PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Alexandre Pereira de Araújo, sargento mor

(atualizado em 12-janeiro-2017)

 

 

Bartyra Sette

Moacyr Villela

 

 

Sargento Mor Alexandre Pereira de Araujo, nasceu em 24-04-1688 na freguesia de Santa Maria de Barbeita termo de Monção Arc. de Braga, filho natural de Antonio Pereira, da freguesia de São Miguel de Messegães, termo de Valadares, e Francisca Rodrigues, do lugar dos Carneiros, na freguesia de Santa Maria de Barbeita.

Paróquia de Salvador de Barbeita, Monção, Viana do Castelo, aos 28-04-1688 bat. ... Alexandre, fo. natural de Franca. soltra. dos Carnros. e de Ant. Pra. de Valadares. Forao Padrinhos Anto. Faial de S. João de Longos Valles, e Ma. soltra. fa. de Greg.o. Frz. Nasceo aos 24 do mesmo de que fiz este assento (pesq. Diego Duque Guimarães).

Teve, como irmãos, Manoel, João, Domingos, e, provavelmente como meio-irmão, Teodósio:

Paróquia de Salvador de Barbeita, Monção, Viana do Castelo, aos 22-02-1686 bat. ...por necessidade Mel. filho natural de Franca. soltra. e de Anto. Pra. soltro. de Valadares (pesq. Diego Duque Guimarães).

 

Paróquia de Salvador de Barbeita, Monção, Viana do Castelo, aos 20-06-1691 ... bat. a João, fo.  de Ant. Pra. da Aldeia do Preiro., da freg. de S. Miguel de Mesegais, e de Franca. Roiz. da aldeia dos Carneiros, desta freg. ambos solteiros. forao Padrinhos João Marinho, soltro. e madrinha Catherina Domingues, mer. de Bento Roiz. da aldeia dos Carneiros, nasceo aos 17 dias do dito mês (pesq. Diego Duque Guimarães).

 

Paróquia de Salvador de Barbeita, Monção, Viana do Castelo, aos 10-06-1697 ... bat. e pus os sanctos a Domingos, filho de Antonio Pereyra, de Queiros, de freg. de S. Miguel, tro. de Valladares, e de Franca. Roiz. soltra. da aldeia do Souto, forao Padrinhos João Alvs, e Paula soltra. sua filha da mesma aldeia, e freg., nasceo aos 9 do mesmo mês (pesq. Diego Duque Guimarães).

 

Paróquia de Salvador de Barbeita, Monção, Viana do Castelo, aos 28-02-1683 ... bat. e pus os sanctos oleos a Theodosio, filho de Ma. soltra. do lugar de Souto deu lhe por pai a Anto. Pra. de Valladares, forao Padrinhos Mel. de Araújo da terrada (?), e Adega de Araújo mer. de João Pra. do mesmo lugar de frega. de S. Payo (pesq. Diego Duque Guimarães).

 

Casou na terra com Maria Josefa de Jesus, natural de Pernambuco, freguesia de Corpo Santo, filha de Domingos Pereira Soares e Leonor de Jesus

Foram moradores no Recife e em Carijos-MG (atual Conselheiro Lafaiete), onde batizaram filhos, e na paragem da Capela de Nossa Senhora do Desterro, filial de Santo Antonio da Vila de São José do Rio das Mortes onde Alexandre Pereira de Araujo faleceu com testamento e foi inventariado em seu sitio “Os Branquinhos” em 1768.

Arquivo IPHAN São João Del Rei

Inventariado – sargento mor Alexandre Pereira de Araujo

Inventariante – Maria Josefa de Jesus – viúva

Pesquisa Moacyr Villela

Ano 1768

Local – Paragem da Capela de Nossa Senhora do Desterro, filial de Santo Antonio da Vila de São José do Rio das Mortes. Em casa de morada da inventariante no sitio chamado “Os Branquinhos”

 

Dados do testamento: Testamenteiros – Filho José Pereira Araújo/Manoel Antonio da Silva Coutinho/Ordem Terceira de São Francisco da Vila de São João Del Rei.

Natural da freguesia de Barbeita termo de Monção, arcebispado de Braga filho de Antonio Pereira e Francisca Rodrigues. Casou somente com Maria Josefa de Jesus filha legitima de Domingos Pereira Soares e Leonor de Jesus com quem teve filhos. “Morreram alguns menores e os demais são os seguintes”

-Leonor casada com José da Costa de Oliveira. Recebeu em dote três escravos e um cavalo tudo no valor de 870.000 reis;

-Frei Antonio religioso de Nossa Senhora do Carmo na Cidade do Rio de Janeiro levou um dote de 400.000 reis mais dois escravos no valor de 200.000 reis;

-Alexandre casou no Rio de Janeiro onde faleceu e ficou a mulher Perpetua Maria de Jesus com seis filhos. Recebeu em dote três escravos no valor de 500.000 reis;

-Felipe com 38 anos. “demente do juízo”;

- Licenciado José Pereira de Araújo com 36 anos levou um escravo avaliado em 100.000 reis;

- Frei Félix religioso no Convento de Santo Antonio na Cidade do Rio de Janeiro com 33 anos;

- Domingos 31 anos levou umas terras e um escravo tudo avaliado em 360.000 reis;

-Ana casou com o guarda mor Manoel Luis do Nascimento levou em dote 2.000.000 reis em escravos e dinheiro. Hoje se acha casada com Manoel Antonio da Silva Coutinho;

-Francisco com 20 anos soldado de Dragões em Vila Rica recebeu um cavalo no valor de 60.000 reis.

Legados – As netas Maria e Ana filhas de Ana Maria 100.000 reis a cada uma/A neta Quitéria Flora de Jesus filha de Alexandre que esta casada.

Pede que se rezem missas pela alma de seu sogro Domingos Pereira Soares e de sua sogra Leonor de Jesus.

Bens: Sitio onde vive com casa de vivenda construída em pedra. Engenho Real e moinhos cobertos de telhas. Com varias senzalas cobertas de capim com seus logradouros de campos e matos virgens avaliado em 6.000 cruzados

26 escravos

Bois de carro/ gado vacum, porcos, seis cavalos com suas cangalhas.

