PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Bicudo de Brito e Inácia de Almeida Pimentel

Aportes à Genealogia Paulistana

 

SL. 6, 346,4-4 Antonio Bicudo de Brito (quando casou chamava-se Antonio de Almeida Cabral) casou em 1695 , em Sorocaba com Inácia de Almeida f.ª do capitão-mor Thomé de Lara e de Maria de Almeida Pimentel, moradores em Sorocaba; falecendo Inácia de Almeida em 1713 em Parnaíba, seu marido passou a 2.ªs núpcias com Thereza Ribeiro de Jesus e esteve morando em Ituverava onde nasceu o f.° que descobrimos desta 2.ª mulher.

Teve da 1.ª:

5-1 Maria de Almeida casada em 1720 em Parnaíba com José Moreira da Silva que foi coronel de ordenanças, f.° do coronel Jorge Moreira de Godoy e de Izabel Paes da Silva.

5-2 Thomazia de Almeida casada em 1721 em Parnaíba com Ignacio Nunes Portes f.° de Gaspar Nunes Sarmento e de Anna de Abreu.

5-3 Anna de Almeida.

5-4 Escolástica de Almeida.

 

Teve da 2.ª:

5-5 Manoel Bicudo de Brito, natural de Ituverava, em 1746 tirou dispensa para casar com sua parenta Maria Ribeiro Garcia, f.ª de Sebastião Leme Garcia e de Luzia Leme, por esta neta de Manoel da Costa Homem e de Mecia Ribeiro, por Manoel da Costa bisneto de José da Costa Homem e de Luzia Leme.

 

 

Moacyr Villela

Bartyra Sette

 

 

Antonio de Almeida Cabral, depois Antonio Bicudo de Brito, era filho de Manoel Bicudo de Brito e de Tomasia de Alvarenga (ou de Almeida) casados na Parnaiba em 1674, neto paterno de João Bicudo de Brito e Ana Ribeiro de Alvarenga, neto materno de Antonio de Almeida e Maria Falcão.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Manoel Bicudo de Brito, f. de João Bicudo de Brito e Ana Ribeiro de Alvarenga = com Tomasia de Alvarenga, f. de Antonio de Almeida, fal. e de Maria Falcão (desta) (ano de 1674)

Casou, em Sorocaba, SP aos 13-06-1695, com Inacia de Almeida Pimentel, filha do Cap. Tome de Lara de Almeida e Maria de Almeida (Pimentel).

Sorocaba, SP - N. Sra da Ponte matr 1679-1738 im 16 No mesmo dia e era (13 de junho 1695) e na mesma forma acima declarada, os contraentes Antonio de Almeida Cabral, f. de Manoel Bicudo e de s/m Tomazia de Almeida, moradores na vila da Parnaiba com Ignacia de Almeida, f. do C. Thome de Lara de Almeida e de s/mulher Maria de Almeida moradores nesta vila. Foram testemunhas (....) Martins Claro, Fernão Dias de Almeida, Ana Ribeira, Leonor Leme.

 

Antonio Bicudo de Brito morador em Itaverava nas Minas Gerais foi recenseado entre 1715 e 1722 para o pagamento dos quintos do ouro declarando 17 escravos. (Arquivo Público Mineiro coleção Casa de Contos). Em 1738 no censo da capitação voltou a ser recenseado em Itaverava declarando 12 escravos adultos (censo da capitação Intendência de Ouro Preto 1738 APM coleção Casa de Contos).

 

Filhos do casal Antonio Bicudo de Brito e Inácia de Almeida Pimentel, citados por Silva Leme, em documentos nos arquivos mineiros:

 

Alem da geração legitima, Antonio Bicudo teve o filho natural citado em 5-5.

