PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

AGOSTINHO DE OLIVEIRA COSTA

(atualizado em 21-maio-2017)

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Agostinho de Oliveira Costa nasceu na Freguesia de Santo Estevão de Alfama da Cidade de Lisboa, filho de Vicente de Oliveira, natural da freguesia de Santa Engracia, e Ana Prestes, da freguesia de Santo Estevão; neto paterno de Joana de Oliveira, neto materno de Manoel da Costa e Luiza Prestes da mesma freguesia.

 

No inicio do século XVIII Agostinho já estava em São Paulo. Casou com Ana da Silveira e fixou residência em Santo Amaro, onde possuiu casa e servos.

 

Ana, também referida como Ana Cavalheira, era filha de José da Silveira de Bittencourt, da Ilha de São Miguel, e Ana Cavalheiro, esta filha de José Cavalheiro e Isabel Fernandes, SL. 1º, 12, 3-3 e em Aportes à GP: Izabel Fernandes - SL I, 12, 3-3, neste site

 

Agostinho e Ana foram casados por mais de quarenta anos, até o falecimento dela em 29-03-1751. Em 17 de junho do mesmo ano foi aberto o inventario de seus bens.

Santo Amaro – Obitos- Aos 29-03-1751 faleceu da vida presente Anna da Sylveyra mulher de Agostinho de Oliveira de idade de cincoenta e oito anos --- os Sacramentos da Penitencia e Unção; não fez testamento e foi enterrada nesta Igreja Matriz de que fiz este assento eu Padre João Domingues.

 

Arquivo do Estado de SP- Inventarios não Publicados C00660

Juizo dos Orfãos - Ano 1751

Inventariada – Ana da Silveira Dultra

Inventariante – Agostinho de Oliveira Costa

Juiz- Doutor Luiz de Campos

Abertura – 17-06 1751- declarou o viuvo que sua mulher faleceu aos 29-03-1751 e deixou vários filhos, que teve apenas um casamento.    

Herdeiros

Pedro Nolasco cazado

Joseph de Oliveyra cazado

Domingos de Oliveyra Ramos cazado

Anna de Oliveyra casada com Joseph de Madureira ... dotada

Escolastica de Oliveyra casada com Andre da Sylva dotada

Antonio de Oliveyra Prestes cazado

João de Oliveyra Prestes solteiro

Manoel de Oliveyra Prestes cazado

Joanna de Oliveyra Prestes solteira de idade de dezasseis anos pouco mais ou menos

Francisco Xavier de Oliveyra solteiro de idade de quatorze anos pouco menos

Seguem avaliações, declaração de dotes etc...

 

Pouco mais de seis anos depois, aos 15-11-1757 Agostinho casou segunda vez com a viúva Domingas Ribeiro, filha de Braz Domingues de Siqueira e Benta Ribeira, neta paterna de Miguel Gonçalves de Siqueira e Clara Domingues, e pela materna de Gaspar João de Passo e Simoa Ribeira.

ACMSP - Dispensas Matrimoniais - 1757Com o favor de Deus querem casar Agostinho de Oliveira Costa viuvo de Anna da Sylveira, com Domingas Ribeira, viúva de Joseph Moreira

Lv dos defuntos- Aos 29-03-1751 faleceu Anna da Sylveira mulher de Agostinho de Oliveira de 58 anos pouco mais ou menos. Não fez testamento

No ms livro- Aos 27-12-1753 faleceu Luiz Jose nat da cidade do Porto, 30 anos pouco mais ou menos cc Domingas Ribeiro filha de Braz Domingues.

 

Santo Amaro, SP matr Agostinho de Oliveira Costa com Domingas Ribeiro - aos 15-11-1757 Agostinho de Oliveira Costa, viuvo de Ana da Silveira, natural e batizado na freguesia de Santo Estevão de Alfama da cidade de Lisboa, f.l. de Vicente de Oliveira, n/b na freg. de Santa Engracia e Ana Prestes, da freguesia de Santo Estevão; neto paterno de Joana de Oliveira e do avô não da noticia, e pela materna de Manoel da Costa e Luiza Prestes da mesma freguesia = com Domingas Ribeira, viuva de Luiz Jose da Silva(sic), f.l. de Bras Domingues de Siqueira e Benta Ribeira, npaterna de Miguel Gonçalves de Siqueira e s/m Clara Domingues, e pela materna de Gaspar João de Passo e s/m Simoa Ribeira, todos naturais desta freguesia. Testemunhas Jose da Silva Teixeira, casado e João de Eiros Ferreira, solteiro, ambos desta freguesia moradores.

 

Domingas Ribeiro era viúva de Luiz José Moreira (ou da Silva), casados em 30-06-1750, ele natural da cidade do Porto, filho de José Moreira e Benta de Santa Rosa. Geração em SL. 8, 138, 5-1

Santo Amaro, SP matr- Aos 30-06-1750 nesta igreja de Santo Amaro se receberam Luiz José Moreira, n/b na cidade do Porto, f.l. de Joseph Moreira e Benta de Santa Rosa = cc Domingas Ribeiro de Alvarenga, natural e moradora desta fregusia de Santo Amaro, f.l. Bras Domingues de Siqaueira e Benta Ribeira do Passo, foram testemunhas Manoel Caetano da Silva e Antonio --------, Margarida de Oliveira e Izabel João.

 

Domingas faleceu aos 22-02-1761 com inventario aberto pelo viuvo aos 16-06-1761.

Santo Amaro –– Aos 22-02-1761 faleceu da vida presente Domingas Ribeira casada com Agostinho de Oliveira de idade de trinta e cinco anos poucos mais ou menos com todos os sacramentos ... nam fez testamento .....

 

Arquivo do Estado de SP – Inventarios não publicados C00539

Juizo dos Orphaos- Ano 1761

Inventario de Domingas Ribeira de que he inventariante Agostinho de Oliveyra Costa

Juiz: Dr Joze Correa da Sylva

Abertura: 16-06-1761- disse o inventariante que sua mulher faleceu em Santo Amaro aos 21-02-1761 deixando três erdeiros seus filhos legítimos, dois de seu primeiro marido Luiz Joseph Moreira e um  dele inventariante

Filho do 1º cazal órfãos

Anna Maria de nove anos pouco mais ou menos

Thome de oito anos de edade pouco mais ou menos

Filho do 2º cazal menor

Agostinho de dous anos pouco mais ou menos

 

Dez meses depois do falecimento de Domingas, Agostinho casou aos 24-11-1761 com Luzia Vieira, batizada aos 21-05-1731, filha de Gualter Vieira Passos e Joana Moreira, família Gualter Vieira Passos neste site.

Lv de Bat fls 240?- Aos 21-05-1731 bat Luiza filha inocente de Gualter Vieira e Joanna da Sylva Padrinhos: João Domingues casado da freguesia da Cotia e sua filha solteira Maria Domingues.

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 24-11-1761 se receberam Agostinho de Oliveira Costa, filho de Vicente de Oliveira e Ana Prestes, viuvo de Domingas Ribeiro e natural de Santo Estevão de Lisboa; com Luzia Vieira, filha de Gualter Vieira natural do Porto e Joana Moreira, np de Antonio da Silva Marques e Luzia Vieira, nm de Mathias da Silva e Polonia Vieira.

 

Agostinho faleceu em setembro de 1773, com noventa anos declarados em seu termo de óbito, com inventario de seus bens aberto pela viúva no ano seguinte.

Santo Amaro: Aos –09-1773 faleceo da vida presente Agostinho de Oliveira --- casado com Luzia Vieira de noventa anos de idade natural da Cidade de Lisboa... não fez testamento mas deixou um papel sem legado algum por sua alma e só deixou de sua terça – a sua filha Anna Maria Vieira ......

 

Arquivo Publico do Estado de SP- Inventarios não Publicados- Juizo dos Orfãos

Inventario dos bens do defunto Agostinho de Olivrª Costa

Inventariante a viúva Luzia Vieira da Silva

Ano 1774

(Juramento da viúva para declarar filhos e bens do falecido seu marido)

Disse que seu marido faleceu nos fins do mês de Setembro de 1773 e deixou treze filhos a saber do primeiro matrimonio com Anna da Silveira dez filhos, do segundo com Domingas Ribeira um filho e do terceiro com ela inventariante dois filhos cujos nomes declararia.

Titulo dos Erdeiros que o defunto inventariado deixou do primeiro Matrimonio com Anna da Silveira:

1. Pedro Nulasco cazado

2. Jose de Oliveira cazado

3. Domingos de Oliveira

4. Antonio de Oliveira casado

5. João de Oliveira Prestes casado

6. Manoel de Oliveira Prestes casado

7. Franco de Oliveira casado

8. Anna de Oliveira casada com Jose de Madoreira de Miranda

9. Escolastica de Oliveira casada com o Cap Andre Prª da Silva

10. Joanna de Oliveira casada com Thomas Franco da Silva

 

Erdeiros do segundo matrimonio com Domingas Ribeira

1. Agostinho de Oliveira solteiro da idade de quatorze anos

 

Erdeiros do terceiro matrimonio com a cabeça de casal Luzia Vieira da Silva

1. Anna Maria solteira de idade de doze anos

2. Joaquim solteiro de idade de onze anos

 

Diz Braz Dos de Siqueirª como avo de seu neto Agostinho, órfão que ficou por falecimento de seu pai e mãe Domingas Ribrª da qual se fez inventario por este juízo.... (não pode ser tutor por cauda das “angustias que padeço causada dos anos”).

 

Agostinho de Oliveira teve filhos com suas três mulheres, ao longo de quase sessenta anos, resultando em uma família extensa, com sobreposição de gerações de filhos, netos e bisnetos coetâneos. Joana, sua terceira mulher, apesar de contar trinta anos na época de seu casamento, era mais nova que alguns netos de seu marido.

 

Encontramos nos livros paroquiais de Santo Amaro quinze filhos de Agostinho de Oliveira, dos quais treze compareceram no inventario do pai.

 

Filhos com Ana da Silveira q.d:

1.  Pedro Nolasco de Oliveira

2.  Joée de Oliveira Prestes

3.  Domingos de Oliveira Ramos

4.  Ana de Oliveira Prestes

5.  Escolastica de Oliveira

6.  Agostinho

7.  Antonio de Oliveira Prestes

8.  João de Oliveira Ramos

9.  Manoel de Oliveira Prestes

10. Joana Gertrudes de Oliveira

11  Francisco de Oliveira Prestes

 

Filho com Domingas Ribeiro

12. Agostinho de Oliveira Prestes

 

Filhos com Luzia Vieira

13. Ana Maria de Jesus

14. Joaquim de Oliveira Prestes

15. Francisco

 

 

1- Pedro Nolasco de Oliveira

 

Pedro foi batizado na Matriz de Santo Amaro em 14 de fevereiro de 1709. Casou aos 26-08-1727 com Maria José Garcia, filha de Jeronimo Pires e Simoa Pires. Tinha somente 18 anos de idade, vinte quando batizou o filho Simão.

Santo Amaro – Batismos - Aos Em 14 de Fevereiro de mil setecentos e nove bautizei solenmte a Pº inte fº de Agostinho de Olivrª  Costa e de sua mer Ana de Brum. P.P. Joze da Silvrª e Izabel Pedroso Nogrª- João de Pontes

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos; 26-08-1727 se receberam Pedro Nolasco de Oliveira, filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira; com  Maria José Garcia- filha de Jerônimo Pires e Simoa Pires.Testemunhas: Amaro Gonçalves, Antonio da Silvera, Luzia Garcia, Izabel Colassa, todos desta freguesia.

 

Maria José faleceu aos 05-09-1744.

Santo Amaro – Obitos –Aos 05-09-1744 faleceu e foi sepultada Maria Joseph mulher de Pedro Nolasco com todos os sacramentos de idade que disse ser de trinta anos e para constar fiz esta clareza dia e era ut supra- Antº Moniz Mariano

Pedro casou em segundas aos 03-08-1745 com Isabel da Cunha (ou Pereira), filha de José Pereira Ebanos e Joana da Cunha, também referida como Fernandes.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1745- Dizem Pedro Nolasco de Oliveira e Izabel da Cunha naturais da Freguesia de S Amaro ela solteira e aquele viuvo (que estão comprometidos para casar e pedem provisão)

Quer cazar Pedro Nolasco de Oliveyra filho legitimo de Agostinho de Oliveyra Costa e sua mulher Anna da Silveyra Dutra viuvo que ficou da defunta Maria Joseph, com Izabel da Cunha filha legitima de Joseph Pereira Ebanos e e sua mulher Joanna da Cunha  todos fregueses de S Amaro.

Certidões

Lv de batizados: - Aos 11-07-1712 o Padre Mestre Manoel de Miranda bat Izabel filha de Jose Pereira ( ) e sua mulher Joana Fernandes. Padrinhos: Antonio Gomes e (  ) Ribeiro- Joam de Pontes

Lv de Batismos- Aos (  ) ias de Fevereiro de mil setecentos e nove bat Pedro filho de Agostinho (  ) Costa e Anna de Brum da Silv(  . Padrinhos: Jose da Silveyra  e Izabel Pedroza (  ) – Joam de Pontes

Lv dos defuntos fls 23 – Aos 05-(  )bro- 1744 faleceo da vida presente Maria Jose mulher de Pedro Nolasco......

 

Santo Amaro – Casamentos Aos 03-08-1745 se receberam Pedro Nolasco, filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira; com Izabel Pereira, filha de Jose Pereira Ebanos e Joana da Cunha. Todos desta

 

Pedro foi morador em Santo Amaro durante muitos anos. Mudou para a cidade de S Paulo, onde batizou ao menos um dos filhos que teve com a primeira mulher. Foi morar na Cotia com sua segunda mulher Isabel Pereira.

Arq do ESP- Maços de População- Cotia- 1765

Pedro Nolasco de Oliveira casado 60 annos casado com Izabel Pereira 53 annos

 

Arq do ESP- Maços de População- Cotia 1775 fogo 212-

Pedro Nolasco 67

Izabel Pereira da Cunha sua mulher  59

 

Filhos de Pedro Nolasco e sua primeira mulher Maria José Garcia, q.d:

1-1 Simão Pires de Oliveira, batizado em Santo Amaro aos 06-11-1729. Casou no mesmo lugar aos 20-11-1749 com Catarina Martins, filha de Domingos Martins Pereira e Izabel Dias Furtado. Catarina, batizada aos 10-12-1725 tinha então 24 anos, quatro a mais que seu marido..

Santo Amaro – Batismos - Aos 06-11-1729 bat Simão filho de Pedro Nolasco e sua mulher Maria Joseph. Padrinhos: Joseph de Oliveira moço solteiro e sua may Anna da Sylveira mulher de Agostinho de Oliveira.

 

Santo Amaro – Batismos– Aos 10-12-1725 bat Catharina filha de Domingos Martins da Rocha e Izabel Dias Furtada. Padrinhos: Pedro Pantojo da Rocha e Catharina da Rocha mulher de Miguel de Godoy, todos fregueses de S Amaro

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – 1749

Diz Simão Pires de Oliveira filho de Pedro Nolasco e Mª Jose já defunta q ele suplicante está contratado para cazar .... com Catherina Maritins filha de Domingoes Martins Prª já defunto e sua mulher Izabel Dias Furtada, todos de Santo Amaro, sem impedimentos, pede provisão

(apresentaram as certidões de banhos e obtiveram a provisão)

 

Casamentos de Sto Amaro-SP; 20-11-1749; Simão Pires de Oliveira; fl de Pedro Nolasco e Maria Joseph, falecida; Catarina Martins, filha de Domingos Martins Pereira, ja defunto e Izabel Dias Furtado. T.: André Pereira da Silva e sua mulher Escolástica de Oliveira, Amaro Miz e s/m Escolástica de Moraes.

 

          Foi morador na Cotia, com sua mulher Maria Pereira. Teria casado uma segunda vez ou engano Catarina foi anotada como Maria?

Arq do ESP- Maços de População- Cotia 1775f

Simão Pires de Oliveira  36 anos cazado com Maria Pereira de 40 anos

Manoel 10 anos

Manoel 5 anos

 

Arq do ESP- Maços de População- Cotia 1775 fogo 213

Simão Pires de Oliveira  50

Maria Perª sua mulher 55

 

1-2 Ana de Oliveira Prestes, batizada em Santo Amaro aos 19-08-1731. Casou aos 11-08-1746 com Tomas Pereira da Cunha, filho de José Pereira Ebanos e Joana da Cunha.

Santo Amaro – Batismos - Aos 19-08-1731 bat Anna filha de Pedro Nolasco e sua mulher Maria Joseph. Padrinhos: Joseph Pires do Prado e sua irmã Catharina do Pires ambos solteiros.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 05-08-1746

Diz Thomaz Pereyra da Cunha filho (  ) de Joze Pereyra Evano e sua molher (   ) Cunha moradores na Freguezia de S. A(       ) Anna de Oliveyra Prestes filha legitima (   ) Nolasco de Olivrª e sua molher Maria (  ) de Jesus (todos moradores em S Amaro)

Provisão em 08-08-1746

 

Santo Amaro –- Aos 11-08-1746 ... se receberam Thomaz Perª da Cunha filho legitimo de Jose Prª Evano e sua mulher Joanna da Cunha naturais da freg de S Amarocom Anna de Oliveyra Prestes filha legitima de Pedro Nolasco de Olivrª e sua mulher Maria Jose de Jesusda mesma freguesia – (assinam) Joseph de Oliveyra Prestes e Andre Prª da Silva.

 

          Tomas e Ana preferiam batizar os filhos nas capelas das aldeias. Encontramos alguns filhos do casal:

1-2-1 Isabel,Maria do Nascimento batizada na Capela da Aldeia de Itapecerica aos 11-07-1750. Casou em Santo Amaro aos 24-01-1770 com Francisco Antonio Pereira Domingues filho de Onofre Pereira da Silva e Mariana Vaz Domingues, np de Simão Pereira da Silva Luzia de Abreu, nm de Antonio Vaz e Maria Domingues Vaz.

Santo Amaro –- Aos11-07-1750 o Reverendo Ignacio Correa da Cia de Jesus em Aldea de Ytapicirica batizou Izabel filha Thoaz Pereyra e Anna de Oliveira. Padrinhos: Bento Pereyra e Maria Pereyra todos fregueses de S Amaro

 

Santo Amaro, SP. aos 24-01-1770 nesta igreja de Santo Amaro se receberam Francisco Antonio Pereira Domingues, natural a freg. da Cotia, f.l.de Onofre Pereira da Silva e de Mariana Vaz Domingues, np de SimãoPereira da Silva e s/m Luzia de Abreu, e nm de Antonio Vaz e s/m Maria Domingues Vaz = com Izabel Maria do Nascimento, n. desta fregusia, f.l. Thomas Pereira da Cunha e de Ana de Oliveira, np de Joseph Pereira Evano e s/m Joana da Cunha Fernandes, nm de Pedro Nolasco Cavalleyro e de s/m Maria de Jesus Moreyra, naturais desta freguesia. Testemuhas Bento Pereira da Cunha, casado, desta freguesia e Eusebio Dmingues de Moraes, da freguesia da Cotia, casado.

 

1-2-2 Miguel Joaquim de Oliveira, batizado em Itapecerica aos 07-10-1752. Foi para o sul de minas onde casou aos 02-07-1789 em Carrancas-MG com Ana Joaquina, filha de Timoteo Pires Monteiro e Maria do Bom Sucesso.

