PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Amaro Coelho Pereira

(atualizado em 25-março-2017)

 

Bartyra Sette

 

 

Amaro Coelho Pereira casou em Prados-MG aos 08-07-1749 com Juliana das Neves de Jesus ou Juliana Maria das Neves. Ele, natural da freguesia de S. Miguel da vila de Freixo de Espada a Cinta - comarca da Torre de Moncorvo Arc. de Braga, filho de Francisco Antonio Coelho e da falecida Apolonia Pereira de Sampaio, e Juliana, natural de Guaratingueta-SP, era filha natural de Aantonio Francisco das Neves e de Catarina Bicuda de Alvarenga.

Prados, MG matrimonios 1742-1770 im 32 [Amaro Coelho e Juliana das Neves] aos 08-07-1749 nesta matriz se receberam Amaro Coelho, f.l. de Francisco Antonio Coelho e de Apo[dobra]nia Pereira de Sampaio, ja defunta, natural e batizado na freguesia de S. Miguel da vila de Freyxo de Espada a Cinta comarca da Torre de Moncorvo Arc. Braga = com Juliana das Neves de Jesus, n/b na freguesia de Santo Antonio da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo, filha natural de Antonio Francisco das Neves e de Catarina Bicuda de Alvarenga, de presente ambos os contraente moradores nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados. Foram tetemunhas Manoel da Costa Guimarães, solteiro e o Alf. Domingos Rodrigues Dantas (indicação de William Horst Richter).

 

Foram moradores em São José del Rei, onde batizaram filhos nos meados do século XVIII, que encontramos nos livros paroquiais da Matriz desta vila e nos da Capela do Barroso da Borda do Campo, na época filial da mesma matriz de São José del Rei. Mais tarde, pelos idos de 1770, batizaram os caçulas na Igreja Matriz de São João del Rei.

 

1- Maria, batizada em Tiradentes em 07-01-1754.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-01-1754 matriz, Maria, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves de Jesus, padr.: João Gonçalves Chaves, da freg. de S. João del Rei e Teresa Maria mulher do Cap. Joseph Rodrigues Pontes desta freguesia.

2- Antonia, em 19-01-1755.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-01-1755 cap. do Pilar, Antonia, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Cap. Antonio Marques de Moraes, da freguesia da vila de S. João del Rei e Theotonio Ferreira, tambem da mesma freguesia.

3- Manoel Coelho Pereira, em 14-06-1757. Em S. João del Rei aos 21-07-1792 casou com Josefa Maria da Conceição, natural da Borda do Campo, filha de Domingos Ferreira da Silveira e Maria da Conceição.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-06-1757, Manoel, f.l. Amaro Coelho Pr.ª e s/m Juliana das Neves, padr.: [danificado] solteiro e Rita de Jesus, moradora na capela do Barroso.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 21-07-1792, Manoel Coelho Pereira, n. freg. S. Jose, f.l. Amaro Coelho Pereira e Juliana das Neves = cc Josefa Maria da Conceição, n. Borda do Campo, f.l. Domingos Ferreira da Silveira e Maria da Conceição, test.: Sacristão Antonio Gonçalves de Siqueira e Antonio Peixoto do Amaral.

Pais de, q.d.:

3-1 Floreana, batizada em 27-03-1792.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 27-03-1792 Floreana, f.l. Manoel Coelho Pereira e Josefa Maria da Conceição, padr.: Antonio Machado Gonçalves, solteiro e Ana Maria da Silva, casada.

4- Ana Joaquina, batizada em junho de 1759. Em São João del Rei aos 23-05-1785 casou com o viúvo Teotonio Ferreira de Souza, de quem foi a terceira mulher, filho de Pedro Fernandes Teixeira e Joana Ferreira.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos [apagado] de Junho de 1759 cap. Santa Ana do Barroso filial da Borda do Campo, Ana, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Antonio da Costa -----.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 23-05-1785 Cap. Piedade, Theotonio Ferreira de Souza, filho, digo viuvo de sua mulher Joana Maria de Souza; = cc. Ana Joaquina, f.l de Amaro Coelho e Juliana das Neves, n/b na freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose

Teotonio, natural de S. Nicolau Bispado do Porto, foi casado com Ana Maria de Carvalho Botelho, filha natural de Manoel de Carvalho Botelho inventariado em 1743.

