PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Lopes de Siqueira” Cap. 14º; e “Vicente Ferreira da Silva” § 4º, neste site.

 

VICENTE JOSÉ DA SILVA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1785

Caixa: 585

Inventariado: Vicente Jose da Silva

Inventariante: Joaquina Lopes de Siqueira

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Vicente José da Silva de quem é inventariante a viúva sua mulher D. Joaquina Lopes de Siqueira.

Data: 05-08-1785

Local: Vila de São João del Rei

Fins: proceder inventário dos bens que ficaram por falecimento de Vicente José da Silva que era morador na Fazenda do Bom Retiro vizinhanças do Rio Grande do Termo desta Vila de são João del Rei, que era casado com a inventariante Dona Joaquina Lopes de Siqueira.

 

fls. 02v. - Declaração

Declarou a inventariante que o falecido seu marido era natural deste Bispado da cidade de Mariana e que é filho legítimo do Capitão Vicente Ferreira da Silva e de sua mulher Dona Ana Maria de Araújo, e que falecera haverá três meses pouco mais ou menos.

 

fls. 02v. - Filhos:

01- Maria, de idade de seis anos pouco mais ou menos.

02- Antonio, de idade de cinco anos pouco mais ou menos.

03- Francisco, de idade de quatro anos pouco mais ou menos.

04- José, de idade de três anos pouco mais ou menos.

05- Mariana, de idade de um ano e meio anos pouco mais ou menos.

 

Declarou a inventariante ter ficado pejada de alguns meses quando falecera seu marido. Depois nasceu a criança:

06- Vicente (depois faleceu).

 

fls. 17v. - Bens de Raiz:

- uma arranchação que se compõem de diversas casas ass quais são cobertas de capim, com seu cercado de taipa cuja arranchação sita no Rio Grande em terras minerais pertencentes ao mesmo casal  25$000

- cento e dez datas de terras minerais sitas no Rio Grande Aplicação da Senhora do Porto do Turvo desta vila  111$000

 

Monte Mor  1:782$970

 

fls. 57 - Óbito

Aos trinta e um de Julho de mil setecentos e oitenta e sete faleceu da vida presente Vicente, párvulo, de idade de dois anos pouco mais ou menos, filho legítimo do falecido Vicente José da Silva e de Dona Joaquina Lopes de Siqueira, foi encomendado e sepultado dentro da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto Real do Rio Grande, filial desta Matriz de Santana das Lavras do Funil (...).

 

fls. 73 - Procuração

Procuradores Nomeados: Diogo Moreira da Silva Rebelo, Francisco Lobo da Silva Rios, Manoel José Dias, Luís Antonio da Silva Rodarte, Francisco Soares da Graça.

Data: 03-07-1787

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Dona Joaquina Lopes de Siqueira, viúva do inventariado

 

fls. 86 - Auto de Contas

Data: 06-05-1796

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Francisco José da Silva

Dos Órfãos:

Respondeu que os órfãos Maria, Antonio, Francisco, José e Mariana, todos são vivos; a órfã mais velha, Maria, assim como todos os mais, menos o herdeiro Antonio, logo que faleceu sua mãe Dona Joaquina Lopes de Siqueira, que foi em vinte de Julho do ano de mil setecentos e noventa e quatro, o trouxe para sua casa, até que casou a órfã Maria com um moço branco, de boa capacidade e mais abastado de bens que a mesma órfã.

O órfão Antonio, desde a morte de seu pai, tem estado em casa de seu tio João de Carvalho, casado com sua tia Escolástica Maria de Siqueira, moradores na sua Fazenda do Tijuco do Termo desta vila, o qual pediram com o seu sobrinho e afilhado em razão deles não terem filhos à viúva mãe do órfão, em tempo que ele Tutor inda não o era e lá se acha até hoje, e posto que o sustentam e vestem o não tem instruído em ler nem escrever, nem em ofício mais que na lavoura.

O órfão Francisco que hoje tem quatorze anos e o herdeiro José que hoje tem treze anos, este ele Tutor em seu poder por oito meses e depois, por ocasião de aprender a ler e escrever e contar, os mandou para a Fazenda dos Passos no Rio Grande, para a casa de uma irmã dele Tutor, chamada Maria Silvéria de Jesus e Silva casada com João Fernandes Lima, a pedido deste, onde se acham bem tratados e vestidos, todos bem instruídos em ler escrever e contar e nos bons costumes e santo temor de Deus e por ora se vão exercitando em serviço de lavoura por não terem ainda forças para aprender ofícios braçais.

A órfã Mariana tem de idade doze anos, sempre tem vivido em companhia dele Tutor, com muita virtude e recolhimento, e a tem instruído na doutrina cristã e temor de Deus, e prendas de fiar e cozer (...).

 

fls. 90

Antonio Lopes de Siqueira, Joaquim Lopes de Siqueira, irmãos da mãe dos órfãos e tios destes, são pessoas de boa capacidade e estabelecidos, e tambem tenho notícia que Joaquim Nunes Pereira, casado com uma destas órfãs e morador em Nazaré, pode servir de Tutor (...).

