PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Costa Afonso”, neste site.


PEDRO DE ALMEIDA E silva

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa: 447

Nº de fls.: 14

Ano: 1775

Inventariado: Pedro de Almeida e Silva

Inventariante: Francisco de Almeida e Silva

Data: 17-03-1775

Local : Paragem das Gerais de Santa Rita de Ibitipoca, Termo de São João del Rei.

Testamento data: 16-01-1775

Transcrito por : Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Fl. 03 – FILHOS NATURAIS que teve com Dona Apolonia Ferreira da Silva crioula forra.

01- Maria, de idade de doze anos;

02- Joana, de idade de dez anos;

03- Germano, de idade de sete anos.

 

Fl. 03- ESCRAVOS: 14

 

Fl. 06 BENS DE RAIZ

01- Declarou ele dito inventariante haver um sítio nesta paragem das gerais de Santa Rita que se compõe de casas de vivenda cobertas de capim, monjo e paiol coberto de telha, engenho de serrar madeira com sua serra grande de serrar a mesma de matos virgens e capoeiras que parte do nascente com terras de Manoel Francisco de Freitas e do poente  com terras de Constantino Francisco Guimarães e do norte com as de Jose Francisco Pereira e do sul com umas de Quitéria (?) e com quem mais deva e haja de partir com todos os seus pertences que foi vista e avaliada pelos ditos avaliadores em setecentos mil réis. 700$000.

 

Fl. 07 – TERMO DE TUTELA que assina Francisco de Almeida da Silva.

 

Fl. 08

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima Trindade ... e envolto no hábito de Nossa Senhora do Carmo (fl. 08v.) ... sepultado na Capela da mesma ordem ou na Matriz falecendo nesta vila .... Rogo a meu irmão Francisco de Almeida da Silva, em segundo lugar a Luiz Pereira de Lemos e em terceiro a João Vieira da Rocha que (...) meus testamenteiros, benfeitores e administradores dos meus bens e para dar contas lhes passo o tempo de dois anos.

... Sou natural da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá da Cidade do Rio de Janeiro filho legítimo de José de Almeida Silva e de Maria Pereira, esta já defunta e sou solteiro no qual estado tenho três filhos naturais por nomes Maria, Joana e Germano filhos de Apolonia Maria preta forra também solteira com a qual tive tratos e por isso os instituo meus universais herdeiros na parte que lhes tocar de meus bens e na falta deles a meu pai já declarado ou a meu irmão Francisco de Almeida. Declaro que os bens que possuo constarão do meu inventário ... (fl. 09) ... que por estar da forma que o ditei me assino com o meu nome por letra de que uso. São João del-Rei de Janeiro dezesseis de mil setecentos e setenta e cinco. Pedro de Almeida Silva.