PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

André Ribeiro Da Silva

(atualizado em 07-janeiro-2012)

 

 

Bartyra Sette

 

 

André Ribeiro da Silva nasceu na freguesia de São Pedro da Ilha da Madeira Bispado de Funchal. Veio para o Brasil onde casou com  Arcângela Antonia de Moraes natural da freguesia de N. Sra. do Pilar do Ouro Preto, filha de Antonio Gonçalves e Catarina de Sena de Moraes

 

André foi inventariado em 1774 em S. João del Rei, onde seu inventário está guardado, porem indisponivel a consulta.

 

Arcângela faleceu no arraial da Oliveira em 22-04-1781 e foi inventariada no mesmo ano (inventário neste site).

 

O inventário de Arcângela está muito danificado, porem na partilha dos bens maternos compareceram os seguintes filhos do casal:

 

1- Antonio Ribeiro de Moraes e Castro, inventariante.

 

2- Inácia Antonia de Moraes casada com Manoel Francisco Gomes, moradores em Congonhas do Campo em 1781.

 

3- Ana Joaquina de Moraes casada com João Gonçalves Vinhas.

 

4- Joaquim Ribeiro de Moraes Castro, natural de Congonhas do Campo, foi casado com Ana Jacinta de Moraes. Viúvo, Joaquim faleceu no Rio de Janeiro aos 21-06-1797. Seu inventário foi aberto aos 18 de agosto do mesmo ano na Fazenda chamada Cachoeirinha, Aplicação de Nosssa Senhora da Oliveira, inventariante seu irmão Antonio Ribeiro de Moraes Castro.

Ano: 1797 Caixa: 579

Inventariado: Joaquim Ribeiro de Morais

Inventariante: Antonio Ribeiro de Morais ( nome que consta no indice do arquivo) no documento:Antonio Ribeiro de Morais Castro

Local: Cachoeirinha, Aplicação de Nosssa Senhora da Oliveira

Anotado por: Moacyr Villela

 

“Aos dezoito de agosto de 1797 nesta Fazenda chamada Cachoeirinha em casas de morada do falecido Joaquim Ribeiro de Morais compareceu presente o inventariante Antonio Ribeiro de Morais Castro...declarou que seu irmão fora natural da Freguesia de Congonhas do Campo deste bispado, filho legitimo de Antonio Ribeiro da Silva e de sua mulher Dona Arcângela Antonia de Morais ja falecidos e que falecera na Freguesia do Pilar da cidade do Rio de Janeiro aos 21 dias do mes de junho do presente ano, sem testamento....o qual fora casado com Ana Jacinta tambem falecida de cujo matrimonio ficaram os filhos seguintes:

         -Teodora de idade 7 anos

 

Entre os bens inventariados:

-14 escravos;

- A fazenda Cachoerinha com terras de cultura, casas de vivenda cobertas de telha, paiol, moinho, senzalas cobertas de capim que parte de uma banda com Jose Ribeiro de Castro e da outra com Antonio de Morais Castro avaliado em 1.300.000 reis

- Uma tropa composta por 11 bestas arriadas em sociedade com seu irmão Serafim Ribeiro de Castro

- Rendeu a tropa do sal neste ano 313.000 reis e do aluguel de uma carregação 68.500 a parte do falecido.

 

Joaquim e Ana tiveram a filha única:

4-1 Teodora Jacinta de Castro, batizada em Oliveira em 08-06-1791, padrinhos Antonio Machado de Moraes e Ana Joaquina de Moraes, 3 supra.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-06-1791 Oliveira, Teodora, f.l. Joaquim Ribeiro de Moraes Castro e Ana Jacinta de Moraes, padr.: Antonio Machado de Moraes e Ana Joaquina mulher de João Gonçalves Vinhas, e todos da aplicação da dita capela.

