PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Antonio Alvares Couceiro

(atualizado em 07-março-2018)

SL. 8, 231, 1-1 Maria Ribeiro c2c em 1646 com o Capitão Domingos Alvares Cousseiro, f.o de Antonio Alvares Cousseiro e de Maria Ramires naturais de Portugal.

SL. 5, 286, 1-1 Antonio Monteiro de Alvarenga casou em 1639 em S. Paulo com Violante de Siqueira, f.ª de Antonio Alvares Cousseiro e de Maria Ramires.

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

Antonio Alvares Couceiro, nascido em Portugal em fins no século XVI, casou com Maria Ramires. Veio para o Brasil e se estabeleceu na Capitania de São Vicente em princípios do século XVII.

 

Em 1640 vivia em São Paulo quando declarou ser aí morador já há muitos anos, com mulher, filhos e genros e pediu terras para todos em Mogimirim.

 

Sesmarias, vol. 01- fl 397 - Registro de Carta de Datas de Terras de Antonio Alvares Couceiro em São Paulo - Antonio Álvares Couceiro, morador na Vila de São Paulo ....me fez a petição atraz dizendo que era morador naquela vila havia muitos anos e que nesta Capitania havia servido a Sua Magestade em todas as ocasiões que se haviam oferecido (...) assistindo onde por seus capitães fora ordenado e era casado e tinha mulher e filhos e genros e não tinha terras para fazer suas lavouras.

Pediu meia légua para si, meia légua para o genro Francisco Ribeiro Banhos, mais meia légua para o genro  Antonio Monteiro e outra para seu filho Domingos Álvares no termo de Mogimirim em quadra pelo ribeirão que se chama Vaiaho ... rio arriba tanto de uma banda como da outra ficando o ribeirão no meio ...

Concedida d sesmaria na vila de Santos aos 12-07-1640, selada pelo Capitão Mor Antonio de Aguiar Barriga e escrita pelo escrivão Francisco Rodrigues Raposo.

 

Antonio testou em 11-09-1641, declarou cinco filhos de seu casal: um macho e quatro fêmeas, nomeou como um dos testamenteiros seu irmão Francisco Borges.

Francisco Borges (segundo SL 1º, 33, 4-1 era filho de Antonio Alvares e Violante de Siqueira) foi casado duas vezes. Primeira vez com Helena Rodrigues (ou Dias) e segunda vez com Ana da Costa. Francisco faleceu em São Paulo, com testamento que recebeu o “cumpra-se” eclesiástico aos 1-8-1649 e foi inventariado no mesmo ano, com geração de ambos os matrimônio (SAESP vol. 39º neste site).

 

Foram filhos de Antonio Alvares Couceiro e sua mulher Maria Ramires, segundo testamento e inventário de Antonio (SAESP vol. 28º, neste site):

1- Domingos Alvares Couceiro

2- Maria Ramires                       § 2º

3- Violante de Siqueira

4- Maria das Neves, com 18 anos em 1641.

5- Ascença de Siqueira, com 16 anos.

 

 

 

Domingos Alvares Couceiro

 

1- Domingos Alvares Couceiro foi o segundo marido de Maria Ribeiro, filha de João Maciel e outra Maria Ribeira, SL 8, 231. Segundo Silva Leme, Maria faleceu em 1665, mas é certo que já era falecida em 1662. No processo de inventário de sua mãe, falecida com testamento que recebeu o cumpra-se em 19-11-1662 e foi inventariada em 24-01-1663, Maria “defunta”, foi representada por três filhos órfãos, um do primeiro matrimônio e dois do segundo (inventário não publicado SAESP, neste site, colaboração de Fabricio Gerin).

 

Maria foi casada primeira vez com Francisco Bicudo de Siqueira, filho de Manoel de Siqueira inventariado em 31-10-1614 (SAESP vol. 23º) e Mecia Nunes Bicudo inventariada em 05-06-1647 (SAESP vol.34º neste site).

Francisco Bicudo de Siqueira já era falecido 26-03-1644 (partilhas). Durante a inventariança, Maria Ribeiro casou com Domingos Alvares Couceiro que em 1655 declarou que tinham morrido dois enteados.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Obs.: documento danificado

Francisco Bicudo de Siqueira - 1652 - S. Paulo

Recebi de Antonio de Siqueira Caldeira, como testamenteiro de seu irmão Francisco de Siqueira Bicudo, ja defunto - 12

 

Em 26-03-1644 nas casas de morada de Maria Ribeira (...) fazer partilha, e por se haver casado Maria Ribeira com João Sutil

Quinhão de Maria Ribeira cc João Sutil. (aa João Sutil de Oliveira)

Quinhão que couberam as duas orfãs.

 

Joao Sutil de Oliveira morador nesta vila de S. Paulo, que ele esta casado e recebido com Maria Ribeira de Siqueira, filha legitima de Francisco Bicudo de Siqueira que Deus tem  (...).

 

Contas do tutor e curador Manoel de Siqueira em 29-05-1651

Os orfãos estavam em poder de sua cunhada mãe dos ditos orfãos.

 

Petição Domingos Alves Couceiro que lhe são mortos dois enteados, filhos que ficaram de Francisco Bicudo de Siqueira e de sua mulher Maria Ribeira, porquanto assim q é quer herdar nas suas legitimas 29-12-655

 

Entre os filhos de Maria Ribeiro e Francisco Bicudo, descritos em SL. 8, 231, 1-1:

- Maria Ribeiro em 1644 estava casada com João Sutil de Oliveira. Ambos foram mortos pelos indios Guarulhos e inventariados em 1652 (SAESP Vol 42, fls.127 a 171, neste site)

- Manoel de Siqueira, menor em 24-01-1663 (inventário da avó materna).

- Sebastiana de Siqueira foi primeiro casada com Manoel Gonçalves Cardoso (ou Gonçalves Carassa como no termo casamento da filha Maria). Na Parnaiba em 1705, Sebastiana casou com Manoel de Aguiar Mendonça, filho dos falecidos Domingos de Aguiar Mendonça e de Luisa de Campos Maciel.

SL. 8, 240, 2-4 Sebastiana Bicudo de Siqueira, f.ª do § 1.º, foi 1.º casada com Manoel Gonçalves Cardoso, e 2.ª vez em 1705 em Parnaíba com Manoel Gonçalves de Aguiar f.º de Domingos de Aguiar Mendonça e de Luiza de Campos Maciel. Faleceu Sebastiana Bicudo em 1714 em Parnaíba, sem geração do 2.º, porém teve: Do 1.º marido 4 f.ºs:

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Manoel de Aguiar Mendonça, filho de Domingos de Aguiar Mendonça e de Luisa de Campos Maciel, ambos fa., com Sebastiana de Siqueira, filha de Francisco de Siqueira e de Maria Ribeiro, ambos fal.- (ano de 1705)

Entre os filhos de Sebastiana e seu primeiro marido:

- Maria de Siqueira em 1674 casou com Manoel da Costa, do Rio de Janeiro, filho do falecido Manoel de Souza e de Maria da Costa.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Manoel da Costa, f. de Manoel de Souza, fal., e de Maria da Costa (do RJ), com Maria de Siqueira, fa. de Manoel Gonçalves Carassa e de Sebastiana de Siqueira (ano de 1674).

             Em 1676 dispensados do 4º grau de consanguinidade, Maria casou com Domingos da Costa Homem, filho de José da Costa Homem e Luzia Leme de Brito e viúvo de Teodosia Nogueira de Saavedra.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz:

Domingos da Costa, filho de Jose da Costa Homem e de Luzia Leme, com Maria de Siqueira, filha de Manoel Gnçalves Cadoso e de Sebastiana de Siqueira (parentes em 4º grau de consanguinidade) - (ano de 1676)

 

Domingos da Costa Homem, filho de Jose da Costa Homem e de Luzia Leme de Brito, com Teodosia Nogueira de Saavedra, flha de José Nogueira, fal. e de Vitoria dde Candia de Saavedra - (ano de 1673)

             Em Sorocaba-SP aos 03-11-1715 Maria de Siqueira casou com José da Fonseca, filho dos falecidos João da Fonseca e Benta de Oliveira.

Sorocaba-SP Igreja N Sra da Ponte aos 03-11-1715 Joseph da Fonseca, f.l. João da Fonseca e Benta de Oliveira, ja defuntos = cc Maria de Siqueira, f.l. Manoel Glz e Sebastiana de Siqueira, ja defuntos., Foram testemunhas Amaro Vicente, João  Dias Go----, Maria Luiz, e Clara Domingues.

- Isabel Bicudo, filha de Sebastiana de Siqueira e primeiro marido Manoel Gonçalves Cardoso, em 1683 na Parnaiba casou com Anastacio da Costa, filho do falecido Simão Rodrigues Coelho e de Clara Diniz, neta materna de Anastacio da Costa e Catarina Diniz - in aportes à GP “Anastacio da Costa, SL VII, 248, 1-1”.

- Nuno Bicudo em 1683 casou com Catarina Diniz, filha do falecido Domingos Paes da Silva e Ana da Costa, neta materna de Anastacio da Costa e Catarina Diniz - in aportes à GP “Anastacio da Costa, SL VII, 248, 1-1”.

 

 

Dentre os filhos de Domingos e Maria dois eram menores em 1662 segundo o inventário da avó materna..

 

1-1 Maria Ribeiro, filha de Domingos Alvares Couceiro e Maria Ribeiro, testou em 20-11-1673. Declarou sua filiação, o casamento com Paulo da Silva de Alvarenga com a geração de três filhos. Foi inventariada em 09-08-1674.

          Paulo foi inventariado em 06-01-1686 na freguesia de N. Sra de Nazaré por sua segunda mulher Izabel Orens Palha. Seus filhos foram curatelados pelo tios paterno Francisco Dias da Silva e Ignacio Dias da Silva. Cremos, todos os três filhos de Domingos Dias da Silva e Ana Ribeiro (SL. 5, 376, 2-3 onde não é citada a geração).

            Ignacio Dias da Silva, filho de Domingos Dias da ilva e Ana Ribeiro, em Nazaré Paulista-SP em 07-11-1692 casou com Mecia Nunes de Oliveira filha de Manoel Bicudo e Ana de Oliveira, com geração em SL. 8, 284, 3-3.

(pesq. FGerin) Nazaré Paulista-SP Ignacio Dias da Silva e Messia Nunes de Oliveira – 07/11/1692 – Ignacio Dias da Silva f. de Domingos Dias da Silva e Ana Ribeiro = Messia Nunes de Oliveira f. de Manoel Bicudo e Ana de Oliveira – testemunhas: Capitão Lopes de Lima e Cristovão da Cunha – Frei José do Espírito Santo.

 

Maria Ribeiro e Paulo da Silva tiveram os filhos:

1-1-1 João da Silva (Dias), com 6 anos em 1674 e 17 anos em 06-01-1686. Na Parnaiba em 1694 casou com Catarina Cardoso, filha de Antonio Cardoso Pimentel e de Feliciana da Rocha, neta materna de Domingos da Rocha e Domingas Ribeiro - familia “Domingos da Rocha”.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme, Rodnei Brunete da Cruz. João da Silva, f. de Paulo da Silva e Maria Ribeiro, ambos fal., com Catarina Cardoso, f. de Antonio Cadoso Pimentel e de Feliciana da Rocha - (ano de 1694).

1-1-2 Domingos Dias com 4 anos em 1674 e 15 anos em 1686. Em 03-11-1693 requer emancipação:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Petição de Domingos da Silva, filho do falecido Paulo da Silva solicitando carta de emancipação.

 

Aos 03-11-1693 nesta vila de S. Paulo por Domingos Dias da Silva foi  apresentada uma petição.

Diz o Domingos Dias da Silva, filho que ficou do defunto Paulo da Silva, que ele esta capaz para poder governar-se.

Testemunhas aos 03-11-1693 nesta vila de S. Paulo.

- João -------------- da Silveira, o moco, morador desta vila, de 30 anos.

- Diogo Alvares Pestana, morador nesta vila, 58 anos.

- João de Siqueira Caldeira, morador nesta vila de S. Paulo, de 54 anos.

          Domingos Dias da Silva na Parnaiba em 1694 casou com Isabel Pinheiro, flha de Bartolomeu da Rocha e Francisca de Almeida, neta paterna de Domingos da Rocha e Domingas Ribeiro. Geração na familia “Domingos da Rocha”.

ASBRAP 2 - Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Domingos Dias da Silva, f. Paulo da Silva e Maria Ribeiro, falecidos = cc Isabel Pinheiro, f. Bartolomeu da Rocha e Francisca de Almeida (ano 1694)

1-1-3 Catarina, faleceu depois da mãe. Herdou o pai.

 

Paulo da Silva e sua segunda mulher Luísa de Orens Palha tiveram três filhos:

I- Francisco de 8 anos em 1686. Francisco Barreto Palha (ou Bicudo).

II- Bento de sete anos.

III- Maria de três anos. Maria Ribeira da Silva em 1733, viúva de Domingos Rodrigues de Mattos, pasou procuração a seu filho Francisco Rodrigues de Mattos e Silva.

 

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Paulo da Silva - 1686 e Maria Ribeiro - 1674

Autos aos 06-01-1686 nesta vila de S. Paulo, freguesia de N Sra de Nazare inventario dos bens do defunto Paulo da Silva.

Declarante a viuva Izabel Orens Palha. Assinou a seu rogo ------------------

Titulo dos Filhos da primeira mulher: João da Silva, de 17 anos = Domingos Dias de 15 anos.

Titulo dos Filhos da segunda mulher: Francisco de 8 anos, Bento de sete, Maria de tres.

 

Citação - No sitio e fazenda de Francisco Dias da Silva e o cite para que venha tomar juramento para ser curador dos orfãos do defunto seu irmão e cite aos dois orfãos filhos do defunto para as partilhas.

Recibo aos 08-01-1686 - recebi 1$700 rs que meu irmão me devia (aa) Ignacio Dias da Silva.

 

Acostado o inventario de Maria Ribeiro.

Autos aos 09-08-1674 vila de S. Paulo apareceu Paulo da Silva e por ele foi dito que vinha dar a inventario os bens e fazenda da dita defunta sua mulher.

 

Titulo dos Filhos: João de 6 anos - Domingos de 4 - e declarou o viuvo que depois da morte da defunta sua mulher lhe morrera uma filha por nome Catarina de quem ele é herdeiro.

 

Testamento: aos 20-11-1673 eu Maria Ribeira (...) rogo a meu marido(sic) João Barreto seja meu testamenteiro. Sou filha de Domingos Alvares Couceiro e Maria Ribeiro. Sou casada com Paulo da Silva e temos dois filhos João e Domingos e uma filha Catarina.

Cumpra-se 30-11-167?

 

Curadoria aos 25-06-1693 nesta vila de S. Paulo juramento a Inacio Dias para ser curador dos orfãos seus sobrinhos (aa) Inacio Dias da Silva.

Curadoria aos 25-06-1693 nesta vila de S. Paulo juramento a Inacio Dias para ser curador dos orfãos seus sobrinhos (aa) Inacio Dias da Silva.

 

Termo de Arrematação aos 03-11-1694 nesta vila de S. Paulo -  as casas que foram de Paulo da Silva. Apareceu Inacio Dias, curador dos orfãos de seu irmão Paulo da Silva. Mandou o alcaide se arrematasse em Domingos Dias da Silva.

 

Quitação: 16-07-1694 Agostinho Machado vinha ------------- o que devia a viuva que foi de Francisco Dias neste inventario.

 

Recebi do Cap. Domingos Dias da Silva 20$000 rs de dinheiro de contado, por ordem do Juiz dos Orfãos Paulo da Fonseca Bueno 13-12-1693 João da Silva de Alvarenga.

 

Diz Francisco Barreto Palha, orfão que ficou de Paulo da Silva de Alvarenga, necessita de uma espingarda para sua arma.

 

Diz Maria Ribeira da Silva, por seu pp, queria sua folha e bens de partilha por falecimento de seu pai Paulo da Silva-

 

Procuração Que Faz:

Aos - de setembro de 1733 nesta vila de N Sra do Carmo apareceu Maria Ribeira da Silva, mulher viuva que ficou de Domingos Rodrigues de Mattos.

Procuradores nestas minas a seu filho Francisco Rodrigues de Mattos e Silva e o Dr. Jacinto de Figueiredo Freire de Andrade.

Na vila de Itu comarca de S. Paulo: Francisco Xavier ------------, Bras Carneiro e Domingos Rodrigues de Mattos, Antonio de Aguiar da Silva.

Em Vila Rica: O Revdo Dr. Antonio Brandao, o Dr, Francisco de Villas Boas --------------,

 

Diz o Sarg. Mor Francisco Barreto Bicudo que por morte e falecimento de Paulo da Silva, pai ----------, se fez inventario  (....) requer sua folha de partilha.

 

Procuração Que Faz: Francisco Barreto Bicudo

Data 28-02-1727 na vila de N Sra do Camo

Procuradores Nomeados:

Na cidade de S. Paulo a Jorge Garcia de Siqueira e Aleixo Graces e Manoel Luiz Ferraz.

Na vila de Parnaiba o Cap. Rafael de Oliveira Leme e Eucherio de Aquiar e Simao Bueno o moco.

Na vila de Itu o Cap. Jose de Campos e Cap. Felipe Cardoso de Campos e Valerio de Siqueira.

Nestas Minas ao Cap. Rodrigo Bicudo, Cap. Mor Jacinto Barbosa Lopes e o Cap. Antonio Pires de Campos.

 

 

§ 2º Maria Ramires

(atualizado em 14-fevereiro-2018)

 

2- Maria Ramires casou antes de 1640 com Francisco Ribeiro Banhos. Pais de, pelo menos:

- Manoel Ribeiro Couceiro

- Antonio Ribeiro Couceiro

- Francisco Ribeiro de Lima

 

2-1 Manoel Ribeiro Couceiro ou Manoel Ribeiro de Lima, nasceu em Mogy das Cruzes. Casou depois de 1673 com Maria Rodrigues Barbosa, filha do Capitão Domingos Barbosa Calheiros e Maria Maciel, de quem foi o segundo marido. Esse segundo casamento de Maria Barbosa não foi registrado por Silva Leme, apenas o primeiro com Feliciano Cardoso:

Feliciano Cardoso, filho de Antonio Lourenço e Izabel Cardoso, testou em Lisboa-PT em 30-10-1733. Teve seu inventário aberto pela viúva em S. Paulo aos 12-05-1734. Deixou geração de três filhos descritos na família “Gaspar Vaz Guedes”.

Manoel e Maria foram moradores em Mogi das Cruzes, onde ele morreu com testamento que recebeu o “cumpra-se” aos 24-06-1678. Nele declarou sua naturalidade, filiação, casamento e nomeou os filhos que teve. Declarou dever algum dinheiro a Antonio Rodrigues (Lopes) casado com sua enteada (Maria da Luz Maciel). Devia também à enteada Tereza Cardoso, que ainda era solteira. Por seu falecimento abriu-se os autos de inventário de seus bens, onde Antonio Ribeiro Couceiro, irmão de Manoel, assinou pela viúva.

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

2º Cartório de Mogi das Cruzes - Inventários -

1687- Manoel Ribeiro Couceiro

Testamento 06-06-1687, n. da vila de Santa Ana [----], f. de Francisco Ribeiro Banhos e s/m Maria Ramires. Cc. Maria Rodrigues Barbosa temos 6 filhos, 4 machos e 2 femeas: Ana = Domingos = João = Manoel = Josefa = Antonio.

Testamenteiros: minha mulher Maria Rodrigues Barbosa e meu irmão Antonio Ribeiro Couceiro.

Declaro que tenho uma filha bastarda por nome Guiomar, a qual eu e minha mulher a criamos, a qual é forra.

Devo a Antonio Rodrigues, casado com minha enteada; devo a minha enteada, solteira, Tereza Cardosa (...).

Aprovação 06-06-1687

Cumpra-se 24-06-1687

Autos 02-07-1687

Declarante: Maria Barbosa, dona viúva. Assino por minha cunhada Maria Barbosa, Antonio Ribeiro Couceiro.

Fiador da viúva seu irmão João Maciel.

 

Manoel deixou seis filhos de seu casamento com Maria Rodrigues Barbosa, e uma bastarda:

1- Ana

2- Domingos

3- João

4- Manoel

5- Josefa

6- Antonio

 

2-1-1b Guiomar, bastarda, criada por Manoel e Maria. Forra.

 

2-1-1 Ana Rodrigues Barbosa casou com Diogo Vaz Pinto, natural da cidade de S. Paulo, filho de Miguel Vaz Pinto e Ignez Gonçalves Paes.

          Diogo faleceu com testamento aos 05-12-1735 e Ana em 18-12-1758, ambos em Mogi da Cruzes e aí inventariados (inventários neste site, SAESP não publicados)

B7: Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 18-12-1758 fal. Ana Rodrigues Barbosa, viuva, sogra de Antonio de Fontes Barbosa

          Foram oito os filhos do casal, dos quais quatro viviam em 1759:

2-1-1-1 Maria Salvadora de Jesus, batizada em Conceição dos Guarulhos aos 26-04-1698. Com 36 anos em 1736.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de N.S.da Conceição, Guarulhos-SP, aos 26-04-1698 bat Maria, f. de Diogo Vas Pinto e s/m Anna Rodrigues Barboza, padr.: Miguel Vas Pinto e ...

         Casou com Bruno Dias Delgado filho de Izabel da Costa, falecida em abril de 1711 e Manoel Dias Delgado falecido em 18-02-1722 - família Braz de Piña, neste site.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes - Inventários - item 3

Justificação de Bruno Dias Delgado aos 01-12-1723

Orfão do defunto Manoel Dias Delgado e s/m Izabel da Costa, ja defunta.

Bruno Dias Delgado tem idade suficiente para poder se emancipar.

 

Bruno faleceu em 20-01-1754 e Maria Salvadora em 08-11-1757.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - aos 20-01-1734 faleceu Bruno Dias Delgado casado com Maria Salvadora. Foi sepultado na capela da ordem terceira de N. Sra do - do termo desta vila conforme determinou em seu testamento.

 

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, -aos 08-11-1757 fal. Maria Salvadora de Jesus, n. e freguesa desta vila, viuva de Bruno Dias Delgado, filha de Diogo Vaz Pinto e s/m Ana Rodrigues Barbosa. Testamenteiros: seu genro Bernardo Jose de Jesus o qual aceitou e a seu genro Estevão da Costa de Macedo e Antonio de Fontes Barbosa.

 

Compareceram nos inventários, neste site, três filhos:

-Ana, batizada em 28-01-1728. Já não é citada no testamento paterno.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-01-1728 Ana, f.l. Bruno Dias Delgado e Maria Barbosa, padr.: Manoel Pinto Ribeiro e Ignez Gonçalves filhos de Diogo Vaz Pinto.

2-1-1-1-1 Maria de Jesus, com 26 anos em 1754. Casou aos 08-09-1756 com Bernardo José de Jesus, filho de Domingos Martins da Guerra e Teresa de Moraes de Siqueira, esta natural de Santos e falecida em Mogi das Cruzes em 10-04-1769.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-09-1756  Bento Jose de Jesus, n. freg. N. Sra da Conceição dos Guarulhos = cc Maria de Jesus, n. desta, f.l. Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora.

(a margem: Bernardo Jose de Jesus com M.ª de Jesus)

 

Obitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 10-04-1769 de idade de 60 anos faleceu Teresa de Moraes viuva de Domingos Martins da Guerra, natural da vila de Santos e moradora nesta freguesia. Não fez testamento e somente declarou que seus filhos Bernardo Jose e Domingos Martins mandassem dizer oito missas de corpo presente e mais 24 por sua alma.

 

          Bernardo e Maria José tiveram, q.d., três filhas:

2-1-1-1-1-1 Ana Maria de Jesus, batizada em Mogi das Crruzes em 22-07-1755. Aos 25-11-1777, com provisão, casou com Francisco José Pinto Mourão, natural de S. João de Arnoia Arc. Braga onde nasceu aos 19-10-1746, filho de João Mourão e Maria Pinta.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Francisco Jose Pinto e Ana Maria

Autos de estado livre de Francisco Jose Pinto 04-novembro-1777

Francisco Jose Pinto, filho legitimo de João Mourão e de sua mulher Maria Pinta, natural da freguesia de S. João de Arnoya Arc. Braga (...) precisa justificar ser solteiro, livre e desempedido.

Testemunhas.

Autos de Casamento aos 05-novembro-1777

Francisco Jose Pinto, filho legitimo de João Mourão e de sua mulher Maria Pinta, natural da freguesia de S. João de Arnoya Arc. Braga

Ana Maria, f.l. de Bernardo Jose e de s/m Maria de Jesus, natural e batizada nesta vila de Mogi das Cruzes.

- aos 22-julho-1755 nesta matriz bat a Ana, f. Bernardo Jose de Jesus e s/m Maria de Jesus, foram padrinhos Estevão da Costa de Macedo, casado e Maria Salvadora de Jesus, viuva, todos moradores desta freguesia.

 

Francisco Jose Pinto apresenta os banhos e requer desobriga da fiança:

(...) e da certidão de seu batismo consta ser filho dos pais que nomeia e nascera aos 19-outubro-1746 o que tudo certifico (...) 27-janeiro-1779

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-11-1777 Francisco Jose Pinto, n. freg. S. João de Arnoia Arc, Braga concelho de Celorico de Bastos, f.l. Jose M???? e Maria Pinta, = cc Ana Maria, n. desta e f.l. Bernardo Jose de Jesus e Maria de Jesus, np Domingos Martins da Guerra e Teresa de Moraes de Siqueira, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora. Test.: Cap. Mor Manoel Rodrigues da Cunha, casado e Antonio Jose Monteiro, casado.

          Ana Maria faleceu aos 15-07-1797. Francisco José aos 22-01-1799, com provisão, casou com Maria Clara de Almeida, batizada em 19-05-1777, filha de Angelo Leite de Siqueira e Felicia Maria de Almeida - família José de Bulhões.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Francisco Jose Pinto Mourão e Maria Clara de Almeida, do termo de Mogi das Cruzes.

Autos de casamento aos 08-janeiro-1799

Ele viuvo de Ana Maria de Jesus. Ela f.l. de Angelo Leite de Siqueira e D. Felicia Maria de Almeida, natural desta matriz de Mogi das Cruzes onde ambos são fregueses.

- aos 15-julho-1797 no bairro da Paraiba faleceu Ana Maria de Jesus, natural desta vila, de idade de 36 anos, mulher de Francisco Jose Pinto Mourão. Sepultada em a aldea de Nossa Senhora da Escada. Não fez testamento.

- aos 19-maio-1777 nesta matriz de Mogi das Cruz bat a Maria, f. do Alf. Angelo Leite e de s/m Felicia Maria de Almeida, foram padrinhos Roque de Souza Brito viuvo de Ana de Jesus, e Joana de Araujo mulher de Antonio Jose Monteiro, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 1-janeiro-1799.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-01-1799 na Capela de Santo Angelo, distrito desta Matriz de Mogi das Cruzes, de onde a contraente é natural e ambos fregueses, cas Francisco José Pinto Moural (sic), natural de Portugal, viúvo por falecimento de Anna Maria de Jesus = cc. Maria Clara, f.l. do Tenente Angelo Leite de Siqueira e Felicia Maria de Almeida. Testemunhas: Capitães Francisco de Mello e Manoel da Cunha Maxado.

          Francisco José faleceu aos 08-10-1801 em Mogi das Cruzes e Maria Clara casou segunda vez aos 05-06-1802, com provisão, com Manoel da Fonseca Melo, batizado em 02-02-1773, filho de Salvador da Fonseca Coelho e de Josefa de Araujo de Mello (SL. 7º, 519, 5-6).

(pesq. Eneida Rangel) Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-10-1801 fal. Francisco José Pinto Mourão, nat. de Portugal, com 68 anos, casado com Maria Clara de Almeida.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Manoel da Fonseca de Mello e Maria Clara de Almeida

Autos aos 31-maio-1802

Ele f.l. de Salvador da Fonseca Coelho e de Josefa de Araujo de Mello. Ela viuva de /frabciscio Jose Pinto Mourão. O contraente natural e batizado nesta vila onde ambos são fregueses.

- aos 02-fevereiro-1773 nesta matriz bat a Manoel, f. de Salvador da Fonseca e de s/m Josefa de A|raujo de Melo, foram oadrinhos Manoel de Melo casado com Maria de Araujo, e Angela filha solteira dos mesmos, todos moradores nesta fregeusia.

- aos 08-outubro-1801 no bairro de Paraiba faleceu Francisco Jose Pinto Mourão, natural de Portugal, de idade de 68 anos, casado com Maria Clara de Almeida. Foi sepultado na capela da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo desta vila onde era fregues. Mogi das Cruzes 27-maio-1802.

 

Mogi das Cruzes - aos 05-junho-1802 nesta matriz onde os contraentes são naturais e fregueses, na presença das testemunhas os Capitães Inacio Jose Monteiro e Manoel da Cunha Machado, se receberam Manoel da Affonseca e Mello, f.l. de Salvador de Affonseca e Coelho e de Josefa de Araujo de Mello = e Maria Clara de Almeida, viuva de Francisco Jose Pinto Mourão.

