PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de Baependí, neste site

 

VICENTE RIBEIRO DA SILVA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1812

Caixa: 585

Inventariado: Vicente Ribeiro da Silva

Inventariante: Maria Josefa de Almeida

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 42

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Vicente Ribeiro da S.ª de quem é inventariante a viúva sua mulher Maria Josefa de Almeida.

Data: 09-09-1812

Loca: São João del Rei

 

fls. 03 - Filha Natural

01- Bárbara Vicência Ribeira

 

fls. 09v. - Bens de Raiz

- uma fazenda sita na Paragem chamada o Brumado que se compõem de matos virgens, capoeiras, campos, casas de vivenda, engenho de cana, moinho, roda de mandioca, paiol, tudo coberto de telha, senzalas cobertas de capim, com árvores de espinhos, terras minerais dentro da mesma fazenda  622$500

 

Declarou a inventariante que por morte do dito seu falecido marido Vicente Ribeiro da Silva, falecido na cidade de São Paulo, foram avaliados bens existentes na mesma cidade  120$835

 

Declarou a inventariante que o falecido seu marido, antes de se ausentar, despendeu a quantia de cinquenta e sete mil réis para o fim da alforria de uma filha dele natural, cuja filha é Bárbara Vicência Ribeira.

 

fls. 11 - Procuração

Data: 22-08-1812

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Bárbara Vicência da Silva, herdeira do falecido Vicente Ribeiro da Silva.

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira, Bernardo Leite de Faria e Souza Toar, João de Faria Silva Gomes, Capitão Luís Antonio da Silva Rodarte.

 

fls. 13 - Testamento

 

Eu Vicente Ribeiro da Silva sou natural da Vila de São João del Rei, filho legítimo de Francisco Ribeiro e de Antonia da Silva de Jesus, ambos falecidos.

Sou casado com Maria Josefa de Almeida, viúva de Manoel Nunes Vianna, de cujo matrimônio não tivemos filho algum; tenho uma filha natural de nome Bárbara, filha de uma preta cativa, e por isso comprei e libertei a dita minha filha e mora na Vila de São João del Rei em companhia da dita minha mulher e a ela dita minha filha Bárbara instituo por minha única e universal herdeira.

Peço e rogo em primeiro lugar ao Tenente José Teixeira Pinto, em segundo a José Soares meu vizinho que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus Testamenteiros.

Meu corpo será envolto em um lençol de bertanha (...) será sepultado na Igreja de Santo Antonio ou de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos (...).

(...........)

(...) pedi a José dos Santos de Oliveira este por mim fizesse (...)

São Paulo, 19 de Outubro de 1811

Vicente Ribeiro da Silva

 

fls. 14 - Aprovação

Data: 20-12-1811

Local: Vila de São Paulo, em casas de morada de Vicente Ribeiro da Silva

 

fls. 15 - Abertura

Aos quinze de Março de mil oitocentos e doze, nesta cidade de São Paulo (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Vicente Ribeiro da Silva (...).