PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º, neste site.

 

RITA MARIA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1780

Caixa: 559

Inventariada: Rita Maria de Jesus

Inventariante: Marçal de Lemos de Oliveira

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: mais ou menos 300

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Rita Maria de Jesus, viúva que foi de Manoel Fernandes dos Reis, de quem foi inventariante Marçal Lemos de Oliveira.

Data: 1780

Local: Paragem chamada as Barreiras Aplicação de Nossa Senhora da Piedade da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da vila e Termo de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada da falecida Rita Maria de Jesus.

 

fls. 03

Declarou ele dito inventariante que a dita viúva faleceu no dia vinte e um do mês de Junho do corrente ano de mil setecentos e oitenta, sem testamento.

 

fls. 03 - Filhos:

01- Ana Domingos, de idade de dezessete anos.

02- Ignacia, de idade de dezesseis anos

03- Luiza de idade de quatorze anos

04- Feliciana, de idade de doze anos

05- Domingos, de idade de dez anos

06- Josefa, de idade de oito anos

07- Theodora, gêmea, de idade de oito anos.

 

fls. 07v. - Bens de Raiz:

- uma Fazenda de cultura sita na Paragem chamada os Barreiros da Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei na Comarca do Rio das Mortes, a qual se compõem de casas de capim com seu monjolo, tudo coberto de capim, com seu paiol também coberto do mesmo, com seu pomar com algumas árvores de espinhos e algumas bananeiras, com seu capão de mato virgem e algumas capoeiras e seus campos  700$000

 

fls. 15

Diz Antonio Lourenço de Oliveira, tutor dos órfãos seus sobrinhos filhos de sua irmã Rita Maria (...).

 

Monte Mor  2:258$750

 

fls. 60

Dizem Ana, Ignacia e Luiza, órfãs, filhas que ficaram por falecimento de seus pais Mel. Frz~ dos Reis e de sua mãe Rita Maria de Jesus, que elas estão contratadas para casar a saber: Ana com Domingos José da Silva e Ignacia com Luiz Manoel da Silva e Luiza com Feliciano Glz. de Oliveira, sujeitos capazes e iguais a elas órfãs (...).

 

fls. 63 - Auto de Contas

Data: 15-09-1790

Local: São João del Rei

Tutor: Antonio Lourenço de Oliveira

Dos Órfãos:

- a herdeira Ana Domingos se acha casada com Domingos José de Araújo com quem vive mansa e pacificamente.

- a órfã Ignacia se acha casada com Luís José da Silva com quem vive mansa e pacificamente.

- a órfã Luiza se acha casada com Feliciano Gonçalves de Oliveira.

- a órfã Feliciana tem quatorze anos, vive na companhia de suas irmãs e cunhados, anda aprendendo a ler e escrever e todas aquelas prendas que são permitidas as pessoas de seu sexo.

- o órfão Domingos tem doze anos, vive na companhia de seus irmãos e cunhados, anda aprendendo a ler e escrever.

- a órfã Josefa tem dez anos, vive na companhia de seus cunhados e irmãs, anda aprendendo a doutrina cristã.

- a órfã Theodora tem dez anos, também vive em companhia de suas irmãs e cunhados e que anda aprendendo a doutrina cristã.

 

fls. 71

Diz Luís Manoel da Silva, tutor dos órfãos, que ele se acha alimentando e vestindo aos mesmos órfãos seus cunhados (...).

 

fls. 77

Diz Luís Manoel da Silva, que ele tem justo para casar a órfã Feliciana Maria de Jesus, filha de Mel. Frz~ dos Reis e de sua mulher Rita Maria de Jesus, com Lourenço Antonio da Silva (...).

 

fls. 80 - Auto de Contas

Data: 11-10-1797

Local: São João del Rei

Tutor: Luís Manoel da Silva

Dos Órfãos:

- a órfã Feliciana está vivendo no estado de casada.

- o órfão Domingos vive em companhia dele tutor, no ofício de lavrador, muito obediente e instruído na Doutrina cristã, tendo dezenove anos de idade.