 

Aos 27-05-1805 em Oliveira casou com o Quartel Mestre José da Silva Botelho, filho do Tenente Gregório José da Silva e Teresa Maria de Jesus; família “Gregório José da Silva”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 27-05-1805 Oliveira; Quartel Mestre Jose da Silva Botelho, f.l. Ten. Gregorio Jose da Silva e D. Teresa Tomasia de Jesus; = cc D. Teodora Jacinta de Castro, f.l. Joaquim Ribeiro de Moraes Castro e D. Ana Jacinta de Castro. Ambos os contraentes nts/bts Oliveira; test.: Revdo. Francisco Jose da Silva e Cap. Serafim Ribeiro de Castro

 

Teodora e Joaquim tiveram filhos batizados em Oliveira, q.d.:

4-1-1 Ana, em 04-05-1807.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-05-1807 Oliveira, Ana, f.l. Quartel Mestre Jose da Silva Botelho e D. Teodora Jacinta de Castro, padr.: Jeronimo Jose da Silva e Joaquina Candida.

4-1-2 Maria, em 24-07-1808

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-07-1808 Oliveira, Maria, f.l. Quartel Mestre Jose da Silva Botelho e D. Teodora Jacinta de Castro, padr.: Revdo Francisco Antonio de Moraes Castro e D. Francisca Antonia de Moraes.

4-1-3 Joaquim, em 24-09-1809.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-09-1809 Oliveira, Joaquim, f.l. Cap. Jose da Silva Botelho e D. Teodora Antonia de Moraes, padr.: Jose Machado de Moraes e D. Maria Josefa de Moraes.

 

5- Maria Antonia de Castro aos 02-08-1791 casou com Antonio Machado de Moraes, filho de Antonio Machado Borges e Teodora Antonia de Moraes; familia “Antonio Machado Neto”

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas.; 02-08-1791; Japão; Antonio Machado de Moraes ; f. Antônio Machado Borges e Theodora Antonia de Moraes; n. Congonhas; = cc. Maria Antonia de Castro; f. André Ribeiro da Silva e Archangela Maria Antônia de Moraes; n. Congonhas

 

          Maria Antonia faleceu com testamento em 16-01-1831 e Antonio, tambem com testamento feito na Fazenda da Boa Vista em 18-01-1849 e aberto em 11 de agosto do mesmo ano. O casal teve inventário (neste site) conjunto em 1849. Compareceram seis filhos:

5-1 Antonio Joaquim de Castro, batizado em 15-07-1793. InventAriante dos pais.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-07-1793 Oliveira, Antonio, f.l. Antonio Machado de Moraes Castro e D. Maria Antonia de Moraes, neto paterno de Antonio Machado Borges e D. Teodora Antonia de Moraes, neto materno de Andre Ribeiro da Silva, natural da freg. de São Pedro da Ilha da Madeira Bispado de Funchal e D. Arcangela Antonia de Moraes natural da freguesia de N. Sra. do Pilar do Ouro Preto; padr.: Joaquim Ribeiro de Moraes Castro e D. Teodora Antonia de Moraes.

 

Pai de, pelo menos,:

5-1-1 Maria, legatária da avo paterna:” Deixo para minhas netas: Maria, filha de Antonio Joaquim”.

5-1-2 Antonio, legatário do avô paterno: “para o filho de Antonio Joaquim, meu afilhado de nome Antonio, o mulatinho por nome Bernardo”.

 

5-2 Inácia Joaquina de Moraes, batizada em 14-03-1796. Demente em 1849.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-03-1796 Oliveira, Inacia n. aos 15-02, f.l. Antonio Machado de Moraes e Maria Antonia de Moraes, padr.: Francisco Antonio de Moraes e D. Mariana Antonia de Moraes todos da dita aplicação.

5-3 Francisco de Paula Castro,

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Oliveira aos 05-06-1797 Francisco, f.l. Antonio Machado de Moraes e Maria Antonia de Moraes, np Antonio Machado Borges n. da freg. de Santo Antonio do Porto Judeu Ilha Terceira e Bispado de Angra e D. Teodora Antonia de Moraes n. da freg. de N. Sra do Pilar do Ouro Preto bispado de Mariana, nm Andre Ribeiro da Silva n. da freg. de S. Pedro no lugar chamado Ponta do Parago da Ilha Terceira Bispado de Funchal e D. Arcangela Antonia de Moraes n. da dita freguesia de N. Sra do Pilar do Ouro Preto, padr.: Inacio Coelho de Moraes Castro e D. Maria Antonia de Moraes mulher de Francisco de Paula Teixeira da Cunha.