Ana Maria e Francisco José tiveram vários filhos, citados aleatoriamente na GP. Entre eles:

2-1-1-1-1-1-1 Manoel Joaquim Pinto Mourão, batizado em 11-04-1779. Aos 24-06-1798 em Mogi das Cruzes, com provisão, casou com Maria Clara de Souza, batizada em 11-03-1781, filha de José de Souza Pinto e Ana da Cunha Cardoso, neta paterna de Roque de Souza Brito e Maria Pinto de Moraes, neta materna de Pedro da Cunha Gago e Marta Correa da Silva (SL. 7º, 112, 7-9).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1798 im 2 a 7

Manoel Joaquim Pinto Mourão e Maria Clara de Souza

Autos aos 30-maio-1798

Ele f. de Francisco Jose Pinto Mourão e de s/m Ana Maria da Conceição, Ela f. de Jose de Souza Pinto e de s/m Ana da Cunha Cardosa,

- aos 11-abril-1779 nesta matriz bat a Manoel, f. de Francisco Jose Pinto e de s/m Ana Maria, foram padarinhos o Tenente Bernardo Jose, casado com Maria de Jesus, e Luzia de Jesus, soloteira filha do mesmo Bernardo Jose e de sua mulher Maria de Jesus. todos desta fregusia.

- aos 11-março-1781 nesta matriz bat a Maria, f. de Jose de Souza Pinto e de s/m Ana da Cunha Cardosa, foram padrinhos Inacio Ferreira de Oliveira casado e fregues de S. Paulo, e Escolastica de Jesus mulher de João Manoel de Almeida, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 28-maio-1798

 

(Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-06-1798 Manoel Joaquim Pinto Mouram, nat. e fregues desta, f.l. de Francisco Jozé Pinto Mourão e Anna Maria da Conceição = cc. Maria Clara de Souza, nat. e freguesa desta, f.l. de Joze de Souza e Anna da Cunha Cardoza. Testemunhas: Capitão-mor João Marianno Franco, casado, e Alferes Manuel da Cunha Maxado.

2-1-1-1-1-1-2 Delfina Rosa, batizada em 03-12-1780. Aos 02-07-1798, cocm provisão, casou com José da Silva Coelho, natural da freguesia de Santo Estevão de Regadas concelho de Celorico de Bastos Arc. de Braga filho de pai incognito e Maria Coelha, neto materno de José Alves Coelho.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1798

Jose da Silva Coelho e Delfina Rosa

Auto de Justificação de menoridade a favor de Jose da Silva Coelho 02-junho-1798

Diz Jose da Silva Coelho, filho de pai incognito e de Maria Coelha, natural da freguesia de S. Estevão de Regadas Concelho de Cerolico de Bastos Arc. Braga, que ele esta contratado pra se casar com Delfina Rosa, f.l. de Francisco Jose Pinto Mourão e de s/m Ana Maria da Conceição, ja defunto, da vila de Mogi das Cruzes.

Testemunhas:

(o dito justificante veio para o Brasil de menoridade).

 

Autos de Casamento aos 20-junho-1798

- aos 03-dezembro-1780 nesta matriz bat a Delfina, f. de Francisco Jose Pinto e Ana Maria da Conceição, foram padrinhos o Reverendo Vigario de Jacarei o Padre Faustino, e Teresa de Jesus mulher de Matias Pereira, e todos desta freguesia, Mogi das Cruzes 16-junho-1798

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-07-1798 José da Silva Coelho, nat. da freguesia de Santo Estevão de Regadas concelho de Serolico (sic) de Bastos Arcebispado de Braga, f. de pai incógnito e Maria Coelha, nm. José Alves Coelho = cc. Delfina Rosa, f.l. de Francisco José Pinto Mourão e Ana Maria da Conceição, np. João Mourão e Maria Pinta, nm. (ilegível) Bernardo José de Jesus e Maria de Jesus. Testemunhas: Mathias Pereira e João Mariano Franco.

2-1-1-1-1-1-3 Antonia Maria, batizada em 21-09-1782. Aos 30-09-1797, com provisão, casou com Antonio Joaquim Rodrigues, batizado em 17-08-1776, filho de Felisberto Rodrigues Freire e Manuela Francisca de Souza, neto paterno de Domingos Rodrigues Freire e Maria da Luz, neto materno de José de Souza Pinto e Ana da Cunha Cardoso - família Domingos Rodrigues Freire SL. 6º, 79, 6-1.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Antonio Joaquim Rodrigues e Antonia Maria, da vila de Mogi das Cruzes.

Autos de Casamento aos 30-agosto-1797

Ele f.l. de Felisberto Roiz do Nascimento e de Manoela Francisca da Assunção. Ela f.l. de Francisco Jose Pinto e de Ana Maria da Conceição, todos são naturais e fregueses desa vila de Mogi.

- aos 17-agosto-1776 nesta matriz bat a Antonio, f. de Felisberto Rodrigues do Nascimento e de s/m Manoela Francisca da Assunção9; foram padrinhos Jose de Souzas Pinto, casado com Ana da Cunha Cardosa, e Maria da Luz mulher de Domingos Rodrigues Freire, todos desta freguesia exceto a madrinha que é de São Paulo.

- aos 21-setembro-1782 nesta matriz bat a Antonia, f.l. de Francisco Jose Pinto e de Ana Maria da Conceição, moradores no bairro do Salto Grande; foram padrinhos Joaquim, filho do Tenente Bernardo Jose, morador no mesmo bairro e Antonia Rosa de Carvalho, casada e moradora nesta vila donde todos são fregueses. Mogi das Cruzes 28-agosto-1797

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-09-1797 cas Antonio Joaquim Rodrigues, f.l. de Felisberto Rodrigues Freire e Manuela Francisca de Souza = cc. Antonia Maria, f.l. de Francisco José Pinto Mourão e Anna Maria da Conceição. Testemunhas: Capitão Antonio Pimentel de Abreu, casado, e Mathias Pereira, viúvo.

2-1-1-1-1-1-4 Rosa de Jesus, batizada em 18-05-1785. Aos 18-02-1800 na freguesia de N.S.da Escada (hoje Guararema), com provisão, casou com José da Fonseca Coelho, filho de Salvador da Fonseca Coelho e primeira esposa Josefa de Araujo Mello, neto paterno de Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedroso, neto materno de Manoel de Mello e Maria de Araujo (SL. 5º, 287, 6-2).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1800

Jose de Affonseca Coelho e Rosa de Jesus, ambos naturais da vila de Mogi das Cruzes.

29) Autos de casamento aos 13-fevereiro-1800

Jose de Affonseca Coelho, f.l. de Salvador de Afgonseca Ceolho e de Josefa de Mello, ja defunta. Rosa de Jesus, f.l. de Francisco Jose Pinto Mourão e de Ana Maria da Conceição. Ambos fregueses desta vila de Mogi.

- aos 15-outubro-1774 nesta matriz bat a Jose, f. de Salvador da Fonseca Coelho e de s/m Josema de Araujo Melo, foram padrinhos o R.do Padre Jose de Melo e Maria de Araujo mulher de Manoel de Melo.

- aos 18-maio-1785 nesta matriz bat a Rosa, f. de Francisco Jose Pinto e de s/m Ana Maria, moradores desta vila, fopram padrinhos Manoel Jose da Encarnação, solteiro e morador da cidade de São Paulo por pp que apresentou seu pai o Tenente Bernardo Jose de Jesus, casado e Maria de Jesus mulher do mesmo Tenente Bernardo Jose de Jesus, todos moradores desta freguesia.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-02-1800 na freguesia de N.S.da Escada, José da Affonceca Coelho, f.l. de Salvador da Affonceca Coelho e Josefa de Mello = cc. Rosa de Jesus, f.l. de Francisco José Pinto Mourão e Anna Maria da Conceição, ambos nats. e fregueses desta vila. Testemunhas: Tenente Francisco Leite de Siqueira e Francisco José Pinto Mourão, casados.

2-1-1-1-1-1-5 Ana Gertrudes aos 16-05-1801 casou com Antonio de Souza Prado, filho de Antonio Correa do Prado e Rosa de Souza, neto paterno de José do Prado Martins e Gertrudes Rosa de Jesus, neto materno de Manoel de Souza Brito e Maria Nunes de Oliveira (SL. 7º, 109, 8-1).

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-05-1801 Antonio de Souza Prado, nat. e freguês desta, f.l. de Antonio Correa do Prado e Rosa de Souza, np. José do Prado Martins e Gertrudes Rosa de Jesus, nm. Manuel de Souza Britto e Maria Nunes de Oliveira = cc. Anna Gertrudes, nat. e freguesa desta, f.l. de Francisco José Pinto e Anna Maria da Conceição, np. Joam Mourão e Maria Pinta, nm. Bernardo José e Maria de Jesus. Testemunhas: Capitão Luis Fernandes da Cruz e Antonio de Souza Britto, casados.

2-1-1-1-1-1-6 Gertrudes Maria, batizada aos 29-05-1790, aos 26-08-1805 casou com o José Luiz, natural de S. Miguel de Fontoura Arc. Braga, filho de pais incognitos.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-05-1790 bat Gertrudes, f. de Francisco José Pinto Mourão e s/m Anna Maria da Conceicao, moradores na vila, padr.: o Reverendo Padre Frei Manoel José de Santa Roza com despacho do Reverendissimo Doutor Capitular, todos desta.

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-08-1805 José Luis, f. de pais incógnitos, nat. da freguesia de S. Miguel de Fontoura Arcebispado de Braga, exposto em casa de José Gonçalves = cc. Gertrudes Maria, nat. e freguesa desta, f.l. de Francisco José Pinto e Anna Maria da Conceição. Testemunhas: Capitão Ignacio José Monteiro e Capitão Florianno José Rodrigues.

2-1-1-1-1-1-7 Francisco José Pinto Mourão, casou duas vezes. Aos 10-01-1809 casou com Maria Roza, filha de Vitor José da Gama e Ana Maria Monteira, np de Manoel José da Conceição e Maria Camella, naturais da vila de Alvaro, nm de Antonio José Monteiro e Joana Maria de Araujo. Família “Atanasio da Mota”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-01-1809 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Francisco Pinto, f. de Francisco José Pinto Mourão e Anna Maria de Jesus = cc. Maria Roza, f. do Tenente Vitor José da Gama e Anna Maria Monteira; aquele neto por parte paterna de Portugal cujos nomes se ignora, e por parte materna do Tenente Bernardo José e Maria de Jesus; e esta por parte paterna neta de Manoel José da Conceição e Maria Camella, nats. da vila de Alvaro e por parte materna de Antonio José Monteiro e Joanna Maria de Araujo. Testemunhas: Sargente Mor Francisco de Mello e Francisco José Pereira Leite, casados.

          Viúvo, Francisco José Pinto Mourão casou segunda vez aos 02-05-1837, dispensados do 3º grau misto com 2º de consanguinidade, com Maria Joaquina de Jesus, filha de Domingos Antonio Munis e Gertrudes Maria de Jesus.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-05-1837 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, sendo dispensados do terceiro grau mixto ao segundo em linha transversal de consanguinidade, cas Francisco José Pinto Mourão, viúvo por óbito de Maria Roza = cc. Maria Joaquina, f.l. de Domingos Antonio Munis e Gertrudes Maria de Jesus. Testemunhas: Reverendo Vigário Joaquim Franco de Camargo e Ajudante Verissimo Affonso Fernandes.

2-1-1-1-1-2 Teresa Maria de Jesus aos 25-11-1777 casou com Matias Pereira, filho do falecido João Pereira e Angela Alves da Maia.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-11-1777 Matias Pereira, f.l. João Pereira, falecido e Angela Alves da Maya da freg. de Santa Maria de Borba da Montanha Arc. Braga do concelho de Celorico de Bastos =  cc Teresa Maria, f.l. Ten. Bernardo Jose de Jesus e Maria de Jesus, np Domingos Martins da Guerra e Teresa de Moraes de Siqueira, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora. Test.: Cap. João Leite de Siqueira e Manoel de Mello, casados. Não se pode averiguar os avós paternos e maternos do contraente.

Entre os filhos de Teresa Maria, já falecida em 1797, e Matias:

2-1-1-1-1-2-1 Maria Teresa de Jesus, batizada em 15-08-1778.  Aos 13-06-1797, com provisão, casou com Felisberto Leite de Almeida (ou de Siqueira), batizado em 16-12-1770, filho de Angelo Leite de Siqueira e Felicia Maria de Almeida (SL. 7º, 519, 5-2).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1797 im 7 a 11

Felisberto Leite de Almeida e Maria Teresa de Jesus, naturais e batizados na vila de Mogi das Cruzes.

Autos aos 08-junho9-1797

Ele f.l. do Tenente Angelo Leite de Siqueira e de s/m D. Felicia Maria de Almeida.

Ela f.l. de Matias Pereira e de s/m Maria Teresa de Jesus, ja defunta. Ambos os contraentes naturais e natizados nesta matriz.

- aos 16-dezembro-1770 nesta matriz bat a Felisberto, f. de Angelo Leite e de s/m Felicia de Almeida. Padrinhos Antonio, soltyeiro filho do Sargento Mor João Pimenta de Abreu e de s/m Escolastica de Camargo, e Teresa Coelha casada com Jose Gabriel Moreira, todos desta freguesia.

- aos 15-agosto-1778 nesta matriz bat a Maria, f. de Matias Pereira e de s/m Teresa Maria, foram padrinhos Bernardo Jose e s/m Maria de Jesus, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 7-junho-1797

 

 (pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 13-06-1797 nesta Matriz de onde são naturais e fregueses, cas Felisberto Leite de Siqueira (sic), f.l. do Tenente Angelo Leite de Siqueira e s/m Felicia Maria de Almeida = cc. Maria Thereza de Jesus, f.l. de Mathias Pereira e sua falecida mulher Thereza Maria de Jesus. Testemunhas: Alferes Francisco Leite de Siqueira, casado, e Alferes Manuel da Cunha Machado, solteiro.

          Maria Teresa faleceu aos 02-09-1811. Francisco José aos 05-07-1812, com provisão, casou com Ana Joaquina de Godoy, batizada em 09-09-1799, filha do Cap. José Joaquim de Godoy e Ana de Godoy Moreira casados em Atibaia em 07--01-1790, neta paterna de Balthazar da Veiga Silva e Ana Ribeiro de Araujo (ele f. de Guilherme da Veiga Bueno e Izabel de Souza de Araujo; ela filha de Miguel de Godoy Moreira e Maria Leite de Araujo) neto materno de Jorge Ferreira de Camargo e Francisca Cordeira do Amaral (ele f. de Francisco de Camargo Pimentel e de Maria Garcia, ela f. de Baltazar de Godoy Moreira e de Rosa da Rocha) (SL. 3º, 211, 5-1)

(pesquisa Eneida Rangel) Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-09-1811 no bairro do Tapeti fal Maria Thereza, nat desta vila, de idade de 25 anos (sic), casada com Felisberto Leite de Almeida.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Felisberto Leite de Almeida e Ana Joaquina de Godoy, da vila de Mogi das Cruzes.

Autos aos 30-junho-1812

Ele viuvo de Maria Teresa de Jesus. Ela, f.l. do Cap. Jose Joaquim de Godoy e de D. Ana de Godoy Moreira, natural e freguesa desta vila.

- aos 02-7bro-1811 no bairro do Tapeti faleceu Maria Teresa, natural desta vila de idade 30 anos, casada com Felisberto Leite de Almeida. Foi sepultada na campa da Irmandade do Santissimo Sacramento onde o marido é irmão.

- aos 09-7bro-1799 nesta matriz bat a Ana, f.l. do Cap. Jose Joaquim de Godoy e de D. Ana de Godoy Moreira, moradores desta viula; foram padrinhos o R. Agostinho Jose Moreira, e Gertrudes de Godoy Ferraz mulher do Alf. Antonio Lobo Freire, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 29-junho 1812.

 

Mogi das Cruzes, SP aos 05-julho-1812 na capela de Nossa Senhora da Ajuda filial desta matriz de Mogi das Cruzes de onde os contraentes são naturais e fregueses e testemunhas Francisco Xavier da Cunha e Joaquim Leite de Siqueira se receberam Felisberto Leite de Almeida, viuvo de Maria Teresa de Jesus = e Ana Joaquina de Godoy, f.l. do Cap. Jose Joaquim de Godoy e de D. Ana de Godoy Moreira.

 

Atibaia, SP aos 07-janeiro-1790 nesta matriz de Atibaia e testemunhas o Sargento Mor Jose Felix Cintra e o Cap. Jose de Siqueira Franco, casados, se casaram Jose Joaquim de Godoy, n. da vila de Piondamonhangaba e fregues desta vila, f.l. de Baltazar da Veiga Silva, n. da cidade de S. Paulo e de s/m Ana Ribeira de Araujo, n. de Pindamonhangaba, np de Guilherme da Veiga Bueno e s/m Izabel de Souza naturais da cidade de S. Paulo, nmaterno do Cap. Mor Miguel de Godoy Moreira, n. da mesma cidade e de s/mulher Maria Leite de Araujo, n. de Pindamonhangasba = com Ana de Godoy Moreira, natural e freguesa desta vila, f.l. de Jorge Ferreira de Camargo e de s/m Francisca Cordeira naturais desta vila, neto paterno de Francisco Ferreira de Camargo e de s/m Maria Garcia naturais desta vila, neta materna de Baltazar de Godoy Moreira e de s/m Maria da Rocha, naturais desta vila.

 

2-1-1-1-1-3 Luzia do Espirito Santo aos 07-04-1789 casou com Francisco de Souza, filho de José de Souza e Ana Cardosa, neto paterno de Roque de Souza Brito e Maria Pinta de Moraes, neto materno de Pedro da Cunha e Marta Correa a Silva. Geração em SL. 7, 111, 7-5

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-04-1789 Francisco de Souza, f.l. Jose de Souza e Ana Cardosa, np Roque de Souza Brito e Maria Pinta de Moraes, nm Pedro da Cunha e Marta Correa sa Silva = cc Luzia do Espirito Santo, f.l. Ten. Bernardo Jose e Maria de Jesus fregueses desta vila, np Domingos Martins da Guerra e Teresa de Moraes de Siqueira, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora.

 

2-1-1-1-2 Izabel Barbosa (ou Izabel da Costa Barbosa), batizada em 10-07-1729 em Mogi das Cruzes, onde aos 24-10-1747, com provisão, casou com Estevão da Costa de Macedo, aí batizado em 09-09-1717, filho de Manoel da Costa de Macedo, natural de Torres Vedras Arc. de Lisboa, e Rosa Maria Moreira, natural de São Paulo.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, - aos 10-07-1729 Izabel, f.l. Bruno Dias e Maria de Jesus, padr.: Manoel Pinto Barbosa e Ignez Gonçalves Paes, todos desta freguesia.

 

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano

Estevão da Costa de Macedo e Izabel Barbosa

Autos aos 15-outubro-1747, vila de Mogi das Crtuzes

(...) e porque saiu com o impedimento de ter o suplicante tratado, havera cousa de cinco anos, casamento com Domingas dos Santos da mesma vila, que não teve efeito.

Matriz de S. Ana das Cruzes de Mogi:

- aos 09-7bro-1717 bat a Estevão, f. de Manoel da Costa de Macedo e de s/m Rosa Maria Moreira. P.P. Matias Soares de Faria e Ana Pedrosa Carassa.

- [danificado o inicio] bat a Izabel, f. de Bruno Dias e Maria de Jesus, padr.:. Mogi 9 de ---- de 1747

 

Casamentos -- Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, -aos 24-10-1747 Estevão da Costa de Macedo, f.l. Manoel da Costa de Macedo e Rosa Maria = cc Izabel Barbosa, f.l. Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora de Jesus, todos nts e moradores desta.

          Estevão contratou casamento em 1742, que não teve efeito, com Domingas dos Santos, batizada em Mogi das Cruzes em 17-08-1711, filha de João dos Santos Silva, natural da freguesia de Massarelos Bispado do Porto e de s/m Ana Pinheira, natural de Mogi, np Antonio dos Santos e Luiza da Silva todos da cidade do Porto freguesia Massarellos, nm Antonio Pinheiro Aranha da cidade do Porto e Agueda Fernandes de Mogi. Domingas casou em 17-01-1763 com Francisco de Lima do Prado, filho de Estevão de Lima do Prado n. desta vila e Izabel Dutra n. de S, Paulo, np Domingos de Lima do Prado n. desta vila e Maria Ramires tambem desta vila, nm Manoel Dutra Machado e Mariana Machada de S. Paulo (SL. 3º,190, 4-3)

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1742

Justificantes Estevão da Costa de Macedo e Domingas dos Santos 14-fevereiro-1742

Ele assistente nesta cidade e natural da vila de Mogi das Cruzes, f.l. de Manoel da Costa de Macedo, natural de Torres Vedras do Arc. de Lisboa e de s/m Rosa Maria Moreira, natural da vila de S. Paulo. Ela natural da mesma vila, f.l. de João dos Santos Silva, natural da freguesia de Massarellos do Bispado do Porto e de s/m Ana Pinheira, natural e freguesa desta vila de Mogi.

 

Matriz de S. Ana das Cruzes: (...) disse me o contraente que assistiu um ano em Santos.

 - aos 09-7bro-1717 bat a Estevão, f. de Manoel da Costa de Macedo e de s/m Rosa Maria Moreira. P.P. Matias Soares de Faria e Ana Pedrosa,

- aos 17-agosto-1711 bat a Domingas, f. de João dos Santos Silva e de s/m Ana Pinheira, foram padrinhos Ignacio Pinheiro e Ana Pimenta, [----] de 1742.

 

- Banhos na proquial igreja de Todos os Santos da vila de Santos - Hoje, vila de Santos 26-fevereiro-1742

Testemunhas. 11-fevereiro-1742

 

Depoimento do contraente Estevão da Costa de Macedo, natural e batizado na freguesia de Mogi e ora morador nestqa cidade, f.l. de Manoel da Costa de |Macedo e de Rosa Maria Moreira, de idade de vinte e cinco anos

Termo de Conclusão em 16-março-1742

          Izabel, viúva, faleceu em 17-12-1787.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 17-12-1787 faleceu Izabel da Costa Barbosa, viuva de Estevão da Costa de Macedo, do Bairro do Tapeti, de idade de sessenta anos pouco mais ou menos.

Estevão e Izabel tiveram vários filhos, citados aleatoriamente na GP. Entre eles:

2-1-1-1-2-1 Joaquim Miguel de Macedo, batizado em Mogi das Cruzes em 07-10-1748. Em 12-09-1775, com provisão, casou com Ursula Maria da Conceição, batizada na Conceição dos Guarulhos em 28-10-1744, filha de Antonio Pires do Prado e de sua mulher Maria de Moraes Dornellas, daí naturais, neta paterna de Jose Pires Ribeiro e de Maria da Assunção Pinheiro, neta materna de Roque de Siqueira e de Cristina Maria de Moraes - família Sebastião da Fonseca Pinto.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1775

Joaquim Miguel de Macedo, morador na vila de Mogi das Cruzes e Ursula Maria da Conceição.

Ele f.l. de Estevão da Costa de Macedo e de s/m Izabel da Costa Barbosa. Ela f.l. de Antonio Pires do Prado, ja defunto e de Maria de Moraes, natural e batizada na freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos e o contraente natural e batizado nesta vila de Santa Ana das Cruzes.

- aos 7 de 8bro de 1748 nesta matriz bat a Joaquim, f. de Estevão da Costa de Macedo e de s/m Izabel Barbosa, foram padrinhos Bruno Dias e Rosa Maria, casados, todos desta freguesia.

- aos 28-outubro-1744 bat a Ursula.f.l. de Antonio Pires do Prado e de s/m Maria Dornellas de Moraes, foram padrinhos Jose Pires Ribeiro, casado e Maria de Souza de Moraes, viuva ambos desta freguesia. Conceição dos Guarulho 21 de [------------] de 1775

 

Guarulhos-SP - aos 12-setembro-1775 nesta matriz se receberam Joaquim Miguel de Macedo, n. e fregues de Mogi das Cruzes, f. de Estevão da Costa de Macedo e de s/m Izabel da Costa Barbosa, naturais da vila de Mogi das Cruzes = com Ursula Maria da Conceição, n. e freguesa desta freguesia, f. de Antonio Pires do Prado e de sua mulher Maria de Moraes Dornellas, ambos naturais desta freguesia. O contraente neto paterno de Manoel da Costa Macedo e Rosa Maria, esta natural de Santo Amaro e aquele de Torres Vedras Arc. de Lisboa, neto materno de Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora naturais de Mogi das Cruzes. A contraente é neta paterna de Jose Pires Ribeiro e de Maria da Assunção Pinheiro, naturais desta freguesia, neta materna de Roque de Siqueira e de Cristina Maria de Moraes, naturais desta freguesia.

          Segunda vez aos 27-09-1787, Joaquim Miguel casou com Gertrudes Maria da Conceição (ou de Jesus), filha de Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, neta paterna de Timoteo de Miranda e Maria Antunes da Veiga, neta materna de Sebastião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues - família Sebastião da Fonseca Pinto.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-09-1787 Joaquim Miguel de Macedo, viuvo de Ursula Maria = cc Gertrudes Maria, f.l. Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, np Timoteo Antunes de Miranda e Maria Antunes da Veiga, nm Sebastião da Fonseca Pinto e Maria Rodrigues.

Filhos de Joaquim Miguel de Macedo e primeira mulher Ursula Maria:

2-1-1-1-2-1-1 Ana Francisca da Conceição aos 14-09-1795 casou com Joaquim José Gomes, filho de José Gomes Braga e Maria Rodrigues.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-09-1795 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Joaquim José Gomes, f.l. de José Gomes Braga e Maria Rodrigues = cc. Anna Francisca da Conceiçam, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Ursula Maria de Jesus. Testemunhas: Antonio José Fernandes e Mathias Pereira, casados.

2-1-1-1-2-1-2 João, batizado em 01-11-1778 em Guarulhos,

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de N.S.da Conceição, Guarulhos-SP, em 01-11-1778 bat João, f. de Joaquim Miguel de Macedo e s/m Ursula Maria da Conceição, padr.: José e Maria, filhos solteiros de Estevão da Costa de Macedo, fregueses todos de Mogi das Cruzes e a criança nascida nesta freguesia.

          João Manoel de Macedo aos 23-05-1803 em Mogi das Cruzes, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4ªº grau, casou com Gertrudes Maria do Rosario, aí batizada em 27-12-1779, filha de Lazaro de Miranda da Silva e Escolastica Maria de Jesus - família João Gomes Ferreira..

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-05-1803 nesta Matriz de onde a contraente é natural e ambos fregueses, sendo dispensados no quarto grau de consanguinidade, cas João Manoel de Macedo, natural da Conceição dos Guarulhos, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Ursula Maria = cc. Gertrudes Maria, f.l. de Lazaro de Miranda e Escolastica Maria de Jesus. Testemunhas: Reverendo Prior do Carmo desta vila Frei José de Santa Gertrudes Ribeiro e Capitão Ignacio José Monteiro.

2-1-1-1-2-1-3 Antonio batizado aos 11-03-1780.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de N.S.da Conceição, Guarulhos-SP, aos 11-03-1780 bat Antonio, f. de Joaquim Miguel de Macedo e s/m Ursula Maria da Conceição, fregueses de Mogi das Cruzes, padr.: Manuel Alvares Dantas, casado com Maria de Moraes, e Anna filha dos ditos, todos desta freguesia.

2-1-1-1-2-1-4 Bernardino Sene de Macedo, batizado em Conceição dos Guarulhos em 27-05-1782. Em Mogi das Cruzes aos 28-04-1807 casou com Joanna Maria, aí batizada em 06-10-1798, filha de Angelo Joaquim de Laborda, falecido em 01-04-1812, e de Ana Gertrudes Leite, neta paterna de Salvador Antunes de Miranda e de Ana de Godoy, e neta materna de João Manoel de Santa Ana e Ana Maria de Jesus

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1807

Bernardino Senne de Macedo e Joana Maria, do termo da vila de Mogi das Cruzes.

Autos aos 21-abril-1807.

Ele f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e de s/m Ursula Maria da Conceição, ja defunta. Ela f.l. de Angelo Joaquim de Laborda e de s/m Ana Gertrudes. O contraente natural e batizado nesta freguesia de N. Sra da Conceição dos Guarulhos e a contraente natural e batizada na vila de Mogi das Cruzes onde ambos são fregueses.

- aos 27-maio-1782 bat a Bernardino, f. de Joaquim Miguel de Macedo e de s/m Ursula Maria; foram padrinhos  Tenente Lourenço Franco de Camargo, casado com Ana Maria de Almeida, e Maria Teresa, filha solteira de Manoel Alvares Dantas, todos desta freguesia. Conceição dos Guarulhos 20-abril-1807

- aos 06-outubro-1798 nesta matriz de Santa Ana desta vila de Mogi das Cruzes bat a Joana, f. l. de Angelo Joaquim Laborda e Ana Gertrudes, natural desta vila e moradores desta vila, neta paterna de Salvador Antunes de Miranda e de Ana de Godoy, e neta materna de João Manoel de Santa Ana e Ana Maria de Jesus. Padrinhos Angelo Antunes de Miranda, casado, e Escolastica Maria mulher do T.e Ignacio Jose Monteiro, todos desta paroquia. Mogi das Cruzes 10-abril-1807

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-04-1807 nesta Matriz de onde a contraente é natural e ambos fregueses, cas Bernardino de Senne de Macedo, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Ursula Maria da Conceição, nat da freguesia da Conceição dos Guarulhos = cc. Joanna Maria, f.l. de Angelo Joaquim de Laborda e Ana Gertrudes. Testemunhas: Capitam Ignacio José Monteiro e Tenente Lourenço Franco de Camargo.

