PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado Cap. 5º, § 8º, neste site

 

THOMAS BATISTA PINTO DE ALMEIDA, doutor

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 17

Ano: 1875

Nº de Páginas: 238

Inventariado: Doutor Thomas Batista Pinto de Almeida

Inventariante: Beatriz Elisa Catão de Almeida

Local: Baependi

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do finado Doutor Thomas Batista Pinto de Almeida de quem é Inventariante a viúva sua mulher.

Data: 29-10-1875

Local; Baependi

 

fls. 03 - Declaração

Em seguida pela inventariante foi declarado que seu marido o Doutor Thomas Batista Pinto de Almeida faleceu a trinta e um de Agosto do corrente ano de mil oitocentos e setenta e cinco com Testamento.

 

fls. 03v.  Filhos:

01- Olimpio Carneiro de Almeida, de idade de dezoito anos.

02- João Batista Pinto de Almeida, de quatorze anos.

03- Reinaldo, de treze anos de idade

04- Dona Maria, de sete anos de idade

05- José, de quatro anos.

 

fls. 05v. Bens de Raiz

- um pasto na estrada de Pouso Alto aquem da Palmeira  500$000

- um morada de casas de sobrado sita na Rua do Comercio, desta cidade, com seus competentes terrenos  3:000$000

- um terreno em aberto na rua Direita, desta cidade, com alicerces de pedra e algumas poucas madeiras  700$000

 

fls. 26 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade, Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Doutor Thomas Batista Pinto de Almeida estando em meu perfeito juízo, crendo como verdadeiramente creio tudo o que crê, ensina e confessa a nossa santa madre Igreja Católica Romana, em cuja fé protesto viver e morrer, esperando de Deus o perdão de meus pecados e que me há de salvar, outorgo o meu Testamento de última vontade pela forma seguinte:

(.........)

Declaro que sou filho legítimo do Coronel João Batista Pinto de Almeida e de Dona Maria Honória da Encarnação, já falecidos, e que nasci em São João del Rei onde fui batizado e onde sou Irmão Terceiro do Carmo e sou Irmão do Santíssimo Sacramento nesta cidade de Baependi.

Declaro que sou casado com Dona Beatriz Eliza Catão de Almeida e que tivemos dezoito filhos dos quais restam cinco que são: Olimpio, João, Reinaldo, Maria e José.

Declaro que recebi do compadre Senhor Major João Ribeiro Nogueira, hoje falecido, e de sua mulher Dona Generosa Umbelina Nogueira em mil oitocentos e sessenta e três a quantia de quinhentos mil réis para meu filho Reinaldo, afilhado dos mesmos (...).

Declaro mais que recebi do meu primo e compadre Senhor José Lúcio Carneiro em mil oitocentos e sessenta e seis a quantia de seiscentos mil réis para guardá-la e aplica-la do modo que fosse útil a meus filhos (...).

Declaro que recebi do Senhor S----o Ribeiro Nogueira, meu compadre, a quantia de trezentos mil réis em Março de mil oitocentos e setenta, destinada a sua futura afilhada de crisma e minha filha Maria, que deverá ser levada a receber este sacramento por sua consorte.

Declaro que para sossego da minha consciência ofereço para pagamento destas minhas dívidas a estes meus filhos, parte de minha casa de morada nesta cidade de Baependi e outros bens que possuo.

Alem desta casa, possuo os bens seguintes: um terreno com alicerce de pedra na Rua Direita desta cidade e um pasto de quatro alqueires no Tojuco Preto e na cidade de São José del Rei a parte de um sobradinho que foi de minha titia avó, sobre cuja venda há tempos me entendi com meu primo Coronel Sabino de Almeida Magalhães, mas sem solução alguma até o presente, e alguns animais, livros de cirurgia, esqueleto articulado e uma obra de Anatomia de Pougue e Jacob, que me custou mais de duzentos mil réis, além destes bens que são meus, o meu filho Reinaldo tem criação de gado na Fazenda da Andreza, nos Três Corações do Rio Verde pertencente a meu parente amigo José Gonçalves de Souza.

(.........)

Para cumprirem este meu Testamento e última vontade nomeio meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Dona Beatriz Eliza Catão de Almeida que será tambem a legítima tutora de nossos filhos; em segundo lugar a meu amigo e concunhado Senhor Luis Joaquim Nogueira de Meirelles Cobra; e em terceiro lugar a meu filho Olimpio Carneiro de Almeida (...).

Junto a este deixo uma carta particular aos meus amigos Reverendo Vigário desta paróquia, Marcos Pereira Gomes Nogueira; Luis Joaquim Nogueira de Meirelles Cobra; Coronel Luis Antonio de Oliveira para que estes dirijam a outros meus amigos no sentido reservado da dita carta.

Incluo no número dos três amigos supra mencionados meus amigos Senhores Doutor João José Rodrigues e Senhor Doutor Manoel Joaquim Pereira de Magalhães e Senhores Doutor João Capistrano Ribeiro Alckmim,

Peço a minha mulher que eduque os nossos filhos no amor da Religião e da Pátria e ao meu filho Olimpio que submetendo-se as mais severas regras da economia e do bom senso coadjuvando sua mãe, ilustrando-se e tendo apego ao trabalho e ao estudo concorrendo para tirá-la e a seus irmãos das dividas em que os colocaram o destino.

(.........)

(...) foi escrito este pelo Reverendíssimo Vigário Marcos Pereira Gomes Nogueira (...).

Cidade de Baependi, 30 de Agosto de 1875

 

fls. 71 - Procuração

Procuradores Nomeados: Doutor Francisco Gomes Rodrigues Campello e Antonio Deocleciano Nogueira

Data: 26-09-1881

Local: Baependi

Que Faz: Beatriz Eliza Catão de Almeida

 

fls. 77

Diz Olimpio Batista Pinto de Almeida que é credor de seu finado pai Doutor Thomas Batista Pinto de Almeida da quantia de cem mil réis (...).

 

Monte Mor  5:634$800