PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Ana Maria de Jesus - Paiva Coimbra e Pereira da Cunha”, neste site.

 

PEDRO DE PAIVA COIMBRA

Inventário

e

ANA MARIA DE JESUS

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: inventário

Ano: 1755

Caixa: 533

Inventariado: Pedro de Paiva Coimbra

Inventariante: Ana Maria de Jesus.

Local: Sítio do Moinho, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 01- Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Pedro de Paiva Coimbra, inventariante a viúva sua mulher Ana Maria de Jesus.

Data: 21-10-1755

Local: Sítio do Moinho, Freguesia de Nossa Senhora a Piedade da Borda do Campo, em casas onde vivia Pedro de Paiva Coimbra.

 

fls. 01v.- “E sendo por ela inventariante recebido o dito juramento assim o prometeu fazer e declarou que o dito seu marido falecera a doze do mês de Setembro próximo passado deste presente ano. E que não fizera testamento (...)”.

 

fls. 02 - Filhos

- Joseph, um ano e meio

- Joana, cinco meses.

 

fls. 05 e v.

- metade de um sítio chamado o Moinho, desta freguesia, que consta de casas de vivenda (parte) de um moinho, paiol e cozinha, tudo coberto de t---a e ---- --za-las de capim e todas as mais (p)--(ma)---   950$000

- metade de uns chãos no Arraial da Igreja Nova en---- da rua para a qual se pretendia fazer casas e por isso se tinham já chegados seis ---teiros brutos, avaliados os ditos seis esteios e metade dos chãos em 12$000

 

fls. 40v e ss - Auto de Contas

Data: 30-(10-17(66)

Local: Paragem chamada O Moinho

Tutor: Manoel Ferreira Armonde

“E sendo perguntado a ele tutor pelo dito juiz pelo (órfão) José, sua idade, estado, educação e legitima e rendimentos dela.

E pelo dito tutor foi respondido que o dito órfão José assiste em companhia de sua mãe e padrasto em estado de solteiro, idade de doze anos pouco mais ou  menos, qual ele tutor e a dita sua mãe e padrasto o tem criado ensinado e doutrinado no santo temos de Deus e bons costumes, ensinando-lhe a doutrina cristã e tudo o mais que pertence aos bons costumes da nossa santa fé e que ele tutor ensina --- ler e escrever e a contar e que agora o traz no estudo da gramática para com o sentido de ordenar (...).

E sendo-lhe perguntado a ele tutor pela órfã Joana, sua idade, educação, estado, legitima.

Pelo dito tutor foi respondido que a dita órfã Joana se acha em companhia de sua mãe e padrasto, na idade de onze anos,. pouco mais ou menos se a---- companhia de sua mãe e pa--- t---, quais a tem criado no santo temor de Deus e ensinando-lhe a doutrina cristã e todos os mistérios de nossa santa fé ---sinando-a cozer e bordar e todas as mais partes que são permitidas a uma mulher, segundo a sua qualidade a permite os tenros anos da mesma menor (...)

 

fls. 47v e ss Auto de Contas -

Data: 11-11-17(7)4

local: Vila de S. Jo--

Presença: José Fortes Bustamante como procurador de Manoel Ferreira Armonde.

“E perguntado a ele procurador do tutor pelo estado dos órfãos, suas legitimas, idades e rendimentos.

Pelo dito procurador do tutor foi respondido que o órfão José teria vinte anos pouco mais ou menos e vive debaixo da educação e domínio do tutor seu constituinte que o mandou ensinar a ler, escrever e contar e presentemente (...) o traz no estudo da ---- para efeito de se ordenar e vive com boa condu=--- e  ----.

E que a órfã Joana se acha casada com Francisco Ribeiro Nunes, com licença deste Juízo que ---- era a estes autos e entregue de sua legítima que breve seu marido vira dar qui----.

