PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Arvellos”, neste site


PEDRO DE MEDEIROS CENTENO DOS REIS
, capitão

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1802

Caixa: 533

Inventariado: Capitão Pedro de Medeiros Centeno Reis

Inventariante: Francisca Thomazia Pereira de Castro

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 142

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Capitão Pedro de Medeiros Centeno dos Reis, de quem é viúva e Testamenteira D. Francisca Thomasia Per.ª de Castro.

Data: 12-10-1801

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Dona Francisca Thomasia Pereira de Castro, viúva.

 

fls. 01v. - Declaração:

Declarou a Inventariante que o falecido seu marido falecera com Testamento.

 

fls. 02v. Filhos:

01- Dona Thereza Maria de Medeiros, de idade de trinta anos.

02- Dona Antonia Maria de Medeiros, de idade de vinte e nove anos.

03- Dona Ana Francisca de Medeiros, de idade de vinte e seis anos.

04- Dona Rita Antonia de Medeiros, de idade de vinte e quatro anos.

05- Pedro Antonio de Medeiros, de idade de vinte e dois anos.

06- Antonio Joaquim de Medeiros, de idade de vinte anos.

07- Manoel Antonio de Medeiros, de idade de dezesseis anos.

08- Dona Maria Antonia de Medeiros, de idade de quatorze anos.

09- Luiz Antonio de Medeiros, de idade de doze anos.

 

fls. 03 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas de sobrado sita na Rua Direita desta vila, com seu quinta e todos os seus pertences  1:000$000

- outra morada de casas térreas assoalhadas, na mesma Rua Direita, que partem com as ditas casas de sobrado deste casal (...) com todos os seus pertences  400$000

- outra morada de casas, nos fundos da sobredita casas térreas deste casal, fazendo frente para a Rua do Curral (...) térrea e assoalhada  280$000

- uma chácara na saída da Rua da Prata para o Morro da Forca desta vila, com uma pequena casa coberta de telha, pátio dentro e quintal, com várias árvores 180$000

- uma botica com todos os seus vidros, vasos e mais pertences da mesma e livros 1:365$534

 

fls. 20 - Testamento

Em nome de Deus. Amém.

Eu Pedro Medeiros Centeno dos Reis estando gravemente enfermo porém em meu inteiro e perfeito juízo ordeno e faço este meu presente Testamento:

Sou filho legítimo de Pedro de Medeiros e de sua mulher Thereza de Medeiros, já falecidos, nascido e batizado na Freguesia de Santa Maria de Vassal, Comarca de Chaves Arcebispado de Braga.

Sou casado com Dona Francisca Thomasia Pereira de Castro de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: Theresa Maria = Antonia Maria = Ana Francisca = Rita Antonia = Pedro Antonio = Antonio Joaquim = Jose Antonio = e Manoel Antonio = Maria Antonia = e Luiz Antonio, aos quais todos instituo por meus legítimos e universais herdeiros das duas partes da minha meação.

Instituo por meus Testamenteiros em primeiro lugar a predita minha mulher Dona Francisca Thomasia, a qual juntamente nomeio e declaro Tutora de nossos filhos menores pela longa e preciência que tenho da sua inteligência e capacidade; em segundo lugar nomeio por Testamenteiro o Capitão Luís Cardoso Fontes; em terceiro lugar ao Sargento Mor Gabriel Antonio de Mesquita (...).

(....................)

Sou irmão Terceiro na Ordem Terceira de São Francisco desta vila em cuja Capela quero ser enterrado envolto no Hábito de São Domingos (...).

(....................)

Ordeno que quanto aos móveis de casa, exceto os da Botica, metade deles se adjudique a meação de minha mulher e a outra metade da minha terça se dividirá igualmente por meus filhos.

Declaro que possuo no Bairro da Gloria, Aplicação de Santa Rita, metade de uma Fazenda de cultura por adjudicação que se me fez, e tomei posse em execução que fiz aos herdeiros de Pedro Rodrigues Arvelos e ha outra metade tenho tambem feito penhora (...).

(....................)

Vila de São João del Rei, 15 de Julho de 1797

Pedro de Medeiros Centeno dos Reis

 

fls. 21v. - Aos oito dias do mês de Agosto de mil setecentos e noventa e sete (...) me foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Pedro de Medeiros Centeno dos Reis(...).

 

Monte Mor  3:299$534

 

Diz Antonio Joaquim de Medeiros e Castro como herdeiro de seu pai o Capitão Pedro de Medeiros Centeno dos Reis.

