PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

VALÉRIO JOSÉ PIRES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1893

Caixa: 107

Nº de Paginas: 90

Inventariado: Valério José Pires

Inventariante: Severino Rodrigues de Mello

Local: Tiradentes

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, em que eu Valério José Pires, firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer como bom e fiel católico. Achando-me no meu perfeito juízo, senhor de mim e de todas as minhas potências e faculdades mentais, com perfeito conhecimento do que faço, vou proceder a este testamento e ultima vontade a fim de dispor de meus bens, na forma da Constituição e mais Leis do Estados Unidos do Brasil, para depois de minha morte.

Declaro que sou filho legítimo de Felisbina Maria de Jesus, já falecida. Falecendo, eu desejo ser sepultado nesta Freguesia, pobremente, como sou; (...).

Declaro que sou solteiro, nunca me casei, mas que tenho um filho por nome José (fls. 03v.) Valério, filho de Custódia Maria de Jesus.

E assim instituo ao referido José Valério e a sua mãe meus universais herdeiros dos poucos bens que ficarem.

Rogo ao Senhor Manoel Lopes da Silva, queira ser meu Testamenteiro e na falta deste o Senhor Caetano Monteiro.

(..................)

E por me achar doente em uma cama, e não poder escrever, pedi a Basílio José Ferreira que este meu testamento fizesse a meu rogo e eu somente me assino.

Fazenda de Cantagallo, 16 de Agosto de 1893.

Valério José Pires

 

fls. 03v. -

Aprovação:

Data: 15 (?) de Agosto de 1893

Local: Freguesia de Santa Ana do Barroso do Termo e Comarca da cidade de Tiradentes, Estado de Minas Gerais, em a Fazenda denominada Cantagallo, em casas de morada de Valério José Pires.

 

fls. 05 - Abertura

Aos quatro dias do mês de Novembro de mil oitocentos e noventa e três, nesta cidade de Tiradentes (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu o testador Valério José Pires (...)

 

* anexo: - Inventário

 

fls. 22v.

 

Bens de Raiz:

- cinco alqueires de terras de campos e culturas  300$000

 

Dividas Passivas

- Presalindo (?) de Lery Santos  110$000

- João Pedro de Mello, lavrador, casado, residente no lugar denominado Elvas:  10$000

 

Monte Mor: 576$000

 

fls. (?)

Diz Custódia Maria de Jesus, moradora no Distrito Barroso desta Comarca, que a 21 de Outubro do ano passado faleceu seu filho de nome José Valério , de 19 anos, solteiro (...).

 

Certifico que em meu Livro de Assentos de óbitos, do Registro Civil, a folhas 93 se acha o assento do teor seguinte:

Aos vinte e dois dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e noventa e cinco, neste Distrito de Santa Ana do Barroso, do Termo de Tiradentes, Estado de Minas Gerais, em meu cartório compareceu José Galdino de Souza, morador neste Distrito e em presença de duas testemunhas abaixo nomeadas e assinadas fez as declarações que se seguem:

Que no dia vinte e um do mês e ano acima mencionados as sete horas da noite no lugar Cantagallo, faleceu seu irmão José Valério, de idade de dezenove anos, filho natural de Custódia Maria de Jesus, natural e moradora deste Distrito, sendo a causa da morte Hidropisia Crônica, do qual se deu sepultura no cemitério da Matriz desta Freguesia no dia vinte e dois do mês acima supra citado. Do que para constar faço este termo, o qual assino a rogo do declarante José Galdino de Souza, por não saber ler nem escrever Francisco Ferreira da Silva Sobrinho, com as testemunhas José Antonio Pires, Jovelino Soares Leite, ambos naturais e moradores neste Distrito, (...).