Santo Amaro –- Aos 07-10-1752 em Itapecirica bat Miguel filho de Thomaz Pereira e Anna de Oliveira. Padrinhos: Antonio Godinho Paes casado e Esperança Machado

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, fls. 02-07-1789 Ermida N. Sra.da Ajuda filial desta matriz, Miguel Joaquim de Oliveira, f.l. Thomas Pereyra da Cunha e Anna de Oliveyra Prestes, n/b freg. Santo Amaro Bispado de S. Paulo; = cc. Anna Joaquina, f.l. Themoteo Pires Monteyro e Maria do bom Sucesso, n/b freg. Aiuruoca e moradores nesta.

 

1-2-3 Maria José de Jesus, batizada em Itapecerica aos 28-10-1754. Casou em Santo Amaro aos 05-07-1773 com  Antonio Pereira Domingues, filho de Onofre Pereira da Silva e Mariana Vaz Domingues, np de Simão Pereira da Silva, e Luzia de Abreu, nmaterno de Antonio Vaz Saavedra e Maria Domingues

Santo Amaro –- Aos 28-10-1754 na Igreja de Itapecirica bat Maria filha de Thomaz Pereira da Cunha e sua mulher Anna de Oliveira Prestes. Padrinhos: João de Oliveira Prestes casado e Rita Pereira da Cunha

 

Santo Amaro, SP aos 05-07-1773 nesta matriz onde a contraente é natural, freguesa e moradora, sendo o conttraente natural, fregues e morador da freguesia da Cotia, sendo testemunhas Carlos de Figueiro Lamarca e Jose Pereira da Cunha, com provisão se casou Antonio Pereira Domingues, f. de Inofre Pereira da Silva e de s/m Mariana Vaz Domingues, np de Simão Pereira da Silva, n. d cidade de S. Paulo e de s/m Luzia de Abreu n. das Minas Gerais, nmaterno de Antonio Vaz Savedra e s/m Maria Domingues = com Maria Jose de Jesus, f.l. de Thomas Pereira da Cunha e de Ana de Oliveira, np de Joseph Pereira Evano e de Joana da Cunha Nogueira, nm de Pedro Nolasco e de Maria Jose, todos naturais desta mesma freguesia

 

1-2-4 Gertrudes Maria do Passo, batizada na Aldeia de Mboy aos 04-03-1757. Casou em Santo Amaro aos 27-02-1775 com Antonio Nunes Ribeiro, filho de Gaspar Nunes Sarmento e Maria Ribeira, np de Gaspar Nunes Sarmento e Ana Nunes de Abreu, nmaterno de João de Mendonça e Juliana Ribeiro de Figueiró. Geração na família Gaspar Nunes Sarmento, neste site.

Santo Amaro –- Aos 04-03-1757 bat na Aldeia de Mboy a Gertrudes filha de Thomas Pereira da cunha e Anna de Oliveira Prestes. Padrinhos: Ignacio de Souza e Maria Pereira da Cunha

 

Santo Amaro, SP aos 27-02-1775 nesta matriz onde os contraentes são naturais e fregueses, e testemunhas Antonio Caetano Barbosa de Siqueira e Ignacio Godinho se casou Antonio Nunes Ribeiro, f.l. Gaspar Nunes Sarmento, natural da Parnaiba e de Maria Ribeira, np de Gaspar Nunes Sarmento e Ana Nunes de Abreu, naturais da Parnaiba, nmaterno de João de Mendonça e Juliana Ribeiro de Figueiró = com Gertrudes Maria do Passo, f.l.de Thomas Pereira da Cunha e de Ana de Oliveira, np de Joseph Pereira Evano este e os mais naturais desta freguesia, e de Joana da Cunha natural da freguesia dos Guarulhos,nm de Pedro Nolasco e de Maria Jose de Jesus naturais desta mesma freguesia.

 

1-2-5 Ana batizada em Itapecirica em 11-04-1762.

Santo Amaro – Batismos - Aos 11-04-1762 na aldeia de Itapesserica bat Anna filha de Thomas Pereira e de sua mulher Anna de Oliveira Prestes. Padrinhos: Pedro de Oliveira e sua mulher Luzia de Abreu

1-2-6 José em 21-12-1764.

Santo Amaro –- Aos 21-12-1764 na Igreja de Ytapycyryca o Reverendo Padre João Franco Rocha cura da mesma Igreja bat Jose filho de Thomas Pereira e sua mulher Anna de Oliveira Prestes. Padrinhos: Antonio Godinho Paes e Anna Godinha Paes filhos solteiros de Francisco Godinho Paes.

1-3 João de Oliveira Pires (tambem Prestes), filho de Pedro Nolasco e Maria José, batizado aos 20-03-1735. Casou aos 17-04-1751 com Joana Cubas de Souza, batizada aos 28-07-1738, filha de Gaspar Cubas e Maria Paes de Souza, família “Clemente Alvares” Cap.7º § 6º.

Santo Amaro – Batismos - Aos 20- 03-1735 bat João filho de Pedro Nolasco de Oliveira e de sua mulher Maria Joseph. Padrinhos: João de ---- filho solteiro de Ignes de Pontes viúva e Anna de Oliveira mulher de Joseph de Madureira moradores desta freguesia.

 

Santo Amaro – Batismos - Aos 28-07-1738 bat Joanna filha de Gaspar Cubas e sua mulher Maria Paes de Souza. Padrinhos: Francisco Godinho de Souza e sua mãe Isabel Paes Tenoria

 

Casamentos de Sto Amaro-SP aos 17-04-1751; João de Oliveira, filho de Pedro Nolasco e Maria Joseph já falecida; Joana Cubas de Souza, filha de Gaspar Cubas falecido e Maria Paes de Souza. T.: Francisco Godinho Paes, José Pereira da Cunha, Maria Domingues e Ana de Oliveira.

Pais ao menos de:

1-3-1 Maria do Rosário, batizada na aldeia de Itapecerica em 28-12-1753. Com provisão, em 01-08-1775 casou com João Mendes da Silva, batizado em 07-12-1754, filho de Agostinho Mendes Rodrigues e Maria da Silva - família Clemente Alvares” Cap.7º § 6º neste site.

Santo Amaro, SP - aos 28-12-1753, com licença na capela da aldea de Itapecerica, bat a Maria, f. de João de Oliveira Prestes e de s/m Joana de Cubas de Souza, foram padruinhos Salvador Nunes, solteiro e Izabel Paes de Souza, soltiera, moradores nesta freguesia.

 

ACMSP - Dispensas Matimoniais ano 1775

João Mendes e Maria do Rosario - 17-julho-1775

João Mendes da S.ª, f.l. de Agostinho Mendes e de Maria da Silva = e Maria do Rosario, f. l. João de Oliveira Pires e de Joana Cubas de Souza. Nts e bts nesta freguesia de Santo Amaro.

Certidões:

a fls. 144: aos 07-12-1754 bat a João, f. de Agostinho Mendes e de s/m Maria da Silva; foram padrinhos Jose da Silva de Carvalho e Joana Ribeira, solteira filha do mesmo, moradores nesta freguesia.

a fls. 136 - aos 28-12-1754(sic) com licença, na capela da aldeia de Itapecirica, bat a Maria, f. de João de Oliveira e de s/m Joana de Cubas de Souza, foram padrinhos Salvador Nunes, solteiro e Izabel Paes de Souza, solteira moradores nesta freguesia.

 

Santo Amaro, SP bat aos 07-12-1757(sic -corria o ano de 1754) bat a João, f. de Agostinho Mendes e de s/m Maria da Silva; foram padrinhos Jose da Silva de Carvalho e Joana Ribeira, filha solteira do mesmo, moradores nesta freguesia

 

Santo Amaro matr ao 01-08-1775 nesta igreja matriz de Santo Amaro e testemunhas Francisco Martins da Roxa e Salvador Godinho, se casaram João Mendes da Silva, f.l. de Agostinho Mendes e de Maria da Silva, np de Thomas Mendes e Maria Dias, nm de Severino Barreiros, naturais desta freguesia, e de Izabel da Silva, natural da vila de Santos = com Maria do Rosario, f.l. de João de Oliveira Pires e de Joana Cubas, np de Pedro Nolasco de Oliveira e de Maria José de Jesus, nm Gaspar Cubas e Maria Godinha de Souza, naturais desta freguesia onde ambos os contraentes são fregueses.

 

1-3-2 João, batizado em Santo Amaro aos 10-11-1755

Santo Amaro – Batismos - 10-11-1755 bat João filho de João de Oliveira Prestes e sua mulher Joana Cubas. Padrinhos: Pedro Nolasco de Oliveira casado e Maria Paes de Souza, viuva

1-3-3 Salvador em 30-03-1759.

Santo Amaro – Batismos - Aos 30-03-1759 o Padre Jose do Valle da Companhia de Jesus na Igreja da Aldea de Itapecirica a Salvador filho de João de Oliveira Prestes e sua mulher Joanna de Cubas. Padrinhos: João Pereyra e sua mulher Maria Vaz Pinto desta freguesia.

1-3-4 Maria, em 15-08-1761.

Santo Amaro – Batismos - Aos 15-08-1761 bat o Padre João Francisco na Aldea de Itapecerica a Maria filha de Joam de Oliveira Prestes e sua mulher Joanna Cubas de Souza. Padrnhos: O capitão Andre Pereira casado e Thereza Cubas solteira filha de Gaspar Cubas.

 

1-4 Salvador de Oliveira Prestes, batizado aos 09-10-1737 em Santo Amaro, onde casou aos 06-02-1758 com Maria Leme de Godoy, filha de Miguel de Godoy Leme e Catarina Pires, np de Baltazar Velho de Godoy e Francisca Leme da Silva, nm de Francisco Martins do Prado e Izabel Pires da Rocha.

SL. 6, 47, 4-1 Maria de Godoy casada em 1758 em Santo Amaro com Salvador de Oliveira Prestes f.º de Pedro Nolasco de Oliveira e de Maria José Garcia, n. p. de Agostinho de Oliveira, natural de Portugal, e de Anna da Silveira Dultra, n. m. de Jeronimo Pires do Prado e de Simoa Pires.

Teve q. d.:

5-1 Francisca de Oliveira

5-2 Miguel de Godoy de Oliveira

5-3 Maria de Oliveira de Godoy

5-4 Anna de Oliveira de Godoy

Santo Amaro –- Aos 09-10-1737 bat Salvador filho de Pedro Nolasco de Oliveira e Maria Joseph. Padrinhos: Manoel Pires do Prado e sua mulher Isabel -----z de Lemos moradores no bairro de N Sra do Pilar de Cataguaz

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 06-02-1758 se receberam Salvador de Oliveira Prestes, filho de Pedro Nolasco de Oliveira e Maria José Garcia, np de Agostinho de Oliveira, de Lisboa, e Ana da Silveira, desta, nm de Hieronimo Pires e Simoa Pires, natural e moradores nesta Freguesia; com. Maria Leme de Godoy, filha de Miguel de Godoy Leme e Catarina Pires, natural e morador nesta, np de Baltazar Velho de Godoy e Francisca Leme da Silva, nm de Francisco Martins do Prado e Izabel Pires da Rocha.

 

Filhos de Salvador e Maria Leme de Godoy:

1-4-1 Florencia de Oliveira de Godoy, não Francisca como quis Silva Leme, batizada na aldeia de Embu aos 13-11-1758. Aos 23-11-1773 casou com Joaquim Pereira das Neves filho de José Pereira das Neves e Josefa da Silva (ou Josefa Ribeiro Collaço) casados em 17-07-1749, np de Sebastião Pereira das Neves e Antonia Domingues Requeixo, nm de Nicolau Pereira Ribeiro e Joana da Silva (ou Joana Collaça Fernandes), todos de Santo Amaro.

Santo Amaro – Batismos - Aos 13-11-1758 na Igreja da Aldeia de Imboy o Padre Superior Thomaz de Villa nova da Companhia de Jesus bat Florencia filha de Salvador de Oliveira prestes e Maria Leme de Godoy. Padrinhos Pedro Nolasco de Oliveira e Catarina Dias casados fregueses desta freguesia.

 

Santo Amaro –- Aos 23-11-1773, de manhã sem impedimentos... se receberam Joaquim Pereira das Neves filho de Jose Pereira das Neves e Josefa da Silva, np de Sebastião Pereira e Antonia Domingues, nm de Nicolau Pereira e Joana da Silva todos naturais desta freguesia; com Florencia de Oliveira de Godoi, filha de Salvador de Oliveira Prestes e Maria de Godoi Leme, np de Pedro Nolasco e Maria Joze de Jesus, todos desta freguesia, nm de Miguel de Godoi Leme nat de Itu e Catharina Pires desta freguesia.Testemunhas: Salvador Dias e Domingos Rodrigues.

 

Sto Amaro-SP - 17-07-1749; Jose Pereira das Neves, filho de Seb.m Pereira das Neves, já defunto e Antonia Domingues Requeixo; cc Josefa Ribeiro Collaço, filha de Nicolau Pereira Ribeiro e Joana Collaça Fernandes, já falecida. T.: Tomas Paes Collona, Geraldo Domingues do Prado, Maria Tenoria e Joana Dias da Luz.

Florencia e Joaquim tiveram q.d:

1-4-1-1 Gertrudes Pereira, única filha citada por Silva Leme. Casou aos 17-01-1797 com Gabriel Mendes de Matos filho de Vicente Domingues de Matos e Francisca Joana Mendes da Cotia, np de Antonio Domingues de Matos e Francisca Nunes, nm de Christovão Mendes e Maria Pinheira

Santo Amaro – Casamentos – Aos 17-01-1797 se receberam Gabriel Mendes de Matos e Gertrudes Pereira – Ele filho de Vicente Domingues de Matos e Francisca Joana Mendes naturais da Cotia, np de Antonio Domingues de Matos e Francisca Nunes, nm de Christovão Mendes e Maria Pinheira. Ela filha de Joaquim Pereira das Neves e Florencia de Oliveira, np de Jose Pereira das Neves e Josefa da Silva, nm de Salvador de Oliveira Prestes e Maria Leme

1-4-1-2 Pedro Pereira, casado aos 28-05-1799 com Escolastica de Moraes, filha de Roque da Silva de Carvalho e Josefa de Moraes casados em 28-07-1749, np de José Rodrigues (ou da Silva) de Carvalho e Maria Nunes, nm de Francisco Dias Furtado e Izabel Ribeira.

Santo Amaro – Casamentos – Aos 28-05-1799 se casaram Pedro Pereira e Escolastica de Moraes – Ele filho de Joaquim Pereira das Neves e Florencia de Godois, np de José Pereira e Josefa Colaça, nm de Salvador de Oliveira Prestes e Maria Leme. Ela f de Roque da Silva de Carvalho e Josefa de Moraes, np de José Rodrigues de Carvalho e Maria Nunes, nm de Francisco Dias Furtado e Izabel Ribeira.

 

Sto Amaro-SP aos 28-07-1749; Roque da Silva, filho de Jose da Silva de Carvalho e Maria Nunes, natural desta; cc. Josefa de Moraes, natural desta, filha de Francisco Dias Furtado e Izabel Ribeira. T.: Salvador Rodrigues de Proença, Manoel Gonçalves Furtado, Maria Dias e Maria da Silva.

1-4-1-3 Ana Pereira, filha de Florencia de Oliveira e Joaquim Pereira das Neves, batizada em Santo Amaro aos 06-08-1788. Casou no mesmo lugar aos 22-01-1806 com Pedro Vaz, batizado em 16-05-1786, filho de Vicente Vaz Pinto e Maria Nunes.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 1806– 21-01-1806- Querem cazar Pedro Vaz filho de Vicente Vaz Pinto e sua mulher Maria Nunes já defuntos com Anna Perª filha de Joaqm Prª e Florencia de Godoy e Oliveira....

Lv competente : Aos 16-05-1786 bat Pedro filho de Vicente Vaz Pinto e Maria Nunes. Padrinhos: Francisco Mendes solteiro e Felipa Domingues casada todos desta freguesia

Outro livro fls 2: Aos 06-08-1788.bat Anna filha de Joaquim Pereira das Neves e sua mulher Florencia de Oliveira. Padrinhos: Antonio da Silva de Siqueira e sua mulher Joana Ribeira todos desta freguesia.

 

Santo Amaro – Casamentos – Aos 22-01-1806 as 8h da manhã ... na presença das testemunhas Joaquim Peres e Pedro Mendes ...se receberam Pedro Vaz filho legitimo de Vicente Vaz Pinto e sua mulher Maria Nunes desta freguesia dos avos não souberam dizer; com Anna Pereira filha de Joaquim Pereira das Neves e Florencia de Oliveira, np de Jose Pereira das Neves e nam souberam dizer mais, nm de Salvador de Oliveira e Maria de Godoys ambos naturais desta freguesia.

1-4-2 José de Oliveira, batizado em Santo Amaro aos 30-01-1762, não mencionado por Silva Leme

Santo Amaro – Batismos - Aos 30-01-1762 bat Jose filho de Salvador de Oliveira Prestes e sua mulher Maria Lemos de Godoes. Padrinhos:Miguel de Godoes casado e sua filha Isabel de Godoes solteira.

José casou com Ana Maria Pereira. Pais de, q.d.;

1-4-2-1 Joaquim de Oliveira Godoy em Cotia aos 11-08-1796 casou com Custodia Maria de Jesus, filha do falecido Francisco de Salles Ribeiro e Francisca Maria de Jesus (SL. 8º, 140, 6-3), np de Braz Domingues e Benta Ribeiro, nm de Gaspar Nunes Sarmento e Maria Ribeira, família Gaspar Nunes Sarmento.

Cotia - Matrimonios - aos 11-08-1796 Joaquim de Oliveira Godoy e Custodia Maria de Jesus, ambos de S Amaro, ela filha de Francisco de Salles Ribeiro já defunto e  Francisca Maria de Jesus, ele freguês de Santo Amaro filho de  José de Oliveira e de Anna Maria Pereira.e dos avós não deram noticia.

1-4-2-2 Salvador de Oliveira Leme, casou em Santo Amaro aos 21-01-1800 com Maria Vieira de Moraes filha de Salvador de Moraes e Liberata Maria, np Antonio Machado de Moraes e Maria de Jesus Vieira, nm de José Dias  de Freitas e de Francisca da Silva, família Gualter Vieira Passos, neste site.

Santo Amaro – Casamentos – Aos 21-01-1800 – Salvador de Oliveira Leme e Maria Vieira de Morais – Ele filho de José de Oliveira e Anna Maria, np de Salvador de Oliveira Prestes e pela materna de Maria de Godois Leme (sic). Ela filha de Salvador de Morais e Liberata Maria, np de José Dias de Freitas e pela materna de Francisca da Silva (sic).todos desta freguesia 

1-4-2-3 Manoel de Oliveira, casou em Santo Amaro aos 17-02-1801 com Gertrudes Maria, filha de Antonio Nunes de Almeida e Maria da Conceição, np de Ignacio Nunes Sarmento e Tomazia de Almeida, nm de Estevão Ribeiro Machado e Maria Ribeira de Jesus - familia Gaspar Nunes Sarmento, neste site.

