, f.l. Antonio Jose Teixeira e a finada Maria Candida de Jesus. Nts e moradores nesta freg., test.: Antonio Felisberto dos Santos e Matias Teixeira da Silva

2-1-1-3 Gertrudes Maria de Jesus aos 30-12-1808 casou com Antonio Teixeira da Silva, natural da Campanha, filho de Manoel Teixeira da Silva e Madalena da Luz da Conceição - família “Mateus Fernandes Agostim”.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 30-12-1808 na Cap. N.S. do Rosario, filial desta Matriz, filial desta matriz, Antonio Teixeira da Silva, f.l. de Manoel Teixeira da Silva e Magdalena da Luz da Conceição, n. da vila da Campanha; = cc. Gertrudes Maria de Js., f. l. de Francisco Roiz Branco e Maria de Jesus, n. da freguesia de Lavras do Funil.

Em Bom Sucesso-MG encontramos vários filhos do casal:

2-1-1-3-1 Ananias Teixeira da Silva, com 30 anos em 28-08-1837, casou com Rita Carolina de Jesus, de 20 anos, filha de Antonio Luiz de Avellar e Maria Silveria dos Anjos, família “Henrique Cardoso”.

Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 28-08-1837 Ananias Teixeira da Silva, f.l. Antonio Teixeira da Silva e Gertrudes Maria de Jesus, agricola de idade 30 anos n. da freg. de Lavras do Funil = cc Rita Carolina de Jesus, branca de 20 anos, f.l. Antonio Luiz de Avellar e Maria Silveria dos Anjos, n. desta freguesia do Bom Sucesso onde ambos são moradores; test.: Severino Jose de Faria e Domingos Fernandes Pedroso.

2-1-1-3-2 Albino José Teixeira (da Silva), aos 21-08-1833 casou com Ana Angelica de Jesus ou de Moraes, filha de Frutuoso José da Silva e Maria Angelica de Moraes, família “José de Gouvêa”

Albino e Ana Angélica tiveram os filhos, q.d., com geração em Mococa-SP:

2-1-1-3-2-1 Joaquim Teixeira da Silva casou com Inocencia Candida de S. José, filha de José Honório de Araujo e Ana Rosa Leopoldina. Tiveram entre outros, os filhos:

          - Urias, nascido em 21-11-1875

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 1, fls. 6, nº 15, aos 14-12-1875 nesta cidade de Mococa; declarante Joaquim Teixeira da Silva, lavrador; apresentou-me uma criança do sexo masculino e declarou que era seu filho leg. e de s/m Inoccencia Honoria(sic) de São Jose, casados na matriz desta cidade donde ela é natural e ele natural da provincia de Minas, hoje residente nesta cidade, np Albino Teixeira da Silva e Ana Angelica de Moraes, já falecida e ele residente em Casa Branca desta provincia, nm Joze Honorio de Araujo, já falecido e D. Ana Roza Leopoldina residente nesta cidade. Vai ser batizado hoje e vão ser padrinhos Manoel Severino de Freitas e Maria Candida de Araujo, negociantes e residentes nesta cidade, com o nome de URIAS, nascido no dia 21-11 p.p. do corrente ano.

2-1-1-3-2-1-1 Virginia, em 22-08-1878

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 1, fls. 140v., nº 455 aos 16-09-1878 nesta cidade de Mococa; declarante Joaquim Teixeira da Silva, que no dia 22-08 p.p. sua mulher Inocencia Candida de S. Jose deu a luz a uma criança do sexo feminino e que vai hoje ser batizada nesta matriz por nome VIRGINIA, np de Albino Teixeira da Silva e Ana Angelica de Moura(sic), nm Jose Honorio de Araujo e D. Ana Roza Leopoldina.

2-1-1-3-2-1-2 - Joaquim, em 25-12-1880.

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 2, fls.43v., nº 128 aos 26-12-1880, declarante Jose Antonio Lemes, ontem nesta cidade nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. Joaquim Teixeira da Silva e Inocencia Candida de S. Jose, np Albino Teixeira da Silva, nm Jose Honorio de Araujo e Ana Rosa Leopoldina, que a avó paterna ele declarante não sabe o nome. Foi batizada em casa por Francelina de tal, com o nome de Joaquim, e que por conseguinte esta foi madrinha.

2-1-1-3-2-1-3 José Teixeira, em 08-07-1893.

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 5, fls. 176v nº 137 JOSE TEIXEIRA. Aos 13-07-1893 declarante Joaquim Teixeira da Silva, lavrador, natural deste estado. No dia 08 deste corrente mes na fazenda da Pedra Branca? nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. do declarante e D. Inocencia Candida de S. Jose, natural e casada com o declarante nesta cidade, np Albino Teixeira da Silva e D. Ana Angelica de Moraes, nm Jose Honorio de Araujo e D. Ana Roza Leopoldina. Vai ser batizada com o nome de José Teixeira, padrinhos Antonio de Mello e D. Virginia Teixeira da Silva

2-1-1-3-2-2 Teodoro Teixeira da Silva casou com Francelina Ribeiro da Silva, filha de Venerando Ribeiro da Silva e Ana Teodora de Jesus. Geração na família “Venerando Ribeiro da Silva”.

2-1-1-3-2-3 Saturnino Teixeira da Silva casou com Maria Jacinta (ou Constancia) de Seixas, filha de Carlos Bernardino de Seixas e Jacinta Constancia de Lima (ou Figueiredo).

2-1-1-3-2-3-1 Maria, nasceu em Mococa aos 14-05-1886.

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 3, fls. 8, nº 27 MARIA. Aos 16-06-1886 declarante Saturnino Teixeira da Silva. Aos 14-05 do corrente ano na fazenda do Corrego do Lino, nasceu do sexo feminino, f.l. do declarante e Maria Jacinta de Seixas, np Albino Teixeira da Silva e Ana Angelica de Moraes, nm Carlos Bernardino de Seixas e Jacinta Constancia de Lima. Vai ser batizada hoje com o nome de Maria, padrinhos Jeronimo Teixeira da Silva e Francisca Amelia da Silva

2-1-1-3-2-3-2 2 Ana Jacinta, em 03-06-1890.

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 4, fls. 86 nº 241 aos 13-06-1890 declarante Saturnino Teixeira da Silva , lavrador, natural da cidade de Casa Branca deste estado. Aos 03 do corrente nasceu uma criança do sexo feminino, f.l. do declarante e D. Maria Constancia de Seixas, natural e casada nesta cidade, np Albino Teixeira da Silva e D. Ana Angelica de Jesus, nm de Carlos Bernardino de Seixas e D. Jacinta Constança de Figueiredo. Vai ser batizada com o nome de Ana Jacintha, padrinhos Tristão Antonio de Carvalho e D. Ana Candida da Silva, ambos deste termo

2-1-1-3-2-3-3 Antonio Teixeira, em 18-05-1893.

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 5, fls. 166 v nº 106 Antonio Teixeira. Aos 23-05-1893 declarante Saturnino Teixeira da Silva, lavrador, natural deste estado, que no dia 18 deste corrente mes na fazenda Boa Vista nasceu uma criança do sexo masculino, f.l. do declarante e D. Maria Constança de Seixas, natural e casada nesta cidade, np Albino Teixeira da Silva e D. Ana Angelica de Jesus, nm Carlos Bernardino de Seixas e D. Jacinta Constança de Figueiredo. Vai ser batizada com o nome de Antonio Teixeira, padrinhos Antonio Gomes do Nascimento, lavrador e D. Inocencia Constança do Nascimento, residentes nesta cidade.

2-1-1-3-2-4 Maria Angelica de Jesus (ou de Moraes) casou em Casa Branca-SP com Miguel Dias de Moura, daí natural, filho de Venancio Dias de Moura e Maria Fernandes Pedrosa.

          Pais de, pelo menos:

2-1-1-3-2-4-1 Ana, batizada em Casa Branca aos 12-07-1864.

(Pesquisa de Eduardo Roxo Nobre p/Projeto 26jan09) batistérios de Casa Branca:  ANNA, aos 12 Julho de 1864, com 20 dias, filha de Miguel Dias de Moura e Maria Angelica de Moraes. Padrinhos: Venancio Dias de Moura e Ana Angelica de Jesus.

Ana Cândida de Jesus se casou com Venerando da Silva Ribeiro, filho de Venerando Ribeiro da Silva e Ana Teodora de Jesus. Geração na família “Venerando Ribeiro da Silva”, neste site.

2-1-1-3-2-4-2 Senilio, nasceu em Mococa-SP em 02-02-1876.

