PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha

(atualizado em 26-maio-2016)

 

 

Bartyra Sette

 

Ana Maria de Jesus nasceu em Barbacena e foi batizada na matriz aos 14-12-1739, filha dos açorianos Francisco Ferreira Armond e Ângela Maria Camelo (ou da Conceição), naturais da Ilha Terceira, neta paterna de Gaspar de Souto Maior e Margarida das Candeias, neta materna de Bento Faleiro e Francisca Nunes - família “Bento Faleiro”, neste site.

Barbacena, MG aos 14-12-1739 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Francisco Ferreira e de s/m Angela Maria; foram padrinhos Sebastião Machado e Perpetua Maria, solteira, filha do Cap. Manoel Dias de Sá.

 

Casou em Barbacena aos 15-03-1753 com Pedro de Paiva Coimbra, natural de São Salvador de Miranda do Corvo, filho de João de Paiva e de Maria Antonia, já falecidos em 1753. Pedro faleceu em Barbacena aos 11-09-1755 e foi inventariado no Sítio do Moinho, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, do qual possuíam a metade.

Casamentos Barbacena - matriz, aos 15-03-1753 Pedro de Paiva Coimbra, natural de São Salvador de Miranda do Corvo, f. de João de Paiva e de Maria Antonia, já falecidos, com Ana Maria, n/b nesta freguesia, filha de Francisco Ferreira Armonde e de Angela Maria.

 

Ana casou em segundas aos 12-02-1756 com Francisco Pereira da Cunha, natural de Canedo da Horta, Arcebispado de Braga, filho de Francisco Pereira da Mota e de Maria da Cunha.

casamentos Barbacena - matriz, aos 12-02-1756 Francisco Pereira da Cunha, natural de Canedo da Horta, Arc. de Braga, filho de Francisco Pereira da Mota e de Maria da Cunha, com Anna Maria de Jesus, natural desta freguesia, f. de Francisco Ferreira Armond e de Angela Maria, viuva que ficou de Pedro de Paiva Coimbra, enterrado que foi nesta matriz.

 

Francisco faleceu em 22-12-1786 e foi sepultado na matriz de Barbacena.

Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 22-12-1786 faleceu Francisco Pereira da Cunha, casado com Ana Maria de Jesus. Sep. na matriz.

 

Ana Maria faleceu aos 07-04-1813 com testamento redigido um mês antes, no qual declarou sua naturalidade e filiação, os dois casamentos e filhos. Reservou em sua terça a Fazenda Morro Alto como legado para os filhos Genoveva e Lourenço, em recompensa aos serviços por eles prestados. Nomeou seus filhos por testamenteiros.

 

Teve prole de seus dois casamentos, povoadores que foram de Barbacena e cercanias, que em parte aqui documentamos.

 

Ana Maria de Jesus e Pedro de Paiva Coimbra tiveram dois filhos tutelados por Manoel Ferreira Armonde, segundo inventário de Pedro e testamento de Ana Maria, neste site

 

1- Padre José Ferreira de Paiva, nascido aos 19 e batizado aos 31-03-1754 em Barbacena, tendo por padrinhos José Ferreira dos Santos e sua mulher.

Barbacena - aos 31-03-1754 matriz, JOZE, nascido aos 19 do dito mês, f.l. de Pedro de Paiva Coimbra, n/b na vila de Miranda do Corvo, Bispado de Coimbra, e s/m Anna Maria dos Santos, natural desta freguesia filha legitima de Francisco Ferreira Armond, natural da Ilha Terceira e s/m Angela Maria, natural da mesma ilha;. neto paterno de João de Paiva e s/m Maria Antonia, naturais da dita vila. Padr.: Jose Ferreira dos Santos e s/m Mes--- Vi---

          Padre José foi inventariado em 1822 em Barbacena:

Arquivo do IPHAN de São João Del Rei

Doc. Inventário

Inventariado: PAIVA, José Ferreira de (Padre).

Inventariante: NUNES, Manoel Ribeiro.

Paragem Água Fria Freguesia de Ibitipoca.

Termo de Barbacena – Comarca de São João del Rei - 1822

Solicitado por Paulo Cezar Ribeiro Luz

Obs.: Na lista constava como Paiva, José Pereira de. Mas o mesmo não consta no arquivo, e como os outros dados como inventariante e data são os mesmos acredito que seja esse o documento solicitado.

 

Não há filhos.

Não há bens de raiz.

Consta cópia do testamento.

Natural da Freguesia de Barbacena filho legítimo de Pedro de Paiva Coimbra e Ana Maria de Jesus

 

2- Joana Maria da Conceição, nascida aos 15 e batizada aos 28-06-1755 também em Barbacena, sendo seus padrinhos Manoel Cardozo Alz., solteiro, viandante e Agueda Maria, mulher de Manoel Cardoso Pires. Em Novembro de 1774 já estava casada com Francisco Ribeiro Nunes, natural da freguesia de São Lourenço das Pias, Bispado do Porto, falecido em Barbacena aos 22-06-1806. Joana faleceu com testamento aberto aos 29-09-1820 (inventários neste site).

Pais de:

2-1 Maria Emerenciana de Jesus, aos 13-08-1799 casou com Joaquim José de Santana, exposto em casa de Izidora Maria de Menezes.

