PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANDRÉ DE FONTES

(atualizado em 14-fevereiro-2018)

 

 

Bartyra Sette

 

André de Fontes e Madalena Gonçalves foram naturais e moradores em Iguape-SP. Em Mogi das Cruzes-SP encontramos o filho:

 

1- André de Fontes das Neves, tambem natural de Iguape, casou duas vezes. Primeira vez com Ana Barbosa, natural de Cananéia. Segunda vez casou com Maria de Oliveira.

          André testou em 25-03-1694. Declarou naturalidade, filiação, os dois matrimonios e a geração:

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

André Fontes das Neves, 1694; Mogi das Cruzes

Contas do testamento de Andre de Fontes das Neves o qual se toma aos Testamenteiros Maria de Oliveira, sua mulher e Antonio Pimenta de Abreu.

Testamento aos 25-03-1694

Testamenteiros: minha mulher Maria de Oliveira e Antonio Pimenta de Abreu.

Sou natural da vila de Iguape, filho de Andre de Fontes e Madalena Gonçalves, todos nts da dita vila.

Fui casado com Ana Barbosa natural da vila da Cananeia e tivemos dois filhos: Francisco de Fontes e Manoel de Fontes o qual esta solteiro.

Casei segunda vez com Maria de Oliveira da qual tivemos uma filha e quatro filhos: Madelena = João = Tome = Manoel = e Vito os quais são meus herdeiros.

Vila de Mogi 25-03-1694.

Codicilo:

Declaro que casei minha filha Madalena de Fontes com Antão Saraiva. Minha mulher fica pejada e a criatura eh meu herdeiro.

Feito aos 25 de dezembro de mil e seiscentos e noventa e cinco.

Cumpra-se Santa Ana das Cruzes de Mogi aos 26-12-1694(sic)

 

          Andre e Ana tiveram dois filhos:

1-1 Manoel

1-2 Francisco

 

          Andre e Maria tiveram cinco filhos:

1-3 Madalena

1-4 João

1-5 Tome

1-6 Manoel

1-7 Vito

 

1-1 Manoel de Fontes, devedor ao irmão Francisco. Solteiro em 1694.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [partes rasgadas] aos 15-04-1698 Narciso de Fontes, f. Andre de [--------] e Ana Barbosa = cc ------- Correia f. Antonio Vaz Cardoso e Luzia Pedrosa, padrinhos Antonio Gonsalves ------- Moreira e madrinha D. Antonia Catarina Dias.

1-2 Francisco de Fontes Barbosa, natural de Cananéia-SP, casou duas vezes e não apenas uma como citado em: SL. 7, 155, 3-2 Maria Alvares Corrêa, casou em 1688 em Mogi das Cruzes com Francisco de Fontes Barbosa, f.o de André de Fontes das Neves e de Ana Barbosa, n. p. de André de Fontes e de Madalena Gonçalves; teve pelo inventário de Francisco de Fontes em 1709 em Mogi das Cruzes, 5 f.os: 4-1 a 4-5.

          Primeira vez com Izabel de Siqueira natural de Mogi das Cruzes onde foi inventariada em 1693. Com geração de dois filhos. Segunda vez aos 15-04-1698 casou com Maria Alvares Correa, fiolha de Antonio Vaz Cardoso e Luzia Pedrosa, com geração de três filhos.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [partes rasgadas] aos 15-04-1698 Francisco de Fontes, f. Andre de [--------] e Ana Barbosa = cc ------- Correia f. Antonio Vaz Cardoso e Luzia Pedrosa, padrinhos Antonio Gonsalves ------- Moreira e madrinha D. Antonia Catarina Dias.

          Francisco ditou seu testamento em Mogi aos 20-04-1709 e aberto três dias depois. Declarou naturalidade, filiação, os dois matrimônios e a geração de cinco filhos: dois do primeiro e três do segundo.

Inventarios de Moji das Cruzes: 2º Cartório de Mogi das Cruzes -

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Francisco de Fontes Barbosa 31-05-1709

marido de Maria Alves Correa, declarante.

Titulo dos filhos:

Catarina, solteira 22 anos

Agostinho, 19

Francisco, 9 para 10 anos

Jose, 8 anos gemeo

João, 8 anos.

Testamento: aos 20-04-1709 eu Francisco de Fontes Barbosa (...).

Testamenteiros: Antonio Glz Naves, Sarg. Mor Antonio Delgado da Silva.

Sou natural de Cananéia, filho de Andre de Fontes das Neves e Ana Barbosa, já falecidos.

Fui c1c Izabel de Siqueira, já falecida, natural desta vila. Tivemos dois filhos: Catarina Barbosa e Agostinho de Fontes Barbosa,

C2c Maria Alves Correa n. desta vila, três filhos: Francisco, Jose, João.

Deve-me meu irmão Manoel de Fontes.

Nesta vila aos 20-04-1709

Aprovação: 20-04-1709

Abertura: 23-04-1709

Requerimento aos 21-07-1712 de Agostinho de Fontes Barbosa, já casado morador na vila de Jacarei (...) estava ausente um herdeiro, João Fragoso casado com a orfã Catarina.

 

Apenso Izabel de Siqueira 17-07-1693.

mulher de Francisco de Fontes

Titlo dos Filhos: Agostinho e Catarina

Aos 06-04-1712 procuração de Agostinho de Fontes a João Fragoso.

28-12-1712 recibo da legitima da orfã Catarina Dias casada com João Fragoso

 

Filhos de Francisco e sua primeira mulher, Izabel de Siqueira:

1-2-1 Catarina Dias de Siqueira, solteira com 22 anos em 1709. Aos 02-02-1712 casou com João Fragoso, filho de Francisco Jorge e Ignez Fragosa, Aportes à GP “Ignez Fragoso de Mattos” neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 02-02-1712 João Fragoso f. Francisco Jorge e Ignez Fragosa = cc Catarina Dias, f. Francisco de Fontes e Izabel de [-----]qr.ª

Catarina e João tiveram os filhos, q.d.:

1-2-1-1 Izabel Barbosa Moreira, batizada em 04-11-1721. Aos 21-12-1735 casou com Domingos Alves Coutinho, natural da freguesia de S. Mamede termo de Torre Vedras do Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Dias e Maria Alves.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-11-1721 bat. Izabel, f.l. João Fr --- e Catarina Dias, padr.: Alf. Andre Lopes da Cunha e Catarina Correa.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. da Conceição aos 21-12-1735 Domingos Alves Coutinho, n. freg. S. Mamede termo de Torres, f.l. Manoel Dias e Maria Alves = cc Izabel Barbosa Moreira, vila de Mogi, f.l. João Fragoso e Catarina Dias de Siqueira. Test.: Diogo Silveira Cardoso e Antonio Ferreira de Figueiredo.

Pais de,q.d.:

1-2-1-1-1 Maria Alves Coutinho, batizada em 11-07-1737.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 11-07-1737 Maria, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, padr.: Miguel de Almeida e Catarina Dias, todos desta freguesia.

          Na capela da Alagoa, filial da Aiuruoca, em 29-11-1755 casou com Amaro Martins Alves (Porto), natural da freguesia de S. Lourenço de Cabril Concelho de Ruivães Comarca de Chaves, filho de Domingos Martins e Senhorinha Andre (ou Antunes como no batismo do filho Antonio), do Arc. Braga.

Aiuruoca, MG - Casamentos - Aos 29/11/1755, na Capela da Alagoa, Amaro Martins, f.l. de Domingos Martins e de sua mulher Senhorinha André, natural da freguesia de São Lourenço de Cabril, Concelho de Ruivães, Comarca de Chaves, com Maria Alves Coutinho, f.l. de Domingos Alves Coutinho e de sua mulher Isabel Barbosa, natural da freguesia de N.S. do Pilar da Vila de São João del Rei. Testemunhas: Padre Carlos Ribeiro da Fonseca e José Pinto de Miranda (pesq. Silvia Buttros).

1-2-1-1-1-1 José batizado em Aiuruoca em 28-04-1762.

Aiuruoca, MG aos 28-04-1762 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Jose, f.l. de Amaro Martins e Maria Alz Coutinho, foram padrinhos Mig.l Rois Feijó e Ana Roiz de Andr.e

1-2-1-1-1-2 Joaquim, em 09-09-1764.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 09 set 1764 cap. Alagoa, Joaquim, f.l. de Amaro Martins Alz.  e Maria Alz. Cutinho, padr.: Mig.l Roz Feijó.

