PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Agueda Vaz Teixeira

 

Bartyra Sette

Geraldo Dutra de Andrade Neto

 

 

Agueda Vaz Teixeira, natural de Itu-SP, era filha de Domingos Vaz Teixeira, natural da vila de Chaves Arc. de Braga e de sua primeira mulher Izabel Cabral, natural da cidade de São Paulo, neta paterna de Lázaro Fernandes e Agueda Vaz, naturais de Carrazedo Arc. Braga.

 

Domingos Vaz Teixeira casou segunda vez em 27-10-1727 em Itu com a viúva Izabel de Anhaia, filha de Gaspar Barreto e da falecida Maria de Almeida.

(pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto) Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria na era de 1727 anos Domingos Vaz Teixeira, f. de Lazaro Frz e de s/m Agueda Vaz naturais de Carrazedo, Arc. Braga = cc Izabel de Anhaia, f. de Gaspar Barreto Leme e de s/m Maria de Almeida, ja defunta. Ambos viúvos sendo padrinhos Estevam Gomes e Joam Pereira, Maria Luiza e Ana Saraiva. Aos vinte e sete de outubro da sobredita era.

Izabel de Anhaia foi casada primeira vez, em Itu aos 30-04-1720, com André Guilherme, dai natural, filho de João Guilherme e de Antonia Dias, naturais de Itu.

SL. 3º, 535, 3-3 Izabel de Anhaya, f.ª de 2-1, casou-se 1.º em 1720 em Itu com André Guilherme f.º de João Guilherme e de Antonia Dias; 2.ª vez em 1728 na mesma vila com Domingos Vaz Teixeira f.º de Lazaro Fernandes e de Agueda Vaz, naturais de Braga. Izabel de Anhaya n.º 3-3 em 1706 requereu dispensa de impedimento de consangüinidade para casar-se com seu parente Cosme Moreira de Alvarenga f.º de Belchior Moreira e de Anna de Alvarenga. Tit. Garcias Velhos.

Itu, SP Igreja N Sra da Candelaria - Andre Guillherme, f. de João Guilherme e de Antonia Dias, naturais desta vila, se recebeu com Izabel de Anhaya, f. de Gaspar Barreto e de Maria de Almeida, ja defunta, naturais de Arasariguama. Foram testemunhas P.º Gonçalves e Manoel de Chavbes, e Catherina de Almeida e Francisca Dias aos 30 de abril da era ut supra (1720).

 

Em Ouro Preto-MG aos 04-08-1738, Agueda casou com Antonio da Silveira Jorge, filho de Francisco Vargas e Izabel da Paixão, naturais da freguesia de Santa Catarina do Castelo Branco ilha do Faial, Bispado de Angra.

Ouro Preto, MG aos 04-08-1738 nesta matriz se receberam Antonio da Silveira George e Agueda Vaz Teixeira. Testemunhas Lourenço de Souza e R.do P.e Ant.º Correia de Faria.

 

Foram moradores em Carijos-MG onde deixaram geração:

 

1- Ana, batizada em 09-03-1741

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 09-03-1741 nesta igreja matriz de N. Sra da Conceição dos Campos dos Carijos bat. a Ana, f. de Antonio da Silveira e de s/m Agueda Vaz; foram padrinhos Antonio da Rosa de Medeiros somente, fregueses desta freguesia.

2- Rosa Maria da Assunção

3- José da Silveira Vaz

4- Antonio, batizado em 18-12-1747

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 18-12-1747 nesta matriz bat a Antonio, f.l. de Antonio da Silveira e Agueda Vaz, meus fregueses, npaterna de Francisco Bargas e de s/m Izabel da Paixão, naturais da freg. de Santa Catarina do Castelo Branco ilha do Faial Bispado de Angra, e pela materna de Domingos Vaz Teixeira e de s/m Izabel Cabral da freg. de Itu comarca de S. Paulo; nasceu aos onze do sobredito mes e ano; foram padrinhos Antonio Rodrigues Ventura e Francisca dos Santos, mulher de Felis Correa, meus fregueses.

5- Luzia Maria da Conceição.

 

2- Rosa Maria da Assunção, batizada em Carijós aos 22-09-1743. Casou aos 22-08-1763 com o viúvo Francisco de Souza Leão, natural da freguesia de S. Salvador do Passo de Souza Bispado do Porto, filho dos falecidos José de Souza e de s/m Maria de Leão. Francisco foi casado primeira vez com Maria Pinta sepultada na freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara da Comarca e Bispado de Mariana.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 22-09-1743 nesta matriz bat a Rosa,. f. de Antonio da Silveira e s/m Agueda Vaz, meus fregueses, np de Francisco de Bargas e de s/m Izabel da Paixão naturais e moradores na freg. de Santa Catarina de Castelo Branco ilha do Faial Bispado e cidade de Angra, e pela materna de Domingos Vaz e de s/m Izabel Cabral natural e moradores que foram na vila de Itu deste bispado; nasceu aos doze do dito mes e foram padrinhos Antonio da Silveira dos Santos e Luiza Maria Rosa mulher de A. Pereira meus fregueses.

 

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 22-08-1763 nesta matriz e testemunhas o Cap. Manoel Pereira Lagoa e Francisco de Faria de Brum, se receberam Francisco de Souza Leam, nat/bat na freguesia de S. Salvador do Passo de Souza Bispado do Porto, f.l. de Jose de Souza e de s/m Maria de Leam, ja defuntos, viuvo de sua primeira mulher Maria Pinta q se acha sepultada na freguesia de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara da Comarca e Bispado de Mariana = cc Rosa Maria da Assunção, nat/bat nesta freguesia, f.l. de Antonio da Silveira e Agueda Vaz Pereira, ja defuntos.

Francisco e Rosa tiveram os filhos batizados em Carijós, q.d.