ACMSP 5-2-10 - Santo Amaro Casamentos - Aos 17-02-1801 se receberam Manuel de Oliveira filho de Jose de Oliveira e Anna Maria Pereira, np de Salvador de Oliveira Prestes e Maria Leme (não tem os maternos); com Gertrudes Maria filha de Antonio Nunes de Almeida e Maria da Conceiçam, np de Ignacio Nunes Sarmento e Thomazia de Almeida, nm de Estevam Ribeiro Maxado e Maria Ribeira de Jesus.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1801 -

Banhos 23-01-1801

Com o favor de Deos querem cazar Manoel de Oliveira filho de Jose de Oliveira de Godois e Anna Maria Pereira filha de Antonio Nunes Po-tes (Portes? Pontes?) já defunto e sua mulher Maria da Conceição de Jesus ambos os contraentes naturais e batizados nesta freguesia de s Amaro.

Lv Competente: Aos 13-06-1781 bat Manoel filho de Jose de Oliveira e sua mulher Anna Maria. Padrinhos: Salvador de Oliveira Prestes casado e Maria do Rosario filha solteira de Jose Pereira das Neves.

Lv Competente:fls 43?  Aos cin—do mês de outubro de 177( ) (termo comprometido)

 

1-4-3 Miguel de Godoy de Oliveira batizado aos 10-09-1764. Casou aos 24-09-1782 com Maria do Rosario Pereira batizada aos 09-10-1762, filha de José Pereira das Neves e de Josefa (Escolastica) da Silva, np de Sebastião Pereira das Neves e Antonia Domingues, nm de Nicolau Pereira e Joana Colassa.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 1782 - 18-10-1782

Com o favor de Deos querem cazar Miguel de Godois de Oliveira filho de Salvador de Oliveira Prestes e Maria de Godois Leme com Maria do Rozario Pereira filha de Jose Pereira das Neves e Josefa Escolastica ambos desta Freg de S Amaro.

Lv de batizados fls 220 v– Aos 10-09-1764 bat Miguel fl de Salvador de Oliveira Prestes e Maria Leme de Godoy. Padrinhos: Bernardo de Godoy e sua mulher Maria Paes Pereira.

Mesmo Lv fl 209- Aos 09-10-1762 bat Maria filha de Jose das Neves e sua mulher Josefa da Silva. Padrinhos: Agostinho Mendes e sua mulher Maria da Silva

 

Santo Amaro – Casamentos - Aos 24-09-1782 na presença das test Bernardo de Godoy e Antonio de Freitas pelas 11h da manhã se cazou Miguel de Godoy de Oliveira nat desta freguesia filho legitimo de Salvador de Oliveira Prestes e Maria de Godoy Leme np de Pedro Nolasco de Oliveira e Maroa Jose do Prado (sic)desta freguesia, nm de Miguel de Godoy Leme de Itu e Catharina Pires da Rocha de Nazareth, com Maria do Rozario Pereira desta freguesiafilha de Jose Pereira das Neves e Josefa Escolastica, np de Sebastião Pereira das Neves e Antonia Domingues, nm de Nicolau pereira e Joana Colassa.

 

1-4-4 Maria de Oliveira de Godoy, filha de Salvador de Oliveira Prestes e Maria de Godoy Leme, casou aos 29-10-1788 com Antonio Vaz Domingues filho de Jose Vaz Domingues e Apolonia Dias da Silva, np de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues, nm de Pedro Dias da Fonseca e Maria Gomes

Santo Amaro matr 29-10-1788 a 1h da tarde .. se casarão solenemte Antonio Vaz Domingues filho leg de Jose Vaz Domingues e Apolonia Dias da Silva nat desta freguesia, np de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues, nm de Pedro Dias da Fonseca e Maria Gomes, com Maria de Oliveira Godoy filha de Salvador de Oliveira Prestes e Maria de Godoy Leme, np de Pedro Nolasco de Oliveira e Maria Jose de Jesus, nm de Miguel de Godoy leme nat de Itu e Catarina Pires da Rocha nat de Nazareth, os mais desta freguesia. Tet: Anastacio de Morais de Camargo e Jose Lopes Homem casados desta freguesia

 

1-4-5 Ana de Oliveira de Godoy batizada em Santo Amaro aos 31-08-1775. Casou em 1791 com Salvador Pereira das Neves, batizado aos 14-01-1725, filho de José Pereira das Neves e de Josefa da Silva, viúvo de Gertrudes Francisca de Sales.

Santo Amaro - aos 31-08-1775 nesta matriz bat a Ana, f.l. de Salvador de Oliveira Prestes e de Maria de Godoy Leme sua mulher, naturais desta freguesia; foram padrinhos Jose Vaz Domingues, casado e Apolonia Dias sua mulher, todos fregueses desta paroquia.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais-1791

08-02-1791

Quer cazar Salvador Pereira das Neves soldado do Regimento do Coronel Maxado e viuvo que ficou por falecimento de Gertrudes Francisca e filho leg de Jose Pereira das Neves e de Josefa da Silva, com Anna de Oliveira de Godoy, filha de Salvador de Oliveira Prestes e Maria de Godoy Leme fregueses desta freguesia (S Amaro) e o contraente da Cidade e tb todos naturais desta.

Lv dos sepultados f 96- Aos 03-07-1789 faleceu Gertrudes Francisca de Sallesm casada com Salvador Pereira sodado do regimento do Coronel Messias Leite de idade de quarenta anos pouco mais ou menos... sepultada dentro da Matriz de S Amaro não fez testamento por ser pobre

Em um lv de Batizados fl 82- Aos 31-08-1755(sic) bat Anna filha de Salvador de Oliveira Pretes e Maria de Godoy Leme sua mulher. Padrinhos: Jose Vaz Domingues e Apolonia Dias sua mulher.

 

          Gertrudes Francisca foi batizada em Santo Amaro aos 06-02-1744, filha de João Fagundes de Siqueira e Joana Francisca. Casou em primeiras núpcias em 1764 com Salvador Martins do Prado, falecido aos 14-03-1780. Viuva, Gertrudes Francisca, casou em 1787 com Salvador Pereira das Neves. Faleceu aos 03-07-1789.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais - 1787

21-06-1787 nesta cidade de S. Paulo

Salvador Pereira das Neves, soldado do regimento do Coronel Messias, natural da freguesia de Santo Amaro, f.l. de Jose Pereira das Neves e de Josefa da S.ª = Gertrudes Francisca de Sales, viuva de Salvador Martins do Prado

Certidões:

- aos 08-03-1758 bat a Salvador f. de Jose Pereira das Neves e de s/m Josefa Ribeira, foram padrinhos Pedro Mendes e s/m Felipa Domingues moradores nesta freguesia.

- aos 14-03-1780 faleceu Salvador Miz, natural desta freguesia, casado com Gertrudes Francisca, de idade de 60 anos pouco mais ou menos. Sepultado nesta matriz, não fez testamento

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais - 1787

Autos de Casamento aos 12-07-1764

Salvador Martins do Prado, f.l. de Francisco Martins do Prado e de Ana de Borba Gatta, todos ja defuntos =

Gertrudes Francisca de Sales, f.l. de João Fagundes de Siqueira e de Joana Francisca da Silva, nts e fregueses desta freguesia de Santo Amaro.

Certidões:

- aos 14-01-1725 bat a Salvador, f. de Francisco Martins e de s/m Ana de Borba, foram padrinhos Amaro Roiz Velho e Luiza de Borba.

- aos 06-02-1744 bat a Gertrudes, f.l. de João Fagundes e de s/m Joana Francisca, foram padrinhos Antonio Fernandes de Oliveira, viuvo e Mariana Fernandes, casada com Antonio Francisco Vilela, moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

 

1-5 Isabel Pires de Oliveira, filha de Pedro Nolasco e Maria Jose Garcia, casou aos 17-08-1762 com Francisco Paes Colona, filho de Tomas Paes Colona e Maria Paes - família Daniel Colona, neste site.

Santo Amaro- Casamentos - Aos 17-08-1762;se receberam  Francisco Paes Colona, filho de Tome Paes Colona e Mariana Tenoria, np de Daniel Colona e Maria Paes, nm de João Dias e Maria Barreiros;com  Izabel Pires de Oliveira, filha de Pedro Nolasco e Maria Jose Garcia,  np de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira, nm de Jeronimo Pires do Prado e Simoa Pires de Siqueira.

 

1-6 Pedro Celestino de Oliveira, filho de Pedro Nolasco de Oliveira e sua primeira mulher Maria Jose de Jesus, não de Izabel Pereira como esta em SL 4º, 430, 6-3.

SL. 4, 440, 6-3 Luzia Pereira Domingues, que foi 1.º casada com Pedro Celestino, f.º de Pedro Nolasco e de Izabel Pereira.

 

          Pedro Celestino foi batizado na Sé de São Paulo aos 20-03-1743. Casou na Cotia aos 16-09-1761 com Luzia Pereira, aí batizada aos 11-07-1745. Pedro casou com dezoito anos e Luzia com dezesseis.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais – 1764- Autos de Casamento de Pedro Selystino de Olivrª e Luzia Perª- 03-09-1761

Com o favor de Deus quer cazar Pedro Selestino de Oliveira natural da Cidade de S Paulo e nela batizado, filho de Pedro Nolasco de Olivrª e sua mulher Maria Jose já defunta. Com Luzia Pereira filha de (  ) Pereira e sua mulher Mariana Vaz o contraente freguês que foy da Freguesia de S Amaro todos freguses desta freguesia de N Sra de Monteserrate de Cotia

Lv de Batizados fl 94- L( ) fª de Onofre Prª de Souza e Mariana Vaz Domingues, bat aos 11-07-1745. Pdrinhos: Antonio Vaz Domingues e Luzia Correa de Abreu

Sé de São Paulo lv de batismos: Aos 20-03-1743 bat Pedro filho de Pedro Nolasco de Olivrª e sua mulher Maria Josepha de Jesus. Padrinhos: Damaso Alz casado e Simoa (Pires) viúva moradores nesta cidade.

Provisão de 03-ybro- 1761

 

Cotia- Casamentos - Aos 16-09-1761 de tarde na presença da testemunhas Cap Andre Pereyra da Sylva e Antonio Vaz Domingues se receberam Pedro Selystino de Oliveyra nat da Cidade de S Paulo filho de Pedro Nolasco de Oliveyra e de sua mulher Maria Josepha np de Agostinho de Oliveyra Prestes e Anna da Silveya Cavaleyra naturais de Santo Amaro; com Luzia Pereyra filha de Onofre Pereyra e sua mulher Mariana Vaz nat desta freguesia, np de Simão Pereyra de Souza e Luzia de Abreu Correa, nm de Antonio Vaz Savedra natural de S Amaro e Maria Domingues desta freguesia e os avos maternos do contraente são Jeronimo Pires e Simoa Pires de S Amaro e os contraentes fregueses desta freguesia.

Foram moradores na Cotia, onde viviam em 1775 no fogo 223 e onde Pedro faleceu aos 28-05-1778.

Arq do ESP- Maços de População- Cotia 1775 fogo 223

Pedro Celestino aux de Cvº 36

Luzia Prª sua mulher 35

Filhos: Salvador 8, Anna 10, Ritta 6, Maria 3

 

Cotia óbitos 1775 a 1796 – Aos 28-05-1778 nesta freg de Cotia faleceu da vida presente Pedro Celestino natural de S Amaro e freguês desta Igreja filho de Pedro Nolasco de Oliveira e Maria Jose de Jesus cazado com Luzia Pereira de idade de quarenta anos mais ou menos sem sacramentos por falecer repentinamente.Seo corpo foi sepultado na Igreja da Aldeia de M Boy....

 

Sua viúva casou em segundas aos 07-11-1780 com Inacio Pires de Camargo filho de Lourenço de Siqueira de Castilho e Escolastica de Brito, np de Lourenço da Silva de Castilho e Mariana Paes, nm João Brito e de s/m Mariana de Lima ambos naturais da vila da Parnaiba.

Cotia, SP - aos 07-11-1780 nesta paroquial igreja, com provisão e testemunhas Carlos de Figueiro de Camargo e Francisco Pereira Domingues, se casaram Ignacio Pires de Camargo, viúvo de Ignacia Leme da Silva, fregues de Santo Amaro, natural da cidade de S. Paulo, f. de Lourenço de Siqueira de Castilho, n. da vila de Itu e de s/m Escolastica de Brito, n. da vila da Parnaiba, np de Lourenço da Silva de Castilho e de s/m Mariana Paes, ambos naturais da vila de Itu, nm João Brito e de s/m Mariana de Lima ambos naturais da vila da Parnaiba; = e Luzia Pereira Domingues, natural e freguesa desta igreja, viuva de Pedro Celestino, filha de Inofre Pereira, natural de Minas Gerais e de s/m Mariana Vaz Domingues natural desta freguesia, np de Simão Pereira e de s/m Luzia de Abreu de cujas naturalidades se ignora, nm de Antonio Vaz de cuja naturalidade e nome de sua mulher se ignora

 

Filhos de Pedro Celestino e sua mulher Luzia Pereira:

1-7-1 Ana Maria de Oliveira, com 10 anos declarados no censo de 1775. Quatro anos mais tarde, aos 12-06-1779 casou com Luiz Dias Vieira, filho de Sebastião Dias Barreiros e sua segunda mulher Maria Vieira, np de João Dias Rodrigues e Maria Barreiros, nm de Luiz Gonçalves Vieira e Ana Luiz do Paço - família “Francisco Vieira Antunes, neste site. Geração em SL. 4, 435, 5-10.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais –Autos de Casamento a favor de Luiz Dias Vieira e Anna Maria de Oliveira- 12-06-1779

Com o favor de Deus querem cazar Luiz Dias Vieira nat da freg de S Amaro e nela batizado filho de Sebastião Dias Barreyros e Maria Vieyra com Anna Maria de Oliveira filha de Pedro Celestino de Oliveyra e Luzia Pereyra Domingues.fregueses de Cotia.

Certidão- Aos 22-08-1756 bat Luiz filho de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira. Padrinhos: Ambrosio Paes solteiro e Maria Pais casada.

 

Cotia – Casamentos - Aos 15-06-1779 de tarde na presença das testemunhas Onofre Pereyra e João Dias Vieyra se cazaram Luiz Dias Vieira nat de S Amaro filho de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira nat de S Amaro, se ignorão os avos, nm de Luiz Gonçalves de S Paulo cuja mulher se ignora o nome; com Anna Maria de Oliveira nat desta freguesia filha de Pedro Celestino nat de Santo Amaro e Luzia Pereira desta freguesia.np de Pedro Nolasco e de sua mulher Maria de tal nat de S Amaro; nm de Inofre Pereira nat do Rio da Mortes e de sua mulher Mariana Vaz Domingues desta freguesia.

 

1-7-2 Salvador Pereira de Oliveira, batizado aos 25-03-1766. Casou aos 26-04-1785 na Cotia com Angela Ribeiro do Paço, batizada em 23-10-1765, filha de Jeronimo Dias Ribeiro e Ursula Maria, família “Manoel Ribeiro Dias”, neste site.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais –Autos de Casamento – 21-04-1785

Com o favor de Deus quer cazar Salvador (Pereira de Oliveira) filho de Pedro Celestino de Oliveira e Luzia Perª Domingues com (Angela) Ribrª do Passo filha de Jeronimo (Dias Ribrº) e sua mulher chamada bo batismo de Gracia e mudou na Chrisma para Ursula Maria de Jesus...(Ele nat de Cotia e ela de S Amaro)

Lv. batismos fls. 82 - aos 25-03-1766 nesta freguesia da Cotia bat a Salvador, f.l. de Pedro Celestino e Luzia Pereira, foram padrinhos Pedro Nolasco de Oliveira e Izabel da Cunha

Lv batismos fls 231- Aos 23-10-1765 bat Angela filha de Jeronimo Dias Ribeiro e Gracia Pereira da Cunha. Padrinhos: Savador Nunes Godinho e sua mulher Simoa Ribeiro do Passo.

 

Cotia – Casamentos - Aos 26-04-1785 de tarde na presença do Alferes Jose Alvares Dias e Francisco Pereira Domingues se receberam  Salvador Pereira da Silva filho de Pedro Selestino e Luzia Pereira, np de Pedro Nolasco e Maria Josefa; nm de Onofre Pereira da Silva e Mariana Vaz ; com Angela Ribeira do Passo filha de Jeronimo Dias Ribeiro e Ursula Maria, np de Estevão Ribeiro Maxado e Maria Ribeira, nm de Antonio Bicudo e Maria Pereira.

1-7-3 Rita Pereira Domingues, seis anos declarados no censo de 1775. Casou aos 25-04-1783 com Francisco Dias Vieira, filho de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira, irmão inteiro de Luiz Dias Vieira, 1-7-1 acima, família “Francisco Vieira Antunes”, neste site.

Cotia – Casamentos - Aos 28-04-1783 na presença de Matheus de Figueiro e João Dias Vieira se receberam Francisco Dias Vieira filho de Sebastião Dias Barreiros e Maria Vieira se ignoram os avos; com Rita Pereira Domingues filha de Pedro Selestino e Luzia Pereira Domingues, np de Pedro Nolasco e Izabel Pereira (sic); nm de Onofre Pereira da Silva e Mariana Vaz Domingues

1-7-4 Maria Gertrudes de Oliveira, com três anos declarados em 1775, casou aos 05-11-1793 com o viúvo João Rodrigues Leme (ou da Fonseca), filho de Domingos Rodrigues Leme e Antonia Dias.

Cotia – Casamentos - Aos 05-11-1793 se receberam por marido e mulher João Rodrigues Leme natural de S Amaro viuvo de Inacia Ferraz; com Maria Gertrudes de Oliveira natural desta freguesia filha de filha de Pedro Celestino e Luzia Pereira Domingues, test: Bento dos Santos e Jose Carlos de Camargo.

          João foi casado primeira vez em Santo Amaro aos 28-11-1753 com Inácia Ferraz, filha de Inácio Gomes de Araújo e Caterina Mendes Tenória.

Casamentos de Sto Amaro-SP aos 28-11-1753 João Rodrigues da Fonseca, filho de Domingos Rodrigues Leme e Antonia Dias T: Fernando de Figueiró Camargo, casado, e Tomas Mendes Rodrigues, casado, moradores desta.Cc. Inacia Ferraz, filha de Inácio Gomes de Araújo e Caterina Mendes Tenória, todos moradores desta.

 

1-7-5 Joaquim de Oliveira Prestes, não consta do rol dos filhos de Pedro Celestino e Luzia em 1775. Casou na Cotia aos 05-11-1793 com Gertrudes Ribeiro do Passo, irmã inteira de Angela Ribeiro do Passo, 1-7-2 acima, família “Manoel Ribeiro Dias”, neste site.

Cotia – Casamentos - Aos 05-11-1793 na presença do Cap Bento dos Santos e Jose Pires de Oliveira se casaram Joaquim de Oliveira Prestes filho de filho de Pedro Selestino e Luzia Pereira, Domingues e Gertrudes Ribeiro do Passo filha do Alferes Jeronimo Dias Ribeiro e Ursula Maria de Jesus.

