PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

José Antonio da Costa e sua mulher Caetana Rosa da Silveira, tiveram ao menos:

1- Tereza Maria de Jesus, natural e moradora na cidade em São João del Rei onde faleceu aos 11-06-1851, com testamento por ela ditado aos 13-11-1848 e por ela assinado. Solteira e sem descendentes, deixou alguns legados e por herdeiros os irmãos João Evangelista e Tomas Carlos.

2- Ana Candida,

3- João Evangelista da Costa

4- Thomás Carlos da Costa

 

THERESA MARIA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1851

Caixa: 449

Nº de Páginas: 20

Inventariada: Theresa Maria de Jesus

Inventariante: Antonio Balbino Negreiros Carvalho

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens da finada Theresa Maria de Jesus de quem é Testamenteiro e Inventariante Antonio Balbino Negreiros de Carvalho

Data: 21 de Julho de 1851

Local: São João del Rei

 

fls. 04 - Declaração

(...) declarou que a mesma Testadora Dona Theresa Maria de Jesus falecera nesta cidade no dia onze do mês de Junho próximo passado deste corrente ano de mil oitocentos e cinquenta e um com seu solene testamento (...).

 

Herdeiros:

01- João Evangelista da Costa

02- Thomás Carlos da Costa

 

fls. 05 - Bens de Raiz

- uma morada de casas sitas na Rua da Malta, baixa, forrada, assoalhada em parte, com cozinha, dois pequenos pátios e uma meia água em um deles tudo coberto de telha, que parte de um lado com casas de Dona Ana Gertrudes e outro com casas de Francisco José Casemiro  500$000

 

fls. 05v. - Dividas Ativas:

- Francisco Theodoro de Andrade Mendonça   852$875

 

Dividas Passivas

- Manoel Gomes Casto & Cia.    48$935

- Botica do Capitão Francisco José Alves, de são Thiago    9$380

- a Ordem Terceira de São Francisco, desta cidade    24$000

 

fls. 06 - Testamento

 

Em nome de Deus Amém.

Eu Theresa Maria de Jesus, filha legítima de José Antonio da Costa e Dona Caetana Rosa da Silveira, ambos falecidos, que achando-me em perfeito juízo faço o meu testamento da maneira seguinte:

Declaro que sou natural desta cidade e freguesia onde sempre tenho vivido no estado de solteira, sem que jamais fosse casada e por isso sem herdeiros forçados.

Nomeia para Testamenteiros em primeiro lugar a Antonio Balbino Negreiros de Carvalho, em segundo lugar Doutor Domingos José da Cunha e em terceiro lugar ao Juiz da Irmandade de Nossa Senhora das Dores da Santa Casa de Misericórdia, desta cidade, (...).

(..................)

É minha vontade que o meu corpo seja envolto em Hábito da Ordem Terceiro de São Francisco de onde sou irmã professa e desejo ser enterrada no cemitério da dita Ordem.

Deixo a Irmandade da Senhora das Mercês desta cidade a quantia de oito mil réis de promessa que eu havia feito e deixo as minhas casas sitas na Rua da Conceição do Matolla, que de um lado partem com casas de Dona Ana Gertrudes de Faria Braga Lee e de outro com casas de Francisco José Cardoso, a Senhora das Dores, colocada na Santa Casa da Misericórdia, desta cidade.

Deixo mais o legado de cem mil réis ao Doutor Domingos José da Cunha para assim lhe remunerar os seus bons serviços de curativos que sempre me fez sem que de mim quisesse receber pagamento algum.

Deixo trinta mil réis a minha irmã Ana Cândida .

(..................)

Instituo por herdeiros dos remanescentes de meus bens depois de pagas as minhas dividas e cumpridas as minhas disposições aos meus irmãos João Evangelista da Costa e Thomás Carlos da Costa.

(..................)

(...) este vai a meu rogo escrito por Luis Dalle Aflalo e somente por mim assinado.

São João del Rei, 13 de Novembro de 1848

Theresa Maria de Jesus

 

fls. 07v. - Abertura

Aos onze dias do mês de Junho de mil oitocentos e cinquenta e um (...).