PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

AMARO PEREIRA DE ARAÚJO

(atualizado em 18-julho-2014)

 

 

Bartyra Sette

 

 

Amaro Pereira de Araújo, natural de Santa Maria de Calvão termo de Chaves Arcebispado de Braga, filho de Fernando Pereira de Araújo e Ana Martins. Foi proprietário da Fazenda Água Limpa no Termo da Vila de São João del Rei.

 

Casou duas vezes. Em primeiras núpcias com Brigida Gonçalves Ferreira, natural de Tiradentes-MG e filha de Manoel Gonçalves Ferreira, natural da cidade do Porto-PT e Maria da Costa Manso, natural de Tiradentes-MG. Brigida faleceu em 02-03-1756 e inventariada no mesmo ano.

 

Em segundas casou com Maria Gonçalves Chaves, natural de S. João del Rei-MG, filha de Francisco Gonçalves Chaves, natural de Santa Maria Galvão Arc. Braga e Ana Maria Machada, neta paterna de Domingos Galvão e Domingas Alves, neta materna de José Ribeiro Amorim e Catarina Machada, família “José Ribeiro Amorim”.

 

Amaro faleceu em 7 de Maio de 1784 sem testamento e foi inventáriado no mesmo ano por sua viúva. Alem da Fazenda Água Limpa e títulos de terras minerais, deixou também casa no Arraial de Lavras do Funil.

Lavras, MG Igreja de Sant'Ana obitos -aos 07-05-1784 fal. o Licenciado Amaro Pereira de Araujo, casado com Maria Glz Chavez. Sepultado dentro desta matriz.

 

Teve com Brigida, segundo inventários de ambos (neste site) os filhos:

 

1- Maria da Conceição, batizada na capela do Rosário em 19-05-1749. Ainda solteira em janeiro de 1787, vivia em companhia de sua madrasta.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-05-1749 cap. do Rosario da Beturuna, Maria, f.l. Amaro P.ra de Araujo e Brizida Gonçalves,

          Aos 04-02-1788 casou com José da Silva Campos, filho de Manoel Lopes da Silva e Ana Maria da Silva, família “João Alves Campos”.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-02-1788 nesta paroquial de S. Ana, Jose da Silva Campos, f.l. Manoel Lopes da Silva e Anna Maria da Silva; = cc. Maria da Conceição, f.l. Amaro Pereira de Araujo e Brigida Gonçalves. Nts/bts freg. das Lavras

          Tiveram, q.d.:

1-1 João da Silva Campos, na Ermida de S. Domingos da Barra aos 27-11-1806, casou com Maria Josefa, filha do Tenente José dos Santos de Andrade e Maria Vitória de Jesus

(B7) Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, fls. 32v. aos 27-11-1806 na Ermida de S. Domingos da Barra, João da Silva Campos, f.l. de Jose da Silva Campos e Maria da Conceição; = cc.  Maria Josefa, f.l. do Ten. Jose dos Santos de Andrade e Maria Vitoria de Jesus. Nts. bts, freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

 

2- Manoel, batizado aos 12-05-1754. Faleceu aos 11-09-1756.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-05-1754 cap. Santa Ana filial desta freguesia pos os santos oleos a Manoel n. aos 29-08-1753, f.l. Amaro Pereira de Araujo n. freg. Sta Maria de Galvão termo de Chaves Arc. Braga e Brizida Gonçalves Ferreira n. da vila de S. Jose deste bispado, np Fernando Pereira de Araujo e Ana Martins nts e moradores na dita freguesia de Santa Maria de Galvão, maternos de Manoel Gonçalves Ferreira n. da cidade do Porto e Maria da Costa Mansa n. da vila de S. Jose. Foi batizado em caso de necessidade pelo padre Francisco Gonçalves Lopes e por isso não teve padrinho.

 

Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 28/JUL/2005 no microfilme 1285463, item 01, dos óbitos de Carrancas, onde à folha 59V(?) consta: "Aos  11/SET/1756 nesta freguesia de Carrancas faleceu da vida presente de idade de 3 anos MANOEL filho legítimo de AMARO PEREYRA DE ARAUJO e de BRIZIDA GONÇALVES FERREYRA encomendado e sepultado na Capela de Santa Anna filial desta freguesia ..."