 

Pedro Nolasco e Isabel Pereira da Cunha tiveram q.d:

 

1-7 Joana de Oliveira Prestes, batizada aos 05-03-1747.  Em fevereiro de 1765, Antonio José de Moraes, pediu e conseguiu provisão para se casar com Joana. Antonio José, filho de Antonio Luiz de Lima e Tereza de Moraes, foi batizado aos 25-11-1743 como Antonio Francisco. (não consta no rol de seus irmãos em SL. 8º, 149, 3-7)

Santo Amaro – Batismos aos 06-03-1747 batizou o Reverendo Padre Domingos Machado na sua capella da Itapecerica a Joanna filha de Pedro Nolasco e de sua mulher Izabel da Cunha. Padrinhos: Andre Pereira de Barros e Antonia Prª

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1765

03-02-1765

Com o favor de Deos quer cazar Antonio Jose de Moraes filho de Antonio Luiz de Lima já defunto e sua mulher Thereza de Moraes todos nat desta freg de S Amaro, com Joana de Oliveira Prestes filha de Pedro Nolasco de Oliveira e sua mulher Isabel Prª moradores que foram nesta freguesia de Santo Amaro agora na freg de N Sra de Monteserrate da Cotia.

Lv de Batizados fl 73- Aos 25-11-1743 bat Antonio Francisco filho de Antonio Luiz e sua mulher Thereza de Moraes. Padrinhos: Luiz Porrate viuvo e Quiteria Blanca filha solteira de Francisco Machado de Oliveira.

Mesmo lv fls 92- Aos 06-03-1747 O Reverendo Padre Domingos Machado na sua Capela de Itapecirica bat Joana filha de Pedro Nolasco e de sua mulher Izabel da Cunha. Padrinhos: Andre Pereira de Barros e Antonia Prª

 

_______________________________________________________________________________

 

2. José de Oliveira Prestes

 

José de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira, foi batizado em Santo Amaro aos 08-08-1711.

Santo Amaro – Batismos– Aos 08-08-1711 bat o Padre Frei João de S. Dos a Joseph filho de Agostinho de Olivrª e de sua mer Anna da Silvrª. P.P. Antonio da Silvrª e Anna Cavalhiera

Casou em 03-09-1736 com Tereza Blanco Machado, filha de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanco Pimentel, e viúva de Manoel Pinto Machado. Geração na família “Nunes de Pontes” Cap. 1º § 1º.

03-09-1736; Jose de Oliveira Prestes, f. de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira; cc. Teresa Blanca, f. de Francisco Machado de Oliveira e Ana Blanca Pimentel, viuva de Manoel Pinto Machado. Todos moradores e fregueses desta. T: Jose Blanco Raposo e Jose de Siqueira, casados.

 

_______________________________________________________________________________

 

3. Domingos de Oliveira Ramos

 

Domingos de Oliveira Ramos foi batizado em Santo Amaro aos 08-04-1714. Muito provavelmente nasceu no domingo de Ramos e, como acontecia por vezes com os nascidos nesse dia, anexou o “Ramos” a seu apelido de família.

Santo Amaro – Batismos– Aos 08-04-1714 bat Domingos filho de Agostinho de Olivrª e Anna da Silvrª. P.P. Gabriel Frz’ Alexo  Das de Chaves

Aos 13-10-1732 Domingos casou com Izabel Lourenço Gamarra, filha do falecido Antonio Lopes Gamarra e Maria Rodrigues da Conceição, naturais de São Vicente.

Santo Amaro – Casamentos; 13-10-1732; Domingos de Oliveira Ramos- filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira; cc. Izabel Lourenço- filha de Antonio Lopes Gamarra já defunto e Maria Rodrigues da Conceição. T: Francisco Rodrigues Marques, Guilherme ------ ----lho, Salvador Machado;

Domingos faleceu aos 20-07-1760, com inventario aberto pela viúva em Santana de Parnaiba aos 19-09-1760.

Arquivo do Estado de SP – Inventarios não publicados C00739

Abertura: 19-09- 1760 na vila de Santana de Parnaiba - Declarou a inventariante que seu marido faleceu em 20-07- 1760, sem testamento deixando cinco filhos e filhas e que declararia os bens

Titulo dos erdeiros

Izabel Lourensa Gamaira cabeça de cazal

Ana de Oliveira casada com Agostinho Coelho Serqrª

????? de Oliveira 23 anos

Ignacio de Oliveira 20 anos

Maria de Oliveira 18 anos

Lourenço de Oliveira 16 anos

 

Em 1801, como testemunha na dispensa matrimonial do filho Lourenço, para se casar com a neta Quiteria, Izabel declarou a idade de 70 anos, pouco mais ou menos.

 

Segundo seu inventario Domingos e Isabel tiveram cinco filhos:

 

3-1 Ana de Oliveira Prestes, batizada em Santo Amaro aos 16-07-1733. Casou na Cotia aos 19-05-1752 com Agostinho Coelho de Serqueira, filho de Antonio Coelho de Serqueira e Antonia da Rocha. Para se casar Ana obteve dispensa de impedimento denunciado no apregoamento: Agostinho teria tido “tratos ilícitos“ com Isabel Lourença mãe de Ana.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais – Autos de Casamento 05-05-1752

Diz Anna de Oliveira Prestes que se acha contratada para casar com Agostinho Coelho de Serq.ra com banhos corridos e lhes saiu impedimento (alguém teria ouvido dizer que o contraente teve tratos ilícitos com a mãe da contraente)

Lv de bat de S Amaro – Aos 09-03-1729 bat Agostinho filho de Antonio Coelho de Serqueira e Antonia da Rocha. Padrinhos: Francisco Machado de Oliveira e Maria de Eyro.

Aos 16-07-1733 bat Anna filha de Domingos de Oliveira e sua mulher Isabel ( )rencia. Padrinhos: Agostinho de Oliveira casado e Maria Rodrigues da Conceição.mulher de João Pinto Guedes

Com o favor de Deus quer casar Agostinho Coelho de Serqueira, f. de Antonio Coelho de Serqueira, já defunto e de s/m Antonia da Rocha = com Ana de Oliveira Prestes, f. de D.os de Oliveira Ramos e de s/m Izabel Lourença Gamarra, fregues que foram da freguesia de Santos e de presente fregueses na freguesia de Santo Amaro

 

Cotia – Casamentos Aos 19-05-1752 feitas as denunciações com sentença a favor da contraente do impedimento que sahiu......na presença de Antonio da Rosa e Manoel Pereira de Camargo...se receberão Agostinho Coelho de Serqueira nat de S Amaro filho de Antonio Coelho e sua mulher Antonia da Rocha, com Anna de Oliveira Prestes da mesma freguesia filha de Domingos de Oliveira Ramos e Izabel Lourença, todos fregueses exceto o contraente desta freguesia.

 

          Agostinho e Ana foram moradores na Cotia onde compareceram no censo de 1775, morando no fogo 66 com sete filhos

Arquivo do ESP- Mapas de População – Cotia 1775 – fogo 66

Agostinho Coelho Srqrª casado, 52

Anna de Oliveira Prestes 47

Filhos:

Agostinho soltr 11, Manoel 9, Jose 5, Maria solteira 18, Angelica 15, Margarida 3, Joaquim 10 meses.

 

Agostinho e Ana tiveram q.d:

3-1-1 Maria Coelho de Oliveira, batizada em 13-11-1755, na Cotia onde aos 15-05-1781 casou com Salvador de Camargo Bueno, batizado na Cotia em 01-12-1753, filho de André Munhoz de Camargo e da falecida Maria Bueno de Figueiró - família Pinto Guedes Cap. 2º § 5º neste site.

3-1-2 Angelica, com 15 anos em 1775.

3-1-3- Agostinho, com 11 anos no censo de 1775

3-1-4 Manoel, 9 anos no mesmo censo

3-1-5 José, com 5 anos em 1775. Segundo SL. 8º, 475, 4-3, José Coelho de Oliveira Prestes casou duas vezes com geração.

3-1-6 Margarida, com 3 anos.

3-1-7 Ana, batizada em 19-03-1773. Ana Coelho ou Ana de Oliveira Prestes, com provisão aos 07-02-1809 na Cotia, casou com José Joaquim de Moraes, batizado aos 11-04-1780 em Araçariguama, filho do Cap. Francisco Nunes de Siqueira e de s/m D. Bernarda Maria Buena. José Joaquim não consta no rol dos filhos do casal em SL. 7º, 515, 5-2.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1809

Autos de Casamento de Jose Joaquim de Moraes e Ana de Oliveira Pestes- 31-janeiro-1809

Ele f.l. do Sarg. Mor Francisco Nunes de Siqueira, ja falecido e de D. Bernarda Maria Buena.

Ela fl. de Agostinho Coelho de Serqueira, ja falecido e de Ana de Oliveira Prestes, tambem ja falecida.

O contraente n/b nesta freguesia de N. S. da Penha de Arasariguama e a contraente n/b na freguesia de N. S. de Montserrate da freguesia da Cotia donde é freguesa.

Certidões:

- aos 11-abril-1780 nesta matriz de N. S. da Penha de Araçariguama bat a Jose, f. do Cap. Francisco Nunes de Siqueira e de s/m D. Bernarda Maria Buena, foram padrinhos o Ilmo. Exmo. Sr. Martins Lopes Sardanha Gov. Cap. General desta Cap. de S. Paulo pr seu procurador q mostrou ser o Cap. da vila de Parnaiba Antonio Correa de Lemos L.te, e Escolastica de Almeida mulher do Cap. João Martins da Cruz da dita vila.

- aos 19 de março de 1773 nesta paroquial igreja de N. Sra do Monserrate da Cotia bat a Anna, f. de Agostinho Coelho Cerqueira e de s/m Anna de Oliveira Prestes, fregueses desta igreja da cutia. Foram padrinhos o Cap. Antnio Barbosa Fagundes e s/m Izabel de Almeida Bicuda.

 

Cotia, SP matr - Jose Joaquim de Moraes com Ana Coelha = aos 07-02-1809 nesta igreja matriz de N. Sra do Monserrate eda Cotia e testemunhas o Revdo. Pe. Jose Manoel de Oliveira e o Ten. Joaquim Jose de Oliveira se receberam Jose Joaquim de Moraes, n. da freguesia de Araçariguama, f. do Sarg. Mor Francico Nunes e de s/m D. Bernarda Buena, auqele natural da vila da Parnaiba e esta da freguesia da Conceição dos Guarulhos = com Ana Coelho, n. desta freguesia, f. de Agostinho Coelho n. da freg. de Santo Amaro e de s/m Anna de Oliveira Prestes, desta freguesia.

 

3-1-8 Joaquim com 10 meses em 1775.

 

3-1-9 Segundo SL. 4, 475, 4-4, Antonio de Oliveira Prestes, casado em 1791 em S. Paulo com Ana Esmeria, f.ª de João Machado de Lima e de Gertrudes Cardoso da Silveira. V. 3.º pág. 339.

 

3-2 Maria Prestes de Assunção natural da Cotia onde aos 12-11-1764 casou com Gonçalo Lobo de Camargo, natural de Pindamonhangasba, filho de Antonio da Cruz Barbosa, n. Paranagua e Gabriela Ortiz de Camargo, n. de Pindamonhangaba, neto paterno de Manoel Barbosa Maciel e Joana Loba de Oliveira nts de Paranagua, neto materno de Francisco Ortiz de Camargo, n. Pindamonhangaba e Antonia Martins de Aro, n. Jacarei.

Cotia, SP Igreja N Sra de Monte Serrate. Aos 12-11-1764 nesta matriz da freguesia de Cotia e test.: Joseph Ortiz de Camargo Lima e Manoel Luiz de Oliveira. Gonçalo Lobo de Camargo nat. da vila de Pindamonhangaba, f.l. Antonio da Cruz Barbosa, n. Paranagua e Gabriela Ortiz de Camargo, n. de Pindamonhangaba, neto paterno de Manoel Barbosa Maciel e Joana Loba de Oliveira nts de Paranagua, neto materno de Francisco Ortiz de Camargo, n. Pindamonhangaba e Antonia Martins de Aro n. Jacarei = cc Maria Prestes de Assunção n. desta freguesia, f.l. Domingos de Oliveira Ramos e Izabel Lourença Gamarra, neta paterna de Agostinho de Oliveira Prestes n. da cidade de Lisboa e Ana da Silveira n. de Santo Amaro e por parte materna de Antonio Lopes Gamarra e Maria Rodrigues da Conceição nts de São Vicente. Os contraentes fregueses desta freguesia.

 

3-3 Lourenço de Oliveira Ramos ou Prestes, natural da Cotia, casou duas vezes. Em Santo Amaro aos 17-08-1765 casou com Beatriz Maria Moniz, daí natural, filha de Jerônimo Moniz de Menezes, natural de Machico da Ilha da Madeira e de Ana Coelha de Siqueira, casados em Santo Amaro em 13-09-1741, neta paterna de Manoel Muniz Barreto e Beatriz de Moraes Menezes, neta materna do falecido Antonio Coelho de Serqueira e Antonia da Rocha

Casamentos em Santo Amaro Aos 17-08-1765 se receberam Lourenço de Oliveira Ramos, filho de Domingos de Oliveira Ramos e Izabel Lourença Gamarra, da Cotia, np de Agostinho de Oliveira e Ana Cavalheira, nm de Antonio Lopes Gamarra e Maria Rodrigues da Conceição; cc. Beatriz Maria Moniz, desta, filha de Jeronimo Moniz de Meneses e Ana Coelha de Siqueira, np não sabem dizer, nm de Antonio Coelho de Siqueira e Antonia da Rocha de quem não sabem a naturalidade. T: Braz Domingues e Agostinho Coelho de Serqueira.

 

Casamentos de Sto Amaro-SP; 13-09-1741; Jeronimo Muniz de Menezes, filho de Manoel Muniz Barreto e Beatriz de Moraes Menezes, naturais da vila do Maxico do Bispado da Ilha da Madeira; cc. Ana Coelho, filha de Antonio Coelho de Serqueira, já defunto e Antonia da Rocha. T.: Francisco Machado de Oliveira e Guilherme Gomes de Carvalho, casados.

 

          Beatriz faleceu em Itapetininga aos 21-04-1801, com 57 anos declarados. Em 21 de agosto do mesmo ano, Lourenço casou com sua sobrinha Quitéria Prestes, 3-5-1 abaixo.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1801

Autos de Dispensa a fravor do Capitão Lourenço de Oliveira Prestes e Quiteria Prestes - 29-julho-1801, nesta cidade de S. Paulo.

Capitão Lourenço de Oliveira Prestes, viuvo de D. Beatriz Maria, e Quiteria Prestes - dispensa do parentesco de 2º grau de sanguinidade:

- o orador e Maria Prestes são legítimos irmãos.

- que de Maria Prestes nasceu a oradora que foi exposta em casa de Agostinho Coelho.

Que por causa da pobresa daquele Agostinho Coelho, foia oradora para a casa de Agostinho Barroso e da casa deste o orador a recebeu para a sua companhia (...).

Testemunhas, entre elas:

Dona Izabel Lourença, mulher viúva, natural da freguesia da Cotia e nesta moradora, que vive de lavouras, de idade setenta anos mais ou menos, aos costumes disse ser mãe do orador e avó da oradora.

Sabia de ciencia propria que o orador e Maria Prestes eram legitimos irmãos e ambos filhos dela testemunha. Confirma os itens.

 

Vistos estes autos e depoimentos dos oradores Cap. Lourenço de Oliveira Prestes, viuvo, e Quiteria Prestes, da freguesia de Itapetininga deste bispado (...)

 

Certidões:

- aos dois de Janeiro de 1765 nesta freguesia da Cotia bat a Quiteria, f. de pais incognitos exposta em casa de Agostinho Coelho aos 26 do mes de dezembro de 1764 e foi achada pelo mesmo Agostinho Coelho no alpendre do seu siyio de São João. Foram padrinhos João de Oliveira e Josefa Mariana de Jesus, casados, fregueses desta freguesia.

- aos 21-04-1801 nesta freguesia faleceu Dona Beatriz Maria, de 57 anos de idade, casada com o Cap. Lourenço de Oliveira Prestes. Não fez testamento, o seu corpo foi sepultado dentro desta matriz. Itapetininga 6-agosto-1801

 

Itapetininga, SP matr - Cap. Lourenço de Oliveira com D. Quiteria Prestes - aos 21-08-1801 nesta matriz e com provisão e testemunhas o Cap. Mor Salvador de Oliveira Aires e o Sarg. Mor Jose Francisco de Aguiar, casados; se receberam o Cap. Lourenço de Oliveira Prestes, viuvo de D. Beatriz Maria = com D. Quiteria Prestes, natural da freguesia da Cotia, f. de pais incognitos, exposta em casa de Agostinho Coelho.

 

Lourenço e Beatriz tiveram, pelo menos, o filho:

3-3-1 Lourenço de Oliveira Prestes, natural de São Roque, casou duas vezes. Aos 06-05-1802 em Itapetininga-SP, casou com Rosa Maria de Jesus, daí natural, filha de de Pedro Correa de Moraes n. da vila de Taubate, e de s/m Ana Lopes de Siqueira n. da vila de Sorocaba, neta paterna de Gaspar Correa de Moraes e de s/m Maria do Rosario ambos naturais da vila de Taubate, neta materna de Manoel Lopes de Siqueira n. de Vieira e de s/m Rosa Nunes de Siqueira natural das Minas de Apiahi.

Itapetininga, SP - Lourenço de Oliveira Prestes com Rosa Maria - aos 06-05-1802 nesta matriz com provisão e testemunhas Domingos Jose Vieira e Francisco Alves de Moraes, casados; se receberam Lourenço de Oliveira Prestes, natural da freguesia de São Roque, f.l. do Cap. Lourenço de Oliveira Prestes, n. da fregusia da Cotia e de s/m D. Beatriz Maria, natural da freguesia de Santo Amaro = com Rosa Maria de Jesus, n. desta vila de Itapetininga, f.l. de Pedro Correa de Moraes n. da vila de Taubate, e de s/m Ana Lopes de Siqueira n. da vila de Sorocaba. Ele npaterno de Domingos de Oliveira Ramos, n. da dita freguesia de Santo Amaro e de s/m Izabel Lourença, n. da dita freguesia da Cotia, e nm de Jeronimo Moniz de Menezes n. das Ilhas e de s/m Ana Coelha n. da dita freguesia de Santo Amaro; e ela neta paterna de Gaspar Correa de Moraes e de s/m Maria do Rosario ambos naturais da vila de Taubate, e neta materna de Manoel Lopes de Siqueira n. de Vieira e de s/m Rosa Nunes de Siqueira natural das Minas de Apiahi.

          Segunda vez aos 16-04-1806, Lourenço casou com Izabel Maria de Jesus, natural de Itapetininga, filha de Manoel da Fonseca Pereira e Maria Ribeira Leme. Geração dos dois matrimônios em SL. 8º, 474, 5-1.

Itapetininga, SP -

aos 16-04-1806 nesta matriz, com provisão e sem impedimento e testemunhas o Cap. Antonio Jose de Oliveira Lima e Cap. Domingos Jose Vieira, casados, se receberam Lourenço Prestes, viuvo de sua mulher Rosa Maria de Jesus = e Izabel Maria de Jesus, n. desta vila de Itapetininga, f.l. de Manoel da Fonseca Pereira e de s/m Maria Ribeira Leme, ambos naturais da vila de Sorocaba.

 

3-4 Ignacio de Oliveira Prestes, batizado na Cotia em 28-02-1740. Aos 16-02-1768 casou com Rita Coelha Muniz, batizada em Santo Amaro aos 19-09-1750, filha de Jeronimo Monis de Menezes e de s/m Ana Coelho, já citados.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1768.