2-1 Inácio, falecido em 09-05-1764.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 09-05-1764 nesta freguesia de N. Sra da Conceição do Campo dos Carijós faleceu Inacio, inocente, f.l. de Francisco de Souza Leam e de s/m Rosa Maria de Jesus; foi sepultado dentro desta matriz.

2-2 Francisco, nasceu aos 16-05-1765 e foi batizado aos 25 do mesmo mês.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 25-05-1765 nesta matriz bat a Francisco nascido aos 16 do dito mes, f.l. de Francisco de Souza Leão e de s/m Rosa Maria da Assunção, np de Jose de Souza e de s/m Maria de Leão, naturais da freguesia de S. Salvador do Passo de Souza do Bispado do Porto, nm de Antonio da Silveira e de s/m Agueda teixeira Vaz, naturais ele da ilha do Faial Bispado de Angra e ela da vila de Itu Bispado de S. Paulo. Foram padrinhos eu e Teresa Angelica de Jesus mulher do Licenciado João Pinto Salgado, todos desta freguesia. O Vig. Simão CAetano de Moras Barreto.

2-3 João, batizado em 23-12-1766. João de Souza Leão, aos 25-11-1791 em S. João del Rei, casou com Antonia Luiza da Silva, aí batizada em 26-05-1765, filha de João da Silva Coelho, natural da freguesia de São Payo de Casaes termo do Porto Arc. Braga e de Rita Gonçalves Ferreira batizada em 09-07-1737 e casados em 22-11-1757, neta paterna de Antonio da Silva e Catarina da Costa, neta materna de Cipriano Ferreira e Faustina Gonçalves.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 23-12-1766 nsta freguesia bat a João, nascido a 24 de novembro do dito ano, f.l. de Francisco de Souza Leão e Rosa Maria da Assunção, np de Jose de Souza e de s/m Maria de Leão ambos nts da freguesia de S. Salvador do Passo de Souza comarca de Penafiel Bispado do Porto, e pela materna de Antonio da Silveira nt. da ilha do Faial Bispado de Angra e s/m Agueda Vaz nat. do bispado de S. Paulo, foram padrinhos com pp do Cap. Antonio de Ab reu Guimarães, e Ursula das Virgens, viuva do Cap. Manoel de Sá Tinoco, todos desta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 25-11-1791 na capela da Conceição da Barra e testemunhas o Alf. Manoel Antonio Pereira e Souza, e Manoel Jose da Silveira Vaz se receberam João de Souza Leão, f.l. de Francisco de Souza Leão e de Rosa Maria da Assunção, n; na freguesia da Vila de Queluz = com Antonia Luiza da Silva, f.l. de João da Silva Coelho e de Rita Gonçalves Ferreira, n/b nesta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 26-05-1765 na capela de n. Sra da Conceição bat a Antonia, f.l. de João da Silva Coelho e de Rita Gonçalves, foram padrinhos Domingos Dias Barros e Perpetua Maria de Jesus

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 22-11-1757 nesta matriz se casaram João da Silva Coelho, n/b na freguesia de São Payo de Casaes termo do Porto Arc. Braga, f.l. de Antonio da Silva e Catarina da Costa = com Rita Gonçalves Ferreira, n/b nesta freguesia, f.l. de Cipriano Ferreira e de s/m Faustina Gonçalves, ja defuntos.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 09-07-1737 na capela de São Gonçalo bat a Rita, f. de Cripriano Ferreira e de s/m Fausstina Gonçalves, foram padrinhos Antonio de Figueiredo, solteiro, e Antonia de [-----], casada.

2-4 Inacia, batizada aos 10-08-1768.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 10-08-1768 nesta matriz bat a Inácia nascida aos 23 de julho do dito ano, f. de Francisco de Souza Leão e s/m Rosa Maria da Assunção. Foram padrinhos Jeronimo Correa, solteiro morador na vila de São José do Rio das Mortes.

2-5 Domingos, batizado em 10-04-1775.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 10-04-1775 nesta matriz bat a Domingos, f. de Francisco de Souza Leão e de s/m Rosa Maria da Assunção, foram padrinhos o Alf. Domingos Galvão e s/m Pascoa Maria da Ressurreição, todos desta freguesia.

 

3- José da Silveira Vaz, em Cariós aos 02-10-1764 casou com Maria Rosa de Jesus, aí batizada em 20-02-1745, filha de Manoel da Costa Silva e Maria da Piedade, esta falecida em 12-12-1791, npaterna de Manoel da Costa e s/m Gracia Silveira, da freguesia de S. João da Costa da Ilha do Pico, Bispado de Angra, nmaterna de Miguel de Villas Boas natural de Barcelos e de s/m Felipa Pereira, natural da freguesia da Candelária do Rio de Janeiro.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 02-10-1764 nesta matriz e test. Francisco de Souza Leão e Alf. Domingos Teixeira Souza se receberam Jose da Silveira Vaz, nat/bat nesta freguesia, f.l. Antonio da Silveira Jorge e Agueda Vaz Teixeira, ja defuntos = cc Maria Rosa de Jesus, nat/bat nesta mesma freguesia, f.l. Manoel da Costa Silva e de Maria da Piedade.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 20-02-1745 nesta matriz bat a Maria, f.l. de Manoel da Costa e Maria da Piedade, meus fregueses, npaterna de Manoel da Costa e s/m Gracia Silveira, da freguesia de S. João da Costa da Ilha do Pico, Bispado de Angra, nmaterna de Miguel de Villas Boas natural de Barcelos e de s/m Felipa Pereira, n. do Rio de Janeiro freguesia de N. Sra da Candelaria. Nasceu aos treze do mes sobredito, foram padrinhos Bernardo Francisco Salvado e Ana Maria Rosa mulher de Jacinto Franco, meus fregueses.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 12-12-1791 dentro desta matriz da Real vila de Queluz foi sepultada Maria da Piedade, de idade de 80 anos pouco mais ou menos, viuva de Manoel da Costa Silva, faleceu com todos os sacramentos neste mesmo dia. Declaro que tem filho e filhas Joaquim, Martinho, Leonarda, Luisa, Antonia e tres mais, duas viuvas que são Maria Rosa de Jesus e Eugenia, e Ana mulher de João de Medeiros.