1-2-1-1-1-3 Maria Alves Barbosa, casou primeira vez aos 07-11-1781, com Joaquim Pinto de Carvalho, filho de Luiz Pinto e Bárbara Leite - família “Josefa de Oliveira Leite”, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 07 nov 1781 cap. Rosario - Joaquim Pinto de Carvalho e Maria Alves Barbosa.

Ele f.l. de Luiz Pinto e Barbara Leite.

Ela f.l. de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho.

Ambos naturais desta freguesia.

          Segundo vez, dispensados do impedimento de afinidade licita em 1º grau da linha transversal pq a oradora foi casada com um irmão do orador e assim mais de afinidade ilicita duplicada em 1º grau pq a oradora conheceu carnalmente dois irmãos do orador e tambem com o de afinidade ilicita triplicada em 1º grao da linha transversa pq o orador tera conhecido carnalmente tres irmãs da oradora, e de afinidida ilicita em 2º grau da linha transversal pq a oradora conheceu um sobrinho do orador, Maria casou com Domingos Pinto de Carvalho, filho de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, família supra citada.

Aiuruoca, MGLivro Misto

Domingos Pinto de Carvalho e Maria Alves Barbosa 1811

Impedimento de afinidade licita em 1º grau da linha transversal pq a oradora foi casada com um irmão do orador e assim mais de afinidade ilicita duplicada em 1º grau pq a oradora conheceu carnalmente dois irmãos do orador e tambem com o de afinidade ilicita triplicada em 1º grao da linha transversa pq o orador tera conhecido carnalmente tres irmãs da oradora, e de afinidida ilicita em 2º grau da linha transversal pq a oradora conheceu um sobrinho do orador.

Domingos Pinto de Carvalho e Maria Alves Barbosa depoimento aos 22-04-1812

Depoimento dos oradores.

Orador, f.l. Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite. Q Maria Alves Barbosa fora casada com seu irmão inteiro Joaquim Pinto de Carvalho. No tempo de casada a oradora tivera atos não só com ele depoente mas com mais dois irmãos inteiros deles Domingos Pinto de Carvalho e Joaquim Pinto de Carvalho. E mais com um primo dele contraente em segundo grau. E que ele orador tivera tratos com tres irmãs inteiras da oradora.

Oradora Maria Alves Barbosa, viuva de Joaquim Pinto de Carvalho e tivera no tempo de casada copula ilicita não só com o dito Domingos Pinto de Carvalho mas com dois irmãos inteiros dos ditos Joaquim Pinto e Domingos e que mais tivera atos ilicitos um um primo destes em segundo grau. Que Domingos Pinto Carvalho tivera atos ilicitos com mais tres irmãs inteiras

 

Maria e Domingos faleceram em Aiuruoca. Sem geração. Maria deixou legados:”m/sobrinhas Luciana, Anna, Maria, filhas de João de Deos e Maria Fernandes”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - Domingos Pinto de Carvalho, f. de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite, falecidos. Cc. Maria Barbosa, não tenho filhos. Registrado aos 20 fev 1833 (?)

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG ---- (entre setembro de 1835 e junho 1836) Copia do Testamento de Maria Alves Barbosa f.l. de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho, moradora na aplicação Alagoa.

Fui cc. Domingos Pinto de Carvalho sem filhos.

Testamenteiros:

1- Jose de Sousa Maia

2- seu pai (do supra 1) alf. Jose de Sousa Maia

3- m/irmão Francisco Martins Alves.

legados:

-m/sobrinhas Luciana, Anna, Maria, filhas de João de Deos e Maria Fernandes.

Aos 29-01-1835 anos, assino a rogo da testadora Maria Alves Barbosa.

Registrado aos 20 outubro 183[dobra]

1-2-1-1-1-4 Antonio, batizado em 12-07-1767.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 12 julho 1767 cap. Alagoa, Antonio, f.l. de Amaro Mir. Alz. e de Maria Alz. Coutinho, np Dom.os Mir. e Senhorinha Antunes, naturais do --- de S. Lourenço de Cabril, arc. Braga e pela materna de Domingos Alz. Coutinho e de Izabel Barboza, nasceu aos 03 do mes; padr.: Manoel Pest. da S.ª solteiro, e Brigita Maria da Conceição, mulher de Antonio Pto.

1-2-1-1-1-5 Francisca em 20-07-1769.

Aiuruoca, MG aos 20-07-1769 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Francisca, f.l. de Amaro Martins e Maria Alz Coutinho, que nasceu em 30 de junho proximo, foram padrinhos Diogo Borges Pinto e Barbara Maria Leite.

1-2-1-1-1-6 Manoel Alves Coutinho aos 04-03-1794 casou com Maria Josefa de Carvalho, exposta em casa de Brigida Maria da Conceição.

Aiuruoca, MG) aos 04-03-1794 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa e testemunhas Jose Henriques de Carvalho e Francisco Ribeiro de Magalhães se receberam Manoel Alves Coutinho, f.l. de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho = E Maria Josefa de Carvalho, exposta em casa de D. Brigida Maria da Conceição, natural/batizada nesta freguesia da Aiuruoca.

          Segunda vez aos 16-11-1798, Manoel casou com Rita Maria de Jesus, batizada em 22-03-1770,filha de Manoel da Silva Campos Barbosa e Brigida Maria da Silva.

Aiuruoca, MG aos 16-11-1798 na Capela da Lagoa onde os contraentes são moradores e testemunhas Jose Lopes de Barros e Felis Alves de Almeida, se casaram Manoel Alves Coutinho, f.l. de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho, viúvo de Mariana Josefa de Carvalho = e Rita Maria de Jesus, f.l. de Manoel da Silva Campos Barbosa e Brigida Maria da Silva, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

 

Aiuruoca, MG aos 22-03-1770 na Capela da Lagoa bat a Rita q nasceu em 11 do mesmo mes, f.l. de Manoel da Silva Campos e Brigida da Silva, foram padrinhos Manoel Luiz Nunes Pr.ª e s/m Paula Pires.

 

1-2-1-1-1-7 João em 17-03-1772.

Aiuruoca, MG aos 17-03-1772 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a João, f.l. de Amaro Martins e Maria Alz Coutinho, que nasceu aos dez do dito mes, foram padrinhos Antonio da Silva Reis e s/m Josefa Angelica, todos desta freguesia.

1-2-1-1-1-8 Francisco Martins Alves, batizado em 30-11-1774. Testamenteiro da irmã Maria Alves Barbosa.

Aiuruoca, MG aos 30-11-1774 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Francisco, f.l. de Amaro Miz Alves Porto e Maria Alvres Coutinho, foram padrinhos Francisco [----------], e [----------] solteiro.

1-2-1-1-1-9 Maria, batizada em 14-11-1777.

B7:Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 14 novembro 1777, cap. Rosario Alagoa, MARIA, f.l. de Amaro Martins Alves Porto e Maria Alves Coutinho; padr.: ten. Jose Pereira Monteiro com procuração do alf. Domingos Gonçalves Pereira da freguesia de Pouso Alto e, d. Leonor Pereira mulher de Domingos de Carvalho Ferreira, morador nesta freguesia.

1-2-1-1-1-10 Ana batizada em 18-05-1781.

Aiuruoca, MG aos 18-05-1781 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Ana, f.l. de Amaro Martins Alves e Maria Alves Coutinho, foram padrinhos Miguel Rodrigues Feijo e D. Ana Rodrigues de Andrade mulher do Cap. Diogo Gonçalves de Carvalho.

1-2-1-1-1-11 Mariana Martins de Azevedo aos 14-05-1796 casou com Jose Pereira Barbalho, natural de Pouso Alto, filho de Manoel Pereira Barbalho e de Clara Correa da Silva.

Aiuruoca, MG matr - aos 14-05-1796 na matriz da Vila de S. João del Rei  e testemunhas o Padre Francisco da Costa Dias e Joaquim Jose de Oliveira se casaram Jose Pereira Barbalho, f.l. de Manoel Pereira Barbalho e de Clara Correa da Silva, n/b na freguesia de Pouso Alto = e Mariana Martins de Azevedo, f.l. de Amaro Martins Alvares Porto e de Maria Alvares Coutinho, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

 

1-2-1-1-2 João, batizado em 09-11-1739.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 09-11-1739 João, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, padr.: João da Rocha, casado e Ana Maria de Siqueira, mulher de Francisco Gonçalves da Cunha, todos moradores nesta freguesia.