 

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, em 01-04-1812 fal. Angelo Joaquim Laborda, nat desta vila, de idade de 40 anos, casado com Gertrudes Leite, morador no bairro do Rio assima. Sepultado dentro dest matriz

2-1-1-1-2-1-5 José batizado aos 09-05-1784.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de N.S.da Conceição, Guarulhos-SP, aos 09-05-1784 bat José, f. de Joaquim Miguel de Macedo e s/m Ursula Maria, foi batizado na Capela do Bom Sucesso, pelo Padre João Manuel de Carvalho, presbítero (ilegível) o qual foi padrinho, e madrinha Anna Francisca, filha solteira de Manuel Alvares Dantas, todos desta.

2-1-1-1-2-1-6 Maria Isabel aos 17-01-1807 casou com Rafael Antunes de Miranda, filho de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus - família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 17-01-1807 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Rafael Antunes de Miranda, f.l. de Angelo Antunes de Miranda e Gertrudes Estefana de Jesus = cc. Maria Isabel, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Ursula Maria. Testemunhas: José Fernandes da Cruz Bonilha e Francisco José Pereira Leite.

Filhos de Joaquim Miguel de Macedo e sua segunda mulher Gertrudes Maria:

2-1-1-1-2-1-7 Francisco batizado aos 19-12-1789.

(pesq. Eneida Rangel) Batismos – Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-121789 bat Francisco, f. de Joaquim Miguel de Macedo e s/m Gertrudes Maria, fregueses da Conceiçam que se achavam nesta freguesia, padr.: Manuel Frois, solteiro, filho do Capitam Marcelino Caraça (?), e Joaquina, solteira, filha de Salvador de Miranda, todos desta.

2-1-1-1-2-1-8 Manoel José de Santa Ana, batizado em 26-06-1791. Aos 21-01-1816, com provisão, casou com Ana Joaquina da Conceição, batizada em 13-01-1802, filha de Antonio Rodrigues da Cunha e Gertrudes Maria de Almeida, neta paterna de Domingos Rodrigues da Cunha e Maria de Godoy Ferraz, neta materna de Domingos Freire de Almeida e Ana Joaquina de Santa Ana. (SL. 6º, 99, 5-1 e SL. 5º, 333, 6-4).

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1816

Manoel Jose de Sant’Ana e Ana Joaquina da Conceição, da vila de Mogi das Cruzes

Autos aos 12-janeiro-1816

Ele f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e de Gertrudes Maria de Macedo s/mulher. Ela f.l. de Antonio Roiz da Cunha, ja falecido e de s/m Gertrudes Maria de Almeida. ambos os contraentes naturais e batizados nesta matriz de Santa Ana de Mogi das Cruzes.

- aos 26-junho-1791 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e de Gertrudes Maria, naturais desta vila e moradores nela. Foram padrinhos Manoel Rs Frois, filho soilteiro do falecido Manoel de Miranda, e Joaquina Maria, solteira filha de S.or Antunes de Miranda, ja defunto, todos fregueses desta paroquia.

- aos 13-janeiro-1802 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Antonio Roz da C.ª e de Gertrudes Maria de Almeida, do bairro de Boritiba. Foram padrinhos Francisco Xavier da C.ª, solteiro filho do falecido Domingos Roz da C.ª, todos desta fregeusia. Mogi das Cruzes 6-janeiro-1816

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-01-1816 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Manoel José de Santa Anna, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Gertrudes Maria de Jesus = cc Ana Joaquina da Conceição, f.l. de Antonio Rodrigues da Cunha e de Gertrudes Maria de Almeida. Testemunhas: Reverendo Jeremias Frois Dias e Manuel Bartholomeu Frois.

2-1-1-1-2-1-9 Teresa Maria de Jesus batizada em 01-08-1793 em Mogi das Crtuzes. Aos 04-04-1828, dispensados do impedimento de afinidade ílicita em 2º grau duplicado, casou com Francisco Antonio Nogueira, batizado aos 24-06-1804 na freguesia de Nossa Senhora deo Ó, filho de Amaro Alvares da Rocha, batizado em Santo Amaro em 08-12-1762, e Maria Magdalena de Jesus batizada na Sé de S. Paulo em 05-07-1770, neto paterno de Bento Alberto de Siqueira e de s/m Maria Dias da Rocha, neto materno de José Pacheco Micel e de s/m Maria Jose de Jesus - família Nunes de Pontes Cap. 1º § 1º.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1828

Francisco Antonio Nogueira e Teresa Maria de Jesus, de Mogi das Cruzes

Autos aos 11-fevereiro-1828 - dispensa do 2º grau duplicado de afinidade de copula ilicita.

PP q Joaquim Miguel de Macedo foi irmão de Gertrudes de tal, q desta nasceu Bibiana da Conceição com quem teve copula ilicita o orador.

PP q Angelo Antunes de Miranda foi irmão de Gertrudes Maria de Jesus e q desta nasceu a oradora e daquele procedeu Bibiana com quem teve copula o orador, Eis aqui o 2º grau duplicado.

Testemunhas:

 

Autos de Casamento: primeiro-abril-1828

Francisco Antonio Nogueira, n/b na freguesia de Nossa Senhora do O, f.l. de Amaro Alves da Rocha e de Maria Madalena de Jesus. Teresa Maria de Jesus, f.l. de Joaquim Miguel de |Macedo e de Gertrudes Maria de Jesus, n. desta vila de Mogi das Cruzes onde ambos são fregueses.

- ao primeiro-agosto-1793 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Teresa, f. de Joaquim Miguel de Macedo e de s/m Gertrudes Masria, foram padrinhos o R.do Agostinho Jose Pereira, clerigo secular do habito de São Pedro, por pp que apresentou Domingos Claro, e Eleonor Franca de Camargo mulher de Manoel Bartolomeu Frois, todos desta freguesia. Mogi das Cruzes 31-março-1828

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-04-1828 nesta Matriz de onde a contraente é natural e ambos fregueses, dispensados do segundo grau duplicado de afinidade por copula ilícita, cas Francisco Antonio Nogueira, natural da Freguesia do Ó, f.l. de Amaro Alvares da Rocha e Maria Magdalena de Jesus = cc. Thereza Maria de Jesus, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Gertrudes Maria de Jesus. Testemunhas: Reverendo Manoel (ilegível) de Mello e Reverendo Jeremias Frois Dias.

 

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia de N.Sra.do Ó, S.Paulo-SP, aos 24-06-1804 bat Francisco, de doze dias, f.l. de Amaro Alvares da Rocha e Maria Magdalena de Jesus, padr.: Manoel Joaquim da Silva e Gertrudes Maria da Silva s/m, todos desta.

2-1-1-1-2-1-10 Maria de Godoy Moreira, batizada ao em Mogi das Cruzes aos 07-04-1798. Aos 28-08-1824, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Francisco Barbosa da Silva, batizado ao primeiro de janeiro de 1799 em São Luiz do Paraitinga-SP, filho de Salvador Tavares da Silva e Rita Barbosa do Prado, neto materno de Jose Barbosa do Prado, este filho de Ana Antunes que foi irmã de Timoteo Antunes pai de Salvador Antunes de Miranda avô materno de Maria de Godoy Moreira..

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1824

Francisco Barbosa da Silva e Maria de Godoy Moreira, de Mogi das Cruzes

06-agosto-1824 Autos de Dispensa do 4º grau por consanguinidade,

PQ Thimoteo Antunes de Miranda foi irmão de Ana Antunes e que desta nasceu Jose Barbosa do Prado e deste procedeu Rita Barbosa do Prado e desta nasceu o orador.

PQ daquele Thimoteo Antunes procedeu Salvador Antunes de Miranda e deste Gertrudes Maria da Conceição e desta nasceu a oradora - eis aqui o 4º grau

Depoimento do orador Francisco Barbosa da Silva, solteiro, natural da vila de São Luiz, branco, de idade de 24 para 25 anos, vive de suas lavouras.

Depoimento da oradora Maria de Godoy Moreira, solteira, natural desta vila, de idade de 25 anos mais ou menos.

Testemunhas:

1- Rafael Antunes de Miranda, n. desta vila, homem b ranco, de idade de 39 anos pouco mais ou menos, casado, vive de suas lavouras, aos costumes disse ser parente.

2- Mariano Tavares da Silva, natural da vila de São Luiz, homem branco, de idade 34 anos pouco mais ou menos, casado, vive de suas lavouras, aos costumes disse ser parente.

3- Fabricio Antunes de Macedo, n. desta vila, homem branco, de idade 28 anos pouco mais ou menos, vive de suas lavouras, aos costumes disse ser parente.

 

Autos de Casamento aos 25-agosto-1824

Francisco Barbosa da Silva, f.l. Salvador Tavares da Silva, ja falecido e de Rita Barbosa do Prado, n. da vila de São Luiz.

Maria de Godoy Moreira, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo, ja falecido e de Gertrudes Maria da Conceição. O contraente natural e batizado na vila de São Luiz e a contraente natural desta vila donde ambos são fregueses.

- aos 07-abril-1798 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Maria, f.l. de Joaquim Miguel de Macedo e Gertrudes Maria do bairro da vila. Foram padrinhos Francisco Jose Pereira Leite, e Maria Salvadora mulher de Jose de Faria Moreira, todos dest freguesia. Mogi das Cruzes 23-agosto-1824

- Francisco = ao primeiro-janeiro-1799 nesta matriz de São Luiz bat. a Francisco, f.l. de Salvador Tavares da Silva e de s/m Rita Barbosa do Prado; foram padrinhos Joaquim Henriques da Silva e Maria Henriques da Silva, sua mãe, todos desta vila e nela moradores. Vila de São Luiz 15-agosto-1824

 

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-08-1824  cas Francisco Barbosa da Silva, nat. da vila de São Luis do Paraitinga, f. de Salvador Tavares da Silva e Ritta Barbosa do Prado = cc. Maria de Godoi Moreira, nat. desta, f. de Joaquim Miguel de Macedo e Gertrudes Maria da Conceição, dispensados do quarto grau de consanguinidade. Testemunhas: Alferes Francisco Xavier Franco e Thiago Rodrigues Ribas.

2-1-1-1-2-2 José Florencio Delgado, batizado em 19-03-1750 em Mogi das Cruzes onde aos 24-02-1784, com provisão, casou com Margarida Alves de Sampaio, natural de Santos, filha de Jose Alvares Guimarães, do Arcebispado de Braga e de Margarida Gonçalves (ou de Almeida) natural de Santos, neta materna de Manoel Gonçalves e Rosa.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Jose Florencio Delgado e Margarida Alz de Sampaio, de Mogi das Cruzes.

Autos aos 17-fevereiro-1784

Ele f.l. de Estevão da Costa de Macedo, ja defunto e de Izabel da Costa Barbosa. Margarida Alz de Sampaio, f.l. de Joze Alz Guimarães e de Margarida Glz de Sampaio ambos ja defuntos. A contraente natural e batizada na vila de Santos e o contraente batizado nesta vila de Mogi das Cruzes onde ambos são fregueses e moradores.

- aos 19-março-1750 nesta matriz bat a Jose, f. de Estevão da Costa de Macedo e de s/m Izabel barbosa, foram padrinhos Manoel da Costa de Macedo e Maria Salvadora de Jesus. Mogi das Cruzes 9-fevereiro-1784

- Vila de Santos: aos 06-setembro-mil setecentos e cincoenta [danificado] anos nesta matriz bat a Margarida, f. de Jose Alvares, n. da freguesia de São [danificado] de Rori[danificado] Arc. de Braga e de s/m Ma[danificado] de Almeida natural desta freguesia; foram padrinhos [danificado] Dias e Maria Teresa de Moura ambos s[danificado], todos desta freguesia. Santos 9-fevereiro-178?.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-02-1784 Jose Florencio, f.l. Estevão da Costa e Izabel da Costa Barbosa, np Manoel da Costa de Macedo e Rosa Maria, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora de Jesus = cc Margarida Alves, f.l. Jose Alves Guimarães e Margarida Gonçalves, np não soube dizer, nm Manoel Gonçalves e Rosa. Test.: Manoel da Cunha, casado e Francisco Vaz Pinto, casado.

          Viúvo, José Florencio Delgado casou segunda vez aos 31-08-1795 com Custodia Antonia de Santa Ana, batizada na Sé de São Paulo em 18-06-1763, filha de Pedro de Godoy Moreira e Luzia Paes Pedrosa (SL. 6º, 101, 4-2)

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-08-1795 cas José Florencio Delgado, natural desta vila, viúvo de Margarida Alves = cc. Custodia Antonia de Santa Anna, natural de São Paulo, f.l. de Pedro de Godoy Moreira e s/m Luzia Pais. Testemunhas: Ajudante Domingos Rodrigues Coelho e Bernardo José Pedroso, solteiros.

 

(pesq. Eneida Rangel) Batismos - Paroquia da Sé de São Paulo-SP, aos 18-06-1763 bat Custodia, f. de Pedro de Godoy Moreyra e s/m Luzia Pais Pedroza, padr.: Antonio Pedrozo de Syqueyra e sua irmã Maria Pedroza Moreyra, filhos de Mattheus Pedrozo de Syqueyra, fregueses desta Sé.

          José Florencio faleceu em Mogi das Cruzes aos 07-07-1816.

(pesq. Eneida Rangel) Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-07-1816 fal José Florencio, nat desta vila, casado com Custodia Maria (sic), de idade de cincoenta anos; sua alma foi encomendada, seu corpo envolto em pano branco, sepultado na campa da Irmandade do Santissimo Sacramento, onde era Irmão.

2-1-1-1-2-3 Ana Catarina de Macedo aos 14-01-1774 casou com Joaquim Pedroso Moreira, filho de Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes. Geração na família Lazaro de Torres.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-01-1774 Joaquim Pedroso Moreira, f.l. Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes, np João Pedroso Moreira e Izabel Pimenta de Abreu, nm Tome Moreira Velho e NatariaGomes = cc Ana Catarina de Macedo, f.l. Estevão da Costa de Macedo e Izabel da Costa Barbosa, np Manoel da Costa Macedo e Rosa Maria, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora de Jesus.

B7: engano na avo materna do orador.

2-1-1-1-2-4 Maria Salvadora, batizada em 01-01-1755. Aos 16-11-1784, com provisão, casou com José de Faria Moreira, batizado em 30-07-1758, filho de Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes nts desta, neto paterno de João Pedroso e Izabel Pimenta naturais da vila de Santos, neto materno de Tome Moreira e Branca das Neves - família Lazaro de Torres.

ACMSP Dispensas Matrimoniais

Jose de Faria Moreira e Maria Salvadora

Autos aos 09-novembro-1784

Ele f.l. de Antonio de Faria Moreira, ja defunto e de s/m Angela Gomes de Moraes. Ela f.l. de Estevão da Costa, ja defunto e de s/m Izabel da Costa Barbosa, Ambos os contraentes naturais e batizados nesta freguesia de Mogi das Ctuzes.

- aos 30-julho-1758 nesta matriz bat a Joseph, f. de Antonio de Faria Moreira e de s/m Angela Gomes de Moraes, foram padrinhos o R. P. Francisco (-----) do Couto e Angela Roiz, solteira filha de ---- Frz, todos moradores desta freguesia.

- ao primeiro-janeiro-1755 bat a Maria, filha de Estevão da Costa de Ma\cedo e de s/m Iabel Barbosa; nasceu a criança aos 25 de dezembro passado. Foram padrinhos Bernardo Joseph de Jesus, casado e Escolastica Barbosa, solteira filha de Bruno Dias Delgado, todos moradores desta freguesia.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-11-1784 Jose de Faria Moreira, n. desta e f.l. Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes nts desta, np João Pedroso e Izabel Pimenta nts da vila de Santos, nm Tome Moreira e Branca das Neves ntes da Conceição dos Guarulhos  = cc Maria Salvadora, n. desta, f.l. Estevão da Costa, n. da vila de Santos  e Izabel da Costa Barbosa n. desta, np Manoel da Costa n. do reino de Portugal e [danificado] Rosa Maria n. da vila de Santos, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora, todos nts desta,

2-1-1-1-2-5 Estevão da Costa de Macedo, com 36 anos em janeiro de 1798 quando justificou seu batismo. Aos 13-02-1798, com provisão, casou com Rosa Maria da Conceição, batizada em 23-09-1774, filha de José do Prado Leme e Maria Ramos de Jesus - aportes à GP:" Clara Pereira - SL.III, 278,3-1".

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 13-02-1798 Estevão da Costa de Macedo, f.l. de Estevão da Costa de Macedo e Izabel da Costa Barbosa = cc. Rosa Maria da Conceição, f.l. de José do Prado Leme e Maria Ramos.Testemunhas: Tenente Francisco Leite de Siqueira e Francisco José Pinto Mourão, casados.

 

Mogi, SP aos 23-setembro-1774 nesta matriz de Santa Ana de Mogi das Cruzes bat a Rosa, f. de Jose do Prado Leme e de s/m Maria Ramos de Jesus, foram padrinhos Francisco Leite de Siqueira e s/m Ana Maria de Souza, todos moradores nesta freguesia

2-1-1-1-2-6 Gertrudes Estefana de Jesus aos 06-11-1783 casou com Angelo Antunes de Miranda, filho de Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, neto paterno de Timoteo Antunes de Miranda e Domingas da Veiga, neto materno de Sebastião da Fonseca e Maria Rodrigues. Geração na família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-11-1783 Angelo Antunes de Miranda, f.l. Salvador Antunes de Miranda e Ana de Godoy, np Timoteo Antunes de Miranda e Domingas da Veiga, nm Sebastião da Fonseca e Maria Rodrigues = cc Gertrudes Estefana de Jesus, f.l. Estevão da Costa de Macedo e Izabel da Costa Barbosa, np Manoel da Costa e Rosa Maria, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora, nts desta vila

2-1-1-1-2-7 Izabel Maria do Espirito Santo aos 06-02-1785, com provisão, casou com Antonio José de Faria, filho de Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes e viúvo de Lucrecia Maria de Jesus - família “Lázaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 06-02-1785 Antonio Jose de Faria, n. desta, viuvo de Lucrecia Maria de Jesus = cc Izabel Maria do Espirito Santo, n. desta, f.l. Estevão da Costa de Macedo n. vila de Santos e Izabel da Silva Barbosa n. desta vila, np Manoel a Costa n. do reino de Portugal e Rosa Maria n. da vila de Santos, nm Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora ntes desta vila

 

2-1-1-1-3 Escolástica Maria de Jesus aos 08-10-1770 casou com Francisco de Pontes Pinto, filho de João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, neto paterno de Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinto, neto materno de Pascoal Rodrigues de Aguiar e Ana Vaz dos Reis. Geração na família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-10-1770 Francisco de Pontes Pinto, f.l. João de Pontes Pinto e Maria da Silva de Aguiar, np Antonio de Pontes Sutil e Izabel da Fonseca Pinto, nm Pascoal Rodrigues de Aguiar e Ana Vaz dos Reis = cc Escolastica Maria de Jesus, f.l. Bruno Dias Delgado e Maria Salvadora de Jesus, np Manoel Dias Delgado e Izabel da Costa, nm Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa. Todos nts desta.

2-1-1-2 Manoel Pinto Barbosa, com 33 anos em 1736. Aos 08-02-1728 casou com Francisca Dias Cardosa, filha de Manoel Dias Delgado e Leonor Moreira, família "Sebastião da Fonseca Pinto".

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-02-1728 Manoel Pinto Ribeiro, f.l. Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa, fregueses da cidade de S. Paulo = cc Francisca Dias Cardosa, f. Manoel Dias Delgado e Leonor Moreira, fregueses desta.

          Manoel não comparece no inventário materno.

2-1-1-3 Ignez Gonçalves Paes ou Ignez Rodrigues Barbosa, com 29 anos em 1736.

2-1-1-4 Miguel Pinto Barbosa com 28 anos. Não compareceu nem foi representado no inventário materno (1759)

2-1-1-5 Lucas Pinto, com 24 anos em 1736. Faleceu 8 dias após sua mãe.

2-1-1-6 Maria Rodrigues Barbosa com 22 anos em 1736. Aos 18-09-1742 casou com Antonio de Fontes Barbosa, filho de Agostinho de Fontes Barbosa e Maria Pedrosa Correa, família “Andre de Fontes”.

Casamentos 1672-1770- Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-09-1742 Antonio de Fontes Barbosa, f.l. Agostinho de Fontes Barbosa e Maria Pedrosa Correa = cc Maria Rodrigues Barbosa, f.l. Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa, todos desta.

          Maria e Antonio tiveram, pelo menos:

2-1-1-6-1 Izabel Maria de Jesus aos 09-11-1779 casou com Francisco Fernandes Nogueira, filho de José Nogueira Colasso e Maria de Lima de Jesus, neto paterno de Geraldo Fernandes Nogueira, neto materno de Manoel Machado de Lima e Ursula da Silva, família “Miguel Fernandes Nogueira”. Geração em SL. 7º, 332, 4-3.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-11-1779 Francisco Fernandes Nogueira, f.l. Jose Nogueira Colasso e Maria de Lima de Jesus, falecidos, np do defunto Geraldo Fernandes Nogueira, nm Manoel Machado de Lima e Ursula da Silva = cc Izabel Maria de Jesus, f.l. Antonio de Fontes Barbosa, falecido e Maria Rodrigues Barbosa, np Agostinho Delgado da Fonseca e Maria Correa Pedrosa, nm Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa.

2-1-1-6-2 Joaquim de Fontes Barbosa, aos 02-12-1797 casou com Maria Gertrudes da Conceição, filha de Pedro da Cunha de Macedo e Maria da Cruz Pinta.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-12-1797 nesta matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, testemunhas ten. Lourenço  Franco de Camargo e Ten. Francisco Mariano da Cunha, casados. Joaquim de Fontes Barbosa, f.l. Antonio de Fontes Barbosa e Maria Rodrigues barbosa = cc Maria Gertrudes da Conceição, f.l. Pedro da Cunha de Macedo e Maria da Cruz Pinta.

2-1-1-7 Diogo Vaz Pinto, com 17 anos em 1736. Aos 23-12-1750 casou com Margarida de Moraes, filha de Roque de Siqueira Cubas e Cristina Maria de Moraes.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 23-12 do ano supra (1750) nesta paroquia onde os contraentes são naturais e fregueses.Diogo Vaz Pinto, f.l. de [danificado] Vaz Pinto, ja defunto e s/m Ana Rodrigues Barbosa = cc Margarida de Moraes, f.l. Roque de Siqueira Cubas, já defunto e de s/m Cristina Maria de Moraes

         Geração em SL. 7, 10, 6-5, entre eles:

2-1-1-7-1 Constantino Pedroso de Moraes, em Guarulhos aos 21-01-1789, casou com Ana Gertrudes, filha de José Pires de Quadros e de Apolonia Pires, neta paterna de Ana da Fonseca e seu segundo marido Ascenço Pires de Quadros, neta materna de Martinho Rodrigues de Oliveira e de s/m Joana Damascena, família “João Gomes Ferreira”.

 

2-1-1-8 Teresa com 15 anos em 1736. Não comparece nem é representada no inventário materno.

 

2-1-2. Domingos Barbosa Calheiros nasceu na vila de Mogi das Cruzes, onde moravam seus pais. Casou por volta de 1715 com Maria Paes da Assunção, natural da mesma vila ou de Guarulhos, à época parte da Freguesia Santana de Mogy das Cruzes.

             Silva Leme, que aparentemente não tinha certeza da filiação deste Domingos, decidiu coloca-lo hipotéticamente no lugar de um tio homônimo no Vol 8, 242, 2-1.

Domingos faleceu em 23-05-1749 e Maria em 12-09-1750. Tiveram sete filhos, segundo seus inventários, neste site, SAESP não publicados.

2-1-2-1 Izabel Fernandes Paes, com 40 anos em 1749. Aos 27-05-1732 casou com Salvador da Cunha Pontes, filho de Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-05-1732 Salvador da Cunha Pontes, f. Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes = cc Izabel Fernandes Paes, f. Domingos Barbosa Calheiros e Maria Paes,

2-1-2-2 Maria Rodrigues Barbosa, com 38 anos em 1749. Aos 26-05-1739 casou com Antonio Ribeiro Pires, filho de Anastacio Ribeiro Pires e Izabel da Silva de Carvalho

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-05-1739 Antonio Ribeiro Pires, f.l. Anastacio Ribeiro Pires e Izabel da Silva de Carvalho da freg. da Conceição distrito da cidade de S. Paulo = cc [----] Rodrigues Barbosa, f.l. Domingos Barbosa e Maria Paes, todos desta freguesia.

2-1-2-3 Ignez Barbosa Paes ou Paes Barbosa, com 36 anos em 1749. Aos 12-09-1744 casou com José Pereira de Pontes, filho de Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha, familia “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-09-1744 matriz Sra Conceição dos Guarulhos, Jose Pereira de Pontes, f.l. Salvador Pereira de Pontes e Maria da Cunha = cc Ignez Barbosa Paes, f.l. Domingos Barbosa e Maria Paes, todos nts e moradores desta.

2-1-2-4 Miguel Barbosa, com 33 anos.

2-1-2-5 Ana Rodrigues Barbosa aos 08-10-1732 casou com Sebastião da Cunha Pontes falecido em 13-06-1739, filho Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes; família “Nunes de Pontes”Cap. 1º § 3º

Segunda vez aos 18-02-1744 com provisão, Ana casou com Miguel Rodrigues Carassa, viúvo de Izabel de Araújo falecida em 12-03-1743, filho do falecido João Rodrigues Carassa e Ana Rodrigues de Siqueira (ou de Oliveira) SL. 7º, 446, 3-3 e SL 8º, 230, 3-6 onde João é citado como José Rodrigues Carassa.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-02-1744 Miguel Rodrigues, f.l. João Rodrigues Carassa e Ana Rodrigues de Siqueira, viuvo de Izabel de Araujo = cc Ana Rodrigues Barbosa, f.l. Domingos Barbosa e Maria Paes, viuva de Sebastião da Cunha, nts desta freguesia.

 

ACMSP - Dispensas Matrimoniais 1744

Contraentes Miguel Rodrigues Carassa e Anna Rodrigues Barbosa

Autos aos 12 de fevereiro de 1744 nesta cidade de S. Paulo.

Dizem Miguel Roiz Carassa, morador no termo desta cidade de S. Paulo donde é natural; e Anna Roiz Barbosa natural da vila de Mogi termo desta cidade; que eles suplicantes alem de serem viuvos estão contratados e para se receberem (...).

Miguel Roiz Carassa,, viuvo de Izabel de Araujo, filho leg. de João Roiz Carassa, ja defunto e de Anna Roiz de Siqueira, fregueses nesta = Com Anna Roiz Barbosa viuva de Sebastião da Cunha, filha leg. de Dom.os Barbosa Calhr.es e de s/m Maria Paes, fregueses da vila de Santa Ana das Cruzes de Mogy.

 

Matheos Lourenço de Carvalho, vigario colado na igreja paroquial da cidade de S. Paulo certifico (...):

- q vendo os L.os dos assentos de defuntos em um deles a fls. -- achei um do teor seguinte: Aos 12-03-1743 faleceu Izabel de Araujo mulher que foi de Miguel Rodrigues Carassa, e morador no bairro de São Miguel; fez seu testamento; fois epultada na igreja de S. Miguel, deixou por seus testamenteiros seu marido Miguel Roiz Carassa e Antonio Lopes de [danificado]. S. Paulo 11 de fevereiro de 1744.

 

Francisco Mendes do Couto, vigario encomendado desta matriz de S. Anna das Cruzes (...) vendo o L. q serve de assentos dos defuntos desta dita freguesia, nele se acha um assento do teor seguinte: aos 13-06-1739 faleceu Seb.am da Cunha, marido que foi de Anna Roiz Barbosa, fregues desta freguesia. Foi sepultado na capela de N. Sra da Ajuda e não recebeu os sacramentos por falecer de repente de um tiro. Pe. Francisco Mendes do Couto Mogi 10-02-1744.

 

Depoimento dos Contraentes:

Anna Rodrigues Barbosa, natural e bat. na vila de Mogi de Santa Ana das Cruzes, f.l. de Domingos Barbosa e de s/m Maria Paes, de idade q disse ser de 20 anos pouco mais ou menos, (...) viuva de Sebastião da Cunha com quem fui casada na vila de Mogi o qual havia 5 anos que falefeu na dita vila. Natural da vila de Mogi fora batizada na capela de N. Sra da Ajuda.

Miguel Rodrigues Carassa, natural e batizado nesta cidade de S. Paulo, f.l. de Joam Rodrigues Carassa e de s/m Anna Rodrigues de Siqueira, de idade q disse ser de 50 anos, não tem parentesco algum por afinidade ou consanguinidade com a contraente. Se acha viuvo de Izabel de Araujo, é morador no bairro de S. Miguel desta freguesia desta cidade.

Termo de Conclusão aos 12-02-1744.

 

Entre os filhos de Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo, citados em SL. 7º, 446, 4-2:

- Antonio Rodrigues Carassa aos 05-09-1747 casou com Josefa Pereira de Pontes, filha de Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º §º3

- João Rodrigues Carassa aos 27-02-1740 casou com Luzia Franca de Brito, filha de Guilherme Lopes Alcanforado e Maria Franca de Brito

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-02-1740 João Rodrigues Carasa, f.l. Miguel Rodrigues Carasa  e Izabel de Araujo  nts da cidade de S. Paulo = cc Luzia Franca de Brito, f.l. Guilherme Lopes Alcanforado e Maria Franca de Brito, todos os mais nts desta freguesia.