OBS : Esse assento é repetido integramente na folha 60 seguinte.

 

3- Francisco Pereira de Araújo, com 3 meses em 1756 e com 28 anos em 1784. Tutor de seus irmãos.

 

Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves tiveram:

 

4- Rita, batizada em 11-02-1760. Não é citada no inventário paterno.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-02-1760 Rita, f.l. Amaro Per.ª de Araujo e Maria Glz Chaves, padr.: Manoel Monte Gatto com pp de Bartolomeu Bueno, e Ana Machada mulher de Francisco Chaves. Neta paterna de Fernando de Araujo e Ana Miz, nmaterna Francisco Glz Chaves e Ana Machada.

5- Joaquina do Espírito Santo, com 22 anos em 1784.

 

6- Gonçalo Pereira Chaves (ou de Araújo), batizado em 15-07-1765. Com 19 anos em 1784.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-07-1765 Gonçalo, f.l. Amaro Pereira de Araujo n/b na freg. de Santa Maria Calvam termo da vila de Chaves Arc. Braga e Maria Gonçalves Chaves n/b na freg. de N. Sra [dobra] da vila de S. João del Rei, padr.: eu o Padre João Gomes Salgado e m/irmã Josefa Maria Clara das Neves.

 

7- Mônica Pereira de Santo Agostinho, batizada em 10-05-1768.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-05-1768 matriz, Monica n. aos 04, f.l. Licenciado Amaro Pereira de Araujo n. freg. Sta Maria de Calvam termo da vila de Chaves Arc. Braga e Maria Gonçalves Chaves n. freg. de S. João del Rei e moradores desta freguesia, padr.: Simiam da Cunha Guimarães por pp a Sebastião Domingues de Faria, e D. Tomasia, solteira filha de Francisca de Moraes, viuva.

          Em 16-01-1786 casou com o Tenente Gabriel Antonio de Carvalho e eram moradores nas Lavras do Funil. Tenente Gabriel, batizado em 15-03-1763, era filho de Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Toledo, esta inventariada em São João del Rei em 1781 (inventário disponibilizado no site de Luís Antonio Villas Bôas), família “Diogo Garcia”.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-01-1786 nesta paroquial, Gabriel Antonio de Carvalho, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Anna Branca de Toledo; = cc. Monica Pereira de Santo Augustinho, f.l. L.do Amaro Pereira de Araujo e Maria Gonçalves Chaves. Ambos nts/bts na freguesia de Lavras do Funil

 

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 15-03-1763 cap. Porto, Gabriel, f.l. Antonio Pereira de Carvalho e Ana Branca de Toledo, padr.: Manoel Pereira do Amaral e Ana Maria.

 

Monica, viúva, testou em Lavras do Funil em 08-12-1841 e faleceu aos 06-06-1843. Declarou filiação, matrimônio com treze filhos, sendo seis vivos e dois falecidos com geração.

Lavras, MG Igreja Santa Ana obitos - aos 06-06-1843 sepultou-se nesta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil a D. Monica Pereira de Santo Agostinho, de idade 80 anos, viuva de Gabriel Antonio de  Carvalho. Fes testamento cujo teor é o seguinte: (...) eu Monica Pereira de Santo Agostinho, f.l. de Amaro Pereira de Araujo e Maria Gonçalves, ja falecidos, nat/bat e moradora nesta freguesia de Lavras. Fui cc Gabriel Antonio de  Carvalho de  cujo consorcio tivemos treze filhos dos quais so existem oito e são os seguintes: Antonio = Gabriel = Miguel = Joana cc Ponciano Teixeira = Maria cc Francisco Joaquim = Maria Candida cc Joaquim Teixeira = Ana cc Francisco de Paula Cardoso = e Maria Rita cc Simão Jose  Ferreira; estas duas são falecidas  porem deixaram filhos que representam a pessoa de sua  mãe, e por isso uns e outros meus legitimos herdeiros das duas partes de meus bens.