Autos de Casamento de Ignacio de Oliveira Prestes e Rita Coelha Muniz - 12-fevereiro-1768

Ignacio de Oliveira Prestes, f.l. de Domingos de Oliveira Ramos, já defunto, e de Izabel Lourença Gamarra, n/b na freguesia da Cotia. Rita Coelha Muniz, f.l. do defunto Hieronimo Muniz de Menezes e de Ana Coelha de Serqueira, n/b na freguesia de S. Amaro.

 

Certidões:

- aos 19-09-1750 bat a Rita, f.l. de Jeronimo Monis de Menezes e de s/m Ana Coelho, foram padrinhos o R. Jose Fran.co e Catarina Branca, em cujo lugar pos a mão Joana Coelho, solteira, e aquela viúva de Antonio Vieira Machado, todos moradores sdesta freguesia de Sto. Amaro.

- Freguesia da Cotia: Ignacio, f.l. de Dom.os de Oliveira Ramos e Izabel Gamarra, nasceu aos 28-fevereiro-1740 e foi batizado aos cinco de março da mesma era, foram padrinhos Manoel Luiz e Sebastiana Lopes, casados e fregueses desta freguesia.

 

Cotia, SP matr - aos 16-02-1768 nesta matriz da freguesia da Cotia e testemunhas Manoel Luiz de Oliveira e Antonio da Rosa Pereira, se receberam Ignacio de Oliveira Prestes, n. desta freguesia, f.l. de Domingos de Oliveira Ramos e Izabel Lourença Gamarra, np de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira nts de Santo Amaro, nm de Antonio Lopes Gamarra e Maria Rodrigus da Conceição, naturais de S. Vicente = com Rita Coelho Moniz, n. de Santo Amaro, f.l. de Heronimo Muniz de Menesez e Ana Coelho de Sequeira, np não se sabe, e nm de Antonio Coelho e Antonia Machada naturais de Santo Amaro, e a contraente freguesa desta freguesia.

 

3-5 Maria Prestes (ou de Oliveira), filha de Domingos de Oliveira Ramos e Isabel Lourença, com 18 anos declarados em 1760. Teve a filha natural:

3-5-1 Quiteria Prestes, batizada em 02-01-1765 na Cotia. Exposta em casa de Agostinho Coelho. Em 21-08-1801, com dispensa, casou com seu tio Cap. Lourenço de Oliveira Prestes 3-3 supra.

 

 

_______________________________________________________________________________

 

4. Ana de Oliveira Prestes

 

Ana foi batizada em Santo Amaro aos 15-12-1716. Casou no mesmo lugar aos 11-01-1733 com José de Madureira de Miranda filho de Diogo de Madureira Pinto e Catarina de Miranda

Santo Amaro – Batismos– Aos 15-12-1716 bat Anna filha de Agostinho de Olivrª e sua mer Anna da Silvrª. P.P. Braz Domingues e Maria de Mendonça

 

Santo Amaro – Casamentos-; 11-01-1733; José de Madureira e Miranda- filho de Diogo de Madureira Pinto e Catarina de Miranda já defuntos, naturais da cidade de SP; cc. Ana de Oliveira Prestes- filha de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira, moradores de Santo Amaro. T: Braz Domingues de Siqueira, casado, morador de Santo Amaro, Caetano Prestes de Siqueira, casado, morador em SP;

 

Tiveram q.d:

4-1 João de Miranda de Oliveira casou aos 03-11-1756 com Ana Blanco Ribeiro, filha de Antonio Branco Raposo e Maria Ribeiro do Passo, com geração na família Nunes de Pontes Cap 1 § 1º, neste site.

4-2 Maria de Miranda e Oliveira, batizada em 10-02-1737. Em Santo Amaro aos 07-06-1752, com provisão, casou com Vicente Ferreira Machado, batizado em 13-04-1726, filho de Francisco Machado de Oliveira e de s/m Ana Blanca Pimentel.

ACMSP Dispensas Matrimoniais ano 1752

Vicente Ferreira Machado e Maria de Miranda

Autos de Casamento - 24-maio-1752

Vicente Ferreira Machado, natural desta freguesia de S. Amaro, f.l. de Francisco Machado de Oliveira, ja defunto e de s/m Ana Ri---, tambem ja defunta = Maria de Miranda e Oliveira, f.l. de Jose de Madureira e Miranda e de s/m Ana de Oliveira Prestes, tambem natural desta freguesia.

Certidões:

- Aos 13-04-1726 bat a Vicente, f.l. de Francisco Machado de Oliveira e de s/m Ana Blanca Pimentel. Foram padrinhos Jose da Costa [----] fregues e morador na cidade de S. Paulo e Ana Barbosa, D. viúva do defunto Cristovão Raposo, moradores desta freguesia de S. Amaro.

- Aos 10-02-1737 bat a Maria, f.l. de Jose de Madureira e de s/m Ana de Oliveira Prestes. Foram padrinhos Cap. Miguel de Eyro Monteiro, solteiro e Escolastica de Oliveira Prestes, filha solteira de Agostinho de Oliveira, moradores nesta fregeusia de Santo Amaro.

 

Matriz de Santo Amaro - Casamentos - Aos 07-06-1752; Vicente Machado, filho de Francisco Machado e Ana Blanca, já defuntos; cc. Maria de Miranda, filha de José de Madureyra e Miranda e Ana de Oliveira. T: Ajudante Lopo dos Santos Serra, André Pereira da Silva, Antonia Machado, Ana de Lima;

 

4-3 José de Miranda, casou em Santo Amaro aos 10-10-1763 com Maria de Mendonça viúva de Pedro de Pontes, filha de João de Mendonça e Teodora Nardy, np de Joam de Mendonça e Juliana Ribeira, nm de Leonardo Nardes e Anna Pedrosa. (SL. 8º, 453, 4-5)

Santo Amaro – Casamentos- Aos 10-10-1763 se receberam Jose de Miranda filho de outro e Anna de Oliveira, np de Matheus de Madureira e Catherina de Miranda, nm de Agostinho de Oliveira nat de Lisboa e Ana de Sylveira ; com Maria de Mendonça viuva de Pedro de Pontes, filha de Joam de Mendonça e Theodora Nardy, np de Joam de Mendonça e Juliana Ribeira, nm de Leonardo Nardez e Anna Pedroza.

4-4 Ana Maria de Jesus, batizada em Santo Amaro aos 11-11-1742. Casou aos 25-11-1760 com Vicente de Mendonça e Silva (tambem Vicente Ferreira da Silva) batizado em Santo Amaro em 20-01-1728, filho de João de Mendonça da Silva e Teodora Nardes de Vasconcelos, np de João de Mendonça e Juliana Ribeiro, nm de Leonardo Nardes de Vasconcelos e Ana Rodrigues 

ACMSP - Dispensas Matrimoniais ano 1760

Autos de Casamento - 24-novembro-1760

Vicente Ferreira da Silva, n. da freguesia de S. Amaro, f.l. de João de Mendonça da Silva e de s/m Theodora Nardes de Vasconcellos.

Ana Maria de Jesus, natural da mesma fregeusia, f.l. de Jose de Madureira e Miranda e de s/m Ana ade Oliveira Prestes.

Certidões:

- Aos 20-janeiro-1728 bat a Vicente, f.l. de de João de Mendonça da Silva e de s/m Theodora Nardes, foram padrinhos o Cap. Manoel Alves Tenorio, solteiro morador na freguesia de Mogi do Campo, e Maria da Anunciação, beata carmelita e moradora nesta fregeusia de Santo Amaro.

- Aos 11-novembro-1742 bat a Ana, f.l. de Jose de Madureira e Moranda e de s/m Ana de Oliveira, foram padrinhos Francisco Rodrigues Souto, solteiro natural de Caminha do Arcebispado de Braga, e Maria Machada mulher de Martinho Rodrigues Gato. O padrinho morador na cidade de S. Paulo e a madrinha de Santo Amaro. Santo Amaro 24-9bro-1760

 

Santo Amaro – Casamentos- Aos 25-11-1760 se receberam Vicente de Mendonça da Silva, filho de João de Mendonça da Silva e Teodora Nardes de Vasconcelos, np de João de Mendonça e Juliana Ribeiro, nm de Leonardo Nardes de Vascondelos e Ana Rodrigues; com Ana Maria de Jesus, filha de José de Madureira e Miranda e Ana de Oliveira Prestes, np de Diogo de Madureira Pinto e Catarina de Miranda e Oliveira, nm de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveira. T: Felis da Costa de Andrade e Bento José de Sales

 

4-5 Maria José de Miranda batizada em S Amaro aos 09-08-1745. Aos 28-09-1784 casou com José Cardoso da Guerra, filho de Anastacio Leme da Guerra e Antonia Pires.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais –1784

24-10-1784

Quer cazar Jose Cardozo da Guerra soldado granadeiro nat e freguês da Se de S Paulo filho leg. de Anastacio Leme da Guerra já defunto e sua mulher Antonia Pires com Maria Jose de Miranda nat desta freg de S Amaro, filha leg. de Jose de Madureira e Miranda e sua mulher Anna de Oliveira Prestes.

Certidões:

Lv de Bat de S Amaro fl 86- 09-08-1745 anos bat Maria filha de Jose de Madureira e Miranda e sua mulher Anna de Oliveira Prestes . Padrinhos: Andre Pereira da Silva e Thereza Blanca todos desta freguesia de S Amaro. (bat Sto Amaro 1725-1766 im 83)

IM 39 Se de SP Lv de Batizados que principia no anno de 1756- Aos 24-09-1784 apareceu Antonia Pires de Souza com despacho do R. Dr. Vigario Geral, que certificava debaixo de juramento o batismo de seu filho legitimo Jose Cardoso da Guerra, de Anastacio Leme da Guerra e logo pos o mesmo no L.º dos assentos ; e dizia que o dito seu filho foi batizado a 28 anos no ano de 1756, foram padrinhos M. [-----------------]

 

Santo Amaro – Casamentos- Aos 28-09-1784 se cazou Jose Cardoso da Guerra natural desta freguesia (sic) soldado granadeiro, filho de Anastacio Leme da Guerra já defunto e Antonia Pires de Souza, np de Pedro Leme da Guerra e Maria Gonçalves de Arzão, nm de Antonio Jorge Pereira e Maria Pires; com Maria Jose de Miranda filha de Jose Madureira e Miranda e Anna de Oliveira Prestes, np de Diogo de Madureira Pinto e Antonia de Miranda e Oliveira, nm de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira. Dutra Testemunhas: Sargento Mor João Batista Pimentel e Bento Jose de Salles.

 

4-6 Gertrudes de Miranda e Oliveira batizada em Santo Amaro aos 26-10-1749. Casou no mesmo lugar aos 07-08-1781 com seu parente João Evangelista Machado filho de Salvador Machado da Neves e Angela Moreira Machado np de Sebastião Rodrigues de Proença e Sebastiana Paes nm de Paulo Saavedra Moreira e Ana Rodrigues Machado. Geração em SL. 8º, 387, 5-5.

Santo Amaro – Batismos - Aos 26-10-1749 bat Gertrudes filha de Josph de Madureira e Miranda e sua mulher Anna de Oliveira. Padrinhos: João de Oliveira Prestes e Joana de Oliveira Prestes solteiros

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – 1781

01-07-1781- Dizem os humildes oradores João Evangelista e Gertrudes de Miranda de Oliveira nat e moradores da frgª de S Amaro (querem casar mas precisam de dispensa de consanguinidade em 4º grau)

- Que Anna Cavalheira e Izabel(sic) Cavalheira foram irmãs

- Que de Izabel Cavalheira nasceu Anna Roiz e desta nasceo (  ) Morª e desta procedeu João Evangelista

-Que de Anna Cavalheira nasceu Anna da Silveira e (  )Anna de Oliveira e desta nasceu Gertrudes de Miranda.

Que a oradora tem trinta e dois anos..

Que o pai da oradora se acha “em idade avultada de setenta anos” e a mãe tem 63

Testemunhas atestam os itens.

 

im 31) João Evangelista Machado, f.l. de Salvador Machado das Neves, ja defunto e de s/m Angela Moreira Machado = Gertrudes de Miranda Oliveira, f.l. de Jose de Madureira de Miranda e de s/m Ana de Oliveira Preste4s. Os contraentes naturais desta fregusia de Sto. Amaro e nela fregueses, impedidos no 4º grau de consanguinidade.

 

 Certidões:

- aos 02-01-1754 bat a João, f. de Salvador Maxado das Neves e de s/m Angela Moreira Maxada. Foram padrinhos João Esteves Correa, casado morador na cidade de S. Paulo, e Maria Domingues, solteira, moradora nesta freguesia.

- Aos 26-outubro-1749 bat a Gertrudes, f.l. de Jose de Madureira Miranda e de s/m Ana de Oliveira Prestes, moradores desta freguesia. Foram padrinhos João de Oliveira Preste4s e Joana de Oliveira Preste4s. S. Amaro --- --- de 1781

 

Santo Amaro – Casamentos– Aos 07-08-1781 na presença das testemunha Sargento Mor Manoel Jose da Nobrega Botelho e Cap Antonio Blanco Ribeiro se casou João Evangelista Machado desta freguesia filho de Salvador Maxado da Neves e Angela Moreira Maxado np de Sebastião Rodrigues de Proença e Sebastiana Pais nm de Paulo Savedra Moreira e Anna Rodrigues Maxado; com Gertrudes de Miranda e Oliveira filha de Joseph de Madureira e Miranda e Anna de Oliveira Prestes, np de Diogo de Madureira Pinto nat da Cidade do Porto e Catherina de Miranda e Oliveira da Cidade de São Paulo, nm de Agostinho de Oliveira Costa da cidade de Lisboa e Anna da Silveira Dultra natural desta freguesia.

 

4-7 Joaquim de Miranda de Oliveira batizado em Santo Amaro aos 22-07-1753. Em 1775 pediu provisão para se casar com Maria Vieira de Oliveira, batizada na Aldeia dos Pinheiros aos 29-01-1748, filha de Francisco Xavier Gonçalves e Josefa de Oliveira Guedes. Depois de dispensados de impedimento por compromisso matrimonial anterior que Maria teve com Inacio Pacheco da Costa, Joaquim e Maria se casaram na Sé de S Paulo aos 17-10-1775 - familia Pinto Guedes Cap. 2ª § 3º, neste site.

Santo Amaro – Batismos - Aos 22-07-1753 bat Joaquim filho de Joseph de Madureyra e Miranda e Anna de Oliveira. Padrinhos: Bento Jose de Salles e sua mulher Anna Maria de Eyró.

4-8 Rita batizada em S. Amaro aos 16-11-1755

Santo Amaro – Batismos - Aos 16-11-1755 bat Rita filha de Joseph de Madureira e Miranda e Anna de Oliveira. Padrinhos: Francisco Cardoso de Almeida e sua mulher Izabel de Lima

4-9 Pedro batizado em S Amaro aos 06-07-1758

Santo Amaro- Batismos - Aos 06-07-1758 bat Pedro filho de Jose de Madireyra e Miranda e Anna de Oliveira Prestes. Padrinhos: Vicente Ferreira Machado e Maria de Miranda casados e fregueses desta freguesia

 

_______________________________________________________________________________

 

5. Escolástica de Oliveira

 

Escolástica de Oliveira, filha de Agostinho de Oliveira Costa e Ana da Silveira, foi batizada em Santo Amaro aos 03-02-1720. Casou no mesmo lugar aos 02-06-1739 com Andre Pereira da Silva, filho de João Pereira da Silva e Ana Paes Tenoria

Santo Amaro – Batismos 1686 a 1725 im 104 – Aos 03-02-1720 bat Escolastica filha de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira; Padrinhos: Belchior de Borba Paes e Maria Domingues de Mendonça.

 

02-06-1739; André Pereira da Silva, filho de João Pereira da Silva, já defunto e Ana Paes Tenoria; cc. Escolástica de Oliveira, filha de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira. T.: Cosme Gonçalves, solteiro, filho de Francisco Barbosa Lima e Inácio de Lima Passos solteiro, José de Lima já falecido

 

 

_______________________________________________________________________________

 

6. Agostinho

 

Agostinho, batizado aos 02-09-1725. Não vem no inventário do pai.

Santo Amaro – Batismos– Aos 02-09-1725 bat Agostinho filho de Agostinho de Oliveyra e Anna Cavalheyra. Padrinhos: João Gomes Sardinha casado e Maria Pires mulher de Antonio da Sylveira.

 

_______________________________________________________________________________

 

7. Antonio de Oliveira Prestes

 

Antonio, filho de Agostinho de Oliveira e sua primeira mulher Ana da Silveira, foi batizado na Matriz de Santo Amaro pelo Padre Jorge religioso de Nossa Senhora do Carmo, por volta de 1722. Seu assento de batismo não foi encontrado no livro da freguesia, razão pela qual Antonio teve que comprovar sua filiação e batismo quando quis se casar.

Ouvidas testemunhas e obtida a provisão, Antonio casou em Santo Amaro aos 13-02-1747 com Catarina da Silva Paes filha de João Pereira da Silva e Ana Paes Tenorio, batizada na Capela de Embu por volta de 1725, conforme testemunhos - familia Clemente Alvares Cap 7º § 6º, neste site.

ACMSP – Dispensas matrimoniais- 1747

Com o favor de Deus quer casar Antonio de Oliveira Prestes filho legitimo de Agostinho de Oliveira e sua mulher Anna da Silvrª com Catherina da Sylva Paes, filha legitima de João Perª da Sylva e sua mulher Anna Paes Tenoria

Diz o Padre Antonio Domingues de Saa que “revendo o livro dos batizados neles não achei assento algum .. dos contraentes sobreditos...”

Autos de justificação de batismo

Diz Antonio de Oliveira Prestes da freguesia de S Amaro deste bispado que ele está contratado para casar com Catherina da Sª Paes da mesma freguesia (sem impedimento mas não se encontrou seus assentos de batismo, precisa justificar que é filho legitimo de Agostinho de Oliveira da Costa e Anna da Silveira.e que ela é filha de João Prª da Sª e Ana Paes Tenoria, todos naturaes da mesma freguesia)

Testemunhas ouvidas aos 06-02-1747

- Manoel Rodrigues de Arzão, nat desta cidade, 50 anos. Confirmou a filiação de Antonio e disse que ouviu dizer que ele foi batizado a mais ou menos 25 anos pelo Padre Frei Jorge religioso do Carmo que servia de vigário da freguesia e que seus padrinhos foram Antonio da Silveira e Maria Domingues. .Confirmou a filiação de Catarina, e que ela foi batizada na Capela de Bou por um padre da Cia e seus padrinhos foram Simão Pereira de Azevedo e Josefa Paes.

- João Machado de Lima, da freg de S Amaro, vive de seu oficio de carpinteiro e de lavoura, 36 annos, Disse que sobre o contraente só sabe o que ouviu dizer a Manoel Rodrigues de Arzão mas que conhece muito bem a contraente- reafirmou as declarações.

- Pedro Nunes Pereira, casado, lavrador, 34 anos- Reafirmou as declarações e disse que os padrinhos de Catarina foram Simão Peres de Arzão e Anna Josefa Paes

- Joseph Francisco Guimarães, morador nesta cidade, vive de sua fazenda, 31 anos,

 

Santo Amaro- Casamentos - Aos 13-02-1747 nesta Igreja Matriz do Glorioso Santo Amaro ... se receberam  Antonio de Oliveira Prestes e Catarina da Silva Paes,ele  filho de Agostinho de Oliveira da Costa e Ana da Silveyra - ela filha de João Pereira da Silva e Ana Paes Thenoria. Todos moradores e fregueses desta freguesia – Antonio Domingues de Saa.