João e Luzia tiveram, q.d.:

- Ana Maria Rodrigues de Moraes, aos 05-03-1771 casou com Antonio Leme da Silva, filho de João de Miranda Silva e Ana Maria Colassa, neto paterno de Manoel de Miranda Silva e Catarina Pires Ribeira e neto materno de Antonio de Almeida Colasso e Angela Nogueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 05-03-1771 Antonio Leme da Silva, n. Conceição de Guarulhos, f.l. João de Miranda Silva e Ana Maria Colassa nts da freg. de Guarulhos, np Manoel de Miranda Silva e Catarina Pires Ribeira e nm Antonio de Almeida Colasso e Angela Nogueira, todos nts da Conceição dos Guarulhos= cc Ana Maria Rodrigues de Moraes, n. desta, f.l. João Rodrigues Carassa e Luzia Franca de Moraes, np Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo, nm Guilherme Lopes de Alcanforado e Teresa Franca de Brito todos nts e moradores desta. Test.: Feliciano Duarte Lobo cc Rosa Maria de Almeida fregueses desta, e Inacio Leme da Silva cc Teresa Rodrigues de Araujo fregueses da Conceição de Guarulhos

- Maria Rodrigues de Moraes aos 22-09-1768 casou com Angelo Leme, filho de Jose Leite Ferreira e Francisca de Lima do Prado, neto paterno de Andre Diniz e Maria Leite Ferreira, neto materno de Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-09-1768 Angelo Leme, f.l. Jose Leite Ferreira e Francisca de Lima do Prado, np Andre Deniz e Maria Leite Ferreira, nm Domingos de Lima do Prado e Catarina de Camargo = cc Maria Rodrigues de Moraes, f.l. João Rodrigues Carassa e Luzia Franca de Moraes, todos nts desta, np Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Siqueira de Araujo, nm Guilherme Lopes Alcanforado e Teresa Franca.

- Rosa Rodrigues de Siqueira, casou primeira vez com Manoel Alves (ou Rodrigues) Nogueira, filho de João Rodrigues Nogueira e Maria Rodrigues de Escudera. Segunda vez em 1772 casou com Marcelino Correa de Moraes, filho de Francisco Pinheiro Cardoso e Leonor Correa de Moraes, neto paterno Francisco Rodrigues Lopes e Ana Pinheira Cardosa, neto materno de Lourenço Correa de Lemos e Izabel Correa.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-01-1772 Marcelino Correa de Moraes, n. desta, f.l. Francisco Pinheiro Cardoso e Leonor Correa de Moraes, np Francisco Rodrigues Lopes e Ana Pinheira Cardosa, nm Lourenço Correa de Lemos e Izabel Correa = cc Rosa Rodrigues de Siqueira, desta vila, viuva de Manoel Alves Nogueira e filha leg. Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo, np João Rodrigues Carassa e Ana Rodrigues de Oliveira, nm não souberam dizer.

Duplicata:

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-12-1772 dispensados do impedimento em 4º grau, Marcelino Correa de Moraes, Francisco Pinheiro Cardoso e Leonor Correa de Moraes, np Francisco Rodrigues Lopes e Ana Pinheira, nm Lourenço Correa de Lemos e Izabel Correa = cc Rosa Rodrigues de Siqueira, viuva de Manoel Alves Nogueira, f.l. Miguel Rodrigues Carassa e Izabel de Araujo, np João Rodrigues Carassa e Ana Rodrigues de Oliveira, nm se não se pode averiguar.

Rosa e Manoel tiveram pelo menos:

- João Alvares Nogueira aos 12-06-1766 casou com Maria da Cunha, filha de André da Cunha Pontes e Josefa Pinheira, família” Nunes de Pontes” Cap. 1º, § 3º

Com provisão de 1748, Miguel Rodrigues casou terceira vez com Margarida Lopes de Faria, batizada em Mogi das Cruzes em 30-03-1718, filha de Verissimo Pedroso Moreira e da falecida Maria Lopes de Faria - aportes à GP: Izabel de Moraes - SL. VII, 165, Cap. 4º, neste site.

          Miguel faleceu em 12-02-1770 com 60 anos declarados.

Guarulhos, SP obitos aos 12-02-1770 fal. Miguel Roiz Carassa natural e morador nesta de idade de 60 anos pouco mais ou menos cc Margarida Lopes.

Margarida e Miguel foram pais de, pelo menos:

- Teresa Lopes de Jesus casada aos 20-08-1765 com Manoel da Cunha Lobo, filho de Salvador da Cunha Pontes e Izabel Fernandes Paes.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição aos 20-08-1765 Manoel da Cunha Lobo, f.l. Salvador da Cunha Pontes e Izabel Fernandes Paes, natural de Mogi das Cruzes, npaterno Manoel da Cunha Lobo e Izabel de Pontes, nmaterno de Domingos Barbosa e Maria Paes, naturais de Mogi das Cruzes = cc Teresa Lopes de Jesus, f.l. Miguel Rodrigues Caraça e Margarida Lopes, natural desta freguesia, npaterna de João(sic) [apagado] Carassa e Ana Rodrigues de Oliveira, nmaterna de Verissimo de Mattos e Maria Lopes naturais de Mogi das Cruzes. Test.: João da Cunha Pontes e Verissimo de Mattos, casados.

 

Ana Rodrigues Barbosa faleceu em 26-11-1746 e foi inventariada 09-02-1747. Geração de 3 filhos do primeiro matrimonio, descritos na família citada. Com Miguel Rodrigues teve: Ana com 2 anos e Marcelino com três meses.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes, SP

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Ana Rodrigues Barbosa, mulher de Miguel Rodrigues Carassa

Autos aos 09-02-1747 no bairro da Capela de N. Sra da Ajuda.

Invnetariante o viuvo Miguel Rodriges Caraça.

Falecera abintestada aos 26-11-1746. Fora casada duas vezes. A primeira com Sebastião Sultil da Cunha e tiveram tres filhos: Izabel, Maria e Jose. Segunda vez com ele inventariante e tiveram um casal de filhos: Ana e Marcelino.

 

Titulo dos Filhos do primeiro matrimonio:

- Izabel, 12 - Maria, 10 = Jose, 8 anos

 

Do segundo: Ana, 2 anos = Marcelino tres meses.

Curadoria: Domingos Barbosa, avo dos menores

Termo de entrega dos bens dos tres orfãos do primeiro matrimonio a seu avo, tutor e curador deles, Domingos Barbosa. 25-02-1747

 

Termo de entrega dos bens dos tres orfãos do primeiro matrimonio a seu tio Salvador da Cunha Pontes - 08-06-1750

Salvador da Cunha Pontes nomeado tutor e curador de seus sobrinhos, filhos de seu irmão Sebastião Sutil, por haver falecido seu avo que era tutor e curador dos mesmo.

 

2-1-2-6 Manoel Barbosa Paes, com 24 anos em 1749.

2-1-2-7 Josefa Barbosa, 20 anos.

 

2-1-3 João Maciel Barbosa casou com Izabel Sobrinha, filha de João Antunes da Veiga e Izabel Sobrinha naturais da cidade de S. Paulo.

          Izabel faleceu com testamento em 17-09-1742 e foi inventariada pelo viúvo em 15 de novembro do mesmo ano. Declarou três filhos de seu casal:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Izabel Sobrinha mulher de Joao Maciel Barbosa aos 15-11-1742

Inv. o viuvo.

Falecera com testamento em 17-09 do presente ano. Só fora cc com ele e ele tambem só com ela. Tiveram tres filhos, um macho e duas femeas: Francisco = Margarida e Ana

Titulo dos Filhos: Francisco, 12 = Margarida 6 = Ana 5

Treslado do Testamento

Aos 09-09-1742 nesta paragem chamada Parati termo da vila de Mogi.

Testamenteiros Sr. João Rodrigues Cardoso - Sr. Manoel Ribeiro e ao Sr. Domingos Lopes de Godoy.

Sou natural da freguesia de N. Sra da Conceicao termo da cidade de S. Paulo, f.l. João Antunes da Veiga e Izabel Sobrinha. Sou cc João Maciel Barbosa e temos um filho e duas filhas chamados Francisco, Margarida e Ana.

Assina a rogo da testadora João de Godoy Moreira

 

          Em Conceição dos Guarulhos aos 18-02-1745, com provisão, João casou segunda vez com Maria Pires da Rocha, filha de Belchior Barreiros e Teresa Antunes da Rocha. Geração deste matrimônio na família Amaro Domingues.

 

Segundo testamento de Izabel, foram filhos do casal:

2-1-3-1 Francisco Barbosa com 12 anos em 1742. Aos 26-03-1783 casou com Maria Rodrigues, filha de Agostinho Rodrigues Nogueira e Ana Maria de Oliveira, neta paterna de Domingos Jorge Chaves e Izabel Rodrigues Lamim, neta materna de Manoel dos Ouros e Izabel de Oliveira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-03-1783 Francisco Barbosa, f.l. João Maciel Barbosa e Izabel Sobrinha, np Manoel Ribeiro Coito e Maria Rodrigues nts da freg. da Conceição, nm João dos Ouros Antunes e Maria Rodrigues = cc Maria Rodrigues, f.l. Agostinho Rodrigues Nogueira e Ana Maria de Oliveira, np Domingos Jorge Chaves e Izabel Rodrigues Lamim, nm Manoel dos Ouros e Izabel de Oliveira. Test.: Jose Alves Pedroso, casado e Bento da Cunha, solteiro filho de Pedro da Cunha de Macedo

2-1-3-2 Margarida de Siqueira, com 6 anos. Aos 15-12-1762 casou com José Alves Pedroso, filho de Simão Alvares Pedroso e Izabel de Oliveira Sardinha, neto paterno de João Alvares e Luzia, neto materno de Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 15-12-1762 Jose Alves Pedroso, f.l. Simão Alvares Pedroso e Izabel de Oliveira Sardinha nts desta vila, np João Alvares  e Luzia Pedroso nts da cidade de S. Paulo, nm Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira= cc Margarida de Siqueira, f.l. João Maciel Barbosa e Izabel Sobrinha nts da cidade de S. Paulo np Manoel Ribeiro Couseiro desta vila e Maria Rodrigues Barbosa desta mesma vila, nm João Antunes da Veiga e Izabel Sobrinha nts da cidade de S. Paulo.

2-1-3-3 Ana, com 5 anos em 1742. Ana Rodrigues Barbosa aos 28-08-1770 em Mogi das das Cruzes casou com Manoel Joaquim Nunes, filho de Manoel Batista e Maria do Espirito Santo, neto paterno de João Batista e Izabel da Cunha, neto materno de Domingos Vaz de Lima e Luzia Pedrosa da Cunha, família “Gaspar Vaz Guedes”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 28-08-1770 Manoel Joaquim Nunes, f.l. Manoel Batista e Maria do Espirito Santo, np João Batista e Izabel da Cunha, nm Domingos Vaz de Lima e Luzia Pedrosa da Cunha = cc Ana Rodrigues Barbosa, f.l. João Maciel Barbosa e Izabel Sobrinha, np Manoel Ribeiro Lima e Maria Barbosa, nm João dos Ouros e Izabel Sobrinha. Test.: Inacio Borges da Silva viuvo de Maria Vaz da Silveira, e João Rodrigues de Oliveira cc Inacia Paes de Almeida

2-1-4 Manoel Ribeiro Lima casou com Ana Vieira de Oliveira, filha de João Antunes da Veiga (ou João dos Ouros que é o mesmo) e de Izabel Sobrinha Cubas.

Manoel e Ana tiveram os filhos, q.d.:

2-1-4-1 João Batista Maciel aos 02-08-1759 casou com Joana Pereira de Pontes, filha de Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos dous dias do mes de agosto de 1759 nesta igreja João Batista Maciel n. de Mogi das Cruzes, f.l. Manoel Ribeiro de Lima n. de Mog das Cruzes e Ana Vieira de Oliveira n. desta freguesia, np Manoel Ribeiro de Lima e Maria Rodrigues Barbosa nts de Mogi das Cruzes, e nm João dos Ouros e Izabel Sobrinha Cubas nts desta freguesia = cc Joana Pereira de Pontes n. Mogi das Cruzes, f.l. Roque Pereira de Pontes n. Nazare e Teresa Vaz Sardinha n. de Mogi das Cruzes, np Antonio Pereira de Avelar e Izabel de Pontes nts de Nazare, e pela m,aterna de Francisco Vaz Pinto n. de S. Amaro e Izabel Sardinha n. Mogi das Cruzes. O contraente fregues desta e a contraente de Mogi das Cruzes.

2-1-4-2 Joaquim Ribeiro Lima, aos 06-02-1766 casou com Angela Machada Sardinha, filha de Francisco Xavier Sardinha falecido em 12-09-1759 e Maria Machada de Lima casados em 31-12-1731, neta paterna de Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira, neta materna de José Machado de Lima e Maria Fernandes Nogueira - família Miguel Fernandes Nogueira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-02-1766 Joaquim Ribeiro Lima, f.l. Manoel Ribeiro Lima e Ana Vieira, np Manoel Ribeiro Couceiro e Maria Rodrigues, nm João Antunes da Veiga e Izabel Sobrinha Cubas = cc Angela Machada Sardinha, f.l. Francisco Xavier Sardinha e Maria Machada de Lima, np Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira, nm Jose Machado e Maria Nogueira, falecidos, nts de S. Paulo. Test.: Jose Alvares Pedroso e Jose Martins Barroso, casados.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 31-12-1731 Francisco Xavier Sardinha, f.l. Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira = cc Maria Machada, f.l. Jose Machado Lima e Maria Nogueira,

 

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Francisco Xavier Sardinha (inventariante: sua mulher Maria Machada de Lima) 27/09/1759 79840

Autos aos 27-09-1759 bairro da capela de N. Sra da Ajuda.

Inventariante a viuva cabeça de casal Maria Machada de Lima.

Falecera sem testamento aos 12 do presente mes de setembro de 1759.

A dita inventariante fora só uma vez casada com o dito defunto, assim como o dito só uma vez com ela.

Ficaram oito filhos:

Titulo dos filhos: Angela Machada, 20, casada = Ana, 18, casada = Jose,. 15 = Maria 12 = Antonio 8 -= Rosa 7 = Rita 4 = Inacia um ano.

Tutor João Afonso Pereira.

17-09-1764 tutoria a Manoel Pereira Magalhães.

 

2-1-4-3 Angelo Rodrigues de Lima aos 06-02-1766 mesmo dia que seu irmão Joaquim supra, se casou com Ana da Cunha (ou Machada) irmã da mulher deste - família Miguel Fernandes Nogueira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-02-1766 Angelo Rodrigues de Lima, f.l. Manoel Ribeiro Couceiro(sic) e Maria Rodrigues(sic), npaterno Manoel Ribeiro e Maria Rodrigues, npaterno(sic) João Antunes da Veiga e Izabel Sobrinha  = cc Ana da Cunha, f.l. Francisco Xavier Sardinha e Maria Machada de Lima, np Anacleto Sardinha e Rosa de Oliveira, nm Jose Machado e Maria Nogueira. Test.: Antonio Rodrigues Carassa e Jose Martins Barroso, casados.

         Pais de, pelo menos:

2-1-4-3-1 Francisco Rodrigues Gonçalves, batizado em 20-04-1779. Em fevereiro de 1802, com provisão, casou com Maria do Sacramento, batizada em 11-07-1779, filha de Joaquim Pedroso Moreira e Ana Catarina de Macedo - família Lazaro de Torres.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos [--] de fevereiro de 1802 e testemunhas Domingos Ribeiro Lima e João Jose de Farias(?). Francisco Rodrigues Gonçalves, f.l. Angelo Rodrigues Lima e Ana Machada = cc Maria do Sacramento, f.l. Joaquim Pedroso de Macedo, digo Moreira e Ana Catarina de Macedo.

2-1-4-3-2 Inacia Francisca de Oliveira aos 29-08-1796 casou com Joaquim José de Macedo, filho de Joaquim Pedroso Moreira e Ana Catarina de Macedo, np de Antonio de Faria Moreira e Angela Gomes de Moraes, nm de Estevão da Costa de Macedo e Izabel Barbosa, família “Lázaro de Torres”.

(pesq. Eneida Rangel) Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-08-1796 nesta Matriz de onde os contraentes são naturais e fregueses, cas Joaquim José de Macedo, f.l. de Joaquim Pedrozo Moreira e Anna Catharina = cc. Ignacia Francisca de Oliveira, f. de Angelo Rodrigues Lima e s/m Anna Machada. Testemunhas: Domingos Ribeiro Lima e José de Faria Moreira [conf. assinatura], casados.

2-1-4-4 Inacia Rodrigues de Lima, aos 30-06-1772 casou com João Pires do Prado, filho de José Pereira de Pontes e Antonia do Prado, neto paterno de Roque Pereira de Pontes e Teresa Vaz Sardinha, neto materno de José Pires Ribeiro e Maria da Assunção Pinheira; familia “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

2-1-4-5 Maria de Jesus da Conceição aos 13-02-1787 casou com Germano Bueno de Camargo, viúvo de Francisca Pires de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 13-02-1787 Germano Bueno de Camargo, n. Conceição dos Guarulhos e viuvo de Francisca Pires de Siqueira = cc Maria de Jesus da Conceição, n. da cide de S. Paulo e f.l. Manoel Ribeiro Lima e Ana Vieira de Oliveira, np Manoel Ribeiro Lima e Maria Barbosa, nm João Antunes dos Ouros e Izabel Sobrinha. Test.: Cap. Roque de Souza Freire e Alf. Domingos Freire de Almeida

2-1-5. Josefa

2-1-6. Antonio

 

2-2 Antonio Ribeiro Couceiro, nomeado em 06-06-1687 testamenteiro conjunto do irmão Manoel Ribeiro Couceiro supra. Casou com Ana Antunes de Vasconcellos, filha de João Rodrigues de Vasconcellos e Izabel Sobrinha.

          Faleceu Antonio com testamento onde declarou filiação, matrimônio, sogros, os filhos legítimos e uma filha natural. Nomeou 2º testamenteiro o irmão Francisco Ribeiro de Lima abaixo.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Pesquisa Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Antonio Ribeiro Cousseiro

Contas de Testamento

Testamento

Aos 14-12-1688(sic) nesta vila de Santa Ana das Cruzes de Mogi.

Eu Antonio Ribeiro Cousseiro (...).

Testamenteiros: meu filho Francisco Ribeiro Cousseiro e meu irmão Francisco Ribeiro de Lima.

Sou n. na vila de S. Paulo, f.l. Francisco Ribeiro Banhos e Maria Ramires. Sou cc Ana Antunes, filha de João Rodrigues de Vasconcellos e Izabel Sobrinha. Tivemos entre ambos os filhos seguintes: Francisco = Manoel = João = Bastião = e filhas: Ana = Ascença = Maria = Mecia = Domingas = Juliana = Brigida =

Ficou-me uma moça por nome Micaela, a qual é minha filha, comprada pelo meu herdeiro. Deixo que sirva a minha mulher e por morte da dita minha mulher ficara com Conceição que ficara em companhia de seus irmãos ou irmãs por morte da dita minha mulher, com qualquer dos meus filhos onde ela ficará como sua irmã.

Cumpra-se 13 de janeiro de 1688(sic)

 

2-2-1n Micaela, filha natural de Antonio Ribeiro Couceiro.

 

Foram filhos de Antonio Ribeiro Couceiro e Ana Antunes de Vasconcellos, na ordem em que foram citados no testamento:

2-2-1 Francisco Ribeiro Couceiro, 1º testamenteiro paterno.

2-2-2 Manoel

2-2-3 João

2-2-3 Sebastião

2-2-4 Ana Ribeiro Couceira natural de Mogi das Cruzes. Casou com Manoel Jorge Preto, natural de S. Paulo, filho de João Paes Malio e Antonia Dias Preta, família “Baltazar Gonçalves Malio”, neste site.

          Ana faleceu com testamento de 16-09-1711 e foi inventariada pelo viúvo em 20 de novembro do mesmo ano.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Pesquisa Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Ana Ribeiro Couceira, mulher de Manoel Jorge Preto

Capa: tres filhos menores, dois machos e uma femea: Eutrogio, 20 anos = Maria de 16= Manoel de 7.

Autos 20-11-1711 declarante o viuvo Manoel Jorge Preto.

Titulo dos Filhos: Eutrogio, 20 anos = Maria de 16= Manoel de 7.

Testamento aos 16-09-1711 eu Ana Ribeira (…)

Testamenteiros: meu marido Manoel Jorge Preto e Domingos Frz Belbezem

Sou n. desta vila de Mogi, f. de Antonio Ribeiro Couceiro, ja defunto e Ana Antunes de Vasconcellos. Sou cc Manoel Jorge Preto e temos tres filhos.

Assina a rogo da testadora seu cunhado Tome Alvares Crasto.

Cumpra-se 16-09-1711

 

          Manoel casou segunda vez com Sebastiana de Aguiar. Faleceu com testamento de 23-08-1725 e foi inventariado por Sebastiana no mesmo ano. Sem geração deste matrimônio.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-09-1725 fal. Manoel Jorge Preto casado com Sebastiana de Aguiar; testamenteiros seu filho Manoel Jorge e s/m Sebastiana de Aguiar

 

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Pesquisa Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Manoel Jorge Preto

aos 15-11-1725

Faleceu em 1725

filhos herdeiros orfãos: Manoel Jorge Preto, de 21 anos

 

Autos 15-11-1725

Declarante Sebastiana de Aguiar, mulher que foi do defunto Manoel Jorge Preto

Faleceu em o mes de setembro p.p. com testamento. Fora c1c Ana Ribeiro Couceira de cujo matrimonio lhe ficaram de ambos os filhos: Manoel Jorge Preto universal herdeiro de 21 anos.

C2c com ela inventariante de cujo matrimonio nao tiveram filhos.

 

Titulo dos filhos:

Manoel Jorge Preto, de 21 anos

 

Treslado do Testamento.

aos 23-08-1725 eu Manoel Jorge Preto rogo a meu filho Manoel Jorge Preto seja meu testamenteiro e a minha mulher Sebastiana de Aguiar.

Sou n. da cidade de S. Paulo, filho leg. João Paes Malio e s/m Antonia Dias Preta. Fui cc Ana Ribeira de cujo matrimonio tivemos muitos filhos, todos morreram e só um por nome Manoel Jorge Preto é vivo, o qual assiste comigo, solteiro.

C2c Sebastiana de Aguiar, nao tivemos filhos.

Legados: a minha sobrinha Maria Paes =

Aprovação 23-08-1725

 

Ana e Manoel tiveram três filhos:

2-2-4-1 Eutrogio com 20 anos em 1711. Já falecido em 1725.

2-2-4-2 Maria 16, tambem já falecida em 1725.

2-2-4-3 Manoel 7. Manoel Jorge Preto aos 12-09-1738 casou com Joana Corr., filha de Mariano Ribeiro e Maria de Lima.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-09-1738 Manoel Jorge Preto, f.l. Manoel Jorge Preto e Ana Ribeiro Couceira = cc Joana Corr[---], f.l. Mariano Ribeiro e Maria de Lima, são fregueses da vila de Sorocaba.

2-2-5 Ascença

2-2-6 Maria

2-2-7 Mécia

2-2-8 Domingas

2-2-9 Juliana

2-2-10 Brigida

 

2-3 Francisco Ribeiro de Lima (ou Banhos) 2º testamenteiro do irmão Antonio supra. Casou com Maria Sardinha sepultada em Mogi das Cruzes em 20-03-1705 e inventariada pelo viúvo em 20-05 do mesmo ano.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-03-1705 se enterrou a Maria Sardinha mulher do Cap. Francisco Ribeiro Banhos, morreu abintestada.

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Maria Sardinha - 20-05-1705

Titulo dos Filhos:

Joseph Ribeiro = Cosme Ribeiro = Mariana = Lionor

viuvo Francisco Ribeiro de Lima

Compareceram no inventário de Maria os filhos:

2-3-1 José Ribeiro

2-3-2 Cosme Ribeiro

2-3-3 Mariana

2-3-4 Leonor, batizada em dezembro de 1683.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, dezembro de 1683 a Leonor f. Francisco --- Lima e Maria Sardinha

2-3-5 Ignes Ribeiro de Lima, batizada aos 24-10-1677 em Mogi das Cruzes, não é citada no inventário materno. Casou com Antonio de Faria Moreira batizado aos 20-01-1682 na vila de Santos, filho de Inacio de Faria e Susana Moreira. Tronco da família “Antonio de Faria Moreira” neste site.

 

3- Violante de Siqueira, segundo SL. 5, 286, 1-1, casou em S. Paulo em 1639 com Antonio Monteiro de Alvarenga, filho de Luiz Monteiro e Merencia Vaz.

SL. 5, 286, 1-1 Antonio Monteiro de Alvarenga casou em 1639 em S. Paulo com Violante de Siqueira, f.ª de Antonio Alvares Cousseiro e de Maria Ramires. Foi morador na vila de Mogi das Cruzes e teve, q. d., 8 f.ºs:  2.1 a 2.8

 

Entre os filhos, citados por SL, documentamos:

3-1 Antonio Pedroso de Alvarenga Pinto casou com Maria do Rosario de Torres, filha de Andre Gonçalves de Freitas e Maria Fernandes da Luz, família “Lazaro de Torres”.

Maria foi inventariada em Mogi das Cruzes:

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes –

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

(muito danificado) Maria do Rosario

Inventariante Antonio Coelho de Azevedo

Testamenteiro supra em Mogi 27-07-1734

 

Procuracao que Fazem Joao Martins e s/m Ana Pedrosa de Alvarenga em 26-02-1732

Procuradores Nomeados: Cap. Miguel Fragoso o Licenciado Faustino do Prado

 

Procuracao em 02-01-1732 que faz Ines Pedrosa de Alvarenga dona viuva

Procuracao em Antonio Gracia da Silva em 03-01-1732

Procuração de Joaquim Pedroso Pinto 30-09-1725

 

Em 27-07-1734 Antonio Coelho de Azevedo, testamenteiro e herdeiro, apresentou o testamento de Maria do Rosario e no mesmo dia apareceram os herdeiros por si ou seus procuradores.

Partilha: dois para os herdeiros e um para a terca e desta: uma parte para Rosa Pedrosa filha da defunta, outra para suas netas orfãs que solteiras forem, filhas do defunto Manoel Carvalho as quais se acham no termo de Guaratingueta

Quinhões:

Da terça a Rosa Pedrosa, filha da defunta

Da terça as filhas do defunto Manoel Carvalho

 

Quinhões dos herdeiros:

- Joaquim Pedroso

- Maria Pedrosa

- Violante Pedrosa

- Ignez Pedrosa

- Rosa Pedrosa

- Joana Pedrosa

 

Diz Antonio Coelho de Azevedo morador no termo desta que por falecimento de Maria do Rosario se fez inventario dos bens que por sua morte ficaram e como esta deixou a metade de sua terça a sua filha Rosa Pedrosa, que ele suplicante como cabeça de sua mulher Rosa Pedroso, requer a fls de partilha

 

3-1-1 Rosa Pedrosa de Alvarenga, co-herdeira da terça materna. Faleceu com testamento de 02-08-1750 aberto em 01-09 do mesmo ano. Declarou sete filhos de seu casal com Antonio Coelho de Azevedo. Foi inventariada pelo viúvo em 02-12-1752:

Antonio faleceu em 27-01-1755 e foi inventariado em 7 de julho do mesmo ano (inventários neste site, SAESP não publicados)

Entre os filhos de Rosa e Antonio:

3-1-1-1 Padre Domingos Coelho de Santa Rosa, batizado em 24-04-1707. Religioso de N. Sra do Monte do Carmo.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-04-1707 Domingos, f. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa, padr.: Antonio Glz Naves e Maria Moreira.

3-1-1-2 Vitória Pedroso Coelho (ou Coelho de Alvarenga), batizada em 24-12-1708. Em 1725 casou com Antonio Ferreira Delgado, filho dos falecidos Jeronimo de Almeida e Felipa Ferreira, naturais da freguesia de S. Sebastião Bispado de Coimbra.

Batismos -Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-12-1708 Vitoria, f.l. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedr[-----] de Alvarenga, padr.: ------- e Maria da Rocha.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em 1725 Antonio Ferreira Delgado, f. Jeronimo de Almeida e Felipa Ferreira, ja defuntos, nts do lugar do Espirito Santo freguesia de S. Sebastião Bispado de Coimbra = cc Vitoria Coelha de Alvarenga, f. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga.

          Antonio Ferreira faleceu em Jacarei em 06-06-1728 e com dispensa, Vitória casou segunda vez aos 25-01-1734 com Francisco Leme da Silva, viúvo de Mécia Nunes de Siqueira, filho de Domingos Leme da Silva e Francisca Cardoso. Geração dos dois casamentos de Francisco na família “Domingos Leme da Silva”, neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 25-01-1734 Francisco Leme da Silva, viuvo de Mecia Nunes de Siqueira = cc Vitoria Coelha de Alvarenga, vuva de Antonio Ferreira. Todos naturais desta freguesia.

 

3-1-1-3 Ana Pedroso casou com Cap. Manoel da Fonseca Coelho, filho de Manoel Coelho da Fonseca e Maria Gouvea naturais de Mesão Frio do Bispado do Porto. Entre seus filhos:

3-1-1-3-1 Salvador da Fonseca Coelho, casou duas vezes. Em Mogi das Cruzes em dezembro de 1771 casou com Josefa de Araújo de Mello, filha de Manoel de Mello e Maria de Araujo, neta paterna de Gervasio de Mello e Izabel Fernandes da freguesia de Santa Maria do Randofinho Arc. Braga, neta materna de Tomé Pimenta de Abreu e Josefa de Araújo.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos vinte e [----] de dezembro de 1771 Salvador da Fonseca Coelho, f.l. Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedrosa, np Manoel Coelho da Fonseca e Maria Gouvea nts de Mesão Frio do Bispado do Porto, nm Antonio Coelho de Azevedo  e Rosa Pedrosa = cc Josefa de Araujo de Mello, f.l. Manoel de Mello e Maria de Araujo, np Gervasio de Mello e Izabel Fernandes da freguesia de Santa Maria de Rondofinho Arc. Braga, nm Tome Pimenta de Abreu e Josefa de Araujo.