Casamentos Barbacena - Curral aos 13-08-1799 Joaquim José de S. Anna exposto em casa de Izidora Maria de Menezes, n/b na freguesia de S. João del Rei; = Maria Emerenciana de Jesus, f.l. de Francisco Ribeiro Nunes e Joana Maria da Conceição, n/b nesta.

 

          Joaquim faleceu em 02-04-1845 com testamento redigido na Fazenda Fortaleza no distrito de Nossa Senhora da Conceição do Rio Novo em 19-07-1844. Foram herdeiros da terça (inventário neste site):

- Honório, filho natural de Jacinta Pereira(?)

- Joaquim, filho natural de Ana Rodrigues Cordeiro

          Maria Emerenciana e Joaquim José tiveram a filha única:

2-1-1 Maria José de Santana casada com Mariano José Ferreira Armond, este já falecido em 1844. Foram pais de, e.o:

2-1-1-1 Mariano Procópio Ferreira Lage, nomeado 3º testamenteiro do avô materno, no Rio de Janeiro.

2-2 Josefa Maria da Assunção, natural de Barbacena, aonde aos 12-06-1804 casou com João Ferreira da Fonseca, natural de Prados, filho de outro e de Ana Jacinta da Conceição, neto paterno de outro Capitão João Ferreira da Fonseca e Maria da Conceição, neto materno de Francisco Borges do Rego e sua segunda mulher Luiza Inácia. Por Maria da Conceição, bisneto de Antonio Coelho Valadão e Margarida de São João. Por Francisco Borges bisneto de Manoel Souza do Rego e Beatriz Pamplona. Família “Antonio Coelho Valadão”.

Casamentos Barbacena - Curral aos 12-06-1804 João Ferr.ª da Fon.ca, f.l. do Cap. João Ferr.ª da Fonseca e D. Ana Jacinta; = Josefa Maria da Assunção, f.l. de Francisco Ribeiro Nunes e Joana Maria, natural desta e aquele da frreguesia de Prados. Test.: Francisco Ferr.ª Armond e Francisco Ribeiro Nunes.

 

          João Ferreira da Fonseca faleceu em 24-09-1818 e foi inventariado pela viúva em 17-01-1820. Josefa fez partilha de seus bens em vida. Ditou seu testamento em 05-03-1857, aberto em 30-09-1865 e foi inventariada em 03-02-1866 (inventários neste site).

 

        Josefa e João tiveram dez filhos:

2-2-1 José, citado no testamento materno, não comparece no inventário paterno, provavelmente falecido na infância.

2-2-2 Cândido Ferreira da Fonseca, solteiro, 16 anos em janeiro de 1820. Casou com Camilla Francisca de Assis. Camila casou segunda vez com o Coronel José Ribeiro de Resende, Barão de Juiz de Fora, sem geração deste matrimônio.

Cândido Já era falecido em 1861 quando seus filhos recebem a partilha dos bens da avó paterna. Todos maiores de 12/14 anos.

Camila Francisca de Assis, baronesa de Juiz de Fora, faleceu viúva em 25 de abril de 1892, na fazenda Santana, freguesia de Santana do Deserto, Termo de Juiz de Fora. Foi inventariada no mesmo ano (inventário neste site colaboração de Paulo Cezar Ribeiro Luz).

Segundo a partilha materna e os inventários do filho Damaso e da baronesa, foram seus filhos:

2-2-2-1 Antonio Ferreira de Assis. Capitão Antonio em 1876 estava casado com Camilla Maria Ferreira de Assis. Em 1892 eram residentes em Santo Antonio do Carangola

2-2-2-2 Camilla Maria ou Maria Camila de Assis Ferreira casou com Carlos José Ribeiro. Em 1892 eram residentes em Santana do Deserto. Cel. Carlos José faleceu em 03-11-1899 na fazenda do Formoso, freguesia de Santana do Deserto, Termo de Juiz de Fora. Foi inventariado no ano seguinte por Maria Camila. Compareceram 6 filhos:

Arquivo Histórico da Universidade Federal de Juiz de Fora

Ano: 1900; Grupo B; Cód: 1620;  Cx: 223-B

Inventariado: Coronel Carlos José Ribeiro.

Inventariante: Maria Camila de Assis Ribeiro, viúva do inventariado.

Disponibilizado por Paulo Cezar Ribeiro Luz.

Local: faleceu em 3 de novembro de 1899, na fazenda do Formoso, freguesia de Santana do Deserto, Termo de Juiz de Fora.

Filhos:

1- Carlos de Assis Ribeiro casado com Olívia Nóbrega de Assis Ribeiro;

2- Cândida Assis de Oliveira casada com Dr. Lauro Batista de Oliveira;

3- Dr. Manoel de Assis Ribeiro casado com Elvira de Oliveira Ribeiro.

4- Tenente Francisco de Assis Ribeiro casado com Josina de Campos Ribeiro;

5- Dr. Joaquim de Assis Ribeiro, casado com Corina Fonseca de Assis Ribeiro.

6- Candido de Assis Ribeiro, casado com Ernestina Ferreira Ribeiro.

 

Consta que o Dr. Joaquim de Assis Ribeiro foi engenheiro e que residia em Rodeio, município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.