Tiveram os filhos batizados em Carijós, q.d.:

3-1 Manoel en 27-04-1765.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 27-04-1765 nesta matriz pus os santos oleos Manoel, f.l. de Jose da Silveira Vaz e de s/m Maria Rosa de Jesus, o qual inocente tinha sido batizado particularmente por estar em perigo pelo Licenciado mManoel Fernandes Ribas. Foram padrinhos das cerimonias o dito Licenciado e Antonia Maria do Rosario, filha de Manoel da Costa Silva, todos desta freguesia.

3-2 Severino em 19-01-1767.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição bat 1754-1768 im 131 aos 19-01-1767 nesta matriz bat a Severino nascido a 10 do dito mes, f.l. de Jose da Silveira Vaz e de s/m Maria Rosa de Jesus, np de Antonio da Silveira, n. da Ilha do Faial Bispado de Angra e de s/m Agueda Teixeira, n. da vila de Itu bispado de S. Paulo, e nm de Manoel da Costa Silva, n. da ilha do Pico Bispado de Angra e de s/m Maria da Piedade, n. da freguesia da Candelaria Bispado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos João da Silva Souza e Ana Maria de Jesus, mulher de Bento Correa, todos moradores desta freguesia.

3-3 José em 20-11-1768.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição nesta matriz aos 20-11-1768 bat a Jose, nascido aos dois do dito mes, f.l. Jose da Silveira Vaz e Maria Rosa de Jesus, np de Antonio da Silveira nat. da ilha do Faial Bispado de Angra e de Aguida Vaz Teixeira natural da vila de Outu, bispado de S. Paulo; foram padrinhos Pedro Jose da Silveira, solteiro morador em Vila Rica, e Eugenia Angelica do Sacramento mulher de Manoel Marques de Araujo desta fregueisa.

3-4 Ana, em 26-02-170.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 26-02-1770 nesta matriz bat a Ana nascida aos 19 do dito mes, f.l. de Jose da Silveira Vaz e de s/m Maria Rosa de Jesus. Foram padrinhos David Vieira Vaz e Ana Maria da Silva, mulher de João de Medeyros Teyxeira, todos desta freguesia.

3-5 Domingos em 25-11-1771.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 25-11-1771 nesta matriz bat a Domingos nascido aos 9 do dito mes, f.l. de Jose da Silveira Vaz e de s/m Maria Rosa de Jesus. Foram padrinhos o Revdo Domingos da Costa Pereyra e Pascoa Maria da Ressurreição, mulher de Luiz de Almeida desta freguesia.

3-6 Delfina em 18-11-17775.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 18-11-1775 nesta matriz bat a Delfina nascida aos 8 do dito mes, f.l. de Jose da Silveira Vaz e de s/m Maria Rosa de Jesus. Foram padrinhos Manoel Leite Ribeiro e Maria Marques, mulher de João de Almeida, todos desta freguesia.

3-7 Violante em 13-08-1778.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 13-08-1778 nesta matriz bat a Violante, f.l. de Jose da Silveira Vaz e de s/m Maria Rosa de Jesus, np de Antonio da Silveira e Agueda Vaz Teixeira, nm de Manoel da Costa Silva e Maria da Piedade. Nascida aos três do dito mes, foram padrinhos o padre -------- da Costa Azevedo Pereira, e Violante mulher do Furriel Manoel Gomes, moradores na freguesia da Itaverava.

 

5- Luzia Maria da Conceição, batizada em 02-11-1755. Aos 11-07-1768 casou com Caetano Manoel de Meireles, natural do lugar de Aveleda freguesia de Sam Martinho da vila de Arrifana de Souza Bispado do Porto, filho natural de Gonçalo de Meireles e de Maria de Souza Teixeira.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 02-11-1755 nesta matriz bat a Luzia, f.l. Antonio da Silveira e Agueda Vaz, nasceu aos 27 de agosto do mesmo ano, foram padrinhos Jose da Costa de Oliveira e D. Leonor Pereira de Jesus. Neta paterna de Francisco de Bargas e Izabel da Paixão naturais da vila do Faial freguesia de Castelo Branco Bispado de Angra, e pela materna de Domingos Vaz Teixeira natural da vila de Chaves Arc. de Braga e de Izabel Cabral natural da cidade de S. Paulo.

 

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 11-07-1768 se receberam Caetano Manoel de Meireles, filho natural de Gonçalo de Meireles e de Maria de Souza Teixeira, do lugar de Aveleda freguesia de Sam Martinho da vila de Arrifana de Souza Bispado do Porto = com Luzia Maria da Conceição, n/b nesta freguesia, f.l. de Antonio da Silva Jorge e de s/m Agueda Vaz Teixeira.

          Ambos faleceram em Queluz, Caetano em 10-07-1810, com 70 anos declarados e Luzia em 25-11-1821.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 10-07-1810 dentro desta matriz foi sepultado Caetano Manoel de Meirelles, que era de setenta anos, casado com Luiza Maria da Conceição.

 

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 25-11-1821 foi sepultada Luzia Maria da Conceição, viuva de Caetano Manoel de Meireles.