          Segunda vez aos 10-01-1785 casou com Antonia de Oliveira, natural de Santo Amaro-SP, filha de Januário Machado de Oliveira e Maria Guedes da Luz, neta paterna de José Machado e Mariana de Aguirre, neta materna de Domingos Gomes de Albernaz e Joana Lopes (de Camargo).

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-01-1785 Salvador da Fonseca Coelho, n. desta vila e morador no bairro do Lambari, viuvo de Josefa de Araujo = cc Antonia de Oliveira, n. freg. Santo Amaro e moradora no bairro da Paraiba desta freguesia, f.l. Januario Machado de Oliveira e Maria Guedes da Luz, np Jose Machado e Mariana de Aguirre, nm Domingos Gomes de Albernaz e Joana Lopes

3-1-1-3-2 Joana Pedrosa aos 18-10-1766 casou com Manoel Leme, viuvo de Maria de Araújo Ferraz e filho de Domingos Dias Leme e Maria de Lima do Prado, neto paterno de Domingos Leme e Maria do Prado, neto materno de Manoel de Lima e Maria Ramires.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 18-10-1766 Manoel Leme, viuvo de Maria de Araujo Ferraz e f.l. Domingos Dias Leme e Maria de Lima do Prado, np Domingos Leme e Maria do Prado, nm Manoel(sic) de Lima e Maria Ramires = cc Joana Pedrosa, f.l. Cap. Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedrosa Moreira, digo Coelha, np Manoel Coelho e D. Maria de Gouvea, nm Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga.

Entre os filhos do casal:

3-1-1-3-2-1 Joaquim Leme do Prado, natural de Mogi das Cruzes-SP. Em Baependi-MG aos 26-10-1791 casou com Joana Maria Leite, natural de Pouso Alto-MG, filha de Feliciano Martins Pinto e Ana Maria de Jesus

Baependi, MG aos 26 outubro 1791, na matriz - Joaquim Lemes do Prado e Joanna Maria Leite. Ele f.l. de Manoel Lemes do Prado e Joanna Poderosa, n. e b. na villa de Mogi das Cruzes, bisp. de SP. Ela f.l. de Feliciano Martins Pinto e Ana Maria de Jesus, n. e b. na freg. de Pouso Alto.

3-1-1-3-2-2 Manoela Pedrosa em Mogi das Cruzes aos 08-11-1785 casou com Antonio Pedroso de Oliveira, filho de Antonio dos Ouros e Maria da Conceição, neto paterno de Manoel dos Ouros e Izabel de Oliveira, neto materno de Jose Pedroso Bonfante e Maria Leme da Silva - família “José de Bulhões” e “Matias de Oliveira” desentroncado, neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-11-1785 Antonio Pedroso de Oliveira, f.l. Antonio dos Ouros e Maria da Conceição, np Manoel dos Ouros e Izabel de Oliveira, nm Jose Pedroso Bonfante e  Maria Leme da Silva = cc Manoela Pedrosa, f.l. Manoel Leme do Prado e Joana Pedrosa, np Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedrosa, nm Domingos Dias e Domingas de Lima.

3-1-1-3-2-3 Ana Gertrudes em Mogi das Cruzes aos 08-01-1792 casou com Angelo Franco de Moraes, filho de Domingos Franco da Silva e Maria Leite de Moraes - família “Braz de Piña”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-01-1792 Angelo Franco de Moraes, f.l. Domingos Franco da Silva e Maria Leite de Moraes = cc Ana Gertrudes, f.l. Manoel Leme do Prado e Joana Coelha, todos nts e fregueses desta.

 

3-1-1-3-3 Catarina Pedrosa de Alvarenga aos 19-10-1773 casou com Maximiano Soares de Siqueira, natural de Aiuruoca-MG, filho de Domingos Soares e Maria de Candia de Siqueira, neto paterno de Andre de Oliveira e Maria Soares, neto materno de Miguel de Siqueira e Ignez de Candia

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-10-1773 Maximiano Soares de Siqueira, n. da freg. de Aiuruoca, f.l. Domingos Soares e Maria de Candia de Siqueira, np de Andre de Oliveira e Maria Soares, nm Miguel de Siqueira e Ignez de Candia = cc Catarina Pedrosa de Alvarenga, n. desta, f.l. Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedrosa de Alvarenga, np Manoel Coelho da Fonseca e Maria de Gouvea nts  de Mesão Frio do Bispado do Porto, nm Antonio Coelho de Azevedo e Ana Pedrosa. Test.: Inacio Borges da Silva viuvo de Maria Vaz da Silveira, e Antonio Rodrigues Freire cc Catarina Rodrigues de Alvarenga

          Catarina faleceu em Baependi-MG em 25-12-1786.

B7: Baependi-MG - Óbitos aos 25-12-1786 fal. Catharina Pedrosa, mulher que foi de Maximianno Soares de Siqueira.

3-1-1-3-4 Rosa Pedrosa aos 28-07-1771 casou com Francisco Pires de Godoy, filho de Antonio de Godoy de Medeiros e Maria Pìres da Cunha, casados em 03-08-1750, neto paterno de Baltazar de Godoy Moreira e Maria Rodrigues Barbosa, neto materno de Batista Maciel da Veiga e Ana Pires Ribeira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-07-1771 Francisco Pires de Godoy, n. desta, f.l. Antonio de Godoy de Medeiros e Maria Pìres da Cunha, np Batista Maciel e Maria da Conceição, nm Baltazar da Veiga e Maria da Cunha = cc Rosa Pedrosa, n. desta, f.l. Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedrosa, np Manoel Coelho da Fonseca e Maria de Gouvea nts de Mesão Frio Bispado do Porto, nm Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa,

Nota: avos paterno/materno trocados no assento

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 03-08-1750 Antonio de Godoy de Medeiros, f.l. Baltazar de Godoy Moreira e Maria Rodrigues Barbosa, nts da cidade de S. Paulo = cc Maria Pires Ribeira, f.l. Batista Maciel da Veiga e Ana Pires Ribeira, nts da freg. da Conceição.

3-1-1-3-5 Angelica Pedrosa de Alvarenga aos 19-10-1773 casou com Antonio da Silva Cunha, filho de Salvador da Silva Cunha e Ana Rodrigues de Jesus, neto paterno de João Vaz da Cunha e Maria João, neto materno de Bernardo da Silva e Izabel Fernandes

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-10-1773 Antonio da Silva Cunha, f.l. Salvador da Silva Cunha e Ana Rodrigues de Jesus, np João Vaz da Cunha e Maria João, nm Bernardo da Silva e Izabel Fernandes = cc Angelica Pedrosa de Alvarenga, f.l. Manoel Coelho da Fonseca digo Manoel da Fonseca Coelho e Ana Pedrosa, np Manoel Coelho da Fonseca e Maria de Gouvea nts  de Mesão Frio do Bispado do Porto, nm Antonio Coelho de Azevedo e Ana Pedrosa. Test.: Ten. Manoel Jose de Carvalho cc Maria de Godoy, e Francisco Leme Nogueira cc Angela Paes

3-1-1-4 Maria Pedrosa aos 09-12-1742 casou com Bento de Araújo Ferraz, filho de João de Araújo e Mauricia da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-12-1742 Bento de Araujo Ferraz, f.l. João de Araujo e Mauricia da Silva = cc Maria Pedrosa, f.l. Antonio Coelho e Rosa Pedrosa. Solteiros e todos nts e moradores desta.

          Maria faleceu com testamento aberto em 09-04-1761. Foi inventariada em 02-05 do mesmo ano. Deixou nove filhos de seu casal.

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes-SP

Maria Pedrosa (inventariante: seu marido Bento de Araújo Ferraz)

testamento 05/04/1761

Testamenteiros: Angelo Vaz Pinto e a João Pimenta de Abreu.

Sou casada com Bento de Araújo - tivemos 9 filhos: 5 machos e 4 fêmeas

Sou n. desta vila, f.l. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga, falecidos.

Abertura 09-04-1761

Autos: 02/05/1761

Inventariante Bento de Araujo Ferraz, cabeça de casal.

Morrera com testamento em 09-04-1761. Fora so uma vez casada com ele e tiveram nove filhos, todos vivos.

Titulo dos Filhos: Rosa, 15 = Maria, 13 = Antonio 11 = Miguel 9 = Ana 6 = Bento 8 = Jose 7 = Quiteria 5 = Joquim sete meses.

3-1-1-4-1 Rosa Jacinta de Alvarenga, com 15 anos em 1761. Aos 14-01-1764 casou com Antonio Fernandes de Vasconcellos, filho Domingos Fernandes de Faria e Domingas Antunes de Vasconcellos desta vila, np Francisco Fernandes das partes do Porto e Catarina Fernandes natural de Pernambuco, neto materno de Domingos Rodrigues e Izabel Rodrigues naturais de Mogi das Cruzes.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 14-01-1764 Antonio Fernandes de Vasconcellos, f.l. Domingos Fernandes de Faria e Domingas Antunes de Vasconcellos desta vila, np Francisco Fernandes das partes do Porto e Catarina Fernandes n. de Pernambuco, nm Domingos Rodrigues e Izabel Rodrigues nts desta vila = cc Rosa Jacinta de Alvarenga, n. desta vila, f.l. Bento de Araujo Ferras e Maria Pedrosa de Alvarenga nts desta dita vila, np João de Araujo Ferras e Mauricia da Silva nts desta vila, nm Antonio Coelho de Azevedo das partes do Porto e Rosa Pedrosa de Alvarenga n. desta vila.

3-1-1-4-2 Maria Pedrosa de Alvarenga, com 13 anos em 1761. Aos 10-09-1767 casou com José Pires de Moraes, viúvo de Quitéria Pinta.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 10-09-1767 Jose Pires de Moraes, n. da cidade de S. Paulo e viuvo de Quiteria Pinta = cc Maria Pedrosa de Alvarenga, n/freguesa desta, f.l. Bento de Araujo Ferraz e Maria Pedrosa Coelha, np João de Araujo Ferras e Mauricia da Silva, nm Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga. Test.: Cap. Mor Manoel Rodrigues da Cunha cc D. Maria de Godoy, e Cap. Lourenço Bicudo cc D. Maria Gomes.

3-1-1-4-3 Antonio, com 11 anos.

3-1-1-4-4 Miguel com 9 anos.

3-1-1-4-5 Bento com 8

3-1-1-4-6 José com, 7

3-1-1-4-7 Ana com 6 anos.

3-1-1-4-8 Quitéria com 5

3-1-1-4-9 Joaquim, com sete meses.

 

3-1-1-5 Catarina Pedroso Coelho casou com Antonio Rodrigues Freire, filho do Sarg. Mor Domingos Rodrigues e Ana Moreira.

          Entre seus filhos:

3-1-1-5-1 Ana Maria de Jesus aos 03-09-1787 casou com Pedro Rodrigues de Moraes, filho de Inácio de Moraes Sarmento e Josefa Rodrigues do Prado, neto paterno de Pedro Vaz e Antonia de Moraes, neto materno de Francisco de Borges Xavier e Maria do Prado

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-09-1787 Pedro Rodrigues de Moraes, f.l. Inacio de Moraes Sarmento e Josefa Rodrigues do Prado, np Pedro Vaz e Antonia de Moraes, nm Francisco de Borges Xavier e Maria do Prado = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Antonio Rodrigues Freire e Catarina Pedrosa de Alvarenga, np Sarg. Mor Domingos Rodrigues e Ana Moreira, nm Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga.

3-1-1-6 Josefa Pedrosa ou Josefa Coelha de Alvarenga casou aos 17-10-1745 com Antonio Francisco Franco, filho de Francisco Luiz de Medeiros e Maria Pereira Franca, naturais da ilha do Faial.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 17-10-1745 Antonio Francisco Franco, f.l. Francisco Luiz de Medeiros e Maria Pereira Franca nts da ilha do Faial = cc Josefa Coelha de Alvarenga, f.l. Antonio Coelho de Azevedo e Rosa Pedrosa de Alvarenga nts e moradores desta.

3-1-1-6-1 Rosa Antonia de Jesus aos 10-02-1771 casou com Antonio Tavares da Fonseca, natural de Guarapiranga-MG, filho de Simão Tavares dos Santos e Francisca da Fonseca

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-02-1771 Antonio Tavares da Fonseca, n. freg. Guarapiranga bispado de Mariana, f.l. Simão Tavares dos Santos e Francisca da Fonseca --------(Moreira?), np Antonio Tavares dos Santos e Antonia de Souza, nm Jose Francisco ????? e Rosa de Almeida da Fonseca = cc Rosa Antonia de Jesus, n. desta, f.l. Antonio Francisco Franco e Josefa Coelha, np Francisco Franco e Maria Francisca Pereira nts da Ilha do Faial, nm Antonio Coelho e Rosa Pedrosa de Alvarenga. Test.: Jose Marcelino Froes cc Ana Maria Dias da Silva, e Gonçalo Antonio Moreira cc Maria de Souza.

3-1-1-7 José Coelho de Azevedo, casado

 

3-2 Luiz Monteiro de Alvarenga casou duas vezes. Primeira vez na vila de Santos com Ana Pedroso. Segunda vez com Catarina de Freitas, filha de André Gonçalves de Freitas e Maria Fernandes da Luz, família “Lazaro de Torres”.

          Faleceu Luiz com testamento de 28-10-1713 e foi inventariado em 1714. Catarina faleceu 08-09-1726 e foi inventariada no mesmo ano.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Luiz Monteiro de Alvarenga 1714

autos em 1714 em casa de morada de Catarina de Freitas, dona viuva q ficou do defunto Luiz Monteiro de Alvarenga.

Filhos da 1a. mulher: Violante de Siqueira, Catarina de Sampaio = e Diogo Adorno de Sampaio.

Da 2a.: João Monteiro = Maria da Assuncao = Antonio Monteiro = Timoteo Correa de Alvarenga =

Procurador da viuva Cap. Antonio Glz Naves

Curador dos orfãos Jose Roiz de Freitas

 

Testamento de Luiz Monteiro de Alvarenga

Aos 28-10-1713 eu Luiz Monteiro de Alvarenga (…)

Testamenteiros: Antonio Goncalves Naves, Bento Ferreira de Queiroz e Antonio Coelho de Azevedo.

Sou n. da vila de [danificado] filho de Antonio Monteiro de Alvarenga e s/m [comido] de Siqueira.

C1c na vila de Santos com Ana Pedro[danificado] tres filhos: Violante, Catarina, [danificado]. Todos nao tiveram a legitima maternal. Os quais todos ja estão casados: Violante de Siqueira cc Mel Pinto =  Diogo [danificado] e Catarina de Sampaio, minha filha, (….)

C2 com Catarina de Freitas, f. de Andre Roiz(sic) de Freitas e Maria da Luz nts desta vila de Mogi. Filhos: João, Maria, Antonio, Timoteo. Maria esta cc Bento Ferreira de Queiroz;

Tenho um [danificado] mulato por nome Valerio o qual comprei por  [-] rs por desencarregar minha consciencia [----] ser meu filho o qual meus herdeiros senão [----] meus herdeiros ao dito bastardo os [danificado]

Devo ao meu genro Mel Pinto (---).

Devo a m/filha Violante de Siqueria

Herdeira do remanescente da terca a minha mulher.

Aprovação 29-10-1713

09-08-1724 contas do tutor Jose Rodrigues de Freitas:

Antonio e Timoteo, menores em poder dele tutor.

11-02-1723 Timoteo Monteiro requer a legitima (aa) Timoteo Correa de Alvarenga

 

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Catarina de Freitas viuva de Luiz Monteiro de Alvarenga 05-10-1726

Declarante Ajudante Bento Ferreira de Queiroz, genro.

Fora casada somente com Luiz Monteiro de Alvarenga e lhe ficaram 4 filhos a saber: João Monteiro, cc = Maria Monteira, cc ele inventariante =-  Antonio Monteiro, solteiro 27 anos = Timoteo Correa, casado.

Faleceu aos 08-09 p.p.

Tutor e curador do orfao Antonio Monteiro de Alvarenga a Tome Pimenta de Abreu.

 

Luiz e Ana tiveram três filhos:

3-2-1 Violante de Siqueira casada com Manoel Pinto de Alvarenga. Alem da filha citada em SL. 5, 302, 3-2, tiveram mais:

3-2-1-2 Domingos Correa de Macedo casou com Izabel Ribeiro, filha de João Mendes e Maria da Silva. Pais de, q.d.:

3-2-1-2-1 Manoel Correa da Silva em Guarulhos aos 30-05-1759 casou com Maria das Neves, filha de Francisco da Cunha Pontes e Maria da Silva, neta paterna de Manoel da Cunha Lobo e Izabel da Cunha Pontes, neta materna de Sebastião de Siqueira Caldeira e Maria Correa das Neves; família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. aos 30-05-1759 nesta igreja Manoel Correa da Silva n. Mogi das Cruzes, f.l. Domingos Correa de Macedo e Izabel Ribeiro nts de Mogi das Cruzes, np Manoel Pinto de Alvarenga e Violante de Siqueira n. de Mogi das Cruzes, e pela materna de João Mendes e Maria da Silva nts de Mogi das Cruzes = cc Maria das Neves, n. desta freguesia, f.l. Francisco da Cunha Pontes e Maria da Silva nts de Mogi das Cruzes, np Manoel da Cunha Lobo e Izabel da Cunha Pontes nts da capela de N. Sra da Ajuda, e pela materna de Sebastião de Siqueira Caldeira e Maria Correa das Neves nts da cidade de S. Paulo.

 

3-2-2 Catarina de Sampaio. Casou com José Rodrigues de Freitas, filho de Andre Gonçalves de Freitas e Maria Fernandes da Luz, família “Lazaro de Torres”.

José teve inventario aberto em 30-08-1728 e Catarina faleceu em 02-11-1768.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

inv Joseph Roiz de Freitas

aos 30-07-1730

Auto de contas do tutor Jose Fernandes de Oliveira, dos orfaos que ficaram de Joseph Rodrigues de Freitas de 4 anos e 11 meses, que tiveram principio em 30-08-1728. - Aos 30-07-1733

Contas dos orfaos:

- a orfã Maria cc Manoel Fernandes Vianna

- a orfã Tomasia

- a orfã Leonor, ambas se achavam em poder e companhia de sua mãe

 

31-07-1733 nomeado Domingos Fernandes da Cruz novo curador dos orfãos

Auto de contas aos 10-03-1740 tutor Jose Fernandes de Oliveira:

- orfãs Tomasia = Leonor

 

Mogi das Cruzes, SP obitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 02-11-1768 faleceu Catarina de Sampaio, viuva de Jose Rodrigues de Freitas, natural e moradora nesta freguesia

 

No inventário de José são citados apenas seus filhos órfãos. No inventário, neste site em SAESP não publicados, de Ana Rodrigues de Freitas, irmã de José Rodrigues de Freitas, são citados todos os filhos do casal.

“Ana Pedrosa de Sampaio cc Jose Fernandes

Feliciana Rodrigues de Freitas cc Luiz Correa da Fonseca

Maria Rodrigues de Freitas, menor de 18 anos

Tomasia Rodrigues, menor de 10

Leonor de Sampaio, menor de 5

Esses herdeiros sao filhos do defunto Jose Rodrigues de Freitas irmão da defunta Ana Rodrigues de Freitas.”

 

3-2-2-1 Ana Pedrosa de Sampaio, citada na GP como irmã do pai, batizada em Mogi das Cruzes em 1698. Foi casada com José Fernandes de Oliveira, tutor de suas cunhadas. Geração na família “Lazaro de Torres”.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, em 1698 Ana, f. Jose Roiz de Freitas e Catarina de Sampaio

3-2-2-2 Feliciana Rodrigues de Freitas tambem citada na GP como irmã do pai. Casou com Luiz Correa da Fonseca. Feliciana faleceu em Mogi das Cruzes aos 08-03-1746. Geração na família “Lazaro de Torres”.

Óbitos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 08-03-1746 fal. Feliciana Rodrigues de Freitas mulher q foi de Luiz Correa da Fonseca, de idade de quarenta e --- anos.

3-2-2-3 Maria Rodrigues de Freitas em 1729 casou com Manoel Fernandes Vianna. Geração na família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 30-05-1729 Manoel Fernandes Vianna cc Maria Rodrigues.

3-2-2-4 Tomasia Rodrigues ou Monteira aos 02-02-1741 casou com Francisco de Brum, filho de Manoel de Bargas e Izabel de Faria.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-02-1741 Francisco de Brum, f.l. Manoel de Bargas e Izabel de Faria nts da ilha do Faial Bispado da cidade de Angra = cc Tomasia Monteira, f.l. Jose Rodrigues de Freitas e Catarina de Sampaio, estes nts e moradores desta.

3-2-2-5 Leonor Rodrigues de Freitas aos 02-07-1749 casou com Lourenço Jose, filho do Cap. Gabriel Fernandes e Teresa Leite de Moraes. Geração na família “Lazaro de Torres”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 02-07-1749 Lourenço Jose, f.l. Cap. Gabriel Fernandes e Teresa Leite de Moraes = cc Leonor Rodrigues de Freitas, f.l. Jose Rodrigues, falecido e Catarina de Sampaio. Ambos os contraentes nts/bts nesta.

3-2-3 Diogo Adorno de Sampaio, filho de Luiz Monteiro de Alvarenga e sua primeira mulher Ana Pedroso, casou duas vezes. Primeira vez casou com Izabel Machado, filha de Manoel Machado e Maria Pimenta.

         Segunda vez aos 20-06-1735 na Cotia, casou com Maria Nunes, filha de Diogo Dias Camacho e Maria Fernandes.

Cotia-SP Igreja N Sra do Monte Serrate aos 20-6-1735 nesta igreja de N Sra do Monserrate de Acutia Maria Nunes, f.l. de Diogo Dias Camacho e Maria Fernandes = cc Diogo Adorno Sampaio, f.l. Luiz Monteiro e Maria do Rozario, ja defuntos, que foi casado a primeira vez com Izabel Machado, f.l. Manoel Machado e Maria Pimenta fregueses e moradores de Moigin. Foram testemunhas o Sarg. Mor Raphael de Oliveira Leme e Francisco Leme da Silva, Leonor de Brito e Ana Gonsalves, todos moradores desta freguesia.

Diogo Adorno de Sampaio e Isabel Machado tiveram, pelo menos:

3-2-3-1 Maria de Sampaio casou com Manoel Rodrigues de Siqueira, filho de outro e de Maria da Costa. Pais de, q.d.:

3-2-3-1-1 Gordiano Rodrigues de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes-SP. Em Aiuruoca aos 03-10-1765 casou com Ana Maria da Costa, daí natural, filha de Manoel da Costa e Rosa Maria da Assunção.

Aiuruoca, MG aos 03-10-1765 na capela dos Serranos se receberam Gordiano Rodrigues de Siqueira, f.l. de Manoel Rois de Siqueira e Maria de Sampaio, bat. na freguesia de Sta. Ana das Cruzes da vila de Mogi bispado de S. Paulo = Com Ana Maria da Costa, f.l. de Manoel da Costa e Rosa Maria da Assunção, batizada nesta freguesia e nela moradora. Test.: Francisco da Costa Pereira e João Francisco Go-----.

Tiveram os filhos, batizados em Aiuruoca, q.d.:

3-2-3-1-1-1 Manoel em 05-01-1767.

Aiuruoca, MG aos 05-01-1767 na capela dos Serranos bat Manoel, f.l. de Gordiano Rodrigues de Siqueira e Ana Maria da Costa, que nasceu em 28 de dezembro; foram padrinhos Manoel João de Sampaio e Rosa Maria da Conceição.

3-2-3-1-1-2 Ana em 20-10-1768.

Aiuruoca, MG aos 20-10-1768 na capela dos Serranos bat Ana, f.l. de Gordiano Rodrigues de Siqueira e Ana Maria da Costa, q nasceu em 13 de 8bro, foram padrinhos Manoel Rois de Siqueira e Ana Maria de Sampaio sua filha.

3-2-3-1-1-3 Mariana em 02-09-1770.

Aiuruoca, MG aos 02-09-1770 na capela dos Serranos bat Mariana, f.l. de Gordiano Rodrigues de Siqueira e Ana Maria da Costa, q nasceu a 26 de agosto, foram padrinhos Inacio Rois de Siqueira e Maria de Siqueira, solteira.

3-2-3-1-1-4 Joana em 09-06-1772.

Aiuruoca, MG aos 09-06-1772 na capela dos Serranos bat Joana, f.l. de Gordiano Rodrigues de Siqueira e Ana Maria da Costa, q nasceu em primeiro do dito mes, foram padrinhos Inacio Batista Maciel e Maria de Sampaio mulher de Manoel Rodrigues de Siqueira, todos desta freguesia.

3-2-3-1-2 João, batizado em Guaratingueta-SP em 22-04-1745.

Guaratinguetá (22/04/1745): João, f. de Manoel Rodrigues de Siqueira e Maria de Sampaio; n.p. de Manoel Rodrigues de Siqueira e Maria da Costa Gonçalves, natural da freguesia de Santana das Cruzes de Mogi; n.m. de Diogo Adorno de Sampaio e Isabel Machado, natural também de Mogi – padrinhos: Manoel de ... Barbosa e Francisca Ribeiro, casados (pesq. Fabricio Gerin)

3-2-3-1-3 Ana Maria de Sampaio casou com Francisco Antonio de Souza, irmão inteiro de Manoel de Souza Lopes abaixo citado. Geração na família “Antonio de Souza Lopes”.

3-2-3-1-4 Maria de Sampaio, natural da Cotia-SP. Aos 25-04-1761, dispensados do impedimento em 4º grau de consanguinidade, casou com Antonio Rodrigues de Aguiar, natural de Mogi das Cruzes-SP, filho de José Rodrigues de Aguiar e de Ana Pinta de Siqueira.

Aiuruoca, MG - Casamentos - Aos 25/04/1761, Matriz, dispensados do quarto grau de consanguinidade, Antônio Rodrigues de Aguiar, f.l. de José Rodrigues de Aguiar e de Ana Pinta de Siqueira, natural da freguesia de Santana das Cruzes da Vila de Mogi, com Maria de Sampaio, f.l. de Manoel Rodrigues de Siqueira e Maria de Sampaio, natural da freguesia da Cotia do Bispado de São Paulo. Foram Testemunhas Francisco X[dobra]er do Rosário, Domingos João, Bento Rodrigues. (aa Francisco apagado) e Domingos João de Noronha (pesq. Silvia Buttros).

          Aos 20-02-1773 em Aiuruoca-MG, sem constar no termo que era viúva, Maria de Sampaio casou com Manoel de Souza Lopes, viúvo de Maria do Rosário e filho de Antonio de Souza Lopes e Maria Moreira; família “Antonio de Souza Lopes”.

          Maria de Sampaio e seu primeiro marido Antonio Rodrigues de Aguiar tiveram os filhos, batizados em Aiuruoca, q.d.:

3-2-3-1-4-1 Catarina em 01-12-1763.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 01 dez 1763 Serranos, Catharina, f.l. de Antonio Roz de Ag.ar e s/m Maria de Sampaio, padr.: Mel. Roz de Siqr.ª e sua filha Maria de Siqr.ª

3-2-3-1-4-2 Eugenia em 19-09-1765.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 set 1765 Serranos, Eugenia, f.l. de Antonio Rois de Ag.ar e Maria de Sampayo s/m, padr.: Fran.co Martins Alfenas e Sebastiana Pr.ª.

3-2-3-1-4-3 Antonio em 14-04-1768.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 abril 1768 Serranos, Antonio, f.l. de Antonio Ros de Ag.ar e M.ª de Sampaio, nasceu aos 6 do d.o, padr.: João Martins Borralho e Anna Ma. de Sampaio.

 

3-2-3-1-5 Inácio Rodrigues de Sampaio padrinho, juntamente com a irmã Maria, da sobrinha filha de Ana Maria de Sampaio.

Lavras, MG Igreja Santana aos 26-07-1776 nesta igreja matriz bat a Maria, f.l. Francisco Antonio de Souza e Ana Maria, padr.: Inacio Rodrigues de S. Payo e s/irmã Maria de S. Payo mulher de Manoel de Souza, todos desta freguesia.

          Inácio, batizado em Cotia-SP. Em Aiuruoca aos 26-11-1765 casou com Quitéria Maria de Jesus, daí natural, filha de José de Oliveira Guimarães e de Ignez Barbosa.

Aiuruoca, MG aos 26-11-1765 se receberam Inacio Rodrigues de Sampaio, batizado na freguesia da Sra de Monserrate da Cotia Bispado de S. Paulo, f.l. de Manoel Rois de Siqueira e Maria de Sampaio = Com Quiteria Maria de Jesus, f.l. de Jose de Oliveira G.es e Ignez Barbosa. Testemunhas Joaquim G. de Araujo , Domingos A. Marq.s

Pais de, q.d., batizados em Aiuruoca:

3-2-3-1-5-1 Mariana em 20-09-1766.