CRC de Mococa-SP nascimentos, livro nº 1, fls. 15, nº 39 - Senilio. Aos 04-02-1876 declarante Miguel Dias de Moura, lavrador, natural de Lavras do Funil provincia de Minas. Vai ser batizado hoje, padrinhos Manoel Gomes de Figueiredo e D. Maria Fernandes Pedroza, fazendeiro, com o nome de SENILIO, nascido aos 02-02 do corrente ano nesta cidade, filho dele declarante e s/m Maria Angelica de Jesus casados na matriz de Casa Branca desta provincia donde ela é natural, np Venancio Dias de Moura e D. Maria Fernandes Pedrosa, nm Albino Teixeira da Silva e D. Ana Angelica de Jesus, os primeiros moradores nesta cidade e o segundo em Casa Branca.

2-1-1-3-3 Antonio Teixeira da Silva, casou duas vezes. Em fevereiro de 1840 casou com Maria Candida de Jesus, filha do falecido Francisco José Leite e Maria Rosa dos Santos.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 17-02-1840 nestsa matriz Antonio Jose Teixeira, f.l. Antonio Teixeira da Silva e Gertrudes Maria de Jesus já falecida, n/b na vila de Lavras do Funil = cc Maria Candida de Jesus, f.l. Francisco Jose Leite, já falecido e Maria Rosa dos Santos, n/b na freg. de Bom Sucesso onde hoje são moradores; test.: Fortuoso Jose da Silva e Albino Teixeira.

 

[duplicata] Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 09-02-1840 Antonio Teixeira da Silva, f.l. Antonio Teixeira da Silva e Gertrudes Maria de Jesus, já falecida, n/b na vila de Lavras do Funil = cc Maria Candida de Jesus, f.l. Francisco Jose Leite e Maria Rosa, n/b nesta freguesia, onde ambos são moradores.

Segunda vez, com 36 anos em 04-09-1850 casou com Missias Carolina de Jesus, de 20 anos, filha de Antonio Luiz de Avellar e da finada Maria Silveria dos Anjos, família “Henrique Cardoso”.

Antonio e Maria Cândida tiveram, pelo menos, a filha:

2-1-1-3-3-1 Baldoina Maria de Jesus aos 15-02-1855 casou com Antonio Rodrigues de Faria, filho de outro e Joaquina Florinda de Assis.

2-1-1-3-4 Matias Teixeira da Silva, com 22 anos em 27-06-1838, casou com Maria Felisbina dos Anjos, de 20 anos, filha de Antonio Luiz de Avellar e Maria Silveria dos Anjos, citados em 2-1-1-3-1

2-1-1-3-5 Candida Flauzina da Silva aos 10-06-1840 casou com Geraldo Ferreira da Luz, batizado em 08-10-1819, filho do falecido Manoel Ferreira da Luz e Maria Josefa da Traindade.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 10-06-1840 Geraldo Ferreira da Luz, f.l. Manoel Ferreira da Luz, já falecido e D. Maria Josefa da Trindade = cc Candida Flauzina da Silva, f.l. Antonio Teixeira da Silva e Gertrudes Maria de Jesus. Ambos os contraentes nts. bts nesta; test.: Silvestre Jose Rodrigues e Manoel da Costa Souza.

 

Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-10-1819 Geraldo, f.l. Manoel Ferreira da Luz e Maria Josefa, padr.: A---- Joaquim de Jesus.

 

2-1-1-4 Mariana Izabel do Bomsucesso, batizada em 08-05-1794. Aos 24-02-1810 casou com Francisco José Fernandes, filho de Pedro Fernandes Pinheiro e Francisca Izabel.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos aos 08-05-1794 nesta matriz bat a Mariana, f.l. Francisco Roiz Branco e Maria de Jesus, padr.: Manoel Jose de Faria e D. Inacia Maria de Jesus.

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 24-02-1810 Ermida S. Bernardo, f. paroquial de S. João del Rei, Francisco Jose Fernandes, f.l. de Pedro Fernandes Pinheiro e Francisca Izabel, n/b freg. S. Maria Arc. Braga; = cc. Marianna Izabel do Bomsucesso, f.l. de Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus, n/b nesta.

          Francisco, viúvo, em Bom Sucesso-MG aos 15-05-1833 casou com Francisca Angélica de Oliveira, filha de Frutuoso José da Silva e Maria Angélica de Moraes, família “José de Gouvea”.

 

2-1-1-5 João Rodrigues de Faria aos 26-07-1810 casou com Maria José Ribeira, filha de Joaquim José Ribeiro e Ana Maria de Jesus.

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 26-07-1810 matriz, João Rodrigues de Faria, f.l. de Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus; = cc. Maria Jose Ribeira, f.l. de Joaquim Jose Ribeiro e Anna Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

2-1-1-6 Manoel Rodrigues de Faria, batizado por 1797. Aos 08-05-1818 casou com Cândida Flausina da Silva, filha de Antonio Pereira da Silva e Ana Hipolita da Silveira. Geração na família “Alves Pedrosa”.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1797 com pouca diferença na ermida de S. Bernardo bat a Manoel, f.l. Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus, padr.: o Padre Francisco Dias de Oliveira e Teresa Maria de Jesus.

 

2-1-2 Maria Anacleta Rodrigues, batizada em 27-08-1746. Aos 10-02-1768 casou com João de Oliveira Tavares, naural da freguesia de S. Julião Arcebispado de Braga, filho de Manoel de Oliveira Tavares e Monica de Araújo

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-08-1746 na cap. N. Sra do Rosario, Maria, f.l. Estevão Rodrigues Branco e Ana de Souza, padr.: Pascoal Leite Paes e s/filha Maria Jorge todos moradores nesta freguesia.

 

Casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-02-1768 João de Oliveira Tavares, n. freg. S. Julião de ??? termo de Guimarães Arc. Braga, f.l. Manoel de Oliveira Tavares e Monica de Araujo, já defuntos; = cc Maria Anacleta Rodrigues, n. desta freg., f.l. Estevão Rodrigues Branco e Ana de Souza, já defuntos.

Pais de, q.d.:

2-1-2-1 Teresa, batizada em 11-06-1769.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-06-1769 Teresa n. aos 25-05, f.l. João de Oliveira Tavares e Maria Anacleta, padr.: Estevão Rodrigues Branco e s/filha Margarida Rodrigues.

2-1-2-2 Maria, em 20-07-1771

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-07-1771 Maria n. aos 15, f.l. João de Oliveira Tavares e Maria Anacleta Rodrigues, padr.: Manoel Alves da Cunha e s/m Joana Rodrigues Branca.

2-1-2-3 Luiza, em 18-09-1785.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-09-1785 Luiza, f.l. João de Oliveira Tavares e Maria Anacleta, padr.: Luiz Alves de Souza e Antonia, solteira filha de Francisco Inacio Botelho

2-1-2-4 Francisco Antonio de Oliveira aos 02-10-1807 casou com Ana Joaquina das Neves, filha de Manoel Gonçalves da Costa e Ursula Maria de Jesus. Geração na família “Manoel Antonio de Carvalho”.

2-1-3 Margarida Rodrigues, batizada em 06-07-1748. Madrinha da sobrinha Teresa supra citada. Com 26 anos em 1776.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-07-1748 cap. N. Sra do Rosario da Cachoeira do Rio Grande, Margarida, f.l. Estevão Rodrigues e Ana de Souza, desta freguesia, padr.: Reverendo Padre Antonio Martins Galvão por pp que me apresentou Frutuoso Borges, e Mariana Pedrosa mulher de Domingos da Silva Ramos.

2-1-4 Manoel Rodrigues, com 25 anos em 1776.

2-1-5 Joana Rodrigues Branca, batizada em 11-10-1752. Aos 21-10-1770 casou com Manoel Alvres da Cunha, natural de Santo Estevão de Viana, Portugal, filho de João Duarte da Silva e Maria Alves da Cunha

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-10-1752 Cap. Ibuturuna, Joana, f.l. Estevão Rodrigues e Ana de Souza moradores desta freg. das Carrancas, padr.: Dias dos Santos, solteiro e Maria da Conceição mulher do Alf. Caetano Nunes Lobo moradores na freg. de S. João del Rei.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar S. João Ddel Rei e capelas filiadas aos 21-10-1770 na ermida do Alferes Bernardo Alves Chaves. Manoel Alvres da Cunha, n/b na freg. de Sto. Estevão de Viana Bispado de ---, f.l. João Duarte da Silva e Maria Alves da Cunha; = cc. Joana Rodrigues Branca, n/b freg. N.Sra. Conceição e Santa Ana das Lavras do Funil deste bispado, f.l. Estevão Rodrigues Branco e Ana de Souza 

 

Pais de, q.d.:

2-1-5-1 Domingos Alves da Cunha, natural das Lavras. Aos 25-11-1810 casou com Francisca de Almeida Silva, tambem natural das Lavras, filha de Miguel José da Costa e Izabel Maria de Jesus. Geração na família “Os Alves Pedrosa” Cap. 10º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. da Ibituruna aos 25-11-1810 Domingos Alves da Cunha, da freg. das Lavras, f.l. Manoel Alves da Cunha e Joana Rodrigues Branca = cc Francisca Silva, da freg. das Lavras, f.l. Miguel Jose da Costa e Izabel Maria. Test.: Marcos Souza Magalhães e Luiz Alves Souza.

