PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Os Alves Antunes de São João del Rei

(atualizado em 19-fevereiro-2016)

 

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

 

Os Alves Antunes da Vila de São João del Rei têm origem em um casal de portugueses do Reino, que se fixou na Vila de São João del Rei - MG. Embora a maioria de seus filhos e netos também residissem na Vila de São João del Rei, um de seus filhos foi morador da Vila de São José e netos, na diáspora da família, foram povoadores de Barra Mansa.

 

O tronco desta família foi o Sargento Mor Brás Alves Antunes, filho de Simão Alves e Ana Antunes (ou Fernandes) batizado aos 09-02-1716 na freguesia da Vila Nova da Muia, Termo da Vila da Barca, Arcebispado de Braga.

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1712-1725 fl 49-v. Aos 03-02-1716 nasceu um menino filho de Simão Alves e de sua mulher Ana Fernandes do lugal do Casal desta freguesia. Batizei em 09-02. Padrinhos Domingos Coelho de Araujo de Vila da Barca e madrinha Joana Luiza de Sá filha do Doutor Custodio Cerqueira de Sá da freguesia de São Lourenço de Touvedo

 

Brás foi irmão de Gregório José Alves, tambem povoador do sul de Minas, com geração na família “Gregório José Alves”, neste site.

 

Ascendentes de Bras Alves Antunes e Gregorio José Alves

 

O Sargento Mor, na Matriz de N.Sra. do Pilar de S. João del Rei em 20-06-1757, casou-se com Luciana Clara de (Souza) Santa Rosa, filha de Francisco Xavier de Souza, natural da Vila de Guimarães e Joana Maria, natural da Freguesia de S. Nicolau da Cidade de Lisboa, família “Francisco Xavier de Souza”.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 20-06-1757 - 5 hs da manhã - Braz Alves Antunes, nat da freg de Santa Maria de Muya Arc de Braga, fl leg de Simão Alves e Ana Antunes. C.c. Luciana Clara de Santa Rosa, f. de Francisco [--]- de Souza e  Joana Maria. Test: Dr Antonio José de Mello e Manoel de Jesus Pereira

 

Foram moradores em São João del Rei onde possuíam casa na Rua da Prata. O Sargento mor faleceu em 26-06-1786 com inventário aberto aos 9 de agosto do mesmo ano em casas da viúva, na Vila de São João del Rei (neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas  obitos -  aos 26-06-1786 faleceu o Sargento Mor Bras Alves Antunes casado com D. Luciana Clara de Santa Rosa. Foi encomendado e sepultado dentro desta matriz, tudo na forma de seu testamento

No inventário do Sargento Mor comparecem oito filhos, dos quais o primogênito já era casado, os demais com idades variando entre 21 e 10 anos. Alguns faleceram antes de 1833, quando do inventário do Padre Joaquim José Alves, onde foram representados por seus filhos.

 

1- Francisco José Alves, capitão mor, batizado na matriz de São João del Rei em 1761, sendo seus padrinhos José de Souza Gonçalves e sua mulher Lauriana Joaquina de São José.

Francisco, aos 04-11-1783 na Matriz de S. João del Rei, casou-se com Ana Leonarda Ludovina de Mello, filha do Dr. Antonio José de Mello e Joana Teles da Silva.

(RMJ) Paróquias de SJDR - Matrimonios, 04-11-1783 - Matriz - 5h da tarde, Ten Francisco José Alves, f do Sargento Mor Braz Alves Antunes e Donna Luciana Clara de Santa Roza; c.c. Anna Leonarda Ludovina de Mello, f do Doutor Antonio José de Mello e de Donna Joana Teles da Silva. Ambos desta. Test: Reverendo Joaquim José de Souza e Capitão José de Souza Gonçalves

 

Capitão Francisco já era falecido em 1833, inventário de seu irmão Padre Joaquim José Alves, e foi representado por seus filhos:

1-1 Francisco Maximiano Alves de Mello, capitão, batizado aos 01-12-1775 na matriz de São João del Rei, sendo seus padrinhos General da capitanhia Luiz da Cunha Menezes, por procuração apresentada pelo Sargento Mor Brás Alves Antunes, e D. D. Luciana Clara de Santa Rosa, mulher do mesmo Sargento Mor. Em 1833 estava casado

1-2 Ana Bárbara Jesuína de Mello, nasceu em 01-10-1784 e batizada em S. João del Rei aos sete de novembro do mesmo ano.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 07-11-1784 [danificado]torio do falecido Dr. Antonio Jose de Mello nas suas casas desta vila de S. João del Rei bat a Ana q nasceu em 01 de outubro, f.l. do Quartel Mestre Francisco Jose Alves e D. Ana Leonarda Ludovina de Mello, np do Sarg. Mor Bras Alves Antunes e D. Luciana Clara de Santa Rosa; foi padrinho o Ilustrissimo e Excelentissimo Luiz da Cunha e Menezes Governardor e Capitão General desta Capitania por pp que apresentou o dito Sargento Mor Bras Alves Antunes, e madrinha a sobredita D. Joana Felis da Silva, viuva, todos desta freguesia.

          Em 07-01-1801, casou com o então Tenente de Dragões Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama, batizado em 1772, filho do Alferes Nicolau Antonio Nogueira e Ana Joaquina de Almeida e Gama.

Casamentos - SJDRei, fls 83 aos 07-01-1801 matriz, Tenente de Dragões Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama, f.l. do Alferes Nicolao Antonio Nogueira, já falecido, e D. Anna Joaquina de Almeida e Gama; = cc. D. Anna Barbara Jezuina de Mello, f.l. do Cap. Francisco Joze Alvares e D. Anna Leonarda Luduvina de Mello. Nts/bts nesta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas [inicio danificado] de 1772 nesta matriz bat a Francisco, f.l. do Alf. Nicolau Antonio Noqueira e [--------] de Almeida, neto paterno do Cap. [----------] Funxal Ilha da Madeira e de D. [-------------] da Piedade termo da vila de Guaratingueta, [-----------] Manoel Gomes Villasboas n. da ilha de [---------] e [-------]cia Quiteria de Almeida natural da [---------] padinhos [-------------]

          Marechal de Campo Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama faleceu aos 05-06-1837 na cidade do Rio de Janeiro e foi sepultado na igreja dos Religiosos do Carmo:

Rio de Janeiro, RJ Igreja S;Jose obitos aos 05-06-1837 nesta matriz de S. Jose da Corte do Rio de Janeiro faleceu o Marechal de Campo Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama casado que era com D. Ana Barbara Jesuina de Mello e Gama. Foi encomendado em casa e sepultado na igreja dos Religiosos do Carmo a Lapa do Desterro e vestido de vestes de Cavaleiro da Ordem de Aviz.

          Ana Barbara registrou terras em Valença-RJ em 1856, provenientes de sua legítima materna:

Registro de Terras -N.Sra, da Gloria, Valença, RJ (1854-1857) fls. 106, 180- D. Anna Barbara Jesuina de Mello e Gama, viuva do Marechal Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama, um terreno no lugar Fazenda de Santa Delfina, que me coube por legitima de meu falecido pai cap. mor Francisco Jose Alz., a metade do dito terreno já partilhei com meus filhos, e confronta com: fazenda do Bom Retiro, cap. Joaquim Gomes de Souza, com meu irmão Cap. Francisco Maximino Alz. de Mello, no terreno que ainda temos que partilhar que nos coube por legitima de minha falecida mãe D. Anna Leonarda Ludovina de Mello, 28 fev 1856.

O casal teve geração de oito filhos descritos em SL. 6º, 366, 7-6, entre eles:

1-2-3 Francisco de Paula Nogueira de Mello e Gama, batizado em São João del Rei em 06-01-1802. Em Porto Alegre-RS aos 21-08-1828 casou com Rita Paulina de Oliveira Bandeira, dai natural, filha do falecido José Inácio da Costa e Guiomar Antonia de Oliveira Bandeira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 06-01-1802 nesta matriz bat a Francisco, f.l. do Tenente de Tropa Regular desta Capitania de Minas Gerais Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama e de D. Ana Barbara Jezuina Alves de Mello, neto paterno do Alf. Nicolau Antonio Nogueira do O natural da freugesia de N. Sra do Monserrate de Baependi e de D. Ana Joaquina de Almeida, n. desta freguesia, neto materno do Cap. Francisco Jose Alves e de D. Ana Leonarda Jezuina de Mello, ambos naturais desta mesma freguesia. Foram padrinhos o Ilustrissimo e Excelentissimo Governador o Capitão Genearl desta capitania de Minas GErais Bernardo Jose de Lorena por pp que apresentou o Dr. Desembargador Intendente da Casa de Fundiç]ao desta vila Bartolomeu Alves da Costa.

 

Porto Alegre, Madre de Deus, Matrimônios. Aos 21/08/1828, no Oratório aprovado das casas de residência de Antônio José da Silva Guimarães, o Tenente do Terceiro Regimento de Cavalaria de primeira linha Francisco de Paula Nogueira de Melo e Gama, natural e batizado na vila de São João del Rei, f.l. do Brigadeiro Francisco Antônio de Paula Nogueira e Gama, e de D. Ana Bárbara Jesuína de Melo e Gama, com D. Rita Paulina de Oliveira Bandeira, natural desta cidade, f.l. do falecido José Inácio da Costa, e de D. Guiomar Antônia de Oliveira Bandeira. Testemunhas: Manoel da Silva Freire e Rodrigo José de Figueiredo Nogueira (pesq. Silvia Buttros).