Aiuruoca, MG aos 20-09-1766 na capela dos Serranos bat a Mariana, f.l. de Inacio Rodrigues de Sampaio e Quiteria Maria de Jesus, q nasceu em 4 do dito mes, foram padrinhos Manoel Roiz de Siqueira e Maria Madalena.

3-2-3-1-5-2 Escolástica em 15-08-1767.

Aiuruoca, MG aos 15-08-1767 na capela dos Serranos bat a Escolastica, f.l. de Inacio Rodrigues de Sampaio e Quiteria Maria de Jesus, q nasceu em 3 do dito mes, foram padrinhos Manoel Roiz de Siqueira e Ignez Barbosa avo paterno e avo materna.

3-2-3-1-5-3 Ana em 20-02-1769.

Aiuruoca, MG aos 20-02-1769 bat Ana, f.l. de Inacio Rodrigues de Sampaio e Quiteria Maria, q nasceu em 10 do dito mes, foram padrinhos Bernardo Antunes Barbosa e Maria de S.Paio.]

3-2-3-1-5-4 Joaquim em 01-11-1770.

Aiuruoca, MG aos 01-11-1770 na capela dos Serranos bat a Joaquim, f.l. de Inacio Rodrigues de Sampaio e Quiteria Maria , q nasceu em 20 de 8bro, foram padrinhos Jose Alves de Figueiredo e Maria Pereira de Jesus.

3-2-3-1-5-5 Teresa em 02-07-1772.

Aiuruoca, MG aos 02-07-1772 na capela dos Serranos bat a Teresa, f.l. de Inacio Rodrigues de Sampaio e Quiteria Maria de Jesus, q nasceu aos 20 do mes de junho do dito ano, foram padrinhos Jose de Oliveira Guimarães e Maria Barbosa, solteira sua filha.

3-2-3-1-5-6 Lourenço batizado na Ermida de N. Sra da Ajuda das Três Pontas em 26-12-1784.

Lavras, MG Igreja Santana aos 26-12-1784 na ermida de N. Sra da Ajuda das Tres Pontas filial desta matriz bat a Lourenço, f.l. Inacio Rodrigues de São Paio e Quiteria Maria de Jesus, padr.: Inacio Franco de Oliveira e Rita Maria.

3-2-3-1-6 Rita Maria de Jesus, natural da Cotia-SP. Em Aiuruoca aos 12-01-1761 casou com Inacio Correa de Alvarenga, natural de Itu-SP, filho de Antonio Gonçalves da Silva e Isabel Correa.

Aiuruoca, MG - Casamentos - Aos 12-01-1761, Capela de Serranos, Inácio Correia Alvarenga, f.l. de Antônio Gonçalves da Silva e Isabel Correia, natural da Vila de Itu, Bispado de São Paulo, com Rita Maria de Jesus, f.l. de Manoel Rodrigues de Siqueira e Maria de Sampaio, natural da freguesia de N.S. de Montserrat da Cotia, do dito Bispado. Testemunhas: José Homem de Mendonça e Bento Rodrigues (pesq. Silvia Buttros).

Pais de, q.d.:

3-2-3-1-6-1 Inácio em 01-11-1762.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 nov. 1762 Serranos, Ignacio, f.l. de Ignacio Corr.ª Alvarenga e s/m Ritta Maria de Jesus, padr.: D.os Ros S.ª e Maria de Sampaio cc. Manoel Ros de Seq.ª

3-2-3-1-6-2 José em 08-12-1764.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 dez 1764 Serranos, Joseph, f.l. de Ignacio Corr.ª Alvarenga e Ritta Maria de Jesus, padr.: Manoel Machado Toledo e Thomasia Maria das Neves cc. Manoel Machado da S.ª.

Diogo Adorno de Sampaio e Maria Nunes tiveram dois filhos citados em SL. 5º, 292, 3-3. Encontramos mais a filha:

3-2-3-4 Inácia Monteira, natural da Cotia-SP. Em Aiuruoca-MG aos 23-10-1753 casou com Salvador Nunes da Costa, natural de Parati-RJ, filho de Manoel Garcia e Josefa Nunes da Costa

Aiuruoca, MG matr - aos 23-10-1753 na capela da Sra do Bom Sucesso do arraial dos Serranos se receberam Salvador Nunes da Costa, f.l. de Manoel Garcia e Josefa Nunes da Costa, n/b na freguesia da Sra dos Remedios de Parati Bispado do Rio de Janeiro = com Inacia [dobra]teyra, f.l. de Diogo Adorno de Sampaio e Maria Nunes de Siqueira, n/b na freguesia da Sra de Monserrate de Cotia do mesmo bispado. Test.: Manoel Rodrigues de Siqueira, casado e Bernardo Antunes Barbosa, assistentes nesta freguesia.

Pais de, pelo menos:

3-2-3-4-1 Teresa batizada em 02-05-1762.

Aiuruoca, MG aos 02-05-1762 na capela da Sra do Bom Sucesso dos Serranos bat a Teresa, f.l. de Salvador Nunes da Costa e Inacia Montr.ª, foram padrinhos Manoel Antunes da Costa, solteiro e Josefa de Souza casada com Francisco Martins Borr.º

 

Luiz e Catarina tiveram:

3-2-4 João Monteiro de Alvarenga, estava casado em 1726 (inventário materno).

3-2-5 Maria Monteira de Alvarenga casou em 1712 com Bento Ferreira de Queiroz,, natural do Espirito Santo, filho de João Paes de Queiroz e Izabel Correa de Lira.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em 1712 Bento Ferreira f. João Paes de Queiroz e [-----] Correa de Li-a(?) = cc Maria Monteira de Alvarenga, f. Luiz M[--------] e Catarina de Freitas.

         Bento fez seu testamento em Mogi das Cruzes em 10-12-1733 e faleceu em janeiro de 1734 em Pindamonhangaba aonde tinha ido curar.se. Deixou sete filhos e uma póstuma.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em janeiro de 1734 Bento Ferreira de Queiroz marido de Maria Monteira, de cujo matrimonio deixou  Francisco = Mauricio = Izabel = Barbara = Lourenco = Angela = Ana = Deixou seu corpo fosse sepultado na capela de N. Sra do Carmo e como fizesse viagem para Pindamonhangaba para cura, faleceu e foi sepultado

 

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Bento Ferreira de Queiroz

aos 13-09-1734

Vivua Maria Monteira de Alvarenga

Faleceu com testamento na vila de Pindamonhangaba indo a curar-se, nos primeiros dias do mes de janeiro deste presente ano. Tiveram oito filhos: Francisco = Mauricio = Izabel = Barbara = Lourenco = Angela = Ana = Josefa e que esta nascera depois do falecimento do dito defunto aos 14-03.

 

Titulo dos filhos: Francisco 20 = Mauricio 18 = Izabel 16 = Barbara 13 = Lourenco 10 = Angela 7 = Ana 5 = e Josefa 7 meses.

Francisco de Borja Xavier, morador nesta vila e tutor dos orfãos do inventario de Bento Ferreira

 

Testamento aos 10-12-1733

(...) testamenteiros meu compadre Antonio Coelho de Azevedo e a Domingos Fernandes da Cruz.

Sou n. da capitania do Espirito Santo da vila da Vitoria, f.l.  João Paes de Queiroz e Izabel Correa de Lira.

Sou cc nesta vila com Maria Monteira e temos 7 filhos: Francisco = Mauricio = Izabel = Barbara = Lourenco = Angela = e Ana.

Declaro que na mão de meu cunhado Antonio Monteiro tenho 3 moedas.

Declara devedores, entre eles: por certos servicos que fiz a minha tia Ana do Rosario, me prometeu vogalmente 20000 rs.

Tenho uma fls de partilha na roça que me coube da mesma Ana do Rosario.

Devo aos herdeiros de Antonio Ferreira de Queiroz, na capitania do Espirito Santo, 46.000 rs

Idem na cap. do Esp Sto aos herdeiros de Bras Gomes, cujo morreu queimado por judeu, uma moeda de 4.800 rs.

Vila de Mogi 11-12-1733

Cumpra-se 14-01-1734

3-2-6 Antonio Monteiro de Alvarenga, com 27 anos em 1726.

3-2-7 Timoteo Monteiro ou Correa de Alvarenga casou com Antonia Leme do Prado, filha de Francisco Leme do Prado e Ascença Vieira, família “João Soares”, neste site.

Pais de, q.d.:

3-2-7-1 Josefa, batizada em 07-12-1727

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-12-1727 Josefa, f.l. Timoteo Correa de Alvarenga e Antonia Leme do Prado, padr.: João dos Santos e Acensia Vieira, todos desta freguesia.

3-3 Ana Pedroso de Alvarenga e Francisco Martins de Gouvea. Entre seus filhos:

3-3-1 Antonio Correa Pinto casou duas vezes. Com Maria Pinheira falecida em 19-03-1738, filha de Manoel Maciel da Cunha e Antonia Furtado, família “Pinheiro, os irmãos Francisco e João” Cap. 2º. Teve geração de três filhos.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Maria Pinheira

Mulher de Antonio Correa Pinto

Orfãs Ana e Maria

Tutor Antonio Nunes de Siqueira

Autos 30-04-1738

Faleceu sem testamento aos 19-03 do presente ano

Titulo dos Filhos:

Rosa, de 4 anos (casou) = Ana de mes e meio = Maria, de mes e meio.

 

Diz Antonio Nunes de Siqueira tutor das orfas que ficaram por falecimento de seu pai Antonio Nunes de Siqueira, Ana e Maria (...) 23 de [--] de mil oitocentos(sic) e cincoenta.

Recebeu o tutor Antonio Nunes de Siqueira a quantia de  (.;..) das receitas pertencentes e Ana e Maria. 07-01-1754.

Termo de fiança que da Antonio Correa Pinto, das legitimas de seus filhos orfãos, por se casar segunda vez 29-08-1743.

Termo de quitação ao pagamento da legitima da herdeira Rosa Pedrosa cc Antonio Nunes de Siqueira 09-07-1753.

Segunda vez aos 14-11-1741 com Ignez Correa de Lemos, viúva de Antonio de Brito Pereira e filha de Francisco Jorge de Godoy e Ignez Fragosa de Mattos, família “Godoys” neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-11-1741 Antonio Correa Pinto cc Ignez Correa de Lemos, ambos viuvos, todos nts e moradores desta.

Antonio faleceu em 04-03-1753. Sem geração do segundo matrimônio.

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

capa [rasgado] Antonio Correa Pinto, marido de Ignez Correa de Lemos

Autos 09-07-1753

Inventariante a viuva cabeça de casal Ignez Correa de Lemos

Falecera sem testamento aos 04-03-1753.  Fora cc segunda vez com ela inventariante. Do primeiro matrimonio tivera 3 filhas e do segundo não tiveram filho algum.

 

Titulo dos filhos:

De seu primeiro matrimonio com Maria Pinheira:

Rosa Pedrosa cc Antonio Nunes de Siqueira

Ana e Maria, nascidas de um parto, 14 para 15 anos.

 

Ignez faleceu com testamento em 26-01-1761 com filha única do primeiro matrimônio:

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Inês Correa de Lemos (inventariante: seu genro Francisco Ribeiro)

Translado do testamento 1761

Testamenteiros: Jose de Lima Franco e Manoel de Siqueira Afonso.

Sou natural desta vila, fl. de Francisco Jorge de Godoy e Inês Fragosa de Matos, falecidos.

Casada 1ª c Antonio de Brito Pereira - tive 1 filha: Ana das Neves Pereira

Depois fui casada com Antonio Correia Pinto, que também é falecido

minha filha Ana das Neves Pereira foi casada com Boaventura Domingues, e depois com Francisco Ribeiro.

Deixo a minha neta Ana (...); minha neta Maria (...),

Cumpra-se 26-01-1761

 

Autos: 28/02/1761

Inventariante Francisco Ribeiro cabeça de s/m Ana das Neves Pereira.

Morrera com seu testamento em 26-01-1761. Fora duas vezes casada. Primeira com  Antonio de Brito Pereira e tiveram uma filha Ana das Neves Pereira casada com o inventariante. Do segundo casada com Antonio Correa Pinto, defunto, não tiveram filhos.

Titulo dos Filhos: Ana das Neves Pereira cc Francisco Ribeiro, Filha do primeiro matrimonio.

3-3-2 Ana Pedrosa casou com Francisco Dias Antunes, filho de outro e Clara Pereira. Geração em aportes à GP:” Clara Pereira - SL.III, 278,3-1”.

3-4 Maria Pinto de Alvarenga casou com João de Torres de Macedo, filho de Lazaro de Torres e Maria de Macedo, família “Lazaro de Torres”.

Ambos inventariados em Mogi das Cruzes. Maria em 1686 e João em 1689. Tiveram 4 filhos:

Inventarios de Moji das Cruzes:; 2º Cartório

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Maria Pinta de Alvarenga

Autos 24-03-1686

Declarante: por o viuvo João de Torres se encontrar no sertão, Antonio Martins de Gouvea.

(...) Antonio Pedroso de Alvarenga, que seu cunhado o viuvo João de Torres lhe devia (...).

Titulo dos filhos: Antonio = Manoel = Izabel, defunta = Maria, menina.

 

Inventarios de Moji das Cruzes:; 2º Cartório

João de Torres - 1689

Autos 17-11-1689 em pousadas de Antonio Martins de Gouvea, por morte da mulher do defunto.

Herdeiros:

Antonio de Torres (de Alvarenga)

Manoel Pinto de Torres

Maria Alvarenga.

Procurador dos órfãos: Nuno de Goes Moniz

 

18-11-1689 curadoria dos órfãos: Antonio Martins de Gouvea fiado por Sebastião da Fonseca Pinto.

03-03-1698 Manoel Pinto está casado e quer sua folha de partilha.

3-4-1 Antonio de Torres de Alvarenga, batizado em 1674.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [termo danificado] no mesmo dia e era (1674), Antonio,  f Jo-- de Torres e --------  Alvarenga

3-4-2 Manoel Pinto de Torres. Estava casado em 1698.

3-4-3 Izabel, já falecida em 1686.

3-4-4 Maria Alvarenga, batizada em 19-11-1685.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 19 de novembro 1685 a Maria, f. João de Torres e Ma[danificado] Alvarenga, padr.: João Lopes de Lima e Maria Barbosa.

3-5 Izabel de Siqueira casou com Nuno de Góes Moniz natural do Espirito Santo, ambos falecidos em Mogi das Cruzes. Nuno em 29-10-1708 e Izabel em 25-08-1709. Tiveram seis filhos:

Inventarios 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Izabel de Siqueira - 1709

mulher do defunto Nuno de Goes Moniz

Autos: 26-10-1709

Tem este inventario, entre outros filhos, um menor: Salvador, 18 anos.

 

Pelo herdeiro mais velho, Matias de Goes da Silva, foi declarado os herdeiros.

Titulo dos Filhos:

- Matias de Goes, casado, 39 anos

- Leandro, solteiro, 34

- Tome de Goes da Silva, casado, 28

- Jose de Goes, casado, 26 anos.

- Margarida, cc. Luiz de Candia, 21 anos

- Salvador, 18 anos solteiro.

 

Margarida Vaz mulher de Luiz de Candia

José de Góes da Silva

Leandro de Goes da Silva

 

Testamento: aos 08-08-1709 eu Izabel de Siqueira (...).

Testamenteiros: meu filho Matias de Goes e meu genro Luiz de Candia.

Sou n. desta vila de Mogi, f. Antonio Monteiro de Alvarenga e Violante de Siqueira, já falecidos.

Fui cc Nuno de Goes Moniz, n. da Capitania do Espirito Santo, e tivemos seis filhos, 5 machos e uma femea: Matias de Goes = Leandro de Goes = Tome de Goes = Jose de Goes = Salvador de Goes = e Margaria Vaz.

Aprovação: 21-08-1709

Abertura: 25-08-1709

 

apenso o de Nuno de Goes Moniz 28-12-1709 [obs.: 1708, 1709 por ser passado o dia 25-12]

pela viuva Izabel de Goes

Titulo dos filhos:

Matias, casado, 38 anos

Leandro, solteiro, 33

Tome, casado, 27

Jose, casado, 25

Margarida, cc Luiz de Candia, 20 anos

Salvador, solteiro, 17.

Procurador dos orfãos: Luiz de Candia de Abreu.

 

Testamento: aos 24-10-1708 eu Nuno de Goes (...)

Testamenteiros: Matias de Goes, meu filho, Luiz de Candia e Luiz Monteiro de Alvarenga.

Sou n. da Capitania do Espirito Santo, casado nesta vila com Izabel de Siqueira. Temos 5 filhos e uma filha: Matias de Goes = Leandro de Goes = Tome de Goes = Jose de Goes = Salvador de Goes = e Margaria Vaz.

Herdeira da terça a mulher

Aprovação: 24-10-1708

Abertura: 29-10-1708

 

3-5-1 Matias de Góes da Silva com 39 anos em 1709. Em Nazaré Paulista aos 01-06-1693 casou com Domingas Dias Antunes filha de Francisco Dias Antunes e Clara Pereira, em aportes à GP “Clara Dias - SL.III, 278,3-1”.

Nazaré Paulista, SP igreja N. Sra de Nazaré aos 01-06-1693 Mathias de Goes da Silva, f.l. Nuno de Goes Muniz e Izabel de Siqueira moradores na vila de Santa Ana de Mogi das Cruzes = cc Domingas Antunes, f.l. Francisco Dias Antunes e Clara Pereira, moradores desta freguesia. Test.; Domingos de Lima e o Cap. Antonio Pereira de Avellar.

         Matias faleceu em 11-05-1711 em Mogi das Cruzes onde foi inventariado.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-05-1711 fal. Matias de Goes Costa, deixou por testamenteiros a Luiz de Candia e s/mulher Domingas Dias Antunes e a terça para sua alma digo sua mulher e a sua alma seis missas.

 

Inventarios: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Matias de Goes da Silva e Domingas Dias - Petição

Diz Manoel Antunes, morador desta vila que ele como cabeca de s/m Helena Pedrosa de Jesus, f.l. que ficou por morte de Matias de Goes da Silva e Domingas Dias Antunes, como herdeiro quer tirar uma certa quantia de dinheiro.

 

Procuração

25-08-1744 - Mogi

Que Fazem: Rosa Maria da Silva e Izabel de Siqueira moradoras no distrito de Jacarai

Fins: tirar as suas legitimas

Procuradores: Manoel Antunes de Abreu e Angelo Vaz Pinto.

 

30-11-1744 Mogi

Que Faz: Francisco de Goes da Silva

Procuradores: Manoel Antunes e Angelo Vaz Pinto

Fins: mover uma causa sobre uma deixa de umas orfãs.

 

24-12-1744 Mogi

Que Faz: Matias de Goes da Silva como herdeiro de Matias de Goes da Silva

Procuradores: Manoel Antunes de Abreu

Fins: tirar algum dinheiro do cofre, da legitima de seus pais.

 

Certidão - 17-02-1743

Certifico eu Estanislau Cardoso da Cia de Jesus superior desta aldeia de S. Jose da Paraiba, bem como  informando-me de alguns indios principais desta aldeia do falecimento da moça Luiza, filha de Matias de Goes e Domingas Dias Antunes disseram e certificaram em como falecera nesta aldeia e fora enterrada na igreja antiga da mesma aldeia em tempo que era aqui superior o Revdo Padre Inacio Pinheiro. E para que conste da verdade passei esta por mim feita e assinada.

Aldeia de São Jose 17-02-1743

 

         Compareceram no inventário de Matias:

3-5-1-1 Matias de Góes da Silva. (segundo SL. 5, 320, 4-2) Casou com Maria Correa de Alvarenga, filha de Guilherme Vaz Madeira e de Inês Moreira.

          Pais de, q.d.:

3-5-1-1-1 Inácio batizado em 26-10-1736.

Aiuruoca, MG aos 26-10-1736 batizou, Cosme de Souza Castro, solteiro, por nessecidade em casa a Inacio, f.l. de Matias de Goes e Maria Correa de Alvarenga, todos desta freguesia, E nesta mesma igreja lhe pus os santos oleos.

3-5-1-1-2 Francisca, batizada em Aiuruoca-MG em 03-08-1738.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 agosto 1738 matriz, Francisca,  f. Mathias de Goys da Silva e Maria Correa de Alvarenga, padr.: Joam Baptista Prestes, solteiro e Maria Soares mulher de Domingos Teixeira de Moraes.

3-5-1-1-3 Tomé em 25-07-1741.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 25 julho 1741 Lagoa, Thome, f. de Mathias de Goes e s/m Maria Correa de Alvarenga, padr.: Henrique Teixeira, solteiro e Maria Soares ---, todos desta freguesia.

3-5-1-2 Helena Pedrosa de Jesus em 27-09-1742, viúva, casou com Manoel Antunes de Abreu, filho de Francisco Pimenta de Abreu e Domingas Antunes de Mattos

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-09-1742 Manoel Antunes de Abreu, f.l. Francisco Pimenta de Abreu e Domingas Antunes de Mattos = cc Helena Pedrosa de Jesus, viuva, f.l. Matias de Goes da Sylva e Domingas Dias Antunes, todos nts e moradores desta. Test.: Angelo Rodrigues e Simão Rodrigues da Cunha

 

3-5-1-3 Rosa Maria da Silva, moradora em Jacarei

3-5-1-4 Izabel de Siqueira, idem

3-5-1-5 Luiza, faleceu na aldeia de S. Jose da Paraiba antes de fevereiro de 1743.

3-5-2 Leandro de Góes da Silva, 34 anos, solteiro. Aos 07-02-1712 casou com Maximiana de Siqueira, filha Manoel de Siqueira Caldeira e Ana Pimenta, família “Manoel de Siqueira Caldeira”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 07-02-1712 Leandro de Goes f. Nuno de Goes e Izabel de Siqueira, já defuntos = cc Maximiana de Siqueira, f. Manoel de Siqueira Caldeira e Ana Pimenta.

         Maximiana faleceu em 01-04-1725 e deixou os filhos: Ana, com 9 = Angelo de 8 = Manoel de 5 = João de 4 = Salvador de 2 anos e oito meses.

Inventarios do 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

capa 24-09-1725

Maximiana de Siqueira mulher de Leandro de Goes moradores nesta vila de Mogi

tem este inventario cinco orfãos herdeiros: Ana, de idade de nove p/dez anos = Angelo, de --- = Manoel de 5 = João de 4 = e Salvador de 2; tutor o pai Leandro de Goes da Silva

Autos 22-09-1725 nesta vila de Mogi

Declarante Leandro de Goes da Silva.

Faleceu em 01 abril com testamento

Titulo dos filhos: Ana, com 9 = Angelo de 8 = Manoel de 5 = João de 4 = Salvador de 2 anos e oito meses.

E declarou o inventariante que a esta fazenda devia seu irmão Salvador de Goes Moniz.

         Entre os filhos do casal:

3-5-2-2 Ângelo Vaz da Silva, com 8 anos em 1725. Aos 09-06-1744 casou com Maria de Jesus (ou Nunes) Nogueira, filha de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 09-06-1744 Angelo Vaz da Silva, f.l. Leandro de Goes e Maxi[-----] de Siqueira = cc Maria de Jesus Nogueira, f.l. de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus, todos nts e moradores nesta.

          Viúvo, aos 14-12-1769 Ângelo casou com Maria Pinta de Moraes (ou de Jesus), filha de Domingos João do Monte e Maria Pinta de Siqueira casados em 16-06-1743, neta paterna de João de Monte Fortes e Maria de Rezende naturais da ilha de S, Miguel, neta materna de Marcelino Carassa Pinto e Sebastiana Soares de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 14-12-1769 Angelo Vaz Pinto, n. desta e viuvo de Maria de Jesus Nogueira, f.l. Leandro de Goes da Silva e Maximiana de Siqueira, falecidos, np Nuno de Goes e Margarida Vaz Pinta, nm Manoel de Siqueira e Ana Pinta  = cc Maria Pinta de Moraes, n. desta, f.l. Domingos João e Maria Pinta de Moraes, np de João do Monte Fortes e Maria Reis da Silva nts todos da Ilha de S. Miguel, nm Marcelino Carassa e Maria de Jesus. Test.: Domingos Soares cc Domingas de Lima nts desta freguesia, e Angelo Dias de Siqueira cc Carolina de Jesus nts desta.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-06-1743 Domingos João, f.l. João de Montaforte e Maria de Rezende nts da Ilha de S. Miguel = cc Maria Pinta de Siqueira, f.l. Marcelino Carassa Pinto e Sebatiana Soares de Siqueira, todos os mais nts e moradores desta.

          Ângelo e Maria de Jesus tiveram:

3-5-2-2-1 Ana Nunes de Jesus aos 24-05-1767 casou com Angelo Pinto de Moraes, f.l. Domingos João e Maria Pinta de Moraes. Com geração

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 24-05-1767 Angelo Pinto de Moraes, f.l. Domingos João e Maria Pinta de Moraes, np João do Monte Forte e Maria de Rezende e nm Marcelino Carassa Pinto e Maria(sic) de Siqueira = cc Ana Nunes de Jesus, f.l. Angelo Vaz da Silva e Maria Nunes de Jesus, np Leandro de Goes da Silva e Maximiana de Siqueira e nm Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus. Test.: Salvador de Goes cc Ana Leme, e Francisco Leme Nogueira cc Angela Pedrosa.

3-5-2-2-2 Izabel Nunes aos 22-02-1770 casou com João Carassa Pinto, filho de Marcelino Carassa Pinto e Sebastiana(ou Maria) de Siqueira. Com geração.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-02-1770 João Carassa Pinto, n. desta, f.l. Marcelino Carassa Pinto e Maria(sic) de Siqueira, np Marcelino(sic) da Cunha Carassa e Maria da Motta, nm Miguel Dias de Siqueira e Maria Soares da Siqueira= cc Izabel Nunes, f.l. Angelo Vaz da Silva e Maria de Jesus, np Leandro de Goes e Maximiana de Siqueira, nm Francisco Nunes de Mattos e Maria Fernandes Nogueira.

3-5-2-2-3 Maria Nunes de Jesus aos 17-01-1786 casou com Joaquim de Oliveira Silva, filho de Francisco de Oliveira e Vitoria Mendes de Moraes, neto paterno de Salvador de Oliveira e Francisca de Moraes, neto materno de Pedro Paes e Domingas de Moraes.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 17-01-1786 Joaquim de Oliveira Silva, n. desta, f.l. Francisco de Oliveira e Vitoria Mendes de Moraes nts desta vila, np Salvador de Oliveira e Francisca de Moraes, nm Pedro Paes e Domingas de Moraes todos ntes desta vila = cc Maria Nunes de Jesus, n. desta vila, f.l. Angelo Vaz da Silva e Maria de Jesus Nogueira, np Leandro de Goes da Silva e Catarina Vaz Pinta, nm Francisco Nunes de Mattos e Maria [------] Nogueira, todos ntes desta vila

 

Ângelo e Maria Pinto de Moraes tiveram:

 

3-5-2-2-4 Angela Maria de Jesus aos 26-11-1791 casou com Francisco Nunes da Silva, filho de Marcelino Nunes de Siqueira e Maria Nunes da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-11-1791 Francisco Nunes da Silva, f.l. Marcelino Nunes de Siqueira e Maria Nunes da Silva = cc Angela Maria de Jesus, f.l. Angelo de Goes da Silva e Maria Pinta de Jesus, todos nts desta freguesia

3-5-2-2-5 Salvador de Góes aos 29-11-1792 casou com Angela Nunes de Siqueira, filha Marcelino Nunes de Siqueira e Maria da Silva

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-11-1792 Salvador de Goes, f.l. Angelo Vaz da Silva e Maria Pinta de Jesus = cc Angela Nunes de Siqueira, f.l. Marcelino Nunes de Siqueira e Maria da Silva

 

3-5-2-3 Manoel, filho de Leandro de Góes da Silva e Maximiana de Siqueira, com 5 anos em 1725.

3-5-2-4 João de Góes Moniz, com 4 anos em 1725. Aos 01-08-1758 casou com Luzia Leme da Silva, filha de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira. Com geração

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 01-08-1758 João de Goes Moniz, f.l. Leandro de Goes da Silva e Maximiana de Siqueira, np Nuno de Goes Muniz e Izabel Pinta, nm Manoel de Siqueira Caldeira e Ana Pimenta de Abreu = cc Luzia Leme da Silva, f.l. Valerio da Silva e Izabel Nunes Nogueira, np Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira, nm Antonio da Cunha Pinto e Catarina Vaz. Todos nts e moradores desta freguesia.

3-5-2-5 Salvador de Goes Moniz (ou da Silva), com 2 anos e oito meses em 1725. Em fevereiro de 1748 casou com Ana de Lima, filha de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira, esta filha de Geraldo Fernandes Nogueira e Domingas de Lima do Prado. Com geração

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em fevereiro 1748 Salvador de Goes da Silva, f.l. Leandro de Goes da Silva e Maximiana de Siqueira(?) = cc Ana de Lima, f.l. Gerado Fernandes Nogueira e Domingas de Lima do P-------, todos nts e moradores desta

3-5-3 Tomé de Góes da Silva, 28 anos, casado. Tomé casou primeiro com Maria da Apresentação de Abreu falecida em 24-01-1735 e filha de Sebastião de Candia e Catarina Pimenta, família “Lazaro de Torres”.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 24-01-1735 fal. Maria da Apresentação de Abreu mulher de Tome de Goes da Silva. Testamenteiros João Domingues de Carvalho, Tome Pimenta de Abreu e Miguel Fragoso de ----.

         Segunda vez aos 06-06-1735, Tomé casou com Izabel da Cunha de Jesus, filha de Marcos Machado de Lima e Maria das Neves. Faleceu em 20-11-1736, com nove filhos do primeiro matrimônio e filha única do segundo.