1-2-1-1-3 Josefa Angelica Coutinho em 26-11-1763 pediu dispensa, sem impedimentos, para se casar como casou aos 02-02-1764 com Antonio da Silva Reis, natural da freguesia de S. Estevão da cidade e Patriarcado de Lisboa, filho dos finados Antonio da Silva e Rosa Maria dos Anjos.

Aiuruoca, MG matr - 19 aos 02-02-1764 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa se receberam Antonio da Silva Reis, f.l. de outro e de s/mulher Maria dos Anjos, natural da freguesia de Sto Estevão de L.xa = Com Josefa Angelica Coutinho, f.l. de Domingos Alz Coutinho e Izabel Barbosa, nat da freg. da Sra do Pilar de S. João del Rei. Foram testemunhas Jose Pinto de Miranda e Antonio Jose de Castro.

 

Aiuruoca-MG, dispensas matrimonias livro misto 1774- 1797

aos 26-11-1763 Antonio da Silva Reis e Josefa Angelica Coutinho

Sem impedimento

Diz Antonio da Silva Reis, n/b na freg. de S. Estevão da cidade e Patriarcado de Lisboa, f.l. Antonio da Silva e Rosa Maria dos Anjos, já defuntos.

Josefa Angelica Coutinho, n/b na freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. Domingos Alz Coutinho e Izabel Barbosa

 

Testemunhas:

- Joaquim Antonio Correa da Costa, solteiro, n. freg. N. Sra da Conceição da Rua Nova do patriarcado e cidade de Lisboa e morador neste arrala da Alagoa desta freguesia de Aiuruoca, vive de seu negocio de molhados, idade 29 anos.

- Miguel Soares Leite, viuvo, n, da freg. de Santo Antonio de Guaratingueta-SP, morador neste arraial da Alagoa onde vive de seu oficio de carapina, de idade 50 anos

 

Depoimento do Justificante

Antonio da Silva Reis, solteiro, n/b na freg. de S. Estevão da cidade e Patriarcado de Lisboa, f.l. Antonio da Silva e Rosa Maria dos Anjos, já defuntos, morador neste arrial da Alagoa onde vive de seu negocio de fazenda seca, de idade 28 anos

Josefa Angelica Coutinho, n/b na freg. de N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, f.l. Domingos Alz Coutinho e Izabel Barbosa, já defunta e moradora neste arraial da Alagoa, vive em companhia de seu pai,

Pais de, q.d.:

1-2-1-1-3-1 José, batizado em Aiuruoca em 19-07-1767

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 19 julho 1767 cap. Rosario, Joseph, f.l. de Antonio da Silva Reys n. da freg. de Sto. Estevão do ---biorchedo (?) de Lxa. e de Josepha Angelica Coutt.º n. na vila de S. João del Rei; npaterno de Antonio (sic) da S.ª e Roza Maria dos Anjos natural da freg. de Sta. Lucrecia da Villa Nova do Famelicão e Manoel (sic) da vila de Torres Vedra, digo, da freg. de N. Sra. dos Anjos de Lxa.; e pela materna de Dom.os Alz. Cutt.º n. da vila de Torres Vedras e Izabel Barbosa n. da freg. da vila de Mogy; nasceu aos 30 junho deste ano; padr.: guarda mor Antonio Jose de Castro e Josepha Caetana Rosa.

1-2-1-1-3-2 Ana em 19-03-1770.

Aiuruoca, MG aos 19-03-1770 na Capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Ana, f.l. de Antonio da Silva Reis e Josefa Angelica Coutinho, que nasceu em 9 do dito mes, foram padrinhos Verissimo ------ da Silva.

1-2-1-1-3-3 Joaquim em 07-10-1772

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 07 out 1772 Rosario da Lagoa, JOAQUIM, f.l. de Antonio da Sylva reis e s/m Josefa Angelica Coutinha; npaterno de  Antonio da Sylva da freg. de Santa Lucrecia de Louro, bispado do Porto e Rosa Maria dos Anjos da freg. dos Anjos do Patriarcado de Lisboa; nmaterno de Domingos Alves Coutinho da freg. de Torres Vedras do Patriarcado de Lisboa e Isabel Barbosa da freg. de N. Sra. da Conceição de Mogi das Cruzes, bispado de SP; padr.: --- Pires de Castro e Josefa Caetana Rosa.

1-2-1-1-4 Ana Alves Coutinho, batizada em S. João del Rei aos 25-02-1746.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDRei e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 25-02-1746 Ana, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, padr.: Martinho Cardoso, solteiro e Ana de Souza, mulher de Inacio  Bandeira.

          Aos 03-03-1767 casou com José de Souza Maia, natural da freguesia de Santa Maria de Airão Bispado do Porto, filho de Mateus de Souza Maia e de Maria Francisca.

Aiuruoca, MG - Casamentos - Aos 03/03/1767, na Capela da Alagoa, José de Souza Maia, f.l. de Mateus de Souza Maia e de Maria Francisca, natural da freguesia de Santa Maria de Airão, Bispado do Porto, com Ana Alves Coutinho, f.l. de Domingos Alves Coutinho e de Isabel Barbosa, natural da freguesia de N.S. do Pilar da Vila de São João del Rei. Testemunhas: Padre Carlos Ribeiro da Fonseca e José Monteiro Pereira.

Entre os filhos do casal, batizados em Aiuruoca:

1-2-1-4-1 Ana Luciana do Sacramento batizada aos 17-06-1771. Aos 15-09-1778 casou com Jeronimo José de Araujo Lopes, natural da freguesia de SAnto Ildefonso da cidade do Porto, filho de Antonio de Araujo Lopes e de Ana Luciana do Sacramento.

Aiuruoca, MG aos 17-06-1771 na capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Ana q nasceu aos 13 do mesmo mes, f.l. de Jose de Souza Maia e Ana Alves Coutinho, foram padrinhos Lourenço Jose de Miranda e Francisca Xavier.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. -. aos 15 set 1778 - Lagoa - Jeronimo Jose de Araujo Lopes e Ana Luciana do Sacramento.

Ele f.l. de Antonio de Araujo Lopes e Antonia Josefa de Almeida, n. e b. freg. de Santo Ildefonso da cidade do Porto.

Ela f.l. de Jose de Souza Maia e de Ana Alvares Coutinho, n. e b. freg. de Aiuruoca.

1-2-1-4-2 Francisco em 11-12-1773.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 11 dez 1773 Rosario da Lagoa, Francisco, f.l. de Jose de Souza Maya e s/m Anna Alves Coutinho; padr.: Manoel Alvares Coutinho, e Francisca Xavier Coutinho mulher de Jose Bartholomeu Rodrigues Braga.

1-2-1-4-3 José de Souza Maia casou com Ana Maria da Conceição, filha de Alexandre Moreira Alvarenga e Ana Maria da Cunha. Geração na família “Alexandre Moreira Alvarenga”

1-2-1-4-4 Caetano José Maia aos 19-06-1805 casou com Lidorna Esmeria da Conceição, filha de José de Faria Marins e Ana Joaquina.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 19 jun 1805 matriz - Caetano Joseph Maya, f.l. de Joseph de Soisa Maya e Anna Alvares Coutinho; c/ Lydorna Esmenia da Conceição, f.l. de Joseph de Faria Marins e Anna Joaquina. Ns. e bts. nesta freguesia.

1-2-1-4-5 Mariana batizada em 09-11-1778.

Aiuruoca, MG aos 09-11-1778 na capela da Sra do Rosario da Alagoa bat a Mariana, f.l. de Jose de Souza Maia e Ana Alves Coutinho, foram padrinhos Manoel Teixeira Martins e Mariana Roiz Braga, solteiros, desta freguesia.

1-2-1-4-6 Mateus batizado em 24-12-1785.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 24 dez 1785 Rosario, bat. Matheus, f.l. de Jose de Sousa Maya e Anna Alves Coutinho; padr.: Jacinto Borges Pinto e Maria Perera de Jesus.

1-2-1-4-7 Antonio de Souza Maia (ou Antonio Alves Maia), batizado em 01-07-1790. Aos 23-06-1808 casou com Ana Marcelina de São José, exposta.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- . aos 01 jul 1790 Lagoa, Antonio, f.l. de Joseph de Souza Maya e de Anna Alvares Coutinho; padr.: Jeronimo Joseph Lopes de Oliveira  e s/m Anna Thereza. Todos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 23 jun 1808 cap. Alagoa - Antonio Alvares Maya, f.l. de Joseph de Soisa Maya e Anna Alvares Coutinha; c/ Anna Marcellina de São Joseph, exposta, n. e b. nesta.Test.: Antonio Fernandes da Costa e Francisco da Costa.