Entre os filhos do casal:

5-1 Caetano Manoel de Meireles, batizado em 28-02-1772, casou duas vezes.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 28-02-1772 nesta matriz de N. Sra da Conceição do Campo dos Carijos bat a Caetano n. a 4 do dito mes, f.l. Caetano Manoel de Meirelles e Luzia Maria da Conceição, npaterno de Gonçalo de Meirelles e Maria de Souza Teixeira do Lugar de Avellalla(sic) freguesia de S. Martinho da vila de Arrfana de Souza Bispado do Porto e nmaterno de Antonio da Silveira Jorge n. freg. de Sta Catarina de Castelo Branco Bispado de Angra e s/m Agueda Vaz Teixeira n. da vila de Outu Bispado de São Paulo. Padr.: Damaso Luiz Fernandes, solteiro e Joana Luiza do Sacramento, solteira filha do defunto Apolinario Pereira

          Primeira vez, aos 26-08-1795, casou com Francisca Maria de São José, batizada em 12-05-1776, filha de Manoel Fernandes Vieira e Maria Ursula do Sacramento ambos naturais e batizados nesta mesma matriz, neta paterna de Francisco Xavier Vieira n/b na freg. de S. Julião de Taboassa  termo de Vieira Arc. de Braga Com. de Guimarães e s/m Maria Rodrigues da Purificação n/b na freg. N. Sra da Conceição dos arrabaldes da cidade e Bispado de S. Paulo; neta materna Manoel Ferreira de Sá n/b freg. da Ribeira Grande da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra e s/m Francisca Inacia de Gouvea n/b na freg. de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis) Queluz, cas, Tomo I, 4v Matriz, 26/08/1795 Caetano Manoel de Meireles, filho de outro e de Luzia Maria da Conceição, com Francisca Maria de São Joze, filha de Manoel Fernandes Vieira e de Maria Ursula do Sacramento, ambos de Queluz.

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 12-05-1776 nesta matriz de N. Sra da Conceição Campos de Carijos bat a Francisca, gemea com Maria, f.l. Manoel Fernandes Vieira e Maria Ursula do Sacramento ambos naturais e batizados nesta mesma matriz, neta paterna de Francisco Xavier Vieira n/b na freg. de S. Julião de Taboassa  termo de Vieira Arc. de Braga Com de Guimarães e s/m Maria Rodrigues da Purificação n/b na freg. N. Sra da Conceição dos arrabaldes da cidade e Bispado de S. Paulo; neta materna Manoel Ferreira de Sá n/b freg. da Ribeira Grande da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra e s/m Francisca Inacia de Gouvea n/b na freg. de N. Sra das Angustias da Ilha do Faial Bispado de Angra; padr.:  Mathias de Medeiros Terra e Catarina Rosa de Jesus, solteira.

          Francisca Maria faleceu em Queluz e foi sepultada aos 14-05-1820.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 14-05-1820 nesta matriz foi sepultada Francisca Maria de São Jose, mulher de Caetano Manoel de Meirelles.

          Segunda vez, aos 06-08-1821 na capela do Lamim filial de Itaverava, Caetano casou com Ana Custódia do Espírito Santo, aí batizada em 1805, filha de Francisco Antonio Gomes e sua primeira mulher Felicidade Angelica de São José.

Itaverava, MG aos 06-08-1821 na capela do Espirito Santo do Lamim, filial desta matriz de Santo Antonio de Itaverava, perante as testemunhas o Sargento Mor Antonio Pedro de Azeredo Dantas e Felicio Pedro de Meirelles se receberam Caetano Manoel de Meirelles, viuvo de Francisca Maria de São Jose = e Ana Custodia do Espirito Santo, f.l. de Francisco Antonio Gomes e Felicidade Angelica de São Jose, natural desta freguesia de Santo Antonio da Itaverava, e nela ambos moradores.

 

Itaverava, MG no ano de 1805 na capela do Divino Espirito Santo do Lamim, filial desta matriz, bat a Ana, f.l. de Francisco Antonio Gomes e de Felicidade Angelica de São Jose, foram padrinhos o Cap.  Antonio Jose Ferraz, casado e Ana Rosa de São Jose, mulher do Furriel Jose de Souza Lima, todos desta freguesia. E porque este assento se não acha no livro e lugar competentes, o lancei neste dos Suplementos.

Francisco Antonio Gomes, segunda vez aos 28-05-1814 dispensados do impedimento de afinidade em 1º grau da linha transversal, casou com Felizarda Maria de Jesus, irmã de sua falecida mulher, filhas do Furriel José de Souza Lima e de Ana Rosa.

Itaverava,MG aos 28-05-1814 na capela do Lamim, filial desta matriz de Itaverava, dispensados do impedimento de afinidade em 1º grau da linha transversal e de cognação espiritual duvidosa em 2º grau se receberam Francisco Antonio Gomes, viúvo de uma irmã da contraente = e Felizarda Maria de Jesus, f.l. do Furriel Jose de Souza Lima e de Ana Rosa, n/b e ambos moradores nesta freguesia. Testemunhas o Ten. Manoel Felisberto da Silva e Jose Gonçalves Barreto.

          Caetano Manoel, viúvo novamente, faleceu aos 02-11-1839 e foi inventariado em 1843.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 02-11-1839 nesta matriz foi sepultado Caetano Manoel de Meirelles, viuvo de Ana Custodia do Espírito Santo.

 

in Joaquim Rodrigues de Almeida, Quincas de Almeida, "Apontamentos Tirados de Autos dos Cartórios do Primeiro e Segundo Ofícios do Foro de Conselheiro Lafaiete; do Arquivo da Matriz e de diversos outros documentos", página 100, Livro do acervo da Biblioteca Antônio Perdigão - Museu e Arquivo da Cidade, doação de Walter Andrade Souza em 11 de março de 1988. Cidade de Conselheiro Lafaiete - ano 2011.

"1843. Caetano Manoel de Meireles. Inv. Ana Custodia do Espirito Santo, viuva do 2º matrimonio.

Filhos do 1º matrimonio com Francisca Maria de São José: Donato Francisco de Meireles; Miquilina, casada com Francisco Fulgencio de Paula; Antônio de Meireles; Maria Joana, casada com José Joaquim de Menezes; e Felicissimo Candido de Meireles.

Filhos do 2º matrimonio: Francisco, Francisca, José, Candida, Maria, Rozenda, Ana, Humbelina (esta faleceu pouco depois de seu pai).

Casa na rua do Fogo, de Queluz, sorte de terras na fazenda dos Bernardeiros, (?) confrontando com a fazenda de Lauriano Moreira de Souza, fazenda dos Vargas, Saco, e Alvarenga."

