PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANDRÉ FURTADO DE MENDONÇA

(atualizado em 12-janeiro-2017)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Andre Furtado de Mendonça, natural da Ilha da Madeira, era filho de Pedro Rodrigues de Gouvea e Mariana Furtada de Mendonça. Casou com Maria Viegas do Sacramento.

 

Foram moradores na vila de São João del Rei na metade do século XVIII onde batizaram filhos e André faleceu aos 17-10-1782 no sitio Embotaias na paragem Embotaia do Rio Grande Acima, Capela do Garambeu. Foi inventariado em 12-08-1783.

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1783  Caixa: 158

Inventariado: Andre Furtado de Mendonça

Inventariante: Maria Viegas do Sacramento - viúva

Local: paragem Embotaia do Rio Grande Acima, Capela do Garambeu, Vila de São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

 

Inicio do inventario : 12 de agosto de 1783 na paragem Embotaia, casas de morada da viúva inventariante:

 

“Declarou que seu marido era natural da Ilha da Madeira, filho de Pedro Rodrigues de Gouveia e de sua mulher Mariana Furtada de Mendonça e que tinha falecido neste sitio a 17 de Outubro de 1782, sem testamento e que os seus herdeiros eram seus filhos deste matrimônio:”

 

Filhos:

- Gonçalo Furtado de Mendonça com 35 anos;

- Rita Teresa de Mendonça com 33 anos casada com Luis da Silva Machado;

- Ana Maria de Mendonça com 31 anos casada com Domingos Jose de Souza;

- Joana Furtada de Mendonça com 28 anos, solteira;

- Joaquim Jose de Mendonça com 26 anos casado com Antonia Vitoria do Espirito Santo;

- Josefa Maria de Mendonça com 24 anos, solteira;

- Francisca Furtada do Sacramento com 22 anos , solteira;

- Jose Furtado de Mendonça com 18 anos solteiro

 

Bens Inventariados:

- 11 escravos;

- Sitio chamado "As Embotaias, com terras de planta, capoeiras, alguns matos virgens e campos, com casas de vivenda, paiol, senzalas, monjolo e outras casas todos cobertos de capim que parte de um lado com o Coronel Antonio Correia de Lacerda, com João Correia da Cunha, com João da Cruz Silva e com Tomas Garcia avaliadas em 700.000

- 60 datas de terras minerais  com suas aguas e serviços citas na Barra das Imbotaias, Ribeirão Acima e Rio Grande Abaixo até o corgo do Engenho em que é socio com Vicente Ferreira da Silva. A parte deste casal avaliada em 62.000

- 10 datas de terras minerais na estrada velha que vai para a Ibitipoca avaliadas em 16.600

 

Segundo o inventário de André, foram oito os filhos do casal:

 

1- Gonçalo Furtado de Mendonça, batizado em 20-02-1748. Com 35 anos em 1783.

S. João del Rei, MG - aos 20-02-1748 capela de Sta Rita filial desta matriz de N Sra do Pilar da vila de S. João del Rei bat a Gonçalo, f.l. Andre Furtado e Maria Viegas. Padr.: Bartholomeu de Moraes, solteiro e Ana Viegas mulher de Antonio Moniz.

 

2- Rita Teresa de Mendonça, natural de São João del Rei, com 33 anos em 1783. Casada na Capela do Garambeu aos 20-11-1769 com Luiz da Silva Machado, natural de Santa Eulalia de Margaride Comarca de Guimarães, filho de Manoel Machado e da falecida Luiza da Silva.

Barbacena, MG aos 20-11-1769 na Capela do Garambeu se receberam Luiz da Silva Machado, n/b na freguesia de Santa Eulalia de Margaride Comarca de Guimarães, f.l. Manoel Machado e de Luiza da Silva, já defunta = E Rita Teresa de Mendonça, n/b na freguesia de N. S. do Pilar de S. João del Rei e f.l. de Andre Furtado de Mendonça e de Maria Viegas do Sacramento. Foram testemunhas Jose Carvia e Jose Rodrigues Carneiro.