 

5-1 Maria de Almeida Pimentel, na Parnaiba em 1720, casou com José Moreira, filho do Coronel Jorge Moreira e da falecida Izabel Paes - família Godoy Cap. 3º.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. 1662-1721. Jose Moreira, f. do Coronel Jorge Moreira e de Isabel Paes, fal., com Maria de Almeida, f. de Antonio Bicudo e de Inacia de Almeida, fal., (ano 1720)

          Maria de Almeida foi inventariante de seu marido Coronel José Moreira da Silva, falecido em dezembro de 1742. Inventário aberto em 25-04-1743 em Guarapiranga.

Casa Setecentista de Mariana segundo oficio ano1742 codice16 auto 456 – Inventario dos bens do Coronel Jose Moreira da Silva de que é inventariante sua viúva Maria de Almeida Pimentel. Faleceu em dezembro de 1742 sem testamento. Inventario aberto aos 26-04-1743 na paragem do sitio da capela do Mestre de Campo Pedro da Fonseca Neves freguesia de Guarapiranga. Bens estão seqüestrados na posse de João de Araujo Silva. A viúva vive de esmola na casa de Maria Garcia de Abreu. Declarou a viúva que eram poucos os bens livres de seqüestro e se lembrava que seu marido tinha uma execução em São Paulo contra Jose de Godoy no valor de 1 conto de reis.

Herdeiros que se apresentaram no inventário:

5-1-1 Dona Rita da Silva com 22 anos em 1743 (casada depois com o Guarda Mor Manoel de Azedias Valadão moradores em Guarapiranga, tutor dos sobrinhos: (filhos de 5-1-2)

5-1-2 Dona Inácia de Almeida com 19 anos. Inácia de Almeida Silva filha legitima do Coronel Jose Moreira da Silva, já defunto e de sua mulher Maria de Almeida Pimentel, com 24 anos de idade em 1748 entrou com processo para se casar com o alferes Bernardo Jose Rogério. (processo de casamento Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana – AEAM processo numero 1442). Ela batizada na Vila de Santana da Parnaíba Bispado de São Paulo foi para as Minas com idade de 10 anos assistente na Guarapiranga e antes por três ou quatro anos em Itaverava. Ele, filho de Manoel Rodrigues Rogério e de Catarina Rodrigues, já defuntos, natural da freguesia de Santa Maria de Castelo da Vila de Covilhã, Bispado da Guarda. Foi para as Minas com 13 ou 14 anos embarcando na Cidade de Lisboa para a Cidade do Rio de Janeiro e dali para Guarapiranga. Morador na freguesia de São Sebastião tem 34 anos de idade em 1748.

          Alferes Bernardo Jose Rogério faleceu aos 24-08-1758 na freguesia de São Sebastião termo da Cidade Mariana, sem testamento. Foi inventariado por sua viúva. Dona Inácia de Almeida e Silva faleceu aos 15-10-1768. Nos inventários se apresentaram dois filhos tutelados primeiro pelo tio Guarda Mor Manoel de Azedias Valadão morador na Guarapiranga e posteriormente pelo tio materno José Moreira da Silva.

Casa Setecentista de Mariana 1º Oficio ano 1758

Inventário dos bens que ficaram do defunto Alferes Bernardo Jose Rogerio, casado que foi com Inácia de Almeida, falecido em 24-agosto-1758, sem testamento.

Autos aos 09-setembro-1758, inventariante D. Ignacia de Almeida e Silva, moradores no arraial de S. Sebastião. Declarou que por falecimento de seu marido ficou um filho menor por nome Jose, e a suplicante pejada.

Nasceu e se chama Bernarda e foi batizada em Fevereiro de 1759, tem 3 meses de idade.

Auto de contas tomadas do tutor Manoel de Azedias Valadão, por seu procurador - 16-outubro-1765.

Jose Moreira da Silva, tio legitimo dos orfãos - tutor 19-fevereiro-1771

 

 

Casa Setecentista de Mariana 1º Oficio ano 1769

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de D. Ignacia de Almeida e Silva, viuva que ficou do Alferes Bernardo Jose Rogerio, moradores no arraial de S. Sebastião onde faleceu sem testamento em 15-8bro-1768.