 

2- João Alves Antunes, tenente, batizado na matriz de São João del Rei aos 15-02-1763, foram padrinhos o Capitão Manoel Antunes Nogueira e Francisca, filha de Francisco Xavier de Souza.

Certidão inserida no inventário do irmão Padre Joaquim:

15-02-1763, Matriz, João, filho legítimo do Sargento Mor Braz Alves Antunes e D. Luciana Clara de Santa Rosa, np de Simão Alves e Ana Antunes da freguesia da Vila Nova do Maia, Termo da Vila da Barca, Arc de Braga: nm de Francisco Xavier de Souza, natural da Vila de Guimarães e Joana Maria, natural da Freguesia de S. Nicolau da Cidade de Lisboa. Padrinhos: Cap. Manoel Antunes Nogueira e Francisca, filha de Francisco Xavier de Souza, todos desta Freguesia.

 

Solteiro com 21 anos em 1786 faleceu aos 19-021827 “de moléstia de peito”. Foi casado duas vezes. Na matriz de São José aos 20-09-1787 com Maria Caetana Hermelinda de Souza, filha do Dr Domingos José de Souza e de Gertrudes Caetana Soares de Jesus, naturais da Freguesia de S. Thiago do Codal, Comarca da Vila de Feira, Bispado que foi de Coimbra e hoje é de Aveiro.

Foram irmãs de Maria Caetana, filhas do Dr. Domingos José e Gertrudes Caetana:

I- Ana Felizarda de Souza casada com José Gonçalves Gomes. Família “Francisco Xavier de Souza”

II- Gertrudes Querubina de Souza Soares em 1791 estava casada com João Varella da Fonseca e Cunha

Batismo - Matriz de Santo Antonio da Vila de São José

11-12-1791, nascida aos 30-11 - Maria, fl do Alferes João Alves Antunes, natural de São João del Rei, e Maria Caetana Hermelinda de Souza, da Freg. de São Tiago do Codal, da Vila da Feira,  Bispado que foi de Coimbra, de presente moradores nesta Vila de São José.  Np do Sargento Mor Braz Alves Antunes, natural da freguesia de Santa Maria da Vila Nova do Maia, Termo da Vila da Barca, Arc de Braga e D. Luciana Clara de Santa Rosa, natural da Vila de São João del Rei; nm do Dr Domingos José de Souza e D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus, naturais da dita da Freguesia de S, Thiago do Codal. Padrinhos: Alferes Antonio Pedroso de Carvalho Galvão, solteiro e Gertrude Querubina de Souza Soares, tia materna da batizada, mulher do Professor (de latim) João Varella da Fonseca e Cunha.

 

III- Delfina Pocidonia de Souza Soares aos 08-02-1808 casou com seu cunhado João Varella da Fonseca e Cunha, natural da freguesia de S. Nicolau da cidade e Patriarcado de Lisboa, filho de Miguel João da Fonseca e Ignez Violante da Cunha.

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 08-02-1808 matriz, João Varella da Fonceca e Cunha, f.l. de Miguel João da Fonceca e D. Ignez Violante da Cunha, n. da freg. de S. Nicolau da cidade e Patriarcado de Lisboa e viuvo de sua primeira mulher D. Gertrudes Querubina de Souza Soares; = cc. D. Delfina Possidonia de Souza Soares, f.l. do Dr. Domingos Jose de Souza e D. Gertudes Caetana Soares de Jesus, n/b na freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose.

 

João casou em segundas, com dispensa de impedimento de afinidade, na Capela de N. Sra. das Merces aos 11-02-1812 com Sancha Maria Felizarda da Motta, natural de São José, filha do Capitão Antonio Vital Rifarte e Antonia Maria do Sacramento. Foram testemunhas o Cadete Antonio Vital Rifarte e D Sanxa Maria da Motta

Por ter falecido antes do Padre Joaquim José, João foi representado no inventário deste por seus filhos do primeiro e segundo casamento, que apresentaram as respectivas certidões de nascimento:

 

Filhos de João e Maria Caetana, todos batizados na Matriz de Santo Antonio da Vila de São José:

- Antonio, batizado aos 12-06-1794. Não comparece no inventário do tio Pe. Joaquim.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-06-1794 matriz, Antonio n. aos 27, f.l. Alf. João Alvares Antunes, n. da vila de S. João del Rei e D. Maria Caetana Ermelinda de Souza, n. da freg. de S. Tiago de Codal comarca da vila da Feira bispado que foi de Coimbra e hoje de Aveiro e de presente moradores nesta dita vila, np do Sarg. Mor Bras Alvares Antunes n. da freg. de Santa Maria da Vila Nova de Maia termo da Barca Arc. de Braga e D. Luciana Clara de Santa Rosa, n. da dita vila de S. João del Rei; nm. do Dr. Domingos Jose de Souza e D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus naturais da dita freguesia de S. Tiago de Codal; padr.: Cap. Mnaoel Lobo de Castro e D. Delfina Pocidonia, ela tia materna do dito batizado, ambos solteiros e moradores na aplicação desta dita matriz.

- Camilo, aos 26-07-1795. Idem.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-07-1795 matriz, Camilo n. 16, f.l. Alf. João Alvares Antunes, n. da vila de S. João del Rei e D. Maria Caetana Ermelinda de Souza, n. da freg. de S. Tiago de Codal comarca da vila da Feira Bispado que foi de Coimbra e hoje do Aveiro e de presente moradores nesta dita vila de S. Jose; np Sarg. Mor Bras Alvares Antunes, n. da freg. de Santa Maria da vila Nova de Muia termo da Barca Arc. de Braga e de D. Luciana Clara de Santa Rosa, n. da dita vila de S. João del Rei; nm do Dr. Domingos Jose de Souza e D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus, naturais da dita freguesia de S. Tiago do Codal; padr.: Cap. Manoel Jose Soares Pinheiro, solteiro irmão da avó materna acima dita, e D. Ana Felizarda de Souza Soares, tia materna do dito batizado, solteira moradora nesta dita vila.

- Luiza, batizada aos 06-09-1808, gemea de 2-11. Idem.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-07-1795 matriz, Camilo n. 16, f.l. Alf. João Alvares Antunes, n. da vila de S. João del Rei e D. Maria Caetana Ermelinda de Souza, n. da freg. de S. Tiago de Codal comarca da vila da Feira Bispado que foi de Coimbra e hoje do Aveiro e de presente moradores nesta dita vila de S. Jose; np Sarg. Mor Bras Alvares Antunes, n. da freg. de Santa Maria da vila Nova de Muia termo da Barca Arc. de Braga e de D. Luciana Clara de Santa Rosa, n. da dita vila de S. João del Rei; nm do Dr. Domingos Jose de Souza e D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus, naturais da dita freguesia de S. Tiago do Codal; padr.: Cap. Manoel Jose Soares Pinheiro, solteiro irmão da avó materna acima dita, e D. Ana Felizarda de Souza Soares, tia materna do dito batizado, solteira moradora nesta dita vila.

 

2-1 João, nascido aos 06 e batizado aos 12-08-1789 , padrinhos os avós maternos.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 12-08-1789 matriz, João n. aos 06, f.l. Alf. João Alvares Antunes, n. da vila de S. João del Rei e D. Maria Caetana Hermelinda de Souza n. desta freguesia de Santo Antonio, npaterno do Sargento Mor Bras Alvares Antunes n. da freg. Santa Maria da Vila Nova de Muia termo da Barca Arc. de Braga e D, Luciana Clara de Santa Rosa n. freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, nmaterna do Dr. Domingos Jose de Souza e s/m D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus ambos nts da freg. de Santiago de Codal comarca da vila da Feira Bispado que foi de Coimbra e hoje de Aveiro. Declaro que suposto acima se diz que a mãe do dito batizado D. Maria Caetana Hermelinda de Souza é natural desta freguesia de Santo Antonio da vila de São Jose, foi equivoção que houve, na verdade a dita D. Maria é natural da freg. de S. Tiago do Codal comarca da vila da Feira bispado que foi de Coimbra e hoje de Aveiro. Padrinhos os sobreditos avos maternos.

2-2 Sancha Úrsula Alves de Souza, nascida aos 21-10 e batizada aos 28-11-1790, sendo seus padrinhos João Pinto de Souza, solteiro, morador em Vila Rica do Ouro Preto, e D. Sanxa Maria da Motta, viúva, moradora na Paragem da Camundonga, aplicação da Matriz de Santo Antonio da Vila de São José. Em 01-06-1808 casou com o Tenente João Lourenço Ribeiro de Brito, filho de Lourenço Ribeiro de Brito e Quitéria Correa de Almeida. Geração na família “Ribeiro de Brito”.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos aos 28-11-1790 matriz, Sancha n. aos 21-10, f.l. Alf. João Alvares Antunes n. da vila de S. João del Rei e D. Maria Caetana Ermelinda de Souza n. freg. S. Tiago do Codal da vila da Ferira Bispado que foi de Coimbra e hoje do Aveiro e de presente moradores nesta dita vila de S. Jose, np Sarg. Mor Bras Alvares Antunes n. da freg. de Santa Maria da Vila Nova de Muia termo de Barcelos Arc. Braga e D. Luciana Clara de Santa Rosa n. da dita vila de São João del Rei, nm Dr. Domingos Jose de Souza e s/m D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus nts da freg. de São Tiago do Codal; padr.: Cap. João Pinto de Souza, solteiro morador em vila Rica do Ouro Preto, e D. Sancha Maria da Motta, viuva moradora na paragem a Candonga da aplicação desta matriz de Santo Antonio.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 01-06-1808 matriz, Tenente João Lourenço Ribeiro de Brito, n. desta freguesia, f.l. de Lourenço Ribeiro de Brito e D. Quiteria Correa de Almeida, não deram os nomes dos avós; = cc. Dona Sanxa Ursula Alves de Souza, f.l. do Ten. João Alves Antunes e D. Maria Caetana Hermelinda Soisa, n. da vila de S. Jose, nmaterna do Dr. Domingos Jose Soiza desta vila e viúvo.