Testamenteiros em 1º a Miguel Jose de Carvalho, meu filho, em 2º Camillo An tonio Pereira, em 3º Ten. Jose da Costa Ribeiro. Legados pios. Liberta escravos = Legados: a minha filha Francisca do Carmo cc Francisco Joaquim a crioula Rita = remanescente da minha terça aos meus filhos e netos filhos das minhas duas filhas falecidas. Assina a meu rogo Joaquim Silverio de Faria nesta vila de Lavras do Funil aos 08-12-1841.

7-1 Gabriel Antonio de Carvalho, batizado em 1786.

Lavras-MG No ano de 1786 nesta freguesia de Lavras o Revdo Vigario Jose da Costa Oliveira batisou a Gabriel, f.l. Tenente Gabriel Antonio de Carvalho e D. Monica Pereira de S. Agostinho, e fora padrinhos o Alf. Thome Ignacio Botelho e D. Maria Bernarda e por não aparecer informado o lancei.

          Em Resende-RJ em Abril de 1819 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau da linha lateral para se casar com Claudina Maria de Jesus, filha de Diogo (José) Garcia Pereira de Carvalho e Antonia Maria Ribeira, neta paterna de Domingos Pereira de Carvalho e Escolástica Maria do Bom Sucesso, neta materna do Capitão Antonio Ribeiro de Mattos e Genoveva Maria de Jesus. Processo de Dispensa e geração na família “Antonio Ribeiro de Mattos”.

 

7-2 Antonio Pereira de Carvalho, com 28 anos em 1819. Em Resende-RJ em Abril de 1819 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau da linha lateral para se casar com Bárbara Antonia de Jesus, irmã inteira de Claudina Maria supra citada. Processo de Dispensa e geração na família “Antonio Ribeiro de Mattos”.

 

7-3 Maria, batizada em 02-02-1801. Possivelmente a Maria Francisca do Carmo casada com Francisco Joaquim.

Lavras-MG. Aos 02-02-1801 nesta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil bat. Maria, f.l. Ten. Gabriel Antonio de Carvalho e D. Monica Pereira de Santo Agostinho. Padr.: Felis Gomes da Silva e

Joaquina Pereira Pereira(sic) do Espirito Santo, todos desta freguesia.

7-4 José, batizado em 20-02-1804. Gemeo de João e Maria abaixo. Falecido.

Lavras-MG. Aos 20-02-1804 na capela S. João Nepomuceno filial desta matriz de Santa Ana das Lavras do Funil o Revdo Jose Carlos Fernandes Bravo de licença bat. a Jose, João e Maria, gemeos, filhos leg. do Ten. Gabriel Antonio Pereira de Carvalho e D. Monica Pereira de Santo Agostinho. Foram padrinhos, de Jose: o Revdo. João Francisco da Cunha e D. Theodora Eufrasia do Espirito Santo = de João: o Cap. Valentim Jose da Fonseca e D. Mariana Clara do Nascimento = e de Maria: João Daniel de Carvalho e Eufrasia Candida Xavier, todos desta freguesia.

7-5 João, gemeo de José e Maria. Falecido.

7-6 Maria, gemea de João e José supra. Falecida.

7-7 Miguel José de Carvalho, 1º testamenteiro materno.

7-8 Joana casada com Ponciano.

7-9 Maria Candida casada com Joaquim Teixeira.

7-10 Ana, falecida, foi casada com Francisco de Paula Cardoso. Deixou geração.

7-11- Maria Rita, já falecida, foi casada com Simão José Ferreira. Deixou geração.

 

 

8- João (Ferras de Brito) Pereira de Araújo, batizado em 04-05-1771. Aos 29-06-1796 casou com Ana Angélica de Jesus, filha de João Marques Padilha e Maria de Barros, casados na capela Santa Ana das Lavras aos 27-11-1756, neta paterna do Capitão Cap. Luiz Marques Neves e Maria de Moraes, neta materna de Bento de Barros Bicudo e Maria Garcia; família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 1º.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 04-05-1771 matriz, João n. aos 26-04, f.l. Amaro Pereira de Araujo e Maria Gonçalves Chaves, np Fernando Pereira de Araujo e Ana Martins da freguesia de Santa Maria de Calvão termo da vila de Chaves Arc. Braga, nm Francisco Gonçalves Chaves e Ana Maria, padr.: João Francisco do Valle e Rita Maria de Moraes mulher do Cap. Francisco Alves Landim.