- a órfã Josefa e a órfã Theodora, irmãs gêmeas,. vivem em companhia de seu cunhado Domingos José de Araújo Silva, muito bem procedidas e instruídas na Doutrina cristã, no exercício de aprender a cozer e fiar, tem ambas dezessete anos pouco mais ou menos.

 

fls. 91

Diz Theodora Josefa de Jesus, órfã, que ela se acha justa e contratada para casar com Fran.co Martins Saldanha (...).

 

fls. 92

Diz Joaquim Gomes de Oliveira por cabeça de sua mulher Josefa Theodora de Jesus filha da inventariada (...).

 

fls. 93

Freguesia de nossa Senhora do Pilar.

Aos vinte e quatro de Junho de mil oitocentos e um na Capela das Mercês desta Vila e Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei, pelas onze horas da manhã, feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Comarca, em presença das Testemunhas Francisco de Paula e João Alves Pedrosa, o Reverendo Manoel Lourenço de Oliveira, de comissão minha, assistiu o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram: Joaquim Gomes de Oliveira, filho legítimo de Manoel de Oliveira e de Rosa Maria; = com Josefa Theodora de Jesus, filha legítima de Manoel Fernandes dos Reis e de Rita Maria de Jesus, ambos naturais e batizados nesta freguesia e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do ritual romano.

São João del Rei, 13 de Agosto de 1802

 

fls. 95

Diz Domingos Fernandes dos Reis, filho e herdeiro de Manoel Fernandes dos Reis e de Rita Maria de Jesus (...).

 

* Anexo ao inventário, o inventário de Manoel Fernandes dos Reis:

Descrição de Herdeiros:

01- Ana Domingas, de idade de dez anos.

02- Ignacia, de idade de nove anos

03- Luiza, de idade de seis anos

04- Feliciana, de idade de quatro anos

05- Domingos, de idade de dois anos

06- Josefa, de idade de onze meses.

07- Theodora, da mesma idade de onze meses por serem gêmeas.

 

Bens de Raiz:

- o sítio em que mora denominado as Barreiras, com casas de vivenda, paiol, senzalas e monjolo, tudo coberto de capim  700$000

 

Testamento

 

Jesus, Maria, José.

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu Manoel Fernandes dos Reis estando doente de uma moléstia que Deus Nosso Senhor foi servido dar-me, mas em meu perfeito juízo e entendimento e por não saber o que Deus Nosso Senhor de mim disporá e quando será servido levar-me para si, faço este meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural e batizado na Freguesia de Santa Maria Magdalena do lugar de Bustel Termo do Touro Arcebispado de Braga, filho legítimo de Manoel Fernandes e de sua mulher Ana Domingos, já falecidos.

Declaro que sou casado com Rita Maria de cujo matrimônio tivemos sete filhos varões e fêmeas, que todos existe, os quais todos s/ao meus legítimos herdeiros.

(......................)

Peço e rogo em primeiro lugar a Antonio Manoel da Veiga Prado, em segundo a minha mulher Rita Maria, em terceiro a meu compadre Francisco Lourenço de Oliveira, que por serviço de Deus queiram aceitar serem meus Testamenteiros (...).

(......................)

Meu corpo será envolto em o Hábito religioso de São Francisco (...).

(......................)

Declaro que feita a partilha de meus bens que será nesta forma a meação é de minha mulher e a outra metade, duas partes desta é de meus filhos (...).

(......................)

(...) pedi e roguei a José Soares de Brito que este me escrevesse (...).

Vila de São João del Rei, 13 de Janeiro de 1780

Manoel Fernandes dos Reis

 

Monte Mor  1:928$801

 

Diz Rita Maria, viúva de Manoel Frz~dos Reis, que ficando-lhe sete filhos órfãos que tem em seu poder, os está criando com a sua pobreza (...).