2-3 Maria Saturnina Alves Antunes, nascida aos 30-11 e batizada aos 11-12-1791, sendo seus padrinhos Alferes Antonio Pedroso de Carvalho Galvão, solteiro e Gertrude Querubina de Souza Soares, tia materna da batizada, mulher do Professor (de latim) João Varella da Fonseca e Cunha. Aos 29-01-1809 casou com Luís José de Moraes Dantas e Gouvea, natural de S. João del Rei, filho do Ten. Cel. José Joaquim da Costa Gouvea e D. Ana Rosa Felicia de Vallois. (SL. 7, 6, 5-1).

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 29-01-1809 matriz; Luiz Jose de Moraes Dantas e Gouveia, f.l. Ten.Cel. Jose Joaquim da Costa Gouveia e D. Ana Rosa Felicia de Vallois, n/b freg. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei; cc D. Maria Saturnina Alves de Souza, f.l. João Alves Antunes e D. Maria Caetana Hermelinda de Souza, n/b matriz S. Jose; test.: Cap. Antonio Jose Moreira e o Advogado João Varella da Fonseca e Cunha, casados.

          Em 1840 eram moradores na Campanha de Toledo do Termo da Vila de Pouso Alegre.

Luís José e Maria Saturnina tiveram, q.d.:

2-3-1 Ana, batizada em S. João del Rei aos 18-08-1811.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 18-08-1811 Ana, f.l. Luiz Jose de Moraes Dantas Gouvea e Maria Saturnina Alves de Souza, padr.: Cap. Joaquim Jose Fulgencio Carlos de Castro e s/m D. Ana Teresa de Jesus Villas Boas

 

2-4 Domingos Alves de Souza, nascido aos 25-03 e batizado aos 01-04-1793, sendo seus padrinhos Tenente Manoel Jorge Ribeiro, e a avó paterna.

2-5 Ana Mafalda Alves de Souza, nascida aos 17 e batizada aos 27-09-1796, sendo seus padrinhos Capitão Manoel Lobo de Castro, solteiro, e D. Clara Francisca de Jesus, filha do Capitão Matheus José de Faria. Foi madrinha dos irmãos Cândido e Belizário

          Em Fevereiro de 1816 casou com Manoel Felix de Faria Lobato, filho do Alf. Felix de Faria Lobato e Joana Teresa Alves de Magalhães, família “Caetano Alves de Magalhães e Araújo”.

          Tiveram, q.d., a filha:

2-5-1 Maria José de Faria, em Campo Belo-MG aos 30-04-1859, casou-se com Silvério Vaz Tosta, filho de Manoel Vaz Tosta e Mariana Cândida de Castro.

(B7) Matriz da Nova Freguesia do Bom Jesus do Campo Belo-MG (e capelas filiadas), aos 30-04-1859 na fazenda do Alferes Jose Rodrigues Neves. Silverio Vas Tosta, f.l. de Manoel Vas Tosta e D. Marianna Candida de Castro = Maria Jose de Faria, f.l. do Tenente Manoel Feles de Faria Loubato e Anna Mafalda.

 

2-6 Carlos José Alves Antunes, nascido aos 21 e batizado aos 26-11-1797, sendo seus padrinhos o Coronel Carlos José da Silva e D. Tereza de Jesus Lopes, mulher do Tenente Coronel José Franco de Carvalho. Em 1834 era morador em Ouro Preto.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-11-1797 matriz, Carlos n. aos 21, f.l. Alf. João Alvares Antunes e D. Maria Caetana Hermelinda de Souza, np SArg. Mor Bras Alvares Antunes e D. Luiza Clara de Santa Rosa, nm Dr. Domingos Jose de Souza e D. Gertrudes Caetana Soares de Jesus, padr.: Cel. Carlos Jose da Silva e D. Teresa de Jesus Lopes mulher do Ten. Cel. Jose Franco de Carvalho, estes todos desta freguesia e o padrinho de Vila Rica.

2-7 Gertrudes, nascida aos 17-02 e batizada aos 01-04-1799. Padrinhos: Reverendo Antonio José de Faria, da Freguesia de S. João del Rei e D. Bernarda Maria de Menezes, mulher de Pedro Gonçalves Montes, desta.

2-8 Delfina Pocidonia (ou Porcina) Hermelinda Alves (ou de Souza), nascida aos 15 e batizada aos 23-11-1800, sendo seus padrinhos Tenente Inácio Mauricio de Souza e Delfina Pocidônia de Souza, tia materna da batizada . Solteira em 1833 e em 1835 era moradora em São José.

2-9 Francisco de Assis Alves, nascido aos 25-12-1801 e batizado aos 13-01-1802, sendo seus padrinhos o Reverendo Francisco Dias de Oliveira e Ana Barbosa Jesuína de Mello, mulher de Tenente Francisco Antonio de Paula Nogueira da Gama. Solteiro em 1833.

2-10  José, nascido aos 14 e batizado aos 25-10-1803, sendo seus padrinhos o Capitão Manoel Gomes de Almeida Coelho e D. Joaquina Gonçalves Meirelles, mulher do Cap Antonio José Moreira. Solteiro em 1833

2-11 Micaela Jesuína da Anunciação, nascida aos 25-08 e batizada aos 06-09-1808, sendo seus padrinhos o Tenente João Lourenço e sua mulher D. Sanxa, irmã da batizada. Em 1833 estava casada com José Marcelino Pereira quando passam uma procuração na Vila de São João del Rei.

Batismo – Matriz de Santo Antonio da Vila de São José

06-09-1808, nascida aos 25-08- Micaela, gêmea, fl do tenente João Alves Antunes e Maria Hermelinda Caetana  de Souza Soares. Padrinhos: Tem João Lourenço e sua mulher D. Sanxa, irmã da batizada, moradores no Cajuru.

 

          Alferes José Marcelino, filho de pais incognitos, foi criado por Maria Pereira de Souza, crioula forra. Faleceu com testamento em 24-04-1877 casado segunda vez com Mariana Cândida de Jesus (família “João Gonçalves de Mello”). Sem geração de ambos os matrimônios (inventário neste site).

 

João e Sancha tiveram:

2-12 Antonio Carlos Alves Antunes, nascido aos 05 e batizado aos 20-05-1812, sendo seus padrinhos Capitão Mor Manoel da Costa Maia e D. Sancha Maria da Mota, viúva. Solteiro em 1833.

2-13 Cândido, nascido aos 04-12-1813 e batizado aos 18-01-1814, sendo seus padrinhos seu tio materno Furriel pago Antonio Vidal de Santana, e Ana Mafalda Álvares de Souza, irmã do batizando. Solteiro em 1833.

2-14 Aurea (?) ou Anna (?), de idade de dezoito anos, pouco mais ou menos, solteira.

Batismo – Matriz de Santo Antonio da Vila de São José

12-06-1815, nascida aos 08-05- Aurea (sic), fl do Tenente João Alves Antunes e D. Sancha Maria Felizarda. Padrinhos: Reverendo José Gonçalves Possa e D. Hipólita Jacinta Teixeira de Mello, ambos de Prados, p.p. apresentada por D. Maria Antonia da Conceição, mulher do Alferes Gualter José da Fonseca, desta.

2-15 Belisário Camilo, nascido aos 12-06 e batizado aos 07-07-1816, sendo seus padrinhos o Alferes Antonio Francisco Teixeira Coelho e Ana Mafalda Alves de Souza , irmã paterna do batizando. Solteiro em 1833.

2-16 Belisária, gemea do anterior, foram seus padrinhos o Alferes Gualter José da Fonseca e sua mulher Maria Antonia da Conceição, tia materna da batizanda. Solteira em 1833.

2-17 Maria, nascida aos 20-05 e batizada aos 21-06-1818, foram seus padrinhos Reverendo Inácio Correa Pamplona e D. Rosalia Inês dos Anjos, solteira, tia materna da batizanda . Também solteira em 1833.

Batismo – Matriz de Santo Antonio da Vila de São José

21-06-1818, nascida aos 20-05 Maria, fl do Tenente João Alves Antunes e D. Sancha Maria Felizarda. Padrinhos: Reverendo Inácio Correa Pamplona e D. Rosalia Inês dos Anjos, solteira, tia materna da batizada, o padrinho de Prados, os mais desta.

 

3- Francisca Romana de São Joaquim, batizada aos 21-03-1765, tendo por padrinhos o padre batizante e madrinha Ana Claudia de São Bernardo, tia da batizanda.