          Aos 24-05-1812, Antonio casou com Maria Benedita da Conceição, filha natural de Maria Joaquina Leal.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 24 maio 1812 cap. Rosario da Alagoa, depois de habilitados - Antonio Souza Maia, f.l. de Jose de Souza Maia e Anna Alvares Coutinho; c/ Maria Benedicta da Conceição, f. natural de Maria Joaquina Leal. Ns. bts. e moradores nesta freguesia. Test.: Alf. Manoel Mendes de Carvalho e Joaquim Jose Braga.

Antonio e Maria Benedita tiveram, pelo menos, o filho:

1-2-1-4-7-1 Francisco batizado em 22-08-1813.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - fls. 265v., aos 22 ago 1813 Alagoa, Francisco, fl. de Antonio de Souza Maia e Maria Benedicta, padr.: Matheus de Souza Maia e Anna Marcelina de São Jose, todos desta freguesia.

1-2-1-1-5 Joana, em 25-10-1747

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDRei e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 25-10-1747 Joana, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, padr.: Padre Manoel de Souza Ferreira e Joana Martins Moreira, mulher de João da Rocha, todos desta freguesia.

1-2-1-1-6 Francisca, batizada em 23-12-1749. Francisca Xavier Barbosa aos 03-12-1766 casou com José Bartolomeu Rodrigues Braga, filho de José Rodrigues Braga e Quitéria Maria de Jesus. Geração na família “Sargento Mor José Rodrigues Braga”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDRei  e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 23-12-1749 Francisca, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, padr.: Antonio Rezende Valle, e ---- Rosa.

1-2-1-1-7 Manoel Alves Coutinho, aos 07-07-1786 na Ermida N. Sra do Rosário, casou com Ana Hipolita de Arzão, filha de Estevão Correa de Arzão e Maria Lemes da Silva. Geração na família “Antonio Borges”

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 07-07-1786 Ermida N.S. Rosario filial desta paroquial, Manoel Alves Coutinho, f.l. Domingos Alves Coutinho e Izabel Barbosa, n/b freg. Aiuruoca; = cc. Anna Hipolita de Arsão, f.l. Estevão Correa de Arsão e Maria Lemes da Silva, n/b freg. Santa Ana Lavras do Funil

1-2-1-1-8 José Alves Coutinho aos 07-01-1788 casou com Joaquina Josefa da Silva, filha de Lucas da Silva Maciel e Prudencia Dias

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil,. aos 07-01-1788 Ermida Sra, Monte do Carmo filial desta, Joseph Alvares Coitinho, f.l. Domingos Alvares Coitinho e Izabel Barbosa, n/b na freg. Aiuruoca; = Joaquina Josefa da Silva, f.l. Lucas da Silva Maciel e Prudencia Dias, nat. na freg. do Curral del Rei e moradora nesta.

Pais de, q.d.:

1-2-1-1-8-1 Maria Alves Coutinha aos 25-07-1805 casou com Manoel Teixeira de Carvalho, natural de S. João del Rei, filho de Felippe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus, família “Lemos-Oliveira-Godoy” Cap. 2º, 9-9

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 25-07-1805 matriz, Manoel Teixeira de Carvalho, f.l. de Felippe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria de Jesus, n/b freg.. de S. João del Rei; = cc. Maria Alves Coutinha, f.l. de Jose Alves Coutinho e Joaquina Josefa da Silva, n/b nesta.

1-2-1-2 Agostinho Antonio Fragoso Neves, natural de Mogi das Cruzes, filho de João Fragoso de Godoy e Catarina Dias de Sequeira, casou duas vezes. Primeira vez com Maria da Silva Pereira, sem geração. Segunda vez com sua inventariante Isabel Leite de Miranda.

          Faleceu aos 10-07-1777 e teve seu inventário aberto na Fazenda Chapeu Preto - Aplicação de Nossa Senhora da Conceição de trás da Serra - São Jose (Tiradentes) no mesmo ano. Compareceram seis filhos do segundo casamento (inventário neste site, colaboração de Moacyr Villela):

1-2-1-2-1 Ana Maria de Jesus, batizada em 12-09-1751. Em 1766 casou com Domingos Rodrigues Coelho, natural das Carrancas, filho de Francisco Xavier do Prado e Teresa da Fonseca Pinto, família “Francisco Xavier do Prado”.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 12-09-1751 Ana, f.l. Antonio Fragoso Neves e Izabel Leite de Mirana, padr.: Cap. Mor Jose Gome de Oliveira e Maria de Moraes, moradores em Ibituruna desta freguesia.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, [bem danificado o final da pagina] ano de 1766 Domingos Rodrigues Coelho, da freg. N. Sra da Conceição das Carrancas, f.l. Francisco Xavier do Prado e Teresa da Fonseca Pinto = cc Ana Maria de Jesus, desta, f.l. Agostinho Antonio Fragoso Neves e Izabel Leite de Miranda, test.: Jose Fernandes de Carvalho e João da Silva Chaves.

1-2-1-2-2 João, batizado em 14-01-1753. Com 25 anos em 1777

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 14-01-1753 João, f.l. Antonio Fragoso Neves e Izabel Leite de Mirana, padr.: Domingos Fernandes, solteiro e Rosa Maria e Jesus cc Francisco Correa Neves.

          Provavelmente João Fragoso Neves casado com Ana Angélica de S. José e pais de:

1-2-1-2-2-1 Joana Maria das Neves, batizada em 1790. Aos 13-04-1807 casou com Francisco de Souza Oliveira, filho de Tome de Souza Oliveira e Francisca Rodrigues de Siqueira

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, em 1790 cap. N. Sra do Bom Sucesso, bat. Joana, f.l. João Fragoso Neves e Ana Angelica de S. Jose, padr.: Antonio Fragoso Neves e Josefa Joaquina, solteiros

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 13-04-1807 cap. Bom Sucesso e test.: Joaquim Francisco Camargos e Jeronimo Francisco. Francisco de Souza Oliveira, f.l. Tome de Souza Oliveira e Francisca Rodrigues de Siqueira = cc Joana Maria das Neves, f.l. João Fragoso das Neves e Ana Angelica de S. Jose. Ambos nts e bts nesta.

1-2-1-2-3 Izabel Joaquina de Almeida aos 31-01-1776 casou com José Antonio Teixeira, natural de Itu-SP, filho de José Cardoso Teixeira e Maria de Jesus Ferreira

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Bom Sucesso aos 31-01-1776 Jose Antonio Teixeira, da freg. Candelaria de Itu Bispado de S. Paulo, f.l. Jose Cardoso Teixeira e Maria de Jesus Ferreira = cc Izabel Joaquina de Almeida, desta, f.l. Agostinho Antonio Neves e Izabel Leite de Miranda, test.: Padre Anacleto Pereira da Silva e Antonio Jose Joaquim Pereira.

          Segunda vez aos 24-11-1791 casou com João Pacheco Rezende, natural dos Prados, filho de José Pacheco Borges e Ursula Rosa de Rezende

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas aos 24-11-1791 João Pacheco Rezende, da freg. dos Prados, f.l. Jose Pacheco Borges e Ursula Rosa de Rezende = cc Izabel Joaquina de Almeida, viuva de Jose Antonio Teixeira. Test.: Mateus Borges Pacheco e Antonio Fragoso Neves.

          Izabel e seu primeiro marido José Antonio Teixeira tiveram os filhos, q.d.:

1-2-1-2-3-1 Maria Antonia de S. José aos 16-08-1796 casou com Joaquim Francisco Maia, natural de S. Jose, filho de João Francisco Maia e Anna Maria do Sacramento,

Casamentos - SJDRei, aos 16-08-1796 Cap. N. Sra. do Bom Sucesso, Joaquim Francisco Maia, f.l. João Francisco Maia e Anna Maria do Sacramento, n/b matriz de Santo Antonio da vila de S. Jose; = cc. Maria Antonia de S. Jose, f.l. Joze Antonio Teixeira e Izabel Joaquina de Almeida, n/b nesta freguesia.