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1743 Caixa: 551

Inventariado: Manoel Carvalho Botelho

Inventariante: Teotonio Ferreira

Local: Sitio do Elvas , Vila de São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Nesta paragem chamada Sitio do Elvas, Termo da Vila de São João Del Rei em casas de morada onde vivia o defunto Capitão Mor e nela se achava presente o inventariante o qual se tinha ajustado para casar com a herdeira deste inventario, ainda antes do falecimento e já estava de posse dos bens do falecido.

Faleceu na Vila de São Jose, com testamento onde declara  ter uma filha natural de nome Ana Maria de Carvalho Botelho com idade de 21 anos.

Observação: O testamento não esta anexado ao inventario

 

Entre os Bens inventariados:

- Uma morada de casas terreas na Vila de São Jose;

- Um sitio no Rio Elvas com suas casas de morada cobertas de telha e demais dependencias cobertas de capim. De Plantar mandioca com seu bananal e muitas árvores de espinho. Confronta com terras do reverendo João da Fé de São Jeronimo Gurgel do Amaral e com Gonçalo de Almeida Colaço avaliado em 600.000 reis;

- 29 escravos 

 

Segunda vez aos 24-05-1757, Teotonio casou com Joana Maria de Souza, filha de Luiz Ribeiro de Vasconcellos e Ana Maria. Com geração de ambos os matrimônios:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. da Piedade aos 24-05-1757 Teotonio Ferreira de Souza, da freg. S. Nicolau Bispado do Porto, viuvo de Maria de Carvalho, f.l. Pedro Fernandes Teixeira e Joana Ferreira = cc Joana Maria, desta, f.l. Luiz Ribeiro de Vasconcellos e Ana Maria.

Teotonio e Ana Maria de Carvalho tiveram, q.d.:

I- Rosa Maria da Piedade aos 11-02-1766 casou com José Simões de Aguiar, filho do falecido Bernardo Simões e Maria Teresa,

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 11-02-1766 Jose Simões, de S. Domingos de Avila de ?, f.l. do falecido Bernardo Simões e Maria Teresa = cc Rosa Maria da Piedade, desta, f.l. Teotonio Ferreira de Souza e Ana Maria Carvalho Botelho, falecida. Test.: Antonio Pereira Rocha e Manoel Alves Pedrosa.

Pais de, e.o.:

I-1 Manoel, batizado em 21-02-1768

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 21-02-1768 Manoel, f.l. Jose Simões de Aguiar e Rosa Maria da Piedade, padr.: Teotonio Ferreira de Souza e Maria Ferreira, solteira.

I-2 Maria, em 07-06-1770.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 07-06-1770 Maria, f.l. Jose Simões de Aguiar e Rosa Maria da Piedade, padr.: Teodosio Ferreira e Antonio -----.

II- Maria Ferreira de Souza, batizada aos 21-05-1755, aos 13-09-1773 casou com João da Silva Chaves , natural de Prados, filho de Antonio da Silva Chaves, natural da freguesia de N. Sra da Conceição dos Clerigos da Ilha Terceira Bispado de Angra e Maria Soares, natural de Guaratingueta-SO} e casados em Prados aos 22-07-1749, neto paterno de Francisco Rodrigues Carneiro e de Rosa Maria de Jesus, neto materno de Francisco Mendes Cabral e da falecida Ana Soares.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco de Assis do Onça aos 21-05-1744 Maria, f.l. Teotonio Ferreira e Ana Maria de Carvalho, padr.: Antonio Moreira de Carvalho, da freg. S. Jose.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos13-09-1773 Cap. Piedade, filial desta, João da Silva, f.l. Antonio da Silva Chaves e Maria Soares, n/b na freg. dos Prados; = cc. Maria Ferreira de Soiza, f.l.Theotonio Ferreira e Ana Maria de Carvalho Botelho, n/b nesta.

