PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

ANTONIA LEME e seu marido Cap. Mor ANTONIO SOARES FERREIRA

Aportes à Genealogia Paulistana

(atualizado em 15-março-2019)

 

SL. 3, 538, 4-1 Antonia Leme casada em 1705 em Itu com Antonio Soares Ferreira f.º do capitão Francisco Affonso Vidal e de Maria Soares. Tit. Pretos. Teve do 1.º marido q. d.: 5-1 e 2.

 

 

Moacyr Villela

Bartyra Sette

 

Antonia Leme, filha de José Barbosa Leme e Margarida Correa (ou Bernardes), em Itu aos 15-junho-1705 casou com Antonio Soares Ferreira, filho do falecido Capitão Francisco (Afonso) Vidal e Maria Soares.

Itu, SP Antonio Soares Ferreira filho do Capitão Francisco Vidal, ja defunto e de s/m Maria Soares se recebeu com Antonia Leme, filha do Capitão Jose Barbosa e de s/m Margarida Correa. Test.: Miguel Soares, Antonio Frz Porto, Izabel Cubas e Faustina Gomes a 15 de junho da sobredita era (1705)

Capitão Mor Antonio Soares Ferreira foi inventariado em Guarapiranga-MG em 30-março-1716. Deixou quatro filhos em menoridade:

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1716

Inventario do Capitão Mor Antonio Soares Ferreira

Inventariante Antonia Leme, mulher viúva do dito capitão.

Data: aos 30 de março de 1716 em Guarapiranga em pousadas donde vive e mora o Alferes Lourenço da Costa. Pela inventariante foi dito que o capitão Antonio Soares, seu marido, era falecido e que deixou quatro filhos herdeiros por nomes Teresa, Maria, Escoclastica, Bento de menoridade

Entre os bens inventariados: um sitio na Barra de Parapetinga do Rio Guarapiranga.

Autos conclusos aos 28-setembro-1740

 

1- Teresa Afonsa, em Itu aos 04-12-1732 dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, casou com Francisco Pires de Siqueira, filho de Manoel de Miranda de Almeida e Maria de Siqueira.

Itu, SP aos 04-dezembro-1732 nesta vila se casaram, dispensados do impedimento de consanguinidade em 4º grau, Francisco Pires de Siqueira, f. de Manoel de Miranda de Almeida e Maria de Siqueira = com Teresa Affonsa, filha de Antonio Soares Ferreira e Antonia Leme, moradores nesta vila de Itu. Testemuhas Antonio Nunes de Queiroz, casado e Antonio Martins Freitas, casado, todos moradores nesta vila de Itu.

2- Maria Soares Ferreira, natural de Itu, casou duas vezes. Primeira vez casou com Sargento Mor Domingos Teixeira (de Siqueira), natural da freguesia de Santiago de Sandim, conselho de Filgueiras, Arc. Braga, com 40 anos em 1724, filho de Pedro Teixeira e Catarina Ferreira do lugar de Roriz da dita freguesia.

(pesq. Moacyr Villela) Processo matrimonial - arquivo da Arquidiocese de Mariana

Processo aberto aos 02-11-1724

Domingos Teixeira morador na freguesia de Guarapiranga, natural da freguesia de Santiago de Sandim, conselho de Filgueiras , arcebispado de Braga, filho de Pedro Teixeira e Catarina Ferreira do lugar de Roriz da dita freguesia veio menino para a cidade da Bahia e dela passou para as Minas há perto de 20 anos

Maria Soares filha do capitão Antonio Soares Ferreira já defunto e sua mulher Antonia Leme, moradora na freguesia da Guarapiranga, natural da Vila de Itu e batizada na freguesia de Nossa senhora da Candelária da mesma Vila.

Testemunhas: Manoel Ferreira Souto natural da freguesia de Santa Cruz da Ribeira da Vila de Santarém arcebispado de Lisboa, casado, vive de minerar, 40 e tantos anos conhece o autor há 30 e tantos anos. Primeiro, na cidade da Bahia, freguesia de Conceição da Praia com seis ou sete anos de idade. Depois nas Minas há 20 anos primeiro nesta Vila do Carmo depois em São Sebastião dois ou três anos e depois no Sumidouro onde esteve muitos anos e agora na Guarapiranga.

Manoel de Sousa Lobo natural da freguesia de Santiago de Sandim, casado, morador no Sumidouro vive de minerar e lavoura. 26 anos. Conhece há 12 anos o autor morando na freguesia de São Sebastião

Lourenço da Costa natural da freguesia de Nossa senhora da Conceição da Cidade de São Paulo, casado, vive de roça. Declara ter 40 amos, declara que a oradora veio para as Minas com dois anos de idade em companhia de seus pais onde mora ha 12 anos. Teria 13 ou 14 anos em 1724

Jose Leme natural da freguesia de Nossa senhora da Conceição de São Paulo morador no Bacalhau, solteiro vive de suas lavouras, 25 anos tem algum parentesco com a oradora ( é primo da mãe da justificante) e seu vizinho ha 10 anos.