1-2-1-2-3-2 Izabel Joaquina de S. José aos 06-06-1798 casou com João Antonio da Silva, natural de Barbacena, filho de Mathias da Silva Borges e Francisca do Sacramento, família Domingos Borges da Silva

Casamentos - SJDRei aos 06-06-1798 Capela N. Sra. do Bom Sucesso, Joam Antonio da Silva, f.l. Mathias da Silva Borges e Francisca do Sacramento, n/b na freguesia de Barbacena; = cc. Izabel Joaquina de S. Jose, f.l. Jose Antonio Teixeira e Izabel Joaquina de Almeida, n/b nesta freguesia.

 

1-2-1-2-4 Catarina, com 21 anos em 1777. Catarina Angélica madrinha com o irmão Antonio da sobrinha Ana, filha de Josefa e seu primeiro marido,

          Catarina Angélica das Neves teve os filhos naturais, q.d.:

1-2-1-2-4-1 Justina, batizada em 12-09-1784.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 12-09-1784 Justina, f. natural de Catarina Angelica Neves, desta freguesia, padr.: Padre João Machado de Freitas e Izabel Joaquina de Almeida.

1-2-1-2-4-2 José em 08-03-1787

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 08-03-1787 Jose, f. natural de Catarina Angelica Neves, desta freguesia, padr.: Josefa Fragoso Leite.

1-2-1-2-4-3 Antonia, em 21-10-1794.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Amparo aos 21-10-1794 Antonia, f. natural de Catarina Angelica Neves, desta freguesia, padr.: Antonio Fragoso Neves e Izabel Joaquina de S. Jose.

1-2-1-2-4-4 Maria Benedita das Neves, batizada em 24-02-1799. Aos 29-05-1820 casou com Alexandre da Costa Pereira, natural da freguesia de Tamandua, filho de Pedro da Costa Pereira e Maria Rodrigues

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 24-02-1799 Maria, f. natural de Catarina Angelica Neves, solteira desta freguesia, padr.: Joaquim Francisco Maia e Quiteria Maria de Almeida cc Antonio Fragoso Neves.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 29-05-1820 Alexandre da Costa Pereira, da freg. de Tamandua, f.l. Pedro da Costa Pereira e Maria Rodrigues = cc Maria Benedita das Neves,desta, f.natural de Catarina Angelica Neves, test.: Joaquim Francisco Maia e Domingos Jose de Faria.

1-2-1-2-5 Josefa Fragoso Leite (ou Vieira) aos 14-02-1774 casou com Manoel Alves Madeira, filho de Amaro Alves Madeira e Ignez da Fonseca. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

          Segunda vez em 11-10-1802 casou com Barttolomeu Bueno Feio, viúvo de Rosália Pedrosa de Jesus, família “Bueno da Fonseca” em Lavras Cap. 2º

Casamentos - SJDRei, aos 11-10-1802 Capela N. Sra. Bom Sucesso, Bartholomeu Boeno Feyo, viúvo de Rozalia Pedrosa de Jesus; = cc. Josefa Fragoza Vieira, viuva de Manoel Alvares Madeira. Todos moradores nesta freguesia 

 

1-2-1-2-6 Antonio de idade 16 anos pouco mais ou menos. Antonio Fragoso Neves em Agosto de 1791 casou com Quitéria Maria de Almeida, filha de João Cardoso de Almeida e Helena Maria de Almeida

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. do Bom Sucesso em agosto de 1791 Antonio Fragoso Neves, desta, f.l. Antonio Fragoso Neves e Izabel Leite de Miranda = cc Quiteria Maria de Almeida, desta, f.l. João Cardoso de Almeida e Helena Maria de Almeida, test.: Cap. Jose Pinto e Andrade e Furriel Antonio da Costa Silva.

          Pais de, q.d.:

1-2-1-2-6-1 Maria Silveria dos Anjos, batizada em 03-07-1792. Aos 23-11-1807 casou com Antonio Luiz de Avellar, filho de Henrique Luiz Cardoso e Rita Antonia Menezes. Geração na familia Henrique Cardoso

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 03-07-1792 cap. N. Sra do Bom Sucesso, bat. Maria, f.l. Antonio Fragoso Neves e Helena Maria de Jesus , digo Quiteria Maria de Almeida,. padr.: João Fragoso Neves e Helena Maria de Jesus mulher de Francisco Jose de Faria, todos desta freguesia.

 

1-2-2 Agostinho de Fontes Barbosa, com 19 anos em 1709. Em 1712, casado, era morador na vila de Jacarei. Entre seus filhos:

1-2-2-1 Antonio de Fontes Barbosa, filho de Agostinho de Fontes Barbosa e Maria Pedrosa Correa. Aos 18-09-1742 casou com Maria Rodrigues Barbosa, filho de Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa. Geração na família ”Antonio Alvares Couceiro”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-09-1742 Antonio de Fontes Barbosa, f.l. Agostinho de Fontes Barbosa e Maria Pedrosa Correa = cc Maria Rodrigues Barbosa, f.l. Diogo Vaz Pinto e Ana Rodrigues Barbosa, todos desta.

1-2-2-2 Luzia Pedrosa foi a segunda mulher de Brás Francisco Ramalho.

SL. 7, 156, 5-2 Luzia Pedroso das Neves, C.c. Brás Francisco Ramalho, viúvo, natural de Portugal, fal. em 1752 em Mogi das Cruzes, e Teve: 6-1 a 6-11

          Brás faleceu em Mogi das Cruzes-SP aos 11-11-1752 e foi inventariado no mês seguinte (inventário neste site, SAESP não publicados). Foi casado primeira vez com Viviane da Silva de Siqueira, falecida em Santo Antonio da Casa branca-MG, com filho único: Manoel, com 30 anos em 1752, “ausente em as partes das minas, freguesia de Santo Antonio da Casa Branca”.

Luzia e Brás tiveram onze filhos (situação em 09-12-1752):

1-2-2-2-1 Ana Ramos de Jesus, aos 26-01-1745 casou com André Lopes de Carvalho, filho de Sebastião Lopes de Carvalho e Maria Correa de Jesus, naturais da cidade do Rio de Janeiro.

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-01-1745 Andre Lopes de Carvalho, f.l. Sebastião Lopes de Carvalho e Maria Correa de Jesus nts da cidade do Rio de Janeiro = cc Ana Ramos de Jesus, f.l. Bras Francisco [danificado]lho e Luzia Pedrosa das Neves, estes nts e moradores na vila de Mogi.

1-2-2-2-2 Maria 1ª, 16 para 17 anos. Maria Quitéria das Chagas aos 28-09-1765 casou com Manoel Ribeiro de Jesus, filho de João Ribeiro de Proença e Teresa Nunes de Siqueira, neto paterno de Francisco Ribeiro de Proença e Sebastiana Soares de Faria, neto materno de Inacio Dias e Messia de Oliveira

Casamentos - Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 28-09-1765 Manoel Ribeiro de Jesus, f.l. João Ribeiro de Proença e Teresa Nunes de Siqueira, nm Inacio Dias e Messia de Oliveira, np Francisco Ribeiro de Proença e Sebastiana(sic) Soares de Faria = cc Maria Quiteria das Chagas, f.l. Braz Francisco Ramalho e Luzia Pedrosa das Neves, np de um natural do Porto, nm Agostinho de Fontes Barbosa e Maria Pedrosa Correa todos desta freguesia,

1-2-2-2-3 Inácia, 15 anos

1-2-2-2-4 Maria 2ª, 12 para 13 anos. Maria Francisca de Jesus casou com Miguel Fernandes de Siqueira, filho de Sebastião Fernandes de Mendonça e de Maria de Siqueira, família “Miguel Fernandes Nogueira”.

Entre seus filhos:

1-2-2-2-4-1 Angelo Fernandes de Siqueira, em Mogi das Cruzes aos 24-06-1784 casou com Ana Maria, filha de José de Góes da Silva (também José de Candia da Silva) e Maria Inácia da Assunção, família “Antonio Alvares Couceiro”.

1-2-2-2-5 Agostinho, 10 para 11 anos. Agostinho Francisco Ramalho.

1-2-2-2-6 Maria 3ª, 9 p/ 10 anos. Maria das Chagas de Jesus foi a primeira mulher de Manoel José Machado, filho de Antonio José Machado, natural da cidade de Lisboa e Vitoria de Jesus Barbosa, natural de Mogi das Cruzes (SL. 2, 363, 6-1) e família “Domingos Alves Ferreira”.