Consta no inventário que Candido de Assis Ribeiro estava residindo na cidade de São Paulo.

 

2-2-2-2-1 Carlos de Assis Ribeiro casado com Olívia Nóbrega de Assis Ribeiro

2-2-2-2-2 Cândida Assis de Oliveira casada com Dr. Lauro Batista de Oliveira

2-2-2-2-3 Dr. Manoel de Assis Ribeiro casado com Elvira de Oliveira Ribeiro

2-2-2-2-4 Tenente Francisco de Assis Ribeiro casado com Josina de Campos Ribeiro

2-2-2-2-5 Dr. Joaquim de Assis Ribeiro, casado com Corina Fonseca de Assis Ribeiro

2-2-2-2-6 Candido de Assis Ribeiro, casado com Ernestina Ferreira Ribeiro

 

2-2-2-3 Francisco Ferreira de Assis, inventariante do irmão Dâmaso. Estava casado com Maria José Horta da Fonseca. Em 1892 viúvo, residente em Santana do Deserto

2-2-2-4 João Ferreira de Assis Fonseca. Em 1892 estava casado com Luiza de Mello Ferreira de Assis, moradores em Santana do Deserto.

2-2-2-5 Philomena Cândida da Fonseca. Em 1892 estava casada com o Dr. Henrique Cesar de Souza Vaz, residente em Juiz de Fora

2-2-2-6 Cândido Augusto Ferreira da Fonseca, falecido antes da mãe, sem descendentes

2-2-2-7 Sabina Cândida de Assis casou com José Luiz Rodrigues Horta. Ambos já falecidos em 1892 foram representados por oito filhos, todos residentes em Juiz de Fora:

2-2-2-7-1 Maria José da Fonseca Horta casada com Antonio Brant Rodrigues Horta

2-2-2-7-2 José da Fonseca Horta casado com Maria Flora Brant

2-2-2-7-3 Luiz da Fonseca Horta, solteiro, de 20 anos

2-2-2-7-4 Euclides da Ferreira Horta, solteiro, de 19 anos

2-2-2-7-5 Sabina da Fonseca Horta, solteira, de 17 anos

2-2-2-7-6 Luiza da Fonseca Horta, de 15 anos

2-2-2-7-7 Fábio da Fonseca Horta, de treze anos

2-2-2-7-8 Noemi da Fonseca Horta, de 10 anos,

 

2-2-2-8 Dr Camillo Maria Ferreira da Fonseca, casado com Julia Maria Ferreira da Fonseca. Em 1892 eram residentes em Barbacena.

2-2-2-9 Damaso Ferreira da Fonseca faleceu em 25 de janeiro de 1876, sem testamento. Herdaram seus oito irmãos. Foi inventariado no mesmo ano (inventário neste site).

 

2-2-3 Thomaz Ferreira da Fonseca. Casou com Afra Maria de Campos.

2-2-4 João, 14 anos em 1820. Não comparece nem é representado no inventário materno em 1866.

2-2-5 Maria Vitória de Jesus casou com Antonio Martins do Couto. Seus filhos foram legatários da avó materna: “Deixa aos netos e afilhados Romualdo, Carolina, Francisca e Firmina, filhos de Antonio Martins, a quantia de um conto e seiscentos mil réis para ser dividido pelos quatro”

2-2-6 Dâmaso Ferreira da Fonseca, com 11 anos em 1820. Casou com sua prima Constança Umbelina 2-6-2 neste. Dâmaso faleceu em 14-07-1865 e Constança, com testamento, em 02-03-1878. Foram seis os filhos do casal (inventários neste site):

2-2-6-1 Carlos Ferreira da Fonseca, afilhado e legatário da avó paterna. Casou com sua prima Maria Amélia da Silva 2-6-4-1 abaixo

2-2-6-2 Emília Mamede Ferreira casada com José Theodoro Rodrigues, filho de José Rodrigues Gomes e Mariana Lucia Perpétua - família “Francisco Rodrigues Guimarães”.

          Pais de, pelo menos:

2-2-6-2-1 José, legatário de Constança Cândida Raimunda da Silva: “deixo ao meu tetraneto(sic) José, filho de José Rodrigues e Emília, quinhentos mil réis”

2-2-6-3 Francisco Ferreira da Fonseca, com 18 anos em 1865. Já era falecido em 1878. Foi representado no inventário materno pelo filho Oscar, com 4 anos, tutelado por Alfredo Lino Ferreira.

2-2-6-4 Manoel Ribeiro Ferreira da Fonseca, com 16 anos em 1865. Inventariante materno e herdeiro da terça. Casou com Francisca Cândida Perpétua, filha de José Rodrigues Gomes e Mariana Lucia Perpétua. Geração na família “Francisco Rodrigues Guimarães”.

2-2-6-5 Maria Ferreira da Silva, com 10 anos em 1865. Casou com Antonio Tibúrcio Rodrigues.

2-2-6-6 Carlota Umbelina Ferreira da Silva, com 8 anos. Casou com Joaquim Calisto Rodrigues 2-3-2-14 a geração.

2-2-7 Simplício José Ferreira da Fonseca, com 6 anos. Casou com Cândida Carolina de Jesus. Entre seus filhos:

2-2-7-1 Maria Ferreira da Fonseca casou com seu primo Marciano Ferreira da Fonseca 2-6-4-2 abaixo.