 

Filhos de Caetano Manoel e Francisca Maria, segundo o inventário de 1843:

5-1-1 Donato Francisco de Meireles aos 21-02-1816 casou com Ana Luiza da Silva, filha de José Antonio de Araújo e Ana Maria de Jesus.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis - Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, da folha 101 até a folha 120 verso, 102 v. Matriz, 21/02/1816, Donato Francisco de Meireles, desta freguesia, filho de Caetano Manoel de Meireles e de Francisca de São Joze, com Anna Luiza da Silva, também desta, filha de Joze Antonio de Araujo e de Anna Maria de Jesus.

5-1-2 Miquilina.

5-1-3 Antonio de Meireles.

5-1-4 Maria Joana casada com José Joaquim de Menezes.

5-1-5 Felicíssimo Candido de Meireles, com 24 anos em 17-02-1844, casou com Claudina Candida de Jesus, de 13 anos, exposta a Julia Candida de Jesus.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 17-02-1844 nesta matriz se receberam Felicissimo Candido de Meirelles, de idade de 24 anos, f.l. de Caetano Manoel de Meirelles e Francisca Maria de São Jose, natural/batizado e morador nesta paroquia = e Claudina Candida de Jesus, de idade 13 anos, exposta a Julia Candida de Jesus, natural/batizada e moradora nesta. Testemunhas Felisberto Nemesio Neri de Padua e Manoel Martins Pereira Brandão.

 

Caetano Manoel e Ana Custódia tiveram oito filhos, segundo o inventário:

5-1-6 Francisco.

5-1-7 Francisca Maria de Jesus, batizada em 30-06-1822.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 30-06-1822 nesta matriz bat a Francisca, f.l. de Caetano Manoel de Meireles e de Ana Custodia do Espírito Santo, foram padrinhos Francisco Jose Gomes e s/m Maria Francisca por pp q apresentou Flora Teresa de Jesus mulher de Eugenio Jose Gomes, cujos padrinhos moradores na freguesia da Itaverava.

         Aos 12-10-1844, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau transversal, casou com Jacinto José de Siqueira, batizado em Ouro Branco aos 18-08-1820, exposto a Manoel Antonio Dutra e filho natural reconhecido do Tenente Clemente José de Siqueira.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 12-10-1844 nesta matriz, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau transversal se receberam Jacinto José de Siqueira, de idade 24 anos, exposto a Manoel Antonio Dutra, batizado na freguesia do Ouro Branco, e morador nesta = e Francisca Maria de Jesus, de 22 anos, f.l. de Caetano Manoel de Meirelles e Ana Custodia do Espirito Santo, n/b e moradora nesta paroquia. Testemunhas Manoel Martins Pereira Brandão e Luiz Gonzaga de Matos.

Francisca Maria faleceu em Queluz e foi sepultada aos 14-09-1861. Jacinto casou segunda vez com sua cunhada Ana Francisca de Jesus, abaixo citada.

Cons. Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 14-09-1861 sepultou-se dentro desta matriz D. Francisca mulher de Jacinto Jose de Siqueira.

 

Entre os filhos do casal:

5-1-7-1 Francisco Lourenço de Siqueira faleceu em Queluz e foi sepultado aos 28-03-1850.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 28-03-1850 nesta matriz foi sepultado Francisco Lourenço de Siqueira, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e D. Francisca Maria de Jesus.

5-1-7-2 João Batista batizado em 20-05-1856.

Conselheiro Lafaiete, MG Igrejas N Sra da Conceição aos 20-05-1856 nesta matriz bat a João Batista nascido aos ---- deste, f.l. Jacinto Jose de Siqueira e D. Francisca Maria de Jesus. padr.: Jose Antonio de Meirelles e D. Rita Maria do Carmo.

João Batista de Siqueira, aos 26-11-1875, casou com Antonia Rita de Andrade, batizada em 29-05-1857, filha de Guilherme Pinto de Andrade e Matildes Esméria de Jesus, neta paterna de José Pinto de Andrade e sua primeira mulher D. Francisca (Joaquina) Pereira da Silva, neta materna de Joana Felisberta Alves de Jesus (ou de São José) e de Joaquim Albino de Almeida este exposto ao Guarda Mor Manoel Albino de Almeida - família Manoel Pereira Brandão neste site.

Conselheiro Lafaiete, MG Igrejas N Sra da Conceição aos 26-11-1875 em oratorio em casa do Sr. Jose Albino de Almeida. João Batista de Siqueira, f.l. Jacinto Jose de Siqueira = cc Antonia Rita de Andrade, f.l. Guilherme Pinto de Andrade, já falecido. Test.: Jose Albino de Almeida e Antonio Francisco Baião.

          Faleceu João Batista em Queluz aos 13-05-1903, com geração.

CRC Conselheiro Lafaiete, MG - Certidão de Óbito - João Baptista de Siqueira, casado com Antonia Rita de Siqueira, com 47 anos, filho de Jacintho José de Siqueira e Francisca Meirelles de Siqueira, residente nesta cidade, Faleceu aos 13-05-1903, causa da morte pneumonia, sepultamento no cemitério desta cidade, Declarante Sebastião Pereira da Costa. Obs. Livro C03-fls. 55, termo 46// Não fez testamento. Deixou os seguintes filhos legítimos: Olympia de Siqueira Oliveira, com 25 anos, casada; Maria Jose de Siqueira Costa, com 23 anos, casada; Renato de Siqueira, com 21 anos, solteiro; Arthur Siqueira, com 19 anos, casado; e Aristides Siqueira, com 17 anos, solteiro. Todos vivos e faleceram os seguintes: Adelina, Honorina, Francisco e Eulina (certidão disponibilizada por Geraldo Dutra de Andrade Neto).

 

5-1-7-3 Antonio em 08-11-1858.