Maria das Chagas e Manoel José tiveram, pelo menos, os filhos:

1-2-2-2-6-1 Maria Arcangela casada em 1778 em S. Paulo com Gaspar Soares de Siqueira filho de Angelo Preto Cardoso e de Mecia Nunes de Siqueira. Gaspar não consta no rol de seus irmãos em SL. 8º, 286, 5-3.

SL. 7, 156, 7-1 Maria Anchangela casada em 1778 em S. Paulo com Gaspar Soares de Siqueira f.º de Angelo Preto Cardoso e de Mecia Nunes de Siqueira.

1-2-2-2-6-2 Estolano Francisco, natural de Mogi das Cruzes. Em Cunha-SP aos 04-03-1790 casou com Maria da Silva Ferraz, filha do Licenciado José Monteiro Ferraz e Dona Catarina Maria de Toledo, neta paterna de João Monteiro Ferraz e s/m Ana Gomes, neta materna de Luis da Silva Porto e s/m Maria de Toledo Cortes. Com geração em Resende-RJ.

ASBRAP 10: Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803). aos 04-03-1790 Estolano Francisco, n. em Mogi das Cruzes e fregues de Taubaté, f. de Manuel José Machado e de Maria das Chagas de Jesus; np de Antonio Jose Machado e de Vitoria Barbosa, nm de Brás Francisco Ramalho e de s/m Luisa Peddrosa; = com Maria da Silva Ferraz, fa. do Licenciado José Monteiro Ferraz e Dona Catarina Maria de Toledo, np de João Monteiro Ferraz e s/m Ana Gomes, nm de Luis da Silva Porto e s/m Maria de Toledo Cortes. tt. Teofilo Luis da Silva e Jose Vaz da Silva.

1-2-2-2-7 Angelo 9 p/10 anos

1-2-2-2-8 Clara, 7 para 8 anos. Clara Maria.

1-2-2-2- 9 Genoveva, gemea, 5 p/6 anos

1-2-2-2- 10 Caetana, gemea, 5 p/6 anos

1-2-2-2- 11 Mariana 2 p/3. Casou com Caetano de Aguirre.

 

Filhos de Francisco de Fontes Barbosa e sua segunda mulher Maria Alvares Correa:

1-2-3 Francisco com 9 para 10 anos em 1709.

1-2-4 José Pedroso Barbosa, batizado em 28-01-1701, gemeo com 8 anos em 1709. Aos 25-05-1741 casou com Francisca Xavier Pedrosa, filha de Antonio de Pontes Cardoso e Ana Maria de Camargo, família “Nunes de Pontes”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-11-1701 Jose, f. Fran.co Fontes Barbosa e Maria Correa, padr.: Jose Preto de ----- e M.a da Cunha Pedrosa.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 25-05-1741 Jose Pedroso Barbosa, f.l. Francisco de Fontes Barbosa e Maria Alves Correa, falecidos, nts e moradores desta = Francisca Xavier Pedrosa, f.l. Antonio de Pontes Cardoso, falecido e Ana Maria de Camargo. Testemunhas João Pedroso Barbosa e Pantaleão Pedroso.

1-2-5 João Pedroso Barbosa, gemeo, com 8 anos em 1709. Aos 25-05-1741 casou com Benta Cardosa de Camargo, irmã inteira de Francisca Xavier supra citada.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 28-11-1701 João, f. [danificado] e s/m Maria Alvares Correa, madr.: Catarina Barbosa

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, [danificado] 25-05-1741 Pedroso Barbosa, f.l. Francisco de Fontes Barbosa e Maria Alvares Correa, falecidos, nts e moradores desta vila = cc ---ta Cardosa de Camargo, f.l. Antonio de Pontes de Cardoso, falecido e Ana Maria de Camargo, nts e moradores da freguesia de Jacarei. Testemunhas Jose Pedroso Barbosa e Pantaleão Pedroso

João testou em 04-11-1761 e faleceu em 10-06-1764. Seu inventário foi aberto pela viúva em 30 do mês seguinte.

O casal teve oito filhos:

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes:

Pesq. Fabricio Gerin/Bartyra Sette

traslado do testamento de João Pedroso Barbosa 04/11/1761

Testamenteiros: meu irmão Jose Pedroso Barbosa e meu genro Manoel Fernandes da Conceição, meu sobrinho Jose Bernardino Barbosa.

Sou natural desta vila, fl. de Francisco de Fontes Barbosa e Maria Álvares Correia, defuntos.

Sou casado com Benta Cardosa de Camargo - temos ate o tempo presente sete filhos a saber : João Manoel, religioso de N. S. do Monte do Carmo = uma filha por nome Josefa Pedrosa cc Manoel Fernandes da Conceição.

Abertura aos 10-06-1764

Cumpra-se

 

Procuração

Que Faz a viuva Benta Cardosa de Camargo

Data 30-07-???? Neste sitio do Tapeti

Procuradores Nomeados: Jose Bernardino Barbosa.

 

Autos: 30/07/1764

Inventariante a viuva e o irmão do defunto, Jose Pedroso Barbosa.

Morrera aos 10-06-1764. Fora uma vez so casado com a viuva Benta Cardosa.

 

Titulo dos Filhos:

Frei João Manoel do Monte Carmelo, religioso de N. Sra do Monte do Carmo.

Joaquim 15 anos

Lourenço 13

Josefa cc Manoel Fernandes da Conceição

Maria, 7 anos

Ana Maria 8 anos

Gertrudes 4

Custodia, de peito de um ano

 

Curador dos orfãos deste inventario Jose Bernardino Barbosa

Quitações das Legitimas:

Lourenço Pedroso Barbosa dava plena e geral quitação de sua legitima, neste inventario do defunto seu pai João Pedroso Barbosa - 24-07-1779

Maria Clara de Jesus, idem, aos 24-07-1779. Assina a seu rogo seu irmão Lourenço Pedroso Barbosa.

Ana Maria do Sacramento, idem. Assina a seu rogo Lourenço Pedroso Barbosa.

Gertrudes Maria de Jesus. Idem.

Custodia Maria do Sacramento - aos 16-07-1790.

 

1-2-5-1 Frei João Manoel do Monte Carmelo, religioso de N. Sra do Monte do Carmo

1-2-5-2 Josefa Pedroso de Camargo aos 16-02-1760 casou com Manoel Fernandes da Conceição, filho de Domingos Fernandes da Cruz, natural da cidade do Porto e falecido em Mogi aos 10-04-1767 e Francisca Correa de Moraes (tambem Francisca de Lira) neto paterno de Domingos Fernandes e Maria do Rosário, neto materno de João Martins Bonilha e Maria Correa de Moraes naturais da cidade de S. Paulo - aportes à GP: Rufina de Moraes - SL VIIº, 93-7, neste site.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 16-02-1760 Manoel Fernandes da Conceição, f.l. Domingos Fernandes da Cruz e Francisca Correa de Moraes, np Domingos Fernandes n. da freg. S. Miguel de Oliveira dos ----- lugar das Ca------ Bispado de Lamego e Maria do Rosario n. freg. S. Pedro de ----- Bairro do Rio ----- Bispado do Porto; nm João Martins Bonilha e Maria Correa de Moraes, ambos nts da cidade de S. Paulo. A contraente Josefa Pedroso de Camargo, f.l. João Pedroso Barbosa e Benta Cardosa de Camargo, np Francisco de Fontes Barbosa n. da vila de Iguape e Maria Alves Correa n. vila de Mogi das Cruzes e do bispado de S. Paulo, nm Antonio de Fontes Cardoso e Ana Maria de Camargo nts. da freg. da Conceição dos Guarulhos.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, em abril de 1767 faleceu Domingos Fernandes da Cruz, natural da cidade do Porto, casado com Francisca de Lira, de idade de 76 anos para mais ou menos.

 

Geração de cinco filhos de Josefa e Manoel em SL. 7º, 277, 4-6, entre eles:

1-2-5-2-1 Manoela Angelica de Jesus, batizada em 24-11-1760 em Mogi onde, aos 04-12-1790 casou com Manoel Moreira de Lima, batizado aos 17-12-1763 em Aiuruoca, filho de Francisco de Lima Paiva (ou Pays?) natural de Pindamonhangaba e Maria Moreira natural de Guaratingueta casados em 11-10-1760 em Aiuruoca; neto paterno de Francisco de Lima e Francisca de Freitas e neto materno de Manoel Moreira e Ana Maria.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 04-12-1790 Manoel Moreira de Lima, n. freg. Aiuruoca Bipado de Mariana f.l. Francisco de Lima Paiva e Maria Moreira, dos avos nada disse= cc Manoela Angelica de Jesus, f.l. Manoel Fernandes da Conceição e Josefa Pedrosa, falecida, dos avos nada disseram, nts e fregueses desta. Test.: Joaquim da Silva Machado, casado e Joaquim de Godoy, solteiro filho de Miguel de Godoy.

