PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Rodrigues Dantas e os Silva Xavier” Cap. 2º, neste site

 


ROSA MARIA DE JESUS

Testamento

 

MRSJDR, Livro de testamentos, fls 135 v

Anotações de Regina Junqueira a partir do documento publicado in REZENDE, Artur, Genealogia Mineira vol IV, RJ, 1939

 

Data: 08-09-1825 (sic)

Local:Arraial de Santana do Bambuy, Termo da Vila de São bento do Tamanduá

 

Publica forma de Certidão

 

José Joaquim Toscano de Brito, segundo Tabelião da Comarca de Formiga, certifico que revendo os autos de inventáriode Dona Rosa Maria de Jesus em meu cartório delles de folhas sete a folhas dez consta o traslado do testamento do Teor seguinte:”

 

“..... eu Rosa Maria de Jesus estando gravemente enferma mas em meu perfeito juízo e entendimento .....

Sou natural de Santo Amaro filial da Freguesia da real Vuila de Queluz, filha legitima do capitão Francisco José Ferreira de Souza e de Dona Antonia Rita de Jesus Xavier, ambos já falecidos. Casada com Joaquim Rodrigues Chaves desse matrimonio temos onze filhos por nomes Joaquim, Maria, José, Antonio, Mariana, Nicolau, Camilo, Gervasio, Protasio (sic), ária e Maria (sic) os quais instituo por meus legítimos herdeiros dos meus bens.”

 

Testamenteiros nomeados pela ordem:

O marido Joaquim Rodrigues Chaves

O genro José Antonio de Magalhães

O filho José Rodrigues Chaves.

 

Pede para ser sepultada na Matriz de Santana do Bambuhy envolta no habito do Carmo.

 

Encomendou missas e deixou esmolas pias.

Escrito e assinado a rogo por Florentino José de Magalhães

 

Abertura: 22-10-1825 (sic)  na Freguesia de Santana do Bambuhy da Comarca do Rio das Velhas.

 

_____________________________________________________________________________________

 

Assentos: In REZENDE, Artur, Genealogia Mineira vol IV, RJ, 1939

 

Casamento, Capela do Cortume, aos 14 de maio de 1832 depois de dispensados de impedimento de segundo grau em linha transversal os contraentes: José Rodrigues Chaves, filho legitimo de Joaquim Rodrigues Chaves e Rosa Maria de Jesus, nascido e batizado na Lagoa Dourada – e Maria do Carmo, filha de Eduardo Ferreira da Fonseca e D. Antonia Rita de Jesus Xavier, nascida e batizada na Capela de Santo Amaro.

 

Casamento: Capela de Paraopeba, aos 8 de maio de 1837- Gervásio Ferreira de Souza de 16 anos de idade e Cândida Umbelina de Jesus de 14 anos, filha de Francisco Lourenço Borges e Ana Rosa de Jesus. Testemunhas: Vigário Antonio Rodrigues Chaves e Padre Francisco José Ferreira

 

Casamento: Capela de Paraopeba, 8 de maio de 1837 – André Ferreira de Souza de 17 anos, com Messias Umbelina de Jesus, de 16 anos, filha de Francisco Lourenço Borges e Ana Rosa de Jesus. Testemunhas: Vigário Antonio Rodrigues Chaves e Padre Francisco José Ferreira. Os nubentes nascidos e batizados e residentes na Freguesia de Queluz.

 

Casamento: Oratório da fazenda do Ribeirão de Areias, aplicação da Capela de Paraopeba, filial da Matriz de Queluz, depois do meio dia, perante o Padre Antonio José Ferreira capelão de Paraopeba e das testemunhas Luiz Barreto Pereira e Francisco Antonio dos Santos, casaram-se Joaquim Ferreira de Souza e D. Vicência Ferreira de Jesus, filha de Francisco Lourenço Borges e Ana Rosa de Jesus.