Conselheiro Lafaiete, MG Igreja N Sra da Conceição aos 08-11-1858 nesta matriz bat a Antonio nascido a 31 de outubro e f.l. de Jacinto Jose Clemente de Siqueira e D. Francisca Maria de Jesus, foram padrinhos eu batizante e D. Rosenda Maria da Conceição, tia materna do batizado. O Vig. Domiciano Teixeira Campos.

5-1-8 José

5-1-9 Cândida.

5-1-10 Maria.

5-1-11 Rozenda.

5-1-12 Ana Francisca Jesus, com 25 anos em 13-09-1862 e dispensados do parentesco de consanguinidade em 2º grau e de afinidade lícita - cunhadio - e do parentesco espiritual de 2º grau, casou com Jacinto José de Siqueira, viúvo de Francisca supra:

AEAM - Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana

Processo matrimonial 095966 – Jacinto Jose Siqueira – Ana Francisca Jesus – 1862 – Arm. 38 – Pasta 9597

Transcrito em 2 de agosto de 2016 por Estevam Costa Martins a pedido de Geraldo Dutra de Andrade Neto.

[fl. 02]

[...] 

Jacintho Jozé de Siqueira e Anna Francisca de Jezus da Freguesia [/]

De Queluz Bispado de Marianna achão-se jntos e contratados p.a se [/]

Cazarem. Obsta-lhes os impedimentos, de Consanguinidade em segun_[/] do grau de linha transversal egual, pr. Serem I.rs o Pai da Oradora, e a [/] Mai do Orador, de afinidade licita em primeiro grau p.r ter sido [/] o Orador casado com uma Irmaã da Oradora, e pelo parentesco [/] Espiritual em segunda espece p.r ter a Oradora Crismado a uma [/] filha do Orador. [/]

[...]

Os oradores amão-se mutuam.e, morão na mesma caza desde a [/] vida da m.er, tem 5 filhos órfãos menores de 12 a.s O Orador he [/] o único homem q’ determina a casa da Mai da Oradora, q’ sendo [/] pobre tem m.s duas filhas maiores de vinte cinco a.s p.a lhes dar es_[/] tado; vivem honestam.e; ella oradora não foi raptada. O Ora_[/] dor he ágil p.a a amparar: esse Cazam.to está publico. [/]

[...] [/]

 

Conselheiro Lafaiete, MG aos 13-09-1862 em a capela de Matosinhos, dispensados do parentesco de consanguinidade em 2º grau e de afinidade lícita - cunhadio - e do parentesco espiritual de 2º grau se receberam Jacinto Jose de Siqueira, viúvo de D. Francisca, maior de 40 anos = e D. Ana Francisca de Jesus, f.l. de Caetano Manoel de Meirelles e D. Ana Custódia, de idade vinte e cinco anos. Testemunhas o Vigario Hygino Ferreira Paulino e o Alf. João Lobo Leite Pereira.

 

Tiveram os filhos, batizados em Queluz, q,d.:

5-1-12-1 Rita em 25-07-1863.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 25-07-1863 nesta matriz bat a Rita nascida a onze deste, f.l. Jacinto Jose de Siqueira e D. Ana Francisca de Jesus, padrinhos Francisco Jose de Souza Penna e s/m D. Francisca Candida de Jesus.

5-1-12-2 Emidia em 27-11-1864.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 27-11-1864 bat Emidia nascida a nove (ou onze) deste, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e D. Ana Francisca de Jesus, padrinhos Dr. Joaquim Francisco Baeta Neves e D. Ana Custódia do ESpírito Santo, avó materna do batizado.

5-1-12-3 Hermenegilda em 05-06-1869.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 05-06-1869 na matriz bat a Hermenegilda nascida a 22 de maio do mesmo ano, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e D. Ana Francisca de Jesus, padrinhos Ignacio Henriques Vidigal e D. Candida Maria da Conceição.

5-1-12-4 Caetano, em 16-11-1871.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 16-11-1871 bat a Caetano, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e D. Ana Francisca de Jesus, padrinhos o mesmo batizante P.e Fran.co Roiz Lanhaglia e D. Maria Jose de Jesus.

5-1-12-5 Teresa en 04-01-1874.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 04-01-1874 nesta matriz bat a Teresa nascida a 17 de dezembro de 73, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e D. Ana Francisca de Jesus, padrinhos João Lobo Leite Pereira e D. Maria Joaquina de Miranda.

5-1-12-6 Josias em 18-11-1877.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 18-11-1877 bat a Josias nascido a tres deste, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e Ana Francisca de Siqueira. PP Zeferino Pedro do Amaral e D. Miquelina Felisbina da Conceição.

5-1-12-7 Abdenago, batizado em 11-08-1878. Madrinha a irmã Maria da Conceição.

Conselheiro Lafaiete, MG = ABDENAGO = aos 11-08-1878 nesta matriz bat a Abdenago, f.l. de Jacinto Jose de Siqueira e Ana Francisca de Siqueira. PP Antonio Moreira da Cunha e D. Maria da Conceição, irmã do batizado.

 

5-1-13 Umbelina, falecida logo depois do pai.

5-2 Ana, batizada em 26-01-1774.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 26-01-1774 nesta matriz bat a Ana nascida aos nove do dito mes, f.l. de Caetano Manoel de Meirelles e s/m Luzia Maria da Conceição, foram padrinhos Jose Antonio de Araujo e Pascoa Maria de Jesus, mulher de Luiz de Almeida, todos desta freguesia.

 

5-3 filha não nomeada. Seria a supra Ana ?. Teve, com o Tenente Clemente José de Siqueira, natural da freguesia de S. Sebastião da vila de Setubal e falecido com testamento em 07-09-1843, o filho natural:

5-3-1 Jacinto José de Siqueira, batizado em Ouro Branco em 18-08-1820, exposto a Manoel Antonio Dutra. Reconhecido em testamento pelo pai. Casou duas vezes, com duas irmãs e com dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau transversal: “pr. Serem I.rs o Pai da Oradora, e a [/] Mai do Orador”. Geração em 5-1-7 e 5-1-13.