 

Prados, MG aos 22-07-1749 na capela N. Sra da Lapa do Olho d’Agua, filial desta matriz se receberam Antonio da Silva, f.l. de Francisco Rodrigues Carneiro e de Rosa Maria de Jesus, n/b na freguesia de N. Sra da Conceição dos Clerigos da Ilha Terceira Bispado de Angra = e Maria Soares, f.l. de Francisco Mendes Cabral e Ana Soares, ja defunta, n/b na freguesia de Santo Antonio da vila de Guaratingueta Bispado de S. Paulo. Testemunhas Manoel Antunes Cintra e Jose Carvalho da Costa

Pais de, e.o.:

II-1 Ana, batizada em 28-07-1782.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 28-07-1782 Ana, f.l. João da Silva Chaves e Maria Ferreira de Souza, padr.: Luiz Ferreira e Antonia Ferreira de Souza.

II-2 Maria Ferreira da Silva aos 18-01-1805 casou com Mariano Lopes de Oliveira, de Barbacena, filho de João de Oliveira Costa e Ana Lopes dos Reis

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 18-01-1805 Mariano Lopes de Oliveira, da freg. Barbacena, f.l. João de Oliveira Costa e Ana Lopes dos Reis = cc Maria Ferreira da Silva, desta, f.l. João da Silva Chaves e Maria Ferreira de Souza, Test.: Antonio Gonçalves de Siqueira e Joaquim Jose Soares.

II-3 João batizado em 06-02-1791.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 06-02-1791 João, f.l. João da Silva Chaves e Maria Ferreira de Souza, padr.: Jose Alves Pedroso.

III- Manoel Ferreira de Souza, batizado em 08-06-1749. Aos 04-03-1783 casou com Joaquina Rodrigues Ferreira, exposta a Henrique Rodrigues Ferreira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 08-06-1749 Manoel, f.l. Teotonio Ferreira e Ana Maria de Carvalho, padr.: Manoel Barros e Francisco Xavier.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 04-03-1783 matriz, Manoel Ferreira de Soiza, f.l. Theotonio Ferreira e Ana Maria de Carvalho; = cc. Joaquina Rodrigues Ferreira, exposta em casa de Henrique Rodrigues Ferreira. Nts/bts nesta

IV- Antonia Ferreira de Carvalho em agosto de 1786 casou com Manoel José de Souza, natural da Aiuruoca, filho de Manoel de Souza Marques e Maria da Costa - família Manoel Gonçalves de Medeiros.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas em agosto de 1786 Manoel Jose de Souza, f.l. de Manoel de Souza Marques e Maria da Costa, n/b na freg.da Aiuruoca; = cc. Antonia Ferreira de Carvo(sic), f.l. Theotonio Ferreira de Souza e Ana Maria de Carvalho, n/b na capela de N. Sra. do Pilar da vila de S. Jose.

 

Teotonio e Jona Maria tiveram, q.d.:

V- Januária Maria de Souza aos 08-11-1774 casou com Bartolomeu Alves Matias, filho de José Alves Matias e Catarina Gonçalves.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 08-11-1774 Bartolomeu Alves Matias, da freg. S. Miguel do Lugar de ? Bragança, f.l. Jose Alves Matias e Catarina Gonçalves = cc Januaria Maria de Souza, desta, f.l. Teotonio Ferreira de Souza e Joana Maria de Souza. Test.: Domingos Reis e Silva e Jeronimo de Freitas Guimarães.

VI Teotonio, batizado em 01-01-1768.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 01-01-1768 Teotonio, f.l. Teotonio Ferreira de Souza e Joana de Souza, padr.: Domingos João Serra, desta.

