PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Acácio José da Cruz e Rita Joaquina do Rosário

(atualizado em 19-março-2015)

 

 

Regina Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Acácio José da Cruz casou aos 15-12-1766 na Matriz de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João Del Rei com Rita Joaquina do Rosário, batizada em 07-02-1751 em Prados, filha de Inácia Maria da Assunção e seu primeiro marido Plácido de Abreu Gonçalves, neta paterna de Estevão de Abreu e Catarina de Sena, neta materna de Domingos Francisco Terra e Isabel Pires de Moraes - família “Joana Simoa Rodrigues”, neste site.

(RMJ) Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 15-12-1766 - Matriz de N Sra do Pilar, Acácio José da Cruz c.c. Rita Joaquina do Rosário, em cerimônia celebrada pelo vigário da Freguesia de Prados Manoel Martins de Carvalho, com as devidas provisões eclesiásticas. (Não consta filiação ou naturalidade dos contraentes).

 

Foram moradores em Bom Sucesso, termo da Vila de São José-MG, onde possuiam a Fazenda Coqueiros, com seu engenho de cana, moinho e mais benfeitorias. Alem desta fazenda o casal possuía outras terras com benfeitorias havidas por compra, nos termos das vilas de São José e São João, bem como sítios de mineração junto do Rio Grande, do Ribeirão do Brumado e no Sumidouro.

 

Acácio teve seu inventário aberto em 1821 por sua viúva na Vila de São João Del Rei, em cujo termo possuía terras na Paragem Ibituruna Pequena.

 

Rita Joaquina faleceu aos 20-09-1825 com testamento redigido em 18 de Abril de 1822 em São João Del Rei, época em que vivia “no triste estado de viuvez”. Teve o inventário de seus bens aberto aos 01-12-1826, na Fazenda Engenho do Coqueiro em Bom Sucesso, termo da Vila de São José, nas casas onde morava.

Segundo seus inventários (neste site), Acácio e Rita tiveram:

 

1- Joaquim José da Cruz, capitão de milícias. Por algum tempo serviu de escrivão da Provedoria da Vila de Campanha.

Joaquim José casou duas vezes. Na Capela de N. Sra. das Dores do Hospital, em São João del Rei, aos 22-01-1794, com Ana Isabel Vieira (de Mendonça), filha do Dr. Francisco Vieira de Souza Ferraz e Francisca Maria de Mendonça (família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 3º, 8-8)

Em segundas nupcias na capela do Rosário dos Pretos, Freguesia de Prados, aos 25-10-1821 com Rosa Maria de Nazaré, natural de Barbacena, filha de João Luiz Coelho (de Garre ) e Albina Joaquina da Silva, neta paterna de Manoel Coelho e Jeronima de Souza, neta materna de Tomás da Silva e Valentina de Mattos. Rosa Maria faleceu com testamento transcrito n o Livro de Obitos de Passatempo em 05-02-1863, família “Valentina de Mattos”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) – casamentos, Capela N. Sra. das Dores do Hospital da Vila de S. João del Rei aos 22-01-1794 Joachim Jose da Cruz, f.l. de Acacio Jose da Cruz e de Ritta Joaquina do Rosario = Dona Anna Izabel Vieira, f.l. do Dr. Francisco Vieira de Souza Ferraz e D. Francisca Maria Esperança de Mendonça.

 

Rosario dos Pretos aos 25-10-1821 Cap. Joaquim Jose da Cruz, viuvo de D. Anna Izabel = D. Rosa Maria de Nazareth, f.l. de João Luiz Coelho e D. Albina Joaquina. n/b freguesia da vila de Barbacena,

Joaquim faleceu em 14-10-1832 com testamento, deixando entre seus bens a Fazenda Prapitininga e casas no Arraial de Bom Sucesso. Não deixou geração (inventário neste site).

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - a 14-10-1832 fal. Cap. Joaquim Jose da Cruz cc D. Rosa Maria de Nazaré.

 

2- Ana Gonçalves da Cruz, viúva do Capitão Felix Martins Ferreira, filho de Andre Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro. Geração no família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º, § 5º.