 

5-4 Polidoro Manoel de Meireles em 04-10-1820 casou com Ana Felisbina de Jesus, filha de José Cardoso de Lima e Dionisia Maria de Jesus.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis - Casamentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz, da folha 101 até a folha 120 verso, 115 v. Matriz, 04/10/1820, Polidoro Manoel de Meireles, filho de Caetano Manoel de Meireles e de Luiza Maria da Conceição, com Anna Felisbina de Jesus, filha de Joze Cardozo de Lima e de Dionizia Maria de Jesus, ambos desta freguesia.

 

 

_______________________________________________________________________________

 

 

Clemente José de Siqueira, tenente

 

 

Geraldo Dutra de Andrade Neto

 

 

Tenente Clemente José de Siqueira, nasceu em 26-03-1773 e foi batizado em 23 de junho do mesmo ano na paróquia de S. Sebastião da vila de Setubal-PT, filho de Francisco Claudio, aí batizado em 24-07-1738 e Maria Gertrudes casados em 05-12-1769, neto paterno de Feliciano de Siqueira, batizado na freguesia de N. Sra dos Anjos da cidade de Lisboa Ocidental e de Francisca Teresa, batizada em S. Sebastião, neto materno dos falecidos Pedro Dias e Maria Michaela.

PT/ADSTB - Arquivo Distrital de Setubal - Paroquia de S. Sebastião

Clemente, filho de Francisco Claudio e de Maria Gertrudes, batizados nesta freguesia de S. Sebastião aonde foram recebidos, nasceu em 26 de março de 1773 e o batizei e pus os santos oleos em 23 de junho do mesmo ano. Foram padrinhos o O Padre Clemente Jose e por madrinha com procuração Josefa Ilena. De que se fes este termo dia mes era ut supra. O P. Luiz Lopes da Sylveira.

 

PT/ADSTB - Arquivo Distrital de Setubal - Paroquia de S. Sebastião -. em cinco do mes de Dez.ro de 769 nesta freguesia de S. Sebastião se receberam Fran.co Claudio, f. de Fellicianno de Cerq.ra e de s/m Francisca Thereza, natural e batizado nesta freguesia de S. Sebastião = com M.ª Gertrudes, filha de Pedro Dias e de s/m M.ª Michaela, já defuntos, batizada na freguesia de Sta. Maria do Castello da vila de Palmella deste Patriarcado, e agora assistente nesta freguesia onde se tem desobrigado desde o ano de 1766 the o ano de 1769.

 

PT/ADSTB - Arquivo Distrital de Setubal - Paroquia de S. Sebastião - aos 24-07-1738 bat a Francisco q nasceu em sete do dito mes, f. de Felicanno de Siqueira, batizado na freguesia de N. Sra dos Anjos da cidade de Lisboa Ocidental e de Francisca Tereza, batizada nesta freguesia. Foi padrinho por pp Francisco Xavier a Costa, aqui morador.

 

Emigrou para as Minas Gerais, nomeado que foi para servir o ofício de Escrivão de Órfãos na vila de Queluz em 03-06-1818 (CC - CX. 7 – 10145, Arquivo Público Mineiro). Cargo para o qual foi confirmado e provido pelo Imperador D. Pedro I em 07-01-1828 (BN - Acervo Digital - manuscritos - mss 1442826).

Comparece no censo de 1831, no primeiro quarteirão, fogo 21, com 54 anos declarados, no estado de solteiro.

Censo de 1831 de Queluz consta:

Quanteirão 1 Fogo 21

1 Clemente Joze de Siqueira 54 branco Solteiro S/ inf. escrivão de órfãos

2 Jacinto 11 branco S/ inf. S/ inf. na escola

3 Candido 9 branco S/ inf. S/ inf. na escola

4 João 12 africano/preto S/ inf. escravo.

 

Testou em 04-09-1843. Seu testamento foi aberto dois dias depois:

Conselheiro Lafaiete, MG Igrejas N Sra da Conceição - aos 07-09-1843 nesta matriz de Queluz foi sepultado o Tenente Clemente Jose de Siqueira, natural de Setubal, de 70 anos de idade. Fez testamento .

Testamento do Tenente Clemente Jose de Siqueira aberto a 06-09-1843. (...) eu Clemente Jose de Siqueira, f.l. de Francisco Claudio e Maria Gertrudes, natural da freguesia de S. Sebastião da vila de Setubal, ao presente residente nesta vila de Queluz (...). Declaro que sirvo nesta vila o oficio de Escrivão de Orfãos. Sou solteiro e neste estado tive os filhos seguintes:

Jacinto Jose de Siqueira = Candido Jose de Siqueira = e Jose Gaudencio afilhado do Coronel Jose Ignacio Gomes Barbosa e tanto aos dois primeiros como a este instituo por meus universais herdeiros. Como parte deste meu testamento deixo uma carta de segredo, fechada, em mãos do vigario da freguesia Candido Thadeu Pereira Brandão que entregara a meu testamenteiro quando tiver satisfeito certas exigencias que em consciencia lhe incumbi como meu pastor, cuja entrega effetuada servirá esta carta como parte deste testamento, e se suas disposições for de revogar ou aumentar alguma verba deste testamento assim se cumprira porque he esta minha vontade, e o que nela deixo declarado he porque aqui o não posso fazer, e a sobredita carta não será aberta senão no tempo que acima deixo referido, antes do qual meu testametneiro não será obrigado a dar contas deste testamento porque das disposições desta carta depende o reconhecimento inteiro deste, e apresentada que seja terá mais o tempo de um ano para finalizar as contas.

Testamenteiros em 1º ao Cel. Jose Ignacio Gomes Barbosa, em 2º Jacinto Jose de Siqueira, em 3º Jose Dias de Souza. Queluz 04-09-1843 Clemente Jose de Siqueira.