Orador declara ter 40 anos em 13-11-1724. Veio para as Minas há 12 anos;

Oradora Maria Soares Ferreira filha do Capitão Antonio Soares Ferreira já defunto e sua mulher Antonia Leme naturais da Vila de Itu e ao presente moradora na Guarapiranga

          Sargento Mor Domingos Teixeira faleceu em Piranga aos 11-08-1748 com testamento. Com geração natural e legitima.

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1748

Inventário que se fez dos bens que ficaram por falecimento do Sargento Mor Domingos Teixeira, casado que foi com Maria Soares Ferreira.

Data 28-setembro-1748 na paragem chamada Perapetinga, freguesia da Piranga, sitio e casa de morada que foi do defunto Sargento Mor Domingos Teixeira.

Inventariante Maria Soares Ferreira cabeça de casal. Seu marido havia falecido com testamento no dia 11 de agosto do presente ano. Assinou a seu rogo seu filho Pedro Teixeira

Titulo dos herdeiros legitimos:

- Pedro Teixeira, de idade 20 anos.

- Ana Teixeira, de idade 18 anos; casada em vida do defunto com o Alferes Antonio digo com Antonio de Oliveira.

- Maria Teixeira, com 15 anos, casada em vida do defunto com Manoel Ferreira de Souza;

- Catarina Teixeira de idade 13 anos.

- Antonio Pinto de dez anos.

- Joana, de sete nos.

- Theresa de quatro anos.

- Clara de idade de dois anos.

Declarou a inventariante q os oito herdeiros acima são seus filhos legitimos e do defunto seu marido.

 

- Domingos Teixeira, pardo, de idade 32 anos.

Declarou a inventariante q o herdeiro acima é filho natural do dito defunto seu marido e por tal o tratara sempre

 

Dividas que deve ao casal: é devedor ao casal seu genro Antonio de Oliveira da quantia de 18 mil cruzados por um credito.

 

Termo de tutela aos 28-setembro-1748 a Manoel Ferrreira de Souza, genro do defunto Sargento Mor Domingos Teixeira

Termo de tutela aos 09-agosto-1753 a Antonio de Oliveira

Nomeado tutor dos orãos a Jose Martins Ferreira 20-novembro-1753

idem a Miguel Caetano 27-abril-1754

idem a Manoel Ferreira de Souza 20-janeiro-1757. (im 78) Pede o suplicante exclusão da tutela por ter o suplicante os cinco filhos que alega na dita petição.

Nomeado tutor a Antonio Soares Ferreira 17-março-1757

 

Monte mor 3:907$690 rs

 

Termo de curador aos 25-junho-1770 a Jose Alz Moreira, casado com uma herdeira do Sargento Mor Domingos Teixeira

 

I- Domingos Teixeira, pardo com 32 anos em 1748. Filho natural do Sargento Mor.

 

Maria Soares Ferreira e Sargento Mor Domingos Teixeira tiveram oito filhos segundo o inventário, idades em 1748:

2-1 Pedro Teixeira (Cerqueira ou de Siqueira), com 20 anos em 1748. Casou com Clara Maria Alvares, inventariada em 1766. Compareceram duas filhas.

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1766 cod.109 auto.2252// Clara Maria Alvares inventariante Pedro Teixeira Cerqueira (sem imagens ).

          Segunda vez, Pedro casou com Ana Joaquina do Nascimento, com geração.

Filhas de Pedro e Clara Maria:

2-1-1 Maria nasceu em 04-03-1764 e foi batizada na capela de Santo Antonio do Bacalhau em 12 do mesmo mês e ano.

Piranga, MG bat Maria, filha de Pedro Teixeira de Siqueira e de s/m Clara Alz, nasceu aos 04-03-1764 e foi batizada aos 12 do dito mes na capela do Reverendo Vigario Amado Gomes de Oliveira e lhe pos os santos oleos na capela de Santo Antonio do Bacalhau; foram padrinhos Antonio Teixeira e Felicia Alves.

 

Piranga, MG bat Maria, filha de Pedro Teixeira de Siqueira e de s/m Clara Alz, nasceu aos 04-03-1764 e foi batizada aos 12 do dito mes na capela do Reverendo Vigario Amado Gomes de Oliveira e lhe pos os santos oleos na capela de Santo Antonio do Bacalhau; foram padrinhos Antonio Teixeira e Felicia Alves.

2-1-2 Ana, nasceu em 20-01-1766 e foi batizada aos 27 do mesmo mês.

Piranga, MG bat Ana, f.l. de de Pedro Teixeira de Siqueira e de s/m Clara Alz, nasceu aos 20-01-1766 e foi batizada aos 27 do dito mes e ano na capela de Santo Antonio do Bacalhau, foram padrinhos o Revdo Laureano Correa Rabelo, e Maria Soares mulher de Antonio Coelho de Magalhaes.

Pedro e Ana Joaquina tiveram, q.d.:

2-1-3 Manoel, nasceu aos 30-10-1770 e foi batizado aos 8 do mês seguinte.