Autos aos 20-setembro-1769, inventariante seu filho Jose Moreira da Silva Rogerio.

Titulo dos herdeiros:

1- José Moreira de idade 19 anos.

2- D. Bernarda Faustina, de idade 10 anos.

 

Partilha: a cada herdeiro 429$300 rs.

 

5-1-2-1 José com sete anos em 1758 e 19 em 1769. José Moreira da Silva Rogério batizado em São Sebastião aos 30-06-1751. Morador na capela de São Sebastião e Almas da Ponte Nova filial da freguesia do Furquim. Em 1775 entrou com pedido para se casar com Maria da Silva Lima filha do tenente Andre Correa Lima e de Maria Correa de Santiago natural da freguesia de São Caetano onde foi batizada aos 14-01-1759. Neta paterna de Antonio Pereira e Maria Correa da freguesia de San Paio da Vila de Arcos, Arcebispado de Braga e materna de João do Monte de Medeiros natural de Ilha de São Miguel dos Açores e de Maria da Costa de Camargo natural da Cidade de São Paulo.

Assento de batismo inserido no processo de casamento: Freguesia de São Sebastião - livro de batismos: Aos 30 de junho de 1751 na matriz batismo de Jose filho legitimo do alferes Bernardo Jose Rogério e de sua mulher Dona Inácia de Almeida e Silva. Padrinhos; Guarda Mor Maximiano de Oliveira Leite e Dona Inácia Pires de Oliveira mulher de Jose Caetano Rodrigues de Horta

 

Assento de batismo inserido no processo de casamento: Freguesia de São Caetano. Livro de batismos: Aos 14 de janeiro de 1759 na matriz batismo de Maria filha legitima do tenente Andre Correa Lima e Maria Correa de Santiago; Neta pela parte paterna de Antonio Pereira e Maria Correa naturais da freguesia de San Paio de Arcos arcebispado de Braga e pela materna de João do Monte de Medeiros natural da Ilha de São Miguel Bispado de Angra e de Maria da Costa de Camargos natural da cidade de São Paulo. Padrinhos: o Capitão Mor Jose da Silva Pontes morador na cidade Mariana e Maria da Costa de Camargos dona viúva moradora nesta.

5-1-2-2 Bernarda filha póstuma batizada em fevereiro de 1759. Bernarda Faustina com 10 anos em 1769. O tutor Guarda Mor Manoel de Azedias Valadão, morador em Guarapiranga, declara que esta vivendo em sua casa “sendo educada por sua mulher e tia da órfã”

5-1-3 Francisco Xavier 15 anos;

5-1-4 Antonio Bicudo 14 anos;

5-1-5 Pedro Dias Paes 12 anos;

5-1-6 Manoel Jorge Moreira 10 anos;

5-1-7 João Paes Moreira nove anos;

5-1-8 José Moreira da Silva com sete anos em 1743. Tio dos órfãos de Bernardo José Rogério nomeado tutor em 1771 em substituição ao primeiro que fora o Guarda Mor Manoel de Azedias Valadão também tio dos mesmos órfãos.

          Casou com Flaviana Teodora e faleceu em Guarapiranga em 26-05-1802 com testamento.

Piranga,MG Igreja N. Sra da Conceição obitos. alf. Jose Moreira da Silva, branco, cc. D. Flaviana Theodora, filho leg. do cel. Jose Moreira da Silva e de D. Maria de Almeida Pimentel, nat. da cidade de S. Paulo. Fez testamento no livro do Tabelião. Sepultado dentro da capela de S. Miguel filial desta freguesia de Guarapiranga. Faleceu aos 26-05-1802.