 

Aiuruoca, MG aos 17-12-1763 nesta matriz bat a Manoel, f.l. de Francisco de Lima e de Maria Moreira residentes no Gamarra, foram padrinhos Manoel Moreira Pinto Ferreira e Margarida, solteira, filha de Luiz Pinto da Fonseca,

 

Aiuruoca, MG aos 11-10-1760 se receberam Francisco de Lima Pays(sic), f.l. de Francisco de Lima e Francisca de Freitas, n. da vila de Pindamonhangaba = com Maria Moreira, f. de Manoel Moreira e Ana Maria, bat na vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo. Test.: Francisco Xavier do ---- e Manoel ----

Pais de, q.d.:

1-2-5-2-1-1 José Fernandes Sansão, batizado em Mogi das Cruzes em 19-02-1791. Habilitou-se as ordens sacras em 1812.

SP, SP ACMSP - Aplicação Sacerdotal - Genere et Moribus ano1812

Autos de Genere a favor de Jose Fernandes Sansão aos 26-02-1812 nesta cidade de São Paulo

Jose Fernandes Sansão, n/b na vila de Mogi das Cruzes, f.l. de Manoel Moreira Lima, n/b na freguesia da Aiuruoca Bispado de Mariana, e de Mariana Angelica de Jesus, n. da dita vila de Mogi das Cruzes, neto paterno de Francisco de Lima Paiva e de s/m Maria Moreira, naturais da dita freguesia da Aiuruoca Bispado de Mariana, e neto materno de Manoel Fernandes da Conceição e de s/m Josefa Pedrosa, ambos naturais da sobredita vila de Mogi das Cruzes deste bispado.

 

Certifico que em um dos livros de batizados desta freguesia a f. 233 se acha o assento seg.: aos 19-02-1791 nesta matriz de Mogi das Cruzes bat a Jose, f. de Manoel Moreira Lima e de s/m Manoela Angelica da V.ª, foram padrinhos Joaquim de Souza Machado e sua mulher Ana Maria da Piedade. todos desta freguesia.

 

Em outro de casamentos a fl. 145: aos 04-12-1790 Manoel Moreira de Lima, n. freg. Aiuruoca Bipado de Mariana f.l. Francisco de Lima Paiva e Maria Moreira, dos avos nada disse= cc Manoela Angelica de Jesus, f.l. Manoel Fernandes da Conceição e Josefa Pedrosa, falecida, dos avos nada disseram, nts e fregueses desta. Test.: Joaquim da Silva Machado, casado e Joaquim de Godoy, solteiro filho de Miguel de Godoy.

 

Em outro de batizados: aos 24 dias do mes de 9bro de 1760 anos nesta matriz de Santa Ana das Cruzes de Mogi bat a Manuela, f. de Manoel Flz da Conceição e de s/m Josefa Pedrosa de Camargo; foram padrinhos Dos. Frz da Cruz, casado e Benta Cardosa de Camargo casada, todos desta freguesia.

 

Em outro de casamentos a f. 34: aos 18-02-1760 nesta matriz de Santa Ana das Cruzes de Mogi se casaram Manoel Frz da Conceição com Josefa Pedrosa de Camargo. O contraente f.l. de D.os Frz da Cruz e Francisca Correa de Moraes, neto paterno de D.os Frz natural da freguesia de S. Miguel de Oliveira dos Azemeis no lugar das Carvalheiras do Bispado de Lamego, e de s/m Maria do Rosario n. a freguesia de S. Pedro de Avintes, bairro do Rio das Azenhas do Bispado do Porto. A contraente f.l. de João Pedroso Barbosa e s/m Benta Pedrosa de Camargo. Neto paterno de João Martins Bonilha e de s/m Maria Correa de Moraes, ambos naturais da cidade de S. Paulo são os acima avós do contraente. A contraente neta paterna de Francisco de Fontes Barbosa, n. da vila de Iguape e de s/m Maria Alves Correa n. da vila de Mogi das Cruzes do Bispado de S. Paulo, e neta materna de Antonio de Pontes Barbosa digo Cardoso e de s/m Ana Maria de Camargo nts da freguesia da Conceição dos Guarulhos do mesmo bispado. Sendo de tudo testemunhas D.os Frz da Cruz e Jose Pedroso Barbosa

 

Em outro de batizados a f 34: aos 15-12-1734 nesta matriz bat a Manoel, f. de Domingos Frz da Cruz e de Francisca Correa, foram padrinhos Antonio Coelho de Azevedo, casado e Maria Corrrea Barbosa, casada, todos desta fregusia.

 

continuação muito apagada.

 

1-2-5-2-1-2 Gertrudes Angelica de Jesus, batizada em Mogi das Cruzes em 23-11-1794. Aos 10-11-1812, com provisão, casou com Francisco Xavier Romano, batizado em Mogi das Cruzes em 11-12-1789, filho de Domingos Claro de Godoy e Custodia Maria do Sacramento - família Sebastião da Fonseca Pinto.

1-2-5-2-5 Jose Fernandes da Cruz Bonilha, em Mogi das Cruzes aos 18-01-1791, casou com Joana Esmeria da Luz, natural de S. Paulo, filha de Francisco Xavier da Silva e Ana Maria Xavier. Geração em SL. 7, 277, 5-5

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 18-01-1791 Jose Fernandes Bonilha, f.l. Manoel Fernandes da Conceição e Josefa Pedrosa de Camargo, ja defunta, np Domingos Fernandes da Cruz n. cidade do Porto e Francisca Correa de Moraes n. deta vila, nm João Pedroso Barbosa, falecido e Benta Cardosa nts desta vila = cc Joana Esmeria, n. S. Paulo, f.l. Francisco Xavier da Silva e Ana Maria Xavier, do avos nada disseram. Test.: Manoel Fernandes da Concieção, viuvo e Angelo de Souza, casado.

          Segunda vez, aos 30-08-1803 na mesma vila, casou com Antonia Rosa de Carvalho, filha do Tenente Manoel Gonçalves Batalha, natural da freguesia de Santa Cruz da Batalha bispado de Leiria e de sua primeira mulher Maria do Monte Carmelo, natural de Mogi das Cruzes, neta paterna de Gonçalo Antonio e Madalena Francisca, neto materno de Antonio Jose Monteiro e Joana Maria de Araujo. Por Madalena Francisca bisneta de Manoel Pereira, e por  Antonio Jose e Joana bisneta de José Antonio Monteiro e Rosa Maria e de Guilherme Gomes de Carvalho e Clara Maria das Neves.

          Antonia Rosa não consta no rol de suas irmãs em SL. 9º, 60, 4-3.

Mogy das Cruzes, SP - aos 30-08-1803 nesta matriz onde os contraentes são naturais e testemunhas o Padre Joaquim Marciano Rodrigues dos Anjos e Manoel Fernandes da Conceição se receberam Jose Fernandes da Cruz Bonilha, viuvo de Joana Esmeria da Luz = e Antonia Rosa de Carvalho, f.l. do Tenente Manoel Gonçalves Batalha e de Maria do Monte Carmelo, neta paterna de Gonçalo Antonio e de Madalena Francisca, naturais da freguesia da vila da Batha(sic) de Portugal, e pela materna de Antonio Jose Monteiro e Joana Maria de Araujo

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP - Aos 16-11-1779 Manoel Gonçalves Batalha, n. da freg. de Santa Cruz da Batalha bispado de Leiria, f.l. Gonçalo Antonio e Madalena Francisca, nmaterno Manoel Pereira = cc Maria do Monte Carmelo, n. desta, f.l. Antonio Jose Monteiro e Joana Maria de Araujo, np Jose Antonio Monteiro e Rosa Maria, nm Guilherme Gomes de Carvalho e Clara Maria das Neves.

 

1-2-5-3 Joaquim, com 15 anos em 1764

1-2-5-4 Lourenço Pedroso Barbosa, com 13 anos.

