PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Amaro da Silveira e Maxima Pinta Pereira

(atualizado em 01-março-2016)

 

 

Bartyra Sette

Regina Junqueira

 

 

Amaro era filho de Manoel da Silveira e Maxima Nunes de Oliveira. O termo de batismo de Amaro se perdeu no terremoto de Lisboa, segundo está no processo de habilitação de seu neto Joaquim, mas lá consta que ele foi batizado na Freguesia de N Sra da Conceição da cidade de Lisboa-PT.

 

Nos primeiros anos do século XVIII estava no Rio de Janeiro, onde serviu como soldado e exerceu o oficio de ourives.

 

Aos 06-01-1710 Amaro casou com Máxima Pinta.

AECM, “De genere” do Padre Joaquim Pinto da Silveira

Fls 155v – Casamento de Amaro da Silveira e Máxima Pinta

Em 06/01/1710 (...) se recebeu Ama/ro da Sylveira soldado desta praça na/tural de Lisboa da Freguesia da Conceypção / filho legítimo de Manoel da Silveira e de / sua mulher Maxima Nunes de Oliveira com / Maxima Pinta natural desta cidade expos/ta em casa de Maria Barbosa, e foram teste/munhas o Doutor Francisco Luis Porto, e João / Carvalho de Mattos, e sua mulher Ursula Bar/bosa e sua Irmã Izabel Barbosa de Brito / mulher de Ricardo [Lis] (...)

 

Máxima Pinta Pereira foi batizada na Igreja da Candelária-RJ aos 09-06-1691. Embora dada por exposta a Maria Barbosa, uma certidão anexada no processo sacerdotal citado esclarece que era filha de Maria do Sim e André Pinto, ambos solteiros, ele familiar do Santo Ofício.

AECM, “De genere” do Padre Joaquim Pinto da Silveira

Fls 154 – Batismo de Máxima Pinta

(...) Em 09/06/1691 batizei (...) a Maxima / Exposta a porta de Maria Barbosa foram / padrinhos o Padre Jose de Lima e Se/bastiana Barbosa = Thome de / Freitas =

 

 

Maria do Sim era irmã de Úrsula Barbosa, mãe do padre Agostinho da Cunha Barbosa, e de Izabel Barbosa, avó do Padre Lourenço ------, natural de Paraty.

 

 

Amaro da Silveira e Maxima Pinta Pereira tiveram os filhos q.d.:

1- Maria Barbosa da Silveira

2- Leandro Barbosa da Silveira, capitão.

3- Antonia Barbosa da Silveira

4- Helena Barbosa da Silveira

5- Teresa de Jesus da Silveira

6- Clara Barbosa de Jesus

 

1- Maria Barbosa da Silveira, natural e batizada na Sé do Rio de Janeiro aos 22-12-1710. Aos 30-05-1726 na Matriz de São João Del Rei casou Joaquim Pinto de Magalhães, filho de João Pinto de Magalhães e Maria Pinta. Geração na família “Joaquim Pinto de Magalhães”.

 

2- Capitão Leandro Barbosa da Silveira foi testamenteiro do sobrinho Padre Joaquim Pinto da Silveira. Foi também inventariante da irmã Antonia e tutor de seus sobrinhos.

 

3- Antonia Barbosa da Silveira casou com Antonio Francisco (Franco) da Cruz. Antonio foi inventariado em 1740, deixou cinco filhos de seu casal, tutelados pela mãe e posteriormente por Manoel Francisco de Almeida.

          Viúva, Antonia casou segunda vez aos 10-11-1740 com Joaquim Pinto de Magalhães, natural de Santo Ildefonso Porto-PT, filho de Joaquim Pinto de Magalhães e da falecida Maria Nunes.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 10-11-1740, Joaquim Pinto de Magalhães, n.  freguesia de Santo Ildefonso, Porto-PT, f. Joaquim Pinto de Magalhães e Maria Nunes, falecida; = cc Antonia Barbosa da Silveira, n. da cidade do Rio de Janeiro, viuva de Antonio Francisco Franco e filha de Amaro da Silveira e Maxima Barbosa, falecida; test.: Manoel Ferreira Braga e Antonio de Freitas

          Alferes Joaquim Pinto de Magalhães Nunes foi inventariado em 1743 por Antonia. Seu inventário está arquivado no Museu Regional de S. João del Rei, porem indisponível à consulta (RC). Antonia já era falecida em 1756, com filho único do segundo casamento. Em 1758 seu irmão Leandro, tutor dos órfãos, presta contas.

Antonia e Antonio tiveram “quatro fêmeas e um macho” (certidões no inventário de Antonio, inventários neste site):

3-1 Antonio Francisco da Silveira, batizado em 1726 na Capela de S. Miguel do Caxambu. Aos 16-04-1758 casou com Agueda da Silva, natural da Sé do Rio de Janeiro, filha de João da Silva Veloso e Catarina de Oliveira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 16-04-1758, Antonio Francisco Silveira, n. desta, f.l. Antonio Francisco Crus e Antonia Barbosa da Silveira = cc.  Aguida da Silva, n. da Sé do Rio de Janeiro, f.l.  João da Silva Veloso e Catarina Oliveira, test.: Antonio Gonçalves de Siqueira e Francisco da Costa

Nos livros paroquiais de S. João del Rei, encontramos vários filhos do casal:

3-1-1 Jerônimo Lino da Silveira casou duas vezes. Primeiro aos 08-08-1786 em São João del Rei com Felizarda Maria de Santo Antonio, filha de Antonio João de Oliveira e Rita Maria de Jesus. Segunda vez aos 23-02-1793 com Maria Luiza de Souza, filha de Manoel Rodrigues de Azevedo e Catarina Antonia de Souza, família “Antonio Borges”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 08-08-1786 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, Jeronimo Lino da Silveira, f.l. de Antonio Francisco da Silveira e Agueda Maria da Silva; = cc. Felizarda Maria de Santo Antonio, f.l. Antonio João de Oliveira e Rita Maria de Jesus. Nts/nts na freg.desta vila

 

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 12-02-1793 Ermida Sra. do Rosario, Jeronimo Lino da Silveira, viúvo de Felizarda Maria de S. Antonio; = cc. Maria Luiza de Souza, f.l. Manoel Rodrigues de Azevedo e Catharina Antonia de Souza, n/b freg. S. Bento de Tamanduá.

 

Jerônimo e Felizarda tiveram segundo inventário desta, neste site:

3-1-1-1 Antonio, batizado em 28-10-1787. Com 8 anos em 1795

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 28-10-1787, Antonio, f.l. Jeronimo Lino da Silveira e Felizarda de Santo Antonio, padr.: Antonio Francisco da Silveira e s/m Rita Maria de Jesus.

3-1-1-2 Ana, batizada em 28-11-1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 28 de novembro de 1789, Ana, f.l. Jeronimo Lino da Silveira e Felizarda de Santo Antonio, padr.:Manoel Jose Rodrigues, casado e Laureana Maria Roerigues, casada.

 

         Jerônimo e Maria Luiza tiveram, q.d.:

3-1-1-3 José, batizado em 27-12-1793

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 27 de dezembro de 1793, Jose, f.l. Jeronimo Lino da Silveira e Maria Luiza de Souza, padr.: Cap. Jose Xavier de Azevedo e s/m Ana Francisca de Paula.

3-1-1-4 Lucinda, em 21-02-1797.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 21 de fevereiro de 1797, Lucinda, f.l. Jeronimo Lino da Silveira e Maria Luiza de Souza, padr.: Manoel Rodrigues de Azevedo e Lucinda Candida, casada.

3-1-1-5 Cândido, em 24-02-1800.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 24-02-1800, Candido, f.l. Jeronimo Lino da Silveira e Maria Luiza de Souza, padr.:Pedro Vieira Machado e Margarida Rodrigues Branca, solteiros

3-1-2 Ana Francisca (de Paula) da Silveira aos 30-06-1785 casou com José Xavier de Azevedo Marques, filho do Capitão Mor Manoel de Azevedo Marques e Antonia Marques Vitória.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 30-06-1785 matriz, Capitão Jose Xavier de Azevedo Marques, f.l. Capitão mor Manoel de Azevedo Marques e D. Antonia Marques Victoria, n/b na Praça da Colonia do Sacramento Bispado do Rio de Janeiro; = cc. D. Ana Francisca da Silveira, f.l. Antonio Francisco da Silveira e D. Agueda Maria da Silva, n/b nesta

Pais de, q.d.:

3-1-2-1 José, batizado em 04-10-1787.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 04 de outubro de 1787, Jose, f.l. Cap. Jose Xavier de Azevedo Marques, n. freg. Colonia do Sacramento e Ana Francisca de Paula da Silveira n. desta, np Cap. Mor Manoel de Azevedo Marques, da Colonia do Sacramento e Ana Marques Vitorina, do Rio de Janeiro; nm Antonio Francisco da Silveira, desta e Agueda Maria da Silva, da Sé do Rio de Janeiro; padr.: Antonio Mariano de Azevedo, do Rio de Janeiro por pp ao Pe. Joaquim Pinto da Silveira, e Iria Claudina Umbelina da Silveira, solteira.

3-1-2-2 Tristão, em 23-06-1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 23 de junho de 1789, Tristão, f.l. Cap. Jose Xavier de Azevedo Marques e Ana Francisca de Paula da Silveira, padr.: Tomas Carlos de Souza e Agueda Maria da Silva por pp a Marcelino Jose Vianna,

3-1-2-3 Bárbara em 16-07-1792.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 16 de  julho de 1792, Barbara, f.l. Cap. Jose Xavier de Azevedo Marques e Ana Francisca de Paula da Silveira, padr.: Cap. Gonçalo Ferreira de Freitase Ana Joaquina da Conceição por pp a Antonio de Azevedo e Antonio Luiz de Souza.

3-1-2-4 Francisco de Paula, em 25-05-1795.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna em 25 de maio de 1795, Francisco de Paula, f.l. Cap. Jose Xavier de Azevedo Marques e Ana Francisca de Paula da Silveira, padr.: Bento Francisco de Lima e Ana Josefa Pereira da Silva.

 

3-1-3 João Francisco da Silveira, batizado em 24-09-1761, casou duas vezes. Primeira aos 29-08-1791 com Antonia Joaquina da Assunção, filha de José Silveira Pinto e Maria da Assunção. Geração na família “Os Alves Pedrosa” Cap. 1º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna, em 24 de setembro de 1761, João, f.l. Antonio Francisco da Silveira e Agueda da Silva, padr.: João Caetano de Abreu e Catarina de Oliveira.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 10-05-1768 Cap. S. Gonçalo de Ibituruna, Joaquim Ribeiro da Cruz, n/b na freg. de Santiago Arcebispado de Braga, f.l. Manoel da Costa e Maria Ribeiro da Cruz; = cc. Maria Peixoto Machado, n/b nesta, f.l. Jose Peixoto Lousada, já fal. e Quiteria Machado.