Piranga, MG bat aos 08-11-1770 na capela de S. Miguel, filial desta matriz de Guarapiranga, bat Manoel n. aos 30 de outubro do dito ano, f.l. de Pedro Teixeira de Siqueira e de s/m Ana Joaquina do Nascimento, neto paterno do Sargento Mor Domingos Teixeira de Siqueira n/b na freguesia de Jugueiros Arc. de Braga e de s/m Maria Soares Ferreira, n/b nesta freguesia de Guarapiranga Bispado de Mariana. Foram padrinhos Tomas Gonçalves Gomide e Maria Ignez, viuva,

 

2-2 Ana Teixeira, com 18 anos em 1748 e já casada com Antonio de Oliveira Vogado, falecido sem testamento aos 17-11-1771 e inventariado por Ana no mesmo ano.

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1771

Inventario dos bens que ficaram do defunto Antonio de Oliveira casado com Ana Teixeira moradores na paragem Perapetinga freguesia da Piranga onde faleceu sem testamento em 17 de ----- de 1771

Inventário data: 23-dezembro-1771

Inventariante Ana Teixeira, cabeça de casal. Seu marido falecera aos 17- novembro do corrente ano sem testamento. Assinou a seu rogo Francisco de Souza Lobo.

 

Titulo dos herdeiros:

- Manoel de Oliveira Vogado, de idade 22 anos.

- Jose Teixeira, de idade 19 anos.

- Ana, 17 anos

- Custodia, 14 anos

- João, 12 anos.

- Joaquim, 10 anos.

- Antonio, 8 anos.

- Genoveva, 6 anos.

- Marcelino 3 anos.

- Francisca de 1 ½ anos.

Foram 10 os filhos do casal.

2-2-1 Manoel de Oliveira Vogado, com 22 anos em 1771.

2-2-2 José Teixeira, com 19 anos.

2-2-3 Ana com 17 anos.

2-2-4 Custodia com 14 anos.

2-2-5 João com 12 anos.

Piranga, MG bat aos (ano de 1759) [danificado] fiho legitimo de Antonio de Oliveira e Ana Teixeira; nasceu os 20 de fevereiro 1759 e batizado na capela da Perapetinga aos 28 do dito mes e ano supra. Foram padrinhos [danificado]

2-2-6 Joaquim, batizado em 04-05-1761. Com 10 anos em 1771.

Piranga, MG bat = Joaquim, f.l. de Antonio de Oliveira e Ana Teixeira nasceu aos -- de abril de 1761 e foi batizado aos 04 de maio do dito ano na capela da Conceição da Perapetinga. Foram padrinhos Antonio Coelho de Magalhães e Joana Ferreira mulher de Alexandre Teixeira, todos desta freguesia.

2-2-7 Antonio batizado em 18-0-1763. Com 8 anos.

Piranga, MG bat = Antonio, f.l. de Antonio de Oliveira e Ana Teixeira nasceu aos 05-bril-1763 e foi batizado aos 18 do mesmo na capela da Conceição da Perapetinga. Foram padrinhos ------ Coelho de Magalhães e Teresa Teixeira filha do Sargento Mor Domingos Teixeira.

2-2-8 Genoveva batizada em 16-04-1765. Com 6 anos.

Piranga, MG bat = Genobeba, filha de Antonio de Oliveira Vogado e Ana Teixeira, foi batizada aos 16-abril-1765 na capela de Perapetinga, padrinhos: Francisco de Souza Lobo e Custodia, filha de João Batista Torres.

2-2-9 Marcelino batizado em 15-06-1768. Com 3 anos.

Piranga, MG bat = aos 15-junho-1768 na capela de n. Sra da Conceição de Perapetinga filial esta matriz de N. Sra da Conceição de Guarapiranga bat a Marcelino, nascido em o primeiro do dito mes e ano, f.l. de Antonio de Oliveira e Ana Teixeira. Padrinhos Salvador Fernandes Rbeiro e Clara Teixeira.

2-2-10 Francisca com ano e meio em 1771.

 

2-3 Maria Teixeira, com 15 anos, casada em vida de seu pai com Manoel Ferreira de Souza, natural da freguesia de Santa Maria de Souzela termo do Porto arcebispado de Braga, filho de Antonio Ferreira e Serafina Martins.

Maria e Manoel tiveram os filhos, batizados em Mariana, q .d.:

2-3-1 Manoel em 27-02-1753.

Mariana, MG aos 26-fevereiro-1753 na capela de N. Sra da Conceição da Vargem a Manoel, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e de Maria Teixeira, neto paterno de Antonio Ferreira e Serafina Martins, naturais de Santa Maria de Souzela Arc. Braga termo do Porto, neto materno do Sargento Mor Domingos Teixeira n. da freguesia de Santiago de Sandim Comarca de Guimarães e de Maria Soares Leme n/b na freguesia de Guarapiranga deste bispado. Foram padrinhos Antonio de Oliveira e Catarina Soares.

2-3-2 João em 27-01-1755.