5-4 Fortunata Cândida de Castro, batizada em 05-02-1799.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-02-1799 Oliveira, Fortunata, f.l. Antonio Machado de Moraes e Maria Antonia de Moraes, padr.: Serafim Ribeiro de Castro e Inacia Antonia de Moraes mulher de Manoel Francisco Gomes, moradores na freg. das Congonhas do Campo.

 

5-4-1 Maria, legatária da avo paterna:” Deixo para minhas netas: Maria, filha de Fortunata (...)’.

 

5-5 Rita Antonia de Castro, com 49 anos em 1849.

 

5-6 Teodoro Jacinto de Moraes, batizado em 28-08-1804.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 28-08-1804 Oliveira, Teodoro n. 02, f.l. Tentente Antonio Maxado de Moraes e D. Maria Antonia de Castro, padr.: Jose Fernandes Martins e D. Theodora Jacinta de Castro.

Foi casado e teve, pelo menos:

5-6-1 Mariana, legatária dos avós paternos.

5-6-2 Ana, legatária do avô paterno assim com as abaixo: “para as filhas de Theodoro Jacinto de Moraes, minhas netas, a cada uma delas 100$00 reis as quais são: Maria e Ana, Joaquina, Genoveba, Candida, Teresa, e Theodora.”

5-6-3 Joaquina

5-6-4 Genoveva

5-6-5 Cândida

5-6-6 Teresa

5-6-7 Teodora

 

6- Mariana Antonia de Moraes aos 21-02-1803 casou com Antonio Machado Pereira, filho de Francisco Pereira, natural da Ilha de S. Jorge e Beatriz Maria de Jesus natural da Ilha Terceira.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas.f; aos 21-02-1803 Carmo do Japão; Antonio Machado Pereira, viuvo de Maria Antonia de Jesus; cc Mariana Antonia de Moraes, f.l. Andre Ribeiro da Silva e Arcangela Antonia de Moraes, n. da freg. da vila de S. Jose; Test.: Antonio Machado de Moraes, Antonio Ribeiro de Moraes.

          Antonio Machado era viúvo de Maria Antonia de Jesus, filha de Francisco Cotta Pacheco, natural da freguesia de Santa Bárbara da Ilha Terceira e Catarina Maria de Jesus; família “João Mendes Carneiro”.

7- José, falecido depois de sua mãe.

 

8- Serafim Ribeiro. Provavelmente Capitão Serafim Ribeiro de Castro com 71 anos em 1831, morador em Oliveira no fogo 1 do quarteirão 10, casado com Joana Eleutéria da Silva, e vários dependentes:

Mapa de População de Nossa Senhora da Oliveira do Termo de São Jose Del Rei - 1831, quarteirão 10 fogo 1

O CAPPITAM SERAFIM RIBEIRO DE CASTRO; chefe do fogo; masculino; 71; casado

DONA JOANNA ELEUTERIA DA SILVA; cônjuge; feminino; 40; casado

FRANCELINA CANDIDA DE CASTRO; dependente; feminino; 22; solteiro

JOZE RIBEIRO DE CASTRO; dependente; masculino; 23; casado

RUMUALDA MARIA DE JEZUS; dependente; feminino; 18; casado

ANNA VITORIA DE OLIVEIRA; dependente; feminino; 49; solteiro

73 escravos

          Joana, natural de Pitangui-MG e filha de José Teixeira Ribeiro e Izabel Felícia da Silva, ditou seu testamento em Oliveira na Fazenda da Paragem em 05-03-1846. Faleceu em 22 do mesmo mês. Viúva e sem descendentes deixou legados aos sobrinhos e instituiu herdeiro a José Ribeiro de Castro abaixo, (inventário neste site):

 

8-D1 José Ribeiro de Castro, em 1831 com 23 anos e casado com Romualda de Jesus viviam em companhia do Capitão Serafim e Joana Eleutéria. José faleceu em 17-01-1851 e foi inventariado por sua viúva no mesmo ano (inventário neste site). Foram filhos do casal:

8-1-1 José Joaquim de Castro, casado, idade 18 anos.

8-1-2 Francisco, solteiro, 16 anos. Casou durante a inventariança.

8-1-3 João, 11 anos.

8-1-4 Serafim, 8 anos

8-1-5 Romualdo, 6 anos

8-1-6 Antonio, um ano

8-1-7 Joana, póstuma, nasceu em 22-07-1851.