 

         João casou segunda vez aos 21-06-1796 com Ana Ribeira da Cruz, filha de Joaquim Ribeiro da Cruz, natural de Santiago Arc. Braga e Maria Peixota Louzada, natural de S. João del Rei-MG, neta paterna de Manoel da Costa e Maria Ribeiro da Cruz, neta materna de José Peixoto Louzada, natural de Cordovil Arc. Braga e Quitéria Machada natural de Curral del Rei-MG; família “José Ribeiro Amorim”.

B7: cas. SJDRei, aos 21-06-1796 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, João Francisco da Silveira, viuvo de Antonia da Assunção; = cc. Anna Ribeira da Cruz, f.l. Joaquim Ribeiro da Cruz e Maria Peixota Louzada, n/b nesta freguesia.

 

         João Francisco e Ana Ribeira tiveram, q.d.:

3-1-3-1 Mariano, batizado em 08-02-1807.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna, em  8 de fevereiro de 1807, Mariano, f.l. João Francisco da Silveira e Ana Ribeiro, padr.: Francisco Fernandes de Lima, casado e Feliciana Balbina cc Manoel da Silveira Pinto.

3-1-4 Joaquim José da Silva, batizado em 25-03-1768. As 02-07-1793 na cap. N. Sra da Conceição do Porto casou com Mariana Cândida de Oliveira, filha de Frutuoso Dias de Oliveira e Teresa Maria de Jesus, família “Frutuoso Dias de Oliveira”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna, em 25 de março de 1768, Joaquim, f.l. Antonio Francisco da Silveira, desta e Agueda da Silva, do Rio de Janeiro; np Antonio Francisco da Vila Nova do Porto e Antonia Barbosa da Silveira do Rio de Janeiro, nm João da Silva Veloso e Catarina de Oliveira, ambos da cidade de Braga; padr.: Jeronimo de Paiva e ----- Magalhães de Paiva por pp a Antonio da Cunha Barbosa e s/m Inacia Rodrigues de Oliveira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela de N.S. da Conceição do Porto aos 02-07-1793, Joaquim Jose da Silva, n. desta, f.l. Antonio Francisco da Silveira e Aguida Maria da Silva = cc  Mariana Candida de Oliveira, n. desta, f.l. Cap. Frutuoso Dias de Oliveira e Teresa Maria Jesus, padr.: Joaquim Jose Freire e ---- Pereira de Carvalho.

 

3-1-5 José, em 27-01-1771.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna, em 27 de janeiro de 1771, Jose, f.l. Antonio Francisco da Silveira e Agueda da Silva, padr.: Cap. Leandro Barbosa da Silveira e Ana Machado, casada.

 

3-2 Joana Barbosa da Silveira, com 9 anos em 1740. Em 1758 estava casada com José Francisco Lima. Pais de, q.d.

3-2-1 Ana, batizada em 09-07-1748.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 9 de Julho de 1748, Ana, f.l. José Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Revdo. Jose Fernandes de Barros e Antonia Barbosa da Silveira, viuva.

3-2-2 Rita em 05-04-1750.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. Sta Rita em 5 de abril de 1750, Rita, f.l. José Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Manoel Jose de Barros e Rita Barreto da Silveira, solteiros.

3-2-3 Maria, em 30-08-1751.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 30 de agosto de 1751, Maria, f.l. José Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Jeronimo de Oliveira e Maria Barbosa da Silveira, solteira.

3-2-4 Capitão Bento Francisco Lima, batizado em 29-11-1752. Faleceu em 12-06-1821 com testamento. Solteiro, instituiu herdeiros seus filhos naturais tidos com cinco mulheres diferentes (inventário neste site):

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 29 de novembro de 1752, Bento, f.l. José Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Bento Pinto de Magalhães, solteiro desta freguesia.

3-2-4-1 Joana Umbelina de Lima, filha de Rosa Maria de Jesus. Casada com José Antonio de Mello, testamenteiro e inventariante do sogro. José Antonio era filho de Clara Joaquina e Inácio Antonio de Mello. Geração na família “Diogo Pereira”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 27-07-1813, Jose Antonio de Mello, n. freg. N. Sra da Conceição dos Prados, f.l. Inacio Antonio de Mello e Clara Joaquina = cc Joana Umbelina de Lima, desta freguesia, exposta a Felicia Barbosa da Silveira; test.: Cap. João Batista Machado e Cap. Antonio Rodrigues de Mello.

3-2-4-2 Maria Silvana de Lima, irmã inteira da anterior, solteira, de idade de 25 anos pouco mais ou menos em 1821

3-2-4-3 Ana Paula, filha de Rita Quitéria, exposta a Ana Maria do Carmo. Aos 08-08-1813 casou com Manoel Lourenço de Mesquita, batizado em 26-08-1794, filho de Isidoro José de Santana e Maria Antonia de Mesquita, pardos forros. Geração na familia ”Irmãos Mesquita”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 08-08-1813 Manoel Lourenço de Mesquita, desta, f.l. Isidoro Jose e Maria Antonia de Mesquita = cc Ana Paula, desta, exposta a Ana Maria do Carmo, test.: Cap. João Batista Lustosa e Bacharel Bernardo Leite de Faria e Souza.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 26-08-1794 Manoel, f.l. Isidoro Jose de Santana e Maria Antonia de Mesquita, pardos forros, padr.: Manoel Jose e s/m Maria Custodia de Avila por pp a Francisco de Salles.

3-2-4-4 Ana Josefa das Dores, filha da crioula Elena. Casada com Thomas Pereira de Villa Nova.

3-2-4-5 Joaquim Francisco Lima, filho de Emiliana, mulher solteira. Com 26 anos pouco mais ou menos em 1821, exposto em casa de Ana Ferreira,

3-2-4-6 Rita Maria Arcângela de Lima, filha de Joaquina Antonia dos Passos, com 10 anos pouco mais ou menos. Aos 28-02-1829 casou com Francisco Antonio de Souza, filho natural de Efigênia Maria da Silva. Joaquina Antonia era filha de Ignacia, casada que foi com Francisco José assistente no Morro da Forca

Pais de, q.d.:

3-2-4-6-1 Maximiano, batizado em 06-02-1839.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 06-02-1830 Maximiano, f.l. Francisco Antonio de Souza e Rita Maria de Lima, padr.: João Batista Pinto de Almeida, viuvo e Maria Lima, solteira.

3-2-4-6-2 Manoel, em 15-02-1833

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 15-02-1833 Manoel, f.l. Francisco Antonio de Souza e Rita Maria de Lima, padr.: Caetano Jose de Souza, casado e João Gonçalves Gomes, casado.

3-2-4-6-3 Rita em 06-06-1835.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 06-06-1835 Rita, f.l. Francisco Antonio de Souza e Rita Maria de Lima, padr.: Joaquim Francisco de Assis Pereira  e Maria Clemencia Rosa, casada.

3-2-4-6-4 Maria, em 19-10-1837

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 19-10-1837 Maria, parda, f.l. Francisco Antonio de Souza e Rita Maria de Lima, padr.:João Gonçalves Gomes e Carlota Joaquina de Jesus.

3-2-4-6-5 Nicolau, em 007-04-1840.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 07-04-1840 Nicolau, pardo, f.l. Francisco Antonio de Souza e Rita Maria de Lima, padr.: Caetano Jose de Souza, casado e Maria Jose da Assunção, solteira.

3-2-5 Manoel Francisco de Lima, herdeiro da tia Rita abaixo. Casou em segundas com Maria Joaquina dos Santos, que se apresentou no inventário de Rita Barbosa como viúva de Manoel. Também se apresentou para amealhar a herança um filho do primeiro casamento.

Manoel, falecido em 29-06-1803 e inventariado em 1819, foi casado primeira vez com Maria da Conceição, falecida na Paraiba Nova, e foram pais de três filhos (inventário neste site, colaboração de Moacyr Villela):

3-2-5-1 José Francisco de Lima, filho do primeiro matrimônio de Manoel, que se apresentou no inventário da tia avó Rita Barbosa para amealhar a herança.

          José Francisco de Lima, natural de N. Sra da Guia do Rio de Janeiro, aos 29-08-1814 na capela do Bom Sucesso filial de S. João del Rei casou com Maria Vicência, exposta.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela  Sra do Bom Sucesso aos 29-08-1814, Jose Francisco de Lima n. freg. N. Sra da Guia do Rio de Janeiro, f.l. Manoel Francisco de Lima e Maria da Conceição = cc Maria Vicencia, desta, exposta a Pedro Alves Pereira; test.: Jose Ferreira da Silva e Jose Alves Madeira.

3-2-5-2 João Francisco Lima. Em 1819, casado, era morador em S. João del Rei.

3-2-5-3 Jacinto Francisco de Lima, também natural de N. Sra da Guia do Rio de Janeiro, Em 18-10-1818 casou na Matriz de São João del Rei-MG com Maria Madalena de Jesus, batizada em 07-01-1800, filha de Joaquim Jose de Souza e Rosa Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 18-10-1818 Jacinto Francisco Lima n. N. Sra da Guia do Rio de Janeiro, f.l. Manoel Francisco Lima e Maria da Conceição = cc Maria Madalena de Jesus, desta, f.l. Joaquim Jose de Souza e Rosa Maria de Jesus, test.: Alf. Francisco Bernardo de Souza e João Pereira Pimentel.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 07-01-1800 Maria, f.l. Joaquim Jose de Souza e Rosa Maria de Jesus, padr.: Manoel da Cunha Barros e Anita Maria da Silveira, solteiros.

Tiveram os filhos que encontramos o batismo nos livros paroquiais de S. João del Rei:

3-2-5-3-1 Cecilia, batizada em 01-12-1818.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 01-12-1818, Cecilia, f.l. Jacinto Francisco Lima e Maria Madalena de Jesus, padr.: Jose Maximiano Batista e Rosa Candida de Lima, solteiros.

3-2-5-3-2 Mariana em 01-10-1820.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 01-10-1820, Mariana, f.l. Jacinto Francisco Lima e Maria Madalena de Jesus, padr.: Batista Caetano de Almeida e Feliciana F. de Aquino,

3-2-5-3-3 João em 22-06-1822.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 22-06-1822, João, f.l. Jacinto Francisco Lima e Maria Madalena de Jesus, padr.:Jose Francisco Teixera e Ana Babrosa de Jesus, solteiros.