Mariana, MG bat aos 27-01-1755 na capela de N. Sra da Conceição da Vargem a João, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e de Maria Teixeira, np de Antonio Ferreira e de Serafina Ferreira nts da freguesia de Souzela Arc. Braga, nm do Sarg. Mor Domingos Teixeira n. da freguesia de Sandim comarca de Guimarães Arc. de Braga e de Maria Soares n. da freguesia de Guarapiranga deste bispado. Padrinhos Antonio Ferreira de Ma?edo e D. Teresa Ribeira de Alvarenga desta freguesia.

2-3-3 Francisca em 17-01-1757.

Mariana, MG bat na capela de N. Sra da Conceição da Vargem a Francisca, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e de Maria Teixeira, np de Antonio Ferreira e de Serafina Ferreira nts da freguesia de Souzela Arc. Braga, nm do Sarg. Mor Domingos Teixeira n. do concelho de ----- Arc. de Braga e de Maria Soares n. da freguesia de Guarapiranga deste bispado de Mariana. Padrinhos Revdo Conego Francisco Ribeiro da Silva que mandou tocar com pp por Manoel Peixoto, e Catarina Teixeira moradora na Guarapiranga.

2-3-4 José em 31-05-1759

Mariana, MG bat aos 31-05-1759 na capela de N. Sra da Conceição da Vargem a Jose, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e de Maria Teixeira, np de Antonio Ferreira e de Serafina Ferreira nts da freguesia de Souzela Arc. Braga, nm do Sarg. Mor Domingos Teixeira, n. da freguesia de Sandim comarca de Guimarães Arc. Braga e de Maria Soares n. da freguesia de Guarapiranga deste bispado. Padrinhos o Sarg. Mor Mathias Teixeira da Mota e Teresa Teixeira da freguesia da Piranga.

2-3-5 Custodia em 04-08-1760

Mariana, MG bat aos 04-08-1760 na capela de N. Sra da Conceição da Varge bat a Custodia, f.l. Manoel Ferreira de Souza e de Maria Teixeira; np de Antonio Ferreira e de Serafina Ferreira nts da freguesia de Santa Maria de Souzela Arc. Braga, nm do Sarg. Mor Domingos Teixeira n. da freguesia de S. Pedro de Soeyro termo de Barcelos e de Maria Soares Ferreira n. da freguesia de Guarapiranga deste bispado. Padrinhos Manoel Teixeira de Carvalho e Joana Teixeira da freguesia a Piranga.

2-3-6 Maria em 23-07-1764.

Mariana, MG bat aos 23-07-1764 na capela de N. Sra da Conceição da Varge filial desta catedral bat a Maria, f.l. de Manoel Ferreira de Souza n. de Santa Maria de Souzela Arc. Braga e de Maria Teixeira n. da freguesia de Guarapiranga Bispado de Mariana; np de Antonio Ferreira e Serafina Ferreira nts da dita freguesia de Souzala, nm do Sarg. Mor Domingos Teixeira e Maria Soares n. da dita freguesia de Guarapiranga. Padrinhos Antonio Dias da Cunha e Dona Mariana Rosa.

2-3-7 Joaquina em 18-02-1766.

Mariana, MG bat aos 18-02-1766 na capela de N. Sra da Conceição da Varge filial desta catedral bat a Joaquina, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e Maria Teixeira, foram padrinhos David da G---ra Leite.

2-3-8 José em 15-05-1769.

Mariana, MG bat aos 15-05-1769 na capela de N. Sra da Conceição da Varge filial desta catedral bat a Jose, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e Maria Teixeira, foram padrinhos Antonio Jose Caldas e Clara Teixeira.

2-3-9 Joana, em 23-02-1772.

Mariana, MG bat aos 23-02-1772 na capela de N. Sra da Conceição da Varge filial desta catedral bat a Joana, f.l. de Manoel Ferreira de Souza e Maria Teixeira, foram padrinhos o Capitão João Ferreira da Silva e Antonia Gomes de Matos.

 

2-4 Catarina Teixeira com 13 anos de idade. Em 08-05-1754 casou com Antonio Soares Ferreira, natural da freguesia de Santa Clara do Sertão Bispado do Porto, filho de Domingos Soares e de Antonia Ferreira.

Mariana, MG aos 08-maio-1754 se receberam Antonio Soares Ferreira, f.l. de Domingos Soares e de Antonia Ferreira, natural/bat na freguesia de Santa Clara de Sertão Bispado do Porto, e morador na freguesia de Guarapiranga = e Catarina Teixeira, f.l. do Sarg. Mor Domingos Teixeira e de Maria Soares, n/b na mesma Guarapiranga. Test.: Antonio Ferreira e Azevedo e Miguel ----------

          Antonio faleceu em 16-janeiro-1793 e Catarina em 6-outubro-1796, ambos inventariados em 05-11-1796. Compareceram 10 filhos:

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano1796

Inventário dos bens que ficaram de Antonio Soares Fereira e de sua mulher Catarina Teixeira. Aquele falecido em 16-janeiro-1793 e esta em 06-8bro-1796 ambos sem testamento.