Na Matriz do Pilar em S. João del Rei, aos 07-01-1789, casou-se com o Alferes Manoel Ferreira Neves, natural da Freguesia de Santo Antonio da Casa Branca, filho do Capitão Antonio Ferreira Neves e Maria Josefa de Jesus, neto paterno de Francisco das Neves e de Maria Ferreira, neto materno do Cap. Luiz de Figueiredo Leitão de Antonia Maria Caetana - família “Figueiredo Neves” neste site.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 07-01-1789 Matriz - 6h da manham, Alferes Manoel Ferreira Neves, f do capitão Antonio Ferreira Neves e Maria Josefa de Jesus, n e bat na Freguesia de Santo Antonio da Casa Branca; c.c. Francisca Romana de São Joaquim, desta, f do Sargento Braz Alves Antunes e Donna Luciana Clara de Santa Roza. Test: Capitão José de Souza Gonçalves e Capitão Thomas Carlos de Souza

 

Alferes Manoel já era falecido em 1833 quando Francisca foi inventariante do irmão Padre Joaquim. Três de seus filhos foram legatários do tio paterno Capitão Thomás de Aquino Figueiredo Neves. Em testamento ditado em 1830, o Capitão Thomas declarou sua filiação (filho do Capitão Antonio Ferreira Neves e Maria Josefa de Jesus, já falecidos em 10-02-1830) seu casamento com Manoela Justina Rosa de Proença, sem geração, e deixou legados para vários sobrinhos, entre eles: “Deixo a cada um de meus sobrinhos Antonio Celestino, Inácio e Carlos cem mil réis“ (testamento e inventário neste site).

 

3-1 Antonio Celestino de Figueiredo Neves, batizado em 08-12-1792 em São João del Rei. Aos 16-05-1827 casou com Maria Nogueira da Conceição, exposta a Margarida Joaquina Guerra. Antonio faleceu em 1869 com inventário (neste site) aberto aos 20-01-1870.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 08-12-1789 Antonio, f.l. Alf. Manoel Ferreira Neves, da freguesia de Santo Antonio de Casa Branca e D. Francisca Romana de S. Joaquim, desta freguesia, np Cap. Antonio Ferreira Neves e Maria Josefa de Jesus, nm Sargento Mor Brás Alves Antunes, de Vila Nova de Maia Arc. Braga e D. Luciana Clara de Santa Rosa, desta freguesia; padr.: Cap. Antonio Ferreira Neves e D. Luciana Clara de Santa Rosa, viuva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 16-05-1827 Antonio Celestino de Figueiredo, f.l. Alf. Manoel Ferreira Neves e Francisca Romana de S. Joaquim = cc Maria Nogueira da Conceição, exposta a Margarida Joaquina Guerra, test.: Padre Manoel Joaquim de Castro Vianna e Batista Caetano de Almeida.

Tiveram.

3-1-1 Antonio Celestino de Figueiredo Neves, solteiro, com quarenta e um anos, pouco mais ou menos.

3-1-2 Salvina Hermelinda de Oliveira, batizada em 17-05-1829. Solteira em 1870.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 17-05-1829, Salvina, f.l. Antonio Celestino de Figueiredo e D. Maria Joaquina Nogueira da Conceição, padr.: Batista Caetano de Almeida e s/m Mariana Alexandrina Teixeira de Almeida.

3-1-3 Rita Cristina de Oliveira, batizada em 24-10-1830. Em 1870 estava casada com Joaquim Pereira Godinho.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 24-10-1830 Rita, f.l. Antonio Celestino de Figueiredo e D. Maria Joaquina Nogueira da Conceição, padr.: Dr. Domingos Jose da Cunha e D. Rita Carolina Nascentes Gomes da freguesia de Barbacena.

3-1-4 Tibério de Figueiredo Neves, batizado em 21-07-1833. Casado que foi com Mariana Onofre de Almeida, falecido antes do inventariado, deixou filhos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 21-07-1833 Tiberio, f.l. Antonio Celestino de Figueiredo e D. Maria Joaquina Nogueira da Conceição, padr.: Jose Coelho e Raimundo Vicente

3-1-4-1 João, com idade de treze para quatorze anos. João Tibério de Figueiredo Neves, batizado aos 01-12-1855, aos 26-02-1876 casou com Maria Antonia Lopes do Nascimento, filha natural de Mecias Lopes do Nascimento (ou Ana Maria de Jesus).

Certifico que de um dos Livros de Assentos de Batizados desta Freguesia, a folhas 31 consta:

Ao primeiro dia do mês de Dezembro de mil oitocentos e cinquenta e cinco batizei solenemente e pus os santos óleos a João, inocente, pardo, filho natural de Mariana Onofre de Almeida, nascido há oito dias. Foi padrinho Manoel dos Passos Coimbra. Foi legitimado por filho de Tibério de Figueiredo Neves, pelo casamento subsequente do mesmo com a supra Mariana. É o que consta do Assento.

P Cônego Francisco Amâncio de Assis.

 

Diz João Tibério de Figueiredo Neves, filho legítimo de seu finado pai Tibério de Figueiredo Neves, que se achando na idade de 21 anos incompletos (...) se tem contratado para casar com Maria, filha de Mecias Lopes do Nascimento (...).

Certifico que de um dos Livros de Assentos de Casamentos desta Freguesia, a folhas 62 e verso consta:

Aos vinte e seis de Fevereiro de mil oitocentos e setenta e seis o Reverendo Herculano José da Assunção assistiu a se receberem em Matrimônio na Igreja Matriz os contraentes canonicamnete preparados, João Tibério de Figueiredo Neves, filho legítimo de Tibério de Figueiredo Neves, já falecido, e de Mariana Onofre de Almeida - e Maria Antonia Lopes do Nascimento, filha natural de Ana Maria de Jesus e conferiu-lhes as bênçãos intra-Missam. Foram testemunhas além de outras, Manoel dos Passos Coimbra e Irineu Batista Lopes.

O Cônego Francisco Amâncio de Assis.

 

3-1-4-2 Ana, com oito anos.

3-1-4-3 Maria, com seis anos

3-1-4-4 Olímpio, com quatro anos

 

3-1-5 João Zuquim de Figueiredo Neves, casado com Hermelinda Maria do Nascimento. Em 1870 eram moradores na cidade do Turvo, Minas e Comarca de Paraibuna

 

3-2 Manoel, batizado em Casa Branca-MG aos 26-03-1790.

Glaura, MG Igreja de Santo Antonio aos 26-03-1790 nesta igreja matriz bat a Manoel, f.l. do Alf. Manoel Ferreira Neves e D.Francisca Romana de S. Joaquim, npaterno do Cap. Antonio Ferreira Neves, natural da freguesia de Santa Eulalia de Fermentões, Arc. Braga e Maria Josefa de Jesus, natural desta mesma freguesia, nmaterno do Sargento Mor Bras Alves Antunes do Arcebispadode Braga e de D. Luciana Clara de Santa Rosa, natural da freguesia de Nossa Sra do Pilar de S. João del ei deste bispado. Foi madrinha D. Teresa Iria mulher do Tenente Manoel Teixeira Murta da freguesia da Caxoeira do Campo.

3-3 Ignácio Mauricio de Figueiredo Neves, com 41 anos em 1833, casado com Teresa Bernardina de Andrade (família “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 3º § 4º).

          Inácio teve seu inventário aberto aos 19-01-1846 (neste site). Teve os filhos:

3-3-1 Francisca Bernardina de Figueiredo, solteira de idade de dezessete anos.

3-3-2 Maria Ignacia de Figueiredo, solteira, de idade de quinze anos.

3-3-3 Gustavo de Figueiredo Neves, de idade de onze anos mais ou menos.

3-3-4 Bernardino de Figueiredo Neves, de idade de nove anos pouco mais ou menos.

3-3-5 Luís de Figueiredo Neves, de idade de sete anos pouco mais ou menos.

 

3-4 Carlos Casemiro de Figueiredo Neves, batizado em 18-09-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 18-09-1791 Carlos, f.l. Alf. Manoel Ferreira Neves e D, Francisca Romana de S. Joaquim, padr.: Antonio Tomas de Figueiredo, da freg. de Casa Branca por pp a Jose Antonio da Costa, e D. Maria Josefa de Jesus, tambem da freg. de Casa Branca por pp a Luciana Fidelis Casemira de S. Joaquim.

 

3-5 José, batizado em 17-06-1795.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 17-06-1795 Jose, f.l. Alf. Manoel Ferreira Neves e D. Francisca Romana de S. Joaquim, padr.: Jose Antonio da Costa e D. Luciana Bernarda de S. Jose.

 

3-6 Rita Dulcina (ou Delfina) de Santa Ana, batizada em 04-08-1799. Aos 05-02-1814 casou com o Alferes João Joaquim Pereira, filho do Sargento Mor João Pereira Duarte e Gertrudes Maria de Campos (família “João Pereira Duarte”).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 04-08-1799 Rita, f.l. Alf. Manoel Ferreira Neves e D. Francisca Romana de S. Joaquim, padr.: Cap. Luiz Cardoso Fontes, solteiro e D. Maria Jacinta dos Prazeres, solteira.

 

B7: Casamentos SJDRei, aos 05-02-1814 matriz, Alf. João Joaquim Pereira, f.l. Sargento Mor João Pereira Duarte e D. Gertrudes Maria de Campos; = cc. Dona Rita Dulcina de Santa Ana, f.l. Alf. Manoel Ferreira Neves e D. Francisca Romana de S. Joaquim, n/b nesta matriz.