3-2-5-3-4 Joaquim em 25-11-1826.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 25-11-1826, Joaquim, f.l. Jacinto Francisco Lima e Maria Madalena de Jesus, padr.: Antonio Gomes Carneiro e Maria Arcangela do Carmo, solteiros.

 

Manoel Francisco Lima e sua segunda mulher Maria Joaquina dos Santos tiveram o filho único:

3-2-5-4 Henrique, batizado em 11-11-1802. Solteiro com 16 anos em 1819.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, aos 11-11-1802 nesta matriz de N. Sra do Pilar bat. Henrique, f.l. Manoel Francisco de Lima e Maria Joaquina dos Santos, padr.: Antonio Jose de Souza, casado e Ana Bárbara da Silveira, solteira.

3-2-6 Leandro, em 30-04-1766

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 30 de abril de 1766, Leandro, f.l. José Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Leandro Barbosa Vieira e Ana Placida Magalhães filha do Lic. Jeronimo de Paiva.

 

 

3-2-7 José Francisco Lima, batizado em 26-07-1768, casou duas vezes. Em 1798 com Felizarda Justina da Costa, natural de Barbacena, filha de Antonio da Costa Pontes e Domingas Ribeiro da Fonseca.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 26  julho de 1768, Jose, f.l. Jose Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Ca. Pedro desta freguesia e Teresa Fidelis da Silveira, solteira filha do Lic. Jeronimo de Paiva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela do Hospital da vila de S. João del Rei aos 30-09-1798 Jose Francisco Lima, desta, f.l. Jose Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira; = cc Felizarda Justina. n. freg. Barbacena, f.l. Antonio da Costa Pontes e Domingas Ribeiro da Fonseca; test.: João Batista da Silveira e Cap. Jose Antonio da Silveira.

 

(duplicata) Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela do Hospital da vila de S. João del Rei aos 30-10-1798 Jose Francisco Lima, f.l. Jose Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira; = cc Felizarda Justina Costa. n. freg. Barbacena, f.l. Antonio da Costa Pontes e Domingas Ribeiro da Fonseca; test.: João Antonio da Silveira e Cap. Jose Ribeiro da Silveira.

 

Felizarda faleceu em 07-06-1820 e foi inventariada em 1821.

         Aos 26-02-1821 José Francisco casou segunda vez com Ana Ribeira de Jesus, batizada em 27-12-1798, filha de Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria de Jesus, neta paterna de Domingos Lopes Ribeiro e Mariana Alves de Araujo, neta materna de Amaro Coelho Pereira e Juliana das Neves. Familias “Domingos Lopes Ribeiro” e “Amaro Coelho Pereira”.

B7: SJDRei, aos 26-02-1821 nesta vila de SJDR, Jose Francisco Lima, viuvo de Felizarda Justina da Costa; = cc. Ana Ribeira de Jesus, f.l. de Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

 

         José Francisco faleceu com testamento ditado em 30-07-1833 e aberto aos 21-12-1834. Declarou os dois matrimônios, seus filhos legitimos e três filhos naturais. Foi inventariado por Ana em 16-02-1835.

         Ana ditou seu testamento em 18-09-1857 e faleceu aos 20-12-1858. Foi inventariada em 20-08-1859 por seu filho Antonio (inventários neste site)

 

Filhos naturais de José:

3-2-7-1 Ana Maria de Jesus, filha de Rosa Maria de Jesus, mulher também solteira já falecida em 1833. Em 1835 Ana era viúva de Manoel José Coelho. Pais de, q.d.:

3-2-7-1-1 Maria, batizada em 26-09-1812.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 26-09-1812 Maria, f.l. Manoel Jose Coelho e Ana Maria de Jesus, padr.: Joaquim Antonio de Carvalho, solteiro e Rosa Maria filha de Francisca.

3-2-7-1-2 Inacia em 30-12-1817.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 30-12-1817 Inacia, f.l. Manoel Jose Coelho e Ana Maria de Jesus, padr.: Jose Rodrigues Pires e Maria Joaquina de Jesus, solteiros.

3-2-7-1-3 Rosa em 26-11-1820.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 26-11-1820 Rosa, f.l. Manoel Jose Coelho e Ana Maria de Jesus, padr.: Jose Francisco da Silveira e Joaquina Justina de Jesus.

3-2-7-1-4 Francisca, em 31-12-1822.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 31-12-1822 Francisca, f.l. Manoel Jose Coelho e Ana Maria de Jesus, padr.: Jose Francisco Lima, casado e Ana Ribeiro, casada.

3-2-7-1-5 José, em 15-04-1828

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 15-04-1828 Jose, f.l. Manoel Jose Coelho e Ana Maria de Jesus, padr.: Joaquim Ferreira de Carvalho e Ana Maria de Jesus.

3-2-7-2 Rita Maria de Lima, filha de Ana Bernarda de São José. Rita em 1833 era viúva de Anacleto.

3-2-7-3 José, irmão inteiro de Rita supra, já era falecido em 1833. Deixou uma filha:

3-2-7-3-1 Joana Perpétua de Lima, solteira com 20 anos em 1835. Em 1833 se achava “em poder de sua avó”, tutelada por Francisco de Paula de Almeida Magalhães

 

José e Felizarda tiveram onze filhos:

José e Felizarda tiveram onze filhos:

3-2-7-4 Ana, batizada em 14-03-1815, não comparece no inventário materno e sim sua irmã caçula. É citada no testamento paterno em 1834 “tendo morrido dois que são: “Ana e = Mecias”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 14 março 1815, Ana, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa, padr.: Pe. Manoel Joaquim Castro Vianna e s/irmã Maria Barbara da Conceição por pp a Izabel Efigenia Xavier.

3-2-7-5 José Francisco da Silveira, batizao em 17-07-1800. Já casado em 1821

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 17 julho 1800, Jose, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa, padr.: João Francisco Lima e s/irmã Ana Barbosa de Jesus, solteira.

3-2-7-6 Maria Felizarda de Jesus, batizada em 29-06-1802. Aos 01-07-1818 casou com João Dias de Carvalho, batizado em S. José (Tiradentes) em 23-11-1794..

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 29 junho 1802 Maria, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa, padr.: Bento Francisco Lima e s/irmã Rita Barbosa de Jesus, solteiros.

          João, já falecido em 1835, era filho de Joaquim Dias de Carvalho e Ana Maria de Jesus, neto materno de Alexandre Rodrigues Gondim e Ana Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz  01-07-1818 João Dias de Carvalho n. freg. S. Jose, f.l. Joaquim Dias de Carvalho e Ana Maria de Jesus = cc Maria Felizarda de Jesus, desta, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa; test.: Cap. Bento Francisco Lima e Tomas Alves de Aquino.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 23-11-1794 matriz, João n. 14, f.l. Joaquim Dias de Carvalho e Ana Maria de Jesus, padr.: Alf. Rafael Mendes Cabral, solteiro e Ana Maria de Jesus mulher de Alexandre Rodrigues Gondim, avós maternos do dito batizado e todos moradores na aplicação desta dita matriz.

 

3-2-7-7 Joaquina Justina de Jesus, batizada em 04-06-1804. Aos 26-02-1821 casou com Francisco Lopes Soares, filho de Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Domingos Lopes Ribeiro”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 4 junho 1804 Joaquina, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa; padr.: Domingos Fernandes Braga e Juliana Maria da Silveira por pp a Constantino Gomes Leitão.

3-2-7-8 João Justino da Costa, batizado em 08-04-1806. Estava casado em 1835.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 8 de abril 1806 João, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa, padr.: Alf. Jose Gonçalves de Aguiar e s/m Ana Maria da Conceição.

3-2-7-9 Mariana Justina de Jesus, com 12 anos em 1821, gemea com Teresa abaixo. Na matriz de S. João del Rei aos 23-12-1826, casou com Francisco de Paula Pereira, filho do Sargento Mor João Pereira Duarte e Gertrudes Maria de Campos. Família “Sargento Mor João Pereira Duarte”.

3-2-7-10 Theresa Justina de Jesus, gemea de Mariana. Casou com Justino José Pimenta.

3-2-7-11 Francisco José de Lima, batizado em 02-09-1810. Aos 22-08-1831 casou com Joana Maria de Jesus, batizada em 03-08-1808, filha de Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria de Jesus, família “Domingos Lopes Ribeiro”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 2 de setembro 1810 Francisco, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa, padr.: Guarda Mor Manoel Soares Lopes, solteiro e Maria Erculana de Jesus, solteira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 22-08-1831 Francisco Jose Lima, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa = cc Joana Maria de Jesus, f.l. Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria de Jesus, test.: Manoel Lopes Ribeiro e Francisco Lopes Soares.

Pais de, q.d.:

3-2-7-11-1 Ana, batizada em 29-06-1834.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 29-06-1834, Ana, f.l. Francisco Jose Lima e Joana Maria de Jesus, padr.: Manoel Lopes Ribeiro e Ana Ribeiro de Jesus.

3-2-7-11-2 Inácia, em 1836

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 1836, Inacia, f.l. Francisco Jose Lima e Joana Maria de Jesus, padr.: Manoel Francisco Lima e Maria Felizarda de Jesus, solteiros.

3-2-7-11-3 Manoel, em 01-07-1841.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 01-07-1841, Manoel, f.l. Francisco Jose Lima e Joana Maria de Jesus, padr.: José Lopes Ribeiro, casado e Mariana Alves do Nascimento, casada.

3-2-7-12 Mecias, com 9 anos em 1821. Faleceu depois de sua mãe, quando seu pai já estava casado em segundas núpcias.

3-2-7-13 Manoel Francisco Lima, batizado aos 30-07-1817. Solteiro com 17 anos em 1835.

3-2-7-14 Ana Francisca de Jesus, batizada em 31-07-1819. Aos 06-08-1837 casou com Joaquim José Rodrigues, com 19 anos, filho de Pedro José Rodrigues e Rosa Maria Joaquina (certidão no inventário materno).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 31 de julho 1819, Ana, f.l. Jose Francisco Lima e Felizarda Justina da Costa, padr.: Luiz João de Magalhães e s/m Maria do Rosario.

 

Ana Francisca foi inventariada em 13-07-1855 pelo viúvo. Inventário, neste site, colaboração de Paulo Cezar Ribeiro Luz.

Sem geração legítima, Ana Francisca teve um filho natural.

3-2-2-14-1 Manoel Justino da Costa.

 

 

José Francisco Lima teve mais sete filhos com sua segunda esposa Ana Ribeira:

 

3-2-7-15 Vicente Francisco Lima, com 13 anos em 1835. Aos 27-09-1838 casou com Ana Joaquina de Jesus, filha legítima de Severino Rodrigues Duarte e sua primeira mulher Maria Joaquina, família “José Rodrigues Duarte”.