Monte Mor - 4.500.500 reis

Alem da geração legítima, o Sargento mor teve a filha natural:

1n- Luiza, sepultada em Carijós em 07-03-1735.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 07-03-1735 nesta igreja matriz dei sepultura a Luiza, filha natural do Sargento Mor Alexandre Pereira de Araujo, sem sacramentos por morrer de repente.

 

Alexandre e Maria Josefa tiveram, segundo o testamento e inventário, os filhos:

1- Leonor Pereira de Jesus, que segue

2- Frei Antonio religioso de Nossa Senhora do Carmo na Cidade do Rio de Janeiro

3- Alexandre Pereira de Araujo Salomão, que segue

4- Manoel falecido em 03-08-1728.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 03-08-1728 faleceu Manoel, f.l. de Alexandre Pereira de Araujo e de s/mulher Maria Josepha.

5- Felipe, batizado em 01-09-1729. Com 38 anos em 1768, demente.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 01-09-1729 bat a Felipe, f.l. de Alexandre Pereira de Araujo e Maria Josefa, foram padrinhos Apolinario da Silva da Fonseca, solteiro e [molhado] Domingues, solteira filha de Bartolomeu Gonçalves.

6- José Pereira de Araujo, licenciado. Batizado em 13-01-1732. Testamenteiro paterno.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 13-01-1732 bat Jose, f.l. do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e Maria Josefa, foram padrinhos Jose da Costa de Oliveira, solteiro e Leonor da Conceição, solteira.

7- Felix, batizado em 09-06-1734. Frei Félix, religioso no Convento de Santo Antonio na Cidade do Rio de Janeiro, com 33 anos em 1768

Conselheiro Lafaiete, MG aos 09-06-1734 bat a Felis, f.l. do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e Maria Josefa, foram padrinhos Antonio Pereira de Araujo, solteiro e Joana do Prado mulher do Ajudante Domingos Dias Vieira, todos moradores nesta freguesia.

8- Cap. Domingos Pereira Soares, que segue

9- Ana Maria de Jesus, que segue

10- Francisco, com 20 anos em 1768, soldado de Dragões em Vila Rica.

 

1- Leonor Pereira de Jesus (ou da Conceição), natural do Recife-PE (ou de Carijós-MG). Aos 04-02-1732 casou com José da Costa de Oliveira, natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga, filho de André da Costa de Oliveira e de Antonia da Costa de Azevedo.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 04-02-1732 se receberam Jose da Costa de Oliveira, f.l. de Andre da Costa de Oliveira e de Antonia da Costa de Azevedo, naturais da cidade de Braga freguesia de Santo Vitor = Com Leonor Pereira da Conceição, f.l. do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e Maria Josefa de Jesus, testemunhas abaixo assinadas.

 

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) livro I-9 arquivado na Cúria de Mariana sob o título batizados 1728-1743, contendo porém casamentos 1727- 1743 ex Campos dos Carijos, hoje Conselheiro Lafaiete 122 verso 04/02/1732 Matriz José da Costa de Oliveira, natural da Cidade de Braga, Freguesia de São Vítor, filho de André da Costa de Oliveira e de Antônia da Costa de Azevedo, com Leonor Pereira da Conceição, natural da Freguesia do Corpo Santo, Recife, Pernambuco filha de Alexandre Pereira de Araújo e de Maria Josefa de Jesus

          Leonor faleceu em 25-09-1761 e foi inventariada por José em três de novembro do mesmo ano. Compareceram 12 filhos do casal.

IPHAN - São João del Rei, MG

Cx 607 - Data: 03-11-1761

Inventariada: Leonor Pereira de Jesus

Inventariante José da Costa de Oliveira, cabeça do casal.

Paragem e Sítio dos Lençóis

Freguesia N. S. da Conceição dos Carijós termo da vila de São José

Disponibilizado por Moacyr Villela

Declarou o cabeça de casal que a defunta sua mulher fora natural desta mesma freguesia dos Carijos, f.l. do Sargento Mor Alexandre Pereira de Araujo e de D. Maria Josefa de Jesus, e falecera nesta sua casa no dia 25 de setembro proximo e que os filhos que de entre ambos ficaram são os seguintes:

 

Filhos:

- Reverendo Dr. Antonio Jose de Azevedo Pereira, de idade de 27 anos.

- D. Ana Maria da Conceição viuva que ficou do Tenente Antonio Rabello da Silva e hoje casada com Pedro Jose Ribeiro.

- D. Joana Teresa de Jesus casada com capitão Manoel Rodrigues da Costa, assistente na Vila Rica

- D. Antonia Maria da Costa casada com o Sargento Mor Manoel da Costa Gontijo.

- Manoel, de idade de 18 anos

- Reverendo Jose da Costa de Oliveira, clerigo in minoribus, de idade de 16 anos.

- Francisco de idade de 14 anos, pouco mais ou menos.

- Fabiano, de idade de 12 anos, pouco mais ou menos.

- Maria de idade de 10 anos, pouco mais ou menos.

- Agueda da idade de 8 anos pouco mais ou menos..

- João de idade de 6 anos pouco mais ou menos.

- Felisberto de idade de 4 anos pouco mais ou menos.

 

Bens-

56 escravos

120 cabeças de gado vacum

50 porcos

Sitio com casa de sobrado feita de pedra com engenho de pilões, engenhoca e moinho também de pedra, tudo coberto de telha

Sitio chamado Ribeirão do Inferno com rancho na estrada que vai para o Rio de Janeiro

2.800 alqueires de milho no paiol. 120 alqueires de feijão

Casa no arraial de Carijós

15 bestas muares aparelhadas

 

1-1 Dr. Antonio José de Azevedo Pereira, reverendo. Batizado em 23-09-1734.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 23-09-1734 bat a Antonio, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor da Conceição, foram padrinhos Cap. Mor Manoel Gonçalves Vianna, solteiro e Maria Josefa mulher do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo, todos desta freguesia.

1-2 Ana Maria da Conceição, batizada em 27-05-1736, casou duas vezes. Primeira vez casou com Antonio Rabello da Silva, filho de Manoel Francisco e Maria Rodrigues, naturais da freguesia de Santo André de Cela Couto de Alcobaça.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 27-05-1736 bat Ana, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira da Conceição, foram padrinhos o Cap. de Cavalos Bartolomeu Gomes, e Josefa Maria do Espirito Santo mulher de Luiz Vieira moradores na CAmpanha e os mais desta freguesia.