 

4- Joaquim José Alves, padre, nascido aos 14 e batizado aos 24-02-1768, sendo seus padrinhos os avós maternos. Faleceu aos 06-08-1833 abintestado, sepultado na Igreja de São Francisco de São João del Rei. Foi sua inventariante a irmã Francisca, herdaram seus irmãos por si ou representados por filhos (inventário neste site). Foi proprietário de uma casa no Largo de São Francisco com fundos para a “praia” e de uma chácara nos subúrbios.

 

5- José (Joaquim) Alves Antunes, batizado aos 11-06-1769, sendo seus padrinhos Anastácio José de Souza e sua mulher Máxima Jesuína da Silveira. Aos 16-05-1812 casou com Emerenciana Bárbara* de Campos, filha do Sargento Mor João Pereira Duarte e Gertrudes Maria (ou Francisca) de Campos (família ”João Pereira Duarte”).

*Emerenciana é também nomeada como Emerenciana Barbosa de Campos.

B7: SJDRei, aos 16-05-1812 matriz, Jose Alves Antunes, f.l. Sargento Mor Bras Alves Antunes e D. Luciana Clara de Santa Rosa; = cc. D. Emerenciana Barboza de Campos, f.l. do Sargento Mor João Pereira Doarte e D. Gertrudes Maria de Campos. Nts/bts na matiz de S. João del Rei.

Em 1833 eram moradores no Turvo e passaram uma procuração na Fazenda das Safiras em Baependi, em casa de Manoel Tomás de Aquino.

Pais de, entre outros:

5-1 José Alves Antunes, aos 23-11-1852 no Amparo, Barra Mansa-RJ, casou com Maria da Glória Moreira de Mattos, aí batizada aos 02-04-1831 (padrinhos os tios paternos Capitão Antonio José de Mattos e Ângela Moreira de Mattos- pesquisa Terezinha de Jesus Nunes Souza), filha do Alferes Salvador José de Mattos, já falecido em 1856, e Ana Moreira de Mattos, neta paterna de Manuel Jose de Mattos e Ana da Costa Manso, neta materna de Antonio José de Mattos e Quitéria Moreira da Costa. Quitéria Moreira da Costa e Ana da Costa Manso eram filhas de João Moreira de Castilho e Ana da Costa Manso; família “Costa Manso – Portes del Rei” Cap. 1º.

          José faleceu em S. Joaquim aos 08-01-1890 e Maria da Glória no Amparo aos 06-03-1897, com geração.

Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1 Fls. 38 - Jozé com Maria.

Aos 23 novembro 1852 em oratório de D. Anna Moreira de Mattos, com provisão do vigário da Vara, ao meio dia.

Joze Alves Antunes com Maria da Gloria de Matos.

Ele f.l. de Joze Antunes e de Emerenciana Barbosa de Campos e ela f. l. de Salvdor Jose de Mattos e d. Anna Moreira de Mattos.

Testemunhas: Joze Carlos de Almeida e Francisco da Silva Nogueira.

 

Registro de Terras: N.Sra. do Amparo, Barra Mansa- RJ lv. 7 fls. 13, 15- Jose Alves Antunes, por herança de seu finado sogro Salvador Jose de Mattos, sitas no lugar  Sertão, confronta com: Francisco Rodrigues de Farias, Jose Carlos de Almeida, Ignacio Francisco da Silva, Manoel Ribeiro de Carvalho, Antonio Moreira de Mattos. 16 fev 1856.

 

Registro de Terras: S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 69, 85- no lugar Costão, por herança de meu finado sogro Salvador Jose de Mattos, e limitam com: Candido Jose Alves, Ignacio Francisco da Silva, 25 fev 1856 Jose Alves Antunes.

 

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ Fls. 52 nº 5 aos 10 janeiro 1890 declarante Gustavo Marques Ribeiro de Mattos - genro-

Faleceu aos 08 do corrente de pneumonia, as 08 horas da noite em sua casa neste distrito, seu sogro JOSE ALVES ANTUNES, lavrador, 85 anos natural de Minas Gerais, residente neste distrito. Filho de Jose Alves Antunes e Emerenciana Barboza de Campos, naturais de Minas Gerais onde residiam e faleceram.

Casado com Maria da Gloria Mattos Alves deixa os filhos: Salvador Alves de Mattos, 39, Jose Alves Antunes Jr. 37, Olympia Alves de Mattos 35, Adolpho Alves de Mattos 33, Anna Alves Pimenta 30, Alberto de Mattos Alves 29, Emerenciana Alves Pimenta 27.

Não fez testamento, sepultado no cemiterio da capela de Sant'Anna neste distrito no dia 09 do corrente.

 

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 67v. nº 12 aos 06 março de 1897 declarante Francisco Antonio da Silveira, como vizinho.

Faleceu hoje as 08 horas, de paralisia cronica, a lavradora Maria da Gloria Alves de Mattos, branca, 65 anos, natural deste estado e residente neste distrito. Filiação ignorada. Viúva de Jose Alves Antunes deixa os filhos: Salvador, Jose, Olympia, Adolpho, Anna, Alberto e Emerenciana, todos de maioridade. Sem testamento. Cemitério de Santa Anna neste distrito.

5-2 Senhorinha Cândida de São José, em Andrelândia aos 28-11-1835, casou-se com Joaquim Antonio do Patrocínio, viúvo de Ana Sofia.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 25  A vinte oito de 9br.o 1835 nesta Matris do Turvo as quatro horas da tarde o P.e Antonio Ferreira, precedidas as formalidades legaes, recebeo em Matrimonio p.r palavras de prezente e abençoou os Contrahentes Joaq.m Antonio do Patrocinio, e Senhorinha Candida de S. Joze, filha legitima de J.e Alves Antunes, e aquele Viuvo de Anna Sofia, todos moradores, que forão da Freg.a de S. João d'El Rey, em prez.ca das Test.as M.el Thomás d'Aquino e Antonio Belfort d'Arantes, de q~ p.a constar fis este assento.

Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

Vig. Encõmd.o

5-3 Cândido José Alves, casado com Venância Cândida Nogueira, filha de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus casados na Capela do Turvo aos 10-06-1809, neta paterna de João Francisco da Silva e Maria Custódia Nogueira, neta materna de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus (família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 10 junho 1809 cap. do Turvo - João da Silva Nogueira, f.l. de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira, n. e b. freg. de Baependi; c/ Delphina Maria de Jesus, f.l. de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus, n. e b. nesta freguesia.

          Em 1831 eram moradores no Turvo.

censo do Turvo 5-12-1831, 13º Quarteirão,  27

Candido Jose Alz, branco, 25, casado

Venancia Nogueira, branco, 20, casado

          Entre seus filhos:

5-3-1 Francisco Cândido Alves, No Amparo aos 24-04-1854 casou com Maria das Dores Nogueira (ou de Mattos), filha de Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira, neta paterna de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva, neta materna de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus (avós citados no batismo de Galdino, irmão de Maria das Dores, pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Souza)

Igreja Nossa Senhora do Amparo, cas. de 1844-1880, lv. 1; 24-04-1854, no Oratório preparado em casa de Jose Carlos de Almeida. Test: Jose Carlos de Almeida e Francisco da Silva Nogueira. Francisco Candido Alves fl Candido Jose Alves e D Venancia Cândida Nogueira nat e bat na Freg do Turvo, Bispado de Minas com Maria das Dores Nogueira fl de Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira nat e bat nesta Freg. Os contraentes foram dispensados do impedimento de segundo grao de consanguinidade na linha colateral igual.

5-3-2 Cândida, batizada em Barra Mansa aos 08-02-1845

Igreja de S. Sebastião, lv. 1, F 252, 08/02/1845, Candida nascida a mes e meio mais e meio, filha de Candido Jose Alves e Venancia Candida Nogueira. Neta paterna de Jose Alves Antunes falecido e Emerenciana Barbara de de Campos e neta materna de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus, ambos falecidos. Padrinhos Jose Carlos de Almeida e Dona Angela Maria de Mattos. (pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Souza)

5-3-3 Joaquim Cândido Alves, no Amparo aos 20-06-1872 casou com Maria Madalena de Jesus, filha de João Mathias da Silva e Francisca Rosa de Jesus.