 

2-1-6 Luiz Alves de Souza, batizado em 19-02-1755. Aos 29-01-1793 casou com Maria Gertrudes de Jesus, filha de José Pereira e Quitéria Pereira, família “Domingos Antonio Pereira”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-02-1755 cap. das Lavras, Luiz, f.l. Estevão Rodrigues Branco hn. da freg. S. Tiago Arc. de Graga e Ana de Souza n. da vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo, np Francisco Rodrigues e Maria Rodrigues nts da dita freg.. de S. Tiago, materno de Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar nts da dita bila de Parnaiba, padr.: Manoel do Monte Gatto e Izabel Lourença mulher de Manoel Pereira, todos fregueses desta.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 29-01-1793 Luiz Alves Souza, da freg. Lavras, f.l. Estevão Rodrigues Branco e Ana de Souza = cc Maria Gertrudes de Jesus, desta, f.l. Jose Pereira e Quiteria Pereira, tet.: Francisco Inacio Botelho e Padre Anacleto Pereira da Silva.

 

Pais de, q.d.:

2-1-6-1 Delfina, batizada em 10-11-1793

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 10-11-1793 Defina, f.l. Luiz Alves Souza e Maria Gertrudes de Jesus, padr.: Estevão Rodrigues Branco e Quiteria Maria Pereira.

2-1-6-2 Salviano, em 22-07-1804.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 22-07-1804 Salviano, f.l. Luiz Alves Souza e Maria Gertrudes de Jesus, padr.: Domingos Alves Cunha e Joana Rodrigues Vieira.

 

2-1-7 Izabel, em 27-04-1757. Izabel Rodrigues, com 19 anos em 1776.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-04-1757 cap.  Sta Ana, Izabel n. aos 13, f.l. Estevão Rodrigues Branco n. freg. S. Tiago termo de Chaves Arc. Braga e Ana de Oliveira n. vila de Parnaiba Bispao de S. Paulo. padr.: Alexandre Barreto Pereira por seu pp Manoel do Monte Gatto, e Gertrudes de Jesus, viuva.

2-1-8 Ana, em 24-02-1762. Ana Rodrigues com 14 anos em 1776.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-02-1762 Ana, f.l. Estevão Roiz Branco e Ana de Souza, padr.: Francisco Machado, casado e Rita  da Assunção mulher de Cipriano da Cruz.

2-1-9 Antonio, em 06-07-1764. Antonio Roqarigues com 12 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-07-1764 matriz, Antonio, f.l. Estevão Rorigues Branco n. do lugar de vila Velha do Serro de Chaves freguesia de Santiago Arc. Braga e Ana de Souza n. freg. de S. Ana de Parnaiba, padr.: Cipriano da Cruz, casado e Francisca de Mendonça, casada com Bernardo Gonçalves.

2-2 Maria Martins da Conceição, natural da Parnaiba-SP. Em Carrancas aos 24-11-1744 casou com Caetano Nunes Lobo, viúvo de Francisca de Bittencourt.

Casamentos -  Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-11-1744 Caetano Nunes Lobo, viuvo de sua primeira mulher D. Francisca de Vitancor que faleceu na freguesia de N. Sra da Boa Viagem do Curral de El Rei; = cc. Maria Martins da Conceição, bat. freg. Sta. Ana da vila da Parnaiba, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar.

Pais de, q.d.:

2-2-1 Izabel Maria de Jesus, batizada em 09-07-1747. Aos 25-07-1766 casou com Bento Rodrigues da Costa, batizado em 27-03-1740, filho de Domingos Martins do Prado e Izabel Pedroso de Brito.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 09-07-1747 Izabel, f.l. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins da Conceição, padr.: Manoel Botelho, solteiro e Leonor Bueno, viuva.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 25-07-1766 Bento Rodriges da Costa, desta, f.l. Domingos Martins do Prado e Izabel Pedroso = cc Izabel Maria de Jesus, desta, f.l. do falecido Alf. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins Ramalho, test.: João Martins Ramalho e Jose Fernandes de Carvalho.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra Conceição da Barra aos 27-03-1740 Bento, f.l. Domingos Martins do Prado e Izabel Pedroso de Brito, padr.: João Batista Rabelo, solteiro e Mariana cc João Rorigues Moreira.

Pais de, q.d.:

2-2-1-1 Manoel Bento de Jesus, batizado em 13-07-1766. Aos 12-08-1793 casou com Izabel Josefa de Siqueira, filha de Marcelo Rodrigues de Siqueira e Maria Josefa, neta paterna de Pedro Domingues e Ana Maria de Siqueira, neta materna de Fernando Marques de Araújo e Catarina Vaz dos Santos.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 13-07-1766 Manoel, f.l. Bento Rodriges da Costa e Izabel Maria de Jesus, padr.: Domingos Martins do Prado e Maria Martins da Conceição viuva do Alf. Caetano Nunes Lobo.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 12-08-1793 Manoel Bento de Jesus, desta, f.l. Bento Rodriges da Costa e Izabel Maria de Jesus = cc Izabel Josefa de Siqueira, desta, f.l. Marcelo Rodrigues de Siqueira e Maria Josefa, test.: Ten. Cel. Luiz Antonio Ribeiro Guimarães e Dr. João Evangelista de Faria Lobato.

 

Entre vários outros, Izabel foi irmã inteira de Marcelo, batizado em 24-06-1769:

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 24-06-1769 Marcelo, f.l. Marcelo Rodrigues de Siqueira e Maria Josefa, npaterno de Pedro Domingues e Ana Maria de Siqueira, neto materno de Fernando Marques de Araujo e Catarina Vaz Santos, padr.: Manoel Jose de Barros e s/m

2-2-1-2 Ana, batizada em 15-09-1767

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 15-09-1767 Ana, f.l. Bento Rodrigues da Costa e Izabel Maria de Jesus, padr.: Manoel Jorge, solteiro e Ana Maria cc Ten. Jose Fernandes.

2-2-2 João, batizado em 15-09-1748.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 15-09-1748 João, f.l. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins da Conceição, padr.: Manoel Nunes Pelouro e s/m Leonor de Moraes Freire.

2-2-3 José, em 28-05-1750.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 28-05-1750 Jose, f.l. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins da Conceição, padr.: Manoel Nunes.

2-2-4 Margarida Maria de Jesus, batizada em 18-07-1751. Em 17-05-1770 casou com Manoel da Silva Lima, natural de Carrancas, filho de José de Souza Monteiro e Maria Lemes.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 18-07-1751 Margarida, f.l. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins da Conceição, padr.: Domingos Dias Santos e ---- cc Francisco.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 17-05-1770 Manoel da Silva Lima, de N. Sra da Conceição das Carrancas, f.l. Jose de Souza Monteiro e Maria Lemes = cc Margarida Maria de Jesus, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. do falecido Alf. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins da Conceição, test.: Manoel Teixeira Carneiro e João Alves Santos.

Pais de, q.d.:

2-2-4-1 Manoel Martins da Silva, batizado em 08-06-1772. Aos 30-06-1802 casou com Felícia Antonia de Jesus, filha de Antonio Rodrigues da Costa (ou do Prado) e sua segunda mulher Maria da Trindade, família “Lemos Oliveira Godoy” Cap. 1º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 08-06-1772 Manoel, f.l. Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus, padr.: Pedro Alves e s/m Catarina de Sena

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-06-1802 Capela N. Sra. Bom Sucesso, Manoel Martins da Silva, f.l. Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus; = cc. Felicia Antonia de Jesus, f.l. Antonio Rodrigues da Costa e Maria da Trindade. Nts/bts nesta freguesia.