 

Inserido no inventário paterno:

Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos vinte e nove de Junho de mil setecentos e noventa e seis nesta Matriz pelas seis horas do dia o Reverendo Flávio Antonio de Moraes Salgado de licença do Reverendo Vigário José da Costa Oliveira assistiu em presença das testemunhas Francisco Pereira de Araújo e José da Silva Campos como constou da certidão, precedendo a Provisão do Ordinário e das três canônicas admoestações ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente celebraram João Pereira de Araújo, filho legítimo de Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves = e Ana Angélica de Jesus, filha legítima de João Marques Padilha e Maria de Barros, naturais e batizados nesta mesma freguesia, e receberão as bênçãos nupciais (...).

 

9- Mariana Gonçalves Pereira, com 10 anos em 1784. Casou, aos 05-06-1797, com Antonio Joaquim de Oliveira, filho de Manoel Gomes de Oliveira e Maria Joaquina da Encarnação

Inserido no inventário paterno:

Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos cinco de Junho de mil setecentos e noventa e sete nesta Matrirz, pelas sete horas do dia o Padre Francisco Dias de Oliveira, com licença do Reverendo Vigário José da Costa Oliveira assistiu em presença das testemunhas o Guarda Mor Salvador Jorge Bueno e Francisco Pereira de Araújo, precedendo as três canônicas admoestações e a Provisão do Ordinário ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente celebraram Antonio Joaquim de Oliveira, filho legítimo de Manoel Gomes de Oliveira e Maria Joaquina da Encarnação = e Mariana Pereira, flha legítima de Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves, e receberam as bênçãos bupciais, de que fiz este assento (...).

 

10- José dos Santos Pereira, com 7 anos. Aos 07-02-1796 na Matriz de Lavras, casou com Leocadia Maria Rosa, filha de Bartolomeu da Rosa e Theresa Maria de Jesus

Inserido no inventário paterno:

Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos sete de Fevereiro de mil setecentos e noventa e seis nesta Matriz pelas seis horas do dia o Reverendo Flávio Antnio de Moraes Salgado de licença do Reverendo Vigário José da Costa Teixeira assistiu em presença das testemunhas Francisco Preira de Araújo e João Gomes Salgado como consta da certidão, precedendo a Provisão do Ordinário e das três canônicas admoestações ao sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram José dos Santos Pereira, filho legítimo de Amaro Pereira de Araujo e Maria Gonçalves Chaves = e Leocádia Maria Rosa, filha legítima de Bartolomeu da Rosa e Theresa Maria de Jesus, ambos naturais e batizados nesta mesma freguesia, e receberam as bêçãos nupciais.

 

11- Caterina Pereira de Sena, com 4 anos, gêmea da abaixo. Já era falecida em novembro de 1796.

 

12- Jacinta Pereira do Espírito Santo, com 4 anos. Em Lavras do Funil aos 20-08-1795, casou com Joaquim da Costa Ribeiro, filho de Pedro José Ribeiro e Ana Maria da Conceição - família Alexandre Pereira de Araújo, sargento mor.

Inserido no inventário paterno:

Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos vinte de agosto de mil setecentos e noventa e cinco nesta Matriz, pelas seis horas do dia assisti em presença das testemunhas o Reverendo Vigário José da Costa Oliveira e Francisco Pereira de Araújo precedendo a Provisão do Ordinário das três canônicas admoestações, ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente celebraram Joaquim da Costa Ribeiro e Jacinta Pereira do Espírito Santo, ele filho legítimo de Pedro José Ribeiro e Dona Ana Maria da Conceição, natural e batizado na Freguesia de Queluz e ela filha legítima de Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves, natural e batizada nesta mesma freguesia, e receberam as bênçãos nupciais (...).