PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ALBANO DE GÓES

 

 

Bartyra Sette

 

 

Albano de Goes e Antonia Cardosa foram moradores em Santana de Parnaiba em meados do século XVII onde Antonia foi inventariada em 17-12-1720. Albano faleceu durante a inventariança e antes da partilha.

Compareceram sete filhos legitimos e quatro naturais.

 

Filhos naturais de Albano:

1n- Angelo

2n- Miguel

3n- Maria de Abreu

4n- Eugenia.

 

Filhos de Albano e Antonia Cardosa:

1- Antonio de Goes Leme

2- Andre de Goes Leme

3- Maria de Goes

4- João de Goes de Mattos

5- Albano de Goes e Mattos

6- Francisco de Almeida

7- Pedro de Goes

 

Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo

Inventários e Testamentos não publicados

Pesq.: Fabricio Gerin/Bartyra Sette

Antonia Cardosa e Albano de Goes- 1720 Santana de Parnaiba

Curador Cap. Rodrigo Bicudo Chassim

Inventariante: Andre de Goes Leme, filho da defunta.

Termo de Juramento: 17-12-1720

Domingos Leite de Amores por cabeça da herdeira Maria de Goes com quem esta casado.

 

Determinação das Partilhas:

Uma para o cabeça de casal de presente falecido.

E a outra para a parte da defunta.

 

Pagamento do cabeça de casal entregue ao inventariante.

Pagamentos aos herdeiros:

- Antonio de Goes de s/legitima (aa Antonio de Goes Leme)

- Andre de Goes de sua legitima (aa Andre de Goes Leme)

- Domingos Leite, por cabeça de Maria de Goes (aa Domingos Leite de Amores)

- João de Goes de s/legitima (aa João de Goes de Mattos)

- Albano de Goes de s/leg. (aa Albano de Goes e Mattos)

- Francisco de Almeida orfão menor

- Pedro de Goes

 

Curadoria aos 19-12-1721 a Andre de Goes Leme por tutor e curador de seus irmãos legitimos como tambem das filhas naturais

Orfãos legitimos: Francisco de Almeida e Pedro de Goes.

Os naturais são: Angelo = Miguel = Maria de Abreu e Eugenia.

 

Entrega de negras:

- a Maria de Abreu a quem por esmola foi deixada pelo testador.

- tambem a Eugenia, filha natural [---]

 

1- Antonio de Goes Leme, natural de Araçariguama, em 1707 na Parnaiba casou com Gracia Moreira (ou Pedroso de Alvarenga), natural de Cotia, filha de Belchior Moreira e Ana de Alvarenga.

SL. 7, 437, 4-5 Gracia Moreira de Abreu, casada em 1707 em Parnaíba com Antonio de Góes Leme, f.º de Alvaro de Góes e de Antonia Cardoso.

ASBRAP 2, Livro 1 de casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme. Rodnei Brunete da Cruz. Antonio de Goes, f. Albano de Goes e Antonia Cardosa, com Gracia Moreira, f. Belchior Moreira e Ana de Alvarenga (ano de 1707).

 

Geração de quatro filhos em SL. 7, 437, 4-5, entre eles:

2-2 Isabel Pedroso em 1736 casou com Manoel Pires do Prado, filho de José Pires Ribeiro e Maria da Assunção Pinheiro, neto paterno de Manoel Pires Antunes e Maria Ribeiro, neto materno de Domingos Ribeiro de Alvarenga e Izabel Pinheiro - família “Pinheiro, os irmãos Francisco e João”.

2-3 Valentim Pedroso Leme, natural de Araçariguama, casou duas vezes. Primeira vez casou com Teresa de Jesus, natural de Itu, filha de Francisco Luiz, natural de Santos e Maria Cardosa natural de Itu.