 

5- José Antonio Coelho, natural da Borda do Campo. Em São João del Rei aos 25-01-1779 casou com Joaquina Ferreira, natural de Tiradentes, filha de Manoel Pereira da Costa e Maria Alves Machado.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 25-01-1779 Jose Antonio Coelho n. freg. Borda do Campo, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves = cc Joaquina Ferreira, n. freg. vila S. Jose, f.l. Manoel Pereira da Costa e Maria Alves Machado, test.: Francisco da ‘Costa Dias e Antonio Gonçalves de Siqueira.

 

Pais de, q.d.:

5-1 Vicência, batizada na capela de S. José em 12-04-1787.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Jose aos 12-04-1787 Vicencia, f.l. Jose Antonio Coelho e Joaquina Ferreira, padr.: Padre Bento Cortes de Toledo da freg. vila S. Jose e Sanxa Maria da Mota, da freg. S. Jose.

5-2 José, em 22-02-1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Jose aos 22-02-1789 Jose, f.l. Jose Antonio Coelho e Joaquina Ferreira, padr.: Cap. Pedro Alcantara de Almeida e s/m Messias Joaquina de Magalhães.

5-3 Jacinta, na matriz do Pilar em 31-07-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 31-07-1791 Jacinta, f.l. Jose Antonio Coelho e Joaquina Ferreira, padr.: Jacinto Cardoso Fontes, solteiro e Ana Francisca de S. Jose, casada.

5-4 Maria, em 13-07-1793

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 13-07-1793 Maria, f.l. Jose Antonio Coelho e Joaquina Ferreira, padr.: José Tomas de Aquino, casado e Francisca Escolastica, casada.

5-5 Francisco, em 19-11-1797.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 19-11-1797 Francisco, f.l. Jose Antonio Coelho e Joaquina Ferreira, padr.: Manoel Jose de Souza Caldas, casado.

6- Miguel, em 10-01-1762.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-01-1762 na capela do Barroso filial da matriz da Borda do Campo, Miguel, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Miguel de Albuquerque e Rita de Jesus.

7- Joana, em 20-10-1762

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-10-1763 digo 1762 na capela do Barroso filial da matriz da Borda do Campo, Joana, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Gonçalo Gomes Pereira e Joana Pereira.

8- Joaquim, batizado em 09-07-1766. Jaquim Antonio Neves, solteiro em 1792.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-07-1766 matriz, Joaquim, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Jose Rodrigues

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 14-05-1792, Maria, f.l. Francisco Rodrigues Pires e Bernarda Maria de Jesus, padr.: Joaquim Antonio Neves, solteiro e s/mãe Juliana das Neves de Jesus, casada.

 

9- Luiz, em 09-05-1768

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 09-05-1768 matriz, Luiz, filho de Juliana das Neves casada com Amaro Coelho, padr.: Dr. Joseph Rebelo Maya.

10- Antonio José das Neves, em S. João del Rei aos 19-08-1769 casou com Maria Antonia de Jesus, natural da Borda do Campo, filha de Antonio Soares Moreira e Genoveva Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 19-08-1789 Antonio Jose das Neves, desta, f.l. Amaro Coelho Pereira e Juliana das Neves = cc Maria Antonia de Jesus, n. freg. Borda do Campo, f.l. Antonio Soares Moreira e Genoveva Maria de Jesus, test.: Cap. Tomas Carlos de Souza e Alf. Domingos Fernandes Gomes.

Pais de, q.d.:

10-1 Joaquim, batizado em 20-06-1791. Joaquim Antonio das Neves aos 02-06-1816 casou com Maria Teodora Batista, desta, filha natural de Teodora Antonia de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 20-06-1791, Joaquim, f.l. Antonio Jose das Neves e Maria Antonia de Jesus, padr.: Caetano Jose da Silva e Bernarda Maria de Jesus, solteiros.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 02-06-1816 Joaquim Antonio Neves, desta, f.l. Antonio Jose Neves e Maria Antonia = cc Maria Teodosia Batista, desta, f. natural de Teodora Antonia da Silva, tst.: João Antunes Mota e Jose Rorigues Pires.