 

fls. 58 - Procuração

Procurador Nomeado: Jose Manoel Peixoto

Data: 27-04-1804

local: Lavras do Funil

Que Faz: Manoel Antonio de Medeiros

 

fls. 61v. - Auto de Contas

Data: 16-05-1810

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Dona Francisca Thomasia Pereira de Castro

Dos Órfãos:

Os herdeiros Dona Theresa, Dona Antonia, Dona Ana, Dona Rita, Pedro Antonio, Antonio Joaquim, Manoel Antonio, Dona Maria e Luís todos se acham no estado de solteiros; a reserva do herdeiro Antonio, que está ordenado de presbítero; Dona Theresa esta com 40 anos, Dona Antonia está com 38 anos; Dona Ana Francisca está com 36 anos; Dona Rita está com 34 anos; Pedro está com 31 anos; Antonio Joaquim está com 29 anos; Manoel está com 21 anos; Dona Maria está com 23 anos; Luís está com 20 anos - as herdeiras Dona Theresa, Dona Antonia, Dona Ana Rita e Maria sempre viveram com ela Tutora sua mãe e se ocupam nos ofícios de cozer, fiar e tecer, comportando-se com honra e probidade.

O herdeiro Pedro se acha empregado em seus negócios de administração de dízimos de várias Freguesias há alguns anos; o herdeiro Antonio se acha ordenado de sacerdote; o herdeiro Manoel se acha em companhia dela tutora vivendo pela sua arte de pintar o que o mandou ensinar. - O herdeiro Luís se acha vivendo do estudo da gramática.

Declarou finalmente que todos os herdeiros sabem ler, escrever e contar e que são obedientes (...).

 

fls. 68

Aos dezoito de Dezembro de mil setecentos e setenta e sete, nesta Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, batizei e pus os santos óleos a Rita Antonia, filha legitima de Pero de Medeiros Centeno dos Reis e de Francisca Thomazia. Foram padrinhos o Alferes Luís Cardoso Fontes e Dona Maria Caetana, solteiros, todos desta Freguesia (...).

 

Aos dezoito de Novembro de mil setecentos e setenta e nove, nesta Matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a Pedro, filho legitimo de Pedro de Medeiros Centeno dos Reis e de Francisca Thomazia Pereira de Castro. Foram padrinhos o Tenente Manoel Teixeira da Cunha Sampaio e sua mulher Dona Escolástica Bernarda da Silva, todos desta freguesia (...).

 

Aos dezoito de Agosto de mil setecentos e oitenta e cinco, nesta Matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a Manoel Antonio, filho legitimo de Pedro de Medeiros Centeno dos Reis e de Francisca Thomazia Pereira de Castro. Foram padrinhos Caetano Jose de Medeiros por procuração que apresentou o Capitão Luís Cardoso Fontes e Dona Theresa Maria, solteiros, todos desta Freguesia.

 

Aos dezoito de Setembro de mil setecentos e oitenta e sete, nesta Matriz de São João del Rei o Reverendo Manoel Antonio de Castro, segundo coadjutor, batizou e pôs os santos óleos a Maria Antonia, filha legitima do Capitão Pedro de Medeiros e de Dona Francisca Thomazia Pereira de Castro. Foram padrinhos o Capitão Antonio Barroso Pereira, casado e Dona Antonia Maria de Medeiros, solteira, todos desta Freguesia.

 

Aos treze de Janeiro de mil setecentos e noventa, nesta Matriz de São João del Rei batizei e pus os santos óleos a Luis Antonio, filho legitimo do Capitão Pedro de Medeiros e Dona Francisca Pereira de Castro. Foram padrinhos o Capitão Luis Cardoso Fontes e Dona Antonia Maria, solteira, todos moradores desta freguesia.

 

fls. 70 - Procuração

Procurador Nomeado: a nosso irmão o Reverendo Antonio Joaquim de Medeiros e Castro

Data: 07-06-1815

Local: Vila de São João del Rei

Que Fazem: o Tenente Pedro Antonio Theodoro de Medeiros; o Alferes Manoel Antonio de Medeiros e Castro; Teresa Maria de Medeiros e Castro; Antonia Maria de Medeiros e Castro; Ana Francisca de Medeiros e Castro; Rita Antonia de Medeiros; Maria Antonia de Medeiros e Castro; Luis de Santo Antonio Medeiros.