          Rita faleceu em abril de 1799 e deixou três filhos de seu casal:

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1799  Caixa: 160

Inventariado: Rita Teresa de Mendonça

Inventariante: Luis da Silva Machado - viúvo

Local: Capela de Santa Ana do Garambeu , Freguesia da Borda do Campo, Termo da Vila de São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Inicio do inventario : 30 de Setembro de 1799

“Declarou que sua mulher tinha falecido em dias do mes de Abril deste ano de 1799, sem testamento e que os seus filhos herdeiros eram os seguintes:”

- Rita Maria da Silva casada com Gregorio Jose Fernandes;

- Francisco da Silva Machado casado com Ana Pereira Rolim;

- Maria Luiza da Silva, solteira com 19 anos

 

Bens Inventariados:

- 13 escravos;

- Fazenda sita na Barra do Pinhal com casas de vivenda cobertas de telhas, quintal cercado com muro de pedras, curral, monjolo, cozinha, algumas capoeiras e campos que parte de um lado com o Rio Grande e de outro com terras dos herdeiros do falecido Gregorio Jose Alves, com os ófãos do falecido Jose de Gouveia e com os herdeiros de Francisco Lopes Coimbra, tudo avaliado em 800.000

 

- Mais terras de cultura, tituladas com carta de sesmaria, nas cabeceiras do Ribeirão do Salto, Gerais da Ibitipoca, com casas de vivenda e paiol cobertos de telhas ainda por acabar. Parte com terras dos órfãos de Vicente de Tal e com os herdeiros do falecido Jose Lopes avalaidas em 350.000

 

2-1 Rita Maria da Silva, batizada em 02-05-1772, casada com Gregorio José Fernandes.

Barbacena, MG aos 02-05-1772 na Capela de Santa Ana do Garambeu bat a Rita, f.l. de Luiz da Silva Machado e Rita Teresa de Mendonça; foram padrinhos João da Costa Gomes, solteiro e Maria das Neves Freitas mulher de Jose Garcia.

2-2 Francisco da Silva Machado casado com Ana Pereira Rolim

2-3 Maria Luiza da Silva, batizada em 19-11-1780. Solteira com 19 anos em 1799.

Barbacena, MG aos 19-11-1780 na Capela de Santa Ana do Garambeu bat a Maria n. no dia 8 do dito mes, f.l. de Luiz da Silva Machado e Rita Teresa de Mendonça; foram padrinhos Gonçalo Furtado de Mendonça e Joana Furtada de Mendonça, todos desta freguesia. E por não aparecer este assento nos livros dos batizados, me informei com pessoas fidedignas e o mandei lançar neste de Suplementos.

 

3- Ana Maria de Mendonça, batizada em 19-10-1752. Casou com Domingos José de Souza

S. João del Rei, MG aos 19-10-1752 na capela de Santa Rita bat a Ana, f.l. Andre Furtado e Maria Viegas. Padr.: Manoel Pereira da Costa e s/m Izabel Viegas.

 

4- Joana Furtada de Mendonça batizada em 26-03-1755. Solteira em 1783.

Barbacena, MG no ano de 1755 aos 26 de março na capela de S. Ana do Garambeo bat a Joana, f.l. de Andre Furtado de Mendonça e Maria Viegas do Sacramento, foram padrinhos o Alf. João Francisco e Ana Viegas Mar.ª, todos desta freguesia, e por não aparecer este assento nos livros dos abatizados desta mesma freguesia, me informei com pessoas antigas e fidedignas e o mandei lançar neste de Suplemento dos mesmos assentos aos 07-03-1796 anos.

 

5- Joaquim José de Mendonça, com 26 anos em 1783. Casado, em Barbacena aos 02-09-1781 com Antonia Vitoria do Espirito Santo ou de São José, filha de Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros - família Manoel Gonçalves de Medeiros, neste site.

Barbacena, MG 02-09-1781 na matriz de S. João del Rei, com licença, se casaram Joaquim Jose de Mendonça, f.l. de Andre Furtado de Mendonça e de Maria Viegas, n/b nesta freguesia de N. Sra da Piedade da  Borda do Campo = com Antonia Vitoria de S. Jose, f.l. de Gaspar da Costa Pacheco e Ana Maria de Medeiros, n/b na freguesia de S. João del Rei. Test.: Padre Francisco da Costa Dias e o Ajudante Luiz Manoel de Souza Alves.

          Pais de, pelo menos:

5-1 José batizado em 02-05-1784.

Barbacena, MG [Ermida do Lacerda] aos 02-05-1784 na Ermida da Sra de Matozinhos, filial desta matriz, bat a Jose, f.l. de Joaquim Jose de Mendonça e Antonia Vitoria de S. Jose; foram padrinhos Jose Furtado de Mendonça e Maria Viegas do Sacramento, todos desta freguesia. Nasceu a 20 de abril.