          Segunda vez aos 20-08-1761 casou com Pedro José Ribeiro, natural da freguesia de S. Tiago de Sopo, termo da vila de Caminha comarca de Valença Arc. de Braga, filho de João Gonçalves Pardela e da falecida Maria Lourença.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 20-08-1761 Capela de N.S. do Desterro do Passa Tempo Pedro Jose Ribeiro, n/b na freguesia de S. Tiago de Sopo, termo da vila de Caminha comarca de Valença Arc. de Braga, f.l. de João Gonçalves Pardella e de Maria Lourença, ja defunta = E Ana Maria da Conceição, n/b nesta dita freguesia, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e de Leonor [danificado] de Jesus, viuva de seu primeiro marido Antonio Rabe[danificado] e se acha sepultado nesta dita freguesia. Testemunhas (danificado).

Ana e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

1-2-1 Ana, nasceu em 15-05-1755.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 15-05-1755 nesta freguesia nasceu Ana, f.l. de Antonio Rabello da Silva e Ana Maria da Conceição, npaterna de Manoel Francisco e Maria Rodrigues naturais da freguesia de Santo Andre de Cela Couto de Alcobaça, e neto materno de Jose da Costa de Oliveira n. da cidade de Braga e de Leonor Pereira de Jesus n. desta freguesia. Foi batizada em casa em perigo de morte por Jose da Costa de Oliveira; e se lhe pos os santos oleos em 29 de setembro do mesmo ano. Foram padrinhos nas cerimonias Manoel da Costa Gontegio e Antonia Maria da Costa, todos desta freguesia.

1-2-2 Francisco batizado em 10-10-1757.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 10-10-1757 na capela de São Caetano de Paraopeba, filial desta matriz, bat a Francisco nascido aos onze dias de setembro do dito ano, f.l. do Tenente Antonio Rabello da Silva e Ana Maria da Conceição, neto paterno de Manoel Francisco e de s/m Maria Rodrigues naturais da freguesia de Santo Andre da vila de de Cela Couto de Alcobaça Bispado de Leiria, e neto materno de Jose da Costa de Oliveira n. da freg. de S. Vitor da cidade de Braga e de Leonor Pereira de Jesus n. desta freguesia. Foi padrinho o SArg. Mor Jose Alvares Maciel morador em Vila Rica.

Ana e Pedro tiveram os filhos, q.d.:

1-2-3 Joaquim da Costa Ribeiro, natural de Queluz. Nas Lavras do Funil aos 20-08-1795 casou com Jacinta Pereira do Espírito Santo, natural desta freguesia, filha de Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves - família “Amaro Pereira de Araújo”, neste site.

Inserido no inventário de Amaro Pereira de Araújo”:

Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil de Carrancas.

Aos vinte de agosto de mil setecentos e noventa e cinco nesta Matriz, pelas seis horas do dia assisti em presença das testemunhas o Reverendo Vigário José da Costa Oliveira e Francisco Pereira de Araújo precedendo a Provisão do Ordinário das três canônicas admoestações, ao sacramento do matrimônio que com palavras de presente celebraram Joaquim da Costa Ribeiro e Jacinta Pereira do Espírito Santo, ele filho legítimo de Pedro José Ribeiro e Dona Ana Maria da Conceição, natural e batizado na Freguesia de Queluz e ela filha legítima de Amaro Pereira de Araújo e Maria Gonçalves Chaves, natural e batizada nesta mesma freguesia, e receberam as bênçãos nupciais (...).

1-2-4 Maria batizada em 19-02-1761, antes do casamento dos pais.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 19-02-1761 na capela da Sra das Brotas do Brumado, filial das Congonhas do Campo, de licença, bat a Maria, f. de Pedro Jose e de Ana Maria da Conceição, os quais logo depois se receberão por legitimo matrimonio, sem que entre eles houvesse impedimento algum canônico. Foram padrinhos Felipe de Abreu e Josefa sua filha, solteira.

         Maria Josefa de Jesus aos 27-11-1780 casou com Antonio da Silva Pinto, filho de Luís da Silva Pinto e Leonor Pereira da Silva. Geração na família “Silva Pinto” de Queluz, neste site.

Em 27/11/1780, na capella de São Gonçalo, sita no distrito desta matriz de N. Sra. da Conceição campo de carijós, ... se receberam por palavras de prezente Antonio da Silva Pinto, filho legítimo de Luís da Silva Pinto e de Leonor Pereira da Silva, e Maria Josefa de Jesus, filha legítima de Pedro Joze Ribeiro e de Ana Maria da Conceição, naturaes e moradores nesta freguesia de carijós (pesq. Diego Duque Guimarães).

 

1-2-5 João em 10-04-1762.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 10-04-1762 nesta freguesia nasceu João, f.l. de Pedro Jose Ribeiro e Ana Maria da Conceição, o qual por nascer com perigo de vida foi batizado em casa pelo Reverendo Simão Caetano de Moraes Barreto vigario colado desta dita freguesia, e recebeu os santos oleos em primeiro de maio do dito ano, neto paterno de João Gonçalves Pardella e de s/m Maria Lourença, naturais da freguesia de S. Tiago do Sopo termo de Caminha comarca de Valença Arc. Braga, neto materno de Jose da Costa de Oliveira, n. da freg. de S. Vitor da cidade de Braga e de s/m Leonor Pereira de Jesus, n. desta freguesia.

1-2-6 Bartolomeu em 02-09-1764.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 02-09-1764 na capela de Santo Amaro, filial desta matriz, bat a Bartolomeu, f.l. de Pedro Jose Ribeiro e Ana Maria da Conceição, neto paterno de João Gonçalves Pardellas e de s/m Maria Lourença, naturais da freguesia de S. Tiago do Sopo Arc. Braga, neto materno de Jose da Costa de Oliveira e de s/m Leonor Pereira de Jesus, n. desta freguesia. Foram padrinhos Antonio da Fonseca e Maria, solteira filha do dito Jose da Costa.