          Ana faleceu aos 04-12-1824 e, no estado de viuvez, teve a filha natural:

2-1 Delfina Jesuína de Jesus, com onze anos em 1825 (inventário materno). Casou com Francisco José Lopes da Cruz

 

3- Antonio José da Cruz, casou com Izabel Cândida de Oliveira. Em 1831 eram moradores no Bom Sucesso, Antonio com 60 anos declarados e Izabel com 50:

Censo Bom Sucesso-MG, 1831, quarteirão 2, fogo 167

ANTONIO JOZE DA CRUZ, chefe, masculino, branca, 60, casado

IZABEL CANDIDA DE OLIVEIRA, cônjuge, feminino, branca, 50, casado

ANTONIO JOZE DA CRUZ, dependente, masculino, branca, 25, solteiro

JOZE ANTONIO DA CRUZ, dependente, masculino, branca, 15, solteiro

ACACIO JOZE DA CRUZ, dependente, masculino, branca, 10,

CANDIDA MARIA DE JEZUS, dependente, feminino, branca, 22, solteiro

MARIA CANDIDA DE JEZUS, dependente, feminino, branca, 18, solteiro

3 escravos

 

Entre seus filhos:

3-1 Cândida, recebeu da avó paterna um par de brincos de ouro e 50$000 réis.

3-2 Maria, idem uma Senhora da Conceição, também de ouro. Maria Jesuína de Jesus aos 20-01-1840 casou com Manoel da Costa Souza, filho do Alf. José da Costa Souza e Geralda Maria de Jesus, neto paterno de Domingos da Costa Guimarães e Rita de Souza do Nascimento (família “Domingos da Costa Guimarães”) neto materno de José de Paiva e Silva e Maria Josefa da Trindade, família “Juliana de Oliveira Cunha”.

3-3 Acacio José da Cruz, com 10 anos em 1831 (censo). Aos 23-07-1841 casou com Ana Rosa de Jesus, filha de Joaquim da Costa Souza e Bárbara Felisbina de Jesus.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 23-07-1841 Acacio Jose da Cruz, f.l. Antonio Jose da Cruz, falecido e D. Izabel Candida de Oliveira = cc Ana Rosa de Jesus, f.l. Joaquim da Costa Souza e Barbara Felisbina de Jesus, ambos falecidos. Nts bts e moradores nesta freguesia.

4- João José da Cruz. Aos 02-09-1805 casou em Ibituruna com Luiza Maria Rios, filha de Mateus Rios e Tomásia Maria da Assunção, neta paterna de Lourenço da Chamadoura e de Luiza Rios, neta materna de Manoel Nunes Pelouro e Leonor de Moraes Freire - família Domingos Freire de Figueiredo, neste site.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 02-09-1805 Capela S. Gonsalo da Ibituruna, João Jose da Cruz, f.l. Acacio Jose da Cruz e Rita Joaquina do Rosario, n/b freg. dos Prados; = cc. Luiza Maria Rios, f.l. de Matheus Rios e Thomasia Maria d'Assumpção, n/b nesta freguesia.

Foi pai de, pelo menos:

4-1 Delfina, recebeu da avó paterna uma Senhora da Conceição de ouro. Em 1831, com 13 anos de idade, já estava casada conforme o censo de Oliveira, onde morava com os pais e prováveis irmãos:

Mapa de População de Nossa Senhora da Oliveira do Termo de São Jose Del Rei – 1831 Quarteirão1 - fogo 10

JOAO JOZE DA CRUZ; chefe do fogo; masculino; 57; casado; agricultor

D LUIZA MARIA; cônjuge; feminino; 49; casado;

JOAQUIM JOZE; dependente; masculino; 19; solteiro;

DELFINA; dependente; feminino; 13; casado;

CANDIDO; dependente; masculino; 11; solteiro;

FIRMINO; dependente; masculino; 9; solteiro;

9 escravos

 

5- Manoel José da Cruz aos 30-06-1806 casou com Antonia Dorotea (ou Maria) da Costa, filha do Capitão Francisco Fernandes Medela e Maria Dorotea da Costa, família Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, neste site.

B7: Casamentos - SJDRei, fls 160 aos 30-06-1806 Ermida S. Vicente Ferreira, na casa da fazenda do Cap. Francisco Fernandes Medella na Aplicação da Conceição da Barra. Manoel Jose da Cruz, f.l. Acacio Joze da Cruz e Rita Joaquina do Rozario, n/b freg. Prados; = cc. D. Antonia Maria da Costa, f.l. Cap. Francisco Fernandes Medella e D. Maria Dorothea da Costa, n/b nesta freguesia.