Entre seus filhos, batizados em São João del Rei:

2-2-4-1-1 Antonio, em 16-12-1804, foram padrinhos Francisco Rodrigues da Costa e Maria da Trindade..

2-2-4-1-2 João em 22-05-1808, padrinhos Antonio Joaquim da Silva e Claudina Candida de S. Jose, solteiros.

2-2-4-1-3 José em 08-04-1810, parinhos  João de Souza de Oliveira e Maria Teresa de Jesus.

2-2-4-1-4 Maria, em 18-07-1813, padrinhos Alf. Pedro Dias de Oliveira, solteiro e Emerenciana Prudencia, solteira filha de Francisco Correa Pires.

2-2-4-1-5 Ana, em 01-09-1816, padrinhos José Dias de Oliveira e Joaquina Maria de S. Jose

2-2-4-1-6 Vicente, em 23-08-1818, padrinhos  João Alves do Espirito Santo e Ana Teresa de Jesus.

2-2-4-2 Teresa, batizada em 11-02-1781.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, ermida Santo Antonio do Amparo aos 11-02-1781 Teresa, f.l. Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus, padr.: Cap. Romão Fagundes do Amaral, casado e Ana Joaquina, casada

2-2-4-3 Ana Bernarda de São José aos 05-02-1802 casou com Manoel Rodrigues da Cunha, filho de Inácio Rodrigues da Cunha e Ângela da Cunha Pontes. Geração na família “Nunes de Pontes”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 05-02-1802 Manoel Rodrigues da Cunha, desta, f.l. Inacio Rodrigues da Cunha e Angela da C---- = cc Ana Bernarda de S. Jose, desta, f.l. Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus, test.: Antonio Rodrigues da Costa e Antonio Jose de Carvalho

2-2-4-4 Antonio Joaquim da Silva aos 13-02-1811 casou com Claudina Cândida de S. José, filha de Antonio Rodrigues da Costa e Maria da Trindade, já citados.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 13-02-1811 Antonio Joaquim da Silva, da capela de S. Vicente Ferrer greg. de Tamandua, f.l. Manoel da Silva Lima e Margarida Maria de Jesus = cc Claudina Candida de S. Jose, desta, f.l. Antonio Rodrigues da Costa e Maria da Trindade, test.: Domingos Jose de Faria e Joaquim Borges Campos.

 

2-2-5 Francisca (Martins) de Souza, batizada em 19-11-1752. Aos 21-10-1772 casou com Antonio Rodrigues do Prado (ou da Costa), batizado em 12-08-1753, filho de Domingos Martins do Prado e Izabel Pedroso do Prado. Antonio aos 06-09-1779 casou segunda vez com Maria da Trindade, filha de Manoel de Souza Tavares e Joana Lemos de Oliveira, com geração na família “Lemos Oliveira Godoy” Cap. 1º.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 19-11-1752 Francisca, f.l. Caetano Nunes Lobo e Maria Martins da Conceição, padr.: Estevão Rodrigues Branco e s/m Ana de Souza.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 21-10-1772 Antonio Rodrigues do Prado, da freg. de N. Sra do Pilar, f.l. Domingos Martins do Prado e Izabel Pedroso do Prado = cc Francisca de Souza, da freg. N. Sra do Pilar, f.l. Alf. Caetano Nunes e Maria Martins da Conceição, test.: Miguel Lopes da Costa e Francisco da Costa.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 12-08-1753 Antonio, f.l. Domingos Martins do Prado e Izabel Pedroso de Brito, padr.: --- Gonçalves Pinto e Domingas de Oliveira.

 

Francisca e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

2-2-5-1 Joana Teodora de Jesus aos 11-02-1793 casou com Antonio Alves de Souza, filho de Francisco Alves de Souza e Luzia Felicia da Conceição, família “Lemos Oliveira Godoy” Cap. 2º.

2-2-5-2 Maria, batizada em 19-09-1774.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 19-09-1774 Maria, f.l. Antonio Rpodrigues da Costa e Francisca de Souza, padr.: João Correa, solteiro e Maria Martins,viuva.

2-2-5-3 Antonio Rodrigues da Costa aos 14-09-1800 casou com Francisca de Paula da Assunção, exposta a Manoel Francisco. Francisca era filha natural de Paulo Rodrigues, natural da da Villa Nova de Cerveira e Mariana Izabel de Santana. Outras informações sobre os ascendentes de Francisca inseridas na família “Francisco José Freire”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 14-09-1800 Antonio Rodrigues da Costa, desta, f.l. Antonio Rodrigues da Costa e Francisca Martins de Souza = cc Francisca de Paula Assunção, desta, exposta a Manoel Francisco, test.: Cap. Gonçalo Ferreira Freitas e Ten. Manoel Jose Teixeira Coelho

 

          Antonio Rodrigues e Francisca de Paula comparecem no censo de 1831 de Bom Sucesso, ele com 56 anos declarados, Francisca com 52 e vários filhos:

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 57

ANTONIO RODRIGUES DA COSTA; chefe; masculino; branca; 56; casado

FRANCISCA DE PAULA; cônjuge; feminino; branca; 52; casado

ANTONIO RODRIGUES DA COSTA; dependente; masculino; branca; 24; solteiro

FRANCISCO RODRIGUES DA COSTA; dependente; masculino; branca; 20; solteiro

JOAQUIM RODRIGUES DA COSTA; dependente; masculino; branca; 18; solteiro

MARIANNA DE PAULA; dependente; feminino; branca; 16; solteiro

JESUINA CANDIDA; dependente; feminino; branca; 14; solteiro

BARBARA MARIA; dependente; feminino; branca; 12; solteiro

VENANCIA CANDIDA; dependente; feminino; branca; 9;

3 escravos

MARIA FRANCISCA; dependente; feminino; branca; 23; solteiro

CASSEMIRO JOZE DA ACENCAO; dependente; masculino; branca; 49; solteiro

DOMINGOS GONCALVES; dependente; masculino; parda; 28; solteiro

 

2-2-5-3-1 Jerônimo, batizado em 25-10-1801, padrinhos Jerônimo José Rodrigues, solteiro e Mariana Izabel de Santana, casada

2-2-5-3-2 Maria, em 21-12-1803, padrinhos Antonio da Fonseca Mattos, pardo solteiro e D. Francisca Maria da Silva, parda solteira.

2-2-5-3-3 Antonio, batizado em 1807. Antonio Rodrigues da Costa, aos 17-08-1836 dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Mariana Izabel de Santana, filha do Ten. Domingos Alves do Espírito Santo e Maria Custódia Freire. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em 1807 Antonio, f.l. Antonio Rodrigues da Costa e Francisca de Paula Assunção, padr.: Padre Dionisio Gonçalves Pereira e D. Felisberta Agueda Teodora Gama,

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 17-08-1836 dispensados de consanguinidade em 3º(sic) grau colateral, Antonio Rois da Costa, f.l. de outro e Francisca de Paula da Assunção = cc Mariana Izabel de S. Ana, f.l. Ten. Dom.os Alves do Espirito Santo e Maria Custodia Freire. Ambos nts nts e moradores nesta freguesia. Test.: Venancio Jose Vivas e João Alves Madr.ª.João

2-2-5-3-4 Paulo, batizado em 26-03-1809, padrinhos Teodoro Martins Coelho e Ana Teresa de Jesus.

2-2-5-3-5 Francisco, em 02-01-1812.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 02-01-1812 Francisco, f.l. Antonio Roiz da Costa e Francisca de Paula, padr.: Jeronimo Jose Roiz e Ana Joaquina de Jesus por pp a D. Mariana mulher do Cap. Pedro Jose Faria

2-2-5-3-6 Joaquim, em 03-10-1813, padrinhos Joaquim Borges Campos e Violante Maria do Carmo.

2-2-5-3-7 Mariana, em 17-03-1816, padrinhos Venâncio José Vivas e Venância Cândida de Jesus

2-2-5-3-8 Jesuina, em 18-01-1818, padrinhos Joaquim José da Cunha Bastos e Delfina Cândida de Castro

2-2-5-3-9 Bárbara, em 27-12-1819, padrinhos João Alves do Espirito Santo e Joaquina Angélica.

2-2-5-3-10 Venância, em 30-06-1823, padrinhos Domingos Alves do Espírito Santo e Maria Custódia Freire.

2-2-5-4 Ana Teresa de Jesus em 02-06-1794 casou com Teodoro Martins Coelho, filho de Francisco Martins Coelho e Ana Maria de Jesus, na família “Francisco Martins Coelho”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Bom Sucesso aos 02-06-1794 Teodoro Martins Coelho, desta, f.l. Francisco Martins Coelho e Ana Maria de Jesus = cc Ana Teresa de Jesus, desta, f.l. Antonio Rodrigues da Costa e Francisca Martins de Souza, test.: Francisco da Costa e Jose Gonçalo Barbosa.