 

          Pais de, q.d.:

10-1-1 Rita, batizada em 13-12-1817.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 13-12-1817 Rita, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Jose Rodrigues, solteiro e Francisca Catarina Pereira de Pauola, solteira por pp a Antonio Costa Braga.

10-1-2 Claudina Marcelina das Neves, batizada em 17-04-1820. Aos 08-01-1840 casou com José Lopes Ribeiro, filho de Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria das Neves. Geração na família “Domingos Lopes Ribeiro”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 17-04-1820 Claudina, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Dr. Jose Gonçalves Gomes e ED. Senhorinha Barbosa, solteira por pp ao Padre Manoel Joaquim.

10-1-3 Mariana, em 13-01-1822.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 13-01-1822 Mariana, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Jose Gonçalves Gomes e D. Ana Felizarda.

10-1-4 Maria, em 13-12-1823.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 13-12-1823, Maria, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: João Gonçalves Gomes e D. Gertrudes Candida de Souza.

10-1-5 Francisca, em 10-11-1825

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 10-11-1825 Francisca, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Alf. Francisco Jose Dias e D. Francisca Maria Constancia por pp a seu irmão Antonio Constantino de Oliveira.

10-1-6 Messias, em 27-10-1831.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 27-10-1831 Messias, filha leg. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Marcwelino Jose Portugal, casado e Claudia Jesuinapor pp a Rita Florencia de Jesus.

10-1-7 Ana, em 22-08-1833

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 22-08-1833 Ana, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: João Francisco e Balbina Antonia.

10-1-8 Bárbara, em 25-09-1835.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 25-09-1835 Barbara, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: João Gaudencio de Jesus e D. Balbina Antonia de Rezende, casada.

10-1-9 José, em 28-01-1838

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 28-01-1838 Jose, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Pe. Custodio de Castro Moreira e João Claudino de Jesus por pp a Jose Joaquim do Carmo.

10-1-10 José, em 21-11-1840.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 21-11-1840 Jose, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Cap. Francisco Jose Alves Santiago Junior, solteiro e Jose Pereira da Silva, solteiro.

10-1-11 Felisbina, em 28-12-1843.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 28-12-1843 Felisbina, parda n. 26-11, f.l. Joaquim Antonio Neves e Maria Teodora Batista, padr.: Manoel Ferreira Pinho e Gertrudes Fortunata Ribeiro, solteiros.

 

10-2 Antonio, em 20-11-1793.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 20-11-1793 Antonio, f.l. Antonio Jose das Neves e Maria Antonia de Jesus, padr.: Cap. Antonio Barroso Ferreira e s/m Mariana Jacinta de Macedo.

10-3 Joaquina, em 27-03-1802.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 27-03-1802, Joaquina, f.l. Antonio Jose das Neves e Maria Antonia de Jesus, padr.: Luiz Antonio das Neves e s/m Ana Joaquina de Jesus.

10-4 Maria, em 29-11-1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 29-11-1806 Maria, f.l. Antonio Jose das Neves e Maria Antonia de Jesus, da fret; da vila de S. Jose, padr.: Manoel Jose Pereira da freg. da vila de S. Jose.