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 06-06-1735 Tome de Goes da Silva, viuvo, f. Nuno de Goes Moniz = cc Izabel da Cunha de Jesus, f.l. Marcos Machado de Lima e Maria das Neves, todos  deta freguesia.

 

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-11-1736 Tome de Goes da Silva marido de Izabel da Cu[-----] de [-----]. Testamenteiros Tome Pimen-- e Domingos Pimenta e João Domingues de Carvalho

 

         Tomé e Maria da Apresentação tiveram (situação em 29-03-1735):

3-5-3-1 Josefa de Goes de Jesus, batizada em 18-07-1707. Casou com José de Lima Franco, filho de Manoel de Lima Pereira e Esperança Franco, neto materno do Cap. Manoel Franco de Brito e Maria da Rocha do Canto, família “Braz de Piña”.

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-07-1707 Josefa, f. Tome de Goes e Maria da Apresentação, padr.: Jorge de -- Pedroso.

          Josefa faleceu com testamento de 06-01-1757 e foi inventariada no mesmo ano. José aos 11-08-1757 casou com Teresa da Silva, filha de Gregório Alves e Maria Gomes, viúva de João da Costa Lima.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 11-08-1757 Jose de Lima Franco, viuvo de Josefa de Godoy de Jesus = cc Teresa da Silva, viuva de João da Costa de Lima

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, - aos 09-06-1737 João da Costa Lima, f.l. Sebastião Machado e Maria da Cunha = cc Teresa da Silva, f.l. Gregorio Alvares e Maria Gomes. Todos nts e freg. desta;

 

          Segundo testamento e inventário de Josefa, foram oito os filhos do casal:

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Treslado do testamento de Josefa de Góes de Jesus - 06/01/1757

Testamenteiros: a meu marido Jose de Lima Franco e a meu irmão Antonio de Goes.

Sou natural desta vila, fl. de Tomé de Góes e Maria da Apresentação de Abreu, já defuntos.

Sou casada com José de Lima Franco, natural desta vila - tivemos 8 filhos: Antonio de Lima, casado; Angela, casada; outra Maria, solteira; João, solteiro; Francisco, solteiro; Angelo; José; Ana.

 

Autos: 1757

Inventariante o viuvo Jose de Lima Franco

Titulo dos Filhos:

Antonio de Lima, 27

Angela cc Simao Fernandes

Maria cc Angelo Domingues de Carvalho

João, de 22

Francisco, de 20

Angelo de 18

Jose, de 15

Ana de 10.

 

Termo de fiança em 03-10-1757 que da o viuvo da legitima de seus menores, por estar casado segunda vez.

Fiador: Manoel Rodrigues do Amaral.

 

Contas aos 24-03-1764

Se achavam ja casados, Angela com Simão Fernandes

Maria do Senhor cc Angelo Domingues

Ana Franca de Lima cc Antonio Rodrigues Coelho

Antonio de Lima cc

João Batista Franco cc

Francisco e Jose andam ausentes.

Angelo, menor em companhia do pai.

 

Autos Civeis de habilitação em 27-04-1768

Habilitante Antonio Rodrigues Coelho por cabeça de s/m Ana Franca de Jesus.

Testemunhas:

- Jacinto Pereira de Castro, n. cidade de Braga, casado, lavoura, 50 anos, aos costumes disse nada.

- Cap. Jose de Araujo Ferraz, n. desta, cc na cidade de S. Paulo, vive de suas agencias, 44 p/ 45 anos. (...) Antonio Rodiruges Coelho, f.l. Domingos Rodrigues Coelho, ja defunto, e Joana Ribeira de presente casada com Alvaro Ferreira e que o dito habilitante se achava cc Ana Franca de Jesus f.l. Jose de Lima Franco e sua primeira mulher Josefa de Goes.

- Estevão da Costa de Macedo, n. cc e morador nesta vila, vivre de seu oficio de carpinteiro, idade 50 anos,

- Angelo Fernandes Nogueira, n. cc e morador nesta vila, vive de lavoura, 54 anos.

 

Autos Civeis de habilitação em 04-05-1768

Habilitante Joao Batista Franco

Testemunhas:

- Alf. Jose Nogueira Colaco, n. cc e morador nesta vila, lavoura, 60 anos.

- Antonio Ribeiro do Prado, n. vila Parnaiba cc e morador nesta, lavoura, 52 anos.

- Salvador da Silva Cunha, n. cc e morador nesta, lavoura, 42 anos.

 

3-5-3-2 João de Góes da Silva, com 25 anos em 1735. Aos 15-07-1728 casou com Antonia Soares, filha de João Soares e Antonia de Siqueira.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, - aos 15-07-1728 João de Goes da Silva, f.l. Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação = cc Ana(sic) Soares de Siqueira, f.l. João Soares e Antonia de Siqueira, todos moradores nesta.

Entre seus filhos:

3-5-3-2-1 Maria de Jesus aos 13-07-1746 casou com Francisco José, natural da freguesia do Sobrado Bispado de Lamego (ou da cidade do Porto), filho de João Vieira e Anastácia de Mattos.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-07-1746 Francisco Jose do Sobrado, f.l. João Vieira e Anastacia de Mattos, n. da freg. do Sobrado Bispado de Lamego = cc Maria de Jesus, f.l. João de Goes da Silva e Antonia Soares, estes todos nts e moradores desta.

          Pais de, pelo menos:

3-5-3-2-1-1 Maria do Monte Carmelo aos 14-01-1786 casou com Francisco Fernandes Nogueira, viúvo de Izabel Maria da Ressurrreição (filha de Antonio de Fontes Barbosa e Maria Rodrigues Barbosa) e filho de José Nogueira Colasso e Maria de Lima de Jesus

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-01-1786 Francisco Fernandes Nogueira, n. desta, viuvo de Izabel Maria da Ressurreição = cc Maria do Monte Carmelo, n. desta, f.l. Francisco Jose Sobrado n. da cidade do Porto e Maria de Jesus n. desta, np não soubreram dizer, nm João de Goes da Silva e Antonia Soares de Jesus nts desta vila

          Maria faleceu em Mogi aos 07-03-1822:

Mogi das Cruzes, SP Igreja de Santa Ana obitos. Aos 07-03-1822 no bairro Campo Grande faleceu Maria do Monte Carmelo, natural desta vila de idade 70 anos, casada com Francisco Fernandes Nogueira. Sepultada em campa da Ordem Terceira do Carmo. Fez testamento cujo pio é o seguinte: (...) nada mais continha quanto ao pio.

 

3-5-3-2-5 Maria da Purificação, batizada em 29-06-1761. Aos 23-08-1761 casou com Francisco Nunes de Mattos filho de Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira, neto paterno de João Nunes de Siqueira e Maria de Mattos, neto materno Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa

Batismos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-06-1729 Maria, f.l. João de Goes e Antonia Soares, padr.: Tome de Goes e Antonia de Siqueira

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-08-1761 Francisco Nunes de Mattos, f.l. Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus Nogueira, np João Nunes de Siqueira e Maria de Mattos, nm Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa, todos desta freguesia = cc Maria da Purificação, f.l. João de Goes da Silva e Antonia Soares de Siqueira, np Tome de Goes da Silva e Maria da Purificação, nm João Soares e Antonia Dias de Siqueira.

 

3-5-3-3 Antonio de Góes da Silva, com 23 anos em 1735. Aos 25-09-1742 casou com Maria Machada de Jesus, filha de Manoel Machado de Lima e Ursula de Jesus

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-09-1742 Antonio de Goes da Silva, f.l. Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação = cc Maria de Jesus, f.l. Manoel Machado de Lima e Ursula de Jesus. Todos nts e moradores desta.

          Maria faleceu em 18-04-1761 e foi inventariada pelo viúvo no mesmo ano. Compareceram sete filhos.

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Pesq. Fabricio Ferin

Maria Machada de Jesus (inventariante: seu marido Alferes Antonio de Góes da Silva)

Autos aos 13-05-1761 nesta vila de Mogi

Inventariante o viuvo Alf. Antonio de Goes da Silva.

Morrera sem testamento aos 18-04 de 1761. So fora uma vez casada com ele de cujo matrimonio  [------].

Titulo dos filhos:

Antonio, 11

Antonio, 9

João 4.

Maria, 17

Maria do Rosario 15

Maria 7

Angela de 5 anos.

 

Justificação de Amaro Nunes de Mattos, por cabeça de sua mulher Ana(sic) Maria do Rosario - 29-01-1768, pelo falecimento de sua sogra Maria Machada de Jesus (...)

3-5-3-3-1 Maria de Goes Machado, com 17 anos em 1761. Em Mogi das Cruzes aos 15-08-1762 casou com Luiz Fernandes de Moraes, filho de Gabriel Fernandes de Mendonça e Teresa Leite de Moraes, neto paterno de Miguel Fernandes de Mendonça e Mariana Nogueira, neto materno de Vasco da Motta Cavalcanti e Ana de Oliveira. Geração na família "Miguel Fernandes Nogueira".

3-5-3-3-2 Maria do Rosario, com 15 anos em 1761. Aos 29-06-1762 casou com Amaro Nunes de Mattos, filho de Francisco Nunes de Mattos e Maria Fernandes Nogueira, neto paterno de João Nunes de Siqueira e Maria de Mattos, neto materno de Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa. Geração na família "Miguel Fernandes Nogueira".

3-5-3-3-3 Antonio de Góes da Silva, com 11 anos em 1761. Aos 21-11-1766 casou com Quiteria de Jesus, filha de João Bicudo Pereira e Catarina Gomes Nogueira, neta paterna de João Afonso Pereira e Domingas de Góes, neta materna de Martinho de Carvalho da Cunha e Domingas Fernandes Nogueira, família "Miguel de Carvalho".

3-5-3-3-4 Antonio José dos Santos com 9 anos em 1761. Aos 27-11-1766 casou com Catarina Nunes de Jesus, filha de Francisco Nunes de Mattos e Maria Fernandes Nogueira, neta paterna de João Nunes de Siqueira e Maria de Mattos, neta materna de Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa. Geração na família "Miguel Fernandes Nogueira".

3-5-3-3-5 Maria Machado de Góes com 7 anos em 1761. Aos 25-10-1768 casou com Angelo Vaz Cardoso, filho de João Vaz Cardoso e Angela de Godoy Moreira. Geração na família “Gaspar Vaz Guedes”.

3-5-3-3-6 Angela Machada de Jesus com 5 anos em 1761. As 21-02-1775 casou com Domingos Pereira Vidal, filho de Miguel Bicudo Cardoso e Teresa Fernandes Vidal, netopaterno de Felix Bicudo e Izabel Ribeira, neto materno de João Pereira Vidal e Maria Fernandes, família "Miguel Fernandes Nogueira".

3-5-3-3-7 João de Goes, com 4 anos em 1761. Aos 24-02-1778 casou com Maria de Lima, filha de João Vaz Cardoso e Angela de Godoy Moreira, neta paterna de Domingos Vaz de Lima e Luzia Pedroso da Cunha, neta materna de Antonio Leite Ferreira e Maria Pedroso de Alvarenga, família “Gaspar Vaz Guedes”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-02-1778 João de Goes, n. desta, f.l. Antonio de Goes da Silva e Maria Machada de Jesus, falecidos  = cc Maria de Lima, n. desta f.l. João Vaz Cardoso e Angela de Godoy

3-5-3-4 Ana, com 21 anos em 1735. Ana de Jesus (ou de Góes de Jesus) aos 02-07-1737 casou com Angelo Nunes de Mattos, filho de Francisco Nunes de Mattos

Casamentos 1672-1770- Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 02-07-1737 Angelo Nunes de Mattos, f.l. Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus = cc Ana de Jesus, f.l. Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação. Todos desta.

Entre os seis filhos, citados por S.Leme (vol. 5, 85, 5-12), encontramos em Mogi das Cruzes:

3-5-3-4-1 Margarida Nunes de Jesus aos 07-02-1755 casou com João Leite de Siqueira, filho de João Leite de Siqueira e Agostinha Machada

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 07-02-1755 João Leite de Siqueira, f.l. João Leite de Siqueira e Agostinha Machada = cc Margarida Nunes de Jesus, f.l. Angelo Nunes de Mattos de Godoy e Margarida(sic) Goes de Jesus. Ambos nts desta freguesia.

3-5-3-4-2 Catarina Nunes de Jesus aos 20-08-1761 casou com Joaquim Domingues de Carvalho, f.l. Boaventura Domingues de Carvalho e Ana das Neves Pereira, np João Domingues de Carvalho e Teresa Soares, nm Antonio de Brito Pereira e Ignez Correa de Lemos, família “Godoys” neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 20-08-1761 Joaquim Domingues de Carvalho, f.l. Boaventura Domingues de Carvalho e Ana das Neves Pereira, np João Domingues de Carvalho e Teresa Soares, nm Antonio de Brito Pereira e Ignez Correa de Lemos, todos fregueses desta = cc Catarina Nunes de Jesus, f.l. Angelo Nunes de Mattos e Ana de Goes de Jesus, np Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus, todos desta vila, nmaterna Tome de Goes da Silva e Maria da Purificação de Jesus tambem naturais desta mesma vila.

          Joaquim, viúvo, casou segunda vez aos 20-04-1785 com Josefa Maria de Jesus, filha de Domingos de Almeida Costa e Izabel de Siqueira de Almeida, neta paterna de João de Siqueira Chaves e Ana Maria de Almeida, neta materna Francisco de Almeida e Maria de Chaves

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 20-04-1785 Joaquim Domingues de Carvalho, n. desta, viuvo de Catarina Nunes = cc Josefa Maria de Jesus, n. desta, f.l. Domingos de Almeida Costa e Izabel de Siqueira de Almeida nts desta, nm João de Siqueira Chaves e Ana Maria de Almeida nts. desta, np Francisco de Almeida n. do Rio de Janeiro e Maria de Chaves n. desta.

3-5-3-4-3 José Nunes de Mattos aos 29-11-1766 casou com Mariana Freire, filha de Felix Correa da Silva e Angela de Godoy, neta paterna de Francisco Dias Antunes e Ana Pedrosa de Alvarenga, neta materna de Jorge da Costa e Mariana Freire

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 29-11-1766 Jose Nunes de Mattos, f.l. Angelo Nunes de Mattos e Ana de Goes de Jesus, np Francisco Nunes de Mattos e Maria de Jesus, nm Tome de Goes a Silva e Maria da Purificação de Candia = cc Mariana Freire, f.l. Felix Correa da Silva e Angela de Godoy, np  Francisco Dias Antunes e Ana Pedrosa de Alvarenga, nm Jorge da Costa Pinto(sic) e Mariana Freire. Todos são nts e moradores desta freguesia

3-5-3-4-4 Joaquim Nunes de Mattos aos 07-05-1765 casou com Ana das Neves Pereira, filha de Francisco Ribeiro e Ana das Neves Pereira, neta paterna de Manoel Alvares Couceiro e Maria da Luz do Prado, neta materna de Antonio de Brito Pereira natural de Portugal e Ignez Correa.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 07-05-1765 Joaquim Nunes de Mattos, f.l. Angelo Nunes e Ana ------, np Francisco Nunes de Mattos, n. de S. Paula e Maria Nogueira de Jesus n. desta vila, nm Tome de Goes da Silva e Maria da Purificação de Abreu nts desta vila = cc Ana das Neves Pereira, f.l. Francisco Ribeiro e Ana das Neves Pereira, np Manoel Alvares Cosseiro n. desta e Maria da Luz do Prado n. da vila de Jacarei, nm Antonio de Brito Pereira n. de Portugal e Ignez Correa n, desta vila.

3-5-3-4-5 Francisco Nunes de Mattos aos 19-09-1773 casou com Rita Maria de Santa Ana, filha de João Leite de Siqueira e Agostinha Machada de Lima, neta paterna de Domingos de Siqueira Bayão e Luzia Moreira, neta materna de Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 19-09-1773 Francisco Nunes de Mattos, f.l. Angelo Nunes de Mattos e Ana de Goes de Jesus, np Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus, nm Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação = cc Rita Maria de Santa Ana, f.l. João Leite de Siqueira e Agostinha Machada de Lima, np Domingos de Siqueira Bayão e Luzia Moreira, nm Manoel Machado de Lima e Ursula da Cunha.

3-5-3-5 Ângela de Góes (da Silva), com 19 anos em 1735. Aos 25-06-1739 casou com Gregório Leite de Moraes, natural da cidade de S. Paulo, filho de Vasco de Moraes Cavalcanti (ou da Motta e Moraes) e Ana de Moraes Leite (ou Ana de Oliveira) citada tambem como Teresa Leite do Prado), família “José Correa de Lemos”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-06-1739 Gregorio Leite de Moraes, f.l. Vasco de Moraes(sic) Cavalgante e Ana de Moraes Leite, n. da cidade de S. Paulo = cc Angela de Goes, f.l. Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação, todos nts desta.

          Gregório era viúvo de Helena da Silva, casados em Mogi em 1724, filha de Domingos Nunes e Maria da Silva. Gregório e Helena tiveram a filha Maria Leite de Moraes casada em 07-07-1744 com Domingos Franco de Brito, filho de Manoel Franco de Brito e Apolonia da Silva (SL. 8º, 330, 6-1 e 7º, 122, 6-1.).

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [danificado] em 1724 Gregorio Leite, f.l. Vasco da Motta e Moraes e Teresa(sic) Leite do Prado moradores na cidade de S. Paulo = cc Helena da Silva, f.l. Domingos Nunes, fal. e Maria da Silva moradores nesta vila.

 

Casamentos Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 07-07-1744 Domingos Franco da Silva, f.l. Manoel Franco de Brito e Apolonia da Silva = cc Maria Leite de Moraes, f.l. Gregorio Leite de Moraes e Helena da Silva, todos nts e moradores desta.

Angela e Gregório tiveram os filhos, q.d.:

3-5-3-5-1 Ana Leite de Moraes aos 13-02-1763 casou com Angelo Patricio de Siqueira, filho de Manoel de Siqueira Affonso (ou de Lima) e Maria da Conceição, neto paterno de João de Siqueira e Leonor de Lima, neto materno de Marcos da Fonseca Pinto e Vitória Gomes, família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-02-1763 Angelo Patricio, f.l. Manoel de Siqueira Affonso e Maria da Conceição, np João de Siqueira e Leonor de Lima= cc Ana Leite de Moraes, f.l. Gregorio Leite de Moraes n. de S. Paulo e Angela de Goes da Silva n. desta vila e filha de Tome de Goes e Maria da Apresentação nt desta vila, neta paterna Vasco de Moraes n. desta vila e Ana de Oliveira Leite n. de S. Paulo.

3-5-3-5-2 Rosa Maria aos 22-08-1762 casou com João Nunes de Mattos, f.l. Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus, neto paterno de João Nunes de Mattos e Maria de Mattos, neto materno de Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 22-08-1762 João Nunes de Mattos, f.l. Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus, np João Nunes de Mattos e Maria de Mattos, nm Geraldo Fernandes Nogueira e Catarina Gomes Correa, todos desta vila = cc Rosa Maria, f.l. Gregorio Leite de Moraes e Angela de Goes, np Vasco da Motta e Ana de Oliveira Leite, nm /tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação, todos desta vila.

3-5-3-5-3 Teresa Leite de Moraes aos 11-07-1775 casou com Manoel Rodrigues Madeira, f.l. Fernando Munhos e Apolonia de Siqueira, neto paterno de Manoel Rodrigues Madeira e Joana Nunes

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-07-1775 Manoel Rodrigues Madeira, f.l. Fernando Munhos e Apolonia de Siqueira, np Manoel Rodrigues Madeira e Joana Nunes = cc Teresa Leite de Moraes, f.l. Gregorio Leite e Angela de Goes, np Tome de Goes da Silva e Maria da Purificação.

3-5-3-5-4 Ana Maria foi a segunda mulher de José Munhoz de Siqueira (ou José Nunes de Siqueira), filho de Antonio de Siqueira Caldeira e Angela Fernandes Nogueira, e viúvo de Teresa Rodrigues de Pontes; família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-11-1780 Jose Munhoz, viuvo e natural da Conceição, f.l. Antonio de Siqueira Cardeira e Angela Nogueira = cc Ana Maria, f.l. Gregorio Leite, falecido e Angela de Goes da Silva e não souberam dizer mais. Test.: João Gabriel Moreira, casado e natural desta vila, e Antonio de Siqueira Pontes, casado e fregues da cidade.

3-5-3-6 José de Candia da Silva (tambem José de Góes da Silva), com 12 anos em 1735. Aos 09-05-1745 casou com Teresa Domingues Soares, filha de João Domingues de Carvalho e Suzana Soares

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 09-05-1745 Jose de Candia da Silva, f.l. Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação = cc Teresa Domingues Soares, f.l. João Domingues de Carvalho e Suzana Soares, todos nts e moradores desta. Test.: Manoel de Carvalho e João Domingues, o moço.

          José casou tambem com Maria Inácia da Assunção, filha de João Alves de Faria e Bárbara Nunes. Pais de, q.d.:

3-5-3-6-1 Francisca de Jesus aos 30-11-1782 casou com Francisco da Silva, filho de Valerio da Silva e Izabel Nunes Nogueira, neto paterno de Antonio da Cunha Pinto e Catarina Vaz e neto materno de Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 30-11-1782 Francisco da Silva, f.l. Valerio da Silva e Izabel Nunes Nogueira, nm Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira de Jesus, npaterna Antonio da Cunha Pinto e Catarina Vaz = cc Francisca de Jesus, f.l. Jose de Goes da Silva e Maria Inacia da Assunção, np Tome de Goes da Silva e Maria da Purificação, nm João Alves de Faria e Barbara Nunes, todos nacionais desta vila.

3-5-3-6-2 Izabel de Góes de Jesus aos 18-11-1783 casou com Bento Jose da Silva, filho de Felix Correa da Silva e Escolástica Nunes de Jesus, neto paterno de Francisco Dias Antunes e Ana Pedrosa de Alvarenga, neto materno de Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-11-1783 Bento Jose da Silva, f.l. Felis Correa da Silva e Escolastica Nunes de Jesus, np Francisco Dias Antunes e Ana Pedrosa de Alvarenga, nm Francisco Nunes de Mattos e Maria Nogueira, todos ntes desta vila = cc Izabel de Goes de Jesus, n. de S. Francisco de Paula do Rio Cima da Serrra Bispado do Rio de Janeiro, f.l. Jose de Goes da Silva e Maria Inacia da Assução, np Tome de Goes da Silva e Maria da Aparesentação, nm João Alves de Faria e Barbara Nunes, todos de Cima da Se

3-5-3-6-3 Ana Maria aos 24-06-1784 casou com Angelo Fernandes de Siqueira, filho de Miguel Fernandes de Siqueira e Maria Francisca de Jesus, np Sebastião Fernandes de Mendonça e Maria de Siqueira, neto materno de Bras Francisco Ramalho, e sua segunda mulher Luzia Pedrosa das Neves, família “André de Fontes”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 24-06-1784 Angelo Fernandes de Siqueira, f.l. Miguel Fernandes de Siqueira e Maria Francisca de Jesus, np Sebastião Fernandes de Mendonça e Maria de Siqueira, nm Bras Francisco e Luzia Pedrosa nts desta vila e Bras Francisco de Portugal= cc Ana Maria, f.l. Jose de Goes da Silva e Maria Inacia da Assunção, esta da Ilha do Faial e a contraente de Cima da Serra e os pais desta vila, np Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação nts desta vila, nm não souberam

3-5-3-6-4 Eugenio de Góes da Silva, natural de Viamão-RS. Em Mogi das Cruzes em 1785 casou com Gertrudes Gonçalves, daí natural, filha de Manoel Gonçalves Henriques natural da freguesia de Santa Cruz de Albergaria Velha e Rosa Gonçalves, natural de Mogi, neta paterna de Manoel Gonçalves Henriques e Maria de tal, naturais do Bispado de Coimbra, neta materna de Manoel de Mello natural da freguesia de Santa Maria comarca de Guimarães e Maria de Araujo natural de Mogi.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-06(sic)-1785 Eugenio de Goes da Silva, n. da freg. de Santo Antonio da Guarda Velha de Viamão, f.l. Jose de Goes da Silva n. desta e Maria Inacia da Assunção esta n. da Ilha do Faial, np Tome de Goes da Silva e Maria da Apresentação nts desta, nm João Alves de Faria e Barbara Nunes nts da Ilha do Faial = Gertrudes Gonçalves, n. desta, f.l. Manoel Gonçalves Henriques n. da freg. de Santa Cruz de Albergaria Velha e Rosa de Mello n. desta vila, np Manoel Gonçalves Henriques e Maria de tal nts do Bispado de Coimbra, nm Manoel de Mello n. freg. Santa Maria de Redomfilho conselho de Povoa de Lanhoso comarca de Guimarães e Maria de Araujo n. desta vila.

3-5-3-7 Nuno de Góes Muniz, com 10 anos em 1735. Em 1745, casado com filha de Gabriel Fernandes de Mendonça, requer sua folha de partilha. Família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Inventarios 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Pesq. Fabricio Gerin

Justificação de Nuno de Góes Muniz 1745 - f. de Tomé de Góes da Silva e Maria da Apresentação, já defuntos...

Requer a folha de partilha.

Testemunhas:

Demetrio Furtado Ribeiro, vive de seu negocio de carpinteiro.(...) sabe que o habilitante estava casado com uma filha de Gabriel Fernandes de Mendonça.

Antonio Gomes de Gouvcea, solteiro, 52 anos. (...) idem

Cap. Manoel da Fonseca Coelho, lavoura, 37 anos.

Manoel da Costa de Macedo, solteiro, 23 anos.

Alf. Domingos Carvalho dos Santos Basto, casado, vive de negocios, 24 anos.

3-5-3-8 Maria com 8 em 1735. Maria do Rosário de Jesus aos 04-02-1738 casou com Luiz de Freitas Villalva, filho de Francisco Lopes Gamarra e Teresa Moniz (das Neves), naturais da vila de S. Vicente, neto paterno de Luiz de Freitas Gamarra e de Maria de Gusmão, neto materno de José Bernardes Moniz e Maria Jorge Verdelho (SL. 9, 62, 3-2).

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-02-1738 Luiz de Freitas Villalva, f.l. Francisco Lopes Guamarra e Teresa Moniz, nts da vila de S. Vicente = cc Maria do Rosario de Jesus, f.l. Tome e Goes da Silva e Maria da Purificação(sic) de Jesus.

          Capitão Luiz de Freitas Villalva faleceu aos 18-02-1781 em Ouro Fino-MG.

Ouro Fino-MG Igreja S. Francisco de Paula aos 18-02-1781 nesta freguesia faleceu o Cap. Luiz de Freitas Vilhalva, natural de S. Vicente, casado com D. Maria do Rosario, teria de idade oitenta anos. Foi sepultadoi dentro da igreja.

Maria e Cap. Luiz tiveram os filhos, q.d.:

3-5-3-8-1 Francisco batizado em Aiuruoca aos 21-01-1740.

Aiuruoca, MG aos 21-01-1740 nesta paroquial bat a Francisco, f.l. de Luiz de Freitas Vilhalva e Maria Rosa, foram padrinhos Antonio Ferreira de Faria e Maria de Andrade, casada.

3-5-3-8-2 Antonio, batizado em Aiuruoca em 22-10-1741. Antonio de Freitas Vilhalva casou com Eufrasia Franca de Oliveira, falecida em Ouro Fino-MG aos 02-07-1797 com 33 anos declarados (SL. 1º, 531, 5-1).

Aiuruoca, MG Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG – batismos - aos 22-10-1741 neta matriz bat. Antonio, f.l. Luiz de Freytas Vilhalva e s/m Maria do [danificado], padr.: Antonio Ferreira do [danificado] solteiro e Maria de Andrade mulher do Sarg. Mor Francisco Barbosa de Lima.

 

Ouro Fino, MG Eufrasia Franca de Oliveira - aos dois-julho-1797 foi sepultada Eufrasia Franca de Oliveira, mulher de Antonio de Freitas Vilhalva morador na Ponte Segura desta freguesia. Faleceu de morte inesperada e teve sepultura dentro desta matriz, teria de idade 33 anos. Não fez festamento por falecer quasi de repente.

Segunda vez Antonio casou com Maria Joaquina da Conceição. Faleceu com testamento, em 01-06-1809 em Ouro Fino, com geração de ambos os matrimônios.

Ouro Fino, MG ob 1787-1819 im 63 = Antonio de Freitas Vilhalva = ao primeiro-junho-1809 faleceu e aos dois do dito mes e ano foi sepultado abaixo das grades desta matriz donde era fregues. Foi casado com Maria Joaquina da Conceição, tinha de idade 67 anos para 68 pouco mais ou menos. Fez testamento cujo teor é o seguinte = (...) eu Antonio de Freitas Vilhalva (...) ordeno o meu testamento; encomenda a alma. Sou natural da freguesia da Senhora da Conceição da Aiuruoca, f.l. do falecido Capitão Luiz de Freitas Vilhalva e de s/m Maria do Rosario de Jesus, ainda viva. Fui casado com Dona Eufrasia Franca de Oliveira, ja defunta, de cujo matrtimonio tivemos os filhos seguintes: Antonio = Francisco, ainda menores, e Francisca ja casada com Bento Antonio da Silva e por morte de minha mulher se procedeu a inventário nos bens de nosso casal pelo Juizo dos Orfãos deste Julgado e ja satisfizeram partilhas as quais consta o que me tocou de meação e o que tocou a meus filhos. Passei a segundas nupcias com Maria Joaquina da Conceição e deste matrimonio temos um filho que tem quinze dias de idade e se chama Manoel.