Autos aos 05-novembro-1796 nesta paragem chamada Manja Legoas freguesia de Guarapiranga termo da cidade de Mariana

Inventariante João Soares Ferreira, filho dos falecidos.

 Ambos faleceram abintestados, sem testamento, seu pai em 16-janeiro-1793 e a mulher em 06-outubro-1796 deixando varios herdeiros, filhos legitimos que entre si tiveram

 

Titulo dos Herdeiros, idades pouco mais ou menos.:

- Tenente Jose Soares Ferreira de idade 40 anos.

- Ana, casada com Jose da Rocha de Godois, de idade de 38 anos.

- Maria, casada com Joaquim de Souza Lima, de idade 36 anos.

- Custodia de idade 34 anos.

- Rosa. de idade 32 anos.

- Joana, de idade 30 anos.

- João de idade 28 anos.

- Francisco de idade 26 anos.

- Antonio de idade de 24 anos.

- Francisca de idade de 18 anos.

 

Auto de Partilhas. 02-agosto-1798

Monte Mor 1:152$745. A cada um dos oito herdeiros não dotados 115$274 rs

2-4-1 Tenente José Soares Ferreira com 40 anos de idade.

2-4-2 Ana, casada com José da Rocha de Godois, 38 anos.

2-4-3 Maria, batizada em 17-02-1760, casada com Joaquim de Souza Lima, 36 anos.

Piranga, MG bat Maria, f.l. de Antonio Soares Ferreira e de Catarina Teixeira, nasceu aos 07-fevereiro-1760 e foi batizada aos 17 do dito mes e ano na capela de Santo Antonio do Bacalhau. Padrinhos Antonio Miz de Araujo e Maria Soares, todos desta freguesia.

2-4-4 Custodia, batizada em 07-10-1763, com 34 anos.

Piranga, MG bat Custodia,f.l. de Antonio Soares Ferreira e de Catarina Teixeira, nasceu aos 23-setembro-1763 e foi batizada aos 07-outubro do dito ano na capela de N. Sra da Copnceição; padrinhos Antonio Dias da Cunha e Ana de Jesus mulher de João Batista Torres.

2-4-5 Rosa, batizada em 29-01-1764, com 32 anos.

Piranga, MG bat Rosa, f.l. de Antonio Soares e Catarina Teixeira, nasceu aos 20-janeiro-1764 e foi batizada aos 29 do dito mes na capela de N. Sra da Conceição de Guarapiranga, foram padrinhos o Tenente Manoel de Souza Lobo e Teresa Teixeira, filha do Sargento Mor Domingos Teixeira desta freguesia.

2-4-6 Joana, batizada em 06-10-1765, com 30 anos.

Piranga, MG bat Joana, f.l. de Antonio Soares Ferreira e Catarina Teixeira, foi batizada aos 06-outubro-1765 na capela de Santo Antonio do Bacalhau, foram padrinhos Manoel Henriques e Clara Teixeira, filha de Maria Soares.

2-4-7 Antonio, batizado em 27-06-1767, com 24 anos em 1796.

Piranga, MG bat aos 27-junho-1767 na capela de Parapetinga filial da matriz de N. Sra da Conceição de Guarapiranga bat. Antonio, f.l. de Antonio Soares e Cataria Teixeira, foi padrinho Francisco de Souza Lobo.

2-4-8 João Soares Ferreira, batizado em 04-05-1769. Com 28 anos em 1796, inventariante dos pais.

Piranga, MG bat aos 04-maio-1769 bat na capela de Santo Antonio do Bacalhau filial da matriz de N. Sra da Conceição de Guarapiranga bat a João, f.l. de Antonio Soares e Cataria Teixeira, foram padrinhos João Ferreira Veiga, e Rosa Francisca, solteira, filha de Antonio Coelho de Magalhães, todos desta.

2-4-9 Francisco de idade 20 anos.

2-4-10 Francisca de idade de 18 anos.

 

2-5 Antonio Pinto com dez anos em 1748. Antonio Teixeira de Siqueira casou com Mariana Angelica de Almeida, filha de Gabriel Pereira de Sá e de Maria Josefa de Almeida.

          Mariana faleceu viúva em 20-05-1809, com inventário dos bens do casal aberto aos 22-06-1810. Antonio falecera ha mais de ano e meio Compareceram oito filhos:

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1810

Invventário de Antonio Teixeira de Siqueira e de sua mulher Mariana Angelica de Almeida, moradores no Turvo pequeno aplicação da Conceição freguesia do Pomba

Inventariante Alferes Joaquim Teixeira de Siqueira

Autos aos 22-junho-1810 em o Cartorio dos Orfãos. Declarou o inventariante que falecendo sua mãe Mariana Angelica de Almeida deixou vários bens (...).

Faleceu Mariana Angelica de Almeida, viuva que ficou de Antonio Teixeira Siqueira moradores no Turvo aplicação da Conceição freguesia do Pomba deixando filhos, entre eles um menor.

(...) seu pai falecera ha mais de um ano e meio, e sua mãe falecera em 20-maio-1809 ambos sem testamento.