Pais de, q.d.:

2-2-5-4-1 Ciriaco Martins Coelho, batizado em 29-03-1796. Em 18-02-1833 casou com Delfina Cândida de Jesus, filha de João Rodrigues Pires e Ana Vieira de Faria, família “Manoel Inácio de Faria”.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 29-03-1796 Ciriaco, f.l. Teodoro Martins Coelho e Ana Teresa de Jesus, padr.: Francisco da Costa e Izabel Cristina.

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-02-1833 Ciriaco Miz Coelho, f.l. de Teodoro Martins Coelho e Ana Teresa de Jesus = cc Delfina Candida de Jesus, f.l. João Rodrigues Pires e Ana Vieira de Faria. Ambos nts. bts e moradores nhesta.

2-2-5-4-2 Teodoro, batizado em 27-12-1797.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 27-12-1797 Teodoro, f.l. Teodoro Miz Coelho e Ana Teresa de Jesus, padr.: Francisco Miz Coelho e Ana Miz.

 

2-2-6 Maria Teresa de Jesus aos 14-01-1767 casou com Manoel Rodrigues do Prado, filho de Domingos Martins do Prado e Izabel Pedrosa de Brito, já citados.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 14-01-1767 Manoel Rodrigues do Prado, f.l. Domingos Mart--- do Prado e Izabel Pedrosa de Brito = cc Maria Teresa de Jesus, f.l. Alf. Caetano Nunes Lobo, test.: João Antunes e Jose Martins de Aguiar.

 

2-3 Quitéria Martins, já falecida em 1776, foi casada com Inácio Pereira Souto e representada no inventário paterno pelo filho:

2-3-1 José Pereira Souto, batizado em 30-12-1751. Com 25 anos em 1776.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, aos 30-12-1751 na capela de N. Sra de Nazaré bat a Jose, f.l. Inacio Pereira Souto e Quiteria de Souza.; Padrinhos: Alexandre Rodrigues e Margarida Lux mulher de Jose da Rosa, todos desta freguesia de S. João del Rei.

Provavelmente Inácio Pereira Souto, falecido em 20-09-1784, foi casado segunda vez com Maria da Conceição e foram pais de:

Lavras, MG aos 20-09-1784 faleceu Ignacio Pereira Souto casado com Maria da Conceição de Jesus, sepultado no adro da Ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta matriz.

- Caetana Maria de Jesus, batizada em 21-08-1763. Aos 12-02-1782 casou com Miguel Rodrigues da Cunha, natural de Jacarei-SP, filho de João Rodrigues da Cunha e de Josefa Rodrigues Moreira. Miguel casou segunda vez aos 06-03-1810 com Esméria Jesuina da Cunha, filha de Manoel Dias da Cunha e Izabel Maria de Souza; familia “Carneiro Bastos”

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-08-1763 Caetana, f.l. Inacio Pereira Souto e Maria da Conceição, padr.: Estevão Roiz Branco e s/m Ana de Souza.

 

Lavras, MG Igreja Santa Ana matr. - aos 12/Fev/1782, Matriz, Miguel Rodrigues da Cunha, f. de João Rodrigues da Cunha e de Josefa Rodrigues Moreira, nat. e bat. na freg. de Jacareí, Bisp. de S. Paulo; c.c. Caetana Maria de Jesus, f. de Inácio Pereira Souto e de Maria da Conceição, nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: João da Silva Ribeiro de Queirós e Antônio Rodrigues Monteiro.

- Maria, batizada em 25-12-1764

Lavras, MG Igreja Santa Ana matr. aos aos 25-12-1764 Maria, f.l. Inacio Pereira n/b freg. Santo Antonio da vila de Guaratingueta-SP e Maria da Conceição n/b na freg. de Baependi bispado de Mariana, padr.: Manoel Francisco de Barros e s/m Barbara de Souza.

- Eugenia, batizada em 15-11-1766.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-11-1766 matriz, Eugenia n. aos 07, f.l. Inacio P----ra Souto n. da freg. S. João del Rei e Maria da Conceição n. freg. Pitangui, padr.: Jose da Silva Ramos e Barbara Maria -------

 

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-02-1788 paroquial S. Ana, João de Oliveira Prado, f.l. Jose de Oliveira Coito e Philippa Clara de Jesus, n/b freg. Ouro Branco, viuvo de Joana Botelha; = cc. Eugenia Francisca de Araujo, f.l. Ignacio Pereira Souto e Maria da Conceição, n/b freg. Lavras

- Teresa, em 27-12-1768.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-12-1768 Teresa, f.l. Inacio Pereira de Souto e Maria da Conceição, padr.: Rafael de Araujo Pimenta e s/m Felicia da Cruz.

- Ana, em 24-12-1770.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-01-1771 matriz, Ana n. aos 24-12-1770, f.l. Inacio Pereira Souto e Maria da Conceição, padr.: Antonio da Silva e Souza e s/m Joana Batista.

 

2-4 Isabel Lourença da Assunção, natural da Parnaiba, casou com Manoel Pereira Souto, natural de S. João del Rei, filho de Alexandre Pereira (Souto) natural da cidade de Coimbra e Domingas Bicuda natural de São Paulo.

Izabel já era falecida em 1776 e foi representada no inventário paterno por nove filhos de seu casal. Os três abaixo não foram citados:

- Alexandre, em 08-09-1748.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-09-1748 cap. N. Sra do Rosario da Cachoeira do Rio Grande, Alexandre, f.l. Manoel Pereira do Souto e Izabel Lourença da Assunção, nts da vila de Pernaiba, padr.: Carlos Martins de Souza e s/m Tomasia de Aguiar.

- Alexandre, em 15-08-1750.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-08-1750  cap. S. Gonçalo, Alexandre, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença, padr.: Caetano Nunes Lobo casado com Maria Martins moradores na freg. de N. Sra do Pilar de S. João del Rei, e Quiteria de Jesus filha de Carlos Martins.

- Domingas Antonia do Espirito Santo foi a segunda mulher de Antonio de Souza Lopes, viúvo de Inácia Maria de Jesus e filho de José de Souza Correa e Clara Maria Moreira, neto materno de Antonio de Souza Lopes e Maria Moreira; família “Antonio de Souza Lopes”.

 

2-4-1 Maria José do Espirito Santo, batizada em 05-10-1751. Aos 17-06-1773 casou com Joaquim Alves Taveira, filho de Manoel Alves Taveira e Josefa Lemes de Lima. Geração na família “Manoel Alves Taveira”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 05-10-1751 na cap. do Rosario da Cachoeira do Rio Grande filial de S. João del Rei de licença, Maria, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença da Assunção, fregueses desta freguesia, padr.: Cornelio Correa de Arzão e Maria Pedrosa, todos desta freguesia.

2-4-2 Francisca Joana Pereira, batizada aos 20-11-1753. Aos 30-05-1774 casou com Manoel Teixeira de Andrade, filho de Estanislau Teixeira de Andrade e Maria Alves Taveira. Geração na família “Manoel Alves Taveira”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-11-1753 cap. S. Gonçalo da Ibituruna, Francisca, f.l. Manoel Pereira Souto n. do reino e Izabel Lourença n. da vila de Parnaiba-SP, np Alexandre Pereira n. do reino e materna de Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar nts da vila de Parnaiba, padr.: João Barbosa Martins e Ana de Souza mulher de Estevão Rodrigues, todos moradores e fregueses desta freguesia.

2-4-3 Ana Martins Pereira, batizada aos 20-04-1755. Aos 03-11-1771 casou com João Leme da Silva, batizado aos 05-02-1741, filho de José da Silva Monteiro e Maria Leme, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-04-1755 cap. das Lavras, Ana, f.l. Manoel Pereira n, de S. João del Rei e Lourença de Assunção n. desta freguesia, np Alexandre Pereira n. da cidade de Coimbra e Domingas Bicuda n. de S. Paulo, nm Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar nts da Parnaiba de S. Paulo, padr.: Estevão Rodrigues Branco e Gertrudes de Jesus Maria, todos fregueses desta.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-11-1771 João Leme da Silva, f.l. Jose da Silva Monteiro, já defunto e Maria Leme; = cc Ana Martins Pereira, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença da Assunção. Ambos os contraentes nts/bts nesta freguesia. Test.: Cap. Comendador Francisco Alves Landim e João da Silva Ribeiro de Queiroz.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 05-02-1741 João, f. l. Jose da Silva Monter.º e Maria de Lima(sic), padr.: J. Alves Campos, casado e Maria Alves ---, solteira.