5-2 Joana Rosa de Mendonça, natural de Barbacena. Em Aiuruoca aos 23-11-1801 casou com José Nunes da Silveira, filho de Antonio Nunes da Silveira e Maria de São José.

Aiuruoca, MG aos 23-11-1801 nesta matriz se receberam Jose Nunes da Silveira, f.l. de Antonio Nunes da Silveira e Maria de São Jose, n/b nesta freguesia = E Joana Rosa de Mendonça, f.l. Joaquim Jose de Mendonça e de Antonia Vitoria de São Jose, n/b na freguesia de Barbacena.

 

6- Josefa Maria de Mendonça com 24 anos, solteira

 

7- Francisca Furtada do Sacramento com 22 anos , solteira.

 

8- José Furtado de Mendonça com 18 anos, solteiro em 1783. José casou primeira vez com Teresa Francisca de Jesus ou Teresa de Jesus da Cunha, filha de Antonio da Cunha e Antonia Pereira da Silva, família Antonia Pereira de Jesus, neste site.

Faleceu Teresa em 1809 e foi inventariada em 12-03-1819. Deixou quatro filhos de seu casal.

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1819 Caixa: 622

Inventariado: Teresa Francisca de Jesus

Inventariante: Jose Furtado de Mendonça - viúvo

Local: Fazenda Engenho, Distrito de Ribeirão dos Cavalos, aplicação da Capela de Santa Ana do Garambeu, termo de São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Início do Inventario: 12 de março de 1819 na paragem chamada Engenho do Ribeirão dos Cavalos em casas de morada do viúvo inventariante

 

Declarou o viúvo que sua mulher tinha falecido no ano de 1809, sem testamento e os herdeiros eram os filhos de seu matrimônio que são os seguintes:

- Jose Furtado de Mendonça que naquele tempo era solteiro e hoje esta casado com Barbara de Tal filha de Manoel Lemos da Luz;

- Maria Teresa de Jesus tambem era solteira e hoje esta casada com Joaquim de Medeiros Raposo;

- Maria Madalena solteira com 17 anos mais ou menos;

- Maximiniana solteira com 9 para 10 anos de idade

 

Entre os Bens inventariados:

- Uma divida que devia sua sogra, recebida em terras – 58.400 reis;

- Na fazenda chamada de “Jeronimo da Cunha” que foi da falecida Antonia Pereira da Silva sua sogra, uma morada de casas cobertas de telha e mais ranchos  cobertos de capim , com rego de agua e monjolo no valor de 60.000 reis;

 

- Declarou que a herança que cabe a sua falecida mulher no inventario de sua sogra, Antonia Pereira da Silva, no valor de 145.337 pertence aos órfãos e não faz parte deste inventario porque sua mulher faleceu muito antes da dita sua sogra.

 

Viúvo, José Furtado de Mendonça aos 30-08-1810 na capela Santo Antonio de Bertioga casou com Joaquina Esméria de Jesus, filha de Manoel de Oliveira Couto e Rosa Maria de Santo Antonio, família “Manoel de Oliveira Couto”.

Casamentos Barbacena-MG na capela da Bertioga aos 30-08-1810 Jose Furtado de Mendonça, viúvo de Tereza da Cunha; = Joaquina Esmeria de Jesus, f.l. de Manoel de Oliveira Couto e de Rosa Maria de Santo Antonio, n/b na dita capela . Test.: João Batista da Costa e Francisco Xavier de Mendonça.

 

Faleceu José Furtado de Mendonça em 12-11-1836 e foi inventariado por sua viúva Joaquina Esmeria de Jesus em 11-09-1839. Com geração de ambos os matrimônios (inventário neste site):

Segundo os inventários foram filhos de Teresa e José:

8-1 Maria Teresa de Jesus casou com Joaquim de Medeiros Raposo (tambem Joaquim Tomé de Medeiros)..

8-2 Maria Madalena, solteira com 17 anos em 1819. Casou com Joaquim Lourenço de Oliveira.

8-3 José Furtado de Mendonça (ou da Cunha) com 30 anos em 1839. Casou com Barbara, filha de Manoel Lemos da Luz.

8-4 Maximiana, com 9 para 10 anos em 1819. Casou com Domiciano Jose Carneiro

 

Foram filhos de José e Joaquina, situação em 11-09-1839:

8-5 Ana Clara casada com Joaquim José de Medeiros

8-6 Luiza casada com Joaquim Pedro da Cunha

8-7 Manoel Joaquim de Oliveira casado

8-8 Esmeria com 14 anos, solteira