 

6- José Gonçalves da Cruz aos 13-08-1811 casou com Maria Ferreira de São José, filha de José Borges Campos e Laureana Felicia do Nascimento. Família “Manoel Inácio de Faria”, -6.

B7: SJDRei, aos 13-08-1811 Cap. Bom Sucesso, Joze Gonçalves da Cruz, f.l. Acacio Jose da Cruz e Rita Joaquina do Rosario, n/b freg. Prados; = cc. Maria Ferreira de S. Jose, n/b freg. Tamandua, f.l. Alf. Joze Borges Campos e Severianna(sic) do Nascimento.

 

Em 1831 eram moradores no Bom Sucesso, José com 38 anos declarados e Maria com 32:

Censo Bom Sucesso-MG, 1831, quarteirão 2, fogo 188

JOZE GONSALVES DA CRUZ, chefe, masculino, branca, 38, casado

MARIA BORGES, cônjuge, feminino, branca, 32, casado

3 escravos

 

7- Francisco José da Cruz, natural de Prados conforme declarou em testamento, casado com Francisca Maria de Jesus, filha de Joaquim Bueno da Fonseca e de Angela Maria da Conceição, neta materna de Francisco Fernandes de Lima e Joaquina Antonia Pereira (família “Manoel Martins Bahia” 4-1-2).

Em 1845 eram moradores na Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré e proprietários da Fazenda Boa Vista comprada do Alferes Antonio Joaquim da Silva  e de terras nas Fazendas Bom Jardim, Pinheiros e Ponte, alem de casas no Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Barra.

Francisco José faleceu aos 25-09-1845 em Lavras com testamento redigido na Fazenda dos Pinheiros aos 09 do mesmo mês. Declarou seus seis filhos legitimos e uma filha natural. Deixou legado a cunhada Maria Inácia “filha de meu sogro Joaquim Bueno da Fonseca”. Seu inventário (neste site) teve inicio aos 02-03-1846 em São João Del Rei.

          Filhos legítimos (situação em 02-03-1846):

7-1 José Joaquim da Cruz, com 19 anos. Aos 22-02-1848, dispensados do impedimento de consanguinidade em terceiro grau da linha transversal misto de segundo, casou com Mecias Carolina de Jesus, filha do Alferes Manoel de Jesus Pereira e Maria Rita Pereira por esta neta de Francisco Fernandes de Lima e Joaquina Antonia Pereira, já citados, bisavós maternos de José Joaquim (família “Manoel de Jesus Pereira” 2-1-2).

7-2 Maria Rita Joaquina, casada com Francisco Rodrigues Monteiro

7-3 Francisca Bernardina, com 11 anos. Casou com João Evangelista de Carvalho, provavelmente o filho de Silvestre Correa de Carvalho e Joana Carlota do Nascimento (família “os Carvalho Duarte” Cap. 3º § 8º -6)

7-4 Cândida Maria das Dores, com 9 anos. Casou com José Fernandes de Jesus

7-5 Mecias, com 4 anos em 1846. Faleceu aos 04-03-1856.

7-6 Maria Guilhermina, com dois anos. Na Freguesia de Nazaré aos 03-02-1862 casou-se com João Gonçalves Coelho.

 

Filha natural, tida em solteiro, com Prudência dos Santos:

7-7 Mariana Cândida da Cruz, solteira com 22 anos em 1846, moradora no Arraial de Nazaré.

 

 

8- Firmino José da Cruz, solteiro com 30 anos em 1826. Faleceu com testamento (neste site) redigido na Fazenda dos Coqueiros em 16-03-1826 e aberto aos 11-03-1828. Declarou e instutiu herdeiros seus dois filhos naturais, e herdeira da terça a sobrinha Maria de Souza e Carmo viúva de Pedro José Correa.

          Teve com Maria Ferreira do Nascimento, mulher cabra:

8-1 Ananias

8-2 - [ilegível]

 

9- Leonor Joaquina de Jesus, natural da freguesia de Prados, casada com Manoel Antonio Pereira. Leonor faleceu aos 06-01-1824, de pós parto, com testamento redigido na Fazenda do Engenho do Senhor Bom Jesus do Monte aos 05-01-1824. Sem geração, herdou a mãe (inventário neste site).