PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ALEIXO LEME DA SILVA

(atualizado em 05-maio-2013)

 

SL. 2, 356, 4-2 Aleixo Leme da Silva, f.º de Jorge Rodrigues de Niza n.° 3-9, foi capitão de Jacareí, e foi 1.º casado com Escholastica Borges do Prado (1) f.ª de André Fernandes do Prado e de Lucrecia Leme de Cerqueira, de Itu, em Tit. Borges de Cerqueira; segunda vez com Martha Antunes de Miranda, natural de Pindamonhangaba, f.ª de Domingos do Prado Martins e de Isabel Antunes de Miranda. Tit. Prados. Teve (C. O. de Mogi das Cruzes):

Da 1.ª mulher: 5-1 e 5-2 Capitão José Leme da Silva e Josepha Leme da Silva

Da 2.ª mulher Martha Antunes teve: 5-3 a 5-11.

(1) O casamento do f.º n.º 5-1 capitão José Leme da Silva em 1777 em Mogi das Cruzes faz menção da 1.ª mulher Escholastica Borges do Prado; nós, entretanto, não achamos esta 1.ª mulher no inventário do capitão Aleixo Leme.

 

 

Bartyra Sette

Fabricio Gerin

 

 

Aleixo Leme da Silva, batizado em Mogi das Cruzes aos 26-12-1693, era filho de Jorge Rodrigues de Niza e Ignez da Cunha Pinto, neto paterno de Catarina de Siqueira e Aleixo Rodrigues de Niza inventariado em Mogi das Cruzes em 1690, neto materno de Úrsula da Cunha Pinto e Manoel Delgado da Silva, família “Manoel da Cunha”.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 26-12-1693 Aleixo f. Jorge Rois De Nisa e Ignez da Cunha, padr.: Aleixo Leme da Silva e João da Cunha P.to

 

2º Cartório de Mogi das Cruzes , SP- Inventários

Pesquisa: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

1690 Aleixo Rodrigues de Nisa

Declarantes: Jorge Rodrigues de Nisa e Manoel Rodrigues de Nisa, filhos do defunto.

Filhos:

Maria Rodrigues mulher de Pascoal Frz Lamin

Ines Roiz mulher de João Pr.ª Bulhoens

Mecia Roiz mulher de João Fernandes

Izabel de Siqueira mulher de Domingos Roiz de ????

Ana Roiz mulher de Manoel de Oliveira

Maria Roiz mulher de Manoel Delgado da Silva

Catherina de Siqueira, solteira

machos:

Jorge Rodrigues de Nisa

Manoel Roiz de Nisa

Entre os nove filhos de Aleixo Rodrigues de Niza, e Catarina de Siqueira, que compareceram em seu inventário (citados em SL. 2, 353, 2-3):

I- Maria Rodrigues foi casada com Paschoal Fernandes Lamim, falecido em 1694, viúvo de Francisca de Medina. Tronco da familia “Lamin”.

VI- Maria Rodrigues de Siqueira casou-se em 1685 em Mogi das Cruzes com Manoel Delgado da Silva filho de Fulano e de Maria Pedroso.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, [danificado] 1685 Manoel Delgado da Silva f. de [danificado Pedrosa = cc Maria Rois [danificado] e Catarina de Siqueira, ja defunta, moradores [danificado]. Testemunhas Estevão Barbosa e Antonio da Mota? [------] de Moraes.

Pais de, q.d.:

VI-1 Rosa, batizada em 01-01-1686.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 01-01-1686 Rosa f. Mel Delgado da Silva e Maria Roiz, padr.: Joseph Marques e Izabel de Moraes.

 

 

Aleixo Leme da Silva faleceu abintestado em 01-07-1738 com inventário aberto em Mogi das Cruzes aos 29 do mesmo mês pela viúva Marta de Miranda Antunes, que declarou que seu marido “Não tinha casado mais que uma vez com ela inventariante”. Declarou os nove filhos de seu casal:

2º Cartório de Mogi das Cruzes , SP- Inventários

Pesquisa: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Aleixo Leme da Silva

29-07-1738

viuva Marta Antunes de Miranda

Faleceu abintestado em 01-07 proximo. Não tinha casado mais que uma vez com ela inventariante.

Titulo dos Filhos:

Lourenço, de 15

Domingos, 12

Aleixo, 9

Izabel 13

Maria 2

Marta 1 ano

Ignez 4

Catarina 3

Rita 2

 

Curador: João Leme da Silva

Removimento de curadoria para Angelo Vaz Pinto por ausencia do anterior. 06-06-1740

 

14-01-1741 removimento de fianca.

Domingos Bicudo de Brito, morador na vila de Jacarei, por fiador de Marta Antunes de Miranda, dona viuva de Aleixo Leme da Silva. A qual foi citada por parte do Mestre de Campo Aleixo Leme da Silva, para que o mandasse desobrigar da sua obrigação como fiador. Foi desobrigado o dito mestre de campo e ficou obrigado Domingos Bicudo de Brito.