2-2-8 Marcelino Ferreira da Fonseca, com 3 anos em 1820. Casou com Carolina Josefina da Silva (citada como Maria Leopoldina de Campos Ferreira no inventário da sogra), filha de Manoel Ribeiro Nunes e Carlota Teotonia da Silva, 2-6-4 neste a geração.

2-2-9 Bernardina Carolina de Jesus, com um ano e meio. Casou com Manoel Alves Garcia. Pais de, pelo menos:

2-2-9-1 Cândido, afilhado e legatário da avó materna:”Deixa ao afilhado Candido, filho de Manoel Alves, quatrocentos mil réis”.

2-2-10 Joana Maria, 6 meses, póstuma. Casou com Manoel Neto Ribeiro. Pais de, pelo menos:

2-2-10-1 Marcelino, afilhado e legatária da avó materna.

 

2-3 Antonio José Ribeiro, nascido por 1781. Casou com Porcina Euqueria de Jesus, flha do Alferes José Alves Garcia e Joaquina Antonia de São José (ou de Jesus). Antonio já era falecido em 02-03-1817 e foi representado no inventário materno por seus filhos.

Ação de Libelo 1818 executada Porcina Euqueria de Jesus, fls. 12 (neste site):

Certidão Certifico que no funeral de Antônio José Ribeiro se gastou meia arroba de cera que importou em 10$160 passa o referido em verdade. Ibitipoca, 02 de março de 1817 = o capelão José Teixeira de Paiva.

          Segundo os autos de inventário de Joana Maria da Conceição inseridos na permuta de terras feita por Porcina em 1824 (neste site, colaboração de Paulo Cezar Ribeiro Luz), constam os seguintes filhos, tutelados do Alferes José Alves Garcia (família “Bernardina Caetana do Sacramento”, neste site):

2-3-1 Joaquina, com 9 anos no inventário da avó paterna. Já era falecida em 1824, herdou sua mãe.

2-3-2 Mariana, com 7 anos. Mariana Lúcia Perpétua aos 23-10-1826 casou com José Rodrigues Gomes, filho de Francisco Rodrigues Guimarães e Ana Francisca de Jesus. Geração na família “Francisco Rodrigues Guimarães”.

2-3-3 José, com 6. José Antonio Alves em 04-02-1835 requereu dispensa para se casar com Maria Romana, filha de Manoel José Rodrigues e Joaquina Lucia do Sacramento. Geração na família “Francisco Rodrigues Guimarães”.

2-3-4 Manoel, com 5 anos.

 

2-4 Joanna Maria da Conceição, natural de Barbacena, aonde aos 12-06-1804 casou com Felisberto Ferreira da Fonseca, natural de Prados, filho do Capitão João Ferreira da Fonseca e Ana Jacinta da Conceição, já citados. Família “Antonio Coelho Valadão”.

Curral aos 12-06-1804 Felisberto Ferr.ª da Fon.ca, f.l. do Cap. João Ferr.ª da Fonseca e de D. Jac.ta da Conceição, natural da freguesia de Prados; = Joanna Maria da Conceição, f.l. de Francisco Ribeiro Nunes e Joanna Maria, natural desta. Test.: Francisco Ferr.ª Armond e Francisco Ribeiro Nunes.

          Em 1831 o casal comparece no censo de Curral Novo com vários filhos:

Relação dos Habitantes do Distrito de Nossa Senhora do Rosario do Curral Novo em 1831, fogo 1

Filisberto Ferreira da Fonseca, branco, 66, casado, lavrador

Joana Maria da Conceiçao, branca, 48, casada, lavradora

Marianna Maria, branca, 21, solteira      costureira

Anna, branca, 16, solteria, rendeira

Maria do Carmo, branca, 12, solteira, rendeira

Manoel Ferreira da Fonseca, branco, 19, solterio, lavrador

João Ferreira, branco, 17, solterio, lavrador

cativos 20

          Em 1861, com o falecimento de Felisberto, Joana faz partilha amigável dos bens do casal com seus filhos e genros (inventário neste site). Foram herdeiros do casal, sem discriminar o filho/a, identificamos:

2-4-1 João Ferreira da Fonseca, com 17 anos em 1831. Casou com Rita de Cássia

2-4-2 Ana Jacinta da Conceição, com 16 anos. Casou com Fortunato Rodrigues Campos. Em 1856 Ana passou procuração no distrito de Nossa Senhora do Patrocínio

2-4-3 Maria do Carmo de Jesus, com 12 anos. Casou com Onofre Rodrigues Campos

2-4-4 Antonio Ferreira da Fonseca casou com Vicência Jacinta da Conceição. Antonio foi procurador do irmão João.

 

Não identificamos o filho/a:

- Manoel da Costa Ribeiro e sua mulher Mariana Euquéria de Almeida;

- Leandro José de Almeida e sua mulher Maria Romana;

- José Francisco de Mendonça Pires e sua mulher Eufrásia Joaquina da Conceição;

- Anselmo José Machado e sua mulher Maria Teresa de Jesus;

- Pedro de Alcântara José da Rocha e sua mulher Joaquina Clara de Jesus;

- Hilário Rodrigues Pereira e sua mulher Luiza Maria de Jesus;

- Francisco Ferreira da Fonseca e sua mulher Carlota Marcília de Jesus.

