PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Figueiredo Neves” e “ Os Alves Antunes” de São João del Rei, neste site

 

 

Capitão Antonio Ferreira Neves e Dona Maria Josefa de Jesus, já falecidos em 10-02-1830, tiveram, q.d.:

 

1- Thomás de Aquino Figueiredo Neves, capitão, natural de Santo Antonio da Casa Branca Termo de Ouro Preto e falecido aos 31-08-1832 com testamento de 10-02-1830.

          Casado com Manoela Justina Rosa de Proença, foram moradores em Matosinhos da Vila de São João del Rei . Sem geração, deixou em testamento legados para vários sobrinhos e primos.

 

2- Theresa Iria Pulqueria, tambem natural de Santo Antonio de Casa Branca. Em S. João del Rei aos 25-06-1789 casou com Tenente Manoel José Teixeira Murta. natural de S. João do Souto Arc. Braga, filho de Carlos Teixeira de Carvalho e Maria Luiza Murta.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 25-06-1789 na Capela ---, filial desta freg. de N. Sra. do Pilar de S. João del Rei, Tenente Manoel Jose Teixeira Murta, f.l. Carlos Teixeira de Carvalho e Maria Luiza Murta, n/b na freguesia de S. João do Souto da cidade e Arc. de Braga e morador na freg. da Caxoeira do Campo; = cc. D. Thereza Iria Pulqueria, f.l. do Capitão Antonio Ferreira Neves e D. Maria Josefa de Jesus, n/b na freg. de Santo Antonio da Casa Branca comarca de Vila Rica e moradora nesta vila

 

3- Luiz Raimundo de Figueiredo Neves, alferes

3-1 Antonio de Figueiredo Neves, afilhado e legatário do tio Thomás

 

E as filhas, todas legatárias e universais herdeiras do tio Thomas,

3-2 Maria de Figueiredo, já casada; em 1836 moradora no Distrito de Santa Quitéria da Boa Vista

3-3 Josefa Antonia de Figueiredo, idem

3-4 Ana Rosa de Figueiredo; idem

3-5 Rita de Cassia Emilia de Figueiredo, casada com Anacleto Antonio de Oliveira Carmo Jr; idem

3-6 Francisca Antonia (ou Carolina) de Figueiredo; idem

3-7 Theresa Emiliana de Figueiredo, em 1836 moradora no Distrito de São Miguel, Termo da Vila de Itabira

 

4- Manoel Ferreira Neves casado com Francisca Romana de São Joaquim, filha do Sargento Mor Brás Alves Antunes e Luciana Clara de Santa Rosa. Geração na família “Alves Antunes” de S. João del Rei.

          Três de seus filhos receberam legados de Thomas: Antonio Celestino de Figueiredo Neves, Inácio Mauricio de Figueiredo Neves e Carlos.

 

5- Inácio, legatário do irmão Thomas

 

6- José Joaquim de Figueiredo, sargento mor, morador em Rio Pardo-RS, com geração

 

E o sobrinho Manoel de Figueiredo, casado com Antonia Joaquina: “Deixo a Dona Antonia Joaquina, mulher do sobrinho Manoel de Figueiredo e a duas filhas Maria do Carmo e Ana Dorothea a cada uma cem mil réis”.

 

 

THOMÁS DE AQUINO FIGUEIREDO NEVES, capitão

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1836

Caixa: 92

Nº de Páginas: 244

Testado: Capitão Tomás de Aquino de Figueiredo Neves

Testamenteiro: Padre Francisco Xavier Augusto de França

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 10 - Testamento

 

Em nome de Deus amém.

Eu Thomás de Aquino Figueiredo Neves, morador em Matosinhos da Vila de São João del Rei, natural da Freguesia de Santo Antonio da Casa Branca Termo da Imperial Cidade de Ouro Preto, estando em meu perfeito juízo e de saúde, me vou dispor e prevenir com o meu Testamento pela maneira seguinte:

Sou filho legítimo do Capitão Antonio Ferreira Neves e de Dona Maria Josefa de Jesus, já falecidos.

Sou casado com Dona Manoela Justina Rosa de Proenças de quem não tive filhos alguns.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu primo Arcipreste o Reverendo João Batista de Figueiredo em segundo a meu primo o Reverendo Vigário de Catas Altas Francisco Xavier de Figueiredo França, em terceiro lugar ao Reverendo Vigário de Santa Barbara meu primo o Reverendo João Batista de Figueiredo (...).

Declaro que apartada a alma do corpo será este envolto em Hábito de Nossa Senhora do Carmo de quem sou provesso ou no manto da Ordem de Cristo (...).

(.......)

Deixo a minha prima Ana Antonia duzentos mil réis.

Deixo a minha prima Maria, em Congonhas, filha da tia Dona Josefa, duzentos mil réis.

Deixo as duas meninas expostas em casa da mana Theresa, Lucinda e Rosa, a cada uma cem mil réis.

Deixo a Dona Antonia Joaquina, mulher do sobrinho Manoel de Figueiredo e a duas filhas Maria do Carmo e Ana Dorothea a cada uma cem mil réis.