 

Titulo de Herdeiros:

- Ana Rosa casada com Bartolomeu Gonçalves Villas Boas, de idade 48 anos.

- Antonio Teixeira de Siqueira, de 44 anos.

- Joaquim Teixeira de 40 anos.

- Maria, casada com Jose Machado, de idade 34 anos.

- Manoel Teixeira, de idade 32 anos.

- João Teixeira, casado, de 28 anos.

- Jose Teixeira de idade 25 anos.

- Francisco de idade 24 anos.

 

Termo de tutela aos 22-junho-1810 a Joaquim Teixeira de Siqueira, filho dos falecidos Antonio Teixeira de Siqueira e Mariana Angelica de Jesus - para tutor dos orfãos seus irmãos.

 

Diz Bartolomeu Gonçalves Villas Boas, por cabeça de sua mulher Ana Rosa Teixeira (...).

 

O coherdeiro Jose Joaquim Machado, casado com a filha Maria, se acha em Cantagalo capitania do Rio de Janeiro e por isso não foi citado. 18-junho-1810

Diz Manoel Teixeira de Siqueira, herdeiros dos falecidos (...).

25-setembro-1815 Manoel Teixeira de Siqueira procurador de Jose Joaquim Machado e sua mulher Maria Angelica Teixeira (...)

 

Francisco Teixeira de Siqueira da-se por pago e satisfeito das suas heranças paterna e materna (...).

João Teixeira de Siqueira, idem.

 

Auto de Partilhas 09-fevereiro-1816 nesta cidade de Mariana. Monte Mor 381$900, a cada um dos herdeiros 62$328 4/7

Pagamento aos herdeiros; Antonio - Manoel - Jose - João - Francisco - Jose Joaquim Machado por cabeça de sua mulher - Joaquim -

 

2-5-1 Ana Rosa Teixeira, batizada em 08-08-1768, casada com Bartolomeu Gonçalves Villas Boas,

Piranga, MG bat aos 08-08-1768 na capela de Sto Antonio do Bacalhau bat a Ana, f.l. de Antonio Teixeira Serqueira e Maria(sic) Angelica de Almeida, foram padrinhos o R. Padre Gabriel Pereira de Sá e Teresa Maria de Jesus mulher de Antonio da Silva de Miranda.

2-5-2 Antonio Teixeira de Siqueira, batizado em 27-12-1769, com 44 anos em 1810.

Piranga, MG bat aos 27-12-1769 na capela de Sto Antonio do Bacalhau bat a Antonio, f.l. de Antonio Teixeira Serqueira e Maria Angelica de Almeida, foram padrinhos Antonio Coelho de Magalhães e Elena Maria, solteira filha do Tenente Gabriel Pereira de Sá, todos desta freguesia.

2-5-3 Joaquim Teixeira de Siqueira, alferes com 40 anos. Tutor dos órfãos seus irmãos.

2-5-4 Maria Angelica Teixeira, de 34 anos, casada com José Joaquim Machado.

2-5-6 João Teixeira de Siqueira, casado, de 28 anos.

2-5-7 José Teixeira de idade 25 anos.

2-5-8 Francisco Teixeira de Siqueira, de idade 24 anos.

 

2-6 Joana, de sete anos.

2-7 Teresa de quatro anos. Teresa Teixeira, madrinha de Rosa, 2-4-5 supra.

2-8 Clara de idade de dois anos em 1748. Clara Maria Teixeira casou com José Alves Moreira, natural de Guarapiranga, filho de Fabião Martins Moreira e de Antonia Maria Alves. José faleceu aos 27-09-1803 com testamento.

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1804

Inventario do Alferes Jose Alves Moreira, casado que foi com Clara Maria Teixeira, que faleceu com testamento 26-7bro-1803.

Inventário data: 12-setembro-1804 nesta fazenda do Capitão Diogo Carvalho de Moraes, freguesia da Piranga termo da cidade de Mariana.

Inventariante a viúva Clara Maria Teixeira. Seu marido faleceu com testamento 26-setembro-1803 deixando varios herdeiros. Assina a seu rogo o Capitão Diogo Carvalho de Moraes.

Titulo dos Herdeiros:

1- Francisca, cc Jose Dias Ladeira, de idade 35 anos.

2- Jose Alves Moreira, casado, morador na Furmiga, de idade 34 anos pouco mais ou menos.

3- Lino Alves Moreira, casado, de idade 32 anos, morador no Pomba.

4- Joaquim Alves Moreira, casado, de idade 30 anos.

5- Antonio Alves, de idade 28 anos.

6- Maria Clara, falecida, casada com Antonio Soares.

7- Manoel de idade 20 anos.

8- Ana, de idade 17 anos.

 

Natural, tido no estado de solteiro:

- Jose da Silva, morador no Bacalhau, de idade de 40 anos, casado.

 

Dotes:

-a herdeira Francisca para se casar com Jose Dias Ladeira (...)

- a herdeira Maria para se casar com Antonio Soares Ferreira (...).