 

Inventario do 2o. cartório de Moji das Cruzes, SP.

Termo de determinação (Dionísio Fernandes por cabeça de sua mulher Isabel Antunes) - 10/04/1755

Foi requerido por Dionisio Fernandes, por cabeça de s/m Izabel Antunes, a fls de partilha.

A cujo requerimento acudiram mais dois herdeiros, tambem casados com duas orfãs.

A viuva deste inventario tinha dado fiança. Fiador Domingos Bicudo de Brito e este se achava banido de bens.

Pagamentos:

a Francisco Xavier de Campos

a Bento Jose

a orfã Marta, solteira

ao herdeiro Lourenço

ao herdeiro Aleixo

ao herdeiro Domingos

a orfã Ignez, solteira

 

A bem da verdade, Aleixo de fato casou uma só vez segundo as regras do Concilio Tridentino. Mas teve um longo relacionamento com outra mulher, Escolastica Borges do Prado. Escolastica era filha de André Fernandes do Prado e Lucrecia Leme de Cerqueira, SL 3, 516, 3-1, onde o autor a define como “uma das mulheres de Aleixo Leme da Silva” - família Lucrecia Leme de Cerqueira, neste site.

Dos “tratos” que tiveram, nasceram ao menos dois filhos naturais:

 

1n- José Leme da Silva. Em Mogi das Cruzes aos 27-05-1777, viúvo de Catarina de Godoy Moreira, casou com Angélica Maria de Jesus, filha de Angelo Nogueira Collaço e Ana Soares de Siqueira, neta paterna de José Nogueira Collaço e Maria de Jesus Machada, neta materna de Manoel Martins e Joana Soares de Siqueira. Geração em SL. 2, 356, 5-1. Nesse seu segundo casamento, José declarou ser filho legitimo de Aleixo Leme da Silva e Escolástica Borges do Prado, neto paterno de Jorge Rodrigues e Ignez da Cunha Pinta e neto materno de Andre Fernandes do Prado e Lucrecia Leme de Siqueira. Geração em SL. 2, 356, 5-1

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-05-1777 Jose Leme da Silva, n. desta e viuvo de Catarina de Godoy Moreira, f.l. Aleixo Leme da Silva e Escolastica Borges do Prado, np Jorge Rodrigues e Ignez da Cunha Pinta e nm Andre Fernandes do Prado e Lucrecia Leme de Siqueira= cc Angelica Maria de Jesus, n. desta, f.l. Angelo Nogueira Collaço e Ana Soares de Siqueira, np Jose Nogueira Collaço e Maria de Jesus Machada, nm Manoel Martins e Joana Soares de Siqueira.

 

2n- Josefa da Silva, em Mogi das Cruzes aos 27-04-1739, casou com Sebastião Leme da Silva, viúvo de Maria Nunes. Geração em SL. 8, 67, 3-1

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-04-1739 Sebastião Leme da Silva, morador da freg. de Mogi do Campo, viuvo de Maria Nunes = cc Josefa da Silva, f. natural de Aleixo Leme da Silva e Escolastica Borges, todos estes naturais e moradores nseta freguesia

 

 

Filhos legitimos de Aleixo e Marta Antunes de Miranda, situação em 29-07-1738:

1- Lourenço, com 15 anos. Segundo Silva Leme, Lourenço Leme da Silva foi o segundo marido de Catarina d’Horta.

          Faleceu Catarina em Mogi das Cruzes em 19-06-1768 no estado de viúva.

Mogi das Cruzes, SP obitos aos 19-06-1768 faleceu Catarina Dorta, n. desta freguesia, de idade de 50 anos viuva de Lourenço Leme da Silva. Não fez testamento por ser notoriamente pobre.

 

2- Izabel, 13 anos. Izabel Antunes em 1755 estava casada com Dionisio Fernandes.

 

3- Domingos, com 12 anos em 1738. Domingos do Prado Martins casou em Guarulhos aos 29-07-1757 com Mariana de Jesus, filha de João Fernandes e Ignez de Campos naturais da vila de Jacarei, neta paterna de Manoel Fernandes e Maria de Campos naturais da vila de Jacarei e neta materna de Jose e sua mulher Mariana ambos forros naturais da vila de Jacarei.

SL. 2, 356, 5-4 Domingos do Prado Martins que casou em 1757 na Conceição dos Guarulhos com ... Era já falecido em 1776 e teve 4 f.ºs.

Guarulhos, SP Igreja N. Sra da Conceição matr aos 29-07-1757 Domingos do Prado Martins f.l. Aleixo Leme da Silva e Marta Antunes Moreira(sic), npaterno Jorge Rodrigues e Ignez da Cunha moradores no bairro da Senha(sic) da Penha fregueses da cidade e pela materna filho legitimo de Domingos do Prado Martins e Maria(sic) Antunes naturais da vila de Pindamonhangaba e ele contraente natural da vila de Mogi das Cruzes = cc Mariana de Jesus f.l. João Fernandes e Ignez de Campos naturais da vila de Jacarei npaterna de Manoel Fernandes e Maria de Campos naturais da vila de Jacarei e pela paterna(sic) Materna filha de Jose e sua mulher Mariana ambos forros naturais da vila de Jacarei.