Deixo as filhas solteiras da comadre Isabel, que vivem em sua companhia, cem mil réis para ajuda de sua sustentação ou para repartir os ditos cem mil réis com as filhas para lhes comprar roupas para irem a missa.

Deixo ao meu afilhado Antonio, filho do mano Luiz, duzentos mil réis.

Deixo a Jacinta, filha do primo Manoel Moreira, que mora com o Reverendo Vigário de Catas Altas, o Padre Francisco Xavier, cem mil réis.

Deixo para as duas filhas do primo Luis Pimenta, uma Maria Narcisa ou ignoro o nome que mora com uma irmã casada na Itabera, a cada uma cem mil réis.

Deixo ao primo Thomé Monteiro ou a filha mais velha quando a tenha, cem mil réis.

Deixo ao primo José Monteiro ou a sua filha mais velha quando a tenha, cem mil réis.

Deixo a cada um de meus sobrinhos Antonio Celestino, Inácio e Carlos cem mil réis.

Deixo ao meu primo Arcipereste uma medalha de Cristo de pedras rocha.

Deixo a meu primo Vigário de Catas Altas um par de castiçais de prata quase novos.

Deixo para o meu primo Vigário de Santa Barbara, João Batista de Figueiredo um par de fivelas de ouro.

Deixo para o mano Inácio um espadim dourado, um chapéu armado, e um vestido dos melhores que me ficaram, dez mil réis que lhe emprestei.

Deixo ao mano Luís um par de pistolas e trinta e nove mil réis que por ele paguei a Pedro Pereira quando até o meu falecimento os não tenha pago.

Declaro que quando vim do Rio Pardo do Sul deixei o melhor de cinco contos a juros debaixo da Administração e direção do meu irmão o Sargento Mor José Joaquim de Figueiredo para receber os juros e lhe deixei uma carta de ordens em que determinava que se eu cá falecesse ele desse meu dinheiro que ficaram a ganho tirasse e desse as suas filhas e a meu afilhado Jose Joaquim, certas deixas e legados porém como o dito meu irmão logo que eu saí para tirou de Antonio Gordo dois contos e trezentos e sessenta mil réis que ganhava cada ano quatrocentos mil réis e há quase três anos tem o dinheiro em seu poder e mais um conto e quatrocentos mil réis do Alferes Antonio José Landim, cujo rendimentos ou juros, digo, que dou a tal carta de ordens por notas e dos rendimentos dos meus dinheiros pague ele as suas filhas os legados que eu lhe deixava que ainda sobram e não deixem fazerem consciência pois com o dinheiro em si tem me prejudicado ou impedido de ter cá o rendimento em quase três anos em perto de quatro mil cruzados, os deve em consciência pagar, e eu protesto e dou por nulo a carta de ordens e que meu Testamenteiro não seje obrigado a semelhantes legados apesar de defende-los a custa de minha fazenda.

Deixo a minha sobrinha Maria, já casada, Josefa, Ana, Rita, Francisca, Theresa, a cada uma quatrocentos mil réis, e em razão de não ter tido herdeiros forçados, depois de cumpridos todos os meus legados e pago tudo o que eu dever então que hoje nada sem dependência de Justiça instituo por minha universal herdeira de toda e qualquer restante de meus bens as ditas minhas sobrinhas filhas de meu irmão Alferes Luís Raimundo Neves.

(...)

(...) vai por mim escrito e assinado

Vila de São João del Rei, 10 de Fevereiro de 1830

Thomás de Aquino Figueiredo Neves

 

fls. 12 - Abertura

Aos trinta e um dias do mês de Agosto de mil oitocentos e trinta e dois (...) foi aberto o presente Testamento com que faleceu o Testador Capitão Thomás deAquino Figueiredo Neves (...).

 

fls. 14 - Procuração

Procuradores Nomeados: João Ferreira Leite, Tenente Emerenciano José de Souza Vieira, Capitão José Moreira da Rocha.

Local: Catas Altas]

Data: 12 de Julho de 1836

Que Faz: o Vigário Francisco Xavier Augusto de França.

 

fls. 80

Diz Anacleto Antonio do Carmo Junior, como procurador de suas cunhadas Theresa e Josefa, as quais são instituidas legatárias de 400$000 no testamento de seu tio o falecido Capitão Thomas de Aquino.

 

fls. 83

Diz Anacleto Antonio do Carmo Junior que sendo sua mulher Rita de Cássia Emilia de Figueiredo sobrinha do falecido Capitão Thomás de Aquino de Figueiredo, instituida legatária de 400$000 réis no testamento de seu tio...

 

fls. 96

Recebi do (...) Arcipestre João Batista de Figueiredo como Testamenteiro do falecido meu irmão o Capitão Thomás de Aquino (...) legado que este deixou a meu filho Antonio de Figueiredo Neves (...).

Luís Raimundo de Figueiredo Neves.

 

fls. 98

Diz Isabel Maria da Cruz que o Capitão Thomas de Aquino (...) legou a suplicante e suas filhas solteiras que são Francisca Romana, Sebastiana, Maria, Antonia e Josefa (...)