          Segunda vez em Itu aos 19-06-1777, casou com Francisca da Silva, natural de Itu, filha de Antonio da Silva Pinto e de Rita de Godoy, naturais de Itu, neta paterna do falecido Manoel da Silva Pinto e de Maria Dias, natural de Itu, neta materna do falecido Antonio de Godoy Moreira e de Rosa Moreira - em aportes à GP: João Dias Mainardi - SL II, 431, 2-1

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria aos 19-06-1777 nesta matriz e testemunhas Francisco Silva Maciel, casado e João Jose de Campos, casado e moradores desta freguesia; se receberam Valentim Pedroso Leme, viuvo de Teresa de Jesus = cc Francisca da Silva, filha de Antonio da Silva Pinto e de s/m Rita de Godoy naturais desta vila. A contraente é neta paterna de Manoel da Silva Pinto, ja defunto e de Maria Dias naturais desta, e por parte materna neta de Antonio de Godoy Moreira, ja defunto e de s/m Rosa Moreira naturais desta vila.

          Valentim e Teresa tiveram, pelo menos:

2-3-1 Ana Maria Pedroso, natural de Araritaguaba. Em Itu aos 04-02-1777 casou com Agostinho Luiz Machado, natural de Itu, filho de Tomas de Aquino de Aguiar, natural de Itu e sua segunda mulher Valentina Ribeiro.

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria aos 04-02-1777 nesta matriz e testemunhas Jose Alves Paes e Francisco Xavier Soares, ambos casados, se receberam Agostinho Luiz Machado, n/b e morador desta vila, f.l.de Thomas de Aquino e Valentina Ribeiro, naturais desta vila = cc Ana Maria Pedroso, natural de Aritaguaba e moradora desta vila, f.l.de Valentim Pedroso natural de Araçariguama e Theresa de Jesus, natural desta vila. O contrante neto paterno de Manoel e Maria Ribeira naturais desta vila, e materno de Gaspar Machado Barreto e Joana Nunes, esta natural da Cotia e aquele desta vila. A contraente neta paterna de Antonio de Goes Leme natural de Araçariguama e de Gracia Moreira, natural da Cotia, e neta materna de Francisco Luiz, natural de Santos e Maria Cardosa natural desta vila.

Tomas de Aquino de Aguiar, filho de Manoel Bicudo de Aguiar e de Maria Ribeira Garcia, primeira vez aos 10-03-1736 casou com Leonor Garcia Nogueira, filha do falecido Manoel da Costa Garcia e de Maria Martins Nogueira, todos naturais de Itu. Geração em SL: 5, 416, 4-1.

             Segunda vez aos 30-11-1752, Tomas casou com Valentina Ribeiro, filha de Gaspar Machado Barreto e Joana Nunes de Siqueira.Geração em SL: 5, 381, 5-2.

Itu-SP Igreja N Sra da Candelaria aos 10-03-1736 nesta igreja matriz, sem se descobrir impedimento canonico, se casaram Tomas de Aquino de Aguiar, natural desta vila, f.l. de Manoel Bicudo de Aguiar e de Maria Ribeira Garcia = cc Leonor Garcia Nogueira, f. l. de Manoel da Costa Garcia, ja defunto e de Maria Martins Nogueira, todos nts e moradores desta mesma vila; foram testemunhas Julião Roiz, João de Chaves.

 

Itu-SP Igreja N Sra da Candelaria aos 30-11-1752 nesta igreja e testemunhas Estevão Cardoso de Negreiros e Manoel de Mello Almada, homens casados e moradores desta freguesia, se casaram Thomas de Aquino de Aguiar, viuvo de Leonor Garcia = cc Valentina Ribeira, f. de Gaspar Machado e s/m Joana Nunes, nts desta freguesia e moradores nesta vila.

Tomas de Aquino e Leonor Garcia tiveram os filhos, q.d.:

I- Jose Bicudo de Aguiar, natural de Itu, onde aos 02-09-1766 casou com Maria Dias, natural de Araçariguama, filha de José de Almeida Pompeu e Narciza Dias, naturais de Araçariguama, neta paterna de José de Candia e Izabel, naturais de Araçariguama.

SL: 5, 416, 5-1 José Bicudo de Aguiar, casado em 1766 em Itu com Maria Dias, f.ª de José de Almeida Pompeu e de Narciza Dias.