 

fls. 91

Diz Antonio Lopes de Siqueira que foi notificado (...) para assinar Termo de Tutela dos órfãos que ficaram por falecimento de Vicente José da Silva e de sua mulher, e porque os ditos órfãos são assistentes no Amaral em casa de seu tio Fran.co José da S.ª e o suplicante mora na Aplicação do Onça, vizinho ao Engenho do Santíssimo distante da residência dos órfãos sete ou oito léguas (...).

 

fls. 97

Diz Maria Joaquina da Silva, órfã que ficou de seu pai Vicente José da Silva, que se acha casada com Joaquim Nunes Pereira (...).

 

fls. 98

Aos cinco de Abril de mil setecentos e noventa e seis na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes filial desta Matriz de São João del Rei, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum, como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara, em presença das testemunhas Francisco José da Silva e Domingos José de Araújo e Silva, o Reverendo Faustino da Silva Rocha de licença do Reverendo Doutor Vigário Colado desta Freguesia, administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: Joaquim Nunes Pereira, filho legítimo de Miguel Nunes Pereira e Maria das Neves Moraes, natural e batizado nesta Freguesia; = e Maria Joaquina da Silva, filha legítima de Vicente José da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, natural e batizada na Freguesia das Lavras, e logo lhes dei as bênçãos nupciais.

 

fls. 100

Diz, João Carvalho Duarte morador, a favor de seu irmão Francisco Carvalho Duarte, na Fazenda do Tejuco Freguesia das Lavras do Funil, que foi notificado para Tutor dos órfãos de Vicente José da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, porém como ele, além de ser pobre, (...) também é muito doente (...)  sendo igualmente soldado auxiliar do Regimento da Cavalaria desta Vila (...).

 

fls. 103 - Lista dos Tios dos Órfãos que ficaram por falecimento de Vicente José da Silva e da falecida sua mulher:

 

Tios e irmãos do dito falecido pai dos órfãos:

- Alferes José Isidoro da Silva

- Joaquim Manoel da Silva

- Domingos José de Araújo e Silva

- Lourenço Antonio da Silva

- Luís José da Silva

 

Tios, irmãos da dita falecida mãe dos órfãos:

- Antonio Lopes de Siqueira

- Bento Lopes de Siqueira

- Joaquim Lopes de Siqueira

- Simão Lopes de Siqueira

 

fls. 107

Diz Francisco José da Silva que ele foi Tutor dos órfãos que ficaram de Vicente José da Silva e sua mulher Joaquina Lopes de Siqueira, depois do falecimento desta, casada que foi segundas nupcias com José Lobo da Silva Rios (...).

 

fls. 110

Diz Joaquim Lopes de Siqueira, morador na Fazenda do Amaral, que ele foi notificado por ordem de V.M. para assinar Termo de Tutela dos órfãos de Vicente José da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira (...) não pode o suplicante atender por se achar gravemente enfermo, de doenças que padece há muitos anos (...) e por ter sete filhos.

 

fls. 119

Aos onze de Fevereiro de mil oitocentos e um nesta matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, pelas oito horas e meia da manhã, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara e em presença das Testemunhas o Capitão Gonçalo Ferreira de Freitas e o Alferes Francisco Pinto de Magalhães, assisti e administrei o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram = Antonio Joaquim da Silva, filho legítimo de Vicente José da Silva e de Joaquina Lopes de Siqueira = com Maria Joaquina da Lux, filha legítima de Antonio Francisco Ramos e de Isabel Maria Nogueira, ambos naturais e batizados na Freguesia das Lavras, e logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

 

Aos trinta de Junho de mil oitocentos e um nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei pelas três horas e meia da tarde, feitas as canônicas diligências e sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara da Comarca e em presença das Testemunhas Francisco José da Silva e Marcelino José de Freitas e outros, assisti e administrei o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram = Joaquim Serafim de Santana, filho legítimo de Francisco Nunes da Costa e de Francisca Rosa de Nazaré = com Mariana Antonia da Silva, filha legítima de Vicente José da Silva e de Joaquina Lopes de Siqueira, natural e batizada na Freguesia das Lavras, e logo lhes dei as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.

 

fls. 122

Diz José Vicente da Silva, assistente na Aplicação do Turvo da Freguesia de Aiuruoca, que por falecimento de seu pai Vicente José da Silva (...) como o suplicante, sendo menor, se ausentou do seu domicilio até chegar a idade de tomar estado (...) os bens do casal foram arrematados pela cabeça do casal, mãe do suplicante, que depois casou com José Lobo da Silva Rios (...).

 

fls. 123

Diz José Vicente da Silva, morador no Ribeirão do Azeite Aplicação do Turvo da Freguesia de Aiuruoca (...).

 

Aos três dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e seis na Capela de Santana do Garambéu, de licença minha o Reverendo Manoel Valente de Vasconcelos assistiu ao matrimônio que por palavras de presente, in facie eclesia, celebraram depois de proclamados e habilitados com Provisão sem se descobrir impedimento = José Vicente da Silva, filho legítimo de Vicente José da Silva e Joaquina Lopes de Siqueira, natural e batizado na Freguesia das Lavras = e Ana Rosa, viúva de Bernardo de Souza Barbosa, e não lhes deu bênçãos, sendo a tudo testemunhas João Coutinho Portugal e Francisco de Paula, assinados na Certidão jurada do mesmo Padre (...)