 

fls. 101

Diz Dona Maria de Figueiredo, maior, filha de Luís Raimundo de Figueiredo, que o Capitão  seu tio Thomas de Aquino (...).

 

fls. 102

Recebi (...) do Senhor Vigário (...) testamenteiro de meu tio Thomás de Aquino (...) o legado de minha cunhada Maria Josefa de Jesus casada com meu irmão Antonio Marcos de Araujo de quem sou procurador.

João José de Araújo.

 

fls. 104

Diz Dona Ana de Figueiredo, maior, filha de Luís Raimundo de Figueiredo, que seu tio o Capitão Thomás de Aquino (...).

 

fls. 106

Atesto e faço certo que Dona Jacintha Leocádia de França ficando por falecimento de seu pai Manoel Moreira de Figueiredo, órfã, ficou destituída da herança (...).

 

 

TOMÁS DE AQUINO DE FIGUEIREDO NEVES, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1832

Caixa: 469

Nº de Páginas: 166

Inventariado: Tomás de Aquino de Figueiredo Neves

Inventariante: Manoela Justina Rosa de Proença

local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do falecido Thomás de Aquino Figueiredo Neves de quem é viúva e inventariante Dona Manoela Justina Roça de Proença e Testamenteiro o Reverendo Arcipreste João Batista de Figueiredo.

Data: 26 de Setembro de 1832

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 08v. Dividas Ativas:- Reverendíssimo Arcipreste João Batista de Figueiredo  1:150$000

- João José de Moraes    442$584

- Tenente Coronel Martiniano Severo de Barros  3:696$000

- Luís José de Figueiredo, no Serro do Frio  1:058$400

- Luís José de Figueiredo e seus irmãos  

- em notas do banco Antonio Carlos de Almeida   2:200$000

- Inácio Mauricio de Figueirdo Neves    220$000

- Luís José de Figueiredo Murta    137$000

- Manoel de Figueiredo Neves    160$000

- Bento Joaquim de Almeida Fram   400$000

- em notas Cipriano Celestino Augusto de Figueiredo  1:000$000

- Cipriano Celestino Augusto    220$000

- João Felisberto Rodrigues  1:000$000

- José Inocencio Murta Neves, em notas do Banco 1:120$000

- Luís de Figuiredo Neves   100$000

- o mesmo Luís de Figuieredo Neves em notas   1:050$000

- o mesmo Luís de Figueiredo Neves     40$000

 

fls. 12v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas de sobrado em uma chácara que tem arvoredos cercados, que limita com João Antonio e com o rio pelos fundos, ao pé da Capela de Matosinhos:  900$000

 

fls. 14

Dizem Dona Rita de Cássia Emilia de Figueiredo, autorizada por seu marido Anacleto Antonio de Oliveira Carmo e suas irmãs: Dona Josefa Antonia de Figueiredo; Theresa Emiliana de Figueiredo; Francisca Antonia de Figueiredo, todas maiores de vinte e um anos, que por falecimento de seu tio o Capitão Thomás de Aquino Figueiredo Neves (...)

 

fls. 26v. e 27 - Dividas Passivas:

- Despesas do funeral  428$222

- Ordem Terceira da Senhora do Carmo    40$000

- a Botica de Manoel de Magalhães Gomes     10$870

- a Casa de Misericordia pelos seus agentes    24$320

- Dona Josefa Thomásia Copertino   59$670

- herdeiros do Frade     4$000

- de uma festa de promessa de N. Sra. da Conceição do Arraial de Catas Altas    60$000

- no desconto do crédito pago por Manoel de Figueiredo Neves     20$000

- ao Procurador do Inventário    24$000

- Desconto no crédito deAntonio Carlos de Almeida   277$555

 

fls. 44 - Procuração

Que Fazem: Anacleto Antonio de Oliveira Carmo e as Donas Rita de Cássia Emilia de Figueiredo; Josefa Antonia de Figueiredo; Francisca Carolina de Figueiredo; Ana Rosa de Figueiredo, moradores neste Distrito de Santa Quitéria da Boa Vista (sobrinhas do falecido inventariado)

Data: 21 de Abril de 1836

Local: Distrito de Santa Quitéria da Boa Vista filial da Paróquia da Imperial Cidade de Ouro Preto.

Procuradores Nomeados: Francisco Joaquim de Araújo Pereira da Silva, Doutor Gomes da Silva Pereira, Joaquim Ináio Palmela; Dionisio Antonio de Jesus Silva, Vitoriano José Cardoso, Francisco Antonio dos Passos; no Rio de Janeiro Saturnino de Oliveira, Caetano Alberto Soares (...)

 

fls. 48 - Procuração

Que Faz: Dona Theresa Emiliana Moreira de Figueiredo (sobrinha do inventariado, moradora presentemente neste Distrito de São Miguel, Termo da Vila de Itabira).

Data: 02 de Maio de 1836

Local: Arraial de São Miguel, Termo da Vila de Itabira

Procuradores Nomeados: os mesmos citados anteriormente

 

Monte Mor:  33:007$654