 

 

ANA MARIA DE JESUS

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1813

Caixa: 62

Nº de Fls. 47

Testadora: Ana Maria de Jesus

Testamenteiro: Manoel Pereira da Cunha.

Local: São João del Rei

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls 03 - Testamento

 

Filha legitima de Francisco Ferreira Armonde e de Ângela Camella, nascida e batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, ao presente Vila de Barbacena.

Casada primeiramente com Pedro de Paiva Coimbra.

Deste matrimônio teve dois filhos: - o Padre José Ferreira de Paiva e Joana Maria da Conceição (casada com Francisco Ribeiro Nunes).

“Declaro que a dita minha filha Joana quando se casou, alem de sua legitima paterna, lhe dei mais uma crioula por nome Ana, que valia oitenta e quatro mil réis, e com este valor há de entrar no Inventário, que se fi---- por minha morte: como também valando-me eu as minhas terras nas divisas com a dª mª fª Joana ficou um pedaço de te---- pª a sua banda, que lhe dava José Alz de Ar.º sessenta mil réis pelo dito pedaço de terras, e tambem deve entrar com esse valor à colação do meu Inventário.

Casada segunda vez com Francisco Pereira da Cunha e de cujo matrimônio teve os filhos seguintes: - o Padre Manoel Pereira; - o Padre Francisco Pereira; - o Capitão Antonio Pereira da Cunha; - Mariana de Jesus (casada com Antonio Carvalho Duarte); - Genobeba Jacinta do Sacramento (solteira); - Vicente Pereira da Cunha; - Maria Theresa (casada com João Machado de Santa Ana); - João Pedro Pr.ª da Cunha; - Lorenço Pr.ª da Cunha; - Ana Maria de Jesus )casada com Antonio Alz Garcia); - Rita Maria (casada com Manoel José Pereira); e - Joaquim Pr.ª da Cunha”  (...) aos quais todos juntos com aqueles dois filhos do primeiro matrimonio instituo por meus legítimos herdeiros nas duas partes dos meus bens (...)”.

“Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a meu filho o Padre Manoel Pereira da Cunha, em segundo lugar o P.e José Ferreira de Paiva, em terceiro a meu filho o Capitão Antonio Pereira da Cunha, e a cada um deles segundo a ordem da nomeação constituo por meus bastantes procuradores (...)”.

“Ordeno que meu corpo seja envolto em Hábito de S. Francisco, de quem ---u irmã, e sepultada onde mais cômodo for, deixando tudo o mais do meu funeral a eleição do meu testamenteiro (...)”.

“Quero, e é minha vontade, que para a mª terça se reserve a Fazenda do Morro Alto com todos os seus pertences, para que nela tenha parte e quinhão a minha filha Genobeba solteira, na quantia de um conto de réis, que lhe deixo por legado em remuneração da boa companhia e bons serviços que me fez, praticando comigo os ofícios de uma boa filha.

Deixo por legado na mesma Fazenda do Morro Alto a meu filho Lorenço Pereira da Cunha seiscentos mil réis em paga e satisfação dos bons serviços que fez a benefício do meu casal e dos mais filhos: como tambem lhe deixo mais um crioulo por nome Rafael, o qual mandei avaliar pelo Alferes Furtuozo Ne(to) ---- nrº, e João Francisco Pires, q. o puseram no preço e valor de sessenta mil réis, e neste mesmo valor quero que lhe fique”.

Ordeno que o resto de minha Terça, depois de cumpridos os meus legados e mais disposições, se divida e reparta por minhas três filhas em iguais partes, entrando tambem meu filho Jo-- Pedro Pereira da Cunha nas mesmas partes, tudo com igualdade, que é, digo, as três filhas acima ditas são: = Maria Thereza, Rita Maria de Jesus, Ana Maria de Jesus”.

Fazenda da Paciência, 17-03-1813

 

Faleceu a testadora no dia 07-04-1813 (cf. fls. 05v.).