 

2-5 Ana Maria de Jesus, batizada aos 17-10-1790.

Barbacena - Bertioga aos 17-10-1790 Ana, f.l. de Francisco Ribr.º Nunes e Joana Maria da Conceição, padr.: Vicente Per.ª Cunha e Anna Maria

          Ana Maria Ribeira faleceu em 03-08-1870 com testamento ditado na Fazenda do Braço Forte no Districto da Ibertioga aos 30-07-1868. Solteira, sem descendentes, deixou legados a vários afilhados e universal herdeiro o sobrinho José Ribeiro Nunes (inventário neste site, colaboração de Paulo Cezar Ribeiro Luz).

 

2-6 Manoel Ribeiro Nunes, batizado aos 30-09-1792.

Barbacena - Curral - batismos -30-09-1792 Manoel, f.l. de Francisco Ribeiro Nunes e Joana Maria, padr.: Antonio Pereira da Cunha e Rita Maria.

          Dispensados do impedimento de consanguinidade, aos 03-11-1819 casou com Carlota Teotônia da Silva, filha de José Ferreira Armond e Constancia Cândida Raimunda da Silva, casados em Barbacena aos 24-09-1801, neta paterna de José Ferreira Armond e Ana Maria de Jesus, neta materna do Coronel Carlos José da Silva e Inácia Rosa Angelica da Silva. Família “Fortes de Bustamanate” nota de rodapé.

Barbacena, MG matr. - aos 03-11-1819 na Ermida do Moinho desta freguesia e test.: Jose Roiz Lima e Marcelino Jose Frr.ª, dispensados do impedimento de consanguinidade. Manoel Ribeiro Nunes e Carlota Teotonia.

 

Casamentos Barbacena - Curral aos 24-09-1801 Jose Ferr.ª Armonde filho doutro e de Anna Maria de Jesus, natural desta freguesia = com D. Constancia Candida Raymunda da Silva, filha do Coronel Carlos Jose da Silva e de D. In.ca Roza Angelica da Silva, natural da freguesia de An.to Dias de Vila Rica. Testemunhas: Ten.e Cor.el Luiz An.to Ribr.º Guim.es e o Cap.tam Mor Manoel de Sá Fortes Bus.te Nogr.ª.

 

          Em 1831 eram moradores no Distrito do Curral Novo, ele com 37 anos e ela com 28. Foram proprietários da Fazenda do Quilombo no distrito de mesmo nome, termo de Barbacena onde residiam.

Relação dos Habitantes do Distrito de Nossa Senhora do Rosario do Curral Novo em 1831 - Termo de Barbacena -Minas Gerais -Brasil

Transcrito por Valderez Rosa Garcia - fev 2004

Quinto Quarteirão, fogo 15:

Manoel Ribeiro Nunes, branco, 37, casado, lavrador

Carlota Teotonia da Sa., branca, 28, casada

José, branco, 10

Constância, branca, 9

Antônio, branco, 8

Carolina, branca, 6

Ritta, branca, 1

cativos 41

 

          Manoel faleceu em 05-06-1862 e Carlota em 12-05-1863, ambos com testamento. Tiveram segundo os inventários (neste site) nove filhos, sendo quatro vivos em 1863:

2-6-1 José Ribeiro Nunes, casado. Foi o testamenteiro da avó materna.

Comparar com o viúvo, testamenteiro e inventariante, de Mariana Cândida de Assis Barbosa (ou Barbosa Lage), filha de Augusto Moretson e Florisbella Francisca de Assis Barbosa. Mariana faleceu em 22-12-1880, sem geração (inventário neste site).

2-6-2 Constança Umbelina casada com Dâmaso Ferreira da Fonseca, 2-2-6 supra a geração.

2-6-3 Antonio, com 8 anos em 1831. Já era falecido em 1862.

2-6-4 Carolina Josefina da Silva, falecida, foi casada com Marcelino Ferreira da Fonseca 2-2-8 supra. Ambos já falecidos em 1862. Carolina foi representada por seus três filhos:

2-6-4-1 Maria Amelia da Silva casou com Carlos Ferreira da Fonseca 2-2-6-1 supra.

E os dois órfãos tutelados pelo tio materno José Ribeiro Nunes:

2-6-4-2 Marciano (citado tambem como Maximiano e Marcelino) Ferreira da Fonseca, afilhado e legatário da avó paterna. Solteiro com 18 anos em 1862. Em 1863  pediu dispensa em Juízo para se casar com sua prima Maria Ferreira da Fonseca, filha de Simplício José Ferreira, 2-2-7-1 supra.

2-6-4-3 Carlota Eliza da Silva, com 11 anos em 1862.. Aos 29-10-1866 casou com Theófilo Ferreira da Fonseca.

Licença de Casamento de Dona Carlota Eliza da Silva, deferida em 25 de outubro de 1866.

No dia 29 de outubro de 1866 foi celebrado o matrimônio no Oratório particular de São José Nunes do senhor Theófilo Ferreira da Fonseca e Dona Carlota Eliza da Silva. Foram testemunhas: José Ribeiro Nunes e Carlos Nogueira da Silva. Todos moradores no distrito de Quilombo.