1-2-7 Pedro em 10-08-1766.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 10-08-1766 nesta matriz bat a Pedro nascido aos sete de julho do dito ano, f.l. de Pedro Jose Ribeiro n/b na freguesia de S. Tiago de Copo, termo da vila de Caminha Arc. de Braga e de Ana Maria da Conceição, n/b nesta freguesia, np de João Gonçalves e Maria Lourença, nmaterno de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira de Jesus. Foi padrinho o Cap. Manoel da Costa Gontijo.

1-2-8 Cap. Antonio Ribeiro da Costa Caldas em São João del Rei aos 22-10-1799 casou com Honoria Felisbina Pereira e Caldas, filha do Cap. Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus, 8-6 abaixo.

Casamentos - SJDRei, aos 22-10-1799 matriz, Cap. Antonio Ribeiro da Costa Caldas, f.l. Pedro Joze Ribeiro e D. Anna Maria da Conceição, n/b freg. vila de Queluz; = cc. D. Honoria Felisbina Pereira e Caldas, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Anna Thereza de Jesus, n/b freg. S. Jose.

Tiveram os filhos, batizados na Campanha, q.d.:

1-2-8-1 Antonio em 28-12-1802.

Campanha, MG Igreja Sto Antono aos 28-12-1802 nesta matriz da vila da Campanha bat a Antonio, f.l. Cap. Antonio Ribeiro da Costa Caldas e D. Honoria Felisbina Pereira Caldas, foram padrinhos Cel. Henrique Dias de Vasconcellos e D. Maria Barbosa por pp que apresentou o Dr. Juiz da Vara Jose Joaquim C. de Miranda e Costa.

1-2-8-2 Pedro em 26-10-1804.

Campanha, MG Igreja Sto Antono aos 26-10-1804 nesta matriz bat a Pedro, f. l. Cap. Antonio Ribeiro da Costa Caldas e D. Honoria Felisbina Pereira Caldas, foram padrinhos o Vig. Jose da Costa de Oliveira por pp q apresentou o Dr. João Gualberto Monteiro de Barros, e D. Ester Candida de Paiva Buena.

1-2-8-3 Leonor Filisbina Pereira e Caldas em Baependi aos 29-11-1834 casou com Joaquim Pereira Ramos de Mesquita, filho do Cap. José Pereira Ramos e Ana Leodora da Silva - família “Sebastião Bicudo de Mendonça”,

Diocese de Campanha, paroquia de Baependi - aos 29 novembro 1834 - Joaquim Pereira Ramos de Mesquita e Leonor Felisbina Pereira e Caldas.

Ele f.l. do cap. Jose Pereira Ramos e de Ana Leodora (sic) da Silva.

Ela f.l. do cap Antonio Ribeiro da Costa Caldas e D. Honoria Felisbina Pereira e Caldas.

Test.: S.M. Jose de Meirelles Freire e Olympio Viriato Catam.

1-2-8-4 Domingos Ribeiro Pereira Caldas em Resende-RJ aos 12-05-1843 casou com Florinda Esméria do Sacramento, filha de Anselmo Bueno Freire e sua primeira mulher Maria Esméria do Sacramento. Geração na família “Os Barbosa Lima” II Cap. 5º.

12-05-1843 na Matriz de Resende pelo Padre Manoel da Fonseca Mello, Domingos Ribeiro Pereira Caldas, f.l. Antonio Ribeiro da Costa Caldas e Honoria Felisbina Pereira Caldas; = cc. Florinda Esmeria do Sacramento, f.l. Anselmo Bueno Freire e Maria Esmeria do Sacramento; test.: Antonio Bueno Rangel e Jose da Rocha Paris (Acervo Itamar Bopp - ficha 2125).

1-2-9 Leonor Pereira de Jesus aos 04-02-1792 em São João del Rei, com registro em Conselheiro Lafaiete-MG, casou com Inácio da Silva, Pinto, filho do Alf. Luís da Silva Pinto e Leonor Pereira da Silva. Geração na família “Silva Pinto” de Queluz, neste site.

Em 04/02/1792, na matriz da Villa de São João de El Rey, ... sem descobrir impedimento algum nem eu o saber ... das testemunhas o Reverendo Manoel Antonio e Castro e Antonio da Sylva Pinto ... por palavras de prezente e em face da Igreja se receberam em sacramento do matrimônio Ignacio da Sylva Pinto, filho legítimo de Luís da Sylva Pinto Alferes, e de Leonor Pereira de Jesus, digo, da Sylva, e Leonor Pereira de Jesus, filha legítima de Pedro Joze Ribeiro, já defunto, e de Anna Maria da Conceição, naturaes e batizados nesta Villa, ... (pesq. Diego Duque Guimarães).

 

1-3 Joana Teresa de Jesus, batizada em 17-11-1737, casou com Manoel Rodrigues da Costa. Geração na família "Miguel Rodrigues da Costa".

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-11-1737 bat Joana, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira da Conceição, foram padrinhos Francisco Teixeira, solteiro e Joana do Prado mulher do Ajudante Domingos Dias Vieira, todos moradores nesta freguesia.

 

1-4 Antonia Maria da Costa, batizada em 11-09-1739. Casou primeira vez com com Sargento Mor Manoel da Costa Gontijo, natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga, filho de Paulo da Costa, natural da cidade de Braga e Helena Francisca, natural de S. Martinho de Dume ambos Arc. de Braga.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 11-09-1739 bat a Antonia, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira da Conceição, foi madrinha [--------------------].

 

1-4-1 João batizado em Carijós em 26-07-1756.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 26-07-1756 na capela S. Caetano bat a João, f.l. de Manoel da Costa Gontijo e Antonia Maria da Costa, que nasceu aos oito deste mes, neto paterno de Paulo da Costa, n. da cidade de Braga e Helena Ferreira digo Francisca, natural de S. Martinho de Dume do mesmo arcebispado, neto materno de Jose da Costa de Oliveira n. da cidade de Braga e de Leonor Ferreira de Jesus, desta freguesia. Foram padrinhos Dr. João Fernandes de Oliveira, morador no Serro Frio por seu pp Ventura Fernandes, de vila Rica e Leonor de Jesus, mulher de Jose da Costa.

1-4-2 Manoel José batizado em 01-06-1758.