 

Traslado do testamento de Jose Alves Moreira: Aos 10-09-1803 neste arraial da Conceição de Nossa Senhora de Guarapiranga em casas de morada do Quartel Mestre  Manoel de Oliveira Senra onde se achava doente de cama o Alf. Jose Alves Moreira que reconheço pelo proprio (...) fez testamento. Eu Alf. Jose Alves Moreira natural e batizado nesta freguesia de Guarapiranga, assistente na Capela de N. Sra do Oliveira filial desta mesma freguesia, f.l. de Fabião Martins Moreira e de Antonia Maria Alves, ja falecidos, (...) encomenda a alma.

Sou casado com Clara Maria Teixeira e do matrimonio tenho os filhos seguintes: Francisca Clara Teixeira cc Jose Dias Ladeira; Maria Clara Teixeira casada com Antonio Soares Ferreira; Ana = Jose = Lino = Joaquim = Antonio e Manoel; e tambem tenho um filho natural por nome Jose da Silva, pardo, filho de Bernarda da Silva, crioula moradora na Praça da capela do Mestre de Campo; aos quais constituo todos por herdeiros das duas artes de meus bens e do remanescente da minha terça constituo por minha herdeira a minha filha Ana.

Testamenteiros em 1º lugar a m/mulher Clara Maria Teixeira, em 2º lugar a meu filho Antonio Alves Moreira e em 3º a meu filho Joaquim Alves Moreira. Declara dividas - (...) assinam as testemunas.

 

Paroquial Igreja de N. Sra da Conceição de Guarapiranga - certifico que revendo o livro que de presente serve de assentos de obitos, e nele a f. 93 se acha o do teor seguinte: Alferes Jose Alves Moreira, homem branco, casado com D. Clara Maria Teixeira, filho legitimo de Fabião Martins Moreira e Antonia Maria Alves, ja falecidos; morreu de retenção de urinas em 27-09-1803 com todos os sacramentos e seu solene testamento; sepultado dentro desta matriz.

Aceitação- aos 25-10-1803 D. Clara Maria Teixeira como primeira testamentneira.

 

Monte Mor 1:4457$983 ½

Meação da viúva 728$991 ¾

do falecido 728$991 ¾

Monte dos herdeiros 640$994 ½

a cada herdeiro 71 $221 5/9

Alem de oito filhos legítimos, José declarou o filho natural:

I- José da Silva, pardo, filho de Bernarda da Silva, crioula moradora na Praça da capela do Mestre de Campo. Casado, com 40 anos em 1804, morador no Bacalhau.

 

Clara e José tiveram os filhos, idades em 12-09-1804:

2-8-1 Francisca Clara Teixeira, batizada en 02-11-1770. Casada com José Dias Ladeira.

Piranga, MG bat Aos 02 de 9bro de 1770 anos bat na capela de Santo Antonio filial da Matriz de N. Sra da Coceição de Guarapiranga a Francisca, f.l. de Jose Alves Moreira e de Clara Maria Teixeira. Foram padrinhos Jose da Motta de Carvalho e Felicia Teresa filha de Fabião Martins Moreira, todos desta mesma freguesia.

2-8-2 José Alves Moreira, batizado em 15-10-1772. Casado, morador na Furmiga, de idade 34 anos pouco mais ou menos.

Piranga, MG bat aos 15-10-1772 na capela de Sto Antonio do Bacalhau bat a Jose, f.l. do Alf. Jose Alvres Moreira e Clara Maria Teixeira, foram padrinhos o Ten. João da Cunha Pacheco e Josefa Joaquina de Almeida mulher do Cap. João Gonçalves de Araujo, morador na freguesia de Antonio Pereira e os mais todos desta freg. de Guarapiranga.

2-8-3 Lino Alves Moreira, casado, de idade 32 anos, morador no Pomba.

2-8-4 Joaquim Alves Moreira, casado, de idade 30 anos.

2-8-5 Antonio Alves Moreira, de idade 28 anos.

2-8-6 Maria Clara Teixeira, falecida, casada com Antonio Soares Ferreira.

2-8-7 Manoel de idade 20 anos.

2-8-8 Ana, de idade 17 anos. Herdeira do remanescente da terça paterna.

 

Maria Soares Ferreira casou segunda vez em Guarapiranga com Alferes Antonio Coelho de Magalhães, natural da freguesia de São Pedro do Caíde comarca de Guimarães Arc. de Braga, filho de Manoel Nunes e de Teresa Maria de Mattos. Alferes Antonio faleceu com testamento aos 24-junho-1795, deixou dois filhos de seu casal:

Casa Setecentista de Mariana - 1º Oficio ano 1795

Inventario dos bens do defunto Alferes Antonio Coelho de Magalhães, de quem é testamenteiro o Capitão Manoel Coelho de Magalhães.

Autos aos 04-agosto-1795 nesta Leal cidade de Mariana. Faleceu a 24-junho do corrente ano com testamento.

Inventário dos bens.

Declarou ele inventariante para a colaçao, que havia recebido do tio testador seu sogro e pai digo seu pai a quantia que o mesmo pagou pela ametade do escravo que havia comprado de sociedade com ele inventariante.