5-1-9 Dona Maria de Almeida cinco anos

 

5-2 Tomazia de Almeida Pimentel casou com Inacio Nunes Portes, filho de Gaspar Nunes Sarmento e de Ana de Abreu. Geração na família Gaspar Nunes Sarmento Cap. 5º.

5-3 Ana Ribeiro de Alvarenga, ou Ana de Almeida, como foi citada por Silva Leme, filha de Antonio Bicudo de Brito e de sua mulher Inácia de Almeida Lara casou duas vezes:

          Primeira vez, Ana casou com Pedro da Silva de Godoy, filho de Gaspar de Godoy Moreira e sua segunda mulher Maria Barbosa (SL. 6º, 104, 2-11 onde não consta a cônjuge de Pedro). Foram moradores na freguesia de Santo Antonio da Itaverava onde Pedro faleceu com testamento em 07-09-1759. Sem geração legitima, Pedro deixou três filhos naturais - família “Godoys” Cap. 3º neste site.

          Ana faleceu, viúva de Manoel do Valle Ribeiro (*), com testamento aberto na Vila de São João Del Rei em 04-03-1779. Também sem geração deste matrimônio.

Inventario de Ana Ribeira de Alvarenga – Inventariante: Tenente Coronel Jose Joaquim da Costa Gouvêa – local: Vila de São João Del Rei – Arquivo do IPHAN caixa 9- data - 1788

Inicio do inventario aos 15-04-1788 com testamento ditado aos 24-02-1779 aberto aos 04-03-1779 data do falecimento da testadora.

Declara ser natural e batizada na freguesia de Santana da Vila de Parnaíba Comarca de São Paulo filha legitima do Capitão Antonio Ribeiro de Brito e sua mulher Dona Inácia de Almeida Lara já defuntos.

Casou primeiro com o Capitão Pedro da Silva de Godoy sem filhos. Segunda vez casou com Manoel do Valle Ribeiro também sem filhos desse matrimonio

Nomeia como testamenteiros. Em primeiro lugar ao sargento mor Jose Joaquim da Costa Gouvêa. Em segundo o Senhor Ambrosio Dias Raposo e em terceiro ao Senhor Manoel de Azedias Valadão morador na freguesia da Piranga termo de Mariana.

Declara que ainda deve a herança deixada pelo seu segundo marido a Joaquim Jose Gomes Branquinho que foi nomeado herdeiro do falecido. Deixa sua alma como herdeira dos bens remanescentes.

 

(*) comparar com Manoel do Valle Ribeiro, com 12 anos em 1720, filho de Andre do Valle Ribeiro e Teresa de Moraes. Joaquim José Gomes Branquinho, herdeiro do marido de Ana de Almeida, era neto do mesmo Andre do Vale Ribeiro.- família Antonio Vieira e Francisca de Macedo.

 

5-4 Escolástica de Almeida Pimentel, natural de São Paulo, casou com o Guarda Mor Manoel Gomes de Oliveira, natural da freguesia de Santa Cruz de Jubim Bispado do Porto filho de Francisco Gomes e Maria dos Santos de Oliveira. Encontramos três filhas e um filho do casal:

5-4-1 Teresa Gomes de Oliveira natural de Congonhas do Campo faleceu com testamento de 05-setembro-1793 e codicilo de 16-janeiro-1797, registrados no livro de óbitos da freguesia de Congonhas do Campo onde declarou sua filiação. Casou com Manoel Duarte da Cruz “homem extravagante” de quem estava separada – “ausente para o Rio Grande” depois de temporada na cadeia do Rio de Janeiro.