Igreja N. Sra. do Amparo, 20/06/1872, pelas 5 h da tarde, Test: Ignácio Caetano de Carvalho e Antonio do Espírito Santo. Joaquim Candido Alves fl de Candido Jose Alves e Venancia Cândida Nogueira nas, bat na Freguesia de São Joaquim e morador na Freguesia de Passa Vinte Bispado de Minas com Maria Magdalena de Jesus fl de João Mathias da Silva e Francisca Rosa de Jesus nas. nesta Freguesia e batiz. na Freg de N S do Rosário dos Quatis e morador nesta. (pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Souza)

5-3-4 Antonio, batizado no Amparo aos 22-10-1848

Igreja N. Sra. do Amparo, lv.3,  bat. 1848 a 1855. Fl 33v, 22/10/1848, Antonio fl Candido Jose (A______) e Venancia Candida Nogueira. Padr: Jose Leite de Aquino e Maria Rosa Nogueira. (pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Souza)

5-4 Francisco de Paula Alves, em Andrelândia aos 13-01-1839, casou-se com Leopoldina Laureana de Andrade, filha de Beraldo Jose Chaves e Laureana Esmeria de Andrade, neta materna de Francisco Pires de Andrade e Luzia Ignácia Ribeiro - família “Bento Ribeiro Salgado” § 12º.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 42  A treze de Janeiro de 1839 nesta Matris do Turvo as sinco horas da tarde, e em prezença das Testemunhas Bento Joze d'Andrade, e Joaquim Antonio do Patrocinio o Padre Antonio Ferreira d'Arantes de licença recebeo em Matrimonio os Contrahentes Francisco de Paula Alves, filho legitimo de Joze Alves Antunes, e Emerenciana Barbaro, natural da Cidade de S. João d'El Rey, e Leopoldina Lauriana d'Andrade filha legitima de Beraldo Joze Chaves, e Lauriana Ismeria d'Andrade, e lhes deo as bençãos nupciais, de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

5-5 Rita de Cássia, em Andrelândia aos 16-01-1836, casou-se com José Ricardo de Gouvêa, filho de Antonio de Padua Pereira.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 25 A deseseis de Janr.o 1836 nesta Matris do Turvo as quatro horas da tarde o P.e An.to Ferr.a recebeo em Matr.o, e abençoou os Contrahentes Joze Ricardo de Gouvea f.o leg.o d'An.to de Padua Pr.a da Freg.a de Baependi, e Rita de Cacia d'Acéna f.a leg.a de Joze Alves Antunes, desta Freg.a, em prez.ca das Test.as João Gualberto de Carv.o, e João Joaq.m Pr.a da Freg.a de S. João de q~ p.a constar fis este assento.

Fran.co J.e de Sz.a Mtr.o

Vig. Encõmd.o

5-6 João Alves da Paixão, natural de São João del Rei, casou no Amparo-RJ com Francisca Cândida de Almeida (ou Nogueira), natural do Turvo, filha de João da Silva Nogueira e Delfina Maria (ou Cândida) de Jesus casados na Capela do Turvo em 10-06-1809, neta paterna de João Francisco da Silva e Maria Custódia Nogueira, neta materna de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus (família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 10 junho 1809 cap. do Turvo - João da Silva Nogueira, f.l. de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira, n. e b. freg. de Baependi; c/ Delphina Maria de Jesus, f.l. de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus, n. e b. nesta freguesia..

 

          Francisa faleceu no Amparo-RJ aos 20-04-1872.

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 5, Fl 15, 20/04/1872, Francisca Candida Nogueira, 48 anos, cc João Alves da Paixão. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

          João e Francisca tiveram, q.d., os filhos:

5-6-1 Elidia, nascida em 14-02-1845 e batizada aos 09-03 do mesmo ano.

Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, Folha 45 - 09/03/1845 -Elídia, nascida em 14/02/1845, filha de João Alves da Paixão, batizado em São João Del Rei, e de Francisca Nogueira, batizada no Turvo e casados no Amparo, NP de José Alves e Emerencianna; NM de João da Silva Nogueira e Delfina Candida. Padrinhos: Joaquim Antonio de Mattos e Maria da Conceição Nogueira (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza).

5-6-2 Emerenciana, batizada no Amparo-RJ aos 11-08-1846

Igreja N.Sra. do Amparo, lv. 2, F 11, 01/08/1846, Emerencianna, filha legitima de João Alves da Paixão e Francisca Cândida Nogueira. Padrinhos:  João Chrisostomo de Vargas e Anna Esmeria Nogueira. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

5-6-3 João, batizado em 21-11-1847

Igreja N.Sra. do Amparo, lv. 2,  Fl 21v, 21/11/1847, João. Filho legitimo de João Alves da Paixão e Francisca Cândida Nogueira. Padrinhos: Jose Carlos de Almeida e Justina Cândida. (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

5-6-4 Modesto, batizado em São Joaquim aos 02-10-1853.

Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, Folha 121 - 02/10/1853 - Modesto, filho de João Alves da Pachão e Dona Francisca Candida de Almeida. NP José Alves Antunes e  Emerencianna Barbara de Campos; NM João da Silva Nogueira e Delfina de Tal. Padrinhos: Jose Alves Antunes e Maria das Dores de Mattos  (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

5-6-5 Basilio Alves Nogueira casou, aos 24-07-1875 em S. Joaquim, com Delfina Leite Nogueira, filha de Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacinta de Almeida Leite (famílias “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 3º e “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º).

Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, Folha 22v - 24/07/1875

Basilio Alves Nogueira, filho de João Alves da Paixão cc Francisca Candida Nogueira, e Delfina Leite Nogueira, filha de Joaquim da Silva Nogueira cc Maria Jacintha Leite Nogueira

Testemunhas: Ignacio Francisco da Silva e José Carlos de Almeida

5-7 Maria Carlota Alves aos 11-01-1845 casou com Francisco Antonio Justo, com 25 anos, filho de Antonio Rodrigues d'Oliveira Justo e Maria Angelica da Silva

Andrelandia, MG aos 11-01-1845 nesta matriz Francisco Antonio Justo, branco de 25 anos, f.l. Antonio Rodrigues d'Oliveira Justo e Maria Angelica da Silva = cc Maria Carlota, n. de S. João del Rei de 20 anos, f.l. Jose Alves, já falecido e Emerenciana Barbara de Campos. Test.: Joaquim Antonio Justo e Joaquim Antonio do Patrocinio.

6- Luciana Bernarda de São José, batizada aos 23-12-1770 na matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, sendo seus padrinhos Dr Bernardo da Silva Ferrão e Antonia Clara Casemira de Seixas.

          Aos 27-04-1802, casou com o Alferes João das Neves Alves Ferreira, viúvo de Brizida Teresa da Silva Rios (família “Maria de Siqueira Paes” § 2º, neste site).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 27-04-1802 matriz, Alferes João das Neves Alvares Ferreira, viuvo de Brizida Thereza da Silva Rios; = cc. D. Luciana Bernarda, f.l. do Sargento Mor Brás Alvares Antunes e D. Luciana Clara de Santa Barbara(sic). Nts/bts nesta freguesia.

 

Foram moradores no Engenho de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno do qual eram proprietários de uma sétima parte. Nesse lugar, aos 21-08-1816 se deu início ao inventário dos bens de João, falecido em 21 de julho do mesmo ano.

 

Luciana redigiu seu testamento aos 26-10-1846, aberto aos 24-05-1847, deixando a metade dos mesmos bens arrolados no inventário do marido, entre eles, metade da sétima parte nas Fazendas Santo Antonio do Rio das Mortes, Ribeirão de Santo Antonio, Bananal da Lagoa Verde, e terras minerais nos morros da Lagoa Verde, em sociedade com os herdeiros de Gonçalo Correa Neto.

 

Segundo seus inventários (neste site), João e Luciana Bernarda tiveram três filhas:

6-1 Constância Cândida de Jesus, batizada em 18-11-1804.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 18-11-1804 Constancia, f.l. Alf. João das Neves Alves Ferreira e D. Luciana Bernarda de S. Jose, padr.: Cap. Francisco Carvalho Duarte e Maria Jacinta dos Prazeres, solteiros.

 

6-2 Maxima Delguita de São Bernardo, batizada em 26-06-1808. Em 1839 estava casada com José Justino da Silva Rios. Geração na família “Lobo da Silva Rios”

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Sto Antonio do Rio das Mortes aos 26-06-1808 Maxima, f.l. João das Neves Alves Ferreira e D. Luciana Bernarda de S. Jose, padr.: Padre João Ferreira Leite e D. Mariana Bernarda do Sacramento.

Entre seus filhos:

6-2-1 João das Neves, herdeiro da terça da avó materna

6-2-2- Ana,legatária da avó materna “um caixilho com trancelim de ouro”.

 

6-3 Floriana Balbina das Neves, sete anos em 1816. Casou duas vezes. Primeiro aos 27-11-1826 com José Inácio da Silva Souto Maior de quem foi a segunda mulher, falecido aos 16-04-1838, com inventário aberto na fazenda da Lagoa Verde em S. Antonio do Rio das Mortes Pequeno.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 27-11-1826 Cap. S. Caetano, Alf. Jose Ignacio da Silva, viuvo de D. Maria Victoria de Jesus; = cc. D. Floriana Balbina das Neves, f.l. Alf. João das Neves Alves Ferreira e D. Luciana Bernarda de S. Jose

 

          José Inácio era natural de Sabará, filho do Capitão Inácio da Silva Souto Maior e Josefa Senhorinha da Costa. Casou primeira vez 10-10-1809 com Maria Vitória Ferreira de Jesus, filha de Antonio Lobo da Silva Rios e Vitória Maria Ferreira (família “Lobo da Silva Rios”).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 10-10-1809 matriz, Jose Ignacio da Silva, f. natural do Capitão Ignacio da Silva Souto Maior e Josefa Senhorinha da Costa, n/b na freg. Santa Luzia de Sabara; = cc. Maria Victoria Thereza de Jesus, f.l. Antonio Lobo da Silva Rios e Victoria Maria Ferreira de Jesus, n/b nesta freguesia.

          Maria Vitória faleceu na Fazenda da Lagoa Verde, da qual eram co-proprietários, aos 20-02-1821. Entre seus bens, Maria Vitória deixou metade das terras e águas minerais do Pasto das Eguas, havidas por herança de seu irmão Antonio Lobo e terras e águas minerais havidas por herança do Capitão Vicente Ferreira da Silva (inventário neste site).