 

Certidão: certifico que no livro que atualmente serve de obitos desta freguesia a folhas 182 se acha o assento do teor seguinte: aos 24-junho-1795 faleceu com seu solene testamento feito no livro do Tabelião desta freguesia, o Alferes Antonio Coelho de Magalhães, homem branco, meu paroquiano, casado nesta freguesia com Dona Maria Soares Ferreira, filho leg. de Manoel Nunes e Teresa Maria de Mattos, natural da freguesia de São Pedro de Cahide comarca de Guimarães Arc. Braga (...). Piranga 01-agosto-1795

Testamento:

(...) aos 19-novembro-1794 no distrito da capela de S. Miguel do Mestre de Campo freguesia de Guarapiranga termo e bispado de Mariana, Eu Antonio Coelho de Mendonça (...) faço este meu testamento: encomenda a alma. Sou natural e batizado na freguesia de São Pedro de Cahide Arc. Braga, f.l. de Manoel Nunes e de Teresa de Mattos, ja falecidos, donde vim para esta terra de Minas onte tenho assistido até o presente.

Declaro que fui casado com Dona Maria Soares Ferreira, viuva que ficou do Sargento Mor Domingos Ferreira(sic) Serqueira e da mesma tive um filho por nome Manoel Coelho de Magalhães, hoje casado com Dona Angelica Ferreira de Gouveia; e tambem tive da dita minha mulher uma filha por nome Rosa, hoje casada com o Alferes Jose Joaquim Rodrigues aquele morador nesta freguesia de Itaberava.

Meu corpo serra sepultado na capela de Santo Antonio do Bacalhau aonde sou aplicado freguesia de Guarapiranga.

Testamenteiros: em 1º lugar a meu filho o Ajudante Manoel Coelho de Magalhães, em 2º lugar a Manoel de Oliveira Senra, em 3º Antonio Jose Rabello moradores nesta freguesia de Guarapiranga.

Instituo por meus universais herdeiros, depois de pagas as minhas dividas e reservada a minha terça para desta satisfazer os bens de minha alma, a meus legitimos filhos o Ajudante Manoel Coelho de Mendonça e a minha filha Rosa Francisca casada com o Alferes Jose Joaquim Rodrigues (...).

Aceitação: aos 05-agosto-1795

Maria Soares Ferreira e o Alferes Antonio Coelho de Magalhães tiveram dois filhos:

2-9 Ajudante Manoel Coelho de Magalhães, testamenteiro paterno, casado com Angelica Ferreira de Gouvea, moradores em Itaverava.

2-10 Rosa Francisca, natural de Guarapiranga, casada com o Alferes José Joaquim Rodrigues, natural de Conceição de Antônio Pereira, MG, filho de João Rodrigues Fernandes, natural de São Pedro do Cabelo, Arcebispado de Braga, e de Mariana da Rocha, natural de Conceição de Antônio Pereira. Entre seus filhos:

2-10-1 José Joaquim Rodrigues, habilitou-se as ordens sacras em 1814.

ACMSP - Habilitação de Genere Parte A ano 1814

Habilitando: José Joaquim Rodrigues (Mariana).

Autos aos 22-setembro-1814

José Joaquim Rodrigues, clerigo in Minoribus, natural de Guarapiranga, MG e compatriotado neste bispado de S. Paulo, filho de José Joaquim Rodrigues, natural de Conceição de Antônio Pereira, MG, e de Rosa Francisca, natural de Piranga; NP de João Rodrigues Fernandes, natural de São Pedro do Cabelo, Arcebispado de Braga, e de Mariana da Rocha, natural de Conceição de Antônio Pereira, MG; NM de Antônio Coelho de Magalhães, do Arcebispado de Braga, e de Maria Soares Ferreira, de Piranga.

O habilitando é residente no bispado de S. Paulo.

Testemunhas

 

28-setembro-1814: Diz José Joaquim Rodrigues, clerigo subdiacono (...) que ele suplicante se accha na idade de 39 anos (...).

 

Autos do Patrimonio aos 17-setembro-1814.

 

3- Escolastica Leme Barbosa, em Itu aos 13-junho-1731, casou com Antonio Nunes de Queiroz, natural de Amarante e morador em Itu, filho de Martinho Nunes de Oliveira, n. de Braga e de Sebastiana de Queiroz, n. de Amarante. Geração em SL. 3º, 538, 5-1.

Itu, SP aos 17-junho-1731 se receberam Antonio Nunes de Queiroz, f. de Martinho Nunes de Oliveira e de Sebastiana de Queiroz sua mulher, naturais de Amarante exceto a dita Sebastiana de Queiroz que é natural de Amarante e o marido de Braga, morador o contraente nesta vila de Itu = com Escolastica Leme Barbosa,, f. de Antonio Soares, ja defunto e de s/m Antonia Leme, naturais e moradores desta vila de Itu. Test.: Salvador Martis e Paulo de Anhaia Leme.

4- Bento, último filho de Antonio Soares Ferreira e Antonia Leme.