 

2-4-4 Custódia Maria da Assunção, com 18 anos em 1776. Aos 06-04-1780 casou com Inácio de Souza Lopes, filho de Antonio de Souza Lopes e Ângela dos Santos Vieira.

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 06/Abr/1780, Matriz, Inácio de Souza Lopes, f. de Antônio Souza Lopes e de Ângela dos Santos Vieira, nat. e bat. na freg. de Carrancas; c.c. Custódia Maria da Assunção, f. de Manoel Pereira Souto e de Isabel Lourença, nat. e bat. na freg. de Carrancas. TT: João Antônio Duarte, Inácio Xavier Bueno e Manoel Pereira Souto (pesq.Silvia Buttros)

Pais de, q.d.:

2-4-4-1 Elias, batizado por 1792.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplementos no ano de 1792 com pouca diferença bat a Elias, f.l. Inacio de Souza Lopes e Custodia Lourença, padr.: Fermiano Jose Mendes e Ana Maria, todos desta freguesia.

2-4-5 Manoel Joaquim Pereira com 15 anos em 1776. Aos 18-10-1784 casou com Joaquina Maria Rosa, batizada em Carrancas aos 27-03-1768 e filha de João Gomes Leitão natural de S. João del Rei e Ana Maria Felizarda natural da Borda do Campo.

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 18-10-1784 matriz S. Ana, Manoel Joaquim Pereira, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença d'Assumpção; = cc. Joaquina Maria Rosa, f.l. João Gomes Leitão e Anna Maria Felizarda. Nts/bts freg. Santa Ana das Lavras.

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 27-03-1768 Joaquina n. aos 20, f.l. João Gomes Leitão n. freg. S. João del Rei e An[dobra] ria n. Borda do Campo, padr.: Jose Gomes Leitão moradores na freg. de S. João del Rei, e Brites Maria mulher de Duarte [dobra]gues e moradora e os pais da batizada nesta freguesia.

 

2-4-6 Maria, batizada em 1763. Com 12 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) [data apagada] 1763, Maria, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença da Assunção, padr.: João de Moraes Pessoa e Joana Batista mulher de Antonio da Silva.

2-4-7 Antonio, em 26-01-1766. Com 9 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 26-01-1766 Antonio n. aos 18, f.l. Manoel Pereira Souto n/b freg. Sto Antonio de Guaratingueta-SP e Izabel Lourença n/b na vila de Parnaiba-SP, padr.: Antonio da Silva de Souza, casado e Filicia Joana mulher de Rafael Araujo Pimenta.

2-4-8 Domingos, em 13-08-1769. Gemeo de Matildes, com 7 anos em 1776.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 13-08-1769 Domingos e Matildes, filhos leg. de Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença, padr.: de Matildes, Jose Correa de Arzão e s/m Francisca de Souza; = de Domingos, o Alf. Andre da Silva Freire morador na freg. de S. João del Rei.

2-4-9 Matildes, gemea do supra.

2-4-10 Izabel, em 14-10-1771. Com 5 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-10-1771 matriz, Izabel n. aos 26-09, f.l. Manoel Pereira Souto e Izabel Lourença de Assunção, padr.: Manoel Jose de Souza, solteiro filho de Carlos Martins, e Francisca, solteira filha do dito Manoel Pereira.

2-4-11 Carlos, de 2 para 3 anos em 1776.

 

2-5 Gertrudes de Jesus (Souza), natural da Parnaiba-SP, casou duas vezes. Aos 26-02-1756 com Carlos Luiz Barbosa, natural da freguesia de S. Pedro de Sete Bispado do Porto, filho de Simão Barbosa e Maria Luiza. Aos 23-07-1760 casou com Antonio Pereira do Rego, viuvo de Maria Madalena e filho de Antonio Pereira do Rego e Pombinha Furtada de Mendonça, neto materno de Salvador Furtado de Mendonça e Maria Cardoso de Siqueira - família “Salvador Fernandes Furtado de Mendonça”, neste site.

Casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 26-02-1756 cap. Santa Ana das Lavras, Carlos Luiz Barbosa, n. da freg. de S. Pedro de Sete Bispado do Porto, f.l. Simão Barbosa e Maria Luiza, já defunta; = cc Gertrudes de Jesus, n/b na freg. de Santa Ana da vila de Parnaiba bispado de S. Paulo, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar.

 

Casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-07-1760 Antônio Pereira do Rego, n/b na freg. N.Sra. do Pilar da vila Rica comarca de Sabará, f.l. Antonio Pereira do Rego e Pombinha Furtada de Mendonça, já defuntos e viuvo que ficou de Maria Madalena que se acha sepultada na dita freguesia de Vila Rica; = cc. Gertrudes de Jesus, n/b na freg. de Sta. Ana da vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar, viuva que ficou de Carlos Luiz Barbosa que se acha sepultado na freg. de N. Sra. da Conceição das Carrancas

 

Gertrudes e Carlos Luiz tiveram q.d.:

2-5-1 Maria, batizada em 07-02-1757.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 07-02-1757 cap. Sta Ana, Maria, f.l. Carlos Luiz Barbosa n. da freg. de Cete Bispado do Porto e Gertrudes de Jesus n. da vila de Parnaiba Bispado de S. Paulo, padr.: João, solteiro filho de Manoel Coelho da Costa todos moradores desta freguesia.

 

Gertrudes e Antonio tiveram q.d.:

2-5-2 Aleixo, batizado em 03-02-1764.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 03-02-1764 Aleixo, f.l. Antonio Pereira do Rego n/b freg. N. Sra da Piedade da vila de Pitangui e Gertrudes de Souza n/b na vila de Parnaiba-SP, padr.: Estevão Rodrigues Branco e s/m Ana de Souza.

2-5-3 Angélica, em 15-08-1764.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-08-1764 Angelica, f.l. Antonio Pereira do Rego e Gertrudes Maria de Jesus, padr.: Rosa Ribeiro e Joana Collassa

2-5-4 Laurena, em 20-04-1766.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-04-1766 matriz, Laureano n. aos 11, f.l. Antonio Pereira do Rego n. do Pitangui e Gertrudes de Jesus n. desta freguesia, padr.: Rafael de Araujo Pimenta e Felicia Joana da Cruz mulher do mesmo.

2-5-5 Maria, em 08-12-1767.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-12-1767 matriz, Maria n. aos 27-11, f.l. Antonio Pereira do Rego n. vila Pitangui deste bispado e Gertrudes Maria n. vila Parnaiba-SP, padr.: Antonio de Abreu Coutinho por pp a João Francisco do Valle, e Rita da Assunção mulher de Cipriano da Cruz.

2-5-6 João, em 10-04-1771.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-04-1771 matriz, João, f.l. Antonio Pereira do Rego e Gertrudes Maria de Jesus, padr.: Francisco Inacio Botelho e s/m D. Maria Teresa de Araujo por pp a seu marido Francisco Inacio Botelho.

2-5-7 Margarida, em 01-11-1771

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-11-1771 Margarida n. aos 16-10, f.l. Antonio Pereira Rego e Gertrudes Maria de Jesus, padr.: Revdo Padre Pedro Francisco ---, e Antonia Collaça mulher de Miguel Francisco Machado.

2-6 Francisca de Souza, aos 23-07-1756 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou Cornelio Correa de Arzão, filho de Guilherme Correa de Arzão e Escolástica Borges de Aguiar 1-1 supra a geração.

 

2-7 Joana Batista, batizada em 19-11-1738. Aos 23-07-1760 casou com Antonio da Silva e Souza, filho de João Pinheiro da Silva e Izabel D. da Silva.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-11-1738 Joana, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar, padr.: Cap. Mor Francisco Bueno da Fonseca, da Cachoeira desta freguesia.

 

Casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-07-1760 Antonio da Silva e Souza, n/b na freg. de N. Sra. de Nazare da [----]ira do Campo comarca de Vila Rica, f.l. João Pinheiro da S.a e Izabel Di--- da Silva; = cc. Joana Bauptista, n/b na freg. de N. Sra. da Conceição das Carrancas, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar.

Pais de, q.d.:

2-7-1 Ana, batizada em Carrancas aos 08-08-1763. Ana Margarida da Silva aos 27-06-1785 casou com Jerônimo Correa Rangel, natural de Baependi, filho de Gaspar Correa Rangel e Quiteria de Camargo.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-08-1763 Ana, f.l. Antonio da Silva e Joana Batista, padr.: Manoel Pereira Souto, casado e Catarina Antonia, solteira filha de Carlos Martins.