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria aos 02-09-17166 nesta matriz e testemunhas Antonio Rodrigues do Prado, solteiro filho de Antonio Gonçalves, morador nesta vila e Estanislau de Campos Leite, solteiro, f. de Bernardo de Campos e morador de Araçariguama se casaram Jose Bicudo de Aguiar, n/b nesta vila de Itu, f.l. de Thomas de Aquino de Aguiar e de Leonor Garcia naturais desta mesma vila = cc Maria Dias, n/b na freguesia de Araçariguama, f.l.de Jose de Almeida Pompeu e Narciza Dias, naturais da mesma freguesia de Araçariguama. Os contraentes são moradores desta vila; ele neto paterno de Manoel Bicudo e Maria Ribeira, naturais desta vila, neto materno de Jose Rodrigues, natural da vila de Santos e de Luiza P--s natural da freguesia da Cotia; ela neta paterna de Jose de Candia e de Izabel Pa---- naturais de Araçariguama e pela materna neta de Manoel da Costa e Maria Martins naturais desta vila.

Obs. conflito com os avós maternos do orador, segundo o termo de casamento os pais. Provavelmente trocados os avos maternos do orador com os avós maternos da oradora.

II Antonio Garcia, natural de Itu. Casou com Tomasia Rodrigues, natural de Cabo Verde-MG, filha de Barnabe Rodrigues, natural da cidade de S. Paulo e de Izabel Maria, natural de Santos-SP. Pais de, pelo menos:

             II-1 Antonio, batizado em Cab Verde-MG em 03-01-1795.

Cabo Verde, MG Igreja N Sra da Assunção aos 03-01-1795 nesta matriz bat a Antonio, de idade de 16 dias, f.l. de Antonio Garcia nesta chamado Thomas de Aquino, natural da vila de Itu e de Thomasia Rodrigues nat da freg. de N Sra da Assunção do Cabo Verde, np de Thomas de Aquino de Aguiar e de Leonor Garcia naturais da dita vila de Itu, nm de Barnabe Rodrigues nat da cidade de S. Paulo e de Izabel Maria nat da vila de Santos, foram padrinhos Manoel Mendes de Vasconcellos e s/m Ana Joaquina, todos desta freguesia.

 

2- Andre de Goes Leme inventariante dos pais e tutor e curador de seus irmãos, legitimos e ilegitmos.

 

3- Maria de Goes (de Mattos ou Leme), natural de Araçariguama casada com Domingos Leite de Amores, da Parnaiba, já falecido em 09-10-1738. Geração de um filho em SL. 3, 136, 4-4:

3-1 Jeronimo Leite, natural de Araçariguama. Em Sorocaba aos 09-10-1738, casou com Maria Corea da Luz, filha de Jeronimo de Moura e Serafina Leite, naturais de Sorocaba. Geração em SL. 1, 146, 5-1.

Sorocaba, SP Igreja N. Sra da Ponte aos 09-10-1738 Jeronimo Leite, f. de Domingos Leite de Amores, ja defunto e de s/m Maria de Goes, nts e moradores na freguesia de Sariguama = cc Maria Correa da Luz, f. de Jeronimo de Moura e de s/m Serafina Leite, moradores desta vila;test.: Ten. Cel. Bernardo Antunes de Moura, Francisco Bueno de Sa, Gertrudes de Moura, Maria de Almeida Leite.

 

3-2 João da Silva (ou Cardoso) Leite, natural de Sorocaba ou da Parnaiba, casou com Maria da Silva da Conceição, natural dos Guarulhos, filha de Anastacio Ribeiro, natural de Santos-SP. Pais de:

3-2-1 João da Silva Leite, natural de Sorocaba. Em Curitiba-PR aos 13-07-1773 casou com Josefa dos Santos Coutinho, filha de Antonio Martins Lisboa e de Paula Rodrigues da Rocha, neta paterna de Jose Nicolao Lisboa, natural de Lisboa e de Antonia Leme da Silva natural de Curitiba, e pela materna neta de Manoel da Rocha Carvalhaes natural do reino e de Josefa Rodrigues Coutinha natural de Parnagua-PR.