 

Antonio e Catarina tiveram ao menos q.d:

7-1 Maria batizada aos 06-06-1748

Santo Amaro – Batismos - Aos 06-06-1748 bat Maria Filha de Antonio de Oliveyra Prestes e sua mulher Catherina da Silva. Padrinhos: Pedro Nunes da Sª e Anna Paes Tenoria viúva.

7-2 Rafael de Oliveira Paes batizado em Santo Amaro aos 10-03-1754. Em junho de 1775 pediu provisão para se casar com Gertrudes Maria da Conceição, batizada na Sé de São Paulo aos 28-07-1756, filha de Manoel Vaz da Cunha e Maria de Siqueira Soares.

Santo Amaro – Batismos - Aos 10-03-1754 bat Rafael filho de Antonio de Oliveira Prestes e sua mulher Catherina da Silva. Padrinhos: Felis da Costa de Andrade solteiro e Rita solteira filha de Francisca Furtado

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais – 07-06-1775

Diz Raphael de Oliveira Paes que se acha contratado e apregoado para casar com Gertrudes Maria da Conceição ..

Com o favor de Deos quer cazar R-fae- Paes filho legitimo de Anto de Olivrª Prestes e – mer Catherina Perª Paes ... com Gertrudes Maria da Con--- filha legitima de Manoel Vaz da Cunha e sua mer Mª de Siqrª Soares bat na freguesia da Sé de São Paulo.

Freg da Se lv de Batizados fls (2?) – Aos 28-07-1756 bat Gertrudes filha de Manoel Vaz da Cunha e Maria de Siqueira Soares. Padrinhbs: Alferes Francisco Aranha Barreto --- e Maria de Lara de Siqueira viúva.

 

7-3 Ana Maria de Jesus casou aos 30-10-1780 com José de Eyro Moreira, natural da cidade de S. Paulo, filho de Miguel de Eiro Moreira e Maria de Jesus, neto paterno de João Moreira e Maria de Eiro, neto materno de Manoel Dultra e Izabel de Barros (SL. 8º, 391, 5-1).

RMJ: - Matriz de Santo Amaro - casamentos Aos 30-10-1780 as onze horas da manhã casou solenemente Joseph de Eyro Moreira natural de da Cidade de São Paulo filho legitimo de Miguel de Eiro Moreira e Maria de Jesus esta natural de São Paulo e aquele desta freguesia np de João Moreira e Maria de Eiro desta Freguesia, nm de Manoel Dultra e Izabel de Barros de São Paulo, com Anna Maria de Jesus desta freguesia filha de Antonio de Oliveira Prestes e Catherina Paes da Silva, np de João Pereira da Silva e Anna Paes Thenoria, todos desta freguesia. Testemunhas: Jiseph Fagundes Barreto e Raphael de Oliveira Pais

 

_______________________________________________________________________________

 

8. João de Oliveira Prestes

 

João foi batizado na Matriz de Santo Amaro aos 26-07-1729.

Santo Amaro – Batismos– Aos 26-07-1729 bat João filho fº legitimo de Agostinho de Olivrª e de sua mulher Anna Cavalheira. Padrinhos: Mel Vaz e Izabel de Lima todos desta freguesia.

Casou duas vezes. Primeiro com Joana Rodrigues Barbosa, filha de Antonio Rodrigues de Medeiros e Maria de Borba.

SL. 8, 248, 4-7 Joana Rodrigues Barbosa, casada em 1753 em São Paulo com João de Oliveira Prestes, f.o de Agostinho de Oliveira e de Ana da Silveira Dultra, por esta, neto de José da Silveira Bitencourt, da Ilha do Fayal, e de Ana Cavalheiro, por esta. bisneta de João Cavalheiro, natural de Castella, e de Isabel Fernandes

 

Joana faleceu em São Bernardo 20-08-1797, com setenta anos de idade pouco mais ou menos. Três meses depois em 21-11-1797, João, com sessenta e oito anos de idade, casou com Gertrudes Maria de Jesus, de 26 anos, filha de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiró, neta paterna de João Pires Monteiro e Maria Moreira, neta materna de João Alves Pestana e Maria da Conceição, todos de Santo Amaro, onde Gertrudes foi batizada aos 20-10-1771 (SL. 5º, 402, 7-1)

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- 13-11-1797-

Com o favor de Deus querem cazar João de Oliveira Prestes viuvo q’ ficou p’ falecmtº de Joanna Roiz Barbosa fregueses desta freguesia de S Amaro com Gertrudes Maria de Jesus filha de Ignacio Pires Monteiro e Joanna Alz’ de Figueiros

S Amaro óbitos fls 164- Aos 20-08-1797 no bairro de S Bernardo com os sacramentos da Penitencia e Extrema Unção faleceu Joanna Rodrigues Barbosa natural de São Paulo de idade de setenta anos pouco mais ou menos casada com João de Oliveira Prestes, sem testemento. Seu corpo envolto no habito de S Francisco foi solenemente sepultado nesta Matriz.

Lv Batizados fl 51- Aos 20-10-1771 bat Gertrudes, filha de Ignacio Pires Monteiro e Joanna Alvares. Padrinhos: Jose de Araujo e Oliveira casado e Leonor Vieira cazada, freguesa da Se de S Paulo.

 

Santo Amaro, SP matr Joam de Oliveira Prestes com Gertrudes Maria - aos 21-11-1797 nesta matriz donde os contraentes são fregueses, e testemunhas Cap. Anastacio de Moraes e Camargo e Ignacio Antonio Pires, casados nesta freguesia. Joam de Oliveira Prestes viuvo de Joana Rodrigues Barbosa = cc Gertrudes Maria de Jesus, f.l. Ignacio Pires Monteiro e Joana Alvares de Figueiró, neta paterna de Joam Pires Monteiro e Maria Moreira, neta materna de Joam Alvares Pestana e Maria

da Conceição, todos naturais desta mesma freguesia.

 

Sobre os filhos de João e Joana, em SL. 8º 248, 4-7:

8-1 Ana Maria de Jesus batizada na cidade de São Paulo, com 28 anos em 1787, ano em que casou em Santo Amaro aos dez de julho com Inacio Antonio Pires filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro, np de João Pires Monteiro e sua mulher Maria Moreira, nm de João Alvares e Maria da Conceição. Inacio Antonio era irmão inteiro de Gertrudes Maria de Jesus que, em 1797 se casaria com João de Oliveira Prestes, pai de Ana Maria.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais-1787

Ignacio Antonio Pires e Anna Maria de Jesus -

Autos de Justificação de batismo de Anna Maria de Js. - 22-junho-1787

20-01-1787- Diz Anna Maria de Jesus batizada na Se desta cidade filha leg de João de Oliveira Prestes e Joanna Roiz Barbosa (que para poder se casar precisa justificar seu batismo e filiação porque não se encontra o assento de seu batismo)

!ª testemunha João de Oliveira Prestes natural da freg de S Amaro e morador no bairro de Sam Bernard, vive de suas lavouras, 58 anos,pai da justificante- disse que a justificante foi batizada na Cidade de S Paulo pelo Padre Ignacio Paes haverá 28 anos pouco mais ou menos e foram padrinhos Jose Antonio da Silva e Sebastiana Paes Rodrigues

Sebastiana Paes viúva moradora nesta Cidade, vive em companhia de um sobrinho, 50 annos, madrinha da justificante.

Autos de Casamento - 23-junho-1787

Com o favor de Deus quer cazar Ignacio Antonio Pires filho de Ignacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figrº fregueses de S Amaro com Anna Maria de Jesus filha de João de Oliveira Prestes e Joanna Roiz Barbosa naturais da Cidade de S Paulo e freguesia de S Amaro.

Findos em 13 de Mayo de 1787

Em um livros desta freg (S Amaro) fl 209- Aos 16-10-1762 bat Ignacio fl de Ignacio Pires Monteiro e Joana Alz’ de Figueiro. Padrinhos: Cap Ignacio Vieira Antunes, casado e Mª de Siqueira Leite, solteira

 

Santo Amaro – Casamentos 1785 a 1806- Aos 10-07-1787 as 3h da tarde... se casarão Inacio Antonio Pires filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro, np de João Pires Monteiro e sua mulher Moreira(sic)nm de João Alvares e Maria da Conceição; com Anna Maria de Jesus filha de João de Oliveira Prestes e sua mulher Joana Rodrigues Barbosa, np de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira, nm de Antonio Rodrigues de Medeiros e Maria de Borba- Tetstemunhas: Miguel Rodrigues da Silva casado e Joaquim Vieira tb casado.

 

8-2 Gertrudes Maria de Oliveira (ou da Conceição), casou pimeiro aos 18-05-1790 em Santo Amaro com Antonio Pedroso de Barros, filho de outro Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eiró Moreira. Antonio faleceu em São Paulo aos 21-06-1794 e foi sepultado na Igreja da Misericordia.

Santo Amaro – Casamentos – aos 18-05-1790 se casaram Antonio Pedroso de Barros, filho de outro Antonio Pedroso de Barros e Maria de Eyró Moreira, np de Antonio de Barros Freire e Leonor Borges Serqueira nat de S Paulo, nm de João Moreira e Maria de Eiro, com Gertrudes Maria de Oliveira, filha de João de Oliveira Prestes e sua mulher Joana Rodrigues Barbosa, np de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira, nm de Antonio Rodrigues de Medeiros e Maria de Borba- Tetstemunhas: Gabriel Jose Rodrigues filho solteiro de Manoel Rodrigues de Godoy e o Alferes Jose de Jesus viuvo de Maria Jose.

          Gertrudes casou segunda vez aos 20-06-1797 com Francisco Pires de Paula, irmão inteiro de Inacio Antonio Pires supra.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais-1797

Francisco Pires de Paula e Gertrudes Maria da Conceição - 14-06-1797

Quer cazar Francisco Pires de Paula filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro naturl e morador nesta freg de S Amaro com Gertrudes Maria da Conceição viúva de Antº Pedroso de Barros falecido na Freg da Cidade de S Paulo e deprezente ella Fregueza desta mesma freguesia.

Lv de bat- aos 29-06-1767 bat Francisco filho de Inacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro. Padrinhos: Bernardo Ribeiro de Figueiro casado e Maria da Conceissam mulher de João Allvares,

Lv de óbitos da Sé fl 77- Aos 21-06-1794 faleceu com todos os sacramentos Antonio Pedroso de Barros nat desta cidade de mais de 20 anos filho de Antonio Pedroso de Barros e sua mulher Maria de Eyro casado com Gertrudes Maria da Conceição. Não fez testamento amortalhado em habito franciscano e sepultado na Igreja da Misericordia

 

Santo Amaro – Casamentos – aos 20-06-1797 as 3h da tarde se receberam Francisco Pires de Paula filho de Ignacio Pires Monteiro e Joana Alves de Figueiro np de João Pires e Maria Moreira nm de João Alvares Pestana e Maria da Conceição; com Gertrudes Maria da Conceição viúva de Antonio Pedroso de Barros. Tets: Belchior Rodrigues da Silva e Salvador Domingues de Andrade.

 

8-3 Joana Josefa de Oliveira, batizada na Sé de São Paulo aos 14-12-1773, em 1797 tirou provisão para se casar com Antonio Nobre da Luz, batizado aos 11-09-1777 em Conceição dos Guarulhos, filho de Francico Nobre da Luz e Ana da Cunha Machado.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais-1797

Julho de 1797-

Com o favor de Deus quer cazar Antonio Nobre da Luz filho de Frncª Nobre da Luz e Anna da Cunha Maxada bat na freg de N Sra da Conceição de Guarulhos e de presente freguês da se de S Paulo com Joanna Josefa de Oliveira filha de João de Oliveira Prestes e Joanna Rodrigues Barbosa nat e bat na freg da Sé de São Paulo e freguesa de S Amaro.

Lv de Bta f 88- Aos 11-09-1777 nesta Matriz de Conceição de Guarulhos bat Antonio filho de Francico Nobre da Luz e Anna da Cunha Maxada. Padrinhos: Antonio Mariano e Maria Maxada

Lv Bat Sé f 40- Aos 14-12-1773 bat Joanna filha de filha de João de Oliveira Prestes e sua mulher Joana Rodrigues Barbosa,

 

 

_______________________________________________________________________________

 

9. Manoel de Oliveira Prestes

 

Manoel foi batizado em Santo Amaro aos 13-07-1732. Casou no mesmo lugar aos 16-06-1751 com Serafina de Moraes, filha de Antonio Luiz de Lima e Teresa de Moraes - família “Amaro Domingues”, neste site.

Santo Amaro – Batismos– Aos 13-07-1732 bat Manoel filho de Agostinho de Oliveira da Costa e sua mulher Anna da Sylveira. Padrinhos:Manoel da Luz Sylveira e sua mulher Rosa Maria todos moradores nesta freguesia de Santo Amaro.

 

Santo Amaro – Casamentos –- Aos 16-06-1751 se receberam Manoel de Oliveira, filho de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira já falecida; com. Serafina de Moraes, filha de Antonio Luiz e Tereza de Moraes. T.: André Pereira e sua mulher Escolástica de Oliveira, João Paes Colona e Ana Gonçalves.

 

Manoel e Serafina tiveram filhos batizados em Santo Amaro q.d:

 

9-1 João batizado aos 21-04-1753

Santo Amaro – Batismos - Aos 21-04-1753 bat João filho de Manoel de Oliveira Prestes e sua mulher Serafina de Moraes. Ao qual batizou em periculo mortis Antonio Luiz

9-2 Luciano batizado aos 24-10-1754

Santo Amaro –- Aos 24-10-1754 bat Luciano filho de Manoel de Oliveira Prestes e sua mulher Serafina de Moraes. Padrinhos: Andre Pereira da Silva e sua mulher Escolastica de Oliveira

9-3 Anna Maria de Moraes batizada em Santo Amaro aos 14-10-1756. Casou no mesmo lugar aos 19-09-1771 com Vicente Cubas filho de Martinho Rodrigues Cubas e de Inez Pedroso, np de Martinho Pires da Rocha e Maria da Silva, nm de Francisco da Costa e Catarina Pedrosa.

Santo Amaro – Batismos - Aos 14-10-1756 bat Anna filha de Manoel de Oliveira Prestes e sua mulher Serafina de Moraes. Padrinhos: Francisco Cardoso e sua mulher Isabel de Lima.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1771

Autos de Casamento 1771

Com o favor de Deus quer cazar Vicente de Cubas filho de Martinho Roiz Cubas e Ignes Pedrosa com Anna Maria de Moraes filha de Manoel de Oliveira Prestes e Serafina Moraes já defunta, os contraentes naturais desta freg de S Amaro.

Lv de bat fl 53- Aos 14-10-1755 bat Vicente filho de Martinho Roidrigues Cubas e Ignes Pedrosa. Padrinhos: Calixto Pereira da Silva e Tereza Pedrosa filha do defunto Severino Barreiros.

- no mesmo livro: aos 14-10-1756 bat Anna filha de Manoel de Oliveira Prestes e sua mulher Serafina de Moraes. Padrinhos: Francisco Cardoso e sua mulher Isabel de Lima da Silva.

 

Santo Amaro – Casamentos- - Aos 19-09-1771 na presença das testemunhas Pantaleão Pereira de Souza e Jose Dias Cardoso se cazarão Vicente de Cubas nat desta freguesia filho de Martinho Rodrigues Cubas e Ignes Pedroza ambos desta parochia, np de Martinho Pires da Rocha de Guarulhos e Maria da Silva desta, nm de Francisco da Costa e Catarina Pedrosa desta freguesia. Com Ana Maria de Moraes nat desta freguesia, filha de Manoel de Oliveira Prestes e Serafina de Moraes, desta, np de Agostinho de Oliveira Costa natural de Portugal e Anna da Silveira desta freguesia, nm de Antonio Luiz de Lima e Tereza de Moraes.

9-4 Antonia batizada aos 07-11-1759

Santo Amaro – Batismos - Aos 07-11-1759 bat Antonia filha leg de Manoel de Oliveira e sua mulher Serafina de Moraes. Padrinhos Jose Mendes de Oliveira casado e Maria Machada de Moraes mulher do dito todos fregueses desta freguesia.

 

 

_______________________________________________________________________________

 

10. Joana Gertrudes de Oliveira

(tambem Joana de Oliveira Prestes)

 

Joana foi batizada em Santo Amaro aos 03-07-1735. Casou no mesmo lugar aos 03-07-1752 com Tomas Francisco da Silva, batizado aos 18-03-1731, filho de Manoel Francisco da Silva e Ana Fernandes de Oliveira - família “Clemente Alvares Cap. 7º, neste site.

Santo Amaro – Batismos - Aos 03-07-1735 bat Joanna filha de Agostinho de Oliveira e sua mulher Anna da Sylveira. Padrinhos: Joseph de Madureira e sua mulher Anna de Oliveira

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais ano 1752

Thomaz Francisco da Silva e Joanna Gertrudes de Oliveira - 24-maio-1752

Com o favor de Deus quer cazar Tomaz Francisco da Silva filho legitimo de Manoel Francisco da Silva e Ana Fernandes de Oliveira já defunta com Joana Gertrudes de Oliveira,desta freguesia  filha de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira dutra ja defunta

S Amaro bat – Aos 18-03-1731 bat Thomaz filho de Manoel Francisco e Anna Frz’. Padrinhos: Manoel Pinto Machado ecazado e Luzia de França tb cazada

 

Santo Amaro – Casamentos – Aos 03; 07-06-1752 se receberam Tomaz Francisco da Silva, filho de Manoel Francisco da Silva e Ana Fernandes de Oliveira; com. Joana Gertrudes de Oliveira, filha de Agostinho de Oliveira e Ana da Silveira, falecida. T: Alferes Martinho Rodrigues gato, Luzia de França, desta, Gertrutdes de Lima moradora na cidade de SP

Joana e Tomas foram moradores em Santo Amaro onde batizaram filhos q.d:

 

10-1 Vicente Ferreira da Silva, batizado aos 29-04-1753. Casou aos 24-01-1775 com Custodia Maria de Andrade, filha de Luiz da Costa de Andrade e Maria de Serqueira. np de Baltazar da Costa de Andrade e Tereza Machada Pinta, nm de Francisco Cesar Moreira e Isabel Maciel.

Santo Amaro – Batismos - Aos 29-04-1753 bat Vicente filho de Thomas Francisco da Silva e Joanna Gertrudes. Padrinhos: Agostinho de Oliveira Costa e Gertrudes Maria filha solteira do Alferes Martinho Rodrigues todos desta freguesia.

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1775– Autos de Casamento 17-01-1775

Com o favor de Deos quer cazar Vicente Ferreira da Silva, filho leg de Thomaz Francisco da Sª e Joanna de Oliverª com Custodia Maria de Jesus filha leg de Luiz da Costa de Andrade e Maria de Serqrª já defunta, ambos os contraestes nat da freg de S Amaro.

Certidões:

-aos 22-04-1753 bat Vicente filho de Thomas Francisco da Silva e Joanna Gertrudes. Foram padrinhos: Agostinho de Oliveira Costa e Gertrudes Maria filha solteira do Alferes Martinho Rodrigues todos desta freguesia

- ao 01-05-1751 bat a Custodia, f.l. de Luiz da Costa de Andrade e de s/m Maria de Serqueira Paes, foram padrinhos Felis da costa de Andrade, e Cistodia Maria, solteiros, esta moradora da cidade de São Paulo, e aquele e os mais desta fregeusia de Santo Amaro.