 

2-6-5 Rita Cândida Raimunda (citada como Rita de Cácia da Silva na divisão de terras), falecida, foi casada com Francisco de Assis Pereira. Deixou quatro filhos. Geração em 11-4 abaixo.

 

2-6-6 Francisca Romana da Silva, casada com Carlos Nogueira da Silva. Francisca faleceu em 09-08-1868 e foi inventariada por Carlos no mesmo ano. Compareceram oito filhos do casal (inventário neste site, colaboração de Oaulo Cezar Ribeiro Luz):

2-6-6-1 Miguel Ribeiro da Silva, com 15 anos em 1868.

2-6-6-2 Pedro, com 13 anos. Citado no testamento da avó materna.

2-6-6-3 Antonio, com 11 anos.

2-6-6-4 Luiza, com 10 anos. Legatária de Constança:”deixo à minha bisneta Luiza, filha de Carlos Nogueira da Silva, 1:000$000 réis.”

Foram herdeiros da terça da bisavó Constança:

2-6-6-5 Manoel, com 8 anos em 1868.

2-6-6-6 José com 6.

2-6-6-7 João, com 4 anos.

2-6-6-8 Teodoro, com 7 meses.

 

2-6-7 Carlos José Ribeiro, casado

2-6-8 e 9  Maria e Luiza já falecidas.

 

2-7 Justina Maria de Jesus, batizada em 27-12-1795. Na Capela da Senhora do Rosário do Curral aos 23-01-1811 casou com Manoel Netto Carneiro, batizado aos 18-01-1789, filho de Frutuoso Neto Carneiro e de Maria Alvares.

Barbacena -Curral - batismos - aos 27-12-1795 Justina, f.l. de Francisco Ribr.º Nunes e Joana Maria da Con.cam, padr.: João Pedro Per.ª da Cunha e M.ª Emerenciana desta freguesia.

 

          Manoel faleceu com testamento em 04-01-1859. Foi inventariado por Justina no mesmo ano (inventário neste site, colaboração de Paulo Cezar Ribeiro Luz). Deixou filho único de seu casal:

2-7-1 Manoel Neto Ribeiro (ou Carneiro), casado.

 

Ana Maria de Jesus e seu segundo marido Francisco Pereira da Cunha tiveram os doze filhos seguintes, segundo testamento de Ana, certidões de batismo inseridas na Habilitação à herança do irmão Padre Francisco (neste site):

 

3- Padre Manoel Pereira da Cunha, batizado aos 27-12-1756, testamenteiro de sua mãe.

Justificação para Habilitação da herança do irmão Pe. Francisco:

Item Certifico que revendo o Livro quarto dos ditos assentos a folha oitenta e três se acha um do teor seguinte= Aos vinte sete dias do mês de dezembro do ano de mil setecentos e cinquenta e seis na Pia Batismal da capela do Santo Antonio da Ibertioga filial desta matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, o Padre Jose Coelho Rocha de Licença minha batizou e pôs os Santos Óleos a Manoel filho legítimo de Francisco Pereira da Cunha natural da freguesia de São Pedro de Canedo[sic.] Termo de Basto Arcebispado de Braga e de sua mulher Anna Maria de Jesus natural desta freguesia, e neto por parte paterna de Francisco Pereira da Motta e de sua mulher Maria da Cunha naturais da dita freguesia, e pela materna de Francisco Ferreira Armonde, e de sua mulher Angela Maria naturais da Ilha Terceira. Foram padrinhos Bernardo de Oliveira solteiro todos desta freguesia nasceu no dia vinte do dito mês e ano de que fiz este assento: o vigário Felicianno Pita de Castro=

4- Padre Francisco Pereira da Cunha, batizado aos 05-06-1758 e falecido aos 04-12-1815. Inventário neste site.

 

5- Capitão Antonio Pereira da Cunha, batizado aos 16-09-1759 na capela de Santo Antonio de Ibertioga filial desta matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo. Casou em S. João del Rei aos 14-01-1805 com Teresa Maria Duarte, nascida por 1778 e falecida abintestada em Janeiro de 1812 (inventário neste site), filha de Gonçalo Correa Neto e Teresa Maria Duarte. Geração na família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 3º § 6º, neste site.

Casamentos - SJDRei - Capela Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, aos 14-01-1805 , Cap. Antonio Pereira da Cunha, f.l. Francisco Pereira da Cunha e D. Anna Maria de Jesus, n/b freg. de Barbacena; = cc. Thereza Maria de Jesus, f.l. de Gonsalo Correa Netto e Thereza Maria Duarte, n/b nesta freguesia.

          Segunda vez aos 06-07-1814, Cap. Antonio casou com Joana Batista Noronha Negreiros, natural de Ouro Preto, filha do Cap. Francisco Xavier Monteiro (de Noronha) e Maria Clara de Assis e Castro Negreiros, neta materna de Antonio Alves de Castro e Joana Batista de Negreiros - família “Antonio Alves de Castro”.