Encomenda o sepultamento e missas.

Metade do remanescente de minha terça deixo para se repartir, em igual parte, por meus irmãos, e a outra metade se dirão em missas por minha alma,

Testamenteiros: em 1º lugar a minha mulher, em 2º a meu genro Bento Antonio da Silva, em 3º a meu filho Antonio de Freitas Bueno.

Pedi a Francisco Pinto Correa de Mello que este escrevesse e como testemunha assinasse nesta fazenda da Ponte Seguro da freguesia de Ouro Fino aos 26-janeiro-1809 Antonio de Freitas Vilhalva

Aprovação: 27-janeiro-1809 nesta fazenda da Ponte Segura do Julgado de Santa Ana do Sapucai comarca do Rio das Mortes em casas do testador Antonio de Freitas Vilhalva.

Antonio e Eufrasia tiveram três filhos:

3-5-3-8-2-1 Antonio de Freitas Bueno, 3º testamenteiro paterno.

3-5-3-8-2-2 Francisca de Paula de Jesus casou primeira vez com Bento Antonio da Silva, 2º testamenteiro do sogro. Bento foi encontrado morto em 14-03-1809 e sepultado na matriz de Ouro Fino.

Ouro Fino, MG aos 14-março-1809 achou-se morto a Bento Antonio da Silva, de idade de 32 anos, casado com Francisca de Paula de Jesus. O cadaver foi sepultado junto dos degraus do altar mor desta matriz de onde era fregues. Não fez testamento

          Segunda vez em 21-05-1811, Francisca casou com Manoel Silverio Monteiro, natural de S. Gonçalo da Campanha, filho de Paulo de Moraes e Eufemia Amada da Purificação.

Ouro Fino, MG aos 21 de maio (1811) nesta matriz de onde ambos os contraentes são fregueses e testemunhas Antonio Dias Torres, casado e Francisco de Freitas Bueno, solteiro se receberam Manoel Silverio Monteiro, f.l. de Paulo de Moraes e Eufemia Amada da Purificação, ambos falecidos, natural de São Gonçalo da Campanha = e Dona Francisca de Paula de Jesus, viuva de Bento Antonio da Silva, n. desta freguesia.

          Manoel faleceu em Ouro Fino aos 05-02-1828, com 40 anos declarados.

Ouro Fino, MG aos 05-02-1828 no bairro do Amegal(?) faleceu de molestia interior Manoel Silveiro  Monteiro, de idade 40 anos. sepultado dentro desta matriz, não fez testamento.

Francisca e Manoel tiveram, pelo menos, a filha:

3-5-3-8-2-2-1 Eufemia, batizada em 17-12-1816.

Ouro Fino, MG = EUFEMIA = aos 17-dezembro-1816 nesta igreja matriz bat a Eufemia, nascida a hum mes, filha de Manoel Silverio Monteiro e de s/m Francisca de Paula de Jesus; foram padrinhos Francisco de Freitas Bueno, solteiro e Escolastica Eufrozina de Jesus, casada, todos desta freguesia.

3-5-3-8-2-3 Francisco, ultimo filho de Antonio e Eufrasia.

 

Antonio e Maria Joaquina tiveram filho único:

3-5-3-8-2-4 Manoel com 15 dias em 26-01-1809 (testamento paterno).

 

3-5-3-8-3 Joaquim, batizado em 15-10-1743.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 15 out 1743 matriz, Joaquim, f. de Luiz de Freytas Vilhalva e s/m Maria do Rosario, padr.: Francisco Barbosa de Lima casado e D. Arcangela Xavier Forquim, mulher de Francisco do Rego Barros.

3-5-3-8-4 Maria do Rosário, natural de S. Francisco de Paula do Ouro Fino onde aos 10-05-1779 casou com Joam Antonio de Moraes, natural de Santa Ana do Sapucai, filho de Antonio Pereira da Costa, natural de Lisboa e Josefa Francisca das Neves, natural de S. João del Rei-MG,  neto paterno de João Pereira da Costa, natural do Algarce e Teresa Josefa, natural de Lisboa, neto materno de Francisco Furtado Dutra, natural da Ilha do Faial e Florencia Francisca das Neves, natural de Jacarei-SP; família “Bernarda Dutra da Silveira” neste site.

3-5-3-9 Izabel de Goes da Silva, batizada em 109-07-1729. Aos 10-11-1743 casou com João Domingues de Carvalho, filho de João Domingues e Teresa de Jesus. João era viúvo de Maria Vieira Fajardo.

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-07-1729 Izabel, f.l. Tome de Goes e Maria da Apresentação, padr.: Pedro Nunes de Oliveira e Maria da Paixão.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-11-1743 João Domingues de Carvalho, f.l. João Domingues e Teresa de Jesus, viuvo de Maria Vieira Fajardo = cc Izabel de Goes da Silva, f.l. Tome de Goes e Maria da Purificação, todos nts e moradores desta.

3-5-3-10 Inácia, filha de Tomé de Góes da Silva e segunda mulher Izabel Francisca da Cunha, com cinco meses em 1735.

3-5-4 José de Góes da Silva, com 26 anos em 1709, casado. Segundo SL. 5, 316, 3-3, foi casado duas vezes. Primeira vez com Marquesa Franco, filha do Cap. Manoel Franco de Brito falecido com testamento em 10-04-1735 e Maria da Rocha do Canto, falecida em 23-11-1743, neta paterna de Gonçalo Rodrigues e Maria Franca, neta materna de Antonio da Rocha do Canto e Ascença de Pinha, família “Braz de Piña” neste site.

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 23-11-1743 fal. Maria da Rocha do Canto, viuva, testamenteiros João Domingues de Carvalho e Domingos de Almeida Ramos e Manoel Franco da Silva.

         Marquesa faleceu em 04-07-1717, deixou dois filhos.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq. Fabricio Gerin- Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Marquesa Franco - 1717

Mulher de Jose de Goes da Silva,

Dois menores: João 7 e Manoel mês e meio

Autos aos 18-07-1717, na paragem o Campo Grande . Falecera aos 04-07 do dito e fizera testamento.

Diz Manoel Franco, f.l. de Marquesa Franco e Jose de Goes da Silva

Aos 29-12-1736 Termo de curadoria a Leandro de Goes (aa) Leandro de Goes da Silva, que olhasse pelos menores.

Ano 1736 requerimento de Tome de Goes, curador do menor Manoel, f. da defunta Marquesa Franca .

José e Marquesa tiveram dois filhos que compareceram nos inventários dos avós maternos:

3-5-4-1 João, com 7 anos em 1717. João da Silva Franco estava casado em 1735.

3-5-4-2 Manoel Franco da Silva, com mês e meio.

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq. Fabricio Gerin- Bartyra Sette

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes

Justificação de Manoel Franco da Silva aos 03-10-1740

f.l. Jose de Goes da Silva e Marquesa Franqua ja defunta, - para poder haver a legitima materna.

 

José de Góes da Silva e Maria Bicuda tiveram, pelo menos:

3-5-4-2 Margarida, batizada em Julho de 1718 em Mogi das Cruzes. Em Sorocaba aos 07-07-1733 casou com Angelo Pereira, filho de João Pereira Vidal e Maria Moreira. Geração na família "Miguel Fernandes Nogueira".

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, - aos -- de Julho 1718 Margarida, f. Jose Goes da Silva e s/m Maria Bicuda, padr.: Tome Nunes de ----- e Maria da Cunha.

 

Sorocaba, SP aos 07-07-1733 Angelo Pereira, f.l. de Joam Pereira Vidal, já defunto e de s/m Maria Moreira, moradores da vila de S. Ana das Cruzes de Mogi = cc Margarida Bicuda, f.l. de Jose de Goes da Silva e Maria Bicuda, moradores desta freguesia de Sorocaba. Testemunhas Manoel Gomes Sueiro e Francisco Paes de Mendonça.

 

3-5-5 Margarida Vaz, 21 anos em 1709, casada com Luiz de Candia de Abreu, filho de Sebastião de Candia e Catarina Pimenta de Abreu. Geração na família “Lazaro de Torres”.

Margarida faleceu, viúva, aos 24-12-1762.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 24-12-1762 fal. Margarida Vaz Pinta viuva de Luiz de Candia. Sem testamento.

3-5-6 Salvador de Góes Moniz, 18 anos em 1709.

 

3-7 Ignez Monteiro de Alvarenga, segundo a GP, casou com Diogo Adorno de Sampaio. Entre seus filhos:

3-7-2 Manoel Adorno de Sampaio, natural de Santos, casou duas vezes. Primeira vez  com Maria de Sá. Segunda vez com Leonor da Fonseca Pinto, filha de João Portes del Rei e Izabel da Fonseca.

Manoel, faleceu em Guaratinguetá-SP com testamento que recebeu o cumpra-se em 31-08-1721. Geração de ambas as nupcias na família “Sebastião da Fonseca Pinto”.

 

3-8 Ana Maria Correa casou com Francisco Hidalgo inventariado em 1706. Ana Maria fez seu testamento em 03-03-1708 que recebeu o cumpra-se em oito do mesmo mês. Foi inventariada em 02-04-1709 (inventário neste site, SAESP não publicados).

          Foram cinco os filhos do casal:

3-8-1 Agostinho Correa de Alvarenga, 18 anos em 1706 e 23 em 1709.

3-8-2 Barbara Correa de Alvarenga, batizada em 27-01-1686 e falecida em 26-01-1729.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 27-01-1686 Barbara, f.l. Fran.co Idalgo e Ana Maria de Alvarenga, padr.: João Dias Mendes e Anacleto Sardinha

 

Óbitos Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 26-01-1729 fal. Barbara Correa de Alvarenga mulher q foi de Domingos de Almeida Ramos, testamenteiros: seu marido Domingos de Almeida Ramos.

 

Foi casada com Domingos de Almeida Ramos natural do lugar do Landal, termo da vila de Óbidos, Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Ramos e Catarina de Almeida, família “Francisco Farto”. Domingos faleceu com testamento em em 04-11-1755. Bárbara e Domingos foram inventariados em Mogi das Cruzes-SP (inventários neste site, SAESP não publicados). Tiveram sete filhos (situação em 1729):

3-8-2-1 Domingos, 20 anos em 1729. Domingos de Almeida Ramos, casado em 1755, inventariante paterno.

3-8-2-2 Vitória, 16 anos. Vitória Correa de Almeida aos 03-06-1737 casou com Miguel de Godoy Moreira, filho de Tome Moreira (Velho) e Branca das Neves, família “Godoys” neste site.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 03-06-1737 Miguel de Godoy Moreira, f.l. Tome Moreira e Branca das Neves, moradores que foram na freg, da Conceição = cc Vitoria Correa de Almeida, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa. Todos fregueses e moradores desta.

3-8-2-3 Marcelo, 15 anos. Padre Marcelo de Almeida Ramos, clerigo do habito de S. Pedro

3-8-2-4 Josefa, 11. Josefa Maria de Jesus aos 04-06-1737 casou com o viúvo Francisco Freire de Figueiredo, filho de Francisco Rodrigues e Catarina Freire, naturais da freguesia de Santa Maria da vila de Coura Arc. Braga.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-06-1737 Francisco Freire de Figueiredo, f.l. Francisco Rodrigues e Catarina Freire, nts da freg. de Santa Maria do Padornello, viuvo de Francisca da Costa n. da freg. de S. Pedro --- de Parada, todos do concelho de vila de Coura Arc. Braga = cc Josefa Maria de Jesus, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa de Alvarenga. Test.: Baltazar de Godoy e Miguel Alvres de Abreu.

          Francisco Freire foi casado primeira vez com Francisca da Costa, natural de S. Pedro da vila de Coura Arc. Braga, filha de Manoel da Costa e Inácia Gomes - teve 3 filhos, um macho e duas femeas.

          Josefa faleceu em 01-08-1750 e foi inventariada no mesmo ano pelo viúvo (inventário neste site, SAESP não publicados). Em 21-02-1752 Francisco apresentou fiança da legitima de seus filhos, por ter se casado novamente.

Francisco e Josefa tiveram 5 filhos:

3-8-2-1 Francisco Jose de Almeida Freire

3-8-2-2 Domingos Freire de Almeida

3-8-2-3 João

3-8-2-4 Antonio

3-8-2-5 Clara, faleceu durante a inventariança.

3-8-2-5 Eugenio, 10 anos em 1729. Eugenio de Almeida Ramos, 36 anos, solteiro em 1755. Aos 23-01-1771 casou com Angela Pimenta de Abreu, filha de Tomé Pimenta de Abreu e Teresa Machada. Geração na família “José de Bulhões”.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 23-01-1771 Cap. Eugenio de Almeida Ramos, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa = cc Angela Pimenta de Abreu, f.l. Tome Pimenta de Abreu e Teresa Machada

3-8-2-6 Catarina, 8 anos. Catarina Correa de Almeida aos 04-06-1737 casou com Antonio Machado Cardoso, f.l. Francisco Machado e Domingas Cardosa

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-06-1737 Antonio Machado Cardoso, f.l. Francisco Machado e Domingas Cardosa, fregueses da Conceição = Catarina Correa de Almeida, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa de Alvarenga, nts e moradores desta.

Pais de, q.d.:

3-8-2-6-1 Felicia Maria de Almeida, natural de Mogi das Cruzes. Em Guarulhos-SP aos 08-05-1765 casou com Angelo Leite de Siqueira, tambem natural de Mogi, filho de João Leite de Siqueira e Agostinha Machada de Lima, neto paterno de Antonio de Siqueira Baião e Luzia Moreira, neto materno de Manoel Machado de Lima e Úrsula da Cunha, família “José de Bulhões”, neste site.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 08-05-1765 Angelo Leite de Siqueira, n. vila de Mogi das Cruzes, f.l. João Leite de Siqueira e Agostinha Machada, já defuntos naturais da mesma vila, np Antonio de Siqueira Bayão e s/m Luzia Moreira e nm Manoel Machado de Lima e s/m Ursula da Cunha, já defuntos = cc Felicia Maria de Almeida n. de Mogi, f.l. Antonio Machado Cardoso n. de S. Paulo e Catarina Correa de Almeida n. da vila de Mogi, np Francisco Machado n. da Conceição de Itanhaem e s/m Domingas Cardosa n. da vila de S. Paulo já defuntos.

 

3-8-2-7 José, com 6 anos em 1729. Faleceu alguns anos depois da mãe.

3-8-2-8 Ana, batizada em 27-11-1728. Ana Maria de Jesus casou duas vezes. Aos 01-10-1755 casou com Pedro Fernandes de Barros, natural da freguesia de Santa Maria de Adoufe comarca de Vila Real Arc. Braga, filho de Martinho Fernandes e Domingas Francisca

Batismos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-11-1728 Ana, f.l. Domingos de Almeida Ramos e de s/mulher. Foi batizada em casa por seu filho mais velho por ser em perigo.

 

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 01-10-1755 Pedro Fernandes de Barros, n. freg. Santa Maria de Adoufe comarca de Vila Real Arc. Braga, f.l. Martinho Fernandes e Domingas Francisca,  = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa de Alvarenga, todos moradores desta freguesia.

 

Segunda vez aos 29-05-1763, Ana casou com Domingos Rodrigues Lopes, filho do falecido Antonio Rodrigues Cardoso, natural da cidade de S. Paulo e Maria da Cunha de Jesus natural de Mogi das Cruzes, neto paterno de Antonio Rodrigues Lopes natural de S. Paulo e Maria de Jesus natural de Mogi das Cruzes, neto materno de Simão da Cunha natural da freg. de Nazare ou S. João de Atibaia deste bispado e Domingas Freire natural de Mogi das Cruzes.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 29-05-1763 Domingos Rodrigues Lopes, f.l. Antonio Rodrigues Cardoso, falecido n. da cidade de S. Paulo e Maria da Cunha de Jesus n. desta vila, np Antonio Rodrigues Lopes n. de S. Paulo e Maria de Jesus n. desta vila, nm Simão da Cunha n. da freg. de Nazare ou S. João de Atibaia deste bispado e Domingas Freire n. desta vila = cc Ana Maria de Jesus, viuva de Pedro Fernandes de Barros. est.: Simão Rodrigues Cardoso, casado e R. P. Francisco Mendes do Couto

Ana Maria e Pedro Fernandes tiveram os filhos, q.d.:

3-8-2-8-1 Ana Maria de Almeida aos 31-08-1774 casou com Lourenço Franco, filho de Miguel Franco do Prado e Leonor de Camargo, neto paterno de Lourenço Franco do Prado e Ana Pedrosa, neto materno de Francisco de Camargo Ortiz e Maria da Cunha

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP aos 31-08-1774 Lourenço Franco, n. da Conceição dos Guarulhos, f.l. Miguel Franco do Prado e Leonor de Camargo, np Lourenço Franco do Prado e Ana Pedrosa, nm Francisco de Camargo Ortiz e Maria da Cunha = cc Ana Maria de Almeida, n. desta, f.l. Pedro Fernandes de Barros e Ana Maria de Jesus, np Martinho Fernandes e Domingas Francisca, nm Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa

3-8-2-8-2 Francisca Josefa de Almeida, aos 01-09-1774 casou com Pedro Franco de Camargo, irmão de Lourenço Franco supra citado.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-09-1774 Pedro Franco de Camargo, n. Conceição de Guarulhos, f.l. Miguel [danificado] Camargo, np Lourenço Franco de Camargo e Ana Pedrosa, nm Francisco de Camargo Ortiz e Maria da Cunha = cc = cc Francisca Josefa de Almeida, f.l. Pedro Fernandes de Barros e Ana Maria de Jesus, np Martinho Fernandes e Domingas Francisca, nm Domingos de Almeida Ramos e Barbara Correa

Entre os filhos de Francisca e Pedro:

3-8-2-8-2-1 Leonor Franco de Camargo, aos 21-09-1788 casou com Manoel Gonçalves de Mello, filho de Manoel Gonçalves Henriques e Rosa de Mello, neto paterno de Manoel Gonçalves Henriques natural de Portugal, neto maeterno de Manoel de Mello e Maria de Araujo

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 21-09-1788 Manoel Gonçalves Mello, f.l. Manoel Gonçalves Henriques e Rosa de Mello, np Manoel Gonçalves Henriques n. Portugal e não soube de quem fosse a avo, nm Manoel de Mello e Maria de Araujo = cc Leonor Franco de Camargo, f.l. Pedro Franco de Camargo e Francisca Josefa de Almeida, np Miguel Franco do Prado e Leonor de Camargo nts da Conceição dos Guarulhos, nm Pedro Fernandes de Barros e Ana Maria de Jesus.

 

Ana Maria e Domingos Rodrigues Lopes tiveram, q.d.:

 

3-8-2-8-3 Alf. Floriano Rodrigues de Almeida aos 11-06-1793 casou com Rosaura Maria de Araujo, filha de Salvador da Fonseca Coelho e Josefa de Araujo Mello, falecida.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 11-06-1793 Alf. Floriano Rodrigues de Almeida, f.l. Domingos Rodrigues Lopes e Ana Maria de Jesus = cc Rosaura Maria de Araujo, f.l. Salvador da Fonseca Coelho e Josefa de Araujo Mello, falecida. Ambos nts e fregueses desta.

 

3-8-3 João Hidalgo de Alvarenga com 15 anos em 1709. Aos 16-11-1732, viúvo de Sebastiana de Candia de Macedo, casou com Francisca de Jesus (ou Leite), filha de João Gonçalves Rodrigues (ou Caminha) e Maria Leite Ferreira.

         Sebastiana faleceu em 26-09-1731. Teve inventário aberto em 17-12-1733.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-11-1732 João Idalgo de Alvarenga, f.l. Francisco Idalgo e Ana Maria de Alvarenga, falecidos = cc Francisca de Jesus, f.l. João Gonçalves Rodrigues e Maria Leite Ferreira, todos moradores desta.

 

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Sebastiana de Candia de Macedo

capa: tem este inventario cinco menores: Francisco, 17 = Agostinho de 15 = Josefa de 13 (morreu) = Maria de 11 = e Margarida de 9.

Mulher de Joao Hidalgo de Alvarenga

Autos 17-12-1733

Declarante o viuvo.

Faleceu aos 26-09-1731 fora somente casada com ele inventariante. Cinco filhos, dois machos e tres femeas todos surdos e mudos.

Titulo dos Filhos: Francisco, 17 = Agostinho de 15 = Josefa de 13 (morreu) = Maria de 11 = e Margarida de 9

 

Curadoria: a Gregorio Alves

aos 02-11-1734 João Hidalgo deu fiança por haver se casado segunda vez . Fiador Sargento Mor João Lopes da Cunha.

João Hidalgo e Sebastiana tiveram os filhos, todos surdos e mudos:

3-8-3-1 Francisco, 17 anos em 1733.

3-8-3-2 Agostinho de 15

3-8-3-3 Josefa de 13, faleceu.

3-8-3-4 Maria de 11

3-8-3-5 Margarida de 9

 

João Hidalgo e Francisca Leite tiveram:

3-8-3-6 Francisco Hidalgo aos 29-01-1771 casou com Ana Moreira, filha de Inácio de Faria e Rosa de Siqueira, neta paterna de João Pedroso Moreira e Izabel Pimenta e neta materna de João Batista Maciel e Izabel da Cunha, família “Lazaro de Torres”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 29-01-1771 Francisco Hidalgo, f.l. João Hidalgo e Francisca Leite, np Francisco Hidalgo e Ana Maria de Alvarenga, nm João Gonçalves Caminha e Maria Leite Ferreira = cc Ana Moreira, f.l. Inacio de Faria e Rosa de Siqueira, np João Pedroso Moreira e Izabel Pimenta e nm João Batista Maciel e Izabel da Cunha.

3-8-3-7 Barbara Pedrosa aos 08-02-1766 casou com João Rodrigues (de Oliveira) filho de Martinho Rodrigues e Joana Damacena, neto paterno de Antonio Rodrigues e Mariana de Pontes, neto materno de Manoel de Miranda e Caterina Pires, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

3-8-3-8 João Hidalgo Leite, primeira vez aos 06-09-1768 casou com Inácia Rodrigues, filha de Bento de Oliveira e Maria Rodrigues de Pontes, neta paterna de Manoel Rodrigues e Domingas de Alvarenga, neta materna de Antonio Rodrigues de Oliveira e Mariana de Pontes, família supra citada.

Segunda vez aos 10-08-1785 casou com Ana Maria de Aguiar, filha de Silverio Rodrigues de Aguiar e Francisca Moreira, neta paterna de Jose Rodrigues e Catarina Pinta de Siqueira.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 10-08-1785 João Idalgo Leite, n. desta e fregues da Conceição dos Guarulhos, viuvo de Inacia Rodrigues de Pontes, f.l. João Idalgo e Francica Leite, np cujos nomes não sobe dizer nm João Gonçalves Caminha e Maria Leite Ferreira, os pais nts desta vila o avo materno do reino de Portugal e a avo da vila de Itu = cc Ana Maria de Aguiar, n. desta f.l. Silverio Rodrigues de Aguiar e Francisca Moreira, np Jose Rodrigues e Catarina Pinta de Siqueira e nm avos incognitos todos nts desta vila e nela moradores.

3-8-3-9 Domingas Correa aos 03-07-12762 casou com Antonio Rodrigues, filho de Martinho Rodrigues de Pontes e Joana Damasceno, família supra citada.

3-8-4 Maria, batizada em 04-03-1694. Com 13 anos em 1709.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-03-1694 Maria f Francisco Hidalgo e Ana de Alvarenga, padr.: Nuno de Goes e Maria Sardinha

3-8-5 Rosa Pedrosa de Alvarenga com 5 anos em 1709. Aos 27-11-1727 casou com Matias de Araújo e Oliveira, filho de Manoel de Araujo Mendonça e Estácia Antunes da Veiga.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, Casamento - Aos 27-11-1727 na capela N. Sra do Rosario da fazenda do Carmo, Matias de Arauio(sic) e Oliveira com Rosa Pedrosa de Alvarenga. Test.: João Hidalgo de Alvarenga e Domingos de Almeida, todos desta vila.Fiz este assento hoie 03-02-1728. (aa Domingos de Almeida Ramos e João Idalgo de Alvarenga).

Rosa faleceu em agosto de 1774.

Guarulhos, SP obitos -[danificado] agosto de 1774 faleceu Rosa Pedrosa, f. Francisco Idalgo e Ana Maria [danificado] Matias de Araujo de [danificado] Testamenteiros a seus filhos Andre de Araujo de Oliveira e João Batista de Oliveira e a seu compadre João Rodrigues dos Anjos.

Matias e Rosa tiveram os filhos, q.d.:

3-8-5-1 André de Oliveira e Araujo, testamenteiro materno. Aos 30-04-1765 casou com Inacia da Cunha Cardosa, filha de Francisco da Cunha Pontes e de Francisca Cardoso Machado, neta paterna Manoel da Cunha e Izabel de Pontes, neta paterna de Francisco Machado natural de S. Vicente e Domingas Cardosa natural de S. Paulo; família “Nunes de Pontes” Cap. 1º.

3-8-5-2 Ana Maria de Oliveira aos 08-01-1765 casou com José de Meira do Prado, f.l. Lourenço Galam Vilhalva n. da vila de S. Vicente e Caterina de Meira natural da cidade de S. Paulo, neto paterno de Domingos Garcia Viana e Joana Barbosa de Vilhalva naturais de S. Vicente, neto materno de João de Santa Maria natural de São Paulo e Paula Fernandes Missel natural da cidade de S. Paulo

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 08-01-1765 e test.: Antonio Machado Cardoso e Inacio Cabral Dornelas, casados. Joze de Meira do Prado, f.l. Lourenço Galam Vilhalva n. da vila de S. Vicente e Caterina de Meira n. da cidade de S. Paulo, np Domingos Garcia Viana n. da vila de S. Vicente e Joana barbosa de Vilhalva n. da vila de S. Vicente, nm João de Santa Maria n. de São Paulo e Paula Fernandes Missel n. da cidade de S. Paulo = cc Ana Maria de Oliveira, f.l. Matias de Araujo de Oliveira n. da cidade de S. Paulo e Rosa Pedrosa de Alvarenga n. da vila de Mogi das Cruzes, npaterna Manoel de Araujo Mendoza natural dos Campos de Guaitacazes e Estacia Antunes da Veiga n. da cidade de S. Paulo, nmaterna de Matias de Araujo de Oliveira digo de Agostinho Idalgo natural de Castela e de s/m Ana Maria do Rosario natural da vila de Mogi das Cruzes. O contraente é natural desta freguesia.

          Ana e José tiveram, pelo menos:

3-8-5-2-1 Rosa de Meira do Prado, batizada em 16-10-1766. Requereu dispensa para casar com José da Cunha Pontes, viúvo de Ana Antonia, família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 3º.

3-8-5-3 João Batista de Oliveira, testamenteiro materno.

3-8-5-4 Maria da Conceição aos 27-09-1773 casou com Antonio Rodrigues de Siqueira, filho de Miguel Cubas de Siqueira e Joana Simoa Rodrigues, neto paterno de Antonio Cubas de Siqueira e Mecia Correa da Veiga, neto materno de Ascenço Rodrigues Lopes e Maria da Cunha do Prado

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr. - aos 27-09-1774 nesta matriz e testemunhas Roque de Siqueira e Jose Rodrigues de Siqueira, ambos casados. Antonio Rodrigues de Siqueira natural e fregues desta freguesia, f.l. Miguel Cubas de Siqueira e Joana Simoa Rodrigues, esta natural desta freguesia e aquele da cidade de S. Paulo = cc Maria da Conceição natural e freguesa desta freguesia, f.l. Matias de Araujo e Rosa Pedrosa, esta natural de Mogi das Cruzes e aquele desta fregusia. O contraente é neto paterno de Antonio Cubas de Siqueira e Mecia Correa da Veiga naturais da cidade de S. Paulo, neto materno de Ascenço Rodrigues Lopes e s/m Maria da Cunha do Prado naturais desta freguesia. A contraente neta paterna de Manoel de Araujo e s/m Estacia da Veiga esta natural desta freguesia e aquelçe dos Campos dos Goaitacazes, e neta materna de Francisco Idalgo e s/m Ana Maria do Rosario naturais de Mogi das Cruzes.

3-8-5-5 José de Araújo de Oliveira em Santo Amaro aos 09-06-1750 casou co, Ana Maria de Siqueira, filha de José Pires de Mello e Joana Fagundes de Siqueira

RMJ: - Casamentos de Sto Amaro-SP -; 09-06-1750; Jose de Araújo de Oliveira, natural e morador de Guarulhos, filho de Mathias de Araújo de Oliveira e Rosa Pedrosa de Alvarenga; cc. Ana Maria de Siqueira, filha de José Pires de Mello e Joana Fagundes de Siqueira. T.: Francisco Freire de Figueiredo e José de Camargo.

3-8-5-6 Escolastica Maria de Jesus aos 30-08-1746 em Santo Amaro casou com Domingos Francisco de Oliveira, filho de Antonio Francisco Villela e Mariana Fernandes de Oliveira

RMJ: Casamentos de Sto Amaro-SP; 30-08-1746; Domingos Francisco de Oliveira, natural desta, filho de Antonio Francisco Villela e Mariana Fernandes de Oliveira; cc. Escolastica Maria de Jesus, filha de Matias de Arahujo de Oliveira e Rosa Pedrosa de Alvarenga, fregueses de Nossa Senhora da Conceição, todos deste bispado da cidade de S. Paulo.