PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco José Freire”

 

PEDRO JOSÉ FREIRE, capitão

Inventário

 

Museo Regional de São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1832 Caixa 495

Inventariado: Capitão Pedro José Freire

Inventariante: Mariana Izabel de Santana

Local: Fazenda da Serra, Arraial do Senhor Bom Jesus dos Perdõaes - São José

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

Fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão Pedro Jose Freire de quem ficou viúva e inventariante Dona Mariana Izabel de Santana.

Data: 20-03-1832

Local: Fazenda denominada a Serra da Aplicação do Senhor Bom Jesus dos Perdões do Termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Mariana Izabel de Santana, viúva do inventariado.

 

Fls. 03 – Declaração

E logo foi declarado pela inventariante que o defunto seu marido falecera em vinte e três de Novembro do ano próximo passado de mil oitocentos e trinta e um, com solene testamento e que era natural da freguesia de Lavras e que fora casado uma vez com ela inventariante (...).

 

Fls. 03 – Filhos:

01 – Dona Joaquina, hoje falecida, casada que foi com João Alves do Espírito Santo, de cujo matrimônio ficaram filhos.

02 – Dona Francisca, viúva que ficou de Jose Bernardes da Silva, casada segunda vez com Joaquim Antonio de Faria.

03 – Dona Maria Custódia, casada com Domingos Alves do Espírito Santo.

04 – Dona Mariana, casada com João Bernardes da Silva

05 – Dona Bárbara, casada com Manoel Pereira Guimarães

06 – Pedro Jose Freire, casado

07 – Joaquim José Freire, casado

08 – Dona Ana, solteira, de idade de 20 anos.

09 – Dona Miquelina, de idade de 18 anos

10 – Francisco, de idade de 16 anos.

 

Netos (filhos da herdeira falecida, Dona Joaquina)

01 – Lucinda, casada com Joaquim Barbosa

02 – Maria, de idade de 18 anos

03 – João, de idade de 16 anos

04 – Carlos, de idade de 14 anos.

05 – Mecias,de idade de 12 anos.

06 – Bárbara, de idade de 9 anos.

 

Fls. 09v. – Bens de Raiz

- uma morada de casas de vivenda situada na fazenda do Serrado, que se compõem de engenho de cana, paiol, moinho tudo coberto de telha, monjolo e senzalas cobertas de capim, quintal cercado de madeira com árvores de espinho e um pasto cercado de calo e cerca e que fica do Ribeirão para a parte da morada  500$000

- 173 alqueires de terras de cultura da mesma fazenda (...); 15 alqueires de cultura nas vertentes do Ribeirão da Ponte Alta (...); 73 alqueires de terra  nua  3:210$000

- uma morada de casas de vivenda além do Ribeirão aonde mora o herdeiro Pedro  40$000

- uma morada de casas sitas no Arraial dos Perdões  160$000

 

fls. 16 – Procuração

Data: 24-03-1832

Local: Arraial do Senhor Bom Jesus dos Perdões do Termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de Manoel Fernandes Airão.

Que Faz: Joaquim Antonio de Faria, por cabeça de sua mulher Dona Francisca, filha e herdeira do falecido Pedro Jose Freire.

Procuradores Nomeados: Rufino Lopes da Silva e Jose Joaquim de Santana

 

Fls. 18 – Procuração

Data_ 24-03-1832

Local: Arraial do Senhor Bom Jesus dos Perdões, termo da vila de São José. Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Manoel Fernandes Airão.

Que Faz: Manoel Pereira Guimarães por cabeça de sua mulher Dona Bárbara, filha e herdeira do falecido Pedro José Freire.

Procuradores Nomeados: Rufino Lopes da Silva e Jose Joaquim de Santana.

 

Fls. 20 – Procuração

Data: 21-03-1832

Local: Fazenda da Serra termo da vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de Dona Mariana Izabel de Santana.

Que Faz: Joaquim Jose Freire, filho e herdeiro do falecido Pedro José Freire.

Procuradores Nomeados: Rufino Lopes da Silva e Jose Joaquim de Santana.

Fins: Assinar termo de tutela de seus irmãos.

 

Fls. 20v. – Testamento

Eu Pedro Jose Freire, filho legitimo de Francisco Jose Freire e Francisca Felícia, já falecidos, natural e batizado na matriz de São João Del Rei Comarca do Rio das Mortes, morador ou assistindo na Aplicação de Prados freguesia de Lavras termo da vila de São José, estando enfermo e em meu perfeito juízo ordeno o meu testamento na forma seguinte:

Declaro que sou casado com Mariana Izabel de Santana de cujo matrimônio temos os filhos seguintes: Joaquina, já falecida, que foi casada com João Alves do Espírito Santo = Maria, casada com Domingos Alves = Francisca, viúva de José Bernardes = Mariana, casada com João Bernardes = Bárbara, casada com Manoel Pereira = Ana, solteira = Miquelina, solteira = Pedro Jose Freire = Joaquim José Freire, casado e Francisco, solteiro, os quais todos são meus legítimos herdeiros da parte que lhes pertence, advertindo que todas as nossas filhas casadas tem sido por nós dotadas (...)

(.........)

Declaro que os meus filhos Pedro e Joaquim, alguma coisa que adquiriram até seu casamento foi pela sua agência, sem prejuízo dos meus herdeiros e antes, com o seu trabalho e administração, enquanto estiveram em casa ajudaram a pagar dividas e aumentar o monte (...).

(.........)

Declaro que o meu filho Francisco tem um escravo por nome Floriano pardo, que comprou a Maria Antonia por duzentos e cinquenta mil réis, para cujo pagamento juntou com cento e cinco mil setecentos e setenta reis que por seu falecimento lhe deixou minha irmã Teresa, como consta do apontamento que a mesma fez (.,..)

(.........)

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a minha esposa Dona Mariana Izabel de Santana, em segundo lugar a meu filho Pedro e em terceiro lugar a meu filho Joaquim (...).

(.........)

O meu corpo será envolto em um hábito imitando o do Senhor Francisco e sepultado na igreja ou capela onde for mais cômodo (...).

(.........)

Deixo ao meu filho Francisco, da minha terça, quatrocentos mil ao depois de ter cumpridos todas as determinações acima declaradas se repartira o restante da minha terça por todos os meus filhos e filhas igualmente.

(.........)

(...) escrito a meu rogo por João José de Paiva e por mim assinado (...)

São João, 20 de Janeiro de 1831

Pedro Jose Freire

 

Procuração

Data: 20-01-1832

Local: vila de São João Del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: a viúva Dona Mariana Izabel de Santana

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, Sargento Mor João Rodrigues da Silva, Solicitadores de Causas Luiz da Cunha Barros e Desiderio Antonio de Jesus e Silva.

 

Monte Mor  9:203$400