 

Auto de Contas:

Data: 05-08-1784

Local: São João del Rei

Tutor: Francisco Lourenço de Oliveira

Dos Órfãos:

- a órfã Ana esta com treze anos, solteira, mora com sua mãe, com boa educação e tratamento

- a órfã Ignacia está com doze anos, solteira, mora com sua mãe, com boa educação e tratamento

- a órfã Luiza está com dez anos.

- a órfã Feliciana com oito anos.

- o órfão Domingos com seis.

- as órfãs Josefa e Theodora com cinco anos.

Todos se acham em casa de sua mãe com boa educação, tratamento e recolhimento.

 

Diz Joaquim Lourenço de Oliveira, assistente na Aplicação de N.Senhora da Piedade do Rio Grande, que por falecimento de Mel. Frz~dos Reis se procedeu o inventário e se nomeou Tutor Francisco Lourenço que deu contas e foi Vm.ce servido aliviá-lo da Tutela nomeando Antonio Lourenço, que Vm.ce também aliviou e agora o suplicante tem notícia está nomeado para a dita tutoria e o suplicante é homem doente e não pode andar a cavalo, e na dita casa assiste Marçal de Lemos de Oliveira, primo da mesma viúva que lhe trata de seus particulares e este deve ter o primeiro lugar por ser sabedor do que na mesma casa se trata (...).

 

Auto de Contas

Data: 09-07-1787

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Marçal de Lemos e Oliveira

Dos Órfãos:

- a órfã Ana Domingas tem, quinze anos de idade, solteira, mora com a viúva sua mãe e dele Tutor, se ocupa em cozer, fiar e tecer, bem inclinada aos costumes e santo temor de Deus.

- a órfã Ignacia Fernandes dos Reis tem quatorze anos de idade, solteira, vive em companhia da viuva sua mãe e dele Tutor, se ocupa em cozer, fiar e tecer, é muito honrada e recolhida, bem inclinada aos costumes e santo temor de Deus.

- a órfã Luiza Fernandes dos Reis tem treze anos de idade, solteira, vivendo na companhia da viúva sua mãe e dele tutor, vive com muito recolhimento, se ocupa em cozer, fiar e tecer.

- a órfã Feliciana Fernandes dos Reis tem onze anos de idade, solteira, vive com a viúva sua mãe e com ele tutor, se ocupa em cozer, fiar e tecer, bem inclinada aos bons costumes e temor de Deus, sabe doutrina cristã.

- o órfão Domingos Fernandes dos Reis tem dez anos de idade, está aprendendo a ler e escrever, sabe bem a doutrina cristã, bem inclinado aos bons costumes e santo temor de Deus.

- a órfão Josefa Fernandes dos Reis tem sete anos de idade, anda aprendendo a doutrina cristã, vive na companhia de sua mãe e dele tutor.

- a órfã Theodora Fernandes dos Reis tem sete anos de idade, gêmea com a órfã acima, está aprendendo a doutrina cristã, se acha vivendo em companhia de sua mãe e dele tutor.

 

Diz Marçal de Lemos e Oliveira, tutor dos órfãos do falecido Mel. Frz~ dos Reis e de sua mulher Rita Maria de Jesus presentemente falecida (...).

 

Auto de Contas:

Data: 30-07-1788

local: São João del Rei

Tutor: Marçal de Lemos Oliveira

Dos Órfãos: (o que acresce)

- a órfã Domingas, 17 anos, solteira, vive em companhia da viúva sua avó Ignacia de Lemos, por haver falecido sua mãe.

- a órfã Ignacia, 16 anos, solteira, vive com a mesma avó Ignacia de Lemos.

- a órfã Luiza, 14 anos, solteira, vivendo na companhia da viúva sua avó Ignacia de Lemos.

- a órfã Feliciana, 12 anos, vive na companhia de sua avó Ignacia de Lemos, no estado de solteira.

- o órfão Domingos, 10 anos, vivendo em companhia de sua avó, aprendendo a ler e escrever.

- as órfãs Josefa e Theodora, 08 anos, gêmeas, também se acham em companhia da mesma avó Ignacia de Lemos.