(pesq. Sílvia Buttros) Congonhas, MG obitos 1723-1730 -

Testamento de Teresa Gomes de Oliveira (...) no ano de 1793 aos 5 dias do mes de setembro do dito ano em Rio abaixo do Valente das Congonhas do Campo termo de vila Rica do Ouro Preto, eu Teresa Gomes de Oliveira (...) faço este meu testamento:- encomenda a alma. Sou filha legitima do Guarda Mor Manoel Gomes de Oliveira e de D. Escolastica de Almeida Pimentel, batizada em Santa Quiteria freguesia das Congonhas do Campo deste bispado da cidade de Mariana. Declaro que meu pai é natural da freguesia de Sta Cruz de Jubim Bispado no Porto o reino, filho legitimo de Francisco Gomes e de s/mulher Maria dos Santos de Oliveira; e minha mãe é Dona Escolastica de Almeida Pimentel, natural de S. Paulo, f.l. do Cap. Mor Antonio Bicudo de Brito, filho do Cap. Manoel Bicudo de Brito, e filha de D. Ignacia de Almeida Pimentel filha do Cap. Manoel(sic) de Lara. Declaro que fui casada com Manoel Duarte da Cruz, homem estravagante, de quem tive uma filha e declaro que ele viveu comigo e por causa de alguns disturbios que pela sua ma conduta fez, consta me ir para o Rio de Janeiro onde esteve preso muito tempo por crimes, e dai fora mandado no tempo da guerra em mil setecentos e setenta e cinco para Rio Grande e Colonia donde tenho tido noticia que se passara para Castela que falecera no Rio Grande. Declaro que depois da ausencia dele adquiri tudo quanto possuo com meu trabalho, que ha bens moveis e uma morada de casas de sobrado na Rua Direita de Antonio Dias de Vila Rica (...) nada devo de parte de uma fazenda que foi de meu pai no sitio do Valente de Congonhas do Campo do Rio Abaixo do Valente.

(...) encomenda o sepultamento. Depois de pago meu sepultamento e minhas dividas; minha terça se mandara dizer todo o seu importe em missas pela alma de meu pai, minha mãe, meu marido, de minhas irmãs Maria Gomes de Oliveira, Ignacia Gomes de Oliveira e pelas almas do purgatorio.

Legados: Se dara a minha afilhada de crisma por nome Ana, filha de uma crioula na Passagem, que hoje se forra, e foi a dita Joana crioula escrava de Maria da Conceição na Passagem, sogra do violeiro Luiz Pinheiro, e a outra irmã desta minha afilhada por nome Mariana, que é minha afilhada de batismo, por procuração que dei ao Guarda Mor da Passagem, pai do boticário Joaquim Coelho, filha da dita Joana Crioula, e se lhe dará outras dez oitavas de esmolas alguns pobres que me acompanharem (...) e dará meu testamenteiro esmola para cobrir o corpo de meu afilhado pequeno de nome Thomaz, que é afilhadp batismo, filho de Joaquim da Silva Guerra e sua mulher Vitoriana Correia, e a dita minha comadre Correia deixo a eleição de meu testamentiero para lhe dar uma esmola com que possa comprar uma saia e capa de baetqa para ir a Missa, com recomendação de rogar a Deus por mim para por a minha alma em descanso (...).