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição - Manoel Jose - Aos 01-06-1758 na capela S. Caetano da Paraopeba filial desta matriz bat a Manoel Jose nascido aos 25-05 do dito ano, f.l. SArg. Mor Manoel da Costa Gontijo e D. Antonia Maria da Costa, np Paulo da Costa n. freg. S. Vitor da cidade de Braga e de s/m Ilena Francisca n. da freg.S. Martinho de Dume do termo da dita cidade de Braga e pela materna de Jose da Costa de Oliveira n. da dita freguesia de S. Vitor e de s/m Leonor Pereira de Jesus n. da freg. dos Carijos. Foram padrinhos Jose Antonio Barbosa morador na cidade do Rio de Janeiro e D. Francisca Xavier de Busatamaqnte mulher do Sarg. Mor Manoel Rodrigues Pereira.

 

         Muito provavelmente, Capitão Manoel da Costa Gontijo aos 13-07-1786 casou com Francisca Romana de Mendonça, filha de José Pereira de Carvalho, falecido em 28-12-1814 e Teodora Maria de Mendonça. Em 1819 eram moradores no Termo de Pitangui - família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º, neste site.

Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 13-07-1786 Cap. N. S. Conceição do Rio Grande, filial desta matriz, Capitão Manoel da Costa Gontijo cc. D. Francisca Romana de Mendonça.

1-4-3 Maria Dorotea da Costa batizada em 05-05-1760. Casou com Capitão Francisco Fernandes Medela, natural da Freguesia de São Romão das Velas, termo do Prado, Arcebispado de Braga, filho de Veríssimo Fernandes Leitão e de Maria Domingues.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 05-05-1760 na capela S. Caetano pos os santos oleos a Maria, nascida aos 4 de abril do dito ano batizada em casa por se achar em perigo de vida por Antonio da Fonseca, filha leg. do Sarg. Mor Manoel da Costa Gontijo e Antonia Maria da Costa, neto paterno de Paulo da Costa, n. da cidade de Braga e Helena Francisca, natural de S. Martinho de Dume termo da dita cidade, neto materno de Jose da Costa de Oliveira n. da freguesia de S. Vitor e de Leonor Ferreira de Jesus, desta freguesia. Fora padrinhos o Cap. Manoel Rodrigues da Costa e s/m Joana Teresa de Jesus, moradores na freguesia de Ouro Preto em Vila Rica.

 

         Maria Dorotea faleceu em 1801 e foi inventariada em 25-05-1802, deixando entre outros bens a Fazenda Moinhos, casa em São João del Rei no Largo do Rosário, e as fazendas Boa Vista na aplicação do Onça e Barbas de Lobo na Aplicação da Piedade. Capitão Medella faleceu com testamento redigido aos 14-02-1812 na Vila de São João del Rei, aberto aos 25-12-1814 e foi inventariado em  28-02-1815.

         Tiveram segundo seus inventários (neste site):

1-4-3-1 Francisca Dorotea da Costa, com 22 anos em 1802. Casou com o Alferes Francisco Correa Neto, filho de Gonçalo Correa Neto e Teresa Maria Duarte - família Carvalho Duarte Cap. 3º § 7º.

1-4-3-2 Carlos Fernandes Medela, batizado em 25-12-1781. Solteiro em 1815.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 25-12-1781 nesta matriz bat Carlos, f.l. do Ten. Francisco Fernandes Medela e D. Maria Dorotea da Costa, foram padrinhos Cap. Luiz Cardoso Fontes e D. Laureana Joaquina de S. Jose, casada, todos desta freguesia.

1-4-3-3 Joana Carlota do Nascimento, batizada em 29-06-1784. Casou com o Alferes Silvestre Correa de Carvalho, irmão do Alferes Francisco Correa Neto supra citado. Geração na família Carvalho Duarte Cap. 3º § 8º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 29-06-1784 na capela de N. Sra da Conceição da Barra bat a Joana, f.l. de Francisco Fernandes Medela e D. Maria Dorotea da Costa, foram padrinhos Padre Manoel Afonso Cunha [dobra]reyra e D. Joana Teodora Meireles Landim por pp que apresentou Cap. Matias Gonçalves Moinhos Vilhena, os padrinhos da freguesia das Lavras e os mais desta.

1-4-3-4 José Fernandes Medela, batizado aos 22-01-1786. Faleceu com testamento redigido na Fazenda Moinhos aos 30-10-1840, com inventário aberto aos 10-12-1841 (neste site), por seu genro Antonio Justiniano de Paiva. Deixou missas pelas almas de suas irmãs Ana e Antonia e do cunhado José Gonçalves de Aguiar. Era solteiro porem deixou uma filha havida de Claudina de tal.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 22-01-1786 bat a Jose, f.l. Cap. Francisco Fernandes Medela e D. Maria Dorotea da Costa, foram padrinhos Cap. Gonçalo Ferreira de Freitas, por pp que apresentou Cap. Antonio Ferreira Carneiro e Ana Rodrigues de Vreitas viuva de José Francisco Guimarães

1-4-3-4-1 Mathildes Cândida de Jesus, casada com Antonio Justiniano de Paiva, filho do Padre Manoel da Paixão e Paiva. Geração na família Padre Manoel da Paixão e Paiva, neste site.

1-4-3-5 Ana Maria da Conceição, batizada em 28-05-1787. Casou com o Capitão José Gonçalves de Aguiar, filho de Bonifacio Gonçalves de Aguiar e Agueda Ribeiro da Silva. Geração na familia Ribeiro da Silva de Baependi.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 28-05-1787 bat Ana, f.l. do Cap. Francisco Fernandes Medela e D. Maria Dorotea da Costa, do engenho da Lagoa Verde desta freguesia, padrinhos Domingos Afonso Sampaio e Ana Rosa Francisca das Chagas por pp que apresentam Manoel Afonso e Francisca Dorotea da Costa, filha do dito Cap. Francsico Fernandes Medela.