 

          Viúvo, José Inácio teve três filhos naturais que reconheceu em testamento, havidos de sua escrava Thereza, crioula. Faleceu aos 16-04-1838, com testamento escrito a rogo quatro dias antes por Silvestre Correa de Carvalho. Segundo seu inventário, neste site, Alferes José Inácio teve oito filhos antes de se casar com Floriana Balbina:

Com Maria Vitória, cinco filhos legítimos melhor descritos na família “Lobo da Silva Rios”.

- Carlota Jesuína da Silva.

- José Inácio da Silva

- Francisco José da Silva Souto

- Mariana Coralina da Silva

- Antonio Carlos da Silva.

 

Com Tereza, três filhos naturais (idades em 1838):

- Paulina, 16 anos, solteira. Paulina Inácia da Silva em 13-01-1844 casou com Manoel Justino do Nascimento, filho natural de Justina Caetana de Souza.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Santo Antonio do Rio das Mortes aos 13-01-1844 Manoel Justino do Nascimento, pardo, da Conceição da Barra, f. natural Justina Caetana de Souza = cc Paulina Inacia da Silva, de Santo Antonio do Rio das Mortes, filha do falecido Alf. José Inacio da Silva. Test.: Francisco da Rocha Romeiro e Jose Iancio da Silva.

- Delfina Inácia da Silva, 15 anos.  Aos 18-04-1839 casou com Francisco José das Chagas, filho de José Nunes Alves e Maria Magdalena - família “Cunha Viegas”.

- Francisca Inácia da Silva, 12 anos. Aos 30-09-1840 casou com José Lopes da Silva, filho de Anacleto Lopes Pereira e Maria Theodora da Silva, pais tambe, de Gonçalo Lopes Pereira casado com Fortunata Manoela do Espírito Santo - família “Cunha Viegas”.

 

          Pouco depois da morte de seu primeiro marido, Floriana iniciou um longo relacionamento com Francisco Pereira da Malta Lodares, nascido aos 02-05-1805, filho de José Pereira Gomes e Rosa Joaquina Ribeira (casados aos 27-07-1789), todos naturais da Freguesia de Santa Marinha de Lodares, Concelho de Lousada, Comarca de Penafiel-PT, neto paterno de Alexandre José Pereira e Maria de Faria, neto materno de Antonio Ribeiro e Custódia Maria. Por Alexandre, bisneto de João Gomes e Maria Freire, por Maria de Faria bisneto de Domingos de Faria e Catarina de Souza. Por Antonio, bisneto de Maria Francisca e por Custódia, bisneto de Manoel Ribeiro e Ana Teixeira.

          Aos 04-11-1851 Francisco estava mortalmente enfermo. O vigário de S João Del Rei foi chamado às pressas, porque ele queria se casar com D. Floriana e legitimar os filhos de ambos. Cercado dos cuidados necessários, o vigário celebrou o casamento em frente às testemunhas e no mesmo dia escreveu o assento no livro paroquial. Passados alguns dias, Francisco já falecido e sepultado, o termo foi refeito, explicando em detalhes como e porque foi possível ter certeza que o enfermo queria mesmo se casar, já que estava impossibilitado de falar e mal movia uma mão. Este termo ocupou uma e meia página e vai abaixo resumido:

Paróquia de São João Del Rei em casa do contraente, 11:30 da manham - Aos 04-11-1851, Francisco Pereira da Malta Lodares = D. Florianna Balbina das Neves, viúva de José Inácio da Silva Souto. – O contraente estava mortalmente enfermo sem poder falar, mas em seu perfeito juízo conforme atestado por muitas testemunhas presentes, queria casar com a mãe natural de seus 3 filhos. Mostrou querer se casar com D. Floriana por gestos de carinho com a própria (por exemplo, perguntado se queria casar com ela segurou a sua mão junto ao peito e depois levou aos lábios etc). Com ela estavam os 3 filhos que foram beijados pelo pai: Joaquim de 11 anos, Venâncio de 10 e Francisca de 5. Foram testemunhas: Domingos José da Cunha, José Martinho das Neves, Modesto Antonio de Paiva e outros.

 

          Francisco faleceu poucas horas depois e teve seu inventário aberto aos 07-01-1853. A viúva renunciou à herança. Francisco deixou testamento datado de 07-04-1839, quando ainda era solteiro, nomeando por herdeiros da terça os irmãos que viviam em Portugal e a seu sobrinho Antonio Joaquim Pereira da Malta, assistente em São João Del Rei que era o caixeiro do tio. Geração dos dois matrimônios de Antonio Joaquim nas famílias “Maria Teixeira de Carvalho, Miranda Ramalho - Gonçalves da Costa § 4º” e “Origens dos Carneiros e Costa Rios”.

          Em seu testamento Francisco reconheceu dois filhos naturais que se apresentaram no inventário (neste site):

- Maria Pereira da Malta Lodares, filha de Antonia, nascida aos 28-05-1828 e batizada na Freguesia de Santo Idelfonso-PT. Em 1853 era solteira e vivia na cidade do Porto

- Carlos Pereira da Malta Lodares, nascido em 30-03-1836, criado em São João Del Rei na casa de Emerenciana de Tal já falecida em 1839. Em 1853 Carlos morava na cidade do Rio de Janeiro.

 

          Floriana Balbina faleceu aos 18-07-1872, com inventário aberto no mesmo ano (neste site).

 

          Filhos de Floriana e seu primeiro marido José Inácio da Silva Souto Maior:

6-3-1 Maria Inacia da Silva Soares, batizada em 01-12-1830. Aos 26-07-1851 casou com Antonio Soares da Silva Moreira, natural da freguesia de Silvares Arcebispado de Braga, filho de José Soares Moreira e Dona Mathildes Rosa Pereira. Antonio já era falecido em Setembro de 1872.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 01-12-1830 Maria, f.l. Alf. Jose Inacio da Silva e Floriana Balbina das Neves, padr.: Com. Francisco de Paula Magalhães, solteiro e D. Francisca de Paula Magalhães, casada.

6-3-2 Domiciano Inácio da Silva, nasceu aos 01-12-1831 e foi batizado aos 30 do mesmo mês. Casou com Izabel Soares Ferreira da Silva, em 1872 eram moradores na Cidade de Valença, RJ

6-3-3 Emilia Balbina da Silva Magalhães, com 3 anos em 1838. Casou aos 27-02-1855 com José Antonio da Silva Magalhães, natural do Minho, Porto-PT, filho de Alexandre da Silva Magalhães e Francisca Maria de Magalhães.

RMMJ: Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, José Antonio da Silva Magalhães, natural do Minho Bisp do Porto, f de Alexandre da Silva Magalhães e Francisca Maria de Magalhães = D. Emilia Balbina da Silva, f de José Inácio da Silva Souto e Floriana Balbina das Neves. Matriz - 27-02-1855

 

Floriana e Francisco tiveram:

6-3-4 Joaquim Pereira da Malta Lodares, batizado aos 20-08-1839, em 1860 vivia na cidade de São Sebastião-RJ. Em 1872 estava casado com Maria Claudina Gonçalves da Malta.

         Joaquim faleceu aos 03-12-1893 e foi inventariado em 1895 por seu genro. Compareceram no inventário (neste site) a viúva e quatros filhos:

6-2-4-1 Maria Claudina, casada com Domingos Fernandes Pires

6-3-4-2 Joaquim Thomás da Malta, solteiro, com 28 anos, ausente “residente que foi na Capital de São Paulo donde se mudou para Caxambu do qual não tem noticia alguma há cerca de um ano”.

6-3-4-3 Francisco Pereira da Malta, solteiro, com 26.

6-3-4-4 Henriqueta Pereira, casada com o Inventariante Olympio Ferreira da Silva.

 

6-3-5 Venâncio Pereira da Malta, batizado em 1841. Casou aos 16-07-1864 com Herminia Salomé das Neves, filha de Antonio José das Neves, portugues e Gertrudes Magna de Jesus, natural do Rio de Janeiro, casados em 09-07-1846, neta paterna de outro Antonio José das Neves e Ana Joaquina de Jesus, neta materna do Alf. João Antonio Duarte e Maria Salomé de Jesus.

RMMJ: Venâncio Pereira da Malta Lodares, f de Francisco Pereira da Malta Lodares e Floriana Balbina das Neves = Herminia Salomé das Neves, f de Antonio José das Neves e Gertrudes Magna de Jesus. Matriz, 5h da tarde - 16-07-1864.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 09-07-1846 Antonio Jose das Neves, . Portugal, f.l. Antonio Jose das Neves e Ana Joaquina de Jesus = cc Gertrudes Magna de Jesus, do Rio de Janeiro, f.l. Alf. João Antonio Duarte e Maria Salomé de Jesus. Test.: Cap. Pedro Alves de Andrade e Antonio Teixeira do Carmo, casados.

 

6-3-6 Francisca Pereira da Malta, 5 anos em 1851. Casou aos 27-07-861 com o portugues Justino Antonio Pereira.

RMMJ - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Justino Antonio Pereira, nat de Portugal, f de Manoel Antonio Pereira e Maria Joaquina Pereira = Francisca Balbina da Malta, f legitima de Francisco Pereira da Malta Lodares e Floriana Balbina das Neves. Matriz - 27-07-1861

 

7- Maria Jacinta dos Prazeres, batizada aos 28-10-1773 na mesma matriz, sendo seus padrinhos o Tenente Coronel José Ferreira Vila Nova, da Freguesia de S. José e Rita Bustamante Sá, mulher do Capitão Mor de São João del Rei Manoel Antunes Nogueira. Solteira com 60 anos em 1833.