11- Vicente Ferreira do Nascimento, batizado aos 24-12-1771 em S, João del Rei onde aos 10-02-1791 casou com Maria Ribeiro de Araújo, filha de Domingos Lopes Ribeiro e Mariana Alves de Araújo, família “Domingos Lopes Ribeiro”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 24-12-1771 Vicente, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Manoel Antonio Pinho e Ludivuna Maria, casada.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas 10-02-1791 matriz, Vicente Ferreira do Nascimento, f.l. de Amaro Coelho e Juliana das Neves de Jesus; = cc. Maria Ribeira de Araujo, f.l. Domingos Lopes Ribeiro e Mariana Alves de Araujo.. Nts/bts nesta freguesia. Test. Reverendo Antonio Gonçalves Serqueira, Jose Custodio e outros

 

Pais de, q.d.:

11-1 Mariana, batizada em 18-03-1784.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 18-03-1784 Mariana, f.l. Vicente Ferreira do Nascimento e Maria Ribeiro de Araujo, padr.: Jose Francisco da Costa, casado e Perpetua Ribeiro, solteira.

11-2 Manoel Domingos do Nascimento, batizado em 22-01-1792. Em Lavras aos 23-05-1814 casou com Madalena Rufina do Sacramento, daí natural, filha de Pedro Ângelo Pimenta e Izabel Angélica de Moraes, família “Lazaro de Torres”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 22-01-1792 Manoel, f.l. Vicente Ferreira do Nascimento e Maria Ribeiro de Araujo, padr.: Joaquim Rorigues Nees, casaeo e Mariana Alves de Araujo, viuva.

 

Pesquisa realizada por Luis Antonio Villas Bôas no dia 29/MAR/2003 no microfilme 1285469, item 2, livro s/n de casamentos de Lavras (1793-1839 desordenado, faltando anos) onde à folha 124 consta : "Aos 23 de maio de 1814 nesta Matriz ... contrairam MANOEL DOM. DO NASSIM.to f.o legítimo de VICENTE FERREIRA DO NASCIMENTO e MARIA RIBEIRA, natural e batizado na freguesia de São João del Rei e MAGDALENA RUFINA DO SACRAMENTO f.a legítima de PEDRO ANGELO PIMENTA e de ISABEL ANGELICA DE MORAIS nascida e batizada nesta freguesia de S. Anna das Lavras do Funil. Foram testemunhas JOSÉ ANTONIO DE ABREU e VALENTIM EVANGELISTA FERREIRA."

 

12- João, em 28-09-1772. João Batista das Neves em S. João del Rei aos 08-02-1804 casou com Hipólita Jacinta, natural de Prados, filha do Furriel João Correa Massarelos e Mariana Rosa - família “Antonio de Oliveira Gago”, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 28-09-1772 João, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, padr.: Jose Antonio, solteiro desta freg.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 08-02-1804 matriz, João Baptista das Neves, f.l. Amaro Coelho e Juliana das Neves, n/b nesta freguesia; = cc. Hypolita Jacintha, f.l. Furriel João Correa Mazarellos e Mariana Rosa, n/b na freg. Prados.

 

13- Bernarda Maria de Jesus casou com Francisco Rodrigues Pires, natural da Borda do Campo, filho de Antonio Rodrigues Pires e Teresa Maria de Jesus.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 09-08-1791 matriz, Francisco Rodrigues Pires, f.l. Antonio Rodrigues Pires e Theresa Maria de Jesus, n/b na freg. da Borda do Campo; = cc. Bernarda Maria de Jesus, f.l. Amaro Coelho Pereira e Juliana Maria das Neves, n/b nesta freguesia

          Pais de, q.d.:

13-1 Maria, batizada em 14-05-1792.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 14-05-1792, Maria, f.l. Francisco Rodrigues Pires e Bernarda Maria de Jesus, padr.: Joaquim Antonio Neves, solteiro e s/mãe Juliana das Neves de Jesus, casada.

13-2 Teresa, em 22-09-1795.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, matriz aos 22-09-1795 Teresa, Francisco Rodrigues Pires e Bernarda Maria de Jesus, padr.: Joaquim Jose Pereira, solteiro e Mariana de Araujo, viuva.

14 Teresa Maria de Jesus aos 23-08-1791 casou com Francisco Lopes Ribeiro, filho de Domingos Lopes Ribeiro e Mariana Alves de Araújo. Geração na família “Domingos Lopes Ribeiro”.