Seguindo-se a aprovação feita pelo tabelião Manoel Dias da Silveira. Seguindo-se depois a certidão de abertura feita no dia seis de setembro do corrente ano. Queluz 12-09-18343

 

in Joaquim Rodrigues de Almeida, Quincas de Almeida, "Apontamentos Tirados de Autos dos Cartórios do Primeiro e Segundo Ofícios do Foro de Conselheiro Lafaiete; do Arquivo da Matriz e de diversos outros documentos", página 94, Livro do acervo da Biblioteca Antônio Perdigão - Museu e Arquivo da Cidade, doação de Walter Andrade Souza em 11 de março de 1988. Cidade de Conselheiro Lafaiete - ano 2011.

1847. Clemente José de Siqueira. Testamenteiro José Inácio Gomes Barbosa, Sepultado em 7 de 9 de 1843.

Disse em seu testamento: ser filho de Francisco Clemente(sic() e de Maria Gertrudes, naturais da freguesia de S. Sebastião da Vila de Setubal, ora residente na vila de Queluz, ser escrivão de órfãos; ser solteiro, mas teve os filhos Jacinto José de Siqueira; Cândido José de Siqueira; José Gaudencio, afilhado do Alferes José Inacio Gomes Barbosa; deixou tambem uma carta que só devia ser aberta um ano depois. 11/9/1843

         Em carta do Prior da freguesia de São Sebastião de Setubal, Padre Manuel da Gama Xaro; ao vigario Candido Tadeu Pereira Brandão; disse: Procedeu as investigações seguintes: Mariana Jacinta, mulher de Clemente José de Siqueira, Maria, sua filha, e José de Sousa, com quem esta se casou, todos faleceram, e existindo somente em casa de Manuel Xavier de São Jeronimo na vila de Benevente, uma neta de Clemente José de Siqueira, por nome Marcelina, com idade de 14 anos; despendeu com carta que V.S. me remeteu 180 e com deligencia 80, somado 220.

 

XX

 

2º Testamento.

Clemente José de Siqueira. 2 anos depois.

Declarou que fui ou sou ainda casado com Mariana Jacinta, natural de Palmela, de cujo matrimonio teve uma filha de nome Maria e tanto esta, como sua mãe, ficaram em Benevento, ano de 1817, onde eu era escrivão de orfãos e como não mais tive noticias, declaro que se for viva minha mulher será como lhe compete minha meeira e nossa filha Maria, minha universal herdeira e a terça parte deles, neste caso, deixo aos herdeiros nomeados em meu testamento e quando não exista minha filha e nem descendentes seus, serão meus universais herdeiros nomeados no meu testamento. Declaro que para ter noticia dessa minha família já o meu vigario escreveu ao prior da freguesia de Setubal.

Nota: O promotor de justiça de então Alves Cirino pediu vista aos autos.

Dando o seguinte despaho: “acresce me que a carta a folhas 8 não pode revogar o testamento. A carta não revestida de solenidades que seguiram a veracidade da disposição de sua ultima vontade.

 

Clemente foi casado em Portugal com Maria Jacinta, natural de Palmella, que em 1817 morava em Benevente com a filha Maria. Esta se casou com José de Sousa. Estes três já eram falecidos em 1843 só restando Marcelina, filha dos últimos, que existia em casa de Manuel Xavier de São Jeronimo na vila de Benevente

 

No Brasil, Clemente teve os filhos naturais, reconhecidos em testamento e instituídos herdeiros:

 

1- Jacinto José de Siqueira, batizado em Ouro Branco-MG aos 18-08-1820, exposto a Manoel Antonio Dutra.

Ouro Branco, MG aos 18-08-1820 na capela de Santo Antonio do Machado, filial desta Matriz de Santo Antonio do Ouro Branco, bat a Jacinto, exposto a Manoel Antonio Dutra. Foram padrinhos o Alferes Vicente Joaquim de Nazareth, da vila de Queluz e Juliana Francisca de Nazareth, mulher do dito Dutra. Todos desta freguesia.

 

          Jacinto José, filho natural reconhecido do Tenente Clemente José de Siqueira, era neto materno de Caetano Manoel de Meirelles e Luzia Maria da Conceição (dispensa do 2º casamento de Jacinto). Casou duas vezes:

          Aos 12-10-1844, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau transversal, casou com Francisca Maria de Jesus, batizada em 30-06-1822, filha de Caetano Manoel de Meirelles e sua segunda mulher Ana Custodia do Espirito Santo, neta paterna de Caetano Manoel de Meirelles e Luzia Maria da Conceição, neta materna de Francisco Antonio Gomes e sua primeira mulher Felicidade Angélica de São José. Geração na famíla supra 5-1-7.

          Francisca Maria faleceu em Queluz e foi sepultada aos 14-09-1861.

          Dispensados do parentesco de consanguinidade em 2º grau (pr. Serem I.rs o Pai da Oradora, e a [/] Mai do Orador) e de afinidade lícita - cunhadio - e do parentesco espiritual de 2º grau, Jacinto José casou com Ana Francisca de Jesus, irmã inteira de sua primeira mulher. Geração na família citada 5-1-12.

 

2- Cândido José de Siqueira, com nove anos em 1831(censo). Foi exposto a Florinda Rosa de Jesus.

          Aos 04-02-1846 casou com Felisberta Cândida de Jesus, de 20 anos, natural da freguesia de Congonhas.

Conselheiro Lafaiete, MG aos 04-02-1846 nesta matriz e testemunhas Jose Dias de Souza e Candido Jose da Silveira se receberam Candido Jose de Siqueira, de idade de 23 anos, exposto a Florinda Rosa de Jesus, natural e batizado nesta freguesia = e Felisberta Candida de Jesus, de idade 20 anos, natural e batizada na freguesia de Congonhas, sendo ambos moradores nesta paroquia.

 

3- José Gaudencio de Siqueira, afilhado do Coronel José Ignacio Gomes Barbosa.