im 17) Declaro que tenho uma filha rejeitada por nome Mariana Gomes de Jesus que pela Lei era minha universal herdeira, mas como tendo-a em minha companhia desde que a pari, em solteira, casada e viuva, sustentando-a, vestindo-a e calçando-a me desobedeceu deixando-se luxiar de Jacome Felicio da Rocha, fugindo de minha casa com ele, não tendo ela vinte anos de idade, a fim de casar com ele, sendo este pessoa de última plebe, mas de sangue limpo, por isso usando da providencia da Lei a deserdo de toda a sua legítima, e herança como se minha filha forra, instituo por  minha universal herdeira a minha neta Maria Gomes Barreta filha do primeiro matrimonio da dita minha filha deserdada e de seu marido Gonçalo Pereira Barreto, ja falecido, em cujo uso e fruto não terá parte a dita minha filha deserdada nem da menina minha neta será tutora, nem administradora, nem ainda dativa ou provisional, e dando caso que esta minha neta morra, pupila ou de maior idade, não lhe sucederá a deserdada sua mãe, mas no caso de esta qualquer idade sobreviver a minha neta instituida, subinstituo? a minha herança o seguinte: a saber, metade dos meus bens, depois do meu funeral e dividas pagas, deixo venda destes meus bens ao dito Sargento Mor Manoel Alves de Carvalho Torres, e a outra metade se dará a meu afilhyado o meu sobrinho Manoel, filho do dito meu irmão Manoel Gomes de Oliveira, com que possa comprar um escravo e a minha afilhada e sobrinha Maria Teresa, filha de minha irmã Maria Gomes de Oliveira e de seu marido Tomas Rodrigues Vilarinho se lhe dará com que comprar um escravo e a minha afilhada, filha do mesmo pai e mãe Maria Gomes de Oliveira, por nome Mariana que ao fazer este meu testamento é solteira e menina de seis ou sete anos de idade se lhe dará com que comprar um moleque, e a minha afilhada de crisma, por nome Paulina Francisca da Silva Guerra, filha de Joaquim da Silva Guerra e de sua mulher Vitoriana Correa Maciel se lhe dará com que comprar um escravo (...).

O remanescente dos meus bens se repartira pelos meus sobrinhos filhos de Luzia Gomes de Oliveira quer são tres meninas e um menino por nome Maria, outra Ana, Joaquina e Jose.

E a minha afilhada Ana, filha de meu irmão Manoel Gomes de Oliveira.

Deixo por meus testamenteiros em primeiro lugar ao Sargento Mor Manoel Alves de Carvalho Torres, em segundo lugar a Manoel da Silva morador em Vila Rica e Antonio Velho Brandão em Vila Rica, e meu compadre Manoel da Silva morador en Vila Rica, ao pé da ponte do Palácio Velho, e Antonio Velho Brandão em Vila Rica, e meu compadre Manoel da Silva no Padre Faroa, no arraial de Congonhas o Padre Narcizo, irmão do Padre Jose Ferreira, e o seu irmão Tenente João Ferreira, e no Suassuy o Alferes José Antonio, o Capitão José Pereira dos Santos, e seu filho João Pereira dos Santos, Joaquim Coelho, o Bahiano, em Vila Rica, e Manoel de Sá Peixoto Ferrqaz na vila de São João, aos quais cada um (...).

(...) por mim assinado = Teresa Gomes de Jesus de Oliveira.

Aprovado pelo tabelião. Testemunhas Jose de Souza Silva, Gaspar Pereira Lima, João Alves Pereira, Andre Rois Passos, Leonardo Jose da Silva.

 

Codicilo junto ao testamento: aos 16-janeiro-1797 nesta fazenda chamada Valente do Rio abaixo de Santa Quiteria depois de ter meu testamento feito me resolvi fazer outras declarações as quais aqui declaro e revogo algumas coisas.

Revoga a dívida que havia com o Sargento Mor Manoel Alves de Carvalho Torres. Lega à sua filha José moleque e Tomázia crioula, algumas saias de chita, um vestido de cambraia, e alguns lençóis. Pede a D. Mariana da Glória, mãe do Padre Antônio Ferreira que receba sua neta Maria em sua casa para acabar de criá-la. Faz mais legados.

Congonhas 17 de janeiro de 1797

 

Teresa teve com Manoel Duarte da Cruz

5-4-1-1 Mariana Gomes de Jesus, filha “rejeitada”, deserdada em testamento. Casou primeira vez com Gonçalo Pereira Barreto e segunda vez com Jacome Felicio da Rocha, “pessoa de última plebe, mas de sangue limpo.

Mariana e Gonçalo foram pais de:

5-4-1-1-1 Maria Gomes Barreta, herdeira universal da avó materna.

5-4-2 Maria Gomes de Oliveira, ja falecida em 1793, foi casada com Tomas Rodrigues Vilarinho. Suas filhas Maria Teresa e Mariana foram legatárias da tia Teresa.