1-4-3-6 Antonia Dorotea da Costa, batizada em 04-10-1789. Casou com Manoel José da Cruz, filho de Acacio José da Cruz e Rita Joaquina do Rosario - familia Acácio José da Cruz, neste site.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 04-10-1789 Cap. N. Sra. da Conceição da Barra, Antonia, f. do Capitão Francisco Fernandes Medellas, n. da freguezia de S. Romão das Vellas, termo do Prado Arc. Braga e D. Maria Dorothea da Costa batizada na freg. de Carijos deste Bispado de Mariana, np de Verissimo Fernandes Leitão e sua mulher Maria Dominguez, da sobredita freguezia de S. Romão das Velas termo e Arc. dito, nm do Capitão Manoel da Costa Gontijo, natural dos cham suburbios da cidade de Braga e sua mulher D. Antonia Maria da Costa, n. da freg. de Carijós. Padr.: Reverendo Jose da Costa de Oliveira, freguezia das Lavras por seu procurador Jose Maria da Silva

1-4-4 Leonor, batizada em Carijós em 02-01-1764, filha do Sargento Mor Manoel da Costa Gontijo e Antonia Maria da Costa.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 02-01-1764 nesta matriz bat a Leonor nascida aos sete de dezembro de 63, f.l. de Mannoel da Costa Gontijo e D. Antonia Maria da Costa, npaterna de Paulo da Costa n. da cidade de Braga e de Helena Francisca, natural de S. Martinho de Dume, nmaterna de Jose da Costa de Oliveira n. da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga e de Leonor Pereira de Jesus n. desta freguesia. Foi padrinho Antonio da Fonseca.

1-4-5 Ana, batizada em Barbacena em 02-10-1765.

Barbacena, MG Registro Velho aos 02-10-1765 ANNA nascida aos 24-09, f.l. de Manoel da Costa Gontijo natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga e s/m Antonia Maria da Costa natural da freguesia de N. Sra. da Conceição dos Carijós esta comarca; np de José da Costa de Oliveira digo, Paulo da Costa natural da freguesia de S. Vitor e s/m Helena Francisca natural de S. Martinho de Dume do dito arcebispado; nm de José da Costa de Oliveira natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Lisboa e s/m Leonor Pereira de Jesus natural da freguesia de Carijós. Padr.: eu Feliciano Pitta de Castro e D. Joanna Maria de Jesus mulher do Cap. Manoel Rois da Costa.

1-4-6 Bernardina batizada em 22-03-1768.

Barbacena, MG - Registro Velho aos 22-03-1768 BERNARDINA nascida aos 27-02, f. de Manoel da Costa Gontijo natural da freguesia de S. Vitor cidade de Braga e s/m Antonia Maria da Costa natural da fregusia de Carijós desta comarca; np de Paulo da Costa natural da freguesia de S. Vitor e s/m Helena Francisca ntural da freguesia de S. Martinho de Dume Arc. Braga; nm de Jose da Costa de Oliveira natural da freguesia de S. Vitor cidade de Braga e s/m Leonor Pereira natural da sobredita freguesia de Carijós. Padr.: o Padre Manoel Ferreira Coelho e Bernardina Caetana, mulher ade Jose Lopes de Oliveira.

1-4-7 Hipolita em 25-12-1770.

Barbacena,MG - Registro Velho aos 25-12-1770 HIPOLITA nascido aos 07, f.l. do Cap. Manoel da Costa Gontijo natural da freguesia de S. Vitor Arc. de Braga e Antonia Maria da Costa natural da freguesia de Carijós deste bispado; np de Paulo da Costa natural da freguesia de S. Vitor e Elena Francisca natural da freguesia de S. Martinho de Domi do mesmo arcebispado; nm de José da Costa de Oliveira natural de S. Vitor Arc. de Braga e de Leonora Theresa de Jesus natural da freguesia de Carijós. Padr.: Cap. Mor Pedro Teixeira de Carvalho e sua filha D. Hipolita Teixeira de Carvalho por pp.

1-5 Reverendo Manoel da Costa Azevedo Pereira. Com 18 anos em 1761.

De Genere do Padre Fabiano

- (...) Que a mesma D. Maria Josefa de Santa Eufra/zia mãe do justificante é inteira e legitima / irmã dos Reverendos Dr. Antonio Jose de Azevedo Pereira, Jose / da Costa de Oliveira e Manoel da Costa Azevedo / Pereira (...)

1-6 José da Costa de Oliveira, batizado em 29-08-1745. Clerigo in minoribus em 1761.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 29-08-1745 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira de Jesus, npaterno de Andre de Oliveira Raio e s/m Antonia da Costa de Azevedo, já defunta, ambos da freg.; de S. Vitor da cidade de Braga, e neto materno do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo n. de S. Salvador de Barbeita Arc. de Braga e de Maria Josefa de Jesus, ambos moradores nesta freguesia. Nasceu aos 16 do sobredito mes e ano, foram padrinhos o Licenciado Alexandre Pereira de Araujo e sua mulher Perpetua Maria de Jesus, todos meus fregueses.

1-7 Francisco com 14 anos em 1761

1-8 Fabiano com 12 anos.

1-9 Maria Josefa de Santa Eufrasia, com 10 anos em 1761. Casou com João Dias Ladeira, filho de Manoel Dias Ladeira e Maria de Souza Caldas. Geração na família Sargento mor Manoel Dias Ladeira.

1-10 Agueda, com 8 anos em 1761.

1-11 João, batizado em 20-01-1755. Com 6 anos.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 20-01-1755 na capela de S. Caetano bat a João, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira de Jesus, nasceu no primeiro dia do dito mes; foram padrinhos o Cap. Manoel Rodrigues da Costa, morador na freguesia da Borda do Campo e D. Francisca Xavier Bustamante Sá mulher do Sarg. Mor Manoel Rodrigues Pereira, desta freguesia. Neto paterno de Andre de Oliveira Raio e s/m Antonia da Costa de Azevedo nts da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga, e neto materno do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo n. de S. Salvador de Barbeita termo de Monção Arc. de Braga e de Maria Josefa de Jesus n. de Pernambuco e ambos moradores nesta freguesia. Nasceu aos 16 do sobredito mes, foram padrinhos o Licenciado Alexandre Pereira de Araujo e s/m Perpetua Maria de Jesus, todos meus fregueses.

1-12 Felisberto, batizado em 20-02-1758. Com 4 anos, pouco mais ou menos, em 02-11-1761.

Conselheiro Lafaiete, MG aos vinte de fevereiro de mil setecentos e cincoenta e (corria o ano de 1758-rasurado para 1757) nesta igreja bat a Felisberto, nascido aos sete do mesmo mes, f.l. de Jose da Costa de Oliveira e Leonor Pereira de Jesus, npaterno de Andre de Oliveira Rayo e de Antonia da Costa de Azevedo nts da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga, e neto materno do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo n. de S. Salvador de Barbeita Arc. de Braga e de Maria Josefa de Jesus n. da freguesia do Corpo Santo da Cidade de Pernambuco. Foram padrinhos Sarg. Mor Manoel da Costa Contigio e s/m Antonia Maria da Costa.