          Vicente e Ana já eram falecidos em 1869 e foram representados no inventário de Antonio Rodrigues dos Santos, irmão de Ana, pelos filhos (situação em 21-06-1869):

Os filhos abaixo não comparecem:

- José, batizado em 03-03-1849.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 03-03-1849 Jose, f.l. Vicente Francisco Lima e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Jose Candido Alves, solteiro e Maria Joaquina de Jesus, casada.

- Antonio em 21-07-1847

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 21-07-1847 Antonio, f.l. Vicente Francisco Lima e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Jose Antonio Ribeiro e Mariana Alves de Jesus, solteiros.

- Antonio, em 03-03-1851

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 03-03-1851 Antonio, f.l. Vicente Francisco Lima e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Barão e Baronesa de Itambé.

- Rita em 25-12-1852

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 25-12-1852 Rita, f.l. Vicente Francisco Lima e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Manoel Rorigues de Andrade e s/m Maria Candida de Andrade.

3-2-7-15-1 Maria de Jesus, batizada em 30-11-1849, casada com José Manoel de Lima.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 30-11-1840 Maria, f.l. Vicente Francisco Lima e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Severino Rodrigues Duarte e Ana Ribeiro de Jesus.

3-2-7-15-2 José Antonio de Lima, com 16 anos

3-2-7-15-3 Antonio Vicente de Lima, com 15 anos

3-2-7-15-4 Mariana, com 8 anos

 

3-2-7-16 Mariana Alves de Jesus, batizada em 12-03-1823.. Aos 11-09-1837 casou com Antonio Joaquim da Silva, com 24 anos, filho de José da Silva Barros e Rosa Maria Joaquina. Antonio Joaquim já era falecido em 1859 (inventário da sogra).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 12 de março 1823 Mariana, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: Jose Rodrigues Duarte e Mariana Alves.

3-2-7-17 Joaquina, batizada em 29-08-1824. Já falecida em 1833.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 29 de agosto 1824 Joaquina, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.:Alf. João Pereira Pimentel e Rita Maria de Jesus, solteira.

3-2-7-18 Joaquim Francisco Lima, batizado em 30-10-1825. Aos 16-11-1844 casou com Maria Teodora de Jesus, natural de Tamandua-MG, filha de José Pinto e Balbina Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em outubro 1825 Joaquim, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: João Batistta Magalhães e Claudina Maria de Jesus, solteira.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 16-11-1844 Joaquim Francisco de Lima, n. S. João del Rei, f.l. Jose Francisco Lima, falecido e Ana Ribeiro de Jesus = cc. Maria Teodora de Jesus, n. vila Tamandua, f.l. Jose Felis(?) Pinto e Balbina Maria de Jesus, test.: Jose Lopes Ribeiro e Jose Candido Alves.

          Maria Teodora já era falecida em 1859. Foram pais de, q.d.:

3-2-7-18-1 Ana, batizada em 24-08-1847.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 24-08-1847, Ana, f.l. Joaquim Francisco Lima e Maria Teodora de Jesus, padr.: Antonio Joaquim da Silva e s/m Mariana Alves de Jesus.

3-2-7-18-2 Manoel, em 22-04-1849.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 22-04-1849, Manoel f.l. Joaquim Francisco Lima e Maria Teodora de Jesus, padr.: Jose Francisco Lima e Maria Joaquina de Jesus, solteiros.

3-2-7-18-3 Maria, em 22-12-1850.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 22-12-1850, Maria, f.l. Joaquim Francisco Lima e Maria Teodora de Jesus, padr.: Miguel Jose Maciel e s/filha Francisca Claudina de Almeida

3-2-7-19 José, batizado em 04-03-1827, falecido.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 4 de março 1827 Jose, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: Cap. João Pimentel e s/m Jesuina Candida de Paula.

 

3-2-7-20 José Francisco Lima, batizado em 18-04-1830. Aos 16-11-1850 casou com Maria da Paixão de Jesus, filha de José Antonio Ribeiro da Silva e Joaquina Maria de Jesus. Família “Os Ribeiro da Silva” de Baependi”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 18 de abril 1830 Jose, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: Francisco Soares Lopes, casado e Maria Joaquina Justina de Jesus.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, oratorio particular da casa de Jose Antonio Ribeiro em 16-11-1850, Jose Francisco Lima, n. S. João del Rei, f.l. Jose Francisco Lima,  falecido e Ana Ribeiro de Jesus = cc Maria da Paixão de Jesus, n. S. João del Rei, f.l. Jose Antonio Ribeiro e Joana Maria de Jesus, test.: Alexandre Firmino dos Reis, casado e Jose Candido Alves.

 

Testamento de José Candido Alves (abaixo)

 “Declaro que meu compadre e cunhado José Francisco Lima me é devedor de diversas quantias que por ele (fls. 06v) paguei a Dona Floriana Balbina e Francisco Coelho Borges e Joaquim José Dias, o que o meu Testamenteiro haverá a competente obrigação do mesmo meu compadre que ainda não me passou, e bem assim dois títulos da venda que o mesmo me fez da herança de seu sogro José Antonio Ribeiro da Silva

Pais de, q.d.:

3-2-7-20-1 José, batizado em 17-05-1852.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em maio 1852 Jose, f.l. Jose Francisco Lima e cc Maria da Paixão de Jesus, padr.: Jose Antonio Ribeiro e Ana Ribeiro.

 

3-2-7-21 Maria Joaquina de Jesus, batizada em 01-05-1831. Aos 24-11-1849 casou com José Cândido Alves, filho de João Damasceno Alves e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 12º, § 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em maio 1831 Maria, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: Francisco Jose Lima e Inacia Maria de Jesus, solteiros.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 24-11-1849 Jose Custodio(sic) Alves, f.l. João Damasceno Alves e Teresa Maria de Jesus, falecida = cc Maria Joaquina de Jesus, f.l. Jose Francisco Lima, falecido e Ana Ribeiro de Jesus, test.: Pedro Jose Martins, casado e João Damasceno Alves, viuvo.

3-2-7-22 Perpétua Maria de Jesus, batizada em 25-11-1832. Em 1859, com 26 anos, estava casada com Joaquim José Rodrigues.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, em 25 de novembro 1832 Perpetua, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: Francisco Jose Lima e Joana Maria de Jesus.

3-2-7-23 Antonio Francisco Lima, batizado em 07-09-1834. Foi o testamenteiro e inventariante materno. Faleceu aos 20-03-1860 durante a inventariança. Solteiro, sem descendentes, habilitaram-se a herança seus irmãos inteiros. Foi inventariado por Aureliano Mendes da Silva Caldas (inventário neste site)

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 7 de setembro 1834 Antonio, f.l. Jose Francisco Lima e Ana Ribeiro de Jesus, padr.: Jose Lopes Ribeiro e Antonia Maria de Jesus, solteiros.

 

3-2-8 Francisco José da Silveira aos 16-02-1795 em São João del Rei casou com Ana Ribeiro da Quinta.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 16-02-1795 na Capela do Hospital desta vila, Francisco Jose da Silveira, f.l. de Jose Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira; = cc Ana Ribeira da Quinta, f.l. Manoel Ribeiro Quinta e Maria Clara da Fonseca. Ambos nts/brts nesta freguesia. Test.: Doutor Manoel Jose Dias e Bento Francisco Lima

 

         Ana era filha de Manoel Ribeiro Quinta e Maria Clara da Fonseca casados aos 03-04-1768, neta paterna de Manoel Ribeiro Quinta e Maria Gomes da Costa, neta materna de Manoel Furtado de Mendonça e Izabel Clara da Fonseca.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 03-04-1768 matriz, Manoel Ribeiro Quinta, n/b freg. S. Miguel de Gemeses termo da vila de Posende, digo de Esposende Arc. Braga. fl. Manoel Ribeiro Quinta e Maria Gomes Costa; = cc. D. Maria Clara de Affonseca, n/b freg. N. Sra. da Conceição do Campos de Carijos, f.l. Manoel Furtado de Mendonça e Izabel Clara da Fonseca, viuva de seu 1º marido Capitão Domingos Francisco Ribeiro.

 

         Ana comparece no censo de 1831. Ditou e assinou seu testamento na Fazenda da Estiva de Cima em 04 de Agosto de 1845 e teve inventário conjunto com o finado marido aberto em 16-11-1846. Declarou em testamento os três filhos de seu casal, já falecidos e instituiu herdeiro universal o neto Manoel (inventário neste site).

censo 1831 S. Francisco do Onça, quarteirão, 1, fogo 52, Ana Ribeira Quinta, branco, 50, casado, lavoura

9 crioulos cativos

18 habitantes

 

         Francisco José teve dois filhos naturais:

3-2-8-1 Francisco José da Silveira, “muito maior de trinta anos e mora na Freguesia das Dores da Boa Esperança Termo da Vila das Três Pontas”

3-2-8-2 Maria Tereza Calista de Jesus casada com João de Souza Pinto

 

Filhos legítimos, já falecidos em 1845:

3-2-8-3 Francisco Honório da Silveira, batizado em 08-05-1796. Solteiro, deixou uma filha natural:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 08-05-1796, Francisco, f.l. Francisco Jose da Silveira e Ana Ribeiro Quinta, padr.: Manoel Ribeiro Quinta e Ana Ferreira da Silveira, solteiros.

3-2-8-3-1 Paula Clara de Nazaré, herdeira da terça do avô paterno em conjunto com a avó. Aos 19-02-1833 casou com Francisco Lopes da Silva, filho natural de Antonia Lopes.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 19-02-1833 casou com Francisco Lopes da Silva, natural de S. João del Rei, f. natural de Antonia Lopes = cc Paulina Clara de Nazare, f. Ana Eleutéria da Paixão; test.: Luiz Alves de Magalhães e Jose Antonio da Silva

 

3-2-8-4 Frutuoso Ribeiro, batizado em 1798. Aos 14-07-1825 casou com Ana Claudina do Amor Divino, batizada em 12-03-1804, filha de Miguel da Silva Gomes e Ana Vitoria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 1798, Frutuoso, f.l. Francisco Jose da Silveira e Ana Ribeiro Quinta, padr.: Bento Francisco Lima, desta e Maria do Rosário, casada da freg. de Barbacena

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 14-07-1825, Frutuoso Ribeiro Quinta, f.l. Francisco Jose da Silveira e Ana Ribeiro Quinta = cc Ana Claudina do Amor Divino, f.l. Miguel da Silva Gomes e Ana Vitoria de Jesus, test.: Marcelino Jose Portugal e Francisco Dias Carneiro.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-03-1804 matriz, Ana n. aos 03, f.l. Miguel da Silva Gomes e Ana Vitoria de Jesus, padr.: Antonio Ferreira Pais e Maria Madalena de Jesus, tios maternos da batizada e todos desta freguesia.