Curitiba-PR Igreja N. Sra da Luz dos Pinhais aos 13-07-1773 nesta igreja matriz de N. Sra da Luz da vila de Curitiba onde os contrantes são moradores e test.: o Revdo Padre Coadjutor Ignacio Alvres Macedo e o Cap. Franciso Xavier Pinto, se receberam Joam da Silva Leite, natural da vila de Sorocaba, f. de Joam Cardoso Leite e de s/m Maria da Silva, neto paterno de Domingos Leite, natural da Parnaiba e de s/m Maria de Goes Leme natural de Araçariguama, e pela materna neto de Anastacio Ribeiro natural da vila de Santos, todos do bispado de S. Paulo = cc Josefa dos Santos Coutinha, f. de Antonio Martins Lisboa e de s/m Paula Rodrigues da Rocha, neta paterna de Jose Nicolao Lisboa, natural de Lisboa e de s/m Antonia Leme da Silva natural desta freguesia, e pela materna neta de Manoel da Rocha Carvalhaes natural do reino e de Josefa Rodrigues Coutinha natural da vila de Parnagua, todos desta bispado de S. Paulo.

3-2-2 Ana Cardosa, natural de Guarulhos, casou com Antonio Portes del Rei, natural de Taubate, filho de João Portes del Rei e Paula Maria naturais de Taubaté.Pais de, pelo menos:

3-2-2-1 Antonio Portes del Rei, batizado em Curitiba em 05-02-1782. Em 03-11-1813 se habilitou para casar com Maria Rita de Jesus, batizada em Curitiba em 02-12-1787, filha de Francisco Dias de Meira e Ana Martins de Oliveira casados em Curitiba em 13-09-1773.

RMJ) ACMSP ano 1813

Antonio Portes del Rei e  Maria Rita de Jesus - 03-11-1813 nesta vila de Curitiba.

Ele filho de Antonio Portes del Rei e Ana Cardosa

Ela filha de Francisco Dias de Meira e Anna Teixeira de Oliveira

Bat N Sra da Luz da Vila de Curitiba. Aos 05-02-1782 - Antonio filho de Antonio Portes del Rei natural da vila de Taubaté e Ana Cardosa, da fre. da Conceição dos Guarulhos, np de João Portes del Rei e Paula Maria naturais de Taubaté, nm de João Cardoso Leite da Parnaiba e Maria da Silva da Conceição dos Guarulhos.

Mesmo livro fl 52v - aos 02-12-1787 - Maria - filha de Francisco Dias de Meira e Ana Miz - np de Manoel Dias Colaço natural da freguesia da Conceição de ??? e Maria Luiz n. desta freguesia, nm de Sebastião Teixeira de Azevedo e Ines de Chaves ambos nat desta.

Termo de conclusão aos 03-11-1713 nesta vila de Coritiba.

Francisco Dias de Meira era filho de Manoel Dias Collaço, natural de Curitiba e de Maria Dias de Siqueira, neto paterno de Francisco de Souza de Aguiar e de Felicia Dias de Meyra, ambos naturais da Conceição de Itanhaem, e neto materno de Antonio Fernandes de Siqueira e de Catarina de Siqueira Cortes, ambos naturais de Curitiba. Ana Martins de Oliveira era filha de Sebastião Teixeira de Azevedo e de Ines de Chaves das Neve, todos naturais de Curitiba, neta paterna de Jose Teixeira de Azevedo, natural da vila de Iguape e de Maria Rodrigues Side natural de Curitiba, e neta materna de Manoel de Chaves de Almeida natural de Itu-SP e de  Ana Martins das Neves natural de Curitiba.

Curitiba-PR Igreja N. Sra da Luz dos Pinhais aos 13-09-1773 nesta igreja matriz de N. Sra da Luz da vila de Curitiba e testemunhas Manoel Gomes de Oliveira e Bras Alvres, se casaram Francisco Dias de Meyra, f. de Manoel Dias Collaço nat. desta freguesia e de s/m Maria Dias de Siqueira, np de Francisco de Souza de Aguiar e de s/m Felicia Dias de Meyra, ambos nts da Conceição de Itanhaem, e nm de Antonio Fernandes de Siqueira e de s/m Catarina de Siqueira Cortes, ambos nts desta freguesia = cc  Ana Martins de Oliveira, f. de Sebastião Teixeira de Azevedo e de s/m Ines de Chaves das Neves, todos moradores e naturaes desta freguesia, neta paterna de Jose Teixeira de Azevedo, nat.da vila de Iguape e de s/m Maria Rodrigues Side nat. desta freguesia, e neta materna de Manoel de Chaves de Almeida nat.da vila de Itu e de s/m Ana Martins das Neves nat desta freguesia.