 

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil,. aos 27-06-1785 nesta matriz, Jeronimo Correa Rangel, f.l. de Gaspar Correa Rangel e Quiteria de Camargo, n/b na freg. Baependi; = cc. Anna Margarida da S.ª, f.l. de Antonio da Silva e Souza, n/b freg. Lavras

         Ana Margarida faleceu em 06-06-1790 e Jerônimo casou segunda vez em 25-07-1792 com Tomasia Maria de Jesus, filha de João Rodrigues Leme e Ana Maria de Jesus - família Miguel Fernandes Nogueira.

Lavras, MG aos 06-06-1790 faleceu Ana Margarida da Silva, sepultada dentro desta matriz, casada com Jeronimo Correa Rangel.

 

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 25-07-1792 Ermida Três Pontas, Jeronimo Correa Rangel. f.l. Gaspar Correa Rangel e Quiteria de Camargo Urtil(sic) viúvo de Anna Margarida da Silva; = cc. Thomasia Maria de Jesus, f.l. João Rodrigues Leme e Anna Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

 

Ana Margarida e Jerônimo tiveram, pelo menos:

2-7-1-1 Delfina Maria de Jesus aos 21-09-1807 casou com Manoel Rodrigues Coimbra, filho de Antonio Rodrigues Coimbra e Rosa Maria de Jesus.

Sta Ana das Lavras do Funil, 21-09-1807 na Matriz de S. João del Rei, Manoel Roiz Coimbra, f.l. de Antonio Roiz Coimbra e Rosa Maria de Js.; = Delfina Maria de Jesus, f.l. de Jeronimo Correa Rangel e Anna Margarida da Silva. Nts/bts freguesia Lavras do Funil.

Manoel foi casado primeira vez aos 11-02-1782 com Genoveva da Silva Leite, filha de Inácio da Silva Borges e Isabel da Gloria, neta paterna de Domingos Borges da Silva e Susana Leite, neta materna de Antonio Rodrigues do Prado e Francisca Cordeiro de Lima, família “Domingos Borges da Silva”, neste site.

2-7-2 Felisberto, em 29-09-1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-09-1765 Felisberto, f.l. Antonio da Silva n/b freg; de N. Sra de Nazare da Cachoeira do Campo deste bispado e Joana Batista n/b nesta freguesia, padr.: Francisco Rodrigues Branco, solteiro e Ana de Souza mulher de Estevão Rodrigues Branco, todos desta freguesia.

2-7-3 Maria, em 01-11-1767.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-11-1767 matriz, Maria n. aos 02-10, f.l. Antonio da Silva n. freg. Cachoeira do Campo e Joana Batista n. desta freg., padr.: Andre da Silva e Maria de Jesus mulher de Francisco Gomes moradores na freg. S. João del Rei.

2-7-4 Antonio em 01-06-1769

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-06-1769 Antonio, f.l. Antonio da Silva e Joana Batista, padr.: Alf. Antonio de Moraes Pessoa e s/m Escolastica Maria do Bom Sucesso.

2-7-5 José, em 29-06-1771.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-06-1771 matriz, Jose n. aos 04, f.l. Antonio da Silva e Souza e Joana Batista, padr.: Custodio Rodrigues Chaves, solteiro e Joana Rodrigues Collaça mulher de Manoel Gomes da Costa.

2-8 Bárbara Maria de Jesus, batizada em 02-02-1741. Aos 12-07-1758 casou com Manoel Francisco de Barros, do Arcebispado de Braga, filho de José Francisco e Maria de Barros.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-02-1741 Barbara, f.. Carlos Martins e Tomasia de Aguiar, padr.: Diogo Bueno e Maria Jorge por pp a Pascoal Leite

 

Casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-07-1758 Manoel Francisco de Barros, n. da freg. de Sampaio de ??? do Arc. Braga, f.l. Jose Francisco e Maria de Barros; = cc Bárbara de Jesus, n. desta freguesia, f.l. de Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar, todos moradores e fregueses desta.

Pais de, q.d., batizados em Carrancas:

2-8-1 Teodora, em 09-02-1763.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-02-1763 Teodora, f.l. Manoel Francisco de Barros e Barbara de Souza, padr.: Manoel da Costa Gomes e Joana Colaça mulher deste.

2-8-2 Ana, em 10-06-1764.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-06-1764 Ana n. 24-05, f.l. Manoel Francisco de Barros n. freg. Sampaio de ---- do Arc. Braga e Barbara de Souza n. desta freguesia, padr.: João Francisco do Valle e Rita da Assunção mulher de Cipriano da Cruz.

2-8-3 Genoveva, em 28-04-1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-04-1765 Genoveva, f.l. Manoel Francisco de [dobra] n/b na freg; de ----- de Seide Bispado de Braga e Barbara de S--- n/b nesta freguesia, padr.: Jose Francisco Morato, solteiro e D. Rita Maria de Moraes mulher do Sarg. Mor Francisco Alves Landim com pp de D. Escolastica Gonçalves mulher de Antonio de Moraes --, todos desta freguesia.

2-8-4 Antonio, em 23-10-1767.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-10-1767 matriz, Antonio n. aos 02, f.l. Manoel Francisco Barros n. freg. S. Paio de Leyre Bispado de Braga e Barbara de Souza n. desta freg., padr.: Miguel Martins, solteiro morador na freg. S. João del Rei e Maria da Silva Coutinha mulher de Jose Nicacio dos Ouros moradores desta.

2-8-5 João, em 25-12-1768

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-12-1768 João, f.l. Manoel Francisco de Barros e Barbara de Souza, padr.: Francisco de Oliveira, solteiro morador em S. João del Rei, e Felicia Joana da Cunha mulher de Rafael de Araujo moradores nesta.

2-8-6 André, em 04-01-1770

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-01-1770 matriz N. Sra da Conceição de Carrancas, Andre n. aos 30-11-1769, f.l. Manoel Francisco Barros e Barbara de Souza, padr.: Mnaoel Fernandes, solteiro e Antonia Colaça mulher de Miguel Francisco Machado.

2-8-7 José, em 25-02-1771.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-02-1771 matriz, Jose, f.l. Manoel Francisco Barros e Barbara de Souza, padr.: Teotonio da Silva Pereira e Brites Maria de Oliveira mulher de Duarte Rodrigues.

2-9 Catarina Antonia de Souza, aos 24-05-1764 casou com Manoel Rodrigues de Azevedo, natural ode Congonhas do Campo, filho de Francisco Martins de Azevedo e Maria Micaela.

Casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-05-1764 Manoel Rodrigues de Azevedo, n. freg. das Congonhas do Campo, f.l. Francisco Martins de Azevedo e Maria Micaela; = cc. Catarina Antônia, n. desta freguesia, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar.

Pais de, q.d.:

2-9-1 Maria Luisa de Souza foi a segunda mulher de Jerônimo Lino da Silveira, filho de Antonio Francisco da Silveira e Agueda Maria da Silva. Geração na família “Amaro da Silveira”.

2-9-2 Genoveva Maria de Jesus, batizada em 01-08-1765. Aos 11-05-1788 casou com Manoel Gomes Viza, filho de outro e Ana Maria de Jesus.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 01-08-1765 Genoveva, f.l. Manoel Rodrigues de Azevedo n. freg. N. Sra da Conceição das Congonhas do Campo deste bispado e Catarina de Souza n/b nesta freguesia, padr.: Antonio da Silva e Souza e Maria Anacleta, solteira filha de Estevão Rodrigues Branco.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 11-05-1788 Ermida N. Sra. do Rosario filial desta matriz, Manoel Gomes Viza, f.l. de outro e Anna Maria de Jesus, n/b na freg. N. Sra. da Boa Viagem do Curral del Rei; = cc. Genoveva Maria de Jesus, f.l. Manoel Rodrigues de Azevedo e Catharina Antonia de Soisa, n/b nesta freguesia

2-9-3 Francisco Martins de Arruda aos 03-09-1790 casou com Ana Inácia de Jesus, filha de Manoel Rodrigues de Araújo e Rita Leme da Silva, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 03-09-1790 Cap. Sra. do Rosario filial da matriz de S. Ana das Lavras do Funil de Carrancas, Francisco Martins de Arruda, f.l. Manoel Rodrigues de Azevedo e Catharina Antonia de Souza, n/b freg. Sto. Antonio da vila de S. Jose; = cc. Anna Ignacia de Jesus, f.l. Manoel Rodrigues de Araujo e Rita Leme da Silva, n/b freg. Santa Ana das Lavras do Funil