 

Santo Amaro Casamentos – im 35- Aos 24-01-1775 na presença das testemunhas Baltazar Rodrigues Borba e João Pinto se cazou Vicente Ferreyra da Silva, filho de Thomaz Francisco da Silva e Joana de Oliveira Prestes, np de Manoel Francisco da Silva nat de Lisboa e Anna Fernandes de Oliveira nm de Agostinho de Oliveira nat de Lisboa e Anna da Sylveira; com Custodia Maria de Jesus filha leg de Luiz da Costa de Andrade e Maria de Serqueira, np de Baltazar da Costa de Andrade e Tereza Machada Pinta, nm de Xavier Gonçalves(sic) e Isabel Maciel João, naturais desta freguesia.

 

10-2 Maria batizada aos 09-11-1755

Santo Amaro – Batismos - Aos 09-11-1755 bat Maria filha de Thomas Francisco e sua mulher Joanna de Oliveyra. Padrinhos: Manoel de Magalhães Cruz solteiro morador na cidade e Joanna Francisca filha de João Fagundes desta freguesia.

10-3 Miguel Francisco da Silva, batizado aos 08-10-1758. Casou aos 16-10-1784 com Maria do Nascimento Barbosa, batizada aos 15-09-1777, filha de Germano José Raposo e Justina Rodrigues, Np de Cornélio Rodrigues de Arzão e Maria Raposa.

Santo Amaro- Batismos - Aos 08-10-1758 bat Miguel filho de Thomas Francisco da Silva e Joanna de Oliveyra Prestes. Padrinhos: Domingos Paese sua mulher Ignacia da Costa

 

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1784 - Autos de Casamento 22-05-1784-

Quer cazar Miguel Francisco de Oliveira filho de Thomaz Francisco da Sª e Joanna de Olivrª Prestes nat e bat nesta freguesia de S Amaro; com Maria do Nascimento Barbosa, filha de Germano Jose Raposo e Justina Rodrigues já defunta

Lv bat de S Amaro – Aos 15-09-1777 bat Maria filha de Germano Jose Raposo e Justina Rodrigues. Padrinhos: Francisco Xavier de Souza e sua mulher Maria Rodrigues Barboza todos desta freguesia.

 

Santo Amaro- Casamentos- Aos 16-06-1784 casaram Miguel Francisco da Silva e Maria do Nascimento – Ele Fl de Thomas Francisco da Silva e Joana de Oliveira, Np de Manoel Francisco natural das Ilhas e Anna Fernandes, nm de Agostinho de Oliveira natural de PT. Ela fa de Germano Joseph Raposo e Justina Rodrgues, Np de Cornélio Rodrigues de Arzão e Maria Raposa, desta, nm de Baltazar Gonçalves Malio e Suzana Rodrigues de Arzão.

Nota: engano na declaração dos avós maternos da contraente.

 

10-4 Ana Joaquina de Oliveira foi a primeira mulher de José da Silva de Carvalho com quem casou em Santo Amaro aos 03-04-1792. José, filho de Manoel da Silva de Carvalho e de Anna Maria de Jesus, casou segunda vez em 1809 com Maria Josefa da Anunciação, com geração desse leito em familia Nunes de Pontes Cap 1 § 1º.

Santo Amaro- Casamentos – Aos 03-04-1792 casaram José da Silva de Carvalho e Anna Joaquina de Oliveira – Ele filho de Manoel da Silva de Carvalho e de Anna Maria de Jesus, np de Manoel da Silva de Carvalho e sua mulher cujo nome se ignora, nm de Salvador Machado da Neves e Angela Morera Machada. Ela filha de Thomas Francisco da Sylva e Joana de Oliveira Prestes, np Manoel Francisco da Sylva e Anna Fernandes de Oliveira, nm  de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Sylveira.

José e Ana Joaquina tiveram ao menos q.d:

10-4-1 José Manoel da Silva, Barão de Tietê, que casou aos 04-04-1820 com Maria Reduzinda de Barros, com geração em SL 5º, 150.,

Igreja de N Sra da Conceição- Aos 04-04-1820 na casa do Capitão Francisco Mariano da Cunha pelas sete horas da noite se receberão em matrimonio o Capitão Jose Manoel da Silva, natural de Santo Amaro, filho do Sargento Mor Jose da Silva de Carvalho e Dona Joaquina de Oliveira, naturais de Santo Amaro, np de Manoel da Silva e Anna Maria, nm de Thomaz Francisco e Joana de Oliveira, com Dona Maria Reduzinda de Barros natural de Mogy das Cruzes, filha do Capitão Francisco Mariano da Cunha e Dona Joaquina Angelica de Barros esta de Guarulhos e aquele de Mogy das Cruzes, np de Pedro da Cunha de Macedo e Maria da Cruz Pinta, nm do Ajudante João Antonio de Barros e Dona Clara Maria Bueno. Testemunhas: Manoel Roiz Jordão e Joaquim Jose Pinto de Moraes. Os contraentes receberão as Bençoens Nupciais no Tempo competente.

10-4-2 Maria Inácia da Silva, casou em 1819 com Francisco Antonio Diniz, filho de João Diniz Caldeira e Maria Joaquina da Silva - família Nunes de Pontes Cap 1 §1º.

10-4-3 Jesuina, batizada em 08-12-1802.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 08-12-1802 – Jesuina filha de Jose da Silva de Carvalho e Anna Joaquina de Oliveira. Padrinhos o Alferes Vicente Francisco da Silva e sua mulher Custodia Maria de Jesus.

10-4-4 Joaquina, em 23-01-1804.

Matriz de Santo Amaro – batismos- Aos 23-01-1804 – Joaquina, filha do Capitam Jose da Silva de Carvalho e Dona Anna Joaquina de Oliveira. Padrinhos: Manoel Vieira de Brito e sua mulher Izabel de Moraes.

 

10-5 Manoel Joaquim Francisco aos 22-05-1792 casou com Gertrudes Maria de Jesus, filha de José Leme da Silva e Antonia Pires, neta materna de Antonio Jorge Pereira e Maria Pires de Souza - aportes à gp: Pedro de Mattos cc Maria Pires - SL. VIII, 193, 4-1

Santo Amaro, SP matr – aos 22-05-1792 – Manoel Joaquim Francisco soldado de voluntarios Reais fl de Thomas Francisco da Silva e Joana de Oliveira Prestes, np de Manoel Francisco da Silva Nat de PT e Ana Fernandes de Oliveira, nm de Agostinho de Oliveira Costa e Anna da Silveira aquele nat de PT  e ela desta – com Gertrudes Maria de Jesus fa de José Leme da Silva e Antonia Pires, np de pais incogntos e nm de Antonio Jorge Pereira e Maria Pires de Souza nat da Cidade de SP.

10-6 José, batizado em S. Amaro aos 08-02-1761

Santo Amaro – Batismos Aos 08-02-1761 bat Jose filho de Thomas Francisco da Sylva e Anna de Oliveira Prestes. Padrinhos: Cosme DamianoFagundes solteiro e Gertrudes Francisca de Salles solteira

10-7 Escolastica batizada em 29-01-1765

Santo Amaro – Batismos - Aos 29-09-01765 bat Escolastiva filha de Thomas Francisco e sua mulher Joanna de Oliveira. Padrinhos: Andre Pereira e sua mulher Escolastica de Oliveira.

 

_______________________________________________________________________________

 

11. Francisco Xavier de Oliveira Prestes

 

SL 8º, 462- 3-1 Ursula Pires de Lima, casada em 1754 em Sto. Amaro com Francisco Xavier de Oliveira Prestes, de quem foi a 1.ª mulher, f.º de Agostinho de Oliveira Costa, de Portugal, e de Anna da Silveira Dultra, por esta neto de José da Silveira Bittencourt e de Anna Cavalheiro, por esta bisneto de José Cavalheiro, natural de Castela, e de Izabel Fernandes, V. 1.º pág. 12; faleceu em 1799 em S. Paulo, com testamento, e teve:

4-1 Francisco.

4-2 João Pires de Lima.

4-3 Joaquim Mariano de Lima, natural de Santo Amaro, que casou com Izabel Francisca Xavier de Barros, f.ª (cremos) de Francisco Ferraz de Araujo e de Maria Leite Galvão de França, de Guaratinguetá. V. 2.º pág. 550. Teve 2 f.ºs: (C. O. de S. Paulo)

4-4 Vicente Ferreira de Oliveira, f.º de Ursula Pires nº 3-1, casou em 1792 em Santo Amaro com Gertrudes Maria, f.ª do tenente Manoel da Silva Rodrigues e de Theresa Maria, V. 5.º pág. 386, onde foi omitida a f.ª Gertrudes Maria.

4-5 José Joaquim

4-6 Antonio Xavier de Lima, casado em 1795 em S. Paulo com Gertrudes Maria, f.ª de Bernardino Blanco Ribeiro e de Maria Pires de Avila, à pág. 19 deste.

4-7 Salvador Pires

4-8 Gertrudes Maria em 1796 estava casada com Belchior Rodrigues

4-9 Anna Joaquina, casada com Manoel de Toledo.

 

SL 8º, 7-3 Gertrudes Maria casada em 1796 em S. Paulo com Antonio Xavier de Lima f.º de Francisco Xavier de Oliveira Prestes e de Ursula Pires de Siqueira. Tit. Furtados.

 

SL 5º, 3-1 Furriel Manoel de Toledo Piza, casado em 1791 em S. Paulo com Anna Joaquina de Mello, de Santo Amaro, f.ª de Francisco Xavier de Oliveira e de Ursula Pires de Siqueira. Tit. Furtados.

 

 

Francisco Xavier, filho de Agostinho de Oliveira Costa e Ana da Silveira, foi batizado aos 08-12-1737. Casou aos 23-12-1754 com Ursula Pires de Siqueira, filha de José Pires de Melo e Joana Fagundes de Siqueira. Ursula faleceu com testamento ditado aos 16-12-1786 e com inventario aberto aos 03-02-1797.

Santo Amaro – Batismos - Aos 08-12-1737 bat Francisco filho de Agostinho de Oliveira e sua mulher Anna da Sylveira. Padrinhos: Joseph de Oliveira casado e Izabel Lourenço mulher de Domingos de Oliveira moradores de S Amaro.

 

Santo Amaro – Casamentos- Aos 23-12-1754 cazou Francisco Xavier de Oliveira, filho de Agostinho de Oliveira Costa e Ana da Siqueira, desta; com Ursula Pires de Siqueira, filha de José Pires de Mello e Joana Fagundes de Siqueira, desta T: Caetano Barbosa, casado e Antonio Alves Torres, solteiro, ambos desta.

 

Arquivo do ESP – Inventarios não Publicados – C00619

Ano: 1797- Juizo dos Orfãos- Auto de Inventário

Inventariada Ursula Pires de Siqueira

Inventariante: Francisco Xavier de Oliveira

Juiz: Dr João Moreira da Roxa

Abertura: 03-02-1797

Titulo dos erdeiros

1- Franco Borges

2- João Pires

3- Joaquim Marianno

4- Vicente Ferreira

5- Jose Joaquim

6- Antonio de Oliveyra

7- Salvador Pires de (Lima)

8- Gertrude Maria casada com Belxor Roiz

9- Anna Joaquina casada com Mel de Tolledo

Copia do testamento com que faleceu Ursula Pires de Siqueira

16-12-1796- primeiramente encomendou a alma- nomeou por testamenteiros Vicente Ferreira Lima, o Furiel Manoel de Tolledo Piza e Jose Rodrigues de Almeida- “Declaro que sou natural da Freguesia de Santo Amaro filha legitima de Jose Pires de Melo com sua mulher Joana Fagundes de Siqueira já falecidos e que sou cazada ... com Francisco Xavier de Oliveira de cujo matrimonio tivemos nove filhos que são os seguintes: Francisco, João, Joquim, Vicente, Jose, Antonio Pires, Salvador, Gertrudes e Anna fora os mortos que” (não falo por não deixarem herdeiros)- Mandou que seu corpo fosse sepultado na capela do Rosario da Igreja de S Amaro, amortalhada no habito de S Francisco – declarou ter vendido ao filho João Pires de Lima um sitio no caminho de Santos- declarou que quando o filho Joaquim Mariano foi para Cuyaba ficou com duas novilhas dele-  que quando casou a filha Anna Maria ...- filho Vicente Fereira...

 

Diz Belxor Rodrigues da Silva que se acha casado com Gertrudes Maria filha de Francisco Xavier de Oliveira e sua mulher Ursula Pires....

 

Diz Francisco Xavier de Oliveira (que o inventário ficou demorado porque o coerdeiro Salvador Pires de Lima era menor de 25 anos, mas que agora já estava casado, quer fazer partilha amigável dos bens)

 

Certidão: em um livro de casamentos desta freguesia fl 60v- Aos 20-10-1798 nesta Sé....na presença das test Ignacio Jose Vaz e Roberto da Rocha dispensados do terceiro grau e quarto misto de consanguinidade, pelas nove horas da manhã se receberam Salvador Pires de Lima nat da freg de S Amaro, filho leg de Francisco Xavier de Oliveira e Ursula Pires- com Gertrudes Maria do Espirito Santo nat desta freguesia filha natural de Joaquim Machado e Rita Maria de Jesus, os contraentes fregueses desta Sé.

 

Segunda vez aos 07-02-1797, Francisco casou com Joana Maria do Espirito Santo, filha de Miguel Rodrigues da Silva e Ignez Rodrigues Borba, neta paterna de José Rodrigues e Monica Lopes, e nm de Antonio Rodrigues de Medeiros e Maria de Borba, todos naturais de S. Paulo (SL. 5º, 108, 5-1)

Santo Amaro, SP matr Francisco Xavier de Oliveira com Joana Maria do Espirtio Santo - aos 07-02-1797 nesta matriz e testemunhas Pedro Jose de Miranda e Ignacio Antonio Pires, casados e moradores nesta freguesia, se receberam Francisco Xavier de Oliveira natural desta freguesia, viuvo de Ursula Pires = cc Joana Maria do Espirito Santo, f.l. Miguel Rodrigues da Silva e Ignez Rodrigues Borba, np de Jose Rodrigues e Monica Lopes, e pela materna de Antonio Rodrigues de Medeiros e Maria de Borba, todos naturais de S. Paulo.

 

Segundo o inventário de Ursula, ela e Francisco Xavier tiveram nove filhos que viviam em 1787:

11-1 Francisco Borges como aparece no inventario materno batizado aos 19-10-1755

Santo Amaro –- 19-10-1755 bat Francisco filho de Francisco Xavier de Oliveira e sua mulher Ursula Pires. Padrnhos: Jose Pires de Mello e sua mulher Joanna Fagundes.

 

11-2 João Pires de Lima, comprou de seus pais um sitio no caminho de Santos

 

11-3 Joaquim Mariano, batizado em 01-08-1761 (ou seria outro Joaquim batizado aos 26-09-1762?)

Santo Amaro – Batismos - Em 01-08-1761 bat Joaquim filho de Francisco Xavier de Oliveira e sua mulher Ursula Pires de Siqueira. Padrinhos:Manoel Dinis Caldeyra e sua mulher Escoalstica de Jesus.

 

Santo Amaro – Batismos - Aos 26-09-1762 bat Joaquim filho de Francisco Xavier de Oliveira e sua mulher Ursula Pires. Padrinhos: (Jose de Araujo) de Oliveira e sua mulher Anna Maria de Siqueira

11-4 Vicente Ferreira de Oliveira, batizado aos 28-09-1765. Em 05-11-1792 casou com Gertrudes Maria de Jesus filha de Manoel Rodrigues da Silva e sua mulher Maria de Jesus np de Antonio da Silva Rodrigues e sua mulher Nataria Domingues, nm de José da Silva Goes e sua mulher Ana de Moraes todos da freguesia de Santo Amaro.

Santo Amaro – Batismos - Aos 28-09-1765 bat Vicente filho de Francisco Xavier de Oliveyra e sua mulher Ursula Pires. Padrinhos: Domingos Guedes  solteiro e Ursula Maria viúva, fregueses de S Paulo

 

Santo Amaro – Matrimonios- Aos 05-11-1792 nesta Igreja Matriz de Santo Amaro pelas 5h da tarde se receberam por marido e mulher Vicente Ferreira de Oliveira fl leg de Francisco Xavier de Oliveira e sua mulher Ursula Pires de Ciqueira, np de Agostinho de Oliveira Goes (sic) nat de Portugal e Anna da Silveyra, nm de Jose Pires de Mello e sua mulher Joanna Fagundes; com Gertrudes Maria de Jesus filha leg de Manoel Rodrigues da Silva e sua mulher Maria de Jesus np de Antonio da Silva Rodrigues e sua mulher Nataria Domingues, nm de Jose da Sylva Goes e sua mulher Anna de Moraes todos desta Frguesia. Test: Furiel Manoel de Tolledo Piza freguez de S Paulo e Manoel Rodrigues solteiro desta freguesia

 

11-5 Gertrude Maria do Espírito Santo, batizada em 01-10-1767. Em 1782 pediu provisão para casar com Belchior Rodrigues da Silva, batizado em 17-02-1758, filho de Manoel Rodrigues da Silva e sua mulher Maria de Jesus, supra citados.

ACMSP- Dispensas Matrimoniais- ano 1782 -

23-07-1782 – Diz Belchior da Silva Roiz soldado de Cavalrª no Regimento de voluntarios Reais desta Cidade que ele se fez proclamar com Gertrudes Maria do Espirito Santo da freg de Sto Amaro...

Com o favor de Deos quer cazar Belchior da Sª Roiz fl leg do tem Manoel da Sª Roiz e de sua mer Thereza Maria de Jesus com Gertrudes Maria do Espirito Santo filha leg de de Francisco Xer de Olivrª e de sua mulher Ursula Pires de Siqrª os contraentes nat e bat na freg de S. Amaro

Certidões

Aos 17-02-1758 bat Belxor filho de Manoel da Silva e sua mulher Thereza Maria da Silva. Padrinhos: Joseph Pires do Prado e sua mulher Anna Maria Martins moradores nesta freguesia

Em 01-10-1767 bat Gertrudes filha de Francisco Xavier de Oliveira e sua mulher Ursula Fagundes. Padrinhos: João de Oliveira Prestes e sua mulher Joanna Rodrigues Barbosa fregueses da cidade de S Paulo.

 

Diz Belchior da Silva Roiz (que é soldado volutario e que foi “no tempo da guerra ao sul e só teve de parada seis meses na vila da Laguna” e não teve nessa parada qq impedimento o que quer justificar com seus companheiros)

Seguesm os depoimentos confirmando a alegação:  do Justificante,  José de Brito nat de S Amaro, 25 anos solteiro, de Manoel dos Santos Serqueira, nat de Parnaiba 27 anos, solteiro, Joaquim Jose Gonçalves, de S Amaro, solteiro, 20 anos.