 

3-2-8-4-1 Modesto Ribeiro Quinta, com 19 anos em 1846, herdeiro da avó paterna. Aos 26-01-1848, dispensados do impedimento de consanguinidade em terceiro grau, casou com sua prima Joaquina Gaudencia de Jesus, filha de Manoel Jacinto de Almeida e Delfina Gaudencia do Nascimento

3-2-8-5 Maria, já falecida no testamento materno.

3-2-9 Cipriano, em 04-10-1771

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 4 de outubro de 1771, Cipriano, f.l. José Francisco Lima e Joana Barbosa da Silveira, padr.: Furriel Jose Ferreira da Silveira e Ana Barbosa de Jesus, solteiros.

 

3-3 Rita Barbosa da Silveira (ou de Jesus), batizada aos 03-10-1731 na matriz de N. Sra. do Pilar. Faleceu com testamento feito aos 26-03-1800, aberto em maio do ano seguinte, nomeando por testamenteiras a irmã Felicia com quem vivia em São João Del Rei e as sobrinhas Ana Barbosa de Jesus e Rita Barbosa de Jesus, moradoras na Chácara Cruz das Almas. Solteira e sem herdeiros necessários, instituiu por herdeiros o sobrinho Manoel Francisco Lima, filho de Joana Barbosa e a tia Clara Barbosa de Jesus (inventário neste site).

 

3-4 Maria Barbosa de Jesus, batizada aos 14-03-1734. Em 1758 estava casada com -------- José Tavares

3-5 Felícia Barbosa da Silveira, com 4 anos em 1740. Em 1758 estava casada com Antonio Dias Chaves. Felicia ditou seu testamento (neste site) aos 04-02-1817, aberto dois dias depois. Nele declarou ter tido de seu casal dois filhos: José, já falecido e a filha:

3-5-1 Ana Barbosa da Silveira aos 30-07-1780 casou com Antonio Rodrigues Guimarães, natural da freguesia de Santa Maria do Souto Termo da vila de Guimarães, filho de Cipriano Rodrigues e Mariana de Macedo.

RMJ: - Paróquias de SJDR - Matrimonios, 30-06-1782 = Matriz, Antonio Rodrigues Guimarães, f. de Cypriano Rodrigues e Mariana de Macedo, nat da freg. de Sta Maria do Souto, termo da Vila de Guimarães. C.c. Ana Barbosa da Silveira, desta, f. de Antonio Dias Chaves e Felicia Barbosa da Silveira

 

         Ana foi inventariada pelo viúvo em 11-07-1785 (inventário neste site). Deixou o filho único:

3-5-1-1 Antonio Rodrigues Guimarães ou da Silveira, batizado em 13-06-1783. Nomeado testamenteiro e herdeiro da avó Felicia.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 13-06-1783, Antonio, f.l. Antonio Rorigues Guimarães e Ana Barbosa da Silveira, padr.: Domingos Francisco Casqueiro Quimarães e Felicia Barbosa da Silveira, avó do batizando.

 

Antonia e Alferes Joaquim tiveram o filho único:

3-6 Joaquim, em 1758 vivia com seu tutor: “o órfão Joaquim vivia com ele tutor em S. João, estava na escola aprendendo a ler.”

 

4- Helena Barbosa da Silveira casou com Manoel Ferreira Braga, natural da freguesia de São Pedro dos Escudeiros Termo de Braga, filho de Pedro Ferreira e Maria Ribeira.

Manoel e Helena fizeram testamento conjunto. Ele faleceu em 23-04-1755 e foi inventariado pela viúva em 28 de maio do mesmo ano. (inventário neste site). Tiveram dois filhos:

4-1 Ana Ferreira de Jesus, batizada em 27-06-1742, padrinhos José Martins Duarte, casado e Theresa Barbosa da Silveira, casada. Ana Ferreira Barbosa de Jesus faleceu solteira aos 15-05-1819 com testamento transcrito no livro de óbitos da Matriz de S João Del Rei:

(RMJ) Matriz de N Sra do Pilar – óbitos

Anna Ferrª Barbosa de Jesus ide 69 ª

Aos quinze de Mayo de mil oitocentos e dezenove nesta Villa de São João de El Rey faleceo com todos os Sacramentos Anna Ferreira Barboza de Jesus solteira foi acompanhada e solenemente encomendada e sepultada na Capella de Sam Francisco desta Villa -

Valha me Santíssima Trindade e único Deus (...)

Eu Anna Ferreira de Jesus moradora nesta villa de Sam João dei Rei estando alguma coisa encomodada por moléstias que Deus Nosso Senhor foi servido dar-se porem em meu perfeito juízo e entendimento faço meu testamento da forma seguinte – declaro que sou filha legitima de Manoel Ferreira Braga e de sua mulher Elena Barboza da Silveira todos já falecidos nascida e batizada na capella de São Gonçalo do Brumado desta Comarca sempre fui solteira e não tenho descendentes alguns (...)

Testamenteiros: em primeiro lugar Francisco José da Silveira, em segundo (parte ilegível).

Deixou missas e encomentadações ao critério do testamenteiro, desejando ser enterrada na Ordem Terceira de São Francisco, da qual era irmã. Deixou libertas a escrava Rita e sua filha Francisca e mais Roza cabra “que ficarão livres e libertas nescessem do ventre de sua mães”. Deixou por herdeira universal Anna Ribeiro Quinta, sua segunda testamenteira, na falta dela seus filhos seus filhos.  (...) Escrito a rogo pelo Pe Jose Florêncio de Freitas Lima

 

4-2 José Ferreira da Silveira, batizado em 22-07-1748, padrinhos Jerônimo de Paiva, solteiro e Ana Barbosa da Silveira, filha de Joaquim Pinto de Magalhães. Em 1762 José assistia “em casa do Capitão João Peixoto do Amaral, seu parente”.

 

Helena teve uma exposta, Ana Custódia de Jesus, que aos 02-03-1772 casou com Felis Dias de Castro, filho de Sebastião Dias de Castro e Escolástica Ribeira:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-03-1772 matriz, Feliz Dias de Castro, f.l. Sebastião Dias de Castro e Escolastica Ribeira, n/b Cap. S. Gonçalo de Ibituruna; = cc. Ana Custodia de Jesus, exposta em casa de Ilena Barbosa da Silveira, n/b cap. Sta. Rita

 

5- Tereza de Jesus da Silveira, aos 18-09-1741 casou com Manoel Ribeiro de Souza, natural do Porto-PT, filho do falecido Manoel Ribeiro e Maria Ferreira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 18-09-1741, Manoel Ribeiro de Souza, f.l. Manoel Ribeiro, ja falecido e Maria Ferreira = cc. Teresa de Jesus da Silveira,  f.l. Amaro da Silveira e Maxima Barbosa Pinto, já falecida. Test.: Cap. Mor Luiz Andre Sa e Alf. Antonio Ribeiro da Silva.

Ascendência de

Manoel Ribeiro de Souza

 

          Manoel foi inventariado pela viúva em 23-08-1758.

        Durante a inventariança, Teresa e o tutor dos órfãos sofreram uma execuçaõ “o Licenciado Jerônimo de Paiva e outros, que na execução que fazem a Teresa de Jesus da Silveira, viúva que ficou do defunto Manoel Ribeiro de Souza, e a Francisco Antonio de Mendonça, por cabeça de sua mulher, Tutor dos órfãos menores (...)”

          Compareceram oito filhos no inventário (neste site):

5-1 Ana Josefa de Jesus, em 08-01-1758 casou com Francisco Antonio de Mendonça, filho de Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça. Francisco foi tutor de seus cunhados órfãos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas. Na lateral: Fr.co An.to de Mendonça. Aos 08-01-1758 nesta Matriz feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino sem se descobrir impedimento como constava da provisão do Reverendo Vigário da Vara na presença do Reverendo ____ e das testemunhas ____ palavras ____ M(endon)ça ____ (Se)simbra......Tere(sa) de (Men)donça e A(nn)a Josefa de Jesus natural e batizada nesta freguesia filha legítima de Manoel Ribeiro de Souza e de Teresa de Jesus da Silveira e logo receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano de que fiz este assento. O Coad.or Antônio A.lz Coelho (pesquisa Vinicius da Mata Oliveira)

 

Francisco Antonio testou em 04-11-1773. Declarou na ocasião seis filhos de seu casal. Seu testamento foi aberto em 02-12-1779 e seu inventário em 22-01-1780 em S. João del Rei. Compareceram no inventário a viúva e nove filhos, os menores tutelados de Anastacio José de Souza (inventário neste site colaboração de Moacyr Villela):

5-1-1 José Antonio Carlos de Mendonça, com 22 anos anos em 22-01-1780.

5-1-2 Bernardo José Carlos de Mendonça, com 20 anos

5-1-3 Joaquim Claudio de Mendonça, batizado em 16-07-1763. Com 19 anos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 16 de Julho de 1763, Joaquim, f.l. Francisco Antonio de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, padr.: Pe. Manoel da Costa Faro e Joana Felis cc Dr. Antonio Jose de Melo.

5-1-4 Maria, batizada em 02-04-1766. Seria a Maria Lizarda de Mendonça. de 14 para 15 anos em 1780?

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 2 de abril de 1766, Maria, f.l. Francisco Antonio de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, np Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça, nm Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silva, padr.: Cap. Jeronimo da Silva Pereira e Teresa de Jesus da Silva, avó da batizanda.

5-1-5 filho/filha, Ma---- batizado em 17-09-1769. Seria a Maxima Julia de Mendonça. de 11 para 12 anos em 1780?

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 17 de setembro de 1769, Ma[danificado] f.l. Francisco Antonio de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, np Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça, nm Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira, padr.: Jose Luiz Meneses Abrantes Castelo Branco Noronha, Conde de Valadares - governador desta capitania e Maria Leonor da Silveira por pp a Caetano Monteiro Guedes, doutor intendente. Foi batizado em perigo de vida por seu pai Francisco Antonio de Mendonça.

5-1-6 Francisco, batizado em 26-04-1772. Não comparece no inventário paterno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 26 de abril de 1772, Francisco, f.l. Cap. Ten. Francisco Antonio de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, np Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça, nm Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira; padr.: Jose Martiniano de Mendonça e Teresa Leonora da Silva Vieira, solteiros.