2-9-4 Antonio Rodrigues de Azevedo, natural de S. Bento do Tamandua. Na Ermida da S. da Piedade filial de Lavras aos 02-03-1794 casou com Joaquina da Silva Pereira, filha de Mateus Pereira e de Mariana Francisca de Jesus

Sta Ana das Lavras do Funil, MG, aos 02/Mar/1794, Ermida da S. da Piedade, Antônio Rodrigues de Azevedo, f. de Manoel Rodrigues de Azevedo e de Catarina Antônia de Souza, nat. e bat. na freg. de S. Bento do Tamanduá; c.c. Joaquina da Silva Pereira, f. de Mateus Pereira e de Mariana Francisca de Jesus, nat. e bat. na freg. de Lavras. TT: Jacinto Moreira e Francisco José Coelho (pesq. Silvia Buttros)

2-9-5 Joana, batizada em 25-07-1785.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-07-1785 Joana, f.l. Manoel Rodrigues de Azevedo e Catarina Antonia, padr.: Cap. João da Silva Ribeiro de Queiroz e Izabel ----- filha de Estevão Rodrigues Branco.

2-9-6 João Rodrigues de Azevedo, natural das Lavras do Funil. Em Campanha aos 24-05-1804 casou com Quitéria Maria da Conceição, filha de Antonio Martins da Costa e Maria da Conceição, neta paterna de Antonio Martins da Costa e Maria Pinta, neta materna de Miguel Borges da Costa e Tomasia Gonçalves de Moraes - família “Antonio Borges da Costa”.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 24-05-1804 nest matriz da vila da Campanha da Princesa se receberam João Rodrigues de Azevedo, f. de Manoel Rodrigues de Azevedo e Catarina Antonia de Souza, bat. nas Lavras do Funil = cc Quiteria Maria da Conceição, f. de Antonio Martins da Costa e Maria da Conceição, natural desta fregusia e nela batizada.

Pais de, pelo menos:

2-9-6-1 Antonia, batizada em 25-12-1809.

Campanha, MG Igreja Sto Antonio aos 25-12-1809 bat a Antonia, f.l. de João Roiz de Azevedo e Quiteria Maria a Conceição, foram padrinhos Manoel Roiz de Azevedo e Caterina Antonia de Souza.

2-10 Manoel José de Souza, batizado em 31-12-1746. Aos 26-11-1776 casou com Agueda Rodrigues Lima, filha de Marcelo Rodrigues e Andreza Lemes de Vasconcellos, família “Marcelo Rodrigues Távora”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 31-12-1746 cap. S. Gonçalo da Ibituruna, Manoel, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar naturais da freg. de Santa Ana da vila da Parnaiba e moradores no Rio Grande abaixo desta freguesia, padr.: Domingos Dias dos Santos, solteiro e Ana de Souza mulher de Estevão Rodrigues moradores no mesmo lugar.

 

Casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 06-11-1776 Manoel José de Souza, f.l. Carlos Martins de Souza e Tomasia de Aguiar, n/b nesta freg. Carrancas; = cc. Águida Rodrigues Lima, f.l. Marcelo Rodrigues e Andreza Lemes de Vasconcellos, n/b na freg. Baependi e de presente fregueses desta.

3- Luzia Borges de Aguiar, natural da Parnaiba-SP. Na capela de Ibituruna freguesia de S. João del Rei aos 17-02-1736 casou com Luiz Collaço natural da freguesia de N. Sra da Ajuda Lisboa-Pt e filho de Antonio Collaço e Brasia Maria.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-02-1736 capela S. Gonçalo da Buturuna freg. de S. João del Rei, Luiz Colaço, f.l. Antonio Colaço e Brasia Maria, da freg. N. Sra da Juda de Belem de Lisboa; = cc. Luzia Borges de Aguiar, f.l. Antonio Borges e Pascoa Martins, n. da vila de Pernaiba com. de S. Paulo.

Pais de, q.d.:

3-1 Antonia Collaça, natural das Carrancas, aos 04-01-1751 casou com Miguel Francisco Machado natural de S. Salvador do Arc. Braga, filho de Sebastião Gonçalves e Maria Machado.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) - aos 04-01-1751 cap. Rosario filial da freg. S. João del Rei, Miguel Francisco Machado, n/b freg. S. Salvador termo de Guimarães Arc. Braga, f.l. Sebastião Gonçalves e Maria Machado; = cc  Antonia Colassa, n/b freg. N. Sra. da Conceição das Carrancas, f.l. Luiz Colaço e Luzia Borges, já defunta,

Miguel faleceu em 7 de outubro de 1783.

Lavras, MG Igreja Santa Ana ob - aos sete do mes de outubro de 1783 fal. Miguel Francisco Machado, casado com Antonia Colassa. Sepultado nesta matriz.

Pais de, q.d.:

3-1-1 Antonio, batizado em Carrancas aos 24-08-1752.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-08-1752 em casa de Diogo Bueno da Fonseca junto ao Rio de Capivari, Antonio, f.l. Miguel Francisco Machado n. freg. S. Salvador da Ribeira de Pena Arc. Braga e Antonia Colaça n. desta freg. das Carrancas, np Sebastião Gonçalves e Maria Machada, nm Luiz Colasso e Luzia Borges, padr.: o mesmo Luiz Colasso, viuvo e Mariana Pedrosa mulher de Domingos Alves Ramos.

3-1-2 Maria, em 08-12-1755.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 08-12-1755 cap. Sta Ana, Maria, f.l. Miguel Francisco Machado n. da Ribeira de Penna Arc. Braga e Antonia Collaço n. desta freguesia, np Pedro Francisco e Maria Machada moradores da dita Reibeira de Pena, materna de Luiz Collaço n. de Belem Patriarcado de Lisboa e Luiza Borges n. de Parnaiba Bispado de S. Paulo, padr.: Domingos Rodrigues da Silva, casado e Joana, solteira filha de Luiz Collaço.

3-1-3 Quitéria, em 12-06-1762.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-06-1762 cap. N. Sra do Rosario, Quiteria, f.l. Miguel Francisco Machado e Antonia Collassa, np Sebastião Gonçalves e Maria Machada ambos da freg. de S,. Salvador comarca de Vila Real Arc. Braga, nm Luiz Collasso n. Patriarcado de Lisboa e Luzia ----- de Aguiar n/b na freg. da vila de Parnaiba, padr.: o batizante Padre Pedro Francisco Machado.

3-1-4 Manoel, em 08-12-1764.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) [a margem: Manoel da S.ª - Manoel digo Joseph Miguel] aos 08-12-1764 cap. Rosario, Manoel, f.l. Miguel Francisco Machado e Antonia Collassa, padr.: Estevão Correa de Arzão, solteiro e Ana de Souza.

3-1-5 Brizida, em Julho de 1765.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos --- e hum dias do mes de julho de 1765 Brizida, f.l. Miguel Francisco Machado e Antonia Collaça,  padr.: Manoel Pereira de Carvalho e s/m Brizida Angelica de Tolledo

3-1-6 Ana Francisca da Silva aos 08-08-1782 casou com Manoel Gonçalves Martins, natural de S. Nicolao Arc. Braga, filho de Manoel Gonçalves e Maria Gonçalves.

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 08-08-1782 nesta paroquial, Manoel Gonçalves Martins, f.l. Manoel Gonçalves e Maria Gonçalves, n/b freg. S. Nicolao Cabeceyras de Bastos Arc. Braga; = cc. Anna Francisca da Silva, f.l. Miguel Francisco Machado e Antonia Collaça, n/b freg. S. Ana Lavras do Funil

3-2 Joana Collaço, batizada em 02-08-1740. Aos 25-12-1758 casou com Manoel da Costa Gomes, natural da freguesia de S. Miguel Arc. Braga, filho de Manoel da Costa e Maria da Fonseca.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-08-1740 Joana, f.l. Luiz Colaço e Luzia Borges, padr.: Pascoal Leite Pais e s/m Maria de Araujo

 

B7: casamentos (1751-1780) Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 25-12-1758 Manoel da Costa Gomes, n. da freg., de S. Miguel de Braziel comarca de Guimarães Arc. Braga, f.l. Manoel da Costa e Maria de Afonseca, já defunta; = cc. Joana Colaça, n. desta freguesia de Carrancas, f.l. de Luiz Colaço e Luzia Borges, já defuntos.