Obs.: registro anterior 04-02-1758 e posterior 26-02-1758

 

3- Alexandre Pereira de Araujo natural de Carijós. Na Igreja da Candelaria do Rio de Janeiro aos 29-08-1742 casou com Perpetua Maria de Jesus, natural de Sabará-MG, filha de Antonio Lobo de Faria, natural da cidade da Bahia freguesia de Jogoaribe e de Francisca Furtada de Mendonça, natural da Sé da cidade do Rio de Janeiro. Já falecido em 1768, deixou a viúva e seis filhos no Rio de Janeiro. Entre eles:

Rio de Janeiro- RJ Igreja da Candelária - Aos 29/08/1742  nesta Parochial, ... se recebeo em matrimonio por palavras de prezente ... Alexandre Pereyra de Araújo, natural e baptizado na freguezia de Nossa Senhora da Conceipçao de Carijós das Minas Gerais, filho legitimo de Alexandre Pereira de Araújo e de sua mulher Maria Jozepha de Jezus, com Perpetua Maria de Jezus, natural e baptizada na Matriz da Villa de Sabara, das mesmas Minas, filha legitima de Antônio Lobo de Faria e de Francisca Furtada de Mendonça, sua mulher, e moradores os contrahentes nesta freguezia na rua detrás do Hospicio, ... e por não constar impedimento algum canônico ... sendo testemunhas o Sargento Mor Jose Fernandes Pinto de Alpoim e o Capitão Domingos Ferreyra Veiga, ...(pesq. Diego Duque Guimarães).

3-1 Alexandre, batizado em 20-11-1746 em Conselheiro Lafaiete, padrinhos o avô paterno e Joana, tia paterna.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 20-11-1746 nesta matriz bat a Alexandre, f.l. de Alexandre Pereira de Araujo Salomão e Perpetua Maria de Jesus, meus fregueses. Neto paterno do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e s/m Josefa Maria de Jesus n. de Pernambuco e o dito da freguesia de Santa Maria de Barbeita termo de Monção Arc. de Braga e moradores nesta freguesia, neto materno de Antonio Lobo de Faria e de s/m Francisca Furtada de Mendonça da cidade do Rio de Janeiro. Nasceu aos sete do sobredito mes e ano, foram padrinhos o Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e sua filha Leonor Pereira de Jesus mulher de Jose da Costa de Oliveira, meus fregueses. Declarou que a avó paterna é Maria Josefa de Jesus.

 

3-2 Antonia, batizada na Sé do Rio de Janeiro aos 01-07-1749.

Antônia - No 1°/07/1749  na Igreja da Sé Cathedral, batizei e pus os santos óleos a Antônia, filha legitima de Alexandre Pereira de Araújo natural das Minas e não souberão dizer de que freguezia, filho legitimo de Alexandre Pereira de Araújo e de Maria Jozepha da Silva, e de sua mulher Perpetua Maria de Jezus, e não souberão dizer mais. Forão padrinhos o Furriel Mor Manoel Antunes Ferreira e Sebastianna Maria da Conceição, molher de Gaspar Rijo (?) de Azeredo. Nasceo esta menina a quinze do mês de junho próximo passado (pesq. Diego Duque Guimarães).

3-3 José batizado em 11-06-1751.

José - Aos 11/06/1751  na Igreja da Sé Cathedral, batizei e pus os santos óleos a Joze, filho legitimo de Alexandre Pereira de Araújo natural das Minas Gerais ,freguezia de Carijós, e de sua mulher Perpetua Maria, natural das Minas do Sabara, freguezia da Conceição, e moradores nesta freguesia, netto pela parte paterna de Alexandre Pereira de Araújo, natural da Villa de Valladares, Comarca de Valença, arcebispado de Braga, e de sua mulher Maria Jozefa de Jesus, natural da freguesia do Campo Santo, da cidade de Pernambuco, e pela materna de Antônio Lobo de Faria, natural da cidade da Bahia, freguesia de Jagoaripe, e de sua mulher Francisca Furtada de Mendonça, natural desta cidade, freguesia da Sé. Forão padrinhos o Coronel da Artilharia Jose Fernandes Pinto Alpoim e José Bezerra. Nasceo esta criança a vinte cinco do mês de mayo (pesq. Diego Duque Guimarães).

3-4 Quitéria Flora de Jesus, legatária do avô paterno. Estava casada em 1768

 

8- Cap. Domingos Pereira Soares, batizado em 16-09-1736 em Conselheiro Lafaiete. Em Prados aos 22-07-1758 casou com Ana Teresa de Jesus, natural da freguesia de Santo Antonio da Casa Branca comarca de Vila Rica, filha de Joaquim Gonçalves e Rita Antonia de Jesus.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 16-09-1736 bat a Domingos, f.l. do Sarg. Mor Alexandre Pereira de Araujo e Maria Josefa, foram padrinhos Domingos Teixeira, solteiro e Isabel Clara mulher de Manoel Furtado de Mendonça, todos moradores nesta freguesia.

 

Prados, MG Igreja N Sra da Conceição aos 22-07-1758 na cap. N. Sra da Lapa do Olho dagua, Domingos Pereira Soares n/b na freg. de N. Sra da Conceição dos Campos dos Carijos desta comarca, f.l. Alexandre Pereira de Araujo e Maria Josefa de Jesus = cc Ana Teresa de Jesus n/b na freg. Sto Antonio da Casa Branca comarca de Vila Rica, f.l. Joaquim Gonçalves e Rita Antonia de Jesus.

8-1 Joana Eufrasia da Cruz em S. José del Rei aos 24-04-1793 casou com Tenente Francisco Luciano de Moraes, natural de ouro Branco, filho de Pedro de Moraes Cavalcante e Joana da Cunha de Jesus em aportes a GP: Francisca Tavares - SL V, 94, 4-2.