5-1-7 Francisca Antonia de Mendonça, de oito para nove anos em 1780.

5-1-8 Esméria, batizada em 17-01-1774. Esméria Rosa de Mendonça de 5 para 6 anos em 1780 Esméria (citada tambem como Esmenia) Joaquina de Mendonça aos 04-07-1803 casou com Geraldo Ribeiro de Rezende, filho Cel. Severino Ribeiro e Josefa Maria de Rezende. Geração na familia “João de Rezende Costa”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 17 de janeiro de 1774, Esmeria, f.l. Cap. Francisco Antonio de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, padr.: Pe. Joaquim Pinto da Silveira e Maria irmã do batizando

 

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Cachoeira aos 04-07-1803 Cap. Geraldo Ribeiro de Rezende, f.l. do Cel. Severino Ribeiro e D. Josepha Maria de Rezende, n/b nesta freguesia de Prados = D. Esmeria Joaquina de Mendonça, f.l. do Cap. Francisco Antonio de Mendonça e D. Anna Josepha de Jesus, n/b freguesia de S. João del Rei.

 

5-1-9 Ana Josefa de Mendonça de 4 anos em 1780. Ana Claudia de Mendonça aos 25-06-1798 casou com João Ribeiro de Rezende, viuvo de Eugênia Francisca de Jesus e filho do Cel. Severino Ribeiro e Josefa Maria de Rezende. Geração na família “João de Rezende Costa”.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida do Cel. Severino Ribeiro aos 25-06-1798 João Ribeiro de Rezende, viuvo que ficou de D. Eugenia Francisca de Jesus = D. Anna Claudia de Mendonça, f.l. do Capitão Francisco Antonio de Mendonça, n/b freguesia da vila de S. João

5-1-10 Manoel Inácio de Mendonça com 2 anos em 22-01-1780.

 

 

5-2 Ignacio com 12 anos em 1758.

5-3 Máxima, batizada em 23-02-1747.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 23 de fevereiro de 1747, Maxima, f.l. Manoel Ribeiro de Souza, n. S. Salvador do Poço de Souza Porto e Teresa de Jesus da Silveira, desta, np Manoel Ribeiro e Maria Ferreira, nm Amaro da Silveira e Maxima Barbosa Pinto, padr.: Marçal Roties, solteiro e Teresa Maria de Jesus cc Sarg. Mor Manoel Fernandes de Souza.

          Maxima Jesuína da Silveira aos 11-05-1766 casou com Anastácio José de Souza, natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espírito Santo, família “Francisco Xavier de Souza”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 11-05-1766 matriz, Anastacio Jose de Soiza, n/b freg. da Sé da cidade do Rio de Janeiro, f.l. Francisco Xavier de Soiza e Joana Maria do Espirito Santo; = cc. Maxima Jesuina da Silveira, n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel Ribeiro de Soiza, já defunto e Thereza de Jesus da Silveira

          Máxima faleceu em 27-01-1793 e foi inventariada aos sete de outubro do mesmo ano pelo viúvo.

          Anastácio assinou seu testamento em 7 de Março de 1805. Faleceu aos onze e foi inventariado aos 30 do mesmo mês pelo filho Luiz Carlos. Reconheceu em testamento, a filha natural: Maria, com três meses em 1805, batizada como exposta.

 

          Maxima e Anastácio tiveram dez filhos, segundo seus inventários (neste site). Os dois abaixo não comparecem:

- Maria, batizada em 22-08-1773

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 22 de agosto de 1773, Maria, f.l. Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira, padr.: Dr. Intendente Manoel Caetano Monteiro Guedes e Emerenciana de Santana por pp ao Cap. Leandro Barbosa de Oliveira, juiz ordinário desta vila.

- Carlos, em 27-09-1780

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 27 de setembro de 1780, Carlos, Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira, np Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espirito Santo, nm Manoel Ribeiro de Souza e Teresa da Silveira, padr.: Cap. Bento Joaquim do Amaral por pp ao Dr. Bernardo da Silva Ferrão, e Joaquina Nazare de São Jose, solteira.

5-3-1 Joaquina Bernarda da Silveira, batizada em 01-03-1767. Aos 26-08-1787 casou com o Cirurgião Mor Bernardo José Gomes da Silva Flores, filho do Capitão Mor Manoel Gomes da Silva e Maria Rosa de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 1 de março de 1767, Joaquina, f.l. Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 26-08-1787 matriz, Alferes Bernardo Jose Gomes da Silva Flores, f.l. Capitão Mor Manoel Gomes da Silva e D. Maria Rosa de Jesus, n/b na freguesia de S. Thiago de Lobão comarca da Feyra Bispado do Porto; = cc. D. Joaquina Bernarda da Silveira, f.l. Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira, n/b na freg. desta vila.

 

Bernardo com 43 anos em 1797, natural da Freguesia de São Thiago de Lobão, Bispado do Porto (segundo declara como testemunha no inventário da sogra). Abstiveram-se da herança do pai de Joaquina.

         Joaquina faleceu aos 24-08-1828 e Bernardo em 15-05-1829. O casal teve inventario conjunto aberto em 1829 (neste site), onde compareceram apenas quatro de seus filhos, declarando o inventariante não haver órfãos herdeiros.

Os filhos abaixo não comparecem:

- Bernardo, batizado em 23-03-1790.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 23 de março 1790 Bernardo, f.l. Alf.. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores, n. freg. S. Tiago Lobam Bispado do Porto e Joaquina Bernarda da Silveira, desta, np Manoel Gomes da Silva n. freg. S. Mamede Bispado do Porto e Maria Rosa de Jesus n. freg. S. Martinho Bispado Porto, nm Anastacio Jose de Souza n. da Sé da cidade do Rio de Janeiro e Maxima Jesuina da Silveira, desta, padr.:Anastacio Jose de Souza e s/filha Ana Bernarda.

- Casemiro, em 11-03-1792.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em março 1792, Casemiro, f.l. Cap. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, padr.: Cap. Mor Gonçalo Teixeira de Carvalho e s/m Maria Gonçalves do Espirito Santo.

- Luiz, em 25-03-1800.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em março 1800 Luiz, f.l. Cap. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, padr.:Cap. Luiz Jose de Paiva e Ana Bernarda filha do Cap. Bernardo Jose Gomes a Silva Clores.

- João, em 25-01-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 25 de janeiro 1796 João, f.l. Cirurgião Mor Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, np Cap. Manoel Gomes da Silva n. freg. Romaris Porto e Maria Rosa de Jesus n. freg. S. Martinho Argonsilho Porto, nm Anastacio Jose de Souza n. freg. Rio de Janeiro e Maxima Jesuina da Silveira, desta; padr.: Dr. Joaquim da Silva Tavares por pp a seu filho Joaquim Pio da Silva Tavares, e Maxima Jesuina da Silveira.

 

5-3-1-1 Ana Bernarda da Silveira, batizada em 11-03-1789. Aos 29-09-1802 casou com o Guarda Mor Felisberto Gonçalves da Silva, filho do Alferes Domingos Gonçalves de Carvalho e Maria Victoria de Jesus, já falecidos em 1802. Família “Rodrigues Dantas-Silva Xavier” Cap. 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz 11 de março 1789 Ana, f.l. Alf. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, padr.: Anastacio Jose de Souza e s/m Maxima Jesuina da Silveira.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 29-09-1802 Cap. S. Thiago, Guarda Mor Felisberto Gonçalves da Silva, f.l. do Alferes Domingos Gonçalves de Carvalho e D. Maria Victoria de Jesus, já falecidos; = cc. D. Bernarda, digo D. Anna Bernarda da Silveira, f.l. do Cap. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e D. Joaquina Bernardina da Silveira. Nts/bts nesta freguesia.

5-3-1-2 Bernarda Jesuína da Silveira (ou da Silva), batizada em 10-05-1793. Aos 28-11-1810 casou com Alferes Miguel Garcia Duarte, filho de João Garcia Duarte e Antonia Maria de Jesus. Geração na família “Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 10 de maio 1793 Bernarda, f.l. Cap. . Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, padr.: Bernardo da Silva Ferrão, solteiro e Violante Eufrasia Maria Rosa, casada.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 28-11-1810 Alf. Miguel Garcia Duarte, desta, f.l. Ten. João Garcia Duarte e Antonia Maria de Jesus = cc Bernarda Jesuina da Silveira, desta, f.l. Cirurgião Mor Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, test.: Felis Gonçalves Braga, Pe. Gonçalo Correa de Carvalho, João da Costa Lourenço, Felisberto da Silva Gonçalves e Isidoro Correa de Carvalho.

 

5-3-1-3 Padre Joaquim Gomes da Silva Flores, batizado em 13-12-1794. Inventariante dos pais. Faleceu em 17-04-1863 com testamento, neste site, onde reconhece 5 filhos naturais descritos na família “Estevão José de Siqueira”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 13 de dezembro 1794 Joaquim, f.l. Cap. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, padr.: Joaquim Coelho dos Santos e Maria Custodia da Silveira, solteira.

5-3-1-4 Gregório José Gomes da Silva Flores, batizado em 26-09-1797. Aos 09-05-1827 casou com Rosa Cândida de Lima, filha do Alferes Francisco Bernardes de Sousa e Maria Cândida. Informações sobre os irmãos de Rosa na família “Estevão José de Siqueira”.

          Gregório não comparece nem é representado no inventario dos pais.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, em setembro 1797, Gregorio, f.l. Cir. Mor Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernardea da Silveira, padr.: Alf. Domingos Fernandes da Silveira e Maria Leonor da Silveira, solteiros.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 09-05-1827 matriz, Gregorio Jose Gomes da Silva Flores, f.l. Cap. Bernardo Jose da Silva Flores e D. Joaquina Bernarda da Silveira; = cc. D. Rosa Candida de Lima, f.l. Alf. Francisco Bernardes de Sousa e D. Maria Candida.

 

 

5-3-1-5 Bernardo José Gomes da Silva Flores, batizado em 09-09-1801. Aos 26-05-1827 casou com Teresa de Jesus Brandão, viúva de Francisco de Freitas Brandão.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 9 de setembro 1801 Bernardo, f.l. Cap. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernarda da Silveira, padr.: Cirurgião Mor Antonio Felisberto da Costa, casado e Margarida Clara de Azevedo, viuva.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 26-05-1827 matriz, Bernardo Jose Gomes da Silva Flores, f.l. f.l. Cap. Bernardo Jose da Silva Flores e D. Joaquina Bernarda da Silveira; = cc. D. Thereza de Jesus Brandão, viuva de Francisco de Freitas Brandão.