 

8- Ana Custódia Engracia de São Francisco, batizada aos 01-06-1775 também na Matriz do Pilar, sendo seus padrinhos Dr Desembargador Thomaz Pedro da Rocha, por procuração o Dr Intendente da Comarca Manoel Caetano Monteiro Guedes e D. Tereza Fidelis da Silveira, casada. Casou aos 06-04-1799 com o Capitão Francisco Rodrigues da Costa, natural de Barbacena, filho do Coronel Manoel Rodrigues da Costa e D. Joana Thereza de Jesus (família “Miguel Rodrigues da Costa”).

Casamentos – SJDRei – Matriz - 06-04-1799, Francisco Rodrigues da Costa, f.l. Cel. Manoel Rodrigues da Costa e D. Joanna Thereza de Jesus, n/b freg. Barbacena; = cc. D. Anna Custodia Engracia, f.l. S. Mor Braz Alves Antunes e D. Luciana Clara de Santa Roza, n/b nesta freguesia.

 

Foram moradores na Fazenda do Registro Velho, Termo de Barbacena. Suas quatro filhas foram legatárias da tia paterna Leonor Claudina da Costa. Tiveram ao menos:

8-1 Lucianna Dulcelina da Costa, em 1831 casada  com o Sargento mor Manoel Francisco Pereira de Andrade, tambem legatário de Leonor.

8-2 Cândida Flausina da Costa, com 41 anos em 1831.

8-3 Ana Isabel da Costa, em 1831 estava casada com Domingos Francisco Pereira de Andrade

8-4 Maria Laurinda da Costa, com 24 anos em 1831.

8-5 Francisco, batizado aos 07-05-1807.

Batismos Barbacena- Registro aos 07-05-1807 FRANCISCO, f.l. de Francisco Roiz da Costa e Anna Custodia Engracia, padr.: Antonio Joaquim da Costa e D. Leonor Claudina da Costa.

 

___________________________________________________________________________________________________

 

Ascendentes de Bras Alves Antunes e Gregorio José Alves

 

 

Moacyr Villela

 

Os irmãos Brás e Gregorio José nasceram e foram batizados na paroquia de Santa Maria da Vila Nova da Muía termo de Vila da Barca Provincia de Entre Douro e Minho, Norte de Portugal.

 

PAIS

 

2 e 3 Simão Alves natural da freguesia de São João Batista de Vila Chã, Termo de Ponte da Barca, casou na freguesia da Vila Nova da Muía com Ana Fernandes (tambem citada como Ana Antunes), ambos naturais da Vila Nova da Muía.

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713 fl 83-v. Aos 17-05-1703 casamento de Simão Alves filho legitimo de João Alves e sua mulher Marta Alves do lugar do Loureiro da Freguesia de São João Batista de Vila Chã, com Ana Fernandes filha legitima de Antonio Antunes e sua mulher Ana Fernandes do lugar do Casal desta freguesia estando presentes as testemunhas Francisco Leitão do Casal , Miguel Antão do Couto e Alexandre Rodrigues. Assina o cura Francisco Cerqueira.

 

O casal se fixou no lugar “do Casal” onde já morava a noiva. Alem do batismo dos filhos Brás e Gregório, encontramos mais o dos filhos:

 

2-1 Maria batizada em 09-03-1704;

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713 fl 26-v. Aos 09-03-1704 batismo de Maria  filha de Simão Alves e Ana Antunes.  Padrinhos Francisco Leitão e sua mulher Maria Cerqueira todos do lugar do Casal

2-2 Manoel em 09-01-1707

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713  fl 35. Aos 03-01-1707 nasceu Manoel  filho de Simão Alves e Ana Antunes .Batizado aos 09-01. Padrinhos Manoel filho de Francisco Leitão e de Maria Cerqueira do lugar do Casal e Maria filha de Miguel Antão e Maria Fernandes do mesmo lugar.

2-3 Teresa em 26-05-1710;

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713  fl 55-v.Aos 21-05-1710 nasceu Teresa  filha de Simão Alves e Ana Antunes do lugar do Casal.Batizada aos 26-05. Padrinhos reverendo Francisco Taveira e sua sobrinha Teresa Cerqueira do lugar da Muía. Assinou pela madrinha como testemunha Luis Antunes do Couto

2-4 Antonia em 12-03-1713

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1712-1725 fl 13. Aos 12-03-1713 batismo de Antonia filha de Simão Alves e Ana Antunes do lugar do Casal. Padrinhos Antonio Antunes solteiro do lugar do Couto e Maria solteira do lugar do Requeixo filha de João Cerqueira. Testemunhas presentes : Luis Antunes do lugar do Couto e João Cerqueira do Requeixo

 

 

Avós

 

4 e 5 João Alves e Marta Alves moradores na Vila Chã.

 

6 e 7 Antonio Antunes casou em 13-01-1664 com Ana Fernandes.

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1651-1679 fl 86. Aos 13-01-1664 Estevão de Barros cura desta freguesia recebi em matrimonio a Antonio Antunes do Couto com Ana Fernandes do Casal. Testemunha Padre Domingos Rodrigues

 

          Antonio faleceu em 26-09-1709 e Ana em 13-12-1712

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713 fl 123-verso. Aos 26-09-1709 faleceu com todos os sacramentos Antonio Antunes do lugar do Casal. Fez testamento por escrito. Tomou por gastos de sua alma 12.000 reis. Ficou por seu testamenteiro seu genro Simão Alves. Se lhe fez um oficio com 9 padres e foi sepultado na matriz

 

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713 fl 133. Aos 13-12-1712 faleceu Ana Fernandes viuva do lugar do Casal, com todos os sacramentos. Ficaram testamenteiros Simão Alves, Luis Antunes do Couto e João Simões seus genros e filhos(sic) e foi sepultada dentro desta matriz e se fez oficio com 8 padres de missa. Cura Domingos Rodrigues Cerqueira

 

Encontramos registros de batizados de outros filhos deste casal:

6-1 Manoela batizada em 25-11-1665;

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1651-1679 fl 31-verso. Aos 25-11-1665 o padre Diogo Dias cura deste Mosteiro de Santa Maria da Vila Nova da Muía batizei a Manoela filha de Antonio Antunese sua mulher Ana Fernandes do Casal. Foi padrinho o padre Domingos Rodrigues e madrinha Madalena Francisca do Carvalhal, todos desta freguesia

6-2 Luis batizado em 23-12-1668. Luis Antunes do Couto casou em 20-04-1697 com Maria Rodrigues filha de Alexandre Rodrigues e Pascoa Gomes.

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1651-1679 fl 43-verso. Aos 23-12-1668 batismo de Luis filho de Antonio Antunes e sua mulher Ana Fernandes do lugar do Casal. Padrinhos o padre Luis Taveira e Maria Dias do mesmo lugar do Casal

 

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1694-1713 fl 94-v. Aos 20-04-1697 Luis Antunes filho legitimo de Antonio Antunes e Ana Fernandes do lugar do casal com Maria Rodrigues filha de Alexandre Rodrigues e Pascoa Gomes do lugar do Couto todos desta freguesia

 

Deste casal encontramos os filhos:

6-2-1 Antonio batizado em 06-05-1713

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1712-1725 fl 15. Aos 06-05-1713 batismo de Antonio filho de Luis Antunes e sua mulher Maria Rodrigues do lugar do Couto. Padrinhos Simão Alves do lugar do Casal e Joana filha de Isabel Rodrigues do lugar de|Entre Vinhas

6-2-2 Benta em 21-01-1717

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1712-1725 fl 60. Benta filha de Luis Antunes e Maria Rodrigues do lugar do Couto nasceu aos 16-01-1717 e foi batizada aos 21-01-1717. Padrinho Francisco Leitão e madrinha Benta Cerqueira sua filha do lugar do casal.

 

6-3 Maria em 25-10-1672

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1651-1679 fl 59-verso. Aos 25-10-1672 batismo de Maria filha de Antunes do Casal e sua mulher Ana Fernandes

6-4 Suzana em 11-10-1674;

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto  1651-1679 fl 65-verso. Aos 11-10-1674 batismo de Suzana filha de Antonio Antunes e Ana Fernandes da aldeia do Casal. Padrinhos Amador Antão e Suzana Alves mulher de João Gonçalves da Quintela de Baixo.

6-5 Ana batizada em 30-05-1677 casou em 17-05-1703 com Simão Alves acima referidos.

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto 1676-1697 fl 4-verso. Aos 30-05-1677 batismo de Ana filha de Antonio Antunes e sua mulher Ana Fernandes do lugar do Casal. Padrinhos João Gonçalves da Quintela de Baixo e comadre Ana Leitoa mulher de Amador Antão. Celebrante o cura Sebastião de Cerqueira Aranha

6-6 Domingas batizada em 05-02-1680

Paroquia de Vila Nova da Muía livro mixto  1676-1697 fl 12-verso. Aos 05-02-1680 batismo de Domingas filha de Antonio Antunes e  Ana Fernandes do lugar do Casal. Padrinhos João Rodrigues do Carvalhal e Domingas Rodrigues mulher de Agostinho Cerqueira do Casal