São José del Rei, Minas Gerais e  capelas filiadas, aos 24-04-1793; Desterro; Tte. Francisco Luciano de Moraes; f. Pedro de Moraes Cavalcante e Joana da Cunha de Jesus; n. Ouro Branco; = cc. Joana Eufrazina da Cruz; f. Cap. Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus; n. Prados

          Joana casou segunda vez com José Francisco de Oliveira, filho de Francisco de Oliveira Maia e Ana Pedrosa da Silva, família “Isabel Pedrosa e Seus Dois Maridos”, neste site. Faleceu Joana em maio de 1823 e foi inventariada por seu viúvo, sem geração destas núpcias. Deixou filhos de seu primeiro marido, herdeiros que foram da metade da Fazenda Capivari em Pitangui-MG. Geração esta não nomeada em seu inventário (neste site), apenas citado o genro Gervásio José de Mesquita.

8-2 Francisco batizado em S. José del Rei em 20-09-1765.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-09-1765 Desterro, Francisco, f.l. Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus, padr.: João Martins Rodrigues.

8-3 Ana em 13-08-1776.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-08-1776 Desterro, Ana, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Ana Teresa de Jesus desta freguesia, padr.: Furriel João Alz da Cunha e Antonia Rita de Faria mulher de Antonio de Faria Gularte da freg. das Congonhas do Campo.

8-4 Candida Jesuina Augusta de Santa Catarina, batizada em 14-07-1778. Aos 15-04-1799 casou com Tenente Antonio Teodoro de Mendonça, filho de João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição - família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-07-1778 Oliveira, bat Candida, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Ana Teresa de Jesus, padr.: Manoel Francisco de Andrade e Joana filha do dito Capitão Soares.

8-5 Domingos batizado em 04-10-1780. Domingos Pereira de Araújo Caldas citado no inventário da irmã Joana.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-10-1780 Desterro, Domingos, f.l. Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus, padr.: Miguel Rodrigues Vieira, solteiro da freg. do Sumidouro, e Joaquina Rosa mulher de Manoel Francisco de Andrade morador no Ouro Preto e os mais desta freguesia.

8-6 Honoria batizada em São José em 30-05-1783.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 30-05-1783 Desterro, Honoria, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Ana Teresa de Jesus, padr.: Jose Gonçalves Cintra filho de Rita Antonia de Jesus, da freg. dos Prados.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro 6 suplementos, aos 05-03-1783 cap. Desterro, Honoria f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus, moradores para baixo da capela, padr.: Jose Gonçalves Cintra, solteiro filho de Rita Antonia de Jesus moradores na aplicação dos Olhos D'Agua da freguesia dos Prados, tio da batizada e madrinha a Senhora do Desterro, que por impedimento de não poder tocar na pia --- sua coroa para por procuração bastante a Izabel Maria da Conceição, solteira filha de Gaspar de Brito, a qual em nome da dita Senhora tocou na pia a dita batizada. (não tem efeito e sim o que segue).

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro 6 suplementos, aos 05-03-1783 cap. Desterro, Honoria f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus, moradores abaixo desta capela, padr.: Jose Gonçalves Cintra, solteiro filho de Rita Antonia de Jesus moradores na aplicação dos Olhos D'Agua da freguesia dos Prados, tio da batizada e madrinha a Senhora do Desterro, que por impedimento de não poder tocar na pia deu sua coroa para por procuração bastante a Izabel Maria da Conceição, solteira filha de Gaspar de Brito, a qual em nome da dita Senhora tocou na pia a dita batizada. Vila de São Jose 09-04-1799.

 

          Honoria Felisbina Pereira e Caldas em São João del Rei aos 22-10-1799 casou com Cap. Antonio Ribeiro da Costa Caldas, natural de Queluz, filho de Pedro José Ribeiro e Ana Maria da Conceição. Geração em 1-2-7 supra.

Casamentos - SJDRei, aos 22-10-1799 matriz, Cap. Antonio Ribeiro da Costa Caldas, f.l. Pedro Joze Ribeiro e D. Anna Maria da Conceição, n/b freg. vila de Queluz; = cc. D. Honoria Felisbina Pereira e Caldas, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Anna Thereza de Jesus, n/b freg. S. Jose.

8-7 José batizado em 20-11-1784.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-11-1784 Desterro, Jose, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Ana Teresa de Jesus, padr.: Cap. Antonio Jose Ferreira e Maria Romana de Jesus.

8-8 Joaquina Rosa do Sacramento, solteira em 13-02-1775.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 13-02-1775 Desterro, Joaquina, f.l. Manoel Pereira da Silva e Maria Antonia de Jesus moradores nos Gerais de Nossa Senhora da Piedade, padr.: João Alves da Cunha e Joaquina Rosa do Sacramento solteira filha do Cap. Domingos Pereira Soares.

 

8-9 Perpetua Flora de Jesus, solteira em 03-02-1794.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-02-1794 Desterro, Francisco, f.l. Francisco Luciano de Moraes e Joana Eufrazia da Cruz, padr.: Cap. Domingos Pereira Soares, avo do dito batizado, e Perpetua Flora de Jesus, solteira filha do dito, e todos da aplicação da dita capela.

 

9- Ana Maria de Jesus casou com Guarda Mor Manoel Luiz do Nascimento, filho de João Luiz e Francisca João naturais de Benfica termo de Lisboa. Em 1768 Ana Maria estava casada com Manoel Antonio da Silva Coutinho.

          Foram filhas de Ana Maria, legatárias do avô materno: “As netas Maria e Ana filhas de Ana Maria 100.000 reis a cada uma”.

9-1 Maria, batizada em Ouro Branco aos 06-08-1759, filha de Ana Maria e Manoel Luiz do Nascimento.

Ouro Branco, MG Igreja de Santo Antonio aos 06-08-1759 na capela da Passagem bat a Maria, f.l. Guarda Mor Manoel Luiz do Nascimento e Ana Maria de Jesus, neta paterna de João Luiz e Francisca João nts de Benfica termo de Lisboa, e do mesmo patriarcado, e pela materna do Sargento Mor Alexandre Pereira de Araujo nat. da freg. de Monção Arc. de Braga e Maria Josefa de Jesus n.  de Pernambuco da freg. do Corpo Santo e do mesmo Bispado. Padr.: o Dr. Intendente Casemiro ----- Machado e Antonia Maria mulher do Cap. Antonio João Bellas.