 

11-6 José Joaquim

 

11-7 Antonio de Oliveira

 

11-8 Salvador Pires de Lima, batizado em Santo Amaro aos 15-04-1778. Aos 19-10-1798, morador na cidade de São Paulo, pediu dispensa de parentesco para casar com Rita Maria do Espirito Santo, natural da Sé de São Paulo, filha de Rita Maria e pai incógnito, exposta em casa de Jose de Eiró. No processo não esclarecem o parentesco.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais - 1798

19-10-1798 - Querem cazar Salvador Pires de Lima natural de Santo Amaro filho leg de Fco Xer de Oliveira e sua mer Ursula Pires com Gertrudes Maria de Espº Santo natural da Cidade de Sam Paulo filha de Rita Maria e de pai incógnito esta da freg da Se de S Paulo e aquelle desta freguesia estes contraentes de achao empedidos em 3º grau misto de 2º de--- dos quais esperam serem dispensados

Certidão – foram proclamados não saiu impedimento nem o padre sabia de algum -  livro competente fl 108?- Aos 15-04-1778 nesta Igreja de S Amaro bat Salvador filho leg de Francisco Xavier de Oliveira e Ursula Pires. Padrinhos: Tenente Jose de Araujo de Oliveira casado e sua filha Rosa Pires solteira todos desta freguesia

Querem casar Salvador Pires de Lima natural de S. Amaro filho leg de Franciscoco Xavier de Olivrª e de  Ursula Pires com Gertrudes Maria de Espº Santo fªde pai incógnito e de Rita Maria nat desta Cidade onde ambos são fregueses estes contraestes se acham impedidos no 3º e 4º grau de consanguinidade misto de 2º (duplicado?) dos quais esperam ser dispensados.

Certidão: foram denunciados e não saiu impedimento algum. E não se achou o batismo da contraente. Os contraentes satisfizeram os preceitos.

Diz Gertrudes Maria do Espirito Santos (que não se achou seu batismo porque sua mãe era solteira e ela foi exposta em casa de Jose Deiros)

Nota: Não existe nos autos explicações para os parentescos.

 

11-9 Ana Joaquina, casada com Manoel de Toledo Piza

SL. 5, 506, 3-1 Furriel Manoel de Toledo Piza, casado em 1791 em S. Paulo com Anna Joaquina de Mello, de Santo Amaro, f.ª de Francisco Xavier de Oliveira e de Ursula Pires de Siqueira. Tit. Furtados.

 

_______________________________________________________________________________

 

12. Agostinho de Oliveira Prestes

 

SL 8º 138, 6-3 Agostinho de Oliveira Prestes casado com Rita Maria f.ª de José Dias Furtado e de Anna Maria do Rosario. Teve q. d.:

7-1 Rita Maria casada em 1801 em Santo Amaro com Antonio Corrêa de Lemos f.° de Amaro Rodrigues Maciel e de Maria do Rosário. Tit. Macieis.

7-2 Luzia de Oliveira prestes casada em 1803 em Santo Amaro com Antonio Barreto f.° de Manoel Antonio Barreto e de Angela Vieira da Silva. Tit. Macieis.

7-3 José de Oliveira Prestes casado em 1806 em Santo Amaro com Gertrudes Maria f.ª de José Paes da Silva e de Quiteria Pires. Tit. Furtados.

7-4 Francisco de Oliveira Prestes casado em 1806 em Santo Amaro com Gertrudes Maria f.ª de Ignacio Vaz Pinto e de Maria Vieira Branco. V. 4.° pág. 439.

 

 

Agostinho de Oliveira Prestes, filho de Agostinho de Oliveira Costa e sua segunda mulher Domingas Ribeiro, foi batizado em Santo Amaro aos 15-11-1758.

Santo Amaro –– Aos 15-11-1758 bat Agostinho filho de Agostinho de Oliveira Costa e sua mulher Domingas Ribeira. Forão padrinhos Jose Domingues Ribeiro e Simoa Ribeira filhos de Braz Domingues fregueses desta freguesia

 

Aos 19-01-1779 casou com Rita Maria Diasm, filha de José Dias Furtado e Ana Maria do Rosario, neta paterna de Inácio Dias Furtado. Com quatro filhos que Silva Leme descobriu e que documentamos:

Santo Amaro - aos 19-01-1779 nesta matriz onde os contraentes são fregueses e as testemunhas Joseph Antonio Mariano e Joseph Fagundes Barreto, se casaram Agostinho de Oliveira Prestes, natural desta freguesia, f.l. de Agostinho de Oliveira Costa,. natural do reino de Portugal e de sua mulher Domingas Ribeira, natural desta freguesia, neto materno de Braz Domingues e Benta Ribeira, naturais desta freguesia, e por parte paterna não deram noticias dos avós = com Rita Maria de Jesus, natural desta freguesia, filha legitima de Joseph Dias Furtado e de sua mulher Anna Maria do Rosario, neta paterna de Ignacio Dias Furtado, da avó não deram noticias, todos naturais desta freguesia, e neta materna de avós incognitos.

 

12-1 Rita Maria casou em Santo Amaro aos 07-05-1801 com Antonio Correa de Lemos filho de Amaro Rodrigues Maciel e Maria do Rosário np de Francisco Rodrigues de Medeiros e Maria Correa das Neves, nm de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues do Passo.

Santo Amaro casamentos - Aos 07-05-1801 se casaram Antonio Correa de Lemos nat da Cidade de S Paulo filho de Amaro Rodrigues Maciel e de Maria do Rosário desta freguesia np de Francisco Rodrigues de Medeiros e Maria Correa das Neves, nm de Antonio Vaz Pinto e Maria Domingues do Passo com Rita Maria, filha leg de Agostinho de Oliveira Prestes e Rita Maria, np de Agostinho de Oliveira prestes (sic) e Domingas Ribeira, nm de Jose Dias Futado e Anna Maria do Rosario

12-2 Francisco de Oliveira Prestes batizado aos 22-01-1783. Em 22 de abril de 1806 casou com Gertrudes Maria de Jesus filha de Ignacio Dias Pinto e Maria Vieira Branca, batizada em Santo Amaro aos 25-11-1788.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- Autos de Casamento 09-04-1806

Com o favor de Deos querem cazar Francisco de Oliveira Prestes filho de Agostinho de Oliveira e Rita Maria com Gertrudes Maria de Jesus filha de Ignacio Dias Pinto e Maria Vieira Branca nat e bat na freg de S Amaro e nela fregueses.

Lv competente fl 146 – Aos 22-01-1783 bat Francisco filho de Agostinho de Oliveira Prestes e sua mulher Rita Maria. Padrinhos: Pedro Domingues Pires casado e Anna Maria do Rosario viúva de Jose Dias Furtado.

Lv competente fl 48- Aos 25-11-1788 bat Gertrudes filha de Ignacio Vaz Pinto e Maria Vieira. Padrinhos: Vicente de Moraes Pires e sua mulher Thimotea de Oliveira

 

Matriz de S Amaro - Casamentos - Aos 22-04-1806 - Na presença das testemunhas Vicente de Moraes Pires e Antonio José Borges, se receberampor palavras de presente Francisco de Oliveira Prestes filho de Agostinho de Oliveira e Rita Maria, np de Agostinho de Oliveira e Domingas Ribeira, ele da Europa e os mais desta freguesia, com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Ignacio Vaz Pinto e Maria Vieira Branca np de Antonio az e Maria Domingues e nm de Bento Vieira e Maria Branca.

 

12-3 Luzia de Oliveira Prestes, batizada em Santo Amaro aos 25-09-1784. Aos 12-01-1803, na mesma freguesia, casou com João Antonio Barreto filho de Manoel Antonio Barreto e Angela Vieira da Silva, np de Antonio Bicudo e Maria de Jesus, nm do Cap Ignacio Vieira e Maria da Silva - família “Francisco Vieira Antunes”, neste site.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- 1803 - Autos de Casamento 07-01-1803

Com o favor de Deos quer se cazar João Antonio Barreto filho leg de Mel  Antonio Barreto e Angela ???? da Sª com Luzia de Oliveira Prestes filha de Agostinho de Oliveira Prestes e Rita Maria, o contraente de S Paulo e a depoente nat e bat nesta freguesia de S Amaro.

Lv competente f 162 – Aos 26-09-1784 nesta Matriz de S Amaro bat Luzia filha de Agostinho de Oliveira e sua mulher Rita Dias. Padrinhos: Bento Pires e Ursula Nardes filhos solteiros de Pedro Domingues Pires.

Lv de Bat da Freg da Se- Aos 15-09-1784 bat João filho de Manoel Antonio Barreto e sua mulher Angela Vieira. Padrinho: o Cap Manoel Antonio de Araujo viuvo todos desta freguesia 

 

Santo Amaro casamentos– Aos 12-01-1803 na presença das test João Branco de Moraes e Francisco Vieira se casaram Joam Antonio Barreto filho de Manoel  Antonio Barreto e Angela Vieira da Silva , np de Antonio Bicudo e Maria de Jesus, nm do Cap Ignacio Vieira e Maria da Silva; com  com Luzia de Oliveira Prestes filha de Agostinho de Oliveira Prestes e Rita Maria, np de Agostinho de Oliveira Costa europeo e Domingas Ribeira, nm de Jose Dias Futado e Anna Maria do Rosario

 

12-4 José de Oliveira Prestes batizado aos 11-01-1790. Casou aos 18-02-1806 com Gertrudes Maria da Conceição filha de José Paes da Silva e Quiteria Pires de Siqueira, np de João Pereira e Ana Paes Tenoria, nm de José Pires de Mello e Joana Fagundes.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- Autos de Casamento im 50

Querem cazar Jose de Oliveira Prestes filho de Agostinho de Oliveira Prestes e Rita Maria com Gertrudes Maria da Conceiçam filha de Jose Paes da Silva e Quiteria Pires de Siqueira, ambos os contraentes nat e bat nesta freg de S Amaro donde são fregueses

Lv competente; Aos 11-01-1790 bat Jose filho de Agostinho de Oliveira Prestes e sua mulher Rita Maria. Padrinhos Jose Pires de Oliveira e sua mulher Anna Pires.

Lv competente: Aos 25-01-1786 bat Gertrudes filha de Jose Paes da Silva e Quiteria Pires de Siqueira. Padrinhos: de Freitas (sic) solteiro e Francisca da Silva casada

Provisão: 17-02-1806

 

Santo Amaro casamentos 1785 a 1806- im 206- Aos 18-02-1806 na presença das testemunhas João Dias de Freitas e Antonio Jose Borges se casou Jose de Oliveira Prestes filho de Agostinho de Oliveira e Rita Maria np de Agostinho de Oliveira Prestes (sic) e Domingas Ribeira, nm de Jose Dias e Anna Maria de Jesus  com Gertrudes Maria da Conceiçam filha de Jose Paes da Silva e Quiteria Pires de Siqueira,np de João Pereira e Anna Paes Tenoria, nm de Jose Pires de Mello e J(  ) Fagundes de Siqueira, todos desta freguesia.

 

12-5 Joaquim José de Oliveira aos 07-01-1809 casou com Escolástica Vieira, filha de Inácio Vaz e Maria Vieira, np de Antonio Vaz e Maria Domingues, nm de Bento Vieira e Maria Branca

Santo Amaro - Ano 1809 - aos 07-01-1809 nesta matriz donde os contraentes são fregueses e teestemunhas Vicente Ferreira dos Santos e Francisco de Oliveira, casados; se receberam Joaquim Jose de Oliveira, f.l. de Agostinho de Oliveira Prestes e Rita Maria, np de Agostinho de Oliveira Costa e Domingas Ribeira, nm de Jose Dias Furtado e Ana Maria = com Escolastica Vieira, f.l. de Ignacio Vaz e Maria Vieira, np de Antonio Vaz e Maria Domingues, nm de Bento Vieira e Maria Branca, todos naturais desta freguesia.

 

 

_______________________________________________________________________________

 

13. Ana Maria de Jesus

 

Ana Maria de Jesus, natizada em 25-11-1762, filha de Agostinho de Oliveira Costa e sua terceira mulher Luzia Vieira da Silva. Casou em Santo Amaro aos 04-03-1783 com Vicente Ferreira de Mongelos, batizado em 02-09-1756, filho de João Paes do Prado e Maria Pedrosa, np de Martinho Paes do Prado e Maria Garcia, nm de José Pedroso Mongelo e Ana Moreira.

Santo Amaro - Batismos - Aos 25-11-1762 bat Anna filha de Agostinho de Oliveira e sua mulher Luzia Vieira. Foram padrinhos João Vieira solteiro  e Anna dos Santos cazada todos desta freguesia.

 

ACMSP- Dispensas Matrimoniais ano 1783

Vicente Ferreira Mongellos e Anna Maria de Jesus -

ACMSP ano 1783 vol 1542- im 18

01-03-1783- Querem casar Vicente Ferreira de Mongellos filho leg de João Pais do Prado e Maria Pedrosa com Anna Maria filha de Agostinho (   ) e de sua mulher Luzia Vieira da Silva batizados nesta freguesia

Lv batizados-fl 60- Aos 02-09-1756 bat Vicente filho de João Pais do Prado e ( ) Pedroza. Padrinhos: Martinho Paes do Prado casado e E(  )tica Pedrosa Casada todos fregueses desta freguesia de Santo Amaro-

Ms Lv- aos 2(5? 6? ) (  )vembro de 1762 bat Anna filha leg de (   )inho de Oliveira e Luzia Vieira. Padrinhos: ( ) Vieira solteiro e Anna dos Santos cazada todos desta freguesia.

 

Santo Amaro casamentos- Aos 04-03-1783 casarm Vicente Ferreira Mongello e Anna Maria de Jesus- Ele filho de João Pais do Prado e Maria Pedrosa, Np de Martinho Paes do Prado e Maria Garcia, nm de Joseph Pedroso Mongelo e Anna Moreira de S Roque. Ela f de Agostinho de Oliveira Costa de PT e Luzia Vieira da Silva, não sabem os avós paternos, nm de Gualter Vieira Passos e Joana Moreira.

 

_______________________________________________________________________________

 

14. Joaquim

 

Com onze anos declarados em 1774.

 

Comparar com:

Joaquim de Oliveira Prestes casado com Escolastica Soares da Silva, com filho homônimo batizado em 10-04-1796, que casou em 1823 em Jundiai com Angela Angelica, filha de Antonio de Eiró Moreira e sua segunda mulher Manoela Candida, np de Miguel de Eiró Moreira e Maria de Jesus (conf. SL 8º, 391, 5-3 onde não consta o segundo casamento de Antonio), nm de  Angelo Rodrigues da Fonseca e sua primeira mulher Maria Joaquina de Jesus, SL 7º, 311, 5-2 onde só estão os filhos de Angelo e sua segunda mulher Angelica Maria.

ACMSP – Dispensas Matrimoniais- ano 1823

Autos de Casamento - 01-julho-1823

Querem casar Joaquim de Oliveira Prestes filho leg de Joaquim de Oliveira Prestes e Escolastica Soares da Silva ambos já falecidos; com Anna Angelica filha de Antonio Deiros já falecido e sua mulher Manoela Candida, ambos os contraentes nat e bat nessa Vila de N Sra do Desterro de Jundiahi.

Um dos livros fls 82- Aos 10-04-1796 bat Joaquim filho de Joaquim de Oliveira Prestes e sua mulher Escolastica Soares da Silva do bairro do Rio das Pedras. Padrinhos: Salvador Soares solteiro e sua mai Escolastica da Silva.

Outro lv fls 50 – 25-05-1804 nesta matriz bat Ana filha de Antonio de Eiros e sua mulher Manoela Candida, moradores no bairro do Rio das Pedras. Padrinhos: Jose Antonio da Silva casado e An( ) Pereira casada, os padrinhos fregueses da freguesia de Nossa Senhora do O e os pais desta freguesia,.

 

ACMSP - Dispensas matrimoniais - ano 1802.

Antonio de Eiros e Manoela Candida de Jesus 06-fevereiro-1802

Ele viuvo de (danificado) Custodia, filho leg. de Miguel de Eiros Moreira, já defunto e de Maria de Jesus.

Ela filha leg de Angelo Roiz da Fon(--)ca e de Maria Joaquina de Jesus já defunta. Ambos nat e bat nesta Sé de S Paulo.

Com o favor de Deus querem cazar A(  ) de Eiroz viuvo q ficou por falecimento de T(  ) Custodia filho leg de Miguel de E(  ) Moreira já defunto e s/m Ma(  ) de Jesus com Manoela Candida de J(  ) filha leg de Angelo Roiz e Maria Joaquina de Jesus, ambos nat e bat nesta Se da (   ) de Sam Paulo a contraente agora de (   ) --- freguês da Freguesia de N Sra (  )

Certidões:

- Lv de bat da Se f 18- Aos 27-12-1784 nesta Se bat Manoela filha de Angelo Rodrigues da Fonseca e de sua mulher Maria Joaquina de Jesus- Padrinhos Capitão Manoel Jose da Graça e sua mulher Anna Maria Cardosa

- Lv. de obitos: aos 14-06-1800 faleceu Thereza Custodia, natural desta freguesia, de vinte e tantos anos, casada com Antonio de Eyros. S. Paulo 5-fevereiro-1802.

 

_______________________________________________________________________________

 

15. Francisco

 

Francisco, filho de Agostinho de Oliveira Oliveira Costa e Luzia Vieira, batizado em Santo Amaro aos 25-08-1765. Não vem nem foi representado no inventario do pai.

Santo Amaro - Batismos - Aos bat 25-08-1765 filho de Agostinho de Oliveira e Luzia Vieira - Padrinhos: Andre Pereira casado e Anna de Oliveira Prestes mulher de Jose de Madureira

 

__________________________________________________________________________________

 

 

DESENTRONCADO

 

 

José de Oliveira Prestes casado com Ana Rosa Bolla foram moradores na Vila de Castro-PR, onde em outubro de 1824 batizaram o filho:

 

1d- Francisco Xavier Gamarro casou, em Sorocaba aos 06-08-1848, com Eulalia Eufrosina da Silva, batizada em Caxambu aos 06-08-1848, filha de David Antonio Xavier e s/m Maria Guilhermina Machada.

ACMSP Dispensas Matrimoniais - ano 1848

Francisco Xavier Gamarro e Eulalia Xavier da Silva Machado -

Justiticação de estado a favor de Francisco Xavier Gamarro e Eulalia Eufrosina da Silva Machado - 01-08-1848

O primeiro morador na vila de Castro e a 2a. da cidade de Sorocaba, que eles desejam receber-se em matrimonio na igreja matriz de Sorocaba (...).

Testemunhas:

 

Autos de Casamento: 01-08-1848

Certidões:

- Vila de Castro: aos tre-- dias do mes de outubro de 1824 nesta matriz de Castro bat a Francisco, f. de Jose de Oliveira Prestes e de s/m Ana Rosa Bolla. Foram padrinhos Francisco Xavier da Silva por pp que apresentou o Cap. Jose Carneiro Lobo, e a Coroa de Nossa Senhora Sta. Ana, todos desta matriz. Castro 15-julho-1848

- aos 25 de janeiro de 1833 em oratorio do Caxambu bat a Eulalia, f. de David Antonio Xavier e s/m Maria Guilhermina Maxada, foi padrinho Jose Joaquim Soares, casado e o Resplendor de N. Sra da Conceição. Castro 14-julho-1848

 

Sorocaba, SP - Francisco X.er Gamarro e Eulalia Eufrosina da Silva - aos 06-08-1849 nesta matriz e testemunhas João Batista Correa e Francisco de Assis Machado se receberam Francisco Xavier Gamarro, f. de Jose de Oliveira Prestes e Ana Rosa Bolha = com Eulalia Eufrosina da Silva, f. de David Antonio Xavier e Maria Guilhermina. Ambos os contraentes naturais da vila de Castro donde o contraente é fregues e a contraente desta cidade.