1-2-5-5 Ana Maria do Sacramento com 8 anos. Ana Maria Jacinta aos 26-10-1788 casou com Francisco Dias de Siqueira, filho de Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-10-1788 Francisco Dias de Siqueira, f.l. Gonçalo Dias de Siqueira e Maria Madalena, np Miguel Dias de Siqueira e Benta de Candia, nm João de Pontes e Maria da Silva = cc Ana Maria Jacinta, f.l. João Pedroso Barbosa e Benta Cardosa, np Antonio de Fontes e Maria Alves, nm Antonio de Pontes Cardoso e Maria de Pontes Sotil.

1-2-5-6 Maria Clara de Jesus com 7 anos. Maria Clara do Rosário aos 20-01-1782 casu com Antonio Correa de Lima, filho do Alferes Antonio Correa da Cunha e Maria de Lima de Jesus

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-01-1782 Antonio Correa de Lima, f.l. Alf. Antonio Correa da Cunha e Maria de Lima de Jesus, np João Correa Fragoso de Moraes e Joana da Cunha, nm Alf. Jose Nogueira Collaço e Maria de Jesus Machada= cc Maria Clara do Rosario, f.l. João Pedroso Barbosa e Benta Carosa de Camargo, np Francisco de Fontes Barbosa e Maria Alves Correa, nm Antonio de Pontes Cardoso e Ana Maria de Camargo, todos desta,

1-2-5-7 Gertrudes Maria de Jesus com 4 anos. Gertrudes Jacinta do Sacramento aos 122-04-1785 casou com Manoel Leite de Siqueira, filho do Cap. João Leite de Siqueira e Margarida Nunes.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 12-04-1785 Manoel Leite de Siqueira, n. desta, f.l. Cap. João Leite de Siqueira e Margarida Nunes, np João Leite de Siqueira e Agostinha Machada de Lima, nm Angelo Nunes de Matos e Ana de Goes de Jesus, todos nts desta vila = Gertrudes Jacinta do Sacramento, n. desta, f.l. João Pedroso Barbosa n. desta e Benta Cardosa de Camargo n. Conceição dos Guarulhos, np Francisco de Pontes(sic) e Maria Alves, nm Antonio de Pontes e Ana Maria de Camargo ntes desta vila

1-2-5-8 Custódia Maria do Sacramento com um ano.

 

Andre de Fontes das Neves e Maria de Oliveira tiveram os filhos:

1-3 Madalena de Fontes casou, ainda em vida do pai, com Antão Rodrigues Saraiva. Pais de, pelo menos:

1-3-1 Joana Maria da Conceição (ou de Jesus) casada com Domingos de Amorim. Pais de, q.d.:

1-3-1-1 Quitéria de Jesus casou duas vezes. Primeira vez em 07-01-1739 com Manoel Martins Areas, natural da cidade de Faro, filho de Domingos Martins Areas e Maria Mendes.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 07-01-1739 Manoel Martins Areas, n. da cidade de Faro, f.l. de Domingos Martins Areas e Maria Mendes, = cc Quiteria de Jesus, f.l. de Domingos de Amorim e Joana Maria nts e moradores nesta vila.

          Segunda vez aos 27-04-1746 casou com Antonio Fernandes, natural do Couto de S. Pedro de Capareiros Arc. de Braga, filho de Francisco Fernandes e da falecida Joana Martins.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio - aos 27-04-1746 Antonio Fernandes, da Freg. do Couto de S. Pedro de Capareiros, Arc. de Braga, filho de Francisco Fernandes [Cassão?] e Joana Martins, já alecida = cc Quiteria de Jesusd viuva de Manoel Martins Areas e filha leg. de Domingos de Amorim e Joana Maria de Jsus, desta vila.

Quitéria e Manoel tiveram os filhos, q.d.:

1-3-1-1-1 Maria Mendes do Rosário aos 23-07-1754 casou com José da Silva Rosa, natural da Campanha-MG, filho do falecido Fulano Marinho de Sá(ou da Silva) e Rosa Maria Barbosa.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio cas - aos 23-07-1754 Jose da Silva Rosa, n. da Campanha Bispado de Mariana, f.l. [-------] Marinho de Sá(ou da S.ª) [--]funto e Rosa Maria Barbosa = cc Maria Mendes do Rosário, filha de Manoel Martins Areas, já defunto e Quitéria de Jesus.

 

1-3-1-1-2 Antonio Martins Areas aos 13-12-1763 casou com Branca Teresa de Jesus, filha de João Alvares Correa e Francisca Dias.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 13-12-1763 Antonio Martins Areas, n. desta, filho de Manoel Martins Areas, falecido e Quitéria de Jesus, n.m. de Domingos Amorim e Joana Maria, = cc Branca Teresa de Jesus, desta, filha de João Alvares Correa e Francisca Dias; n.m. de Maria Velha Gaga.

Branca Teresa, neta paterna de Serafino Correa natural de Lorena-SP, neta materna de Domingos Jorge e Maria Velha Gago, foi irmã inteira de, q.d.:

- José Alvares Moreira, natural de Aiuruoca-MG. Em Guaratinguetá-SP aos 11-08-1765 casou com Maria Francisca, filha de Domingos Francisco e Maria Lopes, neta materna de Domingos Dias e Isabel da Costa.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 11-08-1765 José Alvares Moreira, n. de Aiuruoca, f.l. de Joam Alvares Correa e Francisca Dias; n.m. de Maria Velha Gago, = cc Maria Francisca, desta, filha de Domingos Francisco e Maria Lopes, falecidos; n.m. de Domingos Dias e Isabel da Costa, e não souberam mais.

- Maria Alves aos 10-01-1758 casou com João Fernandes das Neves, filho de Manoel Alves Camacho e Maria Freire, neto paterno de João Alves e Catarina Alves.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 10-01-1758 João Fernandes das Neves, f.l. Manoel Alvres Camacho e Maria Freire, np João Alvres e Catarina Alvres, = cc Maria Alvres, f.l. Joam Alvres Correa e Francisca Dias, np Serafino Correa n. da Piedade e nm Domingos Jorge e Maria Velha nts desta vila

1-3-1-2 Maria da Conceição aos 21-01-1744 casou com Brás de Almeida, natural da freguesia de S. Pedro da cidade de Faro, filho do falecido Bartolomeu Afonso Amado e Luzia da Trindade Pestana

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 21-01-1744 Bras de Almeida, n;b freg. S. Pedro da cidade de do Faro, f.l. de Bartolomeu Afonso Amado, falecido e e Luzia da Trindade Pestana = cc Maria da Conceição, desta, filha de Domingos Amorim e Joana Maria da Conceição.

1-3-1-3 Antonia de Amorim aos 08-07-1748 casou com Simão de Oliveira Ribeiro, natural de S. Sebastião-SO, filho do falecido Antonio Ribeiro e Catarina de Oliveira.

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 08-07-1748 Simão de Oliveira Ribeiro, bat na freg. de S. Sebastião deste bispado, f.l. de Antonio Ribeiro, já defunto e Catarina de Oliveira, = cc Antonia de Amorim, n/b nesta freguesia , filha de Domingos Amorim e Joana Maria da Conceição. Test.: Tome Ferreira Teixeira e Manoel Moreira Neves.

1-3-1-4 Ana Maria de Jesus aos 25-02-1754 casou com Francisco Marques de Miranda, natural da Freguesia de Santa Maria de Travanca bispado de Miranda, filho de Manoel Marques e Maria Gonçalves

Guaratinguetá-SP Igreja Sto Antonio aos 25-02-1754 Francisco Marques de Miranda, natural da Freguesia de Santa Maria de Travanca bispado de Miranda, filho de Manoel Marques e Maria Gonçalves = cc Ana Maria de Jesus, desta, filha de Domingos Amorim e Joana Maria de Jesus.

1-3-1-5 Segundo a GP, Inácia Maria casou em 1769 com José Alvares da Silva, filho de Domingos Alvares da Silva e Ana Vieira de Barros

SL. 6, 444, 5-5, José Álvares da Silva, casado em 1769 na mesma vila (Guaratingueta) com Inácia Maria, f.a de Domingos de Amorim e de Joana Maria de Jesus, por esta, neta de Antão Rodrigues Saraiva e de Madalena de Fontes

 

1-4 João

 

1-5 Tome batizado em 31-12-1685

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 31-12-1685 Tome f. Andre de Fontes e M.ª de Oliveira, padr.:  -- e Ana de Moraes

1-6 Manoel

 

1-7 Vito, batizado em 22-06-1692.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 22-06-1692 Vito, f. Andre de Fontes e M.ª de Oliveira, padr.: Mel da ---- e Anna de Moraes