Pais de, q.d.:

5-3-1-5-1 Teresa, batizada em 17-06-1828.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em junho 1828, Teresa, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Cirurgião Mor Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e s/m Joaquina Bernarda.

5-3-1-5-2 Luiza, em 28-03-1831

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 28 de março 1831, Luiza, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Cap. Luiz Alves de Magalhães e s/m Maria do Rosario.

5-3-1-5-3 Bernardo, em 12-05-1832.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 12 de maio 1832, Bernardo, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Jose Teixeira Coelho e Maria Madalena de Jesus, solteiros.

5-3-1-5-4 Maria Izabel, em 24-08-1835.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 24 de agosto 1835, Maria Izabel, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Pe. Antonio JOaquim de Medeiros e Bernarda Jesuisa da Silva Flores, casada.

5-3-1-5-5 Rita, em 08-05-1836.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 8 de maio 1836, Rita, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Pe. Francisco Antonio da Costa e Cap. Antonio Joaquim da Costa.

5-3-1-5-6 Joaquina, em 18-11-1837.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 18 novembro 1837, Joaquina, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Bernardo Gonçalves Carneiro por pp ao Pe. Francisco Antonio da Costa, e Maria da Conceição Munis por pp ao Cap. Antonio Joaquim da Costa.

5-3-1-5-7 Ana, em 25-10-1838

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 25 de outubro 1838, Ana, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Cap. Francisco Jose Dias e Ana Garcia Duarte, solteiros.

5-3-1-5-8 Sabina, em 25-11-1839.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 25 de novembro 1839, Sabina, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Antonio de Souza França e s/m Rita de Cassia.

5-3-1-5-9 Regina, em 05-10-1843

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 5 de outubro 1843, Regina, f.l. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e Teresa de Jesus Brandão, padr.: Cap. Luiz Alves Magalhães e Felisbina Mafalda Guimarães, solteira.

 

5-3-2 José Venâncio de Souza, batizado em 05-06-1768. Presbítero secular, com 25 anos em 1793. Não comparece no inventário paterno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 5 de junho de 1786 Jose, f.l. Anastacio Jose de Souza e ----- Jesuina da Silveira. Foi batizado em casa por necessidade por Francisco de Mendonça, casado.

5-3-3 Luís Carlos de Souza, batizado em 08-07-1770. Solteiro em 1805, inventariante paterno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 8 de julho de 1770, Luiz, f.l. Anastacio Jose de Souza, n. Sé do Rio de Janeiro e Maxima Jesuina, desta, np Francisco Xavier de Souza, falecido n. da vila de Guimarães Arc. Braga e Joana Maria do Espirito Santo n.. S. Julião Lisboa, nm Manoel Ribeiro de Souza n. Paço Souza Arc. Braga e Teresa de Jesus da Silveira, desta; padr.: Jose Luiz Meneses Abrantes Castelo Branco Noronha, Conde de Valadares - governador desta capitania, por pp a Manoel Caetano Monteiro Guedes - doutor intendente da Real Casa de Fundição desta vila, e Laureana Joaquina de São Jose cc Cap. Jose de Souza Gonçalves

 

5-3-4 Ana Bernarda Silveira, batizada em 24-05-1772. Aos 07-09-1793 casou com João Bartolo da Costa Ribeiro, Cabo da Esquadra da Tropa Regular, filho de João da Costa Ribeiro e Felícia Ferreira de Meira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 24 de maio de 1772, Ana, f.l. Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira, padr.: Jose João Teixeira, intendente de Vila Rica pp ao Pe. Matias Antonio Salgado, e Luciana Clara de Santa Rosa.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 07-09-1793 matriz, Anspeçada de Dragões João Bartholo da Costa Ribeiro, f.l. de João da Costa Ribeiro e Felicia Ferreira de Meira, n/b na freg. da vila de Sabará; = cc. Ana Bernarda da Silveira, f.l. Anastacio Jose de Souza e D. Maxima Jesuina da Silveira, n/b nesta freguesia

5-3-5 Thomás José de Souza, com 19 anos em 1793. Thomás Carlos de Souza, casado em 1805. Desistiu da herança paterna.

5-3-6 Joaquim Pedro de Souza, com 17 anos. Casado em 1805, também absteve-se da herança. Foi casado em Jacui-MG aos 20-02-1798 com Eufrasia Maria Pedrosa filha de José Joaquim de Aguilar e Maria Pedrosa Bittencourt, em Aportes à GP “Francisco Bueno Pedroso“.

5-3-7 Antonio Carlos de Souza, com 15 anos. Também casado em 1805.

5-3-8 Maria Custódia da Silveira, com 14 anos. Solteira em 1805, absteve-se da herança paterna.

5-3-9 Máxima Jesuína da Silveira, batizada em 20-02-1782. Com 11 anos em 1793.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 20 de fevereiro de 1782, Maxima, Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira, padr.: Sarg. Mor Luiz Antonio da Silva e Francisca Claudia de São Bernardo, solteiros.

 

         Casou com o Alferes Joaquim Rodrigues Pacheco. Máxima ditou seu testamento na Fazenda do Capão das Flores em 24-07-1840 e foi inventariada em 31 de outubro do mesmo ano. Sem geração, instituiu seu marido como herdeiro universal (inventário neste site).

5-3-10 Anastácio José de Souza, batizado em 16-04-1783. Solteiro em 1805, absteve-se da herança paterna

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 16 de abril de 1783, Anastacio, f.l. Anastacio Jose de Souza e Maxima Jesuina da Silveira, np Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espirito Santo, nm Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira, padr.: Alf. Joaquim Jose de Rezende e Francisca Candida de Rezendfe, solteiros.

 

5-4 Maria Leonor da Silveira, batizada em 08-09-1748. Com 9 anos em 1758.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado em setembro de 1748, Maria, f.l. Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira, padr.: João Peixoto do Amaral, solteiro e Ana Barbosa da Silveira cc Joaquim Pinto de Magalhães.

 

          Aos 05-02-1785 casou com Domingos Barbosa de Oliveira, natural de Santa Maria de Covas da Vila da Barca, filho de Constantino Barbosa de Oliveira e Maria de Oliveira. Domingos era viúvo de Mariana Soares.

RMJ: - Paróquias de SJDR - Matrimonios, 05-02-1785 - Ermida do Senhor de Bomfim, Domingos Barbosa de Oliveira, nat de Sta Maria de Covas termo da Vila da Barca Arc de Braga, f de Constantino Barbosa de Oliveira e Maria de Oliveira, viuvo de Mariana Soares; c.c. Maria Leonor da Silveira. F de Manoel Ribeiro de Soiza e Tereza de Jesus da Silveira

 

5-5 Teresa Bernarda da Silveira batizada aem 14-01-1750. Aos 12-10-1773 casou com Francisco Bernardo Cabral, natural do Bispado de Coimbra, filho de Bernardo Borges Cabral e D. Francisca de Frias Castel Branco.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado em 14 de janeiro de 1750, Teresa, f.l. Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira, padr.: Jeronimo de Paiva e Bernarda Maria da Conceição.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-10-1773 matriz, Francisco Bernardo Cabral, f.l. Bernardo Borges Cabral e D. Francisca de Frias Castel Branco, n/b freg. N. Sra. da Assunçãoda Vila Nova de Casal Bispado de Coimbra; = cc Thereza Bernarda da Silveira, f.l. Manoel Ribeiro de Soiza e Thereza de Jesus da Silveira, n/b nesta.

5-6 Jerônimo, batizado em 10-10-1753.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz em 10 de outubro de 1753, Jeronimo, f.l. Manoel Ribeiro de Souza e Teresa de Jesus da Silveira, np ----   e Ana, do Porto, nm Amaro da Silveira, de Lisboa e Maxima ---- da cidade do Rio de Janeiro, padr.:  Dr. Antonio Jose de Mello, casado e Teodora Barbosa de Magalhães cc Jeronimo de Paiva

5-7 Manoel, com ano.

5-8 Francisco, de peito

 

6- Clara Barbosa de Jesus, moradora em São Gonçalo do Brumado, co-herdeira da sobrinha Rita (3-3). Clara Barbosa da Silveira aos 09-05-1740 casou com Bernardo Machado Pereira, natural de Lisboa-PT, viúvo de Catarina Maria Penha de França e filho de Manoel Machado e Clara Pereira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas,  capela de Sao Gonçalo do Brumado, aos 09-05-1740  Bernardo Machado Pereira, n. de Sta. Catarina do Monte Sinai, Lisboa; f.l. Manoel Machado e Clara Pereira  e viuvo de Catarina Maria Penha França = cc Clara Barbosa da Silveira; n. desta,  f.l. Amaro da Silveira e Maxima Barbosa, test.: Amador Santos e Simão Moreira

Clara e Bernardo, este já falecido em 1771, tiveram os filhos que encontramos nos livros paroquiais de S. João del Rei:

6-1 Manoel Machado da Silveira batizado em 21-05-1743. Em 19-11-1771 casou com Vitória da Silva, filha de José da Silva Lima (ou Moraes) e Maria Ferreira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela de São Gonçalo do Brumado em 21 de maio de 1743,  Manoel; f.l. Bernardo Machado Pereira Lisboa e Clara Barbosa da Silveira; pardo; forro; padr.: Simao Fogaça dos Santos e Ana.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, matriz aos 19-11-1771, Manoel Machado da Silveira;  n. desta, f.l.  Bernardo Machado Pereira, falecido e Clara Barbosa = cc Vitoria da Silva; n. desta, f.l. Jose da Silva Lima e Maria Ferreira; test.: Jose Antonio Pereira Guimarães e Manoel Coelho da Costa

          Vitória, viúva, casou segunda vez em 08-07-1781 com Francisco Fernandes Neves, filho de Jacomo Fernandes Neves e Helena de Moraes, família “Jacome Fernandes das Neves”.