5-4-3 Inácia Gomes de Oliveira, já falecida em 1793. Sua irmã Teresa deixou missas por sua alma.

5-4-4 Luzia Gomes de Oliveira. Seus filhos Maria, Ana, Joaquina e José foram legatários da tia Teresa.

5-4-5 Manoel Gomes de Oliveira. Seu filho Manoel e sua filha Ana, legatários da tia Teresa.

 

5-5 Manoel Bicudo de Brito, natural de Santo Antonio de Itaverava-MG, filho natural de Antonio Bicudo de Brito e de Teresa Ribeira de Jesus. Aos 12-03-1746, na Parnaiba, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto ao 4º, casou com Maria Ribeira Garcia, filha de Sebastião Ribeiro Garcia e Luzia Leme da Costa.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1745

Autos de impedimento 02-fevereiro-1745 nesta freguesia de N. Sra da Conceição.

Contraentes Manoel Bicudo de Brito e Maria Ribeira Garcia - Consanguineos em 3º grau misto com 4º.

Manoel Bicudo de Brito, filho natural do Capitão Antonio Bicudo de Brito e de Teresa Ribeira de Jesus, natural e batizado na freguesia de Santo Antonio de Itaverava, com Maria Ribeira Garcia, filha legitima de Sebastião Ribeiro Garcia e de Luzia Leme, nat/bat nesta vila de Parnaiba. Ambos os contraentes moradores na mesma vila.

Testemunhas:

Pedro de Medeiros da Costa, natural da ilha de S. Miguel, casado e morador na vila de Parnaiba, vive de suas lavouras de nidade 53 anos.(...) o contraente Manoel Bicudo de Brito esta impedido no 3º e 4º grau de consanguinidade com a contraente Maria Ribeira Garcia porque esta é filha de Luzia Leme e esta filha de Manoel da Costa e este filho de Luzia Leme; e o contraente Manoel Bicudo de Brito é filho naturaç de Antonio B icudo de Brito e de uma bastarda por nome Teresa, e o dito Antonio Bicudo é filho de Manoel Bicudo de Brito o qual é irmão daquela ultima Luzia Leme.

Estevão Sanches de Faria, n. da vila de Parnaiba, casado, vive de suas lavouras., idade 30 anos. Tio legitimo carnal em 2º grau da empedida e do empedido em 3º por bastardia.

Mateus Leal de Bentacur, n. da vila da Parnaiba, casado, vive de suas lavouras, de idade 40 anos, parente de ambos os impedidos por afinidade dela no 2º grau e dele no 3º.

 

João Bicudo de Brito e Ana Ribeiro de Alvarenga geraram a Manoel Bicudo de Brito e Luzia Leme.

Q Manoel Bicudo gerou Antonio Bicudo e Antonio Bicudo gerou Manoel Bicudo, o orador - 3º grau.

QLuzia Leme gerou a Manoel da Costa e Manoel da Costa gerou outra Luzia Leme e esta Luzia Leme gerou a Maria Ribeira oradora - 4º grau.

 

Santana de Parnaiba, SP matr aos 12-março-1746 nesta matriz se receberam Manoel Bicudo de Brito, f. natu7ral de Antonio Bicudo de Brito e de Teresa Ribeira de Jesus, natural das Minas Gerais freguesia de Santo Antonio de Itaverava com Maria Ribeira Garcia, f.l. de Sebastião Ribeiro Garcia e de Luzia Leme da Costa, natural desta vila onde são moradores os contraentes. Desimpediidos do parentesco em 3º grau misto com o 4º. Testemunhas Jose Ribeiro de Siqueira e s/mulher Ana do Prado, Angela de Siqueira mulher de Francisco Rodrigues dos Santos, Aleixo da Fonseca Maciel, casado, todos desta vila.