 

4- João de Goes de Mattos (ou Leme). Provavelmente o primeiro marido de Rosa Garcia, filha de George Garcia de Siqueira e Maria Correa de Oliveira, que segunda vez em 16-01-1740 na Parnaiba casou com Braz Antonio de  Arzão, filho de Manoel Correa de Arzam e Maria de Lima.

SL. 6, 116, 4-1 Rosa Garcia, casada 1.o com João de Góes; 2.ª vez em 1740 em Parnaíba com Braz Antonio de Arzam f.º de Manoel Correa de Arzam e de Maria de Lima. Tit. Arzam Cap. 5.º § 1.º

Santana da Parnaiba, MG aos 16-01-1740 nesta matriz Braz Antonio de  Arzão, f.l. de  Manoel Correa de Arzam e Maria de Lima = cc Rosa Garcia, f.l. de George Garcia de Siqueira e Maria Correa de Oliveira, viuva de Joam de Goes, todos moradores nesta vila da Parnaiba. Test.: Sarg. Mor Raphael de Oliveira Leme e s/m Barbara Garcia, Joam Barreto Garcia, homem casado e Joana do Prado mulher de Jose Ribeiro de  Siqueira, todos moradores nesta dita vila de Parnaiba.

João e Rosa tiveram as filhas, q.d.:

4-1 Escolastica Garcia, batizada em Araçariguama em 28-04-1729. Na Pa\rnaiba em 19-02-1746 casou com João da Cunha, filho de outro e de Margarida de Oliveira.

Araçariguama, SP Igreja N Sra da Penha, Escolastica, filha de João de Goes e Matos e s/m Rosa Garcia moradores nesta freguesia, nasceu aos vinte de abril de 1729 e foi batizada nesta igreja aos 28 do mesmo mes e era; foram padrinhos Jorge Garcia de Siqueira e Maria Correa de Oliveira. De que para constar fiz este termo no mesmo dia, mes, e era ut supra.

 

Santana da Parnaiba, MG aos 19-02-1746 nesta greja matriz da vila da Parnaiba se receberam João da Cunha, f.l. de Joam da Cunha e Margarida de Oliveira, natural desta vila = cc Escolastica Garcia, f.l. João de Goes Leme e de Rosa Garcia natural da freguesia de N Sra da Penha de  Araçariguama e moradora nesta vila da Parnaiba. Test.: Raphael de Oliveira Leme e s/m Barbara  Garcia, Joam da Rocha de Oliveira, homem casado e Izabel da Rocha do Canto mulher de Bartolomeu Rodrigues Fam, moradores todos nesta vila de Parnaiba.

4-2 Maria Garcia, batizada na Parnaiba em 10-06-1734. Aos 18-11-1750 casou com Inacio Rodrigues da Costa, filho de João Rodrigues da Costa e Ana dos Reis.

Santana da Parnaiba, MG aos 10-06-1734 bat a Maria que completa hoje o oitavo dia de seu nascimento, f.l. João de Goes de Matos e de s/m Rosa Garcia. Foram padrinhos Joseph Gomes de Oliveira, fregues de N Sra da Ponte do Bairro de Araçariguama, e D.  Maria de Aragam mulher de Manoel Bezerra Cavalcanti, todos moradores  nesta vila de Parnaiba

 

Santana da Parnaiba, MG [Ignacio Rodrigues da Costa com Maria Garcia] aos 18-11-1750 nesta igreja matriz de Santa Ana da vila da Parnaiba se receberam Ignacio Rodrigues da Costa, f.l. de João Rodrigues da Costa e Ana dos Reis = cc Maria Garcia, f.l. de Joam de Goes e de Rosa Garcia. Ambos nts e mroadores nesta freguesia da Parnaiba. Test.: Mauricio da Rocha Campos, Guilherme Pedrozo de M., homens casados  e Francisca dos Reis mulher de Estevão Sanches  de ---- e Margarida de Siqueira de Camargo mulher de João da Rocha de Oliveira; moradores todos nesta freguesia da Parnaiba.

 

5- Albano de Goes e Mattos.

 

6- Francisco de Almeida, menor em 1720

 

7- Pedro de Goes.