(pesq. de Joaquim dos Santos Neto). Sao Joao Del Rey, MG. Aos seis de Julho de mil oitocentos e catorze na Capella da Senhora das Dores do hospital desta Villa pelas onze horas da manham feitas as Canonicas deligencias sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisam do Reverendo Vigario da Vara da Comarca com presença das testemunhas Capitam Joao Dias Roza, o Sargento Mor Candido Alvaro Jose de Lima, Reverendo Francisco Pereira da Cunha de licença do Reverendo Vigario Collado desta freguezia asistio ao Matrimonio dos Contrahentes o Capitam Antonio Pereira da Cunha viúvo de Dona Theresa Maria Duarte com Dona Joana Baptista de Noronha Negreiros filha legitima do Capitão Francisco Xavier Monteiro, e de Dona Maria Clara de Assis Castro e Negreiros, baptizada na freguezia do ouro preto, E logo lhes dei as bençaoes nupciaes na forma do Ritual Romano como constou da certidao do dito Padre asistente.O Coadj.or Manoel Ant.o de Castro.

Capitão Antonio faleceu aos 10-07-1815 com testamento (neste site) sendo inventariante sua segunda esposa Joana Batista Noronha Negreiros, sem geração deste matrimônio.

Antonio teve, antes das primeiras nupcias, a filha natural:

- Joaquina Beralda de Santana casada com Manoel José Dutra.

Joaquina foi mãe de:

- Antonio José Dutra que, aos 11-11-1822 na capela do Curral Novo, casou com Mariana Teresa, filha do Capitão Antonio Pereira da Cunha e Teresa Maria Duarte. Dispensados dos impedimentos de consanguiniedade em igual grau misto de primeiro e em segundo grau mesmo (?) terceira de linha transversa.

 

6- Mariana Luisa de Jesus, casada com Antonio Carvalho Duarte. Mariana faleceu aos 25-04-1826 e Antonio aos 20-04-1819, geração em “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas, Cap. 1º ” e inventários, neste site.

 

7- Genoveva Jacinta do Sacramento, batizada aos 15-03-1764. Solteira em 1813.

 

8- Vicente Pereira da Cunha, batizado aos 04-05-1766.

 

9- Maria Theresa de Jesus, batizada aos 21-09-1770. Casou com João Machado de Santa Ana, natural de Bom Sucesso termo da vila de Tiradentes-MG, filho de José Machado Tostes e Ana Maria de Jesus, família “José Machado Tostes”, neste site.

          Alferes João fez seu testamento em 10-12-1829 na fazenda S. Domingos, declarou os três filhos legítimos e um filho natural, tido em estado de solteiro e descrito na família paterna. Faleceu em 09-01-1830 e foi inventariado pela viúva em 23 de abril do mesmo ano (inventário neste site, colaboração de José Olinto Xavier da Gama).

Filhos legítimos com Maria Teresa de Jesus:

9-1 Antonio Carlos Machado casado com Maria Pedrosa Rodrigues do Valle, filha de José Rodrigues Valle e Ana Querubina de São Jose. Geração na família “João Pereira Themudo” Cap. 2º.

          Entre seus filhos, Maria e Mariana foram afilhadas e legatárias do avô paterno.

 

9-2 José Ignácio Machado, casado com Maria Libania. Tiveram os filhos, legatários do avô paterno:

9-2-1 Antonio

9-2-2 Marcelino

 

9-3 Marcelino José Machado de Santa Ana, com 25 anos em 1830

 

10- João Pedro Pereira da Cunha, batizado aos 07-07-1771.

Barbacena, MG aos 07-07-1771 na capela de Santo Antonio da Bertioga bat a João, f.l. de Francisco Pereira Cunha e de Anna Maria de Jesus, npaterno de Francisco Pereira da Motta e de Mariana da Cunha, da freguesia de Santa Maria de Canedo Termo de Basto Arcebispado de Braga, e pela materna de Francisco Ferreira Armonde, e de Angela Maria CAmella naturais da cidade de Angra. Foram padrinhos o Capitão Domingos dos Reis Silva, casado da freguesia da Vila de São João Del Rei, e Catharina Maria de Jesus mulher de Manoel Ferreira Armonde. Nasceu aos vinte e cinco de julho do dito ano.

 

11- Lourenço Pereira da Cunha, batizado aos 31-12-1772. Recebeu parte da Fazenda Morro Alto de sua mãe por disposição testamentária. Pela transmissão desta fazenda, provavelmente foi o Lourenço Pereira da Cunha falecido aos 16-07-1846 (inventário neste site, colaboração de Lúcia Helena Ribeiro Silva) casado com Mariana Antonia de Jesus. Mariana em 1848 já estava casada em segundas nupcias com Luiz Rodrigues Pinto Pereira, ocasião em que a tutela de seus filhos passou a seu irmão Antonio José Correa de Carvalho e posteriormente ao filho primogenito Francisco de Assis Pereira da Cunha. Mariana era filha de José Correa Pinto e sua segunda esposa Teresa Maria Duarte (família “Os Carvalho Duarte” Cap. 1º § 4º, neste site)

Lourenço e Mariana tiveram:

11-1 Antonio Pereira da Cunha, batizado na Capela do Curral aos 09-11-1838, município de Barbacena, falecido aos 23-11-1903 com testamento feito aos 23-11-1903 na Fazenda do Morro Alto de sua propriedade, distrito de Ibertioga (neste site). Era então viúvo de Camila Augusta Pereira, e deixou:

11-1-1 José Maria de Assis Pereira, casado com Ignacia Faustina de Campos

11-1-2 Elisa Augusta de Assis, casada com o Capitão Herculano de Assis Campos, em 1903 passou uma procuração em Juiz de Fora e morava em Faria Lemos, município de Santa Luzia de Carangola. Já era falecida em 1905.