 

4- Aleixo, 9 anos em 1738. Aleixo Leme do Prado aos 13-02-1768 casou com Maria Martins Monteira, filha de José Martins Barroso e Inácia Paes de Barros, neta paterna de Antonio Barroso e Maria Martins, neta materna de Cristovão Monteiro e Catarina Mendes.

Paroquia de Sant'Ana de Mogi ds Cruzes-SP, aos 13-02-1768 Aleixo Leme do Prado, f.l. Alexo Leme da Silva e Maria Antunes de Miranda, np Jorge Rodrigues e Ignez da Cunha Pinta, nm Domingos do Prado Martins e Izabel Antunes de Miranda = cc Maria Martins Monteira, f.l. Jose Martins Barroso e Inacia Paes de Barros, np Antonio Barroso e Maria Martins, nm Cristovão Monteiro e Catarina Mendes Test.: Cap. Mor Manoel Rorigues da Cunha cc D. Maria de Godoy, e Sarg. Mor João Pimenta de Abreu cc D. Escolastica de Camargo.

Aleixo e Maria tiveram q.d.:

4-1 Ana, batizada em S.Roque-SP aos 17-04-1774.

S. Roque, SP bat aos 17-04-1774 bat nesta freguesia de S, Roque a Ana, f.l. Aleixo Leme do Prado e Maria Martins Monteira. Foram padrinhos Jose Ferreira de Meyreles, solteiro filho de Cosme Ferreira fregues de Arasariguama, e Gertrudes Pedrosa casada com Manoel Fernandes Ramos

 

5- Marta, batizada aos 08-08-1730. Falecida antes de 1737 (batismo da irmã homônima).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 08-08-1730 Marta, f.l. Aleixo Leme da Silva e Marta de Miranda do Prado, padr.: Cel. Sebastião de Siqueira Cadeira e Francisca do Rosario.

 

6- Ignez, 4 anos. Solteira em 1755.

 

7- Catarina, 3 anos

 

8- Rita, 2 anos em 1738. Rita Leme do Prado aos 27-07-1775 casou com Andre Pereira de Carvalho, filho de Francisco Pereira e Micaela Pinheira Aranha, neto paterno de Diogo Francisco e Maria Francisca S. Tiago, neto materno Antonio Pinheiro Aranha e Agueda Fernandes

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 27-07-1775 Andre Pereira de Carvalho, n. desta, f.l. Francisco Pereira de [-----] e Micaela Pinheira Aranha, np Diogo Francisco e Maria Francisca S. Tiago, nm Antonio Pinheiro Aranha e Agueda Fernandes = cc Rita Leme do Prado, n. desta, f.l. Aleixo Leme e Marta Antunes, np Jose Rodrigues e Ignez da Cunha Pinta(?), nm Domingos do Prado Martins e Izabel Antunes de Miranda.

 

          Viúvo, Andre casou segunda vez com Ângela Siqueira de Moraes. Faleceu em agosto de 1787 e foi inventariado pela viúva em 28 de novembro do mesmo ano. Sem filhos do primeiro leito, deixou dois filhos do segundo: Francisco e José.

Ângela casou segunda vez com Francisco José de Campos, filho de Bento José de Campos e já era falecida em 14-05-1793. Nessa data Francisco casou segunda vez com Francisca de Jesus, viuva de Francisco de Campos

2º Cartório de Mogi das Cruzes, SP - Inventários -

Pesquisa: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Andre Pereira de Carvalho

Viuva Angela de Siqueira de Moraes

Autos 28-11-1787

Falecido abintestado em um dos dias do mes de agosto proximo. Deixando deste matrimonio com ela inventariante dois filhos menores. Ja era viuvo da falecida Rita Leme de quem não deixou filho algum

Titulo dos Orfãos: Francisco de 5 e Jose de um ano e um mes.

Tutoria: Bento Jose de Campos tutor dos dois orfãos menores.

 

07-03-1789 - Por motivo de mudanca para outro distrito, a viuva apresenta fiança. Fiadores o tutor Bento Jose de Campos e Manoel de Moraes Pinto.

 

Prestação de Contas aos 11-12-1794

Tutor Bento Jose de Campos: os orfãos viviam em companhia de seu filho Francisco Jose de Campos padrasto dos mesmos orfãos em companhia de quem ficaram por falecimento de sua mãe Angela de Siqueira de Moraes.

 

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 14-05-1793 Francisco Jose de Campos, viuvo de Angela de Siqueira de Moraes = cc Francisca de Jesus, viuva de Francisco de Campos. Ambos nts e fregueses desta.

 

9- Maria, 2 anos.

 

10- Marta, 1 ano