6-2 João Machado Pereira da Silveira, batizado em julho de 1745. Aos 22-06-1782 casou com Josefa Maria de Jesus, exposta.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela de São Gonçalo do Brumado em julho 1745, João, f.l. de Bernardo Machado Pereira Lisboa e Clara Barbosa da Silveira, padr.: Jose Martins Duarte da Silveira, por pp a Manoel Ferreira e Antonia Barbosa da Silveira, viuva.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 22-06-1782 matriz, João Machado Pereira da Silveira, f.l. de Bernardo Machado Pereira Lisboa e D. Clara Barbosa da Silveira, n/b nesta freg.; = cc. Josefa Maria de Jesus, exposta em casa de Maria Pires, n/b ma freg. dos Prados

6-3 Ana Machada de Jesus, batizada em 10-09-1747. Aos 01-06-1771 casou com Manoel Ribeiro de Mendonça natural de S. Salvador da Ilha do Faial, filho dos falecidos Manoel Furtado de Mendonça e Beatriz Trigueira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela de São Gonçalo do Brumado em 10 de Setembro de 1747, Ana, f.l. de Bernardo Machado Pereira Lisboa e Clara Barbosa da Silveira, padr.: Jose Correa da Costa, casado e Maria Barbara da Silveira cc Cap. Joaquim de Magalhães.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 01-06-1771 Manoel Ribeiro de Mendonça, n/b freg. S. Salvador Ilha do Faial Bispado de Angra, f.l. Manoel Furtado de Mendonça e Beatriz Trigueira, já falecidos; = cc. Ana Machada de Jesus, n/b nesta, f.l. Bernardo Machado Pereira, já fal. e Clara Barbosa da Silveora. FOTO

6-4 Antonio, batizado em 25-06-1750.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, em 25 de junho 1750 na matriz, Antonio, f.l. de Bernardo Machado Pereira Lisboa e Clara Barbosa da Silveira, padr.: Cap. Mor João de Mattos e Teodora Barbosa Magalhães cc. Jeronimo de Paiva.

6-5 Francisco, em 21-06-1752.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, capela de São Gonçalo, em 21 de Junho de 1752, Francisco, f.l. de Bernardo Machado Pereira Lisboa e Clara Barbosa da Silveira, padr.: Antonio Leite Coimbra e Helena Barbosa mulher de  Manoel Ferreira.

 

 

_________________________________________________________________________

 

 

Ascendência de

Manoel Ribeiro de Souza

Fonte: Arquivo Distrital do Porto - Portugal

 

 

Vinícius da Mata Oliveira

 

 

1- Manoel Ribeiro de Souza, nasceu aos 29 de maio de 1705 e foi batizado em 1º de junho do mesmo ano na freguesia de Paço de Sousa, concelho de Penafiel, no distrito do Porto

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Manoel filho de Manoel Ribeiro e de sua mulher Maria Ferreira do lugar de Cadeade nasceu aos 29-05-1705, foi batizado nesta paroquial igreja de seus pais em o 01-06-1705 por mim Manoel Pinto Rebelo coadjutor desta igreja, farão padrinhos Jerônimo filho familia do Capitão Jerônimo Rodrigues Borralho do dito lugar e Maria filha familia de Belchior Silvestre fregueses desta Igreja e moradora em Santos Illos, testemunhas Manoel Gonçalves e Manoel solteiro, todos de Cadeade. Manoel Pinto Rebelo.

 

PAIS

2- Manoel Ribeiro, nascido aos 20 de outubro de 1678 e foi batizado aos 23 do mesmo mês e ano também na freguesia de Paço de Sousa

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Manoel fº. de M.el Rib.ro e de sua m.er da aldeia de S.tos Illos nasceu em 20-10-1678 foi por mim batizado em 23 do mesmo mês, farão padrinhos M.el G.lz fº de An.to G.lz de Galegos e Mª fª. de Bento Ferreira do Covelos. Pe. Augº. Soares.

 

Manoel Ribeiro casou- se com Maria Ferreira em 24 de setembro de 1703

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Aos 24-09-1703 pela manhã nesta Igreja de Salvador do Paço de Sousa feita as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino nesta Igreja donde os contrahentes são naturais e moradores sem se descobrir impedimentos em presença de mim Manoel Pinto Rebelo coadjutor desta dita Igreja e sendo presentes Domingos Rodrigues viúvo carpinteiro e Bento Vieira do lugar de Salgueiros pessoas conhecidas se casarão solenemente por palavras de presente em face da Igreja Manoel Ribeiro filho de Manoel Ribeiro já defunto e de sua mulher Maria Borges naturais e moradores no lugar de Santos Illos com Maria Ferreira filha de Domingos Jorge e de sua mulher Maria Ferreira naturais e moradores no lugar de Cadeade e o dito seu pai natural do lugar de Moinho da freguesia de Santo André de Marecos fregueses desta Igreja e logo lhe dei as benções conforme os Ritos Cerimoniais da Santa Madre Igreja de que tudo fiz este assento no mesmo dia que por verdade assinei com as testemunhas. M.el Pinto Rebelo.

 

Manoel Ribeiro faleceu aos 12 de abril de 1732

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Aos 12-04-1732 faleceu de vida presente Manoel Ribeiro marido de Maria Ferreira do lugar de Cadeade fregueses desta Igreja com todos os sacramentos foi sepultado nesta Igreja não fez testamento, ficou sua herdeira a mulher e filhos. Coadjutor D.os Roiz.

 

3- Maria Ferreira, nascida em Paço de Sousa aos 03 de dezembro de 1676 e batizada aos 08 do mesmo mês e ano

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Mª fª de D.os Jorge e de sua m.er Mª F.ra da aldeia de Cadeade nasceu em 03-12-1676 foi por mim batizada em 8 do mesmo mês, farão padrinhos M.el F.rz de Franco e sua m.er D.as F.rz. Pe. Augº Soares.

 

AVÓS

4- Manoel Ribeiro, casou-se com Maria Borges aos 10 de fevereiro de 1675

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Manoel Rib.ro fº de Bento Rib.ro já defunto e de D.as de Souza solt.ra e Mª Borges filha de José de Azambuja e de sua m.er Marinha G.lz já defuntos se receberão na forma do Sagrado Concº Tridº e constituição deste Bispado em 10-02-1675, farão t.as Lourenço Borges e João de Souza desta freg.a. Pe. Augº Soares.

 

Manoel Ribeiro faleceu aos 28 de junho de 1686

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Faleceu M.el Rib.ro do lugar de S.tos Illos em 28-06-1686 ficou sua m.er herdeira e deu de obrada quatrocentos rs, chama-se Maria Borges. M.el Pinto Rebelo.

 

5- Maria Borges, nascida aos 08 de maio de 1656 e batizada aos 14 do mesmo mês e ano

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Maria fª de José de Azambuja de Santos Illos e de sua mulher Marta G.lz nasceu aos 08-05-1656 foi batizada por mim aos 14 do mesmo mês, farão padrinhos Manoel da Silva de Mesão Frio freguesia de Valpedre e C.na Roiz mulher de Belchior Gomes do mesmo lugar de Santos Illos. Gaspar Moreira.

 

 

6- Domingos Jorge, era natural da freguesia de Marecos, também no concelho de Penafiel onde nasceu aos 06 de novembro de 1644.

Marecos, Penafiel, distrito do Porto. Domingos filho de Gonçalo Jorge e de sua mulher C.na F.rz do Moinho nasceu aos 06-11-1644 e foi batizado nesta Igreja, farão padrinhos, D.os solteiro filho de G.par Manoel e Mª filha de Brites solt.ra de Vila Verde o qual eu abade o batizei era ut supra. Manoel P.ra Freire.

Domingos Jorge casou-se na freguesia de Paço de Sousa com Maria Ferreira aos 21 de maio de 1669.

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. D.os Jorge fº de G.lo Jorge já defunto e de sua m.er C.na F.rz da Freg.a de Santo André de Marecos e Mª. Fr.ra fª. de Manoel Fr.ra já defunto e de Isabel G.lz desta frg.a se receberão na forma do Sagrado Concº. Tridº e constituição deste Bispado em 21-05-1669, farão testemunhas D.os Fran.co e Hmo. Roiz desta frg.a. Pe. Augº Soares.

 

Domingos Jorge faleceu aos 12 de fevereiro de 1716

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Aos 12-02-1716 faleceu de vida presente Domingos Jorge viúvo, sogro de Manoel Ribeiro do lugar de Cadeade freguês desta Igreja com todos os sacramentos foi sepultado nesta Igreja, não fez testamento. M.el Pinto Rebelo.

 

7- Maria Ferreira, falecida aos 12 de março de 1707

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Aos 12-03-1707 faleceu de vida presente Maria Ferreira mulher de Domingos Jorge do lugar de Cadeade freguesa desta Igreja, com todos os sacramentos foi sepultada nesta Igreja, não fez testamento, o dito seu marido deu seis tostões de obrada do corpo presente. M.el Pinto Rebelo.

 

BISAVÓS

8- Bento Ribeiro, já falecido em 10-02-1675.

9- Domingas de Souza, solteira.

 

 

10- José de Azambuja casou-se em Paço de Sousa com Maria Gonçalves, aos 11 de agosto de 1650

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. José de Azambuja fº de Diogo de Azambuja e de Isabel Pedro da freg.a de Santo Estevão de Oldrões se recebeu com Mª Gonçalves fª q foi de Baltazar G.lz e de sua mulher Maria Dias desta freg.a na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição deste Bispado a 11-08-1650, farão testemunhas L.ço Borges e Tomé de Azambuja irmão dele esposado e An.to G.lz irmão dela morador em Galegos. Fr.o Bat.ar.

José de Azambuja faleceu aos 06 de abril de 1670

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. José de Azambuja se faleceu com todos os sacramentos aos 06-04-1670 ficou herdeira sua mulher Martha Dias. Pe. Augº Soares.

11- Marta (tambem Marinha) Gonçalves (tambvem Dias), já falecida em 1675 (casamento da filha Maria)

 

 

12- Gonçalo Jorge, da freguesia de São Miguel de Rans. Casou-se na freguesia de Marecos aos 05 de abril de 1641 com sua mulher Catarina Fernandes

Marecos, Penafiel, distrito do Porto. Aos 05-04-1641 se recebeu nesta Igreja e em face dela conforme o Sagrado Concílio e constituição deste Bispado em presença de mim o Abade Manoel P.ra Freire Gonçalo Jorge da freguesia de São Miguel de Rans com C.na F.rz do Moinho desta freg.a, farão padrinhos, Jerônimo Vaz da Fonseca e Baltazar Pinto e Inácio todos desta freg.a e mais pessoas e por verdade fiz este assento aos 12-05-1641. O Abade Manoel P.ra Freire.

13- Catarina Fernandes

 

 

14- Manoel Ferreira, já falecido em 21-05-1669.

15- Isabel Gonçalves

 

TRISAVÓS

20- Diogo de Azambuja.

21- Isabel Pedro.

 

22- Baltazar Gonçalves.

23- Maria Dias, viúva, faleceu em Paço de Sousa aos 27 de junho de 1671. Herdou sua filha Marta Gonçalves.

Paço de Sousa, Penafiel, distrito do Porto. Maria Dias vª da aldeia de S.tos Illos se faleceu com todos os sacramentos em 27-06-1671 ficou herdeira sua fª Marta G.lz. Pe. Augº Soares.