11-1-3 Mariana Augusta, casada com Jose Maximiano Ribeiro, moradora no distrito de Santa Ana do Deserto

11-1-4 Camilo Augusto de Assis Pereira, casado com Victória Minervina, morador em Santo Antonio da Olaria, Termo do Rio Preto.

11-1-5 Augusta Pereira da Cunha, casada com Prudente Carvalho de Araújo

11-1-6 Clotilde Augusta, casada com Tindaro Tamarindo Campos, moradores em Santa Luzia do Carangola.

11-1-7 Leonor Pereira, casada com João Borges

11-1-8 Chrispim de Assis Pereira, nascido a 01-11-1886 e batizado em 15-1-1887 em Santo Antonio da Ibertioga.

11-2 Prudente Pereira da Cunha batizado na Capela Santo Antônio de Ibertioga aos 15-08-1837, faleceu com testamento (neste site) aos 11-10-1875, casado e sem geração. Foi casado com a viúva Ana Maria de Jesus falecida aos 12-08-1883.

Ana Maria era viúva de Custódio Ferreira da Silva de cujas núpcias teve o filho único:

- José Custódio da Silva, batizado em Santo Antônio de Ibertioga, aos 10-04-1853

11-3 José Felipe da Cunha, com 13 anos em 1846 e falecido entre Dezembro de 1851 e Maio de 1853.

11-4 Francisco de Assis Pereira da Cunha, nascido por 1823 e falecido aos 23-08-1879 (inventário neste site, colaboração de Lúcia Helena Ribeiro Silva) foi casado duas vezes. Em primeiras núpcias com Rita Cândida Raimunda, filha do Capitão Manoel Ribeiro Nunes, 2-6-5 supra.

          Rita Cândida faleceu em 08-08-1861 e foi inventariada o mesmo ano (inventário neste site, colaboração de Paulo Cezar Ribeiro Luz).

          Francisco segunda vez casou com Senhorinha Camila de Campos, sua inventariante. Aos 13-09-1877 Senhorinha casou segunda vez com Camilo de Castro Leite.

B7: casamentos Barbacena-MG, aos 13-09-1877 Camillo de Castro Leite e D. Senhorinha Camilla de Assis, viuva de Francisco de Assis Pereira da Cunha. Test.: Christovão Colombo e Chrispim Jaques Bias Fortes.

 

Francisco e Rita tiveram:

11-4-1 José Ribeiro de Assis, com 11 anos em 1861.

11-4-2 Carlota Victalina de Assis, com 9 anos. Aos 17-10-1870 casou com (José) Antonio de Paiva. Pais de, pelo menos:

11-4-2-1 Francisco, legatário de Constança Cândida Raimunda da Silva:”Francisco, filho de José Antônio de Paiva e Carlota, valor 500$000”

11-4-3 Mariana Augusta de Assis, com 7 anos em 1861.

11-4-5 Crispim Crispiniano de Assis, com um ano.

 

Francisco e Camila tiveram:

11-4-6 Jovita Camila de Assis, nascida por 1865. Aos 14-01-1882 casou com Necesio José Tavares, natural de Tamanduá, filho do falecido José Antonio Tavares e Ana Joaquina da Silva.

B7: casamentos Barbacena-MG,  matriz aos 14-01-1882 Dr. Necesio Jose Tavares, natural de Tamanduá, f.l. de Jose Antonio Tavares, já falecido, e D. Anna Joaquina da Silva, e morador no Sarandy; = e a Sra. D. Jovita Camilla de Assis, f.l. de Francisco de Assis Pereira, já falecido, e D. Senhorinha Camila de Assis, natural e até aqui moradora nesta cidade.

Test.: Modesto Camillo de Campos e Antonio de J. Moreira.

11-4-7 Francisco, nascido por 1866

11-4-8 Olímpio, nascido em 1869

 

12- Ana Maria de Jesus, batizada aos 06-10-1776. Casou com Antonio Alz Garcia

 

13- Rita Maria de Jesus, batizada aos 29-03-1780. Casou com Manoel José Pereira. Rita já era falecida aos 26-02-1816 com geração de seis filhos menores de sete anos (inventário do Capitão Antonio Pereira da Cunha, neste site).

 

14- Joaquim Pereira da Cunha, batizado aos 20-01-1782. Aos 14-02-1820 na Ermida da Sra da Ajuda do Pombal casou com Francisca de Cássia Lara dos Santos, filha do Capitão José da Silva Santos e Joaquina de Proença e Lara (família “Ana Maria Bernardes”).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 14-02-1820 Ermida da Sra da Ajuda do Pombal, Alferes Joaquim Pereira da Cunha, f.l. Francisco Pereira da Cunha e Ana Maria de Jesus, n/b na freg. de Barbacena; = cc. D. Francisca de Cacia Lara dos Santos,. f.l. Cap. --se da Silva Santos e D. Joaquina de Proença e Lara.